O Atlético de Madrid confirmou no seu site a contratação de Insúa ao Sporting. O argentino assina por 3 épocas e meia pelos colchoneros e é assim o 7º jogador a abandonar Alvalade neste defeso de Inverno, depois de (carregue nos nomes) Elias, Carriço, Gelson, Izmailov , Pranjić e Jorge Chula. No que diz respeito aos valores do negócio, não sendo oficiais, tudo aponta para que o clube leonino tenha recebido pela parte que tinha do passe 3,5 milhões de euros mais o direito a 34% numa futura transferência do argentino (ou seja, já que só detinha 35% do passe do lateral, praticamente vendeu 1% por 3,5 milhões…como é óbvio deve ter havido cedências por parte dos fundos e do próprio jogador para este cenário ter sido possível). VM – 3,5 milhões mais 525 mil euros por um jogador que chegou a Alvalade a custo zero (e ainda ficar com uma % do passe), não é mau, aliás comparando com os últimos negócios dos leões (não só num passado recente mas nas últimas 3 décadas) é uma transferência bem aceitável. O clube leonino tem soluções para o lugar (Rojo e Joãozinho), consegue além do encaixe financeiro dar outra frescura à carga salarial (Insúa auferia um ordenado incompatível com a actual saúde financeira dos leões), e evita uma previsível desvalorização do argentino (apesar de ter sido o melhor lateral esquerdo da Liga na época passada, este ano nunca conseguiu camuflar as suas enormes lacunas defensivas, principalmente na transição, e mesmo ofensivamente nunca apresentou qualidade…e a tendência era que este cenário não se alterasse). Por outro lado, desde cedo o VM foi mencionando (ver aqui) que o actual cenário leonino (maus resultados, crise financeira, necessidade de potenciar novos elementos e preparar já a próxima época) devia levar à saída de 10/12 jogadores, e esse trabalho está a ser feito e bem pela actual estrutura leonina (veremos é se não será tarde para Godinho Lopes). Depois, podemos é avaliar outras questões: 1 – Vender um titular indiscutível, que na época passada foi o melhor lateral da Liga por 3,5 milhões, quando o Benfica venceu o suplente Bruno César por 5,5, e o Porto o excedentário Souza por 3 (mas ficou com 50%), isto ignorando as somas que os 2 rivais tem ganho (sempre na casa das dezenas) quando vendem titulares, acaba por ser o espelho do que é o Sporting em termos de mercado (e enquanto os leões não venderam de maneira sistemática jogadores por 15/20 milhões nunca vão conseguir encurtar a distância para águias e dragões, e isso só se consegue com títulos e uma outra protecção por parte dos empresários); 2 – há 3 anos que o VM insiste nesta tecla: o futebol Mundial apresenta uma carência ao nível dos defesas laterais, como tal, isso deveria ter inflacionado o valor de mercado de Insúa (jogador que apesar da época pobre que realizou, foi na temporada passada um dos principais destaques a nível europeu). Mas, como nem tudo, é negativo, deixamos duas notas: 1ª – É preferível vender um jogador ao Atlético que ao Grémio (o Porto tem conseguido ganhar muitos negócios, pois vendeu vários elementos ao Real, Barça, Chelsea, e agora os jogadores sabem que quando chegam ao Dragão ficam mais perto de outros patamares); 2ª – Considerando a valia de Filipe Luis que foi agora convocado à selecção do Brasil e o facto do lateral esquerdo do Sporting estar impossibilitado de jogar na LE, o Atlético nem precisava desesperadamente do argentino…desta vez, um empresário foi “amigo” doSporting (pela maneira como foi conduzido o negócio com o Grémio, pela necessidade dos leões em realizar encaixes e diminuir a folha salarial, e pelo péssimo rendimento do jogador, a sua saída até final do mês era obrigatória), algo que no passado raramente tem acontecido. Posto isto. Veremos agora quem irá ocupar o lugar de Insúa, um dos melhores laterais esquerdos do Sporting nos últimos 20 anos. Certamente uma oportunidade, para Rojo se exibir noutra função (apesar de continuarmos a acreditar que tem características para ser melhor central do que é lateral, principalmente por a nível ofensivo ter algumas carências), Joãozinho justificar a contratação (vai dar altura à defesa leonina, e certamente não vai fazer pior do que aquilo que apresentou Insúa esta época) e Dier ganhar o seu espaço (como aconteceu com Mangala e Maicon no Porto, ganhar numa 1ª fase minutos, experiência e rotinas a lateral muitas vezes até é positivo antes de se tentar afirmar como central). Boa venda? Quem irá substituir o argentino na defesa leonina? E com a saída de Insúa, o plantel do Sporting fica fechado, ou mais elementos deviam sair ainda nesta mês de Janeiro?



106 Comentários
D_scp
Um grande jogador. Que tenha toda a sorte!
T1
grande perda, infelizmente ja esperada, salario mt alto…
Elvaslion
Como em qualquer negócio com o patético de madrid, o Sporting (como todos os outros clubes) foi enganado de certeza.
Anarquista Duval
O Sp. Braga não foi enganado quando vendeu o Silvio. Bem pelo contrário.
magicobraga
O Silvio é um grande jogador, mas as lesoes fizeram-no regredir muito, e a sua confiança nao deve estar em alta, antes pelo contrario.
Precisa dum clube que lhe dê confiança para voltar ao que ja foi.
Jô
Sai o Elias, o Gelson, o Insua, o pranjc e ainda falta o Wolfs (que está quase) e o patrício (que já está com um pé em Espanha).
Saem todos menos o Godinho Lopes.
Já não há palavras para descrever isto.
Até quando… grrr… até quando!?
Jô
Nuno
Ou seja, o Elias devia ter ficado. E o Gelson também. Ficavam todos. Mesmo sabendo que alguns não prestam, outros não lhes apetece, e é preciso reduzir salários.
Emigra
amigo, se nao há dinheiro temos que arranjar solucoes.
De todos os que saíram, este é o único que tenho muita pena… mas pelo menos fomos buscar um que pode fazer bem o lugar e… é portugues!
Sérgio
podiam ter mandado o Silvio por emprestimo
Ricardo Peixoto
O Silvio, já tinha rumado a Corunha.. Já há uns largos dias!!
miguel machado
enfim, era o meu jogador preferido do plantel no ano passado. a sua venda faz sentido e os valores parecem-me adequados…
para mim o rojo até será capaz de desempenhar a função de DE melhor que o insúa desta época, tendo o Joãozinho o lugar nos próximos jogos enquanto o rojo estiver lesionado.
pode ser que com a entrada de algum dinheiro dê para se comprar ou um central ou um ponta de lança, com um contrato em condições (por objectivos, por exemplo).
Buena suerte emi
Santos
Apesar de ter sido um jogador incrível o ano passado, e agradeço imenso pelo que lutou pelo clube, acho que a saída era o melhor, até porque com a nova politica de apostar na academia, Insua roubava o lugar a qualquer um do lado esquerdo, e o rendimento deste ano tem sido pouco ou nenhum.
Não gosto, mas concordo.
ILLUMINATOR
O sporting tinha de vende-lo face à condição financeira (antes insua que ricky ou patricio). Na minha opinião está na altura de apostar em pedro mendes(xandao não faz sentido nenhum) e rojo passa a DE ( domingo é a estreia de joaozinho).
O sporting vai ter de chegar à champions para não vender patricio,ricky ou outros ativos fundamentais.
Filipe Silva
Pedro Mendes recusa-se a renovar, já foi apresentada a última proposta, ainda este mês, à qual recusou prontamente. No meu entender, já tem tudo acertado com outro clube. Se ele já tivesse renovado já tinha agarrado a titularidade, antes mesmo do Dier, face a sua qualidade. Enfim, mais um….
porrinho
O Pedro Mendes é o mais fraco, DE LONGE, dos centrais jovens do Sporting. Mas de longe! O Tobias, o Ilori, o Dier
porrinho
O Pedro Mendes é o mais fraco dos centrais jvens do Sporting – aliás, parece-me muito fraco…
Tobias, Dier e Ilori são superiores. Se não quer renovar, adeus e até à próxima.
SL
RicardoG
O porrinho tem razão. Esperemos que os outros jovens DC tenham a sua oportunidade.
Ainda temos o Nuno Reis…
Allgarve06
O Pedro Mendes não é assim tão fraco! E tem duas qualidades num centrais que são fundamentais em clubes grandes – altura e bom jogo de pés. Os jogos que realizou na posição de trinco, mostraram que não é um jogador de pontapé para a frente, sabendo segurar a bola sem ter medo que esta queime! È importante um central assim… Espero que renove e que faça parte do plantel do próximo ano, juntamente com Dier e um DC de peso (experiente, ao jeito do André Cruz).
Um plantel interessante para a próxima época:
GR: Patrício, Boeck, Ventura
Def: Miguel Lopes, Arias, Dier, Pedro Mendes, Tobias, Ricardo Carvalho, Rojo Joãozinho
Med: Rinaudo, Zezinho, Adrien, Labyad, André Martins, João Mário
Ext: Carrillo, Viola, Bruma, Jéffren
Av: Wolfswinkel, Ghilas, Rubio
Implicava a venda de jogadores como Boulahrouz, Capel, Cedric e Schaars e a entrada de Ricardo Carvalho (apostando num projecto desportivo interessante) e de Ghilas, que pode ser a torre que falta ao Sporting (a capacidade que tem para segurar a bola é uma das principais lacunas de Wolfswinkel).
Um equipa que serviria essencialmente para potenciar jogadores com Carrillo, Labyad, Viola e Wolfswinkel, para os vender (faseadamente)e potenciar outros jogadores como Betinho, Gael Etock, Ricardo Esgaio, Carlos Mané, Christian Ponde…
porrinho
Allgarve06,
concordo com muitos, não com todos:
-o Pedro Mendes não dá, com a idade que tem já devia ter mostrado muito mais, ao contrário de outros que referiu que, sendo mais novos, já apresentam outra maturidade e qualidades assinaláveis (velocidade, sentido posicional);
-ao João Mário, infelizmente, falta-lhe intensidade (o que o rinaudo tem, que não tem mais nada – ou melhora muito ou o Rinaudo é PÉSSIMO!);
-se o Iuri Medeiros tiver cabeça será um jogador a contar, tenho esperança que vingue.
Mas é um plantel interessante, mas muito jovem, falta aí qualquer coisa de mais maduro, uma voz forte dentro do campo, respeitada e reconhecida como potente e competente.
Saudações Leoninas
Allgarve06
Coloquei o João Mário como alternativa a Adrien. É um jogador que precisa de ganhar minutos para ter a tal intensidade, e podia ir rodando com a equipa B. Quanto ao Rinaudo, completamente de acordo! Tem muita intensidade, muita garra, mas não tem qualquer sentido táctico e pára muito o jogo. Tem o mérito de, por vezes, arrancar com a bola e provocar desequilíbrios!
O iuri Medeiros é, salvo erro, um extremo, que tem jogado muitas vezes na B como suplente utilizado. Pode ser uma solução a longo prazo.
Por fim, a constatação: falta uma referência! Rui Patrício é já mais que um Santo em Alvalade, mas o melhor que pode fazer é evitar golos e manter a equipa em jogo! Falta uma referência para onde os jogadores mais novos se virem quando em apuros. Em tempos pensou-se em Rinaudo, mas falta-lhe futebol! Podia ser um medio centro com cultura de criação de jogo e decisão rápida. Podia ter sido o Elias, mas nunca funcionou! Hugo Viana? Ou um estrangeiro? Deve o Sporting apostar forte em termos de salários de 1/2 jogadores?
Emigra
se o Pedro Mendes fosse bom, entao o Real Madrid nao o tinha deixado sair… ainda para mais quando o Real nao está para aí além bem servido em termos de centrais. Tem 2 ou 3 muito bons, mas falta quantidade e um jovem seria bem vindo.
AlgarveSempre
Anda tudo doido o Pedro Mendes é um central fantástico, mais um para ser assobiado. Eu fico doente será que anda tudo cego?
O que tem já ter alguma idade e quanto ao Real Madrid não o querer tem que se lhe diga já que se falou que o Pedro Mendes era aposta de Mourinho mas o Sporting não aceitou opções de compra-
Não renova? Não ganhem juízo.
Que clube é este pah fogo até começa a meter nojo, o clube e os adeptos.
SL
Duarte Catela
Oh Emigra
O Real não está bem servido de centrais??
O Real é sem duvida alguma a que está mais bem servida de centrais.. Pepe, Ramos, Albiol, Varane, Carvalho..Um ou outro podem não estar no pico da sua carreira mas são jogadores de top mundial…
João
Desses que mencionou, só Pepe é que é um jogador de top mundial.
Mesmo o Ramos, acho que não é grande central, e os outros, por muito que goste do Ricardo Carvalho, temos de ver quando já estão a mais na equipa.
Ora como é que uma equipa com a intensidade de jogos do Real só tem 1 central de top e um razoavel? acho que isso não é estar bem servido de centrais…
Vítor Agostinho
Muitos dos que agora criticam a saída de vários jogadores, diziam há tempos que esses mesmos jogadores nada valiam e que deviamos jogar com os "miúdos" da equipe B. Pronto, é isso que vamos ter. Quanto ao Insua, desejo-lhe toda a sorte do mundo e espero que demosntre no Atlético o que revelou na primeira época no Sporting Clube de Portugal, para ser transferido e render mais algum dinheiro. Saudações Leoninas!
diogo
n faz falta! Era mt fraco defensivamente. E n sei se é defeito meu ou não mas para mim uma equipa tem sempre q se construir de trás para a frente. N sofrer golos é meio caminho andado para ganhar. Os últimos 3 jogos assim o demonstram. Boa sorte insua
João Vitorino
Apesar de no ano passado ter sido um dos melhores, senão o melhor DE da Liga e de ter feito óptimas prestações, esta época este muito aquém da expectativa, apesar de continuar a ser um grande jogador.
Na questão monetária, 3,5 milhões de euros por 35% do passe não me parece um mau negócio, isto se se confirmar que o Sporting recebe os 3,5 milhões limpos…
Agora quem é o que irá substituir? Muito provavelmente Marcus Rojo já que é titular na Selecção Argentina nessa mesma posição, é claro com Joãozinho a lutar por uma oportunidade no lugar.
Sendo assim só resta mesmo ir buscar um DC (ou dar a titularidade a Dier/Mendes) e um PL para concorrer com Wolfsinkel.
Cumprimentos.
miguel
Se juntarmos todos os jogadores dos últimos 5 anos do SCP, Insua foi talvez o jogador com mais raça, mais empolgante, com espirito ganhador e que amava o clube.
Estive com o irmão de Insua em Bilbao aquando da meia final da Liga Europa e entre muitas coisas e muitas canãs ele dizia que o irmão era apaixonado pelo clube e pelos adeptos.
Algo se passou entretanto e pelos vistos os prémios e a revisão salarial prometida e não cumprida podem-no ter desmotivado. Além de ver contratações milionárias e jogadores tipo Izmailov a ganharem o dobro e sem fazerem sacrifícios pela equipa podem ter retirado a paixão a este defesa de classe mundial.
Desde o André Cruz não tínhamos um jogador assim na nossa defesa, que acrescentasse tanto à equipa na construção e na concretização.
Anónimo
Concordo com o teu comentário, e perdemos muito este ano e no anterior, pois Insua e o João Pereira não são de certeza os melhores laterais do mundo, mas o querer e o esforço de sacrificio é meio caminho andado para a vitoria, algo que ambos demonstram ter!É pena perder-se jogadores com essa garra, mas face ao nosso momento acho que foi o melhor a fazer. Tenho esperança no Joaozinho, o Jesualdo já o queria ter levado para a Grécia, isso deve revelar alguma qualidade
Rui Sancho
Rui Jorge.
Daniel Rosa
O Moutinho também era isso tudo e depois fez o que fez. Hoje em dia não se pode pensar nessas coisas, os jogadores chegam e partem e procuram em 1º lugar o melhor para eles, lá querem eles saber do clube.
Emigra
Belíssimo jogador que sim, sentia a camisola e os adeptos. Estes sao os que nao devemos deixar sair.
Jibóia Cega
Com quem, com o Federico? Estive com ele nos tempos do Independiente e cheguei a sugeri-lo ao Benfica mas o Veiga na altura não fez caso…
Tomas Mendes SCP
Nao estava nada a espera disto, e sinceramente deixou-me triste.
Enfim, é o caminho que o meu Sporting faz hoje em dia, enfim, enfim.
Abraços para o VM e continuação de um excelente trabalho.
Sigurd
Bem vendido, é um bom jogador mas esta época claramente muitos furos abaixo do ano passado, 3.5M é bom nos dias que correm, poupa-se no salário, e em termos desportivos (nada p ganhar) o q resta da época Rojo e Joãozinho chega. Caros não ponham os jogadores nos picaros, eles n merecem, vejam o ex do Liedson, nenhum jogador está acima do SCP.
Força Godinho. Força Sporting!!!!!
Fora com os abutres e patetas que tem vindo a prejudicar o Sporting (Bruno Vale e Azevedo de Carvalho, Eduardo Barroso e Daniel Sampaio)
Arel
Godinho Lopes durante as eleições: "Eu não era capaz de vir para este projeto sem esses 60 milhões de euros equacionados de forma muito clara para poder organizar o passado e mais 40 milhões para tornar este projeto vencedor no futuro". – hiperligação: https://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=686194
Godinho Lopes já presidente: "Sporting não tem dinheiro para mandar cantar um cego". – hiperligação: https://www.dn.pt/desporto/sporting/interior.aspx?content_id=1984131
Para si, Sigurd, só lhe deixo esta, porque há "muiiiitaaass" mais por aí. Você nem merecia resposta mas enfim…
Sigurd
Sim vamos desestabilizar….agora que estamos a começar a estabilizar (ainda não perdemos com o nosso mister Jesualdo) vamos criar focos de instabilidade com eleições antecipadas para que um "ser" ir para presidente e assim fazer aquilo que melhor sabe….falir e fechar empresas. Eu não quero isso para o meu Sporting por isso se Godinho foi eleito pelos Sportinguistas tem que cumprir o mandato somos um clube sério e não um circo em que cada ano há um presidente diferente. Com tempo e com a união de todos os sócios e adeptos vamos sair desta crise.
Força Sporting!!!! Força Godinho!!!!!
Fora com os abutres e patetas que tem vindo a prejudicar o Sporting (Bruno Vale e Azevedo de Carvalho, Eduardo Barroso e Daniel Sampaio)
Sled
Sigurd o teu presidente é um santo! AHAHAHAHA
"O processo de corrupção “Paquetes da Expo” começa hoje a ser julgado em Lisboa, num caso relacionado com o fretamento de navios para alojar supostos visitantes da Expo-98, ocorrido há mais de uma década.
Foram constituídos arguidos neste processo Januário Rodrigues (ex-director da Unidade de Alojamento da Parque Expo), António Manuel Pinto, Jorge Dias e o empresário Godinho Lopes.
Godinho Lopes vai responder em julgamento pela prática, na forma consumada e em concurso real, de um crime de corrupção activa para a prática de acto ilícito e de um crime de branqueamento de capitais."
RicardoG
Sigurd, pensas que enganas quem?
João Vitorino
Portanto, em vez de se procurar outra solução, fica-se com um Presidente que está a levar o Sporting ao fundo e não se faz nada? Bom raciocínio sim senhor…
Arel
Sai bem.
O ano passado fez uma boa época, um dos melhores jogadores da época.
Mas este ano estava muito mau. Lento, a defender foi uma nódoa (juntamente com o resto da defesa claro), cruzamentos = zero. Deu-me a ideia na pré-época que estava mais gordo.
A única coisa que o safava eram os remates que continuavam fortíssimos.
Sobre os valores: à que perceber que, tendo em conta a época do Sporting, todos os jogadores desvalorizaram..
Jô
Não. Esses deviam ter saído.
O ponto não é esse: o que quero dizer é que, depois de ter mandado embora todos os dirigentes que fazim parte do projecto inicial, de ter despachado uma mão cheia de treinadores que ele próprio contratou, o Godinho Lopes está agora a despachar todos os jogadores que ele próprio contratou.
É preciso dizer mais alguma coisa sobre a inpetidão deste senhor para gerir um clube de futebol??
Sigurd
As samessugas k andam em todos os sites a dizer mal desta direção, k vão a AG e ponham os problemas na assembleia. Eu só comento aqui no ROL como já disse notro local,mas tb leio outros sites. O k leva um ex.candidato derrotado nas ultimas eleições querer uma assembleia para destituir um pre.do SCP? Êle não quer resolver os problemas quer é o poder
OLS
"O projeto é para ganhar, não quero ficar dependente da venda dos jogadores. Há vendas em função do projeto e não em função das necessidades – e esta é a grande diferença. Vender a qualquer preço só para permitir que se paguem salários não. Jamais venderia um jogador para um rival.
A independência passa por isso, tenho de ganhar. Se baterem uma cláusula de 30 milhões é outra coisa, vender um jogador para depois aguentar uma época desportiva ou algo do género acabou. A grande mudança é essa – eu, Luís Duque e Carlos Freitas viemos aqui para ganhar, não para vender os jogadores e equilibrar o passivo."
Godinho Lopes em Entrevista ao Expresso – 15 de Março 2011.
Ruben
Uma Boa venda porque nesta epoca nao tava na sua melhor forma, mas esperemos para ver os contornos do negoçio.
Sideshow Bob
Curioso como é que o presidente do sporting não disse ao atlético (não percebo a alcunha de patético! 2 vezes vencedor da liga europa em 3 anos chega perfeitamente para qualquer clube português !!) que só trocaria o insua ou pelo falcão, ou pelo adrian!!
Um abraço
João Vitorino
Bem, estou a ver que ficaram todos chateados por o Sporting não ter vendido o Insúa ao Benfica…
Rui Sancho
Você não ficaria chateado se o presidente do seu clube dissesse que estava interessado no Nolito e a resposta do presidente do Benfica fosse que apenas trocaria pelo Wolfs ou pelo Patrício?
Daniel Rosa
Secalhar você queria que o Sporting ficasse com o Kardec. O Benfica não o consegue vender pelo preço que pagou (6M ou +) e vocês queriam ficar com o Insua que 35% do passe vale 3,5M, isto se fosse troca por troca. Assim com este negocio na sua opinião já era bom não é?!
Al Capone
Sr Daniel Rosa, o sr mostra um total desconhecimento da realidade (ou burrice, como preferir)… Em que se baseia para dizer que o Benfica não o consegue vender pelo preço que o comprou???
É que eu saiba (e só me dou ao trabalho de comentar alguma coisa quando tenho algum conhecimento da mesma) o Benfica não só consegue vender o Kardec pelo valor que o comprou 2.5M (bem diferente de 6M), como já o vendeu por um preço superior 50% por 3Milhões… Bem diferente de negócios como comprar atletas por 8.8M e vender 50% por 3.8M (sabe fazer contas, não sabe?)
Sideshow Bob
Apenas falei nesse "negócio"/rumor para dar um exemplo de algo que potencialmente seria positivo para o sporting, ficar com dois activos com bastante mercado e com rendimentos desportivos assinaláveis (nolito principalmente) por troca com um jogador que não queria ficar no clube e que acaba por ser "despachado" para espanha para um clube aonde não vai sequer jogar já que no seu lugar existe o filipe luis.
Se não fosse a arrogância talvez esse negócio (mais positivo para o sporting claramente) tivesse acontecido.
Por outro lado percebo que o vendam para o atlético se com isso conseguirem saldar dividas antigas.
Um abraço
Metra
Boa tarde,
Relativamente à venda do Insua penso o seguinte:
1º O Sporting precisa de reduzir custos com pessoal;
2º Neste sentido, em minha opinião, deve analisar quais as posições melhores preenchidas e com os salários mais elevados;
3º Assim sendo, vendo a posição de defesa esquerdo temos dois internacionais A da seleção argentina no Sporting;
4º Assim, o Sporting deveria vender aquele em que teve a melhor proposta e ficar com o outro, Tal como penso que o fez;
5º Para colmatar esta saída deveria ir buscar um def esquerdo portugues e jovem para ver o que ele vale no SCP, tal como fez;
Assim, considero que neste caso específico a direcção do SCP teve uma boa atuação, independentemente de me custar que o Insua saia.
SL
Emigra
bom comentário… É sempre bom ver um pouco de racionalidade aqui nos comentários!
Mas que custa ver o Insua sair, lá isso custa
Daniel Rosa
Parece que o Godinho sempre fez bem em não vender ao Benfica. Não percebo é a opinião de alguns leitores e a sua grande indignação pelo Sporting não ter vendido o Insua a um clube rival.
Tiago G
Em termos de valores (a confirmar-se que são 3,5 M por 35% do passe) nem é um negócio assim tão mau e se garantirmos uma percentagem de venda futura ou o perdão de dívida ao Atlético (Pongolle e Elias) será um bom negócio. A nível desportivo é uma grande perda pois Insúa (pelo menos no ano passado) foi um dos melhores laterais esquerdos (o melhor a actuar em Portugal e pelo menos um dos 10 melhores a nível europeu).
Por outro lado, devo dizer que esta direcção parece que quer acabar rapidamente com o nosso clube. Só olhando para os últimos tempos, vejam bem o que esta direcção vergonhosa anda a fazer.. Tirem as vossas conclusões.
Compras de jogadores:
– Viola (4 M por 90% do passe)
– Rojo (4 M)
– Elias (8,85 M)
– Alberto Rodriguez (1,25 M por 70% do passe)
– André Carrillo (690 mil euros por 50% do passe)
– Schaars (1,35 M por 100% do passe)
– Rinaudo (2,4 M por 100% do passe)
– Rubio (1 M)
– Arias (920 mil euros por 50% do passe)
– Bojinov (2,6 M por 80% do passe)
– Capel (3,5 M)
– Jeffren (3,75 M)
– Wolfswinkel (5,4 M)
– Marcelo Boeck (960 mil euros por 75% do passe)
Já para não falar de certos prémios de assinatura (Onyewu, Pranjic, Boulahrouz, Luis Aguiar, Gelson, etc), de salários ridículos como o de Elias (qualquer coisa como 130 mil euros/mês) e de indemnizações e salários pagos a treinadores (Domingos Paciência, Sá Pinto, Vercauteren..)
PERCENTAGENS DE PASSE que temos dos jogadores:
– Rui Patrício – 70% (claúsula= 40 M)
– Marcelo Boeck – 65% (claúsula= 15 M)
– Cedric – 30% (claúsula= 30 M)
– Pereirinha – 100% (claúsula= 30 M)
– Rojo – 25% (claúsula= 30 M)
– Xandão – 0% (emprestado com opção de compra de 3,1 M)
– Miguel Lopes – 50% (os outros 50% são do Porto) – claúsula= 20 M
– Boulahrouz (informação desconhecida)
– Elias – 50% (claúsula= 40 M)
– Schaars – 37,5% (claúsula= 20 M)
– Adrien – 95% (claúsula= 40 M)
– Rinaudo – 35% (claúsula= 25 M)
– André Martins – 35% (claúsula= 25 M)
– Capel – 75% (claúsula = 30 M)
– Wolfswinkel- 35% (claúsula = 22 M)
– André Carrillo- 30% (claúsula = 30 M)
– Jeffren- 75% (claúsula = 30 M)
– Viola (informação desconhecida) – claúsula = 30 M
– Labyad – 45% (vendemos 55% do passe dele e ninguem divulgou valores) – claúsula = 50 M
Vendas:
– Liedson (1,8 M)
– João Pereira (3,7 M + 500 mil por objectivos)
– Matias Fernandez (3,1 M + 1,5 M por objectivos)
– Carriço (750 mil euros)
– Izmailov (troca por Miguel Lopes e cada clube ficou com 50% do passe de cada jogador)
– Insúa (3,5 M – ?)
Empréstimos:
– Gelson (opção de compra não divulgada)
– Elias (cerca de 1 M pelo empréstimo + opção de compra não divulgada)
– Pranjic (opção de compra não divulgada)
Emprestados:
– Hugo Ventura (100% dos salários com opção de compra não divulgada)
– Joaozinho (100% dos salários com opção de compra situada entre os 750 mil e 1 Milhão de euros)
Tudo isto numa altura em que Liedson (um dos nossos símbolos) assinou pelo Porto para ir ter com os amigos Varela, Moutinho e Izmailov..
Se isto não é gestão danosa então é o quê? Abram os olhos.. estão a acabar com o nosso clube!
SL
Drav
O Rodriguez veio a custo 0, o sporting tinha 100%
o carrillo veio por 1M por 50% do passe
O Schaars veio por 850 mil por 100% do passe
O Rinaudo veio por 525 mil por 100% do passe
O Boeck ainda hoje é desconhecido
De resto, esta tudo certo
Rui Sancho
De onde veio a info acerca dos 50% quer do Miguel Lopes quer do Izmailov? Se não me falha a memória, quando o negócio foi anunciado na CMVM não existia clausula nenhuma relativamente a percentagens de passes retidas pelos clubes de origem.
Jibóia Cega
E o Postiga vendido por 1M para o Zaragoza?
Daniel Rosa
Acho que o problema desta direção não foi as contratações. a meu é que o godinho não têm personalidade para ser presidente e os maiores erros dele foram a dispensa do Domingos e a contratação do Vercauteen.
As contratações não foram assim tão caras se comparares com o que o Porto e Benfica gastam. até porque só compras-te jogadores internacionais e alguns com provas dadas e outros com margem de progressão.
Acho que o grande problema desta equipa/direção foi a reformulação do plantel foram umas 25 entradas em 1 ano e meio. Hoje em dia temos melhor equipa do que tinhamos antes desta direção. Eu acho que quanto ao investimento na equipa n podes acusar o GL, quando muito podes discutir as escolhas dos jogadores.
Quanto aos ordenados os bons/internacionais jogadores custam dinheiro… vê-la quanto é que ganha um moutinho ou um salvio por exemplo…
O GL pode ser acusado de muita coisa mas ele tem criar uma equipa ganhadora, não soube foi fazer as coisas com calma e tempo. Acho que o Sá Pinto é que arruinou esta equipa pois a equipa foi muito mal preparada, sem preparação fisica, sem rotinas, sem um onze titular…não tinha nada…
SL
Tiago G
Amigo Drav estás enganado, tal como tu eu também pensava que eram esses os valores correctos mas fui ver e podes confirmar no Relatório e Contas do Sporting. Agora se esse valor inclui os prémios de assinatura não faço a mínima ideia..
Aquisições efectuadas durante o exercício de 2010/2011:
– Carrillo, 690 mil euros por 50% do passe ao Alianza Lima
– Alberto Rodríguez, 1.236 milhões por 70% do passe (clube vendedor não divulgado)
– Schaars, 1.350 milhões por 100% do passe ao AZ Alkmaar
– Rinaudo, 2.420 milhões por 100% do passe ao Club Gimnasia de La Plata
– Marcelo Boeck, 959 mil euros por 75% do passe ao Marítimo
LuisRafaelSCP
«O Atleti vai pagar 3,5 milhões de euros pelo defesa de 24 anos, com o Sporting a ficar ainda com 34 por cento do passe.»
Isto vinha no Record… não faz sentido nenhum, porque assim sendo o Sporting vendeu 1% do passe por 3.5 milhões? ou o Sporting só recebe 1% dos 3.5 milhões? Deve ser um erro qualquer.
quanto à contratação, depois de Joãozinho estava-se mesmo a ver que o Sporting ia tentar colocar o Insúa, continuo a achar que devia ter ficado, era o melhor lateral esquerdo dos ultimos anos e retirava pressão a Joãozinho que assim vai ter de impôr-se de imediato.
Anónimo
Plantel Principal
Em 30 de Setembro de 2011, o plantel da equipa de futebol profissional registado na Liga
Portuguesa de Futebol Profissional é composto por 25 jogadores, dos quais 5 (20%) foram
formados pela sociedade e 15 (60%) são jogadores internacionais que competem
regularmente nos diversos escalões das respectivas selecções nacionais.
Os direitos desportivos e económicos destes jogadores do Plantel Principal da época
2011/2012 detidos pela SCP Futebol, SAD, e a duração do respectivo contrato, a 30 de
Setembro de 2011 é a seguinte:
JOGADORES DO PLANTEL
Nome do Jogador | % Passe detida | Fim contrato
Alberto Rodriguez 70% 2015
Anderson Polga 100% 2012
André Carrilho 30% 2016
André M artins 40% 2014
André Santos 30% 2014
Bruno Pereirinha 100% 2013
Daniel Carriço 100% 2013
Diego Capel 80% 2016
Diego Rubio 65% 2016
Elias Trindade 50% 2016
Emiliano Insua 85% 2016
Evaldo Fabiano 90% 2014
Fabian Rinaudo 35% 2015
Jeffren Suarez 75% 2016
João Pereira 80% 2014
Marat Ismailov 100% 2015
Marcelo Boeck 65% 2016
Matias Fernandez 75% 2013
Oguchi Onyew 80% 2014
Ricky Wolfswinkel 35% 2016
Rui Patrício 80% 2013
Santiago Arias 100% 2016
Stjn Schaars 100% 2014
Tiago Ferreira 100% 2012
Valeri Bojinov 100% 2016
EMPRESTADOS
Nome do Jogador | % Passe detida | Fim contrato | Clube ao qual está emprestado
Adrien Silva 100% 2013 Académica
Amiro Baldé 100% 2013 Cercle Brugges
Atila Turan 90% 2016 Beira Mar
Cedric Soares 70% 2013 Académica
Celso Junior 100% 2012 Targu Mures
Diogo Rosado 95% 2012 Feirense
Diogo Salomão 20% 2014 Deportivo Coruña
Edson Sitoé 40% 2014 Olhanense
Eric Dier 50% 2014 Everton
Jaime Valdes 100% 2013 Parma
José Lopes 35% 2016 Atlético Portugal
Juary Soares 50% 2013 Sertanense
Leandro Grimmi 70% 2013 Genk
Luis Ribeiro 50% 2014 Sertanense
Marco Torsiglieri 50% 2014 Metalist
Nuno Reis 100% 2013 Cercle Brugges
Pedro M endes 100% 2013 Real Madrid
Renato Neto 40% 2014 Cercle Brugges
Sinama Pongolle 100% 2013 St. Etienne
Vitor Golas 100% 2014 Penafiel
William Carvalho 60% 2014 Fátima
William Owuso 60% 2014 Westerloo
Wilson Eduardo 35% 2012 Olhanense
https://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCT36529.pdf
Ricardo Lopes
Tomas D
Como deves calcular essas percentagens não são as actuais.. Era tão bom se tivessemos 85% do passe do Insua :(
leugimM
Bom negócio, sem dúvida (Insúa chegou a custo zero, sendo que estes 3,5 milhões por 35% do passe permite, à partida, recuperar pelo menos o prémio de assinatura pago ao jogador). Agora, com a saída do argentino, surge uma boa oportunidade para a afirmação de Joãozinho neste Sporting. Por outro lado, caso Jesualdo Ferreira coloque Rojo à esquerda, abre-se espaço à titularidade de Pedro Mendes (até já devia estar no plantel principal), com o central português a jogar ao lado de Boulahrouz (Eric Dier e Xandão como alternativas à dupla).
Quanto à carreira do Insúa, em comparação com o Brasileirão, é claramente uma opção mais coerente. Não será nada fácil conquistar um lugar na equipa de Simeone, até porque Filipe Luís é um lateral bastante competente, mas acredito que a 100% possa ser um elemento com a sua utilidade. Vamos ver.
André Cruz
Vai ser emprestado diretamente ao Benfica para a semana, querem ver?
Rodrigo
Se houver a confirmaçao oficial da venda do Insua por 3,5M por 35% do passe e um bom negocio, sendo que o Sporting acaba de perder um dos seus melhores jogadores e o seu melhor lateral esquerdo dos ultimos (largos) anos.
Se for 3,5M total e uma venda estupida e sem nexo nenhum.
Quando vi a contrataçao do Joaozinho previ que Insua pudesse sair, algo que ainda se notou mais quando o Gremio atacou o argentino e este demonstrou vontade de sair.
Por ultimo, desejo-lhe sorte no Atletico de Madrid, mas nao sera facil ganhar a titularidade ao Filipe Luis, um lateral muito competente, quer a nivel defensivo, quer a nivel ofensivo.
Manuel Beites
Apesar da meia época fraquinha que fez, é de todas as saídas a que mais me dá pena. Toda a gente quer dar à sola! E não fica por aqui… Aliás não devia ficar, porque há gente sem categoria nem talento para jogar no Sporting. O Pereirinha, o Cedric, o Xandão, o Boulahrouz, o Rinaudo…bem, este Rinaudo…nas nossa regionais há bem melhor a jogar por uma merendola ao Domingo! Pouco raio de acção…e depois com bola só olha para o lado e para trás…muito fraquinho.
Depois o Schaars deve estar farto disto e o Jeffrén…não há meio de acordar. E esse Rojo ou ganha potência na perna direita ou não dá nada. Sempre que se apoia à direita fica pregado à relva e é comido de cebolada.
De forma que ainda há muita gente para sair. O problema é arranjar quem os queira…
Para colmatar as faltas é ir à equipa B e arranjar mais uns Joãozinhos que os há bem bons na Liga Sagres. Quando não há dinheiro há que puxar pela imaginação, pela criatividade e pela inteligência, porque enterrar um clube falido com mais uma ardózia de 100 milhões e trazer quase vinte gajos, um de cada canto do mundo para fazer a triste figura que temos feito, até o chefe da "relva" fazia melhor!!
Enfim…este Sporting "tá prássim"…esperemos que surja um outro após o golpe de estado.
Obscure
Não sou SCP, mas é com pena que vejo mais um bom jogador sair da nossa Liga.
Outra coisa, não percebo porque andam aqui pessoas a dizer que é bom negocio. Não têm noção de nada.
1- Sporting tem ordenados em atraso + prémios para o Insua. Jogador ameaça com rescisão unilateral de contrato por ordenados em atraso. E a SAD fica obrigada a ceder ao desejo do jogador em sair de Alvalade.
2- Sporting precisa de reduzir despesas e aumentar receitas. Com isso, está obrigado a vender activos, baixando a qualidade do seu plantel, porque as substituições nunca são melhores do que aqueles que deixaram o clube.
3- O passe do Insua está divido em quatro partes: Insua, Liverpool, Sporting 35% + Sporting Fund com 15%
4- O Insua custuou 1,5M€ ao Liverpool, não veio a custo zero.
5- 1,8M€/ano salário, esteve cá 15/16 meses + 1,5M€ pela transferência. Vendem 15% ao SPorting FUnd por 525 mil euros. Onde está o retorno aqui? Se alguém encontrar que me avise. O pouco que sobrou foi para saldar a divida ao jogador.
Tiago G
Amigo Obscure, concordo consigo em tudo. Tudo o que disse é verdade mas o Insua não recebia 1,8M/ano de salário pq isso era equivalente a 180 mil euros por mês! O Elias era o jogador que recebia mais no plantel e ganhava cerca de 130 mil euros por semana o que equivale a 1,3 Milhões de euros por ano/época (o salário anual de um jogador não é 12 meses mas sim 10 meses). Deve ter retirado essa informação de um jornal tipo CM ou algo do género. Pelo que sei o Insúa recebia cerca de 80 mil/90 mil euros por mês, o que equivale a um salário anual na ordem dos 800 mil/ 900 mil euros por ano
Obscure
1,8M€/ano, não escrevi liquido, estava a referir-me a salário anual bruto.
O que equivale a 128.571,50€ salário mensal bruto, que perfaz qualquer coisa como 1.800.001,00 euros/ano.
E com o novo escalão esses 128 mil brutos tornam-se em 68.391,84€ de salário liquido mês, mais de 60 mil euros em descontos.
Tiago G
* 130 mil euros por mês e não por semana ;)
Tiago G
Ah muito bem, peço desculpa então.. está esclarecido. Por acaso pelas informações que tinha, o valor que ele recebia andava na ordem dos 80 mil euros líquidos mas pronto são pequenos pormenores ;)
Obscure
Não tens que pedir desculpa, eu é que não me expliquei como deveria inicialmente. Antes do novo escalão que entrou em vigor 01/01/13, o salário liquido mensal do Insua andava na ordem dos 93.857,20€. Mais coisa menos coisa.
Para um jogador, para um funcionário, seja para quem seja, o bruto só interessa a entidade patronal, quem recebe só quer saber o valor liquido.
Em Espanha muitos clubes estão a ter estes problemas porque a taxa de IRS aumentou de 24% para 43% e partir de 2016 irão passar a tributar 52% de IRS. O mesmo deverá acontecer por cá. Não podemos descortinar que a saída do Insua resulta na sua vontade em procurar um salário mais elevado e de um novo projecto com maior visibilidade internacional. Mas isto só acontece devido as dificuldade de económicas e financeiras da SAD.
Zapata
Onde posso ver os moldes do negócio? Que clube anunciou os detalhes?
Zeca
Ta tudo maluco? O sporting vendeu 1% do passe por 3,5M?! É uma venda do outro mundo! Um negocio um pouco estranho mas sendo ja confirmado em tantos paineis de informaçao começa a ganhar credibilidade.
Acho que os exemplos do visao de mercado neste caso (b.cesar e souza) nao sao adequados. Os valores sao mais altos mas o sporting vendeu apenas 1% do passe, nao contando com os 500mil que ja tinha recebido… excelente negocio!
Cumps
Hugo Fernandes
És muito ingénuo
JR
A confirmar-se, foi o único bom negócio que esta direcção fez. Apesar de Insúa, pela sua valia, ser de difícil substituição, ainda para mais quando a posição de DE, como referem , ser deficitária no futebol mundial. O que se ganhou com Insúa será gasto no futuro à procura de um lateral esquerdo à altura. Relembro que Evaldo e Grimi, juntos, custaram cerca de 8 milhões. Durante os próximos anos dificilmente se contratará um lateral tão bom em condições tão vantajosas.
A dispensar ainda em Janeiro: Cedric (não tem qualidade, tem mercado e a posição está garantida, ainda para mais quando na B está um miudo com muita mais qualidade: Arias) e Xandão (seis meses para fazer crescer Dier e dar oportunidade a P.Mendes).
Tiago G
Tens toda a razão! Aliás basta pensar um bocadinho para perceber que o que interessa aqui saber é o salário em bruto, visto que estamos a ver na óptica da entidade patronal (o Sporting). Pois realmente bate certo, muito provavelmente o valor do salário que tinha conhecimento era o que ele recebia antes da entrada em vigor do novo escalão. Sim também já tinha ouvido que em Espanha muitos jogadores estão descontentes com esse aumento da taxa de IRS.. enfim é a crise que temos! Sim claro, concordo contigo.. apesar de gostar muito do Insúa aceito perfeitamente a sua saída (era inevitável) e espero que ele tenha sucesso no Atlético. Aliás penso que a curto prazo outros jogadores vão acabar por sair por valores "baixos", visto que a situação financeira não é mesmo nada famosa
VR
Visão do mercado , quando comparada esta venda com a venda de bruno cesar e do souza é importante não esquecer que tanto benfica como porto têm quase a totalidade dos passes dos jogadores em seu poder. O sporting actualmente não tem mais de 30% do passe de quase nenhum jogador o que torna quase impossivel( para não dizer mesmo impossivel fazer encaixes financeiros na casa das dezenas de M. este negocio acho que foi mesmo muito bom.. 3.5M por 1 % do passe do insua é incrivel.. a 100% daria um absurdo de 350M. para concluir, como disseram, seria dificil fazer melhor negocio no futuro, ainda mais com a desvalorização de que o jogador iria ser alvo, para obviamente não falar do dinheiro poupado em salários! Assim falamos outra linguagem!
Alexander Sweden
A ser verdade, em termos proporcionais, é provavelmente o jogador mais caro de sempre do futebol mundial. Um autêntico "case study" a figurar nas melhores universidade de gestão e seminários sobre o poder negocial. Mais um record do guiness registado pelo clube leonino a juntar a tantos outros.
Anónimo
Hugo Meneses
peco desculpa mas alguem me pode explicar, acabo de ler o jornal a bola e tb ja li aqui alguem a dizer que o record dizia algo do mesmo genero.
« vai render aos cofres de Alvalade 3.5 milhões de euros, mesmo tendo em conta que o Sporting detinha apenas 35 por cento do passe. Para além do encaixe financeiro, o Sporting também irá receber 34 por cento de uma futura venda de Insúa»
Alguém me consegue explicar o negocio?? Então o Sporting segundo consta só tinha 35% do passe do jogador e vai ficar com 34% de uma próxima venda??? Então quê, o Sporting vendeu 1% do passe do jogador por 3,5milhoes?? Porque segundo o que estou a entender do que estou a ler o Sporting recebe 3,5M pela parte do passe que detinha.
Estes negócios com o Atlético são no mínimo caricatos… negócios com as equipes patrocinadas pelo Jorge Mendes… A não ser que o atlético se tenha sentido culpado pelos barretes que nos tem enfiado ultimamente e decidio ressarcir-nos…
Falta saber é se o Sporting recebe algum dinheiro mesmo, dado a bela divida que deve ter com o atlético (pongole-6milhoes + elias-8,8milhoes) e nao é so uma amortização da divida
Tiago G
Tal como já tinha avançado hoje à tarde, os 34% referem-se à percentagem que o Sporting irá receber numa futura venda do Insúa. Contudo, importa perceber também que ficar com uma percentagem de uma futura venda é diferente de ficar com uma percentagem de lucro numa futura venda (são coisas muito diferentes) e que enquanto não houver um comunicado oficial não será possível esclarecer.
O negócio consistiu na venda dos 35% (que o Sporting tinha) pelo valor de 3,5 M que ainda tínhamos de pagar ao At.Madrid pelo Elias, sendo que o Atlético também se encarregou de pagar o que o Sporting devia ao Insúa (que segundo o CM seriam 800 mil euros relativos a direitos de imagem). Para além disso, pagaram também ao Insúa e empresário (irmão) 400 mil euros pela intermediação do negócio. Convém também referir que o Sporting já tinha recebido 525 mil euros pela venda dos outros 15% que tinha ao Sporting Portugal Fund e que os restantes 50% estão divididos entre o Liverpool e o próprio Insúa (32% são do Liverpool e 18% do Insúa). Ou seja, tal como tinha dito, o valor que o Insúa rendeu ao Sporting é de 4.025M (como tinha avançado) + 800 mil do que devíamos ao jogador (segundo o CM). Isto tudo apesar de não recebermos verdadeiramente este dinheiro pois serve de pagamento do Elias
Sporting1906
Sei que mais gente gostaria do mesmo com certeza e, por isso, peço(sei que tem muito trabalho) que façam a vossa ideia do que seria o plantel do Sporting até final do ano e o que fazer no final da época(alguns jogadores que sugerem, posições a reforçar, os que sobem da B, os que deviam sair também).
SL
espanhol
Isto pode ser analisado de várias maneiras:
1. Este dinheiro é tão real como o dinheiro que o Benfica pagou e recebeu pelo Roberto. O que o Sporting lucra daqui são os possíveis prémios que tinha de pagar ao Insua e não vai precisar de pagar e os salários (ah e o milhão e tal que já tinha recebido do fundo). Fora isso é tudo mafia dos empresários, e provavelmente vai ter de receber 2 ou 3 jogadores que não valem a ponta de um corno.
2. O Sporting vendeu por 3.5 milhoes, o que equivale a 10milhoes de valorização total, o que não sendo muito, também não é um mau negócio.
3. Essa dos 34% de uma transferência futura é a maior mentira que pode ser inventada, e não percebo como é que continua a haver tanta mentira no futebol sem que nada aconteça aos responsáveis.
ToRnAdO
Uma coisa é certa, o Sporting não tem feito outra coisa se não correr atrás do prejuízo. De 6 em 6 meses, entram 8 e saem 12! Não é sustentável e está na hora de darem competitividade à Liga (e à Selecção: Adrien, Patricio, A.Martins, M.Lopes, quem sabe o regresso de A.Santos e em breve Dier). Pode ser que o Jesualdo traga isso!
Acho que chega do Benfica ser encarado de maior inimigo, quando esse está a Norte e a explorar bem os Condes! Não ganhariam mais os da 2ª Circular com troca de jogadores excedentários ou insatisfeitos, sem os jogadores terem de se mudar de malas bagagem?
Reflictam!
(o meu anterior comentário não entrou, talvez agora tenha moderado as palavras…será?)
LuisRafaelSCP
Dier é inglês, já é internacional pelas camadas jovens e dificilmente algum dia será opção para a nossa selecção (infelizmente).
ToRnAdO
Dizes bem! É internacional pelas camadas jovens!
Portanto basta Portugal chamá-lo primeiro (se merecer!) e ele querer!
Veremos…
Relva
excelente venda.
LuisRafaelSCP
Não compreendo este negócio… o Sporting vendeu 1% por 3.5 milhões? é que se tinha 35% e ficou com 34%.
Assim sendo foi um negócio FANTÁSTICO!
A outra opção é dos 3.5 milhões, receber 1% desse valor, assim sendo foi um negócio RIDÍCULO.
Por fim, o mais provável é não ter ficado com percentagem nenhuma, visto que o negócio ainda não foi esclarecido.
LuisRafaelSCP
Agora falta sair Xandão (que estupidez ficar com ele quando não é do Sporting e não é uma mais valia), Jeffrén (grande 0, trapalhão todos os jogos, não finta ninguém, enfim) e Pereirinha (sem espaço e em final de contrato nao justificando renovação)
Rui Amaral
MELHOR NEGOCIO!!!!!! da historia do clube (no que toca a jogadores comprados e posteriormente vensdido)
ToRnAdO
Mas não anda tudo com problemas de português e de matemática em simultâneo?
Ora bem, segundo a noticia (aqui é que não sei se será assim!) o Sporting vendeu os 35% do PASSE que detinha por 3,5M e ficou com 34% de uma FUTURA TRANSFERÊNCIA! Ou seja, detém 0% do passe! Fica com direito a indemnização do valor de venda caso seja vendido!
Parece tudo igual, mas não é! Porquê? Porque caso surjam propostas, não pode opinar!
Simplificando, é como se tivesse vendido metade e espera pela outra metade (caso não valorize nem desvalorize!)
Parece complicado? Pois… é mesmo!
Deve ser assim que eles dão as voltas às CMVM!
Obscure
Falas do problemas de português outros mas usaste a palavra "indemnização".
Mas o que tu querias dizer é que a SAD do Sporting fica com direito a receber 34% do valor da mais-valia obtida numa futura transferência do atleta.
A isso chama-se mais-valia e não indemnização.
Não acredito nisto dos 34%.
ToRnAdO
Acreditar é difícil.
Tb ainda não vi informação credível sobre o assunto.
Peço desculpa por não utilizar a palavra TÉCNICA correcta. É por isso que não escrevo blogs de bola!
Pedro
O Jesualdo disse hoje uma coisa que está ai num dos pontos do VM
«Fala-se do Nani e do Cristiano Ronaldo. A marca do Sporting, ao nível dos jogadores que produz, tem que ser diferente, e isso é uma estratégia do próprio clube! E o clube tem de reforçar a marca que tem. Têm que atestar qualidade, porque no futuro os valores serão mais altos. Aliciar um jogador para vir para o clube é sempre diferente se a marca for forte», disse um treinador convicto que a formação leonina tem de continuar cotada nos píncaros.
Concordo com a ideia. Temos de vender mais, para aliciar outros elementos a vir para o nosso clube, mesmo sabendo que para eles é apenas um trampolim
Gui
Mais um craque contratado por esta direção para iludir sócios que abandona o clube no mesmo mandato de Godinho. Se não houvessem janelas de transferências não duvido que acontecesse com jogadores o mesmo que acontece com treinadores: tão depressa são contratados como são dispensados.
Marco Santos
Vender por 3.5M e ainda ficar com 34% do passe acho muita história…
Jibóia Cega
Caros editores do Visão de Mercado, seria expectável um pouco de cuidado na apresentação destas contas, pois o mais distraído dos leitores fica com uma ideia distorcida dos factos e a partir daí geram-se discussões irracionais entre adeptos.
Vamos a contas:
-3,5M sobre 35% do passe equivale a que o valor equivalente a 100% seja de 10M.
-Se o Sporting ficou com direito a 34% de uma futura venda, isso nada nos diz, por agora, que o clube tenha vendido 1% do passe por 3,5M. Para que tal acontecesse é preciso que uma venda futura rendesse ao Atlético a soma absurda de 350M!
-Imaginemos que essa futura venda renda uns razoáveis 10M. Logo, o SCP receberá 3,4M que somados ao montante inicial, dá um total global de 6,9M por 35% iniciais do passe. Dividindo 6,9M por 35% dá sensivelmente 197 mil euros por 1% do passe.
Obrigado pelo vosso trabalho.
ToRnAdO
Se esta notícia for verdade, estas contas parecem-me bem mais correctas!
Portanto, caso seja vendido pelo mesmo preço (estas contas estarão sempre dependentes do preço de venda posterior) o Sporting venderia o Insua por 69%!
Será isso?! :)
Zepaslx
Anda tudo a dormir. Como é lógico o Insua foi para o Atlético para abater na enorme divida que o Sporting lá deixou com o Elias. Os moldes do negocio estão e ficarão por explicar por esse motivo
Zapata
Lógico que isto está mal contado. Muito mal contado.
Melas
Como a do Roberto para o Saragoça Zapata? Não espera essa ainda foi pior! Muitas e muitas transferências têm ficado por esclarecer em Portugal e nesse aspecto, o Sporting até é o clube que passa mais ao lado dessa problemática (até porque tem vendido menos como é evidente), no entanto é o costume, quando são os outros toda a gente se cala, quando é o Sporting cai o cabo e a trindade porque está muito mal contado e afins….
Má venda, pela posição que ocupa (defesa esquerdo) e pelo que mostrou, sobretudo no ano passado, sai por um preço muito modesto, ainda para mais quando temos tanto lixo para vender (Xandao, Boula, Pereirinha, Cedric, Scaars, Jeffren, etc.).
S.L.
Zepaslx
Melas é obvio que o Roberto também foi mal explicado mas estamos a falar do Insua , não estou a comparar com Robertos nem com Rijkaards que ficaram por explicar como quase todos os negócios que o Porto faz com o Sporting.Estamos a falar sobre o Insua o post é sobre isso.
SecretWord
O Sporting pode agora jogar muito bem, ou conjugar, como quisermos, a equipa principal com a B. Para o resto de campeonato que falta e face ao ajustamento de objectivos do clube, esse cenário é o mais indicado.
GR: Patrício, Boeck, Ventura
DD: Miguel Lopes, Cédric
DCs: Boulahrouz, Xandão, Eric Dier, Pedro Mendes
DE: Joãozinho, Rojo
Mdf: Rinaudo, João Mário
MCs: Schaars, Adrien, André Martins
MO: Labyad, Zezinho
ED: Jeffren, Esgaio
EE: Viola, Carrillo, Capel
AVc: Wolfswinkel, Rubio, Betinho
Dag
AFINAL QUEM ESTÁ A SER MANIPULADO?
Como sempre disse… eu diria que algumas coisas estão a estabilizar! Para além da continuidade do sucesso que tem sido o trabalho ao nível da formação e das modalidades em geral finalmente o futebol profissional com a chegada de alguém competente. Vejamos agora o seguinte.
1- Godinho Lopes. Andou algum tempo para "limpar" a estrutura do sporting de alguns "problemas" que existiram. Num esquema de tentativa e erro finalmente acertou. Numa situação em que se comete um erro (já assumido pelo presidente) deve-se, na ,minha opinião, avaliar o que se fez de errado e decidir pela alternativa de maior probabilidade de sucesso. Depois de isso ter sido feito até haver estabilidade, o que teria de ser feito por qualquer presidente (tendo em conta o estado em que o sporting estava), querem deitar por terra todo o trabalho feito para vir outro começar do zero. Na minha opinião não é inteligente. Pelo contrário dizem que o facto de o Godinho Lopes não ter elementos da lista que ganhou com ele ao lado dele neste momento é incompetência. Eu diria que é apenas um processo lógico de sedimentação de um estrutura.
2 – Bruno de Carvalho(previsível candidato a presidente). Este homem chegou a convencer-me com as suas ideias (que pouco diferentes eram das de Godinho) mas principalmente com a sua idoneidade moral e símbolo de ruptura para com o passado do clube. Mas com o passar do tempo a sua postura começou a cheirar-me, claramente a preparação de um ataque. Inicialmente não quis "por em causa a estabilidade do clube" (sabendo claro que a sua providencia cautelar não iria dar-lhe resultado mais valia manter a imagem de cordeirinho). Depois todos os comentários feitos nas variadas situações foram na minha opinião um posicionamento. Ou seja, esperou o momento certo para aparecer, depois do cenário montado e na posse de uma simpatia por parte de uma fatia importante do eleitorado sportiguista, bastou o momento. Ele sabia que uma estratégia de risco asumida por esta direcção (só quem não está lá é que não erra, e se ele para lá for veremos o que acontece) em algum momento iria ficar frágil. Neste momento é muito conveniente aparecer um tal de movimento que faz o trabalho sujo por ele. De repente ate já parece que BdC é a cara do movimento não o sendo na realidade. É uma relação estranha que eu não percebi ainda entre este movimento e BdC. Só sei que é realmente conveniente. O que me preocupa é que os sócios, baseados em opiniões feitas de determinadas pessoas, estejam cegos e não vejam que na realidade neste momento não há qualquer alternativa ao poder. Pelo menos ideias, ZERO. Eu não sou contra a mudança, agora sou contra ganância… e isto parece-me um golpe mesmo. Honestamente, se me provarem que não é eu apoio. Se continuar esta nuvem tóxica de sede de poder sem rumo (pelo menos explicito) não voto a favor disto. Até porque, para quem prega aos sete ventos que os sócios têm direito à informação e à decisão, se repararmos a informação veiculado por esta gente é toda muito bem escolhida. Não vejo a serem dados pelo tal movimento e pelo BdC dados para se poder tomar decisão informada. Afinal quem está a ser manipulado?
SL
Pedro
Excelente artigo. Concordo inteiramente com a venda. Agora é altura de apostar em Joãozinho que acredito que tenha muita competência para o lugar. Sporting deve continuar a olhar para o mercado interno e para a sua equipa b. Porém ainda falta sair (para 15 jogos como o VM diz) Xandão ou Boulahrouz, os 2 na equipa não fazem sentido. Falta sair ainda Jeffren ou até mesmo Capel (prefiria o primeiro) visto que temos excessos de extremos até porque Viola continua a não actuar a ponta de lança. Não só poupava-se bastante em mais um salário chorudo como podia dar algumas oportunidades a Bruma por exemplo. Não temos nada a perder. De resto precisamos de um avançado diferente de Wolfs ainda para mais estando de saída.