Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Paulo Henrique na mira do Sporting; Avançado tem sido pouco utilizado no Trabzonspor e pode chegar a Alvalade por empréstimo

Paulo Henrique, avançado de 23 anos e 1m85 do Trabzonspor, pode chegar a Alvalade por empréstimo até ao fim da temporada (com opção de compra). O brasileiro, que tem sido pouco utilizado na Turquia, é um dos alvos do Sporting para reforçar o ataque neste mercado de inverno. VM – Apesar de um arranque auspicioso (no principio da temporada passada foi um dos principais destaques do Trabzonspor na eliminatória da Liga dos Campeões frente ao Benfica, onde marcou um golo e demonstrou ser um elemento com algum potencial) e da sua época super-produtiva na Bélgica (foi um dos melhores marcadores da Liga), a verdade é que no último ano e meio jogou pouco na Turquia (apenas o 17º elemento mais utilizado no conjunto turco) e marcou ainda menos (4 golos na soma das duas épocas). Um currículo que claramente abona pouco a seu favor. No entanto, isso não impede que se destaque em Alvalade. A verdade é que o brasileiro apresenta o perfil desejado: o negócio insere-se na actual política dos leões (diminuição de risco/baixo custo, como aconteceu com Joãozinho), e tem características completamente diferentes das de Wolfswinkel, aliás, podia ser um excelente complemento caso o “Sniper” continue no Sporting. Paulo Henrique ao contrário do holandês destaca-se essencialmente pela disponibilidade física que empresta ao jogo (é mais potente/forte nos duelos individuais) e progressão com bola (tenta desequilibrar mais com “arrancadas” pela zona central), um perfil (potência/estilo de jogo) que por norma encaixa bem no futebol português. Sendo certo que os leões não costumam ser felizes com as apostas ofensivas no período de transferências de Janeiro (Ribas foi o último exemplo), considerando as enormes limitações financeiras do clube leonino e as alternativas no mercado, esta opção até pode resultar numa surpresa positiva. Boa escolha? Ou havia melhores soluções que o brasileiro que na época passada esteve tapado por Burak Yilmaz (que marcou 34 golos na liga) e esta temporada tem dividido os minutos no ataque com Halil Altintop (não confundir com o irmão Hamit), Marc Janko e Róbert Vittek?

40 Comentários

  • dgenio
    Posted Janeiro 30, 2013 at 10:55 am

    Sem duvida uma boa opcção. Pode não vingar, pode ser um total falhanço, mas tendo em conta que é um emprestimo o risco é muito baixo.
    O Sporting precisava sem duvida de outra PL no plantel principal com capacidade (Betinho ainda não tem calejo de 1ª Liga, para a ano devia ser emprestado a um clube que lute pela Europa), ainda no ultimo jogo Jesualdo no banco tinha apenas como soluçoes ofensiva Jeffren e Viola…
    Alem disso parece-me que tem caracteristicas que podem ser muito uteis, por ser diferente de Wolfs e porque é o tipo de jogador que custo-ma ser muito util na Liga Portuguesa.

  • Rui Amaral
    Posted Janeiro 30, 2013 at 12:12 am

    a vir bom reforço pois difere do que temos actualmente!

    ps: "Sniper" Wolsfwinkel faz 25 golos na epoca de estreia! ja leva 12 golos nesta que é uma das piores epocas da história do Sporting!

    mas o mais incrivel é que ele marca golos com 2 a 3 opurtunidades por jogos…. ele com um fluxo ofensivo de jogo como o do porto ou do benfica arrsico-me a dizer que seria o melhor marcador da liga facil! e daria um salto para outro clube de top mundial!

  • Rui Amaral
    Posted Janeiro 30, 2013 at 12:12 am

    a vir bom reforço pois difere do que temos actualmente!

    ps: "Sniper" Wolsfwinkel faz 25 golos na epoca de estreia! ja leva 12 golos nesta que é uma das piores epocas da história do Sporting!

    mas o mais incrivel é que ele marca golos com 2 a 3 opurtunidades por jogos…. ele com um fluxo ofensivo de jogo como o do porto ou do benfica arrsico-me a dizer que seria o melhor marcador da liga facil! e daria um salto para outro clube de top mundial!

  • Rodrigo
    Posted Janeiro 29, 2013 at 9:26 pm

    O Insua tambem jogava pouco na Turquia e depois chegou e afirmou-se em Alvalade, o que me faz crer que o facto de ter jogado pouco nos ultimos tempos no seu clube nao deve ser motivo para nao haver contrataçao.

    Lembro-me deste Paulo Henrique na eliminatoria da Champions contra o Benfica e gostei dele na altura. E forte e potente como diz o VM, tem velocidade e progressao com bola e podera ser um bom complemento ou alternativa ao Wolfswinkel, ja que a apresenta caracteristicas bem diferentes do "IceMan". Alem disso, tem apenas 23 anos e a possibilidade de crescer ainda e grande.

    Por ultimo, parece-me que seria uma contrataçao acessivel e que se insere na politica de contençao do Sporting, devendo ser contratado independentemente da saida do Wolfswinkel, embora apenas se a clausula de compra for acessivel (2-3M). Caso contrario, acho preferivel apostar-se no Ghilas.

  • gps
    Posted Janeiro 29, 2013 at 7:15 pm

    O SCP tem que apostar em jogadores com experiência no futebol português

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 29, 2013 at 5:40 pm

    Parece-me que tem as características necessárias, mais forte, mais técnico e com mais presença na área… penso que tudo depende do valor da opção de compra, se for acessível é sem dúvida uma boa opção (a seguir ao Ghilas, a melhor que foi apresentada nos ultimos dias) e que pode dar certo.

  • ACT7
    Posted Janeiro 29, 2013 at 4:46 pm

    Sou da opinião que o Sporting precisa de um avançado pois o que tem não chega, deveriam apostar agora pois sempre se adaptava ao futebol português no resto da época para que para o ano conseguissem uma equipa mais completa e com várias soluções. Ghilas por mim seria o escolhido, talvez o Moreirense só o queira soltar no final da época. Caso fossem buscar um estrangeiro seria mais adequado agora para uma melhor adaptação como referi.

  • Jaquim Duarte (Djukic)
    Posted Janeiro 29, 2013 at 4:38 pm

    Acho que fazia sentido atacarmos esta 2ª volta com Paulo Henrique e a época seguinte já com Ghilas e com PH (se este se adaptar bem). Este até pode vir quase de graça no final da época, se emprestarmos Rubio e Viola ao Moreirense, numa tentativa de manter a equipa de Moreira de Cónegos na 1ª dvisião. Assim o presidente de Moreir. não pedia demasiado. Os dois rapazes têm minutos de I Liga: Ghilas é mais necessário aos minhotos (e logo mais caro) agora do que no fim da época…

  • Ricardo F.
    Posted Janeiro 29, 2013 at 3:18 pm

    Bem, já que o VM normalmente só se dá ao trabalho de postar análises sobre possíveis reforços quando estes estão mesmo muito perto de serem efectivamente garantidos, penso que Paulo Henrique estará para breve.
    É um jogador totalmente distinto de Wolfswinkel e pode ser um bom complemento/alternativa. Só espero que a sua chegada não implique a saída do holandês, porque quem faz a quantidade de golos que ele fez numa época de estreia e na pior época de sempre do clube não pode ser vendido ao desbarato (e sim, neste momento seria vendido por uma pechincha). Relativamente ao brasileiro até me parece uma contratação bastante razoável…tem boa técnica e, como diz o VM, é um jogador muito potente, algo que encaixa que nem uma luva na Liga Portuguesa (veja-se Hulk). Se a opção de compra não for muito elevada talvez até fique no final da época, veremos.
    SL

    PS: Já vi muita gente a dizer que Ghilas acaba contrato no final desta época, mas se não me engano o franco-argelino só termina o seu vínculo com o Moreirense em 2016. Sobre ele já temos direito de preferência, portanto (e como neste momento teríamos de desembolsar 3 milhões de euros – valor da cláusula – para o trazer devido à relutância da equipa de Cónegos em negociar alguém por ter poucos jogadores e por estar numa situação muito delicada na tabela) penso que esperar pelo final da época – altura em que o Moreirense terá descido de divisão se continuar a jogar da forma actual – será mais fácil para o trazer, pois a tendência é desvalorizar com a despromoção.

  • pedro
    Posted Janeiro 29, 2013 at 2:30 pm

    O scp tem bons jogadores emprestados que se voltassem ainda tinham alguma coisa para dar como ONEYWU, SALOMÃO, ANDRÉ SANTOS.
    os únicos sectores a reforçar seria os PL (1 ou 2) e nº10 ( não é tão prioritário)

  • Martucho
    Posted Janeiro 29, 2013 at 1:18 pm

    Que seje bm vindo, por mim era so acertar com o Ghillas a custo 0 ja q termina contrato ou tentar Baba, vendo a logica que Ricky nao saia e para o ano teriamos um ataque com: Ricky, P. Henrique, Ghillas ou Baba, ai teriamos ataque.
    Devem fazer regressar Oneywu, e despachar xandao, boulahrouz, emprestar Viola e Pereirinha

  • Jaquim Duarte
    Posted Janeiro 29, 2013 at 1:10 pm

    Quanto a mim, é preciso alternativas a Van Wolfswinkel (que eu acho muito bom PL). Viola tem algumas características interessantes (remate espontaneo, rapidez, vivacidade) mas tem de comer muita papinha antes de ser uma mais-valia na Liga Portuguesa. Para já, creio que é melhor ir jogar emprestado no Moreirense (em troca do Ghilas) ou assim. Se o Paulo Henrique tiver as características que o VM lhe atribui, que venha. Em jogos em casa esta época (Vitória, Académica, Ghent) fez falta um avançado com mais capacidade de segurar a bola e vir buscar jogo atrás. Van Wolfswinkel (muito é um finalizador e não finta, não cruza, não passa e não vai buscar jogo. No banco estava Viola…

  • miguel machado
    Posted Janeiro 29, 2013 at 1:07 pm

    tem características interessantes e ao contrário dos jovens da equipa B , já sabe o que é futebol de alta competição. como é emprestado não vejo grande mal. tinha mesmo de vir alguém e acho que este se enquadra numa política (adequada) de baixos riscos
    é curioso repara que Godinho Lopes ,apesar de não estar a fazer um bom trabalho nem de perto nem de longe, parece neste momento empenhado em facilitar em muito a situação para um próximo presidente (menos excedentários, jogadores com salários reduzidos, contratos devidamente renovados etc)

    • Tiago
      Posted Janeiro 29, 2013 at 2:10 pm

      O Godinho Lopes não está a facilitar a vida ao próximo presidente, está sim a facilitar a vida ao Sporting…

  • Miguel Coelho
    Posted Janeiro 29, 2013 at 12:44 pm

    Ser suplente do Janko é que não se percebe.

  • Miguel Coelho
    Posted Janeiro 29, 2013 at 12:42 pm

    O Insua também esteve na Turquia quase sem jogar. Pode ser um problema de adaptação.

  • Daniel Rosa
    Posted Janeiro 29, 2013 at 12:37 pm

    Não conheço o jogador! Mas gosto das suas caracteristicas, é bom vir por emprestimo e para ser alternativa ao Ricky. Pode ser que se adpte bem ao nosso futebol e país e volte a marcar golos como ja marcou…

  • TCM
    Posted Janeiro 29, 2013 at 12:03 pm

    Então e o Ghilas já não vem? Este Brasileiro vem em condições fnanceiras mais vantajosas é certo mas por outro lado o Ghilas é um jogador com o qual temos mais contacto e já sabemos melhor o que esperar…

    • pedro
      Posted Janeiro 29, 2013 at 2:15 pm

      pode ser bom jogador, mas até valer 3M e estando em final de contrato… o melhor é mesmo abordar o jogador para no final da época assinar

    • João Vitorino
      Posted Janeiro 29, 2013 at 12:49 pm

      Penso que neste momento o Moreirense só liberta o jogador por 3 milhões de euros, daí o impedimento penso eu…
      A ir buscá-lo só talvez no final da época.

  • Zé Casal
    Posted Janeiro 29, 2013 at 12:01 pm

    Seria uma excelente contratação. É um jogador com provas dadas na Bélgica e Holanda, e geralmente quem se dá bem nessas Ligas dá-se bem na nossa. É jovem, tem características diferentes das de RVW e precisávamos claramente de uma alternativa mais viável ao holandês do que Viola e os miúdos da equipa B. Tal como Joãozinho, o risco é nulo, e caso corra bem a sua transferência a título definitivo seria de considerar no final da época.
    A meu ver com a entrada de Paulo Henrique o plantel do Sporting ficaria fechado para esta época. Há que tratar já da próxima procurando bons negócios a custo zero como foi o de Labyad.

  • pedro
    Posted Janeiro 29, 2013 at 11:23 am

    Não conheço este jogador, mas pelas características do jogador e do negócio em sim que são aqui faladas, era dar uma oportunidade ao jogador ( vem emprestado, logo o risco tbm não é mto).
    Mtas pessoas falam do ghilas, como se fosse ele a solução dos nossos problemas( não digam que não seja bom jogador), mas dar 3M por um jogador que apenas tem sido apenas uma revelação e que acaba contrato no final da época não é bom negócio, assim sendo era melhor que viesse no final da época a custo zero

  • Ric
    Posted Janeiro 29, 2013 at 11:06 am

    Se a sua situação no ano passado, com a concorrência de Yilmaz, até se percebia (e de que maneira. época fantástica do avançado turco), a sua situação este ano já não se percebe tão bem. É um jogador promissor, ainda com uma boa margem de progressão. Apesar de jovem, acumula já experiências muito positivas em campeonatos competitivos como o Belga e Holandes. Penso que reune condições para dar certo (isto se vier para dar concorrência a Ricky, ou mesmo complementá-lo, porque se vier para o substituir, aí a conversa pode ser outra).
    Como VM refere, e bem, tem caraterísticas que de certo modo se opõem às de Ricky (jogador mais físico e com outra capacidade de explosão) e parece-me evidente que o Sporting precisa de alguém com o seu perfil.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 29, 2013 at 10:41 am

    penso que é uma boa noticia. raramente, os avançados brasileiros falham em paises europeus com futebol e cultura semelhantes. se olharmos para trás, e com algumas excepções (tais como o Rodrigo Tiui) mesmo jogadores como Deivid e Alexandro foram produtivos. Agora, penso que nao vai alterar o sistema tatico de Jesualdo. Wolkswinkel continuara a ser a 1ª aposta, mas agora terá alguem no banco com poder de finalização. só falta um central para disputarmos os objetivos realisticos (liga europa) e mais dificeis (Champiosn). cumprimentos,
    Adolfo Bonifacio.

  • Pedro Arrobas
    Posted Janeiro 29, 2013 at 10:33 am

    Isto é uma excelente noticia!vir emprestado um ponta de lança possante e com tecnica nao apresenta riscos e é uma boa alternativa ao ricky, este gajo em forma tira o lugar ao ricky apesar de achar qu eo ricky tem uma movimentaçao muito boa, peca na tecnica e no fisico!Agora nao me falem em rubios que tem 1,75 e como ponta de lança dificilmente vai dar alguma coisa e em gael etock, outro gajo que o barcelona despachou porque é terrivel!

    • JbabyLeao
      Posted Janeiro 29, 2013 at 1:50 pm

      Deve estar a brincar??? o Rubio Fraco mas tens visto a Liga Orangina e quantos golos tem o Rubio marcado 7 golos na liga, olha diferenca agora quando o Rubio nao joga ele e 1 craque esta a fazer 1 excelente campeonato sub20 pelo Chile e tambem na Orangina, o Etock terrivel?lol o Etock nao quis renovar contrato foi por isso que foi se embora em 18 jogos tem 6 golos na liga e nem e titular e o nosso avancado mais promissor da equipa B, tal como o VM o disse.

      SL

  • Mike Portugal
    Posted Janeiro 29, 2013 at 10:30 am

    Como é por empréstimo será um investimento muito menor, pelo que o risco é quase nulo. O que espero mesmo é que não vendam o Ricky, pois ele precisa é de ter alguém a acompanhá-lo e um jogador forte fisicamente ao lado poderia ajuda-lo a fugir melhor às defesas contrárias.

  • Angelo Sousa
    Posted Janeiro 29, 2013 at 10:18 am

    Para ir buscar um jogador que a curto prazo dificilmente pouco acrescentara vale certamente mais apostar na "cantera" e por a jogar o Rubio(quando regressar dos sub-20) ou o betinho e manter wolfswinkel que continua a ser o nosso abono de família. Somos um dos piores ataques do campeonato nao por nao termos um bom avançado mas porque todo o processo ofensivo do Sporting é fraco e os médios e os defesas raramente desequilibram ofensivamente. Só para dar um exemplo ontem nos 5-0 do Porto só um golo foi marcado por um avançado…
    Saudações leoninas

    • Angelo Sousa
      Posted Janeiro 29, 2013 at 1:18 pm

      Pois nao convém dizer algumas verdades ;) tomara muitas equipas terem o wolfswinkel mas o Sporting joga como se tivesse o jardel na área…ou seja tirando agora com JF nenhum treinador pôs a equipa a jogar para o estilo de jogador que é o wolfswinkel. É bolas para a área e fé em deus…

    • GC
      Posted Janeiro 29, 2013 at 10:26 am

      "Somos um dos piores ataques do campeonato (…) porque todo o processo ofensivo do Sporting é fraco"

      Não diga isso muito alto, olhe que ainda lhe batem por afirmar uma "baboseira" dessas…

      O Ricky é que é mau, pq o Sporting joga muito e ele farta-se de falhar golos fáceis que toda a gente marcava! O Capel passa o jogo a cruzar para a área, de quem é a culpa do Sporting não marcar mais golos?

      (ironia)

  • João
    Posted Janeiro 29, 2013 at 10:18 am

    Não concordo nada com a opinião do Pedro Soares.

    O ano passado esteve bem contra o Benfica, até me recordo de na altura muitos dizerem que deviamos ter contratado o brasileiro em vez do Paulo Henrique.

    A mim faz-me lembrar o Lima e é muito mais novo. Até é mais novo que o Wolfs.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 29, 2013 at 10:08 am

    So faz sentido com a (ma) venda do wolfs. Paulo Henrique ja jogou contra o benfica e viu-se pouco.
    Pedro Soares

  • Diogo
    Posted Janeiro 29, 2013 at 10:02 am

    Sou dos poucos a pensar assim. Mas admito que preferia não comprar ninguém.

    Que se aposte no Rubio ou Etock. Para fazer 14 jogos, como o VM tem dito, mais vale ficar só com estes.

    Não tou a ver nenhum jogador a explodir no Sporting neste momento. Ainda por cima, no próximo jogo já não jogava…só podia dar o seu contributo em 13 jogos.

    CONTINUEM COM O BOM TRABALHO VM…NÃO DESISTEM E ABANDONEM ESTE PROJECTO…VÃO VER QUE OS CLICKS NA PUB E COMENTÁRIOS VÃO AUMENTAR

    • Pedro Arrobas
      Posted Janeiro 29, 2013 at 10:57 am

      Uma coisa é render o que temos como por exemplo os medios e defesas da equipa B!agr os nossos ponta de lança sao fracos!Rubio ou Etock?o rubio fisicamente é fraquissimo!o Etock é mais um resto do barcelona!

    • Pedro Paradinha
      Posted Janeiro 29, 2013 at 10:37 am

      Discordo completamente. O problema é que nesses 14 jogos se decide muita coisa – entrar na Champions, ficar pela LE ou nem sequer ir a lado nenhum.
      É impensável não procurar reforçar a equipa para se conseguirem alcançar os objectivos estipulados (terceiro lugar) ou assegurar claramente a presença na Liga Europa.

    • Pedro Paradinha
      Posted Janeiro 29, 2013 at 10:36 am

      O problema é que nesses 14 jogos se decide muita coisa – entrar na Champions, ficar pela LE ou nem sequer ir a lado nenhum. É impensável não procurar reforçar a equipa para se conseguirem alcançar os objectivos estipulados (terceiro lugar) ou assegurar claramente a presença na Liga Europa.

    • Eduardo Jorge DD
      Posted Janeiro 29, 2013 at 10:30 am

      Concordo! Tendo em conta os objectivos da época, devia fazer-se render os avançados que há no clube.

    • Eduardo Jorge DD
      Posted Janeiro 29, 2013 at 10:30 am

      Concordo. Mais que comprar avançados, devia fazer-se render os que se tem (tendo em conta os objectivos da época).

Deixa um comentário