Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os 10 melhores jogadores de sempre para a IFFHS

Concorda?

A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) divulgou a lista dos 10 melhor jogadores na história do futebol. Lionel Messi foi eleito o melhor, seguido pelo brasileiro Pelé e pelo argentino Diego Armando Maradona. Já Cristiano Ronaldo ocupa o quarto lugar. Johan Cruyff, Ronaldo ‘o Fenómeno’, Zidane, Beckenbauer, Di Stefano e Ronaldinho completam o Top 10.

62 Comentários

  • Jeremias
    Posted Maio 19, 2025 at 4:08 pm

    Bastante razoável

  • Lopes da Silva
    Posted Maio 19, 2025 at 4:20 pm

    O top 10 nao deve fugir muito a isto. Ate a ordem no geral parece bem aceitavel. Xavi, Iniesta, Modric, e Kroos devem entrar logo a seguir.

  • Mike-UK
    Posted Maio 19, 2025 at 4:26 pm

    Fenómeno e Zidane, pelo que rodaram, por onde passaram, onde chegaram, quem carregaram nas suas caminhadas, continuam a ser o meu top-2 (por essa ordem). A partir daí, escolham a vossa lista, é-me indiferente.

  • Jeco Baleiro
    Posted Maio 19, 2025 at 4:32 pm

    Os três primeiros parecem-me pacifico. São os três melhores de sempre, cada um deles o melhor da sua era, Pelé década de 60, Maradona década de 80 e Messi século XXI (década de 10 e inicio de 20, teve uma longevidade maior).
    No quarto lugar coloco Cruyff. Pessoalmente acho que é o que vem a seguir aos três. Mudou o paradigma do futebol enquanto jogador (ele e o Total Voetball do Ajax do final da década de 60/início de 70 e da Laranja Mecânica). Há um futebol antes e depois de Cruyff, muito mais dinâmico. Até como treinador foi vanguardista.
    Cristiano Ronaldo no quinto lugar. Goleador insaciável e monstro competitivo no Man United, Real Madrid e início da Juventus.
    Depois nomes como Zidane e Ronaldo têm obrigatoriamente sempre lugar neste top 10. Dos maiores monstros da história deste jogo, que, por incrível que pareça, ainda podiam ter sido maiores.
    Sobram três lugares mas a malha é apertada. Ronaldinho, Romario, Beckenbauer, Mathaeus, Maldini, Roberto Baggio, Rivaldo, Platini, Eusébio, Van Basten, Di Stefano, Garrincha, Bobby Charlton, Best, Rivelino, Iniesta e não podia deixar de mencionar os quase sempre esquecidos GR’s: Banks, Yashin, Zoff, Meier ou Neuer.

  • Luke Skywalker
    Posted Maio 19, 2025 at 5:18 pm

    É algo sempre bastante subjetivo, mas talvez seja dos melhores top’10, desta temática, que já vi. Obviamente, por gosto pessoal, colocava o CR7 no topo e também o Zidane mais acima.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Maio 19, 2025 at 5:44 pm

    Os dois melhores jogadores que vi, muito longe dos outros, foram Maradona e Messi. Não sei escolher entre os dois, ok Messi teve uma carreira mais longa e cheia, mas o brilho de Maradona teve uma intensidade única, foi um jogador incrível, ele contra o mundo sempre nas equipas pequenas, e ele ganhava! Se há um argumento para dizer que ele é o GOAT é esse, ele fez o inacreditável num Napoli que quando ele lá chegou lutava por não descer, e transformou uma seleção banal da Argentina em campeã do mundo. Era tão bom, mas tão bom, que conseguiu extrair ouro das pedras. Repito entre os dois.

    Dos outros percebo que o Pelé esteja onde está. Não o vi jogar, mas enfim tenho olhos na cara, percebo o que ele foi naquele momento do tempo. Só mudaria umas coisas. Acho que o francês foi o melhor jogador europeu que vi jogar, técnica, inteligência. Foi o jogador mais elegante que vi jogar, seria claramente o meu quarto. Depois meteria o fenómeno em quinto, o melhor 9 da história, e o Cristiano em sexto, como uma máquina de marcar golos, que elevou os padrões físicos do jogo(e por isso agora está a pagar, sem aquela velocidade, potência e explosão ele é um jogador quase banal). Em sétimo metia o Ronaldinho, já valeu a pena ter vivido no meu tempo de vida para ver o prime do Ronaldinho, um génio absoluto, tecnicamente o maior artista que vi jogar. Os outros três podiam ser os outros, não os vi jogar mas são obviamente jogadores lendários.

    • Vincent Vega
      Posted Maio 19, 2025 at 9:25 pm

      O Cristiano de 2006 a 2014 não foi apenas uma máquina de marcar golos. Foi um jogador extraordinário. Fazia inúmeras assistências, era um perigo em velocidade e no um para um, jogava em qualquer zona do ataque. Quanto a mim o quarto lugar está bem entregue. Agora é um jogador quase banal, e tem atitudes parvas que mancham o seu legado. E os ceguinhos que continuam a achar que ele é o melhor do mundo também não o ajudam. Mas este ranking é o que mais concordei até hoje

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Maio 20, 2025 at 8:53 am

        Bom são opiniões, de resto não o ponho muito mais abaixo do que tu, apenas acho que o R9 e o Zidane foram melhores do que ele. E foram campeões do mundo, sendo as estrelas do Mundial, o que não é uma coisa menor. Mas são opiniões, eu também podia destacar outras qualidades dele para além da máquina de marcar golos, designadamente o físico, a potência, a velocidade e explosão. Ou seja ELOGIEI as suas qualidades, mas meti-o no lugar que acho que lhe corresponde.

        • Vincent Vega
          Posted Maio 20, 2025 at 10:41 pm

          Sim, eu não critiquei. Acho perfeitamente legítimo colocares em sexto, é um grande elogio que se pode fazer ao Cristiano considerá-lo o sexto melhor da história. O meu ponto foi essencialmente sobre muitas pessoas se esquecerem que durante uma boa parte da carreira o Cristiano não foi apenas goleador. Zidane e Fenómeno foram dois super craques que adorei ver jogar, obviamente ambos com mais técnica do que Cristiano. Vencer o campeonato do mundo como ambos fizeram, sendo estrelas dos mesmos, tem também um grande mérito. Zidane inclusive foi o melhor jogador do mundial que perdeu.
          Mas se quisermos ser um pouco mais abrangentes, também podemos dizer que a Liga dos campeões é a maior competição de clubes, tendo Cristiano vencido por 5 vezes quase sempre como protagonista e o fenómeno não venceu nenhuma.
          Mas tudo bem, R9 e Zidane à frente de CR7 é legítimo e é de louvar que tu, que tanto descascas no homem, nesta altura ainda consigas fazer uma análise dessas e meter o homem em sexto. Atenção que eu também crítico o Cristiano atual, o jogador e o homem, mas faço-o apenas desde a segunda passagem pelo United. Muitos já o fazem desde que ele assinou pelo Real em 2009.

    • Oldasity
      Posted Maio 19, 2025 at 9:26 pm

      Eu percebo essa lógica de Maradona ter estado numa equipa pequena, como o Napoli, e ter ganho, mas faz dele o GOAT? Tem evidentemente o seu mérito, mas se fossemos por aí, se Mahrez tivesse aparecido à 40 anos atrás e fizesse o Leicester ser campeão, então teria considerado de ser considerado um dos melhores de sempre? Ou porque não agora? Teve essa conquista, tem números, juntou ainda outros muitos títulos…
      A verdade é que no Leicester tudo se alinhou, tinha jogadores banais na altura e que ninguém conhecia.
      Devemos começar a pensar no Wirtz, se tiver uma boa carreira, para a lista dos GOATS?

      Com isto não quero comparar a qualidade, porque com a bolinha nos pés penso que ninguém foi superior ao Maradona, apesar de Messi ter muito mais recursos e conseguir fazer mais diferença.
      Mas estar com essas lógicas de pegar em equipas fracas e colocar nas melhores tem muito que se lhe diga.
      Maradona até conseguiu números bem jeitosos para o “pouco” que jogou, por onde jogou e pela época que jogou e isso diz basicamente tudo de quem era.

      Dito isto, o GOAT para mim é indiscutivelmente Messi. Por tudo o que deu ao futebol, pelo que jogava, pelo que fazia os outros jogar e pelos números que acrescentou quando nem era a sua preocupação, pelos anos que teve no top, para nem falar que ganhou tudo.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Maio 20, 2025 at 9:01 am

        “Oh mamma, mamma, mamma, oh mamma mamma, mamma, ¿sai perché mi batte il corazón? Ho visto Maradona, ho visto Maradona, eh, mamma, innamorato son”

        Tu não te deves lembrar disto, era a música dos tifosi do Napoli para o Maradona. Não há amor como o primeiro, sinceramente sei que no fundo serei sempre um maradoniano, por mais que racionalmente tudo diga Messi, vejo aquele encanto do underdog, dos descamisados pobres, de alguém que faz com uma pequenita equipa do sul de Itália vença dois Scudetti ao Milan de Sachi, Gullit, Van Basten, Baresi, Rijkaard, uma das melhores equipas de futebol que vi na minha vida, e de longe a melhor equipa italiana da história do futebol.

        Mas são opiniões, sabes o futebol tem muito de emoção, e sim Maradona emocionou-me muito mais do que Messi, por mais que racionalmente Messi tenha sido melhor.

      • JJayy "Non Believer"
        Posted Maio 20, 2025 at 10:46 am

        O Maradona não ganhou um, mas sim, dois campeonatos com o Napoli e foi à duas finais do mundial. Comparar com Mahrez e Leicester é um autêntico absurdo.

      • Jeco Baleiro
        Posted Maio 20, 2025 at 11:17 am

        O Maradona “fez” o Nápoles. Ganhou dois scudettos aos gigantes do Norte quando o Nápoles não era nada. Ganhou uma Taça UEFA, Taça e Supertaça de Itália. Frente ao Milan de Sacchi, ao Inter dos Alemães. Fez duma Argentina banal campeã do mundo (até hoje é o único jogador da história que se pode dizer que ganhou um mundial sozinho). Fez de uma Argentina absolutamente mediocre Vice campeã do mundo (1990). Com um tornozelo completamente desfeito, levou porrada como poucos. Não é o melhor em longevidade, em títulos ou em golos, mas é o maior de sempre.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Maio 20, 2025 at 6:37 pm

        https://www.youtube.com/watch?v=i_8oqnOgrEk

        Deixo o vídeo. Tu és certamente um jovem, não viste Maradona, não percebes a emoção que nós sentimos quando vimos esta despedida. Maradona foi um fenómeno único e irrepetível, é impossível superá-lo em muitas coisas, personalidade, coragem e capacidade de ser decisivo nas adversidades.

        Aconselho-te vivamente a veres o resumo do Argentina 1 Brasil 0 do Itália 90. Um jogo totalmente dominado pelo Brasil, que manda cinco bolas nos ferros. Maradona, que tinha sofrido uma entrada no jogo anterior que lhe partiu a unha maior do seu mágico pé esquerdo no jogo anterior, jogou infiltrado, e com uma pala no pé que claramente o inferiorizou durante a primeira parte. Ao intervalo virou para o fisiotepeuta e disse: tira-me a pala, prefiro sofrer a dor, mas ter sensiblidade no pé. O jogo parecia perdido, e estava perdido, e Maradona pouco tocou na bola.

        A dez minutos do fim toda a gente concluia que a Argentina tinha jogado com um a menos, porque Maradona tinha tocado na bola uma dúzia de vezes, e sofrido 9(!!!) faltas. Sim esse era o tratamento habitual a Maradona que faz com que ele, ainda hoje, seja o jogador que mais porrada apanhou em Mundiais, mas muito longe dos demais. Adiante. Minuto oitenta, Maradona pega numa bola no circulo central, dribla Dunga, Alemão, flete para a direita, e de repente atrai toda a defesa brasileira em cima dele, tudo com a ideia de o derrubar, quando faz um passe magistral para a esqueda, onde isola Caniggia para marcar. Uma jogada genial toda feita com o pé esquerdo, mas o passe de morte fê-lo o seu único pé saudável naquele dia, o direito. Costumo sempre dizer que este é um dos melhores golos do Maradona em mundiais, e nem é dele.

  • Kacal
    Posted Maio 19, 2025 at 5:47 pm

    Vai ser interessante ver e analisar os comentários deste post de alguns. Isto porque ou vão dar valor a este ranking e quem o fez valorizando por exemplo a posição de Messi em primeiro. E aí será giro vê-los a contorcer a coluna já que alguns defendem Messi como melhor de sempre mas desvalorizam e rebaixam completamente CR7 focando excessivamente nos últimos anos da carreira dele para o diminuir neste tipo de ranking e dizendo barbaridades como nem top10 de sempre é e etc. Bla bla bla. Portanto ver que credibilidade irão dar a este ranking por ter Messi em primeiro e até ser uma fonte credível quem o fez, será engraçado visto que CR7 está em 4o do ranking sendo um top5 de melhores de sempre, coisa que sempre defendi como unânime e obviamente é um exagero meu porque unânime nunca será mas é bom ver que neste ranking e fonte isso fica refletido. Mas será interessante e divertido de ver, se é que esses alguns vão comentar sequer claro. Mas até são meninos para concordar no primeiro e depois desvalorizar no mesmo comentário o mesmo ranking por causa do 4o, nada surpreende nem nada espero deles. Apenas me dará um grande gozo ahah. Ou então desvalorizam completamente o ranking por causa do 4o nem tocando no resto. A ver vamos.

    ———– ————-

    De minha parte aceito totalmente o ranking e até considero a fonte fiável. Pessoalmente o meu GOAT é Cristiano Ronaldo e sempre será mas é a minha preferência e admito Messi em 1o numa boa. Mas sinceramente até colocava os dois “ETs” em 1o e 2o podendo até ser Messi o 1o porque a conquista da Bola de Ouro mais vezes e do Mundial colocam-no acima pelo menos aí sem dúvida. Como jogador também é válido ser colocado mas também são opiniões. Mas aceito Messi em 1o e aceito o ranking na boa, eu colocaria CR7 em 2o mas o 4o parece-me ótimo e um motivo de orgulho que um rapaz de origem humilde e vindo do nada num País pequeno como o nosso tenha conquistado tanto que é considerado o 4o melhor jogador da história do futebol, é uma honra e sinto-me privilegiado de o ter visto a carreira toda. Como fã dele será sempre o meu GOAT mas isso é outra história. Sobre o ranking no geral acabo por concordar e aceitar. Está bom!

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Maio 19, 2025 at 7:54 pm

      Ah e outra coisa, se valorizas tanto o Mundial do Messi, tenho uma novidade para ti. O Péle tem três, e é o único jogador da história do futebol que tem três Mundiais. O Fenómeno tem dois, o Maradona ganhou um Mundial quase sozinho, e o Zidane venceu outro Mundial.

      Sim todos os jogadores do meu Top foram fundamentais na conquista de Campeonatos do Mundo, o titulo mais importante do futebol. O Ronaldo fez um bom Mundial em 2006 quando ainda era puto, e posto isso mais vale nem falarmos. E ainda assim eu desvalorizo-o tanto que o meto em sexto, porque é verdade, é o seu patamar. Abaixo dos extratosfericos, mas muito alto, consegues dizer sem te rir que meteres um jogador em sexto num Ranking com jogadores deste calibre é desvaloriza-lo?!

      É que é esta a questão, tu no fundo o que queres é denegrir implicitamente jogadores incríveis e extraordinários, e não respeitar o futebol.

      • Kacal
        Posted Maio 19, 2025 at 9:35 pm

        Eu dou importância ao Mundial sim mas é um factor não é o único a ter em conta senão há jogadores bem piores que CR7 que ganharam a Copa e não podem ficar à frente dele num ranking destes. Mas quando há equilíbrio na comparação e na minha opinião há entre Messi e CR7. Na tua não é só me resta aceitar e respeitar até porque esse debate já é inútil e não perco mais tempo nele, mas quem pensa igual a mim então a Copa pode ser um diferencial.

        De resto puseste CR7 em 6o e já não é mau podia ser bem pior portanto aplaudo a tua imparcialidade ai. De resto neste caso nem foste tu que não colocas CR7 num top10 portanto não me referia a ti mas há quem o faça portanto é para esses!

    • Luke Skywalker
      Posted Maio 19, 2025 at 9:07 pm

      Muito bem visto. Também estou com expectativas em relação a isso. Veremos se somos surpreendidos ou não…

      • Kacal
        Posted Maio 19, 2025 at 9:37 pm

        É Luke, mas eu melhor esperar sentados porque ou não aparecem, ou vêem valorizar a posição de uns no ranking e ocultam a outra ou então vêem mesmo descredibilizar este ranking e sua fonte portanto já não espero nada que assim não perco tempo ja que desiludir nunca me desiludo porque nunca espero nada desses users. Mas sim subscrevo o que dizes é esperar para ver. Abraço!

    • Vincent Vega
      Posted Maio 19, 2025 at 9:13 pm

      Análise perfeita, por isso já nem vou fazer a minha. Apenas para mim Messi é mesmo o melhor de sempre, e destacado. . Quanto a Pélé, não vi, não jogou na Europa, mas devido ao tanto que se fala, tenho que aceitar. Eu colocaria Cristiano Ronaldo à frente de Maradona pois a magia é importante mas não é tudo, no entanto também aceito Maradona em terceiro e Cristiano em quarto.

      • Kacal
        Posted Maio 19, 2025 at 9:39 pm

        Perfeitamente válido ter Messi em 1o e Pele em 2o, Vincent Vega. Mas como tu não vi Pele e Maradona jogar é mais pelo que falam deles que aceito. Mas lá está depois cada um com a sua preferência e a minha é CR7 em 1o mesmo que aceite este ranking. Abraço!

    • NCM
      Posted Maio 23, 2025 at 1:04 pm

      Dizes o coisa curiosa e que concordo: falas do teu Goat. O futebol é um desporto colectivo e por isso existem factores na escolha de um ranking destes que são influenciados pelo sucesso colectivo, para além do nosso gosto pessoal. Lembro-me uma vez ter visto no youtube um vídeo em que alguém dizia que o seu goat era o Kobe porque tinha acompanhado toda a sua carreira e adorava o jogador. Até admitia que o Jordan fosse o melhor, mas só o tinha visto jogar nos Wizards e esse já não era o goat, embora ainda fosse talvez top10 na NBA.

  • v de vendetta
    Posted Maio 19, 2025 at 6:27 pm

    O Marco Van Basten deve ter jogado chinquilho.

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Maio 20, 2025 at 5:52 am

      Eh pá o Van Basten foi talvez o melhor 9 europeu que vi jogar, mas tal como o Ronaldinho, durou pouco. Havia outros que estãom logo ali, o Matthaus, o Zico, o Iniesta, o Xavi, por exemplo. Se fosse uma lista de quinze talvez entrasse, mas enfim é preciso escolher dez.

  • Nickles
    Posted Maio 19, 2025 at 6:28 pm

    O mais incrível Ronaldinho. O melhor Messi. O maior Pele.
    *
    O meu top 10
    Messi
    Pele
    Maradona
    Ronaldo Fenomeno
    Cruyff
    J. Neves
    Ronaldinho
    Di Stefano
    Zidane
    Platini

  • Artur Trindade
    Posted Maio 19, 2025 at 7:54 pm

    Aceito e concordo com os 10 nomes do top-10.
    Em relação á ordem dos nomes, já a referi algumas vezes:
    No Top-3 devem estar Pélé (o 1º), Messi e Ronaldo.
    Maradona e Cruyff devem estar nas posições imediatas.
    Pelé, Ronaldo e Messi foram os únicos deste top com mais de 15 anos de alto nível.
    Os números (épocas, jogos, títulos, golos e assistências) têm sempre o seu peso, e Maradona não os teve, foi fraco, inclusivé inferior a Cruyff, excepto em títulos pela sua seleção.
    Curioso observar que existem apenas 3 jogadores fora da posição 10, os 2 Ronaldos, o extremo português e o PL brasileiro, tendo este mais obrigações ao nível de golos de todos estes nomes, e o central Franz.

    • NCM
      Posted Maio 23, 2025 at 12:59 pm

      O número 10 era e ainda é PG do basquetebol ou o quarterback do futebol americano
      A posição central e o jogador mais importante/influente numa equipa.

  • Gil-Galad
    Posted Maio 19, 2025 at 8:04 pm

    Para mim Pelé, Maradona e Ronaldo fenómeno transcenderam por completo as suas alturas no futebol. Claro que Messi e Cristiano pelo que conseguiram entram na luta mas os primeiros 3 passaram por alturas violetas do futebol com menos condições de campos, chuteiras, tecnologia; alimentação, descanso, recuperação, por aí fora … serão sempre o meu top 3

    • Foge Quim
      Posted Maio 19, 2025 at 9:35 pm

      Mesmo que Maradona e Ronaldo fenómeno tivessem as condições que Ronaldo e Messi tiveram, as suas vidas extra campo não permitiam que tivessem a mesma carreira que estes dois.

  • Knox_oTal
    Posted Maio 19, 2025 at 8:19 pm

    Boa lista!!! Estes exercícios são sempre extremamente subjectivos, até porque a qualidade dos candidatos está num nível tal que, na maioria dos casos, o que os diferencia são detalhes estatísticos ou preferências pessoais. De realçar, os três brasileiros da lista contra… três argentinos! Sem dúvida trata-se da rivalidade que mais alimentou este desporto, duas nações do futebol!
    .
    Em termos de talento puro, Maradona continua para mim a ser indiscutível! E, apesar de todos os defeitos e péssimos exemplos, deixou uma aura mágica inigualável!
    .
    Numa reflexão mais madura e detalhada, tendo em conta o todo, os aspectos individuais mas também colectivos, a consistência e o contexto competitivo, para mim, o melhor também é o Messi! Não é o meu jogador favorito, mas é inegável a marca que deixou no futebol mundial… Um astro, um craque inacreditável!
    .
    Fechando o top-10 dos grandes deuses do meu Olimpo da Bola, e sem ordem específica (é desnecessário quanto a mim), nomeava Maradona (claro!), Pelé (incontornável), Cruyff (lenda total), Zidane (futebol classe), Ronaldo (fenômeno), Rivaldo (hoje em dia era um Bola de Ouro crónico), Ronaldinho (futebol de rua+magia), Henry (Va Va Voom, uma escolha extremamente parcial, mas aquela nos Gunners marcou a minha infância/adolescência, futebol vertigem) e Eusébio.
    .
    Uma palavra para o Eusébio, que é uma mais uma escolha extremamente enviesada pela minha juventude, sobretudo pelas histórias (na altura pareciam mitos) contadas pelo meu avô do que foi este “ovni” no futebol português, o que conquistou, no contexto em que o fez, a capacidade de superação, o futebol em estado puro no seu início no Benfica… arrebatando e dominando o futebol europeu num ápice ! E pensar nas lesões que teve e mesmo assim conseguir a carreira que conseguiu é notável, e para mim, no que a futebol no seu estado puro e aos seus valores diz respeito, continua a ser a referência máxima no futebol português! Sei que é uma opinião minoritária, a caminhar para o irrelevante, mas gostava que as gerações mais novas (re)conhecessem e dessem o devido valor ao que foi feito por figuras do nosso passado.
    .
    Depois neste mesmo Olimpo, há algumas dezenas de deuses menores, mas deuses na mesma, onde ponho os nossos Figo e Cristiano. E centenas de semideuses, onde figuram o Chalana, o Rui Costa (prefiro guardar a imagem dele enquanto jogador… de longe), o Coluna, o Pepe, o Futre, entre outros.
    .
    Felizmente o futebol deu-nos muito por onde escolher, por onde ser subjectivo! De relembrar um Alberto Spencer, um Ghiggia, um Elias Figueroa, um Sindelar, enfim um mar de divindades futebolísticas!
    .
    Saudações desportivas

    • Vincent Vega
      Posted Maio 19, 2025 at 9:32 pm

      Eu sei que é apenas a tua opinião e tem que ser respeitada, mas honestamente acho surpreendente colocares Eusébio no top 10,não colocares Cristiano, e ainda colocares Figo ao nível do Cristiano. E atenção que acho o Figo o segundo melhor jogador português que vi jogar (não vi Eusébio).

      • Knox_oTal
        Posted Maio 20, 2025 at 4:55 pm

        Exactamente, é a minha opinião! O que me surpreende a mim é sempre que há exercícios/debates deste tipo, focasse em demasia no Cristiano… Há muito futebol para além dele, inclusivé futebol nacional! Isto não é um exercício de menoridade ao Cristiano, é um exercício de opinião e de gosto pessoal! Pelo menos vejo assim… e acho que era saudável alguém poder fazer uma lista destas sem receio de cometer o “pecado capital” de não o incluir e ter que ouvir recadinhos ou sequer ter que justificar. Em Portugal quando o assunto mete o Cristiano, não há debate… há guerrilha, há ódio desmesurado ou culto de personalidade ridículo. É extremamente cansativo, e confesso que é um aspecto que sempre me “afastou” dele!
        .
        Resumindo, dou-lhe valor… é um monstro, um dos melhores de sempre, deu imensa visibilidade a Portugal e teve uma carreira ímpar! Mas prefiro outros jogadores (nomeadamente o Eusébio, que muita gente desvaloriza e se esquece do contexto em que triunfou e também elevou o nome do país), e sim numa lista de 10 fica de fora quanto a mim. Teve uma carreira longa e frutífera sem dúvida, mas nos atributos essenciais do futebol acho todos os jogadores da minha lista superiores!
        .
        Por fim, não quis dizer que o Cristiano está ao nível do Figo ou vice versa, mas sim que os dois estão incluídos para mim num segundo patamar do Olimpo da Bola… independentemente da posição de cada um nesse pelotão. E aí ponho claramente o Cristiano num top-5 desse pelotão, na companhia de um Beckenbauer, um Zico, etc.
        .
        O discurso foi longo e não inteiramente dirigido a ti, aproveitei a tua deixa para deixar uma ideia generalizada! Ainda assim, obrigado pelo feedback e correcção!
        .
        Saudações desportivas

        • NCM
          Posted Maio 23, 2025 at 12:35 pm

          Tens razão, mas nos últimos anos, com a queda do CR (futebolisticamente falando) o que ouço é o ódio visceral contra o CR. As anti-ronaldetes são mais ridículas que as ronaldetes e intelectualmente muito desonestas. Nem preciso de citar 3 ou comentadores neste espaço. Em relação ao melhor jogador português, como não vi o Eusébio jogar tenho de me basear noutras opiniões para comparar épocas distintas o que é sempre difícil. Agora, em relação ao Figo / Cristiano, não tenho dúvidas até porque vi os 2 jogar: O Cristiano foi superior, embora goste muito do Figo e do seu futebol. E embora não seja relevante para esta discussão, o Figo como melhor jogador português da sua geração, foi muito melhor capitão que o CR. É uma questão de personalidade e postura, se quisermos. É um erro achar-se que o melhor jogador tem de ser o capitão e isto também vale para o Messi. O Eusébio é o melhor jogador europeu da sua geração e o 2° melhor do mundo mas o capitão era o Coluna.

    • Pedro_Almeida
      Posted Maio 20, 2025 at 8:39 am

      O Ronaldo é um deus menor, claro que sim.
      Nem top 10 é claro.
      Sinceramente mas os primeiros 10 de carreira foram apagados só porque deixou de construir para marcar golos?
      Ele fazia tudo em campo nos primeiros 10 anos de carreira, na premier league e nos primeiros no Real.

      • Knox_oTal
        Posted Maio 20, 2025 at 4:37 pm

        Mas na minha opinião, não entra no top-10! E agora?!? E os outros da lista também não foram craques ao mais alto nível?!? Por que raio é obrigatório pôr o Cristiano numa lista destas?!? Também tirei outros da lista original… pois esta é A MINHA lista!

        Saudações desportivas

        • NCM
          Posted Maio 23, 2025 at 12:47 pm

          Porque o CR para além de fazer o mesmo que outros avançados da lista (com uma técnica menos refinada) acrescentou a isso aquilo que é mais importante no futebol: golos. Não é um mero dado estatístico, é mesmo aquilo que é o mais importante. As vitórias e os respectivos títulos são decididos através dos golos. Mas estar ao não num top10 é sempre subjectivo e é tão aceitável colocá-lo num top5 como fora do top10. Cumprimentos.

    • Pablo2
      Posted Maio 20, 2025 at 1:46 pm

      faltava o Jota ou o Gonçalo Paciência na lista…

  • M4R7UCH0
    Posted Maio 19, 2025 at 8:29 pm

    Sendo o Messi melhor segundo a eleição como assim aquele que concorreu com ele CR7 esta em 4?
    E falam sempre muito do Maradona ser o cara, me dizem ainda quantas épocas de nível alto ele teve? Porque se falarem de magia então vão ter que falar do Ronaldinho

  • Neville Longbottom
    Posted Maio 19, 2025 at 8:32 pm

    O Di Stefano jogou há 70 anos. Era outro desporto.

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Maio 20, 2025 at 5:35 am

      Não, não era, era futebol a sério. Quando chegou o clube de Madrid não ganhava nada há 22 anos. Ganhou as cinco Taças dos Campeões Europeus, e mudou para sempre o equílibrio de forças no futebol espanhol. A sua obra chama-se Real Madrid. Não é coisa, um pouco de respeito.

  • Josef Mike
    Posted Maio 19, 2025 at 8:51 pm

    Ter visto 5 destes 10 jogar já foi um privilégio! Houve uma ou duas épocas em que Ronaldo, Ronaldinho, Zidane, Messi e CR7 estavam todos no ativo e quem assistiu a isso (como eu) pode se considerar um sortudo. Quanto a esta lista talvez acrescenta-se o Romário e ficaria os 11 melhores de sempre xD
    De todos os jogadores atuais acho que apenas um tem a capacidade para chegar a esta lista, falo claro de Yamal. Jogador que com 17 anos já é 1 dos dois melhores do mundo e foi dos mais entusiasmantes no ultimo euro (com apenas 16 anos!!). Aliás, já vi muito miúdo maravilha aparecer mas como Yamal não existe comparação possível, é disfrutar. De realçar também que a quantidade de lendas no ativo é cada vez mais escassa.

  • É dia de jogo
    Posted Maio 19, 2025 at 9:14 pm

    O Zidane jogou muito mais bola que o Cristiano, tinha muito mais talento puro e fez coisas e teve jogos completamente inacreditáveis no alto nível, mas os números aqui têm um peso excessivo e quase que tiram a possibilidade de um médio ser um dos top 5 de melhores de sempre, só lá estão avançados. Zidane e Ronaldo fenômeno são obviamente superiores ao Cristiano, longevidade acho que é fruto da época onde o Cristiano viveu e não pode ter tanta força, mas em talento puro, o que demonstraram dentro de campo, faziam coisas complemente fora da caixa foram mais jogadores que o Cristiano. Eu sei que o Cristiano tem números incríveis, e pode sim estar no top 10, mas o Halland também os tem e não é por isso que se vai sentar nesta mesa, o Cristiano ser top 10 já é muito bom para a qualidade intrínseca que tem. Portanto para mim Zidane e Ronaldo Fenômeno teriam que estar acima, Ronaldinho foi mesmo muito curto mas também podia estar por todos os fatores que referi em cima.

  • Francisco Torgal
    Posted Maio 19, 2025 at 11:54 pm

    10 é um número demasiado para aglomerar tantas lendas. Acho que o fator nostalgia e antiguidade (e em nada deve descredibilizar essas lendas) também tem peso. Iniesta é sem dúvida um dos melhores de sempre e não consta, mas eu também não vi, ao vivo, jogar o Beckenbauer ou outros enormes jogadores.

    Só acho que um defesa, pelo menos, poderia estar aqui: Maldini.

  • DNowitzki
    Posted Maio 20, 2025 at 1:15 am

    Bom, dos que ainda vi jogar,embora já numa fase absolutamente descendente, Pelé é e será «sempre» o número 1. Depois, não consigo decidir entre Maradona e Messi: considero Maradona melhor na generalidade, mas Messi teve uma carreira ao alto nível muito mais consolidada. A seguir, talvez Cruyff, porque aquela Holanda, que não foi apenas ele, era qualquer coisa de mágico e foi claramente «roubada» em dois mundiais, tal como o Brasil foi comido de cebolada em 78.
    *
    Dito isto, se me perguntarem «Quem gostarias de ver jogar de novo hoje em dia?”, chutava já Eusébio e Zico, assim de imediato. Um, porque foi o símbolo da melhor equipa europeia da década de 60 que não é mais considerado hoje porque o Botas o prendeu em Portugal, enquanto símbolo de um país que era ditatorial, conservador, retrágrado, mas que queria passar uma outra imagem internacional. O outro, porque fez parte da seleção / equipa de futebol que me trouxe para o jogo: o Mundial de 1982 é mágico e aquele Brasil, com as suas insuficiências, era fascinante! Enquanto não desencantei uns canções azuis e uma camisola amarelo-torrado não descansei. Quando obtive o equipamento, tive dos melhores verões da minha vida, a pontapear bolas vestido à Brasil.
    *
    Dito mais isto, vou voltar a dizer o que sempre afirmo: qual é a legitimidade para fazer estes «rankins»? Como se pode comparar épocas tão díspares como as de Di Stefano, com aqueles «relvados», aquelas leis do jogo,aquele jogo brutal e violento, aquela bola pesadíssima, etc., etc., etc., com a atual, onde a própria bola faz efeitos que facilitam a marcação de golos? Ver um Eusébio ou um Pelé a fazer aquelas arrancadas de uma área à outra, em autênticos batatais e com uma bola que pesava toneladas, é qualquer coisa de surreal para quem se queixa de um pedaço de relvado mais seco. Estas «cenas» só servem para provocar discussão – boa e má – e manter o interesse no desporto e na modalidade.

  • VaideMota
    Posted Maio 20, 2025 at 1:22 am

    O Kusturica só filmou um. Só um merecia um romance. Só um foi Deus e Diabo. Só um foi rapazinho inocente e vilão corrupto. Só um no mesmo jogo marca um golo épico com a mão e o melhor golo em mundiais. Só um com aquele talento.

  • Xtremox
    Posted Maio 20, 2025 at 8:32 am

    Para mim, o top 10 de sempre seria este:
    1. Messi
    2. Zidane
    3. Maradona
    4. Pele
    5. Ronaldo Fenómeno
    6. Cruyff
    7. Ronaldinho
    8. Beckenbauer
    9. Di Stefano
    10. Kroos

    Eu sei. Não coloco CR7 porque nunca soube tratar a bola como qualquer um destes e é a minha opinião.

    • Minanda
      Posted Maio 20, 2025 at 9:18 am

      Top 10 de sempre sem o Cristiano Ronaldo… Estás a meter o Kroos à frente de um gajo que basicamente redefiniu o que significa ser decisivo no futebol moderno? Isto não é o top 10 de sempre. Isto é a tua lista de cromos preferidos quando tinhas 12 anos.

      • Xtremox
        Posted Maio 21, 2025 at 8:42 am

        Acima justifico a minha opção.
        Para mim, podia até marcar 2000 golos mas se não sabe tratar uma redondinha como os que referi, não se senta á mesa com eles.
        O romário também marcou imensos golos e outros que mudaram o perfil de matador/finalizador e também não estão. É assim.
        Para mim, os melhores têm que ser perfumados. Coisa que CR7 nunca foi…
        Já se me fizer um top com os melhores atletas/profissionais de futebol, CR7 estará no topo sem dúvida.

    • AndreChaves9
      Posted Maio 20, 2025 at 2:36 pm

      Não é correto colocar o Kroos à frente do Modric.

  • Chanandler Bong
    Posted Maio 20, 2025 at 8:48 am

    Para mim será sempre Ronaldinho o nº1, nunca ninguém fez o que ele fazia e como tratava a bola no seu prime.

  • AndreChaves9
    Posted Maio 20, 2025 at 9:05 am

    Messi
    Pelé
    Maradona
    Ronaldo Fenómeno
    Di Stefano
    Cruyff
    Zidane
    Maldini
    Beckenbauer
    Eusébio

    Está por ordem.

  • Obelix
    Posted Maio 20, 2025 at 9:21 am

    Fazer rankings é sempre difícil, por isso nestas análises gosto de colocar os jogadores por patamares.

    Para mim, os grandes deuses do futebol, aqueles jogadores que foram maiores que o próprio jogo por qualidade superior, aura, conquistas, etc, são três: Pelé; Maradona e Messi.

    Ronaldo fenómeno, Cruyff, Zidane, Beckembauer e Di Stefano estão num segundo patamar.
    .
    Depois vem uma lista de mega craques, jogadores históricos, que cada um ordena como quiser. Zico,
    Ronaldinho, Van Basten, CR7, Baggio, Platini, Maldini, Matthaus, Neymar (polémico eu sei…), Xavi e Iniesta (como dupla, isolados não acho que merecessem este destaque todo), etc

  • Oldasity
    Posted Maio 20, 2025 at 9:32 am

    Parece ser um bom top.
    Para mim:
    1 – Messi



    2 – Maradona
    3 – Pelé
    4 – Cruyff
    5 – Ronaldo Fenómeno
    6 – Beckenbaur
    7 – Van Basten
    8 – Zidane
    9 – Cristiano Ronaldo
    10 – Di Stefano

  • 20324AC10
    Posted Maio 23, 2025 at 1:18 pm

    Os vossos ódios de estimação ao Cristiano Ronaldo fascinam qualquer um. Esquecem-se que o homem ganhou e jogou o que jogou na era do jogador mais distanciado de todo o resto do planeta. Comparar eras é irreal, a verdade é que 90% dos jogadores de alto nível dos anos 80 para baixo seriam perto de banais no futebol atual. Mas lá está, jogavam com aquelas condições como todos os outros, por isso não faz sentido comparar.

Deixa um comentário