Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os 5 melhores extremos esquerdos a jogar em Portugal

A diferença de opiniões é uma das principais riquezas do futebol – que piada tinha se todos gostassem só de um clube ou jogador? Neste sentido alguns colaboradores do Visão de Mercado, ignorando as lesões ou momento de forma, indicaram aqueles que consideram ser os 5 melhores extremos esquerdos a jogar em Portugal. As escolhas:

Somando os votos:
1- Pote (40)
2- Pepê (38)
3- Ricardo Horta (27)
4- Galeno (18)
5- Arthur Gomes (5)

39 Comentários

  • Totti
    Posted Novembro 15, 2022 at 3:48 pm

    Nenhum fora de série diz bem da qualidade este ano em termos de extremos esquerdos a atuar em Portugal

    • Niall joaQuinn
      Posted Novembro 15, 2022 at 4:09 pm

      Não sei o que consideras fora-de-série, mas vejo aqui jogadores diferenciados e não acho que o nível noutras posições seja superior.

      Tudo depende do que se considera fora-de-série. Se for uma estrela mundial, então não há aqui nem em nenhuma outra posição do campeonato português.

      • Stromberg
        Posted Novembro 15, 2022 at 4:26 pm

        Não concordo. Existem, sim, jogadores no campeonato com potencial para serem estrelas mundiais:

        – Diogo Costa
        – Enzo Fernández
        – David Neres
        – António Silva
        – o próprio Pepe é uma estrela mundial, apesar de estar em final de carreira

      • Mantorras
        Posted Novembro 15, 2022 at 4:27 pm

        Diogo e claramente alguem que tem esse nivel, Enzo e Ugarte podem la chegar tambem, mais Otamendi e Pepe que ja foram e estao de saida desse grupo.

        Dizer que ha extremos esquerdos no nivel de Enzo ou Diogo, por exemplo, seria errado, na minha opiniao.

      • Totti
        Posted Novembro 15, 2022 at 4:44 pm

        Basta comparar com o ano passado e tinhas a extremo esquerdo Luis Diaz e até mesmo o Rafa poderia muito bem estar nesta lista, ou no limite o Sarabia (apesar de ter jogado maioria dos jogos a extremo direito, mas diria que se jogasse na esquerda ninguem ficava escandalizado) só nestes 3 os 5 dessa lista não fazem uma perna. Relativo a ser fora-de-série tens vários noutras posições em portugal.
        GR – Diogo Costa
        Defesas – Porro
        Médios – Enzo
        PL – Realmente não vejo nenhum fora de série

        Fora-de-série = jogadores com capacidade para pertencer a um clube top mundial

  • MOzil10
    Posted Novembro 15, 2022 at 4:00 pm

    Godwin é bem melhor que Galeno e Arthur Gomes, este então nem se compara. Vive de um golo marcado contra o Tottenham.
    Mas pronto, se queres ser considerado tens de jogar num grande.

    • Stromberg
      Posted Novembro 15, 2022 at 4:05 pm

      Concordo relativamente ao Godwin. Já aqui o sugeri como opção para o Benfica, agora em Janeiro.

      Quanto ao top, discordo, na medida em que, para todos os efeitos, o Rafa é extremo-esquerdo e não está a ser considerado.

    • Neville Longbottom
      Posted Novembro 15, 2022 at 4:07 pm

      Um bocado estranho.

      Eu nunca consideraria o Arthur para aqui mas o caro claramente não tem visto os jogos do Arthur.

      Ainda em Londres saem dos pés dele 2 lances de golo iminente do Sporting que podiam ter matado o jogo com 0-2.

      • MOzil10
        Posted Novembro 15, 2022 at 5:53 pm

        Se o Arthur Gomes jogasse no Casa Pia e o Godwin no Sporting eu queria ver como ficaria este top.

        • Neville Longbottom
          Posted Novembro 15, 2022 at 8:32 pm

          Não entendi essa resposta.

          O Arthur objetivamente não vive de um golo marcado ao Tottenham. Vive de mais do que isso e é visível em várias conversas de sportinguistas.

          Mas mesmo que vivesse apenas disso, continua a ser mais do que o Godwin fez na carreira.

          • MOzil10
            Posted Novembro 16, 2022 at 1:05 pm

            O único jogo que viste do Godwin foi contra o Sporting e mesmo assim não sei não. Pelas coisas que dizes por aqui eu às vezes acredito que não vês futebol e só vens aqui mandar postas de pescada.

    • Mantorras
      Posted Novembro 15, 2022 at 4:30 pm

      Tem jogado bem mais que isso o Arthur.
      E umjogador bastante interessante. Conduz rapido e com grande controlo, leva a bola coladinha e cabeca levantada. Passa bem, no momento certo, e tem demonstrado bom drible/tecnica.

      A avaliacao individual dele e muito boa, dentro da equipa depois pode nao render, mas acho que ainda vai mostrar muito mais. Tem tempo e talento para isso.

      Isto nao retira valor ao Godwin, por exemplo.

    • Kacal
      Posted Novembro 16, 2022 at 1:46 pm

      Por acaso acho que o Godwin é algo sobrevalorizado. Está com o “hype” de estar em destaque num clube em destaque nesta época.

      Sempre que o vi jogar ficou no “bolso” do adversário. Só assim de cabeça lembro-me de jogos recentes contra Vizela e Braga onde não teve qualquer hipotese no 1×1 contra Tomás Silva e Tormena, respectivamente. Noutros jogos que vi desequilibrou mas em termos práticos nada fez porque a sua decisão a definir é muito fraca.

      É um jogador muito veloz sem duvida e tem bom drible, com espaço consegue desequilibrar mas que define mal e sem espaço é inexistente. Ainda tem margem de progressão portanto poderá evoluir, mas não me encanta sinceramente.

      Arthur Gomes pouco provou ainda portanto aceito que seja inferior ao Godwin, mas dizer que o Godwin é bem melhor que o Galeno acho cómico com todo o respeito, são jogadores idênticos no estilo mas o Galeno é superior em tudo inclusive a definir onde foi melhorando, nem falo do que já provou na carreira de Rio Ave, passando pelo Braga e agora no Porto.

  • Goncalo Silva
    Posted Novembro 15, 2022 at 4:08 pm

    Tendo em conta que considerei Pote nos segundos avançados, o meu top-5 é o seguinte:

    1 – Pepê
    2 – Ricardo Horta
    3 – Galeno
    4 – Godwin
    5 – Verón

    • Goncalo Silva
      Posted Novembro 15, 2022 at 4:19 pm

      Esqueci-me completamente de Nuno Santos, já que têm jogado a ala. Coloco-o em terceiro, descendo Galeno e Godwin.

  • Francisco Ramos
    Posted Novembro 15, 2022 at 4:10 pm

    Pote para mim é médio ofensivo pelo que irei contar com ele noutra votação (tal como João Mário joga nesta posição e não é visto como extremo esquerdo).

    Para mim, o jogador mais diferenciado na posição é Pepê. Infelizmente para nós e para ele joga em todos os sítios, incluindo defesa direito, porque não há mais. Mas é na ala esquerda que ele mais produz!

    A seguir para mim Ricardo Horta. É alguém que consegue acrescentar muitas estatísticas ao seu jogo (golos e assistências) o que o valoriza enquanto jogador. Esta época já leva 7 golos e 6 assistências, além de toda a influência no jogo ofensivo do Braga.

    Logo a seguir, Nuno Santos e Galeno seriam as minhas escolhas. E para fechar o Top, gostei bastante de Godwin, Nélson Luz e Kenji Gorré sem ter uma preferência clara porque avaliamos, também, com base no desempenho coletivo e na forma de jogar das equipas onde estão inseridos (sendo o Casa Pia o modelo mais atrativo).

  • Tiago Peixoto
    Posted Novembro 15, 2022 at 4:17 pm

    Ao Pepê continuam a faltar os números (só 11 G/A na época passada, apesar de nesta “já” ter 7), porque de resto é em tudo superior ao Pote (que não considero de todo um extremo, mas é mais perto de onde tem jogado no Sporting). O brasileiro é um jogador soberbo, um regalo para qualquer adepto de futebol, que junta à sua velocidade, técnica requintada e visão apurada, uma enorme polivalencia (é um desperdício “perder” tantos jogos preso na posição de lateral direito, mas a verdade é que, apesar de não ser nada de especial defensivamente, é o melhor “DD” a defender no plantel).

    De resto, o Pote seria o meu segundo, com o Horta em terceiro. Quanto ao Galeno, é demasiado 8 ou 80. Muito trapalhão, muito “atabalhoado”, mas muito perigoso e rápido, com um remate canhão (remata melhor a 30 metros da baliza do que à frente do GR dentro da área). É um bom jogador para sacar uma coelhos da cartola de vez em quando, mas não está à altura dos outros 3 acima. Para fechar, colocaria o Godwin do Casa Pia em 5.º lugar. É um jogador muito interessante, bem mais que o Arthur Gomes, na minha opinião.

  • Mantorras
    Posted Novembro 15, 2022 at 4:31 pm

    Colocaria Rafa em primeiro, mas tem jogado no meio. Assim sendo:

    1. Pepe
    2. Pote
    3. Horta
    4. Galeno
    5. Nuno Santos

    Acho que o melhor de todos sera Veron, mas ainda nao mostrou. Para o ano deve ser titularissimo e o melhor do campoeonato na posicao.

  • Bruno Cunha
    Posted Novembro 15, 2022 at 4:33 pm

    Porque tive este debate em pessoa recentemente e gerou discussão quero deixar aqui uma votação:

    Pêpe vs Neres – Quem é o melhor jogador?

    Votei Pêpe por ser mais inteligente e completo no entanto Neres tem uma capacidade de decidir jogos muito forte.

    • Francisco Ramos
      Posted Novembro 15, 2022 at 4:57 pm

      Acho o Pepê mais completo mas acho o Neres melhor jogador (em técnica, definição e último toque) no que toca ao último terço.

      Contudo uma comparação real tinha que o Pepê jogar sempre no último terço e não tarda tem tantos jogos a lateral como a extremo.

      • The Mo
        Posted Novembro 15, 2022 at 5:15 pm

        Técnica é diferente de freestyle.
        O Neres não tem mais técnica que Pepê.

        • Francisco Ramos
          Posted Novembro 15, 2022 at 5:47 pm

          São opiniões.

          Para mim Neres tem mais técnica que Pepê. Em finta curta, em receção orientada e em último toque (golo ou assistência), a técnica de Neres é superior!

          Para freestyle, temos o Séan Garnier.

    • Kacal
      Posted Novembro 15, 2022 at 6:33 pm

      Acho o Neres um maior talento puro, mas o Pepê parece-me o melhor jogador atualmente. Para mim o diferencial é a consistência, a capacidade de fazer a diferença no colectivo durante 90 minutos. O Neres é capaz de sacar um coelho da cartola e decidir um jogo com um pormenor delicioso ou um golaço, mas acho que não tem a influência no jogo que tem o Pepê durante tanto tempo.

    • Mantorras
      Posted Novembro 15, 2022 at 9:50 pm

      Como desiquilibrador: Neres. No entanto, o Pepe é mais complto e faz mais posicoes. Depende do que queres para a equipa e do enquadramento colectivo. Nenhum é tao melhor que o outro para se dizer que o sera em qualquer perspectiva.

      • Mantorras
        Posted Novembro 15, 2022 at 9:51 pm

        Por exemplo, o Neres dificilmente jogaria no Porto, com SC, porque defende muito pouco. So que no Benfica nao trocava o Neres pelo Pepe, porque o Neres encaixa melhor no que falta ali.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Novembro 15, 2022 at 6:07 pm

    Queria fazer um debate conceptual sobre extremos. No futebol de hoje não há propriamente extremos, e já há mais de uma década que é assim. Tipo por exemplo quando aparecem Messi e Ronaldo eram extremos de origem, mas foram evoluindo para posições centrais no campo.

    No futebol de hoje quem muitas vezes cumpre a função dos antigos extremos são os laterais mais ofensivos, alargando o campo com a sua ação e centrando bolas. Não vou aos tempos que não vivi do Albano e do Simões, vou ao Chalana e ao Futre, que sim eram mesmo extremos, jogavam basicamente junto à linha. E os dois eram dois grandes jogadores, mas a posição de onde partiam era a linha.

    A carreira de um jogador como Figo já indiciava uma mudança na posição, tendo claramente evoluído nos seus anos a função. Giggs ou Beckham tiveram um percurso semelhante. Nesse sentido quando me vem à cabeça o último dos moicanos lembro-me do Marc Overmars, cuja memória junto à linha conservo, e pouco mais.

    Esta reflexão creio que serve para dizer que o futebol mudou, e que quer os extremos, quer a função de 10 estão em vias de extinção, se é que não estão extintos mesmo. Hoje eu diria que muitos dos jogadores a quem chamamos extremos são no futebol antigo interiores ou segundos avançados.

    • Neville Longbottom
      Posted Novembro 15, 2022 at 8:30 pm

      Também acho isso. E dou o exemplo do Di Maria também.

      Lembro-me do Overmars mas dessa forma de jogar mais vertical e mais de linha recordo o Duff da primeira passagem do Mourinho pelo Chelsea.

      • Xyeh
        Posted Novembro 16, 2022 at 11:39 am

        Para mim o Di Maria e Hulk são os últimos dos extremos à moda antiga.

        • MR
          Posted Novembro 16, 2022 at 3:14 pm

          Hulk extremo à moda antiga ahahahahha
          Sendo que Hulk jogava à direita com pé esquerdo, como é que pode ser extremo à moda antiga?

    • Mantorras
      Posted Novembro 15, 2022 at 10:02 pm

      Acho que disseste quase tudo e deixaste pouca coisa para a discussao xD

      Totalmente de acordo com a “reflexao”. Julgo que ao longo do tempo os extremos se tornaram “nos numeros 10”, posicao que por sua vez foi desaparecendo. Ha varios tipos, mas no geral, jogam mais por dentro e entre linhas, e nao tao abertos (so a espacos).

      Sempre achei, por exemplo, o Perisic um jogador “a antiga”, pela verticalidade, mas mesmo ele era um jogador que aparecia muito no meio e muitas vezes como avancado, flectir para dentro e rematar. Como Bale, no inicio de carreira, antes de rumar ao Real, onde passou a jogar no outro lado.

  • Kacal
    Posted Novembro 15, 2022 at 6:35 pm

    É assim considerando o Pote como extremo temos que considerar o Rafa como tal também portanto era ele que colocava em 1º com o Pepê em 2º. O Pote até joga mais a #8 que a extremo. O ataque do Sporting não é com extremos propriamente. Mas coloco o Pote no top3. Depois para completar o top5 diria Horta e Galeno.

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 15, 2022 at 7:08 pm

    Considerei o Pote nos médios ofensivos portanto não o posso considerar aqui. Sendo assim:

    1 – Pepê
    2 – Ricardo Horta
    3 – Nuno Santos
    4 – Galeno
    5 – Godwin

    Também há outros nomes como Tiago Gouveia, Arthur Gomes ou Puma Rodriguez que poderiam muito bem estar aqui.

Deixa um comentário