Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os 4 possíveis substitutos de Guardiola; Gaitán também deve falhar União; Duje Čop quer deixar o Málaga; Anderlecht-Arsenal na Youth League

Qual a melhor opção? O trabalho de Guardiola, que continua a ser fortemente apontado à Premier League, é desvalorizado pela ideia que o normal é conquistar a Bundesliga, mas, internamente, não será fácil repetir o seu percurso.
Ainda que a prioridade do Bayern de Munique seja renovar com Pep Guardiola, a direcção dos bávaros já começa a estudar alternativas caso não consiga segurar o catalão. De acordo com o Die Welt, a prioridade do campeão da Bundesliga é Carlo Ancelotti, mas há mais 3 treinadores na mira: Lucien Favre, que esta época foi despedido do Borussia Mönchengladbach, Guus Hiddink, que deixou a selecção holandesa em Junho e Matthias Sammer, actual director do clube alemão.


O ano passado chegou a ser associado ao Sporting – Duje Čop, que até se estreou este fim-de-semana a marcar na Liga, admitiu publicamente que pretende deixar o Málaga em Janeiro. O avançado, de 25 anos, tem sido pouco utilizado (apenas 2 jogos a titular nos últimos 3 meses) e para alimentar o sonho de representar a Croácia no Euro’2016 precisa de estar num clube onde jogue com mais regularidade.

Guedes ou Carcela? – Nico Gaitán, que já tinha falhado o Vit. Setúbal-Benfica, continua a recuperar de uma entorse no joelho esquerdo e também não deve entrar nos planos de Rui Vitória para a visita das águias à Madeira, para defrontar o União. Foi o próprio treinador dos encarnados a confirmar. “O Nico em princípio não estará amanhã. Ponto final,” disse Vitória na antevisão da partida.

Paris Saint-Germain, PSV Eindhoven, Manchester City, Barcelona, Dínamo Zagreb, Chelsea, Lyon e o Benfica juntam-se aos vencedores destes duelos nos oitavos-de-final – Já é conhecido o quadro do playoff da Youth League. Esta época com a nova regra, os segundos classificados da fase de grupos defrontam as equipas apuradas no caminho dos Campeões Nacionais, o que torna a competição mais justa.
Quadro do Playoff:
Ajax (NED) – Sevilha (ESP)
Příbram (CZE) – CSKA Moscovo (RUS)
Salzburgo (AUT) – Roma (ITA)
Anderlecht (BEL) – Arsenal (ENG)
Celtic (SCO) – Valência (ESP)
Elfsborg (SWE) – Real Madrid (ESP)
Middlesbrough (ENG) – Dínamo Kiev (UKR)
Midtjylland (DEN) – Atlético (ESP)

VM – Destaque para o duelo entre o Anderlecht e o Arsenal, com os belgas, que o ano passado foram às meias-finais, a serem favoritos. Ainda para mais considerando que este playoff disputa-se apenas num jogo. Também a Roma, semi-finalista em 2014-15, está neste playoff. Os vencedores do “play-off” junta-se nos oitavos-de-final às equipas que lideraram o caminho dos grupos da UEFA Champions League, como por exemplo o Benfica, cujo sorteio decorrerá a 15 de Fevereiro. Não poderão defrontar-se clubes que fizeram parte do mesmo grupo. 

0 Comentários

  • Sombras
    Posted Dezembro 14, 2015 at 7:05 pm

    Para se treinar o Bayern não basta ser bom treinador, é preciso entender a cultura, e todo o método de funcionamento do clube. Por essa óptica, penso que será sempre um Saxónico o próximo treinador dos Bávaros, dado que nos últimos anos, Guardiola foi mesmo a excepção. Acho que a escolha vai recair em Favre, mas caso Low saia da Mannschaft a tempo, será certamente considerado.

  • António Vilares
    Posted Dezembro 14, 2015 at 6:22 pm

    Existem quem ache o trabalho normal o de Guardiola no Bayern, para mim o trabalho é excelente pois nota-se a dedo do treinador na equipa. Eu fico colado ao ecrã sempre que o Bayern (e com Pep no Barça aconteceu-me o mesmo) e admiro as dinâmicas executadas por cada sector da equipa, e a forma como a técnica se instala no jogo das equipas do catalão. Adoraria ver o ingresso do Pep Guardiola na Premier League nomeadamente no Arsenal pois penso que seria uma evolução natural do jogo de Arsene Wenger. Contudo, Man City é quem me parece o clube com recursos mais próprios para o futebol de toque de Guardiola.
    Para o lugar do catalão gostava de ver Lucien Fevre embora seria as ideias do alemão seja distintas do Guardiola. O ano passado tinha Tuchel como principal opção mas tarde demais, já Ancelotti seria sem dúvida uma boa opção já que a capacidade do italiano na gestão de egos e a sua competência permitiram ao clube alemão continuar na senda de vitórias.

  • António Arantes
    Posted Dezembro 14, 2015 at 5:37 pm

    Alguém me pode explicar melhor como funciona este play-off que não entendi muito bem?

  • cards
    Posted Dezembro 14, 2015 at 5:02 pm

    Uma boa solução para o bayern era Jorge Jesus. Ele em competência o problema é a sua falta de cultura se ele não sabe falar português quanto mais alemão.
    Mas em termos futebolísticos nada fica a dever aos melhores do mundo.

    • Mister JóJó
      Posted Dezembro 14, 2015 at 6:53 pm

      Pior que o Benitez não fazia de certeza.

    • João Neves
      Posted Dezembro 14, 2015 at 5:47 pm

      O Jesus era comido de cebolada em todos os campeonatos que não o português e o espanhol, e no espanhol nunca se lhe poderia exigir um título de campeão, estou a falar de equipas como o Villarreal ou quanto muito o Valência.

    • Mr. Johnson10
      Posted Dezembro 14, 2015 at 5:42 pm

      Deixa o JJ estar onde está!

    • Gonçalo Duarte
      Posted Dezembro 14, 2015 at 5:34 pm

      O problema é que a comunicação,e a liderança são bem importantes,e duvido que ele aprendesse alemão aos 61 anos

    • Luís Neves
      Posted Dezembro 14, 2015 at 5:21 pm

      Nao estas a falar a serio pois nao? Ja agora acho que o AVB também seria uma boa opção.

  • Kafka I
    Posted Dezembro 14, 2015 at 4:59 pm

    Ancelotti a meu ver era o "casamento" ideal

    – Olhando para o lado do Bayern, é um treinador que sabe gerir muito bem os egos das estrelas e a sua ideia de jogo até se aproxima mais daquilo que os adeptos e até os dirigentes do Bayern gostam (Guardiola já foi criticado por mais do que uma vez na Baviera e em todo o entorno do Bayern, pelo estilo de jogo que tem)

    – Do lado de Ancelotti, depois do Real Madrid continuaria a treinar um clube top3 Mundial, e teria tudo para engordar o seu palmarés a nível de campeonato nacionais, que é muito escasso (apenas tem 3 campeonatos em quase 20 anos de carreira)…e continuaria a treinar uma equipa que lhe permitiria poder lutar pela Champions

    • Kafka I
      Posted Dezembro 14, 2015 at 8:22 pm

      Pedro

      Não são só os adeptos, os dirigentes do Bayern por mais de uma vez vieram criticar publicamente o Guardiola pelo seu estilo de jogo

    • Pedro, o Polvo
      Posted Dezembro 14, 2015 at 6:47 pm

      Estilo de jogo que os adeptos querem? Isso é uma não questão, os adeptos querem bom futebol e vitórias e há N formas de fornecer isso! Claro que há sempre críticas, o Messi se tiver um período mau tb tem críticos – mas ninguém se pode guiar por este tipo de pessoas, só mesmo alguém maluco é que o criticaria depois de tudo que ele fez.

      Mau era se um clube de top se gerisse pelo que os adeptos querem .. Claro que nós "puramente" como adeptos, queremos a equipa a atacar com 10 jogadores e com o jogo constantemente partido. Não é isso que se pode passar obviamente .. Se é equipa entra mais defensiva que o habitual (e às vezes tem de entrar), os adeptos olham logo de lado, mas se a equipa acaba por conceder poucas oportunidades ao adversário e marcar golos, já vão de pancha cheia para casa, gabarem-se aos colegas.

      É uma arte gerir este apoio das massas, vejam o LVF ou o Pinto da Costa, bem ou mal, concordem ou não, qd eles vêm dar entrevistas para falar aos adeptos nunca dizem "ah estamos cheios de dívidas e este ano quero lá saber se ganho o campeonato ou não, não vai haver investimento". Dizem sim "vamos ser protagonistas, vamos ganhar, vamos fazer isto e aquilo, vamos atacar".

      Conclusão, não concordo com Ancelotti lá. A questão das estrelas é um bocado indiferente, porque acho que o Bayern nem tem assim grandes personalidades, como Barça, Real, Man United, City, PSG.
      Um clube como o Bayern, cheio de dinheiro e auto-sustentabilidade pode dar-se ao luxo de ir buscar a nata e acho que Ancelotti, apesar de bom, não está nesse top. Eu iria buscar Simeone aquando da saída do Guardiola.

      O Cholo é, pelo menos para mim, sem dúvida dos melhores treinadores do mundo, é jovem, está motivado e pode eventualmente acrescentar algo aquela equipa a curto-médio prazo. Algo extremamente difícil depois do Pep.

    • gps
      Posted Dezembro 14, 2015 at 6:39 pm

      Há bons treinadores que não têm muitos títulos, mas não se pode tirar o mérito a um treinador como Ancelotti que tem títulos em Itália (campeonato e Liga dos campeões), Inglaterra (campeonato), França (campeonato), Espanha (Liga dos campeões)

    • KingLeao
      Posted Dezembro 14, 2015 at 5:37 pm

      Ancelotti nao seria mau mas o low tem que ser prioridade tal como Schmidt.

      SL

    • Paulo Pereira
      Posted Dezembro 14, 2015 at 5:10 pm

      Nunca tinha reparado que o Ancelotti só tinha ganho 3 campeonatos nacionais…
      Isso é medíocre, para não dizer pior.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Dezembro 14, 2015 at 4:46 pm

    Hiddink e Sammer não fazem sentido. Favre seria interessante, mas escolheria entre Ancelotti e Roger Schmidt.

    • João Neves
      Posted Dezembro 14, 2015 at 7:03 pm

      Comparações que não fazem sentido. Não sei se eras muito novinho para te lembrares mas o Simeone teve grande sucesso em quase todas as equipas na Argentina que treinou. Além de que estava na cara que era um treinador à medida da filosofia de um clube como o Atlético, que tão bem conhecia. O nome de Guardiola ainda faz menos sentido. Quem visse o Barcelona B jogar percebia logo que estava ali alguém muito especial. A identificação com o clube já há muito que estava lá. Já estava a ser preparado para o cargo. Além de que as circunstâncias da escolha de Guardiola para o Barça foram muito particulares.

      O Schmidt não tem nada de nada que ver com estes dois nomes. Um trabalho bom no Munster, um decente no Paderborn, um interessante na Áustria e outro a cumprir em Leverkusen. Nada mais. Percebo que gostes do estilo dele mas os colossos têm acima de tudo de vencer. Também gosto muito da forma como o Eddie Howe põe o Bournemouth a jogar mas não o recomendaria logo para substituir o Van Gaal no United. Ou da filosofia do Jemez mas não quer dizer que o ache uma boa escolha para o Real.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Dezembro 14, 2015 at 6:24 pm

      Aprecio particularmente a forma como as equipas dele jogam, a forma como os jogadores crescem. O futebol não são apenas resultados, mas acredito que os conseguiria no Bayern. Seria sempre uma opção de risco, até porque não é um treinador mediático ou com grande currículo, mas seria uma grande opção. Repare-se que Guardiola ou Simeone também não tinham feito nada de especial antes do sucesso na Catalunha em Madrid.

    • João Neves
      Posted Dezembro 14, 2015 at 5:44 pm

      Schmidt?? Mas podem-me explicar de uma vez por todas o que é que ele já fez para merecer uma oportunidade num tubarão? É por ter ganho um campeonato austríaco em dois anos? É por ter conseguido um quarto lugar na Alemanha o ano passado, ou seja não ter feito mais do que o objectivo mínimo do clube? É que não consigo perceber mesmo.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 14, 2015 at 4:45 pm

    Low seria a melhor opção.
    -Cabeço

  • ACT7
    Posted Dezembro 14, 2015 at 4:39 pm

    Apostaria em Joachim Löw para o Bayern, gostaria de o ver numa grande equipa. Caso a Alemanha conquiste o Euro, seria um bom destino para ele e seria uma opção minimamente segura do Bayern.

  • I.C.E.
    Posted Dezembro 14, 2015 at 4:34 pm

    A situação financeira do Bayern está impecável mas é preciso reconhecer que dentro de 2-3 anos alguns elementos como Lahm, Badstuber, Alonso, Ribery e Robben não conseguirão dar um contributo tão preponderante quanto isso e portanto, será bom sinal rever essas situações.

    Quanto a um futuro treinador, Ancelotti tem poucos títulos nacionais para a sua qualidade mas seria a melhor opção. Se quiserem um treinador alemão, podem ser contar com o Low ou com o Klopp.

    • I.C.E.
      Posted Dezembro 14, 2015 at 8:21 pm

      João Neves,

      Concordo consigo no sentido em que o Bayern devia ser um exemplo para a toda a gente no que toca a gerir um clube. Mas é preciso ver que para corresponder às exigências do clube bávaro não é nada fácil que o digam o Mario Gomez ou o Manduzick.

      Não duvido que o futuro do Bayern assente nas figuras de Alaba, Neuer, Muller ou Boateng, no entanto, é preciso estrutura e contar sempre com a compra de alguém com muito potencial dos rivais (ao puro estilo Lúcio, Zé Roberto ou Lewa) como por exemplo o Meyer ou o Çalhanaglu…

    • João Neves
      Posted Dezembro 14, 2015 at 5:52 pm

      Dentre de 2-3 anos a maior parte desses elementos que mencionas já não estão no Bayern. A renovação há muito que tem vindo a ser trabalhada. Coman, Kimmich, Bernat, Green, Gaudino, Scholl, Kurt, Lucic, Benko, Dorsch e Pantovic são o futuro.

    • I.C.E.
      Posted Dezembro 14, 2015 at 5:32 pm

      Bruno,

      No meio campo se não me engano, tinham o Hojbjerg e o Gaudino que são realmente bons tal como o Rode. Quanto ao Thiago e ao Martinez, não fossem tantas lesões podiam ser referências do clube como da seleção espanhola.

      É certo que Conan e Douglas Costa já tomam conta das alas bávaras mas convém contratar alguém num prazo médio.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 14, 2015 at 5:24 pm

      Só precisam de substituto para o Lahm. Para central têm Boateng e Benatia, e o Javi Martinez tambem rende muito nessa posição (apesar de ser mdf de origem). O Alaba tem jogado a central, e tem jogado muito bem. Para o meio-campo, J. Martinez, Vidal e Rode chegam (para o sector mais recuado, claro), e ainda têm o Thiago e mais alguns. Depois têm de contratar o Coman para colmatar as lesões de Robben e Ribery. Talvez precisem de mais alguns suplentes, mas têm bons jovens, principalmente para o meio-campo.

      Bruno

  • Nuno
    Posted Dezembro 14, 2015 at 4:31 pm

    Guus Hidink? completamente ultrapassado tal como Van Gaal? Não me parece solução.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 14, 2015 at 4:28 pm

    Gostava de saber a opinião de alguns: O Benfica é o principal favorito a ganhar esta edição, certo? Tudo bem que eu sei que é só a 1 jogo e um ou outro dia menos inspirado a melhor equipa arruma, mas..

    Loto gama

    • Vital Moreira
      Posted Dezembro 14, 2015 at 10:08 pm

      O benfica não tem muitas opções nas alas e isso pode ser um handicap.

      Há o diogo gonçalves e o jp que ainda só tem 16 anos

    • Sombras
      Posted Dezembro 14, 2015 at 8:39 pm

      o Honvéd Football Club é a melhor academia do mundo, ou não tivessem sido eles o clube formador da espinha dorsal da grande selecção húngara do mundial de 54. Concorda? Ou vê como este arugumento é ridículo? Pois, o mesmo é válido para um clube que diz que é a melhor academia do mundo por ter formado grandes jogadores, que 75% dos mesmos está aposentado.

    • Reina
      Posted Dezembro 14, 2015 at 8:32 pm

      Neste momento é inegável que o Benfica tem uma formação forte e que começa a dar frutos. Demorou…mas apareceu! Investiu e não foi pouco..mas por muito que custe a muita gente é visível..por vezes na vida temos de deixar de lado o clubismo agudo e dar a mão à palmatória.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 14, 2015 at 7:45 pm

      Afonso Silva, quando avalias a qualidade de um jogador de futebol costumas fazê-lo baseando-te no Presente ou no Passado? É que neste caso é igual, as academias são avaliadas pelo que fazem no Presente, não pelo que fizeram à 10,20 anos… Se queres provar que a academia do Sporting é a melhor do mundo, prova-o com exemplos do presente.

      Ricardo

    • Afonso Silva
      Posted Dezembro 14, 2015 at 7:05 pm

      O Miguel esquece se que apesar destes novos miúdos, autênticos magos do futebol mundial, o Sporting continuara a ser a melhor academia de Portugal, para não falar do mundo: Cristiano, Figo, Futre, Simão, Quaresma, Nani e as outras dezenas de jogadores que passaram pelas principais ligas europeias falam por si

    • Filipe Azevedo
      Posted Dezembro 14, 2015 at 6:25 pm

      MigueL, eu como Benfiquista tenho pena de haver adeptos como tu que vêm-se fingir de adeptos de outro clube só para picar. Preocupa-te com o teu (nosso?) clube que já chega.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 14, 2015 at 5:25 pm

      Eu acho que o Sporting é grande candidato a ganhar esta edição.

      MigueL
      SL

    • cards
      Posted Dezembro 14, 2015 at 5:00 pm

      vamos com calma pois a partir de agora já não existem nem Astana nem galatasaray.
      Apesar da equipa do Benfica ser forte outras equipas também o são se fossem fracas tinham sido eliminadas.

    • Mega Badjeras
      Posted Dezembro 14, 2015 at 4:43 pm

      Contando com todos os elementos acho até que é a melhor equipa em competição, agora o "problema" é que não vai contar, mas mesmo assim acho que vai chegar longe esta equipa de juniores do Benfica.

    • Vítor Cerqueira
      Posted Dezembro 14, 2015 at 4:38 pm

      Não sei se era favorito inicialmente, mas deve ter perdido muita força com a promoção do Renato.

Deixa um comentário