Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os 23 do Visão de Mercado para a Liga das Nações

Portugal vai ter em Junho uma grande oportunidade para amealhar mais um troféu internacional, a Liga das Nações. É o país anfitrião, defronta a Suíça nas meias-finais, há a motivação extra de poder ser o primeiro vencedor desta nova competição da UEFA e este ano nem há o obstáculo do desgaste, já que os principais elementos tiveram uma época menos exigente (as excepções foram Rúben Dias, Bernardo e Bruno Fernandes). Neste sentido, o Visão de Mercado aponta aquela que seria a sua convocatória se estivesse no lugar de Fernando Santos:

Guarda-redes: Rui Patrício (Wolverhampton), Beto (Goztepe) e Tiago Sá (SC Braga) – Patrício é indiscutível, e na ausência de Anthony Lopes (que abdicou da selecção) a melhor alternativa continua a ser Beto, que tem dado sempre uma boa resposta quando é chamado à selecção. Para 3.º guarda-redes faz sentido começar a integrar um jovem nas contas da Equipa das Quinas, e Tiago Sá fez por justificar este prémio.
Laterais: João Cancelo (Juventus), Nélson Semedo (Barcelona) e Raphaël Guerreiro (Dortmund) – São apenas dois jogos, por isso 3 laterais chegam. Cancelo tem ainda a particularidade de conseguir jogar à esquerda. Ricardo também seria uma boa opção, mas Semedo está um patamar acima e mesmo sem ser indiscutível vem de uma época em que fez 45 jogos no Barcelona.
Centrais: Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Benfica), Ferro (Benfica) e Rúben Semedo (Rio Ave) – É o sector mais debilitado da selecção, e tendo em conta que Pepe e Dias têm sido indiscutíveis para Fernando Santos esta podia ser uma boa oportunidade para começar a integrar algum sangue novo e Ferro e Rúben Semedo, além de se terem destacado na 2.ª metade da época, parecem ser os que reúnem mais condições para entrar na selecção.
Médios: Danilo (FC Porto), William (Bétis), Rúben Neves (Wolverhampton), João Moutinho (Wolverhampton), Renato Sanches (Bayern), Pizzi (Benfica) e Bruno Fernandes (Sporting) – Danilo, William, Neves, Moutinho, Pizzi e Bruno Fernandes são indiscutíveis, apesar de ficar a dúvida de qual deve ser o trio de médios. Fica a faltar um elemento. Podia ser André Gomes, que fez uma boa época, mas Renato Sanches é o único médio diferenciador em relação aos que tem sido habitualmente chamados, pelo seu transporte de bola, explosão, impacto que tem quando vem do banco e maneira como assume e mexe com as partidas (fez falta nos últimos 2 jogos de Portugal), como tal, apesar de ter jogado pouco no Bayern, teria de haver um espaço para si.
Avançados: Bernardo Silva (Man City), João Félix (Benfica), Guedes (Valencia), Rafa Silva (Benfica), Ronaldo (Juventus) e Dyego Sousa (SC Braga) – Duas dúvidas, Félix ou Jota, mas o craque do Benfica, apesar da boa época do avançado do Wolverhampton, tem de ter lugar neste elenco, e André Silva ou Dyego. Neste caso, faz pouco sentido chamar o avançado do Sevilla, tendo em conta que só fez 8 minutos nos últimos 2 meses. Dyego também teve um final de época complicado, no entanto está apto, e tem perfil para funcionar como alternativa aos avançados.

119 Comentários

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Maio 22, 2019 at 11:52 am

    Aqui a dúvida é qual das posições fica “manca”: lateral esquerdo ou central. Aceito tanto levar 3 centrais e 4 laterais como o inverso. As chamadas de Ferro, Rúben Semedo ou Tiago Sá seriam justas. Concordo também que o Renato deve ir porque não temos outro igual e pode dar muito jeito lançá-lo durante as partidas.

    • oMeuUserName
      Posted Maio 22, 2019 at 2:42 pm

      Na minha opinião, visto que são só 2 jogos, a posição que mais faria sentido ficar “manca” seria a de GR. 2 GR, 4 laterais e 4 centrais. Já sei que há sempre o “e se um dos GR se lesiona no primeiro jogo, vamos só com um para o segundo?”, mas a probabilidade de em 2 jogos se lesionarem 2 GR deve ser infinitamente inferior à de se lesionarem 2 laterais ou 2 centrais. Sim, é mais fácil adaptar alguém a lateral ou a central do que a GR, mas, ainda assim, eu arriscava. Levamos sempre 3 GR quando só um é que joga (e bem, porque é o melhor, de muito longe!).

  • Veestia
    Posted Maio 22, 2019 at 11:54 am

    atricio, Beto, Tiago Sá;
    Nelson Semedo, Cancelo, Raphael Guerreiro;
    Pepe, Ruben Dias, Ferro, José Fonte;
    Danilo, William, Ruben Neves, Moutinho, Pizzi, Bruno Fernandes;
    Bernardo, Guedes, Rafa, Jota
    Ronaldo, Felix, Gonçalo Paciência

    • paulosousaw
      Posted Maio 22, 2019 at 12:12 pm

      A opção Gonçalo Paciência faz algum sentido também na minha opinião … No entanto, não o convocaria devido á escassez de jogos feitos esta temporada, que qualidade não acho que fique a dever nada ao Dyego Sousa, e tal como o Dyego, é dos poucos avançados diferenciados portugueses, apenas acrescentava o Tomané, de resto são todos avançados com pouco sentido de oportunidade e de golo .

      • Veestia
        Posted Maio 22, 2019 at 2:25 pm

        Sinceramente apreciou bastante as qualidades do Gonçalo Paciência e no ultimo terço da época, foi bastante utilizado, nem sempre como titular, mas foi um jogador em foco no Eintracht, mesmo a partir do banco, acabou muito bem a época. O André Silva penso que não faz sentido, pois não joga à mais de 2 meses por estar lesionado, Já o Dyego Sousa, desde que foi chamado à selecção, a sua qualidade de jogo caiu a pique e até acabou por perder a titularidade para o Paulinho no Braga.

  • offtopicguy93
    Posted Maio 22, 2019 at 11:56 am

    Concordo a 99%, apenas tiraria o Beto e colocaria o Claudio Ramos

    De resto, na mouche Visão! Poderá ainda haver a situação do Dyego, onde irá haver alguma discussão, contudo parece-me um avançado com as características ideias para estes 2 jogos.

  • Eder26
    Posted Maio 22, 2019 at 11:57 am

    Rúben Semedo > José Fonte; Dyego Sousa > Diogo Jota; Seriam as minhas alterações. CR7 a 9.

    • J Silver
      Posted Maio 22, 2019 at 2:52 pm

      Era exactamente isso que ia escrever. De resto, boa convocatória. Só falta também convocar um treinador.

  • MV
    Posted Maio 22, 2019 at 11:58 am

    Concordo plenamente com toda a convocatória. Sem dúvida a mais realista e sensata.
    Noutro dia vi um comentário em que na convocatória estava o Tomané e inclusive essa pessoa elegeu um onze com o Tomané a titular. A opinião é de cada um e cada um tem essa liberdade mas para dizer isso é preciso estar completamente fora do que é a qualidade e opções que Fernando Santos tem para essa posição

  • Mike.Alvez
    Posted Maio 22, 2019 at 11:58 am

    De acordo com 22 destes 23, penso que optava por jogar com ronaldo a 9 e trocaria Dyego Sousa por Jota. Acho que FS não vai abdicar de Jose Fonte, Mario Rui, em vez de chamar Renato Sanches chamará Adrien ou João Mário, e não sei se não irá por Gelson em vez de Guedes

  • Teixas
    Posted Maio 22, 2019 at 12:00 pm

    Que grande 23 meu deus. especialmente do meio-campo para a frente.

    O meu 11 seria:

    Patricio

    Cancelo – Pepe – Dias – Guerreiro

    Bernardo Silva – Bruno Fernandes – Rúben Neves – Rafa

    Félix – Ronaldo

    • TheGolden
      Posted Maio 22, 2019 at 12:05 pm

      Este 11 titular, meu Deus..

      Soubesse FS potenciar este elenco que tem nas mãos!

    • offtopicguy93
      Posted Maio 22, 2019 at 12:08 pm

      Esse 11 era de sonho… apenas tenho duvidas se colocava Ferro ou Dias (uma vez que o Ferro joga no lado esquerdo da defesa e o RD não tem essas rotinas), e se colocava Danilo ao invés de Ruben Neves!

      Contudo, espero que o 11 ande à volta das nossas ideias!

    • MegaBadjeras
      Posted Maio 22, 2019 at 12:40 pm

      Totalmente de acordo com o o 11. Mas o Sir William ou o André Silva terão sempre que jogar.

    • Pésquerdo
      Posted Maio 22, 2019 at 1:10 pm

      Concordo muito com o 11. Embora deteste ver o Bernardo Silva encostado à linha “à la Fernando” pois só tem 1 pé e torna-se medíocre e previsível. Adorava que o Fernando lhe desse liberdade para jogar mais no meio mas enfim… não sabe mais.

      Adorava esse 11 Teixas, mas infelizmente vamos levar com o meio campo a diesel do Neves+William+Moutinho, na frente o Bernardo a ir à bandeirola de canto e ter de passar atrás para o lateral ou ser desarmado, o Ronaldo a tentar encontrar espaços e o Rafa a tentar trazer imprevisibilidade a um jogo pastelão. Estou a dar numa de agoirento mas vai ser mais do mesmo infelizmente.

      • offtopicguy93
        Posted Maio 22, 2019 at 1:22 pm

        Vês os jogos do City? O BS joga maioritariamente pelo lado direito com o guardiola… o Pep trabalha é muito melhor os movimentos e rotinas dos jogadores e então por isso mesmo o BS faz muitos movimentos interiores que lhe permitam vir para zonas mais centrais. Mas no plano táctico do Pep, o BS joga à direita também.

        E para mim o mal do enegenhiro nem está em colocar o BS na ala que ele joga bem em todo o lado, mas sim entrar em campo com Danilo Pereira e WC ao mesmo tempo, jogar de Andre silva, mario rui etc etc…

        • oMeuUserName
          Posted Maio 22, 2019 at 2:37 pm

          Não é verdade, não é maioritariamente. Dos vários jogos que vi do City, o Bernardo na maioria deles jogou na dupla de médios “ofensivos”, normalmente com o David Silva ao lado. Na época passada ele jogava quase sempre à direita do ataque, mas este ano não. Com a lesão do KdB, ele assumiu o papel de médio centro (pela direita) na maioria dos jogos, com o Sterling na direita do ataque e o Sané na esquerda, ou o Sterling na esquerda e o Mahrez na direita. Fez a maior parte da época no meio-campo, apenas nesta fase final foi posto na linha nalguns jogos, mas sempre com muito jogo interior. Agora no plano táctico do Pep, nesta época, o Bernardo começou muito mais vezes na dupla de médios “ofensivos” do que como extremo direito, e é onde ele claramente faz mais a diferença, onde ele joga melhor. Mas com Ronaldo no 11, tal como acontece com o Dybala na Juventus, o Bernardo é forçado a ir para a ala, porque Ronaldo precisa de um PL ao seu lado na frente, fazendo com que não haja espaço para um número 10, e o Engenheiro não tem “tomates” para jogar tão ofensivo. Seria jogar em 4-4-2 losango à imagem do que fazia o Benfica de Jesus nos primeiros anos, com Javi Garcia a trinco, Di Maria e Ramires nas alas, Aimar a 10 e Saviola e Cardozo na frente. João Mário, André Gomes e Bruno Fernandes têm sofrido do mesmo mal: ao haver uma dupla de avançados, são encostados a uma ala, onde não rendem nem metade do que podem. E isso vai continuar a acontecer nos próximos anos, porque Félix é como Ronaldo: precisa de outro avançado ao seu lado na frente. Por isso que a maioria das pessoas achou que jogamos melhor na fase de grupos desta competição sem o Ronaldo, porque há muitos jogadores que, sem o Ronaldo no 11, podem jogar nas posições onde mais rendem. Eu não me importava de ver Ronaldo sozinho na frente ou até na esquerda (com um médio a assumir a cobertura defensiva daquele lado), de maneira a que o espaço interior ficasse livre para os criativos que fazem a diferença: Bernardo, Bruno Fernandes, Pizzi,…

          • offtopicguy93
            Posted Maio 22, 2019 at 3:10 pm

            Concordo a 99,9% contigo!

            Em primeiro lugar o nosso engenheiro de facto não tem “tomates” para ir para cima dos adversários. É inconcebível que ele acabe o jogo contra a ucrania (0-0) a jogar com Danilo e WC ao mesmo tempo estando a jogar em casa e contra uma selecção muito mais fraca.

            Quanto aos planos taticos que referiste tanto de city como da seleção, concordo também com tudo, mas eu reforço que o Pep no plano tatico joga com o bernardo na direita. Eu apenas não vi 1 ou 2 jogos do City este ano e posso afirmar com unhas e dentes que isto aconteceu! Se fores ver os melhores golos do bernardo este ano pelo city são todos a fazer diagonais para zonas interiores.

            • oMeuUserName
              Posted Maio 22, 2019 at 3:37 pm

              Mas essas diagonais surgem das dinâmicas durante o jogo, mas ele esta época passou muito mais tempo em terrenos interiores, por isso que rendeu muito mais do que na época passada, subiu o seu rendimento por jogar à entrada da área, onde faz a diferença. Para veres a sua posição no plano táctico, basta ires contar as vezes em que jogou no 11 titular com 2 destes 3: Sané, Sterling e Mahrez. Quando 2 destes 3 jogavam, Bernardo jogava no meio, quando apenas jogava um destes e jogavam 3 entre David Silva, De Bruyne, Gundogan, Fernandinho e Foden, o Bernardo estava na direita. Eu acho que foram bem mais vezes as que aconteceu a primeira situação esta época, mas dá muito trabalho ir confirmar.

        • Pésquerdo
          Posted Maio 22, 2019 at 4:33 pm

          Vejo alguns. O Bernardo parte muitas vezes do lado direito mas nunca o vês fazer o movimento de ir à linha de fundo ou correr paralelo à zona de pressão do lateral. O que ele faz é partir em diagonais desde trás quase sempre, puxando o lateral adversário e desbloqueando a linha ao Walker e obrigado a defesa a fechar, ou então criando desequilíbrios no meio campo defensivo adversário. É muito mais um médio ofensivo que um extremo. O pé direito dele é pior que o meu por isso este é o movimento que ele deve e tem sempre de fazer, mas com espaço e a partir de trás, para não ser previsível, não é na linha de fundo como o Sr. Engenheiro lhe pede.

          No fundo, quem devia de ver os jogos do City era o Nandinho dos trincos e não nós.

      • Chico
        Posted Maio 22, 2019 at 3:32 pm

        Medíocre?? Haha

        • Pésquerdo
          Posted Maio 22, 2019 at 4:45 pm

          No contexto em que descrevi sim!… já alguma vez jogaste futebol? Já alguma vez foste encostado numa linha contrária ao teu pé preferido e teres de ir abraçar bandeirolas de canto? É que eu já, é como estar preso, é como se estivesses a jogar contra dois laterais e numa cabine telefónica. É o pior que podem fazer a um extremo é obriga-lo a ir à linha de fundo do lado contrário ao do seu pé. O Nandinho faz isto ao Bernardo todos os jogos e para ele é ainda pior porque de pé direito não consegue sequer levantar uma bola a 15 metros.
          Já viste algum jogo bem conseguido pelo BS na selecção? Eu vi 1 ou dois, foi quando não jogou a ED.

    • Hirok "The Truth"
      Posted Maio 22, 2019 at 2:33 pm

      Que grande 11, estava aqui a pensar que onze escolher e partilho da tua opinião, que QUALIDADE! é pena termos o seleccionador que temos que ganhou o que ganhou no 1º ano em que os 3º passavam os grupos do Europeu e a Islandia no ultimo minuto nos colocou na parte fácil, pq senão estaríamos a 0 ainda, preferia ter ganho o Euro 2004 do que o de 2016 sem duvida era o mais justo..

    • Analista Especialista
      Posted Maio 22, 2019 at 8:37 pm

      Era bestial.

  • Darth Vader
    Posted Maio 22, 2019 at 12:02 pm

    Seria a minha convocatória também, não mudaria nada. Mas tenho a certeza que José Fonte e André Silva serão chamados.

  • Mota00
    Posted Maio 22, 2019 at 12:03 pm

    Fonte fez uma grande época. Trocava pelo Ruben Semedo. Não tendo grande importância, trocava o Sá pelo Cláudio Ramos.

  • Amigos e bola
    Posted Maio 22, 2019 at 12:05 pm

    Temos uma excelente seleção. Apenas trocava o Dyego Souza pelo Diogo Jota e o Moutinho pelo André Gomes, nesta lista.

    O que me preocupa nesta seleção é a tremenda falta de trabalho tático do Fernando Santos.
    Os processos estão todos muito mal trabalhados, não se notam rotinas nem fios de jogo. O que é grave já que o FS está na seleção há 5 anos.

    Aliás, a conquista do Europeu acabou por escamotear as limitações do Fernando Santos que desde então se tornaram evidentes. É que já nem os resultados disfarçam o mau futebol porque eles têm sido fracos desde o Euro 2016.

    Mas vamos continuar a empurrar com a barriga os problemas da seleção. É o costume.

  • PedroAlmeidaSLB
    Posted Maio 22, 2019 at 12:07 pm

    No geral, concordo com os nomes apontados. No entanto, não chamaria Dyego Sousa, trocava-o pelo Tomané, sempre era uma oportunidade para ser o 23º na convocatória, mesmo que fosse para não jogar. E pela época que fez, bem merecia. Mas o Diogo Jota seria alternativa mais óbvia, sem dúvida.

    Acho que nomes como Félix (excepto se estiver exausto), Rúben Semedo (em plena redenção), Renato (está talhado para ser um joker), têm que ser opções consensuais.

    Quanto ao Ronaldo, nem vale a pena falar. Se ele quiser ir, vai. Se não quiser, não vai.

    • offtopicguy93
      Posted Maio 22, 2019 at 12:33 pm

      Mas o Dyego fez uma boa epoca numa equipa de 4º lugar e levarias o Tomane que esteve o campeonato todo a sofrer e que apenas garantiu a manutenção na ultima jornada? Acho que não faria muito sentido, contudo é a minha opinião!

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Maio 22, 2019 at 12:46 pm

        O Dyego eclipsou-se na parte final da época, curiosamente desde que jogou pela Seleção. É verdade que voltou nos últimos 2 jogos, mas… Para isso chega o Jota e o Paciência, que é o oposto. O André Silva nem é opção, está lesionado há 2 meses.

    • Darth Vader
      Posted Maio 22, 2019 at 12:34 pm

      Tomané? Isso é humor. A seleção não é um prémio, é suposto levar jogadores que possam ser mais valias e contribuir para os objetivos da equipa. Dyego Sousa é muito melhor do que Tomané, aliás ainda há André Silva e Gonçalo Paciência, além de Diogo Jota que tem outras caraterísticas, mas que como dizes e bem, é a alternativa mais óbvia.

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Maio 22, 2019 at 12:42 pm

        Não vejo a parte do humor, eu até expliquei bem o conceito do 23º da convocatória. Se calhar faltou-me foi dar-me um exemplp concreto: Rafa, Euro 2016.

        • offtopicguy93
          Posted Maio 22, 2019 at 1:04 pm

          Pedro concordo com muita coisa que comentas, mas o Tomane está longe de ter nível para a seleção… sem referir que há muitos avançados à sua frente na hierarquia.

          • PedroAlmeidaSLB
            Posted Maio 22, 2019 at 2:47 pm

            Eu sei, era só naquela de quebrar alguma vez na vida com o “preconceito”. Lá está, é o 23º jogador que bem podia ser aquele que nem vai jogar, mas sempre estaria lá se fosse preciso numa emergência.

  • Miguel Carvalho
    Posted Maio 22, 2019 at 12:09 pm

    Concordo a 100% com o VM.

  • Solid Snake
    Posted Maio 22, 2019 at 12:14 pm

    Pela análise de VM está perfeita, apenas fazia umas pequenas alterações: trocaria Beto pelo Claudio Ramos e Dyego Souza pelo Ronaldo.
    Tudo bem, que quando Ronaldo joga na selecção, parece que jogamos á-lá-Rui Vitoria, bolas para frente e o Ronaldo que se amanhe..mas é verdade que a culpa não é dele e sim do FS. E Ronaldo tem a capacidade de decidir jogos.

    Agora, pela análise do VM que mais uma vez , na minha opinião está perfeita..apenas uma pergunta: Será que vai haver…coragem (para não dizer aquilo que o meu presidente disse no balneário) para convocar Rúben Semedo depois de tudo o que aconteceu?

  • a23163
    Posted Maio 22, 2019 at 12:15 pm

    Desde quando é que o semedo esta um patar acima do Ricardo!?
    Para mim dos melhores laterais direitos desta época (alias foi considerado pelos colegas do clube o melhor jogador do clube)!!! Enquanto o Semedo nunca foi titular indiscutível no Barça… Jota pela época que fez na Premier tem de estar na convocatória… Trocava o Semedo pelo Fonte e tirava o Renato, sim é o médio que possui características diferentes dos outros médios… mas esta época jogou muito pouco para ser uma opção…

    • Amigos e bola
      Posted Maio 22, 2019 at 12:31 pm

      Há diferenças entre o Barcelona e o Leicester. Tenho dúvidas que o Ricardo somasse tantos minutos como o Semedo se estivesse no Barcelona.

    • Harryke
      Posted Maio 22, 2019 at 12:36 pm

      O Semedo só não é titular pela insistência do Barcelona num jogador da casa (Sergi Roberto) que é claramente inferior a desempenhar aquela função

      • Pésquerdo
        Posted Maio 22, 2019 at 1:05 pm

        Aiii meu Deus. O Sergi Roberto nem com uma unha encravada é inferior ao Nelson Semedo… vá lá malta, mais imparcialidade por favor.

        • Fefe Varanda
          Posted Maio 22, 2019 at 1:56 pm

          Os adeptos do Barcelona devem perceber então zero de futebol, visto estarem sempre a pedir que o Nélson jogue a titular….

        • Joao Duarte
          Posted Maio 22, 2019 at 3:34 pm

          A jogar a DD é. Basta ver os jogos. Nunca percebi esta insistência em dizer que o Semedo é mau.

          • Pésquerdo
            Posted Maio 22, 2019 at 4:23 pm

            Que sensíveis. Eu não disse que ele era mau, só disse que o Sergi é muito bom. Para mim é mais jogador e defende melhor.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Maio 22, 2019 at 12:37 pm

      Também comparar a concorrência no Barça pela posição (que tem 2 tipos de laterais diferentes entre si de propósito) com a do Leicester… Claro que o Ricardo era titular de caras, e foi eleito por ser o 1º ano, muito trabalhador, boas combinações com o Vardy e Companhia… Para mim, iam ambos, visto que o Cancelo desenrasca à esquerda.

    • DM
      Posted Maio 22, 2019 at 1:08 pm

      Barcelona e Leicester… Uns lutam pela Champions outros pelo apuramento para a Liga Europa.

      • a23163
        Posted Maio 22, 2019 at 2:54 pm

        Uns jogam na Premier a melhor liga do mundo, outros passeiam sem concorrência pela liga espanhola…

        • E o que temos
          Posted Maio 22, 2019 at 3:28 pm

          E então? Vais mesmo dizer que o nivel de exigencia do leicester é o mesmo do barça?

        • Tsubasa
          Posted Maio 22, 2019 at 3:55 pm

          O Barça não tem concorrência na Liga Espanhola? Ia jurar que o Real Madrid é só o maior clube da história do jogo e o actual tri-campeão europeu, para não falar no Atl Madrid que tem 2 finais Champions e 2 vitórias na Liga Europa nos últimos anos.. O Sevilha que tem 3 Ligas Europa nos últimos anos

          Se enfrentar o maior clube da história do futebol não é ter concorrência então eu não sei o que vocês consideram concorrência

        • DM
          Posted Maio 22, 2019 at 4:15 pm

          Os vencedores de prêmios individuais e os finalistas das competições europeias tendem a discordar…
          Mas o ponto está em achar que se o Barcelona achasse compensatório não comprava o 11 do Leicester. Mais, o Ricardo tem mais 4 ou 5 jogos a titular que o Semedo.
          Achar que são do mesmo nível já seria questionável mas ok, são opiniões… Aproveite e envie CV para a prospecção do Barcelona, está visto que o senhor da 10 a 0 a qualquer um desses senhores que está visto que não percebem nada disto

        • Joga_Bonito
          Posted Maio 22, 2019 at 11:08 pm

          O Barça não passeia. Messi é que carrega o Barça. Não fosse ele, e até o Atlético teria a sua chance de ganhar. É preciso cair nisto para se defender a convocatória de um jogador?

  • Rev7
    Posted Maio 22, 2019 at 12:16 pm

    Concordo com tudo, mas que me desculpem o Jota tem direito a estar nesta convocatória. A evolução dele este ano foi monumental. Esta numa das melhores ligas do mundo a fazer a diferença no clube onde joga e é dos jogadores com maior probabilidade de continuar ao mais alto nível, vincando um lugar na selecção por muito tempo. Há jogadores com maior visibilidade do que ele (quantos aqui vêm os jogos do Wolves, porque por vezes acho que muita gente nem o City vê, incluindo Fernando Santos) e por isso é bastante fácil esquecerem-se dele e darem mais importância a outros. E não faz sentido para mim decidir entre ele e o Félix. Ambos têm lugar lá.

    De resto o Fonte deve continuar a ir e não o Ruben Semedo (que está um pouco queimado pelo que fez fora dos relvados).

    • Joao Duarte
      Posted Maio 22, 2019 at 3:33 pm

      O problema é haver espaço para todos. E depende sempre da forma como irá jogar a seleção. Não faz sentido levar jogadores todos iguais só porque merecem ir. Infelizmente não dá para agradar a gregos e troianos, tem de se optar por um ou outro jogador e escolher o melhor se tiverem características semelhantes e levar outro que ofereça coisas diferentes ao jogo.

  • Turra
    Posted Maio 22, 2019 at 12:18 pm

    Para mim bastava levar 18. São dois jogos e ha talvez 7 jogadores que vao ser titulares nos dois jogos:
    patricio
    beto
    cancelo
    ricardo
    guerreiro
    ruben
    pepe
    fonte
    william
    danilo
    neves
    renato
    bruno
    bernardo
    felix
    guedes
    ronaldo
    souza

  • bmcrl
    Posted Maio 22, 2019 at 12:19 pm

    Trocaria Ruben Semedo por Fonte. Quanto à opção de levar apenas 3 laterais, estou de acordo.
    Quanto ao 11: Patrício; Cancelo, Pepe, Dias e Guerreiro; Danilo, Bruno Fernandes, Bernardo e Rafa; Félix e Ronaldo.

  • FVRicardo
    Posted Maio 22, 2019 at 12:19 pm

    Como são apenas 2 jogos até achava mais certo serem apenas 19 convocados:
    2 GR – Patrício e Beto
    3 DC – Dias, Pepe e Ferro
    3 DL – Cancelo, Guerreiro e Semedo
    5M – Neves, Danilo, William, Moutinho, B. Fernandes
    3EXT – Bernardo, Pizzi, Rafa
    3AV – Ronaldo, Silva, Félix.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Maio 22, 2019 at 12:32 pm

      Certo, mas tem de manter a coerência com o já disputado da prova. Parecem 2 jogos à parte, mas são parte de uma competição oficial e nos moldes habituais.

      • FVRicardo
        Posted Maio 22, 2019 at 1:09 pm

        Sim, toda a razão, estou apenas a supor e dar a minha opinião, não me expressei bem.
        Por um lado acho que quando se tratam de qualifiers ou duplas jornadas deveriam ser apenas 19 convocados, pois há sempre alguns jogadores que não vão competir e desgastam-se em viagens, tec, por outro também acho que em termos de inclusão de novos jogadores nos grupos, por exemplo como aconteceu com Félix na última chamada é viável este número de convocados, ou talvez reduzir para 21. Para fases finais concordo com os 23.

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Maio 22, 2019 at 2:45 pm

          Não me lembro do exato momento em que passaram a ser 23 em todas as competições, mas a ideia é de existirem 2×11 + o 3º GR. Acho que isso é muito difícil de mudar, nos próximos anos…

          • FVRicardo
            Posted Maio 22, 2019 at 2:58 pm

            Acho que a ideia é essa e em teoria está bem pensado. Também não acredito que mudem, trata-se da minha opinião e se somarmos o número reduzido de jogos, à polivalência e inteligência cada vez maior dos jogadores chegamos à conclusão que 2/3/4 jogadores vão estar lá (se não acontecer uma chuva de lesões ou percalços) apenas a fazer número, quase de certeza que não serão utilizados os 4 centrais (no máximo 3) 7 médios (no máximo 5) e os 6 avançados também muito dificilmente o serão, para não falar do terceiro guarda-redes (mas esse até dou de barato, por ser uma posição única e em caso de lesão do titular, tem de haver suplente).

  • rmatos24
    Posted Maio 22, 2019 at 12:21 pm

    Acho que Fernando Santos acabará por levar os 4 laterais e apenas 3 centrais, ficando Danilo como “quarto central” no caso de ser preciso. Acredito que Cancelo, Semedo e Guerreiro sejam certos, o outro talvez seja Ricardo Pereira ou Mário Rui (aposto mais neste último porque tem sido aposta regular do Engenheiro).
    As vossas apostas do meio campo para a frente seriam as minhas, mas tenho dúvidas que Renato vá, André Gomes também não acho. Acredito mais que Fernando Santos vá em João Mário, mesmo com a pouca utilização deste. Na frente, André Silva para mim não ia, não só pela questão da lesão, mas porque teve uma segunda metade de época muito fraca. Mas o avançado é jogador fetiche do Engenheiro, além de que tem tido bom rendimento na seleção, vamos lá ver se não acaba por ir!

  • Filipe Ferreira
    Posted Maio 22, 2019 at 12:28 pm

    Todos sabemos que o André Silva vai acabar por ser convocado.

  • antoniorc
    Posted Maio 22, 2019 at 12:32 pm

    Apenas trocava José Fonte em prol do Ruben Semedo e Ricardo Pereira em prol do Nelson Semedo. Considero que Nelson tem mais potencial que o Ricardo, ainda assim, se formos imparciais e objectivos a época do Ricardo foi bastante positiva. Como tal, na minha opinião, este merece a chamada. Mais, penso que o Cancelo e o Nelson têm um tipo de jogo bastante parecido enquanto Ricardo tem um perfil diferente (defende melhor, é mais inteligente tacticamente) que qualquer um dos outros dois.
    Abraços,
    ARC

  • Nodlehs
    Posted Maio 22, 2019 at 12:33 pm

    Destes 23 só trocava R. Semedo por José Fonte, (aliás depois do que fez por mim nunca mais era chamado) e D. Sousa por D. Jota

  • Kacal
    Posted Maio 22, 2019 at 12:37 pm

    Sobre os GR, o meio-campo e o ataque, nada a dizer. Concordo. Nos centras não levaria o Rúben Semedo e sim um dos experientes como Bruno Alves ou Fonte para premiar a boa época que fizeram, levar 2 experientes e 2 jovens parece-me ideal. E nos laterais tenho duvidas entre Nelson Semedo e Ricardo Pereira, talvez levasse o segundo. Quem sabe não levaria só 3 centrais saindo o Rúben Semedo e entrando o Ricardo Pereira já que o Danilo pode jogar a central em último caso. Mas no geral parece-me a convocatória mais acertada. Duvido é que o André Silva fique de fora, mas também não o levava. A ver vamos.

  • Rui Sancho
    Posted Maio 22, 2019 at 12:47 pm

    Para mim Jota tem de ser chamado em vez do Dyego Sousa.

    De resto concordo, mas não acredito nem em só levar três laterais, nem na convocatória do Semedo.

    E sinceramente, acho que o Semedo tem de provar que consegue dar continuidade a um nível mais alto antes de ser chamado. Está aqui uma bela opção para os 3 grandes e talvez o regresso ao Sporting não seja descabido.

  • Francisco Ramos
    Posted Maio 22, 2019 at 1:03 pm

    Penso que toda a gente concorda com existem nomes bastante unânimes.
    Contudo, eu trocaria algumas peças:
    3.º GR – não acho que Tiago Sá tenha potencial de seleção. Apesar de concordar em levar um jovem, eles não existem neste momento, logo preferia Cláudio Ramos.
    Defesa direito – concordo com apenas 3, mas trocaria Ricardo por Semedo, que assim pode ser mais uma alternativa à esquerda e vem de uma época brutal (não tem é tanta imprensa como os restantes).
    – 4.º central – dois jovens, dois experimentes. Mas eu enquadro o Dias nos jovens, logo trocaria Semedo por Fonte.
    – Médios para a frente – seria Danilo, William para trinco, Bernardo e Quaresma à direita, Rafa e Guedes à esquerda, Moutinho e Neves ao meio. Bruno Fernandes como híbrido e Felix, Jota para SA e Ronaldo e André Silva para PL (apesar de este não estar a ter uma segunda parte de época muito conseguida, na seleção rende sempre).

    • E o que temos
      Posted Maio 22, 2019 at 3:13 pm

      isso de andré silva render sempre na seleçao deve estar no top 5 de mitos criados nos ultimos anos para desculpar a convocatória de um jogador que é inferior a um postiga

      • E o que temos
        Posted Maio 22, 2019 at 3:48 pm

        Pois não é vergonha mas devia ser vergonha para chamar jogadores deste genero à seleçao quando temos outras opções bem melhores. E lembro me bem das convocatorias de varios euros e mundiais do inicio do seculo e muita gente a criticar a chamada de postiga. Ora, se passado X anos achamos normal chamar jogadores tipo andré silva que tem mais jeito para o instagram que para jogar à bola estamos bem mal

  • Rabensandratana
    Posted Maio 22, 2019 at 1:10 pm

    Na baliza tirava o Tiago Sá e escolhia o Claúdio Ramos.
    Na defesa chamava o Bruno Alves e Fonte e tirava o Ferro e Semedo.
    Nas laterais tirava o Nélson Semedo e optava por Ricardo (foi dos melhores laterais na Premier League e o melhor jogador do Leicester).
    No meio-campo tirava o Renato Sanches e metia o Tozé/ Chiquinho (fizeram uma grande temporada).
    Na frente o Jota tem de estar na convocatória e tirava o Dyego.

  • Nome sem Caracteres Ilegais
    Posted Maio 22, 2019 at 1:18 pm

    Gosto sempre (ou quase sempre, vá) destas “convocatórias” do VM. Naturalmente não concordo com tudo, mas apoio a maioria dela. Só não ficaria tranquilo com a dupla de DD’s, porque Cancelo foi operado ao nariz e não deverá estar no seu melhor, enquanto N. Semedo ou esteve ou ainda está no hospital por causa da cabeça…ou lá o que foi que magoou contra o Eibar. Cancelo ou Semedo tudo bem, mas Cancelo E Semedo parece-me arriscado demais. E espero que F. Santos tenha isso em conta.

  • Pulga
    Posted Maio 22, 2019 at 1:36 pm

    Rui, Beto, Tiago Sá
    Semedo, Cancelo
    Pepe, Fonte, Dias, Ferro
    Guerreiro, Ricardo
    Neves, Danilo
    Moutinho, Bruno Fernandes
    Bernardo, André Gomes, Renato
    Rafa, Pizzi
    Guedes
    Ronaldo, Felix, Dyego Sousa

    11 base com:

    Patricio
    Semedo, Pepe, Dias, Cancelo
    Rafa, Bernardo, Neves, Guerreiro
    Felix, Ronaldo

    Também aceito Moutinho por um dos laterais com Rafa na esquerda e Bernardo a fazer de Pizzi, mas a melhor seleção tem de passar por aqui (sendo que o Guedes em forma é melhor que o Rafa)

  • Kostadinov
    Posted Maio 22, 2019 at 1:36 pm

    Chamava o Ricardo e o Jota em detrimento do Semedo e do Dyego, de resto concordo com tudo. O Renato não jogou muito é verdade, mas como o VM diz é um médio diferenciado e ainda no último jogo deu para ver que não está propriamente sem ritmo. E por uma questão de princípio (não de talento, claro, isso está completamente fora de questão), até porque o tinha afirmado na altura, a frente de ataque que escolheria seria Bernardo, Felix, Guedes, Rafa, Jota e Gonçalo.

    Já agora, é bom que comecem a aparecer GR a sério a curto prazo, por causa da decisão do Anthony Lopes, tirando o Patrício não temos ninguém na baliza que dê garantias. Temos pelo menos uns 3 nomes com talento ao virar da esquina, mas precisam de jogar.

  • masterDC
    Posted Maio 22, 2019 at 1:51 pm

    Concordo com quase tudo, trocava só o R. Semedo pelo R. Pereira e o Danilo ficava como quarto central.
    Depois na frente o Dyego Sousa pelo Jota.

  • coach407
    Posted Maio 22, 2019 at 1:52 pm

    Sem dúvida que não convocava já o Rúben Semedo, sobretudo porque temos um quarteto defensivo a grande nível em clubes muito superiores. Refiro-me a Pepe, Rúben Dias, José Fonte e Ferro.

    Também acho o Tiago Sá completamente banal e trocava pelo José Sá, um guarda-redes apenas razoável, mas, ainda assim, bastante superior ao Tiago Sá, na minha opinião.

    Trocava ainda o Renato Sanches pelo Jota que vem de uma grande época e é um segundo avançado que não existe na equipa com estas caraterísticas. Rafa e Guedes podem fazer a posição, mas não o fazem com regularidade. Ainda assim, Renato acrescenta algo de muito diferente e não foi uma decisão fácil para mim.

  • 100Clubismo
    Posted Maio 22, 2019 at 2:00 pm

    Apenas trocaria R. Semedo por José Fonte e Dyego Sousa por Tomané.

  • touny71
    Posted Maio 22, 2019 at 2:19 pm

    A lista deve ser esta, excepto na defesa onde o Tiago Sá pode ficar de fora e estou certo que Bruno Alves será chamado em detrimento de Ferro ou Ruben Semedo por causa da sua presença do balneário. É algo que frequentemente esquecemos

  • Hirok "The Truth"
    Posted Maio 22, 2019 at 2:30 pm

    Aí está o VM a mostrar o porque de ser o melhor blog (para mim já é mais que um blog) de desporto em Portugal por larga margem, não trocava nem 1 concordo com todas as opções e as razões para as escolhas, tbem só ficava na duvida pelo Ricardo Pereira e o Diogo Jota, mas não podendo levar teria de ser assim..

  • Diogo Palma
    Posted Maio 22, 2019 at 2:44 pm

    GR: Patrício, Beto e Cláudio Ramos

    Laterais: Cancelo, Ricardo Pereira e Guerreiro

    Centrais: Pepe, Rúben Dias, Ferro e B. Alves

    Médios: Danilo, Neves, William, Pizzi e B. Fernandes

    Avançados: Bernardo, Félix, Guedes, Rafa, Ronaldo e André Silva

    11:
    Patrício
    Cancelo
    Dias
    Pepe
    Guerreiro
    Danilo
    William
    B. Fernandes
    Bernardo
    Ronaldo
    André Silva (ou Félix, Rafa ou Guedes deixando Ronaldo como a referência do ataque)

    • offtopicguy93
      Posted Maio 22, 2019 at 3:01 pm

      O andre silva em 2019 tem 2 golos creio, não joga à 2 meses, não oferece nada de novo ao jogo de portugal, se stá em dia não tecnicamente é um desastre no resto, e pergunto eu, merece ser convocado? Já nem questiono o facto de o meteres no 11 inicial com tanto jogador em forma e com mais qualidade (Jota, Felix e GG)

      • Diogo Palma
        Posted Maio 22, 2019 at 4:17 pm

        O André Silva é aquele que melhor dupla faz com o Ronaldo. Jogar na selecção ou no clube é totalmente diferente, não se pode ter apenas o rendimento ao longo da época no seu clube como critério único

        • E o que temos
          Posted Maio 22, 2019 at 4:38 pm

          É o que melhor faz dupla com o Ronaldo porque é o unico que metem a jogar. Ou agora se pudessemos convocar o Messi a desculpa ia ser que o Andre silva tem que jogar porque faz melhor dupla? Aqui metem-se os melhores e há bem melhores que o andre silva

          • Diogo Palma
            Posted Maio 22, 2019 at 6:25 pm

            Não sei qual é o avançado português melhor que o André Silva. Isto partindo do princípio que precisamos de um verdadeiro avançado visto que o Ronaldo joga muito melhor quando não atua a ponta de lança.
            Nem sempre o melhor 11 é formado pelos melhores jogadores a nível individual, como jogam em conjunto é o mais importante

            • PedroAlmeidaSLB
              Posted Maio 23, 2019 at 8:51 am

              Acho que o André Silva neste momento o que tem mais de relevante é um golo à Itália, tal como o Éder tinha até se imortalizar. Ou seja, muito pouco…

          • PedroAlmeidaSLB
            Posted Maio 23, 2019 at 8:49 am

            Ora nem mais. E depois nos clubes é clip.

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Maio 23, 2019 at 8:49 am

          Isso é uma questão a que o Bruno Lage responderia sem problema. O que ele fez com o Seferovic ao meter-lhe o Félix ao lado é algo que o FS nunca vai fazer. O André Silva rende tanto na seleção que depois não rende nos clubes, é isso? É que até o Paciência rende mais com as características que tem.

  • PauloDybala1O
    Posted Maio 22, 2019 at 2:51 pm

    Os meus 23 :

    GK – Rui ; Beto ; Tiago Sá
    DEF – Cancelo ; Semedo ; Rapha ; Mário Rui ; Pepe ; Fonte ; Dias
    MED – Danilo ; William ; Moutinho ; Neves ; Pizzi ; BF ; André Gomes
    EXT – Ronaldo ; Guedes ; Bernardo ; Rafael Silva
    AVA – Félix ; Gonçalo Paciência

  • Silvestre
    Posted Maio 22, 2019 at 3:09 pm

    O Cancelo está lesionado. Foi operado..Acho arriscado convocar…Assusta me sempre como o André Almeida é esquecido nestas opções. Jogador sem imprensa….Muito superior a Cedric e companhias e nunca ng se lembra dele…Faz os 2 corredores e ainda se for preciso vai ao meio campo….Competente a defender e com bom cruzamento…..Enfim…O Ricardo do Leicester é outro…que tal como o AA merecia…..Eu deixava Cancelo (pós operatório) e Guerreiro de fora e levava estes dois…

    Gosto das escolhas…mas temos um problema na lateral esquerda…O Guerreiro jogou pouco Nem sei se chegou aos 1500 minutos na liga este ano…é um jogador em claro declínio…

    O RS gosto muito dele…mas acho que faz pouco sentido dado o tempo de jogo que teve….São 2 jogos eu sei…Mas é um jogador com pouco espaço.

    Acho que o JOTA pela época que fez merece….Para mim sai o Dyego Sousa….O ronas vai jogar a ponta de lança e vai…. :)

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Maio 22, 2019 at 4:13 pm

      O Cancelo foi operado ao nariz, joga de máscara.

    • José S.
      Posted Maio 22, 2019 at 6:03 pm

      Não é o facto da imprensa (clube onde joga…) , é a opinião mesmo, porque tem laterais direitos a sério à sua frente para serem convocados e outros tantos novos na calha para o serem.
      No meio campo estão é para esquecer pela quantidade de médios diferentes que temos e superiores em qualidade.
      Cumps

  • Daervar
    Posted Maio 22, 2019 at 3:28 pm

    Concordo com quase tudo. Mas acho que Jota terá que lá estar, Guedes nem tanto.

  • Chico
    Posted Maio 22, 2019 at 3:33 pm

    Levava os mesmos, exceto o Dyego que trocava pelo Jota.

  • Magico8
    Posted Maio 22, 2019 at 3:37 pm

    Rui Patrício
    Anthony Lopes
    José Sá

    João Cancelo
    Ricardo Pereira
    Pepe
    Rúben Dias
    Ferro
    Raphael Guerreiro
    Mário Rui

    Danilo Pereira
    William Carvalho
    Rúben Neves
    João Moutinho
    André Gomes
    Bruno Fernandes
    Pizzi

    Bernardo Silva
    Rafa Silva
    Gonçalo Guedes
    Diogo Jota
    João Félix
    Cristiano Ronaldo

  • Flavio Trindade
    Posted Maio 22, 2019 at 3:49 pm

    Boa convocatória do VM no geral mas ainda assim mudava algumas coisas.

    Baliza: Mantinha Patrício, Beto e Tiago Sá.

    Defesa: Aqui vem talvez a maior discordância. Cancelo e Semedo vem de lesões e Guerreiro é também dado a lesões. Além do mais a ideia Rúben Semedo está longe de ser consensual e o facto de 3 indiscutíveis serem médios defensivos e um desses pode jogar com nível a central faz com que prefira 3 centrais e 4 laterais.
    Cancelo, Ricardo Pereira, Pepe, Rúben Dias, Ferro, Raphael e Mário Rui.

    Médios: Aqui a única diferença seria André Gomes que fez uma excelente época, está confiante e pode ser mais útil do que Renato já que esta competição é muito curta.

    Danilo, William, Rúben Neves, Moutinho, André Gomes, Pizzi e Bruno Fernandes.

    Ataque: Também escolhas similares.
    Mas optaria por chamar Paulinho em vez de Dyego porque o português do Braga tem características que podem complementar melhor Ronaldo e optaria igualmente por levar Jota em vez de Guedes.
    A explicação é simples. Prefiro Guedes como jogador, mas o 7 do Valência rende muito mais como extremo num 433 ou com espaço para poder explodir e Portugal não joga assim. Sendo a prova mais curta seria mais lógico levar Jota que tem jogado em 442 e é muito forte a explorar as transições.

    Assim sendo:
    Cristiano, Bernardo, Felix, Rafa, Diogo Jota e Paulinho

  • Xefe
    Posted Maio 22, 2019 at 4:06 pm

    Apesar da selecção ter poucos centrais, como tem muitos médios e segundos avançados (Félix, Jota, Guedes, Ronaldo) e poucos extremos puros (Rafa e talvez Gelson são os únicos a ser considerados para a convocatória, o Bernardo é mais médio do que extremo) e poucos pontas de lança “puros” com qualidade, seria interessante explorar um 3x4x1x2 com Bernardo no meio a servir os avançados moveis (com Ronaldo um pouco mais fixo) e os laterais (que teriam mais liberdade para subir. O Guerreiro até joga a médio, e aproveitava-se a qualidade ofensiva do Cancelo).

    Seria algo do género:

    Patrício
    R. Dias
    Danilo (a central)
    Pepe
    Cancelo
    Guerreiro
    Neves
    Moutinho
    Bernardo
    Guedes/Jota/Félix
    Ronaldo

    Obviamente que isso não vai acontecer. FS vai optar por um 4x4x2 com Ronaldo e A. Silva/Dyego no meio com Bernardo encostado à direita e Guedes ou Rafa a esquerda, ou um 4x3x3 semelhante aos anteriores jogos da liga das nações.

  • José S.
    Posted Maio 22, 2019 at 5:24 pm

    Escrevo sem olhar para os comentários e presumo desde já que haja opiniões diversas.
    Rapidamente não concordo com a inclusão de Tiago Sá agora, são 2 jogos não faz muito sentido e por isso José Sá ou Cláudio Ramos podem ser muito bem o 3GR. E depois sim substituir o Beto por um GR novo. A. Lopes deveria estar mas se não quer não entra.
    Não concordo que Nelson semedo esteja num patamar superior a Ricardo Pereira (é por estar um no Barcelona e outro no Leicester?) até porque RP fez uma época tremenda e pode fazer as 2laterais assim como o cancelo e por isso sim chega 3laterais. Assim como chega 3 centrais quando temos Danilo, mas aceitas se estes 4. Acho que como competição inédita e precisando mais de experiência e misturar juventude faz mais sentido ir ferro e José fonte do que Rúben semedo, mas atendendo à falta de centrais que temos (muitos velhos e ainda muito novos) este misto parece me bem numa altura que não se pode olhar a idades ou clubes mas sim qualidade (sem contradição).
    Meio campo de acordo, com Sanches a ser o elemento diferenciador. Não vejo nenhum outro… André Gomes é aquela incógnita e João Mário é para esquecer para já. Não sei se incluiria Bernardo como medio/ala e saia um para entrar mais um avançado, que neste caso só restaria André Silva que também merece ir à final desta competição. Jota também merece mas quem sai? Gosto do miúdo Félix e o puto merece (começar) ser incluído na convocatória.
    A minha lista seria:
    Patrício, Beto, José Sá;
    Cancelo, RicardoP. (semedo), guerreiro;
    Pepe, Fonte, Dias, Ferro;
    Danilo, William, Ruben Dias, Moutinho, Bruno Fernandes, Pizzi;
    Bernardo, Guedes, CR7, Rafa, Dyego Sousa, André Silva, e Félix.
    Penso que com este lote dá para fazer frente e conquistar o primeiro título da liga das nações.
    Qualquer das formas compreende se que elementos quer pela idade/qualidade/renovação ou lesão tais como fonte, Sousa, André Silva ou mesmo Félix possam não entrar. Assim como o sanches ou Rúben semedo.
    Todos os demais merecem estar, mesmo o pizzi ?
    Cumprimentos

    • José S.
      Posted Maio 22, 2019 at 6:11 pm

      Esqueci me de referenciar o quaresma.
      Sei que a renovação é necessária, mas não merece o “cigano” uma despedida da seleção em condições (se puder falar em despedida)? Quaresma já não tem a velocidade de outrora mas a qualidade está toda lá e muitas vezes um cruzamento na hora certa…

  • Fragoso
    Posted Maio 22, 2019 at 5:33 pm

    Guarda-Redes

    Patrício
    Cláudio Ramos
    Tiago Sá

    Começa a fazer sentido apostar na nova geração pois Beto já não dura muitos anos e Cláudio Ramos e Tiago Sá têm o perfil para se assumir. Não há que ter medo de apostar em “casa”.

    Laterais:

    Cancelo
    Ricardo Pereira
    Nélson Semedo

    Finais de época para Guerreiro não são a melhor altura para se evidenciar e tem uma grande suceptibilidade a lesões. Cancelo pode jogar á esquerda e Ricardo fez parte da equipa do ano em França,na altura, a atuar a defesa esquerdo.

    Centrais:

    Pepe
    Ruben Dias
    Ferro
    José Fonte

    Não esquecer a enorme época que faz Fonte ao serviço do Lille,atingindo um impensável 2º lugar.

    Médios:

    Danilo
    William
    Ruben Neves
    Moutinho
    Bruno Fernandes
    Pizzi

    Aqui pouco a dizer. A nível exibicional os melhores médios portugueses a atuar esta época.

    Avançados:

    Ronaldo
    Félix
    Guedes
    Rafa
    Jota
    Quaresma
    Bernardo Silva

    Destaque apenas para Jota que após a melhor época da carreira até ao momento reúne todas as condições para se começar a afirmar nos 23 eleitos. Quaresma é como o vinho, quanto mais velho melhor, e enquanto mantiiver o nivel exibicional que apresenta no Besiktas que cá fique por muitos anos.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 22, 2019 at 5:53 pm

    A 3 anos do Mundial e ainda há posições onde quase não existem opções..

    A FPF deveria obrigar os clubes nacionais a fomentarem a aposta em GR, centrais, laterais esquerdos e avançados em Portugal a partir do próximo ano.

    • José S.
      Posted Maio 22, 2019 at 6:13 pm

      António por vezes têm é de se apostar nos miúdos de 20, 22 anos para tal, com mais ou menos qualidade.
      Mas sim a formação ainda tem de ser mais vista e revista por todos.
      Cumps

    • offtopicguy93
      Posted Maio 22, 2019 at 6:34 pm

      Para lateral esquerdo estamos bem servidos pois está a aparecer uma das maiores promessas nacionais: Ruben Vinagre, que aos 18 anos é já joga na Premier League.
      Para central tens: Ruben dias e Ferro (um com 21 e outro com 22) e os diogos do Porto que estão a aparecer agora num plano mais profissional (aliás o Diogo Leite foi titular em alguns jogos do Porto).
      Para avançado: Tens o Felix, Jota, Gonçalo paciência e Fabio Silva do porto que apesar dos seus 17 anos, daqui a 3/4 anos poderá já ser uma opção valida.

      No que toca aos GR concordo contigo a 100000%! Se o claudio ramos não sair para um grande e evoluir vamos ficar muito carentes nessa posição.

  • Vedned11
    Posted Maio 22, 2019 at 7:17 pm

    GK: Rui Patrício (Beto, Cláudio Ramos)
    Defesa: Cancelo, Pepe, Rúben Dias, Guerreiro (Ricardo Pereira, Ferro, José Fonte)
    Meio Campo: Rúben Neves, Bruno Fernandes (Danilo, William, Pizzi, Renato, Moutinho)
    Avançados: Bernardo, Rafa, João Félix, Ronaldo (Guedes, Diogo Jota)

  • Gus Ledes
    Posted Maio 22, 2019 at 7:19 pm

    Faria algumas mudanças na convocatória do VM.
    Patrício.
    José Sá (Beto ainda pode descer de divisão na Turquia e tem 37 anos, José Sá foi titular indiscutível no vice campeão grego)
    Tiago Sá
    Guerreiro
    Ricardo (para defesa esquerdo, melhor que Mário Rui)
    Cancelo
    Semedo
    Pepe
    R. Dias
    Fonte (excelente época e titular indiscutível no vice campeão francês)
    Ferro
    Danilo
    William
    Neves
    Moutinho
    Pizzi
    Bruno Fernandes
    Bernardo Silva
    Rafa
    Guedes
    Ronaldo
    D. Jota (Excelente época e jogaria com 2 avançados móveis na frente, Ronaldo e Félix ou Jota)
    Félix (não convoco pontas de lança pois não temos nenhum bom, André Silva está lesionado, Dyego Costa apenas marcou 5 golos em 2019, apenas 1 golo desde 10 de Fevereiro e Paciência tem sido suplente no Frankfurt.
    11 titular: Patrício, Cancelo, Pepe, R. Dias, Guerreiro, Danilo, R. Neves, B. Fernandes, B. Silva, Ronaldo, Félix.

  • Richrad
    Posted Maio 22, 2019 at 7:41 pm

    Não percebo algumas das argumentações de VM… se por um lado serem apenas dois jogos de que vale um jogador que fez mais jogos que outro ao fim da época?
    Nelson Semedo em nenhum momento estará num patamar superior do Ricardo Pereira atualmente.
    Tiago Sá ou Beto não são melhor aposta que José Sá.
    Optar por Ferro e Rúben Semedo em deterioração de José Fonte não creio que seja vantajoso para a competição em questão.
    Convocar Renato em vez de André Gomes por oferecer carateristicas que estão presentes em Danilo, Rúben Neves e William Carvalho não faz sentido.
    De resto não deverá muito fugir pelo referido, Moutinho merece ser convocado e titular.
    O meu XI partiria por:
    Rui Patricio
    Pepe (?) e Rúben Dias
    Ricardo Pereira e Raphael Guerreiro
    William Carvalho (?) , Rúben Neves , Bruno Fernandes
    Rafa Silva , Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Maio 23, 2019 at 8:44 am

      E desde quando é que o FS convoca pela forma atual? Além de que o NS joga no Barcelona onde divide 50-50 com o SR e o Ricardo nem tem concorrência no Leicester. O que o NS tem contra ele é a pancada recente que levou, mas deve estar a100% na altura. E nenhum jogador tem as características do Renato, excepto o seu clone Gerson Fernandes.

      • PedroAlmeidaSLB
        Posted Maio 23, 2019 at 10:15 am

        *Gedson, obviamente

      • Richrad
        Posted Maio 26, 2019 at 6:45 pm

        Não retiro o mérito pelo trabalho que o Nelson Semedo está a fazer no Barcelona, já disse algumas vezes no VM que é na minha opinião um elemento que em condições é um jogador muito completo dentro do papel de lateral. Mas, considera que a forma actual não deverá ter efeito para uma competição, ou melhor para um jogo, ainda para mais frente a uma equipa com valências ofensivas pressupondo ter em relevo as suas fragilidades defensivas?
        Respeito de todo a sua opinião mas em contraste não lhe consigo dar razão na possibilidade de Renato ser convocado, e pelo seu exemplo, teria mais condições então o Gedson ser convocado. O Renato é um belíssimo jogador, já demonstrou-o mas de alguma forma está em condições de enquadrar uma convocatória a par de jogadores com características semelhantes e capazes de absorver a sua ausência.

        • PedroAlmeidaSLB
          Posted Maio 26, 2019 at 8:39 pm

          Como o Gedson iria sempre ao Mundial de Sub20, teria que ser o Renato. E o Gedson não tem experiência de Seleção AA, apenas 2 amigáveis. O Renato tem muita experiência em comparação.

  • Analista Especialista
    Posted Maio 22, 2019 at 8:31 pm

    Os 23 convocados de FS:
    Patrício, Beto, José Sá, Cancelo, Semedo, Pepe, Dias, Fonte, Guerreiro, Mário Rui, Danilo, William, Neves, Moutinho, Bruno Fernandes, Pizzi, João Mário, Bernardo, Guedes, Rafa, CR7, Félix e André Silva

    Os meus 23:
    Patrício, Beto, José Sá, Cancelo, Semedo, Pepe, Dias, Ferro, Guerreiro, Mário Rui, Danilo, Neves, Moutinho, Renato, Bruno Fernandes, Pizzi, Bernardo, Diogo Jota, Guedes, Rafa, CR7, Félix e Dyego Souza

    Nota para as minhas dúvidas sobre Ricardo Pereira, André Gomes e Rony Lopes por Mário Rui, Renato e Diogo Jota

  • Angelberg 1
    Posted Maio 22, 2019 at 9:47 pm

    Patrício T. Sá C. Ramos
    Cancelo Semedo
    Dias Fonte
    Pepe Ferro
    Guerreiro R. Pereira
    Neves Danilo
    William Pizzi
    B. Fernandes Moutinho
    Bernardo Gelson
    Guedes Rafa
    Ronaldo Felix
    (Dyego Souza por Gelson se Ronaldo não jogar sozinho na frente)

  • Tiago Silva
    Posted Maio 22, 2019 at 9:48 pm

    GR: Patrício, Beto e José Sá

    DF: Cancelo, Semedo, Pepe, Rúben Dias, Ferro, Guerreiro e Mário Rui

    MD: Danilo, William, Rúben Neves, André Gomes, Moutinho, Pizzi e Bruno Fernandes

    AT: Bernardo Silva, Rafa, Diogo Jota, Guedes, João Félix e Ronaldo

  • kanjy6
    Posted Maio 22, 2019 at 11:06 pm

    Levando Danilo temos “4” centrais
    Dessa forma o 11 seria
    GR: Rui Patrício
    Dd: Ricardo
    Dc: Pepe
    Dc: Ruben Dias
    De: Guerreiro
    6: Ruben Neves
    8: Moutinho
    Mad/10 Bernardo
    Mae/10 Rafa
    Avc: Félix
    Pt lança: Ronaldo
    O banco
    GR: 2 Sá (Tiago e José)
    Dd: Semedo
    Dc:
    Dc: Fonte
    De: Ricardo
    6: William/ Danilo
    8: Renato
    Mad/10 Pizzu
    10 Bruno Fernandes
    Avc: Jota
    Pt lança: Félix

    Sendo que Guedes deixa dúvida por ocupar mais os terrenos do Félix do que do Bernardo, como Guerreiro pode bem fazer MAE optava pelo Bruno (craque, mas não me parece ser fácil de integrar num 442)

  • Parib
    Posted Maio 23, 2019 at 1:59 am

    GR: R. Patricio, Beto, J. Sá
    Laterais: Cancelo, Ricardo, R. Guerreiro,
    Centrais: Pepe, Fonte, R. Dias, B.Alves
    Médios: Danilo, R. Neves, William, Moutinho, Renato Sanches, B. Fernandes, B. Silva
    Avançados: C. Ronaldo, A. Silva, Jota, Guedes, Rafa, Felix

    11: Patricio, Cancelo, Pepe, Fonte, Guerreiro, R. Neves, Moutinho, B. Fernandes, B. Silva, Rafa, Ronaldo

Deixa um comentário