Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os 10 melhores médios na actualidade

A diferença de opiniões é uma das principais riquezas do futebol – que piada tinha se todos gostassem só de um clube ou jogador? Neste sentido alguns colaboradores do Visão de Mercado, ignorando as lesões ou momento de forma, indicaram aqueles que consideram ser os 10 melhores médios na actualidade. As escolhas:

Somando os votos:
1 – Kevin de Bruyne (98 pontos)
2 – Thiago (88)
3 – Kroos (69)
4 – Goretzka (45)
5 – Bruno Fernandes (41)
6 – Pogba (34)
7 – Modrić (32)
8 – Wijnaldum (27)
9 – Gündoğan (22)
10 – Milinković-Savić (20)

50 Comentários

  • Nickles
    Posted Novembro 18, 2020 at 2:18 pm

    Mas como assim o Isco e o Fabian não estão neste top 10?

    • coach407
      Posted Novembro 18, 2020 at 3:13 pm

      Para o Pedro_M está o Fabian Ruiz e não está o Bruno Fernandes. Para o Afonso A. e para o Rodrigo Ferreira não está nenhum portanto não sabemos quem preferem. Os restantes 7 concordam contigo. Eu faço parte dos que discordam. Prefiro o espanhol, sim. Em relação ao Isco, depende mais do estilo. São demasiado diferentes, mas como eu prefiro equipas que jogam como o Barcelona ou Manchester City acho evidente que preferia o Isco nessas equipas que o Bruno Fernandes. Não significa que para o Manchester United até não seja bom, se calhar até melhor que o Isco, mas vale o que vale. O Ozil ou o Di Maria eram craques no Real Madrid e no Arsenal ou Manchester United foram flopes. Vale o que vale. Continuo a preferir o Isco, sim.

      Uma coisa é unânime: nesta posição o melhor jogador da Espanha está acima do melhor jogador de Portugal. E o Fabian Ruiz também aparece aqui. Onde está o Moutinho ou o William? Não estou a encontrar, parece que também é unânime.

      Portanto não sei se reparaste, mas este post só reforça, de forma unânime, que realmente Espanha tem melhores opções.

      • Nickles
        Posted Novembro 18, 2020 at 4:20 pm

        O top 10 até poderiam ser 9 espanhóis com o Bruno Fernandes no 10º lugar. Eu quero lá saber.

        Tu achares uma piada comparar o BF com o Fabian <> é que é grave, diria até algo patológico.
        A tua preferência aqui é uma não questão, e é me completamente indiferente. Agora achar parvo comparar os dois é de quem não tem noção das coisas. Então juntar o Isco a equação é a confirmação que só mandaste nomes para o ar para tentar justificar as asneiras que dizes.

        Aliás não só é grave continuares a tentar justificar o teu argumento sem qualquer noção, como ainda tens coragem de dizer que é unanime que Espanha é melhor do meio-campo para a frente (agora até já mudaste a conversa para quem tem mais opções), baseando-te apenas neste top.
        Portanto dizes que é unanime que num meio campo com Rodri-Thiago-Ruiz, o BF não tem lugar? É unanime para quem? Para ti? Nessa tua cabecinha? Porque por este top o BF está a frente do Ruiz, independentemente se há outro espanhol ou português. Aliás nem a frente está, porque o Ruiz nem sequer aparece no top. Ufaa essa unanimidade vai lá vai.
        Sim o Thiago é superior ao BF, mas o BF é superior ao 2º melhor meio campista espanhol, portanto terá sempre lugar no melhor 11 conjunto. A não ser claro que jogues apenas com 1 jogador no meio-campo, o que olhando para os teus comentários é bem possível que seja o teu próximo argumento.
        E ainda não me respondeste, quem do trio Torres/Morata/Olmo ou do trio D. Costa/Luis Alberto/Ceballos ou do trio espanhol que quiseres, tirava o lugar ao Felix-Crisitano-Jota?

        Mas tu lá vais perceber isto. Vais é continuar com os teus malabarismos a tentar justificar aquilo que não tem justificação.

        • Nickles
          Posted Novembro 18, 2020 at 4:55 pm

          *achar parvo comparar os dois porque, e segundo o que disseste no post anterior, o Fabian é de tal maneira superior ao BF que qualquer comparação é anedótica, ao ponto de ter piada.

        • coach407
          Posted Novembro 18, 2020 at 6:20 pm

          Eu estou a dizer que, na minha opinião, o Fabian Ruiz é melhor que o Bruno Fernandes. Muito. Mas, lá está, as pessoas baseiam-se muito no momento. A Espanha teve uns maus jogos e já era uma seleção do mesmo nível de Portugal ou até inferior e andava eu a defender Espanha. Depois claro que a Espanha jogou contra Portugal e contra a Alemanha e levaram com um check reality né.

          A mesma coisa digo em relação ao Bruno Fernandes. Não me importa que a mainstream diga que o Bruno Fernandes é melhor.

          Para mim e para “toda a gente”, o Fabian Ruiz era melhor quando o Bruno Fernandes estava no Sporting.

          Agora, para a maioria, pelos vistos o Bruno Fernandes em meia época passou a ser o 2º melhor médio ofensivo do Mundo, apenas atrás do De Bruyne (é isto que está dito neste post já que Thiago, Kroos ou Goretzka não são propriamente médios ofensivos).

          Para mim, continua tudo igual. O Bruno Fernandes continua a ser um excelente jogador, só não é o 2º melhor médio ofensivo do Mundo porque, para mim, nem sequer é o 2º melhor médio ofensivo português! Para mim, o Bernardo Silva e o João Félix são claramente melhores jogadores que o Bruno Fernandes. Aliás, para mim é uma piada se me derem a escolher entre jogar com Bernardo, Félix ou Bruno Fernandes a 10 e escolher o Bruno Fernandes.

          Para mim, é uma piada, sim. Não é o 2º melhor do Mundo, nem é o 2º melhor português.

          Portanto não, para mim este ranking não faz sentido. Para mim, o Bruno Fernandes não é o 2º melhor médio ofensivo do Mundo. Já falei no Fabian Ruiz, no Bernardo Silva ou no João Félix quando joga no centro nas costas do avançado, mas poderia falar em bastantes mais. Para mim o Phil Foden ou o Aouar também são melhores que o Bruno Fernandes, por exemplo.

          Se me pedes para escolher os 3 jogadores que vão jogar nas costas do Cristiano Ronaldo eu fico com dúvidas realmente, mas as dúvidas são entre 2 hipóteses:
          1) Bernardo a 10, Félix na esquerda e Jota na direita
          ou
          2) Félix a 10, Bernardo na direita e Jota na esquerda.

          É esta a minha dúvida. Não tenho dúvida absolutamente nenhuma que o Bruno Fernandes não faz cócegas nem ao Bernardo nem ao Félix. Achas escandaloso achar que não pode haver dúvidas que o Bernardo Silva e o João Félix são melhores jogadores para essa posição? Pronto, é a tua opinião. A minha não varia. Nem o Bernardo era melhor que o Cristiano Ronaldo quando andava a jogar muito bem no Manchester City nem o Bruno Fernandes passou a ser um médio ofensivo melhor que o Bernardo Silva por estar a jogar bem no Manchester United. Para mim, era escandaloso dizer que o Bernardo era melhor que o Cristiano e, também para mim, é escandaloso dizer que o Bruno Fernandes é melhor jogador que o Bernardo Silva. Não significa que não esteja a ter melhor rendimento, mas se me perguntares quem é melhor jogador para jogar ali digo e repito: Fabian Ruiz é muito melhor, Isco é muito melhor, Bernardo Silva é muito melhor, João Félix é muito melhor e poderia ainda dizer mais alguns.

          Se tu achas que o Bruno Fernandes é o 2º melhor jogador do Mundo a jogar nessas funções então pronto, que queres que te diga? Para mim é um escândalo dizer isto, sim.

    • Kafka
      Posted Novembro 18, 2020 at 3:18 pm

      Nickles

      Não sejas, o Coach vive numa realidade paralela que começa e acaba no ano passado 2018 e ponto ficou nessa bolha…. Ele é que faz bem, pois em 2018 não havia Covid e as pessoas não podiam andar livremente, chama-lhe parvo estar a viver em 2018, que me me dera a mim estarmos a viver em 2018… O Coach é que sabe andar nisto, o Mundo inteiro confinado e o Coach na realidade paralelas dele a viver à grande em 2018

      • Nickles
        Posted Novembro 18, 2020 at 4:28 pm

        Começo a desconfiar seriamente nisso.
        Ficou preso num loop infinito num ano onde o Isco ainda era dos melhores do mundo.

        Mas nem fico surpreendido já que a viagem no tempo não é uma novidade para o coach. Para pessoas que já estiveram 10 anos a frente, voltar 2 anos é uma brincadeira de Domingo.

    • Pablo
      Posted Novembro 18, 2020 at 5:34 pm

      O terceiro melhor jogador do campeonato português à tempos, está na top 10, vamos torcer para o Rafa entrar na lista dos melhores extremos.

      • Kafka
        Posted Novembro 18, 2020 at 5:59 pm

        Pablo podes vir com malabarismos sem nada a ver só para tentares defender o teu amiguinho Coach, no entanto não será isso que vai apagar a tua falta de noção e do Coach, pois nenhum dos 2 ainda conseguiu responder à simples questão de num 11 misto em 5 jogadores do meio campo para a frente, Portugal teria sempre pelo 3 que seriam o Fernandes, o Cristiano e o Félix…. Portanto a Espanha no máximo teria 2 e em bom rigor só teria 1 garantido que seria o Tiago…. Mas Portugal teria 3 garantidos que são o Fernandes, Félix e Cristiano…. Fica a sobrar apenas 1 lugar que por acaso ao dia de hoje até seria do Jota que é Português….
        Portanto num 11 combinado entre Portugal e Espanha do meio campo para a frente Portugal ao dia de hoje teria 4 e Espanha 1

        • Pablo
          Posted Novembro 18, 2020 at 6:39 pm

          Num 4x3x3 e com os jogadores em melhor forma que já vi jogar, jogaria do meio campo para frente com: Rodri, Koke, Isco. Na direita com o Bernardo, Ronaldo na esquerda e Morata na frente.

      • Nickles
        Posted Novembro 18, 2020 at 6:02 pm

        Sim, até porque existe uma correlação directa entre o melhor jogador da Liga NOS de há 2 anos e um top 10 do mundo, 2 anos depois.
        Portanto e seguindo a tua ideia, se eu este ano achar que o Pote é o melhor jogador da Liga NOS e o Darwin daqui a 2 anos estiver num top 10 mundial, o Pote obrigatoriamente também terá que estar no top 10 mundial para a minha opinião de 2021 ser válida em 2023.

        Faz sentido.

        • coach407
          Posted Novembro 18, 2020 at 7:03 pm

          Uma coisa é dizeres que o Pote foi o melhor jogador do campeonato, no sentido de ter maior rendimento, marcou mais golos, contribuiu mais para o coletivo. Outra completamente diferente é dizeres que o Pote é melhor jogador que o Darwin Nuñez.

          A primeira ideia é aceitável. A segunda é ridícula porque o Darwin é muito melhor jogador que o Pote.

          Aliás, tu dares esse exemplo só demonstras o que toda a gente sabe. Se tudo correr dentro da normalidade o Darwin vai chegar muito mais longe que o Pote, independentemente do rendimento atual, porque realmente é melhor jogador.

          O mesmo raciocínio aplica-se com o Bruno Fernandes. Tu podes achar que ele é o 2° melhor médio ofensivo do Mundo. Eu posso achar que se calhar tem sido o 2° médio ofensivo com mais rendimento, mas se Portugal tivesse Thiago a 8, Messi na direita, Cristiano na esquerda e na frente o Lewandowski quem é que eu escolhia para jogar a 10 de entre os portugueses? Escolhia o Bruno Fernandes? Claro que não escolhia o Bruno Fernandes. A dúvida seria entre o Bernardo Silva e o João Félix. Portanto, para mim, podemos discutir quem é melhor entre o Bernardo e o Fabian Ruiz. Ok, para mim é mais equilibrado e se calhar até digo que sentava o Fabian para jogar o Bernardo.

          Para mim o Bernardo Silva não é melhor médio que o Bruno Fernandes… é MUITO melhor. Da mesma forma que o Isco e o Fabian Ruiz também são para mim.

          Se respeito a opinião futebolística de quem diz que o Bruno Fernandes é o 2° melhor médio ofensivo do Mundo? Pá, sendo honesto comigo próprio sou obrigado a dizer que não.

          Da mesma forma que não percebi neste ranking ter sido unânime que o João Cancelo é melhor lateral direito que o Kyle Walker quando o Cancelo nunca cheirou a titularidade no Man City nessa posição onde o inglês foi sempre indiscutível.

          São opiniões. Que queres que te faça? O Bernardo há uns tempos era o melhor português da atualidade. Agora já é inferior ao Bruno Fernandes. Complicado discutir com quem muda de opinião com quem muda de cuecas.

          • Artur Trindade
            Posted Novembro 18, 2020 at 10:41 pm

            Porque achas que o rendimento de Bernardo há 2 anos atrás era o seu standard, e agora está numa extrema má forma?
            Podes achar que o nível atual é o seu normal e aquela época foi resultado de vários fatores que iludiram muita gente.
            Percebo que aches o toque de bola do Bernardo magnífico, mas o resto é extremamente pobre.
            Um rapaz enfezado que não seria jogador de futebol se a bola não colasse no pé.
            Na direita o atual Trincão, ainda longe do seu pico já é superior.
            No centro, Bernardo não pode ser médio ofensivo como Bruno ou KdB, pois tem zero potência, incapacidade de jogar de frente para o jogo e pouca influência sem bola.
            É um extinto 10, que nunca seria de top nessa posição, e que vai passar a vida a ser um tapa buracos, já de si ótimo, visto que Guardiola o adora e lhe dará oportunidade de jogar muitas vezes.
            Num meinho sem balizas seria excelente, até pela escassa relação que tem com a baliza, mas no futebol real o Bruno será sempre melhor médio que o Bernardo, pela razão primordial que é médio, e Bernardo um vagabundo.
            O Félix pese embora toda a qualidade e potencial é um nove e meio, nunca médio.
            Posto isto, acho que o Bruno perde muito pelos turn overs, mas
            compensa pela relação com a baliza e capacidade de liderança
            e em relação a Fabian, os 60 golos do Bruno nas 2 últimas épocas devem pesar, mas claro podes preferir uma melhor posse apesar de menor capacidade de rotura.

            • coach407
              Posted Novembro 19, 2020 at 12:05 am

              Eu disse em cima que a minha opinião do Bernardo não mudou. Há 2 anos as pessoas perguntavam o que eu tinha contra o Bernardo.

              Não tinha absolutamente nada. Simplesmente é estúpido dizer que era o melhor jogador português como muitos diziam e que era candidato à Bola de Ouro. E eu estava lá a dizer que isso era uma estupidez porque um jogador que não tem qualidade para estar no top 3 da sua equipa (De Bruyne, Sterling e Aguero) com certeza não tem qualidade para a Bola de Ouro por mais que a sua equipa até tenha ganho muitos títulos. Não tem qualidade para isso.

              Alguns até diziam que eu perseguia o Bernardo. Não, não perseguia o Bernardo. Só estava a colocar o Bernardo no seu lugar que é longe do top 20 mundial. E muito longe do Cristiano.

              Claro que dizer isto em 2018 era muito polémico. Dizer que o Bernardo nem tem qualidade para ser top 3 do Man City nem está nos 20 melhores do Mundo. Que escândalo.

              Hoje é óbvio para todos. A questão é que agora a opinião dessas mesmas pessoas passou do 80 ao 8. Agora o Bruno Fernandes e o Diogo Jota é que são os melhores, são melhores jogadores que o Bernardo Silva…

              Aliás, tu até chegas ao ponto de dizer que o Trincão é melhor jogador que o Bernardo, veja-se bem. Um jogador que ainda há 1 ano só tinha feito 1 jogo a titular pelo Braga… contra o Leça!!

              Para mim o Bernardo em 2018 e o Bernardo em 2020 é exatamente o mesmo jogador. E esse jogador é, indiscutivelmente, pior que o Cristiano, De Bruyne, Sterling, Messi, Mané, Salah e outros jogadores que realmente podem aspirar à Bola de Ouro, mas não deixa de ser bem melhor que o Bruno Fernandes, o Jota e o Trincão.

              Que tem o Bruno Fernandes e o Jota? O Bruno teve uns bons meses e tal, foi? Está a jogar bem no United? Porreiro. Tem sido elogiado pelo treinador? Fantástico. E o Jota também tem feito meia dúzia de bons jogos no Liverpool e o Klopp está encantado? Brutal.

              E quê? O Bernardo nunca fez isso foi? O Bernardo nunca foi peça-chave daquela equipinha que bateu o gigante PSG numa maratona? Nunca teve longos períodos a ser extremamente importante num Manchester City que limpou tudo e também na última Liga das Nações? Também nunca foi muito elogiado pelo Guardiola? Para um jogador “extinto” que é pior que o Trincão não é mau, ah? Até vimos o Man City a criticar os galardões a dizer que o Bernardo deveria estar no pódio da Bola de Ouro e aqui no blog era uníssono contra eu, o Kacal e meia dúzia de gatos pingados. Era uma injustiça tremenda o Bernardo não estar no pódio, diziam eles.

              E estava lá eu acerrimamente a dizer que isso era parvo porque o Bernardo era demasiado fraco para isso.

              E agora aqui estou eu a dizer que não tem qualidade para a Bola de Ouro, mas calma. O Bruno Fernandes, Fabian Ruiz, Isco e tal também estão muito longe de terem qualidade para isso e entre o Bruno Fernandes, o Bernardo, o Jota e tu queres meter o Trincão aqui ao barulo, o Bernardo, ao dia de hoje, continua a ser o melhor. Tem exatamente a mesma qualidade de há 2 anos. Simplesmente não está nem nunca esteve nem nunca vai estar no patamar do Gundogan, do De Bruyne e do atual Phil Foden. Mas isso podemos dizer do Bernardo e podemos dizer do Bruno Fernandes.

              O Bruno no Man City naquela posição 10 era o 4° jogador: atrás do De Bruyne, do Phil Foden e também do Bernardo Silva. Da mesma forma que na seleção o Bruno Fernandes sempre teve atrás do Bernardo. São patamares de qualidade diferentes, que queres que te diga?

              Agora se me perguntares se o Bruno Fernandes é um jogador que no Manchester United tem de ser sempre ele e mais 10? Não tenho a mínima dúvida. Não há dúvidas que é melhor que o Van de Beek para mim.

              E se o Bernardo estivesse no Manchester United jogaria? Possivelmente não porque o Bernardo, não sendo um jogador extinto até porque ele está vivo e joga no Manchester City e ainda há pouco tempo diziam que tinha de estar no pódio da Bola de Ouro, é um jogador que precisa que a equipa ataque em bloco. Não é aquela anarquia do Manchester United em que se parte o jogo a toda a hora e quer-se é pôr os cavalos a correr como uns malucos no ataque. Aí claro que um jogador como o Bernardo, Isco ou Ozil não podem jogar.

              Claro que o Ozil ou Di Maria não renderiam tanto como o Bruno Fernandes num Manchester United, mas o Bruno Fernandes faria o que estes fizeram no Real Madrid? Só se for noutro planeta qualquer. Quem eram melhores jogadores? O Ozil ou Di Maria (também jogava a 10 com Cristiano e Bale nas alas) do Real Madrid ou este Bruno Fernandes?

              Nem há comparação.

              Mas pronto tal como o Bernardo me deu razão e voltou cá para baixo esses também vão voltar.

              A diferença do Jota para o Mané e o Salah é descomunal. Vai render o mesmo a ponta? Não vai. Vai pôr os 4 em campo ao mesmo tempo? Talvez, até perder uns joguitos.

              O Jota vai ser um 12° jogador como é o Bernardo. Um belo suplente. Vai ter grandes momentos? Vai, como teve o Bernardo.

              O Bruno Fernandes claro que deve continuar como titular porque realmente é o único que tem qualidade para jogar a titular dado que joga num patamar muito inferior. É uma ilusão é dizer que é o 2° melhor médio ofensivo do Mundo como se fosse um craque de todo o tamanho. Não é.

              É um grande jogador? É, mas se vai para o Manchester City como o Bernardo corre o risco de 2 anos depois ter de andar aqui a aturar pessoas que vão estar a dizer que o Fábio Vieira ou outro qualquer que se esteja a destacar é melhor que o Bruno Fernandes.

              Que queres que te diga? Já vimos este filme com o Bernardo.

              O Fabian Ruiz pode ambicionar jogar no Real Madrid. O Bruno Fernandes pode ambicionar jogar no Manchester United. Pronto, é isto.

              Mas, lá está, há 2 anos estava eu a dizer o mesmo. Daqui a 2 anos vou ter de esta conversa com outra pessoa qualquer a dizer que o Bruno Fernandes é muito melhor do que vão estar a fazer dele na altura. Não comecei a ver futebol ontem…

              • Artur Trindade
                Posted Novembro 19, 2020 at 11:07 am

                Vejo um erro na tua forma de análise, que é a incapacidade de dar prémios anuais, pois baseias-te numa imagem mental que crias na tua cabeça e é imutável, não atualizas. Vê-se isso quando falas de Isco e desvalorizas o momento de Bruno Fernandes e Jota. Nessas fotos imutáveis o Bale ainda é top 3, pois foi grande e ainda joga, tal como o Isco ou Piqué.
                O teu tipo de análise é válido na perspectiva de análise de carreira, em que Isco é por agora bem superior ao Bruno.
                Pessoalmente dou grande importância ás capacidades físicas dos jogadores, e associo muito a margem de progressão do jogador a essas capacidades.
                No caso do Bernardo é tiro e queda, falta-lhe tudo fisicamente, é muito limitado e nunca o irei colocar no patamar de outros grandes jogadores portugueses como Rui Costa, Deco, Figo, Ronaldo, ou até mesmo Nani e JVP. É uma formiga trabalhadora, excelente tecnicamente, que por isso é tolerado em certas equipas que jogam curto, tipo Guardiola, mas na seleção já não o vejo na equipa com a outra formiga que é o João Moutinho, pois torna a equipa demasiado frágil.
                O Trincão, pela componente física tem uma margem de progressão bastante superior ao Bernardo.

                Não considero Bruno Fernandes top5 como médio, apesar do momento, pelas falhas que tem ao nível do passe, aliás não entendo como não trabalha para ultrapassar essa falha. Fazendo esse trabalho estaria facilmente no top5.

                No futebol atual podes ter jogadores 8/10 como KdB ou Bruno Fernandes, mas o Bernardo nunca pode ser 8/10, pois simplesmente não pode ser 8, e como a posição 10 pura e dura, está descontinuada, o Bernardo é um vagabundo, não conta como médio ou extremo, daí não perceber que o possas qualificar tanto, sem ser em contextos específicos, com treinadores específicos, mesmo assim com uma falta de peso em golos/assistências gritantes, é apenas um tapa-buracos de luxo. Não dá para entrar em tops, basta ver que jogadores de raíz como Foden, Mahrez ou Sterling lhe tiraram todo o espaço.

                • coach407
                  Posted Novembro 19, 2020 at 2:05 pm

                  1 – Não, não é um erro de análise. Posso ter erros de análise, mas esse não é um deles. Vamos lá ver se nos entendemos: eu diferencio entre a) qualidade do jogador e b) rendimento do jogador.

                  Qual a diferença? É que o rendimento do jogador é a forma como a qualidade se expressa em determinado contexto (que pode ser físico, tático, emocional, os restantes colegas, etc). O rendimento pode ter oscilações significativas de um momento para o outro, mas a qualidade em si tem uma variação muito mais lenta quando estamos a excluir os jogadores em início de carreira ou em final de carreira, a menos que exista um choque sistémico, uma grande alteração de variáveis significativas (trauma psicológico [Karius], lesões muito graves [Dembélé/Salvio], atitude do jogador [Bale], demasiado tempo sem jogar, entre outras).

                  Quando queremos discutir quem é melhor entre o Bernardo Silva e o Bruno Fernandes estamos a falar de discutir qualidade e não rendimento, apesar de que uma das variáveis mais importantes do rendimento de um jogador é realmente a sua qualidade logo o rendimento é um bom fundamento para a discussão sobre a qualidade dos jogadores.

                  Em relação ao Bernardo Silva, há uma variação extremamente significativa do rendimento dele em 2018/19 face a 2019/20. Importa perceber o que mudou? Foi a qualidade?

                  Para mim, é evidente que não foi a qualidade porque eu, em 2018/19, já dizia que o Bernardo não tinha qualidade para ser top 20 mundial. Na altura via a mesma qualidade nele que vejo hoje. Mas também não foi um mero pico de forma. Longe disso.

                  Então o que justifica esta variação? É simples. Imagina que no resto da época o De Bruyne e o Phil Foden jogam muito pouco devido a lesões. O que é que isto implica? Que o Bernardo Silva vai ser titular os jogos quase todos e peça-chave do Manchester City. O que é que isto muda no rendimento do Bernardo? Tudo. Porquê? Porque o modelo de jogo vai ser adaptado para potenciar a performance do Bernardo, ele vai treinar sempre com a equipa titular, o Guardiola vai passar horas a pensar em como extrair o máximo rendimento do Bernardo, o próprio jogador vai ganhando um ritmo competitivo diferente por ser 1ª opção, vai ganhando mais confiança, tem menos pressão porque, jogue bem ou mal, continuará a ser titular indiscutível e portanto o rendimento do Bernardo iria disparar automaticamente para níveis semelhantes aos de 2018/19. Não é um pico de forma, é aquilo que realmente o Bernardo Silva joga quando é peça-chave numa equipa.

                  Então se eu achava que não era um pico de forma porque é que antevia um cenário negro ao Bernardo? Porque ele é um grande jogador (como vimos quando teve oportunidade de ser peça-chave), mas só era peça-chave devido aos problemas do De Bruyne. E, obviamente, que o Bernardo se deixasse de ser peça-chave o seu rendimento iria cair muito pelos fatores que já mencionei em cima.

                  Hoje ainda tem o Phil Foden que já é melhor que o Bernardo e muito melhor que o Bruno Fernandes.

                  O que mudou no Bernardo? Foi a sua qualidade? Não, é o facto de ter jogadores melhores que ele aptos logo ele não tem as vantagens evidentes de um titular. Se voltar a ser titular indiscutível vai jogar novamente como em 2018.

                  Em relação ao Bruno Fernandes, é exatamente o mesmo. Está num contexto em que realmente é peça-chave, o modelo de jogo é pensado com ele a titular, o treinador perde horas a pensar em como potenciá-lo, a equipa está habituada a jogar com ele sempre em campo, ganha confiança, sabe que pode jogar mal alguns jogos que continua titular. Pronto e tens o rendimento do Bruno Fernandes espremido ao máximo.

                  Agora metes o Bruno Fernandes no Manchester City e ele não joga porque o De Bruyne e o Phil Foden não perdem o seu lugar na hierarquia para um jogador que tem dificuldades elementares àquele nível em dominar uma bola e fazer um passe. Aí quero ver qual é o rendimento do Bruno Fernandes. Vai entrar e vai ser sempre um corpo estranho na equipa.

                  Ficou pior jogador de repente? Perdeu qualidade? Não, o contexto mudou radicalmente logo o rendimento pode mudar radicalmente.

                  Para mim, o Bernardo espremido ao máximo no Manchester City é melhor jogador que o Bruno Fernandes espremido ao máximo no Manchester United porque realmente o Bernardo é melhor jogador, mesmo sem ser um fora de série.

                  PS: Pára lá de usar esse argumento em que tentas fazer do Bernardo um 10 clássico como se ele fosse um Aimar ou um Riquelme e jogasse de cadeirinha. Estás a falar de um jogador super intenso. Em Inglaterra perguntam se o Bernardo é humano e descrevem-no como tendo uma capacidade física monstruosa, sobretudo depois do jogo contra o Liverpool em que percorreu uns inacreditáveis 13,7 km com uma intensidade no pressing brutal, fazendo imensas interceções, tackles bem sucedidos, duro nos duelos, etc. Tu dizes que ao Bernardo “falta tudo fisicamente”. É completamente surreal. Não é alto, forte e rápido apenas. Tem o triplo da resistência do Pogba, tem o triplo da agilidade do Pogba, tem o triplo da capacidade de mudança de direção do Pogba, tem o triplo dos reflexos do Pogba. Sabes o que é isto significa? Que se jogas com o Bernardo Silva no meio-campo vais ter uma reação à perda de bola muito mais forte que se tiveres o Pogba… Devido às caraterísticas físicas de ambos os jogadores, sim. Choca-te. Não, não falta tudo fisicamente ao Bernardo. Em algumas caraterísticas é limitado, noutras caraterísticas (também físicas) é um monstro.

                  Mas pronto se eu te disser que o melhor meio-campo que eu vi do ponto de vista DEFENSIVO foi o Busquets – Xavi – Iniesta deves ficar chocado. Afinal de contas, ainda no outro dia a França jogou com Kanté – Rabiot – Pogba, um meio-campo mesmo ao teu estilo, fortíssimo fisicamente. Mas com certeza ficas menos chocado quando fores rever os jogos desse Barcelona e tentares contar as vezes que o adversário consegue fazer 3 passes seguidos. Tenta ir ver o que acontecia quase sempre quando tinhas Busquets – Xavi – Iniesta de um lado e os Kanté – Rabiot – Pogba do outro. São fraquinhos fisicamente? Pelo teu critério, são péssimos. Os 3. Não se aproveita um. Então certamente o adversário jogava facilmente, não é? Contra um meio-campo destes colocavas uns jogadores fortes e rápidos que arrancavam e nunca mais o Xavi o via. Pois, claro. Pena que o futebol não funciona assim. E não é no “futebol atual” que passa a ser assim.

                  A melhor época do Manchester City de Guardiola foi a tal do Bernardo. Sabes quem era o meio-campo que jogava mais? Gundogan, David Silva e Bernardo Silva.

                  Como é que é possível ter limpado TUDO em Inglaterra com estes 3 fracotes fisicamente? Na Premier League!! Não é na liga espanhola, é na Premier League onde as equipas são todas brutais do ponto de vista físico.

                  Para ti um meio-campo destes é inconcebível, da mesma forma que era inconcebível veres um treinador qualquer da equipa B que pega em jogadores que importantes só se for na equipa B ou na PlayStation e os mete a jogar juntos a titulares num clube como o Barcelona. Uns tais Busquets, Xavi e Iniesta.

                  Para ti isto não existe, não é do futebol atual. Jogar com Iniesta ou Bernardo Silva a 10? Jogadores que não fazem nem assistências nem golos? Como é que isso é possível? Ainda há treinadores burros ao ponto de fazer isso?

                  Para mim é com jogadores como Gundogan, o David Silva de 2018 e o Bernardo Silva que tens hipótese de limpar tudo em Inglaterra. Para ti isto é ridículo porque são todos fracos fisicamente, não marcam golos, não fazem assistências. Para ti é com o Bruno Fernandes que se limpa tudo em Inglaterra.

                  Que queres que te diga? Sim, talvez tenhas razão na parte que dizes que o Bernardo não pode estar nas mãos de qualquer treinador porque realmente os treinadores atualmente são como tu e preferem os jogadores fortes fisicamente. É uma trend. No entanto isso não significa que esses treinadores estejam corretos porque o melhor meio-campo que eu vi a limpar o Mundo todo quer por clubes quer na seleção era o meio-campo de pequeninos e a única equipa que vi a limpar tudo em Inglaterra recentemente também era o meio-campo dos pequeninos. É o Guardiola que está mal? Aquele que é para muitos o melhor treinador da história do futebol? Se calhar é, mas a verdade é que ele mete-os a jogar e ganha.

                  O problema do Bernardo não é ser fraco fisicamente. O problema dele é não ter a qualidade do Xavi, Iniesta, Phil Foden ou De Bruyne, no entanto continua a ser muito melhor que o Bruno Fernandes. Se calhar não para o Solskjaer, mas para mim é. E para o Guardiola também é.

  • Marik
    Posted Novembro 18, 2020 at 2:26 pm

    Adoro estes posts, e se há algo onde o VM se difere de todos os restantes sites é precisamente na liberdade de expressar diferentes opiniões. No entanto, há alguns pontos que não consigo mesmo entender. Particularmente no caso do Pedro_M, como se justifica que ponha o Pogba em 2º sem colocar o Bruno Fernandes sequer no top10? Estão na mesma equipa há praticamente um ano e o rendimento dos dois é incomparável.

  • DICAS
    Posted Novembro 18, 2020 at 2:33 pm

    Eu genuinamente nao percebo quem poem o Pogba nestes rankings.

    Sabe fazer umas habilidades ? Sabe. Mas o impacto positivo causado nos conjuntos que participa é no minimo … desepcionante

  • Francisco Ramos
    Posted Novembro 18, 2020 at 2:34 pm

    Se for da actualidade há jogadores como Pogba ou Savic que não estão na forma que já estiveram, pelo que nesse caso devíamos considerar também: Saul, Koke, Barella, Kovacic (ainda ontem foi um luxo) e Valverde (principalmente os primeiros 2).

    Concordo com o TOP 3, o resto consideraria outros jogadores mas fica ao gosto de cada um.

  • Badabing777
    Posted Novembro 18, 2020 at 2:38 pm

    Não percebo ausência de (sobretudo) Verrati e Koke, sendo que não sei se o Valverde contava nesta categoria porque chegou a haver gente a pô-lo no ranking de médios defensivos

  • Bernardo Guerreiro
    Posted Novembro 18, 2020 at 2:50 pm

    Pogba? Credooooooooo, o Fabian Ruiz deve estar em lágrimas depois de ver isto, pode jogar o que quiser que vai estar atrás de um jogador que mostra a sua qualidade de 3 em 3 anos por uma duração máxima de 5/10 jogos.

    Bruno, Fabian, De Bruyne, Thiago, Wijnaldum, Goretzka, Kroos, Modric, Gundogan e Saul. Sem ordem específica.
    O Savic é outro, a última vez que esteve em destaque, ainda o Robben e o Ribery andavam a partir tudo no Bayern.

    • Folen
      Posted Novembro 18, 2020 at 4:23 pm

      E Modric conta neste momento? Não há como negar o seu contributo nesta era do Real Madrid mas neste momento já se arrasta um pouco.

  • Dennis Bergkamp
    Posted Novembro 18, 2020 at 3:07 pm

    Positivo: reconhecimento dado a Gundogan e Gini
    Negativo: falta de reconhecimento a Fabian Ruiz e Saúl (apesar de estar em algumas listas não passa de 8º)

  • raze96
    Posted Novembro 18, 2020 at 3:43 pm

    Há certos jogadores que não consigo concordar mas é interessante ver as divergências de opiniões. Tentando ao máximo deixar de fora o gosto por certos jogadores (aprecio bastante o jogo de Auoar, por exemplo), a minha lista seria:
    De Bruyne, Thiago, Kroos, Modric, Bruno Fernandes, Goretzka, Saul, Gundogan, Fabian e Savic.

  • Observadorfut
    Posted Novembro 18, 2020 at 3:45 pm

    O ano passado na mesma votação votei no Bruno Fernandes para estar pelo menos nos 10 melhores.
    Fico feliz por este ano já estar a receber o devido reconhecimento.
    A única diferença é que o ano passado era fazer a diferença em Portugal e este ano é fazer a diferença numa equipa inglesa.
    Temos de parar de inferiorizar o campeonato português,o Bruno é o mesmo jogador aqui como noutro país qualquer. Percebo que o nível competitivo possa ser diferente mas um jogador que faça o que ele fez em Portugal tinha de ser na mesma reconhecido.
    Nem sempre os melhores jogadores jogam nos melhores clubes ou ligas,e muitas vezes as votações ou prêmios só regidos por esses critérios.
    Poderia dar outros exemplos que saíram ou que ainda cá estão, de momento o próximo que vejo numa potencial lista,menos evidente que o Bruno Fernandes, sério o Corona que não irá estar num lista para extremos mas se estivesse numa Big 5 iria ser considerado por ser um jogador diferenciado.
    Boa tarde e boa discussão.

    • Kafka
      Posted Novembro 18, 2020 at 4:45 pm

      São mais os exemplos de grandes jogadores no tugão, que depois fracassaram quando submetidos a graus de dificuldade maiores do que o inverso, logo a dúvida faz todo o sentido de existir

  • Richrad
    Posted Novembro 18, 2020 at 3:58 pm

    Bem, vou ser novamente ser eu nestas votações…
    o meu top-5 atual:
    1. Thiago
    2. Kevin de Bruyne
    3. Bruno Fernandes
    4. Fabían Ruiz
    5. Havertz

  • Filipe Ribeiro
    Posted Novembro 18, 2020 at 4:13 pm

    O Luís Alberto vai aparecer nos médios ofensivos ou foi esquecido?
    Tem sido superior a metade da lista no mínimo.

    • Oldasity
      Posted Novembro 18, 2020 at 5:20 pm

      Admito que não me lembrei dele, se não tinha-o posto no meu top.

      Jogador fantástico, já devia ter dado o salto. Gostava de o ver no Bayern ou de volta ao Liverpool.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Novembro 18, 2020 at 6:09 pm

        Vejo listas com Arthur, Delli Allí, Parejo, Vidal, Olmo etc e nenhum o Luís Alberto é fico pasmo, que futebol andam a ver o se ele vai aparecer numa categoria à parte, tem sido nós últimos 3 anos dos melhores jogadores da Série A e colocam à frente dele suplentes, talvez é falta do “salto” de que falas.

  • B.Jardim
    Posted Novembro 18, 2020 at 4:31 pm

    Se for o Bruno Fernandes da seleção nem no top 50.

  • Oldasity
    Posted Novembro 18, 2020 at 4:34 pm

    1 – KdB
    2 – Thiago
    3 – Goretzka
    4 – Kroos
    5 – Bruno Fernandes
    6 – Eriksen
    7 – Modric
    8 – Wijnaldum
    9 – Milinkovic-Savic
    10 – Fabian Ruiz

    Sendo que os dois primeiros estão vários patamares acima comparado aos restantes.

  • Chomate
    Posted Novembro 18, 2020 at 4:35 pm

    1- De Bruyne
    2- Thiago
    3- Goretzka
    4- Kroos
    5- Bruno Fernandes
    6- Modric
    7- Wijnaldum
    8- Kovacic
    9- Barella
    10- Gundogan

  • Nazgul
    Posted Novembro 18, 2020 at 5:24 pm

    1- De Bruyne
    2- Thiago
    3- Goretzka
    4- Kroos
    5- Bruno Fernandes
    6- Wijnaldum
    7- Milinković-Savić
    8- Henderson
    9- Kovacic
    10- Barella

  • v de vendetta
    Posted Novembro 18, 2020 at 6:09 pm

    1-de bruyne
    2-thiago
    3-goretza
    4-modric
    5-kroos
    6-bruno fernandes
    7-henderson
    8-wijnaldum
    9-fabian ruiz
    10-savic

  • Goncalo Silva
    Posted Novembro 18, 2020 at 6:26 pm

    1 – KdB
    2 – Thiago
    3 – Kroos
    4 – Goretzka
    5 – Fabián Ruiz
    6 – Bruno Fernandes
    7 – Wijnaldum
    8 – Modric
    9 – Milinkovic-Savic
    10 – Barella

    Não estou a contar com os número 10 como Eriksen, Coutinho ou Muller, espero que haja uma categoria para eles porque até ficava mal eu não meter Eriksen num dos top-10 XD.

  • Maxisteco
    Posted Novembro 18, 2020 at 7:00 pm

    Alguém me explica como é possível em 2020 ver o Dele Alli neste top 10. Atenção que eu sou fã do Dele mas é risível apontá-lo como um dos dez melhores médios. Eu sei que é suposto ignorar momento de forma, mas estar abaixo de forma durante 2 anos não existe..

  • Kacal
    Posted Novembro 18, 2020 at 7:21 pm

    No geral concordo com o top10, mas talvez colocasse Auoar neste top. De resto não mexia muito e KdB parece-me indiscutível no 1º lugar.

  • AndreChaves9
    Posted Novembro 18, 2020 at 8:47 pm

    Eu não consigo perceber como se pode achar o Bruno top 5 de médios. É um jogador bom mas nao pode ser o melhor médio de uma equipa que queira ser top. Como por exemplo acontece no utd. Bom jogador com muita vontade mas falta.lhe capacidade técnica para ser um dos melhores do mundo efetivamente

  • Mantorras
    Posted Novembro 18, 2020 at 10:11 pm

    Pizzi
    KdB
    Kimmich
    Kroos
    Thiago

  • Joao C. Nogueira
    Posted Novembro 18, 2020 at 10:57 pm

    1. KdB
    2. Thiago
    3. Kroos
    4. Wijnaldum
    5. Goretzka
    6. Savic
    7. Gundogan
    8. Saul
    9. Bruno Fernandes
    10. Fabián

  • Obelix
    Posted Novembro 19, 2020 at 2:46 am

    Há vários nomes com os quais não concordo nos tops, o que é normal. No entanto o que mais me choca nesta votação é mesmo o KdB não estar em 1º para todos os Users. O Thiago é um craque mas o KdB é um jogador inacreditável, de outro nível.

    Relativamente ao top10, acho que o Modric ainda é um dos 5 melhores médios do mundo e acho que o Gundogan e o Savic estão claramente a mais. O Gundogan então para mim, que vejo todos os jogos do City, é uma sombra do que já foi.

    Quanto ao BF é evidente que merece estar aí. Até admito que não tenha a qualidade técnica de outros (como o Fabian Ruiz, por exemplo), mas o futebol não é só pezinhos. Fisicamente, mentalmente, último passe, golo, bolas paradas, liderança, raça, etc. há poucos ou nenhuns como ele.

  • Outsider
    Posted Novembro 19, 2020 at 3:05 am

    Esta votação é claramente influenciada pela realidade dos votantes. É impressionante como o meio campo do 14.º classificado inglês tem dois jogadores no top 6, aquilo é que deve ser dar chocolate na premier league! Ou não fosse um deles ser português e o outro uma contratação sonante de um treinador português…

  • Artur Trindade
    Posted Novembro 19, 2020 at 3:55 pm

    Excelente análise, mas temos pontos de vista diferentes como é normal, mas como está na moda dizer, existem diferentes maneiras de chegar ao sucesso, todas elas válidas e possíveis.
    Tu preferes o processo do Guardiola, e eu prefiro o atual do Klopp, e acredito que como dizes e bem a maioria não vai pelo caminho de Guardiola, e os que tentam normalmente não têm sucesso.

    Distingues totalmente qualidade de rendimento e quando se diferencia tão radicalmente, podes ter imagens menos precisas. O rendimento depende de muitos fatores, como referes mas tem que ser o elemento primordial na análise, senão tinhas imensos prodígios técnicos espalhados por escalões mais baixos, mas como não rendem ao mais alto nível, não são valorizados qualitativamente. Quantos nas ligas inferiores recebem e passam melhor a bola que o Battaglia? Mas são todos inferiores, por não o fazerem no escalão inferior, correto?
    Não explicaste como então podes participar na avaliação de prémios anuais, ou melhores da atualidade, com essa desvalorização do rendimento.

    Bernardo não é alto, não é forte e não é rápido como tu dizes, mas consegues encontrar à lupa imensas qualidades físicas. Acontece que aquelas 3 que referes, em que o Bernardo é bastante fraco, representam 80% para o alto rendimento. As outras não são acessórias, mas falas da agilidade e mudança de direção do Bernardo como se tivesses a falar do Messi ou Puig, e ele aí também está muito longe dos melhores. Portanto no total das características físicas Bernardo é muito fraco.
    Xavi é baixo como Bernardo, mas conseguia ter inteligência e capacidade para fazer passes de 10 ou 50 metros, jogando por isso na cabeça de área, bastante resistente no choque tal como Moutinho. Bernardo não tem choque ou passe longo, não podia jogar ali.
    Iniesta tem a outra capacidade que falta a Bernardo para jogar como médio, capacidade de condução e velocidade de deslocamento. Bruyne, Bruno ou Rui Costa são médios com estas qualidades.
    O Bernardo apenas pode jogar entre linhas, passe curto, espaços curtos para os colegas, aproveitando a técnica e capacidade de passe curto, só isto.
    Não pode ser extremo como Mahrez e Sterling, por falta de potência e está longe de poder ser 2º avançado como Silva ou JVP, por não ter capacidade de furar e golo.

    Acredito que o Bernardo ache arriscado sair do City, onde está no futebol e com o treinador perfeito para si, para o mundo lá fora, mas se até na sua bolha já perdeu o pé, seria melhor tentar sair para o Barça, a ex de Guardiola, mas espera o Trincão já ocupou o lugar de 12º jogador.

Deixa um comentário