Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os 10 melhores laterais direitos na atualidade

A diferença de opiniões é uma das principais riquezas do futebol – que piada tinha se todos gostassem só de um clube ou jogador? Neste sentido alguns colaboradores do Visão de Mercado, ignorando as lesões ou momento de forma, indicaram aqueles que consideram ser os 10 melhores laterais direitos na atualidade. As escolhas:

Somando os votos dos colaboradores:
1- Hakimi (86)
2- Koundé (74)
3- Alexander-Arnold (64)
4- Reece James (56)
5- Dumfries (41)
6- Timber (40)
7- Cancelo (38)
8- Porro (23)
9- Carvajal (22)
10- Frimpong (14)

41 Comentários

  • Jan the Man
    Posted Outubro 10, 2025 at 11:54 am

    Fico surpreendido de não ver Di Lorenzo na maioria dos tops, claramente dos laterais mais regulares dos últimos anos. Provavelmente punha apenas Hakimi, Koundé, Dumfries e TAA à sua frente.

    Ainda assim, podemos verificar pela (falta de) qualidade deste top que a posição já viveu dias mais felizes, o mesmo se aplica à esquerda. Algures entre os esquemas de 3 centrais e os centrais adaptados à lateral, são cada vez menos os laterais de origem que resistem e se destacam.

  • Nickles
    Posted Outubro 10, 2025 at 8:55 am

    Top 7, o resto considero bastante subjetivo
    Hakimi
    Dumfries
    Cancelo
    Kounde
    T. Araujo
    TAA
    Frimpong

  • Xtremoxxx
    Posted Outubro 9, 2025 at 10:14 pm

    Hakimi
    Kounde
    Timber
    TAA
    Dumfries
    Frimpong
    Reece James
    Lewis
    Livramento
    Laimer

  • 20324AC10
    Posted Outubro 9, 2025 at 6:25 pm

    o Reece James nem 80 jogos fez nas últimas 4 épocas btw xD

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 9, 2025 at 6:03 pm

    1 – Hakimi
    2 – Koundé
    3 – Alexander-Arnold
    4 – Livramento
    5 – Timber
    6 – Dumfries
    7 – James
    8 – Di Lorenzo
    9 – Porro
    10 – Munoz

  • DNowitzki
    Posted Outubro 9, 2025 at 5:20 pm

    Dedic em primeiro, Bah em segundo e Banjaqui em terceiro. É o pódio.

  • whatyouth
    Posted Outubro 9, 2025 at 4:30 pm

    O Carvajal nunca foi Top10 na sua posição. Os próprios adeptos do Real falam muito nisso. Foi sempre o pior jogador do plantel em todas as épocas em que jogou no Real, e apesar dos imensos títulos conquistados (ninguém lhe retira esse mérito), não passa de um André Almeida espanhol. Nunca foi capaz de fazer sequer 10 assistências numa época. Titular no Real Madrid a partir de 2013 mas a primeira competição internacional em que participa pela seleção é em 2018, quase forçado e apenas por ser jogador do Real.. Até essa altura o Juanfran e o Arbeloa eram considerados melhores, pelos espanhóis, do que ele. Na única competição que venceu pela seleção consegue ser expulso – era a única forma de travar o Musiala, quando há falta de qualidade.
    Agora vejam esta estatística: Cristiano em 9 épocas conseguiu fazer mais jogos (438) do que o Carvajal (435) que já vai na sua 13.ª época em Madrid… tem mais 4 épocas inteiras do que o português… e joga numa posição com muito menos concorrência. Carvajal é um bom jogador e um dos mais titulados de sempre mas nunca top10 da sua posição. O meu top: 1. Alexander Arnold. 2. Hakimi. 3. Di Lorenzo. 4. Cancelo. 5. Koundé. 6. Dumfries. 7. Kimmich. 8. Walker. 9. Frimpong. 10. Quenda.

    • Francisco Ramos
      Posted Outubro 10, 2025 at 9:18 am

      E eu a pensar que a característica principal num lateral seria defender!
      Agora vejo que estou enganado e eles foram feitos para assistir, daí que até Quenda aparece neste top!

      • whatyouth
        Posted Outubro 10, 2025 at 1:03 pm

        Pensas bem, eu nunca escrevi o contrário! E o Quenda tem 32 jogos como ala direito no Sporting, dá um check. Para mim, o Quenda é o 10.º melhor lateral direito do mundo atualmente. Para mim.

    • fernando pimentel
      Posted Outubro 9, 2025 at 9:27 pm

      O Carvajal chegou a ser empurrado pela maquina do RM para ganahr a bola de ouro há bem pouco tempo. É uma lenda do clube. Não venham com os G/As quando falamos de laterais

      • whatyouth
        Posted Outubro 10, 2025 at 1:00 pm

        Se isto for sarcasmo ok. O Carvajal é uma lenda do RM como o André Almeida é uma lenda do SLB. Queres mesmo afirmar que na época em que o VJR estava na corrida, o RM fez pressão com a sua “máquina mediática” para que o Carvajal ganhasse? Ahaha muito boa. O Zagorakis também ficou em 5.º na bola de ouro de 2004 e também nunca foi top10 da sua posição. Isto causa assim tanta estranheza?

        • fernando pimentel
          Posted Outubro 10, 2025 at 9:31 pm

          Carvajal foi só o quarto classificado no ano do Rodri mas vamos fingir que é um André Almeida e não um dos melhores de sempre

    • Goncalo Silva
      Posted Outubro 9, 2025 at 8:15 pm

      Vamos a ver, e aquele que nem é top-10 na sua posição vai sentar o melhor lateral direito do Mundo… num esquema que o beneficia menos

    • Kacal
      Posted Outubro 9, 2025 at 6:05 pm

      Em 16/17 fez 9 assistências. E no total tem quase 60 assistências pelo clube. Seja como for TAA assiste muito mas é um buraco a defender, por exemplo. Isto é que virou moda dizer que um lateral sem números não pode ser topo. Carvajal é bem melhor defensivamente que o TAA, a meu ver. E no seu prime era um lateral que oferecia solidez à defesa entregando disponibilidade fisica, capacidade defensiva e consistência. Equilíbrio entre ataque e defesa.

      • whatyouth
        Posted Outubro 10, 2025 at 12:52 pm

        Em equipas como o Liverpool e o Real penso que os laterais têm de ser mais fortes no momento ofensivo do que no momento defensivo. O equilíbrio encontra-se, não nasce com o jogador. Eu não escrevi que um lateral para ser de topo tem de ter números, a minha opinião não é essa. O Dumfries também não tem grandes números e para mim é muito melhor lateral do que o espanhol. Oferece muito mais à equipa, isso vê-se nos jogos. E escrever que o Carvajal é “bem melhor defensivamente que o TAA”, é subjetivo, mas se analisarmos os dados defensivos de cada um percebemos que o TAA tem mais preponderância (mais recuperações de bola, mais dribles, mais tackles, mais passes certos), mas muito mais…

        • Pedro_Almeida
          Posted Outubro 11, 2025 at 6:37 pm

          Se o Futebol fosse só estatistica. O Carvajal foi top 5 durante largos anos e fundamental no Real Madrid sendo uma lenda do clube.
          “Pior da equipa”, porque não é uma estrela comprada por muitos milhões e a cegueira dos adeptos só vê $$$.
          E essa de ele não ter 10 assistências numa época.
          Quando assistências é o fator de decisão de qual é o melhor lateral está tudo explicado.
          Se perceberces um bocadinho de futebol sabias que ele era o um dos equilibradores da equipa porque durante anos o Real tinha o Marcelo do outro lado e um Ronaldo que não defendia.
          Há e para quem não assiste recomendo ver o golo do Ronaldo contra a Juve de bicicleta.
          Sempre bom recordar.

          • whatyouth
            Posted Outubro 12, 2025 at 9:32 pm

            Concordo que o futebol é muito mais do que estatística. Como concordo que fazer assistências é um fator importante em qualquer equipa e um excelente indicador para um lateral no futebol atualmente. Eu não acho que seja o único fator importante. O Carvajal equilibrava a equipa no sentido em que de um lado tinha dois fenómenos e do seu lado ele desequilibrava a balança por ser de qualidade tão inferior.

        • Kacal
          Posted Outubro 10, 2025 at 4:17 pm

          Não concordo. É tudo muito baseado em números e dados atualmente. Para mim Carvajal é muito melhor defensivamente que o TAA com base em jogo jogado. E além disso assistências não é o único factor que conta para aferir a qualidade ofensiva de um jogador. TAA por exemplo é muito forte no passe. Mas por vezes há a “assistência da assistência” que não conta como número. O desequilíbrio em si, etc.

    • AndreChaves9
      Posted Outubro 9, 2025 at 5:59 pm

      Tudo muito errado. Foi top 3 da sua posição durante uma década. Foi o jogador de equilíbrio que o real precisou durante uma década. Não o trocaria por nenhum durante este tempo.

  • DanyLaiLama
    Posted Outubro 9, 2025 at 4:04 pm

    No top 10 trocava o Frimpong pelo Ricardo Esgaio

  • Kacal
    Posted Outubro 9, 2025 at 2:45 pm

    Concordo com o top geral, não há muito a mexer sinceramente. Destaco Timber que está a um nivel soberbo nesta época e merece ainda mais reconhecimento. Há um nome que podia ser equacionado neste top 10 é do Tino Livramento!

    ————————– —————————————-

    Diria umas menções honrosas para Molina, Yan Couto, Matty Cash, Vanderson e quem sabe mais alguns. E acho que Tiago Santos (gosto bastante e já voltou de lesão) vai estar neste top10 em breve!

    • Bonfiabc
      Posted Outubro 10, 2025 at 6:18 pm

      Esses nomes todos que disseste (não tou a dizer que está errado), são jogadores que acabaram por ser ser “medianos”. Com isto quero dizer que a posição de defesa direito está nivelada por baixo. Mesmo alguns do top 10 deixam algo a desejar (considerando que tamos a falar dos 10 melhores do mundo)

      • Kacal
        Posted Outubro 11, 2025 at 1:14 pm

        Menções honrosas são jogadores que não têm lugar no top10, mas são bons jogadores na posição e poderão ou não vir a ter um dia lugar no top. Acabar por ser medianos é algo discutível. No caso de Vanderson e Yan Couto até ainda são novos. Mas sim não são top nem quis dizer que são. De resto, acho que Tiago Santos pode mesmo vir a ser.

  • Gato das Bolas
    Posted Outubro 9, 2025 at 2:09 pm

    Issa Kaboré?

  • Uzzinhoo
    Posted Outubro 9, 2025 at 12:39 pm

    Hakimi
    Koundé
    Timber
    TAA
    Dumfries
    Frimpong
    Cancelo
    Ben White
    Daniel Muñoz
    Porro

  • Uzzinhoo
    Posted Outubro 9, 2025 at 12:35 pm

    Reece James nos últimos 4 anos cheio de lesões graves, nesta época e na anterior jogou menos que o Malo Gusto e consegue estar aqui no top 4 eheh

    • Balakov
      Posted Outubro 9, 2025 at 5:32 pm

      “Ignorando lesões ou momentos de forma”

      • Kacal
        Posted Outubro 10, 2025 at 4:20 pm

        Discordo. Há que haver uma margem razoável dentro desse critério. Imagina que o Dani Alves jogava até aos 40 anos e estava ativo, então era o melhor do Mundo? Não seria.

      • Uzzinhoo
        Posted Outubro 10, 2025 at 3:39 am

        Então metam o Cancelo mais acima e se o Dani Alves der uma perninha metam-no o lá em cima também

      • Jan the Man
        Posted Outubro 9, 2025 at 9:01 pm

        Por essa ordem de ideias o St. Juste era o melhor central a atuar em Portugal…
        Fica difícil avaliar a atual qualidade do jogador quando a amostra nos últimos anos foi tão diminuta.

  • Mantorras
    Posted Outubro 9, 2025 at 11:33 am

    Estou de acordo com o top do Afonso A.

  • Lopes da Silva
    Posted Outubro 9, 2025 at 10:27 am

    Todas as opiniões são válidas. Mas a do Rodrigo Ferreira não devia ser. Hakimi em quarto? Deve ser para rir.

Deixa um comentário