Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Pinto da Costa diz que o FC Porto recusou “contactos informais” para participar na Superliga

Se os clubes nacionais forem realmente chamados a participar nem hesitam a dizer que sim, mas…

Pinto da Costa admitiu que o FC Porto rejeitou os contactos informais que recebeu para participar na Superliga Europeia, e explicou o porquê de não estar preocupado com esta nova competição. “Houve contactos informais de alguns clubes, mas não demos grande atenção por duas razões. Primeiro, a União Europeia não permite que haja um circuito fechado de provas como há na NBA. Segundo lugar, estando a nossa federação contra isso e fazendo parte da UEFA, não podemos participar numa coisa que é contra as regras da União Europeia e da UEFA. Se isso for para a frente, e eu tenho dúvidas, a UEFA não acabará e continuará ter provas. E as provas que a UEFA organizar serão as oficiais. .Não estamos preocupados em estar ou não (na Superliga), estamos na Champions e esperamos continuar durante muitos anos”, disse o líder dos azuis e brancos.

92 Comentários

  • josecarvalho
    Posted Abril 19, 2021 at 12:26 pm

    Ahaha. Qualquer clube em Portugal a rejeitar os 350 Milhoes de participação, por principio, é algo que me faz rir e me deixa triste ao mesmo tempo.

  • Abbas
    Posted Abril 19, 2021 at 12:28 pm

    Aparentemente o Porto foi mesmo contactado após a rejeição dos clubes alemães. Surpreendeu-me o PdC. Duvido seriamente que o Vieira recuse.

  • Fut765
    Posted Abril 19, 2021 at 12:29 pm

    Sim claro, como se esta SuperLiga estivesse minimamente interessada em clubes portugueses, que não têm poderio financeiro de relevância, e especialmente em num clube como o FCP que está cheio de dívidas e incumprimentos

  • RicardoFaria
    Posted Abril 19, 2021 at 12:32 pm

    Sendo verdade tiro o chapéu ao meu presidente!
    Não podemos entrar nesta competição que serve para tudo menos para melhorar o futebol.

    Saudações DesPortistas!

  • Drubal
    Posted Abril 19, 2021 at 12:34 pm

    O Pdc sempre disse que recusou varias propostas para vender o clube, logo nunca iria aceitar isto pois era o que estaria a fazer…
    E mesmo aceitando isso iria para a frente? Os sócios não tinham que tar algo a dizer? Acho muito dificil um clube pt participar nessa superliga.

  • Tiago Martins
    Posted Abril 19, 2021 at 12:39 pm

    O Paços de Ferreira também foi contactado, mas como não aceitaram bonés da JCA nas conferências de imprensa, naturalmente rejeitaram

    • Nickles
      Posted Abril 19, 2021 at 1:00 pm

      Muito bom

    • Mantorras
      Posted Abril 19, 2021 at 1:11 pm

      Acho muito bem. Ha que manter a identidade xD

    • Oakander10
      Posted Abril 19, 2021 at 1:18 pm

      Não entendo porque duvidam que o Porto seja contactado…
      O Porto não é um dos 20 melhores clubes do mundo? Não em dinheiro ou valor de plantéis mas a sua competitividade e consistência só é alcançada por um número muito restrito de clubes nos últimos anos.

      A ser contactado algum português, naturalmente o Porto será a primeira escolha.

      • GabCel
        Posted Abril 19, 2021 at 1:47 pm

        1º não tem qualquer impacto mediático a nivel mundial
        2º não tem um mercado nacional que o sustente

        • Deco10
          Posted Abril 19, 2021 at 4:42 pm

          O Porto é uma equipa bastante reconhecida a nível mundial, e se te meteres num avião e viajares para qualquer país com cultura futebolística e fales com gente que acompanhe futebol todos conhecem o Porto. Todas as experiências que tive lá fora (e já viajei bastante felizmente), toda a gente que tinha interesse em futebol com quem falei conheciam o Porto e, inclusive, conheciam os jogadores que por cá jogavam. Tenham sido ingleses, alemães, checos, suecos, austríacos, polacos, etc.

        • Xyeh
          Posted Abril 19, 2021 at 4:44 pm

          Eu acho que ainda estão muito presos ao passado, o FCP aumentou muito a exposição da sua marca a nível internacional, o SLB tem uma fanbase enorme junto das antigas colónias de Portugal mas o FCP tem uma fanbase gigante na América Latina, mesmo nas redes sociais dá para ver o spam que recebe do México, Colômbia e Uruguai e depois de países como a Argélia por ter tido o Brahimi, o Japão por causa do Nakaijima e agora o Irão devido a ter o Taremi. O SLB continua a ser o clube cá em Portugal com mais adeptos mas o FCP expandiu bastante internacionalmente e aliado ao facto que o FCP é a equipa portuguesa mais forte nas competições europeias é perfeitamente normal que seja convidado para fazer parte da SL tendo em conta que as equipas francesas e alemãs rejeitaram.

          • GabCel
            Posted Abril 20, 2021 at 10:09 am

            Isto não é uma questão de SLB vs FCP… nenhum têm dimensão.

            Em ambos os casos as condições verificam-se.

      • DNowitzki
        Posted Abril 19, 2021 at 2:56 pm

        Não, não é.

        • Deco10
          Posted Abril 19, 2021 at 4:40 pm

          Segundo o coeficiente da UEFA, é o 15o melhor clube da Europa. É também o terceiro clube com mais presenças na fase de grupos da Champions League, com menos uma que Real Madrid e Barcelona. É o 10o clube mais titulado da Europa a nível internacional. Não falo em mundo porque não há maneira de comparar histórico a nível mundial devido à diferença das competições, mas o Porto é top 20 confortável europeu. Aliás, este ano até é top 8.

          • GabCel
            Posted Abril 20, 2021 at 10:13 am

            eles estão-se a C@g@r para para o palmarés e a classificação. o que interessa é o Dinheiro que podem gerar como clube e o seu mercado alvo.

            Por isso é que é ridículo achar que qualquer clube português seria convidado para esta palhaçada.

            Eles só querem quem possa contribuir de igual forma para o clube dos ricos, não querem um pobretanas (no caso do FCP falido) para diluir os ganhos.

      • Marcio Ricardo
        Posted Abril 19, 2021 at 8:22 pm

        Não é assim tão naturalmente. Aliás isso é muito discutível. O Porto é o clube mais titulado, mas só o é há poucos anos. Durante a história toda do futebol o Benfica foi o clube mais titulado na Europa por mais tempo. O Benfica é o clube nacional com mais finais e meias finais e quartos de final de competições europeias. O Benfica a nível nacional é o n. 1, quer em títulos quer em adeptos, quer como clube mais valioso. Esse teu natural está muito longe de o ser.

    • GabCel
      Posted Abril 19, 2021 at 1:46 pm

      muito bom! :D

  • Kafka
    Posted Abril 19, 2021 at 12:42 pm

    Portanto o Porto recusou 500 milhões dólares por ano e para sempre (quer dizer daqui a 10 anos já serão talvez 600 ou 700 milhões dólares e daqui a 20 anos já estará no 1 bilião dólares provavelmente ) só porque sim??

    Mehhhhhh… Não acredito

    • Dca
      Posted Abril 19, 2021 at 12:45 pm

      Claro que não.

    • BrunoV
      Posted Abril 19, 2021 at 12:52 pm

      Está bem, implícito o porquê de ter recusado.

      Primeiro: Foram contactos informais;

      Segundo: Vai contra as regras da UEFA e da União Europeia;

      Terceiro: Ainda há muita poeira, deixa a poeira assentar que ele muda de opinião.

      O PdC sabe que em Portugal faz o que quer, mas na União Europeia e UEFA tem de piar baixinho, dado que não tem poder/fruta nenhum/a a esse nível.

      • Helio_Pinto
        Posted Abril 19, 2021 at 2:25 pm

        Acho que na UEFA não piou baixinho.. Já são 2 tacas campeões europeus (1 no actual formato).. 2 ligas eu topas.. pra não falar em duper taças e campeões do mundo… e tudo a cores.. aceita que dói menos

        • BrunoV
          Posted Abril 19, 2021 at 6:14 pm

          A mim não me dói o sucesso do Porto, dói-me sim a podridão que o Porto traz ao futebol português com as suas manhãs, bem presentes este ano.

          Menos clubite e mais apreço pelo futebol no campo, não te fazia mal nenhum

    • Ryovanni
      Posted Abril 19, 2021 at 1:34 pm

      Porque não haveria de ser convidado? É bicampeão europeu, é um dos participantes com mais presenças na fase de grupos da Champions e qualifica-se, frequentemente, para os oitavos. É um dos 16 melhores clubes europeus, quer queiras, quer não. Por isso, é normal que possa ter sido convidado, principalmente após a rejeição de outros clubes. Sem dúvida alguma que este dinheiro dava imenso jeito e possa ser sedutor. No entanto, o presidente já pode estar velhinho, mas ainda tem a lucidez suficiente para perceber que esta competição não tem pernas para andar e não meter o clube numa embrulhada desta dimensão.

      • Xyeh
        Posted Abril 19, 2021 at 2:42 pm

        E repara que o FCP estando na LC fica um dos candidatos a vencer, ficam Bayern, PSG e Dortmund como principais candidatos mas equipas como o FCP, Atalanta, Lázio, Roma, Sevilha, Leicester, Leipzig, Ajax e assim tornam-se logo candidatos mais facilmente.

      • Jorge Deus
        Posted Abril 19, 2021 at 7:38 pm

        Tem isso tudo, só nao tem mesmo é €.
        Esteve inclusive sobre alçada da UEFA.

  • Kafka
    Posted Abril 19, 2021 at 12:44 pm

    Por outro lado, apesar de eu não acreditar que seja verdade, caso seja verdade tiro o chapéu ao Pinto, não é qualquer um que recusa assim 500 milhões dólares por ano só por participar

    • Sportingsempre1906-06
      Posted Abril 19, 2021 at 2:12 pm

      Não te esqueças, que só os 15 clubes fundadores têm lugar vitalicio. O risco de o Porto saltar no segundo ano e ficar a arder as competições é enorme. Fora que dificilmente este troféu tem pernas para andar. Um clube como o Porto neste momento aceitar dar a cara sem qualquer garantia era outro risco enorme

      • GoldenFCP
        Posted Abril 19, 2021 at 6:07 pm

        O porto ia ser clube fundador. Foi convidado para ser um dos ultimos 3 fundadores. Bem PdC, futebol nao é só dinheiro

    • GoldenFCP
      Posted Abril 19, 2021 at 6:09 pm

      Obvio que foi contactado. Varias fontes ja o davam como certo ontem, o PdC foi obrigado a vir dizer isto para descansar os portistas.
      Em portugal a 1ªescolha é naturalmente o Porto. Gostando-se ou nao somos os melhores tanto internamente como na europa

      • Jorge Deus
        Posted Abril 19, 2021 at 7:36 pm

        Não diga estupidezes, os rumores que fala já foram desmentidos pela própria fonte.
        A SL não se baseia pela meritocracia mas sim pelo €€, nenhum clube em Portugal, nem mesmo o Benfica, se enquadra nesse quadro.
        Fora do top5 só mesmo Ajax Zenit e algum outro.

        Nao diga coisas sem nexo, Tot e Arsenal estão la e com certeza não sera pelas prestações na CL tal como o Porto.

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Abril 19, 2021 at 11:15 pm

        Consegues disponibilizar aqui as fontes “óbvias”? Mas uma que não seja a dizer “…Pinto da Costa disse que o FCP foi convidao e rejeitou…”, isso não é prova de nada. Apresenta uma que diga que o Porto foi convidado (mesmo que informalmente) mas seja uma notícia e não uma reacção ao que diz que diz …. Algo deste género https://www.marca.com/en/football/international-football/2021/04/19/607d4ada268e3e3a578b4569.html

  • Deco10
    Posted Abril 19, 2021 at 12:48 pm

    Sinceramente, não percebo o espanto de o Porto ter sido contactado para a Superliga Europeia, ainda para mais sendo informalmente. Vão 20 clubes à prova, o Porto é, neste momento, segundo o coeficiente da UEFA, o 15o melhor clube da Europa, mesmo tendo uma época com apenas 7,000 pontos. É um clube com presença assídua nas melhores 16 equipas da Europa, este ano até esteve nas 8 melhores, e é um dos clubes com mais presenças na fase de grupos da Champions, apenas superado por Real Madrid e Barcelona.

    Não é de todo descabido ter havido contacto sobre um possível ingresso do Porto numa Superliga Europeia, de louvar neste caso é a atitude de Pinto da Costa, que eu, muito sinceramente, não sei se teria os “toma***” de a tomar, o Porto precisa de dinheiro como pão para a boca, ainda há bem pouco tempo estivemos sobre a alçada da UEFA, mas mesmo assim o nosso presidente decidiu defender o futebol em vez de se juntar a um grupo que o pretende destruir. O homem pode ter muitos defeitos, mas neste caso acho que é unânime que a atitude, caso seja verídica, é de se lhe tirar o chapéu.

    • Joao Silvino
      Posted Abril 19, 2021 at 12:57 pm

      Não sou adepto do Porto mas concordo completamente contigo. Se há uma “segunda linha” de clubes europeus fora dos que criaram a Superliga + PSG + Bayern, nessa segunda linha o Porto está cá em cima.

    • Abbas
      Posted Abril 19, 2021 at 2:06 pm

      Óbvio que foi. A partir do momento que Borussia, Bayern e PSG recusam (completariam os 15 lógicos), o Porto é dos clubes que mais faz sentido do ponto de vista desportivo, talvez até o mais. Do ponto de vista comercial, Ajax, Zenit ou Spartak, Gala ou Fener, Benfica, Celtic ou Rangers, Anderlecht, Lyon, Marselha ou algum clube alemão das principais cidades tbm seriam hipóteses interessantes para eles.

    • Mantorras
      Posted Abril 19, 2021 at 3:16 pm

      O espanto so pode ser por ser um clube de Portugal, porque de resto tens toda a razao.

  • Joao Silvino
    Posted Abril 19, 2021 at 12:58 pm

    Não percebo bem o que quer dizer com “a União Europeia não deixa”. Alguém me sabe explicar de que está a falar?

    • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
      Posted Abril 19, 2021 at 1:36 pm

      Regras legais europeias, passo a citar fonte com conhecimento de causa:

      Dr Katarina Pijetlovic, a reader in sports law from Manchester Metropolitan University, warned that breakaway clubs “are taking an absolutely massive risk” and that the project could be stopped through legal means.  
      The breakaway clubs are believed to have launched legal challenges in several countries to prevent UEFA and national associations from implementing threats to ban them from participating in domestic leagues. But if even one of these challenges faltered, it could jeopardise the entire project, by potentially leaving teams from one country barred from taking part in their own domestic leagues.  
      “It’s a massive mess legally,” Pijetlovic said. “Will UEFA and the national associations now ban them from participating in domestic leagues? This is obviously what the clubs expected when they filed a lawsuit. And will those courts be sympathetic to the Super League, and say yeah okay, we will prevent national associations from implementing these threats? You can stay and play in the domestic leagues, but they have to win in every single jurisdiction, you see. It’s going to be tough.”  
      Under Article 49 of the UEFA Statutes, it says ‘UEFA shall have the sole jurisdiction to organise or abolish international competitions in Europe in which Member Associations and/or their clubs participate’ – effectively giving UEFA sole jurisdiction over running football in Europe.  
      “What is clear is that the clubs cannot just leave,” Pijetlovic said. “What they could have done and what they should have done is to contact UEFA with the details of the proposal, under Article 49 of UEFA statutes, and then wait for UEFA’s approval or disapproval. If they just refused outright there would be a case against UEFA.”  
      Pijetlovic said that legal disputes could take years, but interim orders to prevent UEFA, FIFA or national associations from implementing threats could happen quickly. While the Super League could start before any decision to approve or disapprove it, it would face the risk of sanctions and lawsuits – including clubs being banned from domestic competitions.  
      “You don’t have really too many precedents in this area, and it’s obviously a matter of European importance. So, the most appropriate regulator to step in would be the European Commission.  
      “Short of the EU Commission’s interference, the courts might not be sympathetic to it in some or all of jurisdictions, or the courts might simply send the question on interpretation of the law to the European Court of Justice, because they can do that. And then we have years to wait. But because the filed lawsuits might have requested interim orders against UEFA, FIFA and the national associations, national courts might come up with a decision soon.”

      Por isso, PDC foi aconselhado e bem aconselhado…

  • ktc
    Posted Abril 19, 2021 at 1:07 pm

    Ficaria muito triste se o meu clube, FCPorto, ou outro clube português aceitasse participar nesta competição. Isto vai contra tudo o que é a base desportiva europeia e beneficia simplesmente um grupo de clubes. Como podemos melhorar o futebol/desporto se fechamos a maior competição internacional a certos clubes? Sendo que os fundadores nunca descem , isso desvirtua completamente uma competição. Isto só interessa aos donos dos grandes clubes que querem encher os bolsos, não tem interesse para o adepto

  • Oakander10
    Posted Abril 19, 2021 at 1:12 pm

    Com toda a sinceridade espero que o meu clube, a ser contactado, rejeite isto.

    Muita gente fala que os clubes portugueses não rejeitariam o dinheiro mas aqui não há donos, o presidente que aceitar isto vai ser crucificado por grande parte dos adeptos.
    Honestamente, prefiro ver um rival a ser crónico campeão por motivos financeiros, só daria mais motivação e ânimo para conquistar troféus.

  • Douglas
    Posted Abril 19, 2021 at 1:29 pm

    Desconheço quantos clubes foram contactados informalmente. Esta declaração, parece-me, serve para marcar terreno em relação aos outros clubes nacionais, inserindo-se na política habitual de comunicação do clube. Por enquanto ainda é um processo de intenções (lá por estar criada não se sabe ao certo como decorrerá – o que saiu não pode ser afirmado com toda a certeza que será mesmo assim) e é natural qualquer clube que não esteja nas mãos de um empresário resguardar-se. A seu tempo se verá.

  • silvestre18
    Posted Abril 19, 2021 at 1:40 pm

    PdC diz que “A União Europeia não permite que haja um círculo fechado de provas como há na NBA”, mas esqueceu-se de falar na Euroleague de Basket. Do pouco que sei, existe crispação entre a equivalente da UEFA e FIFA para o basket, a FIBA, e os clubes envolvidos na Euroleague. Do pouco que sei, esta foi criada pelas potências do basket europeu sem o aval da FIBA, sendo uma prova com “círculo fechado” dentro da UE, e à parte coexiste com a Champions League FIBA e a FIBA Europe Cup, sendo estas, pela minha percepção, de menor reconhecimento e prestígio aos olhos do público. Alguém me pode explicar melhor esta situação?

  • Flavio Trindade
    Posted Abril 19, 2021 at 1:42 pm

    Não estranho a recusa.

    Nem sei o porquê do espanto. Senão vejamos:

    Qualquer clube português que se meta nisto será sempre o peixinho num lago de tubarões.

    350M é muito dinheiro?
    É. E depois?
    Conseguiria o Porto ou qualquer outro clube ser atrativo numa Superliga Europeia, para poder ter Messis, Ronaldos ou Mbappes?

    Trocarão os clubes grandes portugueses, a sua história e a sua cultura e o facto de quererem ser o melhor português?

    No caso do Porto até a própria identidade e cultura estariam em causa, porque deixaria de ser um clube com ideais regionalistas, deixaria de ter uma voz nesse processo, e o anti Sul ou anti Benfica como bandeira.

    Se realmente os principais jogadores desses clubes forem impedidos (e bem) de representar as suas Seleções, vai ser uma liga de mercenários e apátridas?

    Espero sinceramente que os restantes clubes portugueses levem isso em consideração e não vendam a sua cultura e a sua história por 10 tostões.

    • Abbas
      Posted Abril 19, 2021 at 3:23 pm

      Isso poderia ser verdade a curto-prazo, mas a médio/longo-prazo não faz o menor sentido. Os clubes passariam a ter todos as mesmas receitas e com o passar dos anos essas diferenças esbateriam-se. De resto, a diferença de patamar competitivo será tão grande que a generalidade dos jogadores irá querer competir na Superliga. Além do mais, o futebol de seleções tornar-se-á obsoleto sem os melhores jogadores, como é no caso do basket. Eventualmente, a Uefa e a Fifa acabarão por ter que aceitar esses jogadores e até pedir-lhes para voltarem, pq as receitas irão cair a pique no futebol de seleções.

      • Kafka
        Posted Abril 19, 2021 at 4:49 pm

        Concordo em absoluto Addas…. Óbvio que nos 3/4 primeiros anos o Porto teria dificuldades, porque de base o Real, Barça, Liverpool Juve etc já partem com equipas melhores, mas com o Porto todos os anos receber 350/400 milhões eur, ao fim de 4/5 anos o Porto passaria também a ter dinheiro para contratar os melhores jogadores do Mundo….

        O Flávio ignora que com a Superliga Europeia os melhores jogadores do Mundo não olharao para o País do clube, isso passará a ser irrelevante ser português ou ser inglês, pois os 2 clubes terão o mesmo poder financeiro porque terão as mesmas receitas

        Para o Mbappe será indiferente viver em Turim ou na cidade do Porto, visto que vai receber o mesmo jogando no Porto ou na Juve, logo não será descabido se dentro de 5/6 anos Mbappe fôr jogador do Porto, dependerá apenas de um bom projecto desportivo do Porto que torne o Porto candidato a vencer e o Mbappe pode vir

    • BenDover
      Posted Abril 19, 2021 at 4:06 pm

      Quanto aos mercenários e apátridas há muitos jogadores que optaram pelas arábias e pela china em detrimento de continuarem em bons clubes e nas suas selecções, pelo que não seria propriamente uma escolha nova.

  • Apessoa
    Posted Abril 19, 2021 at 1:52 pm

    Era brutal descalssificarem as outras equipas que ainda estão na Champions. Quem sobrava? PSG ? lol ou faziam uma Final4 com o Porto e Bayern e Dortmund que eram repescados… xD

  • MGBG
    Posted Abril 19, 2021 at 1:58 pm

    Um clube tuga a ser convidado naturalmente seria o Porto primeiro, devido ao seu histórico recente (ao contrário do meu que até com os paok desta vida perde).
    Os clubes sabem que irá abrir uma guerra, tanto com os adeptos como com a UEFA e federações.
    Não esquecer que qualquer clube grande tuga na superliga passaria de lutar todos os anos para ser campeão para a ser apenas mais um num aglomerado de clubes. Como consequência o interesse pela “marca” ao fim de alguns anos diminuaria tanto ao nivel de patrocínios como de adeptos e os clubes como os portugueses vivem dos seus adeptos ao contrário dos outros que têm proprietários , a maioria americanos. Ainda à a questão do que o novo presidente do Barcelona tem a dizer.

    Pergunto aos adeptos, preferem um BenficaxPortoxSporting ou um destes vs Arsenal. É giro ao principio e quando se tornar banal a lutar pelo 8º lugar?

    • Jorge Deus
      Posted Abril 19, 2021 at 7:25 pm

      Sim porque a SL pauta se pelo mérito em campo LOL
      Iam preferir um clube intervencionado a um Ajax ou a um Zenit, pensem.

      • MGBG
        Posted Abril 19, 2021 at 10:32 pm

        É obvio que tanto o mercado holandês como o russo são financeiramente mais apelativos que o português. A SL está-se a borrifar para o português . Apenas mencionei que SE um clube tuga fosse convidado seria o Porto pois, neste momento, a “marca” na CL é superior ao do Benfica. Para um chinês, por exemplo, que apenas vê a CL o Porto é mais facilmente reconhecivel que o Benfica que apenas entra nas “bocas do mundo” ou pelos seus talentos da academia ou por processos judiciais.

  • Kacal
    Posted Abril 19, 2021 at 2:09 pm

    Fica a duvida se isto é a “atirar o barro à parede” a ver se cola e ver se vem realmente uma proposta para entrar ou se é mesmo verdade. Espero que seja porque como adepto do clube espero bem que rejeitemos entrar nisto!

    • Deco10
      Posted Abril 19, 2021 at 4:26 pm

      Como assim a ver se cola? Estas declarações, se fosse para haver mesmo convite, deitam por terra qualquer hipótese de haver convite. PdC disse abertamente que é contra, como raio é que isto pode fazer com que agora já queiram convidar?

      • Kacal
        Posted Abril 19, 2021 at 7:02 pm

        Simples, fazer-se de dificil por vezes cria o oposto. Mas sim, o mais lógico é o que dizes mas eu duvido sempre, pé atrás. Mas por mim fantastico que assim seja, posso continuar a apoiar o meu clube sem problema.

  • Leonidas
    Posted Abril 19, 2021 at 2:21 pm

    Qualquer clube Português que aceite participar tem de ser banido das competições nacionais. Esta ideia é algo completamente aberrante, que tem todo o potencial de destruir a pouca paridade que temos.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Abril 19, 2021 at 2:47 pm

    Mas ele pensa que somos todos parvos ou quê?

    Um Porto semi falido, e semi intervencionado, iria para a SuperLiga de caras, se por um acaso tivesse sido convidado. O Porto, o Benfica ou o Sporting, dá igual, nenhum clube português diria que não. Eu pessoalmente acho que Pinto da Costa está basicamente a mentir, e deveria ser desmascarado por alguém.

    Esta treta de querer dar uma de galhardia e de valentão face a clubes duzentas vezes mais poderosos, quer individualmente quer quando agem em grupo, diz muito sobre a mentalidade tacanha e provinciana de quem dirige o Futebol Clube do Porto. Se isto fosse verdade, e eu fosse um accionista relevante do clube,solicitaria hoje mesmo a demissão da administração da SAD, por estar a proceder um acto de gestão danosa!

    • Rotiv23
      Posted Abril 19, 2021 at 3:36 pm

      Que comentário tão sem noção! O FC Porto rejeitou e bem sondagens para se juntar à Superliga Europeia. E sabes porquê? Porque acima de tudo há valores e tradições que devem manter. Esses gananciosos querem matar, ainda mais, o futebol mundial mas ainda há pessoas (Alemães e Franceses à cabeça) que ainda tem dois pingos de dignidade e não foram na cantiga. Se isto será suficiente? Não sei, mas pelo menos é um ponto de partida! Antes de falares coisas sem qualquer tipo de nexo, tenta pelo menos informar-te.

      • Jorge Deus
        Posted Abril 19, 2021 at 7:27 pm

        Haja noção haha Rotiv23, não há dúvida que a SL o que faz de melhor é mesmo incluir os clubes que mais mérito tiveram nos ultimos e anos (só que não).

        • Rotiv23
          Posted Abril 19, 2021 at 9:18 pm

          Jorge Deus, a SL pode escolher quem quiser que a mim pouco me importa! Vou fazer a minha parte e não dar canal a esses clubes. Apenas afirmei que houve sondagens para verificar se o Porto estava disposto a juntar-se à SL na qual foi recusada. Até podia nem dar em nada mas a sondagem existiu.

    • Xyeh
      Posted Abril 19, 2021 at 4:20 pm

      O FCP tem mais a ganhar em ficar na Champions do que ir para a SL a menos que fosse como fundador onde não poderia descer, aí ao fim de 2 anos a receber 400M iria conseguir fazer uma equipa para competir com os tubarões.

    • DYI
      Posted Abril 19, 2021 at 4:57 pm

      E se a Super Liga ficar empatada x anos? Como é? O Porto fica 2,3,4 anos sem ir à champions? Ou sem poder competir em Portugal sequer? Onde é que se iriam financiar nesses anos? E se a administração do Porto tiver outro plano em mente? E se o PDC estiver à espera de mais informações? E se o plano passar por ser uma força dominante na LC e etc? Não é por 12 ou 15 clubes saírem que vai deixar de existir dinheiro no resto do futebol, vai existir menos é certo mas não vai desaparecer. E os adeptos como é que é?

      Este ano de repente o blog ficou cheio de videntes. Inicialmente pensei que só sabiam prever o Sporting ser campeão, mas pelos vistos agora também há uns que sem factos nenhuns conseguem garantir que isto é um ato de gestão danosa.

  • SCP99
    Posted Abril 19, 2021 at 2:53 pm

    Acredito que tenha recusado, mas não foi pelas “boas práticas” foi só mesmo porque se isto não avança e o Porto fica um ano ou 2 fora da Champions fecha portas…

  • Abbas
    Posted Abril 19, 2021 at 3:02 pm

    Tenho com os meus botões de que o PdC sabe que o Benfica irá fazer parte da Superliga e por isso tem estas declarações neste timing. Duvido seriamente que Vieira rejeitasse e duvido seriamente que a Superliga não queira ter uma equipa portuguesa quando somos a sexta melhor liga e um dos mercados mais fanáticos por futebol na Europa. Com a rejeição dos clubes da Ligue 1 e da Bundesliga, parece-me óbvio que surgiram convites para equipas portuguesas, holandesas, russas e quiçá turcas.

    • BenDover
      Posted Abril 19, 2021 at 4:04 pm

      Sem as equipas da SL o Benfica poderia finalmente passar da fase de grupos da champions! Esta passaria a ser disputada unicamente entre Bayern e PSG.
      Claro que o PdC adorava que o Benfica fosse à SL, o Porto tornar-se-ia o PSG de portugal e o nosso campeonato ficava tão competitivo como o francês.

    • Kafka
      Posted Abril 19, 2021 at 4:40 pm

      Fora das big5 a meu ver, o Ajax tem de ser sempre a 1a opção para ser escolhido neste projecto financeiro, e nem é por ser historicamente o maior clube Europeu de sempre fora dos big5 (quer dizer até diria fora dos big4, porque historicamente o Ajax é maior que qualquer clube Francês), mas adiante…. O Ajax para mim tem sempre de ser a 1a opção essencialmente pelo que vale financeiramente…. A Holanda é uma das maiores economias da Europa e tem multinacionais como a Heineken, Shell ou Philips que podem patrocinar a Superliga

      Benfica e Porto não têm nada para oferecer a este negócio, Portugal é uma economia fraca logo os portugueses têm pouco poder de compra para consumir, e Portugal não tem nenhuma multinacional que possa patrocinar a Superliga

      Para mim Ajax, Zenit e 1 clube turco (o que tiver mais para dar em termos financeiros dos 3, sinceramente não sei qual é o maior dos 3 lá na Turquia), seriam as 3 primeiras opções fora das big5

      • lipe
        Posted Abril 19, 2021 at 5:11 pm

        Nos turcos seria sempre entre Galatasaray e Fenerbache. Sinceramente não sei qual destes é maior mas diria que talvez seja o Fener.

      • Abbas
        Posted Abril 19, 2021 at 5:14 pm

        Emergiu agora uma entrevista de há uns anitos do LFV e estou convicto de que o Benfica vai entrar na Superliga. O LFV disse em 2017 que ia fazer de tudo para o Benfica entrar no “futuro do futebol europeu” e que o processo ia bem avançado.

        • BrunoAfonso 12
          Posted Abril 19, 2021 at 6:08 pm

          O DSO deu uma entrevista a dizer que o Benfica ia rejeitar entrar para a superliga europeia casa fosse proposto entrar.

          • Abbas
            Posted Abril 19, 2021 at 6:50 pm

            Não foi isso que eu interpretei. Ele disse que pessoalmente era contra, mas se houvesse convite seria difícil dizer que nao.

        • GoldenFCP
          Posted Abril 19, 2021 at 6:42 pm

          Benfica ainda espera convite. O porto ja o recusou. São diferenças

          • Abbas
            Posted Abril 19, 2021 at 6:49 pm

            Sabes lá tu se foi convidado ou não. O Benfica já tinha sido chamado para discussões em 2017… de resto, são tão grandes que tiveram que vir dizer que rejeitaram.

          • Abbas
            Posted Abril 19, 2021 at 7:08 pm

            Além disso, o Benfica tem uma massa adepta 3x maior, não é um clube regional, é o segundo clube que mais vende camisolas na França por exemplo. Não é por acaso que é das principais parcerias da Adidas há uns 30 anos. Em termos comerciais, o Benfica dá muito mais. O Porto é um clube regional. Fora da Área Metropolitana do Porto, é bem mais pequeno do que o Sporting principalmente de Viseu para baixo.

          • DNowitzki
            Posted Abril 19, 2021 at 9:29 pm

            Qual convite? O próprio da Costa falou em abordagens informais de clubes, do género «um destes dias, talvez pudéssemos ir comer umas sandes de coiratos».

  • DNowitzki
    Posted Abril 19, 2021 at 3:16 pm

    Sabemos todos como da Costa é mestre nestas contra-informações, mas não me custa aceitar que seja verdade o que diz. Porquê? Porque o Porto é o único clube português com crédito internacional na atualidade, como ainda comprovou este ano.

    O Sporting é, absolutamente, irrelevante e só é lembrado por ter formado o Figo e o Ronaldo. O Benfica é uma piada nas competições internacionais, que nenhum outro clube teme ou respeita.

    Assim sendo, e com todo o respeito pelo Braga, quem é que os senhores internacionais iriam contactar em Portugal? O Porto, claro. O único critério que poderia chamar a atenção para o Benfica seria o número superior de adeptos, não só interna como externamente.

    Mas, tenhamos calma, pois já há 5G no Estádio da Luz! Sempre 10 anos à frente… e 12 pontos atrás.

    Já agora, esta SL vai liquidar as competições internas ainda mais… Nunca mais o Leicester poderá ser campeão inglês.

    PS. Iria partir o coco a rir se o Porto fosse convidado oficialmente e entrasse. Oh se iria! 62 vezes e uns trocos.

    • Kafka
      Posted Abril 19, 2021 at 4:31 pm

      Na mouche Nowitzki

      • DNowitzki
        Posted Abril 19, 2021 at 6:18 pm

        Nota como o Gomes da Silva andava, desde que saiu da direção de Vieira, a chamar a atenção para o surgimento da SL e para a reformulação da LC, enfatizando a necessidade de o Benfica construir equipas que lhe permitissem competir na Europa e ser relevante a esse nível.

  • Sombras
    Posted Abril 19, 2021 at 3:24 pm

    Foi como eu que também recusei o convite da Scarlet Johanson para jantar porque vai contra os meus principios morais. O Pinto da Costa até aceitava vender a mulher para entrar nisto.
    E espero que se o Benfica for convidado que aceite. É da maneira que me cura a doença e pode ser que corram com a sanguessuga.

  • DNowitzki
    Posted Abril 19, 2021 at 3:41 pm

    Já agora, para aqueles que comparam a SL com a NBA e homólogas, talvez devessem considerar que, se o modelo competitivo fosse semelhante ao europeu, não teríamos o «escândalo» dos «buyout», do «tanking» e do perder de propósito.

    • Brunoflip
      Posted Abril 19, 2021 at 5:28 pm

      Não considero os buyouts nenhum escândalo e o tanking é uma estratégia, que se goste ou não, é bem mais objectiva do que andar anos e anos a competir pelo acesso aos playoffs para sair na primeira ronda ou nem lá chegar. O tanking se for bem feito e com um pouco de sorte à mistura, pode mudar completamente o rumo de uma franchise. Para não falar que o “modelo competitivo” da NBA é claramente mais competitivo do que qualquer outro na Europa, logo estar a abdicar de um dos seus fortes, por algo que em comparação parece trivial, não faz muito sentido.

      • DNowitzki
        Posted Abril 19, 2021 at 6:09 pm

        Não gosto dos BO e considero o perder de propósito um desvirtuar da competição. A própria NBA parece estar de acordo comigo, passe o pretensiosismo, pois tem vindo a introduzir alterações no modelo.

      • Abbas
        Posted Abril 19, 2021 at 6:12 pm

        Tanking só faz sentido se for feito como OKC está a fazer agora ou os Celtics antes. Juntar picks e tentar ser competitivo, evoluir jovens, etc. Tanking agressivo corre muitas mais vezes mal do que bem.

  • BenDover
    Posted Abril 19, 2021 at 4:10 pm

    Antes tubarão num aquário do que peixinho no mar.
    Nesta brincadeira só vão entrar equipas cujas SAD’s não sejam dos clubes (sócios).

  • Tiago Peixoto
    Posted Abril 19, 2021 at 4:29 pm

    Os media internacionais falavam do FC Porto como um dos 3 “founding clubs” que não foram ainda anunciados, mas para a mentalidade pequenina dos tugas isso é impossível, enfim.
    Ainda bem que recusaram, não preciso de ver o meu clube a ajudar a matar o futebol.

    • Abbas
      Posted Abril 19, 2021 at 5:17 pm

      Aposto em Benfica, Ajax e Zenit.

    • Kafka
      Posted Abril 19, 2021 at 6:07 pm

      Tiago

      Impossivel não é, só não vejo é lógica nenhuma a inclusão de clubes portugueses num negócio financeiro quando os clubes portugueses não têm nada para oferecer

      Para mim faz muito mais sentido o Ajax, Zenit e o maior clube turco

    • Filipe Ribeiro
      Posted Abril 19, 2021 at 6:48 pm

      É impossível sim, os 15 fundadores são estes mais Bayern,PSG e Dortmund, o Porto com certeza foi convidado para ser um dos 5 clubes rotativos.

  • GoldenFCP
    Posted Abril 19, 2021 at 6:05 pm

    Obvio que foi convidado. O proprio fabrizio romano que é o melhor informador do mundo do futebol confirmou isso mesmo. Foram feitos convites a porto,leipzig e bayern para serem os 3 ultimos clubes fundadores.´
    Apesar de haver tanto dinheiro em disputa, iamos so jogar naquela liga?? Iamos levar muito dinheiro e reforçar com otimos jogadores, mas o porto nao é isto. Alias aquilo nem futebol é, sao só mercenarios.
    Iamos ser banidos de portugal e das provas da UEFA, quem se meter ali tem cama feita para o resto da vida.
    E como a prova não é certeza nenhuma, bem PdC

  • Marcio Ricardo
    Posted Abril 19, 2021 at 8:18 pm

    Em primeiro lugar, contatos informais é um indício, mas nada significa em concreto. Podem ter feito contatos informais ao Porto pra saber de sua disposição, como podem ter feito a Marselha, Lyon, Mônaco, Sevilha, Valência, Dortmund, Zenit, Spartak Moscovo, Dínamo Kiev, Borussia M., Werder Wremen, E. Frankfurt, Everton, Leicester, Ajax, PSV, Olympikakus e muitos outros .

    Em segundo lugar, alguém acha, que Pinto da Costa ia recusar, segundo vi nos jornais, 350 milhões ano ? Eu não acredito, ainda pra mais tendo a corda no pescoço. Não ia perder a oportunidade de mostrar ao mundo que é mais importante que o Benfica também. Esse não é PdC.

Deixa um comentário