Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Xavi é o novo treinador do Barcelona

Boa opção? Percebe-se a ideia. É uma das maiores figuras na história do clube, o que ajuda, ou pode ajudar, a acalmar, numa fase em que a Instituição está em crise. Por outro lado, há a expetativa que possa imitar o que fez Guardiola. Ainda por cima nesta fase não havia muitas soluções, sendo que os blaugrana também não são propriamente apetecíveis para um treinador cotado. O problema é que Pep só há um, também deixou de haver Messi e esta equipa parece estar em transição (elementos como Fati, Pedri, Gavi, etc, podem ser de topo daqui a 2-3 anos, mas ainda não têm a maturidade para serem eles a levar a equipa às costas). Mesmo assim continua a haver qualidade individual para dar a volta à situação, inclusive para entrar na luta pelo título  (a La Liga está ‘algo louca’), e os catalães precisavam de um abanão nesta fase para manterem alguns dos objetivos intactos.

Xavi é o novo treinador do Barcelona. Foi o próprio Al-Sadd a anunciar, revelando que os catalães pagaram a cláusula de rescisão, de 5 milhões de euros, que estava estipulada no contrato que ligava o espanhol ao clube do Qatar. O ex-médio, de 41 anos, sucede assim Ronald Koeman no comando técnico dos catalães, naquela que será a sua segunda experiência de como treinador, depois de ter vencido 7 títulos ao serviço do Al-Sadd. Recorde-se que Xavi como jogador venceu 8 campeonatos pelo Barça, mais 4 Champions, tendo ainda conquistado o Europeu e Mundial ao serviço da Espanha.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

58 Comentários

  • Stravinsky
    Posted Novembro 6, 2021 at 1:34 pm

    Eu como adepto do Barça gostava que vocês tivessem razão, mas sinceramente desconfio um bocadinho.

    Pode ter boas ideias e praticar bom futebol no Al Saad mas aqui estamos a falar de uma equipa com outra exigência.

    Ser treinador do Barça é mais que saber de futebol. Ser treinador é mais do que ter sido um grande jogador. É outra coisa.

    Espero que corra bem, obviamente. Mas Guardiola há um em cem anos.

  • Vegeta
    Posted Novembro 6, 2021 at 9:49 am

    Vai marcar uma era.
    Leram aqui primeiro.

  • Pao com Presunto
    Posted Novembro 5, 2021 at 9:31 pm

    O negrito do VM convenceu-me. Nem tinha a ideia que já venceu 7 títulos, apesar de ser na Arábia.

    Que corra bem, pois se isso acontecer, o futebol vai agradecer.

  • DNowitzki
    Posted Novembro 5, 2021 at 3:24 pm

    Enquanto isso, o ex-colega argentino leva maia uma bola de ouro.

  • Macaco
    Posted Novembro 5, 2021 at 3:20 pm

    O filho prodigo a casa volta. Long Live the King. Independentemente do que possa fazer a curto prazo uma coisa é certa o ADN voltou e ha que ter calma e paciencia para poder crescer sustentadamente. Um pouco a semelhança do SCP com Amorim. Um jogo de cada vez e apostar en La Masia para poder contratar aos poucos e com qualidade e vender as vacas sagradas que ja nada fazem lá.
    Xavi é e sempre será um monstro e uma lenda do clube.
    E quem sabe Messi volte mais cedo do que muitos pensam e num formato que muitos poderão estranhar. Ele demonstra ja saudades da Catalunya e do que tinha e essa saudade é o worm que vai crescer na sua mente e sempre que houver uma gota de frustração ira lembrar como foi feliz no Barça e qual é sua verdadeira casa. Dou de prazo até final da época.
    RUA (vendidos) : Dembelé, Coutinho, Luuk de jonk, Umtiti, Braiwhaite
    A pensar: Lengelet, Aguero.
    Saber semear e gerir para poder progredir e voltar ao cume.
    No Qatar e com uma equipa sem “qualidade” europeia nem “nomes” fez um modelo de jogo muito interessante.
    Aposto as fichas todas nele.

    • Macaco
      Posted Novembro 8, 2021 at 9:59 am

      Messi tem 2 anos de contrato… e depois… um é o atual quer dizer que pra o ano se não renovar está ( disponivél).
      Quem disse que não pode perder 2 num ano? Onde está isso garantido? Além disso Messi n se esta a adaptar ao clube e já deu uma entrevista que pensa voltar ( seja a jogar ou não) e ao contrario dos profetas eu n sei se é o proximo ano ou em 10. O PSG vai aos poucos perceber que Messi é uma compra analoga a da Juventus por CR7. Cá estaremos para ver como se desenrola.
      Qualquer “ser Humano” real e não com alucinogênicos que viveu uma vida numa cidade, criou raizes e amizades, rotinas e dinamicas e a familia sempre viveu lá, tem saudades de voltar “a casa” ou será que é uma mentira?
      Fim do ano se fazem as contas da produtividade e do lucro de tudo e todos e de como Xávi poderá dar uma nova vida a um clube que poderá ser mais apelativo ( ou não).

    • Kafka
      Posted Novembro 5, 2021 at 3:59 pm

      Tanto disparate, Messi tem contrato de 2 anos com o PSG e o PSG não vai perder Mbappe e Messi na mesma época, portanto a saída do Messi no fim da época é um completo NÃO assunto, visto Mbappe já ser certo que vai sair …vê-se msm que vives numa realidade paralela, o PSG não deixou o Mbappé sair esta época por 200 milhões e na próxima ia deixar o Messi sair por segundo tu “ter saudades da Catalunha”.. Valha-me Deus

      Próxima época vai continuar a jogar no PSG PONTO…

  • Santander
    Posted Novembro 5, 2021 at 2:53 pm

    O caminho tem de ser este e tem de ser dado tempo a Xavi para a reconstrução.. o próximo mercado de verão já deve ser mais desafogado contudo acho que a prioridade deve ser a consolidação e a redução da massa salarial.. como reforços acho que não devem para já entrar em grandes loucuras.. Tentava despachar Umtiti, Lenglet, Alba, Coutinho e Dembele (caso nao se resolva esta questão das lesões) e ainda vai ser preciso ver a condição física de aguero senão vai ser necessário um PL também.. Gostava de ver Oliver nesta equipa, tem Barça escrito na testa desde do início.. um plantel composto da seguinte forma:
    GR: Ter Stegan, Neto
    DD: Mazraoui, Dest
    DC: Mingueza, Araújo, Piqué, Garcia
    DE: Gaya, Balde
    MDC: Busquets, Nico
    MC: De Jong, Gavi, Sergi Roberto
    MC: Pedri, Puig, Oliver
    ED: Fati, Pino
    EE: Depay, Demir, Braithwhite
    PL: De Jong, *contratação caso Agüero não possa voltar a jogar

    • Francisco Ramos
      Posted Novembro 5, 2021 at 4:17 pm

      Santander,

      Concordo com essa defesa, mas entre Piqué e Lenglet ficava o que ganhava menos.

      Já no meio campo parecem opções a mais. Sérgio podia ir embora e nunca necessitava de mais do que 6 opções. Talvez emprestar Nico e contratar alguém mais experiente (ficar com Nico, Pedri, Gavi e Puig parece demasiado).

      Na frente de ataque é que discordo. Depay será sempre o falso 9 que o sistema necessita, pelo que não iria jogar na ala. Iria buscar Isco a custo zero que encaixa que nem uma luva. Gastaria os meus euros em Dani Olmo para ser titular com Depay e Fati. E encontraria um ponta de lança mais posicional como Nesyri (Aguero nunca mais joga, Jong é emprestado e Braithwhite não tem valor). O joker seria Demir.

      P.S. Dembelé acaba contrato, não precisa de ser despachado.

    • Kafka
      Posted Novembro 5, 2021 at 4:04 pm

      Ah e Coutinho afinal segundo tu também é para despachar ??… Outro que tu aqui em Junho andavas a dizer que acrescentava qualidade e quantidade e que por isso não havia desculpas ??….

      Afinal a quantidade e qualidade que o Santander falava no Verão, ele quer despacha-lá todo no Outono… Tão mas tão bom

    • Kafka
      Posted Novembro 5, 2021 at 4:02 pm

      Despachar Dembele? Então mas tu no Verão andavas aqui a dizer que Dembele era um grande jogador de futebol ??… E agora achas que o Barça o deve despachar… Sempre ao sabor do vento, só rir com este Santander… Em Agosto era bom, em Novembro afinal é para despachar… Tão bom

  • Kacal
    Posted Novembro 5, 2021 at 2:36 pm

    Em termos de potencial e filosofia parece-me a contratação ideal. Xavi deve ter sido dos jogadores com maior QI futebolístico que já vi e isso traduz-se em conhecimento, parece ser um apaixonado pelo jogo e tem uma ideia de jogo que vai de acordo ao “ADN Barça” assim como conhece a mística do clube e pode voltar a unir os adeptos. O facto de ser um símbolo do clube e um ex-jogador que foi tão adorado só ajuda. Depois temos a prática onde as suas ideias serão postas à prova e a pressão que é treinar um clube como o Barça sobretudo nesta fase, não é o mesmo que treinar no Qatar. Não tem experiência de Europa e de grande clube como treinador portanto pode correr mal, mas o conhecimento que tem de futebol, a paixão que tem pelo jogo e o facto de conhecer este clube como poucos podem ajudá-lo a ter sucesso.

    Uma coisa que acho é que Xavi está destinado a ser um vencedor, como jogador provou-o e com a paixão que tem pelo jogo e a inteligência acho que vai acabar por triunfar, mas pode não ser imediato. Cabe ao clube dar-lhe as condições necessárias e ter paciência, dar-lhe tempo para construir um projecto e uma equipa competitiva e vencedora, assim como reforços para interpretar as suas ideias de jogo. Parece-me que o Barça quer arriscar e quer construir um projecto a médio prazo e sólido, nesse sentido Xavi parece-me uma boa aposta.

    Tanto pode dar um Pirlo ou Henry como um Guardiola, mas sinceramente se há jogador que vejo a ser um “novo Guardiola” é Xavi, parece-me ter o perfil, inteligência e conhecimento para tal. No Qatar mostrou coisas boas com a sua equipa a ser dominadora, goleadora e vencedora. Já traz alguma “bagagem” e conhece bem o clube e a sua realidade, o que os adeptos pretendem, se tivesse que apostar diria que vai ter sucesso caso lhe deem tempo e condições para tal. O resto é esperar para ver na prática, mas na teoria é uma boa aquisição. É aguardar.

    Sobre o plantel, têm em Ter Stegen um GR de topo para mais uns anos e que encaixa na ideia que Xavi deve adoptar. Depay é um craque. Depois Alba e Busquets podem subir novamente o nível com ele, quem sabe Pique também. E depois há jovens como Ronald Araújo, Eric Garcia, Dest, De Jong, Pedri, Gavi, Ansu Fati e os dois jovens Demir que podem sair potenciados ainda mais. É preciso investir num central e num avançado que elevem o nível pelo menos, assim como despachar elementos como Pjanic, Coutinho e Dembelé para poderem investir mais.

    Mas uma coisa é certa, vejo o Barça a médio prazo a jogar com identidade, a ter uma ideia de jogo, a ter uma filosofia e a jogar com qualidade, se depois vai vencer dependerá dos reforços que chegaram e do quanto os atuais do plantel encaixaram no que Xavi pretende e como renderem, mas há jogadores para explorar um futebol requintado e de posse, a meu ver. 2-3 reforços a sério e ficam fortes, o resto vamos ver. Mas estou curioso e expectante por ver este novo Barça. É dar tempo ao tempo, mas pior do que têm estado acho dificil, a tendência será melhorar e Xavi parece-me ter o que é preciso, aposto no sucesso. Vamos lá ver!

  • Kafka
    Posted Novembro 5, 2021 at 2:03 pm

    O delírio dos jornais da Catalunha continua, vivem numa realidade paralela…. Já falam em Coman, que o segundo eles o Xavi gosta muito do Coman ???…. Como se o Barça tivesse dinheiro para o Coman e depois mesmo que tivesse, ele ia mesma deixar o melhor clube do Mundo da actualidade para ir para um farrapo de clube como o Barça ?

    • Oldasity
      Posted Novembro 5, 2021 at 4:37 pm

      Não é de todo irrealista Kafka por 2 motivos:
      – o Coman anteriormente já deu a entender que não pretende ficar muito tempo no Bayern;
      – no fim desta época sobra apenas 1 ano de contrato, penso que o Bayern não fará muita “farinha” caso o jogador queira mesmo sair, até por este não ser um titular absoluto.

      No entanto, na próxima janela de transferências parece-me impossível.

      • AndreChaves9
        Posted Novembro 5, 2021 at 7:28 pm

        Para além de ter ganho o campeonato na Alemanha, Espanha e Itália. Ainda pode querer ir aos 5 grandes…

  • Joga_Bonito
    Posted Novembro 5, 2021 at 1:41 pm

    Concordo com o negrito do VM. Apenas acrescentaria que o único senão é que se a coisa correr muito mal pode-se ter queimado um grande treinador em potência no futuro. Mas creio que nesta altura ninguém quereria mais assumir o clube. Sendo assim, ou o Barça punha um treinador da B até ao fim da época e pensava numa solução a longo prazo com calma ou arriscava nesta solução.
    É esperar para ver.

  • Factualista
    Posted Novembro 5, 2021 at 1:32 pm

    Bem, apesar do comunicado do Al Sadd, a imprensa espanhola agora diz que o Barcelona negou o acordo porque não quer pagar os 5M da clausula lol.

  • Ghost Writer
    Posted Novembro 5, 2021 at 1:31 pm

    E se corre bem?
    Foram as primeiras palavras que me vieram à cabeça quando vi esta notícia, proferidas por Ruben Amorim no dia da sua apresentação.

    Xavi é um profundo conhecedor do futebol que elevou o Barcelona para o topo mundial, pelas entrevistas que ouvi dele e a forma como idealiza o seu futebol, penso que será um casamento perfeito.
    Na equipa técnica onde trabalho, usamos algumas vezes, trechos das entrevistas que dá para consolidar a ideia que queremos passar aos nossos jogadores, recomendo vivamente a todos a procurarem e ouvirem uma das suas entrevistas, é beber futebol (especialmente sobre o estilo de jogo de posse) no seu melhor.
    Mesmo não sendo adepto ou simpatizante do Barcelona, espero que o Xavi tenha sucesso neste projeto e penso que será dentro de 4/5 anos, top mundial na sua profissão.

  • PortistaDesdePequenino
    Posted Novembro 5, 2021 at 12:53 pm

    Dentro de campo, poucos entenderam o jogo como Xavi neste século.
    Claro que ser treinador implica um conjunto de virtudes e conhecimentos muito mais vasto, além de uma liderança forte. Neste momento, em Espanha, torço pelo Atlético, desde que Félix seja figura. Caso contrário, voltarei a torcer pelo Barcelona, que sempre foi o meu cube espanhol preferido.

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Novembro 5, 2021 at 12:25 pm

    A pressa destes gajos, podiam esperar para depois da 2ª mão com o Benfica….

  • henry14
    Posted Novembro 5, 2021 at 12:23 pm

    Lá vem o tiki taka outra vez! Boriiiing!
    Que maravilha que era o benfica ganhar lá e afundá-los mas infelizmente, quem se está a afundar somos nós :(

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Novembro 5, 2021 at 4:02 pm

      O tiki taka só é aborrecido pela postura do adversário. Se metem 11 jogadores dentro da área e atrás da bola, naturalmente que o jogo de futebol fica aborrecido. E tanto fica aborrecido se for a equipa que ataca a mandar balões para a área a tentar ganhar ressaltos o jogo inteiro, como fica se tentarem passar e arranjar espaços com a bola pelo chão. A reação e a postura das equipas adversárias é que torna aborrecido. É ver os primeiros anos do Barça de Pep até aparecer o Inter de Mourinho (Bayern em casa em 08/09, 2-6 ao Real) e ver o espetáculo de futebol que era, porque as equipas ainda não tinham esse conceito de se fechar todas atrás com tudo.
      Quem o torna aborrecido não é quem pratica, é a reação de quem o enfrenta. Se é o melhor para o resultado? Talvez, mas a minha crítica vai para a equipa que não quer jogar e simplesmente limita-se a tentar anular o jogo dos outros. Nunca vou criticar a única equipa que tenta atacar e fazer golo. O aborrecido é a postura dos adversários.

    • Macaco
      Posted Novembro 5, 2021 at 3:29 pm

      Tiki Taka é jogo de posição e de pose com circulação de bola. É uma estrategia, pior era Catenacio Italiano. Mas é apenas minha opinião.
      Em relação ao SLB, deviam ter ganho ao Dinamo e ter feito melhor com o Bayern para poder agora estar descansado com a passagem feita. Agora sobre pressão e tendo que ganhar ao FCB ( que duvido pelo stress e insegurança que existe neste momento). E pior que isso é ganhar ao KIEV tb que muita gente nem pensa nessa parte e dão como dado esse resultado.

      • henry14
        Posted Novembro 5, 2021 at 5:29 pm

        Eu sei disso, claro.
        Mas não gosto do estilo quando é demasiado abusivo. No início até era fã mas eles (Barça e Espanha) abusaram de uma forma que se tornou entediante na minha modesta opinião.
        Tal como Klopp disse nos tempos de Dortmund, salvo erro “Se futebol fosse isso, preferia assistir a ténis”. Mas respeito outras opiniões, claro.
        Ora não podia concordar mais com essa última frase. Tá toda a gente a pensar que o empate pode servir e que depois ganhamos ao kiev na última jornada e passamos mas não sei se será assim tão certo. Oxalá que sim.
        Abraço

    • Folen
      Posted Novembro 5, 2021 at 1:35 pm

      Boring? Depende do ponto de vista.
      O Tiki-Taka é talvez das melhores táticas a nível de controlo de jogo

      • Joga_Bonito
        Posted Novembro 5, 2021 at 10:37 pm

        A nível de controlo de jog sim,mas de dar gosto ver jogar não.,.sinceramente deu-me muito mais gosto ver o Barça de Ronaldinho e Rijkaard do que o de Guardiola, não fosse o génio de Messi e não me encantaria de todo…não gosto desse tipo de futebol com muitos passes para o meu gosto…mas lá está, gostos são gostos.
        Concordo que a nível de resultados e controlo de jogo é top, tal como outros sistemas também o foram, mas a nível estético não gosto muito.

      • henry14
        Posted Novembro 5, 2021 at 5:27 pm

        Eu sei disso, claro.
        Mas não gosto do estilo quando é demasiado abusivo. No início até era fã mas eles (Barça e Espanha) abusaram de uma forma que se tornou entediante na minha modesta opinião.
        Tal como Klopp disse nos tempos de Dortmund, salvo erro “Se futebol fosse isso, preferia assistir a ténis”. Mas respeito outras opiniões, claro.
        Abraço

  • Francisco Ramos
    Posted Novembro 5, 2021 at 12:07 pm

    Xavi parece ser a melhor opção porque neste momento também não havia mais opções.

    Tendo em conta o estado actual do clube, é complicado arranjar um treinador TOP que aceite mudar de clube para ir para o Barcelona. Mesmo no fim da época já seria complicado, e daí talvez a principal razão de terem mantido Koemen, quanto mais a meio da época. Por isso entendo a opção de Xavi. É da casa, conhece a filosofia do clube, as ideias da direção e ajuda ao mesmo tempo a acalmar a insatisfação devido aos últimos resultados juntamento com a crise financeira e directiva que existe (ou existiu).

    Como handicap fala-se de não ter experiência, mas até tem mais que Guardiola. Este saiu da equipa B para a A, sem nenhuma outra experiência, Xavi ainda esteve algum tempo no Qatar. Podiam ter feito como Luís Enrique que entre a B e a A ainda teve na Roma ou Celta de Vigo mas o tempo era agora e não podiam esperar que “maturasse” mais um bocadinho.

    Olhando para os jogadores acredito que há potencial para mais, muito mais, é preciso é haver alguém que ajude a comandar as tropas. Agora é necessário reforços, principalmente no ataque. Neste momento há Depay e o menino Fati, com Dembelé (a acabar contrato) e Aguero (contratação desnecessária) lesionados. Faltam opções que ajudem o resto da equipa a dar um salto qualitativo.

  • Filipe Ferreira
    Posted Novembro 5, 2021 at 12:06 pm

    Muito curioso com o que Xavi pode vir a fazer. A base está lá toda, mas é preciso ter em consideração que isto nem é um ano 0. É um ano -1.
    Finalmente conseguiram o treinador que queriam, já andavam a aliciar o Xavi há anos.

    Estou muito expectante com o que Xavi poderá fazer. Se fizer metade do que fez como jogador já era incrível.

  • Jonas SCP
    Posted Novembro 5, 2021 at 12:00 pm

    Tanto pode vir a ser bom como dar uma de Pirlo e arrumar com a carreira. Dado ao mercado não acredito que houvesse outra opção melhor

    • Macaco
      Posted Novembro 5, 2021 at 3:26 pm

      Nada mas mesmo nada a ver com Pirlo…. Mais Percurso Guardiola, Luis Enrique o na pior Zidane no que respeita jogador para treinador

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Novembro 5, 2021 at 12:23 pm

      Até ver é 50/50 mas eu tenho feeling que Xavi vai construir uma carreira de sucesso.

  • Mantorras
    Posted Novembro 5, 2021 at 11:59 am

    Boa sorte ao Xavi, espero que recupere o Barca.

    Creio que essencialmente foram a procura de alguem a quem sera dado “tempo”, ou seja, Xavi sendo um simbolo dificilmente sera queimado na praca publica a primeira oportunidade. Isso e muito importante nesta fase.

    Eu teria ido por Ten Hag, sinceramente, nem sei se o proprio consideraria, se calhar nao… mas julgo que com ele teriam mais capacidade de ir ao mercado, nomeadamente na Holanda e reforcar-se sem gastar balurdios e obtendo muita qualidade. Nao tendo sido opcao, espero que seja treinador do Newcastle para o proximo ano e seria mais um projecto a seguir.

    Xavi vem com a escola que se pretende naquele clube, mas precisa de liberdade total para formar o plantel e tomar decisoes para a proxima epoca. Alem de tempo. Nao sei se tera estaleca para o desafio, porque acima de tudo precisa de coragem.

  • JoaoMiguel96
    Posted Novembro 5, 2021 at 11:50 am

    A nível de carisma faz e de conhecimento da casa faz todo o sentido.
    É muito diferente Gavi e Nico aprenderem com Koeman ou com alguém como Xavi, que possivelmente é um dos ídolos deles. Depois, conhece a casa como ninguém, tal como, conhece o presidente.

    Quanto ao futebol, é ver o Al Saad dele. A equipa jogava imenso e eram os melhores do Qatar. Modelo, como é óbvio, baseado na posse e na construção a partir dos centrais.

    Se tem tudo para singrar no Barça? A nível técnico e táctico tem, sem dúvida. O problema é que o Barça não tem dinheiro, não tem imensos jogadores acima da média e os próprios jogadores estão super em baixo.

    • Macaco
      Posted Novembro 5, 2021 at 3:25 pm

      é formatar de novo La Masia e apostar nisso como se fez no passado.
      Xavi e Iniesta são fruto disso com Busquets e esse era o Core de tudo.
      Não ter dinheiro é mau, mas ha que saber lutar contra a adversidade.
      Gostava de ver o Trincão de volta…

      • JoaoMiguel96
        Posted Novembro 5, 2021 at 5:05 pm

        A questão de não haver dinheiro até pode trazer benefícios. Menos pressão, menos estrelas e mais paciência para eventuais “setbacks” que possam haver durante as próximas épocas.

        E claro, vai permitir/forçar uma aposta na formação.
        Há Garcia, Gavi, Nico, Orellana, Puig, Fati, Collado e ainda jovens fora do formação bastante promissores como Demir.
        O próprio Trincado acredita que possa ter uma oportunidade para mostrar o seu talento na próxima época.

    • Tiago Silva
      Posted Novembro 5, 2021 at 12:16 pm

      Exato, o Al Saad dele é uma máquina de bom futebol e até tem mais experiência do que tinha Guardiola quando assumiu o Barça. Até poderá correr mal, mas tem tudo para correr bem, o Xavi é um génio do futebol em ascensão poderá catapultar estes miúdos para o próximo nível.

      • JoaoMiguel96
        Posted Novembro 5, 2021 at 5:02 pm

        Sim e, por exemplo, não tem nada que ver com Pirlo. Tem currículo como treinador e títulos.

        Acredito que possa triunfar.

  • salo
    Posted Novembro 5, 2021 at 11:30 am

    Esta contração nestas alturas penso que é inoportuna e pode vir a manchar a própria imagem ou carreira de Xavi, se não alcançar resultados satisfatórios no imediato (e a equipa que tem a disposição animicamente está mais preparada para os maus resultados do que para os bons, ou seja, está acomodada com os maus resultados).
    Na minha opinião, já que não foi contratado logo no início da pré época, devia ser contratado só no final desta época, de modo que possa trabalhar com a equipe desde a pré época e implementar as suas ideias (depois de varrerem o Alba, Pique, Busquetes e Sérgi Roberto da equipa,).
    Nesta altura, dificilmente as suas ideias serão implementas e assimiladas pelos jogadores, e a pressão por bons resultados e bom futebol pode ser prejudicial.
    Espero que no final da época não estejamos a falar do seu despedimento e contratação de um outro treinador (amador, já que o Barça adora treinadores amadores).

    • Hirok "The Truth"
      Posted Novembro 5, 2021 at 2:12 pm

      Se há altura boa sem contar com inicio de Julho é esta.. O Barça tem ainda muito para ganhar e ainda não perdeu nada.. infelizmente para o meu Benfica esta noticia vem na pior altura e a probabilidade de fazermos um bom resultado em Camp Nou baixou imenso no dia de hoje, com Koeman perder lá seria vergonhoso para o Benfica, neste momento já é quase o contrário.. o futebol tem esta particularidade de se passar do 8 ao 80 e vice versa num ápice, e começo a sentir que apenas Benfica irá para a Liga Europa e os outros 2 seguem nos 8s ao contrário do que à umas semanas atrás pensaria que seria ao contrário..

    • Tiago Silva
      Posted Novembro 5, 2021 at 12:19 pm

      A melhor altura até é agora. Terá uma pausa de seleções para começar a implementar as suas ideias, conhecer os jogadores e não terá tanta pressão como qualquer outro. O Barcelona não podia continuar com Koeman iria destrui-lo cada vez mais e uma recuperação seria muito mais difícil. O Xavi não tem nada a perder a meu ver.

    • Filipe Ferreira
      Posted Novembro 5, 2021 at 12:08 pm

      Esta época, apesar de ainda estar longe do seu fim, tem que ser considerada como uma ‘época perdida’. É preciso ser ambicioso e ter um mínimo de exigência, mas é preciso ter em conta o contexto e entender que o Xavi chega em novembro. Não me parece que faça sentido julgá-lo pelos seus resultados esta temporada. Quanto ao Xavi, ele que aproveite mas é desde já para começar a construir a sua equipa para a próxima temporada. Aproveitar agora para fazer crescer alguns elementos, perceber, dos veteranos, quais os que se identificam com o clube e dispensar os restantes.

  • Oldasity
    Posted Novembro 5, 2021 at 11:22 am

    Acho que é a melhor opção pela simples razão de não haver outra opção. É da casa, conhece o clube e a filosofia. No entanto tem provas no Qatar e mais nada. Deveria ter passado por um clube de nível mais baixo antes de chegar a este patamar pois os egos dos jogadores que vai encontrar agora são bem mais altos comparado aos jogadores que tem tido.

    O objetivo é melhorar o futebol da equipa, apostar nos miúdos e mal possa tem de arrumar a casa.

  • goncalomcs
    Posted Novembro 5, 2021 at 11:14 am

    Ora vamos lá a um novo capitulo no Barça!!!
    Xavi já disse que é obcecado pela posse de bola, por isso, já tomos sabemos que estilo vai ter o Barça daqui para a frente…
    Vamos ver que contratações irão fazer, sendo que aquele plantel precisa de uma limpeza geral, há lá jogadores que nunca na vida têm qualidade para jogar num Barcelona.
    Como o estilo de jogo vai ser ter sempre a bola no pé e privilegiar a posse de bola, suponho que contratem jogadores com elevada qualidade técnica e que tratem a bola como ninguém.
    Na minha opinião para este estilo de jogo um jogador que encaixaria como uma luva no “NOVO BARÇA” seria sem dúvida Bernardo Silva. Porém confesso que gostava de ver também João Félix neste Barça com este tipo de jogo, pois penso que é um estilo onde o miúdo se sente mais confortável.

    • Macaco
      Posted Novembro 5, 2021 at 3:22 pm

      Primeiro Avaliar, Depois dispensar e ou vender e depois ver qual o saldo para investir.
      Mas sim matéria prima havera sempre é uma questão de criar as bases de novo en La Masia e tudo é possivél.
      MAs para já dinheiro não ha.

    • Tiago Silva
      Posted Novembro 5, 2021 at 12:22 pm

      Concordo, mas não seria a prioridade, o Barça tem Gavi, Pedri e Frenkie para potenciar. São muito mais necessário jogadores verticais para jogar nas alas e principalmente um central que seja o patrão da defesa. Mas mais importante que tudo é tentar vender os jogadores que não servem como Lenglet, Umtiti, Sergi Roberto, Coutinho e Dembelé.

    • Oldasity
      Posted Novembro 5, 2021 at 11:31 am

      Nem todos os jogadores precisam de ser máquinas de reter a bola. Basta serem minimamente bons tecnicamente e que cumpram com o que o treinador pede.

      Basta ver que entre 2008 – 2012 o Barça tinha jogadores como Keita, Etoo, Pedro, Villa, etc. que eram bons tecnicamente mas não eram propriamente jogadores de posse de bola.

      Bernardo e Félix são desnecessários.

      • Mantorras
        Posted Novembro 5, 2021 at 11:55 am

        Engracado que referes Etoo, Pedro e Villa, todos jogadores que jogam na frente e sao verticais, cuja funcao e muito mais atacar o espaco e serem servidos, do que darem seguranca com bola. Logo nao entendo muito bem a logica dos exemplos.

        Bernardo jogava facil no Barcelona e quem dera ao Barcelona (e ao Xavi) ter um Bernardo. Felix jogaria tambem, como e logico, ou achas que Xavi preferia o De Jong? Eu nao sei e se o Felix saindo do Atletico nao devia ter mais cuidado com os clubes que escolher, e como tal, nao ir para o Barca.

        • El Pipito
          Posted Novembro 5, 2021 at 12:26 pm

          Nenhum deles é formado num clube que agrade aqui ao Oldasity.

          • Oldasity
            Posted Novembro 5, 2021 at 1:29 pm

            Que comentário tão triste. Não é por um jogador ter jogado em clube X ou Y que tenho preferência por ele.

            Já me justifiquei em cima. Se não existissem dificuldades financeiras e/ou não houvesse qualidade no meio campo (Pedri e De Jong, por exemplo) não me importava minimamente de ter o Bernardo.

            • Mantorras
              Posted Novembro 5, 2021 at 4:44 pm

              Ja escrevi aqui algures que se fosse eu, eram Vlahovic e Antony as minhas prioridades, e depois a defesa.

        • Oldasity
          Posted Novembro 5, 2021 at 12:20 pm

          Referia esses jogadores porque nem Bernardo nem Félix tem lugar no meio campo deste Barça.

          Em nenhum dia do mundo eu trocaria Pedri ou De Jong por Bernardo, até pelo investimento que seria necessário.

          Félix encaixaria que nem uma luva como falso 9 e tinha tudo para brilhar com outro tipo de filosofia (com a mentalidade correta, como é óbvio).

          O que quis dizer é que eles não são necessários, porque acho prioritário investir em defesas de topo e não em médios tendo em conta que já existe qualidade. Trazer só 1 deles já seria muito difícil e Félix não tem mostrado que se deva investir tanto dinheiro nele, portanto repito: são desnecessários.

          • Mantorras
            Posted Novembro 5, 2021 at 4:40 pm

            Pois enganaste porque jogavam os dois.

            Bernardo e mesmo melhor que qualquer medio centro do Barca ao dia de hoje, joga num meio campo melhor que eles e numa equipa superior e foi o melhor dessa equipa.

            O Felix e muito melhor que quem la anda, mas nao jogaria no meio campo claro…

            Se o Barcelona tivesse De Jong a trinco, Pedri e Bernardo a frente dele ai sim podias dizer que tinha um grande meio campo. O Busquets ja nem o Pizzi apanha.

      • Sombras
        Posted Novembro 5, 2021 at 11:52 am

        São. Deves ter lá qualidade às pazadas para dispensar Félix e sobretudo Bernardo.

    • DM
      Posted Novembro 5, 2021 at 11:23 am

      O Barcelona não tem dinheiro para o Hugo Felix e para a Matilde Fidalgo, quanto mais para os seus familiares

Deixa um comentário