Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os 10 melhores jogadores portugueses dos últimos 30 anos

Aproveitando o aniversário de Paulo Futre, antigo craque de Sporting, FC Porto, Atlético Madrid ou Benfica, que completa hoje 53 anos, os colaboradores do Visão de Mercado nomearam aqueles que consideram ser os 10 melhores jogadores portugueses dos últimos 30 anos.

123 Comentários

  • Joao X
    Posted Fevereiro 28, 2019 at 10:43 pm

    Gostava de ter visto o JVP e Futre…

    • Joao Silvino
      Posted Março 1, 2019 at 3:30 pm

      Perdeste muito em relaçao ao JVP meu caro… O Euro 2000, o golo em Alvalade na estreia com o Farense nesse Verão, e o título que deu ao Sporting com a ajuda do Jardel em 2002. Muito boa jogada da direção do José Roquette, que hoje todos criticamos.

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 28, 2019 at 10:46 pm

    Esse Top 10 está perfeito.E acho que não merece contestação.

    • Sombras
      Posted Fevereiro 28, 2019 at 11:23 pm

      Trocava facilmente o Nani pelo Bernardo Silva. Muito facilmente.

      • Joga_Bonito
        Posted Fevereiro 28, 2019 at 11:30 pm

        Parece-me que o sentido do post são sobretudo jogadores que já acabaram a carreira e outros que estão em fim de carreira, daí se recuar até há 30 anos. Assim já se pode perceber inteiramente o que foram. O Bernardo ainda nem atingiu o pico. O Nani é já veterano.

      • M1950
        Posted Fevereiro 28, 2019 at 11:37 pm

        O Nani com a idade do Bernardo era um dos melhores jogadores do mundo no Manchester United , esperemos que Bernardo possa atingir esse nível “facilmente”…

        • Sombras
          Posted Fevereiro 28, 2019 at 11:40 pm

          O Bernardo é um dos melhores jogadores do mundo no Manchester City.

          • Filipe_Carvalho
            Posted Fevereiro 28, 2019 at 11:49 pm

            Eu sou fã do Bernardo. Mas o Bernardo não é top 50 mundial.

            • Nunop
              Posted Março 1, 2019 at 3:06 am

              O que? O Bernardo é indiscutivel numa das melhores equipas do mundo. O nível q tem apresentado esta época é de top 20/25 mundial.

              • Filipe_Carvalho
                Posted Março 1, 2019 at 10:43 am

                O facto de ser indiscutível numa das melhores equipas do mundo não quer dizer nada. O Bernardo é um craque sem dúvida. Mas não é top 50 mundial. Uma coisa é fazeres uma época com um rendimento top 50 outra é sê-lo efectivamente. Bernardo não é melhor que Douglas Costa por exemplo. E o Douglas não consegue ser titular absoluto numa das melhores equipas do mundo. Depende sempre muito das escolhas do treinador ao nível de sistema de jogo. Mas se quiseres faço – te uma lista do meu top 50…

                • Nunop
                  Posted Março 1, 2019 at 4:54 pm

                  O Bernardo não é melhor que o Douglas Costa? Que coisa absurda, só porque um se mete com fintinhas e uma vez dá golo não quer dizer nada. O que o Bernardo acrescenta ao jogo vai muito para além de numeros. Vê o jogo com o Liverpool no Etihad, foi o jogador que mais correu esta época na Premier League 13.7 km. Vejo todos os jogos do City porque gosto muito da equipa já há muitos anos e o Bernardo é simplesmente fantástico todos os jogos. O Douglas Costa faz um grande jogo em 10, é que nem sequer é comparável

                  • Filipe_Carvalho
                    Posted Março 2, 2019 at 1:31 am

                    O Douglas é só o maior desequilibrador da Juventus, coisa pouca. Vês todos os jogos do City mas parece que vês pouquinhos da Juve. E desde quando correr muito significa qualidade??? Se assim fosse o Fernando Aguiar era um Deus. Mas eu ajudo-te, faz uma lista dos 6 melhores do mundo de cada posição. Gr, dd,dc,de, mdc,mc,ee,ex e pl. Terás 54 jogadores e não terás nestes 54 Bernardo Silva. O Bernardo é craque e gosto muito dele. Mas elevam-no a um patamar de jogador de primeira linha mundial coisa que ele não é. Está perto disso mas efectivamente não o é!

          • Consuela
            Posted Fevereiro 28, 2019 at 11:57 pm

            É, há 1 ano sensivelmente… Deixa-o jogar mais anos e depois podemos falar, até lá o Nani fica na frente.

          • Ventola28
            Posted Março 1, 2019 at 12:01 am

            O nani com a idade do bernardo nao tinha nem metade da qualidade que o bernardo tem! Alias alias o nani ja tem pra ai 34anos e nunca teve a qualidade que o bernardo tem em toda a sua carreira! E atencao o bernardo ainda nao atingiu o auge da carreira,ainda é novinho

            • Johnny P
              Posted Março 1, 2019 at 3:18 am

              1 – O Nani fez 32 anos há 3 meses, e não 34.

              2 – O Bernardo Silva (de quem sou fã) tem 24 anos e meio, com essa idade, o Nani foi SÒ o jogador do Manchester United vencedor da Premiere league e finalista da CL com mais jogos nesse época (excessão ao Van der Saar obvio),

              3 – Foi também o rei das assistencias no campeonato com 18 (além de 9 golos) e esteve APENAS nos 23 finalistas da FIFA para melhor do mundo, sendo o único PT além do Figo, Deco e Ronaldo a entrar nessa “Shortlist” desde que é divulgada.

              Quando o Bernardo fizer alguns destes registos, podemos começar a falar em entrar pro top 10.

          • ilcalcioedichiloama
            Posted Março 1, 2019 at 12:06 am

            O Bernardo provavelmente terá uma carreira superior à do Nani mas não é, e até agora nunca foi, melhor que o Luís no seu melhor.

          • M1950
            Posted Março 1, 2019 at 8:55 am

            O Bernardo não é sequer um dos 10 melhores da premier league ( Hazard , Kane , Aguero , Kevin de Bruyne, Pogba , Alexis Sanchez , Eriksen , Willian , Salah , De Gea ) quanto mais dos melhores do mundo.

          • M1950
            Posted Março 1, 2019 at 9:00 am

            Só para que fique claro , eu gosto muito de ver o Bernardo jogar.

      • Filipe22
        Posted Fevereiro 28, 2019 at 11:46 pm

        Mais facilmente trocava o Nani pelo Simão.

      • Kacal
        Posted Março 1, 2019 at 2:04 am

        Basta olharmos para a carreira do Nani tanto nos clubes como na selecção e penso que nem há contestação. Futuro e potencial não contam para uma avaliação presente. Além disso o talento puro não pode ser o único critério. E o melhor Nani foi um grande jogador!

      • Amigos e bola
        Posted Março 1, 2019 at 10:25 am

        O Bernardo Silva é um dos mais talentosos da Europa nas caramba, o melhor Nani era um regalo de ver jogar.

    • Xyeh
      Posted Fevereiro 28, 2019 at 11:56 pm

      Não sei se muitos aqui se lembram do Baía, era um monstro na baliza, para mim merecia estar no top 10. Como portista lembro-me mais de jogadores do Porto mas o Jorge Costa era um enorme central claro que é lembrado mais por ser o bixo, Fernando Couto, Rui Barros, Domingos Paciência, Nuno Capucho foram jogadores incríveis, depois Jorge Andrade, Meireles, Costinha, Paulo Ferreira (apesar do seu estilo estranho). Daqui a 10 anos maior parte dos nomes são vindos do Benfica sem dúvida, Bernardo, Cancelo, João Félix, Nelson Semedo, do Porto vejo o Dalot e o Rúben Neves a entrar e do Sporting vejo o Rafael Leão, temos muito talento sem dúvida.

  • The Mo
    Posted Fevereiro 28, 2019 at 10:48 pm

    O Meu top:
    1 Ronaldo
    2 Figo
    3 Futre
    4 Deco
    5 Rui Costa
    6 Ricardo Carvalho
    7 Paulo Sousa
    8 Pepe
    9 Vítor Baía
    10 Nani
    Menções Honrosas: Rui Barros, Sérgio Conceição, Fernando Couto, Jorge Andrade, Tiago, Simão, Miguel, Quaresma, Bosingwa, Meireles, Moutinho.

    • Marcio Ricardo
      Posted Fevereiro 28, 2019 at 11:03 pm

      Quanto ás menções honrosas se concordo com algumas já outras são duvidosas. Ter menção para o Meireles e não ter para o Coentrão que jogou no Real e sentou o Marcelo num ano em que ganharam a champions.. Meireles, Miguel, Jorge Andrade nunca chegaram perto disso se não estou em erro.

      • The Mo
        Posted Fevereiro 28, 2019 at 11:11 pm

        O Meireles também fez grandes épocas no Liverpool e Chelsea.
        Jorge Andrade era dos melhores centrais da liga espanhola no seu tempo, e jogou num grande Deportivo que era das melhores equipas da Europa, foi depois para a Juventus substituir o Bola de Ouro da altura, Canavarro que tinha saído para o Real, mas teve muitas lesões e acabou a carreira muito cedo.
        Miguel era dos melhores laterais direitos da liga espanhola, mas teve uma carreira curta um pouco à semelhança de Bosingwa.
        Mas sim o Coentrão também merece menção.

    • Kacal
      Posted Março 1, 2019 at 2:02 am

      Pauleta merece aí uma menção honrosa, não? Penso que Costinha e Maniche também tendo em conta alguns nomes dessa lista. O próprio Nuno Gomes. Só não digo o Ricardo (Guarda-redes) porque a nível de clubes não fez nada de especial, mas na selecção teve uma bonita história, o pormenor de perder a final podia ter sido diferente, mas esteve a muito bom nível no Euro 2004 e no Mundial 2006, mas pelos clubes não ponho.

  • Joga_Bonito
    Posted Fevereiro 28, 2019 at 10:58 pm

    Concordo no geral. Gostei especialmente do pormenor da classe de Ricardo Carvalho. Um dos mais subvalorizados centrais de que me lembro. Um senhor, dentro e fora de campo. Domínio altíssimo de todos os parâmetros da sua posição e ainda atacava muito bem. O seu único defeito foi não ter jogador no Maior de Portugal. Com um senhor destes e ainda me vêem com o Cacete Ramos, que em vários parâmetros da posição é banal…Não fosse ter optado pelo Chelsea e hoje o Ramos distribuía lenha num Getafe qualquer.
    Quanto ao Paulo Sousa foi craque, ainda que nunca vá gostar dele pelo que fez em 93. Quanto a JVP, apesar de ter feito dupla com Jardel em Alvalade, terá sempre a minha admiração. Deu tudo pelo Benfica e aguentou o clube na pior fase da sua história. Foi posto a andar por uma figura inenarrável, mas não traiu o clube.
    Já agora, poder-se-ia fazer um a lista das 10 maiores decepções dos últimos 10 anos. E também seria giro uma rubrica dedicada aqueles jogadores que já ninguém se lembra mas que fizeram parte do elenco das seleções jovens e cujas carreiras abortaram ao chegar às equipas principais. Seria pedagógico e bom para a reflexão sobre o que é preciso para alguém ser bem sucedido no futebol.

  • Chico
    Posted Fevereiro 28, 2019 at 11:00 pm

    Do que vi:
    1. Ronaldo
    2. Figo
    3. Deco
    4. Rui Costa
    5. Ricardo Carvalho
    6. Nani
    7. Simão
    8. Bernardo Silva
    9. Pepe
    10. Quaresma

    • Il Codino Divino
      Posted Março 1, 2019 at 12:24 am

      Gostos não se discutem, mas colocar o Bernardo à frente do Pepe? Atenção que sou Benfiquista e ainda me está entalado o facto de nunca o ter visto fazer pelo menos uma época com o manto sagrado (espero que ainda o venha a ver), mas o Pepe esteve dez anos no Real Madrid, foi sempre (ou quase sempre) um dos melhores jogadores portugueses em todas as fases finais… O Bernardo está à frente pelo potencial? Pergunta genuína, tenho mesmo interesse em saber.

      • Chico
        Posted Março 1, 2019 at 2:11 pm

        Preferia ter o Bernardo na minha equipa. Foi esse o meu raciocínio. O Pepe não é muito o meu estilo de central, mas teve sem dúvida uma enorme carreira, ou não o teria colocado no top 10.

    • Kacal
      Posted Março 1, 2019 at 1:58 am

      Realmente acho estranho ver Bernardo Silva à frente de Pepe e mesmo de Quaresma. Só pode ser uma opinião parcial e nesse caso há que aceitar e respeitar, claro. Mas o Bernardo, embora seja um bom rapaz e tenha um enorme talento e QI futebolístico, além de muito potencial sendo ainda novo, acho que ainda tem muito a provar e não podemos compara-los com jogadores que caminham para o fim da carreira e foram várias vezes internacionais pela sua selecção (neste caso ambos fizeram história ao ser campeões europeus, onde Pepe fez uma competição sensacional, das melhores prestações que vi de um central num europeu. E o Quaresma foi talismã a partir do banco e decisivo) e fizeram ótimas carreiras nos clubes. É injusto, a meu ver. Sobretudo para com Pepe.

      • Chico
        Posted Março 1, 2019 at 2:13 pm

        O Quaresma nunca rendeu numa liga de topo e, mesmo cá em Portugal, não tinha tanto impacto quanto Simão. O Pepe teve uma enorme carreira, mas nunca foi o meu estilo de central. Já quanto ao Bernardo, atualmente é um jogador mais valioso do que alguma vez Quaresma ou até Pepe foram.

        • Kacal
          Posted Março 1, 2019 at 2:23 pm

          O Quaresma até aceito, ia referir isso mesmo no meu comentário, o facto de nunca ter sido titular e importante num colosso numa liga de topo faz com que seja aceitável ficar de fora. Embora não concorde tanto em relação à comparação com o Simão, mas pronto, são opiniões.

          Agora o Pepe, mesmo que não seja o teu estilo de central, aqui não falamos de ser titular ou não no teu clube, ou ser titular ou não na selecção, ou ser um bom reforço para o teu clube. Falamos da história e acho que aí devemos por um pouco os gosto de lado e olhar aos melhores e o Pepe foi sem duvida um dos melhores, 10 anos no Real Madrid onde os jogadores facilmente são “escorraçados”, titular em grande parte deles e vários troféus. Titular indiscutível na selecção e no Euro 2016 fez história com a selecção e na competição esteve imperial. Acho que merece estar no top independentemente dos gostos e o Bernardo ainda tem que “comer sopinha”.

  • PBS
    Posted Fevereiro 28, 2019 at 11:04 pm

    Genericamente de acordo, talvez substituísse o Nani pelo Chalana (mas a escolha talvez tenha mais que ver com a idade de quem escolheu).

    • Post Author
      Visão de Mercado
      Posted Fevereiro 28, 2019 at 11:07 pm

      Não faz sentido. A última boa época do Chalana foi em 1984, ou seja há 35 anos.

      E isto não é a idade de quem escolheu, mas sim a soma dos votos de todos os colaboradores.

  • ShutterIsland
    Posted Fevereiro 28, 2019 at 11:20 pm

    Como é possível um país tão pequeno produzir tanto talento de tão alto calibre?

    Vítor Baía, Cancelo, Pepe, Ricardo Carvalho, Raphael Guerreiro, Paulo Sousa, Rui costa, Figo, Futre, Ronaldo e Eusébio.
    Este onze não ombrearia com qualquer onze de qualquer outra selecção do mundo??

    • Miguel Cardoso
      Posted Fevereiro 28, 2019 at 11:28 pm

      Fácil, só se aposta no futebol neste país enquanto nos outros se apostam em vários desportos… Até é curto que só tenhamos ganho um Euro em 2016 para a quantidade de dinheiro que se investe num só desporto

  • Muska
    Posted Fevereiro 28, 2019 at 11:30 pm

    Não vi jogar Futre, João Pinto e Paulo Sousa, então faria o meu top10 desta forma:

    Moutinho
    Pauleta
    Simão
    Nani
    Pepe
    Ricardo Carvalho
    Rui Costa
    Deco
    Figo
    Ronaldo

    Em breve poderemos quem sabe incluir João Cancelo, Bernardo Silva, Ruben Neves e João Félix a esta lista. Convido a fazerem o exercício sobre os jogadores portugueses que pareceu que podiam a certa altura fazer parte deste lote mas por uma ou outra razão não fizeram jus ao potencial, como Coentrão ou Quaresma

    • Riccardo Di Luca
      Posted Março 1, 2019 at 1:10 am

      Grande sportinguista que se lembra de todas as possíveis estrelas formadas nos rivais, mas esquece-se daquele q está mais perto de ser um jogador de topo (melhor dizendo, já o é) – Bruno Fernandes. Moutinho? Jogou bem no Porto do AVB, de resto é um jogador útil, tacticamente evoluído, mas longe de ser brilhante o suficiente para figurar num top destes.

      • E o que temos
        Posted Março 1, 2019 at 11:58 am

        Meu Deus. Agora BF vai ser o próximo Rui Costa ou Deco não? Eu quero ver quando ele sair do Sporting, que é uma equipa em que ele literalmente faz o que quer porque o resto é tudo mediocre, e der o salto para uma equipa bem mais exigente, a ver se os 20 golos se mantem. Que falta de noção

        • RuiCosta10
          Posted Março 2, 2019 at 1:50 am

          O Bruno Fernandes é de longe o melhor jogador deste Sporting. E nem gosto dele, acho-o um labrego. Posto isto, concordo que comparar o homem ao Rui Costa e ao Deco que eram realmente jogadores de topo devia ser crime, tal como meter o Moutinho num top 10 de sempre da seleção. Fisicamente é uma nulidade, não tem drible nem remate, vale pela vertente tática, inteligência e passe, mas apenas isso nunca o coloca num top 10.

  • Luis 1 2 3
    Posted Fevereiro 28, 2019 at 11:30 pm

    Os 4 primeiros acho que são unânimes.
    5° R.Carvalho
    6° P.Sousa
    7° Pepe
    8° Rui Costa
    9° JVP
    10° Quaresma

  • Zamorano
    Posted Fevereiro 28, 2019 at 11:31 pm

    Só me custa não ver Simão e VBaía, mas não dá para todos.
    Excelente apresentação

  • Red John
    Posted Fevereiro 28, 2019 at 11:42 pm

    Nani? Oh malta…

    Baía, Pauleta, até o Simão. Mais internacionalizações não é sinónimo de melhor jogador, parece-me que estão a ver muito pelo prisma “os que mais jogaram”

    • Rui Pedro 98
      Posted Março 1, 2019 at 12:22 am

      Poucos se podem orgulhar de ter tido uma carreira como o Nani! Foi figura num Man United que chegou a uma final da Champions e ganhou uma PL. O Vitor Baía concordo que poderia ombrear com o Nani, agora o Simão e o Pauleta discordo! Bem Haja

    • Kacal
      Posted Março 1, 2019 at 1:54 am

      Qual é o mal de Nani?! Continua o menosprezo e falta de reconhecimento para com ele, não percebo porque. Conquistou a Premier por 4x, a Champions, um Mundial de clubes, conquistou outros inúmeros títulos. Foi titular num Man Utd que ainda estava forte com Sir Alex Ferguson, chegou a ser dos melhores do Mundo na sua posição. Esteve na lista da Bola de Ouro. Na selecção foi dos mais internacionais e fez parte da selecção que fez história ao conquistar o primeiro grande titulo. E não foi só de corpo presente, foi importante nessa competição ao dar tudo em campo em todos os jogos, ao fartar-se de correr, a ser o melhor marcador da selecção a par do Ronaldo. Sinceramente não acho que Simão e Pauleta tenham tido carreiras ao nível de Nani, tanto em clubes como na selecção. E o Baía na selecção, que é algo que tem muito peso, não teve o mesmo impacto que nos clubes. Nani merece!

      • RuiCosta10
        Posted Março 2, 2019 at 1:45 am

        O Nani para mim merece estar mais acima que o Quaresma, Simão, ou Pauleta. Primeiro porque apesar de ter os 3 primeiros terem talentos similares, o Nani teve uma carreira melhor e ganhou títulos mais importantes. E o Pauleta dos 47 golos, pergunto-me quantos não foram às Andorras e Luxemburgos desta vida. Já o Baia títulos tinha muitos, ser bom é que estava de gesso, levou grandes frangos e sempre que saía da baliza era um ai jesus, se estivesse num Porto sem um tal de Ricardo Carvalho tinha ido para o banco rapidamente. O Patrício é melhor do que ele alguma vez foi.

  • AYRTON8SENNA
    Posted Março 1, 2019 at 12:06 am

    1-Cristiano Ronaldo 2-Figo 3-Futre 4-João Pinto 5-Deco 6-Rui Costa 7-Pepe 8-Paulo Sousa 9-João Moutinho 10-ÉDER

  • Primo1904
    Posted Março 1, 2019 at 12:12 am

    O meu grupo de amigos é na maioria portista,isto para dizer que se hoje sou do Benfica em muito se deve a João Vieira Pinto, o meu ídolo de infância.
    Quanto ao top parece-me sensato.

  • Hugo
    Posted Março 1, 2019 at 12:20 am

    concordo com a lista xd o 11 seria o vitor baia

  • HeberPrincipe
    Posted Março 1, 2019 at 12:24 am

    Para mim está um top 10 perfeito, sem tirar nem pôr. Para além disso não percebo quem acha que Simão e Quaresma… no máximo, à beira de entrar neste top 10 estariam o Baía e o Pauleta.

  • Explorador do Submundo
    Posted Março 1, 2019 at 12:46 am

    Se o Paulo Sousa tivesse joelhos é que tinha dado um jeitaço

  • Engineer_Mode
    Posted Março 1, 2019 at 12:48 am

    O Paulo Sousa está algo subvalorizado, mas também teve uma carreira marcada por lesões. Chegou a ser um dos 2/3 melhores médios do mundo durante alguns anos e mesmo assim teve mais sucesso coletivo que o Rui Costa. Até acredito que se o Rui Costa tivesse ido para o Milan uns anos antes, tivesse mais troféus importantes na carreira mas não passam de suposições. Rui Costa deveria estar uns lugares abaixo e Paulo Sousa uns lugares acima.
    JVP era um craque. Como adepto de um clube rival sentia medo e prazer em simultâneo ao vê-lo jogar. Penso que só não está em terceiro lugar porque não arriscou internacionalmente depois da experiência falhada no Atlético. Não percebo algumas críticas ao Nani. Teve alguns anos de craque no MU além de muitos excelentes jogos pela seleção. Merece estar neste top. Bernardo Silva não deveria ser equacionado para já, acredito que entre no top mas ainda não fez o suficiente. Basta fazer um simples raciocínio: se por algum azar o Bernardo terminasse já a carreira alguém o colocaria num top 10? Provavelmente nem num top 20.

  • Riccardo Di Luca
    Posted Março 1, 2019 at 1:16 am

    O melhor onze dos ultimos 30 anos poderia ser (4-3-3): Baía; Miguel (não vejo melhor lat. direito na selecção nos ultimos 30 anos – grande euro 2004 e mundial 2006), Carvalho, Couto, Coentrão (o melhor foi top, mas durou pouco- Discutível…)Paulo Sousa, Deco e Rui Costa; Figo, Ronaldo e Pauleta.

    • Pedro Rosa
      Posted Março 1, 2019 at 1:13 pm

      Era equipa para partir tudo agora … Apesar de tudo, trocava o Couto por Jorge Andrade (a dupla Andrade / carvalho apesar de curta foi a melhor de sempre a nível Mundial) e tinha naturalizado o Jardel…
      Naturalizado o Jardel colocava o Paulo a lateral em vez do Miguel, que os cruzamentos do Paulo Ferreira eram um veneno do c@#€& , lembro me contra o Benfica cada vez que ele pegava na bola borrava-me todo..

      Esta equipa assim… Não havia rival por muitos anos. Só se os alemães, França ou os espanhóis naturalisassem o Messi.

  • Kacal
    Posted Março 1, 2019 at 1:47 am

    Não vi ao pormenor alguns destes jogadores portanto não posso opinar com certezas, mas uma coisa eu sei, o 1º é de Cristiano Ronaldo e o resto vem abaixo. Em 2º ponho Luís Figo também, estes dois parecem-me unânimes até como demonstra pelos colaboradores do VM. Gostei muito do Figo como jogador, transpirava classe, liderança e carisma. Foi Bola de Ouro e demonstrou a sua força mental quando trocou o Barça pelo Real e mesmo assim brilhou contra os constantes assobios. Mesmo no Barça já “partia” tudo e no Inter mostrou que a idade não dita nada e ainda fez a diferença, sendo que na selecção foi muito importante e um líder, merecia ter vencido um título, é daqueles nomes icónicos que significam lenda!

    A partir daí, é difícil para mim definir. Por exemplo, vi mais de Rui Costa e Deco do que Futre, mas vi mais de Deco do que Rui Costa também. Depende muito disso. Portanto aceito o top e não opino nessa parte, mas como qualquer portista adoro o Deco e tenho que o pôr em 3º! Eheh

    Uma palavra para Nani que nem sempre foi valorizado o suficiente, mas merece o seu 1º lugar, a meu ver. Teve uma carreira que muitos nem sonham atingir, mesmo achando que ele ainda podia ter tido uma carreira ainda melhor, mas teve uma muito boa a nível de clubes. E depois na selecção teve imensas internacionalizações e está na histórica selecção que nos conquistou a primeira grande competição, é merecido. Mas tal como disseram abaixo, gostava de ter visto JVP e Futre no seu auge. Só achei mal uma coisa, acho que um GR teria que ser representado neste top, também merecem e são jogadores, merecem outro reconhecimento e aí um nome se destaca… Vítor Baía!! Mas acabo por compreender porque a selecção tem muito peso numa escolha destas e ele não foi tão feliz na selecção como foi nos clubes. Excelente top de qualquer forma e muito boa iniciativa, o costume no VM, continuem!

  • Pedritxo
    Posted Março 1, 2019 at 2:15 am

    Nani esta a mais.

    Simao era muito melhor.
    Pauleta nao era um ponta de lança top mas fez a sua historia no PSG e na selecçao.
    Baia foi um excelente redes.
    Paulo Ferreira do Porto e do Chelsea, grande lateral, gostava muito dele, mas so num top 20.
    O proprio tiago no lyon, juventus, chelsea foi um craque.
    Mençao honrosa para nuno gomes,jorge andrade,quaresma.

    Em jeito de brincadeira, e o grande Secretario, defesa do Real madrid.

  • Gunnerz
    Posted Março 1, 2019 at 6:46 am

    Diria que está perfeito. Diria também que andar a falar de Bernardo e Simão não tem qualquer lógica, o primeiro ainda é cedo e o segundo ainda tem muita gente à frente. O top está perfeito.

  • Tiago Silva
    Posted Março 1, 2019 at 6:48 am

    Só trocava o Nani pelo Vítor Baía. De resto concordo!

  • Pires94
    Posted Março 1, 2019 at 8:01 am

    Pode ser uma questão de gosto pessoal e até da idade, mas poria o Deco á frente do Futre.
    Além disto, tirava o Nani e metia o Baia, na minha opinião foi dos melhores GR que já vi jogar e fazia mais a diferença que o Nani. Simão e Pauleta não entram para esta matemática.
    De resto, excelente análise, que tal uma previsão para os próximos 30? :)

  • Antonio Clismo
    Posted Março 1, 2019 at 8:26 am

    E agora gostava de ver o mesmo exercício mas a nomear os possíveis 10 melhores jogadores dos próximos anos.

  • Lopes da Silva
    Posted Março 1, 2019 at 8:38 am

    Um top 10 sem Éder? Haha fora de brincadeiras, grande top! Os 10 seriam sempre esses, apenas com a ordem de um ou outro discutível (para mim Rui Costa é o número 3).

    Creio que Fernando Couto, Pauleta, Baía, Simão (apesar do enorme número de internacionalizações nunca foi o jogador de selecção como foi de clube) e Moutinho seriam o restante top 15.

    Depois Rui Patrício, Maniche, Quaresma, Jorge Andrade, Nuno Gomes, já sem grande ordem poderiam figurar num eventual top 20.

  • RLuz
    Posted Março 1, 2019 at 8:46 am

    Concordo quase na totalidade com a lista, apenas retirava o Paulo Sousa e colocava o Vítor Baía.

  • Pipo
    Posted Março 1, 2019 at 8:49 am

    Onde está o Joao Felix? :)

    • Fernando neves _36
      Posted Março 1, 2019 at 10:11 am

      Espera mais 2 anos e esta no top 5 desta lista.

      • Pipo
        Posted Março 1, 2019 at 12:08 pm

        Agora falando mais a sério, se o Bernardo Silva, por exemplo, ainda não fez o suficiente para entrar nesta lista, não vai ser o João Félix que o vai fazer em “2 anos”. Se corresponder às expectativas, chegará lá facilmente é verdade, mas também diga-se que a concorrência no fim da lista, não é própriamente de peso :D

        • Fernando neves _36
          Posted Março 1, 2019 at 12:16 pm

          O Bernardo para mim já está no top. E mesmo que não estaja no top 10, no top 15 é obrigatório.

        • E o que temos
          Posted Março 1, 2019 at 12:27 pm

          Não consideras Paulo Sousa e Nani concorrência de peso?

          • Pipo
            Posted Março 1, 2019 at 2:11 pm

            Ambos tiveram belas carreiras, isso ninguém lhes tira. Mas sejamos sinceros, mas sejamos sinceros, com tudo o que se tem falado do rapaz, em que basicamente vai ser a “next big thing”, não é de esperar que um Paulo Sousa e Nani não fiquem muito tempo neste top? E ainda há Bernardo Silva que também é um questão de tempo para lá entrar ( o Bernardo até pode dizer com 99% de certeza).

            • E o que temos
              Posted Março 1, 2019 at 4:23 pm

              Eu acho que ainda demora 10 anos a poder afirmares que o félix ou qualquer que seja o puto pode entrar neste top. A não ser que um deles ganhe uma bola de ouro em 5 anos claro mas não me parece

  • Fernando neves _36
    Posted Março 1, 2019 at 9:21 am

    1- Cristiano Ronaldo
    2- Luis Figo
    3- Rui Costa
    4- Paulo Futre
    5- Deco
    6- João Vieira Pinto
    7- Simão
    8- Ricardo Quaresma
    9- Ricardo Carvalho
    10- Bernardo Silva
    Excelente iniciativa!

  • TheWatcher
    Posted Março 1, 2019 at 9:28 am

    Fazendo um exercício do melhor XI que vi:
    Vitor Baía
    P. Ferreira (a carreira do ex-FCP fala por si)
    Ricardo Carvalho (facilmente dos melhores centrais que vi, uma classe ridícula)
    Pepe
    Coentrão (aqui mais difícil, era entre ele e o Nuno Valente)
    Costinha
    Deco
    Rui Costa
    Figo
    Nani
    Ronaldo

    • Andre A
      Posted Março 1, 2019 at 10:26 am

      O melhor defesa esquerdo é o mais facil, é o Bernardo Silva

      • NoSense
        Posted Março 1, 2019 at 12:28 pm

        Podes explicar essa do Bernardo Silva defesa esquerdo? Ele não é médio direto/centro?

        • Kacal
          Posted Março 1, 2019 at 2:18 pm

          É uma brincadeira. Deve-se ao facto do Jorge Jesus quando treinava o Benfica ter referido uma vez que chegou a testar o Bernardo a lateral esquerdo. Algo do género.

        • RuiCosta10
          Posted Março 2, 2019 at 1:36 am

          O Jorge Jesus tinha o Bernardo Silva em tão boa conta que o metia a treinar a defesa esquerdo. Com isto o Bernardo chegou à conclusão que tinha de ir embora para jogar, saiu para o Mónaco e foi o que se viu.

  • paulopinheiro
    Posted Março 1, 2019 at 9:58 am

    Nomear o João Vieira Pinto em detrimento de Vitor Baía é, no mínimo, escandaloso. No que toca a títulos, um exercício comparativo põe o VB num pedestal que apenas Cristiano Ronaldo ombreia. E mais ainda, VB triunfou num Barcelona (apenas saiu porque a combinação lesões e Van Gaal não o deixaram permanecer), ao passo que JVP falhou em Madrid (no Atlético B local) e mais não conseguiu que ir para o Sporting.

    • Post Author
      Visão de Mercado
      Posted Março 1, 2019 at 10:07 am

      Não há aqui nenhum escândalo. Isto é a soma dos votos de 9 colaboradores. Uma lista mais democrática que esta era impossível.

      Já agora o Baía, apesar de ser um dos melhores guarda-redes portugueses de sempre, em Barcelona foi um flop. Saiu porque, devido aos ‘frangos’ que dava, não conseguia dar mais garantias que o Ruud Hesp.

    • Rev7
      Posted Março 1, 2019 at 10:12 am

      Vitor Baia ter saído do Barça por lesões ou Van Gaal foi um mito que se criou entre os portistas. Baía falhou a nível exibicional, teve uma serie de jogos negativa e assim perdeu a titularidade.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Março 2, 2019 at 1:19 am

      A parte do triunfar no Barcelona não corresponde à verdade; Baía, não obstante ser bom, em Barcelona falhou. Na parte dos títulos é indesmentível que os ganhou mas se virmos só por esse prisma o Paulo Lopes entra na galeria dos grandes Guarda Redes da LUGA TUGA à frente do Patrício por ex :) É um bom exercício do VM, com base na opinião dos colaboradores, logo pessoais, mas mesmo assim sensatas e, a julgar pelos comentários, acertada.

    • RuiCosta10
      Posted Março 2, 2019 at 1:33 am

      Sim, o Vitor Baia fartou-se de ganhar troféus. E no entanto era um frangueiro de primeira, que nem ao mundial de 2002 devia ter ido pois vinha de uma lesão gravíssima e foi outro jogador que fez a qualificação, e acabou por ser titular vá-se lá perceber porquê.
      Com o Jorge Andrade e o Ricardo Carvalho a jogar à minha frente até eu era guarda-redes.

  • R1906
    Posted Março 1, 2019 at 10:11 am

    A desvalorização do Nani e fantástica, nem chegaram ao que ele fez mas já são melhores ou foram melhores. Decerto que será falta de memória.

    • Joao X
      Posted Março 1, 2019 at 1:12 pm

      É desvalorizado porque jogou pelo Sporting. Fosse formado no Benfica por exemplo, já era um fenómeno.

      • E o que temos
        Posted Março 1, 2019 at 4:22 pm

        Mais um exemplo do complexo de inferioridade a bater forte

        • Joao X
          Posted Março 1, 2019 at 10:29 pm

          Nada a ver, mesmo nada.
          O Benfica é um enorme clube a quem se deve respeito. Aliás, até prefiro ver o Benfica a ganhar do que o Porto.
          O que não suporto são a maior parte dos adeptos benfiquistas, tipo muitos que aqui comentam. Desvalorizam muito facilmente os outros.

        • RuiCosta10
          Posted Março 2, 2019 at 1:29 am

          Nem mais. É que nem se apercebem disso.

    • RuiCosta10
      Posted Março 2, 2019 at 1:31 am

      O Nani na temporada seguinte ao Ronaldo abandonar o Man United (se não me engano) partiu a loiça toda. Recordo-me de um jogo contra o Arsenal em passou o jogo a “gozar” com os defesas adversários que só a dar pau é que o conseguiram parar. Claramente top 10 mundial nesse ano.

  • Stromp1906
    Posted Março 1, 2019 at 10:11 am

    Nestas coisas há sempre discussão, alguma parcialidade, um pouco de clubite, até futurologia para defender as nossas preferências… Mas quando se faz de forma educada, é também isto que faz do futebol um desporto de paixões.
    Quanto ao tema, estranho ninguém ter referido um dos jogadores com mais classe que vi jogar… Não que pudesse ser equacionado, não que tivesse tido uma grande carreira, não que tivesse sido internacional de forma constante, mas por ter sempre deixado a sensação que com outra mentalidade podia ter sido um dos melhores de sempre… Pedro Barbosa!
    Parabéns pela iniciativa
    SL

  • RodolfoTrindade
    Posted Março 1, 2019 at 10:12 am

    Por uma questão de gosto pessoal colocaria o Simão no lugar do Nani.

  • Manchester Is Red
    Posted Março 1, 2019 at 10:30 am

    Até há uns tempos, o meu favorito era o Figo.

    Depois, o CR7 atingiu o nível estratosférico que conhecemos e a escolha ficou mais facilitada.

    É uma lista muito bem conseguida por parte do VM, mas que irá certamente sofrer grandes alterações no futuro próximo, com a quantidade de talento que está a aparecer no nosso país.

  • Pésquerdo
    Posted Março 1, 2019 at 10:44 am

    Concordo praticamente na totalidade com a lista. Exercício engraçado do VM.
    Algumas posições até poderiam permutar entre elas, tirando o 1º e 2º, mas é sempre muito subjectivo.

  • TC6
    Posted Março 1, 2019 at 10:57 am

    Pela importância que teve no jogo do FCP e da Selecção, acho que o Maniche merecia estar nesta lista. No mínimo, merece mais do que o Nani.

    • AndreChaves9
      Posted Março 1, 2019 at 12:15 pm

      Maniche teve 4 anos de carreira bons…

    • Joao Silvino
      Posted Março 1, 2019 at 12:37 pm

      Essa foi uma bela piada realmente. Maniche até no Top 20 teria dificuldade

      • Adnarim
        Posted Março 1, 2019 at 1:13 pm

        Maniche no top 20 está de caras. Dos médio, em forma, que mais gostei de ver a nível mundial. Entre 2003-2006 foi provavelmente top3/5 médios nível mundial. Máquina. Infelizmente depois foi picado por um peixe-balão :D

      • TC6
        Posted Março 1, 2019 at 3:06 pm

        Diga-me, com base em factos concretos, porque razão deverá estar o Nani e não o Maniche – crucial no Euro 2014 e Mundial 2016. Isto, já para não falar na caminhada do Porto na Taça Uefa 2013 e Champions 2014. Eu sou um tremendo benfiquista, mas acho que é inquestionável. Já li aí nomes como Tiago, Simão Sabrosa, Coentrão, entre outros. Mas colocar estes em detrimento do Maniche, pela importância em competições relevantes como ele teve, acho que é brincar com isto.

        • Joao Silvino
          Posted Março 1, 2019 at 4:25 pm

          O Nani foi importante no Euro 2016 que (surpresa!) ganhámos. Apesar da inconstância o Nani fez uma boa carreira no United, tendo ganho a Champions e várias ligas. Para não dizer que o Nani é um craque da cabeça aos pés que trata a bola como poucos.

          • TC6
            Posted Março 1, 2019 at 5:44 pm

            Viu jogar o Maniche e o que ele fez no FCP e na selecção a partir de 2013? Dou de barato que não esteja nos 10 melhores portugueses, mas fez mais por isso que o Nani.

          • TC6
            Posted Março 1, 2019 at 5:44 pm

            Nuno Gomes? Epá, eu sou benfiquista, mas daí a considerar o Nuno Gomes e o Maniche não… enfim, estamos conversados…

            • Joao Silvino
              Posted Março 1, 2019 at 6:23 pm

              Não sei o que seguiste da carreira do N. Gomes mas pelos vistos não te lembras que ele foi o 2do melhor marcador do Euro 2000 (o primeiro bom resultado desportivo português do ultimos 30 anos) com golos importantissimos, de destacar o 3-2 absolutamente fantastico à inglaterra, e o bis à Turquia nos 4os (nao vou falar no golo a frança pq todos sabemos como isso acabou).

              Na melhor das hipóteses está taco a taco com o Maniche, mas dizer que o 2do claramente foi superior… estamos conversados

      • Joao Silvino
        Posted Março 1, 2019 at 3:24 pm

        Nuno Gomes, Vitor Baia, F. Couto, Jorge Costa, Rui Patrício, Pauleta… No top 16, pelo menos, Manice não cabe.

  • Artur Trindade
    Posted Março 1, 2019 at 10:58 am

    Curioso ver neste post a discussão que tive aqui há semanas, entre Nani Bernardo e outros candidatos.
    Apenas o top-3 é indiscutível, e para mim com orgulho como Sportinguista.
    Os restantes nomes são corretos, a ordem é um pouco aleatória.

    Voltando a Nani, a posição no fundo da tabela deve-se apenas á desvalorização precoce da carreira, incompreensível diga-se.
    Se a carreira tivesse sido mais duradoura, estaria facilmente em 4º. Apesar de tudo, considerando apenas a seleção merece o top-3.
    A nível de clubes, os 6 anos no melhor MU da história são superiores a carreiras no Atlético de Madrid, Fiorentina ou Benfica.

    Menções honroras para Rui Barros, Vítor Baia, F.Couto, Simão, Quaresma e Pauleta.

  • Adnarim
    Posted Março 1, 2019 at 11:31 am

    Fazendo o melhor 11 dos que vi jogar tenho poucos dúvidas.

    Baía

    Miguel
    R Carvalho
    Pepe
    Coentrão

    Paulo Sousa
    Deco
    Rui Costa

    Figo
    João V Pinto
    Ronaldo

    Menção honrosa a:

    J Costa
    Maniche
    Simão
    Nani

    PS. Pena não ter visto o Futre como deveria

  • rmatos24
    Posted Março 1, 2019 at 11:38 am

    Excelente iniciativa, parabéns! Estas hierarquias acabam por gerar sempre alguma discussão pois são baseadas em opiniões pessoais, mas penso que, na generalidade, este top10 está muito bem entregue. Se estivesse Simão, Baía, mesmo Quaresma, ali pelo 10º lugar não escandalizaria ninguém, mas Nani apesar de ter vindo a decair, teve uma carreia ao mais alto nível, não se colocando em causa o seu valor. Talvez optasse por Simão pois acabou por ter mais anos ao mais alto nível sobretudo nos tempos em levava o Benfica às costas, mas aceito o Nani. Os outros são indiscutíveis, então do top 3 nada a apontar. Ainda destaco as saudades dos tempos de Rui Costa e Deco, que senhores jogadores!

  • brunofonseca
    Posted Março 1, 2019 at 12:00 pm

    Não vi o Futre a jogar e outros como JVP, Rui Costa ou Figo quando comecei a ver futebol apesar de ainda jogarem bem já estavam numa fase descendente da carreira mas atendendo à carreira que tiveram concordo com a ordem da lista, se calhar punha o Pepe à frente do JVP, esteve 10 anos sempre a titular no Real Madrid e ganhou 3 LC e 2 La Liga, sendo um dos melhores centrais do mundo na última década. Digo isto pela carreira que ambos tiveram, o JVP pelo que leio levava o Benfica às costas nos anos 90 e tb parece que foi o jogador que mais se destacou nos mundiais sub-20 que Portugal mas como nunca singrou fora do nosso campeonato ponho o Pepe à frente, sem desmerecer o JVP no entanto.
    Houve outros que também tiveram boas carreiras como Fernando Couto, Sérgio Conceição, Jorge Andrade, Nuno Gomes, Pauleta (este mais na seleção), Raúl Meireles, entre outros.

  • J Silver
    Posted Março 1, 2019 at 12:10 pm

    Bela iniciativa VM. Penso que os dois primeiros, e a ordem em que estão, são absolutamente incontestáveis. CR faz parte do lote de melhores de sempre e Figo era um virtuoso ímpar na ala, tendo tido uma carreira muito consistente até ao fim. Foi dos poucos extremos que vi que tinha também a aura de organizador de jogo e líder e antes de CR aparecer era quase unanimemente considerado o ídolo de todos.

    Quanto aos outros, até ao 8º inclusive, são também indiscutíveis nesta lista, podendo haver uma ou outra troca (há muitas pessoas que poderiam pôr o Rui Costa à frente do Deco, e com toda a legitimidade, apesar de eu concordar com a ordem aqui sugerida). Ambos nº10 de classe mundial, que penso dispensarem apresentações, acabo por preferir Deco pelo sua capacidade de adaptação a uma posição mais recuada para poder conviver com Ronaldinho no Barça. E ser titular nessa equipa é um feito brutal. Rui Costa terá sempre a minha admiração pelo golo contra a Inglaterra em 2004, pela sua atitude dentro e fora de campo, bem como por ter regressado ao Benfica e ter ainda feito duas épocas de EXCELENTE nível. E convém não esquecer que enquanto esteve na Fiorentina rivalizava com Zidane pelo título de melhor jogador em Itália. Para além disso é da minha terra :).

    Futre poderia ter tido uma carreira melhor (talvez também fruto de o Atlético ser a 3ª equipa de Espanha) mas o seu talento era por demais evidente. Foi o único desta lista que não vi jogar mas já tive oportunidade de ver a final de 87 por inteiro (para além dos típicos videos do YT) e bom… concordo com o 3º lugar. A definição de imparável assenta-lhe bem. Era muito rápido e MUITO objectivo.

    Ricardo Carvalho. ADORO a frase que o VM escreveu. Durante anos considerei-o o melhor do mundo e nunca vi alguém com a capacidade de antecipação dele. Era absolutamente incrível nos tempos do Porto e Chelsea. Nem precisava de disputar as bolas porque simplesmente chegava lá primeiro.

    Quanto à ordem de JVP e Pepe, aceita-se mas também aceitaria o contrário. JVP nunca jogou mal. Era isto. Vi-o mais no Sporting e aquela época de 2001/02 foi qualquer coisa de anormal. Muita pena pelo que Scolari lhe fez na selecção mas entende-se. Não acho necessário esperar que um jogador saia de Portugal para mostrar o seu valor. O talento mostra-se em qualquer relvado. Para além disso, para os 1,71m de altura que tinha, JVP foi dos melhores cabeceadores que já vi, tendo marcado o segundo melhor golo de cabeça de que tenho memória, contra a Inglaterra em 2000.

    Pepe no seu auge foi o melhor central do mundo também e, como foi há pouco tempo, todos se devem lembrar. O Euro 2016 é dele. Se não fossem aquelas atitudes tresloucadas há uns anos, teria tido mais reconhecimento internacional.

    Quanto a Paulo Sousa… pouco vi dele. Quando comecei a ver futebol já o homem andava mais tempo de muletas do que a jogar. Pelo que li era um jogador inteligente e consistente, pelo que só posso deduzir pela carreira e títulos alcançados que realmente tem lugar nesta lista.

    Por último, acabo por concordar com Nani nesta lista mas penso que esse estatuto só foi cimentado com a prestação no Euro 2016, onde o homem correu até rebentar. Se tivesse mantido o nível do ManUtd, era indiscutível na lista e poderia estar mais acima. Não consigo perceber a desvalorização de que é alvo.

    Quanto a menções honrosas, e como já muitos referiram aqui alguns, há que mencionar Rui Barros (nunca o vi jogar mas não se pode ignorar a carreira), Fernando Couto (melhor defesa português de sempre até aparecer Carvalho), Pauleta (mal-amado mas marcou 47 pela selecção e era a estrela do PSG), Sérgio Conceição (só não jogava mais porque havia Figo), Simão (eficaz e consistente), Quaresma (magia), Patrício (espero que ainda suba mais) Tiago (bela carreira, passe, remate, desarme), Moutinho (podia ter dado mais mas mesmo assim mostrou desde muito cedo credenciais. Ainda mostra), Vítor Baía (confesso que nunca fui grande fã mas teve uma carreira e títulos invejáveis), Coentrão (durou pouco mas no auge sentou Marcelo), Jorge Andrade (não fosse a lesão gravíssima quando chegou à Juventus e podia estar no top10), Paulo Ferreira (era o meu jogador favorito do Porto europeu. Fazia o flanco todo nem que o campo tivesse o dobro do comprimento), Miguel (preferia Ferreira mas Miguel destacou-se no Valencia e na selecção esteve melhor), Maniche (Porto e selecção apenas. Mas nesses momentos, cuidado com ele), Costinha (sabia dar fruta sem ser notado) e Meireles (no Porto penso que foi onde se mostrou melhor. Para um médio defensivo, aparecia muito bem a finalizar e rematava extremamente bem. Passou umas férias em Liverpool e Chelsea onde foi considerado o melhor jogador do ano nos primeiros e ganhou a Champions nos segundos).

    Depois mais abaixo ainda podemos falar de Barbosa (podia ter sido tão melhor), Nuno Gomes (não deu seguimento à primeira época promissora mas sempre se mostrou um jogador inteligente), Capucho (algo trapalhão no drible mas passava sempre), Nuno Valente (favorecido pelo contexto, defendia muito bem e também sabia atacar), Bosingwa (podia ter dado mais mas no seu auge passava por todos), Ricardo (apesar de ser um risco cardíaco tê-lo como GR, pois saía MUITO mal dos postes, tinha uma agilidade e reflexos notáveis, isto para não falar dos famosos penalties de 2004 e 2006), Bruno Alves (um caceteiro sim, mas também sabe jogar. Maior poder de impulsão que já vi).

    Muito talento tivemos nós.

  • MM
    Posted Março 1, 2019 at 12:23 pm

    Nani esta ali a mais, colocava primeiro o Baía que era uma instituição.
    Concordo com o top 9, embora os meus favoritos sejam o futre, r. Carvalho, Pepe e deco. E não sou portista!

  • Kostadinov
    Posted Março 1, 2019 at 1:42 pm

    Uma palavra referente à questão do GR, que muitos aqui defendem deveria fazer parte desta lista. Adorava o Baía, tinha uns reflexos fantásticos e dava grande segurança à defesa na maior parte dos jogos, mas (e para mim mais que os ‘frangos’ que às vezes dava) tinha um grave problema nas saídas. Achava sempre que conseguia chegar à bola. Muitas vezes conseguia, mas não raras vezes cometia erros de cálculo gritantes que faziam com que julgasse o timing de forma péssima. O Porto e o Barça perderam vários jogos dessa forma. Foi o melhor GR português dos 30 anos mas também aceito perfeitamente que não faça parte desta lista.

    De resto, deixo aqui o meu XI pessoal dos últimos 30 anos, aqueles que mais gostei de ver jogar (isto tentando fazer um 11 com ‘pés e cabeça’):

    Baía

    João Pinto
    Ricardo Carvalho
    Pepe
    Coentrão (muito difícil esta escolha até porque é onde a Selecção tem tido menos qualidade);

    Paulo Sousa
    Deco
    Rui Costa

    Figo
    Ronaldo
    JVP (ganha a corrida ao Futre apenas porque fez salvo erro praticamente o dobro dos jogos pela Selecção)

    Menções honrosas: Paulo Ferreira, Miguel, Veloso (já numa fase descendente neste período, senão rivalizava com o João Pinto para o XI), Jorge Costa, Fernando Couto, Hélder, Jorge Andrade, Dimas, Costinha, Tiago, Meireles, Moutinho, Maniche, Pedro Barbosa, Sérgio Conceição, Quaresma, Nani, Simão, Futre (é o meu 12º jogador para o XI, custa-me imenso deixá-lo de fora até porque foi dos meus favoritos), Sá Pinto, Pauleta, Nuno Gomes.

    • Joao Silvino
      Posted Março 1, 2019 at 3:26 pm

      Por um momento li aí “Miguel Veloso” e fiquei meio aturdido com o parentesis que se seguiu ahahahaha

      • Kostadinov
        Posted Março 1, 2019 at 3:36 pm

        Ahahah, de facto agora lendo de rajada apercebo-me que devia ter separado mais os dois jogadores!

    • J Silver
      Posted Março 1, 2019 at 3:59 pm

      Grande 11. Na tua dúvida entre JVP e Futre eu escolheria o Futre pelo talento nato mas o JVP numa perspectiva de equilibrar mais o 11. E espero que o Rui Patrício possa continuar a bom nível e quem sabe ajudar a selecção a alcançar mais um título para poder ter legitimidade em incluí-lo na equipa eheh. Nas menções honrosas esqueci-me de incluir alguns que referes aqui, e bem, como Jorge Costa, Dimas e Sá Pinto (grande falha).

      • Kostadinov
        Posted Março 1, 2019 at 4:27 pm

        Sim, apesar do JVP ter sido um jogador fantástico o Futre era mais talentoso.

        Ao ler o teu post em baixo reparei que cometi uma falha em deixar o Rui Barros de fora das menções, sem dúvida que merece lá estar.

        E o Paulo Sousa era exactamente isso que referiste, de uma inteligência e regularidade tremendas, posicionalmente dos melhores que vi jogar, e pensava e executava muito rapidamente. A única coisa que se lhe podia apontar, para além das lesões, era uma falta de ‘músculo’ a meio-campo o que fazia com que tivesse dificuldade em alguns duelos, especialmente na altura em que jogou (o futebol era mais físico).

  • Turiacus
    Posted Março 1, 2019 at 2:41 pm

    Excelente iniciativa por parte do VM! Infelizmente não vi o Paulo Sousa nem o Futre a jogar por isso vou simplesmente adaptar um bocadinho o meu top 10 substituindo por outros 2 jogadores que realmente tenha visto a jogar:
    1 – Ronaldo
    2 – Figo
    3 – Deco
    4 – Rui Costa
    5 – Ricardo Carvalho
    6 – Pepe
    7 – João Pinto
    8 – Paulo Ferreira
    9 – Nani
    10 – Vitor Baía (com o simples intuito de colocar um GR nesta lista)
    Adicionei o Paulo Ferreira porque considero que foi um DD brutal, tendo feito épocas fantásticas ao serviço do Porto e, posteriormente, no Chelsea e acho que foi dos melhores jogadores portugueses que vi jogar na sua posição. O Vitor Baía coloquei-o por ser GR e para ter um jogador nessa posição neste meu top, confesso que foi mesmo esse o fator de desempate em relação aos meus outros “candidatos” (Quaresma ou Simão eram as minhas outras opções, pelo menos foram as primeiras que me vieram à cabeça).
    O Deco é dos meus jogadores favoritos de sempre, ainda tenho aquela mítica t-shirt com uma imagem dele guardada em casa embora já não me sirva há anos claro! Foi fantástico vê-lo a jogar pelo meu clube e deu-me imensas alegrias futebolísticas durante a sua carreira no Porto. De seguida mudou-se para o Barcelona e foi desde essa altura que comecei a adorar o clube espanhol, ainda por cima foi-se juntar a outro dos meus jogadores favoritos de sempre, (provavelmente o meu 2º favorito atrás de Messi) o Ronaldinho.
    Outro jogador que vou destacar é o Ricardo Carvalho que é, para mim, o melhor central português que alguma vez vi jogar.
    Em relação ao Rui Costa, não me lembro de o ver na Fiorentina mas recordo-me bem dele no Milan e ainda mais no Benfica e, claro, na seleção por isso coloco-o em 4º.
    O restante top parece-me mais do que consensual, Figo e Ronaldo. O Figo teve uma carreira fantástica em clubes de topo e apresentando sempre um futebol delicioso e consistente. Uma carreira recheada de títulos por todos os clubes que passou conquistando uma champions pelos galáticos que lhe valeu a sua primeira e única bola de ouro (creio que foi nesse mesmo ano que a conquistou).
    O Ronaldo é o Ronaldo, palavras para quê? O melhor jogador português de sempre, uma máquina de fazer golos, uma máquina de quebrar recordes, um dos melhores jogadores da história do futebol!

  • Joao Silvino
    Posted Março 1, 2019 at 4:26 pm

    Futre… Muita pena de 1) nunca o ter visto jogar e 2) não ter sido contemporaneo com o Figo e/ou o Ronaldo

Deixa um comentário