Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os melhores, os piores e os que morreram na praia

Terminou 2023-24. Uma época recheada de emoções, marcada por várias conquistas surpreendentes, algumas até inéditas, términos de hegemonias e de jejuns prolongados. Foi assim, e como sempre, uma temporada de sucesso para alguns e desilusão para outros, pelo que importa agora olhar em retrospetiva e fazer o balanço geral ao que se passou dentro das 4 linhas no futebol de clubes durante o último ano.

Os melhores:

Bayer Leverkusen: Indiscutivelmente a equipa sensação da temporada, conquistando uma Bundesliga histórica (1.ª do clube) de forma arrasadora, ainda vencendo a Taça e ficando a um triunfo na final da Liga Europa do que seria uma das épocas mais perfeitas da história do futebol.

Real Madrid: Temporada incrível dos merengues, juntando uma La Liga conquistada de forma indiscutível (95 pontos) à 15.ª Liga dos Campeões do clube e à vitória na Supertaça de Espanha.

Manchester City: Tetracampeonato histórico na Premier League, num ano em que os Cityzens pareceram menos fulgorantes, mas pautou por uma grande consistência e capacidade de responder sob pressão. Faltou a FA Cup ou mais sorte na Champions para abrilhantar ainda mais a época.

Atalanta: Ano de consagração de turma de Gasperini, conquistando a Liga Europa (1.º título europeu do clube) e tido boas campanhas na Taça (finalista vencido) e um 4.º lugar na Serie A que vai permitir o regresso à Liga dos Campeões.

Girona: A maior surpresa da temporada, conseguindo um incrível 3.º lugar na La Liga e o 1.º apuramento para a Champions na história do clube, dois anos depois de ter subido de divisão. Além disso, andou durante muito tempo a lutar pela liderança e chegou a falar-se do título (uma má fase entre fevereiro e março deitou por terra esse objetivo).

Os piores:

Manchester United: A FA Cup pouco atenua a péssima temporada dos Red Devils, que bateram vários recordes negativos na Premier League (pior classificação de sempre, diferença de golos negativa, etc), ficaram em último na Champions num grupo com Copenhaga e Galatasaray e ainda sofreram várias humilhações.

Nápoles: A pior campanha de sempre de um campeão em título em Itália. A época foi mal preparada (Rudi Garcia foi um erro colossal) e os napolitanos sofreram inúmeras derrotas, que os fizeram ficar em branco a nível de títulos e fora das competições europeias na próxima temporada (10.º lugar na Serie A).

Union Berlin: De uma época de sonho ao regresso à realidade, com muitas dificuldades internas (19 derrotas) e o fantasma da despromoção sempre presente (só na última jornada respiraram fundo), bem como uma estreia sem sabor na Champions (último lugar do grupo).

Ajax: O gigante holandês viu-se envolto em inúmeras polémicas e a preparação da época acabou muito afetada, com as (muitas) transferências a não trazerem resultados desportivos e o outrora dominador da Eredivisie a vir-se desde cedo afastado dos lugares cimeiros (chegou a andar na zona de despromoção. O 5.º lugar, que pode dar acesso à Liga Europa, foi um mal menor, mas muito aquém do histórico do clube.

Bayern Munique: Nos últimos 15 anos, os bávaros destacaram-se como o modelo a seguir a nível de gestão, mas ultimamente essa narrativa tem perdido força e este ano descambou por completo com a perda da hegemonia na Bundesliga após 10 anos, a 1.ª época sem títulos em tempos longínquos e muitas decisões estranhas por parte dos seus administrativos.

Morreram na praia:

Arsenal: 2.º ano consecutivo em que os Gunners ‘morrem na praia’. A turma de Arteta voltou a lutar pelo título da Premier League até ao fim, liderando até por diversas jornadas, mas uma derrota deitou tudo a perder. Também nas Taças se pedia mais, tal como na Champions (muitas dificuldades até para eliminar o FC Porto).

Borussia Dortmund: A nível interno as coisas correram muito mal (5.º lugar e eliminação precoce na Taça), mas na Champions o percurso foi surpreendente e quase salvava a época. No entanto, tal como na época passada, os Aurinegros repetem a presença nesta categoria por terem claudicado no momento decisivo.

Fiorentina: Ainda não foi desta que o conjunto Viola voltou aos títulos (seca desde 2001), caindo pela 2.ª vez na final da Conference League. No campeonato, há muito que também não aspiram a mais do que chegar à Europa, sendo que o 8.º lugar vai permitir ir à luta pela Conference uma 3.ª vez.

Fenerbahce: 99 pontos, pontuação recorde do clube, é uma quantidade absurda que daria para vencer qualquer campeonato europeu esta temporada, exceto o turco. Para piorar, a campanha na Liga Conferência só terminou nos penáltis contra o futuro vencedor e nem nas Taças internas deu para somar um troféu.

Al-Nassr: Mais um ano a seco para a equipa de Ronaldo depois de mais um verão de investimentos avultados. No campeonato foram arrasados pelo Al-Hilal de JJ, que também os ultrapassou na Taça e Supertaça, na Liga dos Campeões ficaram-se pelos quartos e as expetativas saíram defraudadas.

Menções honrosas:

Campeonato do Sporting, com direito a vários recordes do clube; 1.º título europeu do Olympiacos e de uma equipa grega, apesar da má campanha internamente; Passeio do Inter na Serie A; Passeio do PSV na Eredivisie; Regresso de Aston Villa e Estugarda à Liga dos Campeões, bem como a estreia do Brest na prova; Conquista da Taça do Rei por parte do Athletic; Época histórica do Al-Hilal de Jesus, com direito a um recorde Mundial de vitórias consecutivas; Terrível campanha do Sheffield Utd na Premier League, com apenas 16 pontos somados; Má temporada do Benfica, com apenas uma Supertaça para registo e uma péssima campanha europeia; Mal também o FC Porto, com um 3.º lugar arrancado a ferros, apesar da conquista da Taça e trajeto europeu amenizarem os estragos; Barcelona a seco com várias derrotas frente ao seu grande rival.

Afonso Ascensão

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

27 Comentários

  • Nickles
    Posted Junho 5, 2024 at 8:31 am

    Como é que o Al-Nassr está na secção “Morreram na praia” se nas 3 competições em que participou, apenas numa realmente lutou até ao fim, que foi a Taça (e a menos importante de todas diga-se)?

    • Post Author
      VM-Desporto
      Posted Junho 5, 2024 at 10:16 am

      O texto pode não ser explicito nesse sentido, mas para encontrarmos uma campeão saudita com melhor média de pontos da que o Al-Nassr teve este ano (isto considerando que houve campeonatos com 18, 16 e 14 equipas) tínhamos de recuar até 2016/17 e as derrotas na Taça (final, nos penáltis) e Supertaça (meia-final) e Liga dos Campeões (quartos, nos penáltis) aconteceram todas contra o futuro vencedor das provas e no detalhe.

      • Mantorras
        Posted Junho 5, 2024 at 10:45 am

        Mas a “competicao” mudou muito recentemente, comparar com algo anterior ao “pos mundial” parece-me ser pouco significativo. A questao e mesmo que nesta nova competicao que criaram agora, no contexto actual, levaram 14 pontos…

  • Lúcifer Morningstar
    Posted Junho 5, 2024 at 8:32 am

    Esta época, por tudo o que está no artigo de opinião, os adeptos de futebol saem de barriga cheia e ainda falta o Europeu da Alemanha.

  • Tiago Silva
    Posted Junho 5, 2024 at 8:39 am

    Colocava talvez o Brest como um dos melhores no lugar do City (eles tornaram a conquista da Premier em algo banal eu sei, mas a campanha do Brest está ao nível da do Girona). Com um dos planteis mais limitados do campeonato ficar na Champions pela primeira vez na história é de louvar. Menção honrosa também para o Bolonha.

  • Art Vandelay
    Posted Junho 5, 2024 at 8:42 am

    Foi provavelmente a melhor época de clubes deste século até ao momento

    • lipe
      Posted Junho 5, 2024 at 10:40 am

      Melhor que 2003/2004?

      Porto campeão e campeão europeu, Valência campeão em Espanha e vencedora da Taça UEFA, Werder Bremen campeão na Alemanha, campeonato invencível do Arsenal em Inglaterra.

      • Art Vandelay
        Posted Junho 5, 2024 at 11:07 am

        Bem lembrado, 2003/2004 era indiscutivelmente a melhor do século até ao momento, ainda para mais depois nas seleções terminou em beleza com a cereja no topo do bolo que foi a mais que improvável Grécia campeã europa

        Sinceramente assim de repente dizer qual das 2 a melhor, talvez 2003/2004 seja melhor, principalmente porque com a Grécia campeã da Europa isso desempata a favor da época 2003/2004….mas vamos ver como corre o Europeu e pode ser que também tenhamos uma Romênia ou uma Eslováquia campeãs da Europa para 2023/2024 empatar com a época 2003/2004

  • Fireball
    Posted Junho 5, 2024 at 9:17 am

    O Al-Nassr morreu na praia? Como diz a seguir, sairam cedo da Champions, foram arrasados pelo rival em praticamente todos os jogos, ficaram vários pontos atrás, nunca estando propriamente dentro da luta. Não morreram nada na praia…

  • Stravinsky
    Posted Junho 5, 2024 at 9:37 am

    Numa perspetiva do que foi a temporada 2023-2024, não acho que o Arsenal tenha morrido na praia, sinceramente. Acho que morreram na estrada até à praia.
    A partir do momento em que precisavam de uma derrota do Man City, bem que podiam começar a pensar no próximo ano.
    No entanto, se pensarmos numa escala alargada, diria que estes dois anos poderão vir a ser considerados “morrer na praia”, porque não acredito que esta equipa mantenha um nível tão alto mais do que estes 2 anos. Acredito que haja uma ligeira quebra este ano, o que vai impedir a luta com o Man City.

    A nível nacional, o Sporting foi muito bom, acho que é incontestável.
    Relativamente á terceira equipa que sigo, o Barça, esta época foi inenarrável e acredito que as próximas serão iguais.

  • Andre Filipe
    Posted Junho 5, 2024 at 9:42 am

    Gosto da Rubrica, mas não concordo com alguns pontos.
    Al Nassr morreu na praia? Porque?
    City nos melhores? Tudo bem ganharam o tetra, mas quem é que não estava à espera disso? Foi talvez a pior época deles nos últimos anos.
    Péssima prestação europeia do Benfica? Sim, podia ter sido melhor, mas Péssima? Parece me de mais

  • Mr.433
    Posted Junho 5, 2024 at 10:06 am

    Péssima campanha europeia do Benfica? Foi má, mas só em comparação ao que vínhamos a fazer, em especial o ano passado. Tivemos a uma decisão por penaltis de voltar a ser uma equipa portuguesa em 10 anos a marcar presença numa meia final europeia. Benfica pontuou com 4 vitorias e 3 empates europeus este ano, praticamente o mesmo que o Sporting que só jogou liga Europa 4 vitorias e 4 empates, e mesmo assim Benfica chegou mais longe com o Sporting na Europa. Mas a nota é que o Benfica é que teve uma campanha europeia péssima.

    • Bjorn
      Posted Junho 5, 2024 at 10:15 am

      Tendo em conta a Champions patética que fizeram, os jogos horríveis que nem sabem como passaram em todas as eliminatórias, isto é muito mais do que apenas resultados. Defender esta prestação europeia diz muito sobre os standards de algumas pessoas. Tiveram um passeio de sorteio tanto na Champions como na Liga Europa e mesmo assim conseguiram falhar redondamente. Dizer o contrário é viver na lua

      • Mantorras
        Posted Junho 5, 2024 at 10:49 am

        Discordo de que o sorteio da champions tenha sido um passeio e duvido que alguma equipa portuguesa tivesse “facilidade” em passar contra o Inter e aquela Real Sociedad. De resto concordo contigo. Por muito que o grupo “nao fosse dado” as exibicoes foram de corar de vergonha.

      • LittleMozart
        Posted Junho 6, 2024 at 12:53 am

        A Real Sociedad era campeã na farmers league do Tugão…

    • SENSEI
      Posted Junho 5, 2024 at 10:46 am

      Portanto isto é olhar para os números, ver parcialmente o contexto e siga uma laracha.

      Benfica: tinha um grupo chato (mas sem qualquer verdadeiro bicho papão), e apenas por detalhes não terminou em 4º no grupo, que resultaria no fim da época a nível europeu. Relembro que, devido à época passada, havia conversas de vencer a Champions, etc.
      Acabando relegado para a LE em virtude do seu insucesso parcial na Champions, e acabou eliminado por uma equipa sem sal, em constante crise, o Marselha.
      —————
      Sporting: Tinha um grupo fácil, o qual acabou por discutir a liderança até à última jornada com o futuro vencedor da prova.
      Acabando por perder nas eliminatórias contra essa mesma equipa que venceu não só a LE comp também a equipa sensação da Europa.
      ————–
      Dito isto, e face às expectativas, pode-se dizer que ambas as equipas estiveram aquém (Sporting não conseguiu vencer a Atalanta), mas Benfica vence no prémio da desilusão europeia, face às expectativas geradas pela época passada e pré época, acabando eliminado da Champions (e quase da Europa) e da LE contra uma equipa nada de especial.

  • Art Vandelay
    Posted Junho 5, 2024 at 10:11 am

    Toda a gente falou e bem durante a temporada da invencibilidade do Leverkusen (até por ser uma equipa com menos recursos, logo com muito mais valor esse feito)…mas houve outra equipa nesta temporada que também quase roçou a época “perfeita” a nível de invencibilidade, que foi o Real Madrid, que só perdeu 2 jogos na época toda e curiosamente os 2 derrotas com a mesma equipa (Atl Madrid)…foi 1 derrota no campeonato e 1 derrota na Taça Espanha

  • Neville Longbottom
    Posted Junho 5, 2024 at 10:25 am

    Sporting com 90 pontos no campeonato e com uma equipa pior e menos profunda devia estar mencionado acima. Época inacreditável

    • Mantorras
      Posted Junho 5, 2024 at 10:50 am

      A equipa do Sporting nao era a pior, era a melhor. O plantel sim, era menos profundo, mas como se viu e se previa, chegava e sobrava. Deu para vencer com 10pts de avanco. Concordo que deviam estar mencionados acima.

      • disturbed17
        Posted Junho 5, 2024 at 11:03 am

        Dizer que uma equipa é a melhor é muito subjetivo, esta época contratamos 2 ótimos jogadores a preço alto. Mas uma equipa é aquilo que se faz dela, muitos esquecem que à poucas épocas jogadores do Sporting jogavam no Famalicão, Rio Ave, Mafra, Santa Clara.. e eram contratados por 5/7M enquanto os adversários investiam sempre forte.

        • Mantorras
          Posted Junho 5, 2024 at 12:11 pm

          Nada contra isso, mas os nomes nao ganham jogos. O 11 do Sporting era a melhor equipa portuguesa este ano, na minha opiniao, a partir do momento em que Hjulmand e Gyo apareceram, e a partir do momento em que se viu o nivel deles em campo. Antes disso nao, mas assim que o 11 ficou feito e encaixou, sim.

      • Neville Longbottom
        Posted Junho 5, 2024 at 10:33 pm

        Eu não sei se se previa. Eu não previa, a maioria das pessoas neste espaço não previa (e por “maioria” refiro-me aos votos nos prognósticos).
        .
        A determinada altura o Sporting perde 3 titulares para competições internacionais (não ouvi falar mais disto) e teve de jogar com Esgaio e fazer crescer o Bragança e o Quaresma. Foi 1 mês, não foi um jogo em casa.
        .
        Eu sei que não era bem este o tema, mas continuo sem concordar que o Sporting tinha a melhor equipa. Tinha o melhor treinador e foi mais competente que os outros, apenas isso. E por isso, para mim, e por comparação com as equipas que lá estão, merecia ter estado referenciada acima.
        .
        O Porto e o Benfica fizeram 88, 87, 91 pontos com grandes planteis. O Sporting fez 90 com um plantel mais fraco.

        • Mantorras
          Posted Junho 6, 2024 at 9:07 am

          Prognosticos antes de assinar o Hjulmand e o Gyo? Esse post tem que comecar a ser adiado para apos o mercado fechar, IMO. A expectativa real e aquela que se tem a quarta ou quinta jornada, apos se ver as equipas jogar a serio. Ate la e adivinhacao.
          —-
          O Sporting tanto era mais forte que podias trocar um, dois, ou tres, e continuava com o mesmo rendimento. Viu-se com as ausencias que referes e tambem quando faltou o Pote, mais tarde, mas nao sei onde e que isso retira razao ao meu ponto em vez de acrescentar. Quando tu e outros diziam aqui que “se perder este e aquele vamos sofrer” eu sempre respondi que o colectivo mais forte tem mais probabilidades, muito mais alias, de abafar qualquer ausencia do que um 11 random sem qualquer encaixe. Isso e ser mais forte. Sempre foi assim no futebol. Os colectivos abafam as individualidades. Superam dificuldades. E nunca ter um 11 com nomes, mas cheios de particularidades e limitacoes em cada uma delas, sem qualquer encaixe decente, baralhes tu aquilo como queiras, conta para que mesmo? O tempo sempre mostra de que lado esta a razao e este ano nao foi diferente. Ha que ter poder de encaixe.
          —-
          Foram 10pts de avanco e deviam ter sido mais se nao fossem alguns milagres para os lados do Benfica. Quanto mais campeonato houvesse mais diferenca haveria.

          • Neville Longbottom
            Posted Junho 6, 2024 at 11:16 am

            O Gyokeres já cá estava, tanto que nesse mesmo post há comentários a coloca-lo em dúvida (um ou dois meus até, mas eu nunca fui forte no forecast).
            .
            Quanto ao que eu dizia, eu não disse que íamos sofrer. O que eu disse foi que nos dava mais mérito. Lidámos com contrariedades, lesão do Pote, ausências em Janeiro, o adiamento de um jogo que nos atirou para o 2º lugar durante 1 mês…
            .
            O tempo não dá razão a quem diz que o Sporting tem melhor equipa. Ou melhor dá tanto razão a esses como a pessoas como eu, que dizem que o Sporting tinha o 3º melhor plantel e que foi campeão porque foi mais competente.
            .
            O meu poder de encaixe até diria que é superlativo, já várias vezes assumi aqui erros, essa do Gyokeres é uma dessas.
            .
            A classificação não reflete sempre a qualidade dos planteis, o facto do Sporting ter dizimado este campeonato na minha opinião só dá mérito à equipa, não diz que era melhor equipa. Isto é tudo matéria de opinião, a tua é diferente e é tão válida como a minha.
            .
            Aliás, o argumento de que um plantel recheado de portugueses coloca apenas 1 na seleção quando o Porto coloca 3 e o Benfica 2 ajuda-me. É limitativo, mas ajuda-me. E não digo que é imerecido (aceito bem que não vá nenhum jogador do SCP ao Euro e até acho que o Inácio não devia ir).

            • Mantorras
              Posted Junho 6, 2024 at 3:04 pm

              Achava que o post era anterior a sua chegada, mas se nao e, retiro o que disse, mas mantenho que sem os ver jogar nao da para opinar. Pelo menos no meu caso, eu so o vi por ca.
              —-
              Para mim ser mais competente e ganhar. E quando ganhas com distancia, entao, a falta de melhor prova, sao melhores. Ter melhor 11 nao significa ter melhor platel, tanto quanto ter um plantel mais caro nao significa ter melhor plantel, nem mais equilibrado. E podemos ir mais longe e pensar se o plantel e melhor em funcao do treinador que o orienta, porque um plantel pode ser melhor para um treinador e pior para outro. Eu tenho para mim que o RA, por exemplo, nao iria trocar o Paulinho por nenhum avancado do Benfica, nem iria trocar o Pote, o Trincao, ou o Edwards, pelo Di Maria. Posso estar enganado, claro, mas acho mesmo que nao.
              —-
              E indo de encontro as dificuldades durante a epoca, o Benfica teve um lesionado a epoca inteira que seria o titular a DE. Trocou de GR por um jovem (para mim melhor, mas com erros que custaram caro, aceitaveis para a sua idade e adaptacao). Tinha apenas um DD que se lesionou logo e ficou boa parte da epoca de fora. Tinha muitos extremos com qualidade, mas esse desiquilibrio apenas prejudica a harmonia do grupo e ajudou o treinador a complica. Ter Tangstedt e Cabral foi, desde o primeiro dia, um downgrade em relacao ao Ramos…

  • Jan the Man
    Posted Junho 5, 2024 at 2:55 pm

    Faltou apenas a menção honrosa ao campeonato do Bolonha, de resto é um bom apanhado da temporada.

  • João Lains
    Posted Junho 5, 2024 at 2:56 pm

    A média pontual com o Rudi García colocaria o Nápoles na 6ª posição com 67 pontos, a apenas 1 e 2, respetivamente, dos extraordinários Bolonha e Atalanta. Obviamente, que não se pode olhar para isto de forma tão linear, até porque não defrontou Atalanta, Juventus, Roma ou Torino, mas também não acho que ser culpado de todos os males.

Deixa um comentário