Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Sporting vende Elias por 4 milhões de euros

Bom encaixe?
O Sporting comunicou à CMVM a venda de Elias ao Corinthians. Os leões venderam os 50% dos direitos económicos do médio pelo valor de 4 milhões de euros e indicaram que não vão assumir quaisquer custos adicionais com o atleta a partir da presente data, tendo este acordo permitido uma poupança de 8 milhões de euros em termos de salários e direitos de imagem, considerando que o jogador tinha contrato até 2016. VM – O clube leonino consegue finalmente “desfazer-se” da contratação mais cara da história do clube, mas no final, apesar dos 4 milhões de euros não corresponderem ao que os leões pretendiam, acaba por ser uma vitória da direcção de Bruno de Carvalho. Ficam sem excedentários, pelo menos por agora (no final outros podem ganhar esse estatuto), e principalmente dão uma imagem de rigor e força no momento de negociar: não cederam à posição que assumiram e acabaram por ter o sucesso que pretendiam. Posto isto. Será curioso perceber como é que os leões vão canalizar este encaixe (à percentagens de passes de jogadores para comprar) e se as relações com o fundo associado a Jorge Mendes ficaram comprometidas ou até pelo contrário houve algum tipo de acordo que poderá permitir facilitar alguns negócios no futuro. Quanto a Elias, não correspondeu às expectativas, mas mantemos a ideia que tinha tudo para ter sucesso em Alvalade (o contexto não ajudou), aliás o seu currículo fala por si e não é por acaso que foi considerado o melhor médio do último Brasileirão.

0 Comentários

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 7, 2014 at 7:45 pm

    Este Bruno de Carvalho é péssimo. Só faz birrinhas, depois perde os negócios todos, nunca consegue ganhar uma negociação nem fazer um bom negócio, incrível! ahahahah

    Adeus Elias…. tenho pena porque a qualidade está toda lá, mas a verdade é que nunca dignificou a camisola do Sporting, uma clara falta de motivação. Nesta temporada até podia ter tido um "efeito Adrien", mas a verdade é que mostrou uma falta de carácter enquanto cá esteve (chegou a dizer que não estava motivado no Sporting a lutar por objectivos secundários) e por isso não merecia nova oportunidade (ao contrário do Adrien)!

    • Suspeito do Costume
      Posted Abril 7, 2014 at 7:59 pm

      Não vá ao médico, não.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Abril 7, 2014 at 8:03 pm

      luisrafael foi uma boa venda de facto, mas sera que e assim uma vitoria tao grande do BdC? acha que ele ganhou a negociaçao? na negociaçao ele queria passes, queria mais dinheiro. o corinthians e que o entalou com o comunicado ao assumir publicamente que dava 4M pelo elias, o que obrigou o sporting a cortar todas as suas outras ideias. com o comunicado o corinthians pos o sporting entre a espada e a parede, o passava por mentiroso (ja tinha escrito um comunicado) ou vendia, que foi isso que aconteceu.
      nao esquecer que foi dos melhores medios do brasileirao, o que so por si aumenta e de que maneira o valor do elias.

      como ja disse, acho que poderia ser uma otima melhoria no sporting, mas ja se sabia que nao iria voltar. sendo assim, optima venda, um bom encaixe, e uma boa poupança

    • Rúben
      Posted Abril 7, 2014 at 8:13 pm

      Suspeito do costume o senhor é que deveria ir ao médico pois o ódio que destila desde a eleição de Bdc contra esta direcção só prova a falta de memória em relação ao trabalho que foi feito antes !

    • Rodrigo
      Posted Abril 7, 2014 at 8:28 pm

      Concordo contigo.

    • Miguel Machado
      Posted Abril 7, 2014 at 8:32 pm

      É assim não sei se já repararam mas o LuisRafaelSCP está a ser irónico…

      Foi de facto um negocio muito bom

    • Anónimo
      Posted Abril 7, 2014 at 8:44 pm

      concordo com o mosqueteiro, o comunicado do corinthians entalou completamente sporting, e tiveram que aceitar uma proposta inferior à anterior feita pela corinthians e recusada pelo sporting.

      Teixeira

    • Antonio Santos
      Posted Abril 7, 2014 at 8:50 pm

      Mosqueteiro, o Sporting sempre quis o dinheiro, os passes seriam para o fundo.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 7, 2014 at 9:03 pm

      MosqueteiroSLB

      Como está no post, BdC não cedeu e ganhou… e ganhou porque o que os brasileiros queriam na verdade era mesmo um empréstimo, até porque falta menos de 2 anos para terminar o contrato.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Abril 7, 2014 at 9:33 pm

      luisrafael quem disse isso do emprestimo foi o BdC, eu sigo-me pelo que disse o corinthians. o BdC apos dizer que o corinthians queria um emprestimo, o corinthians veio publicamente assumir a sua verdadeira oferta e a razao pela qual nao aceitaram as outras. quem nao cedeu foi o corinthians nao o sporting, que queria passes de jogadores e mais umas quantas coisas.
      mas pronto, nao deixa de ser uma boa venda

    • Zecarias
      Posted Abril 7, 2014 at 9:48 pm

      Portanto, segue o comunicado do Corinthians porque… da-lhe jeito. A verdade é que ninguém cá fora sabe ao certo o que aconteceu.

    • jose
      Posted Abril 7, 2014 at 10:00 pm

      Mosqueteiro é escusado, todos nos sabemos que o Sporting pedia uma quantia absurda pelo elias + passes dos jogadores + mais-valias, como é obvio o corinthias que não anda no futebol para alimentar o sporting recusou a proposta.

      BdC é contestado, e inventa que o corinthias só queria o jogador por emprestimo, afirmaçao essa que chega aos ouvidos do corinthias que emite um comunicado com detalhes do negócio, que deixa BdC entre a espada e a parede e ainda o fez passar por mentiroso.

      Depois deste episodio o corinthias que não é gerido por burros, ofereceu uma proposta inferior á anterior pelo elias que o sporting foi obrigado a aceitar.

      Mas os brunos carvalhistas acham que foi tudo ao contrário e que foi o BdC que puxou pelo preço e
      que estamos perante o negocio da vida do sporting.

      No fim é mais do mesmo perante os bruno carvalhistas, não bastava terem o melhor plantel do mundo ainda passaram a ter o melhor presidente.

    • RicardoSporting
      Posted Abril 7, 2014 at 10:05 pm

      Onde é que a proposta foi inferior à anterior?????????

    • Rui Sá
      Posted Abril 7, 2014 at 11:29 pm

      O Sporting teve inicialmente propostas do Flamengo, que atingiram um máximo de 4M€, mas que seriam pagos em 4 prestações anuais, algo que foi desde logo recusado pelo Sporting. Depois surgiu a proposta de cerca de 7M€ de uma equipa asiática, que o jogador rejeitou por querer voltar ao Brasil (proposta onde o Sporting sairia a ganhar, pois era esses 7M€ pelos seus 50% de passe). O último a entrar na luta foi o Corinthians, que ofereceu os 4M€ (pagos em 4 parcelas ao longo de 18 meses), mas queria os 100% do passe por esse valor, e foi aí que entraram os passes de jogadores jovens do Corinthians, que serviriam para adquirir os 50% pertencentes ao fundo, em quanto os 4M€ seriam para o Sporting, algo que o Corinthians recusou. Em ambas as negociações com os clubes brasileiros, o Sporting exigia que caso as parcelas não fossem pagas nos momentos acordados, haveria uma multa de 100% do valor total, ou seja, em caso de incumprimento de horários de pagamento, o clube comprador teria que indemnizar o Sporting no valor acordado para a venda do passe do Elias. Essa multa foi a única coisa que o Sporting abdicou nesta última negociação, sendo que não se sabe ainda de os 50% pertencentes ao fundo também foram vendidos ou continuam no respectivo fundo!

  • mp vaz
    Posted Abril 7, 2014 at 7:47 pm

    finalmente acaba a novela.
    o sporting faz um bom encaixe e o Timão ganha um jogador de peso para o campeonato brasileiro.
    continuo a achar que seria titular de caras no sporting, mas ja estava demasiado queimado com o bruninho ;)

  • Miguel
    Posted Abril 7, 2014 at 7:48 pm

    os críticos de Bruno de Carvalho que se cheguem à frente…estamos à espera para saber qual a desculpa agora ;)

    grande Presidente

    • João Lains
      Posted Abril 7, 2014 at 8:05 pm

      Mas que críticos? Até parece que fez um negócio do outro mundo. 4 milhões de euros era o mínimo que se exigia. Seria de louvar era se o Bruno de Carvalho conseguisse mais do que isto.

    • Ricciardo
      Posted Abril 7, 2014 at 8:12 pm

      queria quanto então por metade do passe? 8 milhões?

      acho piada a estas pessoas, arranjam sempre desculpas para não dar valor aos rivais

      O Sporting mostrou uma boa capacidade negocial nesta novela, não cedeu a pressões e acabar por minimizar um mau investimento da direcção anterior, além de poupar muito em salários, 8 milhões.

    • Miguel
      Posted Abril 7, 2014 at 8:25 pm

      mais do que isto por um dispensável?que não entrava para as contas do treinador?que estava arredado do plantel e da equipa B?que treinava sozinho?enfim

      é sempre bonito de se ver que quando alguém consegue um determinado êxito com uma boa dose de dificuldade a ser alcançado, no fim se diga "era o mínimo que se exigia"

    • João Lains
      Posted Abril 7, 2014 at 8:32 pm

      Vocês é que estão a vangloriar um caso que teve o desfecho mais expectável do mundo! 4 milhões era o preço que todos nós sabíamos que ele custaria. Foi só mais um caso resolvido. Se o Bruno de Carvalho conseguisse subir este valor, seria o primeiro a dar lhe os parabéns. Deste modo, não vejo motivos para festejos tão exuberantes.

    • Pedro T
      Posted Abril 7, 2014 at 8:52 pm

      Lains, fosse por 5, 6 ou 7 estarias a dizer exactamente a mesma coisa! ;)

    • Diogo Santos
      Posted Abril 7, 2014 at 8:54 pm

      claro João, aquelas negociatas com fundos é que merecem uma salva de palmas! o SportingCP nunca tem mérito em nada do que faz!

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 7, 2014 at 9:01 pm

      João Lains,

      Sinceramente não me parece que fosse assim tão fácil vender um dispensável por 4 milhões por 50% do passe. E até digo mais, o mais provável com outro presidente, era ele ter sido emprestado por mais um ano e meio até fim de contrato e depois saía a custo 0.

    • Miguel
      Posted Abril 7, 2014 at 9:14 pm

      ai não vê motivos??realmente para si vender um dispensável por 4 milhões ou ficar com ele pagando-lhe 8 milhões até ao final do contrato deve ser a mesma coisa..grande gestor que darias ;)

      não deixa de ser curioso que por cada acção bem sucedida do Bruno de Carvalho haja sempre críticos ao seu trabalho, sendo a sua maioria feita por rivais…estamos sem dúvida nenhum no bom caminho ;)

    • telmo
      Posted Abril 7, 2014 at 9:51 pm

      tanto barulho na semana passada para depois aceitar uma proposta inferior, como ja disse anteriormente o BDC fala muito mas vejo pouca coisa feita.

    • João Lains
      Posted Abril 7, 2014 at 9:58 pm

      Não sei que opinião vocês têm do Elias ou se ainda estão de orgulho ferido, mas eu sempre lhe reconheci valor e depois deste empréstimo com sucesso ao Flamengo, não creio que fosse assim tão difícil esticar mais um pouco o preço. Mas se este desfecho vos deixa plenamente satisfeitos, então ainda bem! Só não digam que eu não sou capaz de reconhecer mérito por se tratar de um clube rival. Estamos a falar de assuntos extra futebol e por norma são os que menos me interessam.

    • João Lains
      Posted Abril 8, 2014 at 12:29 am

      Pedro, isso é mentira porque a alguns dias eu disse que gostaria que o Sporting mantivesse todos os seus ativos e procurasse nos excedentários, maneira de se satisfazer financeiramente, e até apontei 5 a 6 milhões como preço de venda para o Elias. Se o Sporting não recebeu nenhuma proposta superior, então fez muito bem, mas não vejo nada de extraordinário neste desfecho.

  • sportingsempre
    Posted Abril 7, 2014 at 7:56 pm

    GOOOOOOOOLOOOOO,grande sporting,penso que estes 4 milhoes vao para pagar a divida ao fundo mas que se lixe,finalmente nos livramos deste CANCRO MALCRIADAO!!!!!

    • Posted Abril 8, 2014 at 7:40 am

      Dívida ao fundo? wtf… ?!

    • Anónimo
      Posted Abril 8, 2014 at 8:19 am

      Realmente é um malcriado esse Elias, reclamar por dinheiro que lhe ficaram a dever, não poder treinar com a equipa A e nem a B porque tem um ordenado alto, o qual assinou com o Sporting. Realmente que malcriadao este rapaz…..

      Francisco TM

  • Allgarve06
    Posted Abril 7, 2014 at 7:57 pm

    O negócio possível! Vai pelo mesmo preço que veio, poupa-se nos salários e direitos de imagem. Um jogador que, contrariado, nada iria trazer de novo à equipa.

    Parabéns a Bruno Carvalho que, com maior ou menor dificuldade, conseguiu resolver os casos dos excedentários (desde André Santos a Elias, passando por Labyad, Onyewu e Jeffrén, entre outros)!

  • Suspeito do Costume
    Posted Abril 7, 2014 at 7:58 pm

    ''Só sai por 8m!'' Tanta coisa não sei para quê.

  • Daniel Vargas
    Posted Abril 7, 2014 at 8:00 pm

    Boa BdC.

    A casa está limpa e quase arrumada. Só falta diminuir grande % do passivo e investir nas modalidades amadoras e voltamos a ser um clube de Portugal.

    • João Viegas
      Posted Abril 8, 2014 at 7:37 am

      Aí é que está o grande busílis da questão. Como o fazer?
      Não é com as receitas que têm agora. Nem com o nível actual de custos.

  • Hugo
    Posted Abril 7, 2014 at 8:06 pm

    tanta coisa e sai assim por 4M a pagar numa data de anos

    • Rúben Cardoso
      Posted Abril 7, 2014 at 8:08 pm

      Tem informações para sustentar essa frase? Se as tem, deite cá para fora.

    • Anónimo
      Posted Abril 7, 2014 at 8:46 pm

      ruben, a proposta do corinthians foi publica, procure-a e leia. alias, esta proposta agora aceite é que foi inferior à recusava pelo sporting anteriormente.

      teixeira

    • Rúben Cardoso
      Posted Abril 7, 2014 at 10:28 pm

      Eu só me rijo pelas informações OFICIAIS. E a única existe, diz que o Corinthians paga ao Sporting 4 milhões de euros pelos 50% dos direitos económicos que detínhamos e por 100% dos direitos desportivos.

  • Kacal l
    Posted Abril 7, 2014 at 8:08 pm

    Eu acho que é um bom negócio, 4 milhões por 50% do passe é aceitável, o Elias não vale muito mais por 100% do passe, o valor que o Sporting pagou por ele foi demasiado alto, ele é um bom jogador, mas não tem jogado, se juntarmos os 4 milhões ao salário que o Sporting liberta com a sua saída, já é um encaixa significativo e uma poupança considerável, não seria possível muito melhor que isto, portanto é uma boa decisão por parte da direcção do Sporting.
    É um bom reforço para o Corinthians, ele tem qualidade, mostrou no Flamengo que pode ser uma mais-valia no Brasil e regressa ao clube de onde se transferiu para a Europa, acho que vai mostrar o seu valor e continuar a ter um rendimento alto no Brasileirão.

  • Fábio Teixeira
    Posted Abril 7, 2014 at 8:10 pm

    Mais um dossier bem resolvido.

  • PM
    Posted Abril 7, 2014 at 8:13 pm

    Grande Bruno de Carvalho. A casa continua a ser arrumada. Boa gestão é isto…reduzir despesas, vender activos que não acrescentam valor e produzir melhores resultados. Aposta na formação é o caminho sustentável que quero para o meu clube!

  • yyzx
    Posted Abril 7, 2014 at 8:16 pm

    foi um bom negócio. grande alivio para os sportinguistas. e para mim tem um sabor especial pelo facto de nao ter ido para o flamengo, clube que andou meses e meses a denegrir a imagem do sporting

  • Anónimo
    Posted Abril 7, 2014 at 8:18 pm

    Era o mínimo que se exigia….ainda por cima depois de o sporting lhe andar a pagar salários desde dezembro para ele não jogar. Não entendo esta adoração pelo BdC (apenas justificável pelas péssimas prestações das anteriores direções) mas não exageremos…já as resoluções dos outros dossiers também não entusiasmam nenhum adepto já que nenhum foi vendido, chegou-se a acordo, isto é, toma lá uns milhoes e arranca. Não é dificil….

    Jorge Morgado

    • RicardoSporting
      Posted Abril 7, 2014 at 8:52 pm

      Nao percebes a adoraçao???
      Bruma pos o Sporting em tribunal para sair a 0, o BdC ganhou e ainda o vendeu por 12M com apenas mais 1 ano de contrato.
      Illori disse ao Sporting que ia sair a 0 pois nao ia renovar e BdC vendeu-o por 8M.
      Gastou menos de 5M em contrataçoes e comprou jogadores importantes para a epoca que o Sporting esta a fazer(Mauricio, Jeferson, Montero, Slimani).
      Renovou com quase todos os jovens com potencial e os que nao renovou vendeu-os.
      Conseguiu resolver os excedentarios todos(jefren, boularouz,gelson,bojinov,pranjic). Ainda emprestou Labyad.
      Vendeu elias por 4M por 50% do passe.
      Contratou um dos melhores treinadores portugueses e que esta a provar isso este ano.
      Pos o Sporting a lutar pelo titulo até às 23 ultimas jornadas com o orçamento mais baixo dos 3 grandes dos ultimos 15 anos e depois da pior epoca de sempre. E ainda conseguiu a qualificaçao directa à champions.
      Já recuperou muitos passes de jogadores.
      Quano chegou ao Sporting, o Sporting estava em risco de acabar e ele recuperou-o e agora está numa situaçao financeira estavel.

      Queres mais o que???? Querias que ele contratatasse o Messi e o Ronaldo, que fosse campeao depois da pior epoca de sempre, que vendesse o elias por 30M?????

    • Miguel
      Posted Abril 7, 2014 at 9:11 pm

      com o bruma e com o ilori também foram uns valentes milhões para eles irem à vida deles

      com o Rinaudo foram só mais 500 mil euros pelo empréstimo

      com o elias foram só 4 milhões por 50% do passe

      tudo isto era o mínimo exigível…o problema era alcançar esse mínimo..se é assim tão fácil alcançar estes "mínimos exigíveis" não sei como é que benfica e porto não apresentam resultados líquidos positivos no final do ano…afinal isso é "o mínimo exigível"

      P.S -> pensando bem o Sporting este ano também não fez nada de especial.."era o mínimo exigível"

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 8, 2014 at 3:31 pm

      Só para acrescentar a reestruturação financeira, que à anos que se falava que era necessária, e foi BdC que assim que chegou a fez. Parece fácil…

  • Rodrigo
    Posted Abril 7, 2014 at 8:33 pm

    Mais um problema resolvido. Fiquei surpreendido com a noticia do VM de a uns dias com a recusa de 4M pelo Elias, mas afinal o Sporting acabou por aceitar e fez bem. E verdade que estamos a falar da contrataçao mais cara do clube, mas o Elias era um activo que nunca mais jogaria no Sporting por varios motivos: pelo que disse, pelo que rendeu, pelo elevado salario, pelo mercado que tinha, etc. Deste modo, o Sporting livra-se do ultimo excedentario e consegue ainda um encaixe significativo para a situaçao em que se encontrava a relaçao entre o jogador, empresarios e clube.

    Veremos como sera canalizado este dinheiro, mas sempre sao menos 4M em despesas e que poderao ser muito uteis na recompra de % de passes ou na compra de eventuais reforços para a proxima epoca.

  • Rabensandratana
    Posted Abril 7, 2014 at 9:04 pm

    Bom negócio!!! Foi pena esta novela já típica do BdC com os empresários!!!

    Teve que dar o braço a torcer, caso contrário ficaria com mais um preso morto!!!

  • Gabriel Esteves
    Posted Abril 7, 2014 at 9:10 pm

    Mais um assunto bastante bem resolvido! (Principalmente comparando com outros negócios e formas de libertar jogadores excedentários de direções anteriores) Não gosto muito de BdC em alguns aspetos, principalmente do seu discurso, mas como gestor do clube está a ser muito bom! Que continue, é bom para o futebol e desporto português! (Sou portista, só para não ser acusado já de tantas coisas…)

  • Anónimo
    Posted Abril 7, 2014 at 10:07 pm

    estes 8M poupado com o Elias já dão para comprar os árbitros nas duas próximas temporadas

    Rui Fonseca

  • Ramiro
    Posted Abril 7, 2014 at 10:14 pm

    se não fosse o Inácio a mudar as fraldas ao Bruninho queria ver. E o Leonardo Jardim na parte prática a levar a coisa a bom porto

    • Rui Ferreira
      Posted Abril 7, 2014 at 10:16 pm

      Ou seja, para si, é mérito de todos menos do Bruno de Carvalho. Está bem

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 7, 2014 at 11:06 pm

      Ahahah vale de tudo para não valorizar BdC. Eu sei que custa, mas há que saber engolir uns sapos de vez em quando…

      Já agora, o Inácio não era o incompetente que perdia os negócios todos no verão, o Ghilas, o Josué, o Fariña e o Pizzi para ir buscar flops como o Slimani, o Montero e o Maurício? Curioso.

    • Anónimo
      Posted Abril 7, 2014 at 11:25 pm

      coitado do Inácio. sorte tem ele de estar lá a ganhar o dele

      Luís

    • Anónimo
      Posted Abril 8, 2014 at 8:36 am

      Ramiro, sou Benfiquista, mas a sua afirmação é ridicula, ah se ontem não existisse o Benfica, não teria ganho por 4-0… queria ver como se safava o LFV… não tem nexo nenhum. Há que dar o mérito quando ele existe, não sou de todo "adepto" do BDC muito pelo tipo de discurso que pratica e pelo protagonismo em demasia, mas realmente está a arrumar a casa, Leonardo Jardim, sorte ou não teve uma decisão acertada na sua contratação, eu consigo dar mérito ao que ele fez até agora e de facto o Sporting está muito mais saúdavel e prefiro assim, já tinha saudades desta competividade na 2º Circular, o grande espectaculo está aqui! e Sporting e Benfica precisam de um e outro para que esta rivalidade espero que "saudavel" leve os clubes a transcenderem-se e jogar cada vez mais para ficar a frente do outro e consequentemente tentar tirar o monopólio do Porto nestes ultimos anos! Bem vindo de volta Sporting.

      Francisco TM

  • Anónimo
    Posted Abril 7, 2014 at 10:56 pm

    Foi o negócio possível! Concordo em pleno com o mesmo! O jogador só traria desvantagens e dissabores.
    Sporticus

  • el cat
    Posted Abril 7, 2014 at 11:42 pm

    A inveja é uma coisa mt feia! Como se pode não considerar isto um óptimo negócio?
    O Sporting tem um jogador com quem não conta desportivamente, tem um salário desajustado com realidade do clube (poupa 8M€ em salários), custou 8.85M€, 3 semanas depois vende 50% ao fundo "Quality Football Ireland Limited" por 3.85M€, o que tecnicamente num investimento liquido de 5M€!
    Passados duas épocas e meia onde o jogador não se afirma no clube, sendo mesmo emprestado, e agora com 28 anos, vende os 50% dos direitos econômicos que detinha por 4M€, quando o jogador se encontra sem competir ha 3 meses, fora do período de transferências, só podendo mesmo ser inscrito em Julho, quando ia ficar treinar com equipa B a desvalorizar e depois de todos os problemas e condicionantes que levantou!
    É mau negócio??? BdC não tem culpa de o jogador ter sido contratado sub-valorizado, pela anterior direção, no meio dos "esquemas" At.Madrid – Jorge Mendes! E por fim, devo dizer que me deu um gozo especial, saber que fugiu ao Flamengo!

  • Mario S
    Posted Abril 8, 2014 at 4:11 am

    Devo dizer que estou impressionado com os comentarios a afirmarem que o Corinthians entalou o BDC.

    Eu sou daqueles que acha que(pelos vistos poucos) quem entalou o Corinthians foi BDC com o Comunicado a "inferiorizar" os clubes Brasileiros , tanto Flamengo como o Corinthians, a afirmar que estes nao teriam capacidade financeira para adquirir o Elias e que estavam a enganar os seus socios e adeptos com estrategias de Marketing. Achei este Comunicado genial tanto que no mesmo dia veio a proposta e no dia seguinte foi aceite..

    Se repararem, era publico que o Sporting queria despachar o Elias por dois motivos:

    – Primeiro o Jogador nao queria ficar no Sporting porque achava que o Clube nao tinha potencial para lutar por titulos ou pelo menos por vitorias e uma vez que nao estava na Uefa piorou tudo.

    -Segundo, era o Salario do Elias. Eram Publicas as dificuldades financeiras do Clube e por isso o Salario era imcomportavel porque era um jogador que nao queria ficar no Clube, logo o Sporting ja estava entalado e fragilizado em qualquer Negociacao a partida e na verdade so queria era os 4M.

    Era claro que o Flamengo queria o Elias por Emprestimo, por isso e que nunca tinha cedido na Compra dos 50% do passe desde o Verao passado. Eles sabiam que chegando este Verao seria a entrada do ultimo ano de contrato , o Sporting perdia tudo.

    O Flamengo nao estava a espera era que aparecesse o Corinthians. Estes no principio, ao saberem que o Flamengo estava fora, tambem utilizaram a mesma estrategia para tentar o Emprestimo. O que eu acho que foi decisivo foi o Comunicado, porque ja estava tudo perdido, as inscricoes estavam fechadas, mas o Comunicado acabou por fazer o Negocio.

    Genial

    SL

    • Anónimo
      Posted Abril 8, 2014 at 11:57 am

      Realmente Genial, é engraçado é que ão fala sobre o comunicado do Corinthians mas pronto cada um tem a sua visão e gosto muito mais de ver futebol do que tar atento a estas novelas.

      Francisco TM

  • Tiago G
    Posted Abril 8, 2014 at 4:24 am

    Para o pessoal que anda mais distraído ou que tem dificuldade a matemática.. deixo aqui alguns dados para compreender melhor o negócio:

    O verdadeiro valor de compra do Elias foi de 11,15 Milhões de euros e não 8,85 Milhões de euros (como foi dito inicialmente) tal como mostra o Relatório e Contas do Sporting (exercício 2012/2013).
    Em 2011, o Sporting vendeu 50% do passe por 3,85 Milhões de euros ao fundo Quality Football Ireland.
    Em 2013, Elias é emprestado ao Flamengo sendo que esse empréstimo rende 500 mil euros ao Sporting e o Flamengo suporta 100% do seu salário.
    Agora, o Sporting vendeu os restantes 50% do passe ao Corinthians por 4 Milhões de euros sendo que esta operação permite uma poupança total de 8 Milhões de euros relativos a salários e direitos de imagem (visto o contrato ter duração até 2016). Para além disso, o Sporting a partir de hoje não tem mais nenhum encargo com o jogador apesar de ele só poder ser inscrito no Corinthians em Julho.

    Conclusão:
    É certo que não recuperámos o total do valor do investimento (11,15 M > 3,85 M + 500 m + 4 M) e ainda perdemos dinheiro com o salário absurdo que ele auferia (2,1 Milhões líquidos/ ano + direitos de imagem de cerca de 2 Milhões de euros) mas conseguir receber 4 Milhões de euros (apenas 50% do passe) por um jogador que vai fazer 29 anos em Maio, que estava contrariado no clube (era óbvio que queria regressar ao Brasil) e que estava "queimado" pelos adeptos parece-me um excelente negócio.
    Não esquecer também que não havia nenhuma garantia que ele pudesse render neste Sporting de Jardim e relembrar ainda que nos 2 anos que cá esteve mostrou muito pouco e foi sempre um jogador muito inconstante.
    Depois de tudo isto, convém realçar que o Bruno de Carvalho nada teve a ver com esta contratação "à Godinho" e apenas se limitou a manter uma posição firme nas negociações (4 Milhões pelos 50%) resolvendo assim mais um complicado caso deixado pela anterior direcção.

    Espero ter ajudado a compreender melhor o negócio.

    SL

  • Diogo Palma
    Posted Abril 8, 2014 at 7:04 am

    Foi um bom negocio,
    Quando o compraram gastaram entre 8,5M e 11M, depois o Godinho vendeu 50% do passe também por +- 4 milhoes e agora os restantes 50% foram vendidos por 4 milhões, quer dizer que recuperaram grande parte do investimento.
    O Sporting não pode gastar tanto dinheiro num só jogador como faz o Benfica e o Porto.
    O Elias até é um bom jogador mas com o seu ordenado, o valor pago por ele e o mau ambiente que se gerou (muito por culpa das fantásticas declarações do seu pai) não podia continuar.

  • Flávio
    Posted Abril 8, 2014 at 9:37 am

    https://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR49498.pdf
    apesar d reconhecer qualidade no jogador, sou a favor se não quer não fica. não deixa de ser um bom negócio.
    bom trabalho do BDC e da direção , embora não concorde c algumas atitudes dele, mas já era necessário assim um presidente no SCP.
    SL

  • enfim ...
    Posted Abril 8, 2014 at 10:01 am

    Fabuloso como se usa o português para manobrar como se gosta e tentar dar a volta e dizer que ainda deu lucro um caso que foi ao contrario.

    A partir de agora em cada venda que se faça vai-se por uma adenda em baixo a dizer tinha mais 3 anos de contrato poupamos vários milhões com isto sempre se vende mais uns jornais e manda-se mais areia para os olhos.

    Já agora também podiam acrescentar uma adenda quem faz os gastos que poupam em ordenados o quanto gastaram no mesmo enquanto o jogador esteve por lá.

    • Rúben Cardoso
      Posted Abril 8, 2014 at 11:13 am

      Usou-se o português para constatar factos: o Sporting poupa 8M€, por aquilo que ainda ia ter que gastar com o Elias até ao final do seu contrato (salários + direitos de imagem). Qual é o problema de dizer isto, deixa os adeptos demasiado esclarecidos, é?

  • gus
    Posted Abril 8, 2014 at 3:02 pm

    Foi um negócio satisfatório. O Elias é um jogador sem qualidade para a Europa.

  • Abel Alves
    Posted Abril 8, 2014 at 5:13 pm

    Quem diria que o Sporting chegaria ao fim da epoca financeiramente confortavel.

  • Diogo Gonçalves
    Posted Abril 14, 2014 at 11:30 am

    O Sporting sofreu nos últimos anos com o desleixo (se é que lhe podemos chamar assim) dos seus últimos presidentes. Entraram a matar (ou a gastar) com armas que não possuíam. O BC já se livrou destes parasitas com grandes salários e 0 rendimentos. Já deu novo rumo à equipa, já demonstrou capacidade de liderança, e aparte movimentos e maluqueiras, ele tem feito um bom trabalho, contra factos não há argumentos. O negócio do Elias livrou-nos de uma grande despesa, e acrescentou mais algum aos cofres para a próxima época, mais vale assim do que vender jogadores titulares, na equipa e respectiva selecção antes do europeu como aconteceu com o João Pereira, por um custo inferior ao do Elias.

Deixa um comentário