Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Pertenço ao futebol de elite»

Para quando o regresso? O português, por vontade própria, estaria sempre a trabalhar, o problema é que, à excepção de um ou outro lugar (Real Madrid e Inter, essencialmente), terá o caminho vedado (as épocas no Chelsea e Man United desgastaram muito a sua posição).

José Mourinho referiu, à BeIN Sports, que só pensa em regressar ao comando de uma equipa de futebol, mas destacou também que só aceitará uma proposta de um conjunto de topo. “Quero treinar. Sou muito novo… estou no futebol há muito, muito tempo, mas só terei 56 anos daqui a umas semanas. [Onde vou estar?] Vou estar onde pertenço, e eu pertenço ao futebol de elite. Pertenço ao futebol do mais alto nível e é onde vou estar”, declarou. Recorde-se que o técnico foi demitido do Manchester United, em Dezembro, e desde então surgiu associado a vários emblemas, nomeadamente o Real Madrid.

António Hess
Author: António Hess

22 Comentários

  • Kacal
    Posted Janeiro 17, 2019 at 4:15 pm

    É bom ver que continua motivado e com confiança nas suas capacidades, agora que isto não seja negação. Espero que pegue nestas palavras e as use para parar, pensar e analisar, aprender e voltar melhor e com mais “fome”, se assim for acredito no seu sucesso novamente.

  • PJVFF
    Posted Janeiro 17, 2019 at 4:24 pm

    Ora vejamos:

    Em Espanha,
    Barcelona jamais. É odiado pelo clube e adeptos.
    Real Madrid – Acham que voltará mesmo? É publico que a sua relação com FLorentino não era a melhor.
    Não vejo mais nenhum clube de espanha para o Mourinho, nem Atlético nem Valência.

    Em Itália,
    Juventus – Nunca.
    Inter – Só se existisse verbas para um investimento sério no plantel.
    Não o vejo a treinar um Napoles, Roma ou AC Milan.

    Em Inglaterra,
    Chelsea – Nunca mais voltará;
    United – Não por razões óbvias;
    City – Está lá o Guardiola;
    Arsenal – Nunca, é odiado pelos adeptos;
    Liverpool – Está lá o Klopp;
    Tottenham – Só se existisse investimento (tal como no Inter).

    Em França,
    Só o vejo no PSG

    Na Alemanha,
    Só o vejo no Bayern ou no Dortmund (se também existir investimento).

    Resumindo, no topo dos clubes europeus “só” o vejo no PSG, Bayern, Dortmund e eventualmente no Tottenham e Inter de Milão.
    Mas acho que para o ano o PSG, Dortmund e Tottenham não trocam de treinadores, por isso sobra Bayern e Inter de Milão.

    Inter tenho muitas dúvidas que ele volte, porque ali conquistou tudo o que era possível. Está feita a história.
    Se o Bayern não for campeão este ano, acredito que seja o destino de Mourinho.

    • manelfcp
      Posted Janeiro 17, 2019 at 5:01 pm

      Acho que dificilmente Mou vá para a Alemanha. O estilo defensivo das suas equipas vai contra o futebol de ataque praticado por todas as equipas alemãs, pelo que não vejo Bayern ou Borussia interessados na sua contratação.

      Como disse, em Espanha, Barça nunca (não apenas pelo ódio de estimação, mas também pelo estilo de jogo). Quanto ao Atlético, não seria de todo descabido, mas acho improvável devido à sua passagem pelo Real e também por Simeone se manter lá por enquanto, embora seja associado com frequência ao Inter… O Valência é demasiado pequeno para si.
      No Real a sua imagem ficou muito degradada e não sei até que pontos jogadores como o Sérgio Ramos aceitariam o seu regresso, por isso acho que não vai para lá.

      Em Inglaterra, realmente no Chelsea, United, City, Arsenal e Liverpool a curto e médio prazo não será alvo de interesse. No Tottenham, Pochetino parece-me que irá continuar (só se o Real conseguir aliciá-lo, mas por diversas vezes este já veio dizer que não tem interesse). No entanto, penso que as verbas existem, uma vez que nos últimos anos quase que não compraram ninguém, pelo que se Pochetino saísse e a direção do Tottenham quisesse mudar o paradigma e passassem a ser um clube gastador, Mou seria certamente uma das suas prioridades.

      Em Itália, a na Juve realmente é difícil, Milan e Roma não têm o nível que Mou quer, o Nápoles tem Anceloti e joga um futebol ofensivo… Sobra o Inter, onde é idolatrado. Penso que a crise financeira está quase ultrapassada e dinheiro existe para investir no plantel, pelo que é uma forte hipótese.

      O PSG também se apresenta como um ótimo destino. Tuchel não é consensual, já falhou numa prova interna e a Champions também não se afigura fácil. Se a direção quiser voltar a abanar as coisas, Mou estará no top das prioridades, ainda para mais com Antero Henriques como Diretor Desportivo e que é sabido que tem uma má relação com Tuchel. No entanto, nos últimos anos, todos os treinadores aguentaram pelo menos 2 épocas e é mais provável ser o Antero a sair, pelo que acho que Tuchel continuará.

      Concluindo, para mim o Inter é de longe a hipótese mais forte. No Atlético, depende da saída de Simeone (para o Inter…) e também da imagem que têm dele, já que foi treinador do maior rival e várias foram as “trocas de impressões” entre Mou e Atlético.

      • PJVFF
        Posted Janeiro 17, 2019 at 5:23 pm

        Concordo com 95%, excepto na parte de Mou ir para o Atlético.
        Depois do que Mou viveu e conquistou no eterno rival duvido que vá para o Atlético, mas nunca se sabe.

        Uma coisa é certa, ao contrário dos últimos anos, a lista de possíveis clubes “gigantes” da europa disponiveis para receber Mourinho está cada vez mais reduzida.

        • manelfcp
          Posted Janeiro 17, 2019 at 5:36 pm

          Compreendo e sinceramente também estou bastante reticente sobre a sua ida para lá. Apenas coloquei essa hipótese, porque é um clube que joga para o resultado e não para o espetáculo e que tem dinheiro para investir. Mas foi como disse, a sua passagem pelo Real muito provavelmente fechou-lhe esta porta e estaria sempre dependente da saída do Simeone. Mas no futebol as surpresas estão sempre a acontecer.

    • Kacal
      Posted Janeiro 17, 2019 at 5:14 pm

      Mou também não se encaixa no perfil pretendido pelo Bayern, duvido muito. Até o Ronaldo supostamente não “queriam”.

  • Berto
    Posted Janeiro 17, 2019 at 5:14 pm

    Sinceramente no futebol de topo só o imagino em 3 lugares:

    PSG – mas o campeonato francês não lhe agrada e sendo um passeio não teria armas para atingir o grande objetivo – vencer a Champions League.

    Real Madrid e Inter, voltar onde foi feliz, os únicos clubes de topo onde foi feliz e para queimar-se como aconteceu no Chelsea. Não voltes a uma casa onde foste feliz dizem alguns, o bom filho a casa torna dirão outros, mas neste momento acho que chegou ao fim a não ser que se reinvente e deixe de ser o estratega tático de futebol enfadonho focado nos resultados. O futebol evoluiu e o futebol romântico parece estar a querer sobrepor-se a tudo. Relembro que no auge não havia jogadores a criticar mourinho, atualmente ele critica os jogadores, os jogadores celebram quando ele saiu do clube.

  • TheHunter
    Posted Janeiro 17, 2019 at 5:25 pm

    Mou acima de tudo precisa de se reinventar, se conseguir depressa voltará a ter sucesso e a ser desejado pelas melhores equipas do mundo.

  • masterDC
    Posted Janeiro 17, 2019 at 5:44 pm

    O problema não é pensar que pertence ao futebol de elite, o problema é não demonstrar que pertence. Já há muitos anos que deixou de ser dos melhores, o “Special One” que tanto conquistou e motivou. Hoje em dia vive do sucesso do passado mas que tem vindo a desgastar-se e muito.

    Quis acreditar que a ida para Manchester seria diferente, que seria o treinador mais indicado para substituir Sir Alex Ferguson, que traria títulos e um melhor futebol. Por gostar daquilo que foi e que me sempre admirou noutros tempos pensava eu que iria mudar mas infelizmente ficou-se só pelos títulos na primeira época. Com os jogadores que tinha à disposição só tinha que fazer bem melhor do que apresentou. Se nesta segunda passagem pelo futebol inglês ele não mudou porque iria agora mudar? O tempo vai passando, Mourinho vai ficando igual e as portas vão se fechando, como quer ele regressar ao futebol de elite se não demonstra capacidades para tal? Resta-lhe um Inter numa luta contra a hegemonia da Juventus ou um Real Madrid que não está a atravessar uma boa fase e a sua saída nem foi pacífica. Não estou a ver nenhum outro clube a contar com Mourinho infelizmente.

  • Duplo T
    Posted Janeiro 17, 2019 at 5:47 pm

    A ideia que tenho e que Mourinho não conseguiu acompanhar a evolução no futebol mais precisamente a nivel dos jogadores. A ideia que tenho e que ha anos atrás Mourinho conseguia fazer com que os jogadores dessem tudo por ele em campo. Hoje em dia as coisas mudaram na medida em que os jogadores têm mais distrações como redes sociais e outras coisas. Além disso dá a ideia que Mourinho da se bem e com jogadores que não têm tanto estatuto quando trata se de jogadores estrelas como Pogba, Ronaldo a relação azeda. Parece não ser capaz de lidar com este tipo de jogadores. Penso que seria melhor Mourinho dar um passo atrás. Ir para um clube um patamar abaixo dos candidatos ao título em Espanha, Inglaterra ou Itália Valência, Everton, Roma. Depois com um bom trabalho subir para outro patamar.

    • DYI
      Posted Janeiro 18, 2019 at 3:25 pm

      Discordo das opções que sugeriste. Eu acho que o clube ideal para o Mourinho era um candidato outsider. Um Arsenal, um atlético, um Nápoles/Inter(nao tem dado grande coisa mas acho que está melhorar em relação ao que já esteve)

      • Duplo T
        Posted Janeiro 18, 2019 at 5:15 pm

        Não sei. Ate podes ter razão. Os clubes que referi for am no sentido de Mourinho ter menor pressão para trabalhar em relação a equipas que lutam pelo titulo e ao mesmo tempo lidar com jogadores cujo ego em principio e mais facil de lidar. Candidatos outsiders ao titulo a pressao e sempre maior. Mas são opiniões e respeito a tua.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 17, 2019 at 5:51 pm

    Primeiro tem que se reinventar, apagar a imagem e mostrar valor e resultados.

  • AngeloGJ
    Posted Janeiro 17, 2019 at 5:53 pm

    Como já foi dito o TOP neste momento está fechado para o Mourinho, Mourinho para os clubes de top deve ser a quinta ou 6 opção e eu só vejo 2 equipas para o Mourinho, Inter ou Atlético de Madrid, o Real vai tentar Pochetino, Klopp e outro nome qualquer mais “jovem” e que está na moda, em Inglaterra tem a porta de todos os clubes fechados, os alemães não contratam técnicos portugueses(ainda fico admirado como queriam associar o Paulo Sousa ao Dortmund, são doidos), e o PSG não é um desafio lá muito aliciante, portanto restao poucas oportunidades ao Mourinho, o futebol mudou, os clubes querem ver bom futebol Mourinho ainda e’ jovem mas não está na moda e as suas equipas jogam mal, e estar na moda hoje em dia conta MUITO, portanto só vejo Inter ou Atlético de Madrid tudo o resto

    • JohnnyOli
      Posted Janeiro 17, 2019 at 9:22 pm

      Então o psg é um clube de topo mas o Mourinho não quer, mas ao mesmo tempo o Mourinho jamais irá para uma equipa de topo? Onde está a lógica nisso? Quantos clubes “de topo” existem? Para o atlético não estar nesse grupo…

  • Xyeh
    Posted Janeiro 17, 2019 at 7:10 pm

    O Mourinho sempre foi um óptimo estratega, o problema dele é que a realidade dos jogadores mudou, a maneira de comunicar com eles já não resulta, não é mau treinador, simplesmente parece que não consegue tirar dos jogadores o que pretende deles.

    • DYI
      Posted Janeiro 18, 2019 at 3:22 pm

      É o que ando a dizer à semanas. O grande problema do José tem sido a comunicação com os jogadores. Até diria mais. O ponto forte dele era a gestão do grupo a forma como transmitia a sua raça à equipa. Infelizmente a realidade mudou. Mas ele ainda é “novo” espero que se consiga relançar.

  • VelhaGuarda
    Posted Janeiro 17, 2019 at 8:30 pm

    Como é óbvio o José é um treinador de elite, aquelas notícias que o ligavam ao Benfica eram completamente desfasadas da realidade.

    Creio que o José irá acabar por ir para o Real, será um bom clube para relançar-se no futebol Europeu, mas terá que inovar a sua forma de pensar o futebol, só assim voltará a ter sucesso.

  • jpcacelas
    Posted Janeiro 18, 2019 at 1:50 am

    Uma fase de introspecção, mudança de ideias e um pouco mais de humildade também lhe fariam bem. Dar um passo atrás para voltar a dar dois ou mais à frente na carreira seria sempre bom para o Mourinho. Quero de volta aquele Mourinho pelo qual na primeira passagem pelo Chelsea e no Inter os jogadores faziam tudo pelo treinador e união era a palavra de ordem no balneário.

  • RodolfoTrindade
    Posted Janeiro 18, 2019 at 9:37 am

    Acredito que acabará mesmo por regressar ao Real Madrid…

Deixa um comentário