Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os Reis do Mundo

Suárez (o 1.º jogador a marcar 5 golos num só Mundial) bisou; Neymar deu 2 golos, Messi também marcou mas esteve perdulário; Campeão sul-americano só testou Bravo depois de estar a perder por 3-0.

O Barcelona fechou um ano histórico vencendo mais um título (o quinto de 2015), desta feita o Mundial de Clubes. No Japão, os Culés não deram hipóteses ao River Plate, vencendo por 3-0 (resultado que poderia ter sido bem mais dilatado, tal a diferença entre os conjuntos). Uma vez mais, o tridente Neymar-Suarez-Messi esteve em destaque, contribuindo de forma decisiva para o terceiro mundial conquistado pelos Blaugrana nos últimos seis anos (passam a ser o clube com mais mundiais). No primeiro tempo, os Milionários, que golearam nas bancadas (apoio incrível) ainda tentaram adotar uma postura agressiva e pressionante, mas rapidamente perderam o Norte e limitaram-se a ver jogar durante grande parte do encontro. 


Quanto ao jogo, começou com os argentinos empenhados em condicionar a saída de bola dos espanhóis, com uma atitude bastante agressiva (Neymar e Messi iam sendo alvo de fortes entradas). Nos minutos iniciais, a única clara ocasião de golo deu-se à passagem do minuto 10, quando Iniesta descobriu Messi que rematou para bela defesa de Barovero. Com o decorrer do primeiro tempo, o River foi recuando, deixando de conseguir pressionar em zonas adiantadas, e esse baixar de linhas viria a resultar no golo inaugural: cruzamento de Alves na direita, Neymar serve Messi de cabeça e a Pulga coloca a bola no fundo das redes. Ao intervalo, Gallardo tentou mexer com o jogo, colocando em campo Lucho Gonzales e Alario, mas logo aos 49′ Busquets isola Suarez e o Uruguaio não desperdiça, fazendo o 2-0. Após o segundo tempo, o River ficou perdido em campo e, em poucos minutos, Suarez e, sobretudo, Messi (muito perdulário) desperdiçaram o terceiro. O desafio passou a ser um passeio para os homens de Luis Enrique e o 3-0 surgiu com toda a naturalidade do mundo aos 68′, com Neymar a cruzar para Suarez bater Barovero com um cabeceamento. Até final, o Barça desperdiçou mais algumas ocasiões, o River também teve a chance de marcar o golo de honra (ainda acertou no poste), mas o resultado não se alterou.

0 Comentários

  • bpstp
    Posted Dezembro 20, 2015 at 12:26 pm

    Por parte de Barcelona não há muito a dizer. Já era previsível. Impressionei-me com a entrega dos argentinos mesmo depois de estarem a perder por 3 tinham sempre 4/5 homens a pressionar o portador de bola e começava no meio campo dos espanhóis mas o Barco é exímio na saída com a bola.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 20, 2015 at 12:30 pm

    Para as equipas europeias este troféu é sempre um passeio.
    A qualidade do futebol na Europa é assustadoramente superior comparativamente aos dos outros continentes.
    A única esperança ainda foi o Santos do Neymar, Danilo, Ganso, Alex Sandro mas foram completamente humilhados pelo Barça da altura.
    Prevejo que os melhores jogadores e as melhores equipas continuem na Europa eternamente.

    Tiago Pinto

    • David A.
      Posted Dezembro 20, 2015 at 1:13 pm

      Ainda a poucos anos o Corinthians ganhou ao Chelsea…

    • Anónimo
      Posted Dezembro 20, 2015 at 2:02 pm

      David A.
      Em 9 anos, 8 equipas europeias ganharam a competição. E toda a gente sabe como é que o chelsea ganhou a champions desse ano!
      Nota se claramente que as equipas topo da Europa estão um nível acima não há maneira de justificar o contrário
      Joel M

    • Anónimo
      Posted Dezembro 20, 2015 at 2:22 pm

      2000 Corinthians
      2005 São Paulo
      2006 Internacional Porto Alegre
      2007 Boca Juniors
      2012 Corinthians

      Como podemos ver já houveram equipas sul americanas a ganhar o Mundial…
      E nem falo da Intercontinental em que em todas as edições a Europa apenas ganhou 1 vez a mais que a América do Sul, desempatou o Porto em 2004.

      Vitorino

    • Anónimo
      Posted Dezembro 20, 2015 at 2:24 pm

      Em 2007 foi o Milan desculpem o fail :)

      Vitorino

    • Anónimo
      Posted Dezembro 20, 2015 at 2:41 pm

      Joel M
      Que as equipas europeias estao num nível muito acima das sul-americanas toda a gente sabe, não há discussão sequer. O meu comentário só veio no sentido da frase do user Tiago Pinto, que diz que é "sempre um passeio", o que, apesar da maioria das vezes ser verdade, não é sempre. Desde 2005 São Paulo, Internacional e Corinthians já venceram a competição, portanto não é sempre um passeio.
      David A

    • Gus Ledes
      Posted Dezembro 20, 2015 at 7:32 pm

      Em 12 edições a europa ganhou 8, ou seja o dobro, e nas ultimas 9 edições só o Chelsea não ganhou pra Europa, os clubes europeus apesar de pouco ligarem a este trofeu desde 2007 que o ganham com facilidade, não só porque têm os melhores jogadores mas sobretudo porque têm os melhores treinadores, o futebol brasileiro e argentino passou no tempo desde o início do milénio, e será complicado algum dia voltar a apanhar o comboio, ou ainda são dos que acham que o 7-1 aconteceu por acaso?

    • edycool55
      Posted Dezembro 21, 2015 at 1:30 am

      Essa matemática… Desde quando é que 8 é o dobro de 12 ?

    • Anónimo
      Posted Dezembro 21, 2015 at 8:52 am

      Se a europa ganhou 8 e houve 12 edições, quer dizer que a europa perdeu 12-8 = 4. Logo, 4 é dobro de 8 na altura que eu estudava

      João Ferreira

  • Anónimo
    Posted Dezembro 20, 2015 at 12:31 pm

    Jogo que acaba por ser uma mera formalidade. Messi esteve bem a jogar mais pelo meio na posiçao que para mim lhe assenta melhor, a pegar sempre no jogo. Suarez esteve bem e merece ser a estrela do mundial, ja que no resto do ano foi sempre ofuscado por Messi e Neymar. O resto foi normal, no geral praticamente todos bem, mas os piores para mim foram Rakitic, que mal se viu, e Neymar a estragar muitas jogadas e a forcar protagonismo, sendo que mereceu a saida (ainda disse algo a luis enrique quando saiu..).

    Destaque mais uma vez para os maus ultimos minutos do Barça como é habitual, e para as substituiçoes estranhas do Enrique outra vez, mas hoje ainda deixo isso passar.

    Jonathan

    • Bruno Franco
      Posted Dezembro 20, 2015 at 1:06 pm

      Suárez foi ofuscado? Gostava que me explicasse de onde tirou essa conclusão… É que bem analisado, Suárez até terá tido um 2015 de igual ou superior nível de Messi e Neymar…

    • Anónimo
      Posted Dezembro 20, 2015 at 2:06 pm

      Bruno ofuscado em mediatismo. Mas melhor que o messi não foi de qualquer forma. Melhor que neymar para mim foi.

      Jonathan

  • Jose Vilela
    Posted Dezembro 20, 2015 at 12:31 pm

    Vitoria da melhor equipa em campo que dominou do principio ao fim, o River ainda tentou se transformar num mini-Atletico, tanto na pressao como nas agressoes mas a diferença de qualidade era muito grande, mas se tivessem mantido esta atitude no campeonato nao tinham ficado no lugar onde ficaram.

  • Kafka I
    Posted Dezembro 20, 2015 at 12:32 pm

    Vitória tranquila do Barça, neste momento a diferença das 10/11 melhores equipas da Europa, para as da América do Sul, ronda o abismo e portanto só mesmo num dia muito mau o Campeão Europeu não seria Campeão do Mundo

    Aliás da forma como o futebol esta hoje, falar-se "nas melhores equipas da Europa é exactamente o mesmo que dizer as melhores equipas do Mundo"..

    Quanto ao jogo, foi uma vitória tranquila do Barça, com Suarez coma figura de proa deste Mundial, ele que merece sem duvida, pois viveu o ano todo na sombra de Messi e Neymar..

    Com este titulo e este fantástico de 2015 o Barça aumenta a vantagem face ao Real como clube mais titulado do Futebol Espanhol, neste momento 83 titulos oficiais para o BArça contra 80 do Barça…podemos continuar a não ter a mais os mais importantes (Campeonato e Champions), mas se pensarmos que antes de Messi e Guardiola chegarem não só não tínhamos os mais importante, como estávamos bem longe a nivel total de titulos, o que mostra bem a marca que Messi e Guardiola (apesar de ele já cá não estar) vão deixar neste clube

    • Kafka I
      Posted Dezembro 20, 2015 at 12:46 pm

      ***83 do Barça contra 80 do Real

    • Jose Vilela
      Posted Dezembro 20, 2015 at 1:50 pm

      em 10 anos ganhou 26 titulos.

    • Jose Vilela
      Posted Dezembro 20, 2015 at 1:52 pm

      E Kafka e para quem dizia que o Messi desaparece das finais devia de ler o artigo que fez o AS, Messi em finais marcou 14 golos em 15 partidas.

      Curioso a pessoa que disse isso desapareceu depois do Villareal-Real Madrid.

    • Kafka I
      Posted Dezembro 20, 2015 at 2:25 pm

      José Vilela

      Ele agora só volta a aparecer por cá, quando o MEssi voltar a fazer um mau jogo, o tipico Anti nada que não surpreenda

    • Jose Vilela
      Posted Dezembro 20, 2015 at 2:34 pm

      Kafka é o mais certo, foi assim que apareceu a 1ª vez.

      E se juntarmos a supertaça de espanha que é uma final a 2 mãos o Messi tem o registo de 24 golos em 27 jogos, e ele nunca aparece nas finais imagine se aparecesse.

    • Pedro Silva
      Posted Dezembro 20, 2015 at 3:24 pm

      Realmente não percebo porque é que as pessoas se referem aos jogadores e equipas europeias, como melhores da Europa e não melhores do mundo. Deve existir um continente por aí escondido onde se jogue muito à bola ahah

    • Anónimo
      Posted Dezembro 20, 2015 at 3:27 pm

      O Suárez é neste momento o meu jogador favorito do Barça, e discordo quando se diz que vive na sombra de Messi e Neymar. Se assim for acho injusto.
      Tudo Bem que Messi está noutro nível, e o Neymar tem uma técnica e potencial soberbos, mas o Suarez tem objectividade e classe para mim superiores ao Brasileiro, além de contribuir de igual modo com golos e assistências.
      Tenho pena que a imagem dele fique marcada pelo episódio do Mundial, e por isso vão olhar sempre para ele de lado, já para não falar do menor mediatismo face aos colegas de sector.

      Mas uma coisa é certa, este trio é avassalador. Não vejo futebol à muitos anos ainda, mas nunca me lembro de ver uma frente de ataque tão demolidora!

      Bruno M.

  • Fábio Leça
    Posted Dezembro 20, 2015 at 12:32 pm

    MSN fora do pódio da bola de ouro. Heresia

  • Anónimo
    Posted Dezembro 20, 2015 at 12:32 pm

    Como diria Luis Freitas Lobo, "é um poema ver este Barcelona jogar". Messi, Suarez e Neymar estão a um nível único, muito distante de todos os outros jogadores actualmente. Ainda que seja muito complicado, seria histórico conseguirem ganhar a champions outra vez, visto que o campeonato será quase de certeza do Barcelona novamente. Quem tem este trio, pode ganhar tudo, essa é a verdade.

    Luis Pereira

    • Bruno Franco
      Posted Dezembro 20, 2015 at 1:05 pm

      Espero que não esteja a esquecer-se que o Bayern de Guardiola também existe e que Messi não tem estado assim tão bem, como se viu quando Neymar estava lesionado… O Barcelona não é invencível, aliás, como qualquer equipa e não me parece que vá ganhar a Champions. Arrisco num outsider este ano, como o Chelsea, talvez, por não ter muitas aspirações no campeonato, ou num Bayern que irá passear na Bundesliga e poderá poupar a equipa. O Barça ainda tem de se preocupar muito com o campeonato, porque não está nada entregue, como diz, estão muito perto do Atlético e o Real de um momento para o outro pode soltar as individualidades e apertar, por isso, não poderá rodar muito a equipa e isso será prejudicial. Dito isto, deixo as minhas previsões no Bayern ou Chelsea para ganhar a Champions.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 20, 2015 at 2:08 pm

      Bruno o messi tinha vindo de lesão também. Nem mesmo hoje o messi esteve ainda a 100% faltando ainda ritmo para a segunda parte.

      Jonathan

    • José Soares
      Posted Dezembro 20, 2015 at 2:30 pm

      Coitado do chelsea…Deixem o Arda Turan começar a jogar. O Atletico não vai ganhar 1.0 para sempre. MSN vai ganhar o triplete.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 20, 2015 at 2:55 pm

      Bruno Franco, evidentemente não me estou a esquecer do Bayern. Barcelona e Bayern são os grandes candidatos este ano, na minha opinião. Agora certamente também não me esqueço do facto do Bayern passear na Bundesliga e chegar às meias e levar 3 e 4 de Barcelona e Real Madrid. Para que servirão "as poupanças" se nessa altura a equipa já não tem ritmo competitivo justamente pelo facto de andar de passeio em passeio?!

      Não esquecendo o facto de nenhuma equipa conseguir revalidar o título de campeão europeu em épocas seguidas desde 90/91 (não estou certo, creio que anda à volta desta data), daí ter dito que seria muito complicado para o Barcelona, mas olhando para a realidade, com um Barcelona em forma (especialmente Messi como se viu na edição passada da champions), ninguém os consegue parar, nem mesmo o Bayern. Talvez um PSG possa vir como 3ª alternativa ao título este ano, mas Barça e Bayern têm tudo para arrasar a concorrência.

      Luis Pereira

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Dezembro 20, 2015 at 12:33 pm

    A diferença entre as melhores equipas europeias e dos restantes continentes é enorme há muito tempo, por isso não surpreende este resultado.

  • Kafka I
    Posted Dezembro 20, 2015 at 12:43 pm

    Acrescentar ainda que este titulo reforça ainda mais o Dani Alves como o jogador com mais titulos oficiais no futebol Mundial no activo

    – 1 Campeonato Baiano
    – 5 Campeonatos Espanha
    – 5 Copas Rey
    – 5 Supertaças Espanha
    – 3 Champions League
    – 2 Europa League
    – 4 Supertaças Europeias
    – 3 Campeonatos Mundo Clubes
    – 1 Copa América Selecções
    – 2 Taças Confederações

    31 titulos oficiais, brutal há clubes de futebol que não têm 31 titulos oficiais, alguns de nomeada actualmente como o PSG ou o City por exemplo

    • Paulo Pereira
      Posted Dezembro 20, 2015 at 12:52 pm

      Kafka, sabes qual é o jogador com mais títulos oficiais de sempre? Gostava de saber.

    • Kafka I
      Posted Dezembro 20, 2015 at 12:58 pm

      Paulo Pereira

      Não faço mesmo ideia, também tenho essa curiosidade, é algo que tentarei pesquisar

    • Posted Dezembro 20, 2015 at 12:59 pm

      O jogado com mais títulos é o Giggs (36).

    • Anónimo
      Posted Dezembro 20, 2015 at 1:02 pm

      Eu acho que é o Giggs com 34.

      Luis Pereira

    • Anónimo
      Posted Dezembro 20, 2015 at 1:04 pm

      Creio que seja Ryan Giggs com 36 Titulos, Vitor Baia tem 34 Titulos e Gary Neville com 31.

      Paulo Ferreira

    • Kafka I
      Posted Dezembro 20, 2015 at 1:08 pm

      Obrigado pelo esclarecimento

      Deixa-me só fazer uma pequena rectificação, numa pesquisa rápida no google, encontrei que ele tem 34 e não 36

      13 Campeonatos Inglaterra
      4 Taças Inglaterra
      3 Taças Liga Inglaterra
      9 Supertaças Inglaterra
      2 Champions
      1 Supertaça Europeia
      1 Taça Intercontinental
      1 Campeonato Mundo Clubes

    • Anónimo
      Posted Dezembro 20, 2015 at 1:14 pm

      O xavi não tem mais que o dani Alves? Tinha essa ideia. De qualquer forma penso que o Messi irá ultrapassar isso.

      Jonathan

    • Kafka I
      Posted Dezembro 20, 2015 at 1:25 pm

      Jonathan

      Xavi tem 28 titulos oficiais

      8 Campeonatos Espanha
      3 Taças Espanha
      6 Supertaças Espanha
      4 Champions
      2 Supertaças Europeis
      2 Campeonatos Mundo Clubes
      1 Campeonato Mundo Selecções
      2 Campeonatos Europa

    • Posted Dezembro 20, 2015 at 1:38 pm

      Kafka, são 36.
      4 Taças da Liga – 92, 06, 09, 10
      10 Supertaças – 93, 94, 96, 97, 03, 07, 08, 10, 11, 13

    • Anónimo
      Posted Dezembro 20, 2015 at 2:09 pm

      Hummm não sabia que era o Alves na frente. Obrigado pela info. Já agora quantos tem messi e iniesta?

      Jonathan

    • Paulo Pereira
      Posted Dezembro 20, 2015 at 2:15 pm

      Obrigado a todos.

    • Kafka I
      Posted Dezembro 20, 2015 at 2:36 pm

      VErdade Zé, tens razão tive a verificar de novo e ele também fazia parte dessas equipas

      Já agora o Alves tem 30 e não 31, pois só tem 4 Taças de Espanha e não 5 como mencionei erradamente

      Jonathan

      Messi tem 27 oficiais, isto partindo do pressuposto que a FIFA reconhece os Jogos Olimpicos como titulo oficial de Séniores, senão tem 26

      Iniesta tem 29 titulos oficias

  • max alves
    Posted Dezembro 20, 2015 at 12:57 pm

    Nossa…absmado com a qualidade do barca,suarez foi o melhor e nao teria outro fez muito nos 2 jogos,messi é messi ate nao tendo o mesmo brilho é mesmo o melhor do mundo faz a diferenca mesmo,o neymar enquanto quis ajudar os outros foi incrivel,mas quando quis fazer um tambem…matou tudo que chegou no seu pe ele desperdicou querendo o seu mas valeu por seus pormenores antes dos 3×0…iniesta bola de bronze foi magico como sempre,piquet e mascherano muito fortes na defesa,dani alves uma locomotiva quando sobe,agora o que falar de busquets subvalorizado mundialmente mesmo,porque ele é incrivel defendendo e atacando que volante viu e o sergi roberto so mostrou mais uma vez que nao é passageira a fase ta justificando ter sido uma promessa em la masia.

    • João R
      Posted Dezembro 20, 2015 at 1:07 pm

      Boas Max, aproveito o facto se seres brasileiro para te fazer uma questão que me tem deixado bastante curioso nestes ultimos dias. Porque é que os brasileiros valorizam tanto esta competição (o mundial de clubes)? Estou sempre a ver picardias entre brasileiros em páginas de futebol do brasil sobre este tema. "Palmeiras não tem mundial" "O mundial do Corinthians é roubado". Enquanto nós aqui na Europa pouco ligamos à competição, existe alguma explicação?

    • Drillex
      Posted Dezembro 20, 2015 at 1:19 pm

      João R ia fazer exatamente a mesma pergunta, nunca percebi o porquê desta competição ser tão valorizada no Brasil.

    • Kafka I
      Posted Dezembro 20, 2015 at 1:27 pm

      João R e Drillex

      Subscrevo, também tenho essa curiosidade, nunca percebi a importância que Brasileiros e Argentinos dão a esta competição, que para nós é uma competição menor

    • Anónimo
      Posted Dezembro 20, 2015 at 1:35 pm

      Na minha opinião, este troféu é muito valorizado no Brasil (e em toda a América do Sul diga-se) justamente pelo facto de defrontarem o campeão europeu em título. Não raras vezes ouvimos alguns sul-americanos dizerem que o seu futebol não é inferior ao europeu, e ao ganharem a uma equipa europeia, poderão gabar-se de terem ganho aos "supostamente" melhores jogadores do mundo – os europeus. Parece-me óbvia a explicação.
      Já os europeus não se interessam por este troféu porque para nós é um dado adquirido que o vencedor da champions será sem dúvida a melhor equipa do mundo, tirando excepções como quando o Chelsea venceu há 3 ou 4 anos, mas sempre superior a qualquer equipa sul-americana.

      Luis Pereira

    • Posted Dezembro 20, 2015 at 1:40 pm

      Eu vi o jogo com um amigo argentino, fanático do River. Ele explicou-me que na américa do Sul, o Mundial de clubes é o jogo do ano porque é a única altura em que podes jogar com clubes da Europa para um título oficial pelo que é a única competição em que te bates com os melhores.
      E na América do Sul ganhar o mundial significa mesmo ser a melhor equipa do mundo!

    • max alves
      Posted Dezembro 20, 2015 at 2:50 pm

      Nao acredito que seja pela so por jogar contra um europeu,assim tambem se joga com voces em torneios de verao,vai mais alem…
      A grande questao eh a visibilidade internacional a nivel interno,claro que um clube que joga contra o campeao da europa tera a visibilidade do mundo e tera mais foco que seu rival.
      Depois a rivalidade a nivel de pais,pois tem a disputa de quem tem os clubes melhores argentinos ou brasileiros.
      E por fim voces nao dao valor pelo pouco dinheiro,por ter uma liga quase ao nivel da copa das selecoes e claro pelos times serem inferiores…ja pra nos eh dificil é a chance do clube ganhar verba,se mostrar e ter chances de vender alguns jogadores e claro a libertadores é importante mas esta em decadencia paga menos que estadual,copa do brasil e campeonato brasileiro (!!!!)…
      Parabens ao meu segundo clube desde crianca eu via o barca antes do ronaldinho,aqui se diz muito de ser time modinha pelo messi…mas amo tanto o barca quanto o sao paulo (outro que caiu demais) mas acho que no fim de tudo se da mais valor pela visibilidade a nivel mundial e vencer o rival interno do que mesmo jogar um jogo com europeus o que nao deixa de ser uma oportunidade valorizada imenso de jogar com os melhores do mundo como hoje foi,porque de direito sinceramente era messi,neymar e suarez na disputa da bola de ouro MSN vou sonhar com isso.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 20, 2015 at 3:03 pm

      Simples: É a unica forma de provarmos que somos os melhores do mundo! Vencer o campeão Europeu é algo enorme, e a partir da decada de 90, isso se tornou ainda maior, já que os times europeus se tornaram elencos mundiais.

      Natan Fox

    • Anónimo
      Posted Dezembro 20, 2015 at 3:05 pm

      Pelo menos os clubes sul americanos tem a chance de serem campeões do Mundo…os portugueses tá difícil :(

      Vitorino

    • cards
      Posted Dezembro 20, 2015 at 3:24 pm

      É simples para os sul americanos só podem defrontar equipas europeias, em competições oficiais, no campeonato do mundo de clubes. E vemcer o campeão da Europa para eles é muito importanre.
      Para terem uma ideia o domingo da final do mundial de clubes está para os os adeptos do clube brasileiro como o super bowl para os norte americanos.

    • Pedro Fonseca
      Posted Dezembro 20, 2015 at 3:59 pm

      Defrontam os vencedores da champions, é assim tão difícil perceber? Ou vocês é que não querem perceber?

    • max alves
      Posted Dezembro 20, 2015 at 5:36 pm

      cards pra se ter uma ideia do quanto esta errado a final do mundial deste ano chegou um poco mais de 60% do que foi a final da libertadores,nao é assim visto como pensam é mais pra quem ama futebol ou torce pra um time que esta la,aqui so passa na tv aberta quando tem brasileiro ou quando é barca,bayern ou um time gigante mesmo se fosse totemham,um porto,um benfica,um napoles,um valencia nem passava so na tv fechada mesmo,nao que valorizemos como se fosse uma final de champions que da muito mais ibope,é so uma competicao a nivel internacional com um campeao da libertadores e um campeao da champions so isso.

  • Pedritxo
    Posted Dezembro 20, 2015 at 1:10 pm

    Ja se previa esta vitoria, e como ja disseram, so se o vencedor da champions estiver num dia mau, e que nao ganha aos outros.

    O River Plate ainda entrou a pressionar alto e a mostrar as garras, mas a partir dos 15 minutos , ja desceu um pouco as linhas em certos momentos , tentando o contra ataque, reativando o pressionar noutros momentos.
    O amarelo cedo a kranevitter pode ter ajudado para isso e logo depois Ponzio tambem levou e e impressionante como o Barça leva mais amarelos do que o River.

    Barovero ainda fez uma excelente defesa na 1ºparte, depois de um excelente passe de Iniesta, aquilo representa toda a magia do espanhol.

    O 2ºgolo matou o encontro, o River sentiu e ate a pressao deixou de ser perigosa,fazendo-se mais com o coraçao.

    Fugindo um pouco deste jogo, umas das grandes diferenças a nivel tatico entre o real e o barça, e o que o barça tem busquets para aquele trabalho sujo todo, o homem trabalha por 2, e o real nao tem ninguem.

  • Laurent Sousa
    Posted Dezembro 20, 2015 at 2:04 pm

    Nao há pai para o Barcelona. É simplesmente incrivel aquele trio da frente.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 20, 2015 at 3:12 pm

    E só mais um comentario: Não é o FUTEBOL EUROPEU que é mais forte que o Sul-Americano, mas sim os clubes Europeus tem dinheiro para comprar os grandes jogadores Sul-Americanos. Essa é a verdade! E digo mais, basta observar a disputa do Intercontinental para perceber que era pau a pau… Claro, hoje, é quase impossivel um clube da America do Sul, vencer os gigantes Europeus.

    Natan Fox

    • Anónimo
      Posted Dezembro 20, 2015 at 3:52 pm

      Natan Fox, se os jogadores Sul-Americanos são superiores aos jogadores Europeus, como justificas o facto dos últimos 3 campeonatos do mundo terem sido ganhos por equipas europeias? De entre as 6 equipas finalistas, 5 serem Europeias (Argentina o ano passado foi a excepção, comandada e levada às costas por um jogador maioritariamente formado na Europa)? E de entre as 12 semi-finalistas, só 2 serem Sul-Americanas (Argentina 2014 e Uruguai 2010)?

      Cumprimentos,
      João Gonçalves

    • Zé Maria
      Posted Dezembro 20, 2015 at 5:59 pm

      O Brasil foi semi-finalista em 2014.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 20, 2015 at 7:42 pm

      João,

      Só esquece de dizer a quantidade de seleções que a Europa envia para a Copa. Alem disso, só observar quem tem mais premios de melhor do mundo, Europa ou America do Sul.

      Natan Fox

    • Anónimo
      Posted Dezembro 21, 2015 at 12:47 am

      Natan Fox, futebol é um desporto de equipa, por isso não acho que o Prémio do melhor do mundo seja uma amostra suficientemente representativa da qualidade global do jogador. Além de que esse argumento é desvantajoso para ti visto que só a partir de 94 ou 95 se começaram a considerar jogadores estrangeiros para bola de Ouro. Se considerarmos o Messi como jogador Europeu (porque ele foi de facto maioritariamente formado na Europa), então ainda mais largamente sais a perder.

      Por a Europa levar mais equipas não quer dizer que todas sejam candidatas a ganhar. O Brasil é o País, com tradição no futebol, com maior população, logo teria obrigação de apresentar sempre a melhor selecção, o que não acontece até já há algum tempo… No entanto a Alemanha com menos de metade da população, já tem quase tantos titulos mundiais como o Brasil, e acho que até já tem mais jogos ganhos em mundiais. Em termos de qualidade de jogadores acho que pelo menos na generalidade o jogador Espanhol, Alemão, Italiano e Holandês são melhores que o jogador Brasileiro. Também considero o jogador Argentino é melhor que a do jogador Brasileiro.

      Cumprimentos,
      João Gonçalves

    • Anónimo
      Posted Dezembro 21, 2015 at 1:34 am

      Posso estar enganado, mas acho que tudo se resume a uma questão de rigor e disciplina.
      o talento só já não ganha jogos, basta ver a atitude de alguns jogadores que até estão integrados nas grandes equipas europeias, que quando vão para as selecções parecem outros (para pior), e que cada vez mais vão culminar em estrondosos "7-1"!
      A América do Sul está a perder o comboio da evolução técnica e tática dos europeus, e cada vez mais os atletas que antes vinham desses países às paletes vão ter problemas em se afirmar e adaptar ao futebol europeu.
      Tudo bem que a maioria do Top5 da actualidade continua a ser sul-americana, e que têm um grande historial, mas a parte não faz o todo, e na melhor das hipóteses vai ser preciso esperar 16 anos para voltar a ver uma selecção não europeia a ganhar um Mundial!

      Bruno M.

    • Tiago Couto
      Posted Dezembro 21, 2015 at 2:03 am

      E por tua parte Natan Fox também esqueces de te dizer quando paises na europa existem comparados aos da America do Sul! é logico que proporcionalidade se adequa.Para além disso não estou a ver selecções que não conseguem carimbar o apuramento para o campeonato do mundo como a Venezuela,Bolivia,Peru terem grande impacto nos números aqui acima apresentados.
      Noutro ponto que tocas é que os prémios de melhor de mundo pendem normalmente para o lado da América do Sul,e sem discordar contigo,que relevância tem este factor para uma equipa em geral ? Já está mais que comprovado que no futebol especialmente no actual que um talento individual não faz uma equipa,prevalecendo o colectivo sobre o individual.

  • António Vilares
    Posted Dezembro 20, 2015 at 3:25 pm

    Jogo de sentido único onde se perspectivou desde cedo que o Barcelona iria ganhar com facilidade, porque simplesmente tem muito mais qualidade em todos os momentos do jogo. O controlo da posse de bola foi muito bem conseguida por parte dos jogadores do Barcelona, com a bola a rodar entre todos os sectores e a com grande dinâmica de movimentos. A qualidade colectiva e individual do Barça foi visível, também, nas estatística do jogo com a equipa catalã a vencer em praticamente todos as análises, posse de bola, remates, etc. Este jogo só comprova a distância existente entre o campeão europeu e o campeão da América do Sul, e quando estamos perante um River Plate bem trabalhado por Marcelo Gallardo e com processos de jogo bem estruturados.

    Um momento curioso foi no último minuto da 1ªParte com os jogadores todos a dimunirem o ritmo de jogo e aguentarem pelo fim do 1ºTempo e quando a bola chega aos pés de Messi em poucos segundos a bola fica nos pés de Suarez isolado para a baliza do River Plate, fantástica a forma como o argentino se livra dos jogadores adversários e executa um passe a penetrar todo o bloco do campeão argentino. Magia de Messi.

    Mas todos os jogadores do Barcelona estão de parabéns!

  • Miguel Bitton
    Posted Dezembro 20, 2015 at 3:44 pm

    Passou-se o testemunho e passou-se bem. Este Barça (e o da época passada) mereceram mais este título. O jogo foi interessante, mas o Barça soube matar jogo quando foi preciso.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Dezembro 20, 2015 at 6:18 pm

    Vitória normal daquela que foi a melhor equipa do mundo.

    Aquele trio é impressionante.

    Excelente atitude do River que apesar de não ter hipóteses tentou sempre mudar o rumo dos acontecimentos.

Deixa um comentário