Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os candidatos não tão legítimos

Todos os anos há um conjunto de equipas que, teoricamente, são montadas para atacar o título. No entanto, por uma razão ou outra, acabam por ser colocadas num patamar inferior em relação aos maiores candidatos. No Oeste, San Antonio e Golden State partem como teóricos favoritos, mas vão ter competição à altura, pois existe mais um punhado de equipas com aspirações, enquanto que no Este, dificilmente sairá um campeão que não venha de Cleveland ou Chicago. Qualquer outro emblema que se pusesse em frente do campeão do Oeste seria atropelado… Falemos então de alguns candidatos ao título, embora não tão legítimos quanto isso.

Os LA Clippers aparecem ainda mais fortes do que o ano passado. A sua defesa, mas principalmente atitude, acabaram por ser fatais no momento da decisão. O banco também não esteve à altura dos acontecimentos, daí que a outra equipa de LA se tenha esmerado em arranjar mais soluções alternativas ao seu cinco inicial. A começar por Josh Smith, vindo de um excelente ano em Houston, que para além de defesa, pode ser a solução para o Hack-a-Jordan, jogando ao lado de Griffin, que deslizaria para a posição cinco. O outro reforço de peso é Lance Stephenson, vindo de Charlotte. Os Clippers abdicaram do seu jogador mais agressivo (em todos os sentidos), Matt Barnes, para obter um jogador que foi uma das desilusões da temporada passada. Stephenson, cuja atitude é questionada, pode ser um enorme reforço (pois é muito melhor defensor que Crawfors ou Reddick), ou pode dar continuidade ao que fez nos Hornets. E depois, Paul Pierce… o SF que já foi campeão por Boston pouco traz em termos de produtividade, mas continua a ter presença e a mostrar qualidade em jogos apertados, sendo que a sua capacidade de decisão pode ter influência positiva num conjunto habituado a derrocar nos momentos cruciais. Agora, os segredos para fazer de LA uma equipa vencedora passam por uma defesa mais agressiva, por um banco à altura, mas acima de tudo, por uma atitude colectiva mais forte. DeAndre Jordan, uma das divas da equipa, decidiu regressar, depois de se comprometer com Dallas, o que pode indicar uma mudança de comportamento. Ainda assim, parece faltar algo…
À espreita estão também os Houston Rockets. A equipa de James Harden chegou à final de conferência, não obstante um enorme conjunto de lesões (e com Howard a jogar inferiorizado). É verdade que Houston perdeu Josh Smith, mas foi buscar Ty Lawson, um jogador perigoso no ataque. O problema será saber qual a posição do ex-Denver, a de titular ou sexto jogador, e como é que o seu estilo de jogo, com muita bola na mão, se encaixa com James Harden. Deste modo, os texanos ganham mais uma alternativa a Harden, que em certas alturas foi quase que um solista no que respeita a meter a bola no cesto. É claro que, para chegar longe, Houston precisa de um Barbas ao nível do ano passado, mas dificilmente fará melhor caso Howard não esteja totalmente recuperado. Terrence Jones e Motiejunas estiveram em bom plano, mas o poste não tem alternativa no que respeita a domínio das tabelas e protecção do cesto, e uma dupla Lawson-Harden vai de certeza obrigar os restantes elementos a trabalhos redobrados na defesa. Os Rockets vão ganhar bastantes jogos à custa de Harden, e muitos mais caso Howard também esteja a um bom nível. Há bastante talento, embora as opções sejam mais reduzidas que em outras paragens, e este grupo não esteja particularmente habituado a ganhar. Mas com toda a gente a 100%, e Harden em modo MVP, a surpresa pode acontecer.
E por falar em MVP… Kevin Durant está de volta, o que significa que Oklahoma é imediatamente candidato ao título. Desta vez, Durant nem se pode queixar de falta de ajuda no ataque, pois para além de Westbrook, tem a seu lado Enes Kanter, Dion Waiters e Kyle Singler, entre outros. Ao contrário de anos anteriores, existe muita gente capaz de usar o espaço ganho por Durant e Westbrook para meter a bola no cesto, e Kanter é muito mais forte no jogo interior que Ibaka e Perkins alguma vez foram. Claro que o turco será um a menos na defesa, mas certamente que OKC vai ser uma daquelas equipas que ganha marcando mais pontos, e não sofrendo menos, embora tenha nos seus quadros alguns especialistas defensivos. Com uma nova equipa técnica e mais opções, com um Durant recuperado, este tem tudo para ser finalmente o ano de Oklahoma. Mas… há um mas. Westbrook, na ausência de KD, levou a equipa às cavalitas, e agora terá mais uma vez de partilhar o estrelato. Por outro lado, Durant está em final de contrato, pelo que será um longo, longo ano, em termos de rumores, e se as coisas por acaso não correrem pelo melhor, a Direcção da equipa pode perfeitamente realizar uma troca de modo a obter algo que se veja por aquele que é o seu melhor jogador, mas que ainda não concretizou se regressa ou não para a temporada que se avizinha. As movimentações fora de campo podem prejudicar o rendimento dentro de campo, pois as distracções serão muitas. De qualquer modo, enquanto a dupla estiver a jogar, Oklahoma tem tudo para ficar dentro dos quatro primeiros da conferência.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Nuno Ranito

0 Comentários

  • Mario Elie
    Posted Outubro 10, 2015 at 5:41 pm

    Penso que vai ser o ano dos Clippers. O ano passado só não venceram a NBA por causa da vaidade (estiveram a vencer os Houston por 3-1) e da lesão do Paul.

    • Vasco B
      Posted Outubro 10, 2015 at 6:08 pm

      Há sempre alguma razão e nao acredito que este ano seja diferente… São aquelas equipas que nunca correspondem às expetativas criadas durante a época, e de certa forma é uma pena, porque a pluralidade de favoritos é o que se quer na NBA (e em todos os Desportos)…

    • Yeah!
      Posted Outubro 11, 2015 at 10:07 am

      Sim, a contar que ganhavam aos Warriors, o que acho muito pouco provável.

      Nem paul nem griffin sao assim tao bons quanto os fazem…mas este ano vamos voltar a ver.

  • JSC
    Posted Outubro 10, 2015 at 5:52 pm

    LAC:
    Equipa e plantel fantásticos. perceber se o Lance vai estar ao nível da última época em Indiana ou da época na Carolina do Norte.

    Teoricamente se o ano passado já eram candidatos este ano ainda são mais, acredito que podem chegar às finais.

    Houston Rockets:
    Vão piorar em relação ao ano passado, não acredito que cheguem às finas de conferência.

    OKC:
    Só podem melhorar, para mim o Russel é um elemento terrível para aquela equipa, basta verificar que sem ele e com o KD foram aos playoff's, sem o KD e com o Russel (e com mais armas ofensivas, Kanter, Waiters) nem aos playoff's chegaram. Não acredito que sejam campeões, sem o Russel divergir mais a bola e que as suas percentagens de lançamento melhorem bastante.

  • KikoDP
    Posted Outubro 10, 2015 at 5:52 pm

    OKC e Clippers são na minha opinião candidatos a campeões.

    Clippers com 5 inicial de DeAndre Jordan, Blake Griffin, Paul Pierce, JJ Redick e Chris Paul ficam ainda com um dos bancos mais poderosos da liga: Josh Smith, Jamal Crawford, Lance Stephenson, Austin Rivers… Qualidade em quantidade.

    OKC tem 2 dos jogadores de top da NBA qualquer um deles capaz de decidir e de fazer jogos de 30+ pontos semanalmente sendo que a defesa tem de ser trabalhada. Vamos ver como se divide a bola entre KD e Westbrook + Waiters, Ibaka, Kanter…

    Os Houston Rockets não estão, na minha opinião, ao mesmo nível. Plantel mais pobre, com menos soluções. No entanto são das equipas que defende bem, e com Harden a nível MVP, Dwight Howard a dar mais que no ano passado e mais alguém a aparecer (será Ty Lawson?) podem surpreender.

    • Yeah!
      Posted Outubro 11, 2015 at 10:13 am

      Howard nos playoffs tem sido dos melhores postes da liga. Não foi por ele que houston perdeu nos dois últimos anos.

      Quanto à equipa, o roster está mais forte – não percebo o teu comentário – com a chegada do lawson.

      Ainda assim, tambem nao acredito que vao longe. Okc tem um plantel muito forte, como nos anos anteriores. Spurs tambem estao incriveis e depois ainda ha os warriors…vai ser mais um ano incrivel.

      Atençao ainda para os pelicans…vao ser a surpresa.

    • KikoDP
      Posted Outubro 11, 2015 at 1:29 pm

      Os Rockets perdem Josh Smith e ganham Ty Lawson tirando algumas pequenas mexidas… Ficam sem um PF que fez excelentes exibiçoes mas ainda assim eu nao disse que estão mais fracos, mas sim que tem um plantel mais pobre que LAC e OKC.

      Também acho que nao perderam nos playoffs por causa do Howard mas sim pela falta de soluçoes que nao seja ele e Harden.

      Adoro o Anthony Davis mas este plantel dos Pelicans faz pena, fraquito tirando ele na minha opinião.

    • Yeah!
      Posted Outubro 13, 2015 at 6:28 am

      Holiday é.muito bom…vamos ver se vem.com saude.

  • Guedes
    Posted Outubro 10, 2015 at 5:55 pm

    A NBA tem de pensar em mudar as regras, não faz sentido o Oeste ter 6,7 candidatos e no Este só 1. Acho que se os Lakers fossem do Este iam à final

    • KikoDP
      Posted Outubro 10, 2015 at 5:58 pm

      Que exagero!

    • JSC
      Posted Outubro 10, 2015 at 6:03 pm

      Calma, o melhor 5 do Este é dos Heat e é a 2ªa melhor equipa, também tem hipóteses de ganhar este ano.

    • Vasco B
      Posted Outubro 10, 2015 at 6:09 pm

      Guedes às finals não mas o potencial para o futuro está lá!

    • JSC
      Posted Outubro 10, 2015 at 6:12 pm

      Os Lakers que com uma "sorte descomunal", estão com equipa para ser perigosa daqui a dois três anos, Randle, Clarkson e D'Angelo. Depois sai o Kobe ficam com imenso espaço salarial. Não estão assim tão mais como se diz. E como muita sorte até podem chegar a uam vaga nos playoff's no Oeste.

    • Jonathan
      Posted Outubro 10, 2015 at 6:12 pm

      Essa convicção nos heat mata-me.

    • Vasco B
      Posted Outubro 10, 2015 at 6:25 pm

      O 5 inicial é sem duvida top 5 na NBA, mas não é só isso que conta, senão os Lakers com Nash, Kobe, Gasol e Howard tinham ido às Finals como o esperado… Mas acredito que nos Playoffs vão criar problemas a muita gente, mesmo que não cheguem às Finals…

    • JSC
      Posted Outubro 10, 2015 at 6:30 pm

      tão mal*

      Porque achas que um 5 com Dragic, Wade, Deng, Bosh, Whiteside não é melhor que uma com Rose, Butler, Dunleavy, Noah e Gasol? Depois no banco, Stoudemire, Chalmers, Andersen, Green….

    • Kafka I
      Posted Outubro 10, 2015 at 6:33 pm

      Vocês e essa fixação que os Heat são a melhor equipa do Este ou tem sequer alguma hipotese não faz sentido nenhuma e já no post anterior andaram a dizer isso, não dá para perceber de todo, mas ok são oponiões….quando a época começar veremos

    • Vasco B
      Posted Outubro 10, 2015 at 6:39 pm

      Não são, obviamente que Cavs são melhores e acabaram de ir às Finals…

    • JSC
      Posted Outubro 10, 2015 at 6:40 pm

      A melhor é o os Cavs, mas claramente é a 2ª melhor.

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 10, 2015 at 6:44 pm

      Com todos em forma, os Heat talvez sejam a segunda melhor equipa do Este, mas olhando ao historial dos jogadores, Stoudemire, Wade, Deng e Bosh são jogadores muito propícios a lesões e certamente que os Heat passarão mais de metade da época sem contar com um ou 2 destes jogadores. Como tal acredito nos Heat a lutar pelos 4 primeiros de Conferência, algo como uma Final de Conferência seria já acima das expectativas.

    • Jonathan
      Posted Outubro 10, 2015 at 7:16 pm

      O stoudemire já não sabe jogar a muito tempo não percebo estas fixações em mete lo nos melhores sem fazer nada a muito tempo. Era como dizer que o perkins ou o deron Williams fossem bons. Não se esqueçam que há os wizards e Toronto como equipas chatas e ainda Atlanta que vem de uma muito boa época.

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 10, 2015 at 7:21 pm

      Jonathan, o Amar'e atualmente é um bom jogador de banco. Não está ao nível de antigamente, mas ainda é capaz de fazer uns 10 pts ou mais por noite a partir do banco, o que é muito bom

    • Vasco B
      Posted Outubro 10, 2015 at 7:40 pm

      Dragic, Wade, Deng, Bosh e Whiteside já garantem playoffs só por si, mesmo que um se lesione ou outro, depois tens o Winslow, o Green, o Birdman… quem chegou às finais de conferencia do ano passado foi Atlanta, mas a perda do Carroll vai se provar muito importante a meu ver, muitos jogos foi ele que se destacou e nao acredito que voltem a ter uma época tão boa quanto a de 2015… Posso estar errado, mas é a avaliação que tenho agora… Bulls é como Clippers, falta sempre qualquer coisa, não chegam lá (desde o MJ) e nao acredito que este ano seja diferente…

    • JSC
      Posted Outubro 10, 2015 at 8:12 pm

      Vasco B., vejo como tu a conferência Este.

    • Anónimo
      Posted Outubro 10, 2015 at 8:24 pm

      Como garantiram o ano passado…

      Saganas

    • JSC
      Posted Outubro 10, 2015 at 8:54 pm

      2014 – 2015:
      Dragic 26 jogos (15 – 11), Wade 62, Deng 72, Bosh 44, Hassan 48, claro que se o 5 incial mantiver estes números é complicado. Mas isso é válido para todas as equipas, agora imaginemos que os Cavs perdem o LeBron (impossível o homem não se lesiona) descem para que lugar? As lesões são "imprevisíveis" tem de se basear os palpites com os dados disponíveis nesta altura, como é óbvio, e nesta altura estão todos saudáveis (uma pequena lesão do Whiteside, mas já está bom).

    • Vasco B
      Posted Outubro 10, 2015 at 9:56 pm

      sem lesões tudo pode acontecer, e assim inclui-se os bulls com um rose pouco marcado por lesões ao longo da época (o que seria surpreendente)…

    • Anónimo
      Posted Outubro 11, 2015 at 2:02 am

      O James falhou uns 11, 12 jogos no início da season, o Love e o Irving também.

      Saganas

    • Yeah!
      Posted Outubro 11, 2015 at 10:19 am

      Em termos de plantel, é claro que os heat têm muito boas hipoteses…mas na teoria.
      Wade já não é, de longe, o que era…há já alguns anos. Prejudicou os heat desde o ultimo ano do lebron. Não parece o mesmo e isso prejudica a equipa. Bosh vai levar a equipa as costas.

    • Vasco B
      Posted Outubro 11, 2015 at 1:47 pm

      Não podes pôr as culpas no Wade pela abada dos Spurs, tanto a nível coletívo como o próprio Lebron foi anulado pelo Kawhi Leonard, que por alguma razão foi MVP dessas finals… Os Spurs eram melhores, já toda a gente sabia isso e o resultado provou-se de uma forma estrondosa… E tens de ter em conta o facto de que este foi o primeiro ano desde 2010 que ele teve mais 2 meses de descanso, o que pode provar-se muito importante tanto para o Wade como para o Bosh… Claro que isto é na teoria…

    • Yeah!
      Posted Outubro 13, 2015 at 6:25 am

      o wade, a meu ver, tem estado muito fraquinho. E nessas finais nao vi o lebron a ser anulado. Vi o kawhi a jogar muito e os spurs a jogarem.o melhor basquetebol que alguma vez vi. Ainda assim, desde esse ano.que o wade não produz nada de jeito.

      Sempre a mesma jogada, jumpshot sem ritmo e fraca e sem ideias. O fisico nao ajuda, mas tem sido muito fraquinho…para o jogador em questao claro.

  • Jonathan
    Posted Outubro 10, 2015 at 6:00 pm

    Isto no oeste é tarefa complicada. Os warriors são campeões e mantiveram os jogadores importantes. Os spurs são os spurs e agora mais aldridge. Os clippers finalmente tem banco para playoffs. Os rockets com o lawson ganham muita qualidade e o jogador merecia de facto ir para uma equipa mais competitiva. Depois há Memphis como a equipa chata para criar dissabores. Ainda podemos pensar no conjunto de anthony Davis que vai querer pelo menos a continuidade nos playoffs. Sobra ainda os thunder que não considero ainda os favoritos devido ao novo coach e à situação do durant tanto pelo contrato como pela recuperação total das lesões. Caso comecem bem colocarei a equipa como favorita. Depois o resto vai lutar pelo lugar que falta sendo que os suns não tem tido sorte nesta luta, dallas e portland tão bem mais fracos mas ainda com argumentos, os lakers são o que são os nuggets é para esquecer bem como os jazz e os wolves.

  • Vasco B
    Posted Outubro 10, 2015 at 6:06 pm

    Excelente texto.
    Oklahoma são os únicos com uma real hipótese a meu ver, por já terem chegado às finais (nesse ano o Harden depois desapareceu por essa altura), passando pelos Spurs… A combinação KD-Westbrook é imparável se ambos estiverem em forma, e qualquer equipa ver-se-ia em problemas para os parar (parar 1 é bem diferente de parar os 2). Clippers têm o roster mas são aquela equipa que seja qual for a razão não acompanham a qualidade da Regular Season, acontece sempre alguma coisa e nao acredito que este ano seja diferente… Houston não acredito no Harden, exemplos disso são o ano passado nas WCF e 2012, quando foi às finals e desapareceu do radar, por isso se ele não está ao seu melhor, a equipa nao tem hipótese… Golden State e Spurs ficando 1/2 na tabela dificilmente não chegam às finals, só se acabarem por se encontrar antes das WCF, mas como não acredito que fiquem fora do top 3 (ou ficarem 2/3), devem ser as favoritas a chegar ao fim…

  • NFM *
    Posted Outubro 10, 2015 at 6:36 pm

    LAC fizeram contratações muito interessantes e têm dos melhores banco da NBA neste momento….

    PP,J Smith e Lance Stephenson trazem experiência e este último uma mais valia em termos defensivos que vale ouro nos playoffs…

    Sinceramente LAC tem dos melhores Rosters e com BG e CP3 tudo pode acontecer, veremos se nos momentos decisivos voltam a falhar, pois tem sido essa a regra…

    • Yeah!
      Posted Outubro 11, 2015 at 10:20 am

      Sem dúvida tem um plantel incrivel…mas nen paul nem griffin sao assim tao bons.

      Para mim não devem.chegar às finais.

  • Kafka I
    Posted Outubro 10, 2015 at 6:39 pm

    Como já disse no post anterior OKC sem lesões é tão candidato como os Spurs ou GSW…tirando isso concordo com tudo o resto

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 10, 2015 at 6:55 pm

      Não concordo. Penso que sem lesões continuam inferiores a Spurs e GSW. Agora quem tem Durant arrisca-se a bater qualquer equipa, mas acho o plantel curtíssimo para a atual NBA

    • Rúben Gomes
      Posted Outubro 10, 2015 at 6:58 pm

      Bulls too. Se bem que ainda não sabemos o que vale o novo treinador.

    • Jonathan
      Posted Outubro 10, 2015 at 7:17 pm

      Concordo kafka

    • Vasco B
      Posted Outubro 10, 2015 at 7:42 pm

      Concordo com o João, os 2 últimos vencedores provaram que a equipa vale mais que um jogador e muitas das equipas que chegaram aos playoffs e tiveram bem esta época foram as que trabalharam mais em equipa (exemplos Atlanta, Milwaukee, entre outras)

    • Anónimo
      Posted Outubro 10, 2015 at 8:31 pm

      A última vez que chegaram "saudáveis" aos playoffs + Ibaka só perderam nas finais, é de esperar que mais maduros consigam o título, na minha opinião só as lesões os impediram de já ter o anel.

      Saganas

    • Vasco B
      Posted Outubro 10, 2015 at 10:01 pm

      Saganas,
      os tempos mudam, e Warriors aí não eram nada e agora campeões… e Spurs tão melhores com a adição do Aldridge, enquanto Thunder desde então perdeu o vice MVP da época passada, por isso apesar de isso ser verdade, neste momento passou a ser irrelevante na minha opinião… Mas tendo todo o núcleo duro bem, claro que estarão na luta…

    • Yeah!
      Posted Outubro 11, 2015 at 10:29 am

      Concordo. Nos ultimos anos têm sempre umas das.melhores equipas. E nao sao so as lesoes que os prejudicsm mas a falta de jogo das estrelas. Ou seja, sao dos melhores da nba, têm dois jogadores no top 5, mas nenhum dos dois cria jogo, so sabem marcar e marcar e nao aproveitam a equipa super completa que têm.

    • Yeah!
      Posted Outubro 11, 2015 at 10:29 am

      Mais uma coisa…atençao aos pelicans, vao ser a surpresa.

    • Vasco B
      Posted Outubro 11, 2015 at 1:52 pm

      Sim, o que tu queres dizer é que eles não encaixam, isso é mais do que óbvio, o Durant devia ser mais importante e o jogo devia girar mais em volta dele, mas tendo o Westbrook como PG perde-se essa possibilidade… É por isso que acho que ele vai sair de OKC este ano… O Westbrook quer ser "A" estrela, e perde-se o Durant pelo meio (por alguma razão só uma vez chegaram às Finals, e nessa vez passaram pelos Spurs por causa do Harden)…

  • João Ribeiro
    Posted Outubro 10, 2015 at 6:50 pm

    Os Clippers são, a par dos Spurs, a equipa que mais anseio por ver nos jogos oficiais. Têm um conjunto de jogadores fabuloso, e têm um dos melhores treinadores para fazer deles uma grande equipa. Josh Smith chegou a ser o jogador mais overated da NBA quando assinou aquele contrato de all-star (algo que ele nunca foi) com os Pistons para se tornar num jogador muito útil para o banco das grandes equipas. Paul Pierce vem trazer experiência e a cabeça que tem faltado e Stephenson será a maior incógnita, embora eu ache que será muito útil já que voltará a não ser o protagonista na equipa e quando assim foi, Stephenson foi excecional. Têm tudo para discutir o título.

    • Vasco B
      Posted Outubro 10, 2015 at 10:07 pm

      Já o ano passado tinham e nem sequer chegaram perto do título, e apesar das adições e tudo parecer encaixar, algo vai correr mal mais uma vez, são daquelas equipas que por mais que tentem, tenham as melhores condições, há sempre qualquer coisa que não corre como deve ser e não correspondem às expetativas… Vamos ver…

  • Francisco Felner da Costa
    Posted Outubro 10, 2015 at 10:21 pm

    Como é que o Josh Smith é uma solução para o hack-a-Jordan se na temporada passada nos playoffs assistimos a um hack-a-smith contra Houston? Os Clippers estão melhores mas não é devido ao Smith mas sim devido ao PP34! Capacidade de decisão na hora da verdade, aí concordo em absoluto. O Smith vai continuar na linha dos últimos 2 anos, muito pouco acerto e alguma luta nas tabelas…

    Houston não é candidato enquanto o Howard não aliar o seu talento a uma mentalidade vencedora. Ponto final.

    Por fim, o regresso de Durant só pode ser uma excelente notícia para mim enquanto fã de OKC. E têm tudo para disputar a passagem às finais, sobretudo com o Kanter em boa forma.

  • Yeah!
    Posted Outubro 11, 2015 at 10:35 am

    Discordo com os okc – sao candidatos ao titulo – e concordo com o resto.

    Adiciono ainda os pelicans…vai ser a surpresa a meu ver.

    • Vasco B
      Posted Outubro 11, 2015 at 1:53 pm

      Até que ponto? Todos contam com eles para os playoffs, mas um bocado ao estilo dos Blazers, ninguém os vê com grande futuro depois disso, pelo menos esta época…

    • Yeah!
      Posted Outubro 13, 2015 at 6:27 am

      Davis vai estar um.monstro. e cuidado com o o holiday – deve regressar com saude, espero.

Deixa um comentário