Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os 50 melhores treinadores de todos os tempos para a France Football

Concorda? 

A France Football divulgou uma lista com aqueles que considera terem sido os 50 melhores na história do futebol. Rinus Michels, holandês que inventou o ‘futebol total’, foi nomeado o melhor de sempre. Já Alex Ferguson (que conquistou 38 troféus pelo Man Utd), Arrigo Sacchi (técnico do incrível Milan que venceu duas Taças dos Campeões Europeus), Johan Cruyff e Pep Guardiola completam o Top 5. José Mourinho, no 13.º lugar, é o único português na lista. Destaque ainda para a presença de Carlo Ancelotti (8.º), Zinedine Zidane (22.º), Jurgen Klopp (27.º), Diego Simeone (31.º), Arsene Wenger (32.º), Rafa Benítez (37.º) e Marcelo Bielsa (48.º).

72 Comentários

  • J Silver
    Posted Março 19, 2019 at 11:05 am

    Se Mourinho tem continuado na senda daquilo que vinha fazendo até 2011, podia perfeitamente estar no top-5. Ainda tenho esperança que ressuscite. Curioso também ver a Escócia 4 vezes representada nesta lista.

    • Gunnerz
      Posted Março 19, 2019 at 11:50 am

      Sendo que isso pode ser para qualquer treinador da lista.

      • J Silver
        Posted Março 19, 2019 at 1:33 pm

        E? Falei de Mourinho porque é português e porque teve um declínio muito acentuado. Se queres falar sobre os outros, fala.

        • Explorador do Submundo
          Posted Março 19, 2019 at 6:32 pm

          E outros treinadores não tiveram declínios ? O Cruyff foi despedido do Barcelona deixando-os a meio da tabela, Sacchi pós 94, foi falhanço após falhanço(falhou a presença de um Europeu com a Itália, foi despedido do Atlético de Madrid e Parma), Simplesmente como já passou tanto tempo, passa despercebido.

        • Gunnerz
          Posted Março 19, 2019 at 7:22 pm

          Ah ya és um dos obcecados.

      • Ricardo Xavier
        Posted Março 20, 2019 at 11:31 am

        Qualquer um? O Ancelotti faz o quê em 8º?

    • Joga_Bonito
      Posted Março 19, 2019 at 12:10 pm

      Não sei se o critério foram os títulos. Se foi, ele continuará sempre no top.
      Mas se se avaliar aspectos como tática, inovação e importância cultural este top teria que ser diferente.

  • E o que temos
    Posted Março 19, 2019 at 11:08 am

    Concordo com o top 5.
    Bielsa demasiado acima, que é que ele fez mesmo para estar acima de conte por exemplo ?

    • PauloDybala1O
      Posted Março 19, 2019 at 1:30 pm

      Obrigado, comentei o mesmo, Bielsa à frente do Conte é de rir, aliás esta lista toda é uma risada

    • SenyorPuyol
      Posted Março 19, 2019 at 7:15 pm

      Essa pergunta é a sério?

      • E o que temos
        Posted Março 20, 2019 at 11:58 am

        Sim, é a serio

        • SenyorPuyol
          Posted Março 20, 2019 at 1:56 pm

          Ok, tudo bem.
          Se nunca ouviu uma conferência de Bielsa, aconselho.
          Se nunca viu um jogo da sua Argentina, sugiro também. Dentro da sugestão, recomendo os jogos da qualificação para o Mundial 2002.
          Se não acompanhou o Athletic durante o seu comando, também é uma consulta interessante.
          Até o seu Marselha mais recentemente. No meu caso, os únicos jogos completos que vi da Ligue 1 até hoje foram por Bielsa.

          Agora, se preferir comparar Bielsa pelos títulos, pronto, é o seu ponto de vista.
          Se alegar maus resultados, eu até lhos posso confirmar. Apenas como exemplo, a tal Argentina dele que eu referi caiu de forma surpreendente na fase de grupos do Mundial 2002.
          O excelente Chile de 2010 caiu nos Oitavos de final.
          O seu Athletic não passou do 10º lugar na Liga, sendo que tanto nos dois anos anteriores a ele, como nos dois posteriores ultrapassou essa marca. No primeiro ano de Valverde, até chegou ao 4º lugar.
          Mas o contributo de Bielsa vai bem para além dos resultados.

          Respondendo à pergunta, o legado de Bielsa, na minha opinião, não só é maior que tudo o que Conte tenha feito até hoje, como o devia colocar uns quantos lugares mais acima na lista.

          • E o que temos
            Posted Março 20, 2019 at 4:03 pm

            Não posso avaliar um treinador pelas conferências de imprensa senão o Mourinho de antigamente também subia logo pontos aí.
            Acho que falta a Bielsa provar-se em clubes grandes, não descurando todo o impacto que ja teve mas por isso não consigo colocá-lo acima de quem já fez isso. E sou tudo menos fã do futebol de Conte

            • SenyorPuyol
              Posted Março 20, 2019 at 5:43 pm

              Eu não me referia a conferências de imprensa, falo mesmo em palestras dele a falar de táctica.

              Essa do provar-se em grandes clubes é como a do Messi não sair do Barcelona…

              • E o que temos
                Posted Março 20, 2019 at 8:34 pm

                Mas como podes considerar palestras a falar de táctica como um requisito essencial para um grande treinador ? Para isso aqueles experts de futebol tinham que ser todos incluidos porque também percebem muito de futebol e táctica por exemplo. O que faz um grande treinador é a conjugação de tudo isso com o treino, gestao de balneario e tudo mais.
                Essa do Messi saiu-te mal porque o Messi ja esta num grande clube onde a pressão é enorme, ao contrario do Bielsa que nunca esteve num para sentir essa pressão e demonstrar que sabe lidar com ela.

                • SenyorPuyol
                  Posted Março 20, 2019 at 9:22 pm

                  Mas onde o considerei um requisito?
                  Apenas lhe aconselhei a ver essas palestras para entender o quão genial é Bielsa… Mas você prefere reduzir tudo a uma única frase que não teve capacidade de entender nem após esclarecimento…

                  Essa do Messi saiu na perfeição, porque simplesmente não se têm de provar em lado nenhum. Já deram mostras suficientes da qualidade de ambos, cada um ao seu nível. E se é por pressão, Bielsa também já treinou a Argentina, brandinhos que são por lá não é?

                  • E o que temos
                    Posted Março 21, 2019 at 11:56 am

                    Não entendo porque estás tão “triggered” neste assunto mas tudo bem
                    Eu não nego que Bielsa seja genial, agora NA MINHA OPINIÃO não podes avaliar um treinador só por isso. No computo geral, para mim Conte está acima de Bielsa apesar de perder nos parametros de futebol jogado por exemplo
                    Boa, dizes que cada um ao seu nível deu amostras mas depois queres que Bielsa esteja à frente de treinadores que já deram mostras de competência em níveis muito superiores de exigência. Sim treinou a Argentina e como tu bem referiste caiu logo na fase de grupos logo demonstrou não estar ao nível da exigência, por muitos bons jogos que a Argentina tenha feito no apuramento.

                    • SenyorPuyol
                      Posted Março 21, 2019 at 12:30 pm

                      Pelo amor de Deus, não vale a pena…
                      Do que falava eu na frase do “nível”? De “qualidade” certo? “Nível de qualidade”… Pensei que lhe estava a facilitar o trabalho, pois tendo em conta a maneira selectiva como lê os comentários, ainda se lembrava de dizer que eu estava a comparar a qualidade de Bielsa com a de Messi…

                      Vá ver o trabalho de Bielsa, a sério… Não consigo debater com alguém que resume o trabalho de 6 anos a um único mês…

  • The Mo
    Posted Março 19, 2019 at 11:28 am

    Vários treinadores com passagem pelo futebol português.
    Destaque para o ex-Belenenses Helenio Herrera que é o melhor classificado.
    De resto Mourinho, Heynkes, Trapattoni, Robson, Ivic.

  • Antonio Clismo
    Posted Março 19, 2019 at 11:33 am

    Zidane com apenas 2 anos e meio de carreira consegue figurar a meio desta lista dos melhores treinadores de sempre.

    Incrível, a importância de ser o homem certo, no momento certo.

  • Joga_Bonito
    Posted Março 19, 2019 at 11:36 am

    Faltam aí nomes como Gusztáv Sebes, o treinador da Hungria dos anos 1950. E Zizou, por muito que o admire, estar em 22º…Tem pouquíssimo tempo de acção e ganhou as LC que ganhou fruto de uma dada conjuntura. É um líder sem dúvida, mas a nível tático ainda mostrou pouco.

  • Amigos e bola
    Posted Março 19, 2019 at 12:02 pm

    Por tudo o que o Moutinho já conquistou, um 13° lugar é curto. Muito curto.

    Mau ranking

  • PauloDybala1O
    Posted Março 19, 2019 at 12:15 pm

    Conte atrás de treinadores como Rafa Benitez, Stefan Kovacs, Bielsa e de Lucescu é de rir, enfim

    • Dennis Bergkamp
      Posted Março 19, 2019 at 12:48 pm

      O que é que Conte fez mais ou melhor que Benitez e Kovacs?

      • PauloDybala1O
        Posted Março 19, 2019 at 1:29 pm

        A questão não é so titulos e titulos e titulos, porque nesse caso o Mou deveria na minha opinião 13 lugar é ridiculo, é por tudo, titulos, a maneira de jogar das equipas etc mas óbvio são opiniões, Conte para mim sempre foi e será superior aos que referi, o Rafa sem dúvida ganhou uma Champions com o Liverpool, um campeonato espanhol com o Valencia, subiu com o Tenerife para a 1 divisão, mas no Chelsea foi um desastre, no Real igual, no Nápoli tambem nao teve muito sucesso e agora anda no Newcastle, o Bielsa a mesma coisa, fez um bom trabalho no Chile e um grande trabalho no Bilbau, chega ao Marseille, 1 jornada demite-se , chega a Roma para orientar a Lázio,rescindiu 2 dias depois, no LOSC Lille fica com o contrato suspenso, rescinde , isto é melhor que o Conte que subiu com o Bari para a 1ª divisão, foi campeão e dominou na Juventus, foi para a seleção Italiana perdeu no Euro vs Alemanha mas jogou mais e foi roubado, se não estava nas meias contra a França fácil, saiu do comando da Itália, chega ao Chelsea, perde alguns pontos nos primeiros jogos e a imprensa já dizia que não tinha qualidade e depois bate o recorde de vitórias consecutivas na Premier e é campeão.

        Como disse, são opiniões.

        • Dennis Bergkamp
          Posted Março 19, 2019 at 2:32 pm

          Eu perguntei sobre o Benitez e Kovacs, não Benitez e Bielsa. Em relação ao Benitez faltou a subida com o Extremadura e uma Taça UEFA. Quanto ao Conte faltou dizer a desilusão tremenda que foi na competições europeias, saíndo inclusivamente uma das vezes na fase de grupos da CL e depois acabando eliminado por um Benfica com 10, na LE cuja final seria no seu estádio. Mas é interessante falar em forma de jogar e em Conte. O Valencia de Cúper/Benitez era espectacular.

          • PauloDybala1O
            Posted Março 19, 2019 at 4:16 pm

            Nem reparei, acredita que li Benitez e Bielsa , desculpa. Sim, o Conte teve esses desaires, tal como o Benitez teve aqueles

          • PauloDybala1O
            Posted Março 19, 2019 at 4:16 pm

            E Antonio Conte é um treinador taticamente muito evoluido, é um treinador que aprecio bastante.

        • vascoosb
          Posted Março 19, 2019 at 8:24 pm

          Bielsa fez uma temporada inteira ao servico do Marseille (nao uma jornada) onde esteve muito bem na primeira metade, mas acabou por sair na segunda com uma imagem desgastada. A partir dai teve varios incidentes, tanto na Lazio como no Lille, onde revelou uma tremenda falta de profissionalismo, mas ha que lembrar que foram projetos que nao lhe ofereciam a liberdade e estabilidade que queria. Tenho-o acompanhado ao pormenor este ano no Leeds e parece-me de facto um treinador de topo. A maneira como prepara a equipa e analisa os adversarios deveria, por si so, ser tema de estudo. Pena ser casmurro e nao saber adaptar e gerir a intensidade, ja que privilegia muito um futebol total com planteis demasiado curtos. Tem-lhe custado titulos. Mas nao se pode negar a influencia que tem tido noutros treinadores e a importancia que lhe e dada na america do sul.

  • vascoosb
    Posted Março 19, 2019 at 12:20 pm

    Primeiro, nao faz sentido incluir nomes ainda no activo, ja que as carreiras destes treinadores sao geralmente marcadas pelos sucessos e insucessos dos ultimos anos (que o diga Mourinho). Segundo, Zidane nao devia estar na lista, quanto mais no top 25 a frente de nomes come Wenger e Simeone. Terceiro, Ferguson é número 1, ponto final. Quarto, a nao inclusao de Don Revie quando Brian Clough aparece em 15 deve ser pecado. Podia continuar mas acho que dá para perceber o quão questionáveis os critérios da lista são.

    • Estigarribia
      Posted Março 19, 2019 at 1:14 pm

      vascoosb,

      Também estranhei a não inclusão de Don Revie nesta lista já que ele deve ter sido o treinador mais titulado da história do Leeds United, numa equipa que tinha nomes, como Bremner, Giles, Lorimer, Hunter ou Gray.

      Em relação ao Brian Clough, concordo contigo. O homem conseguiu ser bicampeão europeu com o Nottingham Forest, onde voltou a contar com o seu fiel adjunto Peter Taylor, e fica em 15º lugar porquê?

  • Marcos
    Posted Março 19, 2019 at 1:06 pm

    Pedroto?

  • Mike The Kid
    Posted Março 19, 2019 at 1:12 pm

    Acho muito exagerado o zidane estar ali

  • Kacal
    Posted Março 19, 2019 at 1:23 pm

    Penso que o Mou, mesmo tendo em conta os últimos anos bem abaixo do que vinha a fazer, ainda merecia estar mais acima no ranking. Por tudo que conquistou e o que fez em clubes como Porto, Chelsea e Inter merecia. Foi uma figura ímpar no futebol a nível de treinadores até 2011. Mas acho um bom top no geral, embora alguns nomes só conheço pelo nome mesmo.

    • Dca
      Posted Março 20, 2019 at 12:32 am

      Concordo, e se a malta e o próprio top dizem que há que ter em consideração as alterações que os treinadores provocaram no futebol, Mourinho inovou com a observação ao adversário. Inovou e mudou.

      • Kacal
        Posted Março 20, 2019 at 1:06 pm

        Sem duvida Dca, não podemos ter a memória tão curta. Além disso ainda conquistou uma Premier com o Chelsea e uma Liga Europa com o Man Utd nos últimos anos, não tem sido propriamente um “loser”, embora longe do nível que já exibiu, mas eu subscrevo o que disseste!

      • SenyorPuyol
        Posted Março 20, 2019 at 2:16 pm

        Até porque é do conhecimento geral que a observação era algo inexistente até então! Até me sinto mal por ter esquecido isso. Agradeço-lhe este refrescar da memória.

        Mas concordo que Mourinho inovou bastante. Introduziu por exemplo o mais completo compêndio de desculpas e queixas para conferências de imprensa.
        Recordo também com saudade a sua adaptação de Eto’o a lateral esquerdo e a introdução do triplo-pivot defensivo, por exemplo.

        Reconheço agora que talvez tenha sub-avaliado a sua posição neste top.

        • Tiago_Sa
          Posted Março 21, 2019 at 8:23 am

          Que comentário sem sentido.
          Então agora para se inovar é preciso inventar algo inexistente?
          O Mou pode não ter sido o primeiro, mas certamente inovou o modo de como se analisa os adversários. Tanto que hoje já é um dado adquirido e as equipas gastam milhares de euros em defesa contra espionagem.

          • SenyorPuyol
            Posted Março 21, 2019 at 9:48 am

            Não, para se inovar é preciso trazer algo de novo.

            Se tão “certamente” inovou, penso que lhe seja facílimo explicar o que fez Mourinho de diferente em relação ao que se fazia antes, explique-me por favor.

          • SenyorPuyol
            Posted Março 21, 2019 at 10:17 am

            Oh, mas você foi o user que disse mais em cima que era insultuoso Mourinho estar fora do top-5… Deixe lá, esqueça o outro comentário, não vale a pena.

  • Ernest
    Posted Março 19, 2019 at 1:32 pm

    Lista com pouco critério, ou pelo menos mistura de forma pouco coerente títulos com impacto ou legado. Questionável o 8º lugar de Ancelotti e o 13º de Mourinho, por exemplo.

  • Kostadinov
    Posted Março 19, 2019 at 1:46 pm

    Mesmo sabendo-se o quão subjectivas estas listas normalmente são, este top 5 é na minha opinião dos mais consensuais que já vi. Apenas trocaria a ordem mas os nomes seriam esses, e punha o Herrera a morder-lhes os calcanhares em vez do Lobanovski. De resto há vários nomes discutíveis e outros que poderiam fazer parte.

  • masterDC
    Posted Março 19, 2019 at 1:53 pm

    Gostaria de saber qual foi o critério usado. O top 5 tudo bem agora o que vem daí para baixo é incompreensível desde o lugar de Ancelotti (8) em relação ao Mourinho (13), para mim o Special One é top 10. Depois como 2 anos de trabalho fazem com que Zidane esteja no top25 quando nem em 50 deveria estar, é um desrespeito para com outros grandes treinadores e Conte atrás de Bielsa também não se percebe muito bem.

    • Tiago_Sa
      Posted Março 19, 2019 at 6:53 pm

      Critério:
      “FRANCE football”
      Esta tudo dito.

      O Mou não ser top 5 é insultuoso por tudo o que fez, apenas contar estas épocas e menosprezar os anos dourados deles é ridículo.

      • Gunnerz
        Posted Março 19, 2019 at 8:02 pm

        Mou ser top é q era um enorme insulto aos grandes nomes do futebol

        • Tiago_Sa
          Posted Março 19, 2019 at 9:32 pm

          Sim porque ganhar uma champions com o Porto é um insulto?
          Sim porque ser um dos 8 únicos treinadores a conseguir o tão desejado “tremble” é um insulto?
          Sim porque ser dos 5 únicos treinadores do mundo a ganhar a champions por clube diferentes é um insulto.
          Sim porque ganhar a liga em todas os campeonatos a que vai é um insulto?
          Sim porque ser o 6 treinador mais titulado do futebol europeu é um insulto?
          Enfim.

          • David Fernandes
            Posted Março 19, 2019 at 11:10 pm

            Isto. Há que ter noção.

          • Xyeh
            Posted Março 20, 2019 at 12:51 am

            O Mourinho pode não ser muito especial por esta altura mas teve 10 anos de grande nível e marcou o futebol sem dúvida, o que fez no Porto, Inter e Chelsea foi incrível, o Inter nunca mais se levantou desde o Mourinho, teve ali uma fase incrível com o Leonardo mas depois caiu outra vez.

            • Tiago_Sa
              Posted Março 20, 2019 at 5:47 pm

              Exacto!
              E mais, que me esqueci no comentário em cima, porque é que ninguém da valor ao record dele não perder em casa para a liga durante 9 anos!? Foram 151 jogos por 4 clubes e campeonatos diferentes sem perder em casa!

  • Explorador do Submundo
    Posted Março 19, 2019 at 5:49 pm

    Cruyff é um dos maiores icones do jogo, se não mesmo o maior, mas a sua carreira como treinador é imensamente sobrevalorizada, 4º lugar ?! que brincadeira…Chegou a um Ajax campeão e depois nunca ganhou uma Liga Holandesa perdeu sempre para o Guus Hiddink, em 86 tinha a base da seleção Holandesa que ia ganhar o Euro em 88(Muhren,Rjikaard,Koeman,Van Basten.Vanenburg,Winter) e foi eliminado pelo Porto de Artur Jorge com relativa facilidade, tinha uma equipa com dimensão de estabelecer uma dinastia na Taça dos Campeões Europeus, nunca o conseguiu e pouco tempo depois foi despedido, para a história ficou a Taça das Taças que ganhou com o Ajax, tendo depois perdido(outra vez) a Supertaça Europeia com o Porto que tinha perdido o seu melhor jogador(Futre) e tinha o Rui Barros que à uns meses atrás jogara no Varzim a decidir a final, mostrou o quão fora da elite de treinadores estava Cruyff na altura, comparado com Ivic.

    No Barcelona teve muita estrelinha, fala-se de um Barcelona dominante, mas a verdade é que 3 das 4 La Ligas que ganhou chegou á ultima jornada em 2º classificado,bem pode agradecer aos escorregões do Real Madrid e ao Dukic…Na Champions em 91/92 quando a ganhou, esteve a segundos de nem disputar a fase de grupos, o Kaiserlautern estava a dar 3-0(podia ter sido 5 ou 6…) ao Barcelona e por obra e graça do espirito santo lá o Bakero tirou um coelho da cartola que lhes deu a vantagem do golo fora depois de terem ganho 2-0 e evitou o Estrela Vermelha(detentor do titulo) que foi impedido de jogar em casa no temido Marakana devido á guerra da Jugoslávia, em 92/93 nem disputou a fase de grupos porque foi eliminado pelo CSKA Moscovo(que já nem era uma super potência da União Soviética, foi eliminado em casa, em 93/94 todos sabemos o que aconteceu, maior banho de humildade que um treinador levou, provavelmente na história…

    Tremendo jogador, como disse um dos maiores ícones do jogo talvez mesmo o maior, grande idealista e um influente pensador de futebol, como treinador e olhando para factos está e tem de estar muito abaixo de vários nomes nesta lista

    • Filipe Ribeiro
      Posted Março 19, 2019 at 9:54 pm

      Errado.Ele não treinava o Ajax na altura da 2 mão da Supertaça Europeia.

      • Explorador do Submundo
        Posted Março 20, 2019 at 3:07 am

        Sim, foi despedido a meio da época e substituído pelo Antoine Kohn que montou o melhor Twente da história, não sei aonde contradigo isto no meu comentário…

        • Filipe Ribeiro
          Posted Março 20, 2019 at 10:18 am

          Errado novamente.
          Foi substituído pelo Barry Hulshoff.

          • SenyorPuyol
            Posted Março 20, 2019 at 10:57 am

            Pelo amor de Deus, a sua ânsia de saber mais que todo o mundo aqui torna-o irritante…

            Foi substituído por uma equipa técnica interina composta por três pessoas, se não estou em erro… e um deles era o Antoine Kohn, nem me lembrava do nome dos outros dois… Obrigado por referir um deles, mas isso em nada torna errada a afirmação do Explorador do Submundo.

  • SenyorPuyol
    Posted Março 19, 2019 at 7:28 pm

    Dos melhores tops que já vi sobre o tema dos treinadores.
    Gosto principalmente do top-20, onde não moveria nenhum dos nomes mais do que dois lugares para cima ou para baixo.
    Depois disso é sempre difícil e encontraremos sempre coisas que nos parecem absurdas, por exemplo eu, aquilo com que menos concordo é a inclusão de Zidane e a posição tão baixa de Bielsa, mas mesmo assim até entendo o rationale por trás.

    Mesmo sabendo que não os vão receber, os meus parabéns à France Football. Quando se merece há que se reconhecer o bom trabalho.

  • JessicaGomes
    Posted Março 19, 2019 at 7:47 pm

    Um top tão extenso nunca seria unânime ou consensual. No entanto não me chocam as opções. Espeialmente o top 20. Estão ali muitos dos melhores treinadores deste Desporto.

  • Gunnerz
    Posted Março 19, 2019 at 8:05 pm

    Muito interessante 3 escoceses nos 11 primeiros. Gostei do top 5

  • Khal Drogo
    Posted Março 19, 2019 at 9:27 pm

    Concordo com o top 5.
    Não me parece que Ancelotti mereça estar à frente de Mourinho. E Zidane estar ali é absurdo.

    • Pipo
      Posted Março 20, 2019 at 9:40 am

      Não vejo o absurdo, apesar da curta carreira, já conquistou mais que nomes como: Kloop, Wenger, Conte, Bielsa, Benitez… e isto só mencionado treinadores atuais que conheço.

  • André
    Posted Março 19, 2019 at 10:11 pm

    Zidane constar nesta lista é no mínimo violento. Wenger estar apenas em 32º também me dói um pouco.

    • David Fernandes
      Posted Março 19, 2019 at 11:07 pm

      Se os titulos contarem para se estar na lista então não é violento de todo… O Zidane em menos de 4 anos ganhou 3 Champions (quantos treinadores desta lista o conseguiram?), um Campeonato tendo sido o último há mais de 6 anos, uma Taça do Rei e outras taças Europeias… Isto tudo com uma carreira tão curta. Lá está, pegou num Real Madrid havendo sempre mais chances de ganhar estes títulos mas quantos já lá passaram e conseguiram? No entanto penso que não devia estar tão acima na lista.

      Quanto ao Wenger, concordo totalmente. Acho que os últimos anos acabaram por desgastar todo o seu bom trabalho.

  • v de vendetta
    Posted Março 19, 2019 at 10:21 pm

    Sacchi e Cruyff deveriam estar a cima de Ferguson.
    Brian Clough não estar no Top 10 faz desta lista uma má lista.
    Simeone, Del Bosque e Wenger atrás de Klopp também não faz grande sentido.

  • Nuno Pereira
    Posted Março 20, 2019 at 12:56 am

    O Jesus onde está? :)

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Março 20, 2019 at 2:30 am

    Entendo que na Europa é onde roda o dinheiro mas, tendo em conta que há técnicos na lista que figuram apenas porque ganharam, mesmo sem encantar, e outros apenas porque as suas equipas encantaram, mesmo sem ganhar muito, digo não por piada: o velhote Manuel José entre outros títulos conquistou 4 Ligas dos Campeões Africanos. Acreditem que não está ao alcance de todos. Por outro lado aparece o Muñoz em 14o e por isso penso que, quem derrubou contra todas as expectativas o seu Real Madrid, também merda crédito. Seu nome? Bella “maldito” Gutman. Mas no geral a lista parece fazer sentido, embora entre tantos nomes seja natural que uma ou outra posição possa ser menos consensual. Trappatoni podia estar mais acima no meu entender.

  • Riccardo Di Luca
    Posted Março 20, 2019 at 1:45 pm

    Klopp à frente de Simeone é muito duvidoso.

  • Marco
    Posted Março 20, 2019 at 3:54 pm

    Qualquer top de treinadores sem Emerich Ienei é completamente ridículo…

  • MiguelFreitas
    Posted Março 21, 2019 at 12:37 pm

    Estou impressionado como o Eriksson, Low, Lemerre ou até mesmo o Felipão não entraram neste top.. Por outros lado há uns 10 nomes neste top que não me dizem nada porque já não sou do tempo deles..

Deixa um comentário