Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Pepe pode ser o ‘reforço bomba’ do FC Porto

Caso se confirme os azuis e brancos reforçam ainda mais o favoritismo nas provas internas. Por outro lado será curioso perceber como é que Conceição vai conciliar Pepe, Felipe e Militão, é que apesar do ex-São Paulo poder actuar a lateral, é no centro onde rende mais.

Há uma forte hipótese de Pepe se juntar ao FC Porto neste mercado de Inverno, sendo que neste momento até já há negociações nesse sentido. A vontade do central em continuar a carreira em Portugal, devido a razões familiares, contribuíram para este cenário. Recorde-se que Pepe, que é neste momento um jogador livre, representou os azuis e brancos entre 2004 e 2007, tendo depois rumado ao Real Madrid.

83 Comentários

  • Pedro Leal
    Posted Janeiro 4, 2019 at 3:51 pm

    Se realmente vier uma dupla de Pepe e Militão irá ser fortíssima e dará uma segunraça defensiva muito grande especialmente quando jogarem contra equipas fortes (Benfica, Sporting, Roma…) o que pode fazer a diferença especialmente na Champions onde a partir dos oitavos só se apanham grandes equipas.

  • van Dijk
    Posted Janeiro 4, 2019 at 3:51 pm

    Dos melhores centrais a nível mundial da sua geração, seria uma honra poder vê-lo de volta aos nossos relvados!

  • PauloDybala1O
    Posted Janeiro 4, 2019 at 3:55 pm

    Não acredito sinceramente mas se Militão sair, é a maior hipótese !

  • Kostadinov
    Posted Janeiro 4, 2019 at 3:57 pm

    Se significar já a saída do Militão não, agora se for para fazer dupla com ele, ou no mínimo para o colocar na direita já que não temos lá ninguém de jeito (a não ser o Corona nos jogos de menor exigência) seria muitíssimo bem vindo, ainda tem muito para oferecer apesar da idade.

  • Kafka
    Posted Janeiro 4, 2019 at 3:59 pm

    Esta época para o Benfica já esta perdida, portanto até pode vir o Messi para o Porto, no fim com sem Messi, com ou sem Pepe, o Porto será na mesma campeão

    Vendo na perspectiva 19/20 que é isso que o Benfica interessa, este é como é óbvio um grande reforço para o Porto e que aumenta ainda mais o fosso do Porto para o Benfica, o Porto já tem a melhor equipa que o Benfica e com reforços destes ainda fica mais forte… Mas tb ainda faltam 8 meses para o mercado fechar para 19/20 vamos ver que reforços o Benfica vai ter até lá

    • Jonas SCP
      Posted Janeiro 4, 2019 at 4:14 pm

      O Porto de 19/20 ainda ninguém sabe como vai ser da espinha dorsal podem sair muitos jogadores… Casillas Militão, Telles, Danilo, Brahimi, Marega e Aboubakar destes e sertão que mais de metade vão partir

    • MegaBadjeras
      Posted Janeiro 4, 2019 at 4:21 pm

      Eu ainda acredito no título, não esquecer que ainda há muitos Clássicos por jogar.

      • Kafka
        Posted Janeiro 4, 2019 at 4:35 pm

        O Benfica só pode aspirar ao título se conseguir algo que nunca conseguiu este século, ou seja, 12 pontos na deslocação às Antas, Alvalade, Braga e Guimarães… E claro cumprir nos restantes 15 jogos de batimento em mortos…

  • Pipo
    Posted Janeiro 4, 2019 at 4:01 pm

    Quererá isto dizer que alguém vai bater a clausula de rescição do Militão já em janeiro? Nesse caso, melhor substituto era impossível.
    Se ficarmos com os 3, realmente será interessante ver como o SC Conceição vai gerir esta situação, penso que o mais fácil será “empurrar” militão para a direita, já que esta equipa anda a gritar por um DD desde o início da época, ficando a dupla Felipe-Pepe a jogar no centro.
    Também seria engraçado ver o porto a jogar com 3 centrais, com corona e Alex nas alas, com total liberdade para subir, mas nesta altura do campeonato não há tempo para fazer invenções.

  • Prontauro
    Posted Janeiro 4, 2019 at 4:03 pm

    A ser verdade, será sempre uma boa notícia. Apesar da idade, continua a ter imensa qualidade, e a sua experiência será sempre importante, principalmente para os jogos da Champions. Seria uma contratação ainda melhor se o Porto estivesse a precisar de centrais – se por exemplo só contasse com Felipe, Militão e Leite… Mas, a verdade é que o Porto tem neste momento 5 centrais. Quem vai sair do 11 para entrar o Pepe? E quem é que vai sair do plantel?
    O Chidozie é quase certo que irá sair (se houver interessados), mas e o Mbemba e o Diogo Leite?

    • Kacal
      Posted Janeiro 4, 2019 at 4:23 pm

      Uma dupla Felipe – Pepe com Militão na lateral direita e depois Mbemba e Diogo Leite como alternativas. Vende-se Chidozie e empresta-se João Pedro.

      • Prontauro
        Posted Janeiro 4, 2019 at 4:46 pm

        É uma possibilidade, talvez a mais forte se não sair nenhum titular, mas o Militão tem-se destacado a DC, passá-lo agora para DD seria quase como que fazê-lo reintegrar-se nos processos da equipa.

        Uma outra opção que já li por aqui e me parece bastante interessante seria uma defesa a 3 com Militão – Felipe – Pepe, com o Telles e o Corona mais subidos, a alas. Não sei é se o SC apostará numa alteração tática a meio da época.

        Veremos também se o crescimento do Diogo Leite e, eventualmente, do Diogo Queirós, não sairá prejudicado pelo excesso de centrais no plantel.

        • Kacal
          Posted Janeiro 4, 2019 at 5:05 pm

          Sim, nisso concordo. No entanto, vejo qualidades no Militão para DD também, a sua velocidade e leitura de jogo, posicionamento e capacidade de se antecipar aos adversários, defensivamente não tenho duvidas que será um “upgrade” na posição. Ofensivamente é uma questão de ver, mas o Militão é um jogador rápido e que demonstra ser frio no ataque à baliza e que é bom tecnicamente para central, além de ganharmos mais uma opção no jogo aéreo tanto defensivo como ofensivo juntando Pepe. Poderá resultar bem, mas claro que não convinha mudar agora.

          Em relação à alteração táctica, tem tudo para resultar com esses jogadores, mas também duvido que o SC vá fazer essa alteração a meio da época, pontualmente acredito que vá acontecer.

          Por fim, é óbvio que o crescimento desses jovens vai sair prejudicado, mas não se pode ter tudo.

  • RodolfoTrindade
    Posted Janeiro 4, 2019 at 4:04 pm

    Possivelmente significa a saída do Militão, não estou a ver qualquer um dos centrais actuais ir comer banco…

  • RodolfoTrindade
    Posted Janeiro 4, 2019 at 4:05 pm

    A ideia também pode passar por meterem o Militão a lateral direito…

    • JotapSantos
      Posted Janeiro 4, 2019 at 4:13 pm

      Com a solidez que tem apresentado como central não me acredito muito. Mas também me custa a acreditar que algum dos centrais se sentará. Arriscará SC um 3-5-2 com Telles a fazer o corredor esquerdo e corona na direita?

  • Fernando Gomes
    Posted Janeiro 4, 2019 at 4:07 pm

    Por um lado pode significar que Militão pode estar perto da porta de saída mais cedo do que era desejável e por isso negligenciar assim as aspirações do FC Porto principalmente a nível Europeu. Por outro lado, pode permitir a nuance de colocar Pepe e Felipe no centro da defesa e deslocar o Militão para a lateral direita, relegando o Maxi para o banco em alguns jogos ou até definitivamente. Contudo preocupa-me esta gestão poder prejudicar a afirmação/desenvolvimento do Diogo Leite e do Diogo Queirós. Menos oportunidades para ambos quer este ano quer no já na próxima temporada.

  • CarlosFCP
    Posted Janeiro 4, 2019 at 4:10 pm

    Será bem vindo mas espero que o militao não saia já neste mercado, gostava de ver o que ele rende a defesa direito.

  • RicardoFaria
    Posted Janeiro 4, 2019 at 4:11 pm

    Seria incrível voltar a contar com Pepe no meu Porto.
    Quando rescindiu com o Besiktas, vários foram os users do VM que falaram nele pra clubes de topo porque ainda é um excelente central e conta com muita experiência.
    Espero que se concretize.

    Saudações DesPortistas!

  • J Silver
    Posted Janeiro 4, 2019 at 4:12 pm

    Espero que não aconteça. Pepe será um deus no nosso campeonato e se o Porto já vai conseguindo estar na frente assim, imagine-se com um central que ainda podia jogar em qualquer equipa no mundo.

  • AnalistaVerde
    Posted Janeiro 4, 2019 at 4:14 pm

    Digam o que disserem, um GK e um central depois dos 35 anos já não apresenta o mesmo rendimento e estas são as posições de menor desgaste, porque em outras posições, depois dos 33 a quebra de rendimento é clara.

    Não consigo ver o Pepe como uma “bomba”, está quase a fazer 36 anos, está em curva descendente na carreira, se fosse assim tão bom, teria ficado no Besiktas ou teria encontrado um clube melhor que o Porto, acham mesmo que vai tirar o lugar a Militão e Felipe, a confirmar-se, só vai criar mais atritos no balneário.

    O Porto também vai cair, uma equipa que ganha metade dos seus jogos pela margem mínima não pode ir a lado nenhum, o Sporting também teve momentos destes com Jesus e deu no que deu, jogam sempre os mesmos e o desgaste vai-se começar a acentuar, a época passada foi igual, a diferença é que não tiveram concorrência, este ano tem-na.

    Continuo a achar que o Porto tem o pior Plantel dos 3 grandes, tinha isso sim, um treinador superior e por isso funcionavam melhor como coletivo, agora com Keiser o Sporting parece.me a equipa mais forte coletivamente e tem melhores jogadores que o Porto, o Benfica tem um plantel similar ao Sporting e com Luis Castro que era o melhor treinador, juntamente com o Keiser na 1ªLiga, o normal será Sporting e Benfica ficarem nos 2 primeiros.

    O Porto não assusta ninguém, o Sporting se jogar o que tem jogado, ganha ao Porto em Alvalade, o Belenenses é mais equipa que o Porto e o Sporting fez um jogo bem satisfatório e sem o joker Bruno Fernandes, que é o melhor jogador da Liga, já terá Rafael Camacho, Luiz Phelyphe e Geraldes.

    Ainda vamos contratar 1 médio e talvez um lateral-direito, o Porto não tem um plantel ao nível da época passada, basta ver que perdeu com o Benfica de Rui Vitória.

    • AndreADG
      Posted Janeiro 4, 2019 at 4:26 pm

      Isto é que é confiança.

    • ArmadaAzul95
      Posted Janeiro 4, 2019 at 4:34 pm

      Analista Verde, na epoca passada fartei-me de ler aqui que o Porto ia cair, e caiu como campeão nacional. Verdade que já não vamos a Alvalade ganhar a algum tempo, mas o Sporting não mete medo, tem ganho as equipas do fundo da classificação e quando apanhou o Vitória a história foi outra

      • Paulopes
        Posted Janeiro 4, 2019 at 5:26 pm

        O Sporting jogou contra o melhor Vitória da época e desfalcado…basta ver que jogadores tínhamos no banco. Para bem do campeonato o Sporting tem obrigatoriamente que ganhar ao Porto em casa.

    • Guinha10
      Posted Janeiro 4, 2019 at 4:36 pm

      Essa dos planteis é só uma opinião, no mínimo, caricata. Mas é sempre bom ouvir estas coisas para uma pessoa se ir rindo, o futebol também é isto! Parabéns pelo comentário engraçado…

    • RBP
      Posted Janeiro 4, 2019 at 4:38 pm

      Sendo do Sporting deverias ter um bocadinho de noção, antes de escreveres alguma coisa, ainda por cima isto.
      Só me registei para dizer que neste comentário não existe nenhum ponto que corresponda à verdade.
      E só tenho mais uma coisa a dizer, no final das época fazemos contas. Que no caso do Sporting tem sido sempre de ”Subtrair”!

    • RicardoFaria
      Posted Janeiro 4, 2019 at 4:40 pm

      Se vai conduzir, não beba!! :)

      Saudações DesPortistas!

    • Filipe_Carvalho
      Posted Janeiro 4, 2019 at 4:44 pm

      Essa ressaca do réveillon está a durar…

    • Apessoa
      Posted Janeiro 4, 2019 at 5:01 pm

      Este comentário só pode ser irónico.

    • José S.
      Posted Janeiro 4, 2019 at 5:30 pm

      Ganhou alguns jogos com golos e já são o maior da cantareira… para alguns, os verdadeiros têm consciência…
      Enfim o porto já não ganha em alvalade a algum tempo, mas muitas vezes o empate é também vitória e neste momento e para o fim da 1ª volta sendo o jogo mais difícil e indo com alguma margem, não me parece um resultado descabido apesar do porto de SC ir sempre à procura da vitória.
      Uma coisa eu tenho a certeza, se o porto entrar concentrado, não cometer erros e apresentar a solidez defensiva habitual e se o Sporting for jogar ao ataque, como tem feito e joga em casa, está sujeito a sofrer com as velocidades de marega e corona e ataques de brahimi e soares. Porque os estilos complementam-se na negativa e não o contrário. Se jogarem abertos e o porto for consistente e eficaz, o Sporting arrisca-se a levar 2 ou 3, se efectivamente acontecer assim…
      Veremos se Keiser não recua um pouco e se SC não abusa do estilo. Veremos.

      Cumprimentos

      • Ze Maria
        Posted Janeiro 4, 2019 at 6:56 pm

        O Keizer não tem de recuar coisa nenhuma. Tem de jogar para cima do Porto o jogo todo.

        Jogamos em casa e não há que ter medo de ninguém. O Porto e claramente mais forte, mas se queremos almejar alguma coisa este ano temos obrigatoriamente de vencer e convencer.

        Acabou-se o tempo do Jesus e das gestões de resultados e essas mariquices.

        Foi muito bonito aguentar o 0-0 com o Benfica em casa o ano passado não foi? Pois…

        Temos de jogar de tal maneira que o Porto não pode nem respirar.

        SL

    • Mighty
      Posted Janeiro 4, 2019 at 5:31 pm

      Relembro a distância pontual já existente para as duas equipas que “naturalmente vão ficar nos 2 primeiros”, relembro também o final da época passada, época na qual existiu esse discurso cansado de que o Porto vai cair e, realmente… não caiu. Sportinguista confiante e próximo do seu clube como você é, deve naturalmente saber que também o Mathieu tem 35 anos e que nem por isso deixa de ser considerado por muitos o melhor central do campeonato. Naturalmente sabe também, o Pepe é anos-luz melhor que o Mathieu – e que qualquer outro central da liga – e que esse discurso não revela nada mais que uma negação desta realidade tão clara.
      Pois bem, o Luiz Phellype é que é a melhor contratação do defeso.

  • Francisco Torgal
    Posted Janeiro 4, 2019 at 4:14 pm

    É praticamente impossível mas adorava tê-lo no Benfica.

  • MiguelF
    Posted Janeiro 4, 2019 at 4:15 pm

    Por mim regressava hoje ao FC Porto. Apesar da idade pode ajudar muito qualquer equipa!

    Só espero que isto não signifique que o Militão seja vendido já em Janeiro (pois pelas prestações do brasileiro não fica muito tempo em Portugal).

    Se o Militão continuar até final da época e com o Pepe a ideia deverá passar por colocar o internacional brasileiro a lateral direito (posição que fez por diversas ocasiões) o que irá melhorar muito a posição mais carenciada do FC Porto.

    A sair Militão é bom que pensem em reforçar a lateral direita pois Maxi não tem pernas para este nível, Corona tem de jogar na sua posição e João Pedro não será aposta, quase de certeza.

    Vamos ver!

  • Kacal
    Posted Janeiro 4, 2019 at 4:21 pm

    Das duas, uma. Ou Pepe será titular ao lado de Felipe e Militão passará para DD, o que não é nada de descartar, embora em termos de projecção não seja o ideal, já que Militão está a render imenso a DC e a dar nas vistas e mudar de posição pode levar a desestabiliza-lo o que seria péssimo. Por outro lado ganhamos uma solução forte para DD já que não temos nenhuma indiscutível e Militão tem conhecimento da posição, onde jogou no São Paulo e um jogador como ele, um diferenciado, rende também noutra posição, não tenho duvidas. E Pepe é Pepe, continua a ser top e poderá ser um “reforço bomba” para 2 ou 3 épocas, a confirmar-se é uma notícia que me deixa radiante e uma excelente movimentação de mercado da nossa parte. Para mim a dupla até seria Pepe – Militão, tem tudo para ser uma dupla monstruosa por cá e mesmo na Champions aumenta o nosso nível. Quem sabe Felipe, que tem feito duas posição a compensar o lateral direito praticamente, não possa dar uma perninha a DD. Nunca será um lateral direito, mas poderá ser um defesa direito. Pepe a vir, é para titular e eu preferia manter Militão a central, mas Militão a DD é o mais provável ou então uma saída precoce dele, espero que não. Seja como for, ganhamos aqui um substituto de topo ou um parceiro de topo, win-win.

    A dupla Pepe – Militão tem tudo para ser um muro!!

    • AngeloGJ
      Posted Janeiro 4, 2019 at 5:06 pm

      O FCP vai jogar com 3 centrais um pouco ao estilo do Co Adriansse:

      IKEr
      Militão Felipe Pepe no centro

      Alex Telles e Corona nas alas.

      Danilo e Herrera no meio.

      Brahimi no meio a servir Marega e Soares.

      FCP ganha a Roma…

      • Kacal
        Posted Janeiro 4, 2019 at 8:34 pm

        É uma possibilidade, mas não me acredito que seja a táctica predominante. Acredito que será utilizada em certos jogos e momentos, mas não sempre. Seja como for, acho que essa táctica pode potenciar vários elementos do nosso plantel e dada a falta de extremos é uma boa ideia também.

        Por exemplo Otávio e Óliver poderiam render muito mais jogando soltos no meio a servir os avançados no papel do Brahimi como alternativas. O próprio Adrián sairia beneficiado no ataque. E o Hernâni poderia jogar como alternativa ao Corona, quem sabe o João Pedro ter uma oportunidade já que há mais solidez defensiva e não exige tanto dele. Mas um trio de centrais desse nível é MEL!! Contra a Roma, vamos a ver, mas acredito na passagem, claro.

    • Tiago_Sa
      Posted Janeiro 5, 2019 at 10:54 am

      Caro Kacal acho que é mais a tripla Felipe-Pepe-Militão tem tudo para ser um muro de betão!
      Tendo em conta a verticalidade do Teles e Corona e a versatilidade do Militão, então a rotatividade táctica já implementada pelo Sérgio Conceição entre o 4-4-2 e o 3-5-2 tem tudo para ainda ficar mais temível e quem sabe dar um ar da sua graça na Champions (a ver vamos claro).

      • Kacal
        Posted Janeiro 5, 2019 at 11:55 am

        Boas Tiago_Sa! Não duvido que possa ser temível esse sistema e realmente essa tripla de centrais seria extraordinário para a nossa realidade. A questão é que não chega só colocar os jogadores lá, são precisas as dinâmicas e trabalho, o que a meio da época e com jogadores que foi raro jogar num sistema de 3 centrais durante a sua carreira, poderá criar mais alguma dificuldade em colocar a funcionar.Teríamos que ver como se adaptavam.

        Mesmo em 4-4-2 com Militão na lateral direita (a opção mais provável), ou Pepe ou Felipe teriam que jogar sobre o lado esquerdo do eixo e nenhum deles está muito habituado a tal. Não vai ser fácil, mas com jogadores da qualidade de Pepe e Militão fica sempre mais fácil e o Pepe era uma oportunidade de negócio irrecusável. Veremos se o SC terá a capacidade de fazer isto funcionar, mas sinceramente penso que o 3-5-2 será apenas utilizado em certos jogos e momentos, nunca como sistema principal, é esperar para ver.

        • Tiago_Sa
          Posted Janeiro 5, 2019 at 1:21 pm

          Compreendo e ate partilho em parte as tuas duvidas, eu aqui neste exemplo só estou a mostrar, que sem qualquer substituição o Porto pode mudar de táctica consoante o momento de jogo.
          Alias as características dos laterais do Porto é tão versátil que permite em momentos de aperto jogar 5-3-2 com Telles e Corona mais recuados ou em momentos de que é necessário pressionar na frente num 3-5-2 com os dois mais adiantados.
          Ou simplesmente rodar os jogadores a volta dos médios no sentido oposto do ponteiro dos relógios para fazerem o clássico 4-4-2.
          Mas lá esta, esperar para ver se realmente vai ser o que vai acontecer, porque duvido que o SC use essa táctica sem que o Pepe esteja plenamente integrado no plantel.

          • Kacal
            Posted Janeiro 5, 2019 at 2:08 pm

            Sim, sim Tiago, eu percebi a tua parte e é sempre debater. São muitas as duvidas caso o Pepe assine, mas realmente não há como negar, a versatilidade táctica que iremos ter com a chegada de Pepe, tal como referiste, é fantástica e dá a SC outras soluções. Como os extremos deixariam de ser tão necessários, investia só num avançado de qualidade e estava feito.

  • ShutterIsland
    Posted Janeiro 4, 2019 at 4:25 pm

    Para mim continua no top 5 dos melhores da actualidade portanto para qualquer clube português é um reforço brutal!

    Pelas dificuldades de Maxi, não me admiraria de Conceição testar 3 centrais com Corona e Telles a fazerem os flancos.

  • Bruno_Costa
    Posted Janeiro 4, 2019 at 4:30 pm

    Acho que se Pepe entra, Militao vai se embora já neste mercado. Que reforço bomba, Pepe pode ainda jogar 2 ou 3 anos de alto nível.

  • Francisco Ramos
    Posted Janeiro 4, 2019 at 4:37 pm

    Nunca equipa que já tem Filipe, Militão, Chidozie, Leite e Mbemba, para quê Pepe? Não estou a por em causa o valor do atleta, que é bastante, mas acho necessário valorizar os activos que o clube já possuí. Além de que, o valor do salário e o prémio de assinatura podiam ser perfeitamente empregues para a renovação de contrato de Herrera ou Brahimi. A gestão financeira deste clube continua ruinosa.

    • Mighty
      Posted Janeiro 4, 2019 at 5:14 pm

      É mesmo pelo valor do jogador que se está a pôr em causa a sua vinda, é como dizes, realmente o Porto está bastante bem na posição de central. Contudo, o Pepe é um senhor defesa-central e a sua chegada permite aspirar a voos ainda mais altos, para além de que permite colmatar a posição de lateral direito ao colocar-lá o Militão. Relativamente aos ativos que falas, muito sinceramente não vejo o Chidozie com futuro no plantel, Mbemba tem o Besiktas à perna e Diogo Leite tem muita qualidade para ser alternativa direta a Felipe e Pepe.
      Cumprimentos

      • Francisco Ramos
        Posted Janeiro 4, 2019 at 5:38 pm

        Concordo com alguns pontos. Chidozie não tem lugar no plantel e já devia ter sido vendido aquando do empréstimo ao Nantes (agora só desvalorizou) e Diogo Leite pode ser alternativa à dupla de centrais. Mas com tanta rotina em 6 meses, apesar de ter sido a sugestão que fiz no início da época, não estou a ver agora Militão passar a ser o lateral direito. Senão já o podia ter sido em jogos de dificuldade elevada! E entendo pelo valor do jogador que seria um up-grade, mas não sei até que ponto este up-grade compensa o valor dispendido. Oitavos de final da CL, campeonato e meias finais das taças já eram o objectivo de início de época, e não será o Pepe a acrescentar valor nestes jogos (na CL nem pode jogar). Sinceramente, na minha opinião, preferia ver outras posições reforçadas (lateral direito, extremo e PL é urgente) ou aproveitar para renovar contratos.

        • Kacal
          Posted Janeiro 5, 2019 at 2:11 pm

          O Besiktas não disputou a Champions este ano, penso que o Pepe pode jogar.

          E depois e se for uma contratação a pensar no médio-prazo? Ou seja, uma opção a rodar com Felipe e Militão constantemente e ser indiscutível na próxima época com a saída de um deles.

          • Francisco Ramos
            Posted Janeiro 6, 2019 at 12:14 am

            Nesse caso pode jogar, mas vamos acrescentar um jogador e desmanchar uma dupla já com rotinas para uma eliminatória em que não vamos poder ter margem de erro? Se for a médio prazo, continuo a achar má ideia porque já terá 36 anos na próxima época e se for para substituir Militão não é preferível apostar em Mangala que acaba contrato? Também conhece o clube, é mais novo (o que pode gerar novamente retorno financeiro) e, ao contrário de Pepe e Filipe, joga pelo lado esquerdo. Não ponho em causa o valor do jogador (até o aprecio bastante) mas, neste momento, penso que é dinheiro mal gasto. A não ser que Filipe esteja para ser vendido (nesse caso concordo) mas aí estaria eu a dar a notícia em primeira mão.

  • João Ribeiro
    Posted Janeiro 4, 2019 at 4:37 pm

    Este reforço vai tornar o FC Porto uma equipa com potencial para baralhar imenso os seus adversários e que a pode tornar camaleónica. Vejo SC a apostar num 3-5-2, tal como o fez em Guimarães, com potencial para a alterar para um 4-4-2 ou 4-3-3. O FC Porto tem tudo para passar a proporcionar orgasmos múltiplos ao Freitas Lobo e ao Catarino

  • José S.
    Posted Janeiro 4, 2019 at 4:42 pm

    Gosto imenso do pepe e muitas das sua qualidades estão intactas.
    Concordo com a contratação pela qualidade que tem, ser um jogador acarinhado pelos portistas, conhece a casa e não foge à qualidade dos titulares, sendo que militão à partida ainda vai explodir mais que ele. É um central de topo que para a nossa liga chega e sobra e um reforço de qualidade para lutar pela champions ou pelo menos pela próxima eliminatória.
    Tendo tantos pontos a favor, eu aprovo a contratação porque pela idade torcia o nariz, até porque o porto tem centrais para fazer valer apesar de menor valia claro. Leite tem tudo para ser também um bom central, chidozie precisa de rodar senão estagna e mbemba ainda não consegui avaliar , lógico…
    mas tudo centrais que calçam pouco no porto actualmente. Pepe se vier irá se intrometer na competitividade, o que pode ser bom ou mau, dependendo do estatuto que lhe derem…
    Mas veremos se vem ou não.
    Cumprimentos

  • Braulio
    Posted Janeiro 4, 2019 at 4:45 pm

    Será uma grande mais valia obviamente e assim de repente ha 5 possibilidades de o integrar na equipa:

    1. Militão é já vendido
    2. Militão passa para DD
    3. Pepe joga a trinco ou central e faz-se mais rotação entre os 4 (Danilo desde a lesão da época passada nunca mais foi o mesmo e talvez lhe fizesse bem um pouco de banco)
    4. Pepe joga a trinco ao lado de Danilo
    5. O FCP passa a jogar com 3 centrais

    Mas caso Militão fique, quem não vai gostar nada e poderá pedir para sair já é Mbemba

    • Apessoa
      Posted Janeiro 4, 2019 at 4:59 pm

      Bom resumo. Só acho que é demasiado improvável a 3 e a 4. O Pepe já não tem a idade de antigamente, aquela posição é demasiado exigente.
      No ano passado fomos campeões com o meio campo formado pelo Sérgio e o Herrera, não entendo porque não se faz mais rotação com estes elementos.
      Gosto da Opção “possível 3 centrais” acho até que o Diogo Leite poderia ganhar experiência neste esquema, tal como o Mbemba. Beneficiava tanto os centrais, como o Brahimi, daria para dar menos desgaste, só beneficiava a equipa. No entanto não me parece possível a meio da época mudarem radicalmente de sistema.
      O Chidozie devia ser para vender…

  • Explorador do Submundo
    Posted Janeiro 4, 2019 at 5:04 pm

    Como encaixar Pepe,Felipe e Militão ? Porto a jogar no sistema do Braga com o Militão no papel de Marcelo Goiano, 3x4x3 a construir(Corona e Alex nas alas, Danilo e Herrera/Oliver e mesmo trio de ataque de sempre) com o Militão a libertar-se e a progredir no campo transformando no 4-4-2 que estamos habituados,sendo que o Militão com rotinas ainda de meio defensivo pode jogar quase como ”falso” lateral(semelhante a como o Guardiola usa o Delph e o Walker) ficando ali no espaço entre o Danilo e a ala onde estaria o Corona como extremo a ”pisar na linha” e com liberdade e foco para vários 1 para 1.

    Com jogadores com a qualidade do Eder Militão fica tudo bem mais fácil.

    A acrescentar que nas bolas paradas ficariamos com Alex Telles a bater e Militão,Felipe,Pepe,Danilo,Marega e Soares na área.

  • Tiago Pjanic
    Posted Janeiro 4, 2019 at 5:05 pm

    Se Pepe chega, vamos conseguir disfarçar a nossa lacuna na lateral direita. Um 3-5-2 com Alex Telles e Corona nas alas é o que adivinho para o futuro do Porto de Conceição!

  • ruif90
    Posted Janeiro 4, 2019 at 5:21 pm

    Ou passa a jogar em 3-5-2 ou puxa Militão para a direita

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 4, 2019 at 5:29 pm

    Bem uma tripla com Pepe, Militão e Felipe é de sonho!

  • Meijor
    Posted Janeiro 4, 2019 at 5:35 pm

    E o Benfica tem o plantel mais forte. Desculpem, com maior profundidade. Oh wait..

  • The Mo
    Posted Janeiro 4, 2019 at 5:37 pm

    Gostaria imenso de ver Pepe de volta, porém existem algumas questões:
    Caso o Porto mantenha o sistema de 4-4-2, Militão passa para lateral direito posição onde não rende tanto como a central.
    Caso Militão vá para lateral, temos outro “problema”, é que tanto Felipe como Pepe estão habituados a jogar a central sobre a direita, e Pepe, por exemplo, aos 36 anos jogou sempre sobre a direita.
    A solução pode passar pelo 3-4-3, com Corona e Tellés nas alas, Felipe mais descaído sob a direita e Militão mais descaído sob a esquerda, com Pepe no eixo, mas isso iria exigir mais trabalho táctico e rotinas.
    A ver vamos como será, agora o que é certo é que uma defesa com Iker (um dos melhores GR de todos os tempos), Felipe, Pepe ( melhor central do mundo durante largos anos) e Militão( o verdadeiro Mbappé dos centrais), deixa qualquer portista a sonhar com a Liga dos Campeões.

    • Maiqueke
      Posted Janeiro 4, 2019 at 5:57 pm

      Concordo com tudo o que disseste mas epa.. a tua última frase..
      Iker – Guarda redes quase reformado a chegar aos 40, que já teve o seu pico e apesar de atualmente ainda ser seguro, já perdeu grande destreza que lhe era característica e os erros acontecem mais frequentemente (natural).
      Pepe – Foi dos melhores do mundo e apesar de ir fazer agora 36 anos ainda se mantém como um central muito bom, pricipalmente para esta liga.
      Militão – É bom, mas calma aí ..
      Portanto, 2 reformados e uma promessa que tudo indica que vá fazer uma boa carreira.. Se é com isso que achas que o Porto ganha argumentos para sonhar com a champions ..
      Não estou a criticar os jogadores, tenho o maior respeito pelos 3 e reconheço a sua qualidade. Mas também reconheço que o pico dos dois primeiros já passou há muito tempo (se bem que Pepe ainda consegue manter o bom nível exibicional, na liga NOS então estou para ver quem passa por ele) e o Militão é rei na liga NOS também, mas lá fora contra os tubarões tem muita gente com mais qualidade que ele à frente. Não é o terceiro melhor do mundo (mbappé), longe disso.
      Era um reforço de peso, mas mais para se afirmar como campeão nacional do que uma mais valia enorme na champions.

    • NunoLFC
      Posted Janeiro 5, 2019 at 10:51 am

      Militão não é o Mpabbé dos centrais. É um hibrído entre Messi e Maradona dos centrais, com um toque de Cristiano Ronaldo e uma visão de jogo de fazer inveja a Cruijff. De longe o melhor jogador que o mundo viu ou verá. Só quem é anti-portista é que não concorda.

  • José S.
    Posted Janeiro 4, 2019 at 5:42 pm

    Um 3-5-2 ou 3-4-3 até seria interessante.
    Verdadeiramente o porto até tem alturas que faz isso durante os jogos (fazia mais com NES), em que Sérgio aperfeiçoou/ajustou o seu 4-4-2. Muitas vezes vemos danilo a descer para buscar bola ou juntar-se aos centrais para telles e quem estiver na direita poderem subir nos flancos indo os extremos para o meio e os avançados se juntarem na área. São processos e variantes que acontecem no jogo em si (repito via-se muito mais com NES) e que os jogadores até já conhecem. Mas jogar de início assim, não sei se me parece viável a meio de uma época e não vejo SC a alterar muito, mas pode acontecer… isto se Pepe vier… até porque Mbemba podia fazer o mesmo, apesar das diferenças de valia, e nunca aconteceu.
    Cumprimentos

    PS:Há é grande hipótese de militão sair já devido à clausula ser mais baixa em Janeiro, 42,5M se não estou em erro.

    • Meijor
      Posted Janeiro 4, 2019 at 5:54 pm

      Concordo. Parece-me mais uma oportunidade de negócio, até pela forma como o Pepe, segundo se diz, se desvinculou dos turcos.

  • Senna
    Posted Janeiro 4, 2019 at 5:46 pm

    Anda Kepler.

  • ACT7
    Posted Janeiro 4, 2019 at 6:07 pm

    É sempre bom ter um craque da nossa selecção de volta ao nosso país, infelizmente é para um rival.
    Pessoalmente não andava com muitas invenções no centro da defesa do Porto, Felipe e Militão são muito fortes e fazem uma dupla de alto nível.
    A mudança de sistema é uma solução para encaixar os 3? sim é, mas até que ponto este sistema é viável para um candidato ao título na nossa liga? é um sistema algo complexo de implementar e não há necessidade de inventar quando a equipa leva 17 vitórias seguidas.
    Se a ideia é vender o Militão, aí sim excelente contratação.

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 4, 2019 at 6:13 pm

    O Pepe até de bengala é titular indiscutível neste FC Porto ?

    Falando mais a sério: com a sua possível contratação, o FC Porto pode jogar com Militão no lado direito, Telles no lado esquerdo e com Felipe e Pepe no centro da defesa.

    Pepe e Jérémy Mathieu voltam a ser rivais em Portugal, depois de o serem em Espanha por Real Madrid e Barcelona, respetivamente.

    Saudações Leoninas

  • Joga_Bonito
    Posted Janeiro 4, 2019 at 6:17 pm

    A qualidade é indiscutível, o problema é a idade e a questão do ego.
    Pepe é super frontal, vários episódios o comprovam. Acham que se irá calar se comer o banco? Eu duvido…
    Depois, por questões físicas já não poderá jogar 90 minutos 3 vezes por semana.
    Se aceitasse vir para ser uma opção em alguns jogos e acabar a carreira num clube que o projectou, seria uma mais valia. Agora se vier para querer jogar, não vejo como será titular no Porto, devido à idade.
    Pode haver atritos no balneário. É esperar para ver.

  • M1950
    Posted Janeiro 4, 2019 at 6:19 pm

    Espero que aterre em Portugal , mas em Lisboa…

  • Antonio Clismo
    Posted Janeiro 4, 2019 at 6:19 pm

    Excelente reforço para o Porto, mas deveriam apostar mais no futuro (Diogo Costa, Diogo Leite, Queirós, Romário Baró, etc) uma vez que este ano vão perder metade da equipa a custo zero (só vão fazer algum dinheiro com o Militão) e não sei se o dinheiro da Champions vai servir de alguma coisa depois de 4 ou 5 anos bem no vermelho no que toca a contas…

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Janeiro 4, 2019 at 6:33 pm

    Este é daqueles que dá títulos, mas no FC Porto é onde era menos preciso até. Veremos se significará a saída de Militão ou se irão coabitar os três centrais no plantel. Seria interessante para Conceição, até porque Mbemba custou 8M.

  • Flavio Trindade
    Posted Janeiro 4, 2019 at 6:57 pm

    A pergunta que se põe é para quê?

    Se sair Militão mesmo chegando Pepe será pior para o Porto desportivamente (ganham é muito na venda), e só alguém com pouca consciência pode achar que neste momento (volto a repetir, neste momento) Pepe é melhor que Militão… nem de longe até porque está parado há algum tempo.

    Se for para jogarem os 3 faz algum sentido o 3-5-2.

    Primeiro porque este Porto é dos grandes (talvez só o Braga chegue perto) a equipa mais versátil tacticamente.
    Portanto seria bem pensado não só porque o trio central seria fortissimo mas porque também libertaria mais Danilo e exporia a equipa ainda menos às perdas constantes de bola de Brahimi (que assim jogaria mais solto e mais adiantado).

    Mas a pergunta é a mesma…
    Vai-se mudar um sistema que deu 17 vitórias seguidas para introduzir um jogador?

    Vai-se mudar toda a dinâmica do eixo central que tem resultado?

    Os 8M do Mbemba são mesmo para encostar na contabilidade…

    Pepe continua a ser um excelente central, tem tudo a ver com o Porto, pode até mudar a táctica para inovar com 3 centrais, mas é mesmo necessário?

    • Mike-UK
      Posted Janeiro 4, 2019 at 7:42 pm

      Versátil taticamente, o Porto?
      Em que sentido? Só se for na defesa com a possibilidade de alinhar com 3 centrais e subir os laterais pois no meio campo e na frente tem de jogar sempre com 2 médios no centro e 2 na frente pois o único ponta de lança de raiz no plantel é menos matador do que os 2 avançados que mais vezes são titulares.

      • Kacal
        Posted Janeiro 4, 2019 at 8:39 pm

        Penso que o Flávio se referia ao facto de alterarmos facilmente entre o 4-4-2 e o 4-3-3 durante a época, não falando do futuro.

      • Flavio Trindade
        Posted Janeiro 4, 2019 at 9:11 pm

        Estás enganado Mike.

        O 4-4-2 do Porto é extremamente elástico e permite graças aos movimentos colectivos que a equipa trabalhou e dependendo do 11 utilizado, alternar o 4-4-2 com o 4-3-3 com extrema facilidade.

        Basta ver a forma como jogaram na Champions onde Marega caía sempre na direita e jogava sempre aberto o que possibilitava o reforço da zona central.

        Também é falso que o Porto jogue só com 2 médios…

        O terceiro médio mais utilizado é Otávio que jogou sempre como interior e estabilizava a equipa ao meio.

        Já vi durante esta época o Porto começar com esse 4-4-2 assimétrico com dois médios centrais, um interior e um extremo, passar para um 4-3-3 declarado e acabar em 3-5-2…

        E o Porto consegue fazer isso durante o mesmo jogo sem dificuldade.

    • RicardoFaria
      Posted Janeiro 4, 2019 at 7:56 pm

      Mbemba custou 4M.

      Saudações DesPortistas!

  • Joao Correia
    Posted Janeiro 4, 2019 at 7:11 pm

    Podem clarificar se o Pepe poderá jogar pelo Porto na Champions League ?

    Cumprimentos

  • Cubillas
    Posted Janeiro 4, 2019 at 7:16 pm

    Conhecendo o PdC e tendo em conta o que se especulou no verão passado, na minha opinião, no Verão sai Felipe.
    Sobrariam Militão, Pepe, Leite e um outro.

  • Turiacus
    Posted Janeiro 4, 2019 at 8:32 pm

    Bem, isto era realmente um reforço bomba!! Embora seja uma posição em que o Porto não precise mas acaba por ser uma grande oportunidade de negócio. Agora, a questão é como é que se ia conjugar o português com a belíssima dupla que já temos mais o Mbemba que até custou 4 ou 5M… Será que a saída do Militão é uma possibilidade já em Janeiro ou será que o internacional brasileiro irá passar para DD? É verdade que ficávamos melhor servidos no lado direito no entanto parece-me que a posição em que ele realmente mais rende é o centro…
    Existe também a possibilidade de adaptar a tática para 3 centrais mas não me parece que isso vá acontecer nem que o Sérgio vá mudar tanto só por causa de um jogador.
    O Pepe é superior ao Felipe sem dúvida alguma e era titular fácil mas duvido que o brasileiro fosse ficar contente como 3º central, ainda para mais tendo já peso no balneário e no clube.
    De momento são tudo especulações, por isso veremos se isto realmente se confirmar.

  • 2cold4u
    Posted Janeiro 5, 2019 at 2:49 am

    Não vamos estar com rodeios: tirando uma dúzia de clubes de Top Mundial, Pepe seria um excelente reforço para qualquer equipa – bons jogadores são sempre bem vindos!
    A questão que se coloca xD seguinte é fulcral e só SC conseguira responder (caso está notícia se venha a concretizar).
    No entanto, acredito que em vários jogos em casa com mais pendor ofensivo possamos jogar no tão falado 3-5-2 ou 3-4-3 ou que em outros jogos seja o Militão a fazer a ala direita (neste momento com Maxi lá entramos com 1 a menos e encostar lá o Corona também é um tiro nos pés). Militão foi mesmo contratado enquanto jogava a lateral direito e foi nessa posição que foi convocado para os A do Brasil.

    Fica a faltar reforçar , aí sim com urgência, o meio campo e um ponta de lança.

    Saudações DesPortistas

Deixa um comentário