A I liga portuguesa 2015-2016 terminou, e chegou a hora de fazer um balanço de tantos meses de intensa competição. Assim começamos por pedir aos nossos leitores que votem nos melhores da época:
Quem foi o melhor jogador em 2015-16?
Quem foi o melhor treinador em 2015-16?
Quem foi o melhor jovem em 2015-16?
Quem foi a revelação em 2015-16?
Quem foi o melhor guarda-redes em 2015-16?
Quem foi o melhor lateral direito em 2015-16?
Quem foi o melhor lateral esquerdo em 2015-16?
Quem foi o melhor central (lado direito) em 2015-16?
Quem foi o melhor central (lado esquerdo) em 2015-16?
Quem foi o melhor médio defensivo em 2015-16?
Quem foi o melhor médio em 2015-16?
Quem foi o melhor extremo esquerdo em 2015-16?
Quem foi o melhor extremo direito em 2015-16?



0 Comentários
SlyRP
O meu 11 do ano é: Rui Patrício, Baiano, Lindelof, Jardel, Layun, Danilo, Adrien, Rafa, João Mário, Jonas e Slimani.
Revelação: Ricardo Ferreira
Jovem: Renato Sanches
Treinador: Lito Vidigal
Melhor Jogador: Jonas
Ivan Borges
So tirava o Linderlof e metia o Coates e no melhor jogador jovem escolhia o Jota ou Iuri e treinador Rui Vitoria.
Anónimo
Rui P.
Maxi-Lindelof-Jardel-Layun
Danilo-Adrien-J.Mário-Rafa
Jonas-Slimani
Treinador: Rui Vitória
Cumprimentos,
Nuno Pereira
DZS
Nao sei de que clube es, mas eu sou do sporting e temos o mesmo 11
Pedro Almeida
Nuno Pereira,
tenho o mesmo onze e treinador
Pedro Lourenço
Nuno Pereira, é provavelmente o onze mais sensato, inteiramente de acordo.
CE
Nuno Pereira só troquei Lindelof por Ricardo Ferreira e o treinador por Petit. Muito mérito na manutenção do Tondela.
kanjy6
Kritciuk foi fenomenal enquanto cá esteve!
Anónimo
O meu onze é igualzinho e o treinador também!
Hugo
Saraiva MM
O meu 11 desilusão:
Boeck; Clesio, Marcano, Luisão, J. Silva; Cristante, Talisca, Bruno Paulista; Marega, Brahimi, Aboubakar.
Rui Sousa
Bem, acho que no 11 ideal só um voto é que não coincidente com o que já estava pela maioria.
Extremo esquerdo. Está muito equilibrado entre Gaitan, Ruiz e Rafa. Tudo o resto é mais ou menos consensual.
Cumps
Diogo Moura
Poderia haver uma categoria para o jogador "desilusão", ou seja, seria aquele de quem tudo se esperava e não rendeu nem de perto o esperado.
Kacal I
Aí podiam entrar alguns do meu Porto como Corona e Aboubakar, por exemplo.
Fernando
Concordo plenamente quanto a isso!
Rui Sousa
Kacal, não colocaria o Corona nessa lista, nem de perto, sendo primeira época e não tendo encantado, ao menos "apresenta" números razoáveis para a posição, o que no meio do pantanal que foi o Porto já não é mau.
Só no Porto existem Imbula, Bouba, Brahimi, Pés de Tijolo aka Marega ou Maicon que estiveram piores. Nos outros clubes temos os Tarabaat (pode não ser assim que se escreve), os Barcos os Tozés ou Rosell, os Rivaldinhos ou outros.
Mas sugestão (Diogo Moura) pareceu-me excelente.
Cumps
stanpanan
Imbula Claramente
Kacal I
Rui Sousa,
Imbula não pus porque só esteve cá meia época mas podia estar, claramente, depois Maicon e Marega não acho que tenham sido desilusões porque não esperava mais deles e o Brahimi também já não me convence há algum tempo e esta época foi só mais uma das razões para tal. Imbula e Aboubakar sim e o Corona eu esperava um pouco mais em termos exibicionais mas a equipa esteve toda mal em geral e ele até se safou, concordo.
HM
Imbula, sem dúvida nenhuma.
luis bcn
Brahimi foi o jogador desilusão. O Corona foi o melhor extremo do Porto, não foi regular mas a espaços mostrou ter muito talento.
O imbula fez 2-3 grandes jogos e depois fez 2-3 franquismos mas não esteve tão mal…quer dizer, também não jogava muito…
Diogo Moura
Curiosamente até colocaria Casillas na lista, face ao status/vencimento não conseguiu sequer figurar no Top 3 melhores G-R da liga. Aquilani do Sporting também não rendeu o esperado pelas mesmas razões. O Taarabart nem considero bem desilusão, é mais um puro flop visto que nem calçou.
A minha ideia é mais para jogador desilusão, não para flop's/pior jogador, porque se há coisa em que as equipas portuguesas são férteis é em contratações falhadas.
No Benfica serviria por exemplo Gonçalo Guedes que de internacional A saltou para a equipa B e na segunda volta do campeonato pouco jogou. (tapado por Salvio e Carcela), contudo cumpre o propósito, achava-se que seria o jogador mais no clube e acabou por ser algo irrelevante para a equipa. Por mim, a haver um jogador desilusão, seria ele mesmo.
fefe varanda
Taarabt não foi desilusão porque acho que é mais ao menos unânime que ia ser um flop…Não desiludiu ninguém portanto.
CE
Nuno Pereira só troquei lindelof por Ricardo Ferreira e o treinador por Petit. Muito mérito na manutenção do Tondela.
Anónimo
Diogo, cada um tem direito à sua opinião mas considerar Guedes uma desilusão?
Um miúdo de 19 anos, que é lançado porque há um Salvio lesionado e um Carcela inadaptado para alem do Pizzi ainda na posição 8, e faz golos e assistências alguns bastante importantes e depois perde o lugar para um pizzi que atravessa um periodo de grande forma, o que mais se lhe podia pedir? Parece-me um tanto exagerado.
Para mim desilusão foram Imbula que era um jogador brutal em Marselha e vem rotulado de craque, bem como de contratação mais cara de sempre do futebol português e Brahimi pelo 1º ano que fez por cá esperava-se muito mais de ambos daí que desiludam. Ewerton, ainda que por causa das lesões, também se esperava bem mais dele. E isto são só exemplos de jogadores que 1º criaram muitas expectativas e depois ao longo da época as foram defraudando podendo assim ser rotulados de desilusão.
Mas é a tal coisa, esta é apenas e só a minha opinião :)
Cumprimentos,
zezaomg
Diogo Moura
Zezaomg, relativamente ao Guedes concordo contigo. Mas como referi, a haver um jogador desilusão no Benfica ocorreu-me o Gonçalo Guedes por o motivo que apontei. Porque não tinha mais ninguém a apontar, todos cumpriram com o esperado. Era só mesmo para poder indicar um. Claro que o miúdo é novo e ninguém esperava nada dele na pré-epoca.
O Porto como foi a equipa com a temporada mais fracassada e com o maior investimento é normal que seja o líder. O Ewerton nem acho assim tanto. Aquilani foi mais desilusão. Formado na Roma, jogou no Liverpool, Fiorentina, etc. (ou seja, um jogador rotinado em campeonatos e equipas de renome) e foi papado de cebolada pelos portugueses Adrien, WC e João Mário. Poucos minutos teve.
O Teo só não figura na lista graças à enorme segunda volta que fez, pois após as polémicas durante o Inverno era o que faria prever.
Imbula é unânime! Jogador mais caro da história da Liga Portuguesa. Se tinha ficado até ao final da temporada os adeptos então é que iam de vez aos arames com a direcção Portista.
The Monster
Melhor Jogador: João Mário
Melhor Treinador: Rui Vitória
Revelação: Kritciuk
Melhor Jovem: Diogo Jota
Patrício, Maxi, Lindelof, Semedo, Layun, Danilo, Adrien, Rafa Silva, João Mário, Jonas, Slimani.
Kacal I
Um 11 sem Jardel? Ele que se exibiu a muito bom nível, foi campeão nacional e foi o único a ser titular durante toda a época dos candidatos mais fortes (Semedo estava no Setúbal, Coates no Sunderland e Lindelof no banco) sendo que são todos de Sporting e Benfica.
coach407
No 11 apenas trocava os dois centrais pelos seus colegas Jardel e Coates. O resto coincide com o meu 11.
Silveira9
Exatamente igual o meu 11,só trocaria o Fejsa pelo Danilo.
Diogo Palma
As únicas posições onde o Sporting não tem representantes nestas eleições para os melhores jogadores da Liga são as laterais defensivas e compreende-se porque aconteceram várias alterações com pelos 6 jogadores a atuarem intervaladamente nessas 2 posições … ainda assim tenho de dizer que tanto o Schelotto como o B. César me surpreenderam e nesta ponta final da época estiveram a um nível muito alto como aconteceu no jogo de ontem.
coach407
Já agora fica a nota para o facto do Benfica ter representantes para todas as posições (o 11 base completo está nas opções), enquanto que o FC Porto tem apenas 4, apesar de ter individualidades da qualidade de Casillas, Corona e Brahimi. Quando o coletivo não funciona reflete-se muito no plano individual. A ideia contrária pode ser aplicada ao Benfica e ao Sporting que apenas não tem os 11 jogadores devido às constantes mudanças nessas posições sendo que nenhum acabou por conseguir a regularidade necessária para ser candidato apesar de Schelotto e B. César terem terminado a excelente nível.
Anónimo
O Schelotto subiu bastante de nível, acredito que mantendo o italo-argentino, Coates e Semedo (o que acontecerá à partida) e mantendo o Jefferson, temos um quarteto bastante bom e consolidado para o resto da temporada.
A minha opinião é que o Jefferson é um lateral de grande qualidade, estando em boas condições físicas é para manter, uma vez que não valorizou muito esta temporada e ofensivamente não temos melhor, nem no mercado interno (fala-se de Hélder Lopes).
O João Pereira é uma alternativa fiável, mostrei desconfiança no inicio mas esta época sempre que jogou esteve competente. Oliveira e Ewerton para vender, ficava com Naldo e Tobias. Para a lateral esquerda, Bruno Cesar para jogos teoricamente mais fáceis cumpre, mas uma contratação de um lateral mais forte defensivamente seria ótimo (excelente seria um central/lateral do estilo do Juan do Inter).
Mário
Diogo Palma
O Benfica meta a lista o A. Almeida e Eliseu apenas pela regularidade porque mesmo no melhor ano da carreira de ambos nenhum deles passa de um jogador mediano que não seria titular num dos outros dois candidatos ao titulo.
Zé do Pipo
Mal de nós se aturarmos o Jefferson mais uma época
Diogo Palma
Para mim o B. César não deve nada ao Jefferson (ontem no golo do Slimani aquele cruzamento do chuta-chuta tinha a assinatura do Jefferson), aliás acho que têm os dois qualidade mas os problemas fisicos do Jefferson deixam-me preocupado.
Gonçalo Duarte
Concordo,enquanto que Schelotto se tem chegado na pré-época podia perfeitamente disputar esse "título",o do lado esquerdo por outro lado é urgente um reforço,Bruno César é excelente para as equipas pequenas mas é preciso mais nos clássicos e na Europa
coach407
Diogo, a mesma coisa podes dizer relativamente ao Sporting. Mais depressa o Benfica jogava com os suplentes Nélson Semedo e Grimaldo de que com Schelotto e Bruno César a laterais. Pelo menos no meu entender também não passam de jogadores medianos e não seriam titulares em nenhum dos outros candidatos.
O RV só não jogou com laterais mais ofensivos porque não quis (tinha Semedo e Grimaldo) etendo em conta a ideia de jogo implementada o RV não queria os laterais do Sporting para nada. A mesma coisa JJ pode dizer relativamente aos do Benfica. Já o FC Porto é o único que tem laterais que seriam titulares em ambos os rivais.
Diogo Palma
Para mim o Schelotto tem qualidade e potencial para jogar num "grande" ao contrário do A. Almeida, o B. César é um jogador competente mas não é muito superior ao Eliseu.
Anónimo
O Bruno Cesar cruza bem, principalmente quando ganha a linha de fundo, mas não cruza como o Jefferson, o ex-Estoril cruza de qualquer lado e com grande precisão, a bola faz uma autêntica banana quando sai dos seus pés, o cruzamento do Bruno é mais "direito".
Mário
coach407
Diogo, o Schelotto tem qualidade e potencial e o Nélson Semedo e o Grimaldo não têm? Para mim têm bem mais potencial, apesar de não desgostar do Schelotto que está a ser uma boa surpresa, mas ainda assim longe do potencial do Semedo ou da qualidade do Maxi.
Diogo Palma
Eu não vejo potencial nenhum no N. Semedo, não depois da lesão …
Diogo Palma
Também ainda não vi nenhum potencial no Grimaldo.
coach407
Esqueci-me que só vês Sporting, desculpa. O Semedo depois da lesão pouco jogou na equipa principal. Já quando foi ajudar a equipa B foi incrível a diferença que fez, tecnicamente completamente à parte para a II liga, sendo que foi um dos principais desequilibradores do Benfica B e talvez até tenha sido o melhor marcador dos jogos em que teve em campo. Ofensivamente é superior ao Schelotto, defensivamente é um bocado ela por ela, nenhum dá garantias. Do outro lado Grimaldo sempre jogou impressionou (incluindo no jogo do título, mostrou uma acutilância ofensiva que Eliseu nunca mostrou. Defensivamente não foi testado. Mostrou potencial). Para quem viu os jogos é fácil dizer que têm enorme potencial mas admito que não tenhas acompanhado porque muitas vezes o Sporting joga ao mesmo tempo. Eu próprio só acompanho o Benfica B (e o Porto B, sobretudo) porque tem muitos jovens interessantes, daí ter visto o Semedo depois da lesão. Acredito que tu não tenhas acompanhado porque não deve ter interesse nenhum para ti.
Mas se saires um bocadinho do planeta Sporting vais ver que há muitos jogadores interessantes por aí ;) pode ser que o Rui Vitória coloque-os na final da Taça da Liga. Não só era um prémio justo para o Semedo pela importância que teve e o sacrifício que fez para salvar a equipa B como também me parecem os mais adequados tendo em conta que o Marítimo deve jogar à defesa.
Suponho que esse jogo vejas portanto aproveita :)
Anónimo
Diogo Palma, é obvio que o que se está a debater aqui é a "regularidade" tendo em conta o número de jogos feitos. Caso contrário, Gaitán teria lugar mais que cativo neste11 por exemplo e Adrien, que não é um jogador fora de série (beneficiou sim, do treinador e táctica), não poderia ser sequer equacionado para melhor 11.
Saudações,
Bernardo Costa
Diogo Palma
Eu falei daquilo que vi do Semedo e do Grimaldo, ainda entram em alguns jogos que assisti e não me convenceram minimamente.
O unico jogo que vi da equipa B do Benfica foi na derrota deles contra o Sporting e mesmo esse jogo não vi todo … mas convenhamos que a II Liga não é grande coisa.
Diogo Palma
A final da Taça da Liga é numa 6ª à noite certo? Desfruta do jogo por ti e por mim que com muita pena minha não vou assistir.
Diogo Palma
Agora fiquei curioso … o Adrien sairia do 11 para entrar quem?
coach407
Diogo Palma, dá para ver o potencial. Foi a partir dos jogos da II que clubes como Valencia e Monaco perceberam que o Cancelo e o Bernardo Silva tinham potencial para ser grandes jogadores. E acertaram em cheio pelo que se tem visto…
Gonçalo Duarte
coach07
Por outro lado,Lindelof e o Renato rendiam pouco ou nada(comparado com o que rendem agora)
Anónimo
Mas está tudo maluco? Alguma vez o Bruno Cesar é melhor que o Eliseu? Mas que raio de lavagem cerebral levaram este ano? E o Schelotto era titular no Benfica? Não queria nenhum dos laterais do Sporting dado… Semedo pode voltar ao início da época e o Grimaldo tem imenso potencial. Bem trabalhados e com uma boa pré-época, e o Benfica fica com 2 laterais de grande qualidade. E outra coisa: Schelottos, Coates e Rubens Semedos só jogaram para o campeonato. Os jogadores do Benfica realizaram excelentes exibições na Liga dos Campeões (Semedo ao início, Lindelof impecável sempre que foi chamado, Jardel nem vale a pena falar). Quero ver o quão sólida é a defesa do Sporting para o ano na liga milionária.
Bruno
ACT7
O Sporting têm melhor treinador, melhores jogadores, melhores adeptos, mais potencial, joga melhor, melhor tudo, etc.
Só que ganha bola como diz o outro…
Fiquem lá com essas vitórias todas
G-rod a.k.a. Gil Rodrigues
Obviamente o Adrien seria suplente do Jogador de 18 anos que até já foi comprado pelo Bayern!
Diogo Palma
O melhor treinador é aquele que ganha mas se me derem a escolher entre o Rui Vitória e o Jorge Jesus para mim a escolha é mais do que óbvia, o Jesus é muito melhor treinador.
Não consigo gostar do treinador do Benfica, está sempre cheio de coitados para não dizer nada que o comprometa, armado em bom samaritano, etc e depois lá tenta mandar umas picadas disfarçadas como aquela dos 11 jogadores e que há dois treinadores obcecados pelo Benfica.
Eu prefiro treinadores com personalidade como o Jesus ou Mourinho, dizem o que têm a dizer sem medos.
diogo silva
Vindo de ti tb não se esperaria outra coisa.
stanpanan
Cheio de coitados? O que é que isso quer dizer? O RV sempre foi assim, mas passaria a ser mal educado e sem classe simplesmente porque o Jesus o é?
E pareces confundir ter personalidade com ser arrogante e desrespeitoso!
Diogo Palma
O Rui Vitória não tem é "tomates" para dizer o que pensa, depois vem com frases feitas e textos decorados para não dar barraca.
Diogo Palma
Classe tem o Guardiola, não o Rui Vitória.
Diogo Palma
O treinador do Benfica não tem é ferramentas para entrar numa guerra de palavras com o treinador do Sporting e não é por falta de vocabulário …
Diogo Palma
O Rui Vitória só sabe falar com frases feitas e textos decorados.
Kafka I
Diogo Palma
O RV não tem ferramentas para ser mal educado é isso? és um brincalhão tu…o Jesus acabou até começou bem, mas no fim acabou a ser comido de cebolada no jogo de palavras…vai lá ver todo o histórico sff
joao pim
Dizer que o Rui Vitória não tem personalidade é deveras engraçado! Esta época o JJ tentou por várias vezes denegrir o RV e este soube sempre manter a postura e acima de tudo amigo…. soube usar isso para motivar os seus jogadores. E isso é melhor do que "mandar" larachas e ter "personalidade e arrogância"… Isso é ser muito forte a nivel mental e ter sim a tal PERSONALIDADE que falaste. Confundir personalidade com fanfarronice e arrogância não faz qualquer sentido.
Pedro
Diogo Palma, tu foste a mesma pessoa a dizer que o Benfica com o Rui Vitória iria era lutar pelo "triceiro" lugar, por isso percebo que ainda te doa…..
Logen
Se na vida ,no trabalho e no pessoal, fosse como a tua preferência pela personalidade dos treinadores retrocedíamos para a idade da pedra!
Anónimo
Jesus é tanto melhor que Vitória taticamente como o Vitória é melhor que o Jesus a nível comunicacional e humano.
Guardiola e Vitória, em termos de liderança, nível comunicacional, liderança são bastante parecidos. Seguem uma linha completamente diferente da linha Jesus/Mourinho. Aliás Jesus a nível de comunicação é um desastre.
Se a curto prazo o Jesus pode ter muito impacto, duvido que a médio/longo prazo, se continuar assim, consiga ter a mesma eficácia.
JD
Ricardo Xavier
Classe tem o Guardiola? O mesmo Guardiola que na cerimónia da bola de ouro olhou para o Ronaldo a estender a mão para o cumprimentar e virou a cara? Realmente transpira classe.
Anónimo
Frases feitas e textos decorados… mesmo que seja verdade só revela inteligência e preparação prévia antes de falar e comunicar. Que não é mais do que fazem os grandes e melhores treinadores do mundo.
JD
Diogo Palma
Retrocedíamos para a idade da pedra ou então deixamos de ter "rodriguinhos", resolvia-se a falta de profissionalismo e ausência de exigência que existe.
Eu prefiro ter alguém exigente e que queira sempre mais do que um bacano que é o nosso melhor amigo e está sempre tudo bem, sem problemas.
Francisco A.
JJ como treinador, a meu ver, é o melhor em Portugal, mas, dizer que o RV não tem personalidade ao ponto de ir com "frases feitas e textos decorados"…
Do que se lê, agora também existe o título "o melhor na guerra de palavras", pronto, é mais um título a juntar ao " quem pratica o melhor futebol" para os sportinguistas.
Já falta pouco para apanharem Porto e depois Benfica, no que, ao número de títulos nacionais diz respeito.
Gonçalo Duarte
Adoro esta treta de ganhar no jogo da palavras,o Jesus até podia mandar o Otávio dar conferências depois do almoço que se fosse campeão esmagava no jogo das palavras
Logen
Tu preferes é gente mal formada ,só pode!!
Existe uma diferença entre ser directo e ser mal educado !!
Sempre defendi o Jesus como melhor treinador em Portugal ,não é por ter ido para o Sporting que mudo a minha opinião ,mas também sempre disse que enquanto pessoa me envergonhava estando no meu clube ,as calinadas tem piada ,as incoerência (que são milhares por época) tem gracinha ,agora a falta de educação e de respeito por o outro não!!!
Se ele é o rei o príncipe e o duque, e se quer que os outros todos sejam peões , eu não serei um deles!
Marco Rodrigues
Não levem a veneração ao Jesus a pontos extremos. O Rui Vitória ganhou em campo e fora dele. Não por estar a competir em algum torneio de palavras, mas por ter revelado educação e bom-senso.
Humberto Cruz
Andar a dizer que a pessoa que está à frente do plantel do benfica não é treinador e que é outra coisa qualquer é de uma capacidade de jogo de palavras de outro mundo. O JJ devia-se preocupar em saber dizer as palavras e depois sim, em entrar no jogo.
O que o sporting e o jj fizeram desde que se apanharam em segundo lugar foi triste e só denigre o futebol português. O RV mostrou classe e postura, coisa que, infelizmente, falta muito no nosso futebol. Fossem todos como o RV no plano pessoal. No plano profissional para já não há nenhum melhor que jj em Portugal, o que lhe sobe à cabeça com uma facilidade incrível
OVOMALPASSADO
– Diogo Palma, hoj já conseguiste dizer todas estas barbaridades sobre o rui vitoria, portanto para ti ter "tomates" é faltar a respeito afirmar coisas como "eles copiam" e para mim a melhor foi "e por isso é que eu ganho", já afirmaste que bruno César jefersson e schelotto são excelentes laterais inclusive o italiano, que já tem 26 anos, têm potencial e qualidade para um grande, porém não viste qualidades nem em Nélson semedo, nem em Grimaldo, espantoso deixa-me que te diga, é vou poupar todos os leitores da trivialidade de adjectivar o teu estado de espírito.
Por último gostaria de te recordar que este é o 3 campeonato em que o Jesus desperdiça uma vantagem pontual considerável.
Diogo Palma
O que vale é que o JJ é a 90ª preocupação do Ruizinho.
Hugo Santos
Dizer que o Sporting não é uma equipa também está na linha de dizer que o RV não é treinador.
OVOMALPASSADO
Podes crer ele agora está a festejar o 35 com um grupo de trabalho que ele conquistou pois foram sempre a sua preocupação numero 1, acabaste de descobrir a fórmula para as conquistas.
Ricardo Ricard
Foi por estes posts que perdi a vontade…Ao ponto a que se chega…Preferir a má educação e a falta de profissionalismo e criticar quem é educado e sério na vida e no futebol.
Anónimo
E Diogo, sabes o que é ter "cojones"? É assumir os erros. JJ no Benfica nunca o fez, este ano não o fez. Nunca foi uma pessoa humilde, ao ponto de se equiparar a Mourinho e aos melhores treinadores do mundo. Agora sou eu que digo: mas há comparação ou quê? Que vá longe na Champions com um clube tuga ou que vá lá para fora e ganhe. Nem uma coisa nem outra vai acontecer.
Bruno
Rui Miguel Ribeiro
Falta de palavras é o que o J mais tem. Calinadas é que não lhe faltam. Já nível não tem, nunca teve e nunca terá. Também há por aqui quem jogue nesse "clube".
fefe varanda
Mas quais os critérios que usam para o melhor treinador, quais os que valem mais?? Será apostar na formação, valorizar os mesmos e ainda ser campeão nacional?? Será valorizar os activos da equipa A( e muito admito), ter um bom futebol( para mim ser o melhor futebol de Portugal tem muito que se diga…) e desaproveitar uma vantagem considerável?? Ou então ser o campeão dos Derbys?? Ou será ter uma postura mais direta, de confronto tanto com a sua equipa como contra os treinadores adversários?? Ou ter uma postura mais calma, com uma boa comunicação com a equipa e mais liberdade da mesma, e evitar o confronto com os outros treinadores??? Ou ser o mestre da tática(sem ironia)??
Essa do ser o melhor treinador de Portugal tem muito que se diga, mesmo assim é a vossa opinião, como tal para mim o melhor treinador a atuar em Portugal é Rui Vitória!
Carlos Duarte
Queria fazer só um reparo se me permitem, e antes de tudo, dizer que pessoalmente não me revejo em qualquer tipo de atitude desrespeitosa.
No entanto, acho que convém constatar os fatos como são, e dizer que se deve meter na cabeça de uma vez por todas, que o politicamente correcto, no futebol, é uma treta.
É bonito, fica bem, e há treinadores com uma personalidade fabulosa como Klopp ou Ancelotti que são senhores, e também é verdade que é um desporto seguido por muitas crianças e deveria ser exemplar.
Mas relembro que os microfones (para citar um exemplo) nos jogos estão montados para anular algumas coisas que se passam lá dentro, e que são "normais". Como o comportamento do Materazzi para com o Zidane, e a sua respetiva resposta ao sucedido, essa menos comum por ter sido tão vistosa (normalmente uma pisadela quando o arbitro não vê chega).
Ameaças, insultos, agressões, etc. fazem parte do futebol desde os escalões mais baixos até ao mais alto nivel. A imagem de politicamente correcto serve apenas para enganar o publico quando se representa uma instituição (Por exemplo, o treino que os jogadores têm para falar aos jornalistas) o que não difere muito de outros empregos.
Mas é um desporto com muito dinheiro envolvido, muita coisa além da competição, que não dá para ser sempre amigável.
Por isso, sinceramente, quando começam a criticar um profissional (até pode ser um jogador, como Neymar) por ser "mal educado"…para mim é um comentário completamente ignorante.
O Jesus pode ser mau comunicador, pode não ter a eloquencia de outros, e pode ser deselegante e mal educado, mas faz bem o seu trabalho ou não?
O que ele é dentro do mundo do futebol também pode não ter nada a ver com aquilo que ele é fora, como homem de familia.
Já o vimos todos a comover-se e a ser um bom homem. E isso é que é ter nivel. Tenho a certeza que ele tem bons amigos e provavelmente também é um bom amigo. Faz é o seu papel dentro do mundo do futebol como Mourinho e tantos outros.
Sinceramente, como sportinguista, até acho que foi bem feito o Rui Vitória ter ganho depois do duelo de palavras entre os dois. Fico feliz por isso, como fico por ver um underdog como o Leicester ganhar a Premier League, mas agora, exigir que se seja bem educado no futebol…é como uma mãe dizer a um filho para não fazer falta porque é feio e muito agressivo……Não me lixem, e deixem de pensar que conhecem as pessoas que vêm na tv.
Ricardo Ricard
É perfeitamente normal e admissível,assim como em todos os jogos não ter respeito nenhum pelos árbitros e pela própria equipa técnica,grita com todos e insulta toda a gente,quase que até bateu no Raul José,a cena do policia,a cena com o Jonas,a cena com o Luis Alberto do Nacional…Enfim,tudo normal no mundo do futebol!
Carlos Duarte
Normalissimo. Está muita coisa em jogo como disse. Tem pressão de ganhar, é normal ter o sangue quente. E fazer mind games também faz parte do jogo e da profissão dele. A cena da policia foi para defender um adepto. Aliás no ultimo jogo interviu para acalmar confrontos na bancada. Isso não conta?
Nem tu nem eu conhecemos o homem. Ponto. Só o treinador.
Agora, também ninguém é obrigado a gostar. Há quem não goste de outra pessoa pela forma de mastigar…ou por ter trocado o clube pelo rival.
Rui Miguel Ribeiro
Pois, mas as pessoas que "vemos na TV", são figuras públicas e têm de ter uma medida de autocontrolo. Se são muito queridas e educadas em casa, não tenho nada a ver com isso. Já despautérios públicos são sujeitos ao escrutínio e à crítica pública. Toda a gente pode ferver em num ou momento. Quando acontece de forma recorrente e por vezes descontrolada, não é normal. E isto não tem a ver com gostar ou não da pessoa, é uma análise ao comportamento e à postura.
P.S. Já agora, em nome da normalidade, "interveio".
Carlos Duarte
Obrigado pela correção! Tenho nome português mas fui uma criança de terceira cultura e no meu dia a dia falo outras linguas.
Concordo consigo, e todos são livres de exprimirem o que querem de qualquer que seja o assunto.
Pessoalmente quando falo de futebol limito-me a julgar as capacidades dos intervenientes para poder ser mais objetivo e realista (sempre debativel) nas minhas opiniões.
Rui Miguel Ribeiro
Não tem que agradecer :-)
Nickles
Melhor Jogador: Jonas
Melhor Treinador: Rui Vitoria
Melhor Jovem: Renato Sanches
Revelação: Renato Sanches
11: Ederson, André Almeida, Lindelof, Jardel, Fejsa, Renato Sanches, João Mario, Gaitan,
Jonas, Mitroglou.
Vá meti o João Mário para não pensarem que sou tendencioso.
Ivan Borges
Esse 11 so deve ser uma piada de mau gosto tirando o Jonas e Jardel Benfica nao metes mais ninguem no 11 .
Pepe
Claro que nao…ate porque Gaitan e Fejsa sao jogadores banais…enfim, falta de conhecimento total, as pessoas deviam ver mais futebol internacional.
E acredito que o Renato so saiu por 35M porque os alemaes acreditam no Pedro Guerra :)
Pedro Lourenço
Ivan Borges, estou ansioso que me digas qual o teu onze. Saudações
coach407
Não respondi ao da maior revelação porque para mim foi o Renato Sanches. Na época passada estava nos juniores, depois passou para a II liga, termina a época no Bayern Munique por um valor que rondará os 60M€ (segundo falado na imprensa mais do que isso é quase impossível, menos que isso também é muito improvável). Escolhi-o como melhor jovem porque nas opções já não inclui jogadores como João Mário…
Escolhi para treinador o Rui Vitória por tudo que teve de lidar e acabou por bater o recorde de pontos apesar do início conturbado, enorme pressão, várias lesões importantes, vários jogadores sem experiência nenhuma de competição de alto nível… é notável. Petit fez um milagre e também merecia mas o seu trabalho notável resume-se a menos de 10 jogos daí a minha decisão. Jesus, Paulo Fonseca e Lito também fizeram um excelente trabalho.
Melhor jogador é Jonas, com alguma distância devido à preponderância que teve neste campeonato. Ele decidiu-o.
Melhor 11:
Rui Patrício
Maxi
Coates
Jardel
Layun
Danilo
Adrien
João Mário
Rafa
Jonas
Slimani
Anónimo
Escolheria precisamente esse 11 com excepção do Coates, preferindo Lindelof.
Custa-me por exemplo que Gaitán fique de fora pelo que é e pelo que produziu durante o primeiro erro da época, carregando literalmente a equipa às costas. Mas falhou de facto demasiado jogos.
Ricardo Marques
coach407
Sim, Gaitan é o melhor jogador do campeonato português apesar de não ter sido o MVP desta época fruto da lesão.
O VM também disse que ele era o melhor jogador do campeonato até à lesão. Depois disso e face ao regresso da lesão numa forma menos boa essa certeza foi desvanecendo e surgiram muitas críticas aqui no blog. Nada de preocupante. Estão sempre a fazer isso com o Ronaldo, por exemplo. Agora com o Neymar ("enorme hype,só quer festas"). Já fizeram isso ao Messi ("nunca mais voltará ao nível que mostrou"). Ronaldo respondeu com golos decisivos, Neymar responderá em breve, Messi ganhou a Bola de Ouro mais incontestável dos ultimos anos depois disso…
Jonas com RV também não renderia metade, lutou pela Bota de Ouro e foi o melhor jogador do campeonato. Slimani quebrou a nível de forma e já diziam que só teve um pico de forma e estava a voltar ao seu normal. Responde com chuva de golos. Gaitan respondeu com uma exibição fantástica no jogo do título e em forma calará muita gente como está sempre a acontecer no futebol em que criticam precipitadamente a toda a hora. Uma questão de tempo. Quem tem qualidade é assim. Esperemos que continue a espalhar magia por Portugal. E sim, o Benfica sem o Gaitan nunca seria campeão. No início de época era quase surreal a forma como ele ganhava os jogos sozinho e na Champions foi decisivo também, mas a memória curta dos adeptos… enfim, não estaria no meu 11 da época na mesma pelo longo período longe da melhor forma (lesionado ou a jogar forçado) e como prémio ao Rafa que é o único jogador do meu 11 extra grandes.
Sotto
Melhor treinador : 1 – Jorge Jesus
2 – Lito Vidigal
3 – Rui Vitória
Apenas tenho esta opinião porque acho que no Benfica o valor está mais no barco do que no comandante. Mas como é campeão tem de estar no top 3.
Kacal I
Os meus votos foram em Patrício (Ederson esteve a bom nível mas não jogou a época toda), Maxi, Lindelof, Jardel, Layún, Danilo, Adrien, João Mário, Rafa Silva, Jonas e Slimani. Votei também em João Mário como jogador do ano, Jota como jovem do ano e Vukcevic como revelação do ano.
Tive duvidas entre Lindelof e Coates porque ambos estiveram a muito bom nível mas também ambos só jogaram meia época praticamente e portanto optei pelo que foi campeão nacional. Também tive duvidas entre Jota e Renato Sanches mais João Mário e Jonas mas aqui optei por escolher com base na preferência pessoal, não fui coerente de acordo com o critério da escolha entre Lindelof e Coates mas prefiro assim e ir pelo aqueles que gostei mais porque não tenho preferência entre o sueco e o uruguaio.
Quanto ao treinador do ano, aí qualquer um seria um justo vencedor com o Paulo Fonseca a ter menos chances porque fez uma boa época mas ficou no 4º lugar que é o exigível ao Braga e vacilou um pouco na recta final devido às rotações e desgaste físico. De resto o Petit podia vencer pelo "milagre" que fez no Tondela, o Lito também pela excelente época que o Arouca fez contra todas as expectativas e o Jorge Jesus também pela época fantástica que o Sporting fez com um futebol muito positivo e recorde de pontos mas vacilaram um pouco contra os pequenos em certos jogos, a minha escolha foi o Rui Vitória pelos "ataques" que teve que aguentar e superar, pela grande recuperação que o Benfica conseguiu depois de um mau inicio de campeonato, por ter apostado em certos jovens e potenciado, por ter superado as expectativas e conquistado o titulo, acho que merece.
Anónimo
Rui Patricio, Maxi, Jardel, RFerreira, Layun, Danilo, JMàrio, Rafa, Jota, Jonas, Slim
Revelação: Jota
Jovem: Renato
Treinador: Lito
Melhor Jogador: Jonas
Pedro Nuno
Anónimo
Melhor 11: Patrício (não coloco o Ederson porque não fez muitos jogos, e o português esteve também muito bem – os dois ao mesmo nivel, mas RP não vacilou uma época inteira, que continue a boa época no Euro); Maxi (ou Baiano, não sei…), Lindelof (apesar de não ter jogado muito, ao contrário do que se passa com a posiçao de gr, acho que foi claramente melhor que a concorrência), Jardel, Layun; Danilo (William foi irregular e Fejsa passou metade da época de fora) e Adrien; Gaitan, Joao Mario; Jonas e Slimani.
O melhor jogador da liga continua a ser Gaitan, mas esta época nao correspondeu ao que se esperava (no entanto, no global, esteve bem). Joao Mario fez uma grande epoca, tal como Jonas. Este ano foi essencialmente destes dois. Quanto ao melhor jovem, Renato foi a alma do Benfica (e isso é inegável).
Pessoal, para o ano há mais! Espero que o Porto suba de nível para ser uma luta emocionante até ao fim (a 3), mas que nessa altura o Marquês se pinte novamente de vermelho. Grande época, fossem todas tão emocionantes como esta.
Bruno
Ivan Borges
Coates Claramente tem lugar no 11 ate o Ruben Semedo merece muito mais que o Linderlof.
Anónimo
Pois está bem. Coates aceito, Semedo tenho mais dificuldade.
Bruno
fefe varanda
Semedotem potencial, mas está muito verdinho não percebo como fazem dele o que ele para já não é, um deu cartas na Champions outro na liga Portuguesa contra os pequenos…
Darthv3nc3$
Não é preciso intitular o Porto ou o Braga como pequenos, se bem que o Braga não foge muito disso depois do que se viu no Domingo passado.
fefe varanda
Contra o Porto, fez das piores exibições,contra o Braga, pronto…foi aquilo que se viu.
Anónimo
MVP: JM
Melhor Treinador: RV
Melhor jovem : Sanches
Revelação: Kritciuk
Onze do ano: Rui, Maxi, Lindelof,Jardel,Layun,Danilo,Adrien,Ruiz,JM,Jonas,Slimani.
Equipa revelação:Arouca
Treinador revelação: Lito
Equipa desilusão: Marítimo
Treinador desilusão:Manuel Machado
Jogador desilusão: Aboubakar
Mário
Anónimo
Ruiz não creio que mereça figurar no 11. Sendo certo que teve uma excelente ponta final, a verdade é que esteve intermitente durante uma boa parte da época.
É verdade que é um jogador bastante talentoso mas para isso, Gaitán estaria de caras no 11.
André
André Dias
Melhor jogador: Jonas
Melhor treinador: Lito Vidigal
Revelação: Renato Sanches
Melhor jovem: Diogo Jota
Patrício, Maxi, Lindelof, Jardel, Layun, Danilo, Adrien, Rafa, João Mário, Jonas e Slimani.
Flávio Trindade
Melhor Jogador: Jonas
Melhor Treinador: Rui Vitória
Melhor Jovem: Diogo Jota
Revelação: Renato Sanches
11: Patricio, André Almeida, Ricardo Ferreira, Layun. Danilo, Adrien, João Mário,Rafa. Jonas, Slimani.
O critério que utilizei foi, jogadores que foram titulares na maior parte da época, o que invalida desde logo nomes que assumiram a titularidade na segunda metade da época (e em grande) como Lindelof, Coates ou Ederson.
Estranho igualmente a não presença de Hélder Lopes do lote de melhores defesas esquerdos (para mim foi o segundo melhor logo após Layun).
Kacal I
Falta aí um central no teu 11, deve ser o Jardel, penso.
Flávio Trindade
Kacal,
Tens toda a razão. Isto de escrever com o telemóvel às vezes dá nisto…
Quanto ao jogador que falta é mesmo o Jardel.
Kacal I
Pois, é normal, acontece ao escrever com telemóvel mas dá para perceber que era o Jardel até pelo teu critério.
Zé do Pipo
O pessoal vai votar em Danilo,mas para mim o Fejsa foi o melhor médio defensivo da temporada.
Vão votar no Lindelof,mas para mim Coates foi superior,embora goste de ambos.
Meu onze: Patrício,Maxi,Coates,Jardel,Layun,Fejsa,Adrien,João Mário,Bryan ruíz,Jonas e Slimani.
MVP: Jonas. Campeão e melhor marcador.
Melhor jovem e também jogador revelação: Sanches
Melhor treinador: JJ
SL
Afonso Martins
Em minha opinião, equipa do Ano:
Ederson, Almeida, Lindelof, Jardel, Eliseu, Fejsa, Renato, Pizzi, Gaitan, Jonas e Mitroglou. Rui Vitória.
Suplentes: Patrício, Maxi, Coates, Semedo, Layun, Danilo, Adrien, João Mário, Rafa, Diogo Jota e SLimani. Petit.
Zé do Pipo
Muito modesto meu caro.
Para além desse onze,os suplentes seriam: Paulo Lopes,Nélson Semedo,Lisandro,Luisão,Grimaldo,Samaris,Talisca,Carcela,Salvio,Jovic e Jiménez. Treinador:Arnaldo Teixeira
Filipe
Ainda bem que a equipa do ano ganhou o campeonato com 2 pontos de avanço e não 30 como dá a parecer com esse comentário, e ainda bem que em 4 jogos perdeu 3 para alguns desses suplentes, pois quem vai a ler o seu comentário pensa que o benfica ganhou todos os jogos que disputou sem qualquer problema.
Cruz
Rui Patrício
Maxi / Lindelof / Jardel / Layun
Danilo / Renato / Adrien
João Mário / Slimani / Jonas
Revelação e melhor jovem: Éderson e Renato Sanches
Melhor jogador: Jonas
Melhor treinador: Rui Vitória ou Vidigal
Isidro, O Pedreiro
Melhor 11:
RP
Maxi – Coates – Jardel – Layun
Danilo – Adrien
JM – Slimani – Jonas – Ruiz
stanpanan
Meu onze:
Patrício; Maxi, Layun, Jardel; Coates; Fejsa; Adien; J.Mário; Gaitan; Jonas; Slimani
Stalley
Gosto bastante destes post's de final do ano.
Melhor jogador: Jonas, seguido de J.Mário, mas o Brasileiro pelo o que marcou e o que "ofereceu" ao Benfica, é justo vencedor.
Melhor Treinador: Rui Vitória, prefiro muuuuito mais Jorge Jesus, mas tem que se dar mérito a Rui Vitória pela época do Benfica e acaba da melhor maneira campeão.
Revelação: Renato Sanches, 18 anos, assume o meio campo do Benfica, acaba a época com uma transferência para o Bayern, campeão e já internacional A.
Melhor jovem: Sem dúvida Iuri Medeiros, levou ao "colo" o Moreirense, não comentei a renovação, mas gostei bastante dessa noticia e para o ano é para provar que tem qualidade para jogar no Sporting.
11:
Rui Patrício
Maxi
Layun
Coates
Jardel
Danilo
Adrien
Rafa
J.Mário
Jonas
Slimani
É isto.
luis bcn
O melhor jovem foi para mim o Jota mas o Iuri foi o segundo melhor.
Por muito mérito que tenha o Rui Vitória, ser campeão no benfica é "normal", por isso o titulo de melhor treinador tem quer ser para o Lito que fez um trabalho sensacional.
Diria que não dar o prémio ao treinador do Arouca é ridículo.
fefe varanda
Ser campeão no Benfica é normal se comparares com Tondelas, Uniões, etc, será de certo normal…Falam como se fosse o Bayern e tira-se os melhores jogadores ao Porto e Sporting…
Tiago Silva
Melhor 11: Rui Patrício, Maxi, Lindelöf, Jardel, Lucas Lima, Danilo, Renato Sanches, João Mário, Rafa, Jonas e Slimani
Melhor jogador: Jonas
Melhor treinador: Rui Vitória
Melhor jovem: Renato Sanches
pHANTASY
Revelação: Renato Sanches
Melhor jogador: Jonas
Melhor Treinador: Rui Vitória
Ederson
Maxi / Lindelof / Jardel / Layun
Danilo
Adrien
João Mário / Gaitan
Slimani / Jonas
Miguel Costa
11: Patrício, Maxi, Coates, Jardel, Layun, Danilo, Adrien, Bryan, J. Mário, Jonas, Slimani.
Melhor treinador: Jesus (não é fácil fazer o que ele fez no Sporting, que o diga os 40 mil treinadores que passaram lá desde 2002).
Melhor jogador: Não sei. 50/50 entre o Jonas e o João Mário, mas talvez vá para o Jonas.
Revelação é o Renato, mas não creio que tenha sido o melhor. Essa acho que fica para o Jota ou para o Iuri.
Gonçalo Duarte
Acho estranho que muitos tenham optado pelo Rafa em detrimento pelo Ruiz,apesar do tal falhanço o Costa Riquenho fez uma época espetacular,tecnicamente é a par de Jonas o melhor da Liga e não foi por ele que o Sporting não ganhou o campeonato,aliás ele foi o 3ºmelhor jogador neste campeonato,apesar de também reconhecer muita qualidade ao Rafa,inclusivé gostava de o ter no Sporting
Rui Sousa
Já aqui gabei várias vezes o Ruiz, é o tipo de jogador que gosto e tecnicamente é na minha opinião o melhor jogador do campeonato. No entanto, e não estando relacionado com o falhanço que teve contra o Benfica, notou-se muito o desgaste ao longo da época. Naquela que foi a parte decisiva da época e onde o SCP perdeu mais pontos (Jan e Fev) ele andou muito desaparecido (desgaste físico visto quer o ou um dos jogadores com mais minutos) e não foi tão regular. Eu votei no Rafa, pelo que deu ao Braga ao longo de toda a época e por ter sido regular (a um nível alto) a época toda.
Cumps
Gonçalo Duarte
Rui Sousa
Sim,também notei esse desgaste mas ele não tem férias há 2 anos seguidos,pelo que é normal,e acho que o facto de Teo ter estado muito tempo fora,sujeitou-o a um desgaste que não era planeado,claro que também acho que o Rafa esteve muito bem apenas acho que as pessoas ainda levam em conta esse momento,injustamente na minha opinião,
MosqueteiroSLB
11
Patrício (poderia facilmente votar no Ederson mas só jogou meia época)
Maxi Lindelof (Coates teve bem mas é um jogador mais imprudente e poderia ter custado caro, ambos só fizeram metade da época) Jardel (Ruben Semedo foi uma agradável surpresa, mas no Setúbal inventava um bocado, no Sporting com JJ subiu de nível, mas Jardel foi mais competente) Layun
Danilo (acho que é indiscutível foi claramente o melhor médio dos dragões). Fesja teve tremendo mas as lesões impossibilitam de arrecadar o lugar. O William a fazer algo semelhante à época passada (sendo que este ano começou ainda pior). Péssimo início, péssima metade da época. Um par de relativas boas exibições no final e já tem uma data de votos.
Adrien ( Renato só fez mais época)
JM (o melhor jogador do Sporting, preferia ver o Jm no meio) Ruiz (também o preferia ver a 2º avançado.) Aqui poderia ser o Gaitan mas após um belo começo as lesões travaram-no. Após as lesões teve sempre muito intermitente, ora jogava, ora parava, fazia 1 ou 2 jogos menos bons, fazia um grande jogo, voltava a parar etc. Brahimi tem um tremendo potencial, mas precisa de quem o saiba extrair.
Jonas- Nem há dúvidas, nem pode haver. Deveria ter 100% dos votos. Melhor marcador da liga, ao qual junta uma qualidade incrível dando linhas de passe, criando jogo quando a equipa não consegue chegar à frente. Qualidade técnica tremenda e uma maravilha de se ver jogar. Uma das incógnitas no início da temporada. A quantidade de disparates que foi dita do homem- tirá-lo do 11?. Jonas não é jogador de JJ, é jogador de futebol.
Slimani- talvez tenha sido algo injusto com ele. Melhorou muito com JJ. Mitro também esteve muito bem, mas demorou a afinar a pontaria.
Melhor jogador da liga: Jonas- golo e qualidade. Fundamental na conquista.
Treinador: RV- bateu o recorde de pontos. Apanhou uma equipa algo desfeita e cheia de lesões e transformou-a numa máquina de vencer. Em 21 jogos, vencer 20 é de louvar. Soube aguentar a pressão, e no final triunfou. Desculpa Rui, por tudo.
Todos os concorrentes merecem uma menção. Petit -que recuperação!; para JJ que também bateu o recorde, apesar de não ter um grande carácter, tem um tremendo conhecimento; para Fonseca, embora o lugar seja normal, o Braga praticou um bom futebol e para o Vidigal futebol penoso mas bela posição.
No prémio de jovem jogador, não sendo tão fácil. Excluí os benfiquistas porque só jogaram metade da época, embora em altíssimo nível, e apesar de terem sido cruciais no 35. Apesar de tudo Renato era um forte concorrente.
Entre Iuri e Jota. Não vi jogos suficientes para distinguir, mas parece-me que qualquer um que ganhe é justo.
Revelação foi para o Vukcevic. Do que vi, gostei.
Prémio talismã- Jimenez. A carrada de pontos saídos do banco. Decisivo.
Flop- Taarabt, Barcos (veio substituir um jogador que dava pontos) e no Porto menção ao Osvaldo e Bueno.
MosqueteiroSLB
Já agora, jogador talismã é preciso mencionar o Fesja. O Homem só sabe ganhar.
David Gomes
Não poria o Barcos nos flops. Chegou para substituir um jogador importante no clube mas ninguém no seu perfeito juízo acreditaria que ele vinha para fazer a diferença
MosqueteiroSLB
Compreendo e aceito, mas o Barcos veio substituir um jogador que estava a dar pontos ao Sporting para não ter sido de todo solução.
Veremos se fica e me cala, não terei problemas em admitir caso aconteça.
Hugo Nunes
So por acaso o sporting foi a melhor defesa do campeonato e ngm equaciona nenhum defesa do sporting…. Para mim era : patricio, maxi,coates e jardel, layun, danilo, adrian, joao mario, ruiz, jonas e slimani….
stanpanan
Sendo que há votos para em todos os lugares defensivos onde aparecem jogadores do Scp, não percebo esse "ngm equaciona"… Começando logo na baliza onde o Patrício tem claramente mais votos… De qualquer forma também relembro que o scp começou com 4 defesas base e acaba com outros 4 completamente diferentes
ACT7
Então o Benfica foi o melhor ataque logo Pizzi, Gaitan, Jonas e Mitroglou.
fefe varanda
AHAHAH tiveste bem ACT7.
Anónimo
Ederson, Maxi, Lindelof, Jardel, Layún, J.Mário, Adrien, Danilo, Rafa, Jonas e Slimani.
Rui Vasques
Pedro Barata
Melhor jogador: Jonas – É a liga dele, pelo que marcou, e nos momentos em que marcou (no Bessa, frente ao Setúbal, frente ao União, na Madeira frente ao Nacional, na Luz frente ao Rio Ave…), e pelo que jogou.
Melhor treinador: Petit – Operou um milagre. Quando chegou ninguém acreditava, mas ele conseguiu o impensável, uma das histórias mais bonitas dos últimos anos no nosso futebol. Já depois de ter conseguido salvar o Boavista, novo feito.
Revelação – Vukcevic – Tinha feito 7 jogos em duas épocas no Braga, neste fez mais de 30. Muita qualidade no meio, agressividade, personalidade, e uma bela dupla com Luiz Carlos
Jovem: Iuri Medeiros – Já muito falado. Sem ele o Moreirense tinha descido.
Guarda-redes: Rui Patrício – A melhor época da carreira. Não me lembro de um "frango".
Lateral-Direito: Maxi – Quase uma década no topo do futebol português. Das melhores coisas deste FC Porto cinzento. A equipa pode ser 8 ou 80, ele renderá sempre muito.
Lateral-Esquerdo: Eliseu – O patinho feio que não comete erros. Duas temporadas quase imaculadas na I Liga. Personalidade, experiência, liderança.
Central do lado direito: Ricardo Ferreira – Exposto a um modelo "à grande", deu uma bela resposta, ele que vinha de épocas a jogar pouco no Olhanense e no Paços. Menção honrosa para Coates.
Central do lado esquerdo: Jardel – O melhor central nos últimos 2 anos em Portugal. Velocidade e sentido posicional para chegar a todo o lado. Menção honrosa para Semedo.
Médio-Defensivo: Danilo – Com Maxi e Herrera, os melhores do FC Porto. Provou que pode ser "trinco" de grande, tendo até melhorado na construção. O melhor FC Porto viu-se sempre que ele liderou o meio-campo. Menção honrosa para o tractor Fejsa.
Médio: Adrien – Uma barbaridade o que cresceu com JJ e o seu modelo. Recupera mais do que nunca, erra menos passes do que nunca. Com muito mais critério em tudo o que faz. E, algo relevante, grande capitão.
Extremo-Esquerdo: Jota – Sendo sénior de 1º ano e jogando no Paços, os seus números são uma loucura. Talento e golos para dar e vender. "Ganha" a Rafa porque este fez mais na Europa e Taças.
Extremo-Direito: João Mário – O melhor português a jogar em Portugal, o terceiro melhor português, a par de André Gomes.
Avançados: Jonas (já falado) e Slimani – O Argelino não marcou mais do que nunca, marcou muito mais do que nunca. Dobrou as suas cifras, acrescentou muita eficácia na finalização, continuou a batalhar por cada bola, e ganhou fundamentos na relação com o jogo e outros momentos ofensivo que não só o posicionar para finalizar.
Miguel Costa
Layun?
Pedro Barata
Tem as estatísticas, foi muito importante em cantos e cruzamentos laterais, mas não me convenceu. Ofensivamente, leva o jogo da equipa demasiado para o meio e não dá muita profundidade. Bate muito bem na bola e aposta nisso para usar e abusar do cruzamento e até do remate, mas falta-lhe algo no que toca a combinações e progressão.
Defensivamente, não é rápido, não tem um posicionamento exímio nem tem um nível de concentração muito elevado.
Percebo que optem por ele, mas a mim não me convence, prefiro Eliseu.
Kacal I
Por acaso até concordo com o Pedro e já disse isso anteriormente, o Layún, embora o tenha posto no meu 11, não me convenceu muito porque um lateral também deve dar profundidade e defender bem e aí ele deixa um pouco a desejar.
Mister JóJó
Não gosto do Eliseu, tem muita falta de critério com a bola no pé e comete muitos erros de posicionamento. A única coisa que é acima da média é nas disputas e choques, de resto é normal. Apesar de Benfiquista, votei no Layun.
Zé Maria
Rui Patrício
Maxi Pereira Lindeloff Jardel Layun
Danilo Adrien Silva
Gaitan João Mário
Jonas Slimani
Para MVP eu escolho Slimani. Sei que é una escolha enviesada e polémica, porque Jonas e João Mário foram os mais consensuais, mas eu vejo naquele matador coisas que não via em nenhum jogador há muito tempo. Pode ser o mei sportinguismo a falar mais alto.
Treinador: Rui Vitória
Anónimo
O meu onze assentaria em:
GR:Rui Patricio, pela sua experiencia na liga e porque continua a ser o mais regular nesta liga
DD: Maxi Pereira, pela sua experiencia e por ao longo da epoca apresentar exibições acima da media principalmente neste final de epoca
DC:Jardel, porque é o melhor central da liga neste momento e independentemente do seu parceiro no eixo defensivo manteve sempre a postura e assumiu-se como o patrão da defesa na ausência de Luisão
DC:Coates, porque era o central que o Sporting precisava e soube agarrar o lugar com unhas e dentes
DE:Layun, por ser praticamente indiscutivel no Porto, ao ponto de Pinto da Costa ponderar a sua aquisição por valores significativos e pelo seu registo nas assistencias
MDef:Danilo, o homem encheu o campo ao longo da epoca, mesmo quando lhe era pedido para jogar a central, é dono deste lugar não só pelo que jogou como pela concorrencia estar uns furos abaixos, quer por má forma quer por problemas fisicos
MC:Adrien, o médio do sporting apresentou uma regularidade ao longo da epoca como poucos lhe previam. Confesso que ponderei Renato Sanches para o lugar, no entanto apesar de gostar do jogador acho que existe aqui um hype a volta dele tendo me desiludido nesta reta final do campeonato com uma quantia demasiado elevada de passes errados e más decisões
ME:Rafa, para mim o unico jogador fora dos 3 grandes (um enorme pedido de desculpas aos adeptos do Braga) que merece estar neste onze. Rafa foi durante grande parte da epoca, para não dizer toda, a referência do Braga e já justifica uma equipa de qualidade superior
MD:João Mário, para mim o melhor jogador do campeonato, e sem mais comentarios a adicionar
PL:Jonas, porque a qualidade não tem idade e os seus numeros na liga portuguesa dizem isso mesmo
PL:Slimani, porque é dos maiores matadores que passaram na liga portuguesa e que eu sinceramente gostava de ver numa outra liga
Treinador do Ano: Rui Vitória, apelidado de Rui Derrota/ Professor de educação física. Treinar um clube como o Benfica já não é facil, sem o apoio da maioria dos adeptos é dificil, com um treinador rival constantemente a provocar torna-se muito dificil e acima de tudo a perder logo 2 competições no inicio da epoca com um rival torna-se impossivel. Muitos pediam que rolasse a sua cabeça mas no meio disto houve 2 pessoas que manteram a calma: LFV por ter assumido a responsabilidade e o próprio RV que muda da noite para o dia. A Rui Vitória tenho dois no meio de tantos aspetos positivos a realçar: o balneario unido e há varios treinadores de topo que não o conseguem fazer e os "tomates" porque não é qualquer um que na corda bamba , estreia um miudo desconhecido de 18 anos a titular num jogo da Champions.
Jogador Revelação: Renato Sanches
André Neves
Rodolfo Trindade
O meu onze, visto que enganei-me a votar ahah
Patrício.
Maxi
Layun
Jardel
Coates
Danilo
Adrien
João Mário
Ruiz
Jonas
Slimani
Treinador: Estou indeciso entre Lito Vidigal e Rui Vitória, mas a minha escolha acaba por recair em Lito.
Melhor jogador do campeonato e de muito longe: Taarabt logo seguido de Jonas.
Grande afirmação: João Mário
Melhor jovem: Renato Sanches
Pepe
O Grande Taarabt, nunca imaginei ve-lo no fim de epoca ali a festejar!
Jonas
Taarabt, Bruno Paulista, Rodrigo Ciani, Osvaldo, Maicon… A epoca foi rica em flops.
Jonas
PedroL
Pepe,
O Taarabt passou o ano todo a festejar, aquilo foi só mais uma noite para ele
nunomachado
Na minha opinião …
Melhor 11: Rui Patrício / Maxi, Lindelof , Diego Carlos, Layún / Danilo, Adrien , João Mário, Rafa / Jonas, Slimani
Jogador Revelação: Renato Sanches
Melhor Jovem: Diogo Jota (Podia ser o Sanches mas esse só fez meia época enquanto que Jota fez a época toda a bom nível)
Melhor Jogador: João Mário (Espalhou magia toda a época)
Melhor Treinador: Petit – Pegou na equipa que todos diziam estar já despromovida e conseguiu manutenção. Podia falar também em Vidigal.
Jogador Desilusão: Aboubakar – Depois de tanto prometer no início época desapareceu por completo devido à falta de confiança e também por algum azar
Jonas
Como consigo imaginar o resultado final queria aqui fazer o repto a que se usassem criterios objectivos para decidir os melhores do ano. Vejam os titulos, vejam quem ganhou quando nao podia perder. Vejam quem elevou o nome de Portugal nas competicoes europeias. Vejam quem elevou a discussao sobre futebol em Portugal. O resto sao peaners.
Ederson, Andre Almeida, Lindelof, Jardel, Layun, Fesja, Joao Mario, Renato Sanches, Gaitan, Jonas e Mitroglou.
Treinados pelo unico treinador portugues que venceu titulos (d)esta epoca, pelo menos ate ao final da Taca de Portugal.
Jonas
Stalley
Vejam como é ser fanático meus amigos, vejam.
Nuno R
Quem elevou a discussão…
Vou pôr o hino nacional em fundo, e reler o comentário.
Jonas
Fanaticos sao aqueles que nem um jogador do tricampeao nacional poe no 11 da epoca. Explica-se bem, mas nao sou delegado de informacao medica para estar a recomendar curas.
GR: poderia ter sido o Rui Patricio mas apareceu o Ederson entretanto. O Brasileiro jogou contra os melhores e deu boa conta de si quando ninguem o esperava. Tal como Oblak "nunca foi testado" seja porque o seu posicionamento e jogo de pes estao a milhas da concorrencia seja porque a sua frente teve a melhor defesa de Portugal.
DD: Poderia ser Maxi. Mas o Benfica foi tricampeao e nao ha lugar para traidores no meu 11.
DC1: Jardel e o melhor central em Portugal, e so duvida quem se deixa cegar pelo clubismo.
DC2: Lideloff. Grande revelacao! Grandes jogos contra os melhores avancados nacionais e internacionais. O Semedo poderia estar aqui mas compete com Jardel. O Coates? O Sunderland nao tem saudades dele e bem que precisavam de um "centralao"! Na memoria ficam os penalties contra o Porto e o turismo que andava a fazer quando o Mitrogolo voltou a por o Benfica no seu lugar: o primeiro.
DE: Layun. Nao me parece haver discussao.
MCd: Fesja. William demorou 2 anos e meio a voltar a ser considerado sir, enquanto isso o Servio festejou o nono titulo consecutivo o que deve fazer dele um "knight" ou um wizard pelo menos. Danilo esteve monstruoso, mas jogando no terceiro classificado fica dificil dar-lhe o lugar.
MDc: Renato Sanches, o senhor 80 milhoes! Adrien finalmente comecou a correr um pouco menos mas com muito mais a proposito mas tem 27 anos. O Renato entrou no meio campo do bi-campeao nacional e so o deixou quando ja eramos tricampeoes.
MD: Joao Mario, esteve a um nivel soberbo! A historia do Carrillo acabou por facilitar-lhe a vida, e a nos tambem. Pizzi esteve muito bem agora que regressou a sua posicao, mas falta-lhe consistencia.
ME: Gaitan: M-A-G-I-C-O. E nao falha quando e preciso marcar. Rei das assistencias, capitao e centro criativo do campeao nacional. Chega? Jota esteve bem, Iuri tambem fez uns jogos muito bons, mas Nico e arte, talento e esforco. Nao ha concorrente a altura em Portugal.
AV: Jonas. Um dos melhores avancados que me lembro de ver em Portugal, rei dos goleadores por larga margem e face da revolta quando nos tentaram deitar a baixo. Nao teve concorrencia a altura sequer.
PL: Mitroglou. Marcou o golo no Alvaladle que fez o Benfica voltar ao lugar que lhe pertence. Slimani ganhou uma nova dimensao gracas aos cotovelos de betao armado mas quando precisava de marcar ficou no bolso de Lindelof.
Treinador: Rui Vitoria. Com 5 meses de pesadelo, deu a volta por cima e e ja o treinador com o melhor registo de pontos na historia do Benfica. Dentro de muito pouco tempo tera todo o reconhecimento que muitos, possivelmente por nao verem jogos de futebol com os olhos bem abertos, teimam em nao lhe dar. Evoluiu como tecnico, como alias todos os treinadores que veem para o Benfica evoluem, e o futebol que apresentamos no final da epoca foi tacticamente superior a tudo o que se viu ate aqui, seja na pressao alta seja simplesmente na constatacao que nas ultimas 6 jornadas o Benfica so concedeu 5 ou 6 remates enquadrados a baliza.
Num clube grande e preciso muito mais do que ser bom tecnicamente, e Rui Vitoria sobre demonstrar uma calma olimpica nos momentos dificeis e uma humildade admiravel nos momentos de gloria. Se isto nao e elevar a discussao entao mandei vir mais um fino e oicam o hino nacional no youtube.
Jonas
Humberto Cruz
Jonas, começas a falar de fanáticos mas depois não metes o maxi no 11 porque foi "traidor", metes o Fesja em lugar do Danilo porque o Danilo é de uma equipa que ficou em primeiro lugar então "fica difícil" dar-lhe o lugar, e depois dás o defesa esquerdo ao Layun que curiosamente também é jogador do Porto. Não faz muito sentido. O Fesja deve ter passado metade da época de fora, não houve médio defensivo que ao longo de toda a época tenha estado como esteve o Danilo. É o que é…
Zé Maria
O mitroglou marcou quando levaram 3 na Luz? É que o Super Slim sim. O Mitro marcou no Dragao? É que o Super Slim bisou…só quando foi preciso…
Eagle
Jonas tu nem mereces comentários, esse comentário e do mais ridículo que passou por aqui. SL
Jonas
Humberto, o Layun foi claramente o melhor na sua posicao. Danilo foi ela por ela com Fesja e perde o lugar no 11 do ano porque ficou a milhas do sucesso do Servio. Maxi .. e um bom rapaz, desejo-lhe tudo de bom.
Jonas
Daniel
Isto vale o que vale mas as votações deveriam ser feitas com conta email ou assim, é porque assim qualquer pessoa pode votar as vezes que quiser.
Adiante.
Patricio
Maxi
Coates
Jardel
Layun
Danilo
Adrien
João Mário
Rafa
Jonas
Slimani
Treinador: Rui Vitória (quem mais? destaques também para Lito ou Petit)
Melhor Jogador: Jonas – joga e faz jogar, marcou que se fartou, é classe pura.
Revelação: Se lá estivesse, eu votaria João Mário, porque deu um salto competitivo que eu não estava à espera. Como tal, votei Renato porque foi com a entrada dele que o Benfica acordou para a vida e finalmente começou a carburar. Jota também seria um opção válida.
José Miguel Mota Pinho
Melhor jogador: João Mário
Melhor treinador: Lito Vidigal (apenas devido aos resultados obtidos)
Melhor jovem: Diogo Jota
11: Rui; Maxi, Coates, Jardel e Layun; Danilo, Adrien, João Mário e Bryan;
Jonas e Slimani
Kafka I
Melhor jogador: Jonas
Melhor treinador: Petit
Melhor Jovem: Bulo
Onze
Patricio, Maxi, Jardel, Lindelof, Eliseu, Danilo, Adrien, João Mário, Bryan Ruiz, Jonas e Slimani
José Miguel Mota Pinho
Petit baseado nas últimas jornadas, certo?
Qualquer adepto do Boavista que frequente este site, optaria pelo Erwin Sanchez em detrimento do Petit.
O futebol passou do 8 para o 80 no estádio do Bessa.
Pinho
Kafka I
O que o Petit conseguiu não tem paralelo algum neste campeonato…o que ele fez foi um milagre, isto é algo que esta acima de qualquer feito dos restantes treinadores
Anónimo
Melhor Jogador: Jonas
Melhor treinador: Rui Vitória
Melhor jovem: Renato Sanches
Ederson, Maxi, Jardel, Lindelof, Layun, Danilo, Renato, João Mário, Gaitan, Jonas, Slimani
Ass: Pistolas17
José Miguel Mota Pinho
Entretanto saiu o 11 da liga para EA Sports/FIFA.
Rui Patrício; Maxi, Jardel, Paulo Vinícius e Layun; Rafa, Danilo, Adrien e Diogo Jota; Jonas e Slimani.
Para alem do 11, no banco estão:
Kieszek, Lucas Lima, Baiano, Herrera, Pizzi, João Mário, Bonatini, Stefanovic, Ruben Semedo, Salvador Agra, Iuri Medeiros e Mitroglou.
Pinho
Stalley
Finalmente.
Renato Sanches, Lindelof, Ricardo Ferreira por exemplo, não estão porque não existem no modo online.
Anónimo
Peço desculpa mas quero frisar que não pude votar no melhor lateral direito da Liga, simplesmente porque não está nas opções. Ezequiel Schelotto demorou algum tempo a adaptar-se, mas quando tomou conta do lugar a equipa do Sporting ganhou um dinamismo brutal pelo seu flanco, que João Pereira nunca deu nem nos seus melhores sonhos. Várias razões houveram para o grande final de época do Sporting, mas uma delas foi o lateral direito italiano.
Dito isto escolhi os seguintes:
Melhor jogador: João Mário
Melhor treinador: Rui Vitória
Melhor jovem: Lindelöf
Onze:
Ederson, Baiano( com a tal ressalva), Lindlöf, Semedo e Layun; Danilo, Adrien, João Mário e Ruiz; Jonas e Slimani.
Não houve a categoria, mas é um campeonato onde é deveras difícil escolher a melhor equipa, tão bem estiveram Sporting e Benfica.
Cumprimentos,
Pedro Soares
Francisco A.
Ederson
Maxi
Jardel
Lindelof
Eliseu
Danilo
Adrien
João Mário
Ruiz
Jonas
Slimani
Anónimo
Engraçado como o Sporting tem a melhor defesa do campeonato e nem um jogador dessa defesa metes.
O Rui e o Coates merecem estar nesse onze no lugar de Ederson e Lindlof.
Pedro Bessa
Miguel Simpson
Melhor jogador: Islam Slimani (um monstro que apareceu em Portugal)
Melhor treinador: Jorge Jesus (pela maneira espectacular como revolucionou o futebol do Sporting)
Melhor jovem: Iuri Medeiros (se tudo correr bem vai ser um dos melhores do Mundo)
11: Patrício, Maxi, Coates, Semedo, Layún, Danilo, Adrien, João Mário, Bryan Ruiz, Otávio e claro está, Islam Slimani. Espero que respeitem as minhas escolhas. Continuação de um excelente trabalho!
stanpanan
Faz sentido o Benfica não ter ninguém… principalmente o melhor marcador do campeonato…
Anónimo
Não é provocação, mas aliado à evolução (que mais, ou raros jogadores tiveram) MVP do Campeonato: Slimani.
Alguma vez, há 2 anos p.e., Sliamini fazia aquela jogada de controlar a bola e oferecer o 3º golo ao Ruiz? NÂOOO, nuncA..
Jose Carlos Pereira
MosqueteiroSLB
Eu respeito as escolhas, mas confesso que fico curioso para saber o critério para não ter o melhor marcador, concorrente à bota de ouro quase até ao fim.
Nem falo dos restantes…
Anónimo
Desculpa pah, mas entre a tua equipa e do Jonas mais acima…lá está, se calhar na verdade eu é que não percebo nada de futebol!
Saudações.
Carlos Alberto
RHPM
Se eu fosse escolher uma equipa tendo em conta o momento actual dos jogadores, não andaria longe disto.
– Rui Patrício
– Maxi Pereira
– Coates
– Ruben Semedo
– Layun
– William Carvalho
– Adrien
– João Mário
– Bryan Ruiz
– Jonas
– Slimani
Guarda-redes Patrício, sem duvida nenhuma, o melhor guarda-redes actuar em Portugal, mesmo tendo em conta o nome de Casillas e o talento óbvio do Ederson.
Laterais, sem duvida nenhuma, Maxi e Layun… não só pelo que fizeram, mas porque são os jogadores mais maduros e com mais qualidade nas respectivas posições, eles permitem dar outra qualidade táctica ao jogo.
Depois tiraria partido da dupla de centrais do Sporting que é mais forte do campeonato, que tem mais qualidade que a do Benfica com bola, Rúben Semedo é de largo superior a Lindelof embora as pessoas por questões clubistas não queiram ver o óbvio… O Ruben Semedo é muito rápido e forte, e consegue aliar a isso uma excelente qualidade de passe e técnica para um defesa central.
Jardel é um bom central, mas o Coates é um jogador de outra qualidade, embora tanto um com outro sejam garantia de consistência defensiva, Coates parece-me claramente um jogador de outro nível, com ele o Sporting ganhou outra dimensão.
Depois o meio campo, quero deixar claro que escolho os jogadores todos do Sporting, porque em conjunto jogam melhor, da mesma forma que se fosse seleccionador nacional tiraria partido disso para o Euro, a dinâmica que eles formam tornam uma equipa mais forte não obstante da sua qualidade individual…
Tanto o Danilo Pereira fez uma grande época de estreia no Porto, como o William Carvalho fez um excelente final de época depois de recuperar da fractura na tíbia, mas novamente, escolheria o William, pela questão da jogo colectivo com Adrien e João Mário.
Adrien foi o melhor médio do campeonato, toda gente falou em João Mário como contender para melhor jogador da Liga, percebo, mas o melhor médio foi o Adrien, o Adrien foi o jogador mais consistente do campeonato, foi o grande responsável pela excelente época do Sporting, melhorou incrivelmente com Jesus, aumentou a sua intensidade jogo de uma forma incrível, se o Adrien ainda tivesse a idade do João Mário, já tinha sido vendido a um colosso por esta altura da a época monstruosa que fez…
Na frente, João Mário numa ala, Bryan Ruiz na outra, podia escolher o Gaitan ou o Brahimi em vez do Bryan Ruiz, escolho o Ruiz, porque dos 3 é o que na minha opinião fez melhor época, não está em causa a qualidade dos outros, até porque são jogadores com mais valor de mercado, mas o Ruiz foi o mais consistente… excelente época de entrada no futebol Português toda gente já percebeu a sua classe…
Avançados, Jonas e Slimani, claro, sem comparação, somando ambos cerca de 60 golos ou mais, com uma importância incrível nas suas equipas…
Uma palavra também para o Mitroglou que mostrou ser o monstro de área que já se sabia, falta-lhe detalhes na minha opinião para ser um jogador melhor, dá-me ideia que não tira completamente proveito do seu físico, tem excelente finalização e boa técnica, mas não falta-lhe aquilo que o Slimani tem, que é cheirar o lance e antever onde a bola vai cair… esta muitas vezes fora do lance o Mitroglou, embora seja letal quando apanha a bola dentro da área…
Desiludiram-me esta época, Jimenez e Aboubakar, para o que eu esperava, ficaram muito aquém do que projectei, porque em termos de qualidade são melhores jogadores do que os outros, na prática, não se impuseram como deviam nas suas equipas, talvez para o ano?
Humberto Cruz
Momento actual para justificar a presença do William no 11? Isto é o 11 da época, não é o 11 do último par de meses… E não é o 11 que melhor se entrosava, é escolher para cada posição o jogador que melhor se apresentou na época toda (época toda, não é nos últimos dois meses)
fefe varanda
Esperavas mais de Jimenez?? Mitroglou não anteve onde a bola vai cair, só digo uma coisa Sporting…
Pepe
Melhor jogador: Jonas
Melhor Treinador: Rui Vitoria…com uma medalha de honra para o Petit, que milagre!
Melhor jovem: Diogo Jota
Onze do ano:
Patricio, Maxi, Jardel, Coates, Layun, Fejsa, Renato, Joao Mario, Gaitan, Jonas, Slimani
Manel Ferreira
Como boavisteiro, fico contente por terem colocado alguns jogadores nossos para votar, mas falta aí aquele que foi o MVP da equipa: Paulo Vinícius, central de enorme qualidade e categoria, que foi a razão de o Boavista ter tido uma das melhores defesas da Liga.
Treinador do Ano: Lito Vidigal (O Petit fez uma grande recuperação, mas o pessoal esquece-se que ele ainda perdeu muitos jogos quando lá chegou, não foi só chegar e ganhar; pela consistência o Lito merece)
Revelação do Ano: Bonatini. O Jota e Iuri já eram conhecidos do ano passado, portanto tem que ser o brasileiro.
Jomi Fernandes
Creio que a partida as escolhas nao devem ser muito longe de:
MVP Jonas (talvez Joao Mario)
Revelação Renato (Jota vai ter muitos votos mas eu escolheria Lindelof pois foi quem mais me surpreendeu)
Treinador Rui Vitória (JJ ate pode ser melhor a treinar, mas o que conta e que nao ganha mais que a Taca da Pre epoca)
GR Patricio (talvez ederson)
DD Maxi
DC Jardel e Lindelof (acabaram muito bem a época e isso pesa neste tipo de votações)
DE Layun (15 assistências, para mim nao ha dúvidas )
Mdef Danilo (para mim Fejsa sem dúvida, nao fossem as lesões e nem havia duvidas)
MC Adrien (mas Renato vai ter muitos votos)
EE Gaitan (Rafa e Ruiz na luta, para mim a mais dificil de escolher)
ED J.Mario
MO/2oA Jonas
PL Slimani
Bio
Onze do ano (para mim, claro):
Júlio César (nem estava nas opções?!)
Maxi Pereira
M. Layún
V. Lindelof
Jardel
Danilo Pereira
Adrien Silva
Rafa Silva
João Mário
Jonas
Slimani
Treinador: Lito Vidigal
Melhor Jogador: Jonas
Melhor Jovem: Diogo Jota
Revelação: Renato Sanches
Miguel Cardoso
O melhor onze:
GR: Ederson (SL Benfica) – Rui Patricio esteve também a um grande nível e será importantissimo na seleção, mas a revelação, as defesas que fez, a tranquilidade que deu à baliza do slb, a culminar com a ida à Copa América, fazem deste o meu gr do ano.
DD: Baiano (SC Braga) – Posição mais fraca do nosso campeonato, porém penso que Baiano tem uma grande qualidade, tanto a defender como a dar profundidade à equipa.
DCD: Lindelöf (SL Benfica) – Sem muito a dizer, exemplar temporada de um jovem que vai ao Euro e tem tudo para chegar a um clube de topo. Que jogador!
DCE: Jardel (SL Benfica) – Melhor temporada até hoje do central brasileiro. Rapídissimo, concentrado, fortissimo no jogo aéreo, tanto a defender como a colocar a redondinha nas redes. Assumiu a liderança da equipa com Luisão lesionado.
DE: Miguel Layún (FC Porto) – Um jogador quase completo, não fosse o facto de ser um destro do lado esquerdo. Livres, Penaltis, Cantos bate exemplarmente, e entrega-se totalmente ao jogo.
MDC: Ljubomir Fejsa (SL Benfica) – Uma parede de betão, este senhor jogador. Não há muito mais a dizer, está em todo o lado, um dos grandes pilares da 2ªmetade de época extraordinária do SL Benfica.
MC: Adrien Silva – Foi uma das peças mais importantes do Sporting. Incrivel como pauta o jogo da forma que quer! Titularíssimo no Euro!
MD: João Mário – Na minha opinião, o melhor jogador deste campeonato. Daqueles jogadores que ninguém fica admirado se amanhã sair por 30 40 milhões para o City ou United. Toque de bola sensacional, visão de jogo soberba!
ME: Rafa Silva (SC Braga) – Médio rapidissimo, que faz o que quer com a bola, uma das agradáveis surpresas no nosso campeonato.
2ªPL: Jonas (SL Benfica) – Melhor época de Jonas de sempre, é como o vinho, os anos passam e a qualidade aumenta. Finalização, Técnica, Disponibilidade, Inteligência, tem tudo para ir à Copa América! 2º Melhor jogador do Campeonato.
PL: Islam Slimani (Sporting CP): Exímio ponta-de-lança, daquele tipo de jogador que todos os clubes querem ter. Grande qualidade técnica aliada a uma excelente finalização com ambos os pés, e cabeceamento irreprensivel. Fantástico!
Treinador: Sem sombra de dúvidas, Rui Vitória!
Menções honrosas: Danilo, Ricardo Ferreira, Renato Sanches, Diogo Jota, Bryan Ruiz, Jimenez, Lito Vidigal e Petit.
fefe varanda
Só um reparo Jonas não foi convocado para a Copa América.
SD
Fejsa nem metade dos jogos fez para a Liga mas foi o melhor. Está tudo dito sobre a tua escolha. Mais que isso foi a escolha do Baiano em vez daquele jogador que tanto deves gostar.
Miguel Cardoso
Seguindo esse raciocínio da utilização, porque também não reclamas do Ederson ou Lindelof? é porque não te interessa, não é? casillas , chidozie, marcano, indi, qual deles o pior. fica lá com o teu melhor lateral-direito Maxi Pereira que fez a melhor época de sempre ahah. só pus o layun porque para alem de ter marcado quase metade dos vossos golos, para o ano também já não mora na invicta!
gonçalo
Melhor Jogador: Jonas
Melhor Jogador Jovem: Renato Sanches
Melhor Treinador: Rui Vitória
Jogador Revelação: Leo Bonatini
Onze: Rui Patrício; André Almeida; Coates; Jardel; Danilo; Adrien; Bryan Ruiz; João Mário; Jonas; Slimani
gonçalo
Faltou o Lateral esquerdo, o Eliseu na minha opinião
Rodrigo Ferreira
Rui Patrício
Maxi
Lindelof
Jardel
Layún
Danilo Pereira
Adrien Silva
João Mário
Diogo Jota
Jonas
Slimani
Mc
O meu onze da Liga Portuguesa 2015/2016 seria:Éderson;André Almeida;Jardel;Coates;Layun;Danilo;Adrien;João Mário;Rafa;Jonas e Slimani.
Anónimo
Na minha opinião o Sporting tem uma dupla de centrais bastante boa e penso que se tivessem começado de inicio seria a dupla escolhida. Pena para o Semedo, um jogador que me enche completamente as medidas, mas o Jardel esteve enorme. Enquanto que entre o Coates e o Lindelof a escolha é óbvia… o Coates é provavelkmente o melhor central das ultimas épocas no Sporting.
O meu 11: Rui Patricio, Maxi, Coates, Jardel, Layun, Danilo (o William se tivesse começado como acabou não havia dúvidas), Adrien, João Mário, Ruiz (o Gaitan teve muitas lesoes), Jonas e Slimani!
Treinador: Jorge Jesus (pelo que fez num ano)
Revelaçao: Renato Sanches
Melhor jogador: João Mário
Gostaria ainda de acrescentar um prémio, o de desilusão que para mim vai para o Brahimi. Desapontou me imenso
SL
Rodrigo
deadman23px
Menção para, na minha opinião, o melhor jogador do União da Madeira esta época, Amilton, e Nathan Júnior do Tondela (marcou 13 dos 34 golos do clube na Liga).
DG
Ballack_13
O Meu onze da época:
-Rui Patricio
-Lindelof (Já fiz a minha votação e sobrecaiu em Maxi Mas nao consegui deixar este menino de fora do MEU onze e visto que até faz esta posição e não houve nenhum DD que (para mim) se destaca-se! que surpresa!)
-Jardel
-Coates
-Layun
-Danilo
-Adrien
-J.Mário
-B.Ruiz
-Jonas
-Slimani
MVP : Jonas
Revelação : R.Sanches
Treinador : Jorge Jesus ( A evolução que ele causa no Sporting é surreal.)
Tiago Martins
Estranho a escassez de votos em Marafona. Foi porventura o melhor até desta época, com exibições de grande nível tanto em Paços como em Braga.
Anónimo
patricio, jardel, layun, danilo, adrien., j. Mario, jonas e slimani sao escolhas obvias sendo que junto hugo basto, maxi, rafa.
Deixo de fora coates ou lindelof por terem feito meia época.
Destaco o nuno valente do arouca que fez uma grande época, principalmente na primeirammetade da época
PEDRITXO
barata
Ederson
Layun
Lindelof
Jardel
A.Almeida
Danilo
Adrien
João Mário
Gaitan
Jonas
Slimani.
William Tell
11 do ano:
Patrício, Maxi, Jardel, Rúben Semedo, Layun, Danilo, Adrien, João Mário, Ruiz, Jonas, Slimani
Banco de suplentes de jogadores do ano:
Ederson, Lindelof, Eliseu, Renato Sanches, Rafa, Jota, Medeiros, Mitroglou,
Treinador: Jorge Jesus/Lito Vidigal/Rui Vitória
Melhor jogador: Jonas/Slimani
Melhor revelação: João Mário/Renato Sanches/Rúben Semedo/Lindelof
Melhor jovem: Jota/Medeiros/Gélson
Porquê?
Treinador: Jorge Jesus revolucionou o futebol do Sporting, foi o treinador que mais influenciou uma equipa esta época. Rui Vitória conseguiu ser campeão com muitas baixas de peso na equipa. Lito levou o Arouca à UEFA.
Melhor jogador: Jonas pelos golos que marcou e Slimani pela importância dos golos que marcou.
Revelação: Como não João Mário??? De suplente a melhor médio/ala do campeonato! Renato Sanches, que portento de jogador! Rúben Semedo, no Vitória e no Sporting, indiscutível! Lindelof, grande central!
Jovem: Diogo Jota e Iuri, golos, assistências, peças fulcrais na equipa.
Decepções: Carrillo (podia ter tido grande época, depois podia ter sido campeão de Inglaterra e estrela da sua selecção… talvez para o ano.)
Imbula, Centrais do Porto, lesões do Gaitán, início de época do William.
Prémio "Fónix que este gajo afinal é bom": Bruno César e Schelotto os melhores laterais do vice.
Anónimo
Gostei muito da explicação dos nomes para os prémios. Agora o 11 é um bocado incompreensível como só metes 2 campeões no 11. Lindelof esteve melhor que Semedo, Gaitan mesmo sem ter participado em metade dos jogos esteve muito bem e superior ao Ruiz, o Fejsa no mínimo tem de aparecer no banco, que monstro. Estas três escolhas acho que são óbvias, agora uma opinião pessoal, prefiro o Renato ao Adrien, se bem que também gosto muito do pêndulo sportinguista, muita raça, muita força, muito querer, nestes 3 pontos ligeiramente superior ao RS, mas em qualidade está uns furos abaixo.
DM
William Tell
Utilizei uma mistura de boas exibições com regularidade. O Gaitán é o melhor jogador da Liga Portuguesa, mas graças às lesões, não pode figurar numa lista de melhores, pois só apareceu a espaços. Por isso escolhi o Ruiz, que foi de uma preponderância extrema no Sporting.
O Éderson e Lindelof só fizeram mais ou menos meia época, o Semedo já estava a ser um defesa exemplar no Setúbal, o que justifica a gigante quebra do Vitória (a par da saída do Suk, que se não tivesse ido para o Porto estava nestas listas).
Já tenho 8 no banco, mas vá lá, abro uma excepção para o Fejsa!
Quanto à opinião Adrien vs. Renato, compreendo-a, o Renato tem tudo para ser muito melhor que o Adrien, mas ainda não é, isto é, o Renato tem mais potencial que o Adrien alguma vez teve, mas este último já trabalhou mais que o Renato alguma vez trabalhou, o que é motivo para mim para, neste momento, ser o melhor 8 português a jogar em Portugal.
E mais, o Mitroglou merecia estar no 11 da época, mas para azar dele há o Jonas e o Slimani.
Anónimo
Mais uma vez parabéns pela argumentação, parece que temos vários pontos nos quais pensamos da mesma maneira. O Fejsa sempre que jogou esteve imperial, sei que isto vale o que vale (0) mas no outro dia vi uma tabela com golos sofridos pelo Benfica com o Fejsa em campo e sem Fejsa, um monstro que domina o meio campo todo, se não tivesse joelho de vidro…
O Éderson é muito bom, com potencial para fazer coisas lindas no futebol mas o Patrício esteve muito bem este ano, finalmente…
O Lindelof na minha opinião foi um muro, o Semedo também esteve muitíssimo bem tanto no VFC como no SCP, mas julgo que o sueco esteve um pouco acima.
O Ruiz fez uma época 10x melhor do que aquilo que eu esperava que ele pudesse fazer encostado a uma linha, mas não podemos ignorar que o Nico a jogar meio campeonato foi o melhor assistente com 15 passes para golo e ainda marcou mais 4, contribuição directa em 19 golos do Benfica. O Ruiz teve 12 assistências e 8 golos, participação directa em 20 golos do Sporting. O Ruiz foi titular em 32J e suplente utilizado nos outros 2.
Adien vs Renato, o Adrien fez a sua melhor época de sempre, é um jogador que já aprecio desde os tempos da AAC mas colocaria o RS no lugar dele pois fez algo muito bom na sua primeira época na primeira divisão, esta é a única opinião que é dada contra a razão porque sei que o Adrien esteve melhor que o RS no global da época.
DM
Bruso
Estas votações são sempre engraçadas mas penso que há gente que não tem noção. Digo isto quando vejo o Fransérgio com 14 votos para melhor médio da Liga…Por amor de Deus!!!
Quanto ao meu onze (não é o onze com os 11 melhores jogadores a actuar nas respetivas posições mas sim os que melhor tiveram esta época).
Patricio, Maxi, Ricardo Ferreira, Jardel, Layun, Fejsa, Adrien, Gaitan, João Mário, Jonas e Slimani
Revelação: Renato Sanches
Melhor Jovem: Diogo Jota
Melhor Treinador: Rui Vitória
Melhor Jogador: Jonas
Rui Lopes
Ricardo Ferreira e Fejsa? Bem são opiniões mas… Acho que esta epoca, Apenas o Jonas e o Jardel apareceriam no 11 da epoca
Bruso
Admito que o Ricardo Ferreira foi mais pela regularidade do que pela qualidade. Aí o Lindelof e o Coates estiveram excelentes mas só fizeram meia época.
Quanto ao Fejsa basta olhar para as estatisticas!! Na minha opinião seria entre ele e o Danilo. Danilo marcou mais golos e esteve a um nível muito altissimo a época toda. Mas se tiveres em conta que só 4 equipas (li algures e corrijam-me se estiver errado) marcaram ao Benfica com o Fejsa em campo mostra muito do valor e da época que ele fez.
Mas qualquer um dos dois fica bem com o prémio na minha opinião.
Rui Lopes
Melhor Jogador : João Mario
Melhor Treinador : Lito Vidigal
Revelação : Diogo Jota
Desilusão : Imbula/ Aboubakar
11: Rui Patricio – Maxi – Jardel – Coates – Layun – Danilo – Adrien – Ruiz – João Mario – Jonas – Slimani
Anónimo
Melhor jogador : Jardel
Melhor Treinador: Petit
Revelação: Renato Sanches
Jovem jogador jovem: Diogo Jota
11: Rui Patricío, Maxi, Lindelof, Jardel, Layun; Damlo, Adrien, Rafa, João Mário, Jonas Slimani.
Menção honrosa para o melhor assistente Gaitán, Bryan Ruíz, Coates, Lindelof/Lisandro López, Rúben Semedo, Pizzi, Fejsa, Mitroglou, Goiano, JC/Éderson, Léo Bonatini e Iuri Medeiros
António Tonga