Sporting – Alguns ditos notáveis do universo leonino têm se insurgido em
relação ao valor (3,5 milhões) que os leões vão receber referentes à
venda de Moutinho ao Mónaco por parte do FC Porto. Mas serão estas
críticas justas? Por um lado o clube leonino beneficiou bastante com a
valorização do médio no Dragão (os 15 milhões que recebe no total
constituem uma das 3 melhores transferências da história do Sporting),
por outro, a verdade é que esses 3,5 milhões correspondem ao melhor
encaixe do Sporting desde o Verão de 2010. Os leões neste período
venderam jogadores como Postiga, Matias Fernandez, João Pereira ou
Insúa, mas nenhum, considerando as verbas nas transferências e aquilo
que o Sporting tinha pago pelos mesmos, rendeu tanto como os 25% da
mais-valia que o clube leonino tem direito na transferência do médio ao
Mónaco. VM – Pode-se colocar em causa os moldes do negócio em 2010, o
Sporting devia se ter precavido melhor: assegurar uma % superior, por
exemplo. Mas custa perceber a postura do clube leonino em relação à
transferência de um clube rival (mesmo tendo um benefício directo). O
Sporting (factor que como o VM tem insistido contribui para a diferença
de patamar em relação aos rivais) necessita, à semelhança do que
acontece com Benfica e FC Porto, vender de maneira regular jogadores por
mais de 15/20 milhões, e esse sim deve ser o tema de debate em
Alvalade…nenhum “grande” pode querer lutar por algo quando o maior
lucro que tem são 3,5 milhões e os rivais fazem 60/70 por época.
relação ao valor (3,5 milhões) que os leões vão receber referentes à
venda de Moutinho ao Mónaco por parte do FC Porto. Mas serão estas
críticas justas? Por um lado o clube leonino beneficiou bastante com a
valorização do médio no Dragão (os 15 milhões que recebe no total
constituem uma das 3 melhores transferências da história do Sporting),
por outro, a verdade é que esses 3,5 milhões correspondem ao melhor
encaixe do Sporting desde o Verão de 2010. Os leões neste período
venderam jogadores como Postiga, Matias Fernandez, João Pereira ou
Insúa, mas nenhum, considerando as verbas nas transferências e aquilo
que o Sporting tinha pago pelos mesmos, rendeu tanto como os 25% da
mais-valia que o clube leonino tem direito na transferência do médio ao
Mónaco. VM – Pode-se colocar em causa os moldes do negócio em 2010, o
Sporting devia se ter precavido melhor: assegurar uma % superior, por
exemplo. Mas custa perceber a postura do clube leonino em relação à
transferência de um clube rival (mesmo tendo um benefício directo). O
Sporting (factor que como o VM tem insistido contribui para a diferença
de patamar em relação aos rivais) necessita, à semelhança do que
acontece com Benfica e FC Porto, vender de maneira regular jogadores por
mais de 15/20 milhões, e esse sim deve ser o tema de debate em
Alvalade…nenhum “grande” pode querer lutar por algo quando o maior
lucro que tem são 3,5 milhões e os rivais fazem 60/70 por época.
Kléber – O Marítimo foi condenado pela FIFA a pagar 2.5 milhões de euros
ao Atletico Mineiro, no denominado “caso Kléber”. O organismo
internacional referiu que os madeirenses não cumpriram o acordo
estipulado com o clube brasileiro. Esta decisão vai colocar em causa a sustentabilidade do clube (o
montante referido equivale praticamente ao orçamento de uma época)?
ao Atletico Mineiro, no denominado “caso Kléber”. O organismo
internacional referiu que os madeirenses não cumpriram o acordo
estipulado com o clube brasileiro. Esta decisão vai colocar em causa a sustentabilidade do clube (o
montante referido equivale praticamente ao orçamento de uma época)?
Sp. Braga – Os minhotos venderam Yazalde ao CFR Cluj, por 400 mil euros. O jogador português, emprestado nesta 2ª metade de temporada ao Beira-Mar, vai representar os romenos nos próximos 4 anos. O Sp. Braga ficou com os direitos de 20% de uma futura transferência do avançado. Ruben e Nildo, igualmente do Beira-Mar também interessam aos romenos. Bom negócio para os minhotos? O Cluj é uma boa opção para Yazalde?
Breves – Walter Mazzarri é o novo treinador do Inter. O italiano
deixou o Nápoles, após 4 temporadas, e substitui Andrea Stramaccioni.
Para o lugar de Mazzarri, os napolitanos apostaram em Rafa Benitez (contrato de 2 anos); Anderson Luís renovou com o Estoril até 2016 (estava em final de contrato); Torreense será o clube satélite do Belenenses nos próximos 2 anos; Danilo Di Luca
acusou positivo a EPO, no passado mês de Abril e foi automaticamente
excluído do Giro (o ciclista da Vini Fantini já havia sido suspenso por 2
anos após 2009). Bons nomes para Inter e Nápoles?


37 Comentários
Chown
Esta realidade do Sporting é triste. Os 70 milhões que o Porto fez hoje deve ser mais ao menos a soma de todas as vendas da história do Sporting.
Diz bem do fosso que separa o Sporting dos grandes.
Miguel
Concordo plenamente consigo… O Sporting só conseguirá ser uma potencia no futebol, equiparável ao Porto e Benfica quando conseguir vender 3/4 jogadores por volta dos 30 milhões (em 3/4 anos seguidos).
Se para isso é preciso investir? Sim, da maneira que é feito à 10 anos com a Academia… Dier, Ilori, João Mário, Fokobo, Bruma são jogadores que podem render dezenas de milhões ao Sporting (cada um).
APP
"do fosso que separa o Sporting dos grandes", esta frase é fantástica Chown, até porque se é grande por se ganhar em um ou dois anos, nem é por 107 anos de história ao mais alto nível. E é também fantástico como se "brinca" com o intervalo temporal, é como convém, parece que 2 anos é imenso tempo…
Pedro Tavares
Caro Chown, se por um lado concordo consigo quando fala das vendas do Sporting, que sem dúvida têm sido feitas de uma forma no mínimo absurda, terá que ter mais cautela nas suas palavras quando fala no "fosso que separa o Sporting dos grandes". Não faça confusão entre uma política de má gestão de activos desportivos com aquilo que o Sporting Clube de Portugal representa enquanto instituição centenária. Aconselho-o a pesquisar melhor sobre a história do clube, de forma a perceber que o Sporting independentemente desta politica de gestão ruinosa, é e será sempre um dos grandes de Portugal, disso não tenha a mais pequena dúvida. Preocupe-se mais com os outros grandes de Portugal, o do outro lado da 2ªcircular que ao que parece pretende ter no seu plantel a selecção da Sérvia, independentemente do valor que os jogadores possam ter, quais são as hipóteses para jovens portugueses despontarem como por exemplo Miguel Rosa que fez um óptimo campeonato? Ou então mais a norte do país, com o mesmo problema mas com jogadores maioritariamente da América do sul. Acredito que o Sporting esteja a seguir um novo rumo e que apesar das dificuldades financeiras conhecidas, terá nos seus jovens a chave para um futuro risonho que nos faça reerguer na luta pelo campeonato português.
Rui Sousa
Mas é verdade, o Sporting neste momento está separado dos grandes em todos os niveis! Que ofendidinhos…
Eduardo
Caro APP, desde a epoca 2009/2010 o Sporting fica sempre no minimo a 10 pontos do SLB/FCP (mesmo quando estes nao ganharam o campeonato). Portanto são 4 anos, e vamos lá ver para o ano ;)
Rodrigo
Nao me espanta, dada a ma gestao dos dois presidentes anteriores, mas este fenomeno ja vem de tras e esta e apenas uma das provas do fosso que existe entre o Sporting e o FC Porto. Como sportinguista revolto-me ao ver noticias destas ou ver jogadores titulares e de selecçao como Matias, Joao Pereira ou Postiga sairem por "ninharias", demonstrando a incapacidade e ignorancia futebolistica dos homens que tem estado na liderança do Sporting. Por contrario, este negocio do Moutinho acaba por render mais 5M ou perto disso, nada mau para um jogador que nem e nosso.
Mazzari podera fazer um bom trabalho no Inter, embora seja uma equipa que precisa de reforços, sobretudo a nivel ofensivo, para ter alguma hipotese contra a Juventus. Ja o Napoles vai buscar o tecnico que ganhou a Liga Europa e que apos um falhanço total no Inter estou curioso para ver como se saira no Napoles, um clube muito bem orientado nos ultimos anos e que nao ira tolerar falhanços.
Por fim, o Braga vende bem o Yazalde, dado que nao tem qualidade para entrar no plantel e, alem disso, e um jogador que tarde em explodir, muito por nao se perceber bem se tem caracteristicas de 9, extremo ou segundo avançado.
NFM monteiro
o caso do maritimo é comico…
fazem queixa a fifa e depois tem de pagar 2.5 milhoes ao Atlético Mineiro por não ter cumprido o acordo estabelecido entre os dois clubes…
quem os auxiliou a fazer a queixa contra o porto que os ajude agora porque 2.5 milhoes para a realidade do maritimo nao vai ser facil…
e segundo li so têm 30 dias para pagar…
mazzarri grande treinador embora trocar a CL por um inter que ficou em 9 nao me parece acertada… pelo menos nesta epoca
Anónimo
Concordo consigo, excepto na situação do mazzarri. É verdade que o Inter ficou muito mal e o napoles na LC mas eu penso que mazzarri olha para este projeto do inter como um projeto de 3/4 anos onde já tem alguns jogadores com valor e com certeza terá orçamento para comprar mais 3/4 peças para montar uma equipa aceitável para lutar por titulos, enquanto que no napoles tem duas peças apenas e que provavelmente uma delas irá sair (cavani) e isso irá deixar o napoles bastante desfalcado, e provavelmente não aguentará andar nestes lugares tanto a nivel do campeonato como a nivel europeu.
MF
Anónimo
E para não falar em termos financeiros, porque hoje em dia isso é o que tem mais peso nas decisões no mundo do futebol tanto em jogadores como em treinadores.
MF
Vasco
Mas não são apenas 3.5M, são 4.75 pois há que somar os 1.25 dos direitos de formação.
E apesar do "negocio dos 70M" ser bastante bom, o clube "apenas" recebe 58M (e nem estou contar com alguns milhõezinhos ao Jorge Mendes)….
Vejamos.
Moutinho: 25 – 3.5 – 1.25 = 20.5
James: 0.9 * 45 = 40.5 – 2.25 = 38.25
Moutinho + James = 58.75
E se quisermos saber o LUCRO financeiro (o desportivo é enorme e o mais importante):
James 38.25 – 13 (com as compras e vendas com os fundos no total gastaram-se cerca de 13) = 25 M€
Moutinho 20.5 – 14.2 (igualmente conta com o prejuízo das vendas de % do passe) = 6.3 M€
E já agora, Yazalde por 0.4M é pouco, um mau negócio a meu ver (a não ser que o contrato acabasse daqui a um ano).
Gil
Segundo o "Público", o Sporting não irá receber direitos de formação pois ficou estabelecido no contrato de venda ao Porto que os 25% de mais valias substituiam o mecanismo de solidariedade.
Carla
A notícia do Público não é verdadeira pelo seguinte:
O clube que, de acordo com o regulamento de transferências da FIFA, tem de pagar a compensação de solidariedade é o clube adquirente (30 dias após o registo do jogador).
Ora é juridicamente impossível ter o Sporting celebrado com o Porto esse acordo uma vez que o Porto não é o clube adquirente do jogador, é o Mónaco.
A haver algum contrato nesse sentido teria de ser celebrado, agora, entre o Sporting e o Mónaco.
diogoribeiro
Para o ano o Napoles está nos quartos da Champions.
Rodrigo
Vamos ver e o campeonato …
Bruno
Ai sim? Se passar da fase de grupos já será muito bom. É que tendo em conta que estarão no pote 4 (no máximo no 3), vão ter um grupo complicado.
Anónimo
Se conseguir segurar o Cavani, acredito que sim, agora se não conseguir terá que suar muito a camisola para chegar ao 3º lugar do grupo dando acesso á LE. Isto é se calhar num grupo com um "tubarão" e uma outra equipa do nivel do Napoles.
MF
diogoribeiro
Benitez em competiçoes a elimiar…atençao
no campeonato nao acredito que façam grande coisa mas devem estar nos 4 primeiros de certeza
joao
Penso que isso é mentira. No RVW o sporting ganhou mais que 3,5 milhões. E não, não estou a falar da diminuta percentagem que recebeu da venda ao norwish mas dessa parte mais as que foi vendendo a fundos de investimento que também devem ser tidas em conta. Logo nao concordo com essa afirmação
Anónimo
Em relação ao negócio do Yazalde até penso que seja um bom negócio, visto que o Braga não tira frutos do jogador pois nunca fica com ele no plantel e quando acabasse o contrato não iriam renovar com ele quase de certeza. Assim ainda têm algum encaixe financeiro e visto que não irão á LC todo o encaixe financeiro é bem-vindo. Penso que para o Yazalde é um excelente negócio também, o Cluj é recetivo a portugueses, quase todos que estão lá jogam e jogadores medianos vêem com muito bons olhos o Cluj até porque ultimamente tem conseguido estar presente nas competições europeias e o Yazalde pode muito bem ser titular ou um suplente bastante utilizado.
MF
FT
Acho que 400m pelo Yazalde, nao é um exelente negócio, mas considero um bom negocio. Se nao estava a ser utilizado, constatemente emprestado, provavelmente o Braga estaria a suportar todo, ou a maior parte do seu salario quando este andava emprestado, 400m acaba por nao ser mau negocio. Antes isso que sair a custo 0
SL
Rodrigo
Bem me parecia que o Di Luca andava a andar demasiado neste Giro … Tenho pena que estes ciclistas nao entendam que o doping nao e o caminho, mas pronto nao ha nada a fazer. Pena para as pessoas que confiaram nele e que agora deverao estar muito arrependidas.
João Teixeira
Quanto ao Danilo Di Luca… Ele deve ser/estar completamente maluco e fora dele, é impossível! Um atleta que esteve duas vezes suspenso, já recebeu outros 2 avisos, tem agora um novo voto de confiança e acusa EPO??? Será que ele vive neste mundo e achava que ia sair impune? É que ele fez o teste ainda antes do Giro, mas só agora sairam os resultados da análise; o que eu me pergunto é: ele esteve sem competir até ao Giro (só teve 2 dias de competição nas pernas), fez o teste (e sabia perfeitamente o que tinha tomado e qual seria o resultado), e mesmo assim aparece no Giro cheio de confiança, promessas e sorrisos? Ele deve ter um problema psicológico enorme, para além de alguma falta de inteligência. Para quem não tinha praticamente competição nenhuma este ano, ele estava a dar showoff a mais, com fugas e tentativas de vitórias e etc! Tem 37 anos, está acabado… Mas já deveria ter levado suspensão para a vida antes. Espero que a UCI ou o comité italiano aprendam com estes casos e comecem a dar penas bem mais pesadas.
E parece que o director da Vini Fantini disse que foi pressionado pelo principal patrocinador da equipa (que é amigo pessoal do Di Luca) para ele correr no Giro… E é assim que a 'amizade' levou a paga… Quem paga também é o ciclismo, as corridas e os patrocinadores!
Rodrigo
Concordo absolutamente consigo e acho que isto traduz bem a situaçao:
– «Eu acredito num corredor que me olha nos olhos e me diz ‘errei’. Mas, quando ele reincide, para mim trata-se de uma dependência. É um rapaz que precisa de ajuda. Trata-se de um ciclista antigo que não conseguiu perceber que o mundo do ciclismo já não é o mesmo», afirmou o diretor do Giro.
João Teixeira
Exactamente Rodrigo, o diretor do Giro diz bem, 'o mundo do ciclismo já não é o mesmo'. Basta ver as reações do pelotão face a esta notícia do Di Luca; antigamente, quando apareciam casos de doping, ninguém falava, ninguém dizia nada de dentro do pelotão. Era o chamado 'silêncio ensurdecedor'… ;) Hoje em dia já não é assim e basta ver as reacções no twitter de alguns ciclistas:
https://www.sbs.com.au/cyclingcentral/philip-gomes/blog/127844/the-killer-gone
Hoje em dia a cultura no pelotão é outra (quero eu acreditar). O Di Luca e o Sylvain Georges são excepções e não regras. Só é pena as pessoas que não percebem nada de ciclismo continuarem a crucificá-lo, pegando nestes casos, também graças à comunicação social. Se essas pessoas soubessem do doping no futebol…
Antonio Bastos
São valores preponderantes na equipa (mais Moutinho) e a idade conta: James em breve vai fazer 22 anos (pode fazer mais 2 grandes contratos) e Moutinho, logo a seguir faz 27, a idade para o último grande contrato, a partir da qual é "sempre a descer" (Cristiano, com 27, tem o MU a querer reavê-lo por 67 M€).
Nada mau, portanto, apesar dos 30 milhões que deverão ter sido o valor real.
Àqueles 3,5 M€ penso que serão deduzidos os 10% de Jorge Mendes, havendo a acrescer 1,25 M€ de direitos de Formação (5%).
(Note-se que os 5M€ que o FCPorto terá conseguido “transferir” de Moutinho para James correspondem a 5M€ x 25%=1,25 M€ , o valor dos direitos de Formação…)
Pessoalmente, direi que o FCPorto fez um negócio no limite do possível e que o Sporting "era Bettencourt" acabou por fazer um bom negócio.
Todos felizes, portanto.
Pedro Jorge
aos 3,5 milhões deduzem-se as comissões??
loooooooooooool…mas então quer dizer…não é o Sporting que faz o negócio e ainda tem de pagar comissões??
mas em que mundo é que vocês vivem??lá por o CM (esse grande jornal brumelho) inventar estas notícias não é para o pessoal ir todo atrás
o negócio fez-se por 25 milhões..o Sporting tem direito a 25% das mais valias, logo 3,75 mais 5% dos direitos de formação…no total dá 5 milhões…as comissões o porto que as pague
ou já existem leis a dizer que um 3º clube é k tem de pagar comissões a empresários sem estar envolvido directamente no negócio??há com cada uma
Sérgio Filipe
Boa noticia para o meu Torreense. Fico contente com esta parceira. Jogada inteligente do Belém pois assim escusa de ter equipa B. Vamos lá ver se para o ano o Torreense volta à segunda, não pode é perder os melhores jogadores no Inverno como acontece sempre.
Anónimo
Pode ser que para o ano finalmente, tenhamos condições para almejar a subida e dar visibilidade a zona oeste como há uns anos!
Saudações
Crow
Sérgio Filipe
Exacto Sr Crow. E não me venham dizer que o Chaves mete não sei quantos mil e o Farense outros tanto, metem sim mas, não em todos os jogos aposto. Enquanto o Torreense têm uma média de espectadores bastante agradável, e só não tem mais por dois motivos:
O estádio é velho e com poucos condições (veremos se melhora qualquer coisa com as obras da Soerad ao lado)
Estamos perto da capital e por vezes mais vale dar 20€ por um bilhete e ir à Luz e/ou Alvalade do que ir ao Manuel Marques por 10€
Kaz Patafta
Desejo muita sorte ao torreense. o campeonato nao pode estar tao concentrado no norte. Em resposta ao Sr. Sergio Filipe, acerca do Farense, deixe me apenas fazer um ligeiro "à parte". O Farense conta um grupo de adeptos que davam a vida pelo clube. Os South Side Ultras são para mim a melhor claque que há em Portugal. Praticamente sem fundos são um autêntico 12º jogador que o Farense tem. A título de exemplo, numa viagem à Madeira que o Farense fez para o jogo com o Ribeira Brava foram directo de Faro cerca de 80 adeptos do Farense apoiar a equipa. Pode parecer pouco mas quando se pensa que era um jogo para a 3ª divisão nacional percebemos que são numeros verdadeiramente estratoesféricos. Cumprimentos a todos
Sérgio Filipe
Sim Sr Kaz Patafta, eu sei que a claque do Farense é muito boa e organizada e muito melhor que muitas da Primeira Liga. Fui testemunha no jogo em que o Torreense recebeu o Farense. Mas, não estou a falar da claque apenas, mas sim de todos os espectadores. O meu Torreense é mesmo à Inglesa, não tem claque mas sim sócios e adeptos que estão lá sempre junto ao campo.
Contudo, não deixo de admirar o Farense e a sua avalanche de apoio.
LuisRafaelSCP
Olhando apenas para o aspecto financeiro e não sentimental e desportivo (vender um elemento da formação e o capitão a um rival nunca é positivo), os Sportinguistas não têm como criticar o negócio Moutinho, aliás, quem me dera a mim que Bettencourt, Godinho e companhia tivessem feito mais negócios deste nível!
O Marítimo meteu-se numa bela embrulhada… mas teve o que merece, esta guerra toda era escusada visto que o jogador nem sequer era deles e mais ano menos ano ia acabar por sair e a sobrevivência do Marítimo não dependia do mesmo. Vamos ver como se safam desta.. mas as próximas épocas vão ficar afectadas certamente.
Yazalde não é nenhum prodígio, mas penso que já tinha feito o suficiente para merecer uma oportunidade, é poderoso fisicamente, pode jogar na linha ou no ataque e penso que já podia ter sido util ao Braga… mas não foi uma má venda.
André
Miguel Vítor de saída do Benfica, era uma boa opção para o Sporting? Certinho, cumpre bem o que tem de fazer, é português, e deve receber um salário acessível para o Sporting.
Anónimo
Visao de mercado: E para quando uma entrada sobre mais esta pouca vergonha? E será que o moreirense não tem sócios para destituir imediatamente a direcção? Será mais um daqueles clubes artificiais, sem adeptos, sem história e sem vergonha, que abundam na nossa liga?
https://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Moreirense/interior_premium.aspx?content_id=823692
Sulista
- paul,
esperava que o yazalde se afirmasse em Braga, nunca teve uma oportunidade incompreensivelmente.
Kahuma
Epá, temos q ser sérios. Para ser não basta parecer.
Vamos fazer de contas q o negócio é exímio, ou seja o sporting faz um bom encaixe, mas temos que acima de tudo inseri-lo no contexto em que foi feito…
Primeiro que tudo e isso é bastante de conhecimento geral, o porto aproveito o pacote de vendas para fazer um bolo de 70M de euros onde repartia esse mesmo dinheiro nos dois activos como se lhes desse mais jeito… A sorte do Sporting é de o James ter uma clausula de 45M de euros e não de uma de 60M pois ai já se sabia o valor pelo qual o moutinho teria sido transferido.
Não esquecer que os moldes deste negócio foram feitos para em primeiro lugar impedir que o Moutinho jogasse no Benfica e só por isso é bem feito que tenham sido passados por cima mais uma vez pelo FCP, enquanto não compreenderem o q é q está mal no futebol português e forem por mesquinhices nojentas em que não ajudam e respeitam a instituição Sporting Clube de Portugal, não vão sair da cepa torta.