Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Os ‘verdes’, os ‘vermelhos’ e o ‘azuis’ são imunes ao vírus?»

Esta dualidade de critérios dentro do universo do futebol faz sentido?

Ruca, defesa do Feirense, recorreu ao Facebook para criticar o regresso da 1.ª Liga e a interrupção do segundo escalão. “Hoje é, provavelmente, um dos dias mais negros da história do futebol profissional em Portugal. Duas competições sob alçada do mesmo organismo, com as mesmas regras, com os mesmos direitos e com os mesmo deveres. E então, o porquê da decisão de se jogar a Primeira Liga até ao fim e acabar imediatamente com a segunda? Não, não é uma questão de saúde pública. Nunca foi. É uma questão de interesses instalados, de poderes absolutos que fazem o que querem e bem lhes apetece do nosso ‘futebol’. Ou serão os ‘verdes’, os ‘vermelhos’ e o ‘azuis’ imunes ao vírus? Creio que não. Para quem manda é muito fácil resolver, deixam-se cair umas migalhas e os pobres calam-se, porque muitos deles não têm interesse nenhum de competir até ao fim, seja porque já não têm nada a ganhar ou a perder, seja por estarem dentro dos objetivos ou porque sempre dá para poupar algum. Desengane-se quem pense que esse dinheiro vai servir para pagar salários, porque colegas meus de profissão que já tenham salários em atraso, vão continuar a ter, sem receber até à próxima época. E como vão fazer para viver? Para pagar as contas? Para meter comida na mesa para os filhos? Pois é, não interessa,quem de direito não quer sequer saber disso. Porque o que interessa é mostrar ao Mundo que somos muito competentes e conseguimos jogar o principal campeonato até ao fim.  E aquele(s) que nos deviam defender, aquele(s) que supostamente são a nossa defesa, quem luta por nós, quem defende os interesses dos jogadores, continuam calados, escondidos e só não dão palmadinhas nas costas porque depois tinham que desinfectar as mãos. Não ponho em causa que não haja condições para o regresso do futebol a tempo de concluir a época,agora não aceito que se tomem decisões diferentes no mesmo contexto. Nunca se esqueçam, a essência do futebol foram,são e sempre serão os JOGADORES!! Seja no campo pelado da aldeia ou no maior estádio do Mundo. Tenham vergonha”, escreveu o lateral nas redes sociais.

52 Comentários

  • Joga_Bonito
    Posted Abril 30, 2020 at 10:30 pm

    Tiro ao lado. Concordo com 90% do que ele diz, mas dá um tiro ao lado ao acusar os clubes grandes. Foram eles que impuseram que a II liga não fosse retomada? É claro que não, para eles a II liga existir ou não é indiferente. Um dos problemas que os pequenos têm é que ao invés de dirigirem acusações a quem de direito vêm sempre bater no mais fácil, os grandes, o papão, os estarolas ou o que seja, ao invés de ver o que é lógico. A Liga é que é a culpada, porque se guia por o mais fácil, pelo que dá mais lucro, mas os grandes têm que culpa. Foram eles que disseram “reabra a I liga mas impeça a II liga de reabrir?” Este tipo de demagogia fácil, este atirar ao lado não ajuda nada os pequenos. Eu até concordo com 90% do que ele diz, mas ao vir fazer o habitual choradinho de acusar os estarolas ao invés da liga só lhe fará perder a razão. Não tardará a acusar-se os grandes de criarem o COVID-19 para destruírem os pequenos.
    E que tal se ver que a culpa é da liga que não quer chegar-se à frente e pagar os exames aos atletas? Digam-me que interesse tinham os clubes grandes em que a II liga não voltasse, estou para entender.
    Esta demagogia bacoca não é a solução. Exijam que a liga suspenda as competições até ser viável voltar e que assegure as despesas do pessoal e testes médicos.
    Por outro lado, começo antecipar que se verão novas regras no futebol mundial no que toca às exigências médicas dos clubes. Vai ser exigido muito mais aparato em médicos e testes, o que pode ser incomportável para os clubes que paguem menos de 10 salários mínimos do seu país. Nesse caso acho que os clubes ricos devem doar material, ou optar-se por outra solução. A FIFA dá parte do dinheiro para essa renovação de infraestruturas e o resto pode ser obtido por uma taxação especial de 1% das grandes transferências que seja aplicado para dotar os clubes amadores e pequenos (que pagam até 10 salários mínimos) dos novos equipamentos.
    Eu detesto as avaliações simplistas e demagogas. Por um lado, aqueles que dizem que se os clubes pequenos não podem pagar vão à vida. Isto é absurdo. Nem é preciso dizer o numero infinito de pessoas que dependem dos clubes para viver. Por outro lado, não é lógico pedir que de súbito os clubes tenham aumentos com gastos brutais, por conta de algo que ninguém poderia precaver e que exigirá uma resposta nova do futebol. Sou muito a favor dos clubes de bairro, mas esses clubes não podem ter a exigência financeira e de infraestruturas dos clubes da I liga. Nesse caso, sou a favor que a Liga assuma isso.
    Outra demagogia bacoca é vir dizer que os grandes é que são os culpados, são os satanás disto tudo. Os grandes têm alguma culpa disto?Têm culpa que a Liga esteja a se marimbar para os seus deveres?
    Estes dois extremismos só servem para paralisar qualquer debate lógico sobre esta questão.
    Faz lembrar aqueles que começaram a demonizar o gajo do café ali ao lado que conseguiu ficar aberto durante a quarentena quando ele não ficou, ao invés de atacar o governo que decidiu.

    • Chico
      Posted Abril 30, 2020 at 10:35 pm

      Se não fosse pelos milhões que os três grandes movimentam, a época não era retomada.

      • Joga_Bonito
        Posted Abril 30, 2020 at 11:13 pm

        Mas eles não têm culpa disso, nem tão pouco impuseram que a II liga não voltasse. A liga é que decidiu isso. O problema não é o retorno da I liga, é o não retorno da II e isso não tem nada a ver com os grandes.

    • Joga_Bonito
      Posted Abril 30, 2020 at 10:37 pm

      têm que culpa?

    • CSM1910
      Posted Maio 1, 2020 at 12:04 pm

      Mas eu acho que o comentário dele foi mesmo para a Liga, mas com a indireta que a Liga só pensa nesses 3 pelo dinheiro. Na minha opinião foi isso que ele quis dizer.

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 1, 2020 at 4:23 pm

        É claro que a I Liga tem mais poder económico que a II, a começar pelos três grandes, mas a questão é que eles não têm culp.a O erro não foi recomeçar na I, foi não recomeçar na II. Até em Inglaterra onde o futebol amador e dos pequenos tem muito peso se decidiu assim. Eu creio que isso tem que ver com a incompetência das ligas que estão geridas por gente que só vê dinheiro fácil. Nem se deram ao trabalho de pensar em ideias, o Futre sugeriu uma que seria boa, mas ninguém quer isso, as ligas só querem o fácil.

        • CSM1910
          Posted Maio 1, 2020 at 4:46 pm

          Sim eu estou de acordo, mas no que diz respeito ao comentário do Ruca acho que foi mesmo direcionado à Liga.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 1, 2020 at 4:19 pm

      É o tiro fácil Joga Bonito. Se lhe acenassem com um contrato para um grande, esquecia-se instantaneamente da II Divisão, do Feirense, das cores e da avózinha e ia a correr sem olhar para trás. Não é que não fosse legítimo, mas lá ia o “moral high ground” para as ortigas.

      • Manel Ferreira
        Posted Maio 1, 2020 at 6:20 pm

        Exato, tal como o “moral high ground” dos adeptos dos 3 grandes vai todo para as urtigas quando é a UEFA a fazer exatamente o mesmo e a tratar os 3 “grandes” como Tondelas e Marítimos lá fora.
        Aí, as mesmas pessoas que cá desprezam os clubes pequenos e acham que só se queixam e são choramingas, ganham depois miraculosamente uma apreciação pelas dificuldades dos pequenos na batalha contra os poderosos. Pois, ninguém gosta de ser tratado como pequenito e não ter voz, não é?
        É ir ler o comentário do Flávio Trindade, está lá tudo. Curiosamente nenhum dos ofendidos pela dignidade dos 3 grandes (coitados, tão atacados que são) se dignou a responder-lhe.

        • Rui Miguel Ribeiro
          Posted Maio 1, 2020 at 7:05 pm

          Bem, para começar eu referia-me a um jogador e não a um clube, mas não tenho problemas em estender isso aos clubes, embora estes, curiosamente, não se tenham queixado da resolução deste problema.
          Os que tenho visto queixar-se, são adeptos que não gostam dos grandes (estão no seu direito), os que gostam de insultar os grandes (o que é indecente) e os auto-nomeados moralistas. Em relação ao Flávio Trindade, é provavelmente o comentador que mais aprecio neste blog, o que não me obriga a concordar com tudo o que diz, nem a comentar tudo o que escreve.

          • Joga_Bonito
            Posted Maio 1, 2020 at 7:29 pm

            Exacto. Eu também concordo que o Flávio Trindade disse muitas verdades. Sim, é patético que só se recebam os grandes mas isso não invalida que eles tenham culpa que se tenha impedido a II liga de voltar. O mesmo está a ser pensado em Inglaterra, onde o Championship tem um enorme peso económico e cultural e onde mobiliza muitos adeptos. Acho que pura e simplesmente ninguém na UEFA/FIFA tinha planos para isto e como a retoma das competições teria de ser feita em poucos estádios e relvados para controlar melhor a epidemia, se todas as competições fossem retomadas isto acabaria por volta de Setembro. A FIFA e a UEFA estão é preocupadas com a próxima época, que querem que comece sem problemas, sem perceber contudo que isso não sucederá se esta não terminar de forma clara, com classificações consensuais. Em suma, estupidez, falta de visão e optar pelo mias fácil, manter apenas as primeiras ligas dos países e anular o resto. É obsceno e imoral?É? Mas os clubes grandes não têm culpa disto, até porque não lhes arrefece nem aquece se as ligas secundárias e amadoras e as modalidades competirem também. A essência da demagogia é desviar o foco de críticas justas para tiros ao lado e este é um caso.

  • Pedro Castela
    Posted Abril 30, 2020 at 11:02 pm

    Que comentário tão disparatado este jogador a tentar ser pseudo intelectual fez..
    O que interessa aos grandes a 2a liga?! Zero..
    A segunda liga foi interrompida porque não geral as mesmas receitas nem têm as mesmas condições de assegurar a panóplia de coisas que o regresso do futebol vai exigir. Isso requer maior despesa que no presente apenas os clubes da 1a liga têm.
    E se “não chega para todos”, é normal que se dê prioridade àqueles que mais receita geram e mais compromissos têm.
    Se se falar que os grandes são globalmente beneficiados em relação aos pequenos, concordo. Mas isso são outros 500.. Nada a ver.

    • AnswerPT
      Posted Abril 30, 2020 at 11:32 pm

      Excelente comentário!! Este jogador esquece-se que os direitos televisivos que recebe o seu clube e que ajudam no pagamento do seu salário provêm do interesse que existe em acompanhar os jogos dos ditos grandes! Ou então ele acha que a malta toda paga 30 e tal euros de Sporttv para ver o Feirense vs Casa Pia a um sábado de manhã!! Dar condições a clubes de 2ª Liga acho que todos apoiamos apesar de muitos desses recursos serem mal geridos!

      • CSM1910
        Posted Maio 1, 2020 at 12:03 pm

        Esses comentários nem sequer tem pés nem cabeça, da mesma forma que são o Oliveirense e todos os Clubes existentes que fazem com que os “Grandes” gerem receitas e paguem os seus salários, resumindo todos precisam de todos. Só com 3 não dá pra fazer um Campeonato. E os contratos televisivos têm vários parâmetros, há um valor estipulado mas que é variável consoante o que o Clube produzir.

        • AnswerPT
          Posted Maio 1, 2020 at 6:01 pm

          Tira os grandes e vês se os pequenos sobrevivem… tira os pequenos e te garanto que os grandes vão arranjar forma! Presta atenção aos planos do Celtic e Glasgow e o que querem fazer.. .tens aí a tua resposta

          • CSM1910
            Posted Maio 1, 2020 at 6:23 pm

            Vão sobreviver como? Vão jogar os 3 entre si ou vão para Espanha? Achas que alguma vez Espanha queria ou sequer precisava disso?Vamos lá ser reais e deixar se de ilusões, se os pequenos desaparecerem, não há futebol português. É isso que interessa e temos que procurar o melhor pra o Futebol PT que cada vez mais está num lamaçal. E como é óbvio que se tirares os grandes, os pequenos sobrevivem, mas num contexto diferente e com um campeonato muito mais fraco, logo as exigências também eram muito menores.

            • AnswerPT
              Posted Maio 1, 2020 at 7:13 pm

              Já te respondi acima. Na hipótese remota de os pequenos desaparecerem os grandes iriam arranjar forma.. Ao contrário óbvio que os pequenos também iriam sobreviver mas ficarias com uma liga ao nível da Albânia.. Questão que quero passar é: todos precisam de todos mas quem precisa mais de quem?

              • CSM1910
                Posted Maio 1, 2020 at 7:25 pm

                Claramente os grandes, claro que não iam arranjar forma porque simplesmente não há forma de haver Campeonato PT sem Clubes e esquece essa teoria de irem para Espanha ou seja pra onde for. E se há uma dependência enorme em Portugal dos pequenos em relação aos grandes é exatamente por 90% da população ser toda dos mesmos 3, de tar uma centralização excessiva à volta de 3 e o resto é o resto, deste modo como é óbvio tirando o Braga e VSC e mais um ou outro que têm uma massa adepta volumosa, é impossível haver margem de progressão em Portugal, tudo o que tu dizes no comentários são problemas essa dependência enorme é um grande problema. Mas ainda acham que isso é a “salvação” quando é completamente o oposto, é bem provável que dentro de uns aninhos tenhas um Campeonato com 5 ou 6 Clubes.

  • panther1903
    Posted Maio 1, 2020 at 12:42 am

    Sou apartidário na questão polémica de retomar ,ou não, o futebol. Mas partilho da opinião do Ruca que, sendo as duas provas organizadas pela mesma instituição, as medidas teriam que obrigatoriamente ser homogeneizadas.

    Pesou a vontade dos 3 grandes, não para efeitos de cancelamento da segunda liga, mas para manter o funcionamento da primeira divisão.

    • Tiago Silva
      Posted Maio 1, 2020 at 9:58 am

      Exato não foram os 3 grandes a cancelar a Segunda Liga, mas sim a fazer retomar a Primeira porque é o que lhes interessa.

      • panther1903
        Posted Maio 1, 2020 at 11:03 am

        Aqui não está em causa a intenção dos 3 clubes quando defenderam os seus interesses. Está em causa a clara subserviência da liga para com os mesmos, o que depois leva a que situações amadoras como esta aconteçam.

    • Giuseppe F
      Posted Maio 1, 2020 at 11:29 am

      O Sporting não está nesse saco.

      • Rui Miguel Ribeiro
        Posted Maio 1, 2020 at 4:12 pm

        Está no saco dos pequenos?

      • namondor
        Posted Maio 2, 2020 at 1:54 am

        Um comentário destes é totalmente alheado da realidade. Sim, o Sporting já não ganha há 18 anos. Sim, o Sporting é muito grande. Podes argumentar que o Porto e o Benfica são maiores, pois possuem uma panóplia de troféus mais variada (apesar de que os 50 que o Sporting tem no museu só em futebol não são coisa pouca). Mas em termos de carga social, que também define aquilo que é um clube grande, o Sporting está só abaixo do Benfica e ao mesmo nível do Porto. O Sporting é grande, e vai sempre ser grande, alavancado pela gigantesca quantidade de adeptos que possui (aliás, devia ser caso de estudo, 3 clubes em Portugal que possuem mais adeptos que 95% das equipas no mundo).

        • Giuseppe F
          Posted Maio 2, 2020 at 1:12 pm

          Jovem concordo com tudo o que disseste. Estou a falar de outro topo de coisas. Coisas que só dizem respeito a Porto e Benfica.

          Em termos de grandeza, somos enormes.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 1, 2020 at 4:12 pm

      O facto de a entidade organizadora ser a mesma não implica que as provas e as repectivas realidades sejam iguais.

      • CSM1910
        Posted Maio 1, 2020 at 4:48 pm

        Se as regras e as condições exigidas são as mesmas, qual é a diferença? Não consigo perceber sinceramente, em Portugal continua a se meter a “Clubite Aguda” à frente de tudo e não se pensa nisto como um todo, e enquanto isto for assim, esqueçam muito dificilmente levaremos isto a outro patamar.

      • CSM1910
        Posted Maio 1, 2020 at 4:51 pm

        É porque fala-se tanto em “condições”, mas as condições exigidas para a prática da 1º e 2º liga são exatamente as mesmas, mas se até se fala que vão concentrar os jogos numa só Região(neste caso tem se falado no Centro, mas chegou se a falar no Algarve) porque não a 2ºLiga no Algarve?

        • Rui Miguel Ribeiro
          Posted Maio 1, 2020 at 5:04 pm

          Caro CSM 1910, como calcula não tenho resposta para as questões, apenas opiniões e por vezes apenas palpites,mas o que lhe posso dizer é:
          * As condições não são as mesmas, como toda a gente sabe. Nem no plano das infra-estruturas, nem da logística, nem da capacidade financeira, nem do suporte médico.
          * Fazer os jogos todos numa região, nomeadamente no Algarve, é um absurdo e é inviável. Desde logo, ia-se amontoar 18 equipas num espaço geográfico limitado e o nº de estádios com condições não passaria dos dois ou três, arrisco dizer.
          * Finalmente, pelo que já li, há estádios da I Divisão que não terão condições para receber jogos nos moldes exigidos no cenário actual, sendo um cenário possível realizar os 90 jogos em falta nos 9 estádios do Euro-2004, o que equivalerá, curiosamente, a ter exactamente o nº de estádios para o nº de jogos/jornada.
          * Duplicar este cenário, ainda mais com estes custos acrescidos, provavelmente inviabiliza a conclusão da II Divisão o que, deixe que lhe diga, não me causa qualquer satisfação. É sempre com pena e insatisfação que vejo o sucessivo cancelamento de provas desportivas.

          • CSM1910
            Posted Maio 1, 2020 at 5:45 pm

            Referia-me às condições mínimas exigidas, são basicamente as mesmas,o próprio Presidente da Académica veio dizer exatamente isso. Quanto à questão atual não sei houve alguma alteração nessas regras.

            • Rui Miguel Ribeiro
              Posted Maio 1, 2020 at 5:59 pm

              A proposta de protocolo apresentada pela Liga é muito detalhada e exigente… E ainda bem.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 1, 2020 at 12:46 am

    O que mais se pode reter neste comentário é sem dúvida a parte em que ele afirma que o dinheiro que seria poupado não serviria para pagar salários…

    Isso já toda a gente sabe que 90% das direcções apenas lá estão para sugar os clubes e empanturrarem-se enquanto lá estão.

    Se os presidentes dos clubes da II Liga tivessem uma visão geral para o futuro, um plano e um modelo sustentável de gestão, de certeza que não estariam nesta situação.

    E não são só os clubes da II Liga, a maior parte dos clubes da Primeira também não merecem absolutamente nada.

    Clubes que ainda há pouco tempo pagaram milhões por nulidades agora metem os funcionários em layoff?? Passam a vida a fazer de tudo para fugir aos impostos e agora querem benefícios do estado a fundo perdido?

    Metade desses clubes nem sequer academias têm para pelo menos ter 5 ou 6 jogadores formados no clube nos seus planteis principais… E agora querem o quê?
    Agora estão a sofrer pelos erros de má gestão cometidos ao longo dos últimos anos…

    Quando até a II Liga que supostamente não tem dinheiro disponível consegue ter a competir 60% de estrangeiros algo está muito mal.. A bolha iria rebentar mais tarde ou mais cedo. O vírus apenas fez com que a queda se tornasse mais rápida, mas os problemas profundos já lá estavam há muito..

  • Ricard0
    Posted Maio 1, 2020 at 1:09 am

    Não estou totalmente de acordo com o cancelamento da 2º Liga mas este excerto/comunicado é muita poesia e depois só diz tralha. O que vale é que os grandes têm culpa de tudo em Portugal, agora até no cancelamento da 2º divisão. A mim, enquanto adepto do Sporting, interessa-me bastante se a 2º Liga é ou não cancelada, realmente…

    Qualquer dia ainda vão culpar os grandes por situações nos distritais.

  • Mabk
    Posted Maio 1, 2020 at 1:29 am

    Percebo e concordo com a ideia geral, mas sinceramente não há coisa que me enerve mais do que estes textos acusatórios. Que culpa têm os clubes da primeira liga? E para além disso, devia ter mais respeito na forma como se refere às três maiores instituições desportivas do nosso país, que nunca lhe fizeram mal algum (tirando, possivelmente, uma ou outra goleada). Queria ver se fosse jogador de primeira liga se vinha com esta revolta e com este ódio para com os 3 grandes.
    Concluindo, sim, à partida parece pouco lógico a primeira liga e a segunda não (digo pouco lógico porque não sabemos ao certos as razões por trás da decisão, se não houver condições para, por exemplo, testar todos os jogadores na segunda liga, claro que não se pode retomar esta), mas este texto é pura e simplesmente constrangedor.

  • Flavio Trindade
    Posted Maio 1, 2020 at 10:17 am

    Para evitar que declarações como as do Ruca, as do Edinho, da Oliveirense, do Feirense e de quem se vier pronunciar contra a decisão acontecessem, bastava que a figura que em princípio promove e concerta os interesses dos clubes profissionais (sim, segunda liga incluida), assumisse as negociações em paralelo com a Federação e o Governo.

    Ou seja se existisse um Presidente da Liga sério, o mesmo teria falado com todos os clubes, recolhido uma posição maioritária (fosse ela qual fosse) e assumido essa posição enquanto representante máximo dos clubes todos.

    Ou seja, em vez daquele cenário que se passou na quinta feira, qual Reservoir Dogs, onde os Presidentes do 1°,2° e 4° classificados da liga actual foram sem proteção ou distanciamento social, decidir se o futebol recomeçava ou não, e o fantoche vinha atrás a carregar os apontamentos.

    Gostem ou não, esta foi a imagem que passou para os portugueses na passada quinta feira.

    Gostem ou não esta foi a imagem que o Governo de Portugal passou ao país.

    Gostem ou não o fantoche do Presidente da Liga só o é porque é apoiado por 2 dos 3 donos da bola que com ele passearam na quinta feira.

    Goste-se ou não os restantes 33 clubes que alguns (muito poucos) vocalizam agora algum descontentamento, viram todos as imagens degradantes de quinta feira e também não se importaram com o direito à indignação e ao contraditório.

    Depois é normal que quando o iluminado do fantoche, alguns dirigentes e alguns opinion makers vêm a terreno defender a centralização dos direitos televisivos, me dá uma enorme vontade de rir!

    Este é o futebol moderno cujo conceito tem que se erradicar.
    Os 3 grandes têm enorme força e representatividade social? Têm.

    Representam 90% dos adeptos? Representam.

    São por isso os donos da verdade e da liga? Não podem ser.

    Porque os mesmos que não estão incomodados com esta postura dos 3 grandes e criticam as declarações do Ruca, serão os mesmos que irão criticar em alto e bom som, quando os seus 3 grandes na terrinha forem atirados para a obscuridade europeia, pelos grandes, poderosos, ricos e representativos, Presidentes do Bayern, da Juventus, do Barcelona, do PSG ou do Manchester City…

    • Estigarribia
      Posted Maio 1, 2020 at 11:10 am

      Flavio,

      Excelente comentário. Dos melhores que li sobre esta matéria do regresso ao futebol. Subscrevo.

      Saudações Leoninas

    • kiterioVFC
      Posted Maio 1, 2020 at 2:09 pm

      Excelente comentário! Sou crítico do poder dos 3 grandes, mas quando existiu uma reunião destas e como dizes e bem em 33 clubes só 3 opinaram negativamente sobre a mesma, pouco mais há a dizer… Os jogadores podem opinar, mas quando os seus patrões nada dizem do que vale?

  • Aurinegro
    Posted Maio 1, 2020 at 10:24 am

    Outra vez arroz! Os grandes são sempre culpados de tudo. Vou lembrar que “vermelhos” e “azuis” até têm uma equipa cada um na II Liga e podiam ter interesse em dar competição aos seus jogadores (que também recebem).

    Em Portugal tenta-se fazer dos mais ricos mais probres, quando se deveria querer fazer dos mais pobres mais ricos.

    • riscas
      Posted Maio 1, 2020 at 11:44 am

      O problema é que para os mais pobres serem mais ricos, os mais ricos não podem ficar com a receita toda.
      O futebol português está cada vez mais desigual e com isso muitos clubes vão acabar por desaparecer.
      E a culpa é de todos. Dos mais pequenos, que se sujeitam às leis dos grandes em vez de se unirem para equilibrar o futebol e as receitas, dos adeptos (grande maioria) que preferem dar dinheiro aos grandes do que apoiar o clube da sua terra, da liga que funciona em função da vontade de 3 clubes, e desses 3 clubes que secam tudo à sua volta.

  • Manchester Is Red
    Posted Maio 1, 2020 at 11:01 am

    O Ruca fez este comentário porque o Feirense está em 3º lugar e ficará, quase de certeza, na II Liga depois da decisão de ontem.

    Pode-se alegar o que se quiser, mas a II Liga é um verdadeiro buraco financeiro para os clubes. As receitas são irrisórias (há imensos clubes com prejuízo em todos os jogos que realizam em casa, considerando as fracas assistências e despesas com a realização do encontro – PSP, Bombeiros, Segurança etc ) e as despesas aumentam consideravelmente face ao que era visto no CPP.

    Nesta II Liga só mesmo o Feirense é que devia querer terminar o campeonato. Ridículo que aponte o dedo aos “do costume”, mas parece ser desculpa para tudo.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 1, 2020 at 4:08 pm

      Pois é Manchester Is Red. Desde que o Xavier abriu a torneira das queixas, era expectável que a torrente ia aumentar nos dias seguintes.

  • Giuseppe F
    Posted Maio 1, 2020 at 11:27 am

    Decidam-se. Ou bem que metem o Sporting ao nível dos outros, ou bem que não. Só às vezes porque dá jeito, não faz sentido.

  • SENSEI
    Posted Maio 1, 2020 at 11:48 am

    Não, não é verdade que se tenha de tratar se igual forma duas provas apenas por estarem as duas na alçada da Liga.
    A primeira divisão não é a segunda, em muita coisa. Começando pelos estádios. Se nem alguns estádios da primeira liga teriam condições para receber jogos em segurança, o que dizer dos da segunda? Ao que se lê apenas se vai jogar em estádios do Euro 2004, porque à partida oferecem outras condições que não outros, o que à partida faz sentido.
    Apesar de serem competições do mesmo organismo, não é obrigatório que seja a mesma decisão. São ligas diferentes, cada uma com as suas especificidades, a decisão tem de ser ponderada caso a caso, e foi. Não estou a dizer se foi bem tomada, mas foi tomada como deveria ser, em separado.

  • Mantorras
    Posted Maio 1, 2020 at 1:13 pm

    Nao compensa o risco meu amigo. Se receberem as migalhas para compensar, entao a decisao e boa. Uns querem jogar a bola so porque sim, outros querem ir pa praia daqui a uns meses. A ver se conseguimos satisfazer a maioria.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Maio 1, 2020 at 3:20 pm

    Podem ter os mesmos direitos e deveres, mas não têm as mesmas condições e não podem dar as mesmas garantias.
    Quanto à imunidade cromática, pelo menos 13 equipas da I Divisão gozarão dessa imunidade. Menos mal…

Deixa um comentário