Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os 2 alvos de Mourinho para a próxima época; Lucro do Sporting sobe 536%

Álvaro Sobrinho é o principal accionista individual da SAD leonina, com 29,851% do capital, através da Holdimo, seguido por Joaquim Oliveira, com 3,186%, via Olivedesportos – O Sporting Clube de Portugal fechou o semestre terminado em 31 de dezembro com lucro de 23,7 milhões de euros, mais 536% do que o verificado no mesmo período do ano anterior (3,7 milhões de euros). Em documento divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o clube leonino explica a subida com a melhoria ocorrida a nível dos rendimentos e ganhos operacionais, principalmente devido à participação na Liga dos Campeões. “Esta melhoria dos resultados em 19.979 milhares de Euros foi possível pela melhoria ocorrida a nível dos rendimentos e ganhos operacionais, principalmente devido à participação na UEFA Champions League, com um ligeiro aumento dos gastos e perdas operacionais, mantendo-se a trajectória de redução dos gastos com o pessoal. O aumento dos fornecimentos e serviços externos resulta dos gastos acrescidos decorrentes da referida participação na UEFA Champions League, e do impacto da fusão com a SPM. Os resultados operacionais das transacções com jogadores apresentam uma melhoria de 2.874 milhares de euros, principalmente relacionada com as alienações dos direitos desportivos dos jogadores Marcos Rojo e Eric Dier (no semestre findo em 31 de Dezembro de 2013 os impactos mais relevantes deviam-se aos jogadores Bruma e Tiago Ilori)”, pode ler-se no relatório.

Terry não é eterno e Drogba pode abandonar no final desta temporada – Mourinho, à semelhança da época passada em que garantiu mais ao menos nesta fase a contratação de Diego Costa, já definiu os alvos para 2015-16: Varane (defesa do Real Madrid) e Mauro Icardi (argentino do Inter que é o actual melhor marcador da Série A). O treinador do Chelsea não quer grandes mexidas para a próxima temporada e, se ninguém sair, apenas deve juntar ao elenco um central (Piqué também estava na mira do português mas voltou a assumir protagonismo no Barça) e um avançado (o Special One não acredita que Rémy tenha capacidade para ser o substituto de Diego Costa, quando o espanhol está lesionado ou castigado, o que tem acontecido com alguma frequência).

0 Comentários

  • Rodrigo
    Posted Fevereiro 28, 2015 at 7:38 pm

    Duvido que o Varane saia do Real Madrid, uma vez que mais tarde ou mais cedo se assumira como titular definitivo. O mais certo ate e o Pepe ser transferido no final da temporada, passando Varane e Ramos a formarem a dupla de centrais titular.

    Deste modo, o Mourinho poderia escolher outro alvo. Apontaria para Hummels, Benatia (nao teve a afirmaçao esperada em Munique) ou Godin (o Atletico podera vender um dos titulares do seu eixo defensivo, de modo a permitir a afirmaçao de Gimenez).

    Quanto ao ponta de lança para concorrer com o Diego Costa e o Remy, diria que o Icardi ainda nao esta totalmente pronto e fazer-lhe-ia bem continuar a crescer em Milao. No entanto, e um avançado que tem todas as caracteristicas para ser de top mundial (forte fisicamente, bom tecnicamente, joga bem de costas para a baliza, movel, agressivo e com instinto matador). Nas maos de Mourinho poderia ainda crescer mais, pelo que pode sempre ser uma opçao interessante.

  • Stalley VM
    Posted Fevereiro 28, 2015 at 3:27 pm

    Penso que já foi tudo escrito aqui no post, pelos Sportinguistas e por adeptos de outros clubes.(alguns só, porque outros aparecem só para "picar")

    No entanto como já referiram aqui também, falta a outra parte que são os titulos, não falo do titulo da Liga, esse vai ser complicado nos próximos 1/2 anos, no entanto também não é para ficar 20 pontos do 1º, é lutar por fora, segurar o 3º lugar e ir tentando o 2º/1º, depois temos as Taças e a Europa, este ano é obrigatório vencer a Taça de Portugal, na Liga vencer o Porto e alcançar o 2º lugar se possivel, na Europa era sempre uma questão de sorteio, nem foi bom, nem foi mau, foi o normal, Taça da Liga, foi pena o empate em Alvalade contra o Setubal, se não quem sabe estariamos na Final.

    SL!

  • Kacal I
    Posted Fevereiro 28, 2015 at 2:49 pm

    Seriam excelentes reforços para o Chelsea e apostas de presente e futuro, são dois dos jovens mais promissores nas respectivas posições e o argentino destacou-se na Sampdoria e continua a destacar-se no Inter com golos mas num clube numa má fase é complicado ter uma afirmação completa, o francês é suplente de Pepe e Ramos mas até já merecia mais minutos e noutro clube pode ser titular e confirmar as credenciais tornando-se num central de classe mundial, a curto/médio prazo o Varane seria titular e depois o Terry era o seu parceiro com o Zouma à espreita e o Cahill para rodar, na frente de ataque o Icardi seria a alternativa ao Diego Costa e o Rémy seria o 3º PL na luta pela titularidade ou é transferido para um clube onde possa ter outro protagonismo, acho que é o caminho a seguir.

    PS: contudo não será fácil negociar com o Real que vê no Varane o Sucessor do Pepe.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 28, 2015 at 2:15 pm

    Estive a dar uma vista de olhos no relatório e apercebi-me das seguinte notas:

    1- o total do passivo desceu cerca de 30M.
    2- o total do ativo subiu em cerca de 100M.
    3- o capital próprio estava por volta dos 110M negativos agora está em 11M positivos.
    4- o caso jurídico com a doyen não está presente nas provisões.

    Com isto concluo que o período foi bastante positivo.

    Rafael

    • Anónimo
      Posted Março 2, 2015 at 10:28 am

      Não percebo muito de contabilidade, mas como é que o passivo desceu 30M e o activo subiu 100M mas o lucro registado é apenas de 23M?

      Pedro F.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 28, 2015 at 2:13 pm

    Tem mérito, mas tal como é explicito na notícia, a Champions foi muito importante para estes resultados .. Não conheço as suas medidas a fundo, no entanto, assim à "vista desarmada", penso que as melhores decisões da direcção do SCP desde que BdC assumiu, foram as contratações de treinadores – ambos de um nível médio-alto. Duvido que o BdC tenha sido o principal impulsionador destas contratações, simplesmente porque me custa acreditar que alguém com aquela postura tenha tanta cabeça na altura das decisões eheh .. Estou a brincar, mas com certeza, está rodeado por pessoas competentes e isso também é um mérito. Agora, como adepto do FCP, se me perguntarem se quero que ele saia ou que fique no SCP, bem .. diria que quero que fique, por muitas boas alterações que tenha feito na clube, a verdade é que não deixa de ser um "adepto" de fato e gravata, com um discurso muito pobre, postura fraca e sem classe. Penso que mais tarde ou mais cedo vai arranjar um grande problema, tal como a "situação Marco Silva", o evidenciou.

    Pedro, o Polvo

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 3:19 pm

      Honestamente não me recordo e agora sem a Tvgolo é difícil aceder a esse tipo de imagens mas acredito! Gosto do Marco Silva, assim como gostava do Jardim, foram boas escolhas e sem dúvida que foram eles das peças mais importantes no aumento do rendimento do SCP. O BdC comprou uma guerra com esta situação, sem dúvida, e vai pagar caro. Quer seja a curto ou a médio prazo, com danos colaterais desta situação ou com uma parvoíce nova que se lembre de fazer..

      Pedro, o Polvo

    • Kacal I
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 2:50 pm

      Quem acompanhou o Marco Silva no Estoril e mesmo no Sporting até um pouco antes do jogo com o Vitória (derrota por 3-0) sabe que ele não é nada do que tem sido e aconselho-te a rever o festejo dele no terceiro golo do Sporting no Dragão para a TdP, agora algo vai mal a nível interno e tirou-lhe a garra, felicidade e motivação de continuar.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Fevereiro 28, 2015 at 1:19 pm

    Se nos recursos humanos, Bruno de Carvalho ainda tem de aprender e pode ter atitudes criticáveis, na gestão financeira é um caso sério e está a desenvolver um trabalho inatacável. É fundamental estar na Champions na próxima época para continuar este crescimento competitivo, tanto financeira, como desportivamente, e terá de vender dois ou três activos (William, Slimani e Jefferson) para reforçar o plantel.

    Uma coisa é certa, quem olha para a situação caótica em que estava o Sporting, passes hipotecados, passivo enorme, ordenados em atraso, e dois anos depois vê o Sporting nestas condições (nunca mais houve ordenados em atraso, os resultados melhoraram, os activos estão muito mais valorizados, o passivo reduziu e o clube ainda tem lucro e dinheiro para recomprar percentagens de atletas), só pode concluir que o "ridículo garoto", secalhar até é bom presidente. Secalhar, digo eu, mas secalhar os factos não contam para nada.

    • Ace-XXI
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 10:04 pm

      Prometer todos prometem mas no fim só vence 1… O SCP tem feito uma época razoavelmente positiva o que está a tirar algum brilho é o facto de os rivais estarem a fazer épocas muito acima do normal.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 4:30 pm

      Pedro Sousa,

      Prometeu? Ou disse que o Sporting era candidato? São coisas diferentes!

    • Sebastião América
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 2:20 pm

      A venda do William chega para pagar a 2 anos do futebol do Sporting.

    • Fernando Reis
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 2:12 pm

      Subscrevo inteiramente LuisRafaelSCP , BdC tem sido um grande presidente e estes resultados demonstram-no!
      Tem sido nítida a evolução de á 2 anos para cá mesmo a nível desportivo!
      Ainda não ganhamos nada nestes 2 anos mas nota-se claramente o SCP mais competitivo tanto a nível financeiro como desportivo e, como tal, devemos continuar no nosso rumo, imunes a "ruidos" de adeptos de outros clubes!
      Os que falam mal é deixa-los falar…sozinhos!

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 2:09 pm

      Não houve salários em atraso? Tal como não houveram prémios por pagar, certo? O Jefferson poderia responder, tal como outros, mas se calhar não podem. Mas se tens tanta certeza e metes a mão no fogo, tudo bem. Paulo Santos

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 2:04 pm

      E os títulos? Que eu saiba ele prometeu ser campeão esta época.

      Pedro Sousa

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 1:57 pm

      Quando se fala na gestão financeira do sporting tem que se falar no Carlos Vieira.

      Pedro Santos

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 28, 2015 at 1:16 pm

    Sporting apresenta lucro de 20M? É tudo a arranjar desculpas, ora por causa da Doyen, ora por causa da Holdimo, ora por causa das vendas, ora por causa de supostas más contratações.

    Benfica apresenta lucro de 13M? É tudo a bater palmas, grandes gestão, grande BTV, grandes vendas, grandes compras.

    Enfim nem sei que comentar… Sou Benfiquista e aflige-me ver praticamente 100M para ordenados por ano. Se temos o azar de falhar a champions ou numa venda, poderá ter um efeito bola de neve nas nossas contas terrível.

    Luis Luz

    • Ace-XXI
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 10:02 pm

      Nao conheço a noticia dos ordenados nem faço ideia de quanto o slb gasta em vencimentos mas parece-me lógico que se os Benfica foi dos clubes no mundo que mais lucrou com vendas de jogadores os valores dos relatórios deveriam ser bem superiores.

    • Luke Van Diesel
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 5:54 pm

      Vocês ainda acreditam nas notícias do Record… Aquilo já era um jornal ridículo, então quando o dono investiu no Sporting, é anti-Benfica até dizer chega. Roça o ridículo

    • Manuel
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 2:43 pm

      Quais ordenados de 100M por ano? Refere-se à notícia falsa do Record que confundiu activos líquidos dos jogadores com custos de salários?

  • cards
    Posted Fevereiro 28, 2015 at 1:13 pm

    O sporting vai perder o cas contra Doyen pois não cumpriu o que estava escrito no contrato. Ninguém obrigou Godinho Lopes, Luis Duque, Carlos Freitaa a assinar com a doyen.

    • Ricardo Pinto
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 2:47 pm

      Não entendo porque toda a gente refere que o Sporting vai perder porque não cumpriu contrato!! E a doyen cumpriu? Não foi por a empresa não cumprir o contrato com o clube que este mesmo rescindiu por justa causa? A uma alínea no contrato que específica que o fundo não pode influenciar na venda do jogador, o SCP rescindiu porque a doyen quebrou a regra do contrato… Agora em tribunal vai s ver s o SCP tem provas ou não e veremos quem ganha, mas porque ninguém se lembra que a doyen podera ter "rasgado" o contrato as escondidas e a maioria das pessoas prefere antes de comprovar culpados e inocentes denegrir o bom nome do Sporting e acreditar no nome de uma empresa desconhecida e que trabalha no "subsolo".

    • LuisRafaelSCP
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 1:39 pm

      Oiço essa conversa há quase um ano… ainda não vi nada concreto nestes meses que indique que o Sporting vai perder esse caso. Estranho, mas acredito nas vossas fontes.

  • Vítor Cerqueira
    Posted Fevereiro 28, 2015 at 1:02 pm

    Quanto é o passivo do Sporting?

    • Antonio Oliveira
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 1:54 pm

      Baixou 30M e já nao estamos em falencia tecnica, o activo tambem aumentou. "O ativo total aumentou de 146,8 para 245,9 milhões de euros, e o passivo baixou de 264,8 para 234,3 milhões de euros."

      O passivo consolidado deve estar nos 400M, à 6 meses estava nos 433M.

    • Lima
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 1:21 pm

      Agora não sei ao certo mas baixou 30 milhões

  • SportingCampeao
    Posted Fevereiro 28, 2015 at 12:57 pm

    Bdc é um excelente presidente!
    isso é evidente!
    pode ter algumas atitudes populistas, mas sabe o que faz.
    em relação a jogadores contratados, ja falhou, como já acertou. Todos os clubes são assim.
    o caso doyen, vai ganha lo, mas a suposta dívida é de 11M€ e não de 20€.

    Filipe

  • Nuno R
    Posted Fevereiro 28, 2015 at 12:50 pm

    Infelizmente o Sporting não pode pagar aos jovens, empresários e papás o que eles julgam merecer. E No futuro próximo dificilmente poderá competir com "formadores" como o Chelsea, e outros cá dentro.
    Quanto às contas, são positivas e o rumo é este, mas o Sporting continua falido, tecnicamente ou não.
    E honestamente, estes resultados de pouco valem sem troféus a acompanhar, pois o adepto aplaude estas noticias e tal, mas o lema do pobre mas honrado não se aplica ao futebol.

    • Stalley VM
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 3:21 pm

      Este resultados são sempre bons, mas o Nuno R, como escreveu e bem, no fim o que conta "mais" são os titulos, este ano tem que começar já pela Taça de Portugal.
      A conquista de titulos tem que ser gradualmente, o Sporting este ano dificilmente venceria o titulo da Liga, devia sim ter corrido por fora, como o ano passado, teria se dado melhor, não é ser pouco ambicioso é ser realista.

      SL!

    • LuisRafaelSCP
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 1:40 pm

      Exacto, falta agora começar a traduzir esta melhoria em títulos. Mas BdC não faz milagres, é normal que seja um processo gradual… estamos bem mais perto hoje de poder lutar por títulos do que de há dois anos para trás.

  • Pedro Santos
    Posted Fevereiro 28, 2015 at 12:37 pm

    Quantas vezes é que o Sporting tem de pagar 20M à Doyen? Todos os semestres falam da mesma coisa? É que para além disso não são 20M que têm de ser pagos, quanto muito são 11M uma vez que a Doyen detinha 75% e o Sporting CP já pagou 4M.
    Bom trabalho da direcção do Sporting em termos de gestão económica. Que continue asim!

  • Ricardo.
    Posted Fevereiro 28, 2015 at 12:32 pm

    Gauld não foi uma má contratação. As restantes até podem ter-se revelado deficientes, Mas relembro que esta direcção quis processar a anterior por renovar com Izmailov, sabendo do seu historial clínico péssimo, aumentando-lhe o salário desproporcionalmente, acontecendo outras contratações que não tinham aval médico, lembro-me de Jeffren. São casos diferentes, embora tenham tido o mesmo resultado, mau rendimento dentro de campo. O que BdC quis questionar foi o mérito das contratações, havendo perícias médicas que indicavam que as mesmas não se deviam ter realizado.

  • Kafka I
    Posted Fevereiro 28, 2015 at 12:25 pm

    Dos 23.7 milhões, 20 estão em "Stand by" até decisão do tribunal quanto ao caso Rojo, certo?

    • Fernando Reis
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 2:37 pm

      Rojo foi vendido por 20 ME!
      Desses 20 ME a doyen teria direito a 15 ME!
      O Spartak Moscovo teria direito a 20% de uma futura transferência, o que neste caso equivaleu a 4 ME
      O SCP quando rescindiu contrato com a doyen devolveu o valor que esta pagou aquando da contratação ao Spartak de Moscovo
      Rojo na altura custou, salvo erro, 4 ME
      A doyen desses 4 ME pagou 3 ME (75%)
      Portanto o SCP a perder o caso terá que devolver 12 ME e não 20 ME como alguns iluminados dizem por ai!
      De qualquer maneira estou convicto que o SCP vai ganhar o caso pois acredito no meu presidente e acredito que ele tenha provas que tentaram vende-lo á revelia do SCP
      A doyen tinha, de facto 75% dos direitos económicos mas os direitos desportivos eram do SCP e como tal, era um ativo do SCP, portanto a confirmar-se o que BdC disse o SCP teve todas as razoes para rescindir o contrato!
      Convém também não esquecer que na altura da celebração do contrato com a doyen que estava previsto, salvo erro, em Setembro de 2015, que o SCP podia resgatar 25% dos direitos económicos de Rojo á doyen por 2 ME podendo ainda de 2 em 2 anos resgatar as restantes 2 parcelas de 25%
      Na altura BdC falou nisto

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 2:03 pm

      Obrigado António.

      Rafael

    • Antonio Oliveira
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 1:50 pm

      Rafael vais ao site da CMVM, está logo lá onde diz 28/02/2015

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 1:22 pm

      Alguém me pode dizer onde posso ver o relatório para dar uma vista de olhos?

      Rafael

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 1:17 pm

      obrigado a todos pelo esclarecimento, não li o relatório e era mesmo só curiosidade..

    • Antonio Oliveira
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 1:04 pm

      Nao sao 20M, sao 75% de 20M logo 15M. Mas neste 15M temos que tirar os 4,5M que já pagamos à Doyen( devolvemos o dinheiro que eles tinha pago pelos passes). Logo o Sporting só tem que pagar 10,5M, fica com lucro à mesma. E o mais importante neste relatorio nao é o lucro, é que o Sporting já nao está em falencia tecnica e o passivo diminui 30M.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 1:03 pm

      "Por contraponto, verifica-se um aumento da rubrica de provisões (+12.003 milhares de euros) que decorre da fusão com a SPM e do aumento relacionado com a diferença entre os valores contabilísticos e de mercado do Fundo Sporting Portugal Fund". Pelo que o valor de Rojo não está contemplado nas provisões.

      Zé Carlos

    • Cafageste
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 1:01 pm

      E a estes 16 também há que tirar a verba paga ao Spartak. No fundo, dos 20 milhões, o Sporting veria 0, mas o que já foi pago já não entra nestas contas.

      O resto logo se verá. Mesmo que não ganhemos o processo contra os agiotas, há lucro.

    • Filipe
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 12:58 pm

      Não são 20 pois o Sporting devolveu a parte que a doyen investiu, agora de cor também não te sei dizer bem, mas penso que o dinheiro esta congelado até ao encerramento do processo e portanto não faz parte das contas.

    • Cafageste
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 12:56 pm

      Errado. Seriam 16, porque os 4M que eles "emprestaram" foram pagos imediatamente após a venda.

    • Augusto M.
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 12:54 pm

      Errado. Porque teria o Sporting de dar os 100% da transferência à Doyen? Esse valor é de 9M.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 12:49 pm

      Como já disse acima julgo que entram na conta das provisões, mas como não vi o relatório não posso dizer com certeza.

      Rafael

  • Briguel Bola de Ouro
    Posted Fevereiro 28, 2015 at 12:24 pm

    Ainda há muito que fazer. Então o Braga com um quinto do orçamento do Sporting consegue quase a mesma performance ao longo do ano. Isso é sinal que ainda há muito que fazer.
    Os salários do plantel ainda continuam muito disformes, há jogadores a receber muito mas muito dinheiro sem terem rendimento nenhum, como é o caso do Capel. Com o dinheiro que o Capel recebe dava para ir buscar 5 Carlos Manés. Do jeito que as coisas estão, sem competições europeias, duvido que em Junho mantenham os resultados financeiros positivos.

    • Miguel'zinho
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 1:16 pm

      O braga com um quito do orçamento??? Ve só quanto dinheiro mete lá o Jorge Mendes nas transferencias e afins…

  • Vicente
    Posted Fevereiro 28, 2015 at 12:23 pm

    Na prática o lucro do Sporting foi de apenas 3 milhões o que é muito pouco para um clube que esteve na Champions. É que se tiverem de pagar os 20 milhões à Doyen por causa do Rojo esse valor desaparece

    E 3 milhões só se explicam porque o Sporting este ano contratou muito e mal. Ainda gostava de saber se estes dirigentes vão ser processados por terem comprado o Rabia, Gauld, Sarr ou Slavchev.

    • Manuel
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 8:22 pm

      Fernando Reis, isso que diz pode ser tudo verdade. No entanto, isso é o que acontece todos os dias. Mesmo! Enquanto existirem empresários (intermediários) estes estão lá mesmo para isso, é mesmo para isso que existem, são catalisadores de negócios, por isso tentam vender e oferecer a sua "mercadoria" a eventuais ou potenciais compradores. Estes não estão obrigados a comprar assim como os jogadores não estão obrigados a aceitar, mas se esteve atento ao que o Rojo disse, este sabia do que se estava a passar e não estava nada contente com BC e tentou forçar a saída.

      Se a Doyen fez isso mais não fez do que toda a gente faz no seu lugar e nunca vi nenhum clube quebrar contratos por causa disso. Eu não acredito que o Sporting ganhe a causa. Mas também me posso enganar. Eu nunca o faria!

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 7:01 pm

      E eu concordo consigo Manuel mas o contracto é para cumprir das 2 partes e não só de uma!
      É público que BdC afirma que membros da Doyen andaram a oferecer Rojo a vários clubes à revelia do SCP!
      Está a comparar alhos com bugalhos aqui ninguém falou dos jogadores forçarem a saída!
      O que aqui está em causa é membros da Doyen a oferecerem Rojo a outros clubes à revelia do SCP e a fazerem se passar por funcionários do Manchester United em reuniões aquando das negociações da transferência de Rojo para Inglaterra!
      O ativo pertencia ao SCP e não tinham o direito de se intrometer no que não lhes diz respeito!
      Se o SCP tinha que cumprir com o estipulado contratualmente a Doyen também!
      Mas não cumpriram…e acredito no meu presidente…afinal de contas parece que existem provas disso!

      Fernando Reis

    • Manuel
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 3:51 pm

      Fernando Reis, eu não sei os pressupostos das acções no TAS, por isso não posso falar. Mas um contrato em princípio é sempre para se cumprir de outro modo o princípio em que o capitalismo se ergue, a confiança entre os agentes económicos, cairia pela base.

      Não sei como é que a Doyen poderia OBRIGAR o Sporting vender um bem se o Sporting o não quisesse.
      Mas há dezenas de exemplos de clubes em muitos países que foram de facto OBRIGADOS a vender porque os jogadores assim o exigiam. O Garay e o Matic foram um exemplo disso. Penso que o Rojo foi a mesma coisa. As suas declarações foram elucidativas.

      O que podem os clubes fazer, interpor uma acção no TAS contra os jogadores?

    • Cafageste
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 3:37 pm

      …que se comportam…

    • Cafageste
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 3:37 pm

      Um precedente de graves consequências? Gravíssimas! Estou mesmo a ver um Tribunal dar razão a tipos quase comportam como agiotas…

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 3:26 pm

      Sim Manuel concordo contigo, mas deverão ter uma razão para não colocarem o dinheiro de parte digamos. Esperemos para ver.

      Rafael

    • Manuel
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 3:17 pm

      Rafael, o problema aqui não é tanto se há dinheiro ou não. O objectivo de um r&c é tentar dar uma imagem tão correcta quanto possível da actividade da empresa num dado momento. Se isso não é feito o resultado está distorcido. Um exemplo: as acções do Sporting poderão ter uma valorização devido aos resultados claramente empolados. Ora isso não é correcto, acho eu.
      Por estarem cotados em bolsa é que são obrigados a reportar os resultados publicamente e à CMVM. Isso será por alguma coisa.

    • Fernando Reis
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 3:02 pm

      Manuel,

      Pela sua logica o TAS se decidir a favor da doyen também abre 1 grave precedente pois, nesse caso, qualquer fundo pode "obrigar" clubes a vender ativos desde que tenham percentagens de direitos económicos desse mesmo ativo…não veja só para o lado que lhe convém até porque o SCP tinha a possibilidade (contratualmente) de recomprar mais percentagem do passe de Rojo!
      O que acontece é que os meninos da doyen foram gulosos e veremos se não ficam a arder!

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 2:49 pm

      Manuel não concordo que tenha sido de má gestao, mas sim poderiam ter precavido a situação. Se for preciso pagar o dinheiro neste momento está la, portanto por enquanto não há razões para alarme.

      Rafael

    • Manuel
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 2:41 pm

      O Sporting deitando para trás das costas o "principio da prudência" que deve existir em relatórios contabilísticos, contabilizou TODO o lucro da venda do Rojo como seu, menos a parte respeitante que a Doyen pagou pelo jogador (3,1M), contando assim que já ganhou o processo que moveu à Doyen e que esta moveu ao SCP.

      Por princípio, considero isto um exemplo de má gestão porque para além de não ser seguro que ganhem o processo, o mais certo é perderem-no atendendo a que o TAS abriria um precedente de grave consequências se o ganhassem. Serão cerca de 12M que na minha opinião estarão a mais nos proveitos líquidos. Deveriam ter sido provisionados.

      Para além disso o Sporting tem muitos processos em andamento que a perder uma parte deles levará ao prejuízo de alguns milhões. Que deveriam estar provisionados. No fim de contas é uma empresa cotada em bolsa. Resultados inflacionados são sempre bons para os acionistas. Mas apenas a curto prazo.

    • Bernardo
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 1:15 pm

      Ace-XXI, em contabilidade existe uma linha chamada "provisões" que se destina a precaver processos jurídicos em que o clube veja como provável contrapartidas financeiras. Ou seja, ou o sporting não acha que vai perder o processo ou "esqueceu-se" de o precaver. De qualquer das maneiras, o resultado líquido seria afectado se esse processo fosse tido em conta…

    • Augusto M.
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 12:53 pm

      Vicente, quero dar-lhe os parabéns pelo seu sentido e perspicácia jurídica. Assumir que o Sporting já perdeu o caso, e que vai ter de dar mais do dobro do dinheiro que realmente terá de dar caso perca o caso, brilhante conclusão. Estou espantado. Continue a brindar-nos com a sua capacidade jurídica e de leitura do futuro, faz sempre falta numa caixa de comentários alguém assim.
      Já agora poderia explicar-nos qual será o desfecho do caso do "Engenheiro" José Sócrates? Assim poupa-nos meses de espera.

    • Briguel Bola de Ouro
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 12:52 pm

      No dia em que os fundos forem proibidos Porto e Benfica vão abaixo porque pura e simplesmente não são auto-sustentáveis sem os fundos.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 12:44 pm

      Sim, o processo da Doyen tem muito que se lhe diga. No entanto, gostaria de perceber o porquê da demora relativamente ao mesmo. Alguém me sabe explicar?

      Nuno Andrade

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 12:38 pm

      Julgo que o dinheiro que o Sporting podera ter de pagar já esta nestes valores pois contabilisticamente existe uma conta chamada provisões neste caso por processos jurídicos mas como não vi o relatório não tenho a certeza se seja assim.

      Rafael

    • Ace-XXI
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 12:31 pm

      Nao minta o valor em causa de rojo é de 9M de euros e de qqr forma o litígio ainda nao foi resolvido pois nao?

      Só a suposta venda de jefferson pagava essas "mas contratações" e veremos se no futuro jogadores como gauld nao o fazem engolir 1 enorme sapo.

    • Daniel
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 12:31 pm

      Processados por comprar o Rabia e Gauld? Eles quase nem oportunidades tiveram e o último já demonstrou ter mais qualidade que o André Martins por exemplo. Aliás o meio campo do Sporting devia ser: WC, JM e Gauld.
      O Slavchev, penso que não tem qualidade e o Sarr está muito verde, de tantas contratações que podias criticar como por exemplo: Shikabala, o Defesa Central contratado no mercado de inverno que só está pronto este mês..

      Cumprimentos

  • Ricardo Ricard
    Posted Fevereiro 28, 2015 at 12:21 pm

    O Real Madrid dificilmente vende o Varane e nunca na vida ao Mourinho.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 2:00 pm

      O real é um clube muito estranho nos negócios, não me surpreenderia assim tanto .. São capazes de vender o Varane e ir comprar um central por 50M.. No entanto, logicamente, o processo de maturação do Varane está quase concluído e com a idade do Pepe, está a chegar altura de ele dar o salto .. Não o deviam vender, é um craque! Como fã do mourinho, gostava de o ver no Chelsea, claro.

      Pedro, o Polvo

    • diogoribeiro
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 1:50 pm

      Acho que seria estúpido por parte do Real vender (Varane teria de forçar a saída) mas não percebo porque diz que o Real nunca na vida venderia ao Mourinho.

  • Gonçalo
    Posted Fevereiro 28, 2015 at 12:21 pm

    Alguém sabe se neste relatório já aparecem aqueles 500 mil euros que desapareceram no último?

  • Afonso Teixeira
    Posted Fevereiro 28, 2015 at 12:16 pm

    O Sporting esteve a dias de fechar portas, onde já nem havia dinheiro para pagar a água por exemplo.
    Bruno de Carvalho pode ter muitos defeitos mas está a recuperar o clube.

    Muito trabalho ainda precisa de ser feito e a recuperação financeira ainda vai demorar mais uns aninhos.

    Só tenho pena que também se tenha desinvestido na formação (dos anteriores 5 milhões de euros, actualmente o Sporting só investe 2 milhões por ano na Academia).
    Jogadores como Cédric, Tobias, João Mário, Adrien, Rui Patrício, Carlos Mané, etc se um dia saírem do Sporting não haverá jogadores da formação com qualidade suficiente para os substituír.

    • Landim
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 12:27 pm

      Sim, o Bruno de Carvalho está a cortar em algumas gorduras… mas do que eu entendi, e apesar de pouco esclarecedor, parece que estes resultados "só" se atingem porque o Sporting atingiu a Champions. Agradecam antes ao Leonardo Jardim e nao ao Bdc

    • manelmadeira
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 12:25 pm

      A Formação tem de ser auto-sustentável e deveria receber uma pequena percentagem de vendas dos jogadores formados no Sporting

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 28, 2015 at 12:22 pm

      Mas há que ter em conta o ainda pendente processo judicial relativo à transferência de Rojo. Esse sim, pode ser um grande revés para as contas agora publicadas.

      Bernardo C.

Deixa um comentário