Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Para os americanos a dupla Pepe-Bruno Alves é o ponto fraco de Portugal

Na nossa opinião acontece o contrário, a zona central da defesa (Pepe está a fazer uma super-época e Bruno Alves tem sido um dos 5 melhores jogadores da selecção nos últimos 6 anos) juntamente com a mais-valia que é ter Ronaldo, são os nossos pontos fortes. A falta de um médio de Top Mundial à imagem de Paulo Sousa, Deco ou Rui Costa e de um avançado centro acima da média (bastava ser alguém na linha de Soldado ou Torres, que nem contam para a Espanha) é que representam as nossas principais lacunas.

O conhecido site americano “Bleacher Report” apontou os pontos fracos das selecções que vão estar no Mundial. Rojo por exemplo é considerado o elo mais fraco da Argentina, enquanto que o Brasil apresenta supostamente alguma falta de criatividade. No que diz respeito a Portugal, estranhamente o centro da defesa é apontado como a nossa principal fraqueza. Uma análise duvidosa, mas que tem algumas verdades, principalmente na questão Veloso-William Carvalho (Fernando pode intrometer-se nesta luta e se for chamado será naturalmente titular, pois é muito superior aos 2 “rivais”, não que isso invalide que algum deles se junte ao “Polvo”), onde é destacado que o médio do Sporting pode ganhar a corrida ao trinco do D. Kiev (que nem sempre apresenta a melhor forma); e no reconhecimento que é feito à boa época de José Fonte, o “Bleacher Report” não percebe como é que o central do Southampton continua a ser ignorado por Bento. Curiosamente, hoje o defesa português desabafou à Antena 1: «Tenho feito uma época boa mas não quero comentar as opções do treinador. Magoado? Não, estou um pouco desiludido. Se não estivesse desiludido não tinha ambição. Tenho o sonho de ser internacional A, tenho trabalhado muito e está a ser uma das melhores épocas da minha carreira. Felizmente, tenho tido o reconhecimento em Inglaterra. Acredito no meu valor e vou continuar a trabalhar, porque nunca desistirei de representar a minha Selecção e de um dia lá chegar».

0 Comentários

  • Flávio Trindade
    Posted Março 11, 2014 at 6:53 pm

    1º O Bleacher Report é um bom site, e ao contrário do que já aqui disseram não me parece que as análises na sua globalidade sejam incorrectas.
    2º Os centrais portugueses (Pepe, Bruno Alves) formam uma das melhores duplas que estarão no Mundial (e aqui sim o BR engana-se redondamente. São muito fortes no jogo aéreo, fortissimos nos duelos e importantes nas bolas paradas ofensivas. Pepe é na minha opinião um dos melhores centrais do mundo, e em dupla com Bruno Alves conseguem disfarçar muitas dos defeitos deste último.
    3º Só quem não soube ler o artigo, pode dizer que foi mal feito no que toca ao Brasil. Não disseram que faltam soluções criativas (e não faltam, até abundam), mas o sistema de Scolari faz com que essa criatividade esteja limitada a Oscar, uma vez que os trincos titulares(Luis Gustavo, Paulinho) estão longe de o serem, bem como Hulk e Fred. E no Brasil essa criatividade estar limitada a Oscar e Neymar é curto (para quem já teve Socrates, Falcao, Zico todos na mesma equipa por exemplo).

    Quanto a Portugal, não estamos mal, mas não poderemos estar no lote de candidatos por causa de 2 grandes fraquezas (estas sim), baliza e centro do ataque.

    GR: Patrício é um guarda-redes que está muito longe de ser de top, aliás um guarda-redes que não sabe jogar com os pés nunca o poderá ser. Mas pior do que isto é ver que as alternativas são ainda menos credíveis. A.Lopes será a melhor, seguido de Eduardo e Ricardo. Beto é fraquissimo, e no futuro o cenário é ainda pior; José Sá não joga, Daniel Fernandes joga na II divisão alemã, Bruno Varela joga na B do Benfica e não será aposta nem a médio prazo.

    Laterais: João Pereira e Coentrão dão garantias, e Cedric, Cancelo e Rafa (Porto) sendo apostas (no caso de Cedric a aposta terá que ser de Bento) serão tão bons ou melhores do que os actuais.
    Centrais: Para além dos habituais titulares, há ainda Neto, Fonte, e uma boa geração de s-21 com Vezo,Ilori e Paulo Oliveira. Há profundidade e qualidade
    Medios: Com a inclusão de William e Fernando, juntando a Moutinho temos meio campo para algum tempo. Meireles está na fase descendente, Veloso está a hibernar na Ucrânia, M.Fernandes noutro campeonato será opção e para a fase criativa uma Seleção que conta com Bernardo Silva e Bruno Fernandes não se pode queixar. Juntamos-lhes Luis Gustavo, João Mário, Palhinha (Sporting), Podstawski (Porto) e o futuro estará assegurado.
    Avançados: Ronaldo é apenas…o melhor do Mundo! Nani é muito bom mas precisa de um novo desafio, há ainda Vieirinha,Varela, Quaresma, Bruma, Cavaleiro, Mané, Rafa (que partindo das alas para o meio é fortissimo), Bruno Gama (sempre esquecido), Candeias (seria uma excelente aposta) e no futuro, Romário, Gonçalo Guedes (Benfica), Gelson (Sporting) para além de muitas outras que aparecerão porque extremos florescem que nem cogumelos em Portugal.
    Pontas de lança: O outro caso complicado. Postiga e Hugo Almeida não deveriam ser opções para uma Selecção do nosso nível, Nelson Oliveira tem potencial mas falta-lhe cabeça, Eder poderá resultar, Edinho é bom para equipas que lutam para não descer. No futuro o panorama mantém-se negro. André Silva e Gonçalo Paciência são dos poucos nomes com potencial.

    Ou seja a curto prazo, e a começar já pelo Mundial Bento deveria mudar parte do estilo sem trocar a dinâmica e apostar num duplo-pivot com William e Fernando, deixando Moutinho para missões mais criativas e dando liberdade aos laterais, principalmente Coentrão o que deixaria Ronaldo ainda mais disponível para ser um jogador móvel na frente.

    Tendo em conta esses principios e os jogadores que deverão estar presentes no Brasil, seria algo assim:

    Patrício;
    João Pereira, Pepe, Bruno Alves, Coentrão;
    William, Fernando
    Quaresma, Moutinho, Ronaldo
    Hugo Almeida

  • Mexicano
    Posted Março 11, 2014 at 12:37 pm

    Como já vi aqui, o Bleacher Report é dos piores sites (talvez mesmo o pior) de desporto. Muito especulativo e, acima de tudo, incompetente. Como seguidor dos desportos americanos, posso dizer que esse está cortado da lista para ver todos os dias.

  • Rúben Cardoso
    Posted Março 11, 2014 at 12:26 pm

    Realmente, quando nós não damos valor aos nossos, como é que os outros hão-de dar? A única posição na nossa selecção que carece de opções de forma gritante é na frente de ataque, porque no resto, não tendo opções de classe mundial, é certo, têm qualidade, e tenho uma confiança cega (that's right) de que Portugal vai fazer um grande Mundial.

  • Toque Magico
    Posted Março 11, 2014 at 12:22 pm

    Esses senhores americanos de futebol percebem pouco. Ou pelo menos, do futebol errado. Conseguiram pegar talvez no ponto mais forte de Portugal (tirando Cristiano Ronaldo) e dizem que é por ai poderão derrotar Portugal.

    Ora, Bruno Alves poderá já não ser o que era, mas juntamente com Pepe formam uma das melhores duplas do futebol mundial. São ambos muito fortes no jogo aéreo (e não é só a defender, até marcam bastantes golos para centrais, principalmente Bruno Alves) e jogam bem pelo chão e em antecipação. Mais, Pepe não é nenhum tosco com a bola nos pés e até consegue subir com a mesma no terreno de jogo, para além de ser muito inteligente, e de ter um bom posicionamento.. São jogadores que se conhecem à bastante tempo e que se complementam muito bem quando jogam pela selecção. Não sendo foras de série (Pepe poderia ter chegado a esse nível) são jogadores de muita qualidade.

    Quantos aos laterais, andam no mesmo nível de Bruno Alves (têm tido muitos problemas com lesões, não conseguiram subir para o patamar de Pepe), apesar de menos fortes a defender, são importantíssimos para o ataque de Portugal. João Pereira e Coentrão (curiosamente começaram como extremos) são dois jogadores que atacam muitíssimo bem e que fazem muitas assistências ou mesmo jogadas de grande perigo.

    No meio campo, tudo leva a querer que vamos "receber" dois reforços de peso: Fernando e William Carvalho, que trazem uma enorme capacidade de destruição de jogo adversário, algo que Veloso nunca foi muito forte.

    Se Paulo Bento souber colocar as peças no tabuleiro, não será certamente pela defesa que iremos para casa. O que me preocupa é mesmo o ataque! Fora Cristiano Ronaldo, todos os outros jogadores estão num nível muito abaixo, ou então são demasiado jovens. Nani completamente arrasado pelas lesões já não é o que era. Hélder Postiga e Hugo Almeida estão muito abaixo do que é preciso.. Elementos como Danny (Tem que jogar como joga no Zenit..), Tiago (At Madrid) ou mesmo Quaresma (Muito bem desde que chegou ao Porto) faziam muita falta a esta selecção..

  • Ravinas
    Posted Março 11, 2014 at 10:46 am

    Sinceramente, Bruno Alves e Pepe, deixam muito a desejar… mas também não vejo nada melhor até ao mundial. Espero que depois do mundial façam uma revolução e limpem praticamente todos os que lá estão… há muita qualidade nos sub-21, esses jogadores têm que começar a ganhar experiencia em jogos com outro nivel de dificuldade, ganhar outra estaleca… Neste momento só temos 2 jogadores com qualidade, CR e Moutinho, Fernando não conta porque ainda não foi chamado, e só acredito mesmo quando vir o nome dele na convocatoria, até lá é especulção.
    Mas sinceramente, estou com o pressentimento que este mundial vai ser igual ao de 2002… Nem do Grupo Passamos…
    Espero que me engane… mas se isso acontecer espero que o PB também não fique lá. O Fernando Santos vai ficar livre e é uma boa opção para a Seleção.

  • Ball8
    Posted Março 11, 2014 at 10:44 am

    Portugal tem garantidamente um dos melhores defesas centrais do mundo que é Pepe. Aliás, a seguir a Ronaldo é o melhor jogador da seleção. Bruno Alves é também ele muito bom. Não acho que seja por aí que estejamos mal.
    No meio campo precisávamos de um jogador mais criativo, mas a nossa maior lacuna é mesmo a de ponta de lança.

  • Anónimo
    Posted Março 11, 2014 at 10:15 am

    Mas o Fernando é muito superior aos outros dois (W. Carvalho e M. Veloso) porquê? Se o VM pretende afirmar que se destaca mais na componente defensiva do trinco, posso concordar, mas no lançamento da equipa para o ataque e na criatividade que no futebol de hoje os trincos (ou números 6 como quiserem) também têm que ter, onde está essa larga superioridade?

    Fernando Silva

  • Simoes
    Posted Março 11, 2014 at 10:11 am

    è so de referir que o bleacher report nao é um site com opinioes assim tao boas nos desportos americanos, e quando falam de futebol europeu normalmente so saiem baboseiras.

    nao sao de levar mt a serio

  • JTL
    Posted Março 11, 2014 at 10:08 am

    Postiga + j. pereira

  • Bruso
    Posted Março 11, 2014 at 10:04 am

    Ponto fraco da nossa seleção é mesmo o treinador. Um treinador que não tem qualquer coerência nas suas convocatórias e que não sabe rentabilizar os poucos recursos que temos. Nas grandes seleções também há erros nas convocatórias mas porque há muitos jogadores de qualidade.

    Quanto às individualidades concordo com o VM quando diz que a dupla de centrais não é o nosso ponto fraco. Aliás basta olhar para os numeros das ultimas competições e percebemos que o problema não é sofrermos muitos golos. Estes dois centrais para além de terem sido decisivos defensivamente no ultimo Euro e no ultimo Mundial também foram decisivos com os seus golos.

    Atualmente o nosso ponto fraco é mesmo o meio campo ofensivo e os laterais. Temos bons laterais mas têm jogado pouco nos clubes (principalmente o Coentrao) e numa prova tão intensa como o Mundial isto vai sentir-se, principalmente apartir dos Oitavos de Final. No meio campo ofensivo o problema é não termos mesmo ninguem com uma capacidade acima da média. Temos Rafa mas não acredito que tenha espaço num meio campo a 3, e ainda temos o Bruno Fernandes que nem para os sub-21 conta. Ambos são muito novos e mesmo que vão ao Mundial não serão titulares.

    • Bruso
      Posted Março 11, 2014 at 11:31 am

      Poucos recursos falo em poucas opções de top!! Em relação a seleções como Argentina (deixa Tevez, Enzo Perez de fora), Espanha (Torres, Soldado, Villa, Mata não têm presença garantida no Mundial), Brasil (Marquinhos, Maxwell, Rafael, Helton entre muitos outros não deverão ir ao Mundial).

    • João Dias
      Posted Março 11, 2014 at 10:44 am

      Poucos recursos?
      Nao concordo.
      Temos das melhores seleçoes do mundo.Nao e por acaso que estamos em 4° no Ranking…
      Creio que iremos longe no Mundial.

  • Cinzel
    Posted Março 11, 2014 at 9:55 am

    Na minha opinião, o ponto mais fraco é a lateral direita (João Pereira). Outra lacuna, que penso que pode ser mais ou menos atenuada jogando em 4-4-2, será um avançado, a jogar ao lado de Ronaldo.

    O destaque ao José Fonte é…mais do mesmo. Toda a gente com olhos na cara vê que ele merece, mas já se sabe que as convocatórias metem sempre muita coisa ao barulho, trabalho de bastidores, que claramente deixa o pessoal sem perceber as escolhas.

    Temos todas as condições para fazer um excelente Mundial.

  • Rúben Cardoso
    Posted Março 11, 2014 at 9:38 am

    Uma publicação que diz que o Brasil tem falta de criatividade não pode ser levada a sério.

    • João Lains
      Posted Março 11, 2014 at 3:58 pm

      O que tu fizeste foi colocar todo o artigo em causa. Concordo que muito do que foi dito possa ser considerado uma barbaridade, há mais umas quantas que não foram referidas mas só queria deixar a ressalva que este portal na internet é um dos mais abrangentes a nível de desporto e no caso específico do futebol internaciona e que vale a pena seguir bem de perto. Há uns quantos experts que enriquecem o blogue, nomeadamente um chinês e um alemão. Sugiro a todos logo a seguir ao Visão de Mercado, isto porque é um site do inglês.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 11, 2014 at 2:54 pm

      Eu apenas comentei o que foi aqui escrito, pelo VM. Não me dei ao trabalho porque ainda não tive tempo para tal, mas posso prever que se digam algumas barbaridades como essa.

      Já agora, concordas ou discordas de que o Brasil tem falta de criatividade (sendo que aqui pouco importa o que havia há 40 ou 50 anos)?

    • João Lains
      Posted Março 11, 2014 at 2:44 pm

      Deste-te sequer ao trabalho de ler os outros 30 slides que compõem este artigo?

  • Kg93
    Posted Março 11, 2014 at 9:26 am

    José Fonte não é convocado porque não tem o empresário certo (muito provavelmente)

  • Anónimo
    Posted Março 11, 2014 at 9:18 am

    José Fonte na selecção?

    Já o vi jogar várias vezes esta época pela TV e não vi nada de novo.

    José Fonte na selecção, é uma asneira igual à dos americanos que apostam na fragilidade dos centrais da selecção.

    O PB é acusado de ter os seus preferidos, mas há também quem o critique que os tenha.

    bastos

  • João Dias
    Posted Março 11, 2014 at 8:23 am

    Os americans nao sabem do que falam.
    Temos das melhores duplas de centrais do mundo e estamos muito bem servidos de trincos ( aposto numa dupla Fernando/ William Carvalho).
    A nossa unica lacuna e mesmo a questao dos PL. O Eder (o melhor avançado portugues) passou a epoca lesionado.Restam o Hugo Almeida e o Edinho.
    Creio que temos seleçao para ir longe.

  • Filipe Azevedo
    Posted Março 11, 2014 at 4:00 am

    A conclusão a que tenho chegado desde que vivo nos Estados Unidos é que 95% dos artigos e/ou comentários feitos sobre futebol neste pais são elaborados por pessoas com uma profunda ignorância do desporto rei. Por vezes dá a ideia que são redactores que foram obrigados pelo seu empregador a ler umas coisas sobre futebol para escrever um ou outro artigo, à falta de pessoal mais qualificado. Na época passada tive a infelicidade de ver um Porto-Benfica na ESPN e ia-me dando um chelique tal era a falta de conhecimento sobre qualquer uma das equipas. Quase que me deu vontade de perdoar os comentadores da TVI (quase…). A verdade cada vez mais jovens jogam futebol e dizem-se apaixonados, mas ainda lhes falta a mentalidade certa (quem em nós já nós vem nos genes). Ainda é tudo muito forçado…
    Sou da opinião que os EUA têm muito futuro no futebol mundial, mas ainda falta evoluir muito, a começar com um conhecimento mais profundo do jogo, mesmo da parte das pessoas que nele estão envolvidas.

    Quanto à selecção, com a afirmação de William Carvalho, considero que a nossa maior lacuna é mesmo a posição de avançado centro/ponta de lança. Na minha opinião estamos muitíssimo bem servidos na defesa, considerando até que estamos no Top5 de defesas mais competentes no mundial. Pepe e Bruno Alves oferecem muito músculo e entrega no centro (aliados a muita experiência o mais alto nível e elevadíssima cultura tática) enquanto que Coentrão e João Pereira são muito fortes ofensivamente, podendo-se revelar essenciais em contra-ataque (sendo também bastante competentes a nível defensivo).

    • Filipe Azevedo
      Posted Março 11, 2014 at 6:53 pm

      Obrigado Bruno "SID" Albuquerque. Concordo que se deve apostar no portugueses "de Portugal". Não sei como se colocaria Betinho à frente de Funes Mori, visto que estão em equipas diferentes (e Betinho também não tem tido grande aposta) mas talvez Ivan Cavaleiro à frente do referido Funes Mori (visto que também pode jogar como avançado como faz nos sub21 e fez na selecção contra os Camarões)

    • Filipe Azevedo
      Posted Março 11, 2014 at 5:28 pm

      João Lains, onde é que eu chamei alguém de burro? Se eu conheço alguma coisa sobre o campeonato Sul Coreano ou Australiano? Nada, absolutamente nada. Talvez seja por isso que não recebo dinheiro para escrever artigos sobre eles. Eu nem me referi especificamente a este artigo, mas sim à realidade do que é o conhecimento sobre futebol de grande parte dos Norte Americanos. E sobre isso acredito que sei bastante, visto que vivo cá há alguns anos.
      O que eu quis dizer é que o jornalismo Americano ainda tem muito que evoluir (aprender) sobre futebol. Não tenho nada contra o Bleacher Report, e até consulto os seus artigos com alguma regularidade (maioritariamente sobre outros desportos). Permite-me também acrescentar que se tem vindo a progredir relativamente à qualidade dos artigos sobre futebol, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Não é por acaso que vários canais (ESPN, FOX Sports, etc.) têm vindo a empregar comentadores britânicos…

    • Bruno "SID" Albuquerque
      Posted Março 11, 2014 at 4:25 pm

      Mais um grande comentário Pilhas. Em relação ao texto penso que todas as lacunas actuais da nossa seleçao podem, e devem, ser colmatadas no campeonato nacional. Visto que so assim a seleçao pode tornar-se numa montra do bom futebol praticado ca e "obrigar" as equipas a apostar em jovens do nosso pais (claramente por Betinhos a frente de Funes moris).

      SL

    • João Lains
      Posted Março 11, 2014 at 3:47 pm

      Também não concordo que o ponto fraco da nossa seleção seja o eixo da defesa, mas não coloco toda a integridade deste artigo do causa. Além disso, a opinião deles não é assim tão depreciativa até porque a única coisa que dizem é que a dupla Pepe e Bruno Alves parece forte no papel mas que o segundo já está numa fase descendente da carreira. Aliás até fico surpreendido pelo autor ser capaz de destacar a ausência do José Fonte da convocatória e o forcing final do William Carvalho para tirar o lugar ao Miguel Veloso em onze. Não percebo sinceramente como é que este ponto de vista possa estar tão desfasado da realidade.

      Também concordo que não devemos tocar em assuntos que não dominamos mas aquilo que nos dá podes de opinião é julgar precisamente que sabemos sem fazer ideia se estamos a dizer um disparate. Também muita gente defende a chamada do José Fonte mas tenho sérias dúvidas que alguém tenha uma opinião suficiente sólida sobre ele (talvez o João Pedro Cordeiro que conhece as entranhas de todo o futebol inglês).

    • Kaz Patafta
      Posted Março 11, 2014 at 3:17 pm

      João Lains eu não sei rigorosamente nada sobre os campeonatos sul coreano e australiano. Por isso mesmo, simplesmente não opino sobre esses mesmos assuntos. Se se quer dar uma opinião sobre um determinado tema, seja futebol política ou berlinde, tem de se saber sobre o que se fala. Acha mesmo que com um lote de avançados como o nosso ou com a falta de criativos que temos em idade sénior o nosso maior problema é o Pepe que é titular no Real Madrid e o Bruno Alves que tem feito sempre bons jogos na seleção??

    • João Lains
      Posted Março 11, 2014 at 2:43 pm

      Excelente oportunidade para eu vos perguntar: que sabem vocês do campeonato australiano ou do sul coreano? Eu sei, várias coisas aliás, mas não julgo aqueles que desconhecem estas realidades. Aqui passa se o mesmo, lá por os americanos (nem me dei ao trabalho de procurar a nacionalidade do autor deste artigo, que por acaso já tinha lido há alguns dias atrás) não conhecerem bem os pontos fracos da nossa seleção não faz deles mais burros até porque convém referir que este slide está integrado num grupo de 32, onde são identificadas as fragilidades de TODAS as seleções que estarão presentes no campeonato do mundo.

    • Kaz Patafta
      Posted Março 11, 2014 at 11:55 am

      So para veres o conhecimento deles, uma vez vi um jogo da Liga Europa na ESPN do Benfica e eles a dizerem algo do género: "O Benfica não dá importância nenhuma a esta competição, só assim se explica a ausência do titular A. Almeida para jogar este Maxi Pereira" ou outra "Não se percebe como o suplente Lima é titular num jogo destes"

  • Kacal l
    Posted Março 11, 2014 at 3:42 am

    A dupla de centrais Pepe/Bruno Alves tem muita qualidade e experiência, não é o nosso ponto fraco, disso tenho poucas duvidas, mas a verdade é que na fase de qualificação tiveram alguns jogos menos conseguidos e pode ser essa a razão para dizerem isso, apesar de que nos jogos a contar, quer no Euro 2012, quer no Play-off para o Mundial 2014, eles exibiram-se a um excelente nível e fizeram boas exibições, portanto não me parece que seja por aí o problema.
    O Pepe é outra vez titular indiscutível no Real Madrid e está em grande forma, assim como o Bruno Alves que está bem e é titular no Fenerbahçe, portanto não é o centro da defesa que me preocupa, mas é verdade que é ridículo o PB não convocar o José Fonte, até este site extremamente conhecido "Bleacher Report" notou essa ausência, menos o nosso Seleccionador, ele desabafou e bem, eu estou do seu lado e dos jogos que tenho visto do Southampton, subscrevo as palavras ditas por ele, merece sem duvida nenhuma.
    Concordo com o VM, temos o melhor jogador do Mundo, mas os nossos pontos fracos são claramente a falta de um médio de classe mundial e a falta de um PL com qualidade acima da média, mas se o Fernando for convocado e for titular, com o bom rendimento do Hugo Almeida e quem sabe um regresso do Éder a tempo do Mundial, essas lacunas podem ser "disfarçadas", ainda para mais com o Moutinho e a possível chamada do Rafa, ficamos bem servidos.

    PS: porquinhodaindia, diz lá agora que o José Fonte é semelhante ao Carriço e diz lá se tens visto os mesmos jogos do Southampton que eu, muitos outros users deste site e que até este site conhecido, gostava de saber.

    Do Brasil e Argentina, acrescento que o Rojo, apesar de ser um bom jogador, é sem duvida o elo mais fraco do 11 da Selecção Argentina e que acho que falta criatividade á Selecção Brasileira, com jogadores como Neymar, Oscar, Coutinho e o próprio Willian, acho que têm criatividade, talvez não tanta como há alguns anos, mas continuam a tê-la.

  • onifuresprit
    Posted Março 11, 2014 at 2:22 am

    A minha convocatória se o Mundial fosse já "manhã":
    GK: Patrício, Beto, Eduardo
    RB: João Pereira, Cedric
    CB: Pepe, José Fonte
    CB: Bruno Alves, Luís Neto
    LB. Coentrão+Veloso
    DM: William Carvalho; Veloso
    CM:Moutinho, Adrien, Meireles
    W:Ronaldo, Nani, Quaresma, Varela, Danny
    FWD: Postiga, Edinho(Pela Forma), Hugo Almeida

    Que acham?

  • Zé Couves
    Posted Março 11, 2014 at 1:45 am

    Temos talento, falta quem o saiba aproveitar. A nossa principal lacuna é termos um treinador que não evoluiu nada desde 2005.

    Os meus convocados para o mundial, a esta distância, seriam:

    Patrício, Beto, José Sá (tem talento e ir ao Mundial ia obrigar o respectivo clube a apostar nele);

    João Pereira, Cedric
    Pepe, Bruno Alves, Ilori e José Fonte
    Coentrão, Antunes

    William, Custódio
    Moutinho, Adrien, Manuel Fernandes/Amorim (preferência pelo primeiro)
    André Martins, Rafa

    Ronaldo, Danny
    Nani, Quaresma,
    Postiga, Éder/Nélson Oliveira (preferência pelo primeiro, mas como não sei como está fisicamente…)

    Para mim, estes são os melhores. Melhor, para mim, significa saber mais do jogo e corresponder ao que o modelo pede. Não quero saber dos nomes para nada. Quero é uma selecção que jogue futebol, não que seja um bando de 10 mecos a ter fé no Ronaldo.

    • Poeta da 1ª Liga
      Posted Março 11, 2014 at 11:12 pm

      Zé Couves:

      O José Sá para mostrar que merece jogar na Seleção "A" tem que primeiro mostrar que merece jogar na equipa principal do Marítimo, uma casa começa a construir-se por baixo e não pelo telhado…..que coisa mais absurda essa de dizer que ele ao jogar na seleção obrigaria o seu clube a apostar nele…primeiro ele tem é que mostrar que merece ser o titular do Marítimo.

    • Zé Couves
      Posted Março 11, 2014 at 7:21 pm

      Caro Couves do Zé

      José Sá, como já disse em cima, seria chamado, se eu mandasse alguma coisa, pelo que mostrou no Mundial de sub-20 e pelo facto de ser convocado para o Mundial lhe dar um estatuto (que não é o que devia importar, mas que, e até pelo que leio nas respostas ao meu comentário, é aquilo que, dominantemente, mais importa) no próprio clube que levasse a uma maior utilização, tendo em vista o crescimento de um jogador que pode se uma opção muito válida no futuro. Tendo em conta que é jovem, talentoso, e ocuparia uma posição completamente irrelevante, não vejo o porque não. Ah e o Anthony Lopes? Não sei, não conheço, não avalio.

      O Aladje, além das dúvidas que se levantaram em relação à sua idade, é, também ele, um toco com olhos, com o potencial dum poste da luz. Como se isso não bastasse, ocuparia uma vaga que poderia ser importante na competição (2ª opção para PL). Por isso, em vez dum toco com olhos (Hugo Almeida), preferia um jogador de futebol (Éder). Desculpem lá, são manias!

    • Couves do Zé
      Posted Março 11, 2014 at 6:23 pm

      Pelo seu primeiro parágrafo, entendo que acompanhou com muita atenção a carreira de José Fonte.
      E se quer José Sá, ou é pelo Mundial de sub-20 ou porque vê o Marítimo B…e se for pelo mundial sub-20, convoquemos então o Aladje em vez do Hugo Almeida que é um toco com olhos

    • Zé Couves
      Posted Março 11, 2014 at 5:59 pm

      Anthuane e Kacal I

      Se eu não vi o Anthony Lopes como posso saber o quanto ele joga? O estatuto, o nome, POR SI SÓ, garante alguma coisa? Eu entendo que não. Não é que o Anthony Lopes, ou o Bruno Fernandes, sejam piores que os nomes que indiquei. Até podem ser superiores ao Patrício ou ao Moutinho! Só que se eu não os vi, como posso ter opinião formada? Ridículo é defender a sua inclusão com base em resumos de 3 min de semana a semana ou em vídeos de lances isolados. Acho eu…

      Ilori é superior a Rolando e Ricardo Costa (e Neto) todos os dias da semana. Faço aqui uma ressalva: falo do que vi enquanto Ilori jogou no Sporting e em comparação com os demais nas constantes presenças da selecção. Vamos mesmo comparar Ilori com Rolando e R. Costa em termos de posicionamento? Técnica? Velocidade? Antecipação? A sério?

      O que o Meireles tem feito que justifique o estatuto que tem? O que acrescenta em termos de jogo? Correr muito não é correr bem! Acho que não tem estado horroroso, é um médio competente, mas não tem mostrado nada de especial. Adrien tem mostrado bem mais todas as semanas, Ruben Amorim tem-me surpreendido quando é chamado, e Manuel Fernandes é tecnicamente bom demais para estar de fora.

      Quanto ao André Martins já disse o que tinha a dizer, está a ser queimado por jogar junto do ponta de lança. Naquilo que deve ser um médio criativo não temos melhor (ressalvando o eventual craque que seja o Bruno Fernandes). Aliás, o ano passado o Sporting começou a sua "recuperação" com a aposta no AM a titular enquanto médio criativo, associada, claro está, com a melhoria nos processos colectivos conseguida por Jesualdo. E mesmo este ano, e com a condicionante de jogar numa posição que não é a dele, é curioso verificar que é quando não está que o Sporting joga pior. Mas enfim, não é alto, não é forte, não é idiota, não remata de longe só porque sim, não anda em correrias desenfreadas, não faz fintas mirabolantes e altamente inconsequentes, é fraco. Enfim.

      Hugo Almeida é o melhor exemplo do que acabo de escrever. É alto, é forte, é idiota, remata só porque sim, corre para todo o lado à toa, é inconsequente em tudo o que não seja finalizar, mas é bom. Pronto, ok, é a vossa opinião. Eu fico com a minha.

    • Kacal l
      Posted Março 11, 2014 at 3:52 pm

      Zé Couves,

      Peço desculpa, mas vocês é mesmo um Zé das Couves, essas suas argumentações são ridículas, começa logo por dizer que não faz sentido levar um GR mais velho para 3ª opção, o Anthony Lopes é titular no Lyon e é jovem, depois tudo o resto é demais.

    • Anthuane
      Posted Março 11, 2014 at 2:46 pm

      OK…não viu Anthony Lopes, não viu Bruno Fernandes, o Ilori é superior ao Rolando e ao Ricardo Costa, o Raul Meireles é banal na selecção, André Martins médio centro criativo, Hugo Almeida marcar golos na liga turca não interessa porque há-de ser sempre tosco e Nélson Oliveira merecia ser convocado…e no final ainda diz que não olha a nomes!!! Com estes conhecimentos todos, penso que não valia a pena ter feito uma selecção (aliás, começa com um jogador da equipa B do Marítimo desprezando um titular do Lyon, e com a desculpa da idade sendo que um tem mais 2 anos que o outro, a não ser que daqui a 2 anos o outro chegue titular do Marítimo e aí já lhe dou razão)

    • Zé Couves
      Posted Março 11, 2014 at 1:26 pm

      Rayman

      – Raul Meireles corre muito e tal, mas, neste momento, e julgando pelo que apresenta na selecção (que é quando o vejo jogar), é banalíssimo;
      – Não vejo necessidade de perder qualidade nas laterais e levar um polivalente inferior, todas as posições tem 2 alternativas de qualidade;
      – Para André Martins, ver comentário feito supra;
      – Concordo que Rafa pode estar verde ainda, mas um bom seleccionador levá-lo-ia nem que fosse para habituá-lo a graus de exigência superiores, que é a melhor maneira de evoluir;
      – Nelson Oliveira é o avançado com mais potencial em idade sénior, esperemos, para o nosso bem, que apanhe um treinador que aposte nele e que lhe ensine coisas sobre futebol;
      – Fernando, Ilori, Neto, etc, ver comentários supra;
      – Sei que Bruno Fernandes tem sido falado lá fora, mas nunca o vi jogar, único motivo porque não ponderei sequer metê-lo na minha hipotética convocatória. Como disse no primeiro comentário, não quero saber de nomes para nada, quero é jogadores de futebol.

    • Zé Couves
      Posted Março 11, 2014 at 1:20 pm

      Kacal I

      – A posição de 3º guarda redes é uma absoluta inutilidade, pelo que acho preferível levar alguém com potencial e que pode ser opção no futuro do que só mais um porque sim. Eduardo é banalíssimo, Ricardo é de fogachos, Anthony não sei porque nunca o vi jogar. O Sá fez um óptimo mundial de sub-20 e devia ter continuidade, numa perspectiva de se tornar numa opção interessante para a selecção. Convocá-lo era dar-lhe estatuto e "obrigar" o clube (Marítimo) a apostar nele. Mas como disse, o 3º guarda redes é irrelevante, eu ou tu podíamos ir como 3º GR e não seria por nós que as coisas correriam melhor/pior.

      – Ilori é melhor que Neto, Rolando ou Ricardo Costa. Não é consagrado, mas em termos de futebol (tecnica, fisica e tacticamente) é melhor que qualquer um dos 3.

      – Custódio não tem rendido porque o Prof Jesualdo apostou em Mauro e Luis Carlos (dois "trolhas") para o meio campo do Braga. Fernando (ainda) não é português e Veloso é muito pouco agressivo na recuperação.

      – Manuel Fernandes é dos melhores médios portugueses, como tal estaria na minha lista, eu abstrai-me de quezilias Paulobentianas na elaboração da minha convocatória. O mesmo vale para Danny

      – André Martins tem sofrido do problema de jogar numa posição para a qual não tem perfil, que é a de 2º avançado. Martins é um médio centro criativo. É aí que ele rende. Dizer que tem rendido pouco é justo, dizer que não tem lugar na selecção é absurdo. Com as devidas distâncias, é a mesma coisa que dizer que Aimar, com Quique, não tinha lugar porque rendia pouco (exactamente por jogar em dupla com o Suazo).

      – Hugo Almeida é um toco com olhos, até podia ter 1000 golos na liga turca.

    • rayman
      Posted Março 11, 2014 at 10:00 am

      Algumas notas, embora seja a tua opinião, e eu respeito:
      – Dura só 60mins, mas não tens médio em Portugal como Raul Meireles;
      – Levar Cédric e Antunes tendo Sílvio, abria uma vaga para outro jogador
      – André Martins não é jogador de selecção neste momento
      – Rafa a 10 perde o que tem mostrado na esquerda
      – Quem é Nelson Oliveira?
      – Concordo com Custódio, concordo com William, mas para um mundial falta mais alguma coisa (Fernando, ou no caso de uma adaptação OCASIONAL colocar Pepe, mas aí já teríamos que ter não Ilori, mas Neto, Rolando ou Ricardo Costa, independentemente de estar José Fonte)
      – Com a quantidade de jovens que colocaste, não se pode ignorar Bruno Fernandes

    • Kacal l
      Posted Março 11, 2014 at 3:54 am

      Zé Couves,

      – O José Sá joga na equipa B do Marítimo e é muito jovem (onde ficam Eduardo e o Ricardo da Académica ou o próprio Anthony Lopes, titular no Lyon???);
      – O Ilori só agora é que tem jogado mais no Granada, mas há melhores opções (Rolando, Neto e Ricardo Costa, até o próprio Paulo Oliveira);
      – O Custódio não tem tido o rendimento que teve nos últimos anos, nem perto, onde ficam o Veloso e o Fernando???
      – O Manuel Fernandes não será chamado (enquanto o PB for Seleccionador) e o André Martins tem sido um dos piores (para mim o pior) elemento do 11 do Sporting esta época;
      O Danny está fora das contas (PB não o deve convocar);
      O PL que está em melhor forma (teve uma lesão, mas nada de grave), com melhor rendimento e com melhor registo de golos (para além do Orlando Sá), fica de fora??? (refiro-me a Hugo Almeida)

      Há algumas coisas que não concordo nessa tua convocatória, acrescento que o Tiago (Atlético de Madrid) é que fazia um jeitaço á Selecção, seria excelente se ele reconsiderasse e regressasse, mas não me acredito, é pena.

  • Fernando Pimentel
    Posted Março 11, 2014 at 12:58 am

    O Bleacher Report ás vezes engana-se redondamente. É o tipo de site que pensa que o Brasileirão é uma liga top 3 e ainda há pouco tempo vi num ranking feito por eles que classificavam a Coreia do Sul acima de Portugal no top favoritos a vencer o mundial. Devem pensar que um Fenerbahce teria dificuldades numa MLS por exemplo.

    • João Lains
      Posted Março 11, 2014 at 2:36 pm

      O Bleacher Report é um dos melhores espaços desportivos que conheço e apresenta sempre conteúdos interessantes, pertinentes e de forma muito cativante. Está no topo dos meus favoritos logo atrás da visão de mercado.

  • Joel
    Posted Março 11, 2014 at 12:55 am

    Pois, o Soccer nao é o ponto forte dos americanos.. Concordo com a noticia na parte dos centrais, nao concordo quando falam do meio campo. Moutinho é um médio de nivel mundial, embora esteja abaixo do esperado este ano, não há a minima dúvida que é um dos melhors médios do mundo na sua posição. Fernando, W. Carvalho e M. Veloso são soluçoes muito válidas, principalmente as 2 primeiros, estando neste momento esses 2 jogadores no top10 mundial nessa posição.
    Meireles cumpre sempre e é um jogador muito bom. Depois temos o Adrien que é um jogador muito interessante. Falo destes porque em principio só serão convocados 6 jogadores. Falta sim 1 médio criativo, por embirração de não por o Danny na sua posição, mas apelidar o nosso meio campo de ponto fraco parece-me muito exagerado.

    A nivel de centrais tambem estamos excelentes. Pepe, B. Alves, Neto, R. Costa, Rolando, Fonte, etc.

    Para mim o verdadeiro calcanhar de aquiles da seleção é o ponta de lança. Postiga tem estado muito bem, mas parece que vai falhar o mundial, H. Almeida joga muito bem nos clubes, mas pessimamente na seleçao e Eder, que na minha opiniao tem potencial para ser um ponta de lança TOP, está lesionado há quase 2 anos ou coisa parecida.

    Continuo a dizer, esta seleção portuguesa tem muitas opções e muita qualidade, tem um ataque fortissimo com Quaresma, Ronaldo, Nani, Danny, etc. e com os jogadores quase todos no auge de maturação futebolistica, de modo que acho que temos uma seleção quase do mesmo nivel do euro 2004 .

    Tudo muito bonito, mas futebol ve-se no campo, claro.

  • Poeta da 1ª Liga
    Posted Março 11, 2014 at 12:43 am

    José Fonte acabou de ditar a sua sentença…se o teimoso Paulo Bento não contava com ele, depois de ficar a saber destas declarações mais teimoso será e não o convocará.

  • slb1994
    Posted Março 11, 2014 at 12:25 am

    Falta de conhecimento do Bleacher Report…

    A nossa defesa é uma das principais armas para atacar o Mundial 2014 (talvez a melhor, logo a seguir de Cristiano Ronaldo). Temos uma dupla de centrais de qualidade (experiente, eximia no jogo aéreo, forte na antecipação e a nível tático) e laterais que, apesar de não estarem a brilhar pelos respetivos clubes, têm-se exibido em bom plano na seleção nacional (nomeadamente a nível ofensivo, onde tem somado assistências).

    No meio campo, a questão principal passa pela escolha do número #6, com três candidatos ao posto: Fernando, William Carvalho e Miguel Veloso (três jogadores distintos na forma de atuar). Meireles e Moutinho devem ocupar as restantes posições, sendo certo que falta um elemento criativo (talvez Rafa, Bruno Fernandes ou Bernardo no futuro possam colmatar esta lacuna).

    No ataque contamos com um dos dois melhores jogadores do Mundo, mas somos das nações participantes com piores pontas-de-lança (é preocupante a inexistência/raridade de soluções de qualidade).

  • porquinhodaindia
    Posted Março 11, 2014 at 12:18 am

    Fosse a nossa dupla de centrais medíocre e jamais estaríamos no Mundial ou teríamos atingido a meai-final do Euro 12'.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 11, 2014 at 1:45 pm

      Nos jogos do Euro? Só me lembro de uma exibição pouco conseguida, com a Alemanha. De resto, jogámos bem contra a Dinamarca (embora tendo sofrido dois golos), com a Holanda, com a Rep. Checa e com a Espanha fizemos um bom jogo.

    • Silva
      Posted Março 11, 2014 at 1:27 am

      Sim, porque até jogamos muito bem, tanto no apuramento como nos jogos do Euro.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Março 11, 2014 at 12:08 am

    como tenho vindo aqui a repetir varias vezes, discordo do vm neste assunto, e apesar de nao ser a nossa maior lacuna, aqui ja concordo com o vm, um medio top, e um avançado que mesmo nao sendo top, cumpra, e uma lacuna.
    nao gosto de bruno alves. nao e nada de especial como jogador. tem um bom fisico, tem um otimo jogo de cabeça, mas depois fica-se por ai. e um sarrafeiro. talvez se safe quando intimida os adversarios, e, supostamente, aquela dupla deveria intimidar qualquer um.
    se a defesa ja treme contra equipas pequenas, entao como sera com as grandes? eu sei que foi amigavel, mas o jogo com o brasil ainda me esta na memoria, onde o bruno alves enterrou a equipa toda com constantes falhas. ele, a marcar um avançado mais possante, ate se poderia destacar devido a sua estatura e fisico, mas com um avançado mais movel, ou uma seleçao onde os jogadores possam andar a rodar, esta muito longe de ser o central ideal para a dupla com pepe.

    quanto ao reconhecimento de jose fonte, so PB e que nao ve. nem que fosse so para premiar o jogador, em vez de virarmo-nos para alguns centrais que nao tem nivel sequer para os sub-19.

    ainda acho que o PB deveria convencer o tiago a voltar a seleçao. experiente e com qualidade. a equipa precisa destes jogadores.

    • Fábio Teixeira
      Posted Março 11, 2014 at 6:16 pm

      Sabes quantos amarelos tem o Bruno Alves em 70 jogos na Seleção? 3…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Março 11, 2014 at 2:49 pm

      joel, antes de mais, onde e que eu disse que era por serem velhos? se fosse por isso, nao pedia o fonte que tambem nao e propriamente novo. por amor de deus, sou do benfica, e na minha equipa o capitao tambem nao e novo. nao falei da idade. a referencia aos sub-19 foi em qualidade, nao idade. nomeadamente o sereno, etc,etc.

      e verdade chegamos as meias do euro. agora vamos analisar a prova, mas so os maus jogos, defensivamente falando, do bruno alves e da seleçao.
      fase de qualificaçao.

      4-4 com o chipre. defesa- miguel / bruno alves / ricardo carvalho / coentrao. faltava o pepe, mas neste momento o ricardo era titular no real, logo nao e por ai.
      1-0a favor da noruega. defesa- silvio / bruno alves/ ricardo carvalho
      5-3 vitoria de portugal frente a islandia. defesa- joao pereira, bruno alves, rolando, eliseu
      2-1 para a dinamarca. joao pereira / bruno alves / rolando / eliseu

      curiosamente, nos 2 unicos jogos onde jogou a dupla ricardo e pepe, portugal ganhou.

      playoff (sim, fomos a playoff, a prova, mais uma vez digo, nao foi assim tao boa)
      6-2 vitoria frente a bosnia- joao pereira/ bruno alves / pepe / coentrao

      fase de grupos, daqui para a frente vou por todos os resultados, para analisar a prova portuguesa, e desmentir a opiniao de ate ter sido boa.

      1-0 alemanha. joao P/BAlves/pepe/ coentrao
      3-2 vitoria frente a dinamarca. JP/ BA/pepe/ coentrao
      2-1 holanda- a mesma defesa de toda a fase de grupos.

      sobre a fase de grupos, perdemos contra uma boa equipa, clara favorita. vimo-nos a rasa para bater a modesta dinamarca ( o golo da vitoria foi aos 87 min).
      contra a holanda, era uma holanda fraquissima que perdeu todos os jogos.

      resto da prova foi efectuado com a mesma defesa.
      1-0 vitoria frente a rep. checa.
      0-0 com a espanha. derrota em penaltis.

      ou seja, portugal cumpriu. fez o que era obrigatorio. alias, nem devia ter ido a playoff. portugal jogou com 2 equipas dificeis. espanha e alemanha. de resto tinhamos obrigaçao de bater qualquer um, o que fizemos. nao foi uma boa prova pois, a partir da fase de grupos, nao ganhamos nenhum jogo por uma boa margem, alias, nem por 2 golos

    • Joel
      Posted Março 11, 2014 at 12:58 am

      A defesa que está a falar é a que chegou ás meias do euro 2012 certo? Que perdeu com Espanha nos penaltis?? Patricia, J. Pereira, Coentrao, Pepe e B. Alves, certo ?? Deve ter sido só contra equipas pequenas… Já agora, dizer que agora estão velhos tambem nao pega, porque nenhum deles é considerado velho para a posição que ocupa.

    • slb1994
      Posted Março 11, 2014 at 12:32 am

      Tiago seria sem duvida uma mais valia na selecção, mas não me acredito que volte.

  • Francisco
    Posted Março 11, 2014 at 12:08 am

    Penso que a principal lacuna da nossa selecção é claramente a posição de ponta de lança. Continuamos sem opções realmente "válidas". O titular do seleccionador estará, provavelmente, de fora por isso fica a dúvida de quem será o ponta de lança da selecção no mundial. Hugo Almeida é sempre um nome a ter em conta pelo que vai fazendo nos clubes por onde passa mas na selecção é sempre muito inconstante e nunca demonstrou ser o jogador adequado para o esquema da equipa. Éder continua lesionado, Nélson Oliveira passou por um bom momento mas o seu desempenho tem vindo a cair e Edinho parece-me uma opção de último recurso.

  • Tiago Alves
    Posted Março 11, 2014 at 12:07 am

    Patricio
    J.Pereira, Pepe, Bruno Alves, Coentrão;
    MDF:Fernando;
    MC:W.Carvalho, Moutinho;
    EXT:Ronaldo, Nani/Quaresma/Rafa/Varela/Danny(aqui o que tiver em melhor condições na altura)
    PL: Postiga/H.Almeida/Éder(idem)

    Com este meio campo..venha a Alemanha.

    • Joel
      Posted Março 11, 2014 at 1:02 am

      Gostava de ver um ataque de Portugal com Nani, Ronaldo, Danny e Quaresma. Algo impossivel, mas que seria interessante ter sido testado em amigaveis. Sei que é um desperdicio o Ronaldo ir para PL, mas com tanta magia atrás dele, decerteza que ele próprio continuaria a ser magico :D. Mais tarde ou mais cedo vai cair para a posição de PL, e durante uns anos vai resolver o problema de Portugal nessa posição.

  • Anónimo
    Posted Março 11, 2014 at 12:00 am

    Quer me parecer que eles estão bastante enganados, quanto muito teremos as fragilidades que foram referidas, um médio de classe mundial, e um avançado que cumpra pelo menos, questão que com alguma inspiração dos extremos (quero acreditar que Quaresma vai ser chamado, acrescenta uma impressibilidade enorme, e com a defesa toda a preocupar se com Cr7, pode haver mais espaço para ele) pode ser atenuada. Agora na defesa não me parece, dupla de centrais que se conhecem muito bem, são seguros, e em boa forma. Já para não falar que para medio defensivo quer Fernando( a meu ver o melhor para já) quer o Wiliam dão uma grande consistência defensiva, com Moutinho a 100% só falta um medio que o acompanhe com classe.
    Tiago Mendes

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 10, 2014 at 11:57 pm

    Também não concordo.
    Falta-nos uma referência no centro do ataque e um médio criativo (temos médio muito iguais… apenas Rafa poderia contrariar isto actualmente, em termos de futuro já temos Bernardo Silva e Bruno Fernandes), mas temos uma dupla de centrais fortíssima no jogo aéreo, com bom entendimento e com bom posicionamento, portanto esta análise não faz grande sentido.

    Também destacar a análise ao Brasil… falta de criatividade? Óscar, Willian, Neymar, Hulk.. é preciso continuar mesmo?

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 11, 2014 at 1:41 pm

      Quem dera à nossa selecção ter a criatividade do Brasil, assim como muitas outras selecções do mundial. A própria Alemanha, não sei se tem jogadores tão desiquilibradores como o Brasil.

      O Hulk pode não ser de grandes fintas, mas sabe resolver um jogo e desiquilibrar um jogo, isso para mim acaba por ser criatividade.

    • Kacal l
      Posted Março 11, 2014 at 3:47 am

      LuisRafaelSCP,

      O Hulk não é um jogador com muita criatividade, é dotado fisicamente (velocidade, "explosão", força, etc), tem grande capacidade de drible e no 1×1 e tem um remate poderoso e bem colocado, faz golos, mas não tem aquela criatividade a que eu penso que eles se querem referir, mas acrescento o nome de Coutinho em vez do Hulk e concordo com os outros nomes que disseste, podem não ter a mesma criatividade que tinha há anos, mas continua a tê-lá.

    • Kafka
      Posted Março 11, 2014 at 12:52 am

      Se o termo de comparação relativamente ao Brasil, for o Brasil que encantou durante décadas e décadas, este Brasil tem sim um grande deficit de criatividade..

Deixa um comentário