Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Pepê decide FC Porto-SC Braga; Galeno marcou de penálti quando o Dragão estava a assobiar a equipa; Turma de Carvalhal fez quase o triplo dos remates mas os dois erros de João Ferreira foram fatais

Vitória difícil dos Dragões, mas este futebol fraquinho continua a ser suficiente para amealhar triunfos no campeonato. A turma de Vítor Bruno até entrou bem, mas a partir dos 25 minutos pouco fez (a 2.ª parte foi particularmente pobre), acabando por ser feliz nos momentos do jogo (penálti caído do céu em cima do intervalo e golo imediatamente após o empate, que podia galvanizar o Braga para uma reviravolta, proveniente de um lançamento lateral que surpreendeu a defesa bracarense). Pepê fez as pazes com a baliza (2.º jogo seguido a marcar) e foi o herói, enquanto Galeno continua a engordar as suas estatísticas, mas o melhor portista foi Nico, que voltou a mostrar uma inteligência e relação com a bola acima da média. Já Samu desta vez ficou em branco, enquanto João Mário saiu ao intervalo depois de ter passado por dificuldades com Gabri Martínez. Do lado do Braga, acabou por ser uma exibição distinta em ambas as partes, tendo iniciado muito mal o jogo, mas crescido com o passar dos minutos e feito por merecer pelo menos o empate face ao que foi a 2.ª parte (muitos remates e lances perigosos, principalmente numa fase em que Carvalhal conjugou Bruma, Gharbi, Horta e Roger atrás de El Ouazzani). Vítor Carvalho destacou-se (grande intensidade), ao passo que Roger marcou um golaço e Gharbi voltou a mexer o jogo vindo do banco. Pela negativa, Ricardo Horta acentuou a péssima fase (muitos remates falhados) e João Ferreira fica ligado aos dois golos sofridos (não é com o ex-Udinese a central que Carvalhal vai corrigir os problemas defensivos).

FC Porto 2-1 SC Braga (Galeno g.p 45’+1 e Pepê 59′; Roger 54′)

O FC Porto derrotou o SC Braga, no Dragão, por 2-1 voltando a aproximar-se do Sporting na liderança da I Liga. Os Dragões entraram fortes, com duas boas ocasiões nos primeiros 25 minutos, mas só em cima do intervalo chegaram à vantagem, num penálti convertido por Galeno a castigar falta de João Ferreira sobre o próprio. No 2.º tempo, Roger empatou com um golaço, materializando a subida de forma dos Gverreiros, mas a igualdade só durou 5 minutos, tendo Pepê aproveitado mais um erro de João Ferreira (estava mal posicionado) para se isolar diante de Matheus e garantir os 3 pontos.

XI FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Nehuén Pérez, Moura; Varela, Eustaquio; Pepê, Nico, Galeno; Samu Omorodion.
XI SC Braga: Matheus; Víctor Gómez, João Ferreira, Niakaté, Adrián Marín; Vítor Carvalho, Gorby; Roger, Ricardo Horta, Gabri Martínez; Roberto.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

59 Comentários

  • Gil-Galad
    Posted Outubro 6, 2024 at 9:32 pm

    Tivemos alguns bons momentos e nos primeiros 20min podíamos estar a ganhar por dois ou três. Braga equilibrou até ao intervalo. Mas o que se passou na segunda parte foi muito mau. Marcámos e a partir daí parecíamos uma equipa pequena a baixar o bloco e a abdicar de ter o controlo do jogo. Tal como com o Man Utd. Patético. Vitor Bruno cada vez mais a demonstrar fragilidades

    • Gil-Galad
      Posted Outubro 6, 2024 at 10:36 pm

      Nota ainda para o Galeno que desde que a transferência para os árabes falhou, está num nível muito mais baixo

  • Dark Green
    Posted Outubro 6, 2024 at 9:34 pm

    Eu também prefiro o Samu no porto e o Gyokeres no Sporting. Ah tão bom.
    Abraços

    • Gil-Galad
      Posted Outubro 6, 2024 at 9:51 pm

      Quem é que disse o contrário?

      • Petrol
        Posted Outubro 6, 2024 at 9:59 pm

        É só ir ver os comentários do jogo do Porto contra o Manchester United

        • andresilvac
          Posted Outubro 6, 2024 at 10:59 pm

          O pessoal perde a noção do que diz e depois outro perde a noção do que (não) repete, o que foi dito é que Samu dentro de área é mais mortífero a finalizar que Gyokeres é diferente de preferir um a outro o Sueco é muito mais completo perde na finalização e movimentos dentro da área mas o sueco ganha em tudo o resto… Resumido como PL de apenas finalizar Z
          Samu é melhor que Gyokeres como avançado que também pode jogar a PL Gyokeres ganha em tudo o resto.
          Cumprimentos

    • Syd Barrett
      Posted Outubro 6, 2024 at 11:29 pm

      Não fui eu que disse, nem concordo, mas para ser melhor marcador da liga o Samu teria de bater penalties.
      Basta ver que dos 11 golos do Gyokeres, 5 foram penalties. O Samu tem 5 jogos 4 golos. O Galeno bateu 4 penalties.

      • Neville Longbottom
        Posted Outubro 7, 2024 at 7:37 am

        Sendo que me estou a lembrar de 2 penaltis que resultam de 2 oportunidades claras criadas pelo Gyokeres, uma delas foi contra o Porto. Marcou o penalty mas todo o trabalho vale o mesmo que um golo.

        • Syd Barrett
          Posted Outubro 7, 2024 at 4:53 pm

          É irrelevante essa questão, no que determina o melhor marcador. O Gyokeres, neste momento, é muito superior ao Samu precisamente pelo que dá ao jogo do Sporting. ( O Samu também tem 20 anos ). Mas se marcasse os penalties que o Porto teve, estaria mais próximo dos números do Gyo. Apenas isso.

  • Ricardo F.
    Posted Outubro 6, 2024 at 9:35 pm

    Foi o primeiro jogo que vi deles este ano e este Braga parece bem mais pobre do que o do ano passado. Deu a sensação que só cresceram no jogo devido ao cansaço acumulado dos jogadores do Porto. A zona central da defesa e do meio campo, então, aparentaram muitas fragilidades e até falta de qualidade, mesmo. Mas é Carvalhal, Salvador não leva a mal.

    Podia perguntar mais coisas, mas pergunto só uma: tivesse sido o Victor Gomez a fazer as duas faltas que o João Mário fez na primeira parte, já depois do amarelo (especialmente a primeira, em que agarrou e travou uma saída para o ataque), e o que lhe teria acontecido?

    • Pavel Nedved 10
      Posted Outubro 6, 2024 at 9:53 pm

      O mesmo que no ano passado, quando foi expulso por duas faltas. O João Mário parou um contra ataque com amarelo, se fosse do outro lado a decisão é óbvia

      • Mantorras
        Posted Outubro 7, 2024 at 9:34 am

        Por alguma coisa saiu logo.

        • Pavel Nedved 10
          Posted Outubro 7, 2024 at 11:21 am

          O problema é que deveria ter saído, mas sem ser substituído, era expulso mesmo. Incompreensível com amarelo ter feito 2 ou 3 faltas, sendo uma delas parar o contra ataque e outra um lance já no meio campo do Porto com uma entrada, no mínimo, impetuosa. Mas pronto, as cores valem o que valem e todos sabemos disso.

    • Max K.
      Posted Outubro 6, 2024 at 9:55 pm

      A fragilidade no meio-campo do Braga fica mais fácil de compreender se se tiver em conta que neste momento tanto o João Moutinho como o Zalazar estão fora por lesão, e que falta fazem.

      • Ricardo F.
        Posted Outubro 6, 2024 at 10:33 pm

        Bem lembrado. Aparentam fazer realmente muita falta, porque o Gorby não parece ter nível para isto.

    • Neville Longbottom
      Posted Outubro 6, 2024 at 9:57 pm

      O cansaço acumulado dos jogadores do Porto era maior que os do Braga quando jogaram exatas 71,5 horas antes com a diferença que o Braga teve de ir à Grécia?

      • Gil-Galad
        Posted Outubro 6, 2024 at 10:30 pm

        Concordo. Não pode ser desculpa. Foi mau demais. Que estejam a acusar a pressão dos resultados e da responsabilidade (derrota na Noruega foi dura e o empate ao cair do pano também doeu) e talvez por isso tenha sido mais sofrido mas usar o cansaço não pode ser desculpa.

      • Ricardo F.
        Posted Outubro 6, 2024 at 10:41 pm

        Não coloquei o cansaço em comparação, Neville. Pareceu-me foi que ele foi mais notório nos jogadores do Porto. Talvez porque, apesar da viagem à Grécia do Braga, o Porto repetiu o 11 de quinta e o Braga trocou uns 3/4 jogadores. E, além disso, é diferente lidar com um resultado em aberto durante 90′, frente a algumas das individualidades (friso, individualidades) do Man Utd, de ter um jogo fechado aos 60′, como aconteceu ao Braga com o Olympiakos. Só isso, mesmo.

  • aVegan
    Posted Outubro 6, 2024 at 9:36 pm

    O jogo valeu pelos 3 pontos e por ouvir dizer o Nico na flash a dizer: ficamos “judidos”

  • Jasomp
    Posted Outubro 6, 2024 at 9:39 pm

    Duas equipas fracas. É triste ver o meu Porto jogar com um Samu na frente – que está a milhas de um Falcão, Lisandro Lopez ou Jackson Martinez, com um Eustáquio a jogar por decreto e ter João Mário e Zé Pedro na defesa quando há Martim Fernandes e Gabriel Brás não passa da equipa B.
    Ouro da casa foi só marketing, está visto. 2 meses depois, que jogador da formação lançado por ele está a jogar de forma regular?

    Quanto ao Braga, é o que eu já disse. Contratam cada vez mais e mais caro mas não contratam melhor. Roberto Fernandez é banal, João Ferreira não se percebe muito bem porque lá foi enquanto que Niakate e Victor Gomez não têm nivel para isto.

    A qualidade do nosso campeonato nunca foi tão baixa.
    Assim sendo, vai ser uma época em que nem é carne nem é peixe.

    • Pavel Nedved 10
      Posted Outubro 6, 2024 at 9:52 pm

      Niakate não tem nível para isto… Tá bem, se fosse português não dizias isso. O Niakate continua a ser dos melhores centrais do campeonato fácil.

      • Neville Longbottom
        Posted Outubro 6, 2024 at 9:59 pm

        Também não entendi essa. O Roberto Fernandez internacional sub 21 espanhol é banal. Deve ter tido imensas oportunidades para ter a bola no pé mais do que meio segundo para além de todas as movimentações que fez e que permitiram ao Braga abrir linhas e para além de ter estado incansável na pressão.

      • Jasomp
        Posted Outubro 6, 2024 at 10:05 pm

        Ui, só o ano passado foram várias casas valentes.

        • Pavel Nedved 10
          Posted Outubro 7, 2024 at 8:26 am

          Diz-me um central com menos de 25 anos que nunca tenha enterrado. Faz parte do crescimento, agora vires dizer que é fraco é intelectualmente desonesto. Mas compreende-se Clismo2, gostas de vir mandar umas facadas e poucos ou nenhuns jogos do Braga deves ver, vais ver aquelas pontuações do flashscore e pronto, és analista.

    • Petrol
      Posted Outubro 6, 2024 at 9:58 pm

      Há tanto para falar sobre a equipa do Porto e falas do Samu… Samu tem potencial para ultrapassar Jackson Martinez (que na Europa só rendeu em Portugal) e Lisando López. Falcão é de outro nível

      • Jasomp
        Posted Outubro 6, 2024 at 10:54 pm

        Ui, o Samu não tem nem metade da classe do Lisandro Lopez.

        • Mantorras
          Posted Outubro 7, 2024 at 9:37 am

          O Lisandro tambem nao tinha classe por ai alem, tinha muita raca. Classe tinha o Falcao, ou o Lucho. Nao ha desses por ai aos pontapes. Arriscaria dizer que o Samu vai fazer melhor carreira do que o Jackson.

    • Gil-Galad
      Posted Outubro 6, 2024 at 10:33 pm

      Tenho de concordar relativamente a alguns tópicos. Há jogadores a ter várias oportunidades quando não as merecem. João Mário, Eustáquio, Zé Pedro e até há dois jogos o Pepê não fizeram muito para merecer titularidades. Vejo Samu com pouco jogo para ele tendo em conta que não é para já um prodígio a jogar de costas logo é preciso adaptar a equipa para que ele consiga ser útil nas zonas de finalização tal como demonstrou hoje no golo (que foi bem anulado). Temos de criticar mais é o porquê de o Porto começar tantos jogos com posse e capacidade em jogar entrelinhas e quando nos encontramos a ganhar, muda tudo para pior e é pontapé para a frente.

    • MagicoBraga
      Posted Outubro 7, 2024 at 12:47 am

      O Niakate é um excelente jogador que já vem a somar grandes jogos a vários meses seguidos, há essa ideia fora do universo braguista de que é mau por causa dumas expulsões mas é uma ideia completamente errada, aliás, fossem todos como ele.

    • oMeuUserName
      Posted Outubro 7, 2024 at 8:30 am

      Sabes lá tu o que dizes… O Niakaté é top3 de centrais do Braga nos últimos 10 anos! Desde Janeiro que está numa forma excelente. Aliás, arrisco-me a dizer que, neste momento, é capaz de ser o único jogador consensual na titularidade para os adeptos.
      Deu casas na época passada? Sim, tem 3 ou 4 erros graves (2 deles na Champions – autogolo contra o Nápoles e expulsão contra o Union), o que é absolutamente normal num jogador que faz tantos minutos. Se calhar, o Debast e o Otávio já erraram mais esta época do que o Niakaté em toda a época passada, e não custaram 1,80M€…

  • Gorlami
    Posted Outubro 6, 2024 at 9:43 pm

    40 minutos (!) a defender. O Vitor Bruno que não se ponha a pau. Que ridículo. A jogar no Dragão, contra o Braga (ainda que fosse o Real Madrid ou o Bayern) e o Porto desde que faz o 2-1 não volta a fazer mais que 5 passes seguidos. Onde é que já se viu isto. Este VB tem de acordar. O Porto não é isto (agora até pareço um benfiquista a falar).
    Já agora, o Martim Fernandes, para quem está com “problemas pessoais”, jogou 10x melhor que o João Mário. Quem diria.

  • Neville Longbottom
    Posted Outubro 6, 2024 at 9:55 pm

    Tinha tempo esta noite para ver o jogo e foi o primeiro jogo que vi do Braga e do Porto esta temporada (exceto o jogo do campeonato com o Sporting). Foi, por isso, o primeiro com minutos decentes que vi de alguns jogadores que têm sido falados, o Samu por exemplo. Tive azar pelos vistos.
    .
    Presumivelmente esta caixa de comentários falará mais do Porto do que do Braga, por isso vou falar mais do Braga. Esperava pior, dado o início de época atribulado que têm tido e dadas as críticas que tenho lido por aqui. O Carvalhal esteve bem na minha opinião, tanto a montar o 11 como a mexer na equipa, o Braga parecia que crescia a cada alteração vinda do banco. O Braga que até “deveria” mostrar maior desgaste do que o Porto, não esteve bem nos primeiros 25 minutos, mas depois disso soltou-se com alas bem abertos mas sem nunca deixar de ter jogo interior (com Vitor Carvalho em evidência, já falo dele mais abaixo). Dizia eu que não esteve bem nos primeiros 25 minutos, mas a partir daí fez por merecer outro desfecho. E isso deveu-se muito à capacidade do meio campo do Braga (muitas vezes a 2 com Gorby e Carvalho) de engolir o meio campo do Porto em território (mesmo quando não tinha bola, aqui penso que a falta de capacidade que o Porto teve de esticar jogo, prejudicou muito a equipa e o Braga conseguia contrariar a posse do Porto. Parece que estou a falar de um domínio do Braga, mas não, o jogo foi muito dividido, só o deixou de ser quando o Porto baixou muito no final. Apenas que o meio campo do Braga conseguia manietar a estratégia ofensiva do Porto. Estranhamente pareceu-me uma equipa melhor orientada taticamente.
    .
    Niakaté fez um grande jogo, do que me lembrava era imperial no ar mas limitado pelo chão, mas hoje fui desmentido, tanto a proteger as saídas como a colocar o corpo para soltar na opção e no timing certo. Nos duelos com o Samu, intratável. Vitor Carvalho para mim foi o melhor em campo, era um farol para os colegas, capacidade para receber, rodar e libertar, soltar no flanco ou deixar jogável no meio. Gostei também do Roberto Fernandez, jogo de muita luta mas que incomodou muito a ação dos centrais do Porto (falta conforto com bola a estes centrais, pela amostra de 90 minutos que tive). Gabri pode dar jogador, mas morreu muito cedo (boa leitura do Carvalhal ao colocar Bruma), com um bocadinho mais de acutilância podia ter pressionado um já amarelado João Mário. Por fim, Roger. Apesar de jovem (18 anos), já leva 3 anos e meio de senior (em 2021/2022 fez 11 jogos na equipa principal), consegue desequilibrar com muita facilidade e deixou sempre o Moura em sentido (pouco se viu ofensivamente), isso por si só já era um elogio. Falta-lhe guardar um bocadinho de oxigénio na hora de definir, estou a lembrar do lance que termina em choque com o Varela já na área do Porto.
    .
    Em resumo, mesmo sabendo que corro o risco de ter visto muito pouco do Braga este ano vi uma equipa bem montada e com opções no banco para poder ascender com naturalidade em termos de qualidade de jogo (a julgar pelos maus inputs que temos visto aqui até agora) e estabilizar-se taticamente neste esquema que já não é de agora creio eu, mas que tem nuances e variabilidade para colocar qualquer equipa em sentido em qualquer campo.
    .
    Bom jogo de futebol, hoje não se pode dizer que fizemos um mau trabalho sobre o “produto” que tem sido muito criticado ultimamente. Obrigado.

  • Jeco Baleiro
    Posted Outubro 6, 2024 at 10:15 pm

    O Gharbi (não confundir com o Gabri ou o Gorby) é o melhor jogador do Braga e com alguma margem, craque de todo o tamanho, não percebo como ainda não é indiscutível. Tem características raras, cabeça levantada, bola coladinha ao pé, enleante, decide quase sempre bem, é impetuoso até nos duelos físicos, é rápido. Enfim mais jogo menos jogo vai acabar por assumir o lugar.
    Entrou e pos logo a defesa do Porto toda em sentido.
    Por outro lado o problema do Braga nem é defender mal mas sim ter maus defesas. João Ferreira não é fraco, é fraquissimo. O Victor Gomez e o Marin dem. O Yuri é esforçado mas não passa disso, tem lacunas técnicas gritantes. O miúdo alemão é capaz de ser o melhorzito mas parece que de vez em quando também lhe para o relógio e ter dois centrais deste género (o Niakate é do estilo mas hoje esteve muito bem) não dá muita confiança ao treinador. Assim é difícil.

    • Martinator
      Posted Outubro 8, 2024 at 1:08 pm

      O Carvalhal não tem coragem de encostar o Horta e por isso o Gharbi nunca vai ser indiscutível.

  • Niall joaQuinn
    Posted Outubro 6, 2024 at 11:00 pm

    Só vi os últimos 15 minutos e parecia que o Porto estava com o City ou com o Real.
    Jogo sem critério, jogadores a cair, substituições para queimar tempo (a suspensão da substituição com o Diogo Costa no chão para ganhar 30 segundinhos mais à frente, diz tudo), apanha-bolas desaparecidos, etc.
    O Porto hoje foi pequeno.

  • MM84
    Posted Outubro 6, 2024 at 11:22 pm

    Tínhamos de ganhar pelo menos 1 ponto neste jogo, não queremos vitórias morais.

    2 perguntas:
    – porque não jogamos mais tempo/vezes assim, com intensidade, para cima deles, com faca nos dentes? Carvalhal medricas
    – Matheus e RHorta têm de jogar sempre é? Não se percebe Gharbi ter tão poucos minutos

  • Uzzinhoo
    Posted Outubro 7, 2024 at 12:08 am

    Se o Porto de Vítor Bruno é isto, está muito mal. Devo estar com azar mas até hoje só vi: Sporting, Bodo Glint, Manchester United e o jogo de hoje. Não me parece ter estofo para o cargo que ocupa (apesar de denotar limitações em vários jogadores que tem à disposição).

  • FCPenta
    Posted Outubro 7, 2024 at 2:16 am

    Vítor Bruno, falou em dores de crescimento da equipa na ressaca do empate com o Man Utd, mas quem as parece estar a sentir é ele.

    Uma tragédia em três actos:

    1º Acto
    Nico e Varela rebentam aos 60′. Solução? Substituir o único elemento do trio do MC com fôlego: o patinho feio, Eustáquio. Por quem? Um Fábio Vieira perdido, sem saber pressionar, que foi completamente inútil. Quantas bolas recuperou Vitor Carvalho sem qualquer pressão?


    Samu acusa fortemente o cansaço por volta da mesma altura. Que faz VB, sob pressão alta e desesperado por posse, a precisar de esticar o jogo para fazer o Braga recuar as linhas?
    Péssima leitura de jogo, péssimas substituições.

    Comecemos pelo óbvio: o meio campo do Porto estourou as 60′, Varela e Nico deixaram de conseguir pressionar, o único do trio que estava em condições é o primeiro a sair: o patinho feio, Eustáquio. Entra um Fábio Vieira absolutamente perdido.

    Outro jogador que estava em claras dificuldades físicas? Samu, que faz

  • henry14
    Posted Outubro 7, 2024 at 2:30 am

    Este Braga é muito poucochinho. A defesa continua fraca para não dizer pior. Conseguiram adicionar mais um defesa aparentemente fraquinho: João Ferreira. Era este que ia para a Juventus há uns anos ??
    Ponta de lança: passaram de Vitinha, Abel Ruiz (não sendo nenhum destes dois do meu agrado eram titulares fáceis neste Braga) e Banza para pior.
    Não entendo Bruma não ser titular de caras neste Braga.
    Porque é que o Braga só entrou na segunda parte?? E mesmo na segunda parte houve uma altura que apertaram com o Porto mas com pouco ritmo e intensidade. E arriscaram pouco. Não percebo algumas contratações do Braga: Yuri Ribeiro e João Marques, entre outros, não catapultam o Braga para onde supostamente queria ir. Como simpatizante do Braga, acho que ultimamente estão a regredir. É uma pena.
    O Porto lá vai fazendo o seu percurso mas também vai mostrando pouquinho. Primeiros 20/25 min interessantes com oportunidades perigosas de Nico e Galeno mas depois não vi nada de outro mundo. Chega à vantagem com um penalty (justo) caído do céu. Na segunda parte sofre e chega à vantagem com a ajuda de Matheus e depois parece que jogou à pequeno (coisa pouco habitual do Porto neste tipo de jogos principalmente em casa) e habilitou -se a que lhes acontecesse o mesmo que aconteceu contra o United. Lá vão ganhando mas sem convencer. Mas pronto, falando de forma pragmática estão a fazer um campeonato competente, só perderam em Alvalade e já despacharam o VSC fora e o Braga em casa, enquanto que o Benfica por exemplo ainda não jogou contra nenhum dos top5.

    • Max K.
      Posted Outubro 7, 2024 at 10:23 am

      Diria que há 2 razões para o Bruma não ter sido titular no jogo de ontem: em primeiro lugar, fez os 90 minutos na quinta-feira, e a forma de jogar do Bruma exige que ele esteja fisicamente refrescado para ter mais impacto. Em segundo lugar, o Gabri (que foi titular no lugar do Bruma) tem deixado boas impressões nas oportunidades que tem tido, além de ser defensivamente mais competente – um aspeto já apontado pelo Carvalhal em conferências de imprensa.

  • Francisco Ramos
    Posted Outubro 7, 2024 at 9:02 am

    Analisando este jogo, queria começar por dizer que acho que o Braga devia descer de divisão porque defendeu toda a primeira parte com 6 homens, parecia um Casa Pia. E acho que o Porto também devia descer de divisão pelo tempo que perdeu na 2ª parte, parecia um Moreirense!

    Sobre o jogo em si, duas partes bem distintas. Uma onde o Porto esteve claramente por cima e outra onde foi o Braga a superiorizar-se claramente, parecendo um jogo onde ambos os treinadores tiveram mais medo de perder do que o de ganhar. Tirando o lance anulado, o Porto tem 2 oportunidades de golo e pouco mais, com muita largura e muitos homens em jogo interior mas sem conseguir tirar proveito disso. Na 2ª parte, é o Braga a conseguir jogar nas costas do meio campo portista e com isso criar relativo perigo à baliza portista. Mas oportunidades claras de golo foram poucas e isso facilmente se vê nos golos esperados (1,2 vs 0,6).

    O melhor jogador em campo para mim foi Vitor Carvalho. Quando foi para o Braga imaginava-o como um substituto de Mustari e um perfil mais de 6 mas hoje é tanto 6 como 8, pelo que conseguiu aparecer na área, recuperar inúmeras bolas, dar linhas de passe aos colegas e fazer a equipa subir sempre que necessário. Encheu o meio campo e mostrou a Vitor Bruno que não precisa de 3 homens para ganhar os duelos no meio.

    O negativo foi para mim Vitor Bruno. Pode ter um discurso polido, correcto, estar adaptado às ideias e realidade do clube, tudo isso é válido aquando da assinatura do contrato, contudo o caminho faz-se caminhando e parece que o treinador portista não está a caminhar para a frente. Hoje consigo-lhe apontar vários erros que já esperava corrigidos nesta altura:
    * A teimosia por João Mário e Zé Pedro. João Mário teve a sorte de outros João Mários e conseguiu não ser expulso por milagre. É que nem se trata da reincidência após ter amarelo mas pela falta em si após ter amarelo. João Mário leva 3 épocas completas em que é o titular da lateral direita portista e parece que defende cada vez pior (a diferença com a entrada de Martim Fernandes é gigante, tanto que o Braga deixou de criar perigo pela lateral esquerda e até foi refrescada com novo extremo e novo lateral) e para ajudar à festa tinha Zé Pedro para fazer as dobras. Continuo a dizer que Zé Pedro tem valor por ter subido na sua carreira a pulso mas não é suficiente para ser tantas vezes titular como tem sido (é o novo Fábio Cardoso) porque não garante segurança a nenhum dos seus companheiros. Djaló encontra-se a treinar com a equipa há mais de 1 mês, já leva cerca de 6 meses a treinar sem ter re-incidências da lesão e mesmo assim não é opção por que razão?
    * A teimosia por 3 médios. Ainda ontem o Braga provou que para defender bem não é preciso ter 3 médios declarados no meio campo, basta que as peças estejam no sítio certo. O Porto não só defende mais atrás como está constantemente descompensado em transição defensiva, basta olhar para o golo de Roger em que não existe nenhum médio na 2ª bola e este consegue chutar completamente sem oposição.
    * As substituições tendem a diminuir a equipa. Tirando Martim que até entrou por uma questão de necessidade (em Manchester foi para estancar a defesa que já tinha sofrido 2 golos por ali mas não jogava há 3 jogos antes disso), todas as restantes substituições não ajudaram em nada a equipa e já não é a primeira vez que acontece. Fábio Vieira não tem a intensidade necessária para fechar como médio ofensivo se o objectivo for defender resultados, Namaso numa ala é também um erro e Samu esteve 20 minutos a mais quando se notava que já era um corpo estranho no processo defensivo (estando muitas vezes fora da zona que devia pressionar). Pela capacidade física devia ter sido Nico e não Eustáquio a sair. As escolhas para o nosso banco deixaram muito a desejar porque não tínhamos nenhum extremo para substituir de igual para igual e os médios tinham todos o mesmo perfil, logo diminui as suas escolhas para mexer ainda antes de começar o jogo (não entendo o que lá estava a fazer Franco e Namaso, por exemplo).
    * A nossa capacidade física. Nico está a rebentar pelas costuras e a sua gestão não tem sido muito eficiente visto que se desgasta demasiado nas costas do avançado e depois lhe falta a oxigenação necessária para definir melhor (erro que já apontava na gestão dos avançados a Sérgio Conceição). Samu tem sido o nosso abono mas ainda não consegue jogar 90 minutos a cada 3 dias, é por isso que o plantel tem Gul e Navarro. Mesmo Varela e Galeno, altamente elogiados num passado recente, estão muito cansados e a equipa ressente-se com isso, tanto que Galeno tem sido criticado até por jogar numa posição que não favorece as suas características mas ainda o cansa mais do que fazendo as piscinas na linha.
    * A nossa postura final. Os adeptos entendem que estamos num ciclo de transição (até mais directiva que desportiva) mas estávamos a jogar com o Braga no Dragão, não era com um Real Madrid no Barnabéu, pelo que os assobios foram mais que merecidos mas eram dirigidos ao banco portista mais do que aos jogadores. Os nossos últimos 30 minutos foram medonhos e do pior que vi esta época, talvez até mais do que com o Bodo porque não só não criávamos nada como não conseguíamos ter a bola e íamos recuando cada vez mais as linhas, até ter que perder tempo numa falsa lesão de Diogo e uma substituição após os 90 de Samu por Gul.

    • Guinha10
      Posted Outubro 7, 2024 at 10:03 am

      Parabéns pelo excelente comentário Francisco! Foi exactamente a minha leitura…
      Mas acredito que o VB ainda tem muito para crescer, o que é normal e acredito que a equipa também vai crescer com o tempo.

      • Francisco Ramos
        Posted Outubro 7, 2024 at 11:04 am

        Vitor Bruno tem muito para crescer e a equipa também mas passado 3 meses há erros que para mim já não deviam acontecer e não entendo a insistência deles!

        Deixo-te apenas dois para se pensar se ele quer crescer ou se é teimosia! Fizemos toda a pré-época com Nico a 8 e estamos a fazer toda a época com Nico a 10 e não vejo melhores resultados em termos de dinâmica, quer ofensivos (pelo contrário, acho que acrescenta o mesmo a 8), quer defensivos pelo acréscimo de mais 1 médio. Outro é ter feito a mesma pré-época com 2 extremos totalmente diferentes em termos de perfil e agora quer ambos a fazer o mesmo (claramente que Galeno não se sente útil neste processo porque não é esse tipo de jogador) mas também não vejo melhorias nesse aspecto (que podia acontecer e todos dar-mos a mão à palmatória).

        • For Dummies
          Posted Outubro 7, 2024 at 12:18 pm

          VB tem um misto de erros de 3 meses e erros de 7 anos (estes últimos por exemplo com a insistência em Grujic ou o declínio defensivo que abordaste do João Mário).
          Talvez o que me tenha mais irritado ontem na abordagem foi mesmo a não substituição do Nico ja que quando torceu pareceu óbvio que nem ele queria continuar, e a aparente apreensão em pôr o Vasco em campo que quando entrou batalhou e deu mais ao jogo em intensidade do que o Nico estava a dar ou que o Eustáquio deu em todo o jogo.
          Continuo sem perceber o porquê de acharem o FV o substituto do Chico quando para mim pouco conta naquela posição/função, apesar de ontem não ser regra, e também da falta de soluções no Banco quando Namaso neste sistema não funciona e ter o André Franco com Vasco, FV e Mora é só mesmo para aquecer banco.

          • Francisco Ramos
            Posted Outubro 7, 2024 at 1:10 pm

            Relativamente ao último ponto, aquele que faz mais sentido debater, acho que Fábio Vieira é mesmo o substituto de Francisco Conceição, desde que utilizado para tal.

            Ao extremo do lado direito é pedido que faça movimentos interiores, dando a linha para o lateral e com isso manter a largura da equipa. Por inerência às suas características, ambos conseguem fazer isto com a diferença que Chico era para finalizar no 1×1 (ainda agora na Juventus tem mostrado isso) enquanto Fábio é para fazer sobreposição no miolo (daí a não necessidade de Nico mas a entrada de Ivan Jaime ou Rodrigo Mora) e criar último passe para os restantes jogadores.

            E em termos de definição, ninguém bate este para a posição, senão vejamos os números no Porto no que toca aos principais jogadores deste flanco:
            – Fábio Vieira – 1 participação (G/A) a cada 105 minutos.
            – Francisco Conceição – 1 participação (G/A) a cada 157 minutos.
            – Pepê – 1 participação (G/A) a cada 230 minutos (mesmo descontando os minutos que fez a defesa direito, não chega aos números do 1º).

            O problema é que o que se tem pedido aos extremos tem variado ao longo da época e por isso é impossível criar rotinas (ainda ontem foi um dos melhores jogos de Pepê porque lhe pediram para criar por dentro, jogador que tem claras lacunas e por isso ainda cá continua, tendo tido a sua melhor época nas costas do PL).

        • Valderrama
          Posted Outubro 8, 2024 at 12:46 am

          Não discordando de grande parte do comentário, o Nico fez mesmo grande parte da pré época a dez, foi várias vezes falado. Aliás, o 11 da supertaça com meio campo Varela, Grujic e Nico era bastante previsível por estar a ser testado na pré época.

          • Francisco Ramos
            Posted Outubro 8, 2024 at 8:43 am

            Olhando para os jogos da pré-época:
            – Sanjoanense – sem dados
            – Chaves – Nico ou Franco nas costas do PL
            – Nacional – Ivan Jaime nas costas do PL
            – Al Arabi – Mora nas costas do PL, Nico a 8
            – Austria Vienna – Ivan Jaime nas costas do PL, Nico entrou para 10
            – Tatabanya – Mora nas costas do PL
            – Sturm Graz – Nico nas costas do PL
            – Al Nassr – Nico nas costas do PL
            *
            Por acaso jogou mais a 10 do que eu achava porque tinha ideia que apenas foi testado no final da pré-época para esse jogo específico da Supertaça.

    • oMeuUserName
      Posted Outubro 7, 2024 at 11:16 am

      Só uma nota: segundo o GoalPoint, os xG ficaram em 1.2 e 1.0 (não 0.6).

      • Francisco Ramos
        Posted Outubro 7, 2024 at 11:22 am

        Os dados partilhados foram com base nos que aparecem no Flashscore, esqueci-me de colocar a fonte (não sei em que se baseiam para tal diferença).

  • MM84
    Posted Outubro 7, 2024 at 12:05 pm

    A diferença das equipas grandes para as outras tb é isto: tantos comentários de adeptos do Porto chateados, mas no final do dia eles é que levaram os 3 pontos…

  • Diogo Oliveira
    Posted Outubro 7, 2024 at 2:18 pm

    Bem, pelos vistos, comecei a ver o jogo, apenas, quando o Porto decidiu deixar de jogar, pois só a partir dos 40 min é que conseguir ligar a TV, devido a uma viagem.
    Do que vi, não gostei nada, mesmo nada da exibição do Porto, não conseguia fazer uma jogada, não conseguia controlar as operações da partida, controlar o ritmo do jogo, suster a pressão do Braga, não conseguia fazer mesmo nada, salvo correr atrás da bola e defender o resultado…
    Depois, há um problema que tem vindo a ser notório, os jogadores parecem estar exaustos, pelo menos, a meio da segunda parte o desgaste físico é evidente e esse facto é preocupante, pois só vamos em outubro!
    Também tenho de criticar aqui o João Mário que, na minha opinião, devia ter sido expulso, porque não pode cometer as faltas que cometeu após já ter levado um amarelo e a defender evidenciou, a meu ver, as suas debilidades defensivas.
    Outro aspeto, foi o Diogo Costa, no final, a parar o jogo, eu percebo a intenção dele, quis quebrar o ritmo do Braga, mas não podemos criticar e depois passar paninhos quentes quando são os nossos a fazerem.
    Bem, acho que o Porto tem uma fórmula assumida de jogar, que até tem supreendido os adversários no inicio de cada partida, designadamente, a saída da bola, pois constrói quase sempre a 3, mas o 3.º homem vai sempre variando, o que confunde o adversário e permite o Porto ferir no ataque. Todavia, quando as marcações são acertadas pelo adversário, a equipa fica sem criatividade e o jogo fica perro ofensivamente para o Porto e aqui o VB tem de encontrar soluções alternativas.
    Posteriormente, do que vi, ontem, o Porto tem pouca abertura no seu jogo, obrigando constantemente os seus extremos a jogar por dentro e, por vezes, sentiu-se a falta de um extremo aberto na extremidade do campo para poder abrir espaços no meio campo do Braga, que sem dúvida nenhuma encontrou o antidoto perfeito para estancar o jogo ofensivo do Porto.
    Acho que o Porto, a meio da partida, deveria ter mudado a sua estratégia para um 4-4-2, pois notou-se o Samú mt desacompanhado e já sabemos que, dentro das suas mts qualidades, segurar jogo não é uma delas, e precisava de um parceiro e o Gul tem demonstrado maior aptidão para esse efeito, por isso acho que se iriam combinar, ontem. Além de que os nossos extremos iriam acompanhar muito mais o nosso meio campo e fortalecer essa zona do campo.
    Por fim, criticar os adeptos, pois também não ajudara nada. Dentro dos 90 min é para apoiar, no fim, sim, os jogadores mereciam os assobios todos que ouviram durante a partida, pois foi mediocre a exibição coletiva da equipa.

  • Ricard Bapt
    Posted Outubro 7, 2024 at 3:05 pm

    A diferença dos grandes pros pequenos é q o porto vence varios jogos contra 10 por expulsao de jogadores q nas circunstancias o joao mario nao foi expulso.
    Só nao ve isso quem nao quer, e quem é cego !

Deixa um comentário