Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Sporting vende Gyökeres ao Arsenal por 65,7 ME + 10,2 e não paga comissão de 10%

Bom negócio? Até por 100 era mau, já que os leões dificilmente vão conseguir alguém que tenha o mesmo rendimento, inclusive nos últimos 40 anos não tiveram ninguém perto deste nível. Mas considerando o acordo de gratidão acaba por ser uma maneira de Varandas sair por cima, por os milhões extra que conseguiu e postura, que serve de aviso aos próximos que forçarem a saída. Já Gyökeres sai ‘por baixo’, no entanto daqui a uns tempos é provável que este episódio seja esquecido e nunca ninguém irá apagar que foi um dos melhores jogadores de sempre dos leões e da liga portuguesa.

Fim da novela! Viktor Gyökeres deixou o Sporting e é reforço do Arsenal. Os Gunners pagam 65,7 milhões de euros mais 10,2 milhões em objetivos alcançáveis aos Leões, que ficam ainda livres de pagar uma comissão de 10% ao agente do jogador, sendo que deste valor cerca de 4 milhões serão entregues ao Coventry, que tinha direito a 10% da mais-valia. O avançado sueco chegou a Alvalade em 2023 e afirmou-se como a grande figura da I Liga, sendo fundamental para a conquista do bicampeonato e da dobradinha ao apontar 97 golos e 28 assistências em 102 jogos.

Nenhuma descrição disponível.

 

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

100 Comentários

  • Antonio Clismo II
    Posted Julho 26, 2025 at 6:09 pm

    Espero que usem este dinheiro para abater passivo e investir na sustentabilidade do clube em vez de o irem já desbaratar em jogadores que não precisam como o Vagiannidis, pois o Travassos é muito melhor.
    .
    As finanças do Sporting ainda estão longe de estarem famosas, é preciso continuar com uma gestão contida e continuar a fazer mais com menos.

    • justocomentador
      Posted Julho 26, 2025 at 7:25 pm

      Tu deves ver muitos treinos e jogos para fazer essa comparaçao… enfim. Cada uma que se le aqui. Travassos… lol.

      • Antonio Clismo II
        Posted Julho 26, 2025 at 8:01 pm

        Tens dúvidas que o Travassos na Liga Grega teria melhor rendimento do que o Vagiannidis? Emprestem-no ao Pannathinaikos para ver se não deixa o Vagiannidis no banco num par de meses.

        • Petrol
          Posted Julho 28, 2025 at 1:23 pm

          Estamos a falar do mesmo Travassos que fez uma época mediana no Estrela da Amadora ou há mais algum?

    • 6.Mik
      Posted Julho 26, 2025 at 10:06 pm

      Sem dúvida, não podemos olhar para os do lado e pensar que chapa ganha chapa gasta é uma maneira sustentável de gerir um clube.
      É preciso alguém para substituir o Viktor, depois não entrava mais ninguém na minha opinião.
      Tem de haver espaço para miúdos aparecerem e continuar a ser a nossa base no futuro.

  • Nickles
    Posted Julho 26, 2025 at 6:20 pm

    Um negócio de 65.7M + 10.2M em variáveis que devem implicar o Arsenal ganhar títulos, perfazendo assim um total de 65.7M

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 26, 2025 at 6:39 pm

      Nenhum dos objetivos implica o Arsenal vencer títulos. 6 milhões são por numero de jogos e 4 por presenças da Champions League.
      .
      Boa oportunidade (mais uma) para não perder credibilidade.

    • Luke Skywalker
      Posted Julho 26, 2025 at 9:07 pm

      Totalmente ao lado, mais uma vez 😂

    • Martines
      Posted Julho 27, 2025 at 9:08 am

      Devem mas não implicam, é o que dá falar do que não se sabe

  • Nickles
    Posted Julho 26, 2025 at 6:22 pm

    Já ouvi que foi mal vendido, mas nao diria que um negócio equivalente a um Ramos ou 77% de um Darwin ou 54% de um Enzo ou 51% de um Félix, seja propriamente mau

    • Antonio Clismo II
      Posted Julho 26, 2025 at 6:33 pm

      E onde páram os 1000 milhões de euros que o Benfica arrecadou em vendas de jogadores na última década? Para quê as dificuldades financeiras? Como explicas o aumento do passivo e a diminuição dos ativos?
      .
      Será o Benfica uma máquina de propaganda mas também um sorvedouro de dinheiro?

      • Antonio Clismo II
        Posted Julho 26, 2025 at 7:08 pm

        E aliás, se olharmos para os últimos 5 anos, foram quase 500 milhões em vendas, constantemente na Champions a receber dinheiro, as finanças pioraram bastante e apenas ganharam 1 campeonato, contra um Sporting pós-ataque à Academia e um FC Porto intervencionado pela UEFA… Parabéns a todos os envolvidos.
        .
        Que nunca falte o vinho de pacote aos benfiquistas.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 26, 2025 at 6:41 pm

      O que define se um negócio feito pelo Sporting é bom ou mau não é seguramente um negócio feito pelo Benfica.

    • Pbessa
      Posted Julho 26, 2025 at 6:54 pm

      E tinham que idades esses jogadores quando foram vendidos? Nao faças figuras tristes a tentares ser cómico 🙄

    • Leiria
      Posted Julho 26, 2025 at 9:41 pm

      João Neves tb saiu por cerca de 50% do valor do Félix e é muito mais jogador… e que quer isso dizer?

      Quantos jogadores de 27 anos o Benfica vendeu por estes valores?

  • Cossery
    Posted Julho 26, 2025 at 6:22 pm

    Acabou por ser o negócio possível, nada mau tendo em conta a idade do Gyokeres e o facto de ter permitido manter o jogador para mais uma última época de sucesso. Se o tivessem vendido no ano passado talvez tivessem feito mais 10 ou 15 milhões, mas provavelmente teriam pago os 10% de comissão e duvido que tivessem tanto sucesso desportivo.
    Quanto aos últimos 40 anos ninguém alcançou esse nível, de acordo, mas o Jardel fez 67 golos em 63 jogos e uma dobradinha, não é assim tão longe. Mesmo o JVP e o Bruno Fernandes tiveram níveis altíssimos e títulos.

    • Petrol
      Posted Julho 26, 2025 at 10:44 pm

      Como assim ninguém alcançou o nível de Gyokeres e depois falas que o Jardel fez 67 golos em 63 jogos? Não é contradição?

  • Veridis Quo
    Posted Julho 26, 2025 at 6:30 pm

    Valor aceitável, apesar de ser (mais) uma venda de ativos importantes por valores abaixo ou em linha do valor de mercado. Raramente se está a puxar as vendas e inflacionar o valor dos jogadores para se fazer mais dinheiro, sejam excedentários, sejam os craques. O Sporting tem negociado, na grande maioria das vezes, o valor justo (ou abaixo disso) pelos seus jogadores. É olhar para os rivais e ver se aprendem alguma coisa nesse capítulo de inflacionar o valor dos jogadores.
    Ainda assim, certamente que já dá para ir buscar o Ricardo Mangas, Jota Silva e o Nélson Oliveira e irmos baixando o nível do plantel até chegar ao patamar do treinador.

    • justocomentador
      Posted Julho 26, 2025 at 7:25 pm

      tu o ano passado todo passaste o tempo todo a dizer que iamos perder o campeonato e taça, por isso continua assim que pode dar sorte

  • Baia_99
    Posted Julho 26, 2025 at 6:31 pm

    A venda foi fraquita…
    O último jogador deste nível a passar por Portugal foi o Hulk, que esteve cá 4 épocas, marcando 75 golos em cerca de 150 jogos (um rácio inferior ao Gyokeres, se bem que o nível da liga era melhor na altura). Na altura, a cerca de 13 anos, com Hulk já nos seus 26 anos de idade, foi vendido por €55M+€10M (que foram pagos pois alcançou os objectivos). Logo, com a inflação que houve no futebol, vê, se que este negocio é fraquito…

    Foi o possível mediante a pressão do jogador e também o número limitado de pretendentes (se fosse agora talvez Newcastle entrasse na corrida e subisse o preço).

    O Sporting com esta venda perde muita da vantagem que tinha na corrida ao título. Continua com a melhor defesa e melhores velocistas da liga, mas fica a faltar golo e fisicalidade no último terço e meio campo (os titulares são franzinos e pouco agressivos na recuperação).
    Veremos quem vem, porque esta venda, a juntar a do Quenda, da para investir.
    Tentaria dois jogadores, um avançado mais fisico/rápido e um mais criativo segundo avançado (Haji Wright e Enciso, seriam as minhas apostas, penso que por menos de 30M no total).

    Boa sorte para o Gyokeres no Arsenal, eleva o nível da equipa de maneira contundente, e vou finalmente adorar ver aquelas arrancadas e disputas raçudas… servido por Odegaard, Saka, Rice, Lewis-skely… mel!

    • justocomentador
      Posted Julho 26, 2025 at 7:24 pm

      Wright? Enciso? E isso nao e arriscar?
      Ate parece que sao jogadores fora de serie.

      A venda foi mto boa considerando o estado do jogador, o facto de ter ficado mais um ano, mas certamente se o Mendes fosse o empresario teria conseguido mais uns 10 milhoes.

    • Tiago Abreu
      Posted Julho 26, 2025 at 7:25 pm

      Nunca na vida era melhor, só se fosse em ranking porque o Benfica e Porto estavam melhores…
      Atualmente tens jogadores em equipas médias que vieram diretamente das big-five, coisa que nunca acontecia antigamente.

    • Tiago Abreu
      Posted Julho 26, 2025 at 7:27 pm

      A título de exemplo, o Farense desceu com um jogador da craveira do Rony Lopes…o Boavista tinha jogadores como Vaclik ou Van Ginkel… Onde isso é inferior ao que tínhamos na altura? A nossa liga era uma miséria principalmente nessas equipas na altura.

      • AndreChaves9
        Posted Julho 26, 2025 at 8:24 pm

        Mas esses jogadores ao dia de hoje são jogadores de nível acima de fundo da tabela? Obviamente que não.

      • Baia_99
        Posted Julho 26, 2025 at 8:50 pm

        Estes jogadores são promessas falahadas… for dos três grandes havia imenso talento na liga portugues entre 2008-2012!
        Alan, Mossoró, Lima, Hugo Viana, Nuno Assis, Ricardo Pereira, Targino, Urreta, Rolando, Salin, Quim, Silas, Joao Tomas, Baba, Malharejo, Néné, Meyong… e já nem me recordo bem

        • Petrol
          Posted Julho 26, 2025 at 10:43 pm

          O que a nostalgia faz… Targino? Urreta? Salin? São esses os jogadores que elevavam o nível da liga?

    • 6.Mik
      Posted Julho 26, 2025 at 8:49 pm

      Hulk foi vendido por 40M ao Zenit, eles é que venderam com quase 30 anos para a China por esses tais 55. Vale o que vale.
      Depois olhar para a inflação pode ser perigoso, depende de muitos fatores.
      O que interessa é que Gyokeres foi para onde quis e nunca foi empurrado para a Arábia ou para um Wolves sem vontade.

  • Neville Longbottom
    Posted Julho 26, 2025 at 6:37 pm

    É uma péssima venda como é evidente, mas há muito anunciada.
    .
    O Sporting teve, no entanto, um jogador igualmente decisivo e que até teve numa temporada melhores números que o Gyokeres: Jardel que marcou 42 em 30 jogos.

    • Gorlami
      Posted Julho 26, 2025 at 6:52 pm

      Foi logo o primeiro que me lembrei.

    • 6.Mik
      Posted Julho 26, 2025 at 9:59 pm

      Péssima venda como assim?
      O jogador tem 27 anos, foi a maior venda da nossa história e teve um rendimento brutal.
      Preferias que tivesse sido vendido por 100M a um clube árabe?

      • Petrol
        Posted Julho 26, 2025 at 10:40 pm

        Óbvio que quanto mais dinheiro entrasse nos cofres do Sporting melhor. É suposto preferir que Gyokeres seja vendido por 65M€ do que por 100M€?

        • 6.Mik
          Posted Julho 27, 2025 at 12:14 am

          Olhas para o negócio como queres.
          Se meteres os 10% do agente aos 65 e meteres os objetivos fáceis de atingir o negócio é como se fosse feito por 80.
          Faz as contas a 100, pagar 10 ao agente e 8 ao Coventry. A diferença é assim tão grande?
          Sabes qual foi o lucro do Enzo para andares a falar de boca cheia? 65M

          • Petrol
            Posted Julho 27, 2025 at 8:46 am

            Podes olhar para o negócio da maneira que quiseres mas 100M€ é sempre melhor do que 65M€+10M€. E se quiseres transformar os 100M€ em 90M€ devido à comissão do empresário, continua a ser muito melhor. Depois ainda tens a questão que se quiseres contratar outro jogador desse empresário, não me parece que o Sporting tenha sucesso.
            Que me tenha apercebido não estamos a falar de Enzo.

            • 6.Mik
              Posted Julho 27, 2025 at 11:00 am

              Claro que o melhor era, para quem vende é melhor mas é importante pensares no jogador.
              O Félix por exemplo quando saiu tinha muito mercado e possivelmente havia alguns clubes a pagar 70/80M. A intransigência do Benfica fez com que fosse para um clube que nada tinha a ver consigo, o resultado está aí.

              • Petrol
                Posted Julho 27, 2025 at 12:48 pm

                Que malabarismo para justificar o injustificável. Se calhar da mesma forma que não havia nenhum clube a chegar ao 120M€ por Félix também não havia nenhum clube disposto a oferecer o salário que o Atlético lhe ofereceu. O que não falta são jogadores com más escolhas de carreira mas isso não implica que o clube vendedor tenha alguma culpa…
                É engraçado falares em pensar no jogador tendo em conta a novela que foi para Gyokeres sair do clube…

                • 6.Mik
                  Posted Julho 27, 2025 at 2:04 pm

                  O problema é esse mesmo, o Félix não escolheu nada.
                  Como Guedes ou Neves que se sabe que não queriam sair mas foram obrigados pelo clube.
                  O Gyokeres foi para onde quis, o Sporting podia ter dito que só saía pelos 100M (lembra te que tinha mais 3 anos de contrato) e provavelmente tinha de ir para a Arábia se quisesse realmente sair do clube.
                  É uma discussão que contigo não vale a pena, tu é que arranjas desculpas ou exemplos para tudo para desculpar a má gestão que o teu clube vive.

                  • Petrol
                    Posted Julho 27, 2025 at 11:07 pm

                    A má gestão do Benfica é questão para outro tópico que não este. Aqui a questão é Gyokeres. E estar a dizer que 65+10 é igual a 100 ou que haveria outras propostas de 100… Mas é bom que fiques feliz com o teu clube vender os jogadores para os clubes onde eles querem jogar e que o defendas como se fosse um título.

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Julho 26, 2025 at 6:38 pm

    Ele e Carreras já estavam a mais no futebol português, portanto este desfecho era inevitável.
    O braço de ferro deu mais alguns milhões ao Sporting? Tudo bem. Mas se tivesse sido concluído mais cedo poderia ter permitido que outros jogadores tivessem também chegado mais cedo e ajudado o Borges a trabalhar aquilo que quer para o Sporting.
    Perdes umas coisas, ganhas outras, se o Sporting se ressentir nos próximos tempos pela falta de entrosamento dos reforços e se isso der mau resultado nas competições, acho que podem tirar daí algumas ilações.
    Mas também hey, provavelmente as viúvas vão fingir que isso não é desculpa, já deu para perceber que estão em fase de desencanto pelo treinador.
    Claramente vão culpar apenas o Borges e vão começar a dar um sem número de nomes de outros treinadores que fariam bem melhor.
    Vem aí um grego por milhões e é para jogar, provavelmente defesa a 4.

  • Kacal
    Posted Julho 26, 2025 at 6:46 pm

    Fosse Gyokeres mais novo uns 2 ou 3 anos e sem a obsessão de querer apenas o Arsenal e com a figura que fez, o Sporting podia vender por mais de 80 milhões, fácil. Mas tendo em conta que a idade é a que é e ele só queria Arsenal (isso dá uma clara vantagem ao clube comprador de “jogar” com isso) parece-me um bom negócio. Acredito que os bónus sejam faceis de concretizar já que o Sporting bateu o pé por causa disso, se assim for será um encaixe de 75 milhões por um avançado de 27 anos que só queria este destino e mais nenhum. Depois da “novela” toda parece-me bom negócio e assim ele segue a sua vida e o Sporting segue a sua. Não podemos só contabilizar o lado financeiro, o Sporting investiu quase 25 milhões por ele e com salários incluídos e etc deve ter gasto em 2 épocas uns 35 milhões, se tanto? Ganhou um bicampeonato inédito que só foi possivel com muita ajuda dele também e agora vende por 75 milhões. Sinceramente não podemos achar que isto é mau negócio olhando a toda a conjuntura. E compram o substituto por 25 milhões portanto deu algum lucro contando já com o gasto do substituto e deixou um bicampeonato no bolso, parece-me uma história de sucesso. Mas é pena que tenha saído desta forma brusca do clube depois de 2 épocas bonitas e de grande sucesso. Mas é o que é, nada apaga o que fez desportivamente e as alegrias que viveu ele com os adeptos. Agora que tenha sorte e sucesso no Arsenal! Desejo isso porque, embora tenha perdido alguma estima por ele com esta “novela” como fã de futebol e dele, acho que ele triunfar será merecido depois da evolução que teve e acima de tudo valorizará o futebol Português de forma a mostrar que não rende apenas cá e isso fará com que os clubes futuramente olhem para os nossos avançados com mais respeito e dispostos a pagar mais o que nos dará vantagem. E sendo sincero eu acho que ele tem qualidade para triunfar lá e jogando numa equipa sólida como o Arsenal vai render bem e comprovar o seu valor. De resto é um bom negócio!

  • Ricardo F.
    Posted Julho 26, 2025 at 6:47 pm

    É o negócio possível. Melhor 76M agora do que 90/100M há um ano. Maior venda da história do clube e certamente estará num top 5 de jogadores mais impactantes de sempre no Sporting. Quiçá na Liga Portuguesa, também.

    Vou simplesmente ignorar o último mês, porque tudo aquilo que o Gyokeres deu ao Sporting foi bom demais. A química com os adeptos, o carisma, a celebração, a competitividade, o carregar a equipa e, claro, os golos. Foram dois anos de um jogador como nunca vi no meu clube. Suarez nunca irá estar perto e duvido que alguém esteja, nos próximos tempos. Não creio que vá continuar com os mesmos números absurdos na Premier, mas acredito que vai marcar muito. Tem-se falado bastante na comparação com o Darwin, que também foi o melhor marcador da Liga Portuguesa e também saiu para Inglaterra por valores estratosféricos, mas são patamares diferentes. O sueco vai mais maduro e tem claramente outra fome. Acredito mesmo que vai ter sucesso. Pena, porque não gosto particularmente do Arsenal (que me desculpem os adeptos aqui do blog).

    Dito isto, depois de tudo, é óbvio que iremos apanhar os gunners na Liga dos Campeões. E, se acontecer, é claro que o Viktor vai marcar.

    Aproveito, ainda, o post para manifestar alguma preocupação com o mercado do Sporting. Fomos buscar o Virgínia, o Kochorashvili, o Alisson e o Suarez. Parece pouco, para quem já sabia que ia perder o seu jogador mais importante – 50+ G/A por época. Será que estes nomes garantem isso? Além disso, pese embora seja pré-época, não estamos a jogar um batanete e este 4-4-2 não parece estar a ajudar nada. Espero que esta venda sirva para ainda ir ao mercado por uma truta, porque senão a coisa não está com bom ar. O plantel serviu para consumo interno na época passada, mas não para a Europa. Queremos arriscar de novo este ano? Queremos arriscar, inclusivamente, baixar o patamar internamente, sem o sueco?

    • justocomentador
      Posted Julho 26, 2025 at 7:22 pm

      Eu acho que nao ha hipotese de substituir 50+ G/A e tambem usar a pre-epoca de jogar batanete. Ate parece que indica alguma coisa. Nao discordo que ha sinaos de preocupaçao mas isso seria sempre.

      Acho que temos plantel mais completo do que o que começamos ate no proximo ano. Acho que falta alguns elementos fortes, mas o pessoal pensa que isto e FM e compra-se como quer. E dificil encontrar avançado feito, que queira vir para Portugal, e seja um fora de serie. Logo ha sempre risco.

      No ano passado o segundo jogador a nivel mundial/Europeu que fez mais golos e assistencias foi o Suarez. Acho que ha valor ali, e provavelmente nao ira fazer as 50 g/a, mas se fizer entre 20 a 30 ja acho uma vitoria.

      Sabe-se que falta um lateral direito (parece ser o Viaginnis e um extremo, que provavelmente sera se houver boa oportunidade). Mas o plantel ate e grande e ha varias opcoes. Mas tambem falas numa truta. Quem e essa truta? Quem esta ai que e uma truta? Ninguem comprou uma truta ate agora…

      • Ricardo F.
        Posted Julho 26, 2025 at 9:55 pm

        O problema não é só o que (não) se vê nesta pré-época. O problema é o que (não) se vê nesta pré-época e já não se via quando Rui Borges assumiu e apostou no 4-4-2. O Sporting mantém uma solidez defensiva assinalável, mas cria pouquíssimo ofensivamente. E isso já vem desse período. Por algum motivo se deu um passo atrás e se voltou ao 3-4-3.

        De resto, não jogo FM e não faço parte do scouting do Sporting, então não faço ideia quem seria adequado para substituir o Viktor. O que sei é que, pelo impacto do sueco e pela ausência de rasgo nos extremos/avançados do plantel, seria sensato substituí-lo por mais do que um elemento. Sobretudo se a ideia for manter este sistema tático.

    • oMeuUserName
      Posted Julho 26, 2025 at 9:55 pm

      Não são 76M agora, são 65.7M agora.

  • Pao com Presunto
    Posted Julho 26, 2025 at 6:50 pm

    Negrito exagerado, como muitas vezes. Mas o sensacionalismo faz parte deste desporto.

    Ninguém é insubstituível. O valor, é o possível (O SCP nunca teve o poderio negocial de SLB ou FCP).

    A liga portuguesa fica mais pobre, mas pela amostra na caixa de comentários nesta silly season, é o que merecemos.

  • Dca
    Posted Julho 26, 2025 at 6:55 pm

    Como é que o Coventry tem direito a 10% e só recebe 4M?
    Em relação a posição de força de Varandas, só se vai saber se foi bem feita, quando se realmente perceber qual tinha sido o acordo de cavalheiros, porque pode ter sido um presidente que faltou à palavra e isso não abona a seu favor, visto que um jogador pode repensar antes de ir para o Sporting, se estiver na dúvida entre o Sporting e outro clube.
    Sobre a venda, é razoável e a possível face ao suposto acordo. Como benfiquista, é um alívio tremendo.

  • LittleMozart
    Posted Julho 26, 2025 at 7:06 pm

    Preferia o Šeško por ter outras provas dadas, mas com esta contratação diria que se acabaram as desculpas para o Arteta. O Berta já fez um melhor trabalho em quatro meses do que o Edu (como diretor desportivo) em dois anos.

    • Stravinsky
      Posted Julho 26, 2025 at 11:45 pm

      Também preferia o Sesko no Arsenal e, muito sinceramente, na minha ideia o Gyokeres é um peixe fora de água no esquema do Arteta. Mas ele lá saberá como vai moldar a equipa para acomodar o Gyokeres.

  • justocomentador
    Posted Julho 26, 2025 at 7:28 pm

    Dos melhores avançados da historia do Sporting. Um muito obrigado. Foi uma venda decente, dentro da historia que conhecemos. Valeu a pena e agora e concentrar neste ano.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Julho 26, 2025 at 7:51 pm

    Foi o negócio possível para todos, e é bom para o Sporting que o processo tenha terminado. Um alívio a sua saída, partir para uma temporada nova sem melodramas, limpar a cabeça e começar de novo.

    Os tontinhos brunistas desta vida podem vir queixar-se à vontade, eles sabem que estão a mentir. Era isto, ou acontecer o mesmo que aconteceu ao Jardel há vinte anos. As viúvas negras do bruninho metem veneno, mas sabem perfeitamente que isto é assim.

  • Tiago Silva
    Posted Julho 26, 2025 at 8:14 pm

    Foi o negócio possível mas acabou por ser bastante vantajoso para o Sporting pelo menos foi mais do que o que se falava inicialmente. É uma excelente notícia para todos que agora podem seguir em frente. O Sporting garante um bom dinheiro e agora terá que usá-lo para contratar o seu substituto e dar uns retoques no plantel, pena que tenha sido tão tarde esta venda.

    Para o Arsenal garantem o goleador que tanto necessitam. Um jogador forte a atacar a profundidade e com um perfil físico muito bom que garante golos, é uma arma bem diferente do que o Arsenal tem mais de jogadores de bola no pé. Acredito que agora possam ser mais candidatos embora ache que Liverpool e City continuem com melhores planteis e até o Chelsea tem um plantel superior a meu ver.

    Já o Gyokeres foi para o clube que quis e regressará à Premier como queria! Terá agora que manter o nível e mostrar que é um dos melhores neste contexto mais complicado.

  • 6.Mik
    Posted Julho 26, 2025 at 9:01 pm

    Chegou como desconhecido mas saiu como uma lenda. O seus golos e o seu mítico festejo atingiu uma dimensão mundial nunca vista em PT.
    Marcou do primeiro ao último jogo, sai bicampeão e sai para o clube que quer. (Até nisto somos diferentes de outros clubes)
    Provavelmente o dinheiro era mais da Arábia ou do United mas fizemos um bom negócio no geral. Sem certezas, nenhum jogador saiu perto deste valor com 27 anos e temos de olhar muito para o negócio por aí.
    Obrigado Viktor, o teu sucesso é o nosso sucesso!
    Virar a página e dizem que jamais seremos campeões sem o Viktor.. vamos ver 🎤

    • Petrol
      Posted Julho 26, 2025 at 10:35 pm

      Realmente são diferentes dos outros clubes mas neste caso para pior… É comparar esta venda com as vendas dos “outros clubes” e está aí a diferença.

      • 6.Mik
        Posted Julho 27, 2025 at 12:02 am

        Para pior? O Benfica que as faz melhores vendas tudo bem mas tem de encostar os jogadores à parede porque o clube tem de andar a vender todos os anos. Bem te podes gabar dos milhões que fazes, cria uma pressão nos jogadores que ainda não são e faz com que a maioria que sai sejam considerados flops.

        • Petrol
          Posted Julho 27, 2025 at 8:43 am

          Eu não me estou a gabar de nada. Quem se está a gabar és tu de o teu clube vender por menos do que os rivais.

      • Martines
        Posted Julho 27, 2025 at 9:03 am

        Deve estar a comparae com a venda do joao neves

        • Petrol
          Posted Julho 27, 2025 at 12:42 pm

          Estou a comparar com as vendas de avançados como Darwin ou Gonçalo Ramos.

          • 6.Mik
            Posted Julho 27, 2025 at 1:44 pm

            O Ramos foi vendido com 22 e o Darwin com 23.
            O Visão de Mercado já mencionou aqui que a maioria dos clubes comete essas loucuras por jogadores até aos 23 anos.

    • Gil-Galad
      Posted Julho 26, 2025 at 11:52 pm

      Em 2004, Deco chegou ao Porto como um rapazinho qualquer sem talento dispensado do Benfica e a jogar no Alverca e Salgueiros ou lá do buraco de onde ele saiu. Saiu do Porto como bi-campeão nacional, uma taça uefa e uma liga dos campeões e o Porto aceitou que ele saísse para o Barcelona porque o jogador assim quis. Existiram N propostas mais vantajosas para o clube que acedeu ao seu desejo (como o próprio já admitiu em entrevistas ao longo dos anos). É fácil desmontar narrativas de pessoas que começaram a ver futebol há 5 anos

      • 6.Mik
        Posted Julho 27, 2025 at 8:46 am

        Bons tempos. Pela tua conversa foi o Porto que descobriu o Deco, mas não.
        Deco já era craque quando o Benfica o foi buscar, e o Porto vendia como ninguém que só tinha de dar essa oportunidade à sua estrela.

        Falo de exemplos como Fábio Silva, o jogador já disse publicamente que não queria sair.
        O próprio Dalot tenho dúvidas.
        Hulk tinha muito mercado mas teve de se contentar na Rússia, Otávio e Galeno na Arábia.
        Não acontece em todos os negócios, mas já ouviste Gyokeres dizer que ESCOLHEU estar no Arsenal.

        • Gil-Galad
          Posted Julho 27, 2025 at 11:14 am

          O Deco era craque?! LOL muito bom. Mas mais do que isso, o Deco disse que ESCOLHEU o Barcelona. Qual é a diferença?

          Eu digo: nenhuma. É mais giro só mandar bitaites quando o que alegas que aconteceu já foi feito N vezes na história do futebol. Só fazes rir

          • 6.Mik
            Posted Julho 27, 2025 at 1:56 pm

            Claro que já era, jogou pelo Corinthians com 18 anos, duas épocas com muitos minutos e assistências e foi vendido em 97 por 4M.
            Não quer dizer alguma coisa isto? Só estás a olhar para o facto de ele ter sido dispensado do Benfica, como Maniche e João Pinto também foram.
            Isto acontece pouco no futebol, mas dizes que aconteceu N vezes. Gostava de exemplos em que o teu clube perdeu dinheiro para deixar jogador decidir o seu futuro.

      • Neville Longbottom
        Posted Julho 27, 2025 at 10:38 am

        O Deco chegou ao Porto em 1999 amigo. Vai uma confusão aí

        • Gil-Galad
          Posted Julho 27, 2025 at 11:13 am

          Obviamente a parte do 2004 deveria estar mais à frente no comentário para fazer mais sentido ou umas belas virgulas pelo meio e pela conversa dá para perceber isso. Mas em vez de seres Nazi nos comentários, podias só utilizar a inteligência

        • Gil-Galad
          Posted Julho 27, 2025 at 11:16 am

          Mas não sei o que tem mais piada. Tu achares que eu não sei isso ou simplesmente escolheres abster-te de inteligência e comentar algo sem sentido nenhum face ao que está a ser falado. De facto, não podemos estar todos a contribuir para alguma coisa aqui. Tu já tens o teu papel bem definido

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 26, 2025 at 9:16 pm

    No meu tempo de vida vi 2 pontas de lança em Portugal verdadeiramente diferenciados e que por si só davam jogos e campeonatos.
    Mário Jardel e Viktor Gyokeres.
    Diferentes mas igualmente demolidores.
    Gyokeres em dois anos marca uma época em Alvalade e a sua saída deixará marcas como deixou a de Jardel.

    Não foi bonita a saída. Bem feia até. E Gyokeres se é o que é hoje deve-o ao Sporting e a Viana e Amorim que o foram desencantar enterrado no Championship.
    Hoje é um ponta de lança de craveira mundial.

    Para o Arsenal é um mega negócio.
    Um ponta de lança desta qualidade a um preço muito menor do que o Liverpool foi buscar Ekitike é um achado.

    E se o Arsenal estava a um ponta de lança de ser um candidato oficial à Premier, agora não tem mais desculpas. Teremos corrida a 3, e não vencendo a Premier será sempre uma desilusão e talvez o fim de linha para Arteta.

    Para o Sporting é inevitável dizer-se que ficarão mais fracos. Mas para mim ainda continuam na pole.

    Mas que foi uma saída feia e desnecessária foi. O Sporting não merecia, e Gyokeres teve zero classe como homem ao contrário da enorme classe enquanto ponta de lanca.

    • Petrol
      Posted Julho 26, 2025 at 10:34 pm

      Jonas e Falcão merecem uma menção também. Para mim, Gyokeres ainda tem de provar ser melhor do que Falcão que encantou em Portugal e ainda figurou no melhor 11 do ano com a camisola do Atlético de Madrid onde foi o único jogador que não era do Real Madrid nem do Barcelona.

      • Flavio Trindade
        Posted Julho 26, 2025 at 11:43 pm

        Jonas não era bem ponta de lança. Mas era um jogador de enorme classe. Ponta de lança do Benfica só Cardozo mesmo.

        Falcão era muito bom mas Jardel e Gyokeres tiveram um impacto muito maior em Portugal.

        • Petrol
          Posted Julho 27, 2025 at 8:40 am

          Em Portugal sem dúvida. Ao nível do campeonato porque Falcão foi o melhor marcador da liga Europa ganha pelo Porto.

        • Veridis Quo
          Posted Julho 27, 2025 at 12:22 pm

          O Cardozo esteve no Benfica de 2007 a 2014 e o Benfica foi campeão uma vez com ele a titular.
          Garantia golos, como garantia o Bas Dost, mas as limitações que tinha eram demasiadas para estar nesta categoria.
          O facto de ter marcado muito e nunca ter tido o minimo interesse para outro patamar é sintomático.
          Não acho que seja coincidência o Benfica ter dado um salto com o Lima e o Rodrigo.
          O Cardozo limitava demasiado o que a equipa podia fazer em termos de pressão, em termos de esticar jogo e até como pivot em bolas longas nunca foi brilhante. Era um finalizador, tinha uma grande técnica de remate, tecnicamente era mais capaz do que lhe davam crédito, mas aquela morfologia e a falta de capacidade atlética pesava muito.

      • Stravinsky
        Posted Julho 26, 2025 at 11:44 pm

        Acho que a comparação é com o que fizeram em Portugal. Essa de o Gyokeres ter de provar ser melhor que o Falcão do Atlético de Madrid não faz sentido nenhum para o tema sobre o qual o Flávio estava a opinar “pontas de lança que viu em Portugal”.
        Já agora, concordo totalmente com Flávio. Jardel e Gyokeres estão num nível à parte de todos os outros.

        • Petrol
          Posted Julho 27, 2025 at 8:42 am

          Certo, se falarmos só em Portugal até concordo. Há ainda o facto de Falcão não ter tido tanto impacto a nível do campeonato mas ter sido o melhor marcador da liga Europa. Depois evolui a questão para talvez o melhor avançado a sair de Portugal mas não era esse o foco.

  • Sloth
    Posted Julho 26, 2025 at 10:40 pm

    Eu só não entendo a teoria de q o Gyokeres deve alguma coisa ao Sporting. O jogador pagou a conta e deixou uma gorjeta enorme ao dar (sim dar, com mais golos q jogos) 2 campeonatos e o título de plantel mais valioso de sempre em Portugal. Tinha convites de outros clubes, inclusive Premier, e escolheu o Sporting. Ninguém foi “encontrar” o homem, parece q estamos a falar de um junior, no máximo foi feito ao Conventry o q o Arsenal fez agora. Há sempre um peixe maior, em bom português. Coincidentemente… algo parecido já tinha acontecido com Amorim, de Braga para Lisboa, e de Lisboa para Manchester

  • Petrol
    Posted Julho 26, 2025 at 10:48 pm

    Para mim há dois lados neste negócio. Para o Sporting, é um negócio que podia ter sido melhor porque vende o melhor jogadores da sua história recente por um valor que acaba por ser simpático se formos a ter em conta vendas recentes de Benfica e Porto. Do lado do Arsenal, também não me parece que seja excelente pagar este valor por um jogador de 27 anos que está longe de ser uma garantia. Gyokeres aqui era rei mas encontrou o contexto perfeito. Prevejo que não tenha nem perto do impacto em Inglaterra. Na nossa liga qualquer jogador forte fisicamente faz a diferença, veja-se o caso de Marega.

    • henry14
      Posted Julho 27, 2025 at 2:45 am

      Qual contexto perfeito? O contexto que todos os avançados encontram em Portugal? Se fosse assim tão simples, não faltavam Gyokeres´s em Portugal. Eu como fã do Arsenal parece-me excelente pagar este valor, aliás 100M eram bem dados, ainda bem que deu para pagar bem menos. O que não só não é excelente mas sim horrível é pagar 60 M por Maduekes ou 80 por Pepes mas claro, como vêm das Big 5 já se pode dar muito dinheiro. Agora se for em Portugal, não. 65M por Gyokeres ou 60 pelo “Joãozinho” já temos que comer e calar. Temos é que valorizar o nosso produto e não vendê-lo ao desbarato, que foi o que o anjinho do Varandas fez. E mesmo que Gyokeres não corresponda no Arsenal, para mim estes 65M pelo que esta besta fez no SCP é uma pechincha. E estou-me a borrifar para os 27 anos! Está no auge da carreira.
      E quanto ao Marega… Percebo o ponto mas há mesmo comparação? Alguma vez o Marega era/foi equacionado para um Arsenal ou United?? Teve só um ano bom no Porto em 4 ou 5 (um ano e meio vá). Tinha tijolos no lugares dos pés e muitos adeptos do Porto detestavam-no. Não há comparação possível com Gyokeres, só se for mesmo por serem bichos.

      • Petrol
        Posted Julho 27, 2025 at 8:39 am

        O contexto que dificilmente encontras centrais com velocidade e fortes fisicamente em Portugal e qualquer avançado potente faz a diferença. Tens um exemplo perfeito de nome Marega. Falo no Marega precisamente por ser um jogador que tem limitações evidentes mas que por ser potente fez a diferença em Portugal. Temos de valorizar o nosso produto, sem dúvida. Varandas defendeu os interesses do Sporting ao contrário de Rui Costa com João Neves que foi um exemplo que deste. Agora, vou contra a corrente porque na minha opinião Gyokeres é muito bom mas não tão bom como parecia ser devido ao contexto favorável que encontrou onde as suas características encaixam na perfeição nas carências do nosso campeonato. Não é exato, é uma opinião e depois vamos estar aqui para tirar as nossas conclusões.

  • henry14
    Posted Julho 27, 2025 at 2:52 am

    Muito contente com esta compra.
    Uma pechincha para mim.
    100M era o preço justo por esta besta.
    Anthonys, Martiais, Pepes, Hojlunds, Caicedos, Mudriks, Maguires, Fofanas ou Félixes… Podia juntar mais cinquenta nomes à vontade nesta lista de jogadores com muito “potencial”. Estes sim, são caros. Caríssimos.
    Que Arteta saiba utilizar esta besta, é só o que eu peço.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Julho 27, 2025 at 3:55 am

    Como é que funciona a parte de não pagar comissões? Pergunto para um amigo.

    • filipe19
      Posted Julho 27, 2025 at 10:16 am

      Podes dizer ao teu amigo que a resposte é simples: a comissão é paga pelo Arsenal.

      • Red Scorpius
        Posted Julho 27, 2025 at 12:47 pm

        O negócio possível para o Sporting e talvez muito bom para os seus rivais.
        O Sporting perde o jogador mais decisivo do nosso campeonato, recebe uma verba considerável, mas dificilmente conseguirá recrutar um jogador da mesma valia.

      • Meu nome é Toni Sylva
        Posted Julho 27, 2025 at 7:55 pm

        Porque é que isso não vem na notícia?

  • Artur Trindade
    Posted Julho 27, 2025 at 6:29 am

    Estamos a dizer que foi o negócio possível, apenas por Frederico Varandas, ou estaríamos a falar de um saque.
    Este negócio é de 80M, se somarmos os 10% do empresário (abdicados ou pagos pelo Arsenal), e contando que os 10M de objetivos são inusualmente atingíveis na sua totalidade.
    O saque estava previsto pela irredutibilidade de Gyokeres em só querer o Arsenal, que fechou e impossibilitou um leilão normal num jogador desta valia, ao que Varandas respondeu com enorme sangue frio.
    Começaram por querer levá-lo por 55 + 10 (dificilmente atingíveis), e acabaram por pagar o valor justo.

    Obrigado Gyokeres, pela postura 100% profissional, pela fome insaciável, pelo rendimento inalcançável a qualquer outro jogador em Portugal nos últimos 40 anos, e por termos tido oportunidade de assistir a tudo.

  • O Comendador
    Posted Julho 27, 2025 at 11:16 am

    Excelente negócio! Não vale a pena iludir os ferrenhos com negócios de 100 e 120 milhões, quando depois vem metade para o clube. Se fossem 100 milhões, o Sporting recebia aproximadamente o mesmo.
    Varandas esteve Excelente! Obrigado presidente.
    Quanto ao Sueco foi o que se viu na vinda e saída de Alvalade. Jogador 5☆ mas como pessoa deixa muito a desejar. É o que é.

    Sl

    • Petrol
      Posted Julho 27, 2025 at 12:41 pm

      Como é que o Sporting ia receber o mesmo se a venda fosse de 100M€? Tanto malabarismo para tentar justificar o preço da venda…

      • 6.Mik
        Posted Julho 27, 2025 at 1:37 pm

        É uma diferença de cerca de 10M Petrol, já te tentei explicar.
        A venda foi muita boa, depois é importante olhares para idade do jogador e esqueceres o jogador que é ao dia de hoje.
        Qual foi a maior venda do teu clube do Benfica com jogadores com 26//27 anos sabes? Raul Giménez 40M

        • Petrol
          Posted Julho 27, 2025 at 11:02 pm

          Tentaste explicar o que nós tem explicação! 65M€+10M€ são bem distantes dos 100M€… Podes tirar os 10% para o agente e continuam a ser 90M€. 90-65 = 25!

      • Fica a nota
        Posted Julho 28, 2025 at 7:59 am

        No comentário acima tem a explicação. Claro que atingir ou não os objetivos fará uma grande diferença, mas seria preciso muito azar para não se atingir a esmagadora maioria

        • Petrol
          Posted Julho 28, 2025 at 9:54 am

          Desculpem mas a matemática é uma ciência exata e não há que enganar. O negócio de Gyokeres com o Arsenal vai sempre ser inferior ao que seria uma venda por 100M€ mesmo contabilizando a comissão do empresário. Que vocês estejam contentes/confortáveis com o negócio é uma coisa. Agora querer transformar a matemática em algo abstrato é que é impossível. “Seria preciso muito azar para não se atingir a esmagadora maioria”… Não é bem assim. Neste momento, o Sporting recebe 65M€. Os outros 10M€ logo se vê. Já se está a contabilizar um valor que ao dia de hoje está longe de ser uma certeza para tentar justificar um negócio que por ser alvo de tanta justificação só mostra que há algum desconforto em relação ao mesmo.

          • Fica a nota
            Posted Julho 28, 2025 at 6:34 pm

            Não sei onde é que viu matemática abstrata no comentário acima, mas se precisar posso detalhar as contas. A única matemática abstrata que vejo aqui é a sua, que se limita a dizer que 100M€ é mais que 65M€, e que 90-65= 25. É o chamado “misturar alhos com bugalhos”. Sugiro que reveja as condições do negócio, nomeadamente a mais valia de 10% ao Coventry.
            De resto, dizer que o Sporting receberia mais se vendesse pela cláusula é uma verdade de la palice. Outra coisa diferente é fazer efetivamente as contas (como fiz), e passar da folha de Excel para a realidade, contextualizando, para avaliar o negocio.
            Que ache que os objetivos não são facilmente atingíveis, aceito, são perspectivas. E, como disse, isso faz uma grande diferença na avaliação do negócio. Resta-nos esperar uns anos para avaliar então o negócio com a matemática toda certinha ;) à data de hoje, como disse, parece-me um bom negócio para todas as partes (à excepção do agente).
            Em relação ao eventual desconforto, no meu caso prende-se apenas com a percepção de algum desconhecimento ou desonestidade intelectual que leva algumas pessoas a fazer uma avaliação injusta, e por isso me dou ao trabalho de comentar este assunto. Em relação ao negócio em si, é para o lado que durmo melhor, mas agradeço a preocupação :)

  • Fica a nota
    Posted Julho 27, 2025 at 1:05 pm

    Claro que do ponto de vista do Sporting seria sempre melhor vender por 100M€, independentemente do clube comprador.
    Mas é relevante fazer as contas, e tendo em conta o contexto, é muito difícil considerar este um mau negócio. Só se for do ponto de vista desportivo, mas aí, como diz o VM, seria sempre uma péssima venda, até saindo pela cláusula.
    Assumindo que os objetivos são atingidos na sua totalidade, com este negócio o Sporting fica com cerca de 71M€.
    Se o Gyokeres saísse pela cláusula de rescisão, depois de descontada a comissão ao empresário e a mais-valia ao Coventry, o Sporting ficaria com cerca de 82.5M€.
    Portanto, a tao famosa promessa de deixar sair o Gyokeres abaixo da cláusula traduziu-se em abdicar de 11.5M€.
    Tendo em conta essa promessa e todo o contexto, foi um bom negócio, e Varandas saiu claramente por cima. Na verdade acaba por ser um negócio bom para todas as partes, com excepção do empresário, que teve de dar o braço a torcer.

  • Jeco Baleiro
    Posted Julho 27, 2025 at 2:00 pm

    Deco, Falcao, Matic e Gyokeres. Os jogadores de nível mundial que vi jogarem na Liga portuguesa no auge das suas capacidades. Naturalmente, e nesta era, acabaram todos por sair mais cedo ou mais tarde.
    Em termos de pontas de lança só coloco o Tigre acima do Viktor (e mesmo assim…). Jardel nem pensar (apesar do rendimento que apresentou) e Jonas de certeza que não se senta à mesa destes. Jogadores deste nível em Portugal têm de fazer a diferença à séria e não só contra Tondelas, B-Sad’s e afins. O Jonas borrava-se todo nos jogos grandes em Portugal e na Champions, era menos um. Não dá para comparar sequer.

  • BP
    Posted Julho 28, 2025 at 3:35 am

    Melhor notícia do defeso. Finalmente voltamos a ter um campeonato normal, com jogadores normais. Sem uma aberração da Natureza que tudo desvirtuou no campeonato português, durante dois anos.

    Gyokeres basicamente é o novo Halaand do futebol mundial, merece muito mais do que a liga portuguesa. Espero que leve o Arsenal ao título.

    O Sporting foi bicampeão porque, no campeonato português, habitualmente o clube grande que perde menos pontos com as equipas pequenas é o clube campeão. E o Gyokeres praticamente sozinho garantia ao SCP os três pontos, nesses jogos com as equipas pequenas e médias, tamanho era o desnível de qualidade…

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 28, 2025 at 10:53 am

      Porto 4-3 Sporting – Gyokeres joga 120 minutos
      Sporting 0-1 Santa Clara – Gyokeres joga 90 minutos
      Moreirense 2-1 Sporting – Gyokeres joga 90 minutos
      Gil Vicente 0-0 Sporting – Gyokeres joga 90 minutos
      Vitoria SC 4-4 Sporting – Gyokeres joga 90 minutos
      Sporting 1-1 Benfica – Gyokeres joga 90 minutos
      Porto 1-1 Sporting – Gyokeres joga 21 minutos (entra com o Sporting em vantagem)
      Sporting 2-2 Arouca – Gyokeres joga 90 minutos
      AFS 2-2 Sporting – Gyokeres joga 90 minutos
      Sporting 1-1 Braga – Gyokeres joga 90 minutos
      Benfica 1-1 Sporting – Gyokeres joga 90 minutos
      (excluindo Liga dos Campeões, se não o texto era longo)
      .
      Agora jogos em que o Gyokeres não jogou:
      Sporting 3-1 Farense
      .
      O Estado devia pagar-me por serviço público. O desnível de qualidade levou o Sporting a perder 20 pontos no campeonato, não vencer a Supertaça nem a Taça da Liga. Sempre com Gyokeres em campo. Quando o Gyokeres não esteve, vitória tranquila. “O Gyokeres sozinho praticamente garante ao SCP os três pontos”.

Deixa um comentário