Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Perspetivas Europeias

Resultados europeus de Jorge Jesus no Benfica. Em 63 jogos, o clube da Luz venceu 33, empatou 14 e perdeu 16.
Analisando a correlação de forças entre o Benfica e as equipas com que jogou (avaliação atendendo à qualidade das equipas à data), parece-nos aceitável, ainda que não irrefutável, o seguinte entendimento:
Deste modo, verificamos que a única equipa mais forte que o Benfica, com a qual a equipa da Luz conseguiu bater-se bem (no cômputo geral) foi o Manchester United, e logo uma equipa à qual não conseguiu ganhar. Ainda que tendo vencido um dos jogos ao Liverpool, Lyon e PSG, as fragilidades evidenciadas no outro jogo, fazem pender a balança. Isto demonstra que o Benfica tem naturais dificuldades a jogar com equipas tidas como mais fortes. Já com equipas do mesmo nível, o saldo é claramente favorável. Esta nossa aferição de resultados permite-nos tentar perceber o que pode esperar o Benfica desta Liga Europa no que respeita à dificuldade dos seus adversários.
Assim, apenas a Juventus se afigura mais forte que o Benfica. Admite-se que haja alguns subvalorizações e outras sobrevalorizações influenciadas pelos nomes das equipas. No entanto, parece-nos claro que além da Juventus, nenhuma merece ser colocada num patamar acima da equipa da Luz, mesmo o Nápoles ou Tottenham. Se a Juventus for eliminada, estará o Benfica com tapete vermelho para ganhar a competição? Não, o Benfica já perdeu com equipas do seu nível e até inferiores, pelo que conclusões naquele sentido são descabidas. No entanto, o trilho fica muito mais faciitado e um eventual falhanço apenas se poderá explicar, à partida, por uma orientação de prioridades que não passe pela Liga Europa ou por erros próprios. Veremos.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Bruno Antunes

0 Comentários

  • Gusto Lousada
    Posted Fevereiro 19, 2014 at 3:56 pm

    Convem salientar que da altura o lyon e shalke eram mais fortes que agora ja não o são, e ate mesmo o manchester deste ano não mete muito medo… E sim e se o benfica nao tiver medo do que lhe aconteceu da ultima época e atacar esta competição para ganhar ai sim so a juventus é mais forte mas ate com um bocado de sorte a podemos arrumar com eles

  • Ricardo Ricard
    Posted Fevereiro 19, 2014 at 3:57 pm

    Com o Jorge Jesus tudo é possível,tanto é capaz de ganhar à Juventus como perder com o Trabzonspor…O que é certo é que o Benfica tem tido planteis milionários e jogadores fantásticos,com um treinador competente tínhamos mais campeonatos,taças de Portugal e tínhamos chegado mais longe nas competições europeias,tendo em conta isso…O Benfica tem tido resultados europeus fracos,excepcção foi a final da Liga Europa com o Chelsea,onde alem do azar final,merecíamos ter vencido o jogo.

    • Kaz Patafta
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 4:18 pm

      O Benfica, segundo o ranking da UEFA, foi o 6º melhor clube da Europa nas competições europeias dos últimos 5 anos.

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 4:37 pm

      Kaz Patafta,imagina uma corrida de Fiat´s Uno 45,em que eu participo com um Subaru Impreza Wrx,no final da corrida eu fico em 3º. Achas que foi uma participação boa,má,ou que podia ter sido melhor?

    • Moskamorta
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 5:08 pm

      Participações europeias fracas??? Fomos eliminados pelo Liverpoolnos QF LE (fraco), depois fomos eliminados pelo Chelsea QF CL(fraco), fomos eliminados pelo Braga MF LE (aqui concordo que tinhamos a obrigação de passar) e por fim perdemos a final com o Chelsea F LE (fraco) à 10 anos atrás eramos 51º no Ranking, quando entrou o Jesus eramos o 17º actualmente estamos em 6º onde apenas Barcelona, Real Madrid, Bayern Munich, Manchester United e Chelsea estão à nossa frente acho antes pelo contrario que as participações nas competições europeias têm sido muito positivas quer para o SLB quer para Portugal.

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 5:15 pm

      E pronto…Lá vem a conversa do costume,comparar o incomparável…

      E se agora o Gil Vicente fosse buscar o Valdés,o Kompany,o Fernandinho,o Pogba,o Messi,o Ronaldo e o Suarez? Pela lógica se ficasse em 5º ou em 6º lugar na Liga seria excelente,certo?

    • Moskamorta
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 5:21 pm

      Se achas que as participações europeias do Benfica tem sido fracas o que achas das do Porto e Sporting? O benfica investiu muito então e o Chelsea não e o Liverpool tambem não?

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 5:56 pm

      Têm sido fracas tendo em conta os milhões que se gastam em jogadores,em milhões que o treinador recebe e tendo em conta a qualidade de muitos jogadores que o Jesus teve ao seu dispor. Os outros não me interessam para nada…Em 4 anos passamos de grupo uma vez na Liga dos Campeões,isso é assim tão positivo com as condições que o Jesus teve? Ainda por cima com grupos acessíveis,levar 3-0 do Hapoel?!?!. A Liga Europa é giro para fazer pontos,toda a gente sabe que não tem nem metade da competitividade e qualidade da Champions. Ser eliminado pelo Braga na meia final foi uma autentica vergonha,perder 4-1 com o Liverpool depois de ganharmos 2-1 em casa…Enfim.

    • Moskamorta
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 6:17 pm

      Estou a perceber o que queres dizer, na champions só tivemos 1 ano positivo e fomos eliminados nos QF injustamente na minha opinião. Mas na LE acho que fizemos boas campanhas apesar das derrotas nas fases finais, no entanto por exemplo com o Quique Flores, já com um plantel bastante positivo só tivemos 1 vitoria na fase de grupos, isso sim é vergonhoso, agora perder numa fase já bastante adiantada, acho que é sempre uma boa prestação. No jogo com o Braga tens toda a razão era obrigatório ganhar por tudo o que se tinha passado nessa época e por sermos efectivamente melhores, já com o Liverpool, para alem das invensões de Jesus, o Benfica tinha jogado na 2ª feira com o Naval num autentico batatal e teve de virar um resultado de 2-0 para 2-4 o que levou a um enorme desgaste dos jogadores que se ressentiu em Liverpool. Mas pronto acho que tens razão quando falas de fracas prestações europeias na champions, ja na Liga Europa não concordo, mas o mundo tambem não teria interesse se todos tivessem a mesma opinião. Cumps

    • Ricardo Fernandes
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 6:19 pm

      Ser eliminado pelo Braga foi um autêntica vergonha? O Braga daquele tempo era dos melhores da sua história. Se devia-mos ter tido a competência de ir a final? Sem duvida que sim. Se foi uma autêntica vergonha? Sem dúvida que não. Se foi uma autêntica vergonha termos perdido o campeonato no ano passado em casa? Sem dúvida que sim.

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 6:40 pm

      Para mim é vergonha,o melhor Braga de sempre ou um dos melhores, mas nunca se poderia comparar a um bom Benfica. Mas não comparo com essa de perder em casa o campeonato,essa é record das vergonhas.

    • lizardking
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 6:48 pm

      O liverpool tinha melhor que equipa que o Benfica. O chelsea tinha melhor equipa que o Benfica nos 2 anos. Apenas o Braga não tinha!

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 6:50 pm

      É falacioso falar dos milhões que o Benfica gasta e omitir os muitos milhões que muitos adversários que ficaram atrás do Benfica no ranking gastaram. Não se pode usar os milhões do Benfica e omitir os dos outros. A participação na Champions fica aquém do que devia ter sido, mas o 6º lugar no ranking europeu é excepcional.

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 8:19 pm

      Rui,não foram só os milhões gastos,foi tudo junto. Com o mal dos outros posso eu bem…O Benfica na Europa podia ter feito mais e melhor,a nível Nacional nem vale a pena referir.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 10:52 pm

      A nível nacional estou de acordo.

    • Vermelho
      Posted Fevereiro 20, 2014 at 2:07 am

      Esta é daquelas situações ao qual ninguém consegue dizer que o Ricardo está totalmente errado mas também ninguém está totalmente de acordo. Ora vejamos, o Benfica gastou bastante dinheiro e teve um plantel bom, obrigação em passar a fase de grupos? Sim, mas não me parece que a partir daí conseguisse muito mais, o plantel era bom mas não o suficiente para bater os grandes. Na LE a história mudou um pouco, era mais equipas ao mesmo nível do Benfica e ai viam-se os melhores planteis onde o Benfica, á excepção de um ano, chegou sempre além da meia final. Também temos que ver que realmente o JJ melhorou o Benfica no aspecto "europeu" e antes isso do que estar como estávamos, e realmente dizia-se justo estas classificações no últimos anos caso, internamente, tivéssemos ganho mais. (aqui sim, era obrigatório pelo menos 3 campeonatos nestes últimos 4 anos, onde apenas vi o Porto ser indiscutivelmente superior ao Benfica no ano após o Benfica ser campeão).

  • José Pereira
    Posted Fevereiro 19, 2014 at 3:59 pm

    Dnipro muito fraco, Lyon do mesmo nível.

    Até o Paulo Fonseca bate palmas meu caro :D

  • Bruno
    Posted Fevereiro 19, 2014 at 4:02 pm

    Sinceramente, como Benfiquista, acho que o Benfica não espera chegar muito longe na LE. Depois do discurso de JJ no Domingo, em que disse que o campeonato era prioridade, acho que a LE vai servir para rodar jogadores, nada mais!
    Entristece-me, pois, atualmente, o Benfica não fica a dever nada a nenhuma das equipas presentes na LE (no inicio da época, a historia era outra). Napoles, Juventos, Fiorentina, Tottenham e Shaktar afiguram-se como verdadeiras dores de cabeça (já para não falar no Porto), mas, nada é impossivel!

    Com o regresso de Salvio (vamos lá ver como se vai apresentar, muitos jogadores, depois de uma lesão deste tipo, nunca mais conseguem voltar ao que eram), e com as alternativas ao 11 titular, acho que o Benfica pode ir longe, tanto na LE, como no campeonato!

    Por exemplo, para a defesa, pode-se optar por André Almeida na LE e Maxi no campeonato, ou vice-versa, na Esquerda, Silvio ou Siqueira… No centro é a posição mais complicada visto que Luisao e Garay estao em excelente forma, mas Jardel poderá ser uma boa solução! Fesja é o único sem substituto a altura!

  • slb1994
    Posted Fevereiro 19, 2014 at 4:10 pm

    A prioridade tem que ser o campeonato, ponto. Quem tudo quer, tudo perde ( não somos o Bayern).
    Espero que Jorge Jesus consiga gerir da melhor maneira o esforço físico dos jogadores, rodando a equipa nas taças.

    Para o jogo de amanhã:

    Oblak
    André Almeida
    Luisão
    Jardel
    Sílvio

    Fejsa
    Rúben Amorim
    Enzo Pérez

    Sulejmani
    Ivan Cavaleiro
    Rodrigo

    • Иo Иame Boy
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 5:18 pm

      Não acredito que o JJ jogue com o Rodrigo como único ponta de lança. Se jogar só com um ponta de lança será com o Lima.

    • slb1994
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 5:59 pm

      Eu também não.

    • lizardking
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 6:50 pm

      É capaz de jogar Maxi visto que nºão joga no fim de semana. E é capaz de jogar André Gomes. Lima na frente

    • slb1994
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 10:26 pm

      Sinceramente eu nem sei se o André Gomes é do Benfica, se é que me entende…
      Sim, o Maxi é capaz de jogar, mas acho importante dar minutos a André Almeida e Sílvio.

    • Vermelho
      Posted Fevereiro 20, 2014 at 2:09 am

      Se estiver minimamente em condições e confiante, é meter o Salvio a jogo. Titular ou não, isso é indiferente, mas tem de começar a ganhar ritmo.

  • Daniel
    Posted Fevereiro 19, 2014 at 4:10 pm

    o Napoli é melhor que o Benfica

  • Manuel
    Posted Fevereiro 19, 2014 at 4:15 pm

    O Nápoles e o Tottenham são melhores que o Benfica e o Basileia diria que como colectivo está ao mesmo nível… violentamente subjectiva esta análise e o nível de conjectura está over 9000! :D

  • Mobster
    Posted Fevereiro 19, 2014 at 4:15 pm

    Alguém que não coloca Tottenham ou Napoles num nivel superior ao Benfica identifica-se logo.

    Mesmo no "pote" das do mesmo nivel há equipas que podem eliminar o Benfica com maior ou menos dificuldade.

    É com "critérios" do genero dos apresentados que normalmente a equipa da Luz é vencida pois vão para os jogos com o rei na barriga e depois corre mal.

    Má analise Visão do Leitor na minha optica.

    • Pedro Melo
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 4:21 pm

      e mesmo a fiore, que esta a fazer uma excelente época

    • Mobster
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 4:31 pm

      Eu já só coloquei as duas mais óbvias que curiosamente serão os provaveis adversários de Benfica e Porto caso passem a eliminatória, mas sim, Fiorentina, Basileia, Shaktar, Ajax por exemplo seriam sempre eliminatórias de tripla

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 4:33 pm

      Alguém que coloca o Nápoles e sobretudo o Tottenham num nível superior ao Benfica também se identifica logo.

    • Bombas
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 4:40 pm

      Subscrevo.
      Apenas acrescentaria que entre as equipas muito mais fracas, e as equipas mais fracas, trocava o Plzen pelo Anzhi, visto que o Plzen estava no grupo da morte da Champions, e que na época passada, fez uma excelente prestação (dado aos recursos que tinham) e o Anzhi, apesar de ter chegado aos oitavos da Liga Europa na época passada, esta época encontra-se no último lugar da Liga Russa.
      E também trocava o Frankfurt pelo Dnipro.

    • Mobster
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 4:52 pm

      Sim sim, se tu acreditas que caso a Juve caia o Benfica tem a passadeira estendida para vencer a liga Europa não valerá apena estarmos a falar de bola, podemos começar já a falar de Star Wars

    • Barack Obama
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 4:53 pm

      Caro Ricard, o Napoles é um claro favorito, e não só pelo bom plantel, mas também pela excelente performance nesta Champions.

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 4:57 pm

      Caro Obama,eu não disse o contrario,apenas acho que numa eliminatória entre Benfica – Nápoles,o resultado é 50/50.

    • Mobster
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 5:13 pm

      Por isso mesmo. Se são resultados de 50/50 passamos de passadeira vermelha para 13 a 14 potenciais candidatos finais. Porque quer queiras quer não a maioria das equipas do "pote equivalente" são jogos de 50/50 (dependendo de jogar 1º em casa ou fora)

      Coisa pouca

    • Moskamorta
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 5:18 pm

      Gostava realmente que alguém me explicasse porque razão acham o Napoli ou o Tottenham superior ao SLB e Porto, realmente gostava! Ainda ontem a 'melhor' equipa inglesa ficou em casa com o rabinho entre as pernas, no meu ponto de vista o Benfica é até superior ao Tottenham e espero que o confirme na proxima eliminatoria se correr bem ao benfica e o tottenham que não tera tarefa facil no Dnipro, mas cada um tem a sua ideia e ai não posso fazer nada.

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 5:33 pm

      Se achas que o Nápoles e o Tottenham estão num nível superior ao do Benfica,como pode ser 50/50?… Eu não falei de passadeira vermelha nenhuma,e o autor da cronica não falou da passadeira vermelha como tu queres fazer crer…Lê melhor.

    • mpcp
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 5:58 pm

      1º teremos de ver se o tottenham e o benfica passarão as suas eliminatorias… tottenham esta melhor mas não assusta ninguem!
      Se o benfica avançar até os quartos e tiver a sorte no sorteio que tem protegido sempre o porto tudo é possivel!
      Como é que o porto consegue ganhar 1 champions e 2 liga europas e a unica equipa que eliminou e como eliminou do top 15 europeu foi o manutd! Consegue vencer 3 competições onde os seus adversarios nas finais eram muito inferiores!
      O benfica a epoca passada na final calhou apenas a melhor equipa europeia da epoca transacta, que azar!
      As equipas inglesas e respetivos treinadores gostam muito de fazer experiencias nas taças europeias e depois corre mal ja é habitual!
      Acredito mais num SLB-Dnipro do que num SLB-Tottenham!
      Quanto ao porto jogará com muito azar com o 12ºclassificado da liga alemã! Depois de ter feito metade dos pontos do benfica na LC e estar abaixo do ranking do benfica tem adversario facilimo!
      Depois nos 16-avos contra o napoles sera dificil mas o porto ao seu melhor nivel acredito que passe!
      Mas ver o abdoulaye a cobrir higuain…ja nem digo nada!

    • Mobster
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 6:51 pm

      Ia responder ao mpcp, mas depois da frase final sobre o Abdoulaye a cobrir o Higuain acho que estamos conversados

    • Mobster
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 6:52 pm

      @Ricard – Os 50/50 eram para as outras equipas do mesmo pote. Tens que ler tu melhor o que escreves e o que te respondem ;)

  • Barack Obama
    Posted Fevereiro 19, 2014 at 4:27 pm

    Le-se "um eventual falhaço apenas poderá explicar por uma orientação de prioridades…"
    Entende-se portanto que o Benfica ganhará em condições normais com as equipas supostamente do "mesmo nivel"? Não consigo perceber a lógica.

  • Jaquim
    Posted Fevereiro 19, 2014 at 4:44 pm

    Claro Mobster, tu tb não te identificas logo… E não é como mobster…

    Se ao menos apresentasses argumentos, poderíamos discutir o teu clubismo, agora mandar uma bojarda como a tua nem deixa duvidas…

    É deste tipo de comentadores que o VM precisa.

    Ps: o autor do post salvaguarda que poderão haver clubes sub e sobrevalorizados…

    • Mobster
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 5:02 pm

      O meu clubismo ? LOL

      Quando vejo alguém a considerar apenas a Juve como superior ao Benfica estamos logo conversados. Repito o que disse no meu comentário inicial. Até no pote das "do mesmo nivel" quase todas as equipas jogariam de igual para igual com o Benfica logo seria uma eliminatória de tripla.

      Daí que a conversa da "passadeira estendida no caso de eliminação da Juve" é no minimo ridicula. Mas pronto, cada um come o que quiser.

      Ficam com a vida facilitada e apenas erros próprios ou orientação de prioridades diferentes podem dar para falhar ?? O habitual portanto ?

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 5:16 pm

      A conversa da "passadeira estendida no caso de eliminação da Juve" é no mínimo ridícula porque não leste o resto da crónica,porque o seu autor diz que isso não acontece.

    • Portosempre
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 5:58 pm

      És um bocado leigo com o português Ricardo ou é só mesmo os olhos de benfiquista que te impedem de interpretar exactamente o que o Mobster disse? É que se leres e interpretares está lá dito, por outras palavras, que a não ser que não queiram não ganham a Liga Europa (caso a Juventus seja eliminada).

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 6:55 pm

      Vocês é que são leigos ou o portismo cega-os. O Ricardo tem razão. O autor nega a "passadeira vermelha".

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 20, 2014 at 10:12 am

      . O autor nao afirma que teremos uma passadeira…, faz uma pergunta rectorica à qual responde logo a seguir com um Não. No entanto, e na minha modesta opiniao, aquele "apenas" está lá a mais e vem confundir um pouco e tornar a resposta um bocado ambigua, mesmo que o seu signioficado tenha sido atenuado pelo "à partida" que vem a seguir.

      ribas

  • helder-london
    Posted Fevereiro 19, 2014 at 4:57 pm

    Eu digo uma coisa o Benfica tem equipa para ganhar esta liga Europa os únicos que poderão queriar mais dificuldade são o Nápoles e a Juventusmas acredito que a podemos ganhar,mas para isso tem que a ver um certo empenho sério para que tal aconteça ,o que não me parece para muinta tristeza minha!se me dessem a escolher entre essa competição ou o campeonato claramente queria ganhar a liga Europa e explico porque,campeonatos temos 32 e já vi o Benfica ganhar alguns agora uma competição europeia o Benfica não cheira a 50 ou mais anos,e isso não e bom até para nós verem melhor la fora não chega chegar a finais ninguém la fora da valor a isso tem e que se ganhar para nos afirmarmos internacionalmente mesmo que seja na segunda prova europeia! A champions temos que ser sinceros muinto dificilmente uma equipa portuguesa a ganhará nos próximos anos,portanto jesus queres tanto ser diferente no Benfica e provar tudo,ganha uma competição europeia e eu digo que foste o melhor treinador do Benfica dos últimos 40 anos pelo menos.abraco

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 19, 2014 at 4:59 pm

    É do conhecimento geral que as estatísticas, no futebol, são sempre um tanto subjetivas: olhando para a lista, vejo que o Benfica perdeu/empatou mais jogos jogando melhor que o adversário, do que ganhou jogando pior. Outros fatores como lesões ou eliminatórias garantidas (nomeadamente playoffs) influenciam as mesmas estatísticas (positiva ou negativamente). Mesmo os sorteios condicionam estas estatísticas. Em suma, não podemos resumir a prestação do Benfica nas competições europeias à percentagem de vitórias – nada de novo.
    Quanto à previsão da campanha do Benfica na L.E. este ano: concordo que só a Juventus é supeior ao Benfica, mas da mesma forma que empataram em Itália e perderam na Turquia com o Galatasaray (equipa que estaria "ao mesmo nível" que o Benfica) também o podem repetir com o Benfica, ou outra equipa. O mesmo pode suceder com o Benfica – bastam 2 jogos maus/"azarentos". Tanto o Porto como o Benfica (este com responsabilidade acrescida), se o sorteio dos oitavos + quartos não ditar um confronto antecipado com a Juventus, têm capacidade para chegar às meias finais – espero que se verifique.
    João Campagnolo

  • Jaquim
    Posted Fevereiro 19, 2014 at 5:33 pm

    Mobster não percebo o que é difícil perceber??

    1- Para mim mesmo nível significa que jogariam de igual para igual com o Benfica (eliminatória difícil).

    Mesmo assim, no ano passado o Benfica foi superior a todos os adversários( do mesmo nível e até melhores, exemplo do Chelsea) que apanhou na liga Europa, excetuando o Bayer de Leverkusen no jogo fora…

    2-Apenas tu percebeste que o autor disse que o Benfica, não apanhando a Juventus teria a passadeira vermelha estendida, porque ele disse taxativamente que não… Referiu que uma eventual eliminação se deveria a factores que enumerou….

    Percebes?

    Custa-te admitir que equipas como Napoles e Tottenham são do mesmo nível, tudo bem ninguém fica chateado desde que apresentes justificação!!!

    No entanto, dentro do campo, te digo que se o Benfica os defrontar no mínimo lhes vai vender cara a derrota…

    Se parasses para ler e pensar antes de como disse anteriormente falares porque sim, sem apresentares argumentos que justifiquem a tua opinião…

    • Ruben
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 5:55 pm

      Foi superior a todos os adversários , tirando o facto de terem o "azar" de terem levado com bolas nos postes de todas as equipas …

    • Mobster
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 6:55 pm

      Bolas nos postes para eles não é nada. Dominaram tudo e todos sem apelo nem agravo e não passaram pelo menos 2 eliminatórias com a maior sorte do mundo. Foi só impressão dos outros.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 6:56 pm

      Bolas no poste que, como todos sabemos, contam mais do que as que entram nas balizas.

    • Mobster
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 7:11 pm

      Mas ajudam a aferir a referida superioridade. Venceram sim, mas em pelo menos 2 eliminatórias podiam ter sido eliminados sem grande apelo ou agravo.

      Os ferros fazem parte do jogo, mas até os benfiquistas têm que admitir que a epoca passada foram bafejados como nunca pela sorte nesses lances

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 10:51 pm

      Nalguns lances sim. Essa do "podiam ter sido eliminados sem apelo nem agravo" já entra na esfera do disparate.

  • Rúben
    Posted Fevereiro 19, 2014 at 5:41 pm

    olhando para o plantel do Benfica, não o considero melhor ou ao mesmo nível de Napoles ou Tottenham. Só Hamsik e Higuain valem mais que o Benfica todo

  • Mac
    Posted Fevereiro 19, 2014 at 5:51 pm

    Só mesmo os benfiquistas para acharem que o Nápoles não é melhor que o Benfica. Bem podem querer que não é 50/50, basta ver que num grupo com Arsenal e Dortmund ficaram em 3º com os mesmos pontos que os dois primeiros. O Benfica ficou em 3º com 10 pontos, num grupo fraco, nem é sequer comparável. Esta época, pese embora estejam a ser a melhor equipa em Portugal, contra o Nápoles não partem de igual para igual como tanto querem acreditar nisso.

    • Moskamorta
      Posted Fevereiro 19, 2014 at 6:08 pm

      Então por essa ordem de ideias, o Plzen ésuperior ao Porto pois no grupo deles estava o Man City e o Bayern Munich e o CSKA Moska e fizeram 3 pontos, ou então que o Benfica , Shakthar, Basel e Ajax são superiores ao Porto porque fizeram mais pontos e em grupos, alguns mais difíceis outros de igual valia.Não se pode comparar valias por fases de grupo, e o que no inicio era bom não quer dizer que o seja actualmente e vice-versa.

  • Kafka
    Posted Fevereiro 19, 2014 at 5:52 pm

    É uma visão interessante e que dá que pensar e analisar a mesma, apesar de não concordar com algumas apreciações que deste, como o caso do Nápoles por exemplo em que punha num patamar acima…agora a Taça Uefa é sempre uma competição muito "inconstante" onde as equipas dos 5 grandes campeonatos (Itália, ALemanha, França, Espanha e Inglaterra) nunca levam esta competição a sério, pelo que é sempre muito complicado fazer uma análise com base no real valor de cada equipa, no que toca a esta competição, pois nunca sabemos se essa equipa vai jogar na máxima força a 110% (como na Champions ou no campeonato), ou vai relaxar e jogar com a equiba B (que é o que a maioria das vezes acontece), portanto aqui é mesmo ver para crer…mas sendo eu um claro adepto da estatística (não que ela ganhe jogos, mas ajuda sem dúvida a perceber tendências, na minha opinião) gostei bastante do texto, parabéns..

  • MosqueteiroSLB
    Posted Fevereiro 19, 2014 at 6:13 pm

    e interessante esta visao, mas se formos a ver, o benfica bateu-se bem com o united (dois empates), com o barça perdeu um e empatou outro (no 2º jogo a equipa era mais fraca, mas era uma equipa fortissima), e mesmo no primeiro apesar deter perdido 2-0, nao fez um mau jogo. perdemos 3 jogos com o chelsea, mas disputamos sempre ate ao final. com o psg, jogamos mal o 1º, mas no 2º fomos muito superiores, etc etc. ou seja, o benfica tem capacidade para discutir resultados com os grandes do futebol, nao digo que seja melhor, mas ja nao e a facilidade de antes. apesar de este ano estarmos a jogar pior.
    sinceramente nao concordo que o fenerbache, o olympiakos (apesar de nos ter eliminado), leverkusen, celtic, newcastle, marselha, psv sejam do mesmo nivel que o benfica. ate pode ser clubice a falar, mas acho que somos superiores. com o celtic emaptamos la e ganhamos em casa. com o leverkusen, se nao me engano, nem tinhamos a equipa titular e ganhamos os 2 jogos. o olimpiakos foi um benfica fora de forma, que apesar de ter perdido mandou no jogo. newcastle ganhamos os dois jogos…

    da liga europa deste ano, concordo a juventus e a favorita. na 2º linha vejo o benfica o totenham e o napoles. nao ponho o porto porque nao tem feito grandes jogos, enquanto o benfica nos grandes jogos tem-se portado bem (psg, sporting, porto).

    conclusao, o benfica tem condiçoes para fazer uma boa prova, independentemente de um sorteio desfavoravel. eu acredito, como sempre. e ja começar amanha, o salvio esta de volta

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Fevereiro 19, 2014 at 7:00 pm

    A análise é bastante interessante e inovadora. É claro que tem uma significativa carga subjectiva, mas as grandes linhas parecem-me correctas. Penso que é uma prova em que o Benfica tem hipóteses, mas o favoritismo é da esquadra italiana que tem 4 equipas de muito bom nível. Além disso, Tottenham, Ajax e Porto também têm hipóteses. Dentro de duas semanas será um pouco mais fácil aferir.

  • Carlos Franco
    Posted Fevereiro 19, 2014 at 7:36 pm

    Concordo largamento com a avaliação feita, só há duas equipas do mesmo escalão que poria um pouco acima: Nápoles (pela experiência europeia da maioria dos jogadores e por ter como treinador Rafa Benítez, treinador de maior vertente europeia) e Shaktar, também pela experiência e rotatividade na Champions.

    As restantes são boas equipas mas penso que sem plantel ou estaleca europeia para este Benfica.

  • Sideshow Bob
    Posted Fevereiro 19, 2014 at 9:13 pm

    Bom post, mas a mim como benfiquista que acha que antes de ganhar competições e projecção temos que ter acima de tudo regularidade nas conquistas internas, interessa me é o campeonato, o que vier a mais é bem vindo.

    Um abraço

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 20, 2014 at 12:22 am

    Eu tambem, o campeonato é o que quero. e pro ano ha champions.
    Penso que enquanto tivermos o cardozo, nao seremos muito competitivos com equipas superiores.
    o nosso meio campo ate consegue controlar certos momentos e criar situaçoes mas é obrigado a um grande trabalho e acaba por perder consistencia defensiva.
    com equipas ao mesmo nivel, o jesus até consegue criar superioridade tactica e funciona de vex em quando porque o cardozo é bom a encostar.
    nao temos sofrido muitos golos desde que esta fora mas nao sei se sera por isso.
    O lima tambem nao é bem aquele mas trabalha defensivamente tal como o rodrigo.
    Ja reparei que comparados com o porto, os nossos dois avançados marcam um bocadinho mais que o jackson e o terceiro costuma marcar tantos ou mais que o segundo do porto. Acho que tem sido assim nos ultimos ano e meio.
    Nao sera uma conta assim tao simples mas se tivermos um avançado que marque quase tanto como o jackson, que seja decisivo r crie jogo, ja podemos sacrificar o segundo avançado, o rodrigo, por um 10 que nao marque tantos golos mas que garanta mais consistencia e organizaçao, principalmente porque temos extremos goleadores, o salvio num lado e quando o gaitan sair, o markovic do outro.
    Nessa perspectiva é que eu entendo a contratação do djuricic, um criador que para ajudar à festa, também tem fama de marcar bastante. Não tem fama é de dar consistencia à equipa e parece que ainda pensa que está nas planicies da holanda onde o proximo defesa costuma estar a 5 metros.
    Ribas

  • Pedro Ramos
    Posted Fevereiro 20, 2014 at 5:04 am

    Permitam-me discordar, mas considero o Dnipo igual ou melhor que qualquer equipa do vosso "Pote 3" (mais fracos). Uma equipa bem comandada (Juande Ramos) que conta com a estrela Konoplyanka, e jogadores de boa qualidade (Matheus, Bruno Gama, Zozulya, Kalinic ou Strinic, aliado ao facto de terem um ambiente complicado em nos jogos em casa para as equipas forasteiras. Acredito até que o Tottenham vai passar esta eliminatória (se passar) com muita dificuldade. Não me surpreendia uma eliminação dos ingleses.

Deixa um comentário