Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os 10 melhores guarda-redes na atualidade

A diferença de opiniões é uma das principais riquezas do futebol – que piada tinha se todos gostassem só de um clube ou jogador? Neste sentido alguns colaboradores do Visão de Mercado, ignorando as lesões ou momento de forma, indicaram aqueles que consideram ser os 10 melhores guarda-redes na atualidade. As escolhas:

Somando os votos dos colaboradores:
1- Courtois (88)
2- Alisson (68)
3- Ter Stegen (51)
4- Dibu Martínez (50)
5- Maignan (49)
6- Ederson (48)
7- Donnarumma (37)
8- Oblak (27)
9- Neuer (26)
10- Unai Simón (12)

52 Comentários

  • Desconhecido
    Posted Novembro 18, 2024 at 2:57 am

    1 – Alisson
    2 – Ederson
    3 – Raya
    4 – Donnarumma
    5 – Neuer
    6 – Courtois
    7 – Maignan
    8 – Unai Simón
    9 – Mamardashvili
    10 – Dibu Martínez

  • 20324AC10
    Posted Outubro 14, 2024 at 10:32 pm

    Confirma-se que David Raya é o guarda-redes mais underrated do mundo?

  • whatyouth
    Posted Outubro 14, 2024 at 8:38 am

    Martinez GR mais sobrevalorizado de sempre

  • Knox_oTal
    Posted Outubro 14, 2024 at 8:28 am

    O top 10 não deverá fugir muito do apresentado pelo VM após as votações, tenho praticamente a mesma opinião. Courtois parece-me indiscutível neste momento como a referência, embora não goste nada da personagem (mas pronto isso não interessa neste caso)!
    .
    Apesar disso, faria uma pequena alteração… O Martinez, para mim, não é top 10, acho que Diogo Costa e, sobretudo pela carreira e regularidade, Sommer merecem mais reconhecimento e poderiam perfeitamente estar neste ranking na vez do argentino. Assumo que também não gosto nada da personagem, mas nem tem haver com isso, mas sim com o facto de ser um bom redes que se agiganta em certos contextos e jogos decisivos (o que por si só, é de relevo e meritório) não tendo, no entanto, uma consistência e recursos técnicos para estar num top-10.
    .
    De referir também, que esta última meia década foi algo pobre no surgimento de novos talentos para a baliza (vê-se pelo facto de muitos serem já muito experientes e muitos anos disto). O georgiano já falado é um dos melhores da nova vaga, o Donnarumma (apesar de parecer veterano) e Diogo Costa terão ainda muitos anos pela frente. Na Bélgica e nos Países Baixos há alguns jovens a aparecer que ainda têm muito a provar, Carnesecchi também pode ter uma evolução interessante… ainda assim parece-me haver um claro decréscimo de qualidade na posição (tal como muitas outras diga-se).
    .
    Talvez porque hoje em dia se valorize e se dê mais oportunidades a GR do perfil de um Raya, que defensivamente não são nada de especial nem decisivos, mas que são relevantes hoje em dia pelo que dão com bola. Enfim, tendências… para seguir se haverá uma mudança no futuro e se olhe mais para os De Gea desta vida.
    .
    Saudações desportivas

  • Tiago MR
    Posted Outubro 14, 2024 at 5:42 am

    Ora aqui está o encontro anual dos Antonio Clismo Reverse.

    Continuem na vossa luta! O Diogo Costa sem dúvida que não é o melhor GR do mundo mas quem é o Donnarumma para além do hype de quando tinha 18 anos? O que é que genuinamente ele fez ou faz para se melhor que o Diogo? O oblak ? Na atualidade? O Martinez que joga no Famalicão da Premier? O Unai Simon, do Famalicão de Espanha?

    • Tiago MR
      Posted Outubro 14, 2024 at 2:25 pm

      Respondendo ao Jan the Man, ao Neville Longbottom e ao whatyouth: O “Famalicao da Premier” ou “da La Liga” é apenas para reforçar que nao sao as melhores equipas dos respectivos paises, acho que estamos de acordo com isso. Nessa base, para eleger os melhores acho que é logico dar prioridade aos muitos bons mais dar mais destaque ainda aos que sao muito bons e que têm testes a sério regularmente. E nesse sentido, GR com provas dadas na Champions, no Mundial, no Euro/Copa América, devem ser os GR a estar no topo. E para mim, combinando isto tudo, Diogo Costa esta acima do Dibu, do Unai, do Raya, do Onana, do Verbruggen e do da Georgia por exemplo.

      Relativamente ao Donnarumma, sim, admito, é um odio de estimação, acho-o ainda mais sobrevalorizado que o Martinez por exemplo e nao me admiro se for para as Arabias no fim do contrato com o PSG. Para ganhar a Ligue 1 com o PSG, acho que um redes mais barato é suficiente.

      • whatyouth
        Posted Outubro 14, 2024 at 5:26 pm

        O Donnaruma é sobrevalorizado desde os 16 anos. Não deixa de ser um dos 10 melhores GR do mundo por isso. E para valorizar o Diogo Costa não é preciso desvalorizar o Donnaruma.

    • whatyouth
      Posted Outubro 14, 2024 at 11:24 am

      Claramente não vês os jogos do PSG ou de Itália. Claro que o Donnaruma é top10. O Diogo nunca jogou numa das Big5 e o Donnaruma já leva 6 epocas de Milan e 4 de PSG. Tauas. O Diogo também é top10, atenção.
      Quanto ao Martinez, concordo que não é sequer top20 mas essa menção ao “Famalicão da Premier”, é de quem não acompanha o suficiente. Dizem que não se deve falar do que não se sabe. O Aston Villa ficou em 4.º a época passada, quando é que o Famalicão ficou em 4.º cá, que eu não me lembro? Ou perto disso sequer?
      Esta época estão em 5.º, em 22-23 ficaram em 7.º (a 1 ponto do 6.º).
      Comparar o Aston Villa ao Famalicão… que falta de noção.

    • Neville Longbottom
      Posted Outubro 14, 2024 at 9:35 am

      O Famalicão de Portugal joga na Champions ou ganhou algum título relevante nos últimos anos como o Famalicão de Inglaterra ou o Famalicão de Espanha?

    • Jan the Man
      Posted Outubro 14, 2024 at 9:03 am

      O Famalicão da Premier que está a jogar a Liga dos Campeões este ano? Ou o Famalicão da La Liga, vencedor da última taça do Rei e a disputar mais uma vez uma competição europeia?

      Nem falando do papel de ambos nas seleções, onde são os GRs titulares dos campeões do Mundo e da Europa em título, respetivamente.

      Pode não se gostar das personagens e achar que não são merecedoras de estar aqui, mas não é a desvalorizar aquilo que alcançaram que se vai validar essa opinião.

  • Fireball
    Posted Outubro 13, 2024 at 11:06 pm

    Há pouco tempo li no VM um top de GR num post, e não colocaram o Alisson nem no Top5, colocando nomes como ter Stegen à frente. Bom saber que os colaboradores que votaram aqui têm um pouco mais noção.

  • batalha34
    Posted Outubro 13, 2024 at 7:52 pm

    Esse utilizador que pos o Diogo Costa na lista está a ser incoerente pois neste momento Franco Israel é o melhor guarda-redes da liga portuguesa logo automaticamente Franco Israel tem de estar nesta lista e quem diz o contrário será por clubite

    • Fantantonio
      Posted Outubro 14, 2024 at 6:14 pm

      Eish, eu sou sportinguista, mas o Israel a melhor guarda-redes da liga? Muita força nessa luta

    • Heathcliff
      Posted Outubro 14, 2024 at 9:42 am

      Clubite parece-me dizer que o Franco Israel é o melhor guarda redes da liga. Eu sou benfiquista portanto dizer que o Diogo Costa é de longe o melhor guarda redes em Portugal clubite com certeza não deve ser.

      • batalha34
        Posted Outubro 14, 2024 at 12:51 pm

        Neste momento é o melhor tanto estatisticamente como para qualquer pessoa que vê os jogos dos dois sem palas nos olhos.

        Logo o top está incoerente

  • Rodrigo 77
    Posted Outubro 13, 2024 at 7:16 pm

    Ainda bem que não puseram o Diogo Costa, muito longe de ser dos melhores do mundo.

    Ter Stegen é incompreensível cada vez mais contestado pelos adeptos do Barcelona. Acho que o Szczesny vai ser um upgrade em relação ao alemão.

    Vicario devia estar na lista, já devia ter tido mais oportunidades pela seleção italiana. Mamardashvili também podia estar.

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 13, 2024 at 7:00 pm

    1 – Courtois
    2 – Maignan
    3 – Kobel
    4 – Alisson
    5 – Ederson
    6 – Donnarumma
    7 – Mamardashvili
    8 – Neuer
    9 – Sommer
    10 – Dibu Martinez

  • Jeco Baleiro
    Posted Outubro 13, 2024 at 3:13 pm

    Vou bastante contra a corrente neste tópico: para mim o melhor GR do mundo continua a ser o Maignan. Não acho que tenha baixado assim tanto o nível para ficar tão abaixo. O Ederson também fica sempre algumas posições abaixo da sua real valia, na minha opinião. Por fim um GR que nunca é referido e que para mim poderia estar incluído nesta lista é o Sommer.
    Dos novos projectos o Mamardashvili é aquele que me parece vir a ser dos melhores no futuro.
    No polo oposto GR’s como o Neuer (naturalmente) e o Oblak já passaram os seus melhores dias.

    • Fireball
      Posted Outubro 13, 2024 at 11:07 pm

      Continua a ser o Maignan? Em que altura é que o Maignan foi o melhor do mundo?

      • Jeco Baleiro
        Posted Outubro 14, 2024 at 9:18 am

        21/22 e particularmente 22/23 (pese o tempo que esteve parado) para mim foi o melhor do mundo, esteve a um nível assombroso.
        Em 23/24 baixou o nível mas não o suficiente, muito menos para ficar atrás do Alisson, do Ter Stegen e do Dibu. Mesmo em relação ao Courtois acho que estão ela por ela.

  • João
    Posted Outubro 13, 2024 at 1:24 pm

    O Diogo Costa é bastante superior a alguns que estão aí à sua frente. O Raya por exemplo

  • Neville Longbottom
    Posted Outubro 13, 2024 at 1:17 pm

    O Neuer para mim está historicamente a minhas do segundo, mas isto é sobre a atualidade e aí concordo que o Courtois seja o nr 1.

  • Kacal
    Posted Outubro 13, 2024 at 12:27 pm

    Concordo com o top10 geral mas acrescentaria alguns nomes que vejo qualidade e meto como menções honrosas que são Diogo Costa, Mamardashvili, Vicario, Sommer, Raya, Di Gregorio e Chevalier.

  • Jan the Man
    Posted Outubro 13, 2024 at 12:22 pm

    Tirando Courtois que está num nível à parte, a posição voltou a estar mais nivelada, vários nomes subiram de produção no último ano e passaram a contar para estes tops. Em sentido contrário, Oblak e Neuer baixaram bastante o nível e tenho dúvidas que sejam merecedores da lista final.
    Kobel parece-me o grande injustiçado, estaria no meu top facilmente nos 7/8 primeiros.

  • Trofa United
    Posted Outubro 13, 2024 at 12:15 pm

    Incrível o hype a volta de Dibu Martinez quando na minha opinião não é sequer top 20

    • Luke Skywalker
      Posted Outubro 13, 2024 at 1:50 pm

      Só para acrescentar ao meu comentário que até poderia ser o melhor guarda-redes do mundo (está longe disso), que o facto de ter as atitudes que tem também fazem com que seja bem mais difícil olhar para ele dessa forma, sinceramente.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Outubro 14, 2024 at 1:15 pm

        Comédia da boa.

      • Nickles
        Posted Outubro 14, 2024 at 11:09 am

        Já as atitudes do Cristiano não fazem qualquer diferença para estares sempre aqui a defendê-lo. Tão bom

      • Stravinsky
        Posted Outubro 13, 2024 at 8:27 pm

        Ora bem, o que não faltam a um “Deus Sol do Futebol”, são atitudes questionáveis e mesmo assim, 50% deste blog é 99% deste país ainda o colocam como o melhor jogador da história do futebol.
        Por isso as atitudes questionáveis valem o que valem.

        • Heathcliff
          Posted Outubro 14, 2024 at 9:42 am

          Clubite parece-me dizer que o Franco Israel é o melhor guarda redes da liga. Eu sou benfiquista portanto dizer que o Diogo Costa é de longe o melhor guarda redes em Portugal clubite com certeza não deve ser.

      • Neville Longbottom
        Posted Outubro 13, 2024 at 4:42 pm

        O que é uma estupidez de todo o tamanho. Se o Messi fosse um deficiente mental do estilo Martinez não mudava nada a minha opinião sobre ele futebolisticamente falando. Uma coisa é se são gajos fixes, outra é se jogam à bola.

        • Mantorras
          Posted Outubro 14, 2024 at 2:59 pm

          Nem toda a gente consegue ser imparcial nesses termos, e mesmo para os que conseguem, nao e facil dissociar a pessoa do atleta. Principalmente porque ha muita paixao envolvida no futebol.

        • whatyouth
          Posted Outubro 14, 2024 at 10:12 am

          Com todo o respeito, esse raciocínio é rídiculo. Qualquer profissional, de qualquer área, tem atributos físicos, técnicos, psicológicos… Não interessa só o que fazem com os pés. Ninguém quer saber se são “gajos fixes”, mas para um clube e para os adeptos não é igual seres um jogador respeitador ou não seres.
          Exemplo: o Vini Jr é um dos melhores jogadores do mundo. Ninguém o nega. Mas a opinião dos adeptos relativamente à sua qualidade futebolística é, e bem, muito afetada pelas suas atitudes. O mesmo se passa com o B. Fernandes, que se aprendesse a jogar calado (o futebol joga-se com os pés e não com a boca) tinha outra admiração dos adeptos.

          • Neville Longbottom
            Posted Outubro 14, 2024 at 1:35 pm

            Ridículo não é. Até porque não é um raciocínio, é uma opinião. Mas eu não sei português.
            .
            Estamos a falar de jogadores de futebol e não há nada menos objetivo do que ser boa ou má pessoa ou classificar as atitudes de alguém. Há quem ache o Otávio e o Vinicius grandes pessoas.
            .
            O Ronaldo e o Ibrahimovic são dois deficientes mentais na cabeça de muita gente e muitos outros não deixam de os achar grandes jogadores.

            • whatyouth
              Posted Outubro 14, 2024 at 5:34 pm

              Ui o raciocínio é descrito como uma sequência de juízos ou argumentos usados para chegar a uma determinada conclusão – toma.
              Então mas aceita-se que “há quem ache o Otávio e o Vinicius grandes pessoas” e não se aceita que há quem não ache? Oi?
              Olha baseia as tuas opiniões no que quiseres, mas eu como adepto valorizo o profissional pela pessoa que é dentro de campo e enquanto trabalhador do clube. Tu fazes como entendes.
              Ahahahaha o Ronaldo e o Ibra, se fossem deficientes mentais como dizes, nem podiam jogar futebol profissionalmente… é com cada uma… ninguém escreveu sobre deficiências, qual é a necessidade disso? Estavas a querer escrever que o Otávio e o Vini têm deficiências? É que eu nunca escrevi nesse sentido, apenas dou importância às suas atitudes e ao respeito que demonstram pelos seus pares.

              • Neville Longbottom
                Posted Outubro 15, 2024 at 9:46 am

                Amigo,
                Já vi que esta conversa não leva a lado nenhum. Nem me apetece responder mais.
                .
                Abraço

        • Luke Skywalker
          Posted Outubro 13, 2024 at 9:52 pm

          Sim, mas quando se vê os melhores de algo, muitos não conseguem mudar a imagem. O Otávio é um excelente exemplo disso. É/Foi um craque e muitos não conseguiam separar o jogador da personalidade dentro de campo, principalmente. Não é justo, mas faz parte.

          • whatyouth
            Posted Outubro 14, 2024 at 10:15 am

            “O Otávio (…) É/Foi um craque”, o que eu me ri agora. Acabem com o stand up comedy e com os filmes de comédia, porque, para me rir, agora só tenho de vir ler o teu comentário! O que não é justo é jogadores banais como o Otávio (daqui a 5 anos, achas que alguém se lembra desse jogador?) terem vencimentos de milhões e viverem em palácios quando até o final de cada dia cerca de 7200 crianças menores de 5 anos terão morrido no mundo pela falta de ter o que comer.

            • Mantorras
              Posted Outubro 14, 2024 at 2:58 pm

              Se alguem for bom a jogar a bola ja passa a ser tranquilo ter vencimentos de milhoes enquanto 7200 criancas morrem de fome diariamente?

              • whatyouth
                Posted Outubro 14, 2024 at 5:29 pm

                Mantorras, eu estava só a tentar chegar aos calcanhares do mestre de comédia Luke Skywalker. Claro que não é tranquilo. Mas pior que isso é o Otávio jogar na seleção.

    • Luke Skywalker
      Posted Outubro 13, 2024 at 1:48 pm

      Ter “dado” um título ao jogador preferido de alguns ajudou-o a ficar com mais “hype”, parece-me. É um bom guarda-redes, provavelmente o melhor da atualidade nas grandes penalidades, mas claramente não o colocava no top’5, pelo menos.

      • whatyouth
        Posted Outubro 14, 2024 at 10:08 am

        “provavelmente o melhor da atualidade nas grandes penalidades” é uma ofensa para tantos, tantos GR…. que falta de noção.

    • MosesMosesMoses
      Posted Outubro 13, 2024 at 1:27 pm

      A ideia que muita gente tem do Martinez, vem dos jogos grandes (que é quando maior parte das pessoas o vê) nos quais ele se agiganta sempre, por exemplo vs Bayern, final mundial, eliminatórias copa América

      • whatyouth
        Posted Outubro 14, 2024 at 10:07 am

        Ok então escreve aí 5 jogos “grandes” em que o Martinez se “agigantou”.
        Porque um Aston Villa – Bayern não é um jogo “grande”, nem para mim nem para a maioria das pessoas.
        Na final do Mundial nem sequer foi um dos 3 melhores da sua equipa, mas como gritava imenso e olhava para os colegas com raiva cada vez que fazia defesas (banais), pareceu tudo muito “gigante” da parte dele. Até aceito.
        As eliminatórias da Copa América nem num universo paralelo são jogos “grandes”.

    • Neville Longbottom
      Posted Outubro 13, 2024 at 12:57 pm

      Não significa que seja hype, mas sim que tens uma opinião diferente.

    • JorkyMike
      Posted Outubro 13, 2024 at 12:28 pm

      Concordo 200%

Deixa um comentário