Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Pedro Proença é o novo presidente da Liga de clubes

Benfica ganhou na FPF, FC Porto e Sporting na Liga. Resta saber como é que o futebol português vai lidar com esta divisão, com portistas e leões de um lado, e agora com peso num órgão, ainda com pouco poder (é mais importante controlar o Conselho de Justiça, de Arbitragem e Disciplina… e esses pertencem à Federação), mas que é um começo, e águias e gverreiros do outro. Na perspectiva de Proença, neste futebol cheio de guerras também será curioso perceber como irá ao mesmo tempo agradar a Pinto da Costa e Bruno de Carvalho.
O ex-árbitro Pedro Proença venceu as eleições realizadas para a presidência da Liga de Clubes, destronando Luís Duque, o antigo líder do dirigente do organismo. Proença, que contou com o apoio do FC Porto e Sporting, assume o cargo com promessas de um novo modelo de avaliação dos árbitros, internacionalização do campeonato e adoção de um modelo de gestão empresarial da mesma. Já Duque, que teve os votos de Benfica, Belenenses e Braga, deve ficar na “prateleira” até aparecer uma nova oportunidade num cargo com poder em Portugal associado ao futebol.

0 Comentários

  • Bruno S.
    Posted Julho 28, 2015 at 5:32 pm

    Acho que não é o homem certo para o lugar mas há muito que se notava que era o seu objectivo. Espero que os clubes fiquem unidos. O que é fácil até ao momento em que comecem a surgir casos no futebol. Numa altura em que Portugal começa a movimentar largos milhões com jogadores e a atrair nomes grandes do futebol mundial está também na altura de ter uma Liga o mais profissional possível. Vamos ver no que dá.

    Bruno S.

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2015 at 10:21 pm

      Só gostava de perceber por quê que os candidatos têm de estar ligados e apoiados por certos clubes e presidentes. É suposto assumirem-se como independentes e para agradar a todos e não aos que apoiaram-nos… é triste ver que estas coisas já são admitidas e já nem há vergonha, que tristeza, isto não é assim nos outros países que eu saiba.

      Luís Gomes

  • Anónimo
    Posted Julho 28, 2015 at 5:33 pm

    Tudo como a Oliverdesportos e certos clubes pretendem.
    Duque era o agregador de causas até chegar Proença. Estava-lhe só a preparar o caminho.
    Proença passa assim a vice-presidente da Federação por inerência de cargo e quando Fernando Gomes sair para um qualquer cargo na FIFA ou UEFA, Proença será o seu natural sucessor para repor a ordem do Universo futebolístico Português. Esperemos não regressar a velhos tempos .

    Tiago

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2015 at 10:15 pm

      Esperemos que sim. Aqueles tempos em que o Proença era escolhido nas escutas. Espero que não, para o bem do futebol português!

      JD

  • Fernando Ribeiro
    Posted Julho 28, 2015 at 5:34 pm

    Alguém está a imaginar nas reuniões o Proença a chamar queridos aos presidentes dos clubes??

  • Ruben Ribeiro
    Posted Julho 28, 2015 at 5:35 pm

    Quem nao deve, nao teme por isso duvido que alguem tenha algo contra o novo presidente.
    Exceptuando algumas pessoas que culparam o arbitro por um golo em fora de jogo (coisa inedita) ou por uma expulsao a Cardozo, que embora exagerada, aceita-se.

    • Ricardo Ricard
      Posted Julho 28, 2015 at 5:57 pm

      Eu até rebolo no chão a rir…

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2015 at 6:13 pm

      Concordo contigo Ruben Ribeiro.

      Mas já sabes que há pessoas que não conseguem ver para lá do seu clube.

      Lucas Ferreira

    • Ruben Ribeiro
      Posted Julho 28, 2015 at 6:18 pm

      Como disse quem nao deve nao teme ;)

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Julho 28, 2015 at 6:41 pm

      É de partir o coco.

    • K.Dot
      Posted Julho 28, 2015 at 6:57 pm

      A ti não te interessa muito limpar o futebol. Interessa-te mais estar do lado do poder

    • Ruben Ribeiro
      Posted Julho 28, 2015 at 6:58 pm

      É de partir o coco mas argumentos para ficar o duque é 0.

      Se era tambem de partir o coco a historia dos colinhos,nomeações e outras manobras porque o mau estar com a saida de duque ?
      Se há melhor maneira de provar que nao havia colinho é esta seguramente.

    • EK
      Posted Julho 28, 2015 at 7:31 pm

      É só aguardares que daqui a dois meses a história repete-se. Desta vez com outro nome porque colinho já foi usado o ano passado.

    • Euler
      Posted Julho 28, 2015 at 7:52 pm

      É só gente a partir o coco a rir, a rebolar pelo chão, também a rir, mas ver argumentos factuais e pertinentes, nem vê-los. É a mesma facção que defende a não centralização dos direitos (que se calhar não ia ajudar a aumentar o nível da Liga), que defende que nada de estranho se passa quando jogadores vendidos a certos clubes não joguem durante dois anos contra o clube que os vendeu, que acha que sorteio é ridículo porque depois os melhores árbitros não são nomeados para os melhores jogos, no ano em que para um dos jogos mais importantes de toda a época é nomeado um árbitro que já se sabe à partida que vai descer…gostava mesmo que me explicassem apenas estes três pontos, já que muitos mais há a necessitar de explicação, não os enumerando aqui para não tornar isto demasiado maçador.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Julho 28, 2015 at 7:59 pm

      Mais que ficar o Duque ou a Condessa o mau é entrar uma das figuras mais espúrias do futebol português da última década. Isso do colinho, como você mesmo disse e bem, é uma historinha. Historinha essa inventada pelos seus amigos do Porto para tentar descarrilar o Benfica.

  • Anónimo
    Posted Julho 28, 2015 at 5:36 pm

    Pedro Proença já foi decisivo em muitos campeonatos em Portugal, esperemos que como presidente da liga deixe serem os artistas do relvado a decidir os títulos.

    Francisco Viana

    • Avbbs
      Posted Julho 28, 2015 at 6:07 pm

      Presumo que isso seja um elogio às qualidades de Pedro Proença por ter contribuído com o seu profissionalismo na arbitragem, também acho que como árbitro foi decisivo para campeonatos mais justos. De resto, penso que toda a gente concorda connosco.

      Subscrevo Francisco Viana

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Julho 28, 2015 at 6:41 pm

      Presume muito mal. Foi exactamente o contrário.

    • EK
      Posted Julho 28, 2015 at 7:34 pm

      Na verdade ele não presume isso. É impossível presumir uma mentira. Mas fica sempre bem dizer isso quando o presidente do nosso clube apoia um determinado candidato. Para mim, nenhum dos dois tem perfil para o cargo. Para mim, Proença está na liga unicamente para chegar à federação.

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2015 at 7:55 pm

      Campeonatos mais justos. Claramente. Mas é tão difícil de perceber que o Proença prejudicou sempre o Benfica? É que se fosse uma vez tudo bem, mas foram várias vezes! Imaginem o Capela na presidência, é exatamente igual o que iriam pensar!

      JD

    • Avbbs
      Posted Julho 28, 2015 at 8:16 pm

      Foi sarcasmo para quem não entendeu, eu percebi bem o que o Francisco quis dizer mas é uma opinião ridicula

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2015 at 9:17 pm

      Depois de tudo o que se passou entre o BC e o Duque não vi nenhum benfiquista defender que existia uma incompatibilidade de agendas que desaconselhava a sua eleicao para a presidência da liga. Ja agora com o Proença é ve-los a destilar os odiozinhos de estimação por causa do penalty e do fora de jogo mal assinalado no século passado. Haja Coerência se pretendem credibilidade. Bruno Cabecinha

  • MosqueteiroSLB
    Posted Julho 28, 2015 at 5:36 pm

    E a poucos e poucos se caminha de novo para o sistema .
    Parabéns aos clubes que ainda ha pouco todos votaram na continuação do Duque, só para mudarem de decisão.
    Parabéns ao Porto por meter um queridinho no topo, parabéns ao Sporting por meter um grande amigo do presidente no topo.
    Parabéns a todos os clubes que cedem a chantagens e influências, em vez de apostar no que de bem foi feito.
    Nada melhor que um árbitro como o Proença para se voltar aos anos dourados do Porto.
    Clássico Portugal…

    • João
      Posted Julho 28, 2015 at 5:50 pm

      O futebol português esteve impecável esta época. Viu-se. Não se preocupe que, como VM refere, os órgãos que interessam e interessaram este ano continuam na Federação.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Julho 28, 2015 at 6:01 pm

      Vem lá com as teorias da conspiração…

    • Miguel'zinho
      Posted Julho 28, 2015 at 6:17 pm

      As teorias da conspiração começas-te tu com o que escreves-te no teu comentário…

      "Pior cego é aquele que não quer ver…"

    • aimerpt
      Posted Julho 28, 2015 at 6:17 pm

      Primeiro diz: "Nada melhor que um árbitro como o Proença para se voltar aos anos dourados do Porto". Depois fala em teoria da conspiração em relação ao seu clube e ao maior colo que eu me lembro (sou um tipo novo, não acompanhei as vergonhas dos anos 90). A despromoção de Marco Ferreira também é conspiração. A rejeição do sorteio dos árbitros também é conspiração.

      Como já vai sendo costume no seu historial aqui do blog, fez mais um comentário incoerente e pouco inteligente.

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2015 at 6:17 pm

      Nada disso o futebol na época passa esteve bem e recomenda-se pelo menos para a parte que saiu beneficiada. É o problema de sempre do futebol em Portugal. Repare-se que nem na caixa de comentário se discute propostas (o Pedro Proença sugere que se pague aos árbitros em função do desempenho,por exemplo… embora isso não seja de momento da liga)
      Ricardo

    • Tomas W
      Posted Julho 28, 2015 at 6:44 pm

      E a tua não é teoria de conspiração?

    • Rui Ferreira
      Posted Julho 28, 2015 at 6:48 pm

      Mosqueteiro, tu teorizas que a pouco e pouco se caminha para o novo sistema, mas os outros é que vêm com a teoria da conspiração. Haja coerência

    • MosqueteiroSLB
      Posted Julho 28, 2015 at 11:15 pm

      Mas eu posso admitir, que o que disse tem um bocado de teorias da conspiração, mas infelizmente tenho inúmeros factos que me levam a pensar nisso.
      Um ex-arbitro dragão de ouro, que sempre prejudicou o Benfica, que é mencionado em escutas e indicado por PdC, e que é amigo do BdC. Se isto não é motivo para achar que voltamos aos anos dourados então não sei o que e preciso… mas lá está, clássico Portugal.

      Já agora aimerpt o Marco Ferreira prejudicou o Benfica para a liga, teve várias mas notas… curiosamente não arbitrou o Sporting sem ser na final.
      Coincidências? Nunca arbitrar o Sporting?
      E poderia até fazer outro comentário onde exponho todos esses supostos erros a favor do Benfica, mas já vi que não vai a lado nenhum, quando usam como exemplo golos bem anulados e nem sabem ver um fora de jogo.

      Mas sim todos os grandes dirigentes da federação , liga, etc, eram do Sporting e Porto mas claro decidiram ajudar o Benfica.
      Ajudaram tanto que nod últimos jogos do Benfica até ao título foi um exagero de golos mal anulados, e jogadas perigosas mal paradas. Mas claro isso não interessa.

      Melhor que isso é ver as incoerências dos sportinguistas com a chegada do JJ.
      E claro ver o adorar doa portistas ao PdC e tão bom que me relembra bem porque Portugual esta como está. Mas lá está a corrupção só e boa quando e pata nos… espero que os portistas não reclamem dos ditos políticos corruptos pois não tem moral para tal.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Julho 28, 2015 at 5:36 pm

    As ervas daninhas são mesmo difíceis de erradicar….

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2015 at 6:52 pm

      O Sporting que o diga… depois Luis Duque passar o passivo da SAD de 25 para 500M (gastamos mais para ganhar 2 campeonatos que o Chelsea), sair em litígio com o clube e ainda exigir uma indeminização depois do buraco que deixou, ainda obrigou o seu dito clube do coração a gramar com ele contra a sua vontade na presidência da liga (para fazer jeito aos seus doi grandes rivais). Realmente é dose…
      Ricardo

    • Joao Figueiredo
      Posted Julho 28, 2015 at 7:10 pm

      Hoje já foi arrancada uma.

    • Luís Borges
      Posted Julho 28, 2015 at 7:24 pm

      Eis uma questão que me revolta profundamente. Ainda bem que tocaste nesse ponto do passivo da era Luís Duque Ricardo, ainda bem. Deduzo (aliás, tenho a certeza) que estás a dizer isso só porque o teu presidente o disse ontem numas acusações gravíssimas que arrasaram por completo o currículo e a própria personalidade Luís Duque. É incrível como o Bruno de Carvalho está constantemente a público com estas deliberadas difamações, que ultrapassam muitas vezes os limites. De onde raio vem essa história? Pergunto-me se isso é mesmo verdade, porque tanto quanto sei (porque também já andei a pesquisar online), não estão disponíveis esses dados e esses factos que mostrem o aumento de 475 (repito, 475M!) milhões de euros no passivo do Sporting. É preciso ter uma noção do que se está a falar, isto é muito grave. Agora esta história vem à baila, mas ainda não encontrei o real suporte, a não ser nas acusações baratas do BdC. Posso estar redondamente enganado e isto ser uma velha história conhecida, e aí que me perdoem-me. Mas duvido totalmente, até porque a mal ou bem ele voltou anos a seguir a assumir funções no Sporting (alguém em algum órgão do Sporting teria feito alguma tentativa para vetar isso, seria público, ou não), aliás, melhor dizendo, provando-se isso se calhar o Sócrates há uns tempos tinha ido fazer companhia ao Luís Duque. Tanto quanto sei, existem 3 processos do Sporting em cima do Godinho Lopes, do Carlos Freitas e do Luís Duque, sendo que até agora foram absolvidos.

    • EK
      Posted Julho 28, 2015 at 7:37 pm

      É incrível a constante vitimização do Sporting. São árbitros, são adversários, são os próprios dirigentes, são os jornais nacionais, são os jornais estrangeiros, são os próprios treinadores, são os treinadores "limpinhos", são os nomes mal escritos, são os patrocínios que não podem ser negociados individualmente, são as nomeações, são os fundos, são os salários dos jogadores .. Enfim. O Sporting é tão grande e ameaçador que a cabala para acabar com o clube é universal.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Julho 28, 2015 at 7:56 pm

      Esses problema internos do seu clube passam-me ao lado.

      Em relação à erva daninha (ou danada se preferir), penso que o Sporting também tem razoáveis razões de queixa da criatura. Digo mais, palpita-me que ainda vai ter mais no futuro, porque estou convencido que se alguém tiver razões para rir no final será quem sempre beneficiou dos favores da dita criatura.

    • Euler
      Posted Julho 28, 2015 at 8:01 pm

      Felizmente que desta vez o herbicida fez o trabalho…é o RoundUp, por certo.

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2015 at 8:33 pm

      Luis Borges, se tivesse estado mais atento à atualidade desportiva e não apenas à do seu clube, seja ele qual for, saberia que os dados que avancei dizem respeito sensivelmente ao momento desde que foi constituída a SAD até ao último mandato de Godinho. O local onde estão esses dados? Foram mostrados aos sócios na última AG (ou seja estes dados têm precisamente 1 mês, não foram decorrentes das declarações de BdC), através de uma tabela que exemplifica a evolução do passivo ao longo dos anos. Mas atenção que tudo isto era público desde há muito, até foi o LFV a dizer que o SCP tinha o passivo perto dos 500M. Qual é mesmo a dúvida?
      Mas atenção que como é óbvio, não quero estar a atribuir inteiramente as culpas ao Duque no que concerne ao aumento do passivo. Mas não deixa de ser pouco abonatório da verdade escolher uma pessoa com problemas no que diz respeito à "seriedade" (entre outros Câmara de Sintra (Fernado Seara-olha tu queres ver…)) para presidir um orgão público.
      Ricardo

    • Luís Borges
      Posted Julho 28, 2015 at 9:29 pm

      Em primeiro lugar, ainda bem que então reconheces que atribuir todas as culpas do cartório ao Duque, nesse caso, é um total absurdo. Acredito plenamente que o seu percurso no Sporting, apesar de alguns títulos, tenha tido mais impacto negativo, ao nível da gestão e administração, do que positivo. É público, sim, que o seu trabalho como dirigente deixou sempre algo a desejar, o que também é mais do que evidente tendo em conta o período difícil que o Sporting passou. Ainda assim, o BdC e tu próprio vêm com essas conversas dos tais 475 milhões de euros de aumento causados pelo Luís Duque, e sim, foi dito explicitamente desta forma. Não é bonito e certamente não estará de acordo com a realidade. Foi exclusivamente a este ponto que me referi, ao aumento no período do Luís Duque na casa dos 475 milhões de euros, e não ao vosso passivo atual (eu sei bem que em Assembleia Geral foi divulgado que estava já perto dos 500 milhões, mas nem foi esse o assunto que eu trouxe para aqui, porque então aí tínhamos mesmo muito pano para mangas pela caixa de comentários fora).

  • Filipe César
    Posted Julho 28, 2015 at 5:37 pm

    agora falta sair o vitor pereira.

  • Pedritxo
    Posted Julho 28, 2015 at 5:39 pm

    Nao interessa quem esta la, o vencedor e quem da mais favores aos clubes, todos sabemos que estas eleiçoes nao sao nada democraticas, porque e preciso ir ter com os clubes e os clubes pedem garantias para votar, e preciso ceder em algo para ter o voto.

    E tanto faz quem esta la, vemos a entrevista de Pinto da Costa, e vemos que supostamente foi Joaquim Oliveira que arranjou o patrocionio da NOS e CTT( ele tem acçoes na NOS,salvo erro), logo por isto, a minha opiniao e que os bastidores e que mandam, quiseram tirar figueiredo, tiraram, querem arranjar patrocinio, arranjam

    • Pedritxo
      Posted Julho 28, 2015 at 6:05 pm

      Acrescento que nao tenho nada contra o homem e espero que seja o mais honesto possivel, mas tambem se o for, e corrido da liga igual o mario figueiredo.

      Li isto, ha pouco:
      o antigo árbitro quer introduzir, à semelhança do que acontece na Premier League inglesa, o Boxing Day e a criação de um jogo de estrelas All Star. Outra vontade é que a Taça da Liga possa dar acesso à Liga Europa, dinamizando assim a competitividade da prova.

      Entre as restantes ideias, Proença pretende captar mais patrocínios, em particular para a II Liga e aplicar as novas tecnologias na arbitragem.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Julho 28, 2015 at 6:43 pm

      Ele do Boxing Day deve perceber ;-)

    • Lucas Ferreira
      Posted Julho 28, 2015 at 6:48 pm

      Também vi essas medidas. Mas, se a 3ª medida for real, gostava de saber como seria fieto o apuramento para a LE (suponho que seja um lugar na LE que esteja em questão)? Tirar-se-ia o lugar europeu a que a TP dá acesso? Só o 4º lugar daria acesso às LE através do campeonato? Ou (talvez a melhor opção) fazer-se-ia um play-off entre o lugar da TP (ou 5º lugar) e o lugar da TL?

      Gostava de saber a vossa opinião sobre esta matéria.

      Com Casillas, Imbula e as outras estrelas do campeonato, o All-Star Game até poderia ser interessante em termos de patrocínios e publicidade.

      Não tenho uma opinião formada do Boxing Day porque não quero comparar a Premier com a Liga NOS. Que acham?

    • Ruben Ribeiro
      Posted Julho 28, 2015 at 6:59 pm

      Percebe tal como Rui Gomes da Silva…

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Julho 28, 2015 at 7:48 pm

      O que é que o Rui Gomes da Silva é para aqui chamado?

    • Pedritxo
      Posted Julho 28, 2015 at 9:14 pm

      O all star game e bastante interessante e daria para entrar algumas verbas jeitosas.

  • Tiago 1906
    Posted Julho 28, 2015 at 5:41 pm

    Alguém me consegue explicar qual a diferença entre a FPF e a Liga de Clubes (principalmente em termos de poder)?

  • Gongas
    Posted Julho 28, 2015 at 5:42 pm

    Mais uma vez o mal triunfa sobre o bem, ridículo esta eleição, proença agarrado ao tacho durante os próximos 20 anos com os amigos oliveira desportos, porto e sporting por trás.

    • Diogo JR
      Posted Julho 28, 2015 at 5:47 pm

      Antes o Proença do que alguém que anda a roubar os louros a quem realmente trabalha, alguém que fala mal abertamente de clubes e depois se torna o presidente deles, alguém que diz que não se vai candidatar e passado uns dias muda de opinião. Mentirosos descarados já chega na política, ainda hoje saiu a entrevista do Pinto da Costa, e disse ele muito bem que não tinha nada contra políticos, mas quando os via no futebol levava as mãos à cabeça.

    • Tomas W
      Posted Julho 28, 2015 at 6:46 pm

      E o Duque é o bem porquê?

    • Rui Lopes
      Posted Julho 28, 2015 at 6:50 pm

      Gongas, a Olivedesportos não manda nada, já nem tem os direitos de transmissão do Benfica.

    • Gongas
      Posted Julho 28, 2015 at 6:58 pm

      Quando ainda ha uma semana a maior parte dos clubes da segunda divisao apoiavam o luis duque e de repente passado uns dias votam todos no proença, algo de muito mau se passa no nosso futebol,e estas suspeitas vieram se verificar por aquilo que o fiusa disse, que houve muitas equipas da segunda divisao que foram pressionadas para votarem no proença. O joaquim oliveira deve estar todo contente.

  • PMG
    Posted Julho 28, 2015 at 5:45 pm

    Em suma, o futebol português está podre…

    Não digo isto pela vitória de Proença mas exactamente pela notícia do VM..É importante controlar tudo e todos, ao que o futebol chegou…

  • Miguel Veríssimo
    Posted Julho 28, 2015 at 5:45 pm

    Adeus Duque ! Venha sangue novo!

  • Antonio Nunes
    Posted Julho 28, 2015 at 5:46 pm

    Um arbitro que deliberadamente durante anos prejudicou o benfica e o sporting nos jogos que arbitrou e beneficiou o porto como se de uma norma se trata-se. Um senhor que andou aos abraços a comemorar o titulo do porto num jogo no dragão contra o sporting. Surpreende me a atitude de bruno carvalho a apoiar Pedro Proença.

    • Romel Alexandre
      Posted Julho 28, 2015 at 5:55 pm

      António, não tens um presidente que festejava abraçado ao corrupto mor as derrotas do SLB contra o FCP?. Então qual é o problema?

    • Mah Med
      Posted Julho 28, 2015 at 6:27 pm

      São amigos muito antes de se cruzar no mundo do futebol .
      Proença validou um golo irregular do Slimani num desafio entre Sporting e Porto

  • Anónimo
    Posted Julho 28, 2015 at 5:46 pm

    A pessoa mais anti-Benfiquista do país a presidir a liga de clubes… Vai ser bonito,vai!

    Bernardo C.

    • Alex Turner
      Posted Julho 28, 2015 at 6:26 pm

      Anti-benfiquista mas é sócio do Benfica? Eu também sou benfiquista mas não vou fazer previsões á Professor Chibanga até porque o homem ainda nem começou a trabalhar. Dêem-lhe uma oportunidade e depois se tiverem que o criticar, critiquem.

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2015 at 6:38 pm

      E no entanto é benfiquista de coração. Makes sense.

      Igor Borges

  • Tesoura Amolador
    Posted Julho 28, 2015 at 5:49 pm

    Desculpa, o mal triunfaria com a Vitoria do Duque. Esse é que anda à anos de tacho em tacho.

    Ass José alvalade

  • Igor Faria
    Posted Julho 28, 2015 at 5:49 pm

    Esta vitória é em grande parte do Bruno de Carvalho. Convenhamos que este senhor sabe o que diz. O Luís Duque foi reduzido à sua incompetência. O futebol português precisava desta mudança, clubes pequenos cada vez mais pequenos, bancadas vazias, empréstimos duvidosos, arbitragens suspeitas. É necessária uma limpeza, mais clareza, o adepto que paga balúrdios para acompanhar o seu clube, merece saber que o mesmo perde ou ganha por mérito ou demérito dos seus jogadores e não de pairarem fantasmas frutados. Esperemos que sejam ventos de mudança para mais transparência.

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2015 at 5:55 pm

      "Em grande parte do Bruno de Carvalho"? Qual grande parte? A da sua barriga desmedida ou da sua amizade de longa data com o querido Pedro Proença?

      Saudações,
      Duarte

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2015 at 5:58 pm

      Desculpa mas a vitoria é do Pinto da Costa . . .
      Joel M

    • Gulev
      Posted Julho 29, 2015 at 10:48 am

      Falam de incompetência mas o Duque foi parte importante para o sporting ser campeão, desde ele que por ali gelou.

      Falam de incompetência mas o Duque em 6 meses arranjou o que tinha de arranjar e organizou o que tinha a organizar na Liga, com o apoio total dos clubes(excepto sporting).

      Falam de competência mas o Proença nunca mostrou obra em gestão desportiva, foi muito criticado e teve muitos episódios graves enquanto árbitro. Foi considerado o melhor árbitro mas na prática nunca teve a categoria nem a eficácia de um Jorge Sousa.

      Falam de competência mas o Proença fica como um dos participantes do maior escândalo do futebol português. Falam de competência quando deviam falar de narcisismo e falta de caráter.

      É bom ver gente contente com esta mudança, eu ficarei para ver.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Julho 28, 2015 at 5:52 pm

    Ufa… boas notícias.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Julho 28, 2015 at 5:52 pm

    O Proença que aproveite e que verifique de imediato que tipo de desfalques houve nestes poucos meses. É melhor prevenir…

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2015 at 6:07 pm

      Desfalque não houve nenhum. Podem criticar muita coisa, mas em relação à credibilização da liga e ao bom trabalho feito pelo duque na liga não o podem fazer!

      JD

    • Ruben Ribeiro
      Posted Julho 28, 2015 at 7:00 pm

      Sim porque com duque no scp desfalques foram coisas inexistentes !

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2015 at 9:32 pm

      Com o tempo que teve e da maneira como aquilo estava, era impossível. Por algum motivo voltou com a palavra atrás e recandidatou-se
      Antônio Santos

  • Endho
    Posted Julho 28, 2015 at 5:55 pm

    Uma excelente notícia para Luís Duque, que, de tão beatificado, será a escolha natural para novo Papa. Ironias à parte, Pedro Proença merecerá, ao menos, o benefício da dúvida (embora considere ser um cargo pouco indicado ao seu perfil atual). Coisa que, "estranhamente", parece não querer acontecer nalgumas latitudes deste futebol lusitano. Porque será?

  • Anónimo
    Posted Julho 28, 2015 at 5:55 pm

    Não sei como há pessoas a criticar esta eleição. Entre Proença e Duque, o ex-árbrito é claramente a melhor escolha. É um homem do futebol, com reputação internacional e com experiência em gestão empresarial.

    Isto vindo de um vitoriano e não de um adepto dos 3 do costume.

    Boa sorte a Proença e que traga coisas boas ao futebol.

    Lucas Ferreira

  • Anónimo
    Posted Julho 28, 2015 at 5:56 pm

    Esta frase diz tudo : " Na perspectiva, de Proença neste futebol cheio de guerras também será curioso perceber como irá ao mesmo tempo agradar a Pinto da Costa e bruno de Carvalho".
    Não sei se foi propositado, mas esta frase dá mesmo a entender o que aí vem nas próximas épocas.
    As funções do presidente da liga passam por agradar a todos os clubes.Mas isto devo ser só eu que penso assim.
    È caso para dizer " encomendem as faixas"?

    Filipe

    • Tomas W
      Posted Julho 28, 2015 at 6:51 pm

      Oh Filipe
      Explica-me lá como é que o presidente da Liga decide o campeonato?
      Como bem lembra o VM todo o poder está na FPF (CA, CD e CJ)

  • cmoreira.ft
    Posted Julho 28, 2015 at 5:56 pm

    Alguém me explica a razão da discussão entre o Fiúza e os dirigentes do Setúbal à saída do edifício? E quem vos parece ter, pelo menos, "a maior razão" sobre o assunto, uma vez que nisto do futebol ninguém é inocente (uns mais do que outros)?

    • Rodrigo
      Posted Julho 28, 2015 at 5:59 pm

      Basicamente o Gil Vicente queria que o Vitoria fosse despromovido porque supostamente nao cumprir as exigencias financeiras necessarias de um clube de 1ª Liga.

    • Ruben Ribeiro
      Posted Julho 28, 2015 at 6:04 pm

      Fiuza ate pode ter a sua razão, mas se todos pensassemos como ele o futebol deixaria de fazer sentido.
      O clube dirigido por ele não foi competente em campo e quer ficar na 1ª liga porque é um clube cumpridor e outros tiveram alguns salários em atraso ?
      Se fossem todos assim nos últimos anos a Liga tinha dado muitas voltas.

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2015 at 6:27 pm

      Há obrigaçoes a cumprir.. agora a trasnaparencia das mesmas deixa muito a desejar.
      E teria dado as voltas que fosse preciso.
      Na LaLiga este ano o Elche desceu na Secretaria.
      Cumprimentos.

      Carlos Silva

    • Luís Ribeiro
      Posted Julho 28, 2015 at 6:32 pm

      Basicamente o q ele disse foi q o Setubal devia ter vergonha na cara pq, como é sabido, não paga a ninguém enquanto o Gil sempre foi um clube cumpridor.
      Tem a sua razão, mas vale o que vale.

    • João Dias
      Posted Julho 28, 2015 at 6:54 pm

      Aquele espetáculo era desnecessário em frente às câmaras.

      Mas quem é o Fiúza para acusar o Setúbal de não pagar salários a ninguém??

      É certo que os sadinos têm um longo historial de incumprimento mas a atitude do presidente do Gil Vicente só revela desespero e desnorte.

    • Tomas W
      Posted Julho 28, 2015 at 6:54 pm

      Oh Ruben Ribeiro se uns não pagam impostos e parte dos salários estão a fazer concorrência desleal pois podem comprar melhores jogadores e desta forma ser mais competentes dentro de campo. Ainda à pouco tempo levantou-se essa questão em França com o Mónaco que por força da quase inexistente carga fiscal podia pagar salários milionários.
      A verdade desportiva está diretamente ligada ao cumprimento por todos das regras.

  • Ricardo Ricard
    Posted Julho 28, 2015 at 5:59 pm

    Mais do mesmo…Fez vários trabalhinhos como arbitro e agora vai fazer mais uns quantos para outro lado.
    O futebol Português é isto,nem esta cambada de corruptos tem vergonha e muito menos quem os apoia,a gente gosta é deste tipo de escumalha. Parasitas!

    • Lucas Ferreira
      Posted Julho 28, 2015 at 6:21 pm

      Não sei de que te queixas. Assim, se o teu clube não ganhar o campeonato, tem sempre a desculpa do Proença.

      Agora a sério, foi dos melhores árbritos do mundo, ou seja é um homem do futebol. Mas o clubismo é mais forte.

    • Bruno Filipe Domingues da Silva
      Posted Julho 28, 2015 at 6:36 pm

      Tacinho havia quando estava lá o Duque.

      Os ultimo anos tem sido favorecimento ao seu clube inacreditável.

    • Fredy
      Posted Julho 28, 2015 at 6:43 pm

      Podias adaptar isso ao Duque. São todos iguais.

  • Luís Ribeiro
    Posted Julho 28, 2015 at 6:07 pm

    Melhor contratação do Porto para esta época.
    BdC ainda se vai arrepender por "aberto as pernas ao Porto" e andarem de mãos dadas.
    Durante o ano mais do mesmo. Sporting a perder, BdC a chorar e a querer mudar tudo no final do ano.

    Quanto ao futebol português, está totalmente podre. Acabem com isto.

    • Fábio Silva
      Posted Julho 28, 2015 at 6:17 pm

      Penso exatamente da mesma forma! A experiência "matreirice" dos dragões vai engolir o Sporting! Mas parabens ao Sporting e ao Porto, mas sobretudo a Joaquim Oliveira!

      Ainda mais uma nota para as palavras de Fiuza em que menciona que houve clubes da segunda liga bastante pressionados para votar no Proença! Ou seja, uma eleição que só pode mesmo dar motivos de alegria ao sr. Bruno de carvalho!

      Esta nova ordem do futebol português promete!

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2015 at 6:25 pm

      Pois de facto o mais lógico seria o Sporting votar num candidato com quem está em litígio e em tribunal? Lê se com cada coisa.

      Isto é aquela velha história: "preferes que te cortem um dedo ou um braço?" – Bem eu não quero nenhuma das duas mas mal por mal prefiro que me cortem só um dedo. Isto para dizer que o Sporting apoiaria qualquer candidato que fosse contra o Duque, como é óbvio a não ser que aparecesse o Godinho Lopes.

      Pedro Sousa

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2015 at 6:35 pm

      O mais curioso é que após uma época com nomeações cirurgicas uma adepto do clube, que até não tem muitas razões de queixa (mais de regozijo, quem não se lembra da saudosa campanha #colinho) venha dizer que o futebol português está podre.
      Ricardo

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2015 at 6:41 pm

      Curioso, quando Duque foi eleito não foi devido a uma aliança entre PdC e LFV?
      Qual é a diferença agora?

      Igor Borges

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2015 at 8:05 pm

      E as palavras do Fiúsa? Querem dizer o que? Como são explicadas?

      JD

  • Flávio Trindade
    Posted Julho 28, 2015 at 6:27 pm

    Como já disseram acima, embora pouca gente o tenha feito, esta "entrada" de Pedro Proença como Presidente da Liga, foi uma jogada estratégica e acima de tudo política.

    Servirá acima de tudo para desviar as atenções dos mais incautos, que olham para isto como uma guerra Benfica Vs Porto e Sporting, mas que mais não é do que um regresso pela porta grande do mega movimentador de influências do futebol português dos últimos 15 anos.

    Esta vitória não é de Pedro Proença, que como em toda a sua carreira será apenas um rosto aparentemente de sucesso, mas sim de Joaquim Oliveira que voltará a ser o Padrinho do futebol português, agora que a sua SportTV começava a sentir o toque da concorrência.

    Não será de estranhar que das primeiras medidas a serem propostas e implementadas pelo novo Presidente, sejam a centralização dos direitos televisivos e a introdução de apoio tecnológico à arbitragem…
    Nada que o principal canal de desporto em Portugal não possa ajudar…

  • Rodolfo Trindade
    Posted Julho 28, 2015 at 6:48 pm

    Eleição mais que previsível!!!

    Bora lá Joaquim Oliveira, volta à tona!

  • Ricardo Ricard
    Posted Julho 28, 2015 at 6:56 pm

    Duas verdades absolutas: Lopetegui disse que precisava de algo mais e se o Benfica for campeão ainda dará mais prazer.

    • Daniel Alves
      Posted Julho 28, 2015 at 7:13 pm

      Concordo plenamente contigo…Ser campeão contra tudo o que se está a passar era ouro sobre vermelho :-)
      Mas com este a mandar, acho que não vamos conseguir. E nem sou a favor nem contra Luís Duque.

    • Bruno Filipe Domingues da Silva
      Posted Julho 28, 2015 at 7:15 pm

      O homem já está com queixas.

      Joguem mais é a bola.

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2015 at 8:09 pm

      Exatamente, foi isso que o Benfica tem feito nos últimos tempos, jogar à bola mais que os outros.
      O mesmo é válido para quem comentou o sorteio dos árbitros ter sido chumbado. Joguem mas é à bola!

      JD

    • Pedritxo
      Posted Julho 28, 2015 at 9:10 pm

      Se o benfica e campeao este ano, vai tudo abaixo, quero ver as desculpas.

    • Rui Ferreira
      Posted Julho 28, 2015 at 9:44 pm

      Daniel Alves o que é "tudo o que se está a passar?"

    • Daniel Alves
      Posted Julho 29, 2015 at 1:07 am

      Pedro Proença na presidência da Liga, e com os investimentos avultados de Porto (em toda a equipa) e Sporting (no treinador), além destes terem feito o treinador e sub-capitão do Benfica mudarem-se para lá…

  • Vítor Cerqueira
    Posted Julho 28, 2015 at 7:15 pm

    Se a centralização dos direitos de TV for aceite, o que significa para o Benfica? Terá de vender os direito a uma entidade?

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2015 at 8:09 pm

      Na opacidade do futebol português eu ainda não consigo perceber como é que o Benfica investe numa TV para transmitir os jogos, investe numa estrutura televisa, teoricamente tem lucro, e depois aparece o Domingo Soares Oliveira (CFOdo Benfica) a dar um parecer favorável à centralização dos direitos. Honesteamente, não entendo. Ou então não estou a par de toda a história.
      Ricardo

    • Anónimo
      Posted Julho 28, 2015 at 8:10 pm

      Também gostava que me esclarecessem acerca do assunto. O que significa mesmo a centralização dos direitos televisivos? Até porque o próprio Benfica já disse que era a favor da centralização.

      JD

    • Vítor Cerqueira
      Posted Julho 28, 2015 at 8:32 pm

      Exato, também não entendi bem. Talvez porque a BTV já criou grande impacto e pode criar valor somente com as ligas internacionais – mesmo que baixe a mensalidade se perder os jogos do SLB. Isto a somar a uma venda dos direitos televisivos, o Benfica acaba a ganhar. Mas isto são contas de carpinteiro.

  • Daniel Alves
    Posted Julho 28, 2015 at 7:17 pm

    Não gostei desta eleição. Não sou a favor ou contra Luís Duque, e tanto me dá que o meu presidente o apoie, mas sou e serei sempre contra Proença seja para isto ou para a presidência da liga de berlindes.
    O meu clubismo influencia-me bastante nesta opinião, e chega-me porque como árbitro sei como foi dificil ser campeão enquanto este por lá andou…Espero que nos deixe terminar em 2º.
    Não gostei.

  • Mac
    Posted Julho 28, 2015 at 7:32 pm

    Engraçado ver os benfiquistas cheios de medo…com Duque estava tudo controlado não era? Será que não vai haver mais campeonato do andor? Fico à espera para ver.

  • Tiago Luz
    Posted Julho 28, 2015 at 8:30 pm

    É bom ver que o "nosso" Portugal tem muita criatividade. Nunca vi tanta teoria da conspiração junta. Aliás, eu acho que o Proença vai fazer com que o Benfica desça de divisão.
    Por favor gente, nem tudo o que se faz é para prejudicar ou favorecer os 3 grandes. Epá eu percebo que o futebol em Portugal seja tudo menos transparente, mas não vamos levar as coisas a um extremo!

    • Anónimo
      Posted Julho 29, 2015 at 8:50 am

      O mais rídiculo é que os outros clubes é como não existissem. Apesar do seu voto valer o mesmo que os 'grandes'.

      Filipe AZ.

  • Stalley VM
    Posted Julho 28, 2015 at 8:51 pm

    O futebol Português nunca há de estar bom, é cada um a puxar para o seu lado.
    E este ano algo me diz, que vai ser o "circo", com que se anda passar neste mercado, uns investem milhões num treinador, outros em jogadores e por fim á quem aposte na "estrutura" para vencer este ano, veremos quem no fim quem se ri mais, está muita coisa em jogo este ano, ao primeiro mau resultado, vai ser "choradeira" completa.

    ps: Dispenso bocas da "criançada" do tipo "um Sportinguista a falar em choradeira" ou os "Sportinguistas sempre a chorar, tudo contra eles", essas bocas é de quem não sabe mais.

    SL!

  • João Ribeiro
    Posted Julho 28, 2015 at 8:52 pm

    Temo que com o querido voltem os famosos foras de jogo de 2 metros do Maicon ou penaltys sobre o Lisandro onde ninguém lhe toca..
    Não se percebe, o Duque até fez um bom trabalho na sequência do Mário Figueiredo e agora metem lá este homem que fez toda a sua carreira em prol de um clube. E afinal o Imbula não foi o maior reforço do ano..

    • Tomas W
      Posted Julho 28, 2015 at 9:36 pm

      Explica lá como é que ele vai fazer isso?
      O Conselho de Arbitragem está na FPF. A nomeação dos árbitros e a sua classificação não passa pela Liga. Estou curioso como é que o Proença vai conseguir esse feito…

  • Carlos Da Silva
    Posted Julho 28, 2015 at 9:15 pm

    esta mais que visto…nunca compreendi mt bem lfv,,,socio do porto e do benfica. a espera de uma porta aberta para se encher. mas do que se queixam se este nao e melhor que p d costa? o futebol nao interessa, interessa isso sim o poder e encherem se mais e mais…

  • Bruno
    Posted Julho 29, 2015 at 12:13 am

    Declaração de interesse: Tenho zero interesse neste tema, é algo irrelevante, quero é ver futebol.
    …mas depois de ver tantos comentários com as mesmas insinuações é fácil de chegar a certas conclusões. Duque ao que parece afinal era uma pessoa séria, de princípios e que fez um excelente trabalho, logo, para quê mudar? Por outro lado, Proença que esteve no meio do futebol, foi o melhor árbitro Português de sempre, doa o quem doer, isso é factual, que não esteve envolvido (que eu saiba) em metade (e isto já é ser amigo) das trafulhices de Luís Duque é escandaloso, apesar de concordar que provavelmente o lugar indicado seria na arbitragem, acho que na Liga (que acaba por não mandar porra nenhuma) é pelo menos digno do beneficio da dúvida.

    Para os Benfiquistas, o argumento do "têm um dos vossos no poder e ainda se queixam" deixou de ser um argumento válido, coerências. Ao menos, e aqui deixo a dica, fica mais uma desculpa para os possíveis fracassos do RV. Quanto ao L. Duque, é um ser execrável e que quanto mais longe de lugares de poder melhor, quem sabe um dia não se recandidatará à presidência dos outros grandes, pois é visível que conquistou o coração de muitos.

    Em suma, acho que ganhou o menos mau, são ambos fraquinhos e acabou por ganhar o novato, derivado do facto de este cargo não ter grande importância (em termos de poder) no futebol, daí os pouco candidatos.

    SL!

Deixa um comentário