Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os 10 objectivos que Messi ainda tem de alcançar

10 anos de Lionel Messi! O primeiro jogo oficial de Messi com a camisola do clube catalão remonta a 16 de outubro de 2004, quando, aos 83 minutos, substituiu o internacional português Deco, autor do golo da vitória no dérbi frente ao Espanyol, da sétima jornada da Liga espanhola. Uma década depois o argentino já conta no seu palmarés com três Ligas dos Campeões, duas Supertaças europeias, seis Ligas espanholas, duas Taças do Rei e seis Supertaças espanholas, além de ter sido eleito quatro vezes o melhor jogador do Mundo. Para muitos é mesmo o melhor de sempre, mesmo assim, o jornal Marca destaca 10 objectivos, uns inevitáveis, outros prováveis, alguns possíveis e outros improváveis, que a la Pulga ainda tem de alcançar:
Mundial
Muito se conta que para alcançar o nível de Maradona e Pelé falta a Messi um Mundial. Se para Ronaldo é tarefa quase impossível pelo colectivo de segunda ou terceira linha que o rodeia, para o astro argentino é um objectivo plenamente alcançável. A sua grande oportunidade foi no Brasil, onde teria ganho glória eterna caso tivesse conquistado o ceptro. Contudo, com 27 anos, terá ainda 31 no próximo e com a tremenda qualidade dos seus albicelestes escudeiros (Di María, Lavezzi, Agüero, Higuaín, Pastore, todos ainda com muitos anos pela frente), 2018 poderá ser o ano de Leo Messi. Falta um seleccionador minimamente razoável, mas isso é algo que não está nas mãos do craque azulgrana. É esperar para ver.
Copa América
É já para o ano que Messi pode vencer a sua primeira Copa América, título que nem se percebe bem como não detém ainda. E se aos 31 anos estará em principio na plenitude das suas capacidades, mais estará com 28. Veremos se desta vez se ergue sobre os restantes e corrige o segundo lugar de 2007 e o ridículo sétimo de 2011.
251
Ser o maior goleador da história da La Liga é objectivo que, a não ser que algo trágico aconteça, poderá ser atingido nas próximas semanas com facilidade. Homenagem no Bernabéu? Maior provocação era impossível e algo por que a imprensa catalã deve estar a desesperar por ver.
Liga dos Campeões
Faltam-lhe 4 golos para superar Raúl e obter o rótulo de melhor marcador da Champions. O problema é, que apesar dos seus 67 golos em 88 jogos, há um tal de Cristiano Ronaldo que neste momento já contabiliza 70 golos.
Competições Europeias
Raúl com 77 golos golos é igualmente o máximo goleador, mas não será complicado o craque do Barça superar o espanhol. Mas Ronaldo, que já marcou 71 golos, são igualmente um obstáculo.
1284
Pelé marcou 757 golos em 831 jogos oficiais (os restantes 527 foram em amigáveis… e a maioria dos golos oficiais da lenda brasileira até foram no Estadual de São Paulo). Messi tem 405 em 529 partidas. Os melhores goleadores de sempre são Josef Bican, Gerhard Muller e Arthur Friedenreich.
Batigol
Já superou Maradona (34) e Crespo (35), mas apesar dos seus 44 golos ao serviço da Argentina ainda está a 11 tentos de Batistuta, o ainda melhor marcador na história da Albiceleste.
Ronaldo
O português é o maior obstáculo a Messi em praticamente todas as vertentes, sendo que em 2013-14 ao apontar 17 golos numa edição da Champions colocou uma fasquia muito alta na principal prova de clubes do Mundo.
Klose
Os Mundiais são mesmo o calcanhar de Aquiles de Messi. Apenas 5 golos, muito longe dos 16 de Klose, ou até de elemento como Ronaldo (15), Müller (14), Fontaine (13) ou Pelé (12).
Fontaine
O francês marcou 13 golos no Mundial 58, uma marca estratosférica. Mas será assim tão complicado marcar 14 golos nos 7 jogos de uma fase final de um campeonato do Mundo?

0 Comentários

  • Duarte P
    Posted Outubro 16, 2014 at 6:22 pm

    Messi, claramente o melhor de sempre, é de facto, uma honra poder vê-lo jogar!

    • Marta Santos
      Posted Outubro 16, 2014 at 7:35 pm

      Lamentável é ver que determinados portugueses sejam tão anti-ronaldo e tão a favor do Messi.
      Messi é realmente um grande jogador assim como o Cristiano Ronaldo, sendo que este último começou a sua carreira como extremo e só nos últimos anos tem 'fugido' mais para a zona central, tendo por isso podido marcar mais. Honra é ver Messi e Ronaldo. Nada contra dizeres que é uma honra veres o Messi, mas não te esqueças de referir o Ronaldo, que é igualmente uma honra vê-lo jogar, bem como é também um dos melhores de sempre, como Messi.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 16, 2014 at 7:50 pm

      e uma honra ver os dois, sim, ai concordo.

      mas marta, porque razao e o duarte anti-ronaldo so por nao ter falado nele num post sobre o messi?
      cada um gosta do jogador que gosta. cada um prefere quem prefere.

    • Kafka I
      Posted Outubro 16, 2014 at 7:52 pm

      Lamentável é o teu comentário Marta Santos.

      O assunto do posto é sobre o Messi e o Duarte P, falou sobre o Messi como é obvio, porque é que ele há-de falar doutro jogador que não faz parte do assunto do Post?

      Ou será que eu agora só porque vi o Fenómeno e o Maradona jogarem, sempre que elogiar um qualquer jogador de futebol, tenho que depois ir a seguir dizer "ah mas também adorei ver o Maradona e o Fenómeno" enfim, menos

      E já agora, desde quando é que a análise sobre a qualidade de um jogador de futebol deve incidir sobre a sua nacionalidade? sabes o que é que isso se chama? xenofobia e só te fica mal…ou será que para ti, o João Sousa é melhor que o Nadal?

    • Bruno Fonseca
      Posted Outubro 16, 2014 at 8:19 pm

      Messi também só começou a fugir para a zona central quando Ibra saíu do Barça.

    • João Lopes
      Posted Outubro 16, 2014 at 8:21 pm

      Continua a mesma conversa da treta…

      Não se pode dizer que se prefere Messi a Ronaldo que é um crime anti pátria, como se o Ronaldo ou o Messi quisessem saber da nossa opinião para alguma coisa.

      E atenção nem foi isso que o Duarte P disse, só disse que era uma honra ver jogar Messi, até pode achar o Ronaldo melhor.

      Para mim que acho o Messi superior é uma honra ver jogar Ronaldo, como foi ver Ronaldinho, Zidane, Figo ou tantos outros.

      Mas já se espera de tudo, neste blog á malta que assume que não gosta de Messi e tudo… Eu pregunto é possível gostar de futebol e não gostar de Messi? O mesmo raciocínio vale para o Ronaldo só para não virem com mais tretas…

    • Kafka I
      Posted Outubro 16, 2014 at 8:35 pm

      Já agora Marta Santos, o Messi também começou a carreira como extremo, pelo que não entres por aí…ambos hoje em dia são falsos 9, só que um parte do meio e o outro parte da ponta…no entanto neste momento até se está a verificar que o Messi cada vez esta a recuar mais no terreno, passando quase a ser um 10 e o Cristiano caminha para ser um puro 9 …

      Independentemente disso, são 2 dos melhores jogadores da história do futebol, 2 monstros, 2 ET´s, cada um à sua maneira…

    • Bruno Djokovic
      Posted Outubro 16, 2014 at 8:38 pm

      Kafka penso que a isso não se chama Xenofobia (fobia e desconfiança quanto a estrangeiros), talvez nacionalismo ou até patriotismo.

      Penso que o comentário da Marta foi incorreto tal como vocês afirmaram mas não deixo de concordar que é um prazer ver 2 jogadores com esta qualidade no nosso futebol atual e não apenas ver o Messi ou apenas Ronaldo.

      Neste momento podemos dizer que o Ronaldo está acima de Messi não pelo que dá à equipa em termos de assistências que nisso o Messi é fenomenal mas sim em termos de golos e inteligência no seu posicionamento. Ambos defendem pouco mas ambos são um dos melhores de sempre e o que demonstra isso é todos os recordes que ambo bateram ao longo da carreira…

    • El Matador
      Posted Outubro 16, 2014 at 8:49 pm

      Messi é um grande jogador, um dos melhores que vi jogar sem dúvida, mas não é o melhor de sempre, aliás isso é apenas uma invenção da comunicação social que ja bateram tanto na mesma tecla que hoje em dia há quem acredite mesmo que isto é verdade.

      Por exemplo lembro-me assim de repente do Zidane e do Ronaldo fenómeno, ambos mais geniais que Messi e com um palmarés idêntico ou melhor que ele. O próprio Ronaldinho e o Romário na minha opinião eram mais talentosos que o Messi. Podia falar de outros jogadores que também prefiro ao Messi, mas não seria consensual, para quem percebe e acompanha futebol sabe que pelo menos estes 2 primeiros eram mais geniais que o Messi. Lembro-me também do Baggio que era uma máquina e para mim está ao nível do Messi. Agora o MARADONA, que ainda vi jogar e foi o mais genial que vi, o Messi está a anos luz. O Maradona foi um génio, este sim era de outro planeta, quem o viu jogar sabe que o Messi é uma cópia dele mas bastante inferior em termos de genialidade.

      Também acho piada quando gajos de 20 ou 30 anos afirmam que o Messi é o melhor de sempre quando, tal como eu não viram jogar gajos como Pelé, Garrincha, Eusébio, Cruyff ou Di Stefano ou outros.

      Para mim o Messi e o Cristano destacam-se por bater recordes e pela regularidade, considero o Messi um jogador mais talentoso e em geral mais completo mas o Cristiano para mim é o avançado mais completo que existiu até hoje, é o protótipo de um avançado perfeito. Ambos vão ser lembrados como os melhores desta geração sem dúvida e provavelmente vão estar no Top10 dos melhores de sempre mas nenhum deles é o melhor de sempre nem em termos de palmarés nem em termos de genialidade ou talento puro.

    • Kafka I
      Posted Outubro 16, 2014 at 8:50 pm

      Correcto Djokovic, usei o termo errado, define-se melhor "nacionalismos ou patriotismo", nisso dou-te razão, e peço desculpa à Marta pelo meu termo, que obviamente é excessivo e incorrecto da minha parte

      De resto, são 2 enormes jogadores, e quem gosta de futebol gosta dos 2…

    • Emigra
      Posted Outubro 16, 2014 at 8:53 pm

      Para mim, Ronaldo é melhor. Faz a diferenca nas equipas onde joga, carrega-as por vezes.
      Messi sempre teve um barcelona a trabalhar a medida dele. E sinceramente sem o xavi o messi nao tem sido tao forte e qd nao houver iniesta vamos ver…
      E ha outro ponto onde ronaldo é bem superior: mentalmente. Messi sucumbe sob pressao por vezes. Sao os pequenos vomitos, etc.
      e finalmente, Ronaldo tem outra enorme qualidade… É Portugues :)

    • Sam P.L.
      Posted Outubro 16, 2014 at 9:28 pm

      Isso do melhor de sempre é uma treta. É impossível comparar os jogadores de agora com os de a 50 anos. As centenas de brilhantes jogadores que espalharam magia desde que existe futebol são por demais e é impossível designar o melhor. Podem sempre dizer de 2008 a 2018 estes dois dominaram o futebol assim como eusebio, di Stefano, pele, maradona garrincha eu sei la podia estar aqui toda a noite a falar dos predestinados que espalharam a sua classe. Mas agora dizer que este ou aquele foi o melhor é uma enorme injustiça para com todos os outros.

    • Bruno Fonseca
      Posted Outubro 16, 2014 at 9:39 pm

      Emigra e o Xavi e o Iniesta começaram a subir de rendimento quando o Messi apareceu.

    • Marta Santos
      Posted Outubro 16, 2014 at 10:06 pm

      MosqueteiroSLB não me expressei bem, não me referia ao Duarte como anti-ronaldo, mas sim a muitos outros portugueses. Mas é inevitável, na minha opinião, falar dos dois, sendo que no próprio artigo em questão fala e referencia o Ronaldo, não sendo este o tema em questão. Como me expressei, gosto dos dois, acho uma honra poder ver os dois e poder, no futuro, falar deles.
      Kafka I não acho que o meu comentário tenha sito lamentável, posso sim não me ter expressado da forma mais correcta. Mas explicando-te, como referi acima, ao MosqueteiroSLB, o Ronaldo não é o assunto fulcral ou central do post mas não deixa de fazer parte dele, tendo o seu nome referenciado. Porém, a primeira frase que escrevi foi sim num âmbito geral e não para o Duarte P, ao qual peço desculpa. Obviamente que a análise sobre a qualidade de um jogador não se deve basear apenas na sua nacionalidade, porém devemos “puxar a brasa à nossa sardinha” e incentivar portugueses, isto na minha opinião. Se sou nacionalista? Podes ter a certeza que sou, faz parte de mim, lamento, porém não sou xenófoba, não me conheces e perdoo essa, mas provavelmente sou das pessoas menos preconceituosas que possas vir a conhecer, tendo familiares próximos fora do país a trabalhar e tendo amigos estrangeiros, dos quais me orgulho imenso. Não percebo rigorosamente nada de ténis, mas para mim o João Sousa conta com mais apoio da minha parte que o Nadal, sabendo que o Nadal é o melhor jogador (da actualidade/de sempre).
      Bruno Fonseca muito mais cedo que o Ronaldo.
      João Lopes é a primeira vez que intervenho em tal aspecto, peço então desculpa se te ofendi pessoalmente. Obviamente não querem saber. Não disse que era um crime anti pátria, apenas disse que quer um quer o outro são bons, tendo uma especial admiração pelo português Ronaldo. Quanto ao Duarte P, mais uma vez, eu sei disso, não era essa a intenção. Acho o Ronaldo em igualdade ao Messi, gostei de ver o Ronaldinho, Ronaldo Fenómeno, Figo, Zidane, etc etc. Há malta, mas não generalizes, gosto do Messi, é impossível não gostar dele gostando de futebol, da mesma maneira que o Ronaldo vale exactamente a mesma lógica e o mesmo processo de raciocínio.

    • Marta Santos
      Posted Outubro 16, 2014 at 10:06 pm

      Kafta I, tornando-me a dirigir a ti, eu sei disso porém o Messi foi mais cedo que o Ronaldo. E concordo com a tua visão (como concordo em tantas outras coisas). Foi o que queria dizer, não tendo corrido da melhor forma, concordo que são dois monstros, ambos muitíssimos bons jogadores, não conseguindo ser anti um deles, porque é impossível, porém o meu favoritismo parte para o português e acho estranho haver (sobretudo) portugueses sendo tão anti Ronaldo, num atentado ao desportivismo, patriotismo e gosto ao futebol, porque, na minha opinião tão controversa, o que quis realmente dizer é que para gostar de um não precisam de ser anti outro. Deixei o meu comentário a meio e penso que dai tanta controvérsia ao que quis dizer. Mais uma vez, desculpa Kafta I, és das pessoas que mais respeito neste blog e com os comentários que mais gosto de ler, por isso, nunca seria de minha intenção algo deste género.
      Bruno Djokovic obrigado, acho que sim é mais isso do que propriamente ser xenófoba, preconceituosa, com fobia ou desconfiança a estrangeiros, porque realmente isso não são características minhas. Já o nacionalismo e patriotismo sim, não achando isso uma má característica, porém não a soube expressar bem no comentário que escrevi. E mais uma vez peço desculpa por isso. A minha opinião iria sim basear-se no torno de que é excelente poder ver estes dois jogadores, sendo que por vezes o Messi se supera ao Ronaldo e o Ronaldo por vezes se supera também face ao Messi.
      El Matador a questão do melhor de sempre é complicada, porque a todo o momento aparece outro jogador, com boas características, capaz de ter o rótulo de melhor do mundo e de sempre, batendo os recordes dos antigos melhores do mundo, sejam eles Zidane’s, Ronaldo’s (os dois), Messi’s, Ronaldinho’s, Maradona’s, Pelé’s (etc etc etc).
      Kafka I, novamente, assim concordo bem mais contigo, mostrando que afinal o respeito que tenho por ti é válido e que tem razões de ser. E em suma o que queria dizer e que não o disse da melhor forma: são enormes jogadores, os dois, quem gosta de futebol gosta dos dois, com mais “carinho” por um ou outro, mas quem gosta de futebol não pode deixar de gostar dos dois. Irritando-me sim os ‘anti-ronaldo’ e os ‘anti-messi’, e isso que fique claro.
      Emigra para mim o Ronaldo também é melhor, tendo a qualidade de ser português, sendo que aprecio os portugueses que estão espalhados no mundo e que fazem muito bem o seu trabalho, que se destacam, bem como todas as restantes nacionalidades, obviamente preferindo os portugueses (por ser patriota e nacionalista). Concordo que mentalmente o Ronaldo seja melhor, que passou por muitas mais equipas que o Messi e que se destacou em todas elas. Quanto ao vomito, continuo a achar muito estranho.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:09 pm

      marta, esta percebido.
      so acho que a colocaçao do comentario como resposta ao duarte parecia sugerir que ele era o anti-ronaldo.

      quanto aos vomitos, apesar de ainda nao ter sido nada divulgado oficialmente (acho eu), ja vieram uns medicos dizerem que ele tem uma doença (rinossinusite crónica), onde, nao percebi muito bem, mas aparentemente produz muito muco que nao consegue eliminar.

    • Kafka I
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:11 pm

      Marta,

      Como frisei em cima, peço desculpa pelo termo que usei em relação a ti, que foi de todo incorrecto e despropositado da minha parte, como o Djokovic me corrigiu e muito bem…e agradeço pelas tuas palavras :)

      E acho que até estamos os 2 de acordo, são acima de tudo 2 Extraterrestres e que nós vamos ter muitas saudades dos 2 quando eles abandonarem o futebol e nós nos lembrarmos desta era de ouro do futebol Mundial e dos feitos ESTRATOSFÉRICOS que estes 2 MONSTROS andam a fazer a uma série de anos..

    • Marta Santos
      Posted Outubro 17, 2014 at 7:45 am

      MosqueteiroSLB já lhe pedi desculpa e entendo. Seja como for, não deixa de ser estranho,
      Kafka I tudo entendido e sem qualquer tipo de problema e não há rigorosamente nada para agradecer. E sim, até estamos de acordo.

    • MM
      Posted Outubro 17, 2014 at 9:42 am

      São os dois melhores da história? Bem… são opiniões.
      Maradona no seu melhor nível levou as equipas onde jogou a títulos que ninguém previa, tinha a velocidade e força do Ronaldo aliados à técnica do Messi, os livres à entrada da área eram quase penaltis. A sua carreira não foi estável por tudo o que se conhece, tive diversos problemas extra-futebol que o afetaram em campo e não lhe permitiram jogar ao mais alto nível durante o tempo que podia e devia, mas no seu auge, penso que foi o melhor de sempre.
      Depois temos principalmente mais 3 jogadores que se podem intrometer facilmente nesta luta, daí não concordar quando dizem que Messi e Ronaldo são os melhores de sempre sem qualquer dúvida. Falo de Ronaldo "Fenómeno", Zidane e Ronaldinho, os jogadores que mais gostei de ver jogar futebol. O Fenómeno teve uma carreira irregular devido às lesões, mas o Ronaldo sem problemas físicos era qualquer coisa de extraordinário, o Ronaldinho ainda tinha tudo para figurar no melhores do Mundo, a cabeça não ajudou, jogador com maior técnica pura que me lembro de ver jogar, um autêntico génio, que aliava essa capacidade a uma força e inteligência em campo fora do normal. Depois Zidane, jogador com mais classe de sempre (para mim), que tratava a bola tão bem que esta parecia nunca querer sair dos pés do francês e quando saía aconteciam momentos como o golo ao Leverkusen, que ficam na memória e na história do futebol.
      Não ponho em causa o valor de Ronaldo e Messi (nem poderia), e estão sem dúvida entre os melhores de sempre, pelas estatísticas serão mesmo os melhores, porque irão bater quase todos os recordes individuais.
      Mas como para mim futebol não é só estatísticas, é muito mais além disso, jogadores como os que referi, estarão sempre no topo em relação aos que me lembro de ver jogar.

    • Tom Birdy
      Posted Outubro 17, 2014 at 11:38 am

      Melhor de sempre?????
      Que eu tenha visto jogar omelhor é de longe o Maradona. O Messi ao pé dele não passa de um aprendiz.

    • Hugo P.
      Posted Outubro 17, 2014 at 3:30 pm

      marta.. Sei q disseste q n percebidas mt de tenis. Mas o nadal está longe de ser o mlh de sempre. O Roger sim.. :)

    • Marta Santos
      Posted Outubro 17, 2014 at 6:35 pm

      Hugo P. lá está eu meti a barra porque não faço ideia se é da actualidade ou se dissem que seja Nadal seja o melhor de sempre. Não é um desporto que acompanhe, sendo que gosto apenas de jogar de vez a vez. Mas sim, tinha a ideia que seria o Roger o melhor de sempre, mas tudo muda. Não tarda aparece outro gigante capaz de ter esse rótulo, o desporto evolui mais rápido que a nossa economia xD

  • Anónimo
    Posted Outubro 16, 2014 at 6:26 pm

    10 Anos de carreira, em 4 foi bola de ouro. Messi, nao digam mais nada.
    Coelho

  • João Gonçalves
    Posted Outubro 16, 2014 at 6:29 pm

    Esse número de 400 golos em 360 partidas está certo? Tenho sérias dúvidas.. De resto fabuloso jogador, não diria o melhor de sempre porque só me lembro de futebol a partir de 96/97, mas um dos melhores que vi jogar (Ronaldinho e Fenómeno um bocado acima para mim).. Penso que o recorde do Jus Fontaine o Messi nunca irá bater, e mesmo o do CR não me acredito muito! De resto será um jogador sobre o qual daqui a 40 anos, se tiver filhos, irei falar como um dos melhores que alguma vez vi!

    • Kafka I
      Posted Outubro 16, 2014 at 7:41 pm

      Subscrevo quanto ao Fenómeno…vejo futebol desde o fim da década de 80, e até hoje nunca vi nada igual ao que o Fenómeno fez na primeira época do Barcelona e os 2 primeiros anos do Inter Milão…agora o que mais se aproximou é o Messi sem dúvida…

      Para mim, os 3 melhores que vi são 1-Fenómeno, 2- Messi, 3-Maldini (ponho-o em 3º, não pela espectacularidade, nem pelos golos obviamente, mas por tudo o resto, para mim Maldini representa a perfeição do que deve ser um jogador de futebol)

    • Kafka I
      Posted Outubro 16, 2014 at 7:43 pm

      Respondendo à tua questão, Messi tem 434 jogos e 361 golos pelo Barça

    • João Gonçalves
      Posted Outubro 16, 2014 at 8:08 pm

      Eles originalmente tinham postado esses números (os que eu perguntei) mas depois editaram o post, mas ao contrário deles não posso editar o meu comentário..

      Confio plenamente no que dizes do Maldini mas o Milan entre 96 (quando comecei a ver futebol mais a sério) e 99 andou fraquito.. Depois, com a entrada do Shevchenko voltou ao topo mas só os segui mais a partir de 2003 (quando ganharam a liga dos campeões) e penso que esse também marcou o último ano com o Maldini como jogador fantástico (já tinha 35 anos também)..

      Quanto ao fenómeno, não é por acaso que 96 foi o ano que comecei a prestar mais atenção ao futebol! É a melhor descrição que posso fazer dele!
      Em relação ao Ronaldinho é diferente.. Desde que vejo futebol existiram muitos jogadores com técnica incrível mas só um chegou ao topo dos topos sendo pouco melhor que médio bom em todas as outras características que definem um jogador!

    • Kafka I
      Posted Outubro 16, 2014 at 8:44 pm

      Esse Maldini que tu viste, na minha opinião, já não era o melhor Maldini, porque o melhor Maldini (o jogador perfeito para mim) foi no Milan de Sacchi e Capello quando ele jogava a lateral esquerdo

      Mas aceito perfeitamente que o Maldini não entre sequer num top ten da maioria das pessoas…

    • João Gonçalves
      Posted Outubro 16, 2014 at 9:21 pm

      Pois é a sina da posição.. Um jogador que é bom exemplo disso é o Mathaus, um dos melhores box-.to-box que o mundo já viu.. O Maradona sempre o considerou o seu rival natural por jogarem em posições que acabavam por colidir em campo.. Mas quando as pessoas estão a falar de grandes jogadores não há muita gente que se lembre dele! Defesa ainda é mais complicado..

  • nico admin
    Posted Outubro 16, 2014 at 6:30 pm

    Sem dúvida que é o jogador de uma vida, e de que iremos contar aos nossos netos quando formos velhinhos. Tenho pena que muitos portugueses não partilhem dessa visão tentando elevar os feitos do nosso Português a este Deus, mas na minha opinião, nem existe comparação possível.(já sei que mereço ser crucificado em via pública por esta opinião).

    • João Gonçalves
      Posted Outubro 16, 2014 at 6:40 pm

      Claro que vais ser crucificado.. Num post sobre o Messi vens falar do CR.. Tens pena que não partilhem a tua visão? Muito chato era o mundo se toda a gente tivesse a mesma opinião! Enfim..

    • João Lains
      Posted Outubro 16, 2014 at 6:46 pm

      "Tentando elevar…" Vocês falam do Messi como se ele estivesse num patamar completamente superior ao do Ronaldo, mas a verdade é que até aqui neste artigo o nome do craque português surge 4 vezes.

    • nico admin
      Posted Outubro 16, 2014 at 7:17 pm

      João Lains, e está, para isso basta ver as comparações que fazem com um e outro. A um comparam-no com o "Melhor de Sempre", Maradona. Ao outro, nem chegam a comparar, porque mesmo figurando num "top de melhores de sempre", nunca será no topo dele.
      Portanto, sim. O patamar do Ronaldo, sem dúvida que é bastante alto, e depois ainda vem o patamar do Messi.

    • João Lopes
      Posted Outubro 16, 2014 at 7:34 pm

      Claro que o Messi está a outro nível, só aqui em Portugal é que não se admite isso.

      Vejam opiniões de pessoas importantes no futebol, falo de gente que não jogou com um ou com o outro portanto é imparcial, em geral essas pessoas dizem sempre o mesmo que Ronaldo é muito bom mas Messi é outra coisa.

      Assim de repente lembro-me de Koke, Rooney (que até jogou com Ronaldo), Lieneker, Lampard, Wenger, Capello, etc.

      Só me recordo de Van Persie dizer que Ronaldo era o melhor que Ronaldo.

      A questão é a seguinte, em termos de golos são parecidos (Messi tem melhores médias de carreira mas Ronaldo tem tem estado melhor ultimamente) agora se tirarmos o momento da finalização Messi participa muito mais no jogo da equipa, desequilibra mais, faz mais assistências, tem muito mais visão de jogo (Ronaldo não consegue fazer aqueles passes a rasgar), finta mais e melhor, mesmo em termos de livres tem estado ao nível de Ronaldo ultimamente.

      Nada contra o Ronaldo que é claramente o segundo melhor que vi, mas Messi é outra coisa.

    • Marta Santos
      Posted Outubro 16, 2014 at 7:36 pm

      João, porque realmente não dá para falar de um e esquecer do outro. São dois gigantes e se não vivessem e jogassem na mesma altura, fariam guerra na mesma!

    • nico admin
      Posted Outubro 16, 2014 at 7:57 pm

      João Lopes, e o ultimo caso, e que na minha opinião deve ser dos quais se deve ter mais em conta. Di Maria, que jogou com ambos.

    • Paulo Pereira
      Posted Outubro 16, 2014 at 8:26 pm

      Claro que são equiparáveis, quer se prefira um, quer se prefira o outro. Não é só cá, em Portugal, que se faz a comparação entre o Ronaldo e o Messi; essa comparação é feita a nível mundial. Portanto, tendo em conta que essa comparação é efectuada de modo tão frequente e global, não pode ser considerada descabida. Independentemente da opinião deste ou daquele jogador, ou deste e daquele treinador.

      Eu prefiro Ronaldo, mas não o acho melhor que o Messi. Mas também não acho o argentino melhor que o português. Um é melhor em certos aspectos; o outro é superior noutros. Além disso, depende do momento: há uns anos, Messi estava claramente por cima; ultimamente, o Ronaldo tem sobressaído mais.

      Mas dizer que não são comparáveis não faz sentido, a meu ver.

    • Anónimo
      Posted Outubro 16, 2014 at 8:31 pm

      Será eterna a comparação Messi-Ronaldo, é como Ayrton Senna-Alain Prost, um leva vantagens numa coisa, outra na outra.

      Pessoalmente, aprecio mais o Ronaldo (talvez por acompanhar mais detalhadamente a carreira dele), mas reconheço que o Messi chegou a um nível que o Ronaldo não atingiu, nem deve já atingir.
      Mas uma coisa é certa, vão a pouco mais de meio da carreira e ainda têm muito para dar ao futebol, e prefiro tirar as conclusões no fim.

      Pessoalmente dou muito mais valor aqueles que conseguem manter o nível elevadíssimo e melhorar ao longo de uma carreira longa, do que aqueles que têm um pico de qualidade mas depois perdem fulgor. Por isso para mim Messi e Ronaldo estão num patamar acima do Ronaldinho, por exemplo, apesar do último ser um artista da bola como já não se fazem.

      Bruno M.

    • Bruno Djokovic
      Posted Outubro 16, 2014 at 8:49 pm

      João Lopes tratam-se de opiniões, relembro que quando o Ronaldo recebeu a 2ª Bola de Ouro, o Pelé disse "Deus dá a quem merece" e também é um dos melhores de sempre (o Pelé)….

      É tudo relativo cada um tem a sua forma de ver o jogador perfeito, completo e que faz mais diferença. A verdade é que ambos são algo de extraordinário e que não parecem ter páreos nos próximos anos…

      Messi nasceu com a Magia nos pés, Ronaldo trabalhou e trabalha para se tornar sempre no melhor, são 2 jogadores diferentes com características diferentes, para mim Ronaldo quanto a "Avançado" que é, é mais importante que Messi e é completíssimo pois marca de todo o modo e feitio e tem uma precisão a bater penaltys fora do normal. Podem chamar-lhe Penaldo o que quiserem a verdade é que ele não os falha, o único que me recordo que falhou foi contra o Ludgorets…

      Como já disse, as opiniões mudam de pessoa para pessoa e não é verdade que a maioria das pessoas do futebol dizem que Messi é melhor que Ronaldo, há variadas pessoas que dizem que Ronaldo é melhor que Messi e vice versa.

  • Deckard
    Posted Outubro 16, 2014 at 6:32 pm

    Aos 17 anos começa a jogar regularmente num dos maiores colossos do mundo, que estava repleto de estrelas. Aos 20 anos já andava no pódio de Bolas de Ouros e outros prémios máximos do futebol. E daí para a frente é só fazer história. Este sim é um bom exemplo de um génio, predestinado, prodígio, meninos de ouros e outros tantos rótulos muito em voga hoje em dia. É bom fazer a comparação da próxima vez que se tiver necessidade de elogiar um miúdo, para resguardar as diferenças e dar o devido valor às palavras.

  • João Lains
    Posted Outubro 16, 2014 at 6:38 pm

    251, Liga dos Campeões, Competições Europeias, Batigol, Copa América, Mundial, 1282, Klose, Fontaine.

    Será assim por ordem crescente de dificuldade? Só não soube onde colocar o recorde do Ronaldo.

    • Dario
      Posted Outubro 16, 2014 at 6:56 pm

      O record do Ronaldo e do Fontaine muito dificilmente são batidos.

      Era preciso calhar com equipas muito acessiveis.

  • Rúben Gomes
    Posted Outubro 16, 2014 at 6:48 pm

    Só não é o melhor de sempre, porque simplesmente não me lembro de mais nenhum craque… Sou novinho, e o Leo é o jogador que mais prazer me dá ver jogar.

  • Paulo Pereira
    Posted Outubro 16, 2014 at 6:48 pm

    Segundo as fontes mais completas (porque nestas coisas, é praticamente impossível ter a certeza), o jogador com mais golos oficiais (carreira sénior) na história foi Josef Bican, que marcou, pelo menos, 805 golos.

    Messi e Ronaldo nunca atingirão esse número estratosférico. Acredito que ultrapassem os 600, no entanto. No caso de Ronaldo, ultrapassará Eusébio (552) como o jogador português com mais golos na carreira, muito provavelmente.

    • Kafka I
      Posted Outubro 16, 2014 at 8:32 pm

      Paulo Pereira,

      No caso do Eusébio, eu contabilizo 585 golos em clubes mais 41 pela Selecção (26 oficiais) o que prefaz 611 golos, no entanto lá está a passagem dele pelos Estados Unidos é passivel de ter gerado dados diferentes, ainda para mais porque não havia os meios de contabilização que há hoje…

    • Paulo Pereira
      Posted Outubro 16, 2014 at 10:37 pm

      É possível que sejam 611, Kafka. Não tenho a certeza, mas se calhar o site onde vi o número 552 não contabilizava os golos fora da Europa (ou seja, em Moçambique e nos E.U.A.)… Vou tentar averiguar mais um pouco. Obrigado pela rectificação!

  • Jonathan Teles
    Posted Outubro 16, 2014 at 6:53 pm

    Para mim o melhor de sempre, seguido de CR7, Zidane, Ronaldo e Ronaldinho. Depois gosto do Henry mas sei que ainda ta um pouco distante destes. Queria destacar o Kaka mas não encontro lugar para ele no meu top-5, as lesões não ajudaram..

  • Luis La Liga
    Posted Outubro 16, 2014 at 7:01 pm

    Quando aos 120´de jogo há tres jogadores alemães em cima de Messi, depois de um jogo manifestamente fraco está tudo explicado. É difícil manter o nivel que nos acostumou quando todo o santo defesa faz dos impossiveis para ter o prazer de lhe tirar a bola. Quando dizem que o Messi está a jogar mal não se esqueçam da quantidade de jogadores que ele arrasta. Por isso é que digo, não eleger a Liga espanhola como a melhor depois de ter dois jogadores que figuram no top5 dos melhores de sempre é uma manifesta injustiça. E as histórias dos mundiais é das coisas mais irritantes de sempre. Um mundial tem no máximo 7 jogos. Os jogadores chegam ao mundial depois de mais de 50 jogos nas pernas. Comparar os mundiais recentes com antigos é uma fábula.

    • João Lains
      Posted Outubro 16, 2014 at 7:16 pm

      Até parece que o Messi é o único jogador que é capaz de arrastar defesas ou que merece atenção especial por parte dos seus adversários. Além disso, como se bastasse ter dois dos melhores jogadores de sempre para ser considerado o melhor campeonato da actualidade.

    • Luis La Liga
      Posted Outubro 16, 2014 at 7:27 pm

      Se tu achas que é a mesma coisa marcar por ex um Hazard ou um Messi, ou os mecanismos que uma equipa desenvolve para fazer a marcação é identico estamos conversados. Claro que não é o único mas viu-se por exemplo contra o Benfica meia equipa em cima dele, e o Benfica já jogou contra grandes jogadores.
      E sim, tenho essa opinião acerca do campeonato. As pessoas não tem noção da sorte que é ver estes dois a jogar. Se fosse Pele e Maradona nas suas plenitudes num campeonato em equipas diferentes não era o melhor campeonato? Até podia ser na china

    • Kubala
      Posted Outubro 16, 2014 at 8:10 pm

      Então agora um campeonato é o melhor do Mundo por ter enormes jogadores, mesmo que o resto sejam piores que o campeonato do Gabão. Já nos habituaste a opiniões no mínimo… caricatas, mas esta chegou ao topo.

    • Luis La Liga
      Posted Outubro 16, 2014 at 8:38 pm

      O melhor jogador do campeonato portugues veio de um clube chamado Granada. Caricato é o teu nome…

    • Rúben Gomes
      Posted Outubro 16, 2014 at 10:08 pm

      O Enzo veio do Granada?

    • João Lemos
      Posted Outubro 17, 2014 at 12:22 am

      Não me consta que o Nani tenha vindo do Granada, nem sequer o Gaitan ou o Jackson, mas ok

  • Bruno Fonseca
    Posted Outubro 16, 2014 at 7:06 pm

    Melhor jogador que vi jogar!

  • Marquês Sade
    Posted Outubro 16, 2014 at 7:08 pm

    Pergunta o El País a António Lobo Antunes:

    – "Sempre se sentiu escritor?"

    Resposta:

    – "Nunca servi para outra coisa. Não sirvo para a vida prática. Nem sequer tenho computador. Escrevo à mão, porque é como bordar. Gosto do cheiro do papel. Gosto dessa coisa artesanal que é a escrita. Há três ou quatro coisas importantes na vida: os livros, os amigos, as mulheres e… Messi. Ainda há bocado o vi ali, na televisão, a jogar. Ah, se eu pudesse escrever como Messi joga futebol."

    • Luis La Liga
      Posted Outubro 16, 2014 at 7:22 pm

      "For me, to watch Messi play is a pleasure – it’s like having an orgasm – it’s an incredible pleasure." – Luis Figo
      "Once they said they can only stop me with a pistol. Today you need a machine gun to stop Messi." – Hristo Stoichkov
      "Messi or Ronaldo best player in the world? In the world, I would say Ronaldo. Messi is from another planet." – Turkish international Arda Turan
      "Messi is God, as a person and even more as a player. I knew him when he was a boy and I’ve watched him grow. He deserves it all." – Samuel Eto'o
      "Although he may not be human, it’s good that Messi still thinks he is." – Javier Mascherano
      "They tell me that all men are equal in God’s eyes, this player makes you seriously think about those words." – Football commentator Ray Hudson
      "Newton and Einstein had a certain level of autism – I hope that, like them, Messi surpasses himself every day and continues to give us his beautiful brand of football." – Romario

      "Messi is the Mozart of football." – Radomir Antic

      "It is clear that Messi is on a level above all others. Those who do not see that are blind." – Xavi

      "There are three or four important things in life: books, friends, women… and Messi." – Portuguese writer Antonio Lobo Antunes

      "Barca will never have a player like Messi again. Messi’s greatness is present on and off the field of play." – Barcelona president Sandro Rosell

      "At this point I’m starting to believe that Messi is tightly related to Clark Kent." – Israeli model Bar Rafaeli

      "Messi is class. There is him, and then there is the rest. What he does is extraordinary." – Franck Ribery

      "We give him the ball and stand back and watch. People often say to me they saw Pele and Maradona play. In the future, I will be able to say I saw Messi play." – Thiago Alcanatara

      "He is always going forwards. He never passes the ball backwards or sideways. He has only one idea, to run towards the goal. So as a football fan, just enjoy the show." – Zinedine Zidane

      "He sees passes that most people can only see whilst watching the game on TV, not ones that you can normally see on the pitch." – Tata Martino

      "For the world of football, Messi is a treasure because he is role model for children around the world… Messi will be the player to win the most Ballons d’Or in history. He will win five, six, seven. He is incomparable. He’s in a different league." – Johan Cruyff
      .
      Lionel Messi
      "I have played against Platini, Maradona, Cruyff and played with George Best — a lot of big names, but none of them has been able to do what Messi does. Two years ago I said that the best player I played against was Maradona and the best player I have played with was Bestie. But I can now say I have never seen a player as good as Messi. He’s in a league of his own." – Former Tottenham star Gerry Armstrong

      "Diego [Maradona] filled us with emotions. But between the cracks, without doubt, Messi is better than Maradona." – Diego Simeone

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 16, 2014 at 7:36 pm

      Opiniões entre milhões, boa.

    • Luis La Liga
      Posted Outubro 16, 2014 at 7:57 pm

      Realmente a tua é muito mais importante que grandes figuras do futebol.Esqueci me.

    • nico admin
      Posted Outubro 16, 2014 at 8:04 pm

      A verdade é que mesmo para os especialistas, já começam a faltar adjetivos.

    • Rúben Cardoso
      Posted Outubro 16, 2014 at 8:48 pm

      Encontra-se facilmente palavras semelhantes, por exemplo, acerca do Ronaldo. As opiniões leva-as o vento.

    • EBITDA
      Posted Outubro 16, 2014 at 8:52 pm

      É o que dá fazer copy e paste de um comentário do "Troll Footbal".
      Depois diz-se que a modelo Bar Rafaeli é especialista. Ahahah

    • Luis La Liga
      Posted Outubro 16, 2014 at 9:48 pm

      A sério que em 17 comentários foste tirar o único comentário que não é especialista. Que visionário.

      Por acaso vê-se aqui: https://uk.eurosport.yahoo.com/blogs/pitchside-europe/-watching-messi-is-like-having-an-orgasm—-the-greatest-ever-quotes-about-lionel-messi-110003787.html (para trolls como tu)

      R.Cardoso desafio-te a mostrar quotes pelo menos parecidas com estas…E não, não estou a falar de super atleta, ou pessoa mais profissional de sempre. Voces continuam muito fortes a falar sem fatos.

    • José dias
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:38 pm

      A maior parte dos jogadores "imparciais", ou seja, que não são companheiros de um ou outro, prefere messi. Basta ler. E mesmo alguns companheiros de ronaldo preferem messi.

  • Anónimo
    Posted Outubro 16, 2014 at 7:13 pm

    Na minha opinião,tanto Messi como Ronaldo já ultrapassaram o "nivel" de Maradona e Pelé ah muito..

    James

    • Paulo Pereira
      Posted Outubro 16, 2014 at 7:21 pm

      Apesar de Pelé e Maradona terem sido, indubitavelmente, génio do futebol – cada um à sua maneira -, e do facto de fazer comparações entre jogadores de eras diferentes ser sempre inevitavelmente subjectivo, uma coisa é certa: grande parte dos amantes do futebol têm 'medo' de dizer que um jogador activo no presente é dos melhores de sempre, por considerarem um sacrilégio 'tocar' no nome das lendas – entre as quais se encontram os referidos Pelé e Maradona (mas também Di Stefano, Cruyff, Puskas, entre outros).

    • João Lains
      Posted Outubro 16, 2014 at 7:28 pm

      Se tiveres mais de 40 anos, a tua opinião até pode fazer algum sentido.

    • Kafka I
      Posted Outubro 16, 2014 at 7:56 pm

      Paulo Pereira,

      Isso que dizes é verdade, mas olha que das pessoas mais velhas fora do futebol com quem já falei e que portanto viram desde Di Stefano até aos dias de hoje, a maioria continua diz que o Di Stéfano continua a ser o melhor de todos…e olha que mesmo dentro do futebol, quem viu jogar todos eles, acho que o Di Stefano é o que reune mais "votos" por assim dizer…

      agora la esta, eu não consigo tecer opinião alguma, so vejo futebol desde o fim da década de 80, portanto..

    • Emigra
      Posted Outubro 16, 2014 at 8:56 pm

      Nao devem ter visto o Maradona a jogar…
      Levou argentina e napoles as costas, a ganhar tudo!

    • Kafka I
      Posted Outubro 16, 2014 at 9:16 pm

      Emigra,

      Mas viste o Di Stéfano jogar? eu não vi não sei, e como frisei no meu comentário, das pessoas com quem já falei e que viram TUDO, a maioria diz que Di Stéfano é o melhor, mas maioria não significa unanimidade, também há quem diga outros…

      Mesmo no Mundo do Futebol, so fores pesquisar a opinião dos jogadores com mais 60/70 anos e portanto que viram/jogaram desde Di Stefano até aos dias de hoje, o que tem mais "votos" por assim dizer, é o Di Stefano…o Pele foi mais Marketing e a Imprensa que o dizem, mas os jogadores esses não dizem isso…aliás para os Brasileiros que viram Pele e Garrincha jogar há uma grande maioria que diz que o Garrincha é que é o melhor jogador Brasileiro de sempre..

      PS: ah e já que falas em levar uma Selecção as costas, segundo reza a história o Mundial 62 ainda hoje é lembrado como o primeiro Mundial ganho por um jogador "sozinho", mais precisamente Garrincha, e o outro jogador a conseguir tal feito, é como tu dizes e bem Maradona em 86..

    • Paulo Pereira
      Posted Outubro 16, 2014 at 10:41 pm

      Lá está, é tudo demasiado subjectivo…

      Apesar disso, muito sinceramente, custa-me a crer que o Pelé tenha sido tão bom como o pintam. É como disseste, Kafka, muito marketing envolvido. E os tais 1200 e tal golos são muito esquisitos. Vão analisar-se as épocas e, em algumas, verifica-se que marcou mais de 70 golos só em amigáveis/particulares…

    • Kafka I
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:02 pm

      Os 1200 golos é das maiores mentiras da história do futebol, tendo o Pele inventado mais de 500 golos, pois chegou ao cumulo de contabilizar jogos nas camadas jovens, ou jogos treinos contra os juniores, ou mesmo jogos pela Selecção Militar…

      Oficialmente ele marcou 700 e tal golos, no entanto é preciso dizer que a grande maioria desses 700 e tal golos foram no campeonato estadual de São Paulo (o Paulistão), é assim são jogos eram oficiais portanto contam e é um facto que são 700 e tal golos, agora mesmo na altura, o Paulistão digamos que pronto, não é preciso me alongar sobre a qualidade (ou falta dela) do Paulistão…

      E depois a acrescentar a isso, é curioso que a maioria das pessoas ligadas ao futebol ou que viram mesmo jogam não digam que o Pele é melhor, inclusive os Brasileiros dizem que é o Garrincha, é estranho pelo menos, mas lá esta não os vi jogar é dificil falar, mas do pouco que posso opinar parece-me o mesmo que a ti, ou seja, não é um jogador tão bom, quanto a imprensa o pinta…

  • Ricardo Ricard
    Posted Outubro 16, 2014 at 7:15 pm

    Nunca percebi a valorização excessiva que dão aos mundiais e aos europeus, já que são apenas uns jogos e ninguém tem culpa de nascer numa potência desportiva ou num país de terceiro mundo desportivo.

    • Luís bcn
      Posted Outubro 16, 2014 at 7:39 pm

      Concordo, é um pouco injusto. Vamos ter um Messi-Ronaldo (na realidade é um Argentina-portugal) onde é muito mais facil o Messi brilhar do que o CR7 porque a equipa albiceleste é muito superior à Portuguesa.

    • Kafka I
      Posted Outubro 16, 2014 at 8:23 pm

      Luis bcn,

      Curiosamente ou não, antes do Mundial aqui no Blogue a grande maioria dizia que a Argentina seria logo eliminada ao inicio e Portugal ia até ao fim, e diziam alguns que Portugal até a frente da Alemanha podia ficar…

      Não estou a opiniar, estou a comentar um facto que se passou aqui no blogue e que basta ir ver, no entanto, agora já mudaram de opinião e a Argentina já é melhor que Portugal? é que em Junho antes do Mundial começar não era para a maioria aqui do blogue…

      Atenção, não estou a opinar, estou a constatar um facto, e acho engraçado esta mudança de opinião em 4 meses …

    • Rúben Cardoso
      Posted Outubro 16, 2014 at 8:49 pm

      As opiniões ficam para as pessoas que as fizeram, não é preciso andar a fazer juízos de valor generalistas acerca dos outros.

  • Anónimo
    Posted Outubro 16, 2014 at 7:18 pm

    Pelé ja marcou muitos mais golos que Messi, mas pff , nao comparem a liga que Pelé jogava para a liga espanhola, que a maioria das equipas contra o barcelona simplesmente estaciona o autocarro

    James

  • João Lopes
    Posted Outubro 16, 2014 at 7:22 pm

    Esse número de golos não está correto, Messi marcou 360 golos em jogos oficiais e 400 golos na totalidade. Não marcou 400 golos em 360 jogos.

    Em jogos oficiais por clube e seleção tem 382 golos em 494 jogos, ou seja uma média de 0,77 golos por jogo.

    Cristiano Ronaldo por exemplo 658 jogos oficiais e 432 golos marcados (clubes e seleções), com uma média de 0,66 golos por jogo.

    Pelé tem 0,91 golos por jogo em jogos oficias segundo esses números.

    Tendo em conta o rigor das defesas atuais que segundo todos os testemunhos são bem superiores ás dos anos 60 os números de Messi parecem-me tão impressionantes como os de Pelé.

    Há também que ver que no fim da carreira a média de golos de Messi será maior que a atual, pelo simples fato de os seus números de golos terem vindo sempre a subir até 2012 (pico) e depois se terem mantido sempre perto de um por jogo.

    Quantos aos objetivos, primeiro que tudo será o da vitória no mundial. Deviam era arranjar melhor selecionador pois Tata Martino mostrou o ano passado que percebe pouco disto.

    Se em 2018 o Selecionador for Bielsa por exemplo as hipóteses da Argentina sobem em flecha.

    Depois seria importante ganhar mais uma ou duas Chanpions, e chegar aos 10 campeonatos Espanhóis também seria 'bonito'.

    • Anónimo
      Posted Outubro 16, 2014 at 8:46 pm

      Na minha opinião, acho que a média de golos de Messi não deve subir muito mais. A idade e os jogos começam a pesar, e vai ter de mudar ligeiramente de tereno de jogo, ou avança para a frente, ou fica-se mais atrás. Pelo que se tem visto nesta época, acho que vamos ter um Messi menos marcador mas com o nº de assistências a disparar em flecha. Pelo contrário, o Ronaldo passa cada vez mais tempo na área adversária, e pode vir a equilibrar mais a média de golos com o argentino.
      Mas isto vale o que vale.

      Quanto ao Pelé, o seu tempo já lá vai, o campeonato era muito diferente e o rigor tático e a qualidade das defesas não tem comparação possível (basta comparar as médias de golos e ver videos de jogos para perceber).

      Bruno M.

  • Diogo Palma
    Posted Outubro 16, 2014 at 7:53 pm

    Eu nunca fui fã do Messi ou do Barcelona mas reconheço que é um enorme jogador e o que fez nesta última década foi fenomenal.

  • S. B.
    Posted Outubro 16, 2014 at 7:57 pm

    Messi é o expoente máximo do futebol enquanto arte, mas como qualquer tipo de arte a sua percepção varia com o observador. Se o melhor é x ou y não se pode discutir. Apenas posso dizer que nunca vi ninguém parecido. Na minha percepção, claro está.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Outubro 16, 2014 at 8:00 pm

    o messi e simplesmente incrivel.
    messi e ronaldo sao dois et's, mas mesmo pelo modo de jogo, e as suas caracteristicas, tenho que optar pelo argentino.
    para mim, e vale o que vale, e o melhor de sempre.

  • Miguel
    Posted Outubro 16, 2014 at 8:11 pm

    podem juntar ai um outro recorde…ser o melhor jogador do mundo na melhor liga do mundo..a inglesa

    queria ver o que fazia o messi fora do barcelona..aliás…isso vê-se na sua selecção em que nem a estrela consegue ser…neste momento o Di Maria tem mais impacto que ele..essa é a pura verdade

    o Ronaldo a jogar com Iniesta, Xavi e em tempos com Eto'o, Henry, Deco ou Ronaldinho teria provavelmente os mesmos recordes do messi ou até mais..é só ver que em meia dúzia de anos que esta no Real Madrid, já é dos melhores marcadores do maior clube do mundo

    • nico admin
      Posted Outubro 16, 2014 at 9:00 pm

      Esse argumento, quando ele era o melhor quer a marcar quer a assistir e quer a driblar, é simplesmente dos melhores.

      Quanto ao Messi fora do Barcelona, nem lhe vou lembrar que ele esteve envolvido em 8 golos dos 9 que a sua seleção marcou neste ultimo mundial… mas claro está, o Di Maria, que perdeu a posse de bola acima de 50 vezes num jogo de 120 minutos, é que tem maior impacto na argentina.

    • Anónimo
      Posted Outubro 16, 2014 at 9:19 pm

      Essa conversa é incorecta a muito niveis, primeiro que nada o ronaldo nunca iria se entender com o xavi e iniesta como o messi faz visto que o estilo de jogo do ronaldo nada tem a ver com o deles.
      O Ronaldo também sempre foi acompanhado por médios com qualidade e para quem duvida basta olhar para as estatisticas onde o ozil e o di maria faziam sempre mais assistencias para o Ronaldo do que iniesta ou xavi para messi.
      Em termos de selecção tens de ver os jogos da Argentina para perceberes que o Messi joga como 10 puro, vem buscar a bola atrás e organiza o jogo enquanto Ronaldo continua na sua função que têm no real de procurar a área ou bolas nas costas da defesa para marcar.
      No entanto tens razao quando falas do Ronaldo no real uma vez que ele desde que lá chegou subiu muito de rendimento e tornou-se numa maquina goleadora!

    • João Lopes
      Posted Outubro 16, 2014 at 9:33 pm

      Primeiro, esse argumento da Liga Inglesa é ridículo porque não tem contrafactual, ou seja Messi podia jogar pior em Inglaterra como podia jogar melhor, não o sei eu nem sabe o senhor. Messi não vai sair do Barça só para mostrar que tb podia jogar bem em Inglaterra.

      O que eu sei é que em Inglaterra há bastante mais espaço que em Espanha, e que por norma os jogadores tecnicamente fortes e baixos como Messi costumam render bastante em Inglaterra. Aguero, Silva, Mata são exemplos de jogadores com o mesmo tipo físico de Messi que renderam mais em Inglaterra que em Espanha.

      Tevez, Hazard e Nasri são outros exemplos.

      Rooney, Tevez, Scholes (ídolo do Xavi), Van Nistelroy, Keane, Kaká, Raúl, Bale, Di Maria, Modric, Kroos. Só mancos que jogaram com o Ronaldo realmente.

      O Messi foi o melhor jogador em todos os jogos do mundial da Argentina, mesmo aquele em que a Argentina ganhou 1-0 com golo de Di Maria 80% do golo é de Messi, Di Maria limitou-se a finalizar. Di Maria é um grande jogador, mas dizer que teve mais influência na Argentina que Messi é ridículo.

      Como seria se eu disse-se que o mesmo Di Maria teve mais importância na Champions que o Ronaldo (tirando na final).

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:15 pm

      que argumento ridiculo.
      1º a liga inglesa e mais competitiva, mas as equipas tem sido mais fracas. algo que se pode comprovar pelas provas europeias.

      2º- se me deixassem jogar no benfica eu nao sairia para lado nenhum. ainda por cima, o messi, a jogar no seu clube ganha titulos (um dos motivos porque os jogadores trocam de clubes), ganha bastante dinheiro (outro motivo) e fama (outro motivo). esta rodeado de amigos. porque razao devia mudar de clube?
      valoriza-se o totti por ser jogador de um so clube, valoriza-se o gerrard pelo mesmo, mas quando o messi faz e uma desvantagem… por favor.

      lealdade deve ser algo de que nunca ouviram falar…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:16 pm

      e ja que fala em iniesta e xavi.
      1º o messi fez mais assistencias que os dois.
      2º o di maria e ozil (quando jogavam ambos no real) fizeram mais assistencias para o ronaldo que o xavi e o iniesta para o messi. chega de desculpas.

    • Miguel
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:58 pm

      mosqueteiro…por mais respeito que eu tenha por jogadores como Xavi, Iniesta, Gerrard, Totti, Scholles ou Giggs por terem representado um só clube na vida, por alguma coisa nunca nenhum deles foi melhor do mundo

      todo este impacto à volta do messi resume-se apenas ao facto de ser o menino bonito da fifa…só para lembrar k messi ganhou 2 bolas de ouro injustamente…uma era do Sjneider no tempo do Mourinho no Inter e a outra era para o Ronaldo

      quanto à liga espanhola ser a melhor do mundo…discordo completamente…uma liga bipolarizada nunca pode ser a melhor do mundo…não há comparaçõ possível com a inglesa

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 17, 2014 at 5:26 am

      miguel
      o messi ganhou 2 bolas injustamente? uma delas para o ronaldo? ainda essa historia?
      nesse ano o messi marcou 90 golos, o recorde. mais 20 ou 30 que o ronaldo, e ainda fez mais assisntecias que o mesmo. se fores por ai, o ano passado o ronaldo tambem ganhou mal, pois so tinha mais golos.

      miguel se tem dessem a oportunidade de jogar no teu clube de coraçao, e fosses dos jogadores que recebe mais do mundo, estas rodeado de amigos, e ainda ganhas titulos. saias?

      a liga espanhola nao e a melhor do mundo. a melhor liga do mundo e a inglesa, ai eu concordo. mas, as 2 equipas da liga espanhola (em forma) sao superiores as da liga inglesa

  • Rúben Cardoso
    Posted Outubro 16, 2014 at 8:24 pm

    É, sem dúvida, um génio, e um dos melhores jogadores de sempre. Só gostava de ver um dia uma discussão sobre Messi ou Ronaldo em que não se entrasse em picardias a favor de um, e contra o outro, porque não acredito que voltem a aparecer tamanhos deuses no próximo século do futebol mundial.

  • Anónimo
    Posted Outubro 16, 2014 at 8:32 pm

    Para ser o melhor de sempre, tem que ser enorme até ao final da carreira. A verdade é como 27 anos já está a dar alguma quebra: algumas lesoes, vómitos dentro de campo, o que faz com q esteja a baixar de rendimento de ano para ano. Já o Cristiano parece continuar a evoluir de ano para ano… Daqui á 4/5 anos podemos dizer quem é o melhor de sempre.
    Bruno

  • Kafka I
    Posted Outubro 16, 2014 at 8:39 pm

    Já tinha visto uma noticia parecida a esta no jornal "A Marca", mas sinceramente isto dos recordes e dos números não influencia a opinião que tenho sobre determinados jogadores, para mim o Fenómeno é o melhor jogador que vi jogar, e no entanto nunca venceu sequer uma Champions…resumir o futebol apenas a números e golos é demasiado redutor e simplista…

    O Zidane marcava 7 ou 8 golos por ano em média, e não é por isso que não é um dos melhores jogadores da história..

    • Bruno Fonseca
      Posted Outubro 16, 2014 at 9:21 pm

      O problema é que atualmente as pessoas baseiam-se muito nos golos e temos que ver que antigamente não haviam jogadores com a média de golos do Ronaldo e do Messi.

    • Kafka I
      Posted Outubro 16, 2014 at 9:52 pm

      Sem dúvida, na era em que vivemos, os golos fazem a diferença

    • Bruno Fonseca
      Posted Outubro 16, 2014 at 10:15 pm

      Há um jogador que não é um goleador mas que é fenomenal para mim, o Muller.

    • Paulo Pereira
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:03 pm

      Bruno Fonseca,

      O Muller é fantástico, concordo. Super completo, é dos meus favoritos. Mas, mesmo assim, marca muitos golos. E tenho esperança que ultrapasse o Klose como o melhor marcador de sempre em Mundiais. Ainda lhe faltam 7 golos, mas ainda deve ir a, pelo menos, dois mundiais…

    • Kafka I
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:15 pm

      Concordo com ambos, adoro o Muller, acho-o um jogador fabuloso em todos os momentos do jogo e com uma inteligência a jogar a bola estupenda,..e acho que merecia bem mais mediatismo do que tem actualmente

    • Kafka I
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:18 pm

      Outro jogador que acho fantástico e raramente aparece (injustamente na minha opinião) num top5 ou top10 dos melhores do Mundo da actualidade é o Réus, mas pronto admito que ai também possa ser o meu lado mais parcial via "Dortmund" e "Alemanha" a falar…

    • Bruno Fonseca
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:43 pm

      Concordo Kafka. O Reus é muito bom também, admito que não o pus no meu top 10 mas ele é um excelente jogador sem duvida.

    • nico admin
      Posted Outubro 17, 2014 at 2:41 am

      Bruno, no Messi não se valoriza apenas os golos como deste a entender num comentário anterior.
      O que o faz concorrer a Melhor de Sempre, é o facto de conseguir juntar a magia, classe e o drible do Maradona, ao numero de golos do Pelé. E alem disso, já nem estou a referir-me à criação de jogo, inteligencia e raça que o destaca dos demais nesse dito "top de melhores de sempre."
      Perante isso tudo, para mim é fácil. Estamos perante o Melhor de Sempre.

  • Kacal I
    Posted Outubro 16, 2014 at 8:56 pm

    O Messi é um dos melhores jogadores da história do futebol mundial, isso já nós sabemos há muito tempo e tem quebrado recordes atrás de recordes, e vai quebrar mais alguns desta lista, é um jogador que dá gosto ver jogar e pouco mais tenho a dizer, para mim os recordes que ele dificilmente quebrará são: 1282, Klose, Ronaldo e Fontaine, o Mundial também será complicado, mas vai de certeza quebrar os outros e a Copa América também é uma possibilidade séria, mas independentemente disso, já está na história e é um dos melhores jogadores da história.

  • Anónimo
    Posted Outubro 16, 2014 at 8:57 pm

    Devemos ter em conta que o futebol não e so golos, embora se defina pelos golos característica que mais evidencia CR7, concordo plenamente que não se deva comparar Messi a Pele nem a Maradona , porque esse são e sempre serão grandes ícones do futebol mundial, e lembrem-se que Santos de Pele foi o primeiro team a fazer excursão. Quanto a Discussão entre Messi a CR7 ,Messi leva melhor pela visão de jogo que tem aspecto no meu ver fulcral se compararmos os dois .Messi faz jogar o seu time e não apenas faz golo, a qualidade de passe, assistência faz com que Messi seja melhor que CR7, para quem assisti os jogos em que os mesmos participar e fizer uma analise sem emoção ou gosto notara a diferenca entre os dois. Fala-se de fasquia que CR7 colocou na liga dos campeões ,para quem acompanha Messi saberá que ele foi Bola e Bota de ouro no Mundial de Juniores, Melhor Jogador do torneio Olímpico que por sinal ganho pela Argentina, e em 2014 eleito o melhor do mundial ,estas sempre na Lista dos que mais assistem pra golos no campeonato espanhol, ou seja faz papel de Medio bem e ainda tem tempo de fazer o seu papel que e de goleador,falta a CR7 mais visão de jogo e jogar mais colectivamente. Por esses e outros Motivos Messi e melhor que CR7.

  • m1950
    Posted Outubro 16, 2014 at 9:19 pm

    É complicado dizer que é o melhor de sempre , pois o futebol tem as suas épocas , prefiro dizer que Messi é o melhor da sua época.

    E o melhor e maior record de Messi que eu não vi por aqui valorizado foram os 91 golos num ano civil… isto não é brincadeira nenhuma.

    Quanto à comparação Messi Ronaldo , acho que Messi tem mais futebol que o Ronaldo , os fãs de Ronaldo defendem-se no argumento de CR ser mais completo pois é mais atleta , mas um canivete suíço também é mais completo que uma espada e nem por isso é mais mortal.

    Lamento que não tenha ganho o Mundial (grande festa da imprensa Portuguesa!! Lá ia a bola de ouro), o Neuer é um redes que mete respeito e os argentinos tentavam colocar demasiado a bola , tiveram oportunidades suficientes para ser campeões do mundo , mesmo com um Messi longe do seu melhor.

    Penso que tem de superar estes problemas físicos rapidamente sob pena de perdermos o grande espetaculo que é Leo Messi.

    • Kacal I
      Posted Outubro 16, 2014 at 10:30 pm

      Vê-se que não gostas mesmo do Ronaldo, o Kafka e outros preferem o Messi e estão no seu direito (já desisti de "reclamar"), cada um sabe de si, agora o teu comentário demonstra algum "ódio" ao Ronaldo e é pena visto que és um Sportinguista e o CR7 foi formado em Alcochete, a sua transferência deu dinheiro ao clube e ele sempre demonstrou respeito pelo clube e adeptos, mas pronto.

    • João Lopes
      Posted Outubro 16, 2014 at 10:57 pm

      Kakal,

      Já ouviste falar em liberdade de expressão? O m1950 acha que o Messi é melhor que o Ronaldo e dá argumentos futebolísticos para o justificar.

      Nem por uma só vez critica o Cristiano.

      Tu, estilo virgem ofendida, vens estragar a discussão com argumentos parvos como essa do 'ódio' que é habitual em ti, precisamente o user aqui do blog que admite não gostar do Messi… (eu acho que é impossível gostar de futebol e não gostar do Messi ou do Ronaldo, mas é contigo).

      Para ti se alguém tem uma opinião diferente sobre um dos teus heróis (Ronaldo, Mourinho) vens logo com essa do ódio…

      O fato do user ser do Sporting não deveria ter nenhuma influência na sua opinião, bem como o fato de sermos todos portugueses. Felizmente vivemos em tempos que podemos pensar pela nossa cabeça e não estar obrigados a ter uma opinião sobre alguém só porque é do nosso país.

      Para a próxima vez tenta usar argumentos sérios e não essa conversa do 'ódio' que usas sempre que alguém tem opiniões diferentes das tuas.

    • Bruno Fonseca
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:04 pm

      Kacal não vejo onde ele mostre ódio ao Ronaldo, apenas disse que Messi tem mais futebol que Ronaldo.

    • Bruno Fonseca
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:28 pm

      João Lopes, subscrevo.

  • Kacal I
    Posted Outubro 16, 2014 at 11:35 pm

    João Lopes,

    Eu falo na parte: "grande festa da imprensa Portuguesa!!! Lá ia a bola de ouro" e depois "atacar" o argumento dos outros que é tão legitimo como outro qualquer, não critiquei o facto de ele ter dito que o Messi tinha mais futebol que o Ronaldo ou que podia ter conquistado o Mundial, nada a dizer sobre isso.

    Quanto à parte da virgem ofendida, eu dei a minha opinião, e penso que o m1950 sabe defender-se sozinho, tem inteligência para tal do que vi dele aqui no blog, é um user conhecedor e não precisa que ninguém o venha defender, já tu é que pareces a virgem ofendida ao falares assim.

    Depois ficaste mal mais uma vez ao dizeres que eu não gosto do Messi, é verdade e admiti-lo, mas nunca pus em causa a sua qualidade e sempre disse que é um jogador soberbo, lê o meu comentário ao post acima e depois falamos.

    Quanto aos argumentos, todos são válidos e os outros podem ou não concordar, mas é a minha opinião e disse o que pensava, não quero agradar a ninguém, o Mourinho e o Ronaldo não são meus heróis, mas são meus ídolos do futebol e exemplos para os mais novos que é possível chegar ao topo em Portugal e estar entre os melhores do Mundo, não estou a falar em feitios e atitudes, mas sim em qualidade que é isso que importa para o tema, mas pronto.

    Bruno Fonseca,

    Não foi isso que critiquei, lê a minha resposta ao João.

    • Bruno Fonseca
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:44 pm

      É verdade tens razão, peço desculpa pelo comentário.

    • Kacal I
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:52 pm

      Na boa.

    • João Lopes
      Posted Outubro 16, 2014 at 11:57 pm

      Onde é que isso que disseste demonstra ódio? É preciso ver muitos 'fantasmas' para tirar 'ódio' daquele comentário…

      O mp1950 tem tanto direito de torcer pelo para a bola de ouro Messi como tu tens de torcer pelo Ronaldo.

      Quanto á imprensa qualquer pessoa que leia o comentário sem preconceitos percebe que ele estava-se a referir á adoração que os jornalistas em Portugal (Hugo Gilberto, relatador dos jogos da seleção, etc) têm pelo Ronaldo, quando eles pelo código de conduta da sua profissão deviam ser imparciais…Eu acho que chega a ser estúpido eles resumirem a seleção ao Cristiano.

      Gostei da tua justificação no tópico 'vigem ofendida' com o argumento sério e adulto do 'quem o diz é quem o é', muito bem e sempre enriquecedor numa discussão.

    • Kacal I
      Posted Outubro 17, 2014 at 12:13 am

      João Lopes,

      Pronto, se calhar eu vejo "fantasmas" seja lá o que isso for, deve ser isso, mas continuo a achar o mesmo e tenho o direito a exprimir a minha opinião, falas em liberdade de expressão, mas depois falas como se eu não pudesse dizer o que estou a dizer, exacto.

      Quanto à imprensa, eu percebi o que ele quis dizer, mas acho que fazem bem em defender o que é nacional, condeno os excessos porquê a selecção não é só Ronaldo, concordo, mas sou a favor de defenderem o Ronaldo desde que não passem certos limites, não vejo mal nisso.

      Por fim, eu utilizei o argumento do "quem diz é quem é", a sério? sabes interpretar o que dizem ou nem por isso? então se dizes que eu sou virgem ofendida ao dizer o que disse, diz-me o que és ao "atacar" desta forma o que EU disse, não faz de ti uma virgem ofendida quando a conversa nem é contigo? enfim.

    • m1950
      Posted Outubro 17, 2014 at 12:18 am

      Meu caro , eu penso que não mostrei ódio nenhum ao Ronaldo , se puxar pela memória certamente lembra-se que foi um alívio para os jornais a derrota da Argentina na final , esta mesmo bastante criticada durante o Mundial pelas exibições.

      Constatei um facto engraçado , ora pense com menos seriedade e mais comédia , {os redatores do record a saltar no golo da Alemanha , e a suspirar quando Messi ficava frente a Neuer}. Foi só numa óptica de pequena brincadeira que coloquei esse parêntesis , não tive a intenção de ofender os fãs de Ronaldo com aquela metáfora nem acho que a minha opinião é mais ou menos legítima que a deles.

      Se levou a mal o meu comentário , então peço-lhe as minhas sinceras desculpas. Saudações

    • Kacal I
      Posted Outubro 17, 2014 at 12:26 am

      m1950,

      Não levei mal, eu não sou da família do CR7 para o defender, é verdade que sou fã dele como futebolista, mas não é uma questão de levar mal, longe disso, só não gostei de certas partes do teu comentário, mas agora já te percebi melhor, e realmente precipitei-me eu é que peço desculpa, mas também estamos aqui para "discutir" assuntos e aprender, na boa, e até te elogiei ao dizer que és inteligente para te defenderes, um user conhecedor. :-)

    • Luis Filipe
      Posted Outubro 17, 2014 at 11:35 am

      Kacal existem muitos portugueses no topo para alem do futebol, o problema é que as pessoas no futebol so, ligam para os que ganham e para os que sao famosos.

      O senhor nao é da familia mas parece porque aqui neste blog que se atrever a elogiar Messi, vem logo o senhor a dizer que somos portugueses que devemos defender e elogiar o que é nosso, como se ainda estivessemos no tempo do regime.

    • Kacal I
      Posted Outubro 17, 2014 at 1:47 pm

      Luís Filipe,

      Não existem assim tantos portugueses no top para além do futebol, existem sim portugueses de qualidade noutros desportos (João Sousa, Rui Costa, Telma Monteiro, entre outros), mas eu falo do que entendo mais e o futebol é o desporto que mais acompanho, apenas isso.

      Quanto ao seu segundo paragrafo, se calhar até tens razão e excedo-me, admito isso, mas é mais forte do que eu, agora temos que ser sérios e não ver só um lado da moeda, como eu também há muitos leitores/comentadores aqui no blog que defendem o Messi quando alguém elogia o CR7 ou algo do género, portanto é para ambos os lados, temos que ser justos e correctos, mas pronto, aceito e respeito a sua opinião.

Deixa um comentário