Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Sporting vende Domingos Duarte por 3 ME

Boa venda? É um encaixe interessante. Domingos aos 24 anos há muito que deixou de ser uma jovem promessa, nesta fase não tinha espaço no elenco, cenário que dificilmente ia mudar, ainda por cima se der nas vistas na La Liga os leões podem conseguir mais uns 2 milhões com o negócio.

O Sporting anunciou a saída de Domingos Duarte para o Granada, da La Liga a título definitivo. Pelo central, de 24 anos, que na última época esteve cedido ao Deportivo, os leões encaixaram 3 milhões de euros. Comunicado: “A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que chegou a acordo com o Granada Club de Fútbol para a transferência definitiva do jogador Domingos Duarte, pelo valor de 3 milhões de euros, ficando a Sporting SAD com direito a 25% de uma futura venda”.

37 Comentários

  • Muska
    Posted Julho 14, 2019 at 5:34 pm

    Tava à espera de um bocado mais, talvez 5 milhões mas é um encaixe razoável por um jogador da formação sem espaço/qualidade para a equipa principal.

    Se encaixarmos o mesmo com Mattheus Oliveira e Alan Ruiz já era ótimo

  • JoaoMiguel96
    Posted Julho 14, 2019 at 5:38 pm

    Pensei que pudesse sair por mais, sinceramente.

    Quanto ao jogador em si, é um central do qual gosto bastante, mas que não tinha espaço em Alvalade. Depois de ser titular do Depor com toda a certeza que não queria ser a 4° opção do plantel. Se Neto não tivesse vindo, de certeza que ficava, mas assim sendo mais vale sair e render algum dinheiro enquanto pode.

    Quanto ao quarteto de centrais, Ivanildo deve ficar e Ilori tem que sair. Tem provado nesta pré época o quão fraco continua a ser.

  • Chico
    Posted Julho 14, 2019 at 5:38 pm

    Desde que o Sporting mudou de direção que se tem mexido muito bem no mercado. Ainda trabalham com uma escala de valores baixa, mas se nos próximos cinco anos conseguirem ir duas ou três vezes à Champions, podem começar a subir a fasquia.

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Julho 14, 2019 at 5:38 pm

    Era expectável. O jogador fez uma época muito positiva em Espanha e, por via disso mesmo, era desejado por lá.
    A permanência de Mathieu e Coates, e a vinda de Neto, mostravam claramente que o jogador não seria primeira escolha. Fez bem em sair.
    Illori, muito possivelmente, será o próximo. Tenho imensas dúvidas que queira ser, nesta fase da carreira, a quarta opção para o meio.
    A menos que Keizer aposte mais vezes num esquema de 3 centrais, Ilori vai passar bastante tempo no banco.
    Vamos aguardar.

  • Amigos e bola
    Posted Julho 14, 2019 at 5:39 pm

    Ele e o João Nunes formaram uma das melhores duplas de centrais que vi jogar numa seleção jovem.

    Tinham potencial. Pena que nunca tenham tido uma oportunidade.

    • Chico
      Posted Julho 14, 2019 at 5:47 pm

      São ambos bons jogadores, apesar de não terem nível para serem titulares num grande. Portugal não tem formado muitos centrais melhores do que eles os dois nos últimos anos. Temos os dois do Benfica, o Ruben Semedo quando surgiu e o Vezo também tem demonstrado valor a espaços. De resto, não estou a ver outros com claramente mais provas dadas a nível senior.

    • OErnestoArnaldo
      Posted Julho 14, 2019 at 7:47 pm

      Realmente é pena! Principalmente o João Nunes que anda perdido pela Polónia… Gostava que fosse aposta de uma equipa de 1a metade da tabela aqui da liga. Já passaram alguns anos mas ele continua a ter muito potencial. Era bastante parecido com o Rúben Dias do que me lembro dele. Se tivesse apanhado o Bruno Lage quem sabe onde já estaria…

  • Filipe Ferreira
    Posted Julho 14, 2019 at 5:39 pm

    Era preferível um empréstimo a um clube onde fosse titular e que depois pudesse acionar uma clausula de compra mais elevada. Mas dado que o Sporting está a tentar manter o Bruno Fernandes, todos os pequenos encaixes no presente dão jeito. Ainda assim, mantemos 25% do passe, caso origine uma transferência de 10M€, este negócio chega aos 5.5M, não é nada mau.

    • Estigarribia
      Posted Julho 14, 2019 at 5:54 pm

      Filipe Ferreira.

      Nem mais. Concordo. E se conseguíssemos ainda pequenos encaixes por Mattheus Oliveira, Alan Ruiz, Jefferson, Petrovic e André Pinto seria ouro sobre verde. Ainda temos muito entulho para despachar neste mercado de transferências.

      Saudações Leoninas

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Julho 14, 2019 at 6:23 pm

        Faria mais sentido o Matheus Oliveira no plantel do que o Miguel Luís que, apesar de ter potencial, vai estagnar se não jogar com regularidade. Matheus Oliveira tem idade e experiência para ser uma boa solução. Fez boas épocas em Guimarães e no Estoril. Não percebo o porquê de haver tanto “desprezo” pelo jogador. Tem qualidade, bom pé esquerdo (não abunda no meio campo do Sporting) e parece-me ser um bom profissional e humilde.
        Veremos se este plantel da melhor que os anteriores. Espero bem que sim.

        • Estigarribia
          Posted Julho 14, 2019 at 7:26 pm

          Motoqueiro,

          Sobre o Mattheus Oliveira não concordo contigo. O rapaz até pode ser humilde, boa pessoa e bom profissional, mas não tem intensidade nenhuma dentro do campo. Não serve para um candidato ao título como o Sporting. Por cinco milhões de euros vai com lacinho e tudo ehehe

          Ainda assim, acho que o facto de ser filho do Bebeto acaba por lhe colocar muita pressão nos ombros e isso prejudica-o logo à partida.

          Saudações Leoninas

          • Estigarribia
            Posted Julho 14, 2019 at 7:31 pm

            *Por dois milhões de euros vai com lacinho e tudo

          • OMotoqueiroGuti
            Posted Julho 14, 2019 at 7:42 pm

            Não tem intensidade nenhuma?! Acho que não viste alguns jogos dele no Minho…
            Mas ok, já vi que temos opiniões divergentes.

            • Estigarribia
              Posted Julho 14, 2019 at 7:59 pm

              No Sporting, quando foi treinado pelo Jorge Jesus, não mostrou intensidade nenhuma nos poucos jogos que fez. Mas admito que não vi jogos dele pelo Vitória de Guimarães.

              Ainda assim, continuo a defender a ideia de que ele não tem qualidade para ser jogador do Sporting e foi mais um erro de casting do recém-expulso sócio do Sporting e destituído presidente.

              Saudações Leoninas

            • Richrad
              Posted Julho 14, 2019 at 9:13 pm

              Concordo em certa parte com o argumento do Motoqueiro.
              Ter Miguel Luís e Bragança no plantel apenas poderá ser para os mesmos serem aposta de segunda linha. E o que considero com isso? Titulares nas taças, minutos na Liga Europa e apostas no decorrer das partidas das Ligas.
              Os dois oferecem características diferentes:
              Miguel Luís, o médio posicional, certinho no passe sem correr riscos na construção de jogo mas com uma grande capacidade na leitura e imposição de ritmos de jogo; Por outro lado o Bragança é um jogador criativo, gosta de ter bola e com dinâmicas ofensivas muito fortes. Se têm qualidade para se afirmarem no Sporting?
              Se comparando com jogadores como William, Adrien ou João Mário, sim têm. Comparando com jogadores como Iuri, Palhinha ou Geraldes, na minha opinião estes dois são anos luz mais competentes e com maior maturidade atual.
              Mas voltando ao principal deste post, friso novamente a concordância que tenho com a opinião do Motoqueiro.
              Se é para manter estes jogadores e não serem opção regular, não será a jogar nos sub-23 que continuarão o seu real desenvolvimento.
              Qualquer um deles têm qualidade para ser atualmente titular em 14 clubes da Primeira Liga e será sempre preferível um empréstimo nesses moldes do que ficarem. Daí a manutenção de jogadores como Matheus ou o exemplo mais próximo de Petrovic, que apesar de não terem qualidade para ser titulares, ascrescentam “número” e asseguram os serviços minimos.

              • OMotoqueiroGuti
                Posted Julho 15, 2019 at 4:57 pm

                Olá. Gostaria de acrescentar algumas ideias à nossa discussão.
                Petrovic não pode ficar no plantel. Não tem as características que o treinador pretende para aquela posição. Seria, sem dúvida alguma, um elemento nulo. Nem vale a pena.

                Bragança e Miguel Luís titulares em 14 clubes da primeira liga… humm … é preciso ter calma. São jogadores jovens e internacionais, mas ainda não provaram nada ao mais alto nível. Convém não esquecer que nas equipas da primeira liga, e não só, há jogadores com muita rodagem. E há bastantes exemplos de jovens profissionais que não deram o chamado salto qualitativo.
                Têm qualidade? Sim, mas convém ter alguma cautela.

                Falando no Bragança, tenho muitas dúvidas que fique no plantel. Já imaginaram um meio campo com Bruno Fernandes, Wendel e Bragança?! O jogador mais agressivo seria, ao mesmo tempo, aquele a quem se pediriam menos esforços defensivos! Acho arriscado. É preciso equilíbrio. Tendo em conta o que vi, Eduardo deve continuar a ser testado. Doumbia é, usando a linguagem típica de Jesus, um “jogador selvagem”, ou seja: potencial e qualidades, mas alguma falta de escola. Não me parece ter o sentido tático que se pede para aquela posição. Battaglia está fora, é certo, mas é também um jogador que gosta de correr com bola e aventurar-se no ataque. Disputaria, se estivesse em condições, o lugar com Wendel. Mas Wendel é, como sabemos, uma hipotética (grande) fonte de receitas. Havendo esse conflito, o brasileiro tem de ser a primeira opção. Há ainda muito para ser trabalhado, e decidido, na equipa.

                P.S – Um meio campo com Fernandes, Batta e Bragança faria sentido, mas como já disse, parece-me pouco viável tendo em conta as opções estratégicas e de mercado que um treinador/estrutura tem de tomar.
                Vamos ver o que o futuro nos traz.

      • Filipe Ferreira
        Posted Julho 14, 2019 at 6:28 pm

        Exato, juntando todos os pedacinhos, conseguimos fazer um montante agradável. A juntar aos pedacinhos, se calhar Acuna, Batta ou Dost e devemos ficar numa situação positiva. É esperar que a direção consiga despachar todos estes jogadores.

        SL

        • Estigarribia
          Posted Julho 14, 2019 at 7:30 pm

          Mattheus Oliveira – 2M
          Alan Ruiz – 1,5M
          Jefferson – 2,5M
          Petrovic – 3M
          André Pinto – 1M
          Bruno Gaspar – 1M
          Bas Dost – 20M
          Battaglia – 10M

          Se vendêssemos estes jogadores por estes mesmos valores faríamos 41 milhões de euros e já dava para segurar o Bruno Fernandes por, pelo menos, mais uma época. Já agora, não coloquei o Acuña porque acho que o argentino é um jogador extremamente útil caso Marcel Keizer opte pelo 3x4x3 em alguns jogos na próxima época.

          Saudações Leoninas

          • Filipe Ferreira
            Posted Julho 14, 2019 at 8:03 pm

            Concordo, e foste até simpático em alguns valores. Acredito que consigamos mais pelo André Pinto, o Batta e outros. Mas acrescentando a esses 41M os valores que já recebemos até agora, é muito interessante. Ainda há Diaby, Iuri, Mané, Matheus Pereira (?), Jovane (?), Lumor, Misic. Falta ainda resolver a questão Podence, Rafael Leão, Ruben Ribeiro. Ou seja, o Sporting recebeu algum já de excedentários colocados, recebeu de Gelson, William (já na época transata), Rui Patrício. Baixou salários com a saída de Montero e Nani e conseguiu baixar o salário de Mathieu (em detrimento de prémios por objetivos). Tudo está a ser bem trabalhado financeiramente penso eu, é esperar pela demonstração de resultados e esperar que resulte também na vertente futebolistica. Concordo com a questão do Acuna, não sendo um bom extemo, permite agilizar a tática e o processo de jogo da equipa e é um bom DE para a maioria dos jogos.

            SL

          • Rambo13
            Posted Julho 15, 2019 at 10:17 am

            Valores completamente surreais.

            Se fosses Director Desportivo de um clube darias isso por esses jogadores?

            Então o Domingos depois de uma época a jogar acaba por sair por 3M, e o Jefferson, Petrovic e André Pinto (que nem sequer jogaram) saíriam por isso?
            Já para não falar que Batta passou um ano lesionado, e Dost ta num momento de forma horrivel. Conseguirem por estes dois jogadores aquilo que investiram neles já seria bom.

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Julho 14, 2019 at 7:31 pm

        Concluindo o raciocínio: ou muito engano ou o Matheus nunca chegou a trabalhar com Keizer. Nem um treino sequer. Não faz sentido. É um jogador com bastantes jogos na primeira liga. Poderia resultar.
        Como já disse anteriormente, prefiro um jogador mediano e motivado do que um melhor mas frustrado.
        Em relação ao André Pinto, é a forma de jogar do Sporting que atrapalha. Fez, com Jesus, jogos positivos. Ilori só é melhor no que diz respeito à velocidade e capacidade de passe. É mais desatento, pior no jogo aéreo, e mais fraco fisicamente. Acho que, mais dia menos dia, o vais incluir no teu elenco do “entulho”.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Julho 14, 2019 at 6:19 pm

      Esse empréstimo de que fala poderia ir contra a própria vontade do jogador. Domingos Duarte tem 24 anos e deve estar provavelmente farto de mudar de clube todos os anos. Os jogadores também necessitam de estabilidade. Acho que foi um bom timing. Fez talvez a melhor época da sua carreira, num campeonato muito competitivo como a segunda divisão espanhola, e está valorizado como nunca. Era uma oportunidade tanto para Sporting como para o próprio jogador. Era expectável. E ainda bem que aconteceu.

  • Estigarribia
    Posted Julho 14, 2019 at 5:40 pm

    Penso que o negrito do Visão de Mercado disse tudo. Domingos Duarte não podia andar, todas as épocas, de empréstimo em empréstimo até ao final do seu contrato. Portanto, e face à valorização que teve em Espanha, 3 milhões de euros acabam por ser um bom valor que entram nos cofres ‘leoninos’. Aliás, nem estava a ver o Domingos a ser vendido por mais de 3 milhões de euros.

    Saudações Leoninas

  • TLFlow
    Posted Julho 14, 2019 at 5:56 pm

    Não sei se será bom negócio. Bem melhor que ilori que está no plantel, por isso poderia sempre ter lugar. Também não é difícil, dos piores centrais que vi no Sporting. Acho que até o ciani era superior.

  • TheHunter
    Posted Julho 14, 2019 at 6:00 pm

    Excelente venda. Melhor assim que andar de empréstimo em empréstimo. Os 3 M vão dar imenso jeito e o ficarmos com 25% é muito bom e pode dar ainda mais retorno. Agora é colocar o Ilori em moldes parecidos.

  • masterDC
    Posted Julho 14, 2019 at 6:00 pm

    Não ia ser opção, saiu em definitivo o que é bom para as 2 partes e ainda ficamos com 25% do passe. Podia ter sido por um pouco mais mas 3M não é mau de todo. Espero que o Illori seja o próximo a sair. Este caso já está resolvido, fica a faltar os restantes, para já o Sporting está a trabalhar bem no mercado.

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 14, 2019 at 6:04 pm

    Foi dos melhores jogadores do Depor na época passada numa equipa que jogava muito pouco treinada pelo novo treinador do Tondela.

    Valorizou bastante e até acho que os valores são bem baixos até porque é um central de boa qualidade e que a breve prazo pode chegar à Selecção dada a escassez de valores que há na posição.

    Não me admirava nada que em 2 épocas der o salto para um clube com outras aspirações.

  • Mik6
    Posted Julho 14, 2019 at 6:07 pm

    Gostava que tivesse ficado no plantel. Aliás para terceira e quarta opção domingos e o Ivanildo serviam perfeitamente. O neto e o ilori para além de serem caros não têm margem para melhorar mais que isto. O problema foi o planeamento da época, excesso de centrais e laterais. Precisamos de GR, avançado com um estilo diferente do que temos. Das contratações feitas é só incógnitas, o único que parece acrescentar neste momento é o Eduardo. Rosier vem de uma longa paragem, vietto não jogou no pobre Fulham, Camacho para extremo parece curto (deveria ser aposta a lateral). Não imagino esta equipa sem o melhor jogador que ainda pode sair.

    SL

    • Richrad
      Posted Julho 14, 2019 at 8:54 pm

      E terá o Domingos Duarte margem para melhorar mais que isto?
      O Neto não deixa de ser um bom reforço, o Ilori acredito que tenha sido uma aposta “perdida”. No que toca ao planeamento da época não vejo em que ponto se possa criticar. O plantel está até ao momento a ser bem construído e regido por valores que os adeptos deveriam ficar satisfeitos. Existe um equilíbrio entre experiência e a tarefa de potencializar jovens e elementos da formação.
      Rosier não fosse a lesão e o Sporting não teria a possibilidade financeira de o contratar, Vietto apesar de tudo fez mais de 20 jogos de Premier League, já demonstrou no Villarreal e Sevilla que tem qualidade e faro de golo. É um segundo avançado e de qualidade, algo que apenas o Sporting teve na primeira passagem de Montero e com Teo Guiterrez.
      Compreendo a sua opinião mas não acredito que o Sporting esteja assim tão mau ou que os reforços sejam uma incógnita. Há um ano eram mais desconhecidos e arriscadas as apostas em Gudelj, Diaby, Luiz Phellype, Renan e Borja e apesar de tudo renderam.

      • Mik6
        Posted Julho 14, 2019 at 10:20 pm

        Com 24 anos e jogando a central está bem longe do seu auge.
        Esses jogadores que referes, só me parece que ‘renderam’ pelos minutos que tiveram porque analisando a fundo, é curto. Acho que vietto rende a segundo avançado, mas mesmo mudando de táctica essa posição é do Bruno, bem mais trabalhador. Precisamos de um ponta de lança agressivo e forte a atacar a profundidade para oferecer outras coisas à equipa. No que toca ao GR, se realmente o Max for bom com alguma naturalidade irá roubar o lugar ao Renan.

  • Al-Gharb
    Posted Julho 14, 2019 at 6:28 pm

    Preferia que tivesse saído o Ilori e o Domingos tivesse ficado no plantel.
    Ao menos que fique o Ivanildo e o Ilori seja mesmo vendido.

  • Ivo.Pimenta
    Posted Julho 14, 2019 at 6:49 pm

    Creio que apesar de ser difícil calçar nesta época, o valor negociado foi baixo. Possívelmente 5-7 milhões com a tal persentagem de 25 ou até 30% numa futura venda fosse mais de acordo com o jogador.

    Cumprimentos

  • Gunnerz
    Posted Julho 14, 2019 at 7:08 pm

    Acho mt bem. O mesmo devia ser para matheus, Geraldes, entre outros. Andamos aqui a fazer conta q servem para a equipa principal mas longe disso. Boa venda.

  • Richrad
    Posted Julho 14, 2019 at 7:57 pm

    É uma boa venda.
    Invés de andar mais um ano emprestado, tem a assim a oportunidade de relançar a carreira em definitivo. Foi titular indiscutível de um histórico como o Depor, no qual lutou até o seu último jogo pela subida de divisão e isso como comprova a sua transferência não foi algo de “apenas” de registo pois o Granada, que jogará este ano na La Liga, foi seu adversário na época passada.
    Terá ao que tudo indica como companheiro de equipa o Rui Silva, guarda-redes que na época transacta foi considerado o melhor da La Liga 2.
    De certo que o Domingos Duarte chegará para ser aposta imediata, quiçá sair no final de época por valores perto dos 10M, os seus valores atuais não deixam de certo serem interessantes, visto que por exemplo o Rúben Vezo, defesa já rodado na La Liga foi transferido para o Levante por 5M.
    E de repente, Portugal tem 3 centrais ainda muito jovens a jogar no top 3 dos melhores campeonatos do mundo: Paulo Oliveira, titular do Eibar, Rúben Vezo, titular do Levante e Domingos Duarte que também será na perspectiva titular do Granada.

  • Wonderkid
    Posted Julho 15, 2019 at 10:38 am

    É um bom valor e ainda por cima tem potencial para ser maior no futuro, acho que o Sporting fez muito bem em libertar o Domingos Duarte.
    Penso que dos restantes centrais que restam no plantel o Ivanildo deveria ser emprestado a uma equipa num contexto futebolístico superior (quem sabe, a uma Liga Espanhola também) e o André Pinto vendido, ficando Ilori para quarto central e Edu Quaresma para quinto (a jogar nos sub 23).

Deixa um comentário