Qual deve ser o Top 10? Karim Benzema tem o prémio reservado, mas há muita luta pelos 10 mais. Já Lionel Messi, apesar de ter vencido a Ligue 1, Supertaça pela Argentina e Supertaça francesa, ficou de fora pela 1.ª vez desde 2005. Quanto à armada lusa, não deixa de ser impressionante a presença de 4 portugueses em 30 elementos, sendo que há ainda dois jogadores que saíram recentemente da Liga Portuguesa, o que certamente irá ajudar os clubes nos próximos mercados.
Os portugueses Rafael Leão, Cristiano Ronaldo, João Cancelo e Bernardo Silva integram os 30 nomeados à Bola de Ouro. Ambos campeões pelos seus clubes, os internacionais portugueses juntam-se a Karim Benzema, Haaland, Mbappé, Vlahovic, Van Dijk, Mahrez, Casemiro, Heung-min Son, Mohamed Salah, Modric, Rüdiger, Joshua Kimmich, Fabinho, Sadio Mané, Kevin de Bruyne, Haller, Phil Foden, Harry Kane, Mike Maignan, Courtois, Nkunku, Lewandowski, Vinícius Jr. ou Trent Alexander-Arnold. O ex-FC Porto Luis Díaz e o ex-Benfica Darwin Núñez completam lista. Já Lionel Messi ficou de fora, tal como Neymar, Hakimi, Thomas Muller ou Immobile.
Nominated for the 2022 Ballon d’Or … ✨🌕
🇵🇹 João Cancelo@ManCity#ballondor pic.twitter.com/x76Lcsm8jM
— Ballon d'Or (@ballondor) August 12, 2022
Nominated for the 2022 Ballon d’Or … ✨🌕
🇵🇹 @Cristiano@ManUtd#ballondor pic.twitter.com/EJkb7aK6yU
— Ballon d'Or (@ballondor) August 12, 2022
Nominated for the 2022 Ballon d’Or … ✨🌕
🇵🇹 Bernardo Silva@ManCity #ballondor pic.twitter.com/nHqjnZVNK3
— Ballon d'Or (@ballondor) August 12, 2022


71 Comentários
Kafka
ZERO argentinos nos 30 melhores jogadores do Mundo, mas em Novembro a ceita de Ronaldetes vai dizer q a Argentina é a favorita e coisas do género, só para caso a Argentina falhar dizerem que foi um tremendo fracasso
Romeu Paulo
Há anos que a Argentina desceu bastante o nível, diria que desde 2014 que é sempre a descer.
Portugal tem de começar a assumir o seu estatuto, somos uma das melhores seleções do mundo e temos de nos portar como tal, em campo podemos ganhar a qualquer adversário e não seria escândalo nenhum.
Valentes Transmontanos
Não é sempre a descer porque estão melhores agora do que estavam há 2 ou 3 anos.
Neville Longbottom
Portugal que se preocupe primeiro em passar o grupo.
Com este selecionador e com algumas deficiências claras (centrais e pontas de lança e os GR apesar de Ok, estão longe do nível de melhor do mundo, bem longe) não percebo como se pode achar que temos a melhor seleção do mundo.
batalha34
Acho que basta ver um jogo de Portugal para ver que esse comentário não tem sentido, uma seleção é o coletivo do que jogam não é quantos premios individuais cada jogador se habilita a ganhar.
Acho que se Portugal apanhar a Argentina numa fase a eliminar temos todas as condições para ir de vela, acho pouco razoável dizer que Portugal é um claro favorito, só no papel mesmo.
Ricardo F.
A “ceita” das verdades absolutas e das fitas métricas em torno do Ronaldo e do Messi é bem mais chata. Já cansa.
Valentes Transmontanos
Touché.
Artur Trindade
Kafka, acredito que se a questão se colocar tu irás sofrer pela Argentina numa possível final contra Portugal no mundial, apenas para garantir que o teu grande ídolo possa aceder ao título.
Falar em seitas de Ronaldetes nestas condições é no mínimo patético, é ser apanhado com as calças na mão.
Kafka
O meu grande ídolo? ???… Ter como grande ídolo pessoas que têm como maior feito na vida meter bolas dentro de rectângulos, cestos e afins é mau demais, lamento imenso por ti por teres jogadores de futebol, neste caso o Cristiano, como o teu grande ídolo, mas eu dispenso, é muito mau ter jogadores de futebol como grandes ídolos
Kacal
Se fosses honesto admitirias que é o teu grande idolo, mas eu cá não espero isso de ti e nunca esperei, dorme um soninho que isso passa!
Kafka
Por ser honesto é que não posso admitir algo que não é verdade
Artur Trindade
Isso que dizes é a tua chapa 5, a tua escapatória, porque o que revelas (enquanto português), é uma idolatria a Messi, ou um ódio a Ronaldo, de forma ainda mais vincada, que te leva enquanto nacional, a não querer festejar um título de campeão mundial.
Kafka
Eu não sou pai da rapariga de Las Vegas para odiar o Cristiano…
King is back
Pede nacionalidade Argentina, em Portugal não precisamos de ovelhas. Cada um
Neville Longbottom
Adorava ver a Argentina ganhar. Porque assim, nem os argumentos ridículos que muita gente da, tem valor.
Artur Trindade
Quando Ronaldo deixar de jogar por Portugal, voltas a sofrer por Portugal, correto?
Já li que não ligas nenhuma ao futebol de seleções, mas no caso da Argentina consegues gostar?
jafdfm
O lado positivo dos mundiais é que não temos de apanhar com o lord a fazer conjecturas que mais vale perder ou empatar para apanhar a Inglaterra em Londres nos oitavos, porque isso é mais fácil
Amigos e bola
Fico a pensar que podia perfeitamente estar aí outro português de seu nome Ruben Dias.
T. Pinto13
Concordo mas a lesão prejudicou o Ruben
kiterioVFC
Benzema… Mas olha que o Courtois não fica nada atrás…
Kafka
“Messi é beneficiado” ???… Tão beneficiado que nem nomeado foi…. Os mitos mentiroosos inventados pela equipa de propaganda do Cristiano para tentar esconder os vergonhosos benefícios a seu favor que teve neste tipo de prémios, ao ponto de pela primeira e única vez na história destes prémios se ter estendido as datas de votação pq ele não tinha ganho quando a contagem tinha terminado, continuam a cair 1 por 1
Kafka
PSG só tem 1 dos 30 melhores jogadores do Mundo, mas a ideia que passa é que tem uma equipa de outro Mundo e que é um escândalo senão vencer a Champions, isto tudo com apenas 1 jogador entre os 30 melhores do Mundo ???
Valentes Transmontanos
Calma. Respira fundo.
Stravinsky
Não. O PSG só teve 1 jogador entre os 30 com melhor rendimento em 2021/2022. É isso que significa esta lista.
Isto não é para ganhar o melhor do mundo. É para ganhar quem teve melhor rendimento na época.
O melhor do mundo toda a gente sabe quem é.
Neville Longbottom
O melhor do mundo é o mesmo dos últimos 15 anos. A milhas dos outros. Concordo.
Mas a BO não é só rendimento. É rendimento dentro do círculo pequeno de melhores do mundo. Porque se o Paulinho se lembrar de meter 40 golos na liga este ano não passa a estar nos nomeados da BO por isso. E preciso ser efetivamente um dos melhores do mundo.
E por isso o Kafka tem alguma razão.
Artur Trindade
Mas se Messi fosse jogar na liga japonesa ou americana, deveria ser considerado da mesma forma que se jogasse na Premier league, apenas porque é um dos melhores do mundo?
Quando escolheu o PSG, foi passada a ideia que optava por uma competição onde pudesse repousar um pouco para se aplicar mais nos momentos champions.
Ignorar isso na altura dos prémios, é querer ter o melhor de 2 mundos, sol na eira e chuva no nabal.
Francisco Parrinha Guerreiro
Se meter 40 golos e logo a seguir for vendido para o Liverpool, se calhar passa a estar nos nomeados. Já seria o terceiro nomeado nessas condições.
Kacal
Realmente uma equipa que consegue formar um XI com Donnarumma; Marquinhos, Kimpembe, Ramos, Hakimi e Nuno Mendes; Verratti, Vitinha (em breve talvez Fabian Ruiz), Messi, Neymar e Mbappé é realmente fraquinho que dói!
Kafka
Só 1 desses 11 jogadores é um dos 30 melhores do Mundo… Quando há equipas q no seu 11 têm 3 e 4 dos 30 melhores jogadores do Mundo…
Portanto sim, dizer q 1 equipa com apenas 1 jogador top30 Mundial é obrigada a ganhar a Champions é ridículo
Kacal
Não é bem dizer isso que é ridiculo, estou a pensar noutra “coisa” mas tudo bem, no teu Mundo fazes tu as leis e acho muito bem!
jafdfm
É engraçado que só te lembras dessa lógica quanto te interessa. Quando o Barça teve (único na história) os 3 primeiros da Bola de Ouro e tens a lata de dizer que o Real que ganhou 3 Champions seguidas tinha melhor 11…
Essa espinha torce tanto
jafdfm
Pronto, voltámos ao discurso que o Messi jogo a carreira inteira rodeado de Bynias e o Ronaldo jogava um 11 em que eram todos top 10 da bola de ouro…
Goncalo Silva
O meu top-3 seria Benzema, Lewandowski e Courtois, por esta ordem. Messi para mim também estaria na lista, mas percebo que não queiram tirar defesas e entre os avançados seria difícil tirar um deles (apenas Haller é que não se percebe o porquê de estar na lista, mesmo com o impacto na Champions).
Rodri para mim devia ser presença obrigatória, foi melhor que Fabinho por exemplo. E isto só para comparar com jogadores da mesma posição.
Oldasity
Seria difícil ? Onde é que Ronaldo, por exemplo, fez melhor época que Messi? É que mesmo em números o argentino foi superior, futebol jogado nem se fala e este ainda ganhou títulos.
Filipe_Carvalho
Tiveram números muito idênticos. Ronaldo 24 golos e 3 assistências. Messi 11 golos e 15 assistências. Participaram de forma direta quase no mesmo número de golos. Isto só contando o clube e tendo em conta que o prêmio se refere à época 21/22. Na prática, na minha opinião, nenhum merecia estar.
Artur Trindade
Segundo o LÉquipe, Ronaldo marcou 32 golos em 49 jogos oficiais, 6 deles na CL, contra os tais 11 golos que referes de Messi.
Obviamente que os golos sempre foi e continua a ser o pináculo, sendo as assistências menos valorizadas.
O facto de Ronaldo (37) ter jogado na melhor liga de sempre, e Messi (34) ter jogado na quinta melhor liga mundial, tem obviamente peso, que muitas vezes é esquecido.
Darwin, Joáo Félix e B. Fernandes conseguiram ser valorizados em épocas na liga portuguesa, muito pelas transferências para grandes ligas, nessas épocas.
O facto de o PSG ser um porta aviões numa liga fraca, faz com que os números de Messi sejam diluídos no bolo total do PSG, que naturalmente esmaga os adversários na liga local.
De facto Ronaldo esteve envolvido num meio competitivo bem mais difícil, e superou mais ou menos unanimemente as expectativas para esta época, porquanto Messi como o LÉquipe refere foi uma desilusão.
Nestas condições, compreende-se que Ronaldo esteja acima de Messi, e entre no top-30 (discutível).
Kafka
Incrível com continuas a mentir, o Messi não marcou 11 mas sim 21 golos na época passada, tendo feito 16 assistências
Portanto em números Messi até fez uma época melhor que o Cristiano
– Messi 21 golos e 16 assistências em 45 jogos
– Cristiano 32 golos e 4 assistências em 49 jogos
Quanto à desvalorização das ligas, mais uma vez mostras a tua falta de carácter ao desvalorizares o que ele ganhou e fez pelo PSG quando nunca o fizeste o msm quando o Cristiano foi jogar para a Juve que passeava em Itália sendo heptcampea antes dele lá chegar…. Ao contrário do PSG que nem sequer conseguiu era campeão na época antes da chegada do Messi
Mais uma vez os factos desmentem a tua narrativa
Lurker
Kafka, não é por colocares sempre nas tuas frases algo como “incrível como continuas a mentir” ou “mais uma vez os factos desmentem a tua narrativa” que aquilo que dizes passa a ser verdade, até porque normalmente falas de boca cheia, mas cheia de nada ou de “factos” que tu próprio inventas e aí sim, para alimentar a narrativa que TU queres que seja verdade.
Tudo isto dito, o Messi na época 21/22 marcou 11 golos e assistiu 15 como foi anteriormente dito. Ao contrário de ti, algumas pessoas vão averiguar os factos antes de falar em “factos”.
É tanta barbaridade que sai da tua pessoa que não sei como é que ainda há quem te leve a sério.
Kafka
És mentiroso, isso é completamente falso, o Messi marcou 21 golos na época 21/22…vai investigar antes de víres dizer mentiras
jafdfm
Explica lá em que competições é que se distribuíram esses 21 golos. E os teus sonhos não contam
Filipe_Carvalho
Kakfa Messi na epoca 21\22 marcou 6 golos na Ligue 1 e 5 na Champions. Estes dados estão disponiveis no transfermakt. Como disse são dados apenas relativos ao seu desempenho pelo clube.
Artur Trindade
Li a notícia do Léquipe de hoje em que referem apenas os números de Cristiano, como justificativa para a nomeação, e aceitei os números de Messi, referidos pelo user Filipe que não confirmei, mas que o jornal de referência francês classificou como desilusão.
Os golos são mais valorizados que as assistências, check.
Premier league 1ª, liga italiana 3ª, liga francesa 5ª, check.
Se o PSG não for campeão, se não marcar mais que 100 golos (muitas assistências para fazer), é um enorme fracasso. O sucesso da época é medido pela vitória na Champions.
Se a Juve e o MU não forem campeões, é normal.
jafdfm
21 golos só se foi nos teus sonhos
Kafka
Não foi nos meus sonhos, é verídico, vai investigar
NR7
Subscrevo.
Nunop
4 nomeados para a Bola de Ouro e precisámos de ir a playoff para garantir vaga no Mundial, onde podíamos ter apanhado a Itália e ficado de fora…
Amigos e bola
Já sabemos que o FS comete proezas com a qualidade que tem ao seu dispor.
Não é nada fácil mas ele consegue. O problema é que aqui é no mau sentido.
Diogo Moura
Até podias ter 10. Com o Fernando Santos é sempre na base da fé e da Nossa Senhora.
De empate a empate, se faz história.
Mantorras
Mbappe ou Benzema.
Meu nome é Toni Sylva
Desculpem la, não tem ponta por onde se pegue o ódio que por aqui se vê ao CR, mas a que propósito é que ele é nomeado??
Valentes Transmontanos
Decisivo na fase de grupos da Champions, 3º melhor marcador da melhor liga do mundo, figura de um dos maiores clubes do mundo.
David
Quando o terceiro argumento é “figura de um dos maiores clubes do Mundo” acho que está tudo dito.
Valentes Transmontanos
Está tudo dito sobre o quê?
Não que interesse para o assunto porque isso não devia ser relevante, mas eu não gosto do Ronaldo e muito menos do United. Estava apenas a dizer os possíveis argumentos para ele estar nos 30. Ser jogador do United tem mais peso do que ser jogador de um City (o melhor médio de sempre joga lá e nunca sequer ficou no pódio) ou de um PSG. O Ronaldo foi o menos mau da época deles e chegou a “brilhar” (atenção às aspas) na Champions. Podia estar, podia não estar, nenhum dos casos seria especialmente grave.
Aurinegro
Vermelhudo, tens de vir aqui dar uma masterclass de como preparar chá de camomila. Tenho a sensação que vai ser preciso.
offtopicguy93
Não sei quando é a votação ou a entrega, mas se for depois do mundial e se messi ganha o mundial a ser destaque quero ver o que fazem… benzema será justo vencedor mas pronto… nao colocar messi nos 30 melhores do mundo é o mesmo que dizer que o desporto está acabado!
O jogador com mais técnica, mais controlo de bola, que melhor passa, com a melhor visão de jogo do mundo, melhor drible e mais dois ou três aspectos do jogo onde é o melhor não estar diz tudo… mas pronto!
Filipe_Carvalho
A Bola de Ouro passou a ser pela época e não pelo ano civil. O Mundial vai ser tido em conta para a eleição da bola de ouro 22/23. Quanto a Messi, ele é isso e é intrinsecamente o melhor futebolista do mundo, mas o seu rendimento na época 21/22 esteve aquém. Mas de qualquer maneira também estão nestes 30 jogadores que também estiveram aquém.
Oldasity
Esteve aquém pelo nome que tem. Fosse ele chamado Agostinho e tivesse os números que Messi teve teria sido considerado o destaque da época e ia estar nos 30 melhores. Tal como tá Darwin, Luis Diaz (22 golos, 11 assistências em 54 jogos), Leão (14 golos e 12 assistências em 42 jogos) etc.
Messi tem 11 golos e 15 assistências em 34 jogos (falando apenas do clube), ou seja, menos 18 jogos que o Leão com praticamente os mesmos números.
A questão aqui é o nome e as espectativas que esse nome trás.
Quando até deveria ser ao contrário, Messi deveria estar sempre na lista porque é destacadíssimo o melhor jogador do mundo.
Kacal
Faltou a parte onde isso foi no PSG na Ligue 1 enquanto o Leão foi numa Liga de topo com vários concorrentes ao titulo levando o Milan a uma conquista que fugia há muitos anos.
Oldasity
Então se o Monza este ano for campeão e um jogador fizer 10 golos e 10 assistências, terá de ser o vencedor da Bola de Ouro, por essa lógica. Vardy ou Mahrez deveriam ter sido BO em 2015.
Desculpe mas isso não faz sentido nenhum.
Se quiser dizer que tem mais valor emocional tudo bem, mas fazer diferença nestas contas não faz sentido absolutamente nenhum.
Até porque por aí, o Ronaldo enquanto teve na Juve, que só era campeã à 7 ou 8 anos, nem deveria ter sido nomeado. Nenhum jogador do Bayern deveria se quer ser considerado para os 30, etc.
E continuar a desvalorizar a Ligue 1 só para diminuir os jogadores que lá estão é um lol enorme, e você nem é dos users que eu esperaria que usasse argumentos desses.
Também argumento que é tão fácil, mas mesmo assim nos últimos 10 anos o PSG conseguiu perder 2 campeonatos, e quando Messi lá chegou tinham ficado em 2º, é um facto.
E também desvalorizar o facto de Leão ter 18 jogos a mais…. 18 jogos não é pouca coisa, é 1/3 da época.
Artur Trindade
O que é “um lol enorme”?
A liga francesa ser fraca em comparação com outras, é um facto conhecido por todos, assim como a diferença gigantesca do PSG para as equipas locais.
Deixaste de ter essa capacidade de análise desde quando Messi foi para lá? Esse problema é teu.
Continuas a esquecer que Mbappé fez uma época bem acima de Messi, que faz dele o quê?
Eu continuo a dizer que Mbappé é o melhor do mundo, por alguma margem, joga e decidiu continuar na liga francesa, e por isso terá dificuldade em ver reconhecido o seu mérito, numa liga que só teve Papin como BO.
Qual seria a razão de Messi não ser também penalizado por jogar na mesma liga, numa época modesta já de si?
Encara a realidade de neste momento Mbappé, Benzema e até Lewa serem intrinsecamente superiores a Messi, e não é momento de forma.
Messi perdeu capacidades de forma permanente, e é apenas um bom jogador.
Tiago Silva
Não consigo entender algumas escolhas. Sou sempre bastante contra estas listas terem demasiados avançados e poucos defesas, nomes como Hakimi ou mesmo Militão poderiam muito bem estar na lista. Depois Rodri é obrigatório e há nomes como Mahrez, Vlahovic, Foden e Ronaldo que não mereciam estar aqui. Mesmo o Haaland jogou poucos jogos para ser considerado a meu ver. Numa análise assim por alto colocaria o Hakimi, o Militão e o Rodri e ainda o Kostic e o Saka talvez assim por alto.
DNowitzki
Enquanto não voltar a haver uma seleção de Portugal, não torço por ninguém em específico a esse nível, mas gostaria muito que o melhor futebolista do século XXI ganhasse o caneco.
Dito isto, aposto no Brasil a 90%.
Hugo Silva
não percebi este comentario.. e muito menos percebi o que tem a ver com a noticia. o que queres dizer com isso?
Artur Trindade
Trocando por miúdos, enquanto Ronaldo jogar não consegues sofrer pela seleção portuguesa.
Não tenhas medo das palavras.
Sei que vês futebol à muito tempo, já te tinha acontecido com outro jogador português antes, essa aversão, ou foi-te acontecer só justamente com Ronaldo?
camane
Pochettino e Simeone têm muita culpa na elaboração desta lista, ou não…
Francisco Parrinha Guerreiro
A partir do momento em que o Bernardo Silva não está no pódio há quatro ou cinco épocas, este prémio deixou de ter qualquer valor. Se é que alguma vez teve.
Artur Trindade
Não percebo, o Bernardo Silva está no pódio dos melhores jogadores portugueses, há 4/5 anos. Ás vezes critica-se por criticar.
Francisco Parrinha Guerreiro
O Ballon d’Or é só para portugueses? Não sabia…
Artur Trindade
Para o Bernardo poder aceder ao pódio, teria que ser só para portugueses.
Francisco Parrinha Guerreiro
Opiniões. Para mim, o Bernardo é, destacado, o melhor jogador do Mundo há 4/5 anos.
Antes que alguém venha com os habituais comentários venenosos, adianto já que é a minha opinião (básicas regras do Português dispensariam esta informação, uma vez que sou eu a dizê-lo), e aceito/tolero/admito que haja opiniões diferentes.
A técnica não é a mais refinada do mundo (Messi, atende o telefone, larga-te lá de petrolíferas férias francesas), a capacidade física também não (Darwin, abranda, viemos só beber um caneco), mas o conjunto de tudo isto, a contar com a inteligência única (ÚNICA, repito) em campo, tornam-no o maior, neste momento. Mais uma vez, e embora pelas básicas regras do Português seja desnecessário dizê-lo: é a minha opinião.
Oldasity
Se formos por aí, à quantos anos é que o Bernardo deveria ser considerado o melhor jogador português e não é? 5 , 6 anos?