Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os 5 melhores laterais esquerdos a jogar em Portugal

A diferença de opiniões é uma das principais riquezas do futebol – que piada tinha se todos gostassem só de um clube ou jogador? Neste sentido alguns colaboradores do Visão de Mercado, ignorando as lesões ou momento de forma, indicaram aqueles que consideram ser os 5 melhores laterais esquerdos a jogar em Portugal. As escolhas:

Somando os votos:
1- Grimaldo (45)
2- Nuno Santos (35)
3- Sequeira (16)
4- Zaidu (13)
5- Ristic (6)

46 Comentários

  • Alexandre Frota
    Posted Novembro 4, 2022 at 3:58 pm

    O que é que o Ristic, um prefeito desconhecido para 95% dos adeptos em Portugal, mostrou para estar neste top 5? Logo de cabeça vem-me o nome do Leonardo Lelo que mostra ser jogador para outros voos. Não consigo compreender

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 4, 2022 at 4:27 pm

      Como é que o Ristic pode ser considerado o 5 melhor a actuar em Portugal quando nem sequer me lembro de um jogo que tenha feito pelo Benfica??

    • Mantorras
      Posted Novembro 4, 2022 at 4:37 pm

      Na verdade? Nada.
      So se o conhecerem da Franca, mas o que vi dele la nao me impressionou.
      Subscrevo quanto ao Lelo, nao tem nivel para o City, como disse o Clismo um dia, mas e um jogador bastante interessante por ca.

  • Kacal
    Posted Novembro 4, 2022 at 3:59 pm

    Concordo com o top4, mas não colocaria Ristic no 5º. Até pode ser mas alguém que pouco jogou em Portugal ainda não vou considerá-lo já top5. Caso contrário o Wendell pela qualidade e o que já fez na Bundesliga seria 5º. Colocaria antes Seck, Leonardo Lelo ou Helder Sá como 5º.

    • Tiago Silva
      Posted Novembro 4, 2022 at 6:39 pm

      Kacal não concordo nada com Seck e Hélder Sá. Jogadores como o Quaresma, Mangas ou Vítor Costa são bem superiores na minha opinião.

      • Kacal
        Posted Novembro 5, 2022 at 1:55 pm

        Pode não ser o top mais adequado mas eu falei apenas dentro do que conheço e vi jogar mais vezes. Esses nomes que referiste não conheço bem por isso não opinei. Mas admito que tenhas razão, embora eu goste bastante do Lelo e o coloque em 5º.

  • rmatos24
    Posted Novembro 4, 2022 at 4:01 pm

    Mais um top em que o primeiro lugar é indiscutível. Mas também é um top que mostra que a qualidade de laterais esquerdos em Portugal atualmente está nivelada por baixo. Nuno Santos nem lateral é, mas está aqui por mérito próprio pela excelente época que tem feito. Zaidu vai cumprindo, mas mantém-se como dos mais criticados pelas suas limitações técnicas. Sequeira até poderia vir acima, mas a lesão grave que teve no ano passado interrompeu a ascensão que estava a ter e agora precisa de tempo. Ristic? Epá, o pouco que vi (e sou do Benfica) não me pareceu nada de especial, muito pelo contrário. Bom fisicamente, mas limitado tecnicamente e lento de processos (precisa de jogar claro para se avaliar melhor, mas vir neste top parece-me claramente exagerado). Penso que Lelo justificaria muito mais, bem como o Mangas do Boavista.

  • fanatic
    Posted Novembro 4, 2022 at 4:02 pm

    Calculo que o Matheus Reis nao esteja a contar para esta posição mas devia contar. Por outro lado, Nuno Santos deveria contar para médio/extremo esquerdo

    1-Grimaldo
    2- Matheus Reis
    3-Zaidu
    4-Sequeira
    5-Ristic

    • Pao com Presunto
      Posted Novembro 5, 2022 at 4:41 pm

      Mas por essa lógica o Nuno Santos também é lateral… este ano deve ter escalado 1 ou 2x para extremo no 11 do SCP. Sendo que o Matheus Reis até tem alinhado mais a central.

      • Pao com Presunto
        Posted Novembro 5, 2022 at 4:42 pm

        *Isto falando do histórico de jogos, presumo que seja essa a lógica por detrás do comentário.

  • FMSM
    Posted Novembro 4, 2022 at 4:05 pm

    Com o respeito que tenho pelo Zaidu que dá sempre tudo em campo, preferia ter o Quaresma do Arouca. Tenho a certeza que faria um ótimo trabalho.

  • BENFICA36
    Posted Novembro 4, 2022 at 4:06 pm

    Diogo Costa

    Porro
    Otamendi
    António Silva
    Grimaldo

    Florentino
    Enzo Fernández

    Rafa Silva
    Otávio
    Pote

    Taremi

    Menções honrosas para : Vlachodimos, Alexander Bah , Coates,Niakite , Matheus Reis , Ugarte,Uribe,Morita, Eustáquio,Nuno Santos, Edwards, João Mário, David Neres, Gonçalo Ramos, Vitinha, Ricardo Horta,Banza,Abel Ruiz,Al Musrati,Galeno e Pepe .

    • AndreFD
      Posted Novembro 4, 2022 at 4:55 pm

      Não se nota nada que és benfiquista ?

      • BENFICA36
        Posted Novembro 4, 2022 at 5:44 pm

        Meter o Pepe pelo António Silva quando o Pepe têm quase 40 anos …

        Florentino vs Ugarte vs Uribe , qualquer um deles pode estar ali, apenas meto Florentino porque está numa excelente forma e a varrer tudo .

        Meti Rafa porque é neste momento top 5 em melhor forma no campeonato português, meti Otávio e Taremi e escolhi Pote como podia escolher Edwards .

        Onde está a clubite ? Acho normal ter mais elementos do Benfica tendo em conta a performance desportiva ,no ano passado seria Uribe,Vitinha, Pepe, Mbemba , há 2 anos seria Coates,Gonçalo Inácio, Nuno Mendes …

        Futebol é momento e este é o melhor 11 em Portugal no momento .

        • Sporting1906
          Posted Novembro 4, 2022 at 10:21 pm

          Futebol é momento porquê? Se eu escrever futebol é memória também passa a ser verdade só porque soa bem? Numa escolha do melhor 11 a jogar em Portugal, ignorando lesões e momentos de forma (note bem esta parte, está escrita no post), pôr o António Silva a sentar o Pepe e o Coates e o Florentino a sentar o Uribe e o Ugarte é absurdo. Com o resto do 11 concordo.

  • Rodrigo 77
    Posted Novembro 4, 2022 at 4:22 pm

    O Leonardo Lelo se trabalhar (muito) os seus aspectos defensivos vai ser um lateral para chegar a um patamar alto no futebol que.

  • feelfreeyouare
    Posted Novembro 4, 2022 at 4:22 pm

    Ignorando lesões e momentos de forma:
    1. Grimaldo.
    2. Mangas
    3. Nuno Santos (não é lateral esquerdo, mas joga nessa posição)

    Focando-me no Benfica, as pessoas têm memória curta mas lembro-me de há bem pouco tempo o Grimaldo ser incompetente em todos os processos defensivos da equipa. Mudou muito no final da época passada e está a fazer uma época enorme mas isso não apaga a verdade: o último lateral esquerdo top que tivemos foi o Fábio Coentrão…

  • Kacal
    Posted Novembro 4, 2022 at 4:23 pm

    E o Zaidu só coloco no top5 porque fisicamente tem boa capacidade e é esforçado tendo cumprido muitas vezes no Porto, é o titular. Mas ofensivamente e tecnicamente talvez nem top10 da Liga seja. É muito raro vê-lo a dar profundidade como deve ser, no 1×1 é fraquissimo e muitas vezes para o jogo da equipa naquele lado jogando para trás e para os lados. Há vários laterais mais capazes nesses aspectos.

  • The Mo
    Posted Novembro 4, 2022 at 4:27 pm

    No futebol passa-se de besta a bestial muito rapidamente.
    Daí Grimaldo estar em primeiro.
    Para mim, Matheus Reis é facilmente o melhor lateral esquerdo em Portugal, gosto deste tipo de laterais equilibrados, que atacam e defendem com a mesma eficácia.

    • Pao com Presunto
      Posted Novembro 5, 2022 at 4:38 pm

      Sem questionar a qualidade de Grimaldo, a concorrência para este top é fraca… sem mencionar o que se passou no final da época passada e durante todo o mercado de Verão. Se não gosto das atitudes do Nuno Santos ou do Otávio dentro de campo, também não posso fingir que o que Grimaldo fez fora de campo é normal.

      Mas como tem jogado bem e a equipa vence, está tudo bem. Quando o SLB tiver uma espiral negativa (há de perder, eventualmente), aposto que vai ser logo dos primeiros a ser queimado.

  • De Carvalho
    Posted Novembro 4, 2022 at 4:33 pm

    Lelo e Mangas mandam um abraço ao Ristic

    Só ridículo um gajo que não joga estar em 5.

    Diogo Costa
    Porro
    Grimaldo
    Otamendi
    Pepe
    Ugarte
    Enzo
    Otavio
    Rafa
    Horta
    Tarehmi

    • HS10
      Posted Novembro 4, 2022 at 5:40 pm

      É o ristic e colocar um lesionado no 11…

      A posição de DE é tão fraca que se o Ristic jogasse podia muito bem ser o segundo melhor DE do campeonato, atrás do Grimaldo.

      Benfica na linha defensiva este ano não se pode queixar.

  • SilvadasAguas
    Posted Novembro 4, 2022 at 5:25 pm

    O Mangas tem outros tops 5 em casa, joga mais no insta do que em campo

  • Francisco Ramos
    Posted Novembro 4, 2022 at 5:30 pm

    Continuo a dizer que para mim Matheus Reis é lateral esquerdo e apenas joga a central do lado esquerdo porque o Sporting joga com 3 centrais, sendo que em dupla numa seria parelha de ninguém. Tal como jogam outros laterais como Azpilicueta, D’Ambrosio, Davies e muitos outros, visto que permitem uma saída de bola mais limpa. E se o plantel do Sporting estivesse sempre todo disponível, jogaria mais vezes na ala.

    O melhor defesa do campeonato, tal como já aconteceu na votação para guarda-redes e lateral direito, não merece contestação por ninguém, tendo os votos de todos.

    O restante do meu top seria o Matheus, o Zaidu (continua a dizer que é melhor do que aquilo que pintam dele), Sequeira, não sabendo quem colocar para fechar o top.

    Ristic não colocaria porque nunca vi jogar, nem a maioria dos Benfiquistas, visto que tem meia dúzia de minutos e Nuno Santos também não porque ele é ala e não lateral. Numa defesa a 4, acho que não seria o lateral do Sporting e apenas é ali colocado devido ao sistema táctico e para potenciar a linha em processo ofensivo visto que os extremos/médios ofensivos jogam muito por dentro, principalmente Pote que é o titular daquele lado.

  • Duarte Vader
    Posted Novembro 4, 2022 at 5:33 pm

    É capaz de ser a posição mais fraca em Portugal neste momento.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Novembro 4, 2022 at 5:44 pm

    Acho que, ao contrário da posição de lateral direito, há relativamente menos qualidade na posição de defesa esquerdo, curiosamente seguindo o mesmo padrão da seleção nacional, recentemente colmatado com o aparecimento do Nuno Mendes.

    O Grimaldo ataca bem, mas qualquer equipa portuguesa ou internacional quando joga contra o Benfica sabe onde está o mel. Poderia ter sido um excelente extremo, acho que tem demasiadas carências defensivas. O Nuno Santos é uma médio/extremo esquerdo emprestado à função, que foi uma grande invenção do Ruben Amorim. Ainda tem muito que aprender na forma de ocupar espaços quando a equipa perde a bola. O Zaidu chegou a ser humilhado pelo Sérgio Conceição, mas, entretanto, melhorou. Não inventa muito e é certinho. O Sequeira do Braga parece-me um belo lateral, antes de se lesionar, aquele tipo que tira sempre um 7 em todos os jogos, regular, consistente, fiável. Como defesa é talvez o melhor dos quatro. O Ristic jogou um jogo e meio a mais que eu com a camisola do Benfica, acho que ainda é cedo para tirar conclusões, não posso sobre ele opinar.

    O meu top 4 seria:

    1- Sequeira
    2- Nuno Santos
    3- Zaidu
    4- Grimaldo, nada contra a qualidade ofensiva dele, mas acho-o muito mau a defender, sobretudo sem bola.

    Estou portanto em desacordo com a escolha.

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 4, 2022 at 6:23 pm

    Se olharmos para o ponto de vista puramente comercial de valorização dos laterais esquerdos a actuar na Primeira Liga portuguesa, eis a lista da transfermarkt.

    1. Grimaldo 20 milhões de euros
    2. Zaidu – 10 milhões de euros
    3. Nuno Santos 10 milhões de euros
    4. Matheus Reis – 8 milhões de euros
    5. Wendell 5 milhões de euros
    6. Ristic 3.5 milhões de euros
    7. Moura 3 milhões de euros
    8. Sequeira 2.5 milhões de euros
    9. Borja 2 milhões de euros
    10. Lelo 1.5 milhões de euros

    Depois há um outlier que é o Roger Fernandes do Braga avaliado em 3.5 milhões de euros mas ainda só tem 16 anos. Deixei-o fora destas contas por agora.

    Curioso comparar estes dados com a inteligência artificial que agregando o rendimento em todos os jogos até agora, baseando-se nos aspectos defensivos, gestão da posse de bola e ofensivos) para chegar ao ranking de rendimento real dos laterais na Primeira Liga até agora.

    1. Grimaldo (Benfica)
    2. Nuno Sequeira (Braga)
    3. Nuno Santos (Sporting)
    4. Kiki (Vizela)
    5. Lelo (Casa Pia)
    6. Pedro Amaral (Rio Ave)
    7. Langa (Chaves)
    8. Rúben Lima (Famalicão)
    9. Seck (Portimonense)
    10. Zaidu (FC Porto)

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 4, 2022 at 6:32 pm

    1 – Grimaldo
    2 – Matheus Reis
    3 – Sequeira
    4 – Nuno Santos
    5 – Leonardo Lelo

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 4, 2022 at 6:32 pm

    Portugal conseguiu exportar 2 bons valores para a lateral esquerda nos últimos anos (Nuno Mendes e Nuno Tavares) que já estão num nível Champions.
    Há também o Leonardo Buta que foi para Itália e está a recuperar de uma lesão, vamos ver como responde nos próximos tempos, mas apresentava bom potencial há uns meses atrás.

    Actualmente em desenvolvimento na nossa liga temos:

    Leonardo Lelo (Casa Pia)
    Flávio Nazinho (Sporting)
    Rafael Rodrigues (Benfica B)
    Nílton Varela (FC Porto B)
    Hélder Sá (Vit. Guimarães)
    João Mendes (FC Porto B)
    Afonso Freitas (Vit. Guimarães)
    Sandro Cruz (Chaves)
    Gonçalo Costa (Portimonense)

    Se pelo menos 1 ou 2 laterais deste grupo conseguirem chegar a um nível de Liga Europa já será muito bom, mas é preciso que existam oportunidades, porque não são piores do que muitos que chegam todos os Verões para jogar na Primeira Liga Portuguesa e nem conseguem apontar para Portugal no mapa.

    Sem esquecer o fenomenal Alexandre Azevedo nos júniores do Estugarda que tem passaporte português e tem um tremendo potencial para o futuro.

  • RuiCosta10
    Posted Novembro 4, 2022 at 7:27 pm

    Grimaldo neste momento está a milhas da concorrência. Ataca bem, dos melhores marcadores de livres em PT, e tem estado relativamente bem a defender, obviamente sofre contra jogadores mais potentes ou fortes tecnicamente, mas não mais que a maior parte dos defesas.
    Acredito que o ano passado ao chegar aos quartos da Champions o Grimaldo tenha “acordado” e concretizado o seu potencial. Andou um par de temporadas que se arrastava em campo, até metia dó.

    De resto, Zaidu, Mangas, Sequeira, merecem ser referidos. Nuno Santos só aparece porque o Sporting joga com 3 centrais, para mim é mais um médio ala que um lateral.

    O Zaidu é fraco tecnicamente mas compensa em tudo o resto, fisicamente é um animal e cumpre bastante bem com o que o seu treinador lhe pede. Honestamente não me importava de o ter no Benfica caso não tivéssemos Ristic (outro jogador que tem qualidade), recuperar a bola mais à frente com pressão alta permite à equipa chegar à baliza adversária mais rapidamente e facilmente, e Zaidu encaixaria nisso como uma luva.

    Os Maregas e Zaidus também ganham campeonatos. É bonito? Não, mas funciona.

  • MOzil10
    Posted Novembro 4, 2022 at 8:33 pm

    O descrédito ao Ristic está a ser um bocado parvo pela malta do VM. O jogador não é fraco só porque não joga, o homem não tem culpa da sua concorrência ser o melhor LE do campeonato. No único jogo que foi titular (4 a suplente utilizado) fez um jogo muito bom. Forte nos duelos defensivos, pior pé acima da média, bons cruzamentos, jogou com a mesma intensidade dos colegas que jogam de forma regular e assistiu para golo. Em 90 minutos (+jogos a suplente) dá para perceber se o jogador tem nível para ser dos 5 melhores do campeonato. Felizmente para ele, esta é claramente a posição mais pobre do campeonato em termos de qualidade (até no resto do mundo parece-me ser também).
    Nuno Santos é aquele jogador que toda a gente quer no seu plantel neste campeonato. Não pela atitude um bocado azeiteira e agressiva que ele tem lol, mas sim pela regularidade do jogador. Rápido, cruza, assiste, combina bem e tem golo. Defensivamente faz o papel, para a liga portuguesa chega.
    Para mim, Lelo é claramente o terceiro melhor. (Matheus Reis já se impôs como central)
    Por fim queria só dizer que o Grimaldo apesar dos rasgos que já levou enquanto jogador do Benfica, é o melhor LE da Liga há quase 7 anos. Não há mais nenhum jogador no nosso campeonato que esteja cá há tanto tempo e ainda seja o melhor da posição. Defensivamente está muitíssimo melhor, a atacar já sabes que vai ser um problema para o adversário porque numa das alas do campo têm de se preocupar com 2 jogadores criativos. Já fez 7 golos de livre pelo Benfica (E remates do meio da rua também uns quantos) que é um bónus muito bom.

    • MOzil10
      Posted Novembro 4, 2022 at 8:35 pm

      Esqueci-me completamente do Alex Telles quando digo que o Grimaldo é o melhor há quase 7 anos, perdoem-me.

    • Sporting1906
      Posted Novembro 4, 2022 at 10:23 pm

      Descrédito ao Ristic?! Foi considerado duas vezes o 3º melhor lateral-esquerdo em Portugal, apesar de praticamente ainda não ter jogado por cá, diria que até está com crédito a mais.

      • MOzil10
        Posted Novembro 5, 2022 at 12:45 pm

        Um jogador tem que fazer 20 jogos para ser considerado? Diz-me em que livro é que isso está escrito sff. Se o João Félix viesse agora em janeiro para o Benfica também não aparecia na lista?

        • Sporting1906
          Posted Novembro 5, 2022 at 7:54 pm

          Não tem que fazer 20 jogos mas dá jeito ter mais do que um jogo como titular. O Félix já jogou em Portugal e tem muito mais provas dadas do que o Ristic.

          • MOzil10
            Posted Novembro 6, 2022 at 9:47 am

            O problema é que o jogo a titular foi demasiado acima da média miserável onde se encontram os laterais esquerdos em Portugal.

  • Tiago Abreu
    Posted Novembro 4, 2022 at 9:11 pm

    Grimaldo, Nuno Santos, Lelo, Ristic e Zaidu (não acho o Mangas ou Sequeira inferiores mas jogam num nível abaixo). O Ristic é muito bom, só não joga porque o Grimaldo está num momento de forma épico e é o melhor da liga.

  • AndreChaves9
    Posted Novembro 4, 2022 at 11:41 pm

    Tal como no post do lateral direito preparem.se para ler de um senhor qualquer coisa falcão que o Grimaldo é o melhor a defender e o Zaidu o melhor a atacar. Não foi isto mas foi parecido.

  • Skatz
    Posted Novembro 5, 2022 at 12:42 am

    O clubismo nestas votações vem sempre ao de cima, só assim se compreende uma lista de melhores laterais esquerdos onde Nuno Santos aparece em segundo (ou aparece sequer lol). Neste momento o melhor é claramente Grimaldo, seguido por Sequeira (nunca seria para muito mais que um clube grande em PT, mas é certinho a defender e a atacar), e Zaidu. Cumprimentos

  • Flavi_Sporting
    Posted Novembro 5, 2022 at 3:56 am

    O Langa do Chaves daqui a 1 ano ou 2 esta num grande.
    Se voltarem a fazer esta votacao dentro de 2 anos, quase que consigo garantir que o Langa ganha, depois podem me vir citar

Deixa um comentário