Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os 10 melhores segundo avançados na atualidade

A diferença de opiniões é uma das principais riquezas do futebol – que piada tinha se todos gostassem só de um clube ou jogador? Neste sentido alguns colaboradores do Visão de Mercado, ignorando as lesões ou momento de forma, indicaram aqueles que consideram ser os 10 melhores segundo avançados na atualidade. As escolhas:

Somando os votos dos colaboradores:
1- Messi (80)

2- Neymar (70)
3- Sadio Mané (63)
4- Nkunku (47)
5- Dybala (40)
6- João Félix (37)
7- Müller (30)
8- Griezmann (29)
9- Havertz (25)
10- Reus (7)

59 Comentários

  • Jeco Baleiro
    Posted Outubro 13, 2022 at 1:42 pm

    Messi e mais 9, pois claro.

    Top 4 parece-me indiscutível e pela ordem apresentada.

  • ktc
    Posted Outubro 13, 2022 at 1:44 pm

    Alguém me explica como é que um jogador que não é titular na sua equipa pode estar no top10 da posição?
    Aqui podemos estar a falar em potencial (e ai o Félix é top10 por certo), mas acho que não é isso que se esta a avaliar. O que é certo +e que por muito potencial que o Félix tenha, que o tem, continua a não o demonstrar, de forma regular, em campo.

    • Kacal
      Posted Outubro 13, 2022 at 1:47 pm

      Quem colocarias no seu lugar?

      • Fireball
        Posted Outubro 13, 2022 at 2:03 pm

        Jota. É que nem estou a brincar, quando vejo Reus e Griezmann aqui que não fazem nada há anos. O rendimento do Jota tem sido fantástico e claramente superior ao Félix. Completamente esquecido neste top em que até o Rafa tem 2 votos.

      • ktc
        Posted Outubro 13, 2022 at 2:12 pm

        Kacal, como o Fireball respondeu, tens o Jota, que tem um rendimento incomparável. Mas eu não te consigo falar em nomes porque tinha que ver as listas completas e perceber em que posições os jogadores estão a ser colocados.
        Mas a questão que fiz nem é por ser o Félix ou não, é mais por ter uma 4 opção como top10 na posição. Sendo que até aparece à frente do lugar do colega que joga.
        Eu adoro ver jogar o Félix, nos seus dias, só tenho pena que ande a desperdiçar o talento que tem. Espero que em janeiro ou junho saia daquele clube e arranje um que favoreça mais às suas qualidades. Embora, independentemente do clube, ele terá sempre que mudar a atitude que tem

        • Kacal
          Posted Outubro 13, 2022 at 2:32 pm

          Eu acho que o Félix no top10 é válido. O Havertz tem convencido assim tanto no Chelsea, por exemplo? Eu até colocava o Jota mas entre Reus, Havertz e Félix não acho descabido escolher qualquer um deles, por exemplo. Agora concordo que o Muller devia estar acima do Félix e que este podia estar mais abaixo no top10.

          • ktc
            Posted Outubro 13, 2022 at 4:17 pm

            A questão é que o Havertz é titular do Chelsea e apresenta sempre um nível mínimo. O Felix , neste momento, não senta o Havertz ou o Reus. Em termos de potencial, acredito que tenha muito mais, mas isso não conta no jogo. Ele está , na minha opinião, muitos anos de carreira no atletico, está estagnado.

            • Kacal
              Posted Outubro 13, 2022 at 8:58 pm

              É titular no Chelsea mas não é pelo rendimento com certeza. Mas até aceito, agora isto cada um tem o seu critério e quem escolheu o Félix pode ter ido pela qualidade em si ou mesmo pelo potencial, não sabemos. Apenas não acho descabido, acho discutível sim, mas válido.

        • Mantorras
          Posted Outubro 13, 2022 at 4:41 pm

          Acho que a malta sabe o potencial de um e de outro nessa posicao, porque os viram a ambos jogar ai por ca. E nao deixou grandes duvidas sobre quem e melhor jogador.

          Da mesma forma, os rankings perdem credibilidade por isto, ou seja, como referes inicialmente, um “nao titular” ficar a frente de jogadores ja com varias epocas de bom nivel na PL nao tem muito sentido. Ou ha criterios ou nao ha… mas rankings sao mesmo assim, acabam com o gosto pessoal de cada um e a ideia do que um faz, faria ou pederia fazer.

          • Sporting1906
            Posted Outubro 14, 2022 at 12:40 pm

            O que o Félix e o Jota fizeram em Portugal não deixou dúvidas que o Félix tinha muito mais potencial. Mas o melhor jogador dos dois actualmente é de longe o Jota.

  • Kacal
    Posted Outubro 13, 2022 at 1:46 pm

    Sinceramente concordo com o top geral do VM, não vejo muito mais gente que pudesse estar no top. É uma posição bastante definida, a meu ver. De resto não vejo quem mais pudesse entrar neste top há bons jogadores mas o nível vai descendo.

  • CavacoVezesTres
    Posted Outubro 13, 2022 at 1:46 pm

    Os cinco primeiros são indiscutíveis para mim (principalmente o primeiro, claro). Depois acho que Félix (tarda em mostrar o potencial que lhe augaravam) e Griezmann (desde 2016 foi sempre a descer) deveriam estar mais para baixo, apesar da sua qualidade, parece-me que os outros são superiores.

  • Fireball
    Posted Outubro 13, 2022 at 2:01 pm

    Meter o Nkunku à frente do Mané devia dar prisão.

  • JFN
    Posted Outubro 13, 2022 at 2:10 pm

    O Müller ano após ano continua a ser desvalorizado, possivelmente pelo contexto em que está… Mas creio (isto sou eu) que já tenha mostrado ligeiramente mais que o Félix, pelo menos

  • Xtremox
    Posted Outubro 13, 2022 at 2:18 pm

    1 – Messi (claro)
    2 – Kevin de Bruyne
    3 – Nkunku
    4 – Musiala
    5 – Muller
    6 – Dybala
    7 – Felix
    8 – Szoboszlai
    9 – Griezmann
    10 – Havertz

  • Neville Longbottom
    Posted Outubro 13, 2022 at 2:28 pm

    O único unânime?

    E que o segundo e incrível e está a milhas…

  • Artur Trindade
    Posted Outubro 13, 2022 at 2:37 pm

    É por receber estas classificações (só possíveis por ser em Portugal), que o Félix pode dormir descansado, porque está tudo bem, é apenas perseguição dos treinadores.
    O potencial aqui devia contar zero, apenas o rendimento, e aí Félix não pode entrar nestes tops, porque joga pouco, seja por rendimento, por lesões, por culpa da equipa/treinador onde se insere.
    Então o Havertz foi transferido na mesma altura, discutiu o golden boy na altura, verse-ia no futuro quem vingaria mais, o alemão joga e rende, e continua atrás do português?

    Provavelmente na classificação para avançado, teremos o Mbappé em 3º/4º, e em suma por este ranking feito em Portugal, o Félix está no mesmo nível de Mbappé.
    Para quê tentar mudar algo, tudo corre bem.

    • Sobe Alges
      Posted Outubro 13, 2022 at 3:11 pm

      Como adepto do Benfica, estou completamente de acordo.

    • offtopicguy93
      Posted Outubro 13, 2022 at 3:26 pm

      Felix sempre que joga é o melhor do atlético por larga margem! Simeone quer ter o protagonismo todo só para ele, quem joga bem é encostado

      • Xyeh
        Posted Outubro 13, 2022 at 5:17 pm

        Fechem os comentários, a piada do dia está feita.
        Só falta dizer que isto é perseguição ao Félix por ser ex SLB, repara bem que o Félix está à frente do Muller um dos melhores segundos avançados da nossa geração.

        • Raskolnikov
          Posted Outubro 14, 2022 at 12:41 am

          Não percebo a referência ao SLB, ainda ontem passei pela Marca e na secção de comentários das notícias sobre o empate do Atlético o que vi foi efectivamente uma enxurrada de adeptos a pedir a cabeça do Simeone e a aconselhar o Félix, quase unanimemente visto como o elemento mais talentoso do plantel, a deixar o clube para seu próprio bem.

          • Xyeh
            Posted Outubro 14, 2022 at 3:16 pm

            A menção foi ao SLB porque o user offtopic está constantemente a dizer que os jogadores ex SLB são perseguidos.

    • Gunnerz
      Posted Outubro 13, 2022 at 4:20 pm

      concordo com a parte do felix, incrivel o que se lê por aqui por um jogador que na verdade não fazer nada mais que os outros, pese o seu potencial.

      Mas não concordo contigo sobre o havertz. Acho que embora renda mais está muito longe do que se esperava. ou então eu tenho muito azar porque não consigo ver um jogo bom dele.

    • Raskolnikov
      Posted Outubro 14, 2022 at 12:39 am

      Falas ironicamente em “perseguição dos treinadores” como se o Félix fosse um tipo incapaz de render com treinador algum, quando na verdade o problema é apenas com dois treinadores que, por azar dele, se calhar são os dois treinadores mais medíocres, retranqueiros e cobardes da alta roda do futebol europeu (a nível de clubes e a nível de selecções).

  • Gunnerz
    Posted Outubro 13, 2022 at 2:47 pm

    bem se é para ignorar lesões e momentos de forma o griz tem de estar no top 6 com messi, neymar, mané e eventualmente muller ou reus. O Felix e o havertz por muito potencial que tenham mostrado a verdade é que não vejo motivo para um top 10, muito menos ver o felix a frente de griz, muller e reus.

  • MOzil10
    Posted Outubro 13, 2022 at 2:55 pm

    Queria só relembrar o Gundogan da era covid que foi um dos jogadores que mais me impressionou a jogar nesta posição.

  • Duarte Vader
    Posted Outubro 13, 2022 at 3:46 pm

    O 1º lugar seria sempre indiscutível, e até concordo com o resto do top 4 (para mim era o Muller e não o Dybala a fechar os 5), mas na minha opinião o Felix não pode nunca estar tão bem situado. Jogador com um potencial fantástico mas que não mostra um décimo do que ele vale há já algum tempo.

  • phelps
    Posted Outubro 13, 2022 at 4:00 pm

    O único motivo que eu vejo para o Félix ser tido em conta nestas andanças de tops é a época absolutamente fantástica que fez no Benfica. Em que prometeu luta a Mbappé. Desde então tem sido uma autentica nulidade a quase tempo inteiro e razoavel nas poucas alturas em que não é nulo. Culpa da equipa, culpa do treinador, culpa do Morata, culpa do Griez, culpa do Suarez, culpa das lesões, da namorada, dos amigos, do Porro, de todos… menos do próprio e isso mantém-o com um estatuto que nunca mereceu. Ainda é novo, ainda pode atingir patamares altos no futebol mundial (embora já não acredite que algum dia chegue perto do Olimpo onde certamente Mbappe e Halaand viverão durante uns bons anos), mas neste momento dizer que é top 10 na sua posição parece me completamente exagerado.

    Em Portugal, na sua posição consigo dizer pelo menos 3 jogadores que têm estado a nivel superior. Pote, Rafa e Ricardo Horta. Isto 3 jogadores da liga portuguesa. O Jota do Celtic, o Jota do Liverpool também estariam neste momento à frente do Félix. Com toda a sinceridade se tivesse que escolher entre Fabio Vieira e Felix, iria também para o ex-Porto.

    Resumindo, sem muito esforço, consegui dizer 6 jogadores que neste momento nada devem a Felix. Rafa, Pote, Ricardo Horta, Jota, Diogo Jota, Fabio Vieira. Isto no universo de jogadores portugueses.

    Sem querer ferir susceptibilidades, tanta critica (justificada) que há por grande parte dos comentadores da VM no momento de forma do Ronaldo, deixa-me surpreendido com tanto comentário de apoio ao Félix que consegue a proeza de estar ainda pior que o Cristiano e ainda assim ser considerado top10 na sua posição.

    • Xyeh
      Posted Outubro 13, 2022 at 5:14 pm

      Concordo contigo, ainda hoje comentei essa situação que a maior parte das críticas à atitude do Cristiano Ronaldo não existem quando o Félix tem as mesmas atitudes sem ter alcançado 10% do que o Cristiano alcançou. E eu sou bastante crítico do Félix mas não sou hater, sou apreciador do seu futebol mas é raro podermos presenciar o seu talento ao máximo. Os benfiquistas não têm que levar a mal chamarmos flop ao Félix, lembrem-se que o Atlético espetou-vos o Roberto, vocês só jogaram com o karma.

    • Tiago Abreu
      Posted Outubro 14, 2022 at 12:45 am

      Na liga do Kosovo também deve haver jogadores com rendimento superior aos da liga portuguesa…
      Esquecem se é que o patamar é completamente diferente e o Félix fazia da liga tuga um chinelo… O Félix ganhou o prémio de melhor jogador do atletico a época passada…
      Há cada visão que eu fico ainda mais impressionado que colocarem o próprio Félix à frente do Müller.

    • henry14
      Posted Outubro 14, 2022 at 4:37 am

      Apesar de me custar um pouco, tendo a concordar.

  • Mantorras
    Posted Outubro 13, 2022 at 4:37 pm

    1. MESSI

    Imaginem o que seria serem o Messi? Ser tao superiores a toda a gente, que mesmo ja em declinio fisico obvio, e a jogar “de maos nos bolsos” sao indiscutivelmente o melhor do mundo na sua posicao? Mas imaginem so, porque nunca serao.

    2. Mane
    3. Neymar

  • Antonio Clismo
    Posted Outubro 13, 2022 at 4:39 pm

    A carreira do João Félix não passa de tesão de mijo.

    Está há anos em stand by com a sua evolução. Nunca na vida é top10 mundial quando nem sequer é titular absoluto no seu clube nos últimos anos e não consegue fazer 3 jogos seguidos sem se lesionar ou arranjar problemas internos.

  • Antonio Clismo
    Posted Outubro 13, 2022 at 4:55 pm

    O ranking top10 de jogadores portugueses sub21 para esta posição. Algum que chegará a altos vôos?

    1. Fábio Carvalho
    2. Fábio Silva
    3. Afonso Sousa
    4. David Costa
    5. Pedro Brazão
    6. Ronaldo Camará (antes de ter desaparecido)
    7. Martim Tavares
    8. Rodrigo Pereira
    9. Rodrigo Macedo
    10. Theo Fonseca

    Muitos médios ofensivos nesta lista mas que podem perfeitamente desempenhar esse papel por trás do ponta de lança.

    Não esquecer que Angel Gomes (Lille) e Lucas da Cunha (Nice) tem passaporte português.

    • Antonio Clismo
      Posted Outubro 13, 2022 at 4:55 pm

      Cosimo da Graça (Juventus) também tem passaporte português

    • Tiago Silva
      Posted Outubro 13, 2022 at 6:53 pm

      Fábio Vieira e David da Costa também não encaixava aqui? Ou mesmo o Gonçalo Ramos ou o Rodrigo Ribeiro.

      • Antonio Clismo
        Posted Outubro 13, 2022 at 8:41 pm

        Meti o Fabio silva em 2 quando estava a pensar no fabio vieira…

        Vejo o rodrigo ribeiro mais como 9 puro embora também pudesse encaixar aqui, quem sabe como evoluirá a partir daqui

  • Goncalo Silva
    Posted Outubro 13, 2022 at 5:12 pm

    1 – Messi
    2 – Neymar
    3 – Muller
    4 – Nkunku
    5 – Jota
    6 – Griezmann
    7 – Dybala
    8 – Musiala
    9 – Havertz
    10 – Reus

  • cards
    Posted Outubro 13, 2022 at 6:25 pm

    Messi deve ser o único jogador que no final terá o 1 lugar unânime e Neymar deverá ser o jogador com mais 2 lugares.

  • v de vendetta
    Posted Outubro 13, 2022 at 6:27 pm

    1-Messi
    2-Neymar
    3-Muller
    4-Nkunku
    5-Dybala
    6-Griezmann
    7-Havertz
    8- Reus
    9- João Felix
    10-Tadic
    O João Félix tem tudo para ser top 3 nesta posição, mas tem de sair do atletico Madrid o mais rápido possível. Ele que troque o Ronaldo penso que ficavam todos a ganhar.

  • DiogoC
    Posted Outubro 13, 2022 at 6:35 pm

    Depende muito do que se considera 2ª Avançado. Salah, Ronaldo, o próprio Mbape podem ser considerados segunbos avançados.
    Colocar felix não faz qualquer sentido quando Correa no clube está à frente dele.
    Quem consegue colocar Rafa nesta lista mina muito a sua credebildiade enquanto especilalista e não merece ser levado a sério. Dúvido que alguém fora de Porugal saiba quem é o Rafa….Sarabaia, que nem nos 20 melhores está, estaria muito à frente de Rafa

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 13, 2022 at 6:50 pm

    1 – Messi
    2 – Neymar
    3 – Nkunku
    4 – Mané
    5 – Muller
    6 – Dybala
    7 – Griezmann
    8 – Felix
    9 – Havertz
    10 – Reus

    O problema aqui é que não há muitas opções para esta posição e por isso anda tudo à volta dos mesmos nomes. Penso que jogadores como o Bruno Fernandes, o Pellegrini, o Mkhitaryan, Malinovski, Eriksen, Julian Alvarez ou mesmo Kane ou Mbappé encaixaria bem nesta posição.

    • Tiago Silva
      Posted Outubro 13, 2022 at 6:51 pm

      Esqueci-me do Depay candidato óbvio. Colocava-o em sexto, atrás do Muller, descendo os outros uma posição.

  • Stravinsky
    Posted Outubro 13, 2022 at 7:56 pm

    Sejamos honestos, ao dia de hoje o Félix foi uma contratação bastante falhada por parte do Atlético.

    Não vou chamar um flop porque não gosto e acho uma palavra muito forte, mas até agora o Félix (por muita qualidade que tenha) ainda não mostrou nada que o faça ser top 10 mundial.

    Dito isto, ainda é novo. Espero que consiga atingir aquilo que muitos lhe auguram.

  • Tiago Abreu
    Posted Outubro 13, 2022 at 8:18 pm

    Em geral até concordo com este top, mas como alguém coloca o Rafa num top 10? ?
    Ai que este pessoal não conhece o mundo lá fora…

    • MOzil10
      Posted Outubro 13, 2022 at 9:10 pm

      Será assim tão descabido? Não acho que o Havertz seja assim tão melhor jogador que o Rafa.

      • Tiago Abreu
        Posted Outubro 13, 2022 at 10:39 pm

        Há se quer comparação de patamares?
        O Havertz no Leverkusen jogava muito mais que o Rafa alguma vez jogou. Além que o Rafa na realidade nem segundo avançado deve ser considerado pois a relação que tem com a baliza todos nós sabemos.
        Mas adiante…
        Queres 10 melhores segundos avançados que o Rafa sem estarem no top 10?

        Musiala, Kamada, Kramaric assim na Bundesliga… também podia incluir o Wirtz mas é muito jovem ainda e está lesionado há algum tempo
        Iago Aspas, Muniain, Angel Correa, Oyarzabal na La Liga
        Pablo Sarabia ou Kevin Volland na Ligue 1
        Masen Mount, Richarlison, Trossard, Smith Rowe, Lucas Moura na Premier
        Berardi na Serie A (podia incluir Insigne e Mertens mas acabaram de sair das principais ligas e parece que 3 meses é muito tempo no futebol, se tivessem lesionados mas nos anteriores clubes ninguém se esquecia deles)..

        Jogadores como Son, Rodrygo, Kulusevski que figuraram noutros tops vejo as posições dele mais como segundos-avançados e não como extremos. Como extremo acho um Jarred Bowen ou Harvey Barnes (só para dar um/dois exemplos da liga mais conhecida, mas há mais) bem superior a um Rafa… E já nem conto com o Wilfried Zaha…
        Não contei com o Hakan pois joga mais como médio ofensivo do que propriamente um segundo avançado (essa posição podia ser considerada do Lautaro), mesma coisa do Luís Alberto que é um 10 e não um segundo avançado.

        Isto de só ver o clube e os colossos europeus é enganador…

      • Apessoa
        Posted Outubro 14, 2022 at 8:18 am

        O Harvertz é um craque. Que comparação…

  • Tiago MR
    Posted Outubro 14, 2022 at 9:33 am

    Entao e o Phil Foden? Para vocês é para ser considerado em que posição? Para mim, a seguir a Messi é o melhor 2o avançado do mundo.
    Organizadores de jogo e capacidade de finalização, na minha opinião nao restam muitos mais porque ou jogam mais atras, ou jogam nas alas. Nao consigo elaborar um top 10, a posição de segundo avançado é cada vez mais baralhada com a de extremo que tabela com o jogador referência (estilo pivot) por isso nao ha assim tantos jogadores a destacarem-se em pares de avançados mas sim em trios. Talvez:

    Messi
    Foden
    Muller
    Odegaard
    +
    Vini/Rodrygo (na parelha com o melhor pivot de todos)
    Mané/Neymar/Jota (que partem mais da esquerda ou descaem sempre para a esquerda)
    Depois:
    Dybala, Havertz, Griezmann ou Félix, Nkunku, Reus: estão todos varios degraus abaixo. Félix então nem devia estar mencionado pois nem titular é.

    Na nossa realidade, na minha opinião:
    Taremi (que joga da esquerda para o meio)
    Rafa (que joga hibrido com Joao Mario e Neres)
    Edwards (que joga da direita para o meio e aparece mais na area que o Pote)

Deixa um comentário