Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Para mim, o VAR não é positivo para o futebol. Não vou mudar a minha opinião só por ter decidido a nosso favor contra o Sporting»

Concorda?

O dérbi entre o Benfica e Sporting foi decidido depois do VAR ter contrariado a decisão do árbitro assistente mas Roger Schmidt continua a considerar que essa ferramenta prejudica o futebol. “Não vou mudar a opinião quanto ao VAR a cada semana dependendo se temos vantagem ou desvantagem. Quando dou a minha opinião, é no geral. Tenho experiência desde que começaram com o VAR, há quatro ou cinco anos, em vários países, e, no geral, penso que o VAR não é positivo para o futebol. Preferia que o assistente tomasse a decisão correta em campo. Quando têm mais responsabilidade e sabem que não há VAR, penso que os árbitros e os assistentes vão decidir algumas situações de forma diferente. Vão reassumir a responsabilidade, tal como fizeram durante 100 anos, no futebol. A minha opinião não tem nada a ver com o último jogo”, afirmou o alemão.

57 Comentários

  • Raskolnikov
    Posted Novembro 25, 2023 at 4:14 pm

    Não percebo quem vê nesta opinião algo de patético, é apenas uma perspectiva mais purista daquilo que deve ser o futebol. Eu também vivo bem com alguns erros de arbitragem (desde que nao sejam sistematicamente a favor de uns e contra outros) se o benefício a retirar for a possibilidade de voltar a festejar golos sem ter de esperar 5 minutos para saber se houve ou não uma faltinha da treta no início da jogada. Aliás por mim estas intervenções externas às decisões do árbitro deveriam ficar-se pela linha de golo e pelos fora de jogo – algo que também acho que tem de ser repensado, porque não me que parece que faça sentido anular um golo por meia dúzia de centímetros.

  • DNowitzki
    Posted Novembro 24, 2023 at 10:00 pm

    1.º) Esta opinião do Chaimite é partilhada por muito «boa» gente, desde treinadores a jornalistas.
    *
    2.º) O homem, como é evidente, tem direito à sua opinião.
    *
    3.º) Eu discordo completamente da opinião do homem.
    *
    4.º) Imbecis serão sempre imbecis e eles «andem» por aqui.

  • Luigi
    Posted Novembro 24, 2023 at 9:12 pm

    Concordo, em países corruptos como este o VAR é uma mais valia e ainda assim é constantemente aldrabado para o lado que serve melhor, com frames e contactos provocados pelos próprios avançados muitas vezes para cavar faltas, cartões e penaltis.

    Mas em países de 1º mundo, ou em competições onde existe o mínimo de desportivismo preferia o jogo antes, a emoção do golo nunca mais foi a mesma para mim. O Erro continua a existir, e o jogo perdeu emoção. Os erros que reduz não compensam a emoção que se perde, e se não houver corrupção erras aqui erras ali e no fim está equilibrado (não é o caso em Portugal).

    Para mim no dia que for possível linhas de fora de jogo por inteligência artificial e rapidamente ok, como está, é uma perda de tempo e fica à vontade do freguês (e continuou a haver erro como no jogo do Sporting no inicio da época).

  • Gndias
    Posted Novembro 24, 2023 at 8:32 pm

    Percebo o Schmidt , já tem o Benfica enraizado na pele

  • Van Basten
    Posted Novembro 24, 2023 at 7:48 pm

    Depois de ver a conferência de imprensa toda,notei que estava a acontecer um boicote a fazer perguntas ao RS em inglês, acho que esta é a maneira dos jornalistas mostrarem o seu descontentamento com ele.
    Estão no seu pleno direito, mas acho patético, o homem tem sido educado 99% das vezes e pôs o pé na poça uma vez e está tudo ofendido.
    Noutros casos em que são sistematicamente mal educados,falham conferências de imprensa e flashes ou jornalistas são agredidos é só assobiar para o lado.
    O lodo em que se encontra o futebol em Portugal também passa pela CS que temos.

    • Bjorn
      Posted Novembro 25, 2023 at 9:57 am

      Já agora, que pessoas são essas que são sistematicamente mal educadas?

      Tu sendo adepto do Benfica, queixares-te da CS é como um ladrão ficar ofendido por ter sido assaltado

      • Van Basten
        Posted Novembro 25, 2023 at 8:33 pm

        Para uma pessoa muito inteligente , está a ser difícil constatares o óbvio.
        Quantas flashes e conferências de imprensa foram falhadas pelo treinador do Porto quando o resultado num jogo é menos positivo?
        Quantas vezes em conferências de imprensa do SC ele foi conflituoso com a CS.
        Quanto à parte do ladrão, eu sinto-me realmente assaltado quando o dinheiro dos meus impostos ajudam a pagar o canal oficial da propaganda portista.

    • Bjorn
      Posted Novembro 25, 2023 at 9:54 am

      Então o treinador pode dizer aos jornalistas que são adeptos dos rivais sempre que não gosta ou não tem coragem de responder a uma pergunta e depois o pobre coitado é perseguido pela CS?

      Que vergonha esta CS. Deviam ser todos presos

      • DNowitzki
        Posted Novembro 25, 2023 at 6:30 pm

        Portanto, o Chaimite fez isso uma vez e S. Ex.ª transforma-a num «sempre», mesmo que retórico. Tendo em conta o clube de que és adepto, a desonestidade intelectual não surpreende. É assim que funciona a coisa?
        Ainda assim, o Chaimite não cuspiu nem empurrou ninguém, entre outras malfeitorias.

    • SilvadasAguas
      Posted Novembro 24, 2023 at 11:24 pm

      Ficaram amuadinhos os pobres coitados

    • Luigi
      Posted Novembro 24, 2023 at 9:16 pm

      É um dos maiores problemas, incitam ao ódio e violência, e quem lê o que escrevem em vez de ouvir as conferências, fica muitas das vezes com ideias errado do que realmente foi dito.

      Interessa é vender e clicks. Por mim é boicotar porque também as perguntas que fazem a maioria das vezes, Deus nos livre.

      Não falar em inglês até é bom, porque se o patrão os houve com aquele nível que muitos apresentam, são demitidos na hora (assim safam-se).

  • Stravinsky
    Posted Novembro 24, 2023 at 5:51 pm

    Não percebo quem defende esta visão do jogo. Totalmente em desacordo com o mister Schmidt aqui.

  • topfutebol
    Posted Novembro 24, 2023 at 5:30 pm

    Tudo que seja para melhorar a verdade desportiva, acho que deve ser implementado e evoluído. Por isso discordo da opinião.
    Mas o Schmidt também podia aplicar um pouco desta responsabilidade que pede aos árbitros e aprender a falar Português. Já está cá à tempo suficiente para isso.

  • guilhermessi
    Posted Novembro 24, 2023 at 5:21 pm

    O VAR têm ainda um longo caminho a percorrer até estar a ser usado da forma ótima.
    Ainda assim, como ainda esta semana disse o António Tadeia no seu podcast, é descabido um mundo sem VAR, em que a única pessoa (contabilizando as que estão em casa a ver o jogo, mas também as que estão nas bancadas e nos bancos de suplentes) que não tem acesso a repetições em slow motion e 4k é aquele a quem compete efetivamente tomar a decisão final.

    Não concordo com o Schmidt aqui, mas faço-lhe um apelo: se a birra dos jornalistas continuar amanhã, responda-lhes em alemão :)

  • yellow_label
    Posted Novembro 24, 2023 at 5:07 pm

    Mais uma pergunta da CS amestrada com rasteira.
    Estão possessos com o schmidt, já hoje o rascord inventou uma notícia qualquer de mau estar entre ele e os responsáveis da formação prontamente, no dia, desmentida pelo pedro mil homens, chefe do slb da formação. Mortinhos por arranjar encrenca, já há dias inventaram que ele tinha dito qualquer coisa como antes dele ninguém conhecia o neves e o antónio quando o que ele disse foi que ele não os conhecia antes de estar no benfica, o que dá toda uma tradução que quase podia dar azo a processo de difamação dele sobre esse dito jornaleco de sarjeta de tantas que já foram as insinuações descabidas e propositadas.
    Sobre o assunto em si da notícia…eu concordo em existir VAR. Mas um VAR não amestrado a interesses ocultos…daqueles pouco ocultos que nota-se a milhas quem serve os interesses.
    O benfica desde que existe VAR foi de muito longe o clube mais prejudicado e continuam!, a diferença é que apesar dos penaltis não assinalados e foras de jogo de frames muito aldrabados, ou cartões mal mostrados contra e favor desde o grande schmidt que a equipa entrou nos eixos e fica muito mais dificil condicionar, mesmo que se alavanque os outros.
    Que os benfiquistas apoiem este treinador! É o melhor para o nosso clube desde o eriksson, e numa fase em que há que terminar de dar abébias aos outros.

    • Sporting1906
      Posted Novembro 24, 2023 at 10:55 pm

      Eu às vezes pergunto-me se os benfiquistas acreditam mesmo que são o clube mais prejudicado pelas arbitragens. São o clube mais popular, mais rico e mais poderoso de Portugal, ganharam 6 campeonatos nos últimos 10 e acreditam que são o clube mais prejudicado? Como é possível?

      • Neville Longbottom
        Posted Novembro 25, 2023 at 8:55 am

        Basta ver a imbecilidade das respostas. Há quem acredite que nos anos do Jesus foram roubados também. Acho que devíamos incentivar esta crença, vivem melhor assim. Também há pessoas que acham que o Sporting só tem 11 ou 12 campeonatos oficiais, outras acham que são 20. É a mesma coisa, se vivem melhor assim, se calhar é melhor que acreditem nisso.

        • henry14
          Posted Novembro 25, 2023 at 12:38 pm

          Há pessoas que não vêem jogos mas mandam bitaites e há pessoas que curtem cair na incoerência e e no ridículo ???.
          *
          O SCP? Mas alguém falou no SCP? O SCP foi chamado para aqui porquê? ?

          • Neville Longbottom
            Posted Novembro 25, 2023 at 5:04 pm

            Ah há esses dois tipos de pessoas?

            Como colocaste um palhaço no comentário deves ter razão.

            Concordo. Até porque é preciso ver os jogos para desconfiar de benfiquistas que se acham perseguidos pela arbitragem.

      • DNowitzki
        Posted Novembro 25, 2023 at 12:49 am

        Porque não nos últimos trinta? As métricas.
        *
        O campeão, por norma, é sempre beneficiado pelas arbitragens. De vários acontecimentos se fazem os campeões.

    • Neville Longbottom
      Posted Novembro 24, 2023 at 10:11 pm

      Desde que existe VAR o Benfica o que?

    • Gndias
      Posted Novembro 24, 2023 at 8:32 pm

      O Benfica não é o maior prejudicado, deixou foi de ser tão favorecido

  • da Silva
    Posted Novembro 24, 2023 at 5:05 pm

    Olá,

    É alemão, mas já devia ter percebido que em Portugal gente séria no futebol existe pouca. Mesmo não conhecendo ainda a realidade, um ano no nosso futebol dá perfeitamente para entender como ainda certos clubes, dirigentes e até treinadores se comportam para condicionar a arbitragem. NUNCA a ausência de VAR iria ser benéfica em Portugal, se já assim se assistem a tristes cenas, acredito que sem VAR, a pouca vergonha na cara e a falta de punibilidade seria ainda pior.

    Fique o VAR e que se ganhe vergonha na cara, pelo menos por parte de quem tem responsabilidades em credibilizar o nosso futebol e punir quem o prevarica.

    Abraço

  • Francisco Goncalves
    Posted Novembro 24, 2023 at 5:00 pm

    Não concordo.

  • AndreChaves9
    Posted Novembro 24, 2023 at 4:25 pm

    Por mim só era utilizado para os fdj.

  • Bruno Cunha
    Posted Novembro 24, 2023 at 4:21 pm

    Acho que o VAR faz falta pois diminui o erro e isso e sempre bom, e obviamente com o passar dos anos vai ser cada vez melhor (assim como outras componentes do jogo).
    —-
    Agora ninguém pode negar que tirou emoção ao jogo. Honestamente já nem celebro golos efusivamente porque paira sempre na cabeça se o árbitro vai anular.
    O jogo com o Sporting é um bom exemplo – foi uma reviravolta espetacular mas porque pareceu fora de jogo e passaram 5 minutos a rever o lance o momento passou.

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Novembro 25, 2023 at 11:41 am

      Tira a emoção ao jogo, mas sem VAR seria um golo anulado, e mal. O quê que preferes?

    • Luigi
      Posted Novembro 24, 2023 at 9:31 pm

      Exacto.

      Percebo bem a importância e pensei que fosse ser até melhor. Mas com a manipulação e erros que se têm assistido para mim ficou muito aquém do esperado. É que o erro agora com várias câmaras e ângulos ainda é mais grosseiro.

  • Cossery
    Posted Novembro 24, 2023 at 3:46 pm

    Estou em total desacordo com o Schmidt, acho o VAR muito importante, mas tem de ser aprimorado e melhor fiscalizado.
    No entanto, a forma como a pergunta foi feita é provocatória, como poderia ele responder que sim? Que tinha mudado de ideias porque houve uma boa decisão em seu favor? Que idoneidade teria se dissesse isso?
    Portanto, não se aproveita nada daqui…

  • Dr. Esgaio
    Posted Novembro 24, 2023 at 3:44 pm

    Uma pessoa que seja contra o VAR, das duas uma:
    1) Tem uma opinião descabida e patética como já disseram aqui nos comentários
    2) Estava habituado a ser beneficiado/ a passar impune e com o VAR já não é tão fácil fazer isso
    Espero que esta ferramenta continue a evoluir nos vários aspetos que lhe estão inerentes, realmente o tempo de espera das decisões tem diminuído como já foi referido aqui, e que possam ser incluídas gradualmente outros lances no protocolo, como 2°s amarelos (jogar com menos um é a pior penalização no futebol, na minha opinião bem mais limitador que um penalti contra caso o jogo não esteja perto do fim), e que eventualmente todos os lances de possível amarelo sejam alvo de escrutínio. Claro que isto num futuro longínquo, porque o tempo de espera teria de ser praticamente instantâneo e a comunicação teria de ser perfeita. Só assim poderemos caminhar para um futebol mais justo, o condicionamento através dos amarelos prejudica muito a equipa que os leva, os amarelos mal mostrados são o novo maior problema no futebol (felizmente que outros mais graves, como simulações, bolas no braço, faltas claras para vermelho, lances que se não sabia se a bola tinha passado a linha ou não, estes têm diminuído bastante graças ao VAR).
    Que nunca se retire o VAR do futebol, apenas se for para implementar uma ferramenta melhor

    • Ricardo10_
      Posted Novembro 24, 2023 at 4:41 pm

      Opinião patética é achar que os outros não podem ter opinião e que só é legítima se for igual à nossa. Se for diferente são ridículos e patéticos. Mas é o habitual, basta estar atento aos comentários do costume.
      E sim, sou a favor do VAR, apesar de ainda estar longe da perfeição.

      • Neville Longbottom
        Posted Novembro 25, 2023 at 8:57 am

        Este texto podem bem aplicar-se a ti. Portanto, não vamos voltar a ver-te a catalogar as outras opiniões negativamente, mesmo que não abonem muito a favor do teu clube? E mesmo que sejam patéticas?

      • Dr. Esgaio
        Posted Novembro 24, 2023 at 9:29 pm

        Então porque é que o Sr. Ricardo também não lhes respondeu a eles? Eu tenho uma teoria, que é o facto de serem da mesma cor clubística que o Sr.

      • Dr. Esgaio
        Posted Novembro 24, 2023 at 9:28 pm

        Não fui o único que referiu aqui no VM que o Schmidt teve uma opinião descabida e patética, aliás eu literalmente usei palavras de outros users aqui na secção de comentários porque concordava completamente com a visão deles.
        Então porque é que o

  • Velho do Restelo
    Posted Novembro 24, 2023 at 3:22 pm

    Calado é um poeta.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Novembro 24, 2023 at 9:21 pm

      É chamar a polícia para lhe mandar umas bastonadas, ficava logo com a opinião certa!

  • henry14
    Posted Novembro 24, 2023 at 3:12 pm

    Defendo-o muito mas hoje venho discordar. Futebol sem VAR é assustador, tem é que ser melhorada a utilização em alguns aspetos e noutros têm que ser também os próprios adeptos a compreender o protocolo do VAR. Nos fora de jogo então, o VAR é importantíssimo.

  • Neville Longbottom
    Posted Novembro 24, 2023 at 2:55 pm

    Comentando o lance em questao, ainda hoje tenho dúvidas sobre o mesmo.

    Mas nao concordo com ele aqui. Acho que o VAR é necessário e ajuda a que os erros no futebol se resumam a questoes de interpretacao (ou tende a que isso aconteca, ainda nao estamos no ponto). Questoes como penalties, expulsoes ou foras de jogo escandalosos e claros para todos com a tecnologia atual deviam deixar de existir.

    Daí que quando vejo neste espaco pessoas a usar de forma gratuíta a palavra “escandaloso” ou “escandalosamente” quando se referem a erros de arbitragem, fico sempre arreliado, que Diabo. No último jogo, havia gente de um clube que dizia que esse clube tinha sido escandalosamente roubado e havia gente do outro que dizia que tinha sido escandalosamente roubado. Conclusao, eram todos lances de interpretacao ou perto disso. Menos mal.

    • JohnWick
      Posted Novembro 24, 2023 at 6:22 pm

      Também tens duvidas nos 7cm ao Bozenik contra o Boavista? ou as dúvidas só valem porque foi a favor do Benfica e custou um empate ao Sporting?

  • Sporting1906
    Posted Novembro 24, 2023 at 2:31 pm

    O VAR é positivo para o futebol. Infelizmente, é muitas vezes mal usado e por isso é menos positivo do que podia ser.

  • JJayy "Non Believer"
    Posted Novembro 24, 2023 at 2:29 pm

    Opinião patética

    • maZe
      Posted Novembro 24, 2023 at 2:59 pm

      Concordo. É o mesmo que dizer que o árbitro passa bem sem o apito, pode perfeitamente usar a voz para parar o jogo. Aliás assim até assume mais responsabilidade

      • JohnWick
        Posted Novembro 24, 2023 at 6:19 pm

        O problema é que com o VAR a maioria dos arbitros deixou de assumir responsabilidades e esconde-se atras das imagens. Problema o protocolo apenas permite correcções claras e evidentes. Pelo que é sempre mais fácil esconder-se numa não decisão e esperar que o VAR resolva. Defendo o VAR a 100% mas percebo o que ele quis dizer

  • Nickles
    Posted Novembro 24, 2023 at 2:25 pm

    Eu acho uma piada quando vêm com a história do foi sempre assim.
    Em alguns desses 100 anos de futebol também jogou-se sem foras de jogo, trocava-se de baliza quando se marcava, as vitórias não valiam 3 pontos, os guarda-redes não usavam luvas e podiam agarrar bolas atrasadas pelos colegas de equipa com os pés, as dimensões do campo eram o dobro, usavam-se pitons de metal, usavam-se anéis, brincos e jóias no geral, substituições só eram permitidas em casa de lesão, não havia tempo de compensação, não havia cartões, agressões não eram consideradas para expulsões, golos de canto eram proibidos

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Novembro 24, 2023 at 3:36 pm

      Exatamente. É incrível como os intervenientes do futebol são aversos a mudanças

  • Citizen_Erased
    Posted Novembro 24, 2023 at 2:13 pm

    Acho que é uma opinião descabida, tudo o que venha ajudar ao aumento do acerto na arbitragem deve ser adoptado na minha opiniao… até a principal queixa sobre o VAR (tempos de espera) já não é assim tão criticada, pelo que vou vendo..

    • bong0
      Posted Novembro 24, 2023 at 3:23 pm

      Opinião patética e cada vez fico mais desiludido com as opiniões deste senhor. O tempo de espera ainda é o principal problema, muitas vezes já o lance foi mostrado várias vezes pela televisão em diferentes perspectivas e o árbitro ainda está à espera de começar a ver as repetições.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Novembro 24, 2023 at 2:00 pm

    Eu discordo, mas é uma opinião perfeitamente legítima e que até tem alguns bons pontos.

Deixa um comentário