Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os 7 intransferíveis do Barcelona

Para mais tarde recordar? Será surpreende se o Barça não aceitar propostas por Griezmann ou Dembélé. Ainda por cima Bartomeu ainda há umas semanas garantiu que Sétien ia continuar, e o desfecho é o que se sabe…

O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, garantiu que Leo Messi não vai deixar o clube, acrescentando ainda mais 6 nomes que não são negociáveis. «Entre os intransferíveis está Leo Messi e mais uns jogadores. Messi é o melhor jogador da história, mas há outros que não vamos negociar. Ter Stegen, Semedo, Lenglet, de Jong, Dembélé e Griezmann. São jogadores com quem contamos muito e que chegaram para estar muitos anos no Barça», disse o presidente blaugrana em longa entrevista ao canal de televisão do clube. Bartomeu revelou ainda ter recebido propostas que dobraram o valor que os catalães pagaram por Trincão e Pedri. «São dois jogadores que entusiasmam. São jovens e não podemos pedir-lhes que sejam determinantes desde o primeiro dia. Tivemos ofertas por eles que dobram o valor que pagámos».

46 Comentários

  • PedroLareira
    Posted Agosto 19, 2020 at 11:20 am

    Palavras de circunstância. Bartomeu não tem qualquer credibilidade.

  • Dca
    Posted Agosto 19, 2020 at 11:30 am

    Este apoio a Semedo, incrível. Gostava que o mesmo saísse da caixa e mostrasse todo o teu potencial. Só joga para o lado e para trás quando ele sabe muito mais que isso. Muito tímido.

  • Ramon Caetano
    Posted Agosto 19, 2020 at 11:52 am

    Laporta deve estar a preparar-se para atacar a presidência. E que falta faz.

  • troza
    Posted Agosto 19, 2020 at 12:28 pm

    Esta é uma lista que faz sentido. Pela idade de alguns deles comparado com outras, porque é preciso titulares e suplentes (e mandar os jovens sem valor de mercado como Semedo está agora é parvo) e alguns destes jogadores não são maus e só tiveram esta época horrível para se mostrarem. (como Griezman)

    O pessoal fala de Semedo mas a verdade é que com os treinadores mediocres que o Barça tem tido tudo pode mudar.

    Muller no Bayern é um caso que mostra que com os treinadores/dinamica certa é muito bom, parecendo muito mau na ausência delas. Espero que Semedo seja igual. Eu gostava muito dele quando estava no Benfica.

    • Oldasity
      Posted Agosto 19, 2020 at 12:41 pm

      A questão é que Semedo já teve muitas oportunidades e mudanças de dinamicas. E nunca mostrou muito. Destaca-se imenso pela irregularidade infelizmente.

      Foi um dos melhores contra o Napoli mas contra o Bayern teve a pior performance que vi num lateral, e não estou a exagerar. Foi mesmo péssimo e nunca tinha visto algo tão mau.

      Acho que Semedo não se trata de dinamicas ou treinadores, mas sim do jogador em si. Pode ser um bom jogador, porque é, mas não chega para o nível do Barça, muito menos a nível mental. Poderá ser muito útil noutro tipo de equipa e jogo, mas não a este nível parece-me.

      • troza
        Posted Agosto 19, 2020 at 2:58 pm

        Oldasity eu concordo com isso tudo mas mostrou mais que Sergi ou não?

        E não é mais novo que os outros, ou não?

        E para suplente não serve? É que tudo o que venha não é garantido que seja melhor que ele. E a idade dele é uma garantia de poder progredir (ao contrário de outros).

        É um exagero dizer que é imprescindível? Talvez. Mas faz todo o sentido mantê-lo agora.

        • SenyorPuyol
          Posted Agosto 19, 2020 at 4:12 pm

          Na minha opinião, não mostrou mais que Roberto. Nem Roberto mostrou mais que ele (para mim), diga-se também.
          Agora, mesmo que nenhum se tenha destacado do outro, pessoalmente prefiro Roberto para o Barça, pelas suas características. Mas aceitava que qualquer um dos dois se definisse como prioridade, só queria era que isso ficasse bem definido.

          Entendo o lado de ambos! Tanto do troza, como do Oldasity.

        • Oldasity
          Posted Agosto 19, 2020 at 4:40 pm

          Sergi Roberto é um caso diferente. É um pouco mais velho e recebe efetivamente mais. Mas é um jogador da casa e é espanhol (ajuda imenso nas inscrições), além disso, não sendo fantástico, é um jogador útil em certos contextos pois pode jogar em ambas as laterais, como central num sistema de 3, e em todas as posições do meio campo. Além disso Semedo tem muito mais mercado que Sergi Roberto, portanto iria ser mais fácil de conseguir algum montante com o português do que com o espanhol.

  • Knox_oTal
    Posted Agosto 19, 2020 at 12:34 pm

    Esta época vai ser crucial para o futuro a curto e médio prazo do Barça na minha opinião… O risco de se deixar contagiar pelo “vírus” da letargia e comodismo que derrubou o igualmente colosso AC Milan está muito presente. Espero que o planeamento da época muito importante seja feito de forma sóbria, sustentável e construtiva para o futuro! Os indícios não são nada bons é verdade, mas vamos ter esperança…

    Uma revolução total também não me parece o mais indicado, por exemplo, a saída neste momento de Piqué, Alba e Busquets poderia ser precipitada e trazer mais problemas que soluções (são precisas referências). E num contexto mais favorável e com um técnico que os saiba potenciar ainda podem contribuir de forma significativa para o clube. Messi é um no brainer, é para ficar! E depois tem que imperar um sentido de renovação natural, com as saídas de Vidal, Luis Suarez e Rakitic por exemplo. A saída de Arthur foi um erro, mas já está e obviamente Pjanic é um excelente jogador (vamos ver como vai encaixar no meio-campo), e na defesa são necessários uns ajustes nas alternativas (sinceramente não mudava o quarteto titular, pelo menos não é uma prioridade no meu ponto de vista) e depois há que dotar o plantel de mais “armas ofensivas” e que sejam mais fiáveis (quero dizer que Dembélé não estaria na minha lista de inegociáveis, acho que deve mesmo ser prioridade para colocar). Já o Griez acho que seria injusto não lhe ser dada uma segunda oportunidade!

    Noutro ponto de vista, parece-me fundamental voltar a abrir as portas de forma dinâmica e com continuidade aos jovens da La Masia, pelo menos 4/5 jovens devem ser integrados e ter minutos relevantes e serem dadas oportunidades a sério.

    Momento FM:

    GR: Ter Stegen, um jovem da cantera ou alguém do perfil de Sergio Romero

    Def: Nelson Semedo, Moussa Wagué (ou Emerson Júnior), Piqué, Lenglet, Diego Carlos (ou um dos, caros, centrais do Ath. Bilbau, o filão basco foi algo esquecido em Barcelona e é pena) e Ronald Araújo, Jordi Alba e Marc Cucurella (sendo este igualmente opção para posições mais avançadas; acho um total desperdício se este jogador não for repescado)

    Médios: Busquets, Frenkie de Jong, Carlos Aleña, Riqui Puig, Sergi Roberto, Pjanic, Donny van de Beek e Monchu

    Avançados/Ext: Alex Collado, Calvin Stengs, Griezmann, Messi, Ansu Fati, Lautaro Martínez (mas sinceramente já não o vejo a sair do Inter tão facilmente), Gerard Moreno

    E gostaria de ver um ataque móvel com dois elementos soltos e livres de explorar a largura e a profundidade, seja Griez e Messi (ou, se vier, Lautaro a rodar com Messi, que precisa de começar a ser gerido doutra forma, e o francês). Depois um meio-campo a 4 com interiores a apoiar as subidas dos laterais e com chegada à área (Van de Beek, De Jong e Roberto poderiam fazer esse papel) ou então um interior de um lado para equilibrar o meio-campo e um ala mais vertical do outro (Stengs ou Fati). Ao meio, as despesas da organização, construção e gestão da posse estariam entregues a Pjanic e Busquets, isto se o bósnio jogar num papel mais solto (dos seus tempos da Roma) ficando o espanhol como âncora e a encostar mais nos centrais, o que com a projecção dos laterais a atacar, deixaria a equipa numa disposição de 3-5-2. Vamos ver o que faz Koeman e esperar que a Direcção não estrague muito…

    Saudações Desportivas

    • Knox_oTal
      Posted Agosto 19, 2020 at 6:33 pm

      Falha grave, esqueci-me do Trincão! Logo, apostaria no português e não investia em Stengs.

      E não vindo Cucurella, não sei se há opção de recompra, também se poderia integrar Juan Miranda como alternativa a Alba.

      Assim, e para finalizar, emprestava Matheus, Reis, Wagué ou Emerson Jr (dependendo de quem ficasse no plantel) e Todibo. Vendas/saídas em definitivo Rakitic, Coutinho, Vidal, Dembélé, Luis Suarez (se bem que, não vindo Lautaro, mais um ano era provavelmente o melhor), Firpo, Neto, Umtiti e Rafinha.

  • Mantorras
    Posted Agosto 19, 2020 at 12:42 pm

    Quando era puto dizia-se: “baza, ninguem te curte”

  • Nazgul
    Posted Agosto 19, 2020 at 12:51 pm

    Reforços;
    Tonali
    Kante
    Milinkovic savic
    Sancho
    Koulibaly
    Aubamayang
    Son

    Despachar:
    Umtiti
    Alena
    Griezmann
    Braithwaite
    Vidal
    Rakitic
    Dembele
    Coutinho
    Rafinha

    Stegen / Neto
    Semedo / Roberto
    Koulibaly/Lenglet/pique/todibo
    Alba / firpo

    Messi/Sancho/Son/fati/pedri

    Jong/pjanic/busquets/Kanté/Tonali/savic

    Auba / suarez / Son

    • Giuseppe F
      Posted Agosto 19, 2020 at 12:54 pm

      Só esses reforços?

      Jesus, a batulada de dinheiro que é preciso…

      • Nazgul
        Posted Agosto 19, 2020 at 3:13 pm

        Quando falas em revolução 6 reforços não é nada do outro mundo para um clube como o Barcelona ainda por cima tem 3 jogadores que também vão render €€ Griezmann, Coutinho e dembele!

        Mas tenho dúvidas nesta revolução que os blaugrana falam se contratarem 4 grandes jogadores já era bom!

        Acho crucial pelo menos:

        Koulibaly
        Auba
        Sancho
        Kanté/Tonali/savic

    • Kacal
      Posted Agosto 19, 2020 at 2:25 pm

      Vão gastar 400-500 milhões em reforços?!

      • Nazgul
        Posted Agosto 19, 2020 at 5:12 pm

        Para a revolução que falam teria de ser mesmo 400M, mas na minha opinião o barça tb faz 300M com Griezmann, Coutinho, Dembélé, Umttiti, rafinha, rakitic etc por isso prejuízo de 100M não seria nada!

        • Af2711
          Posted Agosto 20, 2020 at 5:39 am

          Impossível mesmo com as vendas. O Barcelona deverá entrar num all-in pela dupla Lautaro-Neymar e ver outras oportunidades de mercado. Já se fala em Van de Beek, mas não vejo uma grande revolução de entradas ao ponto de só contratarem craques.

        • Kacal
          Posted Agosto 20, 2020 at 10:00 am

          60 milhões por Tonali, 60 por Kanté, 60 por Milinkovic-Savic, 120 por Sancho, 80 por Koulibaly, 50 por Auba e 65 por Son.

          Só aqui estão 495 milhões, sendo que acredito que consigam Koulibaly e Sancho por valores dentro do que disse, quem sabe Auba também mas os outros nomes fiz valores por valores e penso que até sairiam mais caros portanto seriam sempre mais de 500 milhões. É IMPOSSÍVEL!

          Esses jogadores que referes para venda não valem tanto assim como pensas. Todos eles estão desvalorizados e custarão menos do que o Barça pagou por eles, isto se pegarem neles claro. Coutinho e Griezmann se receberem 160 milhões por ambos já será muito. Dembélé custou 100 e tal, mas actualmente valerá uns 80 no máximo, sobe para 240 milhões e os outros talvez valham os 60 milhões. Mesmo que sejam 300-350 e acho que já estou a exagerar, é demasiado prejuízo. E não esquecer o salário que alguns desses jogadores viriam receber.

          • Nazgul
            Posted Agosto 20, 2020 at 6:03 pm

            Era impossível muito devido ao covid, mas se quisessem conseguiriam 4/5!

            Son por Coutinho

            Sancho por Dembélé + 30M

            Savic por rakitic + 40M

            Koulibaly por rafinha + 60M

            Kanté por griez

            Auba por umtiti

            È trabalhar como deve ser coisa que o barça não tem feito competência precisasse!

  • Kacal
    Posted Agosto 19, 2020 at 12:54 pm

    Messi só sai caso queira como é óbvio, mas duvido que saía e acabará por ficar mesmo que não renove cumprirá o contrato. Dos outros nomes é óbvio que Ter Stegen (um dos 3 melhores GR do Mundo) e De Jong (um dos jovens mais promissores do Mundo) também não sairão. E compreendo que Lenglet também fique porque o Barça já tem poucos centrais e vender o melhor (Umtiti devido a lesões baixou o nível e o Piqué já não é o mesmo) não seria muito bem pensado. Agora os outros três duvido que sejam intransferíveis e tudo dependerá de quantos clubes demonstrarem interesse e possíveis propostas que surjam. Dembélé e Griezmann são jogadores de muita qualidade em talento e foram investimentos altos, é normal que possam ficar com eles e tentar potenciar esse investimento. Sendo que o Semedo é um lateral de topo e ainda tem mias valor dentro dele do que tem mostrado, apenas precisa de estabilidade e continuidade, ser aposta na posição sem tanta rotação e ter um colectivo que colabore, o que não significa que não tenha que dar mais individualmente mas ainda acredito na sua qualidade, sendo que não há assim tantos laterais de topo ou com imenso potencial prontos a dar rendimento disponíveis para transferência ou nunca sairiam baratos.

    Ainda assim, penso que os quatro que referi (Messi, Ter Stegen, Lenglet e De Jong) são os únicos intransferíveis entre estes 7.

  • coach407
    Posted Agosto 19, 2020 at 12:54 pm

    Há aqui users afetos ao blog que disseram logo no início da época que a Juventus era o grande favorito à conquista da Champions, que tem o melhor plantel do Mundo, melhor meio-campo do Mundo, etc.

    Portanto o que proponho é simples: peguem no plantel do Barcelona e tentem trocar os jogadores todos com a Juventus.

    Proponham trocar Ter Stegen por Szczensny, Buffon por Neto, Nélson Semedo por Cuadrado, Sergi Roberto por Danilo, Jordi Alba por Alex Sandro, Firpo por De Sciglio, Busquets por Pjanic, De Jong por Bentancur, Arthur por Ramsey, Coutinho por Rabiot, Rakitic por Matuidi, Vidal por Khedira, Riqui Puig por Muratore, Messi por Dybala, Luis Suarez por Higuaín, Griezmann por Douglas Costa, Dembele por Bernardeschi, Ansu Fati por Pjaca, Braithwaite por Olivieri e se quiserem trocar também Rafinha, Aleña, Pedri ou Trincão por jogadores da Juventus estejam à vontade. Escolham 4 entre os craques Idrissa Touré, Giacomo Vrioni, Luca Zanimacchia, Nikolai Frederiksen, Manolo Portanova, Grigoris Kastanos ou Daouda Peeters. Vá, até podemos fazer um pacote e troca-se os 4 pelos 7 da Juventus, só para garantir que não vos falta nada.

    E pronto já têm o plantel inteiro da Juventus com exceção dos centrais e do Cristiano Ronaldo, apenas com trocas. Gastaram 0 cêntimos e já têm praticamente o plantel inteiro daquela que consideram a melhor equipa do Mundo. Não há UMA ÚNICA troca que a Juventus fosse sequer ponderar recusar.

    A Juventus, por solidariedade, ainda é capaz de dar uns 100M€ após estas trocas, o Barcelona pega em mais 100M€ e vai buscar 2 centrais e um extremo de top mundial. Pronto, já têm a melhor equipa deste Mundo e do outro a seguir. Ninguém na Juventus vai questionar este plano do Barcelona rumo a melhor plantel da história do futebol…

    • MarottaParatici
      Posted Agosto 19, 2020 at 1:43 pm

      É um discurso falacioso esse de ir por nomes. Primeiro, porque ambas as equipas estão em claro fim de ciclo, ou seja, nomes como Vidal, Rakitic ou Matuidi têm mais fama que futebol. Em segundo, porque é preciso perceber o contexto dos nomes nas equipas. Por exemplo, eu não punha Wijnaldum, Henderson ou Fabinho em nenhuma dessas equipas, e foi com eles que o Liverpool ganhou a champions.

      Mas falando no contexto, e na Juventus que é onde eu posso opinar, esta equipa foi montada para um estilo de jogo: do Allegri – defesa sólida, jogo vertical e o ataque definido por jogadas individuais. E a quem é que a dão? Ao Sarri, o seu oposto completo. E para melhorar as coisas ainda perderam o Chiellini para a temporada toda (podia dedicar outro testamento a explicar o peso disto). Numa explicação que faça mais sentido para quem não acompanha a Serie A: É como se o Mourinho tivesse montado uma equipa e depois a tivessem dado ao Guardiola (apesar da capacidade de adaptação deste ser anos de luz a frente da do Sarri).

      Respondendo à questão: Ambas as equipas eram capazes de aceitar as trocas, mal não seja pelo lucro que geravam para o FPF. E ambas as equipas arriscam-se a dar um tiro nos pés devido a esta aposta no curto prazo para fazer render os craques.

      (uma nota para os jovens da Juventus que falaste: ao contrário do Barça, a Juve não aposta na integração da formação. Os jovens promissores ou estão emprestados ou estão vendidos com cláusula de recompra)

      O meu 11 combinado:
      GR: Ter stegen, Szczesny
      DD: Cuadrado, Nelson Semedo
      DC: Chiellini, De Ligt, Demiral, Pique
      DE: Jordi Alba, Alex Sandro
      MD: Busquets, De Jong
      MC: Pjanic, Arthur, Bentancur, Vidal
      ED: Messi, Dybala (apesar de o preferir no centro)
      EE: Ronaldo, Douglas Costa (assumindo que não tem as 1000 lesões/época)
      PL: Suarez, Griezmann

      • Kacal
        Posted Agosto 19, 2020 at 4:05 pm

        Ter Stegen; Nelson Semedo, Bonucci, De Ligt e Alba; Busquets, De Jong e Arthur; Messi, CR7 e Suárez. Este seria o meu XI combinado entre as duas equipas.

        No máximo tirava um dos médios e metia Griezmann na frente com Suárez. Depois tenho dúvidas entre De Ligt/Lenglet e Pjanic/De Jong, mas seja como for o Pjanic já pertence ao Barça também. 7 do Barça contra 4 da Juve (no caso de Arthur até chegou só este Verão a Turim).

        Sobre o plantel juntaria Szczesny, Demiral, Lenglet, Cuadrado, Alex Sandro, Pjanic, Bentancur, Rabiot, Dybala, Fati, Dybala e Griezmann.

  • Fantantonio
    Posted Agosto 19, 2020 at 1:32 pm

    Acho só um pouco absurdo e de uma falta de identidade enorme não mencionar Fati e Puig que são basicamente os dois jogadores em melhor posição para carregar a bandeira do Barça no futuro. Como se estivessem a pôr jogadores da La Masia na equipa principal a toda a hora como até há uns 5/6 anos atrás.

    • Oldasity
      Posted Agosto 19, 2020 at 1:48 pm

      Direção está a pensar no agora e não no futuro. E para agora estes são os mais imprescindíveis.

      • Fantantonio
        Posted Agosto 19, 2020 at 2:45 pm

        Sim porque segurar os jogadores que dão proveito desportivo no presente e podem continuar lá muitos anos para poderem vir a ser esteios feitos num clube que vai precisar de os ter, não é pensar no presente do clube. O Puig e o Fati têm mostrado mais do que quase todos os concorrentes para as suas posições, não faz grande sentido mencionar Dembelé e não Fati, se a lógica é a do agora, por exemplo.

        • Oldasity
          Posted Agosto 19, 2020 at 4:42 pm

          Eu não discordo. E até acho que Fati teve melhor que Dembelé e Puig que os outros médios, mas Fati e Puig não são 100% titulares e não tem o estatuto dos outros.. Penso que é por aí, mas concordo com a sua ideia.

    • Af2711
      Posted Agosto 19, 2020 at 2:37 pm

      Messi gosta dos dois, certamente não sairão à curto prazo. Acho que não foram mencionados por terem menos estatuto.

    • SenyorPuyol
      Posted Agosto 19, 2020 at 2:59 pm

      Ele falou em Fati noutra altura da entrevista, também disse que era intransferível. Sobre Puig, de facto, não disse nada!

  • SenyorPuyol
    Posted Agosto 19, 2020 at 2:22 pm

    Não consegui ver a entrevista, mas pelo que tenho conversado, parece que Bartomeu não convenceu muita gente (que surpresa, não é verdade?).
    Mas convenhamos, dizer que “a crise é apenas desportiva, não institucional” não abona nada a favor da sua credibilidade, já de si baixa. É de relembrar que ainda neste ano de 2020 se demitiram 6 elementos da direcção (um deles agora candidato à presidência) e ainda ninguém, de dentro do clube, deu explicações sobre o BarçaGate… E com este fim de época e eleições à porta, já definitivamente, não as vão dar.

    Mas pronto, olhando agora ao plantel, concordo com todos os nomes na lista de intransferíveis. Pessoalmente ainda acrescentaria Piqué, Busquets e os jovens (Puig, Fati, etc). Entre Semedo e Roberto, aceitaria qualquer um dos dois, se foi definido Semedo como intransferível, mantenha-mo-nos nessa linha!

    As minhas vendas prioritárias (isto é, procurar activamente a saída) seriam Umtiti, Alba, Rakitic, Vidal e Suárez.
    Neto, Firpo, Roberto, Rafinha e Braithwaite poderiam também sair conforme houvesse propostas ou não.

    Tomando os valores do transfermarkt como referência, isto comportaria uns ingressos de 32M (Umtiti) + 40M (Alba) + 20M (Rakitic) + 11M (Vidal) + 28M (Suárez) = 131M.
    Neto (14,5), Firpo (20), Roberto (40), Rafinha (9,5) e Braithwaite (9,5) representariam mais 93,5M.

    Em termos de entradas, a cláusula de Lautaro já expirou e o valor dele no transfermarkt baixou para os 64M com a pandemia, mas como estamos a falar do Barça em negociações, vou contar 80M.
    Podemos aproveitar a situação do Valencia e trazer Gaya. Vendo o que aconteceu com Parejo, talvez não sejam precisos os 40M que aparecem no portal, mas conte-se esse valor também.
    Por último, gostava que se apostasse em Dest, avaliado em 18M no portal.
    O total seriam 138M, que poderiam ser cobertos com as vendas prioritárias (e o alívio salarial associado). A partir daí, o resto seria um extra.

    O meu plantel ficaria algo como:
    – Stegen, (Neto?), Peña
    – Semedo, Dest, Piqué, Lenglet, Todibo, Araújo, Gayá, Miranda
    – Busquets, Pjanic, De Jong, (Roberto?), (Rafinha?), Puig, Aleñá, Pedri, Monchu
    – Messi, Lautaro, Griezmann, Dembélé, Fati, (Braithwaite?), Trincão, Collado

    • SenyorPuyol
      Posted Agosto 19, 2020 at 4:24 pm

      Esqueci-me de Coutinho! Também faria parte da minha lista de vendas prioritárias.
      Com esse valor, também poderia ser possível trazer mais um médio (nesse caso Aleñá perderia definitivamente o seu espaço e talvez fosse melhor emprestar Pedri).
      Como o Oldasity me indicou no outro post, fala-se em Van de Beek, se o interesse for real, seja ele!
      O meio campo ficaria:
      – Busquets, Pjanic, De Jong, Puig, Van de Beek, Monchu + Roberto e/ou Rafinha caso não fossem transferidos.

      Por último, também me lembrei, ao ler outros comentários, que existe a possibilidade de Eric Garcia. Caso viesse, seria ele o meu terceiro central, teria de se estudar o que fazer com Todibo e/ou Araújo.

    • Kacal
      Posted Agosto 19, 2020 at 4:26 pm

      Não faria sentido investir forte num central, SenyorPuyol? Ou acha que Piqué ainda tem o que é preciso e uma mudança de contexto pode fazê-lo subir de rendimento? E não despachava já o Alba. De resto, parece-me um plantel ótimo! Se bem que um médio como Thiago Alcântara seria sempre a “cereja no topo do bolo”!

      • SenyorPuyol
        Posted Agosto 19, 2020 at 7:06 pm

        Entendo a sugestão, Kacal!
        Mas para mim Piqué foi o nosso melhor defesa esta época. Eu sei que esta opinião não é nada consensual e após o último jogo há muita gente a pôr isso ainda mais em causa. Mas a minha opinião, olhando às épocas completas, é mesmo essa, que nos últimos dois anos foi o nosso melhor defesa.

        Sobre outros centrais para crescer na “sombra”. Eu acredito que Todibo tem um potencial imenso, mas penso que precisa de crescer mais, antes de qualquer outra coisa, na leitura das jogadas e concentração.
        Tê-lo como terceiro central é dar-lhe muita responsabilidade quando ainda não tem assim tantos jogos como profissional! Eu tenho noção disso, mas se o rapaz for forte mentalmente, pode ser que essa responsabilidade, a noção que, a qualquer momento, pode ser chamado a intervir, o incite a crescer nesses aspectos que referi.

        Caso não tenha a tal capacidade mental para esse papel (ao não tê-lo visto muitas vezes em campo, não tenho mesmo forma de dizer se a tem ou não), existe sempre Araújo, que é um rapaz que, mesmo não tendo tanto potencial como Todibo (é preciso deixar isso claro), me transmitiu sempre a ideia de querer agarrar o seu lugar. Tenho tido oportunidade de acompanhá-lo mais, dos jogos que vejo da equipa B, e a impressão com que fico sempre é que encara todos os jogos muito seriamente.

        Depois ao ler os comentários incluindo Eric Garcia, pareceu-me mesmo o ideal para esse posto de terceiro central, ao já estar num nível competitivo superior ao de Todibo.
        Haveria então que estudar o que fazer com o próprio Todibo e Araújo, empréstimo do primeiro, mais um ano na B para o segundo, teria de se ver que planos há para cada um.

        Alba está um pouco “marcado” para mim desde que disse que “os adeptos estão mal habituados com a quantidade de títulos que ganhámos”. Havendo a tal revolução, eu aproveitaria para dar saída a qualquer jogador que pensasse assim!

        Thiago é um jogador excelente, claro! Mas a trazer um médio, talvez fosse preciso um perfil diferente, com mais presença no balcão da área ou chegada à mesma, pelo menos a ideia que tenho é que Koeman procura explorar isso e por agora só tem miúdos para esse tipo de funções (Puig, Aleñá, eventualmente Pedri). Mas isto é apenas uma impressão minha, tenho mesmo que rever alguns jogos da Holanda de Koeman!

        • Knox_oTal
          Posted Agosto 19, 2020 at 9:39 pm

          Realmente Eric Garcia era perfeito como 3º central (preenche todos os critérios)… e também ficava com Araújo como 4º central e emprestava Todibo!

          Saudações Desportivas

          • SenyorPuyol
            Posted Agosto 20, 2020 at 9:52 am

            Pessoalmente também apostaria em Araújo como 4º central.
            Mas é como disse, seria uma questão de estudar os casos e nesta situação aceitaria outro planeamento.

        • Kacal
          Posted Agosto 19, 2020 at 10:41 pm

          Acabo por concordar com tudo que disse, SenyorPuyol. Eric Garcia faz todo o sentido e acredito que acabará por rumar ao Barça e aí talvez outro empréstimo de Todibo fosse o ideal.

          Sobre o Thiago Alcântara porque acaba contrato daqui a 1 ano e portanto poderia vir por um valor razoável este Verão, tendo em conta a sua qualidade e sendo espanhol e da formação, seria uma oportunidade de negócio. Mas concordo que um médio mais criativo e ofensivo seria o ideal. O Van de Beek seria realmente um ótimo reforço até por ser holandês e o Koeman ser o novo treinador, sem dúvida.

          E sobre o Piqué, não sou daqueles que condena um jogador para sempre e “lhe termina” a carreira precocemente. Acho que ele ainda pode dar a volta, mas também acho que tem que começar a dar mais rendimento, mas o colectivo melhorando também ele deve acompanhar portanto compreendo que fique.

          E o Alba nem sabia que tinha dito isso, sendo assim já percebo mais o porque de não o querer na equipa.

          • SenyorPuyol
            Posted Agosto 20, 2020 at 10:04 am

            Sim, eu entendo realmente a ideia de Thiago! Mas esta e a próxima época serão críticas para o futuro do clube. E assim, mesmo eu gostando muito de Thiago, não vejo com bons olhos que a atual direcção continue a hipotecar o trabalho da próxima. Neste caso, reforçando o meio campo com uma função não-prioritária e com mais um jogador a chegar à trintena.
            Tenho pena de dizer “não” a Thiago, mas é a situação a que o clube chegou.

            Sobre Piqué, eu sei que não é o seu caso, Kacal! ;) Não queria passar essa ideia.

            • Kacal
              Posted Agosto 20, 2020 at 1:40 pm

              Ah pois, faz todo o sentido. Realmente o Thiago já vai a caminho dos 30 anos e depois em principio o Barça mudará de direcção e realmente têm que de começar a rejuvenescer a equipa, não deve entrar na politica. O erro foi mesmo deixá-lo sair na altura!

              Sim, eu percebi que não se referia a mim eheh :)

        • julioflores
          Posted Agosto 20, 2020 at 10:55 am

          Nao acredito que Eric Garci queira ir para um clube nas condiçoes em que o Barcelona e muito menos para 3º central quando ainda esta semana jogou a titular numa meia final da UCL.. Acho que prefere ir até para um clube mais “médio” e ser titular.

          • SenyorPuyol
            Posted Agosto 20, 2020 at 12:10 pm

            Nunca se sabem as motivações dos jogadores. Entendo o que você diz, mas pode haver outras coisas na balança.

            O rapaz nasceu e cresceu em Barcelona, talvez possa, simplesmente, ver com bons olhos a oportunidade de voltar a casa.

            E tendo perspectivas de ser titular a curto prazo, juntando as eleições que já estão aí à porta, ele pode ver um desafio aliciante em fazer parte da eventual reestruturação do Barça.

            É esperar para ver o que ele decide.

  • salo
    Posted Agosto 19, 2020 at 5:53 pm

    Ora Semedo e Dembele sao moedas de troca para a contratação de outros jogadores, ora são intransferíveis. Bartomeu e a imprensa que o rodeia cada dia inventam uma treta.

  • DNowitzki
    Posted Agosto 20, 2020 at 1:22 am

    O Semedo deveria sair, para poder encontrar paz e sossego, continuando a fazer a sua vida.

    É olhar para o André Gomes e toda a campanha que se fez contra o rapaz. Parecia ser o culpado dos insucessos catalães. Saiu, teve o azar da lesão, está a fazer aquilo de que gosta e a ganhar bom dinheiro por isso e vive em paz, como ele próprio confessou.

    Há coisas que o dinheiro ou o «status» não compensam. Foge, Nelson!

  • hmarques
    Posted Agosto 20, 2020 at 9:36 am

    “Ainda por cima Bartomeu ainda há umas semanas garantiu que Sétien ia continuar”

    Epa mas algum treinador resistiria a uma humilhação daquelas num clube?

  • Macaco
    Posted Agosto 20, 2020 at 12:29 pm

    Intransferiveis:
    Messi, Ter Stegen, De Jong, Fati, Trincao, Piqué.

    A pensar:
    Coutinho, Dembelé ambos com muito a provar sobretudo no primeiro. Rackitic, Lengelet.

    Despachar:
    Suarez, Umtiti, Vidal, Grizmann, Braiwhite, Todibo, Firpo.

    Contratar:
    Neymar, Lautaro, Cuadrado, e mais um central Canhoto e um de raiz e/ou ( Alex Sandro e mesmo o Alex Telles poderia render desde que trabalhado, gosto do Lindeloff).

    Sonho:
    Ronaldo (Supostamente o J. Mendes “ofreceu” o jogador que quer “sair” e seria algo muito bom para el jogar com Messi). Dybala, Sancho, Aubemayang, Van Dijk.

    Enfim… ideias… Conceitos…

    Mas Bartomeu RUA

Deixa um comentário