Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os vendedores de ilusões

O rescaldo do jogo de estreia da selecção teve muitas faces, uns queixaram-se do árbitro, outros colocaram em causa as opções do seleccionador, foi um furacão de opiniões, mais ou menos abalizadas, mais ou menos emocionadas. Não vale a pena focar os adeptos, pois estes vivem da emoção, e a quente por vontade popular, Bento e os seus 23 eram recambiados de imediato do Brasil, obrigados a regressar numa piroga. Mas os jornalistas, os comentadores, comunicação social em geral teve uma reacção curiosa, desancando em tudo e todos. Afinal o Antunes até era necessário, contra todas as expectativas alguns jogadores apresentaram um défice físico assinalável, enquanto outros rasgaram à primeira corrida, o Ronaldo não estaria a 100% como se acreditava, enfim, até o estágio nos EUA foi mal pensado, e o facto de serem a última comitiva a chegar ao Brasil foi um enorme erro de planeamento. E mais, ao contrário do que muitos afirmaram, Portugal não tem equipa ou argumentos para jogar de igual para igual com a Alemanha. Não há muito a apontar às críticas feitas, mesmo que algumas sejam exageradas pela depressão de uma goleada histórica, mas o facto é chocam com tudo o que nos vendido até às 17 horas do dia 16 de Junho. Os media portugueses que cobriram e cobrem a Selecção mostraram um estágio planeado de modo irrepreensível, um ambiente perfeito, um grupo unido, e jogadores nas perfeitas condições. No meio de horas de ruído relacionado com as mochilas, penteados e carros dos atletas, foi-nos entregue a mensagem de que a equipa das quinas estava no seu melhor, e de que a nº4 do ranking mundial podia ombrear com qualquer um. A digressão americana foi uma festa, e produtiva, pois terminou com uma cabazada de cinco secos, o facto de aterrarem no último dia possível em nada foi questionado. O povo acreditou, pois foi essa a imagem que a imprensa nos passou. Que razões temos para duvidar de profissionais que fazem da sua vida informar-nos do que se passa à nossa volta? Pelo que nos disseram, estava tudo um brinquinho. Assim sendo, e até ao apito inicial foram sorrisos e elogios… hoje somos bombardeados por caras feias e críticas. Mais uma vez, este comportamento é admissível no comum adepto, mas indesculpável em profissionais que têm obrigações sociais, e códigos de conduta a seguir. A comunicação social está no terreno para informar, e não para fazer o papel de claque, ou de elevar os ânimos do povo. Mas num país em que jornalistas relatam jogos como se de comuns adeptos se tratassem, ou trabalham em prol de agendas ou de interesses pessoais, e em que crónicas e colunas de opinião, algumas supostamente isentas, são usadas para atacar ou defender terceiros, não é de admirar. Todos sabemos que a imprensa está estrangulada por interesses, económicos políticos, que asfixiam aquilo que deveria ser a isenção. E que remar contra a corrente é mais difícil que velejar a favor dos ventos. Vivemos tempos perigosos, pelas mais diversas razões. Hoje, mais que nunca, precisamos de um quarto poder forte, isento, e que informe a população. Que não reduza o seu papel ao de entretenimento das massas. Nem use a força que lhe resta para moldar pensamentos. E desenganem-se aqueles que acham que este fenómeno se resume a algo tão “irrelevante” como o futebol.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Nuno Ranito 

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Junho 18, 2014 at 9:17 am

    Parabéns pelo artigo. Neste país não há jornalismo íntegro e imparcial, são muito poucos is jornalistas que merecem a designação profissional. Na área do Futebol então são autênticas aves raras… era melhor assumirem as suas cores clubísticas que mal disfarçam e partir para um trabalho profissional ( ver como é em Espanha, em que jornais e jornalistas não escondem preferências) … por isso as vendas de jornais estão como estão, e a tendência é para piorar…

    Semperfislb

    • Kafka
      Posted Junho 18, 2014 at 9:47 am

      Não há jornalismos integro e imparcial em Portugal (concordo plenamente) como não há em País nenhum do Planeta Terra, porque em todo o lado as pressões adjacentes e ao redor são demasiado grandes para haver jornalismo imparcial…isso é um verdadeiro mito, o jornalismo imparcial, porque não é possível…digamos que o jornalismo (seja em que País do Planeta) só é imparcial até ao momento em que toca e enfrenta os grandes grupos económicos, a partir desse momento deixa de ser imparcial porque não tem força para os enfrentar…

    • Cristiano A.C. Pinheiro
      Posted Junho 18, 2014 at 4:15 pm

      Excelente texto.

  • Pedro Pinto
    Posted Junho 18, 2014 at 9:21 am

    Os "media" navegam ao sabor do vento. Até os próprios comentadores televisivos de futebol conseguem mudar de inclinação tantas vezes quantas aquelas que mudar o resultado no ecran do televisor.

    A escolha dos 23 de Paulo Bento sempre foi questionada. Naturalmente que até correr algo mal, nem uma palavra sobre o assunto. Mas claro, nada como esta estreia para começar a desancar.

    A verdade é que Portugal está numa situação quase banal, diria eu. E aí sim, chocam-me os comentários. Parece que foi a primeira vez que a equipa perdeu na estreia de uma competição internacional, e dá ideia que Portugal era a única selecção que só iria disputar um jogo tal foi o pessimismo com que a derrota frente à Alemanha foi encarada. Faltam seis pontos para discutir, calma!

    Ainda acredito na passagem de Portugal. Tem mais do que equipa para ultrapassar os EUA e vai defrontar um Gana com muito menos fulgor do que aquele demonstrado na CAN. No entanto, se não passarem a fase de grupos, vão "rolar cabeças" e a primeira será, certamente, a de Paulo Bento. É o mundo do futebol.

  • Ricardo_Vidigal
    Posted Junho 18, 2014 at 9:22 am

    Eu em parte concordo com o q está aqui escrito, mas se não acreditarmos, se não formos optimistas, e dado q os media são o órgão com mais poder, para o nosso povo, na transmissão dessa msg, é normal q este tenham feito esse trabalho e tbm de certeza q não foi por causa disso q perdemos. A derrota foi má para todos, acho um bocado escusado andar a falar num tópico, q a unica coisa q quer é apoiar e transmitir uma imagem de união, quando o Mundial ainda não acabou e ainda existe a possibilidade de fazer uma boa campanha. Aposto q se ainda fizermos uma boa campanha o Sr. Nuno Ranito ficará entusiasmado e alegrado com isso, tal como era expressado nos media até à data referida no texto. O q pode estar mal é a diferença de tratamento antes e apos o jogo, no entanto acredito q, durante os próximos dias q se aproximam do próximo jogo, irá crescer novamente o entusiasmo em redor da equipa, ainda está tudo mto ressacado dessa derrota. Até pq este é o ano de Portugal. Se o Comandante o diz, temos q aceitar e acreditar até ao fim! Vamos embora Portugal, eu acredito numa goleada aos Americanos!

    • Nuno R
      Posted Junho 18, 2014 at 9:40 am

      Eu posso aplaudir, insultar, o que quiser. Eu não tenho responsabilidades, nem sequer sou pago para informar. A imprensa é diferente.

      Ontem analisava-se o protocolo de adaptação ao clima. Ao que diziam, é coisa importante, e nós violámos o protocolo. Alguém referiu isso quando nos passeávamos pelos states?

    • benficasempre
      Posted Junho 18, 2014 at 9:56 am

      Mas desde quando é que o trabalho dos media é apoiar a nossa seleção? E achas que eles querem mesmo isso, ou querem o máximo de programas sobre o mundial para ganharem uns cobres?

  • Pedro Albano
    Posted Junho 18, 2014 at 9:23 am

    Os meus sinceros parabéns pelo texto ! Pura realidade..

  • Anónimo
    Posted Junho 18, 2014 at 9:26 am

    Uma visão clara e elucidativa! Parabéns! Este é o problema de fundo. Em todos os mídia carece-se de objectividade, isenção e muitas vezes profissionalismo. Interessa mais desinformar e manipular que relatar a realidade, investigar objectivamente as situações e esclarecer o público. Mais uma área que precisa de reforma urgente. Obrigado por este olhar esclarecido!
    António Martins

  • Tiago Fouto
    Posted Junho 18, 2014 at 9:28 am

    Lembram-se quando a Dinamarca ganhou o campeonato da Europa por repescagem? Os jogadores estavam de férias e alguns nas praias no Algarve até poucos dias antes do começo… Os nossos estão todos rebentados fisicamente…

    • Nuno R
      Posted Junho 18, 2014 at 9:38 am

      Isso tem um pouco de mito urbano. Eles estavam de prevenção, e não estavam propriamente a banhos.

    • Tiago Fouto
      Posted Junho 18, 2014 at 9:48 am

      Não estavam a banhos? Ficavam só na areia…. Podiam fazer trabalho de ginásio, mas não faziam treinos exaustivos. Estavam mesmo de férias. Da mesma forma que ç Eros jogadores portugueses devem ter estado até ao início do campeonato do mundo….

    • Nuno R
      Posted Junho 18, 2014 at 9:57 am

      Eles até se estavam a preparar para um particular com a ex-urss.

    • stanpanan
      Posted Junho 18, 2014 at 2:24 pm

      Tiago tens alguma razão no que dizes, mas o nível de competividade em 1992 não pode ser comparável a 2014, vê quantos jogos fizeram os Dinamarqueses durante o ano de 19911992 e compara com os jogos feitos pelos nosso este ano, e desconta ainda a intensidade com que se jogava..

  • Wonderkid
    Posted Junho 18, 2014 at 9:31 am

    Artigo absolutamente fantástico! Os meus sinceros Parabéns ao Nuno Ranito pela qualidade da sua escrita e por não ter receios em "colocar o dedo na ferida".
    A Comunicação Social (em Portugal e não só) é uma autêntica palhaçada! Hoje em dia, não vejo TV (a não ser para ver jogos de futebol), não consulto jornais nem desportivos nem generalistas e não consigo assistir a um noticiário de qualquer canal. Consulto meia dúzia de websites para saber das notícias e no que diz respeito a desporto apenas consulto o VM, que considero ser o único "meio de comunicação" social Português isento e que interpreta aquilo que deveria ser a comunicação social na sua plenitude, com informação de qualidade e acima de tudo, o mais isenta possível.
    Outra coisa que me faz imensa confusão à cabeça, é a forma quase patética como a grande maioria das pessoas se deixa influenciar por aquilo que a comunicação social passa cá para fora, assimilando tudo como se de verdades absolutas se tratassem. É por isso é que à anos que andamos a mudar do partido X para o partido Y e vice-versa e que este País está como está… às vezes sinto vergonha de ser da mesma nacionalidade de certas pessoas… ontem quando li o post sobre as lesões da Selecção foi um desses momentos.
    Valha-nos este "nosso" espacinho de informação desportiva que acho que tem ajudado a muita gente a abrir os olhos e a alargar horizontes, pelo menos, sobre o desporto.

  • Eduardo Augusto
    Posted Junho 18, 2014 at 9:31 am

    Os meus mais sinceros parabéns. Excelente trabalho!

  • Eduardo Augusto
    Posted Junho 18, 2014 at 9:32 am

    Os meus mais sinceros parabéns. Excelente trabalho!

  • Islam Tsunami
    Posted Junho 18, 2014 at 9:35 am

    O que está em causa é a convocatória. Tinha que convocar 2 jogadores por cada lugar!

    Vou dar a minha opinião, clubite à parte:

    – Infelizmente a experiência de João Pereira não nos favoreceu em relação à inexperiência de Cédric (o melhor lateral direito da liga portuguesa devia estar a fazer concorrência no banco). Antunes idem

    – Adrien tem lugar no meio-campo (visto a forma de Meireles), Ruben Amorim embora só tenha feito 3 jogos a titular no campeonato é sem dúvida um bom suplente

    – William atrás de Ronaldo, a par de Coentrão e Pepe é um jogador mais (numa época foi jogador do mês 4 vezes, Veloso em 5 anos nunca foi )

    – Danny é o 2º melhor jogador português do ataque

    – Quaresma tem lugar pelo menos no banco (neste momento está acima de Nani)

    – O melhor marcador português do campeonato português, Bebé, podia ter sido aposta para ponta-de-lança suplente (Ronaldo, Danny, Nani, Quaresma)

    Repito, clubismos à parte
    O Benfica foi campeão. Mas joga com 11 estrangeiros, durante 2 anos teve 1 golo português (André Gomes). Alguns desses estrangeiros deveriam ter sido convocados, para as suas respectivas seleções, mas isso é outra história.
    Do Porto, o melhor jogador não foi convocado – Quaresma. E Varela foi. Ridículo o "critério"

    Basicamente, a nossa equipa base está em baixo de forma/lesionada e no banco não temos soluções do mesmo calibre ou de nível parecido

    • Tiago Fouto
      Posted Junho 18, 2014 at 10:06 am

      Não batem certo as contas. 2 para cada lugar. Temos 3 pontas de lança.

      Com 3 pontas não conseguimos ter 2 jogadores para cada posição.

      O importante era levar jogadores fisicamente aptos. Aceito o Ronaldo. Mas temos demasiados jogadores no limite físico. O postiça consegue ao menos jogar?

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 18, 2014 at 11:49 am

      Já chateia essa treta do jogador do mês,mas isso vale alguma coisa no futebol jogado?

      O Quaresma não é o melhor jogador do Porto,é um jogador bastante individualista,um jogador que desaparece em quase todos os jogos e tem um temperamento do piorio. Se fosse convocado toda a gente tinha caído em cima do Paulo Bento,como não foi…Toda a gente cai em cima dele na mesma.

      O João Pereira é internacional aos anos,jogou no Benfica,no Sporting e joga no Valência,o Cedric foi a vida toda medíocre e agora por meia época mais conseguida no campeonato Português ia ser titular num mundial…Tenham juízo.

    • Eternal
      Posted Junho 18, 2014 at 12:48 pm

      Bom comentário…é exactamente isso que penso!!..mas chamam-me faccioso por isso..o andré almeida é polivalente( e não joga no SCP ), o william é lento, o cedric não presta..o adrien não é nada de especial…e o sporting não jogou nas competições europeias…e ainda há dias coloquei no facebook exactamente os 5 que comentou que faltam lá em virtude de algumas apostas que não fazem sentido.
      (adrien,quaresma,antunes,bebé e cedric).Já estou habituado….

    • Jota
      Posted Junho 18, 2014 at 1:53 pm

      Ricardo, com todo o respeito, o seu comentário é de uma clubite tremenda. Pela sua ordem de ideias, o Rui Patricio é a melhor opção para a baliza, ele já é titular na selecção aos anos…

    • stanpanan
      Posted Junho 18, 2014 at 2:29 pm

      Ricardo concordo contigo na parte do individualismo do Quaresma, mas será Ronaldo assim tão diferente? E no fundo o Quaresma, mesmo com o seu individualismo e um jogador que pode fazer a diferença em um lance… nao e isso que se quer? A itália nao leva sempre o problemático Bolatelli?
      Em relação ao JP e Cedric, tudo correcto, mas o João Pereira para alem do ano mau, esta em pessima forma, nao deveria jogar quem está em melhor forma??
      E no meio campo, porque nao e convocado o M.Fernandes e Tiago, se o segundo saiu pelo proprio pé, o que aconteceu com o primeiro?? E o Danny nao fazia falta? Mesmo com o que fez? Acho que o PB continua a pensar que esta a treinar um clube…

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 18, 2014 at 4:36 pm

      Jota,se reparares eu falei em mais aspectos,não falei apenas da titularidade…O João Pereira não é nenhum "velho" e está habituado a grandes jogos há muitos anos,tanto pelo clube onde joga como pela própria selecção.
      Clubite porquê? Se fosse clubite falava também do Adrien,ou dizia que o André Almeida é que deveria ser titular a defesa esquerdo,quando para mim o melhor é ser o Veloso na lateral e o William no meio campo…

      Stanpanan,esquecendo que o Ronaldo é o melhor do mundo…É individualista sim,a diferença é a qualidade desses lances individuais,alem do mais o Ronaldo serve para tudo,para correr,para assistir,para rematar de pé esquerdo,direito ou de cabeça.
      Entre João Pereira,Cedric ou André Gomes,continuo a preferir o João Pereira,os outros dois não são jogadores de selecção.

      Manuel Fernandes e Tiago tinham de longe lugar nesta selecção,mas Manuel Fernandes chateou-se com o Paulo Bento e Tiago renunciou. O Danny era outro que seria titular,mas também resolveu chatear-se com o Paulinho. O único possível que não foi era o Adrien.

    • Jota
      Posted Junho 18, 2014 at 6:11 pm

      Ricardo, fiquei com essa ideia por teres falado só em jogadores do SCP e FCP. Meus amigos, eu acho que todos nós faríamos convocatórias melhor que o nosso "mister", não era difícil. Como já foi referido aqui temos Danny, Adrien ,Jose Fonte ,M.Fernandes, João Mario, Bebé e afins, todos a ver a bola pela TV, se bem que já todos contávamos com estes 23, as mudanças a serem feitas, teriam de ter acontecido na fase de qualificação. Agora é acreditar nestes…que remédio.

  • André Duarte
    Posted Junho 18, 2014 at 9:36 am

    Parabéns. Por isso é que este Nuno Ranito é top. Está tudo muito bem construído mas para mim toda a gente temd pegar na última frase e pensar nela. Porque vivemos num estado de manipulação, mas apenas quem quer se deixa levar. O importante é ter opinião própria e uma pessoa tem de ter entrado conta várias fontes senão não passamos de marionetas sociais. Isto é muito mais que futebol. E este texto mostra visão de mercado e mais importante visão da realidade. Parabéns.

  • MSP
    Posted Junho 18, 2014 at 9:36 am

    Parabéns pelo texto.
    É bom que todos – nos mais diversos temas e questões – saibamos pensar por nós próprios e não nos deixemos ir nas ondas da comunicação social e nos «sound.-bytes» de ocasião.

    O bom senso serve a todos, é uma questão de tentarmos.
    Por aqui na VM também. Está a chegar (?) a febre das transferências e era bom que nesta "seally season" houvesse parcimónia na asneira (e na aldrabice) e veracidade na certeza.

    Bem Hajam!

    Viva Portugal!

    E viva o bom futebol!

    E o bom senso (já agora).

  • Rúben Cardoso
    Posted Junho 18, 2014 at 9:36 am

    Já diziam os Yeah Yeah Yeahs!, "heads will roll, on the floor".

    Concordo contigo, Nuno, e já disse aqui muitas vezes: todo o circo que é montado à volta da selecção faz com que agora, depois da tragédia, tudo seja posto em causa. Mas acredito sinceramente que iremos passar à próxima fase.

    • rls1997
      Posted Junho 18, 2014 at 10:03 am

      E os System of a down…
      "Why don't you ask the kids at Tiananmen Square
      Was fashion the reason why they were there?
      They disguise it, hypnotize it
      Television made you buy it "

    • Rúben Cardoso
      Posted Junho 18, 2014 at 10:10 am

      Ou os Banda Lusa: "se a casa cair, deixa que caia!"

    • Wonderkid
      Posted Junho 18, 2014 at 10:22 am

      E estava na altura de todos nós dizermos como dizem os Rage Against The Machine: "F*ck you I won't do what you tell me"! ;)

  • Tiago Martins
    Posted Junho 18, 2014 at 9:39 am

    O problema é que a imprensa retrata em parte a grande maioria do povo português – muito sensacionalista, variando do 8 ao 80 diversas vezes. Um jogo é um jogo e a partida de segunda-feira teve várias condicionantes, desde um árbitro mezzo germânico, a um Pepe descontrolado. Claro que é fácil “bater” numa equipa que foi literalmente enxovalhada e humilhada, mas custa assim tanto perceber as condicionantes que um jogo tem (60 minutos com 10 elementos, decisões do árbitro com influência no desenrolar do marcador…)??

    A Alemanha é melhor que nós? Obviamente que sim. A diferença entre as duas equipas foi espelhada no último jogo? Obviamente que não.

    Quanto às opções de Paulo Bento, a ausência de Antunes foi um erro crasso de Paulo Bento e podemos pagar isso bem caro. Quanto aos outros jogadores badalados nos últimos tempos, percebo em parte o porquê de não terem sido chamados.

    • Narcisse
      Posted Junho 18, 2014 at 9:49 am

      Exacto, a imprensa dá aquilo que as pessoas procuram… E quanto a esse assunto, basta comentar isto

    • Kafka
      Posted Junho 18, 2014 at 9:59 am

      Tiago,

      Obviamente que a diferença da Alemanha para Portugal não é de 4 golos, é menor que isso, agora o que eu vi tanto na comunicação social como aqui no blog, foi a maioria dos Portugueses acreditarem que Portugal estaria ao nível da Alemanha dizendo que lhes podíamos perfeitamente ganhar, ora isso é não ter a mínima noção da realidade…

      Uma vitória de Portugal sobre a Alemanha é possível sem duvida (porque no futebol tudo é possível) agora em condições normais Portugal não ganha a Alemanha porque a Alemanha é melhor…Portugal só vence a Alemanha num dia mau da Alemanha e num grande dia de Portugal…em condições normais tendo ambas um dia bom a Alemanha vence, é simples, e no entanto o que a Comunicação Social e muita gente aqui no Blog transmitiu antes do jogo foi algo de surreal onde diziam que a vitória estava perfeitamente ao alcance de Portugal…

    • Observador
      Posted Junho 18, 2014 at 10:05 am

      Ao contrário, a população reflecte a imprensa que tem…

      Num país onde é cultivada uma informação livre e onde a cultura fosse de uma forma transparente e equitativa transmitida, a população seria naturalmente mais informada, mais culta e poderia ter uma analise superior dos demais temas…

      portanto não venham com a historia que a imprensa é assim ou assado por culpa da população isso não é verdade…

      A imprensa é assim, para que a população seja aquilo que é pretendido por quem tem poder!

    • Kafka
      Posted Junho 18, 2014 at 10:18 am

      Observador,

      Nos dias que correm isso que dizes de certa forma é uma falácia…hoje em dia (pelo menos no Ocidente) uma pessoa só não é culta senão quiser ser…isso que dizes é válido nas ditaduras, agora numa democracia como a nossa, tu só acreditas se quiseres naquilo que a comunicação social te passa…

      Dou-te um exemplo, não é por a Comunicação Social e a Sociedade em geral querer passar que os Russos foram uns santos na 2º guerra Mundial que tu vais acreditar nisso, basta ires-te informar e verás que foram iguais ou piores aos Alemães…logo só vai na cantiga quem quer…

    • Anónimo
      Posted Junho 18, 2014 at 11:34 am

      Kafka, por acaso, a propaganda sempre foi que quem "ganhou" a 2ª Guerra Mundial contra os Alemães foram os Aliados, quando, de facto, quem acabou com ela, na prática, foram os Russos.

      Hitler tinha enviado naquela altura da guerra o seu maior contingente para a frente Russa, e foi completamente trucidado.

      Quando os Aliados desembarcaram na Normandia, foi como aquela imagem cliché do soldado que tira a fotografia com o pé em cima de um inimigo morto no chão, para dizer que foi ele. Claro que houve batalha, mas as tropas alemãs aí já estavam minimizadas e era uma questão de tempo.

      Em termos de santidade, na guerra ninguém o é, mas piores que os Alemães, serão sempre os Judeus e os Americanos.

      Há muitos factos escondidos pela propaganda ao longo da história, e a mentira dos 6 milhões de Judeus é uma delas. Os Judeus, recuando até onde for preciso, sempre usaram a vitimização para levarem a sua avante, tanto que hoje em dia não se pode tocar em qualquer assunto relacionado com que se é logo chamado de anti-semita. Muitos exemplos teria mas seria noutro tipo de blog, nem sei se vão publicar este comentário quanto mais…

      E fazendo "fast forward" para os tempos modernos, basta ver como tomaram os Estados Unidos como refém com a criação da Reserva Federal no início do Século XX e o que estão a fazer no Médio Oriente através de Israel.

      João

    • Narcisse
      Posted Junho 18, 2014 at 12:13 pm

      João,
      com esse fast forward, cheguei á forma como a Alemanha tomou a Europa fazendo os países do seus refens em termos financeiros…

    • Kafka
      Posted Junho 18, 2014 at 12:18 pm

      João,

      Certíssimo, concordo plenamente contigo…eu quando me referia aos Russos, foi no "conveniente" esquecimento que o Mundo Ocidental inteiro fez, àquilo que a Rússia ia fazendo enquanto ia rumo à Alemanha, porque sucintamente a Rússia no caminho até à Alemanha, tirava de lá os Alemães e depois ficavam eles a mandar naquilo e impondo um regime igual ou pior ao Alemão…e pouco ou nada se fala nisso…basicamente a Rússia não libertava aqueles Países, a Rússia conquistava-os à Alemanha…e os gulags pouco ou nada são falados e eram iguais aos dos Alemães, também…entre outras coisas…mas pronto isto nem é para este blog…mas é só um exemplo em que a informação que é passada, claramente está inquinada

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Junho 18, 2014 at 3:45 pm

      Ah, só faltava um Holocaust denier! Auschwitz, Treblinka, Matthausen, Dachau são invenções do povo perseguido há 2000 anos.
      Os Russos ganharam a II Guerra sozinhos. Tirando o facto de terem sido financiados e armados pelos Norte-Americanos e Britânicos. Trucidaram os Alemães que, curiosamente chegaram às portas de Moscovo e ao Cáucaso e mataram 23 milhões de Soviéticos.
      O Dia D claro que foi um episódio hollywoodesco e a invasão do Norte de África e da Itália também não existiu.
      Uma coisa é opinião, outra bem diferente é reescrever a História movido por pulsões racistas e anti-semitas. Só lhe falta (?) andar de suástica na lapela.

    • Anónimo
      Posted Junho 18, 2014 at 6:36 pm

      Rui Miguel Ribeiro, quando falei em mentira dos 6 milhões, estava-me a referir ao número, que foi muito menor, e não ao Holocausto propriamente dito.

      Não neguei a existência do Dia D, ou que os Russos ganharam a guerra sozinhos, mas percebi o sarcasmo.

      Percebi o sarcasmo e a intenção.

      O seu texto parece tirado de um manual de propaganda, tais as similitudes.

      Você pega em trechos, ironiza, usa sarcasmo e acaba por colocar etiquetas. Típico.

      Como eu tinha escrito (imagine se não o tivesse feito…), não se pode tocar no tema que se é logo apelidado de anti-semita. Isso é de manual, mas não cola nem comigo, nem com os menos atentos.

      Quem reescreveu a História foi precisamente a máquina propagandista Sionista, ou talvez o você não saiba quem sempre mandou em Hollywood, quem manda nos Mainstream Media, quem manda em Wall Street, quem criou e manda na Reserva Federal Americana, etc.

      Também se calhar não sabe, que os Norte-Americanos/Sionistas (não se esqueça quem criou a Reserva Federal Americana…) financiaram ambos os lados da guerra. Procure saber sobre I.G. Farben por exemplo.

      Sabia que desde a 2a Guerra Mundial já morreram mais pessoas em consequência das guerras provocadas pelo duo EUA/Israel? Ou anda desatento?

      A pergunta que se deve, SEMPRE, fazer é… cui bono?

      Agora se calhar vou-lhe dizer algo que possivelmente não tem conhecimento:
      – Sabia que, os Judeus, sendo extremamente crentes em profecias, aumentaram o número de vítimas do Holocausto, através da máquina de propaganda, para 6 milhões, pois existe (ou existia…) uma profecia que haveria de acontecer um evento no qual morreriam 6 milhões, e dessa forma, uma vez que morreram bem menos, tentarem enganar a própria profecia?

      Isto não é a minha opinião.

      Quando muito é a opinião de alguém que viveu em comunidades judaicas durante muito tempo e que trabalhou na Inteligência Americana. Mas como será opinião, dessa pessoa a que me refiro, se ela passou por essa experiência? Sendo assim, não será antes testemunha? Também sei usar sarcasmo.

      João

    • Anónimo
      Posted Junho 18, 2014 at 6:46 pm

      Narcisse,

      O Modus Operandi é o mesmo de facto.
      Podes olhar para o Banco Central Europeu como a Reserva Federal Americana da Europa.
      E a Europa caminha a passos largos para o mesmo destino dos Estados Unidos.

      João

    • (Go!!)nçalo
      Posted Junho 18, 2014 at 7:26 pm

      Quantas inverdades João, até se poderia compreender a sua "posição" mas repare:

      a II grande guerra acabou com as bomba h no japão e consequente rendição, a rússia não acabou , na prática como diz, com coisa nenhuma

      a sua descrição do dia D é ridícula e demonstra desprezo pelo esforço de todas as nações envolvidas

      ok, prefere os alemães ao judeus e americanos mesmo depois de ter conhecimento das atrocidades do regime nazi…

      como refere o Rui Miguel no seu excelente comentário…deve mesmo andar de suástica na lapela

    • Anónimo
      Posted Junho 18, 2014 at 8:09 pm

      Kafka,

      A propaganda Sionista é tal que muita gente não sabe qual foi o verdadeiro Holocausto na História da humanidade, falando em termos de números puros e frios.

      Embora o número não seja preciso, pelo menos 20 milhões (há quem diga que tenha chegado aos 66 milhões mas não há base concreta) de russos foram mortos pelos Bolsheviks Judeus, que a partir de 1917 tomaram conta da Rússia, financiados pela cartel banqueiro dos Rothschild (Sionistas). Muitos em Gulags, como referiste. Na sua larga maioria eram Cristãos.

      João

    • Anónimo
      Posted Junho 18, 2014 at 10:27 pm

      Caro (Go!!)nçalo,

      Eu não tenho preferência por A ou B.
      Poderia também dizer que você prefere os Judeus mesmo depois de ter conhecimento do Holocausto dos 20 milhões (para cima) de Russos ás mãos dos Bolsheviks Judeus, mas não isso não faz sentido nenhum para quem vê o mundo como um todo, de forma factual e independente.
      Limito-me a partilhar conhecimento, concorde ou não.
      Se tem conhecimento de factos que provem o contrário, cá estarei para dar a mão á palmatória.
      Para isso serve a comunicação a troca de informação.
      É muito comum (entendo isso quando me quer etiquetar) a necessidade de ter olhar para as pessoas como estando de um lado ou de outro, uma definição.

      Não tenho religião, nem tenho partido político.
      Isso serve apenas para dividir as pessoas, método usado por quem está no poder, desde sempre.
      Limito-me a colher informação sem ser pelas entidades controladas.

      A descrição do Dia D foi simbólica, e nesse simbolismo está a percentagem de participação.
      Em assuntos tão delicados corre-se sempre o risco de ferir susceptibilidades.

      Desprezo tenho por todos os que provoquem guerra. Ponto.

      Falemos então da bomba de Hiroshima, que foi um acontecimento que não incluo como a parte final da 2ª Guerra Mundial, terá sido mais um Addendum. Esta "inverdade" (quando puder diga-me as outras "quantas") poderá ser uma questão de perspectiva, assumo, pois com o fim da Alemanha de Hitler a tendência seria para acabar a guerra. Há quem o faça, oficialmente assim o designaram, mas respeito quem tenha outra visão. Mesmo que seja um "Governo" a definir. Os tais "Governos" que ditam o que as pessoas devem pensar.

      Resumidamente, os Estados Unidos queriam entrar na guerra oficialmente e tentaram entrar pela porta de trás, por assim dizer. Eles tinham conhecimento do iminente ataque a Pearl Harbor. Pode confirmar as declarações de Lt. Col. Clifford M. Andrew, Oficial de Inteligência no Hawaii na altura, por exemplo. Ele foi posteriormente assassinado pelos seus com um tiro na nuca.

      Não fizeram nada. E não fizeram nada porque estavam á espera desse dia, para justificar perante a opinião pública o ataque ao Japão. O que provocou o ataque do Japão? Estados Unidos, Grã-Bretanha e Holanda, instigaram a tal, através de um embargo de mercadorias e petróleo, e por consequência levando a população Japonesa á fome.

      Isto para dizer que não há bons nem maus.

      Quando fala em "esforço das nações envolvidas", eu penso antes no esforço das pessoas que morreram e nas suas famílias, a mando de meia-dúzia de psicopatas no conforto do seu lar, de AMBOS/TODOS os lados.

      Como ainda hoje acontece… vide o 9/11.

      Não há heróis nem nada a venerar.

      João

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Junho 18, 2014 at 11:12 pm

      Não sei a que manual se refere, mas eu escrevo os meus próprios textos. Quando cito coloco aspas. Mas então os Norte-Americanos são Judeus? E os Soviéticos também? E os Judeus é que mataram 20 milhões de Soviéticos? Staline era Judeu? E os progroms também são invenção judaica? Já agora senão não foram 6 milhões, foram quantos? 5M? 3M? Meia dúzia?
      Pode não gostar de rótulos e etiquetas, mas ´nos seus comentários destila ódio aos Judeus e vive enredado em teorias da conspiração. Provavelmente também pertence ao grupo que acha que a ida à lua é uma produção de Hollywood.
      Sabe que mais, se fosse noutro tempo, sugeria-lhe que enviasse o CV para o Santo Ofício. À falta disso, sugeria-lhe que lesse coisas sérias.

    • Anónimo
      Posted Junho 19, 2014 at 7:17 pm

      Rui Miguel Ribeiro,

      Não se trata de gostar ou deixar de gostar de rótulos.
      Acho que quando se coloca rótulos, se deve ter uma base sólida para tal, e neste caso ignora completamente o que escrevi, e foca naquilo que é o seu entendimento e daí não sai.
      Se ler o meu texto imediatamente em cima em resposta a outro leitor, verá que não tenho preferência, nem acho que existam bons em questões de guerra. Há, quanto muito, maus e piores, de acordo com o que a História dita através de factos nus e crus, e não de acordo com a seleção que nós fazemos ou que façam por nós.

      Já ouviu falar de dissonância cognitiva?
      Procure o significado e verá o que quero dizer.

      Por leitura séria, quer dizer os livros da escola, da universidade, da autores "consagrados" e aceites pela censura?

      Ou livros/documentos/relatórios, muitos deles que nunca chegaram a ver a luz do dia porque vão contra os interesses instalados?

      Por exemplo, algo escrito pela Cruz Vermelha Internacional, uma entidade neutra, considera "leitura séria"? Nesse caso procure pelo relatório formal e oficial de três volumes do Comité Internacional da Cruz Vermelha e suas Actividades durante o período da 2ª Guerra, Genéva, 1948. Serve para começar se de facto tiver algum interesse na matéria, ou não, se preferir continuar a aceitar de olhos fechados, e aproveito o título do post do VM, "os vendedores de ilusões". Encontrará aí o número real, se bem que aproximado porque nunca será possível determinar ao certo, de vítimas do Holocausto. Mas bem longe do que nos impingiram.

      Pogroms (sem o 1º "r") existiram de facto. Essa definição foi usada para descrever ataques violentos em muitas partes do planeta sempre contra minorias étnicas. Começou na Rússia contra Judeus e Eslavos, embora não se circunscreva a este ou aquele povo. A palavra advém de uma palavra Russa. Como vê, mente aberta. Ou então na sua visão, pode agora acusar-me de "destilar ódio" aos Russos também.

      Sabia que o termo "teoria de conspiração", foi usado e abusado pela CIA após o assassinato de JFK, através dos mainstream media, até á exaustão, até aos dias de hoje, por forma a cortar pela raiz qualquer tentativa de investigação independente? Quando se houve ou lê essa expressão, automaticamente as pessoas reagem negativamente, pois foram programadas para tal. Sem ler, sem investigar, sem verificar a veracidade. Pense nisso.

      Busca incessante da verdade não tem vários nomes, por muita propaganda que exista.

      João

  • Kafka
    Posted Junho 18, 2014 at 9:44 am

    Nuno R, mais um excelente artigo, concordo inteiramente com o teu artigo, e destaco principalmente a tua última linha, é que de facto isto ultrapassa e muito o futebol…agora também nos cabe a nós saber filtrar a informação que a comunicação social nos quer passar e não "embandeirarmos em arco"…

    Um exemplo, é a lesão do Patricio, porque é demasiado óbvio que o Patricio NÃO está lesionado e esta foi apenas a forma que a FPF arranjou para afastar o Patricio da baliza sem gerar ondas, agora só depende de nós mesmos saber filtrar a informação, e perceber que obviamente a FPF está a mentir na questão do Patricio…e podia estar aqui o resto do dia a dar exemplos..

    • Wonderkid
      Posted Junho 18, 2014 at 10:37 am

      Kafka, tenho-o em conta como um dos bons comentadores do VM, você acredita mesmo que é demasiado óbvio que o Rui Patrício não está lesionado?! Custa-me a crer que as pessoas pensem assim… o Rui esteve limitado fisicamente durante os jogos amigáveis que efectuámos, não esteve a 100% no jogo da Alemanha e é demasiado óbvio que está lesionado, neste momento. Só alguém que não o conheça minimamente é que pode acreditar que ele aceitaria, nem por um segundo que fosse, simular uma lesão para não se fazer muito barulho com a sua saída da equipa titular. Nem o Rui precisa dessas desculpas, nem o Paulo Bento (por muitos defeitos que ele tenha) precisa dessas desculpas para tirar um jogador do 11.

    • Kafka
      Posted Junho 18, 2014 at 10:45 am

      Wonderwid,

      Admito posso estar a ser tremendamente injusto com o Rui Patricio e se estou a ser peço desculpa por isso, mas esta história não me cheira bem de todo, mas admito perfeitamente poder estar a ser bastante injusto com ele, e se tiver a ser o meu pedido de desculpas por isso

    • Wonderkid
      Posted Junho 18, 2014 at 11:09 am

      Eu compreendo, até certo ponto, a desconfiança de algumas pessoas em relação a estas supostas lesões… isto porque já aconteceu no passado em diversos clubes e selecções e continuará a acontecer no futuro, mas este caso, muito sinceramente, e atenção porque também eu não sou o senhor da verdade nem sei o que se passa naquele estágio da Selecção, duvido imenso e coloco as minhas mãos no fogo em como o Rui Patrício jamais aceitaria essa situação para "justificar" uma saída do 11 titular, mesmo sabendo que não fez uma boa exibição. Até mesmo o Paulo Bento, um expert em levar a sua avante mesmo que isso crie rupturas com jogadores que poderiam ser fulcrais nas suas equipas, duvido que aceitasse uma imposição dessas por parte da FPF. Para além disso, é sabido que desde o início do estágio o Rui não esteve a 100% das suas capacidades físicas e mal o jogo terminou, foi logo noticiado pelo Departamento Médico que ele, tal como Hugo Almeida e Fábio Coentrão, estavam em risco, pelo menos, para os próximos 2 jogos.
      O que não consigo compreender, são comentários como os que vi no post de ontem sobre as lesões na Selecção em que vi pessoas a celebrar lesões dos jogadores da sua própria Selecção… tal como não posso compreender a forma como as pessoas mudam a sua forma de pensar de um dia para o outro devido a uma boa ou a uma má exibição de jogador X ou Y… ou devido ao que a Comunicação Social diz sobre jogador X ou Y… hoje temos milhares de Portugueses a aclamar a entrada no 11 de "São Beto" só porque o viram a defender meia dúzia de penalties nesta edição da Liga Europa, muitos desses deviam de ser os mesmos que o apelidavam de frangueiro durante os 6 meses que ele esteve no Braga antes de ser emprestado ao Sevilha… memórias curtas.

    • Kafka
      Posted Junho 18, 2014 at 11:42 am

      Pela tua argumentação face ao Patricio tem toda a lógica e admito portanto estar errado..essencialmente o que me levou a esta afirmação, foi no passado isto ter sido uma situação tão recorrente, que me leva sempre a ter dúvidas

      Quanto a festejar lesões de jogadores, inteiramente de acordo, não consigo conceber que se festeje a lesão de um jogador por mais fraco que seja (que até é o caso do Hugo Almeida, é de facto fraco) da mesma forma que não consigo conceber que se tenha "festejado" como vi muita gente aqui (e mesmo na comunicação social Portuguesa) fazer, a lesão do Reus, só porque isso enfraquecia a Alemanha…

    • Wonderkid
      Posted Junho 18, 2014 at 1:46 pm

      Eu sabia que a sua forma de pensar não seria assim tão diferente da minha! ;)

      Não poderia estar mais de acordo com o seu 2º parágrafo! Também considero o Hugo Almeida muito fraco, mas não é por isso que vou festejar a sua lesão! Desejava que ele saísse do 11, mas jamais por essa via… quanto à de Reus, é como disse em cima sobre quem considera que a lesão de Patrício é inventada… consigo perceber quem tenha dúvidas sobre o mesmo, pois já houve vários casos destes no passado… embora ache que este caso não seja um caso desses… como consigo compreender quem "festeje" a lesão de Reus por enfraquecer um rival, embora ache que quem gosta realmente de futebol não possa querer nunca, em momento algum, que estejam em campo alguém que não os melhores possíveis.

  • João Davim
    Posted Junho 18, 2014 at 9:44 am

    O problema é que ninguém percebe como é que uma equipa que teve de disputar um playoff para chegar ao mundial está, no ranking da Fifa, à frente de equipas que se apuraram directamente, e isso causa logo uma ilusão que a selecção é melhor do que é. A nossa selecção é mediana, quer em qualidade quer em orientação, ainda no dia do jogo antes do jogo começar eu avisava que 2-0 para a Alemanha era um bom resultado, ninguém ouviu… O Patrício é o Patrício, a defesa combina gente gosta de bater em tudo o que mexe, com um top que até ataca melhor do que defende, e depois o João Pereira, o meio campo passou o jogo a abrir buracos porque toda a gente queria ir à bola, mesmo que depois não saibam o que fazer com ela, e o ataque tinha o Hugo Almeida. Para a selecção passar tem de passar a jogar com 8 atrás da linha da bola e chutos para a frente para a corrida do Ronaldo, do Nani e do Éder, e esperar que isso chegue.

    PS: Eu diria que a culpa é de quem pôs a selecção nas mãos de um treinador não mais que razoável como Paulo Bento, mas o que se passou foi uma tempestade perfeita, de uma direcção da FPF que quer é lavar dinheiro, um treinado sem ambição, um agente que tem o poder de decisão sobre quem vai à selecção, uma comunicação social mansa e interessada em branquear tudo, o Real Madrid que quer proteger o Ronaldo do desgaste e lesões (aliás, alguém sabe se o médico do Real ainda está com a equipa?)

  • Narcisse
    Posted Junho 18, 2014 at 9:46 am

    Nuno, mais uma excelente opinião.
    No fundo, e já aqui o tinha referido, isto é problema de "genes". Tivemos campanhas excepcionais nos últimos tempos, mas foram esses tempos que "fugiram" á regra. De resto sempre fomos medianos, poucas vezes conseguindo resultados como nestas últimas décadas. As expectativas estão demasiado elevadas para aquilo que realmente valemos.

    Quanto á imprensa, é mal geral. A imprensa dá ás pessoas aquilo que elas pedem. Basta ver quais o programas com mais audiência em Portugal para perceber que o mal reside na população e não na própria imprensa.

    Como você disse, e muito bem, nada disto se resume apenas ao futebol, e nesta questão, não atribuo culpa á imprensa.
    Para mim os principais culpados desta situação são os dirigentes do Futebol Português e logo de seguida, Paulo Bento, um treinador sem criatividade, desadequado para a dimensão do nosso futebol e que nada provou até hoje para merecer o posto que representa. Chamo a isto tudo incompetência…

    • Observador
      Posted Junho 18, 2014 at 10:02 am

      O mal não reside na população

      A população apenas reflecte aquilo que é a imprensa deste país, porque a população pode ser culta e mais exigente se for incentivada a isso.

      A população em Portugal é inculta em muitas áreas porque assim interessa que seja, ou por outras palavras, eles querem que as pessoas sejam burras, desinformadas e pior do que isso, querem que as pessoas acreditem e discutam os assuntos que lhes convém…

      90% do tempo em que se discute política, não se discutem problemas, discute-se se é o PS ou PSD que estão certos numa determinada matéria, depois por curiosidade, a esmagadora maioria dos cidadãos vota num destes partidos…

      Os Portugueses são carneiros aos olhos destas pessoas.

    • Narcisse
      Posted Junho 18, 2014 at 10:22 am

      Amigo, isso não faz sentido nenhum, e é essa a razão para o nosso país estar como está.
      Estamos sempre á espera que façam alguma coisa por nós, e nós como "atrasados" que somos, nunca tomamos a iniciativa de pretender algo mais para além disso.
      Nos EUA também havia escravatura e imposição de um regime estrangeiro, havia défice de condições humanas, défice de educação, etc, e no entanto, houve uma serie de acontecimentos que fizeram com que a sociedade Americana vira-se 180º.
      Nós, sim NÓS é que damos emprego aos políticos, NÓS é que damos emprego aos jornalistas, NÓS é que somos responsáveis por tudo o que se passa. Pergunte aos 70% que ficaram em casa nas últimas eleições o que pensam disto, e resposta será que lhes é problema completamente alheio.
      Acha que isto tudo é culpa do passos coelho? Acha que é culpa do Portas?
      Meu amigo, eu tive uma educação igual á de 80% da população Portuguesa, no entanto penso diferente de pelo menos 70% (aqueles tais que não foram votar). Porquê? Apresente-me uma razão lógica (dizer que estão descrentes no processo democrático não conta), e eu dou-lhe razão.

      Este problema ultrapassa em grande escala a imprensa. Á impresa é lhes dada o que "eles" (grandes grupos economicos e politicos) deixam. Se ultrapassam a linha deixam de existir. Este é um problema de justiça, um problema amor á pátria, um problema de amor á nação. Ninguém quer saber do que é de todos (estado). Sempre que puderem fazer trafulhice na Centro de emprego ou nas finanças vão fazê-lo! Não há nada a fazer enquanto as pessoas não quiserem…

      Os Portugueses são um povo burro e comodista, não carneiros…

    • Rúben Cardoso
      Posted Junho 18, 2014 at 10:37 am

      É a dura, mas verdadeira, realidade, Narcisse. Concordo plenamente.

    • Wonderkid
      Posted Junho 18, 2014 at 11:14 am

      Concordo plenamente com a sua última frase do seu último comentário Narcisse. É diferente ser-se "carneiro" de ser-se comodista (o que por sua vez, leva à burrice).

    • Nuno Machado Patronilha
      Posted Junho 18, 2014 at 11:48 am

      Concordo perfeitamente…O povo Português tem um problema com a politica que é olhar para os partidos como olha para clubes de futebol…eu vejo os meus pais a dizerem que são deste ou daquele partido e pergunto-lhes porque o são e eles dizem-me apenas que o são porque gostam dele…não tem posição politica mas sim um "clube"…e grande parte das pessoas das suas idades são assim…por alguma razão temos sempre os mesmos 2 partidos entrar no governo…quando são os que sempre fazem a porcaria aos olhos de grande parte dos votantes…então se acham que esses 2 partidos são o problema…porque votam neles de novo?! Comodismo e "clubismo"…Os Portugueses são um como comodista como diz o Narcisse e muito bem…para alem de ser um povo invejoso e trapaceiro…Invejoso no sentido que querem sempre ter mais e melhor do que o vizinho nem que para isso tenha de viver a fome durante 20 anos e endividar-se durante 40…e trapaceiro porque durante anos andou a procura de tudo o quanto era esquemas para roubar dinheiro ao estado…e agora que o estado reparou ainda dizem que o estado é que é ladrão…

    • Narcisse
      Posted Junho 18, 2014 at 12:10 pm

      Nuno, concordo com a ideia transmitida, menos com o fim…
      Com o que eu disse, não queria transmitir que os políticos são anjinhos. O que o Observador disse tem a sua quota parte de verdade. Os políticos têm muita culpa do que acontece, mas não são a principal razão de estarmos como estamos. A principal razão somos nós.

      Não concordo na parte em que diz que o estado é ladrão. Não, quem pode ser ladrão é o governo, quem pode ser ladrão é um politico. Porque o estado é de todos nós. O estado é o bem comum. O sinal de transito na estrada é do estado, é de todos nós, mas não é propriedade do governo. O governo só tem poder para executar e interceder sobre esse sinal, nada mais. Para além disso, somos nós que damos o poder ao governo. Convém esclarecer isto, porque muitas pessoas não têm nossa da diferença entre Estado e governo… Desculpe se percebi mal a última parte do seu comentário. No resto, concordo a 100%. Desde falta de informação, ao "clubismo" e ao comodismo. Por enquanto é o que temos!

    • Wonderkid
      Posted Junho 18, 2014 at 1:55 pm

      Nuno Machado Patronilha nem mais! O seu comentário vai de encontro aquilo que eu escrevi em cima no meu primeiro comentário a este post. Folgo em ver tão enriquecedor debate sobre o estado da nossa Nação num blogue de desporto, apesar de que sendo esse blogue o VM, até nem é assim tanto de admirar! :)
      O facto de pessoas da "nossa geração" termos a capacidade de ver as coisas desta forma (ao contrário dos nossos Pais), já é um bom sinal para o futuro, e para o bem da democracia, pode ser que dentro de alguns anos deixemos de viver numa democracia em que só exista partido A e B, para começar a ser realmente (e não só no boletim de voto) partido A, B, C, D, E, F…
      Concordo com 99% do seu comentário, só não concordo totalmente com a última frase, pois, na minha opinião, uma das coisas que influencia também a que o povo Português (e até mesmo o próprio Ser Humano) tenha essa tendência tão grande de ser trapaceiro é o facto de se sentir injustiçado e roubado pelo Estado, pois o Estado, ao longo da história sempre teve também tendência para tirar mais do que aquilo que seria o justo, como aliás, faz no presente momento em que vivemos, embora tenha que admitir que a maior razão que leva a esse comportamento trapaceiro seja o bem estar do "eu próprio".

    • Narcisse
      Posted Junho 18, 2014 at 4:50 pm

      Wonderkid,
      eu não estaria tão esperançado numa melhoria da mentalidade quanto isso.
      Não sei se está na mesma geração que eu (tenho 23 anos), no entanto, e pelo que me é possível verificar, noto um grande desinteresse pela politica na minha geração. Desde amigos que não votam, a outros que não se informam sobre em quem votar, outros que estão dentro de partidos, mas sem o objectivo de fazer qql boa para a população que representam, apenas á procura do "tacho", etc.
      Depois disso, é olhar á nossa volta e ir á porta de uma escola secundária, ver miúdos que só estão preocupados com o Yolo, e com o Swag, etc, o considerável numero daqueles que já têm a sua orientação sexual completamente distorcida, aqueles que não fazem sequer ideia do que fazem, da quantidade de drogas que hoje em dia circulam nas escolas, etc. Enfim, não vejo grande futuro para este país. O problema são os educadores, país, etc. Há uma falta gritante de sentido patriótico neste país, falta de nacionalismo…
      Fico por aqui, acho que este blog é para serem debatidos outros assuntos que não estes.
      Votos de um futuro melhor

    • Wonderkid
      Posted Junho 18, 2014 at 8:18 pm

      Eheheh confesso que sou um optimista natural no que a estes assuntos diz respeito. Estou numa geração já mais perto dos 30. Eu quando tinha 23 também ainda me interessava pouco por política, mas acredite que assim que esses seus amigos compreenderem que o facto de terem incompetentes no poder faz com que o dinheirinho que eles ganham do suor do seu trabalho lhe saia do seu próprio bolso, pelo menos aí sim, vai ver que se vão logo começar a interessar um pouco mais por política! ;)
      Eu sou-lhe sincero, vejo um melhor futuro para este País que o actual presente. Se há coisa que eu me tenho vindo a aperceber pelos diferentes trabalhos por onde tenho passado, é que as gerações mais velhas foram as gerações dos tachos e tachinhos (atenção, isto não é para ofender ninguém), ninguém faz nenhum e vivem todos na sombra daquilo que fizeram no passado, dos seus nomes ou das suas reputações. Existe uma falta de profissionalismo em empresas em todos os sectores de actividade gritantes! Acho que nesse aspecto, as gerações vindouras estão mais bem preparadas… o pior é que muitos dos melhores sem oportunidades já estão a trabalhar mas é no estrangeiro… mas é como lhe digo, acho que as gerações mais novas vêm mais bem preparadas em termos de profissionalismo, de sabedoria e acima de tudo na maneira de pensar (out of the box – o exemplo de vermos que os nossos Pais só são de partido A ou B só porque sim e acharmos isso ridículo, que é uma capacidade que eles não conseguem ter).
      Votos de um futuro melhor!

  • TiagoTeixeira'
    Posted Junho 18, 2014 at 9:48 am

    Dos artigos de opinião que mais identifico !

    Hoje a informação, de modo transversal, serve apenas pra entreter o povo e pôs de lado muito do seu código deontológico.

    E parte das expectativas, na minha opinião, demasiado altas devem-se por parte da comunicação social. Por exemplo todo esse caso do estágio nos EUA (porventura nosso adversário) não foi posto em causa por ninguém, nem como a seleção foi atrás do dinheiro do Tio Sam e se calhar toda a organização e periodização para o Mundial a sério pode não ter sido a melhor (na minha opinião não foi).

    Mas como a comunicação social não é uma pessoa só haverá sempre excepções, a RTP e os seus convidados de análise, que me parecem bastante sóbrios são um desses casos.

  • SardaoDaNoite
    Posted Junho 18, 2014 at 9:49 am

    Genial.

  • Ricciardo
    Posted Junho 18, 2014 at 9:49 am

    Concordo com o artigo, mas é pena que as pessoas só admitam que a imprensa em Portugal é feita de interesses nestas alturas, em que de um modo geral todos as selecções que participam no campeonato do mundo gozam de um protectorado nos seus países.

    A imprensa sempre teve a capacidade de moldar a opinião publica, ao ponto de conseguirem vender a ideia que um ex-vendedor de pneus pode ser um alquimista capaz de transformar areia em ouro.

    Esta é a imprensa onde os relatórios contas dos clubes só são escrutinados consoante o interesse, porque umas vezes o que está escrito no relatório não interessa para nada, mas outras até se tenta interpretar erradamente o conteúdo só para transmitir uma falsa noticia.

    Esta é e sempre será a imprensa que irá fazer do copo meio cheio, aquilo que lhe convenha… nos Mundiais
    a favor de Portugal, no resto do tempo, ao serviço de interesses de clubes, partidos, grupos económicos e toda a facção que basicamente governa este país na sombra, fazendo da esmagadora maioria da população autênticos parvos..

    • Kafka
      Posted Junho 18, 2014 at 10:13 am

      O teu ódio ao Benfica faz-me rir, tu vives obcecado pelo Benfica, todos os assuntos para ti se resumem numa grande cabala a favorecer o Benfica…admite lá, és o JN certo? ou pelo menos queres concorrer com ele..

    • Rúben Cardoso
      Posted Junho 18, 2014 at 10:23 am

      Se não é o JN, é familiar próximo. Qual é a necessidade de trazer esses assuntos para aqui…?

    • Ricciardo
      Posted Junho 18, 2014 at 10:41 am

      Quando não se tem razão e não se consegue contrariar uma opinião… insulta-se, especula-se, inventa-se…

      Isso é também um óbvio sinal de menor capacidade intelectual.

    • Kafka
      Posted Junho 18, 2014 at 10:52 am

      Menor capacidade intelectual é resumir TUDO na vida, a um ódio a algo, que é o que tu fazes, pois és incapaz de tecer um comentário que seja, sobre que assunto for, que não termine com insinuações e acusações ao Benfica…o post até pode ser sobre a fome em África ou o conflito no Darfur, que tu resumes tudo isso a uma cabala para favorecer o Benfica, isso sim é de "menor capacidade intelectual" gritante…

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 18, 2014 at 11:50 am

      Nem num mundial…Valha-me Deus…

  • benficasempre
    Posted Junho 18, 2014 at 9:52 am

    Razão pela qual cada vez menos quero saber da seleção… A imprensa com os clubes nacionais ainda se tolera, às vezes exageram um pouco, mas nada de especial. Não sou obrigado a estar constantemente a ver coisas sobre o Benfica, todos os dias da semana em todos os telejornais inclusive aqueles que dão às seis da manhã.
    Tanta reportagem, aliás, o mais curioso foi que uns dias depois da eleição com uma abstenção estrondosa a rtp anunciava uma "mega-operação" sobre o mundial. Tomara eles fizessem isso para as eleições! Para debates políticos! Para qualquer coisa menos musica pimba toda a tarde quase todos os dias, quando não estão a dar programas onde somos bombardeados para ligar para lá, porque vamos ganhar uma esmolazita.
    Por todas estas razões, a minha televisão está agora desligada. Cada vez a ligo menos. Jogos do mundial, que são raros, só em streams. Isto passa muito para lá do futebol, que circo!

    • Anónimo
      Posted Junho 18, 2014 at 3:14 pm

      Imprensa com os clubes nacionais ainda se tolera? Só se for dos adeptos do regime (quando digo regime, é o regime dos três 'grandes?)…

      Comunicação Social desportiva é nojenta em Portugal.

      tiago.

  • Pavel Datsyuk
    Posted Junho 18, 2014 at 10:02 am

    Nuno, parabéns pelos seus posts, sempre bastante inteligentes. Mais um que gostei de ler, e com o qual concordo em absoluto.

    Um abraço

  • NSC
    Posted Junho 18, 2014 at 10:24 am

    Só comprou a ideia de que a selecção portuguesa é uma selecção temida por todos e candidata a ganhar o mundial quem quis. Estava à vista de todos o que é a selecção portuguesa, que também não passa agora a ser a pior do mundo.

    É uma selecção de valor médio, que num dia bom disputa jogos com as melhores e num dia mau não consegue ganhar às fracas. Mas muito mal orientada, já gora.

  • Flávio Trindade
    Posted Junho 18, 2014 at 10:59 am

    Texto de top Nuno Ranito.
    De facto, comunicação social e interesses privados sempre andaram de mão dada, quer no desporto quer noutras áreas.
    O verdadeiro poder é o controlo e manipulação da informação.
    Os critérios editoriais são vergonhosos e desprovidos de qualquer sentido e coerência (quem não se lembra da mítica capa do record sobre o churrasquinho do liedson, quando o Porto ganhou a Champions).
    Mas isso não se vai alterar, não sejamos líricos.
    Mais vale de longe ler o VM, e podermos argumentar de forma livre

  • Vizela
    Posted Junho 18, 2014 at 11:05 am

    DISCORDO em grande parte com este post. Se em relação aos media até lhe dou alguma razão (e não toda claramente) em relação á nossa Seleção acho que o que "relata" não responde minimante á verdade. Se me perguntarem se estes eram os meus 23 eleitos ? Não! Mudaria 2 ou 3. Se me perguntarem se o 11 inicial escolhido deu boa resposta e se era o 11 que eu apostaria ? Tambem Não! Se me perguntarem que houve comportamentos reprováveis durante o ultimo jogo tal como o lance Pepe ? Claramente que sim!

    Para começar foi um jogo atípico, a perder 2-0 (que para mim é um resultado em aberto até ao minuto 85/90) temos a expulsão do Pepe e aí como diz o Paulo Bento o jogo acabou … Não defrontamos a Trinidade e Tobago meus amigos é a Alemanha campeã do Mundo á bem poucos anos !!!

    Portanto quando as coisas estavam más ainda deu para piorar com a expulsão do Pepe. A Espanha levou 5 da Holanda e a jogar com 11 e o golo que marcou foi num lance como nós sabemos.

    Tenho uma grande confiança na nossa Seleção e acredito que foi uma lição para nós que ainda vamos a tempo de receber muitas alegrias. Foi um rude golpe a lesão do Coentrão mas acredito que a entre-ajuda ainda mais forte irá superar essa lacuna.

    Deixo uma opinião para o próximo 11:

    Beto

    João Pereira
    Ricardo Costa
    Bruno Alves
    André Almeida

    William Carvalho
    Ruben Amorim
    João Moutinho

    Ronaldo
    Nani

    Helder Postiga

    Porquê Ricardo Costa ? Acho que é um jogo onde a experiência e capacidade de liderança sobretudo podem prevalecer, acho-o forte psicologicamente e sendo o último Mundial vai querer acabar da melhor forma.

    Porquê André Almeida ? Essencialmente porque ultimamente tem tido muito mais rotinas na posição que o Miguel Veloso que já há muito tempo não faz essa posição. Mas se aparecer o Veloso naquele lugar nada a dizer, máxima confiança.

    William Carvalho / Ruben Amorim : William acredito que pode ser decisivo no jogo aéreo e com ele apenas precisamos de 1 dos 3 médios para "defender" ou seja, William na minha opinião como nº6 é melhor que Veloso que necessitava de uma ajuda maior de Meireles e Moutinho para cumprir. Ruben Amorim pelo que vi nos amigáveis está com uma "disponibilidade física" assinalável e fez um grande fim de temporada no Benfica.

    Helder Postiga : Tal como Ricardo Costa será importante na experiência e está mais habituado a estas andanças.

    Força Portugal!

    • Tiago Fouto
      Posted Junho 18, 2014 at 11:26 am

      Não interessa, O AA pode ter as rotinas as todas a defesa esquerdo que é podre todos os dias. Como benfiquista não gostei de o ver jogar 2 jogos contra o Porto nessa posição. Enterrou a grande. O Nelo e o Tavares também tinham muitas rotinas….

      Miguel Veloso e canhoto e pior que o Almeida naquela posição não é… Ataca mais. Portugal precisa de ganhar…

    • Anónimo
      Posted Junho 18, 2014 at 5:37 pm

      Concordo com a sua opinião, excepto quando diz que escolhia primeiro AA e admite o Veloso sim, mas atras de AA. Eu nao concordo, nao por achar que AA nao e bom jogador como muitos querem tentar passar, mas sim porque Veloso ataca melhor e tira proveito do pé esquerdo para cruzar para a area e nem precisa de ir a linha de fundo, pois ele cruza bem de longe.

      Quanto á posicao de PL, admito que tenho um ódio de extimaço pelo Postiga mas se for ele o escolhido por PB, terá o meu apoio. Mas para mim o melhor dos 3 é Éder

      Pedro Barros

    • Rui Mateus
      Posted Junho 18, 2014 at 11:03 pm

      Alemanha campeã do mundo no italia 90

  • Gonçalo Mano
    Posted Junho 18, 2014 at 11:10 am

    Nuno,

    Como dizem os Ingleses, SPOT ON.

    A realidade é que a imprensa encontra-se aprisionada, devido a uma queda generalizada das receitas publicitárias, provocada por um excesso de concorrência e modificação de hábitos de consumo.

    Face a este esmagamento das margens, existe um natural estreitamento das opiniões, fruto de um mercado exíguo e pela necessidade premente da "Venda" da notícia, o que, em conjunto com o pensamento acrítico da generalidade dos consumidores de informação, gera a situação calamitosa que tu descreves.

    No entanto, esta situação apresenta-se como uma janela de oportunidade.

    Para aqueles que se importam, que criticam, para o leitor, para o comum, para nós, para o VM e para outros.

    Vejo no artigo um parabéns, aos leitores, aos "Nunos Ranitos" e outros, que desejam mudar o mundo e Portugal, nem que seja numa vírgula, nem que seja em algo tão pouco importante como o futebol, o andebol, o hóquei e o Basquetebol.

    Vejo no teu artigo um parabéns, aos que pensam pela sua cabeça e que aceitam perder 10 minutos do seu dia para partilhar com os outros.

    Por isso te digo, Parabéns para ti.

    Gonçalo Mano

  • António Cabral
    Posted Junho 18, 2014 at 11:15 am

    Que grande texto, parabéns, subescrevo!!!!

  • porquinhodaindia
    Posted Junho 18, 2014 at 11:20 am

    Na minha opinião o melhor texto do autor.

  • Rui Cesar
    Posted Junho 18, 2014 at 11:38 am

    Faço minhas palavras tudo o que foi dito neste artigo!
    Em especial a conclusão.

    Mas é de sublinhar a incoerência descarada em relação ao assunto do estágio nos EUA, a viagem para o Brasil e o local onde a selecção está hospedada.
    Não ouvi um jornalista, comentador, ou outro qualquer "especialista" (dentro daquilo que li/ouvi) lançar qualquer critica ao local de estágio, até ao jogo com a Alemanha.
    Altura em que se tornou óbvio para todos o erro que se tinha cometido em relação à adaptação para o clima do Brasil.
    Até lá… silêncio sobre o assunto, muita festa e expectativas bem elevadas.

  • Tomas Félix
    Posted Junho 18, 2014 at 11:56 am

    Tudo muito engraçado, adoro estas teorias da conspiração mas gostava de exemplos. Oiço muita gente a falar destes interesses, mas depois oiço tão poucos exemplos. Porque não os dão?
    Outro ponto que devemos abordar é a qualidade dos comentadores. Nunca estudei futebol a sério, mas leio muito o VM e outros blogs e vejo muito futebol, e concluo que a maioria dos comentadores percebe muito pouco de futebol. Pessoas que há muito estão no meio e que sempre que falam não acrescentam nada de novo, vão pouco ao pormenor do futebol. Exemplos deste tipo de comentadores: Jorge Baptista, Joaquim Rita, David Borges, RIbeiro Cristóvão.

  • Anónimo
    Posted Junho 18, 2014 at 12:12 pm

    O problema nesta altura é quem está a titular está quase todos "presos por arames".
    A digressão nos EUA foi uma fantochad€…estavam os Alemães à SEMANAS no Brasil a treinar sobre aquele calor e humidade e os "nossos" 23 a "treinar" nos States.

    Patricio: tremeu por todo o lado contra a Alemanha, será que voltou o velho "Patricio" dos perus? A lesão não é tão mau para nós, Beto (de quem eu nem gosto) merecia assumir a titularidade no mundial (espero é que não seja o Eduardo)
    J. Pereira: está como sempre…tudo é bola…dá de tudo!
    Pepe: teve mais um das suas paragens. Vinha de lesão e notou-se no (julgo que) 2 golo de canto que andava a receio….
    Bruno Alves: foi para um campeonato que pode fazer o que mais gosta. parece ainda mais lento de movimentos
    Coentrão: |!"#$%&/()= que !"#$%&/( a lesão
    Meireles: tem uma barba bem cuidada…está pior que à 2 anos, mal consegue correr e nem 40´aguenta
    Veloso: (vai uma partidinha de playstation?)
    Moutinho: pior época que me lembro dele…totalmente em baixo de fora, foi considerado (d)os piores do campeonato Francês.
    Nani: Nem 15 jogos completos fez toda a época…nem é preciso dizer mais nada, nem falar da lesão…
    Ronaldo: O que nos trama aquela lesão…com ele em forma, mesmo com os outros em baixo, poderíamos sonhar chegar aos 4ºs ou até meias finais. Desde que se consiga mexer terá sempre que jogar.
    H. Almeida: Ele ou um cone lá à frente era o mesmo…nem é preciso dizer mais nada. (e não vale falar dos jogos que "fez" com a Suécia, porque ai tínhamos o melhor do mundo ONFIRE).

    Ricardo Costa: não sei se fossemos fazer uma corrida se eu mesmo com a minha barriga não lhe ganhava…
    Postiga: não sei se fez 10 jogos…passou mais tempo em casa esta época do que eu passei em 2 anos! Vale o mesmo que para o H. Almeida, mas este "cone" mexe-se um pouco mais…
    Éder: Não fui confirmar, mas será que marcou 10 golos na época? Não sei se é melhor do que os 2 "cones", mas em velocidade ganha a eles…problema é a baliza, se fosse a da nfl era dos melhores do mundo…a baliza mexe-se a cada remate, o que faz ele falhar.
    A. Almeida: Não falo dos do meu clube, mas sempre digo que comigo não iria ao Brasil, muito menos como opção para a esquerda (e deve jogar lá + 2 jogos…).
    WC: não percebo o hiper, super valorizado para quem nunca jogou na Europa…cá estaremos quando e se ele jogar para comentar…para consumo interno serve, espero para ver…espero ser eu a estar enganado…

    "Falei" do 11 titular, das 3 substituições e juntei +2 ao "barulho"…
    Posto isto isto era o meu 11 (falando só dos que estão no Brasil):

    Beto
    J. Pereira » Neto » B. Alves » Veloso
    Moutinho » Amorim » William Carvalho*/A. Almeida*
    Vieirinha**/Rafa** » Nani
    Ronaldo

    * William Carvalho ou o A. Almeida,
    ** Não sei como estão em termos de forma, só vendo os treinos inteiros…o que não faço!

    Ps. Não venha para cá falar de jogos antigos, o que conta é o presente e como eles chegaram e estão no Brasil…o resto é apenas história e não o presente!!!!!
    Da história relembrasse nos canais memória e/ou museus!

    A. Marques

  • Pedro Fernandes
    Posted Junho 18, 2014 at 12:27 pm

    Nuno, és das pessoas mais contribui para este blog, parabens por mais um excelente texto!

  • luis o.
    Posted Junho 18, 2014 at 12:35 pm

    Excelente texto. É uma questão muito interessante esta da relação entre a imprensa e a selecção em Portugal. Acho que apesar do aparato mediático à volta da selecção, esta não é levada a sério pela imprensa em geral. Depois do Euro 2004 a selecção é vista como o principal veículo publicitário em Portugal, e por isto há uma enorme pressão para todo o discurso à volta dela ser consensual e linear, onde qualquer tipo de polémica só pode ser reactiva. É um discurso dirigido ao mínimo denominador comum da cultura futebolística. A imprensa generalista cavalga alegremente a onda da selecção com o claro intuito de absorver a máxima exposição possível para os seus patrocinadores, o que tem como consequência que a imparcialidade é posta de lado. Tal é possível enquanto algo perfeitamente assumido porque a selecção e o futebol no fundo são desvalorizados como temas menores, pouco sérios cuja cobertura ainda por cima possibilita aos meios de comunicação alguma rentabilidade para depois poder cobrir o que realmente importa. A mim espanta-me um pouco (ou talvez não) é que a imprensa especializada esteja também relativamente colada a esta atitude. Não duvido que nas redacções haja gente que por estes dias vive para o CR e companhia, na busca de mais um ínfimo pormenor (onde está o diabo), mas essa discussão não verte para o público. O que verte são essencialmente banalidades bananas como a música que ouve o Ricardo Costa ou banalidades disfarçadas de pormenores como "o que é uma tendinite?".

  • Marcos Cruz
    Posted Junho 18, 2014 at 12:38 pm

    No jornal A Bola há um exemplo paradigmático deste tipo de jornalismo. Chama-se Fernando Guerra. É vergonhoso o que ele faz. Tem uma das tais colunas de opinião, com uma salvaguarda de neutralidade que advém do facto de ser jornalista, e escreve lá textos que antes de embrulharem o peixe do dia seguinte já tresandam a Benfica por todos os lados. Chega ao cúmulo de, em vésperas das eleições para a Liga, fazer campanha descarada pelo Fernando Seara – esse, que nem como fantoche consegue legitimidade. Mas quando os reveses chegam o dito jornalista não faz jus ao nome e esconde-se, muda de assunto. Foi assim no caso citado e foi assim também com Jorge Jesus, perseguido por ele durante a época inteira, aliás desde o início da época, altura em que tentou por todos os meios defender a rescisão de contrato. Acontece que o SLB fez grande temporada, e mal isto se tornou uma evidência nunca mais ninguém o viu a escrever sobre Jesus. Ainda disse que o mérito principal era de Vieira – só não o descreveu como o presidente que, contra todos e, em particular, contra ele, manteve Jesus. Para mim, o Fernando Guerra, que, além do mais, é o editor dos comentários online d'A Bola e, enquanto tal, censura activa e escandalosamente opiniões – podendo deixar passar um palavrão mas nunca uma crítica a textos seus ou uma denúncia de favorecimentos por parte do jornal que subdirige (como aconteceu à vista desarmada na corrida Couceiro-Bruno de Carvalho, em que qualquer comentário que eu fizesse provando a tremenda desigualdade do espaço noticioso concedido, a favor de Couceiro, não saiu, e outros que fiz, só para testar, sem qualquer polémica, apareceram logo) – é o exemplo acabado do profissional que se reproduz nefastamente pelo sector que o Nuno Ranito aqui retrata. Eu fui jornalista durante muitos, muitos anos, ao fim dos quais me despediram. Sinceramente, é com mágoa que vejo aquilo em que se tem tornado o jornalismo. O objectivo final – como com a Educação, a Saúde e outras áreas fulcrais de uma sociedade equilibrada e sã – é acabar com os jornais tal qual os conhecemos, porque todos eles, ou pelo menos os mais antigos, nasceram com uma matriz de informação, de esclarecimento social, e para os actuais donos das empresas cegas em que eles se converteram é muito mais fácil começar projectos de raiz, com uma filosofia exclusivamente apontada ao lucro e baseada em conteúdos de palha para os burros que cada vez são mais, eu incluído – e atenção que o nosso querido futebol tem imenso peso nisso -, do que continuar paulatinamente a entortar a raiz de projectos já existentes, alguns deles seculares. Ainda na semana passada, depois de 150 terem sido despedidos entre 2009 e 2010 (eu incluído…), a Controlinveste mandou para a rua mais 160. Os que lá continuam têm cada vez menos margem para a palavra não. E, mais importante do que isso, para sequer aquecerem o motor do seu trabalho: perguntar. É que, como se vê em tantas conferências de imprensa desportivas (para voltar ao tema), perguntar ofende.

  • João Dias
    Posted Junho 18, 2014 at 12:46 pm

    Porquê tanto alarmismo à volta da seleção???

    Só por termos perdido com aquela que é , a meu ver, a melhor seleção do mundo, já traçam um cenário dantesco para a seleção.:
    "O ronaldo se não jogar, perde a carreira",
    " O Moutinho está em declínio"
    " o Nani já nem passar, sabe"
    " O Pepe está com sérios problermas "
    " O Bruno Alves já nem sabe cortar uma bola"
    " A seleção já nem para o Euro2016 se vai apurar"

    Vamos lá ter calma. Escusam de por tudo em causa só por causa de um mau jogo.

    Continuamos a ter uma grande seleção e que tem tudo para ir longe!

    Tenho plena confiança na qualidade dos jogadores e na estrutura da FPF! Acredito em Portugal!

    FORÇA BACALHAUS!

    • Narcisse
      Posted Junho 18, 2014 at 4:37 pm

      Tudo em causa? Tenho de lhe meter o caso apito dourado, entre outras trafulhices feitas por TODOS os clubes deste país á frente?
      Tenho de lhe mostrar noticias que provam de forma clara a incompetência que á em torno da selecção e de toda e qualquer instituição deste país?
      O pior cego é aquele que não quer ver…

  • André Filipe A
    Posted Junho 18, 2014 at 12:46 pm

    Concordo com tudo o que foi dito.

    Já agora, assim que comecei a ler apercebi-me logo de que seria um texto do Nuno Ranito, a quem agradeço por nos brindar com estas Visões de Leitor de grande qualidade.

    SL!

  • rui mateus
    Posted Junho 18, 2014 at 12:48 pm

    Em relação ao artigo só é novidade para quem não está atento ao futebol.Eu tenho 34 anos e pelo que vi e que sei a nossa selecção dá-se sempre mal quando vai disputar campeoenatos fora da Europa(México,Coreia/Japão,África do Sul).Quanto à imprensa há um branqueamento excessivo em relação à selecção,poucos ou nenhuns, são os que antes das nossas performances tecem críticas,penso que tenham medo de ser prejudicados na obtenção de reportagens,exclusivos e audiências.

  • Gonçalo Vargas
    Posted Junho 18, 2014 at 1:39 pm

    Portugal é so tachos. Paulo Bento é tacho e estatuto assim como Jorge Costa, Costinha, Abel Xavier e a lista continua. Tudo ex jogadores que não apanham nada de bola.

    O Bento com um leque de jogadores reduzido e que não abunda em qualidade individual, falha redondo em escolher o 11 inicial. Já nem vou falar do modelo de jogo de pontapé no Ronaldo e fé no milagre. Linha defensiva é mentira. Aquilo nem uma linha foi.

    William no banco é criminoso. O puto já é dos melhores 6 do mundo. Qualquer um com 2 dedos de testa percebe. Menos o Bento.

    Depois ter Hugo Almeida e João Pereira a titulares é absurdo. Nenhum deles é jogador.

    É preciso acabar com os estatutos no futebol e dar oportunidades não para reconhecimento, mas somente para trabalhar. É inconcebível que miudos que saiam das universidades sejam piores do que qualquer um destes treinadores inclusivamente o que representa o nosso país e no fim de contas, todos os nossos treinadores. É preciso deixar trabalhar quem sabe e não quem já jogou.

    Horrível Bento. Vergonha.

  • Schmeichel
    Posted Junho 18, 2014 at 1:53 pm

    Mais um enorme texto do Nuno Ranito. Penso que posso dizer com propriedade que a imprensa foi mais longe que a maioria dos adeptos. Comportam-se como aquele adepto fanático que quando se ganha está tudo muito bem e jogadores e equipa técnica são os melhores do Mundo e quando se perde está tudo mal e treinador e jogadores deviam ir todos para a rua. Felizmente vão existindo blogs como este para nos mater em contacto com a realidade…

    A comunicação social foi retratada com precisão, numa altura em que existe a agravante de profissionais mais qualificados serem despedidos para no seu lugar colocar estagiários mais "maleáveis". O livre e normal funcionamento da maioria das instituições está viciado e a CS não foge à regra.

  • Gabriel Esteves
    Posted Junho 18, 2014 at 1:54 pm

    Mais uma vez concordo com praticamente tudo o que foi dito neste artigo. Aliás, era uma ideia que já tinha na cabeça à muito, e o Nuno R. veio ao encontro dela! Toda a imprensa estava, está e vai estar em completa histeria à volta de seleção portuguesa.

  • Wonderkid
    Posted Junho 18, 2014 at 1:58 pm

    Quero enaltecer aqui os grandes debates que estão nesta caixa de comentários deste post! É com muita alegria que vejo aqui assuntos extra-desporto, que ao mesmo tempo não deixam de ser pertinentes tendo em conta o post do Nuno R. Serve para compensar a tristeza que senti ontem ao ler alguns dos comentários no post das lesões da Selecção! Parabéns também aos comentadores! ;)

  • Ricardo Ricard
    Posted Junho 18, 2014 at 2:11 pm

    No treino desta tarde… "Ainda assim, a derrota frente à Alemanha não apagou o entusiasmo dos adeptos e são visíveis cartazes de apoio com frases como "Na vitória ou na derrota, sempre com Cristiano Ronaldo"

    Os outros que venham para casa,não estão lá a fazer nada!

  • de Carvalho
    Posted Junho 18, 2014 at 2:17 pm

    Artigo de OPINIÃO simplesmente fantástico.
    Muito parabens Nuno Ranito pela excelente escrita e visão que apresentas em todos os textos que aqui escreves.
    Este blog cada vez está melhor. Vários pontos de vista, várias modalidades, artigos de opinião de EXCELÊNCIA.

    A meu ver a preparação da nossa seleção foi mal planeada. Está a vista de toda a gente que o "passeio" aos estados unidos não passou de uma jogada de €€€€€€ se assim não fosse CR7 não tinha jogado no ultimo jogo de preparação.
    É mais que evidente que nos dias de hoje o nosso jornalismo está cada vez mais fraco pois andam ao sabor do vento.
    Com exceção ao SR. Carlos Daniel que sabe muito de futebol, todo o resto são comentares de cafe tal como todos os portugueses.

    Sinceramente fiquei triste pela má exibição da nossa seleção e como todos os portugueses, também tenho um pouco de treinador dentro de mim e acho que a convocatória podia ter sido outra mas apesar de tudo EU ACREDITO

  • pedro
    Posted Junho 18, 2014 at 2:25 pm

    se não é com a selecção é com o slb….

    A nossa CS é das piores coisas que temos no nosso pais, não informa, não educa, não investiga, não questiona, não trata de forma justa.
    é hoje em dia mis uma ferramente para os grandes interesses manipularem e criarem as "suas" verdades, amansando pelo caminho o povo….

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Junho 18, 2014 at 3:34 pm

    Comentário na mouche. Para os media, a preparação da selecção foi um arraial permanente e a crítica banida. Viva o pensamento único!
    Seguindo a sequência do bestial a besta, no dia após o Alcácer Quibir da selecção, é desencadeada a caça às bruxas. E como todo este tipo de caçadas, é cega e irracional.
    Mas não vai melhorar. Se vencermos os EUA e o Gana, regressa a euforia descontrolada. Até ao desaire seguinte….

  • Anónimo
    Posted Junho 18, 2014 at 3:57 pm

    pronto este é o momento que digo:

    MELHOR ARTIGO DE SEMPRE DO VM !

    + começando pela pelas mentiras em massa (diárias) no que toca a contratações! ( deveria ser punivel como crime)

    + imprensa completamente parcial e movida por interesses que nos últimos anos favorece claramente um detrimento clube nacional e constantemente critica e destabiliza os seus rivais directos (Porto e Sporting)

    + uma imprensa que simplesmente não liga nenhuma aos clubes "pequenos"

    + uma imprensa que não faz analises ou discussões sobre futebol focando-se principalmente na arbitragem

    e por fim …. uma população burr…. que come o que lhe dão !

    ridiculo

    MAS QUANDO TUDO PARECIA PERDIDO VOCÊS APARECERAM!

    essa quarta força vãos ser VOCÊS!

    Mr.Green

  • Anónimo
    Posted Junho 18, 2014 at 4:54 pm

    O quarto poder forte já existe, chama-se Visão de Mercado, o blog de desporto mais visitado em Portugal. Os vossos leitores nunca desiludem.

    Miguel Almeida

  • lizardking
    Posted Junho 18, 2014 at 6:44 pm

    Melhor post deste site. Concordo com tudo. Apesar de achar que o Nuno R tem muito melhor posts que comentários :)

  • Jodihike
    Posted Junho 18, 2014 at 7:29 pm

    Muito bom artigo. Se eu soubesse escrever, escrevia assim ;)
    Parabéns.

  • Anónimo
    Posted Junho 18, 2014 at 7:47 pm

    Post fantástico, não podia concordar mais. Com a festa que a imprensa fez antes do jogo com a Alemanha, até dava a sensação que iamos era jogar contra a equipa ali da esquina mais próxima

    André

Deixa um comentário