Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Sporting compra Zalazar por 30 ME

Vai justificar? O valor é considerável, ainda por cima o emblema de Alvalade nem sempre se deu bem em Braga (como se viu com Wender, João Alves, Luís Aguiar ou Rodríguez), mas os leões cometeram vários erros no último ano e meio com contratações de 6-7 ME, como as de Biel, Faye ou Kochorashvili, e é normal que este Verão apostem em alvos que deem mais garantias. E o uruguaio dentro do plano teórico é claramente o nome mais consensual. Fez grande temporada, tem força, personalidade, remate, bolas paradas, ou seja, tudo o que falta à equipa leonina, ainda por cima pode atuar a 8, médio ofensivo, extremo direito (onde jogou mais vezes com Vicens) ou na esquerda. Fica é a dúvida se irá substituir algum dos habituais titulares ou aumentar as soluções (se sair Pote ou Trincão, a equipa continuará escassa).

O Sporting confirmou oficialmente a contratação de Rodrigo Zalazar. Pelo médio ofensivo/extremo, de 26 anos, os leões pagaram 30 milhões de euros ao SC Braga, um valor recorde na história do clube leonino. O internacional uruguaio, por sua vez, um contrato até 2031 com uma cláusula de 80 ME. Recorde-se que Zalazar vem de uma grande época, tendo 23 golos e 8 assistências.

33 Comentários

  • Uzzinhoo
    Posted Maio 15, 2026 at 2:17 pm

    Gosto muito do Zalazar e acho que é um jogador que pode decidir muito no plano ofensivo, particularmente porque conjuga muito bem a capacidade de decisão com a componente física, o que o faz chamar muito o jogo a si.
    Por outro lado, fico feliz por o Benfica não se meter nestas loucuras; se fosse para dar esse montante ao Braga, que o fizesse pelo Hornicek. Com o Trubin na baliza, estaremos sempre mais longe de títulos e eu atacaria o checo com tudo.

  • Apessoa
    Posted Maio 15, 2026 at 2:04 pm

    Grande jogador, pena já fazer 27 anos, explodiu mais tarde, dava um jeitão ao Porto. De resto espero que não vingue xD

  • O-melhor-ser-humano-de-todos-os-tempos
    Posted Maio 15, 2026 at 2:03 pm

    É uma grande contratação na minha opinião. Encaixa como uma luva no que falta ao Sporting mas se tivesse acontecido com o Porto da época do Apito Dourado seria escandaloso o timing de tudo isto.

  • henry14
    Posted Maio 15, 2026 at 2:02 pm

    Este é daqueles movimentos de uma equipa rival que tenho que elogiar. Sem grandes novelas, o SCP compra aqui um dos melhores jogadores do campeonato. É caro? Talvez. Mais mais caros por norma são aqueles que até podem “só” custar 10/15M e que depois não valem um chavelho.

  • Flavio Trindade
    Posted Maio 15, 2026 at 1:52 pm

    Contratação que será a primeira de muitas para o meio campo do Sporting.

    Desde a venda de Mateus Fernandes ainda com Amorim, que achei incompreensível na altura, que o Sporting tem vivido da dupla de miolo titular, Hjulmand e Morita e de um Bragança que joga um terço dos jogos, para além do recuo de Pote para 8 onde agora tem muito mais dificuldades.

    Lá já apareceram uma série de miúdos, veio Kochorashvili que foi uma aposta que não rendeu, e foi crescendo João Simões, ou Rui Borges a adaptar Debast ao miolo.

    Agora que se avizinha a saída da dupla Hjulmand e Morita, diria que no mínimo 3 médios (até acredito que possam ser mais).

    Zalazar é um nome óbvio pela qualidade, rotação e adaptação ao campeonato.

    E isso ajuda a explicar o price tag.

    É caro?

    Talvez.

    Mas entre dar 30M por um jogador feito e com rotinas e adaptação integral ao tugão ou dar os mesmos 30 por promessas que podem dar ou não, esses 30 no mercado interno estarão obviamente mais seguros.

    Se eu daria 30M pelo Zalazar para o Benfica? Agora não porque não seria a posição onde quisesse gastar esse montante porque há outras bem mais prementes.

    No caso do Sporting parece-me bem.
    Pedro Lima também deverá chegar para entrar na rotação do miolo, e dependendo do que aconteça com Diomande ou Inácio, Debast até se pode fixar no meio campo (onde foi uma adaptação feliz e até acho que rende mais como 6 do que como 4), e ainda acredito que chegue mais um box to box (Doumbia talvez).

    Na frente com Ioannidis recuperado e Nel como opção o Sporting fica bem servido. Trincão e Pote contarão para interiores, há Faye e Luis Guilherme, e acredito que fora isto, o Sporting só irá ao mercado buscar substitutos para Maxi e Diomande claramente os jogadores mais vendáveis.

    O Sporting continuará com um plantel de nível alto e muito competitivo.

  • MM84
    Posted Maio 15, 2026 at 1:42 pm

    Tenho pena que saia, e ainda para mais para um clube português, mas compreendo a sua venda: 30M é muito dinheiro, daqui a 2 meses faz 27 anos, ja no ano passado estava a forçar a saida para Zenit, este ano andou a piscar o olho ao Benfica, tem falhado muitos jogos por lesao e quando regressa demora muito tempo tambem a ficar em forma.

    Mas quando esta bem é do melhor que ja vi no meu Braga. A capacidade tecnica, arranques, remate, raça, etc é fantastica. Vou ter saudades.

    Nao sei bem que versao o Sporting vai ter, se o Zalazar que faz um golo apos uma arrancada de 70 metros contra o benfica, se um jogador que demora a fazer a diferença.

    O Braga vende pelo seguro, o Sporting aposta que ele vai replicar a ultima epoca. É possivel, mas nao é garantido.

    Espero que respeite o clube que o trouxe para PT e lhe deu projecao. E que o Salvador pegue em pelo menos metade desse dinheiro e compre 2 ou 3 jogadores diferenciados.

    Dito isto, Braga sempre. Good luck & goodbye

  • Jeco Baleiro
    Posted Maio 15, 2026 at 1:33 pm

    Não seria a minha primeira aposta mas já está, é esperar que traga rendimento e que daí resultem títulos.

    Vem para jogar no trio atrás do Suárez, tendo em conta que o Trincão é intocável e o Zalazar, por 30M€ vai ter que assumir, o sacrificado vai ser entre o Pote e o Geny. Tendo em conta o rendimento actual eu não tenho dúvida de quem deve ser o sacrificado, mas pelo que parece o Como está fortemente interessado no Geny, veremos se chegam aos 30M€ pedidos pelo Sporting. Ficamos com o Luis Guilherme como reserva (o Faye deve ser para despachar e já não acredito na vinda do Yeremay).

    É preciso é agora refazer todo o meio campo, isso deve ser a grande prioridade do mercado e resolver isto o mais rapidamente possível.

  • João
    Posted Maio 15, 2026 at 1:31 pm

    O jogador mais caro da história do clube ser um gajo comprado ao Braga , que lol

  • Artur Trindade
    Posted Maio 15, 2026 at 1:31 pm

    Existem regras que tendem a fazer as coisas correr melhor, contratar pelo sistema de jogo, pelas prioridades, e de preferência no mercado nacional.
    Esta última foi seguida, mas a tática do Sporting são 2 médios desde Amorim, e se Hjulmand e Morita vão sair, essas são as prioridades, e Salazar não era prioritário nesse ponto de vista. Palhinha é óbvio o encaixe, Doumbia teria que sofrer uma adaptação, conseguir ter uma melhor receção para jogar em espaços curtos, para juntar ao melhor transporte que Morita que já tem, e o encaixe de Salazar num duplo pivot não faz muito sentido, não é o seu forte, e perde-se a sua capacidade ofensiva.
    Yeremay, Tzolis ou até Hauge seriam soluções mais naturais para a posição deficitária, EE de pé direito, posição que Pote já não consegue fazer (nos períodos que está apto).
    A opção deveria ser um jogador mais aberto que Pote, e Salazar não é esse jogador.
    Salazar faz sentido como substituto direto de Pote no plantel, e vir então um extremo mais aberto, mas como vender Pote por 40M, sabendo que o mercado sabe quais as suas condições atuais?
    Ao dia de hoje, apenas Morita é uma saída garantida, e juntando a lesão de Simões, o flop completo de Kocho, “8” era a posição prioritária, e dos que se fala (Doumbia e Lima) nenhum parece ser um 2º médio (como Morita é), apesar de as características físicas permitirem uma possível adaptação.
    Não obstante, Salazar é um apelo óbvio, pela polivalência, pela fantasia em doses certas com pragmatismo, pelo remate (apesar dos muitos penâltys que marcou), pelo histórico positivo de lesões. Assusta-me um certo alheamento do jogo, mas essa característica é comum a Pote, apesar de Pote somar números com mais facilidade, nos tais passes á baliza, sendo Salazar mais á bomba.
    Ficarem Salazar e Pote no mesmo plantel, não sendo nenhum deles o EE, só na perspetiva de se contar que Pote estará definitivamente condenado ao ciclo de lesões/rendimento diminuto.
    Era engraçado que Travassos que não foi referido neste comunicado (sei que é um negócio separado) não fizesse o caminho inverso.

  • Diogo_2202
    Posted Maio 15, 2026 at 1:28 pm

    No plano teórico é uma grande contratação tanto pela sua qualidade como polivalência, com o extra das bolas paradas.
    É um valor considerável mas caso haja folga financeira eu não hesitaria em gastar valores destes tanto no Zalazar como no Gustavo Sá por exemplo.
    Tem 26 anos, não é velho (longe disso). É do mesmo ano do Trincão pelo que estará no auge das suas capacidades.

    Estou curioso para perceber em que posição irá encaixar porque duvido que Pote ou Trincão saiam (parece-me que dos titulares Hjulmand, Catamo e Diomande serão os que mais perto estarão de sair).
    Pode perfeitamente formar um belo trio com Pote e Trincão mas parece-me que faltar velocidade neste ataque. Yeremay seria um perfil mais acertado colmatando essa ausência de velocidade com as saídas de Quenda e Catamo.
    Para mim o Zalazar viria para lutar com o Pote por um lugar no 11, a época é longa e serão precisos boas opções no banco para evitar jogar sempre com o mesmo 11 como aconteceu nas decisões desta época. A qualificação para a Champions será decisiva para um maior investimento no plantel.

    Palhinha e Doumbia são nomes muito falados e boas opções para substituir as prováveis saídas de Hjulmand e Morita. A forma de jogar seria diferente mas o poder físico no miolo (que faltou nos jogos grandes) aumentaria significativamente.
    Estou a gostar de ver esta proatividade no ataque ao mercado de verão.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 15, 2026 at 1:20 pm

    Para mim o Zalazar vale este valor! Um excelente jogador que tem tudo: intensidade, criatividade, qualidade técnica, compromisso defensivo. Boa qualidade de remate, de passe até de desarme! E ainda é muito polivalente pode do atuar em várias posições.

    Eu vejo o Zalazar mais um médio ofensivo a jogar à direita, um pouco a posição que o Prestianni faz no Benfica ou o Otávio fazia no Porto. No Sporting não acredito que jogue sobre a direita tão encostado ao corredor, talvez haja uma alteração nas dinâmicas e o Sporting jogue com Zalazar, Trincão e Pote nas costas do Suarez! Era um luxo!

    30M é um investimento forte e o Zalazar terá desde já uma pressão enorme em cima! Ainda para mais sendo a contratação mais cara da história do Sporting. Mas ele tem uma personalidade incrível e acredito que não irá ceder à pressão.

    Quanto ao Benfica, claro que gostaria que contratassem o Zalazar, mas há posições mais prioritárias a reforçar.

  • ACT
    Posted Maio 15, 2026 at 12:34 pm

    Vai roubar o lugar ao atual Pote, o Sporting tem um bom plantel talvez o melhor e mais equilibrado, no entanto com a saída anunciada do meio campo, vai precisar de encontrar 2/ 3 jogadores de muita qualidade para acompanhar o resto da equipa.
    Gosto do Zalazar, tem qualidade , tem garra, tem remate, tem passe, visão de jogo e tem aquela vontade típica dos uruguaios, pode ser uma cartada até para mandar um dos melhores jogadores da liga Maxi Araújo

  • Gorlami
    Posted Maio 15, 2026 at 12:34 pm

    Enquanto rival é daquelas contratações que assusta à primeira vista, por ser provavelmente o melhor jogador do campeonato extra-grandes e pelo preço (30M). O timing é inteligente por parte do Sporting (deve ir ao Mundial e poderá valorizar), antecipando-se ao Benfica.
    No entanto, há algumas nuances que me levam a crer que não é um negócio fantástico.
    Primeiro, já vai fazer 27 anos, logo a janela para lucrar com esta transferência será muito curta (e para quem custa 30M tem de haver esse pensamento).
    Segundo, não é claro em que posição vai jogar. Não é melhor que o Trincão nem o melhor Pote (pode algum deles sair, não sei como está o mercado de saídas do Sporting), no lugar do Catamo o Sporting perderia muita verticalidade no seu ataque (tendo o Pote do outro lado) e a 8 acho que não renderia muito para aquilo que custará (as suas melhores qualidades são ofensivas).
    Terceiro, é um jogador de jogos grandes, o que tanto pode ser bom como mau. Vi alguns jogos esta época do Braga em que pareceu nem estar em campo (a esse preço tem dizer presente em todos os jogos, não apenas 10 ou 20% deles).
    Quarto, os números enganam um pouco. É verdade que teve uma época fantástica a nível estatístico, mas dos 23 golos que marcou, 11 foram de penalty. Não estou a desvalorizar, porque é preciso saber batê-los, mas no Sporting duvido que será ele o batedor.
    Quinto, apesar de tudo, fez agora a primeira grande época da carreira. Aos 26 anos. Sempre teve bons apontamentos, mas só fez uma época na carreira que justificasse esse valor. Não estou a dizer que é um one-season wonder, mas é um risco.

    Em jeito de conclusão, o Sporting paga bem por um excelente jogador (não diria nem acima nem abaixo do seu real valor). Não acho melhor que o Trincao ou Pote (mas como disse, não sei se pensem em vender um ou ambos) e acho que pode não ser fácil encaixá-lo no sistema atual.
    Falando mesmo dos valores, o Braga vende por aquilo que ele vale. Acho é arriscado um clube português bater esse valor tendo em conta as nuances que referi. E como portista como é óbvio espero que corra mal eheh

  • MuchoG
    Posted Maio 15, 2026 at 12:24 pm

    Isto é uma contratação à Benfica, o que é raro no Sporting de Varandas. Ainda mais se se confirmar que Travassos fará o caminho inverso.

    O Zalazar é um bom jogador que provavelmente vai acrescentar mas o Sporting recente iria descobrir o novo Zalazar por 15 milhões em vez de bater recordes pelo nome grande da temporada. Um bom reforço que vai acrescentar profundidade e qualidade mas que, ao dia de hoje, vem por valores inflacionados.

    • Kacal
      Posted Maio 15, 2026 at 12:36 pm

      Por acaso o Zalazar não é o nome grande da época. Verdade que esta foi a sua melhor e de “explosão” a nivel de números, mas já vinha a jogar muito antes desta época. Mesmo em 23/24 fez 6 golos e 6 assistências na Liga. E em 24/25 fez 4 golos e 6 assistências. Além do que joga. Eram números bons para a sua posição. Esta época é que teve números soberbos. Mas já joga muito bem há bastante tempo.

      • MuchoG
        Posted Maio 15, 2026 at 1:04 pm

        Concordo mas foi este ano que “explodiu” em termos de números e especialmente de espaço mediático, já se falava do jogador e do interesse dos grandes a época passada mas este ano essas conversas atingiram outros níveis.

        • Kacal
          Posted Maio 15, 2026 at 1:34 pm

          Nisso concordo MuchoG, mas sinceramente acho que o Zalazar daqui em diante só vai estabilizar mais em números do género desta época e não o contrário. É a minha convicção. O tempo dirá. Mas vejo Zalazar a ter números tipo Pizzi e Pote.

  • Gui Loureiro
    Posted Maio 15, 2026 at 12:22 pm

    Desportivamente será uma grande contratação, teoricamente porque é um jogador com qualidade técnica que encaixa bem no modelo de jogo do Sporting, pode fazer as 3 posições atrás do avançado, conhece o campeonato e fez também uma boa prestação a nível europeu.

    Financeiramente talvez exagerado para a idade e possível retorno futuro mas se o seu rendimento desportivo ajudar a conquistar uns milhões também se ajudará a pagar.

    Isto certamente significa que alguém sairá entre Pote, Trincão ou Geny porque 30M por um suplente não é para os nossos bolsos.

    • 6.Mik
      Posted Maio 15, 2026 at 1:21 pm

      O Rodrigo Zalazar é mais jogador que Geny ou que o Pote atual.
      O Sporting também contratou um suplente por mais de 20M.
      A época é longa e há espaço para todos e se olharmos apenas para a qualidade do jogador pode se dizer que era titular em qualquer equipa em Portugal.
      SL

  • jimmyvicente
    Posted Maio 15, 2026 at 12:22 pm

    Acho que é uma boa contratação
    O valor é o justo
    É uma máquina
    Apesar de ter 27 quando começar a temporada
    Acredito que a ideia de Rui Borges seja ter 5 titulares para as 4 posições entre 8 e os três de apoio ao ponta de lança
    Ou seja um 8 (doumbia por exemplo, pote Zalazar, trincao e geny ) depois pra além disso ter Simões Bragança Luís Guilherme e mais um extremo barato para suplentes

    • FVRicardo
      Posted Maio 15, 2026 at 2:02 pm

      *Vagiannidis 8M

    • FVRicardo
      Posted Maio 15, 2026 at 1:34 pm

      Visto que haverá uma revolução no plantel e o clube está disponível a gastar bem este ano para mim seria:
      Rui Silva, Virgínia
      Inácio, Diomande, Debast, Juan Jesus(“0”)
      Maxi, Quaresma, Fresneda, Andrés García(7M), Nuno Santos
      Palinha(20M), Gustavo Sá(25M), Bragança, Pedro Lima(3,5M), Rayan(4M)
      Trincão, Zalazar(30M), Yeremay(35M), Luis Guilherme, Chiquinho(5M), Nel
      Suaraz, Ioannidis
      Total em contratações – 129,5M

      Vender: Hjulmand(40M), Pote(25M), Geny(25M), Simões(20M), Alisson(16,5M), Vagiannidis(4M), Kocho(4M), Faye(4M), Mangas(2M) – 140,5M

  • Kacal
    Posted Maio 15, 2026 at 12:16 pm

    Só posso aplaudir a contratação do Sporting! Gosto bastante de Zalazar e cho que é um reforço de peso! No sistema de Rui Borges facilmente ele faz qualquer posição de #8 para a frente (tirando ponta de lança, claro). Diria que #8 será mais ocasionalmente em momentos que o adversário seja mais acessivel (em Alvalade sobretudo) e/ou precisem de marcar. E acredito que jogue mais a #10 no apoio ao Suárez. Mas tem a versatilidade para fazer vários lugares e funções. Já adaptado ao nosso futebol onde provou valor e que consegue ter grande impacto. Nos jogos grandes mostrou que aparece. Traz remate longa distância, bolas paradas e números. Acredito que fará uma época de alto impacto e com duplos digitos de golos e assistências (10+ G e 10+A), é o meu prognóstico. Além de uma “dupla” forte com Suárez. 30 milhões não é barato e ele já vai fazer 27 anos, mas Suárez também veio com mais idade e não foi barato mas revelou-se um excelente reforço, Sporting a investir pelo lado desportivo para voltar disputar fortemente o titulo. Agora podem focar em contratar jogadores para o objectivo de lucrar financeiramente também e já há alguns no plantel, mas adquirir estes para o lado desportivo acho importante e inteligente, até porque ajudam os mais novos a subir o nivel e a equipa torna-se bem melhor. Acho que o Braga vende bem por este valor, mas ao mesmo tempo acho que o Sporting faz bem em pagar. Penso que é positivo para todas as partes. Muito bem o Sporting a agir rápido e fechar esta contratação cedo!

    Dá também oportunidade de Pote ser bem gerido de forma a estar no seu melhor sem ter que jogar sempre e ao mesmo tempo serve de concorrência para ver se o “desperta”. Pote pode até jogar mais à esquerda com ele em simultâneo. O ataque está forte! Se o Sporting arranjasse um bom extremo esquerdo mais puro com outro perfil e Ioannidis tiver menos tempo no estaleiro, ficam com muitas e boas soluções! Rui Borges poderá rodar sem perder muita qualidade. O meio-campo deve ser a prioridade agora e se for bem reforçado e conseguirem resolver o problema das lesões, prevejo um Sporting muito forte a jogar bom futebol e a disputar tudo!

  • BoaMike
    Posted Maio 15, 2026 at 12:14 pm

    Desportivamente é excelente!
    Financeiramente não tanto, tem 26 anos, vai fazer em agosto 27 e já nao vamos conseguir reaver os 30M.
    É um jogador que cresce nos jogos grandes e pode fazer várias posições.
    Lindo seria ele, trincao e pote mas infelizmente o pote já não deve voltar ao pote que nos habituou.
    Vamos ver o resto do mercado, substituir o Morten e o Morita não é fácil.

    • Antonio Clismo II
      Posted Maio 15, 2026 at 1:29 pm

      Também se deveria perguntar o porquê do Braga ter aceitado vender tão rapidamente o jogador?

      Será que o Braga sabe de algo que o Sporting ainda não sabe? Capitalizaram, claro.

    • FVRicardo
      Posted Maio 15, 2026 at 1:18 pm

      Se sair Pote e entrar Yeremay será ainda mais lindo, garanto-te

      • Bruno Cunha
        Posted Maio 15, 2026 at 1:29 pm

        Se o Sporting der 40M por o Yeremay, faltando ainda substituir Morita e Hjulmand (se se confirmar), é mercado para investimento acima dos 100M.

  • Nickles
    Posted Maio 15, 2026 at 12:12 pm

    30M é completamente surreal. O valor ajustado à sua real qualidade seria sempre entre 12 e os 15M.

    No entanto tem tudo para ser a estrela da equipa, estatuto que dificilmente antigiria num Porto ou Benfica

    • Antonio Clismo II
      Posted Maio 15, 2026 at 1:32 pm

      O Sporting tem ali muito dinheiro empatado em Sotiris, Faye, Vagiannidis, Ioannidis, Pontelo, Biel, Koba, etc…

      Só com esse dinheiro empatado dava para construir 2 Academias em Alcochete, novíssimas em folha

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 15, 2026 at 12:20 pm

      Concordo com tudo.

    • Kacal
      Posted Maio 15, 2026 at 12:18 pm

      Para mim o Zalazar seria facilmente titular no Porto na direita em vez do Pepê e mesmo no Benfica a #10. Atualmente acho mais jogador que o Rafa e o Sudakov ainda falta provar cá coisa que o Zalazar já fez, neste momento está bem acima dele. Certo que não é o tipo de extremo que encaixa melhor na ideia de Farioli, aliás nem extremo é. Mas ainda assim continuaria a jogar e render a meu ver.

      • Daervar
        Posted Maio 15, 2026 at 1:25 pm

        Também acho que poderia ser um upgrade em relação a Rafa/Sudakov ou até mesmo Prestianni se descaído na direita. É esclarecido com e sem bola e parece-me ter o perfil lutador que falta no centro do ataque, na direita talvez fosse um desperdício por voltar a tapar a evolução do Prestianni.
        No Porto entraria de caras e seria um senhor problema para as defesas adversárias.

        • Kacal
          Posted Maio 15, 2026 at 1:32 pm

          Concordo com tudo Daervar, penso o mesmo tal e qual! Subscrevo! Aliás acho que se Porto e Benfica tivessem melhores relações com o Braga (penso que o Sporting tem melhores, parece) e fosse possivel contratar por menos que 30 milhões, tanto um como outro avançariam sem pensar 2x!

Deixa um comentário