Dia mais emotivo da época, mas teve de ser uma bandeira vermelha e uma penalização a Hamilton a motivar tudo isto. Mesmo assim o campeão do Mundo conseguiu minimizar os estragos, e até ganhou margem para Verstappen. Já os Ferrari aumentaram o pesadelo que tem sido esta temporada (2.º prémio consecutivo que ficam fora dos pontos, sendo que desta vez ambos abandonaram).
Pierre Gasly venceu o GP de Itália. O francês, da AlphaTauri-Honda, que o ano passado fez 2.º no Brasil, aproveitou um dia atípico, para fazer história e conseguir o 1.º triunfo na carreira em F1. Carlos Sainz (McLaren-Renault) e Lance Stroll (Racing Point-BWT Mercedes) completaram um inédito pódio. A corrida ficou marcada pelos incidentes. Lewis Hamilton, que conseguiu mais uma pole, e com a volta mais rápida da história, liderava confortavelmente quando o safety-car teve de entrar em pista. A Mercedes chamou o campeão às boxes quando o pit-lane estava fechado. Pouco depois Leclerc teve um forte acidente que obrigou a accionar a bandeira vermelha, nessa pagarem a direcção da prova puniu Hamilton em 10 segundos, pela infracção durante o safety-car, o que fez com que o inglês caísse para o último lugar. Stroll que parecia ter uma boa oportunidade para vencer, caiu para o 5.º lugar no arranque, o que permitiu a Gasly assumir a liderança para nunca mais a perder. Já Hamilton subiu do 17.º lugar até ao 7.º. Bottas, por sua vez, apesar de todos estes incidentes, foi apenas 5.º. Destaque ainda para Vettel e Versttapen, que abandonaram.


52 Comentários
DNowitzki
Finalmente, animação e algo diferente!
andresilvac
Pena é que só tenhamos isto quando a Mercedes comete erros graves.
Mas serviu para desenjoar da monotonia habitual
Diogo Moura
É trocar o Toto Wolf pelo Binotto e a coisa é capaz de equilibrar ?
andresilvac
Hoje deve ter “hackeado” o rádio da Mercedes e mandou o Hamilton entrar, brincadeiras a parte é bom ver Um corrida assim animada, a Mercedes é muito superior e isso torna a corrida mais animada as lutas que existiram hoje existem sempre mas quando acontecem nos lugares cimeiros dão outra piada à corrida
Diogo Moura
Eu liguei um modo de ver F1, esqueço que a Mercedes existe e a coisa fica muito mais divertida. Porque parecendo que não, a luta entre Ferrari, Maclaren, Renault e Racing Point está super interessante. Com a Alpha Tauri à espreita.
andresilvac
Não és só tu grande parte das vezes a realização esquece se que estão 2 Mercedes lá na frente e só mostram nas primeiras voltas quando vão à box e na volta final lol
Diogo Moura
As vezes também mostram as comunicações rádio dos pilotos a queixarem-se do monolugar – isto quando levam já uma volta de avanço para o 10 classificado ?
Kacal
Ainda hoje o Hamilton só foi mostrado praticamente quando entrou na box eheh
andresilvac
Se Alemanha o ano passado foi bom esta corrida é fantástica, saindo a Mercedes e a sua vantagem da frente isto ganha outra vida.
Carlos a merecer a vitória mas depois do que aconteceu Gasly a aguentar bem e a sua vitória é merecida.
Erro grave da Mercedes e depois não percebo como ainda me dizem que Bottas é bom piloto tirando Kimi que foi passado por quase toda a gente Bottas não fez 1 ultrapassagem não fugiu a Renault não fez nada Hamilton vindo de trás passou 8 carros e recuperou 20s de desvantagem e já estava a caçar Ricciardo que Bottas não conseguiu tirar da zona de DRS.
Grande corrida mesmo
Gunnerz
Lindo, espectacular, espantoso! Uma corrida imprevisível até ao fim, todos tiveram oportunidade de fazer um grande resultado, mas gasly foi o melhor, conseguir isto com um tauri é incrível! Sainz deu tudo mas precisava de mais uma volta para realmente incomodar. Bottas mais uma vez mostra q não tem mãos para isto, a única coisa que faz a corrida toda é ultrapassar o raikkonen..
Sobre as equipas, a Ferrari definitivamente fica fora do top 3, e a McLaren claramente a ganhar esse lugar. A Renault consegue mais um bom fim de semana mas ainda falta para se chegar à frente e nestes 2 fins de semana foi visível.
Que venham mais fds destes, hoje é o dia do gasly, aliás os últimos 8 dias gasly teve o seu melhor momento de F1, sendo 2 vezes driver of the day! Albon já deve estar a tremer por todo o lado.
Última coisa, fiquei a torcer por 1 ponto da Williams nesta corrida histórica para eles, infelizmente nada mas estão claramente mais perto do que no ano passado.
riscas
Finalmente uma corrida com emoção.
Parabéns ao Gasly. Um prémio merecido, vem fazendo um grande campeonato.
André Dias
A quantidade de acontecimentos atípicos tornou Monza no melhor GP do ano (até agora). Que diferença para Spa na semana passada em que quase ia adormecendo. Muita acção, duelos wheel-to-wheel, competição ao longo de quase toda a grelha, sanções disciplinares por todo o lado e um vencedor inédito. Espectacular.
Ver finalmente um pódio sem Mercedes foi uma lufada de ar fresco que fazia imensa falta, só é pena ter Stroll em vez de Norris. Ainda assim há que admitir que Hamilton fez uma recuperação fantástica, mesmo sabendo que tem o melhor carro.
Excelente corrida de Gasly, que este ano tem sido um dos pilotos mais consistentes da grelha. Dizia-se que com a mudança de Toro Rosso para AlphaTauri a Red Bull passaria a ter duas equipas irmãs (em vez de uma espécie de equipa B) e finalmente viu-se algo nesse sentido. Kvyat não me convence mas pelo menos espero que Gasly continue a querer mostrar que é melhor que Albon (e espero o mesmo do tailandês).
Fica um ligeiro amargo na boca por Sainz continuar sem ganhar um GP mas o 2º lugar é fantástico e passa a ser o seu melhor resultado da carreira. Que grande corrida para a McLaren com os seus dois pilotos a conseguir 2-4.
Foi bom ver Kimi em 2º, mesmo que por pouco tempo.
Por último, há que referir a Ferrari. Já não espero nada da Scuderia este ano mas ficar com os dois pilotos retirados, logo em Itália, é um desastre completo. Fiquei triste por Vettel que adora correr em Monza e ficou de fora logo cedo sem ter culpa. Merecia uma época de despedida da Ferrari bem diferente.
Jay-Jay Okocha
O Albon só lá está por ser Tailandês, tal como um dos principais accionistas da red bull. Gasly é muito melhor, e acaba por ser uma bela resposta do francês. Penso que é o jovem com mais estofo de futuro campeão.
VettelF1
O Albon está lá porque o Gasly teve a sua oportunidade e desperdiçou-a, sendo que os seus resultados pela Red Bull eram piores que os do Albon
riscas
O Albon está claramente a acusar a pressão, e os incidentes com o Hamilton em que corridas que o tailandês poderia ter ganho o afectaram.
Gunnerz
Isso é discutível. O albon podia e devia estar a fazer muito melhor. O gasly no seu tempo ainda tinha 2 ferraris fortes à sua frente. O albon tem tudo à sua mercê para andar perto do podio semana após semana.
Jay-Jay Okocha
Ao gasly recusaram o pedido para trocar de engenheiro, ao Albon aceitaram. A dualidade de tratamento vem sendo óbvia. Mas faz parte e Gasly merece mais do que a Red Bull.
Litmanen
Isto. Albon nunca mostrou nada nem sequer no seu percurso jovem. Sempre foi um piloto medíocre, apoiado por dinheiros tailandeses. É uma questão de tempo até ser “kickado” da RB.
julioflores
Não acho que o Albon seja inferior ao Gasly, sinto sim é que a estrateia da Reb Bull é delineada somente para o verstappen. O Albon está ali mais para experincias que outra coisa. Nao é por acaso que actualmente o Albon está em 6º e o Gasly com uma corrida ganha está em 8º…
julioflores
De referir também que este ano há uma Rcing Point que está superior a Renault e que entrou na luta pelos podios tambem
Vespas
Tirem a Mercedes da F1 por favor…
El Pipito
Tirem é os incompetentes da F1. Os competentes nunca podem ser penalizados pelos outros não conseguirem acompanhar.
Kafka
A base de qualquer desporto é o equilíbrio, porque só havendo equilíbrio se consegue angariar adeptos para esse mesmo desporto, e só com adeptos o desporto é viável, sejam eles adeptos presentes ou na TV…. pois o equilíbrio gera rivalidade….E a rivalidade gera interesse
Os Estados Unidos já perceberam isto faz tempo, e por isso mesmo sendo um País puramente de direita e ultra-Liberal, nos seus desportos praticam o oposto do que são em tudo o resto, e têm um modelo socialista de redestribuicão e benefício dos mais fracos com vista ao equilibro constante e consequente manutenção do interesse por parte do público (o draft em qualquer desporto americano é puro socialismo onde os mais fracos ou incompetentes como lhe quiseres chamar são amplamente beneficiados e os mais competentes claramente prejudicados), mas sendo isto uma actividade de entretenimento que precisa de adeptos, só assim faz sentido porque só havendo equilíbrio é que há adeptos
A F1 e tu pelos vistos não percebem isto, e então temos um monólogo há anos da Mercedes e consequentemente já ninguém vê F1…
Pronto vêm os maluqinhos por F1, mas cada vez está a perder mais adeptos e não é com monólogos da Mercedes que vão buscar novos aficionados….
Neste momento a F1 apenas vive dos aficionados que angariou no passado, são os únicos que perdem 2h num Domingo para verem uma corrida que já toda a gente sabe quem vai ganhar antes da mesma começar…. Mas novos adeptos não vão conseguir puxar ninguém senão mudarem o modelo para um sistema de equilíbrio e que haja luta e que não se saiba quem vai ganhar antes de começar
El Pipito
Não digo que não. Mas é suposto o mérito compensar e a Mercedes tem mais mérito que os outros. Os outros é que têm de trabalhar mais e melhor. Os outros tiveram que trabalhar mais e melhor que a RedBull no reinado de Vettel, ou na era de Schumacher. E dá graça dizeres que os Estados Unidos já entenderam a chave do sucesso. O futebol deve ser o ou um dos desportos mais injustos com clubes a injectar milhões a brincarem com o mercado e é o mais visto do mundo.
Sendo que apenas dois dos desportos americanos são de facto muito vistos, um deles até é mais pelo intervalo do que pelo desporto em si….
Kafka
Com justiça ou injustiça o futebol continua a ter equilíbrio…. O clube com mais troféus da principal competição futebolista que é a Champions, é o Real Madrid que tem apenas 13 troféus em 65 edições, o que dá uma taxa “baixa” de sucesso, de apenas 20%
E depois abaixo disto a taxa de sucesso é ainda mais baixa pois o 2o clube com mais troféus é o Milan com apenas 7 troféus em 65 edições…. E
Ou seja apesar depois há vários clubes com 1/2/3 troféus….
Logo e apesar do Real Madrid ter de longe o melhor palmarés, mesmo assim são muitas mais as vezes que perde do que as que ganha, com 20% de sucesso por cada edição ganha, vai perder 4
Já a nível nacional o desequilíbrio actualmente existente em alguns campeonatos começa a retirar adeptos de ver esses campeonatos, porque antes de começar já todos sabem quem venceu a Bundesliga, Série A ou Ligue 1 por exemplo
Mas na principal competição e apesar das muitas injecções de dinheiro que têm sido feitas ao melhor estilo FM em alguns clubes, o que é certo é que continua a haver equilíbrio e indefinição quanto ao vencedor, continuando a haver pelo menos menos todos os os anos 6/7 equipas com reais hipóteses de vencerem essa competição, portanto a indefinição e equilíbrio continuam a existir,
Ainda assim, cuidado com essa soberba que o futebol é o desportos rei e sempre será e que não precisa de se adaptar… Nas faixas etárias mais novas até aos 20/25 anos o futebol já não é de forma tão clara o líder isolado, perdendo por exemplo bastante jovens para os esports que vêm a subir como uma flecha a nível de angariação de adeptos
O futebol irá continuar a ser o desporto rei, mas aposto que que daqui a 30/40 anos não terá tanto impacto como tem hoje, porque os jovens até aos 20/25 anos hoje em dia já não ligam tanto a futebol e vão passar esses outro gostos para os filhos
Diogo Moura
Na mouche a parte dos esports. É a nova modalidade das gerações mais jovens. Em encontro ao que dizes são super equilibrados e nunca se sabe quem será o vencedor dos torneios. Melhor ainda, não é Pay per View. O que chama ainda mais jovens.
El Pipito
Concordo, com quase tudo o que dizes. Não é coerente vires puxar de vitórias e percentagens das equipas na Champions, quando se eu mencionar as vitórias das construtoras na F1, também há um Real Madrid (Ferrari) e depois existe um equilíbrio geral.
Deixo só a nota, que o meu comentário inicial, é em defesa da Mercedes. Se há alguém que tem de mudar não é a Mercedes.
Kafka
Por fim só deixo estas questões
Acreditas mesmo que a F1 da forma como está, consegue angariar novos adeptos? As gerações mais novas que têm que ser cativadas achas mesmo que estão a escolher a F1 como desporto para assistirem?
Quem achas que vê actualmente F1 para além dos adeptos que já o eram no passado?
Como em tudo na vida, quem não se actualiza acaba por cair, a F1 senão mudar vai perder toda esta geração de jovens que vão escolher outras modalidades, mas os jovens de hoje serão os adultos de amanhã, e os adultos/idosos que hoje vêm F1 amanhã infelizmente vão morrer e portanto amanhã a F1 vai precisar dos jovens de hoje, mas senão os cativa hoje, não é em adultos quando eles já gostarem de outros desportos que os vai conseguir cativar
Todos os desportos devem estar em constante mutação, na busca permanente de novos adeptos e especialmente dos adeptos mais jovens, porque é em criança que acabamos por fazer muitas das escolhas a nível de gostos de clubes, desportos etc…. Descurar a angariação permanente de novos adeptos (as tais crianças) é descurar o futuro
El Pipito
Não tendo dados, nem conhecimento, não te sei responder a essa pergunta. Mas é uma pergunta muito pertinente e também penso que não trabalhem muito bem nessa matéria.
PigVet
Concordo com a necessidade de melhorar a competividade mesmo sendo injusto para os mais competentes. No entanto, mesmo com este domínio avassalador da Mercedes / Hamilton, em 2018 as audiências televisivas + digital cresceram 10% relativamente a 2017, em 2019 essas audiências cresceram 9% relativamente a 2018, com valores semelhantes a 2012, a F1 está muito longe de estar morta ou estar dependente dos adeptos antigos. Agora que tem que melhorar a competividade, isso é uma certeza.
Factualista
O monólogo vem desde a década de 80, com o domínio a passar pela McLaren, Williams, Ferrari, RedBull e agora Mercedes. Os maluquinhos só agora é que se lembraram desse monólogo, é o efeito da nostalgia… antigamente quando éramos miúdos achávamos que era tudo melhor do que realmente é.
Kafka
Onde é que na década de 80 e 90 o 4o e 5o classificado levavam por norma 1 volta de avanço do vencedor?
E sim a Ferrari com Schumacher também teve 1 monólogo e como qualquer monólogo no desporto esse monólogo perde interesse
Quanto à Redbull, teve 2 anos de monólogo, mas o Vettel teve 2 títulos onde teve de lutar até ao fim para ser campeão, queres com parar mesmo com este monólogo da Mercedes que já dura desde 2014? 6 anos de monólogo clap clap…. Dizme lá então onde é que na década de de 80 e 90 houve uma equipa de durante 7 épocas a ganhar desta maneira onde num dia normal dá 1a volta de avanço ao 4o classificado?
Kafka
Vamos então analisar o alegado domínio da Maclaren que tu insinuas que é igual aos actuais 7 anos de monólogo da Mercedes
1984 – Lauda vence com 0,5 pontos para Prost companheiro de de equipa… Houve monólogo da Maclaren mas ao menos eram os 2 bons
1985 – Prost vence para Alboreto (que era de outra equipa) com 20 de avanço, mas a 4 grandes prémios do fim tinha apenas 10 de avanço e Alboreto não pontuou nos 4 últimos grandes prémios daí ter passado de 10 para 20 de avanço, mas a 4 grandes prémios do fim o título estava plenamente em aberto
1986 – Prost da Maclaren ganha por 2 pontos a Mansel da Williams
1987 – Piquet ganha por 12 pontos a Mansel, ambos da Williams… A Maclaren só ficou em 3o lugar com Senna a 16
1988 – Senna ganha por 3 pontos a Prost, foi monólogo da Maclaren mas mais uma vez ao menos eram os 2 bons e havia luta pelo título
1989- Prost ganha por 15 a Senna, passeio da Maclaren mas mais uma vez eram os 2 bons e houve luta pelo título
1990 – Senna da Maclaren vence por apenas 7 o Prost da Ferrari
1991 – Senna da Maclaren ganha por 24 ao Mansel da Williams, ok aqui foi passeio
E o domínio da Maclaren acabou aqui…. Queres comparar esse domínios, com os 7 anos da Mercedes??
Brincadeira só pode
andresilvac
Nisso tens razão já vejo F1 desde os anos 2000 e nunca vi um domínio tão grande por parte de uma equipa então desde 2017 já so quase perdem por “culpa própria” a Mercedes é avassaladora e hoje a notícia é terem perdido por um erro monumental e isto não é bom para a Mercedes nem para a F1 mas aparentemente estão todos contentes continuam a brincar as alterações aerodinâmicas quando a essência da Mercedes é o equilíbrio entre motor e chassis o resto são pormenores que pouco afetam a marca de Estugarda.
Kafka
Já agora, depois passando para o alegado domínio da Williams, o mesmo durou 6 anos e nesses 6 anos só venceram 4 campeonatos, tendo a Benetton vencida 2
Mais uma vez comparar com estes 7 anos da Mercedes é brincadeira
Kafka
O único domínio realmente avassalador similar foi da Ferrari onde davam 1 volta de avanço aos restantes e como é óbvio também foi zero
andresilvac
A questão não é essa a Mercedes está claramente a frente e isso é notório são melhores porque provavelmente terão melhores profissionais ou gastaram mais dinheiro ou fizeram uma leitura do actual regulamento superior e descobriram uma abordagem diferente.
Não podendo penalizar quem tem o mérito de ser melhor pode penalizar se ou tentar equilibrar a balança retirando a vantagem que existe actualmente (leia se mudança total de regulamentos) algo que estranhamente há 7 anos (e mais porque parece não haver interesse numa mudança radical) no regulamento em vigor.
A desculpa é que os motores modernos teem que ser híbridos para serem utilizados em carros de estrada…mas agora pergunto até agora que eu tenha conhecimento nenhum carro tem esta tecnologia híbrida em utilização em modelos de estrada (Mercedes tem o project one que ninguém viu a funcionar a Ferrari lançou parecido mas com motor v8).
Se é para futuro então temos de ir para a fórmula e porque já toda a gente percebeu que motores de combustão interna teem os dias contados o futuro (por muito que me custe) é a electrons e a Kw para que insistir nesta geração de motores cara e que tem mantido o domínio de uma equipa?
Flavio Trindade
Obrigado Ferrari que voltando a ser horríveis desta feita indirectamente, criaram condições para a corrida mais entusiasmante da época e para uma espécie da Fórmula 1 dos pequeninos!
Grande corrida do Sainz e dos McLaren (Norris também esteve muito bem), grande corrida do Lance (que apesar do dinheiro do pai, acho que o miúdo até é melhor do que a maior parte faz dele) e grande corrida do Gasly que pela Alpha Tauri dá um bofetão de todo o tamanho à Red Bull e ao seu substituto, Albon que não é de todo melhor piloto que o francês.
As desilusões, claramente a Red Bull (fim de semana horrível), Bottas, que tinha uma oportunidade de ouro e nunca teve andamento, a miopia de Hamilton,e claramente a Ferrari que chega a meter dó vê-los nos lugares do fundo.
Diogo Moura
Não via uma corrida tão interessante desde o GP da Alemanha do ano passado, muito, muito boa! O premio do pior piloto vai sem dúvida para Bottas, consegue a proeza de ter dois péssimos arranques e não fez praticamente nada. Não pressionou e não teve andamento – o carro também estava a sofrer de sobreaquecimento, é verdade. Mas mesmo assim julgo que podia ter feito melhor.
Ja o melhor piloto é ao critério de cada um. Hamilton faz uma super recuperação com pneus duros, Gasly aguentou muito bem a pressão na última volta com Sainz a dar tudo pela vitória, mas o francês esteve irrepreensível.
Uma corrida divertida que deu para desenjoar da monotonia quem tem sido o domínio da Mercedes.
Nota: O halo até pode estorvar a visão dos pilotos mas foi super importante na colisão do Leclerc que segurou aquela placa cheia de pneus. Já no GP passado safou o Russel. A segurança dos pilotos em primeiro lugar.
Richrad
Nem mais, se dúvidas houvessem quanto à qualidade inigualável de Hamilton… pois bem, parecia que estava no seu em tempos McLaren Mercedes, que recuperação.
Ficou a faltar stamina ou aquela experiência dita necessária a Stroll, tinha tudo para conseguir também uma inédita vitória ( uns apontarão falta de qualidade, fica aberta a discussão).
A McLaren consegue um “alivio” ao voltar a fazer um grande fim de semana e assim não deixar que a Renault, para mim a ser uma boa surpresa nestes dois últimos GP, feche o gap.
Só de ver que nem um motor ferrari chega a pontuar!!!!!
Que dó.
Diogo Moura
O problema do Hamilton é a conjectura actual. Ninguém o coloca como sendo um dos melhores de sempre porque a Mercedes está 10 anos a frente da concorrência. Houvesse um bocado de competição a mais e era-lhe dado outro valor.
A Ferrari este ano é para esquecer e vão continuar a cair, não vejo evoluções nenhumas no monolugar.
Acredito que o Vettel senão tivesse ficado sem travões acabaria por pontuar nesta corrida de loucos.
O tal Portista
Que corrida maravilhosa! De longe a melhor da época e uma das melhores desde que acompanho este desporto. Fantástico!
Pena pela Ferrari, especialmente pelos seus pilotos que são de longe os menos culpados. Até voltarem a ser competitivos vai demorar um bom tempo mas tenho que admitir que por muito que goste da equipa, se o Seb for mesmo para a Aston Martin (que bem precisa de um upgrade em relação aos pilotos) e ficar à frente dos 2 pilotos da Scuderia daria-me um gozo enorme.
Uma pena realmente só podermos ter este tipo de espectáculo quando a Mercedes comete algum erro grave. Mas se houve coisa que deu para perceber hoje foi a GIGANTESCA diferença entre um piloto fantástico como Hamilton e um piloto fraco que dói como o Bottas (mais umas 4/5 voltas e o Lewis ainda lhe passava à frente!! Dá que pensar…).
Parabéns ao Gasly que já merecia isto há muito! Não me entusiasmava tanto com uma promessa da F1 desde o Vettel em 2008. Se o francês ganhar metade do que o alemão ganhou já ficaria muito contente.
Que corrida!!!
galucho10
Fui o único a sonhar com um pódio do Kimi? Até me arrepiei quando o vi em 2º, apesar de ter sido ditado pelas circunstâncias da corrida. Acredito que a escolha de macios para o reinicio da corrida não tenha sido a melhor, notou-se uma queda abrupta no rendimento do Iceman passadas 7/8 voltas. Ainda assim foi novamente o piloto com motor Ferrari mais rápido (diz muito do estado da marca italiana)
andresilvac
Eu tambem sonhei e seria merecido e lindo mas o motor Ferrari não permite sonhos destes está muito aquém de todos os outros aguentou até onde pode
Enzo Pérez
Foi uma pena enorme… Ele bem merecia. O Alfa Romeo é o pior carro da F1 (“supera” o Williams) e daí q fosse um gd feito. Péssima opção a troca para softs. Com duros teria ficado nos pontos e perto do podium. A equipa é mesmo mt fraca. De lamentar q tenha de terminar a carreira assim. Mas mantém-se como o último campeão pela Ferrari…
Alex Teixeira
Uma corrida de certa forma emocionante, mas foi preciso incidentes de corrida para tal. E mesmo assim fez-me confusão tão poucas ultrapassagens, se tirarmos a recuperação de Hamilton num carro 10x melhor que todos os outros e raikkonen sem pneus e com um carro inferior a ser passado por todos.
Os responsáveis da F1 deviam preocupar-se em tornar as corridas mais emocionantes e com mais ultrapassagens.
De que serve todos os anos os carros andarem mais rápido se depois quase não se consegue ultrapassar sem ser: a) devido a evidentes diferenças de potência entre carros; b) com a ajuda “artificial” do DRS.
Tem sido muito notório, e hoje sobretudo, que os carros não conseguem seguir colados devido ao ar sujo “expelido” pelo carro da frente. Vão aproximando aproximando, mas chegam ali a 2s de diferença e não conseguem ultrapassar. Creio eu que isto se deve à aerodinâmica demasiado elevada, na minha opinião, que os carros actuais têm.
Não seria mais agradável e emocionante para os fãs ver carros ligeiramente mais lentos, mais pequenos e com menos apêndices aerodinâmicos, se isso permitisse mais ultrapassagens?
Se alguém mais dentro do assunto quiser opinar sobre isto agradecia
VettelF1
As regras vão mudar no sentido de melhorar as corridas ao diminuir esse “dirty air”. Eram para ser implementadas em 2021 mas devido à pandemia tal só ocorrerá em 2022
Reckless
Comecei a ver F1 há pouco tempo e ainda não percebo algumas regras. Porquê que o Hamilton não pode ir às boxes? Em que situações é que não podem ir às boxes? Porquê que a corrida teve que recomeçar e porquê que teve de ser pela aquela ordem?
joaoazevedo952
Eu posso tentar explicar… aqui há uns anos quando entrava o safety car a entrada para as boxes fechava, atualmente essa regra já não existe, a questão é que quando o Magnussen abandona, ele para o carro perto da entrada dos boxes e o diretor de prova entendeu que seria perigoso os carros abordarem a entrada dos boxes com um carro próximo, outra razão para terem fechado foi precisamente para levarem o carro do Magnussen para dentro dos boxes pela própria entrada dos boxes (visto que estava relativamente próximo) em segurança e sem terem de usar gruas. Ora o Hamilton foi instruído a entrar nos boxes pela equipa que não reparou a tempo que os boxes estavam fechados, nem a equipa nem o próprio Hamilton, visto que havia sinalização eletrónica na pista, daí o Hamilton e o Giovinazzi terem sido punidos, exatamente pela mesma razão.
A corrida teve de recomeçar porque houve uma bandeira vermelha, a bandeira vermelha significa que a sessão tem de parar por não haver condições totais de segurança. Quando o Leclerc bateu, aquelas barreiras de pneus tiveram de ser arrumadas de maneira a voltarem a ser seguras caso houvesse outro impacto. A corrida recomeça pela ordem em que a corrida estava quando surge a bandeira vermelha e o facto de terem partido no grid, isso sim foi novo porque normalmente partiriam atrás do safety car. Espero ter ajudado, abraço!
Reckless
Muito obrigado pela resposta. Acho que já percebi. Tenho acompanhado as corridas praticamente todas mas esta infelizmente não consegui e ao ver os highlights fiquei com bastantes duvidas. Na altura do recomeço da corrida, o Raikkonen e o Giovinazzi começaram em boas posições. Isso aconteceu porque eles já lá se encontravam quando a bandeira vermelha foi levantada? Essa mudança da regra na entradas para as boxes tem sido benéfica?
joaoazevedo952
Exatamente, o Raikkonen e o Giovinazzi beneficiaram de terem parado antes e de estarem ali na altura da bandeira vermelha, mas como os motores ferrari e os próprios carros da Alfa são horríveis, foram caindo na classificação (já para não falar que os pneus do Raikkonen acabaram, o que piora tudo). Em relação à mudança de regra, na verdade a mudança foi mandarem fechar os boxes quando o safety car entra, porque essa regra nunca existiu antes e só foi introduzida em 2008 (posso estar a dizer uma asneira mas acho que foi isto) mas como houve um escândalo de batota, nem há outra palavra para descrever, chamado “crashgate” (que te aconselho fortemente a que pesquises, inclusive há um canal fantástico brasileiro chamado “projeto motor” que explica o “crashgate” ao pormenor) e a partir daí tiraram essa regra que na minha opinião faz todo o sentido porque com a entrada de um safety car, o lógico é aproveitar o free pit stop, ou seja aproveitar que a corrida está neutralizada e que os carros estão lentos para ir trocar os pneus (mas até nesta situação o timing tem de ser spot on, as equipas têm de ser rápidas a mandar os pilotos).
Já agora, eu também sou novo no mundo da fórmula 1, comecei a ver em 2018, mas aconselho-te a que pesquises sobre a história, sobre as diferentes regras absurdas que existiram, grandes momentos, porque vai dar-te um envolvimento maior quando estiveres a ver uma corrida, por isso aconselho-te que leias coisas na internet que vejas vídeos no youtube de canais espectaculares tanto britânicos como brasileiros (Chain bear, WTF1, Boteco F1, Projeto motor), o canal Chain Bear, embora os videos sejam um pouco monótonos ele explica muito bem algumas questões que para quem é novo são difíceis de entender, recomendo imenso! Abraço e bem vindo ao mundo da F1 ahah
Reckless
Muito obrigado. Ficou bem mais esclarecido na minha cabeça. Já dei sub aos canais todos, agora é só começar a ver vídeos hahaha