Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Os treinadores portugueses são os melhores do mundo» – Jorge Jesus

«Os treinadores portugueses são os melhores do mundo. Não sei se estão à frente dez ou 20 anos dos outros, mas estão à frente, afirmou Jesus, durante o colóquio “Teoria e Prática no Futebol”, realizado na Faculdade de Motricidade Humana, em Oeiras. Concorda?

O técnico do Benfica aproveitou a palestra para esclarecer outras temas:

– Ola John: «chegou com 19 anos. Sentimos que era um jogador com muito potencial técnico, mas depois também percebemos que era um jogador selvagem: quando tinha a bola, só sabia jogar para ele e não para a equipa». Por isso, o treinador benfiquista sentiu necessidade de incutir ao holandês as ideias da equipa. “Sendo ele um criador e um jogador com muito talento, jogava pouco na definição das jogadas da equipa. O que importa é que seja a equipa a definir e que haja alguém a marcar. Tivemos que lhe colocar um conhecimento de que as atitudes ofensivas teriam que ser sempre com base colectiva. Era a equipa que tinha de definir as ideias dele”, reforçou.
Luisão: «é um líder». Demonstra isso dentro e fora das quatro-linhas, salientou JJ. “É o primeiro a treinar a 100% e o primeiro a responsabilizar-se pelas atitudes dos colegas. Ele sabe o que tem que fazer, lidera todos os movimentos defensivos da equipa em campo. O líder tem que ser diferente. É nessa base que eu escolho o capitão como líder”.
Lateral Esquerdo: “Não inventei nada. Nem com o Coentrão, nem agora com o Melgarejo. Só se pode fazer este tipo de trabalho quando o jogador tem qualidade. É preciso reunir uma série de características (físicas e técnicas) e, a partir daí, trabalha-se nesse sentido”
Estrutura: “Não sou um treinador de estrutura. Quando o presidente me ligou, no sentido de me convencer a treinar o Benfica, a primeira coisa que perguntei foi: “Querem um treinador para a estrutura ou que faça a estrutura?” Se a resposta tivesse sido a primeira, nem adiantava falar em dinheiro. Não contem comigo para me moldar”, vincou.
Táctica: O 4x3x3 é o modelo de jogo “mais fácil de anular”. No entanto, destacou que não é obrigatoriamente um esquema de equipas pequenas. “O Barcelona, por vezes, também joga em 4x3x3. Quando não tem bola, adapta esse sistema. Quando tem, passa para o 4x4x2. Não é necessariamente um modelo para as equipas pequenas mas, para mim, é o mais fácil de anular”, concluiu.
– Treinador: “Criatividade, saber operacionalizar, liderança, organização e paixão”, são os 5 princípios fundamentais para quem pretende abraçar esta profissão.

26 Comentários

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Março 12, 2013 at 4:13 pm

    Dos resumos que li pareceu-me uma alocução interessante. Goste-se ou não do personagem (eu gosto), é bom ouvir falar um agente do futebol com desassombro e sem grandes limitações "políticas" do seu métier. Quanto ao sistema de jogo, fico muito contente por o Benfica jogar em 4-4-2, que permite um jogo muito ofensivo e espectacular (o que não uqer dizer que o seja necessariamente), se bem qie o 4-4-2 em losango de 2009/10 fosse mais espectacular, mas então havia Ramires, um Aimar de top e Saviola, para não falar de Coentrão e Di Maria.

  • Anónimo
    Posted Março 12, 2013 at 2:19 pm

    Não resisto a corrigir, mas como é que temos mais treinadores portugueses que de outra nacionalidade?
    Nos oitavos de final temos 2 treinadores portugueses: Real Madrid e Porto.
    No entanto temos 3 treinadores italianos: PSG, Milan e Juventus. Alem disso temos 3 alemães: Dortmund, Bayern e Schalke.
    Se virmos a fase de grupos temos no máximo uma igualdade de 5 para 5.
    5 portugueses: Real Madrid, FCP, SLB, Braga (Peseiro) e Cluj (Paulo Sérgio) e 5 italianos (PSG, Milan, Juventus, Man City, Zenit).
    Tremo só de escrever aqui o nome de Paulo Sérgio!

  • Renato Teixeira
    Posted Março 12, 2013 at 2:09 pm

    Top 10 de treinadores Portugueses

    Mourinho
    Villas-Boas
    JJ
    Jesualdo
    Fernando Santos
    Leonardo Jardim
    Jaime Pacheco
    Pedro Emanuel
    José Peseiro
    Manuel José

  • Bruno
    Posted Março 12, 2013 at 1:42 pm

    Não sei se somos os melhores, somos sem dúvida, dos melhores. Mourinho é o expoente máximo.

    Ola John – Normal, é um jovem.
    Luisão – Dentro de campo pode ser o que ele quiser, pois fora dele, com n "birrinhas", já demonstrou que é igual aos outros.
    Lateral Esquerdo – Parece-me óbvio que a qualidade é essencial.
    Estrutura – JJ já tinha dado sinais de que era assim que trabalhava.
    Táctica – Acho acima de tudo, que o 4x3x3 exige individualidades (na frente, principalmente) mais fortes. Um 4x3x3 com jogadores fracos é uma desgraça total.
    Treinador – Parecem-me pontos essenciais.

    SL!

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Março 12, 2013 at 10:32 am

    O Jesus é um grande treinador sem dúvida mas será sempre por Portugal e pouco mais. É um treinador demasiado teimoso e com as ideias demasiado vincadas para ter sucesso fora de portas.
    Enquanto Sportinguista mantenho que adoraria vê-lo a treinar o meu clube mas ainda assim, é um treinador que aposta demasiado naquilo que quer (isto seria bom, não fosse ele apostar em jogadores dele, e pelo Benfica passaram vários)

  • Dalibor Stojanovic
    Posted Março 12, 2013 at 9:16 am

    Para quem acha que Jesus é um ignorante, que não sabe falar e que é primário (como alguns comentadores o chamaram) Jorge Jesus mostrou nesta palestra que pode ter as suas particularidades, mas neste momento, em Portugal não há ninguém como ele, é para mim é o segundo melhor treinador português actualmente. Aos que continuam a menosprezar Jorge Jesus: Reduzam-se à vossa insignificância, já dizia o Saramago: " Aprendi mais com pessoas que não sabiam ler nem escrever, do que com Doutores"

  • Andre G
    Posted Março 12, 2013 at 2:30 am

    Qual acham que seria o top 10 de treinadores Portugueses da actualidade?

  • tózé
    Posted Março 11, 2013 at 9:41 pm

    Jesus acerta no que diz.

  • Bruno S
    Posted Março 11, 2013 at 9:06 pm

    quanto ao valor do treinador português, estou 100% de ACORDO!

    quanto ao 4x3x3 (e apesar do mais importante ser o modelo de jogo e não o sistema), este pode tornar-se muito previsível se não houver uma forte dinâmica, nesse sentido concordo com Jesus.

    Enfim, Jesus é só mais um dos grandes treinadores portugueses que temos actualmente.
    Poderá é ter um carisma diferente. Mas acho incrível que a continuidade do JJ esteja dependente do título, uma vez que já mostrou ser um grande treinador e é importante ter estabilidade e dar continuidade (dentro do possível) ao trabalho que ele tem vindo a realizar.

  • Alexander Sweden
    Posted Março 11, 2013 at 8:47 pm

    O Jesus tem uma linguagem muito própria, não se limitando aos lugares comuns. É uma lufada de ar fresco no panorama futebolístico, pena que não possua uma maior fluência verbal, pois seria tido mais em conta e menos ridicularizado. Pelo seu discurso ao longo dos tempos, e que tenho acompanhado com atenção, dá para perceber que procura uma lógica racional por detrás de cada opção que toma. Nada faz por acaso. Ao nível da linguagem está próximo do Mourinho não se limitando com velhas máximas e fala das coisas que nenhum comentador almeja atingir, porque domina a ciência futebolista. É mais do que um mero observador que proliferam por esses televisões fora, os freitas lobos da nossa praça, que falam, falam, inventam clichés, mas que se fossem treinar seriam um autêntico fiasco porque não percebem nada de futebol. Sabem a forma, e adornam-na das formas mais atraentes possíveis para venderem o seu produto efémero e garantir assim a sua fonte de receita, mas não entendem o mais importante, o conteúdo.

  • Manuel Afonso
    Posted Março 11, 2013 at 8:25 pm

    É, eu que sou benfiquista tenho de concordar que o 4-3-3 é mesmo o esquema mais fácil de anular.
    Com a táctica do Jesus, é assim pelo menos no espaço de tempo compreendido entre o momento em que a bola entra na nossa baliza e o pontapé de recomeço do jogo, que deve ser a única altura em que a bola não está na posse da equipa que joga em 4-3-3 desde que valha qualquer coisita.

    A táctica que é impossivel de anular é mesmo a do JJ, que utiliza 2 médios contra 3,4,e 5 dos adversários. Não se está mesmo a ver…

    Se me disser que as equipas têm que saber jogar em 4-4-2 contra adversários mais fracos e que se fechem na defesa, ainda compreendo. nem é questão de compreender. está nos livros e é mesmo assim.

    Agora esta absurdidade quando as únicas vezes em que ganhou ao Porto ou ao Braga foram precisamente a jogar em 4-3-3 ou 4-2-3-1, e que com a sua táctica predileta nunca ganhou e levou mesmo alguns banhos de bola, só revela definitivamente que o homem não aprende, é teimoso que nem uma mula, e que se fosse ser brilhante para outras paragens era um favor que me fazia.

  • Jota
    Posted Março 11, 2013 at 8:24 pm

    Seja em 4-4-2 ou em 4-3-3 penso que com boas equipas, bons treinadores e bons jogadores pode-se ter sucesso. E embora ache que o Benfica devesse jogar em 4-3-3 para melhor controlar o jogo e as suas fases, entendo e aceito que o JJ opte pelas suas ideias para levar o Clube ao sucesso, no entanto, há diferentes jogos e dentro do próprio jogo há também diferentes fases do jogo e é aí que me custa algumas opções do JJ que muitas vezes as apelido de casmurrice.

    Digo isto porque acho que o Benfica joga claramente com 2 avançados, é certo que um baixa mais no terreno, mas no processo defensivo muitas vezes falta gente porque nem sempre a efectividade desse avançado a defender é a necessária, e por outro lado depois no processo de construção também, porque embora um dos avançados baixe não nos podemos esquecer que o Lima ou mesmo o Rodrigo não são o tipo de jogador com uma grande técnica e que principalmente sejam reconhecidos pela sua capacidade de definir jogadas através do passe. O Saviola do primeiro ano de JJ, esse sim era um jogador que conseguia claramente cumprir estes requisitos, e completava muito bem o meio-campo na construção das jogadas. Depois defensivamente nesse ano é bom não esquecer que tinhamos um Ramires, que além de médio-direito dava muita ajuda a meio-campo ao Aimar e o Javi que varria tudo.

    Por isso a minha equipa para os jogos mais complicados, ou nos jogos em que a partir de certo momento deixamos de ter o controlo (por exemplo o jogo com o Beira-Mar) passa por jogar só com um avançado e claramente um nº10 por trás (por exemplo Gaitán como em Braga).

  • Relva
    Posted Março 11, 2013 at 8:04 pm

    Tem toda a razão jesus, um grande treinador, dos maiores. Os treinadores portugueses com o orçamento que têm, condições, e meios, fazem o que nenhuns outros fazem, Não percebo com é que o chelsea, psg, inter ou outros colosos, não vêm em jesus um nome interessante. Sou do sporting e digo, quem me dera estivesse no meu sporting, leio o que disse que do ola, e imagino o que faria com o carrillo. Jesus está muito á frente.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 11, 2013 at 7:45 pm

    Não propriamente, temos o melhor do mundo na minha opinião, mas não temos o 2º, 3º, 4º nem 5º por exemplo… agora sem dúvida que os treinadores portugueses têm cada vez mais qualidade!
    Penso que lhe fica mal também dizer que o 4-3-3 é o mais fácil de anular para ele, quando já levou 2 ou 3 "tareias" do Porto, sempre a jogar em 4-3-3!
    Quanto ao resto, boa entrevista de um treinador cheio de paixão e qualidade!

    p.s.: Sou "fã" do seu trabalho desde os tempos do Belenenses, desde aí viu.se que tinha qualidade e que potenciava jogadores como poucos!

  • Carlos Gomes
    Posted Março 11, 2013 at 7:41 pm

    Acho que é bom ele dar a opinião dele sobre alguns assuntos, mas não sei se 4x3x3 é o esquema mais fácil de anular… o Porto joga em 4x3x3 e não é por isso que ele o anula…

  • Rodrigo
    Posted Março 11, 2013 at 7:40 pm

    Nao sou benfiquista, mas acho o Jesus um excelente treinador e gostei desta forma aberta como abordou estas questoes relativas ao mundo do futebol e as suas caracteristicas como treinador.

    Nao sei se o 4-3-3 e o esquema mais facil de anular, porque isso depende bastante das dinamicas e das movimentaçoes da equipa que o interpreta. O 4-3-3 de uma equipa pequena nao e igual ao do FC Porto, do Ajax ou ao do Barcelona, pelo que bem trabalhado e um esquema bastante interessante. Precisa e de 2 medios centro de grande qualidade, capazes de recuperar bolas e ao mesmo tempo de construir jogo e de chegarem a frente para finalizar. Se isto nao acontecer, e facil bloquear o sistema com a anulaçao dos alas e com um ponta de lança perdido sozinho no meio dos centrais (Sporting, por exemplo).

  • VCG
    Posted Março 11, 2013 at 7:34 pm

    gosto da parte que que diz que "para mim o 4-4-3 é o sistema mais facil de anular"…e logo me vem a memoria todos os jogos que ganhou ao FCP nestes ultimos 4 anos de treinador do SLB( não me parece necessário referir os resultados pois estao vivos na memoria de todos)
    Genial JJ, genial…

    • Winnervic
      Posted Março 11, 2013 at 10:23 pm

      Do mesmo campeonato do 4-4-3 do VCG.

    • Sideshow Bob
      Posted Março 11, 2013 at 9:36 pm

      Essas equipas extraordinárias que jogam com um jogador a mais (5-5-1), são de que campeonato?

      Um abraço

    • João Gonçalves
      Posted Março 11, 2013 at 8:16 pm

      Nem vale a pena digo eu… se formos comparar uma equipa média/fraca até podem jogar em 5-5-1 que é fácil de anular para o benfica. Agora se formos falar de equipas semelhantes não me lembro de o slb ter anulado assim tantos 4-3-3

    • Roberto
      Posted Março 11, 2013 at 7:47 pm

      E o porto é a única equipa que jogou contra o benfica em 4-3-3? Enfim… Nem vale a pena

  • André Sousa
    Posted Março 11, 2013 at 7:27 pm

    No livro "Os Mandamentos de Jesus" Jesus referia que os grandes treinadores mundiais eram os italianos e os holandeses, colocando depois os portugueses. Isso foi sensivelmente há 3 anos atrás.

  • Rodrigo
    Posted Março 11, 2013 at 7:13 pm

    Nao sei se sao os melhores do Mundo, mas claramente os treinadores portugueses estao entre aqueles que interpretam os diferentes ramos do futebol: a parte tecnica, tactica, fisica e psicologica.

    Creio que estao bastante a frente dos britanicos ou dos sul-americanos, que de tactica e de organizaçao de equipas nao percebem grande coisa (a excepçao de tecnicos peculiares como Bielsa ou Muricy Ramalho).

    Sao mais audazes que os italianos, tecnicos que concentram grande parte do seu conhecimento na parte defensiva, deixando a vertente ofensiva a cargo dos talentos da equipa.

    Relativamente aos espanhois ou aos franceses, penso que a superioridade tambem e evidente, especialmente relativamente aos espanhois que adoram o duplo-pivot defensivo, a excepçao de alguns como Guardiola.

    Por fim, os alemaes, aqueles que sao os melhores a par dos portugueses na minha opiniao, sendo que sao superiores a nos na parte mental, na motivaçao das suas equipas.

    • Rodrigo
      Posted Março 11, 2013 at 7:36 pm

      Esqueci-me dos holandeses, tecnicos amantes do futebol ofensivo e que eu tambem aprecio bastante, mas que descoram bastante o aspecto defensivo, como tal inferiores aos alemaes e aos portugueses.

  • Diogo
    Posted Março 11, 2013 at 7:13 pm

    prensencie a palestra e foi muito produtiva e quando ele disse isso os facto de termos mais treinadores portugueses na Liga dos Campeões que qualquer outra nacionalidade é um facto que dá razão a Jesus. Se 10 ou 20 anos á frente não se pode dizer mas que somos os melhores concordo!

Deixa um comentário