Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os 10 melhores laterais direitos na atualidade

A diferença de opiniões é uma das principais riquezas do futebol – que piada tinha se todos gostassem só de um clube ou jogador? Neste sentido alguns colaboradores do Visão de Mercado, ignorando as lesões ou momento de forma, indicaram aqueles que consideram ser os melhores 10 laterais direitos na atualidade. As escolhas:


Somando os votos dos colaboradores:
1 – Hakimi (70)
2 – Walker (64)
3 – Cancelo (60)
4 – Alexander-Arnold (59)
5 – Reece James (57)
6 – Trippier (28)
7 – Di Lorenzo (23)
8 – Carvajal (19)
9 – Porro (17)
10 – Ben White (15)

PS – Os votos na eleição de 2022

VM
Author: VM

32 Comentários

  • AndreChaves9
    Posted Outubro 11, 2023 at 9:38 pm

    Não sei se é o melhor mas o que eu quereria na minha equipa seria sempre o Walker

    • Veridis Quo
      Posted Outubro 11, 2023 at 9:42 pm

      De acordo com este pensamento. A quantidade de ataques adversários que “mata” por si próprio e a capacidade de anular qualquer avançado em campo aberto é demasiado util. Nunca se lesiona também. Tem as suas paragens, mas compensa isso com facilidade.

  • Veridis Quo
    Posted Outubro 11, 2023 at 9:38 pm

    O James é o lateral direito mais completo do mundo. Nenhum é tão de topo em tanto atributo, a questão é que não tem continuidade absolutamente nenhuma pelas lesões. Saudável, não colocaria nenhum à frente dele. Tem tudo (menos saúde) a um nível muito alto, enquanto os restantes candidatos acabam por ter fragilidades em alguma coisa. Cancelo e Arnold defensivamente comprometem com demasiada regularidade e Walker (embora não seja essa a sua função) peca pela falta de destreza e criatividade ofensiva. Hakimi seria o mais próximo de James em termos de ser completo, mas acho que é algo sobrevalorizado, até por estar longe dos holofotes em termos de liga e até de seleção. É menos escrutinado, seja pela Ligue 1 ou por existirem outras caras no PSG. As exibições em jogos de maior exigência dele deixam-me de pé atrás. Como não tem assim tantas por ano como os laterais da Premier, há menos negatividade sobre ele.
    O Trippier nunca me encheu as medidas particularmente, mas tem estado a nível brutal. Amadureceu bastante com os anos.
    Porro, acredito que com naturalidade, vai escalar uns lugares nos próximos anos.

  • Goncalo Silva
    Posted Outubro 11, 2023 at 9:39 pm

    1 – Hakimi
    2 – Walker
    3 – James
    4 – Cancelo
    5 – Trippier
    6 – Arnold
    7 – Porro
    8 – Frimpong
    9 – di Lorenzo
    10 – Carvajal

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 11, 2023 at 9:40 pm

    1 – Hakimi
    2 – Walker
    3 – Di Lorenzo
    4 – Cancelo
    5 – Trippier
    6 – Reece James
    7 – Arnold
    8 – Porro
    9 – Frimpong
    10 – White

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Outubro 11, 2023 at 9:57 pm

    De um ponto de vista geral não discordo das escolhas.

    Queria é dizer que é uma era muito baixa em termos de talento na posição de lateral direito, sobretudo depois de que Cafu e Lahm penduraram as botas, os dois últimos laterais direitos verdadeiramente míticos. Ok bons jogadores, mas só isso. Falta um jogador excepcional na posição, um Carlos Alberto, um Thuram ou um Zanetti. Jogadores absolutamente fundamentais para a equipa, partindo daquela posição.

    • DNowitzki
      Posted Outubro 12, 2023 at 12:29 am

      Vais logo citar o Carlos Alberto, o melhor lateral do.mundo de sempre talvez, em compita com Leandro (dos que vi jogar)?

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Outubro 12, 2023 at 7:37 pm

        Vou no sentido de não haver jogadores desse nível na posição. Só falando do Brasil, tradicional viveiro de grandes laterais direitos.

        Em 58 e 62 tinham um grande jogador chamado Djalma Santos, que foi um percursor do Carlos Alberto. Seguiu-se o Carlos Alberto, e o Leandro. Depois veio o Jorginho( que era muito bom, hoje seria titularíssimo, e estaria nestes 10), e depois chegou o Cafu. Seguiu-se a dupla Maicon/ Daniel Alves, que eram os dois Top, mas Top mundial. Nos últimos anos joga o Danilo. Dá para comparar?! Ao nível de qualidade no posto, influência no jogo, capacidade criativa, o Danilo é o pior lateral brasileiro titular do escrete dos últimos 70 anos.

        Falava nesse sentido, de estarmos a viver uma época pobre em termos de qualidade na posição. No Brasil e no resto do mundo.

  • Pao com Presunto
    Posted Outubro 11, 2023 at 10:09 pm

    Os 3 primeiros são unânimes, a ordem já é mais relativa.

    Posição fraca comparando com o que era nem há 10 anos atrás.

  • v de vendetta
    Posted Outubro 11, 2023 at 10:57 pm

    1 Pote: Walker, Hakimi e Cancelo.
    2 Pote: James, Trippier, Arnold, Di Lorenzo
    3 Pote: Carvajal, Frimpong, Dumfries

  • Antonio Clismo
    Posted Outubro 11, 2023 at 11:04 pm

    Portugal tinha tudo para garantir o Malo Gusto e o Tino Livramento para jogarem por Portugal e assim garantirem a próxima década de qualidade de topo nesta posição.

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Outubro 12, 2023 at 7:17 pm

      Falta só eles estarem minimamente interessados nisso. O que não é o caso do Malo Gusto. Não sabendo, acredito que o Liveamento tambem não.

  • Jan the Man
    Posted Outubro 11, 2023 at 11:37 pm

    Di Lorenzo bastante desvalorizado, com outra imprensa estaria bem acima na lista (4 primeiros). A influência dele no Nápoles é preponderante, quer a defender quer a atacar.

    No outro extremo temos Arnold, onde a boa imagem vai fazendo com que mantenha um lugar alto nestes tops. Por mais capacidade técnica e qualidade com bola que possa ter, as suas competências defensivas são banais para o nível onde está inserido. Acredito até que se acabe por fixar no centro do terreno mais tarde ou mais cedo, onde consegue camuflar alguns dos seus pontos fracos.

    Fica o meu top10:

    Walker
    Hakimi
    Cancelo
    Di Lorenzo
    Reece James
    Trippier
    Porro
    Arnold
    Frimpong
    Dumfries

    Ninguém referiu Dalot nos seus tops, mas num clube estável e com as condições ideais é, para mim, jogador capaz de discutir os últimos lugares deste ranking.

  • DNowitzki
    Posted Outubro 12, 2023 at 12:32 am

    O Cancelo é um comboio ofensivamente, mas, quando toca a defender, é muito menos relevante.
    Resumindo: não há defesas direitos de classe extra neste momento.
    O melhor que vi jogar foi o malogrado Carlos Alberto. Depois, talvez Leandro. Nos últimos anos, Zan…

  • Suker
    Posted Outubro 12, 2023 at 1:45 am

    1. Walker
    2. Carvajal
    3. Hakimi
    4. James
    5. DI Lorenzo

    Concordo com alguém que escrevia que a posição de lateral direito está com falta daquela qualidade lendária. Nenhum dos melhores atualmente tem teto para poder vir a ser considerado um dos melhores de sempre.

    • Fireball
      Posted Outubro 12, 2023 at 10:07 am

      Alexander-Arnold vai marcar uma geração porque o que ele faz mais ninguém faz e os números que já tem são astronómicos. Vai acabar a carreira a pulverizar recordes de assistências. Jogasse no Real Madrid e era número 1 deste top destacado, mas perdeu muita imprensa nos últimos anos e foi usado como bode expiatório para as
      épocas menos conseguidas do Liverpool. De qualquer forma não vai arranhar nenhuma das lendas tipo Cafú. tinha que ganhar unanimidade na seleção e tinha que jogar num clube que desse mais títulos para isso.

      • Suker
        Posted Outubro 12, 2023 at 11:57 am

        O TAA é impressionante no passe longo mas para um lateral é pouco, na minha opinião. Comparando com o Dani Alves, o brasileiro também tinha perfil de playmaker mas defendia melhor e chegava melhor à linha ou área, no fundo era completo. A esse nível o TAA não vai chegar nem perto.

  • Francisco Ramos
    Posted Outubro 12, 2023 at 8:56 am

    Tal como na posição de guarda-redes, valorizo um lateral que consiga atacar e defender com igual eficácia pelo que há jogadores que podem não estar tão valorizados no meu top. E ao nível de Cafú ou Zanetti já não se encontram grandes referências nos dias de hoje. Aquele que para mim mais se aproxima é Kyle Walker, sendo considerado um terror para os seus adversários. Consegue aliar velocidade, capacidade defensiva dentro e fora e ainda incorporar o ataque com igual qualidade.

    Depois preencheria o top5 com Carvajal, Hakimi, James e tenho gostando bastante de ver Di Lorenzo. O restante TOP já tem jogadores que são claramente mais ofensivos ou defensivos como White, TTA, Cancelo, Molina e Trippier.

    Contudo, penso que tirando 3 ou 4 jogadores, vai haver opções para vários gostos individuais o que mostra que a qualidade na posição não tem sido a mesma que há uns anos atrás.

    • Neville Longbottom
      Posted Outubro 12, 2023 at 2:01 pm

      Nao foste tu que nos GR desprezaste a capacidade ofensiva de um GR? Entao como é que escreves “tal como na posicao de guarda-redes, valorizo um lateral que consiga atacar e defender com igual eficácia”?

      • Francisco Ramos
        Posted Outubro 12, 2023 at 4:26 pm

        Vou tentar explicar de forma a que se entenda.

        A posição de GR é estanque no campo. A sua principal função é defender (antigamente até era a única e houve grandes GR com um jogo de pés miserável) pelo que não tomei isso em consideração para fazer o meu TOP, ou seja, o jogo de pés mas o de mãos e por isso é que eles ao contrário dos restantes usam luvas. Aliado ao facto de terem um raio de ação muito limitado, raramente vejo um GR no meio campo, por exemplo.

        Já um lateral tem uma posição específica mas ao mesmo tempo dinâmica. Ou seja, o processo ofensivo e defensivo, bem como a transição ofensiva e defensiva, depende de todos os jogadores pelo que qualquer jogador de campo que tenha tijolos nos pés não chega ao topo (ou se chega é raramente) ao contrário dos GR! Daí que para mim, faz sentido que estes sejam avaliados em ambos os processos e razão pela qual os considerei na minha eleição. Um exemplo de alguém que vê o futebol como eu são os dirigente do Bayern que queriam Walker e decidiram não ficar com Cancelo.

        Isto para te mostrar que podes ter uma opinião diferente mas a minha foi sustentada de forma a que não criar conflitos (a nova moda aqui do blog).

        • Neville Longbottom
          Posted Outubro 12, 2023 at 8:17 pm

          Eu não estou a por em causa os teus critérios mas sim a tua semântica. Porque então o que disseste está factualmente errado. Seria algo do: “contrariamente aos guarda-redes, valorizo um lateral que consiga atacar e defender com igual eficácia”. Ponto, era isto.

          Já quanto a minha opinião, sim é diferente da tua. No futebol das cavernas, um GR só defende. No futebol atual, defendem os 11, atacam os 11. Por isso para mim um GR que não saiba ter a bola nos pés tem um handicap. Tal como um GR que não saiba sair da baliza, também tem um handicap.

          • Francisco Ramos
            Posted Outubro 13, 2023 at 8:32 am

            Se for uma questão de semântica em que se entende contrariamente ao que penso, faço mea culpa do meu erro.

            Sobre o resto, não se trata de ser futebol das cavernas ou não. Trata-se de priorizar determinados parâmetros em vez de outros, com base naquilo que pretendemos para uma equipa caso tivéssemos a possibilidade de a comandar. E o meu exemplo é o Man Utd que dispensou um gigante entre os postes por um com o melhor jogo de pés e está (ao dia de hoje) com piores resultados do que aqueles que tinha.

            Se eu tiver 10 jogadores que saibam atacar e acrescentar mais 1, estou a dar apenas 9% adicional de linhas de passe. Mas se este GR não souber defender está mais perto de perder porque um erro é um golo e o seu valor acrescentado foi completamente diluído. Já o contrário não me ajuda e temos o caso do Porto em que o GR sabe jogar com os pés mas tens 2 centrais e às vezes 1 médio que não o sabem, logo a nossa variabilidade de passe diminui e não aumenta.

            Aceito opiniões diferentes.

            • Neville Longbottom
              Posted Outubro 13, 2023 at 9:02 am

              A comparação entre De Gea e Onana não me desmente. Porque o De Gea é melhor que o Onana em tudo exceto no jogo de pés. Overall, é melhor GR. E eu nem desgosto do Onana.

              Como adepto do Sporting passei anos a tremer que o nosso GR tivesse a bola nos pés. É efetivamente uma marca do futebol moderno. Para mim é uma valência (ou handicap) tao importante como as outras.

        • Pedro Rosa
          Posted Outubro 13, 2023 at 1:09 am

          Depende muito do treinador, da equipa à sua volta e da tatica.

          Um guarda redes com bom controlo de bola permite criar superioridade numérica na sua defesa criando mais opções de passe, e consequentemente libertando espaços para iniciar ataques em posse.

          Mas claro ter um guarda redes com excelente domínio e ter defesas fracos de pés serve de muito pouco, que vai ser sobre salgueiros..

          • Francisco Ramos
            Posted Outubro 13, 2023 at 8:28 am

            Obviamente depende de muitos factores.

            Quando tens um GR que saiba jogar com os pés crias linhas adicionais de passe (excepto se for o Porto porque como mencionas os centrais são fracos de pés). Contudo, prefiro ter jogadores de campo evoluídos porque têm um raio de ação muito maior e um GR que se diferencie pela sua capacidade defensiva e não pelo jogo de pés.

            Um exemplo é, um GR que consiga evitar golos, consegue ter a sua equipa mais perto de vencer. Um que não tenha este parâmetro tão bom mas melhor jogo de pés, apenas acrescenta a nível ofensivo mas numa percentagem inferior (estamos a falar de 10 jogadores que já o fazem) e com isso não está tão perto de vencer. E esse exemplo chama-se Man Utd da época passada em comparação com esta (não é o único problema mas é um deles).

  • Borsalino
    Posted Outubro 12, 2023 at 9:23 am

    Estando a 100%, Reece James é o mais completo de todos.

  • Tiago Abreu
    Posted Outubro 12, 2023 at 1:25 pm

    Frimpong, Matty Cash deveriam ser equacionados..
    E até Jesus Navas que mesmo “idoso” continua a jogar muito.

  • João
    Posted Outubro 12, 2023 at 4:02 pm

    Di marco , não ? Joga mais do que alguns dessa lista

  • Jay-Jay Okocha
    Posted Outubro 12, 2023 at 7:19 pm

    Pelo prestações desta epoca e da anterior, concordo com os 2 primeiros e acrescentaria Trippier para completar o podio.
    Reece James parece me ser o mais completo, mas performance de alto nivel aliada a uma certa regularidade, temos de recuar para epoca 2021-2022.

  • Kacal
    Posted Outubro 13, 2023 at 9:17 pm

    Colocaria Walker em 1º. Primeiro joga a um nível mais alto que o Hakimi onde está há anos na Premier. Depois a sua consistência é fulcral. Defensivamente e fisicamente é fortíssimo. Raramente lesionado e veloz. No 1×1 defensivo talvez seja o melhor. Ofensivamente pode não ter tantos recursos como outros mas é bastante bom, caso contrário duvido que jogasse com Guardiola. Reece James sem lesões poderia ser 1º, mas com elas meto Walker.

Deixa um comentário