Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os 5 melhores centrais a jogar em Portugal

A diferença de opiniões é uma das principais riquezas do futebol – que piada tinha se todos gostassem só de um clube ou jogador? Neste sentido alguns colaboradores do Visão de Mercado, ignorando as lesões ou momento de forma, indicaram aqueles que consideram ser os 5 melhores centrais a jogar em Portugal. As escolhas:

Somando os votos dos colaboradores:
1 – Diomande (50)
2 – Tomás Araújo (26)
3 – Gonçalo Inácio (18)
4 – Debast (17)
5 – St. Juste (13)

49 Comentários

  • Red Onion
    Posted Novembro 27, 2024 at 9:49 am

    O St. Juste é o Renato Sanches das defesas. Até ofenderia estar num Top 20, quanto mais Top 5.

  • Red Onion
    Posted Novembro 27, 2024 at 9:47 am

    A lista certa é esta:
    1. Tomás Araújo
    2. Diomandé
    3. Gonçalo Inácio
    4. Nehuen Perez
    5. António Silva

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 26, 2024 at 8:08 pm

    1 – Diomandé
    2 – Tomás Araujo
    3 – St.Juste
    4 – Inácio
    5 – António Silva

  • Gndias
    Posted Novembro 26, 2024 at 6:30 pm

    Chegou mais longe que esses 2 craques
    Sim Ruben Dias está na história..lembro me das bolas de outro que ganhou
    Havia um futebol antes de Ruben Dias e depois de Ruben Dias
    Pera mas o benfica nâo tem um antro de flops? Olha que a lista é bem longa ou então a tua memória é curta ,mas acredito que não te lembres de como ganharam mtos titulos, ainda deves ter o cartão jovem ou dos amigos do clube disney

  • SportingFan1906
    Posted Novembro 26, 2024 at 3:21 pm

    O Diomandé é máquina. O único que talvez fosse melhor que ele, se não estivesse constantemente lesionado, seria o St Juste (lesões esporádicas podem ser ignoradas mas lesões constantes não, já fazem parte do jogador). Quanto aos outros, acho que o Inácio está a ser um pouco desvalorizado como usual.

  • oMeuUserName
    Posted Novembro 26, 2024 at 2:48 pm

    “ignorando as lesões ou momento de forma”, como indica o VM, tenho muita dificuldade em pôr o Diomande destacado em 1º, porque tenho muitas dúvidas que seja melhor que… o St. Juste. Se é para ignorar lesões, o St. Juste é claro candidato ao 1º lugar, na minha opinião.

    • Francisco Ramos
      Posted Novembro 26, 2024 at 3:27 pm

      O grande problema é que St. Juste tem 2800 minutos (o equivalente a 31 jogos) em 2 épocas e meia no Sporting daí que ninguém consiga garantidamente dizer que está ali um grande jogador ou não porque lhe falta a continuidade!
      *
      Caso contrário, poderíamos dizer que Nolito que igual um record de Eusébio é TOP5 de sempre a nível mundial, porque estaríamos apenas a pegar numa amostra que foram 5 jogos seguidos a marcar.

      • oMeuUserName
        Posted Novembro 26, 2024 at 5:15 pm

        E 31 jogos não chegam para perceber se um jogador é bom? Chiça! Claro que se tivesse continuidade, podia quem sabe ser de topo mundial. Mas que é um excelente central, isso é, sem dúvida nenhuma.

        • Francisco Ramos
          Posted Novembro 26, 2024 at 9:05 pm

          31 jogos em 120 para mim não ajudam a decidir porque os grandes jogadores são aqueles que conseguem mostrar sempre e não a espaços, mas essa é a minha opinião!
          *
          Para teres uma ideia do meu pensamento, Bojan fez 31 bons jogos pelo Barcelona. É um grande jogador?

          • oMeuUserName
            Posted Novembro 27, 2024 at 9:38 am

            Não interessa em quantos jogos possíveis. Para avaliar a qualidade dum jogador, 31 jogos são mais do que suficientes! Consistência e regularidade são outra coisa, mas aqui ignoram-se lesões e momentos de forma, por isso assumo que se esteja a falar de qualidade intrínseca, e não de rendimento atual. E 31 jogos são mais do que suficientes para perceber se um jogador tem qualidade ou não. O facto de serem espaçados não permitem perceber se é regular e consistente (ou se calhar permitem perceber que não é regular nem consistente fisicamente, pelo menos), mas a qualidade está lá.

            Ninguém está aqui a tentar prever quem vai ter melhor carreira, a discussão é sobre o central com mais qualidade em Portugal. Quando o Bojan aparece com 17 e 18 anos a fazer grandes jogos e marcar muitos golos na equipa principal do Barcelona, só um maluco é que não o acharia um jogador de grande futuro e um bom jogador da liga espanhola na altura (não um dos melhores, porque ele era maioritariamente suplente). O Diomande também pode ter uma carreira sempre a descer, não sabemos. O Tomás Araújo igual, o António Silva igual. Isso é irrelevante para aferir se atualmente são dos melhores centrais em Portugal ou não. O Ferro não deixa de ter sido dos melhores centrais em Portugal na época 19/20 só porque a carreira dele foi sempre a descer a partir daí, ou deixa? É que pelo teu raciocínio, só podemos avaliar se o Diomande, o Tomás Araújo e o António Silva são bons daqui a uns anos…

            • Francisco Ramos
              Posted Novembro 27, 2024 at 10:41 am

              Permite a ti, não permite a mim!
              *
              Quem me diz que os bons jogos do St. Juste não são sorte? Numa amostra pequena não conseguimos definir com certeza se ele é TOP ou não, daí que a continuidade permita avaliar a regularidade e afirmares com a certeza que te é característica que ele é bom ou não.
              *
              Vejamos Ruben Dias para dar um exemplo de um central. Ele era bom mas falavam dele da mesma forma que falam agora? Eu nunca vi, nem aqui no blog que toda a gente tem a tendência do 8 e do 80.
              *
              Sobre os exemplos que dás, Tomás Araújo já tem quase tantos minutos como St. Juste em menos uma época e vamos ver se não o ultrapassa ainda este ano. Sobre António Silva, é a tal regularidade que falo (quando apareceu era a última bolacha do pacote) para agora, após mais de 100 jogos e 9000 minutos, as pessoas terem dúvidas (até os clubes compradores) se efectivamente vale o que o Benfica pede por ele!

    • SportingFan1906
      Posted Novembro 26, 2024 at 3:17 pm

      O problema do St Juste é que não dá para ignorar lesões de um jogador que passa mais tempo lesionado do que apto. Eu também prefiro o St Juste no topo de forma ao Diomandé (ou a qualquer outro central do Sporting e da liga portuguesa), mas o St Juste nem num terço dos jogos da época está em forma (além dos jogos que perde por lesão, também precisa de recuperar a forma quando volta de lesão). E por isso prefiro o Diomandé e o Inácio ao St Juste.

      • oMeuUserName
        Posted Novembro 26, 2024 at 5:16 pm

        Lá está, daí o meu “se”. Na minha opinião, são coisas que não se conseguem ignorar num top destes. Mas como a premissa é essa, de ignorar as lesões e os momentos de forma…

    • Veridis Quo
      Posted Novembro 26, 2024 at 3:11 pm

      O St. Juste é menos forte no jogo aéreo, é menos contundente no desarme (o corpo mais esguio também leva a menor eficácia no corpo a corpo) e tem menos qualidade de passe que o Diomandé (até pelo facto do Ousmane usar muito melhor o pé esquerdo). É um central de cobertura ao espaço, de defender extremos e de transporte quando tem a bola.
      O bom dos centrais do Sporting é que são todos diferentes e quase especialistas, cada um, em sua coisa, mas não consigo meter o St. Juste no nível do Ousmane. O que é mais indicativo do qualidade do Diomandé do que propriamente do St. Juste, atenção.
      Ambos centrais para fora da realidade do futebol português. Um lá chegará, outro infelizmente não tem um corpo que o permita. Mas mesmo que tivesse, acho que nunca seria central para um colosso, mas sim para o nível abaixo. O Diomandé, por outro lado, tem tudo para chegar lá. Até por ser mais versátil. O St Juste, para esse nível, ou é central pela direta numa linha de 3 ou falso lateral (tipo Akanji ou Ben White) numa linha de 4. E aí já não estamos propriamente a falar dele como central e com as coisas que se pedem a um central.

      • oMeuUserName
        Posted Novembro 26, 2024 at 5:22 pm

        Não me parece que seja menos contundente no desarme. No resto, pegando até no que dizes, podemos dizer que o St. Juste é mais forte que o Diomande no transporte de bola, nas dobras aos colegas ou na recuperação do espaço. Por isso, tem várias coisas onde é melhor, não perde por uma margem tao grande como insinuas.
        E não me parece que o St. Juste fosse incapaz de jogar numa dupla de centrais numa grande equipa. É certo que num City ou num Arsenal, as suas características encaixariam nas que essas equipas usam muitas vezes, mas são situações específicas e pouco comuns, e os jogadores que aí jogam precisam de características de centrais, daí a especificidade. Ou seja, se o St. Juste encaixasse nessas equipas nessa posição, seria por ter boas características para central também. Aliás, falas do Akanji, mas ele joga muitas vezes na dupla de centrais, tal como o Aké, que alterna muito entre central e lateral.

  • TugadaBola
    Posted Novembro 26, 2024 at 2:05 pm

    mais uma prova do Amorim / Viana / varandas que uma equipa se constrói de tras para a frente.
    4 no top 5 (embora nao concorde) e com o quaresma a ser mencionado.
    Comparado com o Porto, como é que o 5 central tem mais nomeacoes que o segundo central do porto?

  • Petrol
    Posted Novembro 26, 2024 at 2:00 pm

    Para mim St. Juste merecia estar mais acima:
    1 – Diomandé
    2 – Tomás Araújo
    3 – St. Juste
    4 – Gonçalo Inácio
    5 – António Silva

    Há aqui posições em que facilmente podem haver mudanças. Tomás Araújo tem estado intratável. Debast tem potencial, tem de melhor as faltas de atenção. António Silva está claramente desvalorizado e neste momento não é possível perceber a sua real valia

  • Ss
    Posted Novembro 26, 2024 at 1:24 pm

    Acho que é o primeiro top que discordo quase com tudo, expecto o primeiro lugar! Diomande é diferenciado. Pela qualidade do jogador seria, pelo menos para mim:

    Diomande
    Quaresma
    Inácio
    Araújo
    Debast

    E a seguir seria:

    St Juste
    Djaló
    Perez
    Otamendi
    Reis
    Diakité

    Que me perdoem, mas o António Silva, tem muitas qualidades, mas não acredito que tenha o nível que lhe querem meter.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Novembro 26, 2024 at 4:30 pm

      Estás perdoado, mas não deixa de ser estranho ele estar atrás desse Diakité, do Otamendi e do Matheus Reis.

  • UselessAlt
    Posted Novembro 26, 2024 at 1:23 pm

    Mais do que discutir a ordem do top, estas votações deviam servir para se analisar o top e perceber o nível preocupante em que está o campeonato português. Só os grandes metem jogadores no top5 e o pior é que nem sequer estamos a falar de grandes craques, muitos deles não são nada de especial. O caso dos centrais nem é o melhor exemplo porque jogam 2-3 ao mesmo tempo, mas por exemplo nos laterais esquerdos o Sporting meter 3 jogadores é surreal .. o suplente do suplente é melhor que o titular de Bragas, Guimarães etc.. dá que pensar.

  • TF
    Posted Novembro 26, 2024 at 1:02 pm

    1° Diomande
    2° Tomás Araújo

    Tudo o resto é escolha pessoal, mas esses são os melhores centrais do campeonato. Diomande a meu ver, é o melhor central do campeonato por várias razões enumeradas.

  • OInvencivel
    Posted Novembro 26, 2024 at 12:57 pm

    1 – António Silva
    2 – Tomás Araujo
    3 – Otamendi
    4 – Diomande
    5 – Bajrami

  • Veridis Quo
    Posted Novembro 26, 2024 at 12:46 pm

    Diomandé, depois os outros. É o mais completo e aquele com o tecto mais alto. Tecnicamente está à vontade, é praticamente ambidestro, melhorou no jogo aéreo defensivo e fisicamente é de um patamar à parte (a facilidade nos duelos inpressiona) em relação aos Debasts, Inácios, Antónios e Araújos. E já anda por aqui há 3 anos, mas não esquecer que é de dezembro de 2003. O Tomás, por exemplo, está a estabelecer-se agora e é o new kid on the block e está com hype por isso (e bem, é um ótimo central)… e é 1 ano e meio mais velho que o Ousmane.
    Bom ver que o Otamendi já não entra muito aqui. Constantemente a enterrar há anos, mas quando é tops e estas brincadeiras de 11 contra 11, entra sempre, vá-se lá perceber porquê. Por rendimento e qualidade, há muito que já não entraria.

  • Neville Longbottom
    Posted Novembro 26, 2024 at 12:37 pm

    Edu Quaresma <3

  • Francisco Ramos
    Posted Novembro 26, 2024 at 12:37 pm

    Na minha opinião concordo com o TOP3 e a sua ordem e prefiro Tomás a Inácio porque a primeira função de um central é defender e acho que Tomás faz isso melhor que Inácio tendo saída de bola semelhante!
    *
    A partir do Top3 é que a coisa complica para mim:
    – Debast: Acho que ainda comete muitos erros para ser considerado dos melhores (para já).
    – St. Juste: Não fossem as lesões e seria uma certeza mas com tão poucos minutos não consigo ter uma percepção clara porque é na continuidade que vemos quem é efectivamente bom.
    – António Silva: Entrava de caras no ano passado mas agora parece que regrediu (novo Ferro ou dará a volta?).
    – Djaló: Joga no lado errado e com isso não mostra o que se perspetivava, principalmente no Lille.
    – Perez: Pensei que ia ser um bicho naquela defesa e fiquei maravilhado com a contratação, agora parece que 17M é uma exorbitância para o jogador. Fase do clube ou do jogador?
    – Quaresma: Não sei como não tem mais votos, sempre que vi jogar agradou-me imenso.
    – Niakaté: Não fossem as expulsões com erros infantis e estaríamos a falar que facilmente entraria neste top.
    – Matheus Reis: Para mim é neste TOP que ele entraria e sempre que joga garante solidez defensiva e capacidade ofensiva.

  • Stravinsky
    Posted Novembro 26, 2024 at 12:34 pm

    Interessante. Os tops são muito díspares entre si após o 1º lugar.
    Temos jogadores que em alguns tops estão no 2º lugar e noutros nem entram.
    Acho que não concordo totalmente com nenhum.

  • Ricardo10_
    Posted Novembro 26, 2024 at 12:15 pm

    Só haters do Gonçalo Inácio… ?

  • Nickles
    Posted Novembro 26, 2024 at 11:52 am

    Diomande com 50 pontos quando há Tomás Araújo ?

    • pg1960
      Posted Novembro 26, 2024 at 5:03 pm

      Este miúdo só vê os jogos do Benfica está mais que visto … Ou então é muito grave.

      Abaixo ainda mostras mais a falta de cultura futebolística quando comparado o pavlidis ao gyokeres.

      Faz me lembrar as famosas discussões do Pizzi contra o Bruno Fernandes, ou do Gedson esse prodígio, ou o ferro, ou o to silva ou basicamente qualquer gajo que seja jogador do Benfica… Nem precisa de ser titular como está provado pelo último nesta lista

    • Gndias
      Posted Novembro 26, 2024 at 1:41 pm

      Não chegou o hype Ferro e Tó Silva

      • Ricardo10_
        Posted Novembro 26, 2024 at 4:10 pm

        Sabes se o Beto já chegou a Madrid?
        Um clube cheio de adeptos que sempre idolatraram jogadores medianos e banais, a falar dos outros. Um antro de flops e mediocridade com um inexplicável complexo de superioridade. Se sempre o foram mesmo com tanta mediocridade, imaginem como está a peitaça agora. No dia que tiverem um central com metade da qualidade e do palmarés do Rúben Dias, podem ir para o Marquês.

        • 2DedosDeTesta_
          Posted Novembro 27, 2024 at 8:59 am

          Qual peitaça? Larga a medicaçao bro, já andas a ver coisas

        • Mushy
          Posted Novembro 26, 2024 at 7:07 pm

          Relaxa… tanta azia só faz mal à saúde..
          Enquanto isso o Henrique Araújo que “recusaram” 40M do Real Madrid foi emprestado ao colosso Arouca, só para falar de flops…
          Não se trata de flops, trata-se apenas da propaganda habitual do benfica quando dão 2 toques na bola seguidos, eles não tem culpa..

          • Ricardo10_
            Posted Novembro 27, 2024 at 10:54 am

            “Jovane Cabral, a nova pérola cabo-verdiana que encanta o Sporting”
            “«Libertar Chermiti por 20 milhões seria uma decisão inexplicável e sem racionalidade»” “Reims sonda a jovem pérola do Sporting Chermiti”
            “Dário Essugo na lista de Deco para o futuro do Barcelona” “Dário Essugo apontado ao Real Madrid”
            “Manchester United, Liverpool, Manchester City e Chelsea estão a seguir atentamente a evolução de Carlos Mané” “Carlos Mané, o Ronaldo da Quinta do Mocho a mais recente pérola do clube de Alvalade ”
            “Betinho é pérola milionária para segurar” “O elevado valor da cláusula de Betinho não está apenas no topo da história do futebol dos leões, mas de todo o panorama nacional. Atualmente (e para além de Cissé), só Salvio, Iturbe e Óscar Cardozo têm clausulas de rescisão tão elevadas”

            E podia continuar com o Tobias Figueiredo, o Filipe Chaby, o Edgar Ié , o Iuri Medeiros e tantos outros craques, elevados a deuses por adeptos do Sporting e pela comunicação social. Mas como vocês não têm noção do ridículo, continuam a julgar que são diferentes, tal como julgam ser os justiceiros da honestidade, melhores do que o Benfica e mais prejudicados do que o Benfica em tudo. Só os jogadores do Benfica é que são alvo da propaganda da comunicação social, só os do Benfica é que são vendidos graças à comunicação social, quem os compra são todos burros que nada percebem de futebol. Já os do Sporting têm de lutar contra tudo e contra todos, têm de ser mesmo muitos bons para serem vendidos, que é para quem os compra não ser enganado pelo Benfica! A vossa visão do futebol e os vossos complexos são uma mistura de comédia com drama. Dão pena mas ao mesmo tempo fazem rir à brava.

        • Neville Longbottom
          Posted Novembro 26, 2024 at 5:37 pm

          O engraçado é que não vejo um único sportinguista neste espaço, nos últimos meses com peitaça. Mas isso é normal, porque muitos poucos de nós (nenhuns eventualmente) percebem de futebol.

    • Anomalias
      Posted Novembro 26, 2024 at 12:57 pm

      Ou isto é uma piada propositada, ou é uma piada involuntária. Fiquei na dúvida mas ri-me de qualquer forma

    • SCP_Lab
      Posted Novembro 26, 2024 at 12:35 pm

      Coitado do Araújo ao lado do Diamonde. Se não sofresses de clubite aguda, conseguias ver. Se não for o único é dos pouco que é TOP 1 para todos os colaboradores do VM. Estão todos errados, só tu é que estás bem.

Deixa um comentário