Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Oito jogadores do Sporting na convocatória dos sub-17 de Portugal

Elenco muito forte. Os portistas Tomás Esteves e Fábio Silva têm muito potencial. O Benfica também está muito bem representado, enquanto o Sporting têm nesta geração uma das melhores fornadas dos últimos tempos

Emílio Peixe divulgou a lista de 20 jogadores que vão tentar o apuramento para o Campeonato da Europa de sub-17 na ronda de elite que se vai disputar na Escócia. O Sporting, com 8 jogadores, é o clube mais representado, seguido do Benfica, que ‘empresta’ 7. Portugal, recorde-se, defronta a anfitriã Escócia, a Polónia e a Rússia na decisiva fase de qualificação, sendo que apuram-se para a fase final os primeiros classificados dos oito agrupamentos, assim como os 7 melhores segundos classificados – com o melhor registo frente ao primeiro e terceiro.

A convocatória dos sub-17:
SL Benfica: Samuel Soares, Filipe Cruz, Tomás Araújo, Rafael Brito, Paulo Bernardo, Henrique Pereira e Gerson Sousa
Sporting CP: Diogo Almeida, Eduardo Quaresma, Rodrigo Rêgo, João Daniel, Gonçalo Batalha, Daniel Rodrigues, Tiago Tomás e Bruno Tavares
FC Porto: Tomás Esteves, Fábio Silva
OGC Nice: Pedro Brazão
Borussia M’gladbach: Famana Quizera
AS Mónaco: Tiago Ribeiro

34 Comentários

  • hugo7
    Posted Março 18, 2019 at 10:42 am

    Acaba por não ir nenhum lateral esquerdo de raiz, mas l Filipe Cruz (que pode jogar a direita e como extremo) e o Rafael Brito (só lhe falta jogar a avançado e guarda redes) podem fazer a posição.
    Grande geração, Francisco Conceição acaba por ficar de fora, algo discutível visto que de um momento para o outro pode desbloquear um jogo.
    Queria destacar o Pedro Brazão que já treina regularmente com o plantel principal do Nice. É um extremo canhoto, super talentoso e uma das figuras desta equipa.

  • El Mago
    Posted Março 18, 2019 at 10:53 am

    Onde anda o Francisco Conceição? PArece-me ser o Felix desta geração. Preterido continuadamente nas convocatórias quando tem um potencial monstruoso. Dos jogadores sportinguistas o Eduardo Quaresma parece-me ser o mais talentoso, um projecto de grande central, dos benfiquistas gosto muito do Paulo Bernardo. Onde anda o Ronaldo Camara? Na sua verdadeira geração os sub 19? Atenção ao Pedro Brazão do Nice , jogador muito explosivo e talentoso. Quanto ao craque maior desta geração, o que me espanta é estar nos sub 17 quando é o melhor PL sub 19 do país. Falo obviamente do Fábio Silva.

  • Goncalo Silva
    Posted Março 18, 2019 at 11:10 am

    Benfica e Sporting são os dois mais representados, no entanto a meu ver os dois melhores jogadores deste elenco são os dois do Porto, Fábio Silva e Tomás Esteves.

    • MegaBadjeras
      Posted Março 18, 2019 at 12:21 pm

      Os dois melhores são Fábio Silva e Paulo Bernardo.

      • Humberto Cruz
        Posted Março 18, 2019 at 1:54 pm

        Palavra do Senhor.

        • MegaBadjeras
          Posted Março 18, 2019 at 7:29 pm

          Não é pelo Esteves estar a jogar nos juniores que passa a ser super talentoso. Agora isto é o que eles prometem com 16, 17 anos, vamos ver onde chegam.
          Se não conheces esta geração, eu conheço.

          • Humberto Cruz
            Posted Março 18, 2019 at 7:56 pm

            Tou me um bocado nas tintas para os miúdos, tenho pouco interesse em andar a segui-los. Não percebo é a arrogância dos comentários como o que fizeste em que é chegar e “o que eu digo é a verdade, tu estás errado” quando se trata claramente de uma questão de opinião, sabendo que há opiniões mais discutíveis que outras. O Gonçalo ali acima disse que no ver dele os melhores eram os dois do FC Porto. Tu chegas e “os melhores são x e x” e tá feito. Palavra do Senhor, Ámen.

            • MegaBadjeras
              Posted Março 18, 2019 at 8:43 pm

              Tenho que escrever para a próxima “na minha opinião” no início da frase, para não haver amuos?
              Não deixa de ser curioso, que vens para aqui perder do teu tempo para atacar alguém, e não comentas sobre o tema em causa e dizes que te estás nas tintas para os miúdos, mas vens comentar num post sobre um tema para o qual te estás nas tintas. Palmas!!

  • Antonio Clismo
    Posted Março 18, 2019 at 11:43 am

    Alguns destes jogadores a pedirem claramante integração na equipa B a partir da próxima época.

    • NoSense
      Posted Março 18, 2019 at 12:06 pm

      Conhecendo o CNS, será preferível os sub-23 que a equipa B

      • E o que temos
        Posted Março 18, 2019 at 12:09 pm

        E já tem sorte ser no CNS que o lugar era mesmo na distrital como todos os clubes normais que querem começar de novo digo eu

      • FrancisMelo
        Posted Março 18, 2019 at 12:38 pm

        Incrível a desvalorização constante que é dada ao CNS, não há palavras.

        Preferia jogar mil vezes contra jogadores duros e 10 anos mais velhos do que eu, do que andar mais um ano a jogar contra jogadores contra o qual jogo à 10 anos.

        • Joga_Bonito
          Posted Março 18, 2019 at 12:54 pm

          Concordo.

          • Estigarribia
            Posted Março 18, 2019 at 1:15 pm

            Joga_Bonito,

            O Kikas, o do Belenenses SAD, passou pelo Benfica de Castelo Branco que joga onde? No Campeonato Nacional de Seniores.

            Saudações Leoninas

            • Joga_Bonito
              Posted Março 18, 2019 at 1:53 pm

              Sem dúvida. Acho que a partir da adolescência se deve perceber quais são os mais talentosos e pô-los a jogarem contra crescidos. O R9 Fenómeno estreou-se no Cruzeiro com 16 anos e foi logo um Fenómeno. Não era incomum miúdos de 15 ou 16 anos começarem a jogar em equipas das distritais contra homens d baba rija e cresciam muito. Permitia-lhes dar saltos qualitativos e preparava-os para a I Liga. Acho que hoje, fruto da academização excessiva dos jovens e também da sociedade excessivamente protectora, tende-se a retardar o crescimento dos jovens. As equipas pequenas das distritais são cruciais na formação, permitem testar muitos jovens e perceber o seu nível e quando estarão prontos para o grande futebol.

              • Estigarribia
                Posted Março 18, 2019 at 2:17 pm

                Nem mais. Ainda assim, desde que apareceram as Academias, começaram poucos jogadores com traços daquele típico futebol de rua, por onde passaram grandes lendas do desporto-rei, como, por exemplo, Maradona, Eusébio, Messi, CR7, Ronaldinho, etc, etc. Hoje em dia os treinadores tentam “robotizar” os miúdos e não os deixam, quase, explorar o seu futebol dentro do campo.

                Mesmo assim, com tanta mudança, aqui em Portugal ainda vimos em tempos recentes alguns jogadores com traços do tal futebol de rua, como, por exemplo, Renato Sanches, Gedson, Gelson Martins, Jovane Cabral e, mais recentemente e tudo indica que será assim, Gonzalo Plata.

                Saudações Leoninas

                • Joga_Bonito
                  Posted Março 18, 2019 at 2:40 pm

                  Essa é uma das questões mais prementes do futebol. As academias têm de tentar manter o futebol de rua. Isso far-se-á dando liberdade aos jogadores, encorajando que joguem futebol na rua, não só nos horários das academias e o que se tenta testar em alguns países, que é criar pisos artificiais irregulares que imitem as condições do futebol de rua. A técnica desenvolve-se em superfícies irregulares, onde as crianças brincam horas a fio, onde elas aprendam por si, recriando-se com a bola e tentando imitar os ídolos. Por isso cada um tem o seu estilo, até o toque de bola de cada jogador é diferente. As pessoas são diferentes, logo os jogadores têm de ser diferentes. Cada um tem é de achar o seu estilo, os pontos fortes do seu jogo e explanar o seu talento. Outra coisa que deve acabar é “treinadores” a berrarem com miúdos porque falham, porque não passam a bola. No futebol de rua isso não há e é por isso que eles têm muito talento. As academias foram vendidas como vindo melhorar o futebol mas têm levado à queda a pique da técnica.
                  Isso não é uma fatalidade, é algo a inverter, ainda que admita que será preciso refletir. Para o futebol se preservar, terá de manter a paixão nos jovens e essa não será mantida com jogadores crianças que odeiam futebol, porque para eles o jogo não é brincar na rua, não é imitar este chapéu magnífico de Messi, é ter um “técnico” a berrar-lhes porque falham, porque vão em 10 derrotas seguidas, ou porque não passam a bola. O resultado é que muitos putos odeiam futebol e só o praticam para ganhar dinheiro, como profissão não como paixão.
                  Esta é a maior ameaça ao futebol. Recuperar a paixão far-se-á entendendo o que gera a paixão pelo futebol.

                  Um miúdo de 10 anos tem é de brincar, tem é de tentar imitar as fintas de Messi o que o levará a conhecer-se a si mesmo, a entender como passar, driblar. Coisas tão simples como se somos ou não ambidestros, se passamos bem ou não, se conseguimos ou não ter um bom remate fazem-se pela experiência de testar, de brincar, desenvolvendo capacidades. Não com um “perito” numa academia a dizer-te a técnica de passe. Ninguém ensina ninguém a jogar, as academias apenas devem detectar e potenciar os talentos mas ninguém cria talento. Se não, todos os anos a La Masia criava Messis e Messi há apenas um.

                  • Estigarribia
                    Posted Março 18, 2019 at 6:08 pm

                    Se há coisa que me irrita num treinador de futebol é o estar constantemente aos berros, bem ao estilo do sobrevalorizado Jorge Jesus. Prefiro mil vezes que uma equipa tenha um treinador mais quieto, estilo Bruno Lage ou Marcel Keizer, mas que dê liberdade aos jogadores em campo.

        • Amigos e bola
          Posted Março 18, 2019 at 2:40 pm

          O CNS não é de mais.

          Há equipas de alguns distritais que são melhores que muitas que lá andam.

  • Knox_oTal
    Posted Março 18, 2019 at 1:08 pm

    Muitas expectativas para ver a evolução de jogadores como Paulo Bernardo (o Seixal começa a ser uma clara referência neste perfil de jogadores), Rafael Brito ou Tomás Esteves! Quanto a Fábio Silva, é sempre muito arriscado falar em certezas nestas idades, mas parece-me consensual que é o valor mais “seguro” e evidente deste grupo! Devia mesmo já estar noutro patamar, na minha opinião!

    Quanto à fornada do Sporting, sinceramente não conheço ninguém, logo não teço comentários… mas aparentemente o feedback é muito bom. Vamos ver…

    Por fim, muita curiosidade em ver Pedro Brazão. Nunca o vi jogar, mas já ouço falar nele há algum tempo… vamos se onde há “fumo”, há “fogo”!

    Saudações Desportivas

    • Antonio Clismo
      Posted Março 18, 2019 at 1:33 pm

      Enquanto pessoas como o Francisco Barão e outros tachistas continuarem ligados à Academia de Alcochete, por melhores que sejam as fornadas, chegam aos júniores e desparecem que nem fumo nas mãos destes iluminados..

      Sem a Youth League que competições internacionais têm os jovens jogadores do Sporting?

      É preciso investir e dar enquadramento competitivo a estes jogadores para que possam evoluir todo o potencial que têm.

      • Knox_oTal
        Posted Março 18, 2019 at 2:09 pm

        Sim, de acordo! Há que os expor a outros contextos de exigência para que evoluam! Mas também há um problema, digo eu que sou leigo e vejo as coisas de fora, de vínculo dos jovens ao clube, sendo que é cada vez mais comum saírem em idades precoces para outros clubes – nomeadamente para os rivais!

        Têm que repensar muito coisa e urgentemente…

        Aproveitando a deixa, é igualmente inútil trabalhar muito bem na captação de talento e na formação desse mesmo talento até aos júniores, e depois haver um total desperdício e ZERO planeamento na transição para seniores! E isso é perfeitamente visível no FCP, no Braga e no Vitória (sem falar em clubes de menor expressão actual), mas nos portistas o desperdício chega a ser “criminoso”!

  • Antonio Clismo
    Posted Março 18, 2019 at 1:20 pm

    Boa geração mas falta profundidade nas opções. A pool de seleccionáveis para a selecção ainda é muito reduzida, basicamente é preciso escolher 20 jogadores de uma pool de 30 jogadores com capacidade para representar a selecção nacional.

    Por exemplo a geração de 1999 tem uma pool de quase 60 jogadores, porque quando eram juvenis muitos deles começaram a jogar um escalão acima (cerca de 10, 15 jogadores) o que fez com que outros jogadores que eram segundas opções nos juvenis tivessem espaço para crescer e evoluir também.

    O que aconteceu foi que esses jogadores de 1999 que subiram libertaram espaço atrás para mais jogadores de 1999 crescerem mas reduziram espaço à frente aos jogadores de 1997 e 1998. Por isso é que essas gerações ficaram tão fragilizadas em termos de profundidade, tirando os fóra-de série (Renato Sanches, Rúben Neves, Ruben Dias, etc, as opções de recurso são muito escassas).

    Mas na minha opinião, quando há qualidade, devem-se subir os jogadores, sem dúvida.

  • The Mo
    Posted Março 18, 2019 at 1:57 pm

    Das duas uma, ou esta geração esta carregada de vedetas, ou então o seleccionador não percebe patavina disto.
    Como é que um extremo que farta-se de partir rins aos adversários, marca 15 golos em 20 jogos e mais um sem número de assistências fica de fora?
    Eu desta convocatória só conheço os dois do Porto, mas eu era capaz de apostar que nenhum dos 8 do Sporting e nenhum dos 7 do Benfica é melhor que o Francisco Conceição.

    • Antonio Clismo
      Posted Março 18, 2019 at 2:56 pm

      Se calhar não teve boas notas e ficou em casa de castigo.

    • Chico
      Posted Março 18, 2019 at 2:59 pm

      O Paulo Bernardo do Benfica tem possivelmente mais potencial. Tenham um bocado calma com o Francisco. Claro que tem um potencial absurdo, mas o miúdo só explodiu este ano. De qualquer das formas, parece-me que o Fábio Silva é de longe o jogador mais desta geração e já começa a pedir outro tipo de estímulo competitivo na minha opinião.

    • E o que temos
      Posted Março 18, 2019 at 3:17 pm

      Claro que eras capaz de apostar isso, vindo de quem vem se dissesses outra coisa é que eu me admirava e te batia palmas ! :)

    • Tiago_Sa
      Posted Março 18, 2019 at 3:17 pm

      Concordo em absoluto! O Francisco é a par do Fabio Silva dos jogadores mais talentosos desta geração e nem convocado é.. só ridículo.

    • Zico
      Posted Março 19, 2019 at 2:10 am

      Acompanhei muito esta geração no ano passado, no escalão de Sub16 e o 11 tipo era, em 433:
      Diogo Almeida (SCP)
      Tomás Esteves (FCP), Eduardo Quaresma (cap.), Tomás Araújo (SLB), Rafael Brito (SLB – adaptado à Lat.esq);
      João Daniel (SCP na posição 6), Famana Quizera e Paulo Bernardo (SLB) mais à frente (por vezes rodando com Goncaço Batalha e Daniel Rodrigues (ambos do SCP) nessas posições do meio campo.
      Extremos: Henrique Pereira (SLB) indiscutível e rodando o outro extremo entre Bruno Tavares (SCP), Famana Quizera (em jogos mais complicados, jogava a partir da ala, apoiando o Fábio, fortalecendo o meio campo com outros jogadores de maior combate), Francisco Conceição (na altura no Padroense/FCP) e o Pedro Brazão (Nice) na altura ainda em adaptação, já que só no ano passado foi chamado à Seleção, após muitos anos em França.
      Na frente, indiscutível o Fábio Silva (FCP). Desta convocatória, apenas Gerson Souza e Tiago Tomás não foram opções regulares no ano passado.
      Seleção com muitos jogadores valiosos, que funcionam ainda melhor como equipa, e com muitas peças de reposição e jogadores polivalentes: Rafael Brito faz QUALQUER posição da defesa e ainda trinco (se não me engano era a sua posição de origem) e o Filipe Cruz pode jogar em ambas a lateral e a extremo em ambos os lados, sendo um bom batedor de livres.
      Centrais complementam-se bem, Eduardo Quaresma muito rápido e com boa saída de bola (apesar de por vezes arriscar) e Tomás Araújo muito forte no posicionamento.
      João Daniel muito forte a dar linhas e a fazer a ligação defesa-ataque.
      Famana Quizera, jogador de muitos rasgos, capaz de inventar golos com arrancadas e jogadas, mas também cometendo alguns erros infantis. Paulo Bernardo, dá gosto ver jogar, sempre de cabeça levantada, à procura do melhor passe, da melhor definição, tendo por vezes dificuldades quando tem marcação sempre muito em cima e mais agressiva.
      Henrique Pereira é uma mota autêntica, muito agressivo nas arrancadas e diagonais, não sendo tecnicamente brilhante, é muito importante nesta seleção por ser prático e forte fisicamente, apesar de não ser alto. No decorrer da época passada não existiu nenhum outro extremo titularíssimo, todos fizeram jogos bons e menos bons, mas este ano o Pedro Brazão parece ter agarrado o lugar! À frente, Fábio Silva continua a ser indiscutível, mas com melhor substituto do que no ano anterior.
      Quanto à não presença do Francisco Conceição, no ano passado perceberia perfeitamente esta ausência pela prestação do ano passado, mas este ano parece ter sido de grande evolução para ele… e desconheço a atual forma dos outros extremos que foram chamados, mas o que me parecia o ponto negativo no ano passado era a sua imaturidade tática, o “esquecer” de acompanhar o lateral e a qualidade da tomada de decisão, que são normais num miúdo desta idade. Como pontos francamente positivos, a qualidade técnica alta e o facto de ser muito destemido e raçudo em todas as situações. É uma pena não estar presente nesta convocatória, mas isto está muito longe de ser um crime!

      • El Mago
        Posted Março 19, 2019 at 11:21 am

        Qual o teu feeling em relação ao valor colectivo desta geração e quanto ao potencial individual dos seus jogadores para jogar ao nível de uma selecção A?

  • Gunnerz
    Posted Março 18, 2019 at 4:08 pm

    Pessoal aquela geração do Benfica q nos iniciados goleou toda a gente agora estão com que idade?

    • MegaBadjeras
      Posted Março 18, 2019 at 7:26 pm

      Penso que te referes à geração de 2001. Estão com 17 anos.

      • Gunnerz
        Posted Março 18, 2019 at 8:15 pm

        Não sei, é aquela equipa de iniciados q ganhou todos os jogos e marcou imensos golos. Se for esses que te referes, estão a confirmar o potencial?

Deixa um comentário