Pinto da Costa foi desafiado a construir o seu onze ideal do FC Porto, no âmbito dos 130 anos do clube. O líder portista explicou que não incluiu Pepe para não ter nenhum jogador do papel atual. Ficam as escolhas:
Não gostando do Baía como pessoa, acho que é muito desvalorizado em Portugal, foi um grande GR a nível mundial.
Gato das Bolas
Posted
Setembro 28, 2023 at
2:19 pm
Se o mundo começar em Contumil e terminar em Vila Nova de Gaia, sim.
Valentes Transmontanos
Posted
Setembro 28, 2023 at
2:34 pm
Sim, o Barcelona que o diga.
Xtremox
Posted
Setembro 28, 2023 at
2:37 pm
Grande GR?!?!?! Nível mundial?!?!?!
Quantos queres superior a ele na sua altura?
Schemeichel
Buffon
Kahn
Preud-Homme
Illgner
Van Der Sar
Pagliuca
Bucci
Toldo
Depois havia Taffarel, Kopke, Seaman, Dida que estavam no mesmo nível…
lipe
Posted
Setembro 28, 2023 at
5:15 pm
Ou seja, o Baía não foi um grande guarda redes porque quando ele jogou não era tão bom como alguns dos melhores de sempre.
Okay.
Xtremox
Posted
Setembro 29, 2023 at
8:46 am
Apenas tenho a opinião que nunca foi um GR de nível mundial como foi referido!
Mas com certeza que foi um dos grandes GR portugueses…
Johny45
Posted
Setembro 28, 2023 at
9:06 am
Acrescentaria ainda o Jorge Coroado como grande criador de jogadas.
Gato das Bolas
Posted
Setembro 28, 2023 at
9:34 am
Eterno Mágico
maZe
Posted
Setembro 28, 2023 at
9:50 am
Por acaso pensei, onde estão o Martins dos Santos, José Pratas, Paulo Paraty, etc? Grande falha
Knoxville
Posted
Setembro 28, 2023 at
11:05 am
Já percebi, só é ódio, clubite e essas coisas todas aqui no blog se os comentários forem direcionados ao benfica e relacionados, é isso?
Estas boquinhas ao porto já está tudo bem? Atenção, adorei o comentário! Estranha-me é a dualidade
Valentes Transmontanos
Posted
Setembro 28, 2023 at
12:04 pm
Que comparação descabida.
*
“Perseguir” (atenção às aspas, obviamente que o Félix nem sabe quem és) um jogador criticando-o sem qualquer motivo a não ser a felicidade por ver no flashscore que ele não marcou nem assistiu tem tudo a ver com constatar factos em relação à corrupção praticada pelo PdC e que toda a gente sabe que é verdade porque as escutas são públicas, as entrevistas de figuras do passado são públicas, etc.
*
De um lado, um jogador que não marca golos em todos os jogos; do outro, o Padrinho da cidade do Porto. Faz-me lembrar uma discussão que tive um dia com uma pessoa que me acusou de ser incoerente por ser contra piadas racistas/homofóbicas/misóginas mas depois eu próprio fazer piadas sobre betos de Cascais. Como se fosse comparável neste caso o passado de cada grupo e como se um dos grupos não fossem a representação do privilégio.
*
Neste caso, um jogador que o máximo que pode prejudicar o futebol é não marcar o número de golos que o Knoxville pensa ser o mínimo para não ser considerado flop; do outro, um sujeito que prejudica o futebol há 40 anos, instigando à violência e praticando corrupção. É igual.
Mantorras
Posted
Setembro 28, 2023 at
2:18 pm
Esta muito bem explicadinho, mas nao sei se sera suficiente.
Parabens pela paciencia!
Knoxville
Posted
Setembro 28, 2023 at
2:49 pm
É descabido? Ódio é ódio ou não?
Ou está bem odiar-se uns jogadores mas outras coqueluches já não se podem odiar?
Que provas tens tu para estar a falar assim do Pepe?
Haja coerência, ódio e clubite têm vocês, mal se fala no vosso clube espetam logo as antenas, mas depois fazem exatamente o mesmo.
Seja o Porto o Sporting, o Ronaldo, o Messi… são todos uns puritanos mas basta picar um bocadinho e feito, está a máscara no chão.
Valentes Transmontanos
Posted
Setembro 28, 2023 at
4:33 pm
Pepe? Onde é que falei sobre o Pepe? Isso das provas vais ter de perguntar a outras pessoas.
*
Eu falei do PdC. E sobre esse prefiro rir (através de piadas) do que chorar.
Valentes Transmontanos
Posted
Setembro 28, 2023 at
4:34 pm
Tu respondeste a piadas sobre árbitros corrompidos (comprovadamente) pelo PdC e respondi à tua resposta. Lê bem antes de escreveres os comentários, uma pessoa tem mais que fazer do que estar sempre a alertar-te para o mesmo.
Knoxville
Posted
Setembro 28, 2023 at
3:02 pm
E sim, essa pessoa que te acusou de ser incoerente está completamente certa!
Fazes piadas de ricos, também fazes de pobres, fazes de pretos também fazes de brancos, fazes de cristãos também fazes de muçulmanos.
O humor não tem limites, se não encaixas isso o problema já é teu.
Valentes Transmontanos
Posted
Setembro 28, 2023 at
4:41 pm
Isso já seria outra discussão, mas essa pessoa não está completamente certa e o teu comentário tem alguns problemas, mas até percebo o argumento, como adepto de humor negro e desconfortável que sou. Mas uma coisa é humor negro, outra é uma piada cuja punch é “o lugar das mulheres é na cozinha”. Não é desconfortável, é só idiota. Gozar com as cruzes que os betos usam não tem a mesma carga. Mas pronto, seria uma discussão para horas a fio e não vale a pena.
Johny45
Posted
Setembro 28, 2023 at
1:39 pm
Ódio? Nada disso!
Pura brincadeira!
maZe
Posted
Setembro 28, 2023 at
1:57 pm
O que o transmontano disse pode elucidar-te melhor do que eu.
Kafka
Posted
Setembro 28, 2023 at
10:09 am
José Pratas para mim é a maior lenda da história do Porto, tenho muitas dúvidas que o Usain Bolt fosse capaz de correr na velocidade que o José corria quando estava a fugir dos colegas de equipa Jorge Costa e Fernando Couto
Valentes Transmontanos
Posted
Setembro 28, 2023 at
11:56 am
Opá lindo ahahah
Xyeh
Posted
Setembro 28, 2023 at
1:55 pm
Tal como aquele jogador do SLB da década de 2010, o Túnel, o pessoal falava de Di Maria, Cardozo e Luisão mas esqueceu-se do grande Túnel.
Valentes Transmontanos
Posted
Setembro 28, 2023 at
2:33 pm
Ainda o túnel? Fizeram mais pontos sem o Hulk do que com ele. Sigam em frente e não papem tudo o que vos põem à frente.
Hugorr
Posted
Setembro 28, 2023 at
4:58 pm
Essa já não lhes agrada, ou insinuam que não teve impacto.
Adoro!
Borsalino
Posted
Setembro 28, 2023 at
10:12 am
Deveria ter tido uma menção honrosa.
Valentes Transmontanos
Posted
Setembro 28, 2023 at
11:57 am
Tal como o Pepe não foi incluído por fazer parte do plantel actual, também o Jorge Coroado, Paraty, José Pratas, Martins dos Santos e Pedro Proença não foram incluídos porque os seus sucessores também fazem parte do plantel actual.
Il Codino Divino
Posted
Setembro 28, 2023 at
9:16 am
Pelo menos não fez daquelas equipas com um central para colocar 9 avançados.
Pelo que conheço da história do Porto, não deve fugir muito disto. Talvez Jardel, Quaresma ou Pepe, mas também é uma questão de gosto.
Hirok "The Truth"
Posted
Setembro 28, 2023 at
9:25 am
Pinto da Costa mostra alguma demência em certos comentários, mas é mesmo tudo a fingir ele sabe-a toda..
11 muito bem escolhido, falta ali o Falcão, mas teria de sair o Futre do ataque.. dificil sem dúvida
batalha34
Posted
Setembro 28, 2023 at
9:47 am
Nāo há muita dificuldade, o Futre pré-lesāo é o melhor jogador deste 11
Daervar
Posted
Setembro 28, 2023 at
10:44 am
Acho que a maior parte da malta desconhece o que era o Paulo dentro das quatro linhas. E é natural, muitos mal o viram jogar e os highlights do youtube não mostram todas as suas qualidades.
Não era apenas um desiquilibrador nato, era um líder corajoso, nunca baixava os braços. Vertical (neste aspecto considero Stoichkov como seu “par”), explosivo e sempre com sede de golo. À altura caberia em qualquer grande do mundo como titular.
luis dionisio
Posted
Setembro 28, 2023 at
11:03 am
É triste como um bola de prata como ele, um jogador que valia o preço do bilhete, seja hoje quase apenas conhecido pela rábula do concentradíssimo ou pelos anúncios do libidium fast…
Valentes Transmontanos
Posted
Setembro 28, 2023 at
12:08 pm
Exactamente, é o que eu estou sempre a dizer.
Ricardo10_
Posted
Setembro 28, 2023 at
1:54 pm
Culpa principalmente do próprio Futre…Apesar de ter sido um grande futebolista, é um cromo de todo o tamanho nos dias de hoje. Além de chibo e inconveniente muitas vezes. Independentemente disto tudo, é incrível como ganhou o dinheiro que ganhou com o Figo e como esteve metido noutros negócios. Fez bons amigos ao longo da vida.
Valentes Transmontanos
Posted
Setembro 28, 2023 at
12:12 pm
O YouTube não mostra, mas há uns tempos vi um documentário n’A Bola TV que dura uma hora e meia e durante o qual mostram lances sempre diferentes, quase sem parar. Ou seja, numa hora e meia conseguem mostrar apenas jogadas e golos incríveis, logo aí se vê a qualidade absurda do Futre.
Mantorras
Posted
Setembro 28, 2023 at
1:53 pm
Isto! Dizia o meu avo: “Hoje nao haveria dinheiro que pagasse o Futre”.
Valentes Transmontanos
Posted
Setembro 28, 2023 at
12:07 pm
O Futre era um dos melhores jogadores do mundo e não ficou a deve nada ao Figo a não ser uma carreira mais duradoura e em clubes de topo. Porque em termos de qualidade não lhe fica nada atrás, as coisas que ele fazia eram incríveis. Pena que o vejam apenas como um meme hoje em dia. O homem tem razão em sentir-se esquecido e vê-se essa mágoa cada vez que aborda o assunto.
AndreChaves9
Posted
Setembro 28, 2023 at
1:35 pm
Carreira muito curta e longe dos palcos dos gigantes. Está aqui a explicação
Xyeh
Posted
Setembro 28, 2023 at
1:53 pm
Peak Futre > peak Figo na minha opinião mas o Figo no geral foi melhor jogador e só o Cristiano Ronaldo veio abalar o top 3 nacional que seria Eusébio, Futre e Figo.
Mantorras
Posted
Setembro 28, 2023 at
1:56 pm
O ponto onde mais notei isso foi quando o homem chorou ao ouvir as declaracoes de um politico espanhol que disse que, quando morresse, queria que as suas cinzas fossem espalhadas no Canderon, na faixa onde jogava Futre.
E ele ao reagir, chora, e diz que “ele e espanhol e eu sou portugues”, e nota-se perfeitamente que ele sente que nunca teve reconhecimento ca. Futre abriu as portas do estrangeiro a uma geracao de futebolistas portugueses. Ainda no outro dia estava a dar n aBolaTV o seu documentario… que jogador fenomenal.
Xyeh
Posted
Setembro 28, 2023 at
3:36 pm
Futre para o Atlético de Madrid e depois no ano a seguir o Rui Barros para a Juventus para substituir o Platini foram os primeiros a abrir as portas europeias para os jogadores portugueses, ambos viriam a reencontrar-se no Marselha anos mais tarde.
Mantorras
Posted
Setembro 28, 2023 at
5:43 pm
Subscrevo. Mencao honrosa para o Chalana.
Valentes Transmontanos
Posted
Setembro 28, 2023 at
12:07 pm
a dever*
Fantantonio
Posted
Setembro 28, 2023 at
1:15 pm
O Futre é o único indiscutível naquele trio de ataque. De onde é que este comentário veio?
Valderrama
Posted
Setembro 28, 2023 at
1:26 pm
Totalmente de acordo. Muito mais rapidamente retirava o Hulk
Neville Longbottom
Posted
Setembro 28, 2023 at
9:55 am
Excelente 11, por acaso até concordo com grande parte.
Vitor Baía
Branco
Ricardo Carvalho
Pepe
Aloísio
Joao Pinto
António Oliveira
Madjer
Deco
Futre
Jardel
Seria o meu
O Comendador
Posted
Setembro 28, 2023 at
10:18 am
E há ali malta, que no seu auge aguentava os jogos de 120 a 130 minutos que hoje em dia, às vezes têm de jogar até marcar. Bem escolhido.
Alguém sabe se o VAR no Dragão já tem gerador de emergência com 5h de autonomia? Ou continua com um botão de ligar/deligar remoto a cadeira do patrão?
SL
Francisco Ramos
Posted
Setembro 28, 2023 at
11:39 am
Caro Comendador,
Queira receber esta informação deste humilde membro da plebe. Ainda não existe aos dias de hoje, até ver, prolongamento nos jogos do campeonato português pelo que ainda não chegamos a ter jogos de 120 ou 130 minutos. Contudo, através dos descontos, e seguindo as diretrizes da FIFA, os descontos vão ter a tendência a aumentar, já visto no Porto-Arouca como no Boavista-Benfica de forma a não privilegiar o anti-jogo.
–
Mais informo que ao Dragão, nas primeiras 4 jornadas, os descontos aumentarem de 32 para 70 minutos e mesmo assim, o tempo útil baixou de 54,5% para 51%. Como explica tão ilustre pessoa este facto?
–
Como a memória não é curta e acredito que como pertence a uma minoria da sociedade, menos seletivo se torna, queira também relembrar-se que o VAR já avariou num Aves-Benfica, bem como foi ineficaz num Casa-Pia-Sporting, pelo que não é virgem o que vai acontecendo lá para o Norte, berço do país, pelo que espero que não seja através de Portugal que tenha conseguido a sua condecoração honorífica (militar ou religiosa).
Valentes Transmontanos
Posted
Setembro 28, 2023 at
12:14 pm
No Boavista-Benfica o anti-jogo foi premiado, uma vez que quem beneficiou do tempo de compensação foi o Boavista, que aos 90′ perdia 2-1.
Francisco Ramos
Posted
Setembro 28, 2023 at
1:08 pm
Eu só disse que os descontos têm a tendência a aumentar, não quem beneficia com isso. Uns dias uns, outros dias outros!
–
Até porque o máximo foi 25 minutos e já houve um Rio Ave-Chaves com 19, um Arouca-Estoril com 18, um Vizela-Arouca com 17 e por aí fora.
–
E por incrível, no Top 10 o Porto aparece tantas vezes como o Arouca. E esta hein?
For Dummies
Posted
Setembro 28, 2023 at
11:48 am
Belo comentário construtivo.
Francisco Ramos
Posted
Setembro 28, 2023 at
10:24 am
Tentei comentar justificando cada escolha mas isto crashou como tem sido recorrente (VM, podiam mesmo ver disto, pff), pelo que apenas vou deixar o 11 desde que me lembro dos finais de 90.
Baía, Danilo, Jorge Costa, Carvalho, Alex Sandro, Fernando, Deco, Lucho, Hulk, Jardel e Falcão (um 4-3-3 assimétrico).
Afonso
Posted
Setembro 28, 2023 at
10:51 am
Helton
Branco, Pepe, Ricardo Carvalho, Danilo
Fernando
Lucho, Deco
Futre, Jardel, Hulk
Neville Longbottom
Posted
Setembro 28, 2023 at
11:20 pm
Vocês perdem tempo com isto?
Dormem melhor se o Porto for mais recente é?
Jeco Baleiro
Posted
Setembro 28, 2023 at
11:06 am
São 117 anos, não são 130.
LespistoleroS7
Posted
Setembro 28, 2023 at
12:13 pm
Como assim? O FC Porto foi criado em 1893. 2023-1893=130
Marco
Posted
Setembro 28, 2023 at
12:26 pm
Em 1906. Essa de 1893 é uma invenção recente do pdc.
Nada que admire vindo do clube que é há 40 anos.
Xyeh
Posted
Setembro 28, 2023 at
1:49 pm
Essa de 1983 é porque existem provas que foi fundado por António Nicolau de Almeida um clube chamado Foot-ball Club do Porto em 1983, podem dar as voltas que quiserem, até o rei na altura deu aval.
Marco
Posted
Setembro 29, 2023 at
5:56 am
Disseste bem, “um clube”.
Que acabou um ano depois e nao tem qq relacao com o actual fcp. Mas o pdc conhece bem a sua base de adeptos que engole tudo e gosta é disto
Bino Costa
Posted
Setembro 29, 2023 at
7:36 pm
É verdade, parece que é uma coisa menor, mas Pinto da Costa nunca aguentou não só que o FC Porto não fosse mais antigo que o Benfica, como nem sequer o clube mais antigo da cidade (Boavista 1903).
E portanto, pegou num clube criado em 1893, que durou um ano e desapareceu como pretexto de ser o ano de fundação para passar supostamente a ser o clube mais antigo de Portugal.
Jeco Baleiro
Posted
Setembro 28, 2023 at
3:07 pm
E como se pode ver, pelos vistos resultou
Johny45
Posted
Setembro 28, 2023 at
1:36 pm
Que eu saiba nos documentos de fundação do clube aparece 1906…
luis dionisio
Posted
Setembro 28, 2023 at
11:08 am
Tenho um amigo portista que refere que Cubillas foi o melhor estrangeiro de sempre em Portugal. Não duvidando da sua qualidade, poderia o peruano entrar neste 11? Ou são só jogadores da era Pinto da Costa?
Ricardo10_
Posted
Setembro 28, 2023 at
11:46 am
Velho tempos em que o Baia era tão bom que defendia com as mãos fora da área… =D
É sempre difícil escolher o melhor 11 e claro que cada um tem o seu.
Confesso que não vi o António Oliveira jogar, era assim tão bom? O Porto não teve melhor?
Pensei que o Falcao ou o Jardel fizessem parte deste 11. Mas o Fernando Gomes pelo número de golos que marcava na altura, também era máquina e de certa forma será uma homenagem à sua recente e triste partida.
Acho que o único indiscutível em qualquer 11 será o Deco.
Vermelhudo
Posted
Setembro 28, 2023 at
12:10 pm
Pois também não vi o António Oliveira jogando, mas maltinha mais velhinha sempre me disse que era um craque de todo o tamanho. Mega inteligente, muito técnico, um grande jogador.
Tive curiosidade e fui ver uma ou outra coisa e, de facto, o cara era mesmo muito bom.
Wazza_10
Posted
Setembro 28, 2023 at
1:23 pm
O Oliveira sempre pautou por alguma inconsistência mas em termos técnicos é um dos jogadores mais especiais que já surgiram neste país! De qualquer forma marcou quase 100 golos pelo Porto sendo instrumental no bicampeonato em 77/78 e 78/79 (a dupla que fez com cubillas foi sublime porém anterior a estas temporadas), posteriormente ainda teve duas grandes épocas no Sporting junto de Jordão e Manuel Fernandes.
LespistoleroS7
Posted
Setembro 28, 2023 at
11:54 am
Helton
Bosingwa
Carvalho
Pepe
Alex Sandro
Fernando
Lucho
Deco
Hulk
Quaresma
Falcao
Menções honrosas: Baía, J. Costa, Danilo, Maniche, Moutinho, Jackson e Jardel. Acho que não me esqueci de ninguém
ozedobone
Posted
Setembro 28, 2023 at
1:22 pm
Futre, Cubillas, Madjer.
maZe
Posted
Setembro 28, 2023 at
3:00 pm
Se estão Danilo e Fernando, também tem que estar o Costinha
Valentes Transmontanos
Posted
Setembro 28, 2023 at
4:56 pm
Subvalorizado. Um craque. Só não o meti no meu 11 por causa da táctica. Ainda pensei metê-lo a central e tirar o Pepe (apesar de tudo, o Pepe no Porto nunca foi do nível do Real e da selecção, em nenhuma das passagens), mas quis manter as posições.
*
James Rodriguez foi outro que me encheu as medias quando jogou no Porto. Adorava-o.
LespistoleroS7
Posted
Outubro 1, 2023 at
11:10 am
O Danilo a que me refiro é o DD. E, para mim, o Fernando foi superior ao Costinha, talvez também porque tinha já uma perspectiva diferente.
LespistoleroS7
Posted
Outubro 1, 2023 at
11:08 am
Eu só comecei a ver futebol em 2000.
Bamboo331
Posted
Setembro 28, 2023 at
2:43 pm
Credo! Helton à frente do Baía!?!? Tudo bem que o Helton é um gajo porreiro e o Baía parece-me um anormal, mas para pôr o Arruda à frente é preciso memória curta!
DNowitzki
Posted
Setembro 28, 2023 at
12:07 pm
O Oliveira a 6 é uma delícia. Na baliza, Américo ou Barrigana. Pepe no lugar de Aloísio. Falcão no lugar de Gomes. Cubillas?
Pelos malabarismos, Duda como décimo segundo jogador.
Questionar Futre é exemplificativo do mundo contemporâneo: o pessoal só conhece e reconhece o presente.
Valentes Transmontanos
Posted
Setembro 28, 2023 at
12:19 pm
Vítor Baía (digam-me outro GR que defenda tão bem dentro da baliza e fora da grande área. Digam-me um!)~
Bosingwa
Pepe
Ricardo Carvalho
Alex Sandro~
Hulk
Lucho
Deco
Futre
Falcao
Jardel
DNowitzki
Posted
Setembro 28, 2023 at
4:20 pm
Barrigana.
Valentes Transmontanos
Posted
Setembro 28, 2023 at
9:10 pm
Também teve lances em que defendeu dentro da baliza e fora da área com as mãos?
Neville Longbottom
Posted
Setembro 28, 2023 at
11:16 pm
3 defesas, 1 central, Lucho e o resto avançados. Como não amar.
Valentes Transmontanos
Posted
Setembro 29, 2023 at
2:31 am
Não percebi. Isso era mesmo uma resposta ao meu 11 ou enganaste-te?
4-4-2 claríssimo, não percebi essa dos 3 defesas.
Nelson Santos
Posted
Setembro 28, 2023 at
2:37 pm
Durante a maior parte da sua vida e até 1988, o FC Porto teve como data oficial de fundação o dia 2 de agosto de 1906. Foram as pesquisas de Rui Guedes, autor da Fotobiografia do FC Porto (obra de 1987) que conduziram à alteração oficial da referida data para setembro de 1893, com base num conjunto de artigos publicados na imprensa da época, dando conta das atividades desportivas (jogos de futebol) promovidas por um clube chamado FC Porto.
Esta primeira agremiação terá sido fundada por um comerciante de vinho do Porto, António Nicolau d’Almeida (aristocrata próximo da comunidade inglesa da cidade), responsável ainda pelo desafio a um clube de Lisboa (O Lisbonense) para um jogo de futebol, que seria patrocinado pelo Rei D. Carlos e que teve lugar a 2 de março de 1894, no Campo Alegre (Porto), com vitória dos lisboetas, sob o olhar atento de Sua Majestade.
Por razões desconhecidas (há quem diga que a noiva de Nicolau d’Almeida terá “obrigado” o futuro marido a prometer que deixaria a prática do futebol, por ser demasiado violento, após o casamento), este “primeiro” FC Porto desapareceu no segundo semestre de 1894.
Doze anos passados, José Monteiro da Costa, um jovem engenheiro hortícola, depois de uma viagem a Inglaterra, convenceu os seus companheiros do Grupo do Destino (um coletivo boémio de simpatias republicanas a que presidia) a enveredarem pela prática do futebol e, subsequentemente, a fundarem um clube desportivo, o FC Porto, a 2 de agosto de 1906. O que foi feito com o sucesso que a história comprova.
O que muitos questionam é a autenticidade da atual data oficial de fundação do clube, 28 de setembro de 1893, em detrimento de 2 de agosto de 1906. E as dúvidas centram-se no facto de não haver estatutos na primeira fundação, nem estar documentada a relação entre os dois “FC Porto”. E é aqui que a lenda e a realidade se confundem: serão verdadeiros os testemunhos que garantem que Nicolau d’Almeida pediu a Monteiro da Costa para recuperar o nome FC Porto para o novo clube? Será que existem mesmo ligações entre elementos das duas equipas de futebol, com o tal intervalo de 12 anos?
Nunca hei-de entender esta necessidade dos clubes querem ser mais velhos do que são quando até muito tarde tinham outra data de fundação. Não há estatutos, não há documentos, não há provas? E daí?
Neville Longbottom
Posted
Setembro 28, 2023 at
11:15 pm
Eu acho absolutamente irrelevante. Que diferença faz terem nascido em 1893 ou 1906? Muda a vida de quem? Deixem-nos ter orgulho nisso a vontade, a mim da-me igual.
Já com a cena dos títulos a mesma coisa, há gente que adora batalhar porque o Sporting devia ter 15 e não 18 ou 23 ou la o que é. Como se títulos ganhos há 80 anos interessassem a alguém hoje em dia. Tanta coisa inútil pela qual batalham.
Apessoa
Posted
Setembro 28, 2023 at
2:41 pm
Sendo portista, olho para este 11 com saudade, e incluía uma menção honrosa ao Jorge Costa, um dos símbolos do clube, Jardel o melhor Ponta que vi jogar em Portugal, o António André outro símbolo do clube e Domingos um jogador que me fez gostar de futebol. Olho para estes jogadores, e ver neste momento jogadores como Zaidu, Wendell é inacreditavel como chegamos a isto. Sem contar com os Manafas, Maregas, etc….
Hugorr
Posted
Setembro 28, 2023 at
4:52 pm
Concordo, apesar de haver nomes que lamento não ver incluidos, mas só podem “alinhar” 11.
Jorge Costa, Jardel, Quaresma, Falcão…
Fantásticos jogadores que já passaram no Porto.
Duarte Vader
Posted
Setembro 28, 2023 at
5:30 pm
Como alguns já disseram aqui, o Futre era uma coisa de loucos. No seu auge nunca vi nenhum português como ele, nem o Figo nem o Cristiano. Pena que tenha sido tão massacrado por lesões e tenha acabado para o futebol tão cedo. Pergunto-me quão mais longa teria sido a sua carreira aos dias de hoje. É que ele passava os jogos a levar cacetada da grossa.
Pena também que a sua qualidade enquanto jogador tenha sido inversamente proporcional à sua qualidade enquanto comentador desportivo.
Excelente 11 o de PdC. Pessoalmente mudava um par de nomes mas todos eles fazem sentido.
Kacal
Posted
Setembro 29, 2023 at
3:52 am
Discutível e talvez polémico mas eu trocava Baía por Helton. Para mim o Helton foi melhor! Baía era bastante bom e tinha aquele carisma e elegância, o peso do seu nome. Mas para mim Helton foi um grandíssimo GR no prime. Digo mais, se jogasse hoje em dia estando a ter o prime agora, sairia de cá para um colosso por muitos, muitos milhões. O Helton era tremendo com os pés algo que na altura passava despercebido mas hoje em dia é muito valorizado e portanto hoje em dia ele estaria em foco nesse aspecto.
Depois tinha boa altura e dentro dos postes era bastante forte, um “gato” de grandes reflexos e elasticidade. Também fazia as suas grandes defesas. E depois tinha um aspecto que não vi muitos GR como ele. Por norma hoje em dia os GR mesmo na pequena area onde deviam ser donos e senhor da bola, demonstram insegurança e costumam socar a bola. O Helton simplesmente saltava e agarrava a bola com tremenda facilidade, ali era tudo dele, fosse importunado ou não ele poderia cair ao chão mas a bola ficava segura. Era um GR que a mim me dava enorme confiança e segurança dizendo também presente nos grandes jogos. Cometia erros? Claro. Dava frangos? Por vezes. Mas como todos os GR deram e dão. Mas no geral para mim foi um grandíssimo GR e ainda por cima com o bonus de ser um senhor dentro e fora do relvado. E tudo que conquistamos com ele com vários titulos, grande longevidade no clube também. Só faltou uma Champions! Seja como for o Baía é uma escolha perfeitamente válida claro, mas eu escolhia o Helton que era grande fã dele. O seu low-profile impediu que tivesse outra visibilidade a meu ver, mas hoje em dia no prime como disse valeria muitos, muitos milhões, na minha opinião.
85 Comentários
RuiCosta10
Vitor Baia claramente o elo mais fraco do 11.
Xyeh
Não gostando do Baía como pessoa, acho que é muito desvalorizado em Portugal, foi um grande GR a nível mundial.
Gato das Bolas
Se o mundo começar em Contumil e terminar em Vila Nova de Gaia, sim.
Valentes Transmontanos
Sim, o Barcelona que o diga.
Xtremox
Grande GR?!?!?! Nível mundial?!?!?!
Quantos queres superior a ele na sua altura?
Schemeichel
Buffon
Kahn
Preud-Homme
Illgner
Van Der Sar
Pagliuca
Bucci
Toldo
Depois havia Taffarel, Kopke, Seaman, Dida que estavam no mesmo nível…
lipe
Ou seja, o Baía não foi um grande guarda redes porque quando ele jogou não era tão bom como alguns dos melhores de sempre.
Okay.
Xtremox
Apenas tenho a opinião que nunca foi um GR de nível mundial como foi referido!
Mas com certeza que foi um dos grandes GR portugueses…
Johny45
Acrescentaria ainda o Jorge Coroado como grande criador de jogadas.
Gato das Bolas
Eterno Mágico
maZe
Por acaso pensei, onde estão o Martins dos Santos, José Pratas, Paulo Paraty, etc? Grande falha
Knoxville
Já percebi, só é ódio, clubite e essas coisas todas aqui no blog se os comentários forem direcionados ao benfica e relacionados, é isso?
Estas boquinhas ao porto já está tudo bem? Atenção, adorei o comentário! Estranha-me é a dualidade
Valentes Transmontanos
Que comparação descabida.
*
“Perseguir” (atenção às aspas, obviamente que o Félix nem sabe quem és) um jogador criticando-o sem qualquer motivo a não ser a felicidade por ver no flashscore que ele não marcou nem assistiu tem tudo a ver com constatar factos em relação à corrupção praticada pelo PdC e que toda a gente sabe que é verdade porque as escutas são públicas, as entrevistas de figuras do passado são públicas, etc.
*
De um lado, um jogador que não marca golos em todos os jogos; do outro, o Padrinho da cidade do Porto. Faz-me lembrar uma discussão que tive um dia com uma pessoa que me acusou de ser incoerente por ser contra piadas racistas/homofóbicas/misóginas mas depois eu próprio fazer piadas sobre betos de Cascais. Como se fosse comparável neste caso o passado de cada grupo e como se um dos grupos não fossem a representação do privilégio.
*
Neste caso, um jogador que o máximo que pode prejudicar o futebol é não marcar o número de golos que o Knoxville pensa ser o mínimo para não ser considerado flop; do outro, um sujeito que prejudica o futebol há 40 anos, instigando à violência e praticando corrupção. É igual.
Mantorras
Esta muito bem explicadinho, mas nao sei se sera suficiente.
Parabens pela paciencia!
Knoxville
É descabido? Ódio é ódio ou não?
Ou está bem odiar-se uns jogadores mas outras coqueluches já não se podem odiar?
Que provas tens tu para estar a falar assim do Pepe?
Haja coerência, ódio e clubite têm vocês, mal se fala no vosso clube espetam logo as antenas, mas depois fazem exatamente o mesmo.
Seja o Porto o Sporting, o Ronaldo, o Messi… são todos uns puritanos mas basta picar um bocadinho e feito, está a máscara no chão.
Valentes Transmontanos
Pepe? Onde é que falei sobre o Pepe? Isso das provas vais ter de perguntar a outras pessoas.
*
Eu falei do PdC. E sobre esse prefiro rir (através de piadas) do que chorar.
Valentes Transmontanos
Tu respondeste a piadas sobre árbitros corrompidos (comprovadamente) pelo PdC e respondi à tua resposta. Lê bem antes de escreveres os comentários, uma pessoa tem mais que fazer do que estar sempre a alertar-te para o mesmo.
Knoxville
E sim, essa pessoa que te acusou de ser incoerente está completamente certa!
Fazes piadas de ricos, também fazes de pobres, fazes de pretos também fazes de brancos, fazes de cristãos também fazes de muçulmanos.
O humor não tem limites, se não encaixas isso o problema já é teu.
Valentes Transmontanos
Isso já seria outra discussão, mas essa pessoa não está completamente certa e o teu comentário tem alguns problemas, mas até percebo o argumento, como adepto de humor negro e desconfortável que sou. Mas uma coisa é humor negro, outra é uma piada cuja punch é “o lugar das mulheres é na cozinha”. Não é desconfortável, é só idiota. Gozar com as cruzes que os betos usam não tem a mesma carga. Mas pronto, seria uma discussão para horas a fio e não vale a pena.
Johny45
Ódio? Nada disso!
Pura brincadeira!
maZe
O que o transmontano disse pode elucidar-te melhor do que eu.
Kafka
José Pratas para mim é a maior lenda da história do Porto, tenho muitas dúvidas que o Usain Bolt fosse capaz de correr na velocidade que o José corria quando estava a fugir dos colegas de equipa Jorge Costa e Fernando Couto
Valentes Transmontanos
Opá lindo ahahah
Xyeh
Tal como aquele jogador do SLB da década de 2010, o Túnel, o pessoal falava de Di Maria, Cardozo e Luisão mas esqueceu-se do grande Túnel.
Valentes Transmontanos
Ainda o túnel? Fizeram mais pontos sem o Hulk do que com ele. Sigam em frente e não papem tudo o que vos põem à frente.
Hugorr
Essa já não lhes agrada, ou insinuam que não teve impacto.
Adoro!
Borsalino
Deveria ter tido uma menção honrosa.
Valentes Transmontanos
Tal como o Pepe não foi incluído por fazer parte do plantel actual, também o Jorge Coroado, Paraty, José Pratas, Martins dos Santos e Pedro Proença não foram incluídos porque os seus sucessores também fazem parte do plantel actual.
Il Codino Divino
Pelo menos não fez daquelas equipas com um central para colocar 9 avançados.
Pelo que conheço da história do Porto, não deve fugir muito disto. Talvez Jardel, Quaresma ou Pepe, mas também é uma questão de gosto.
Hirok "The Truth"
Pinto da Costa mostra alguma demência em certos comentários, mas é mesmo tudo a fingir ele sabe-a toda..
11 muito bem escolhido, falta ali o Falcão, mas teria de sair o Futre do ataque.. dificil sem dúvida
batalha34
Nāo há muita dificuldade, o Futre pré-lesāo é o melhor jogador deste 11
Daervar
Acho que a maior parte da malta desconhece o que era o Paulo dentro das quatro linhas. E é natural, muitos mal o viram jogar e os highlights do youtube não mostram todas as suas qualidades.
Não era apenas um desiquilibrador nato, era um líder corajoso, nunca baixava os braços. Vertical (neste aspecto considero Stoichkov como seu “par”), explosivo e sempre com sede de golo. À altura caberia em qualquer grande do mundo como titular.
luis dionisio
É triste como um bola de prata como ele, um jogador que valia o preço do bilhete, seja hoje quase apenas conhecido pela rábula do concentradíssimo ou pelos anúncios do libidium fast…
Valentes Transmontanos
Exactamente, é o que eu estou sempre a dizer.
Ricardo10_
Culpa principalmente do próprio Futre…Apesar de ter sido um grande futebolista, é um cromo de todo o tamanho nos dias de hoje. Além de chibo e inconveniente muitas vezes. Independentemente disto tudo, é incrível como ganhou o dinheiro que ganhou com o Figo e como esteve metido noutros negócios. Fez bons amigos ao longo da vida.
Valentes Transmontanos
O YouTube não mostra, mas há uns tempos vi um documentário n’A Bola TV que dura uma hora e meia e durante o qual mostram lances sempre diferentes, quase sem parar. Ou seja, numa hora e meia conseguem mostrar apenas jogadas e golos incríveis, logo aí se vê a qualidade absurda do Futre.
Mantorras
Isto! Dizia o meu avo: “Hoje nao haveria dinheiro que pagasse o Futre”.
Valentes Transmontanos
O Futre era um dos melhores jogadores do mundo e não ficou a deve nada ao Figo a não ser uma carreira mais duradoura e em clubes de topo. Porque em termos de qualidade não lhe fica nada atrás, as coisas que ele fazia eram incríveis. Pena que o vejam apenas como um meme hoje em dia. O homem tem razão em sentir-se esquecido e vê-se essa mágoa cada vez que aborda o assunto.
AndreChaves9
Carreira muito curta e longe dos palcos dos gigantes. Está aqui a explicação
Xyeh
Peak Futre > peak Figo na minha opinião mas o Figo no geral foi melhor jogador e só o Cristiano Ronaldo veio abalar o top 3 nacional que seria Eusébio, Futre e Figo.
Mantorras
O ponto onde mais notei isso foi quando o homem chorou ao ouvir as declaracoes de um politico espanhol que disse que, quando morresse, queria que as suas cinzas fossem espalhadas no Canderon, na faixa onde jogava Futre.
E ele ao reagir, chora, e diz que “ele e espanhol e eu sou portugues”, e nota-se perfeitamente que ele sente que nunca teve reconhecimento ca. Futre abriu as portas do estrangeiro a uma geracao de futebolistas portugueses. Ainda no outro dia estava a dar n aBolaTV o seu documentario… que jogador fenomenal.
Xyeh
Futre para o Atlético de Madrid e depois no ano a seguir o Rui Barros para a Juventus para substituir o Platini foram os primeiros a abrir as portas europeias para os jogadores portugueses, ambos viriam a reencontrar-se no Marselha anos mais tarde.
Mantorras
Subscrevo. Mencao honrosa para o Chalana.
Valentes Transmontanos
a dever*
Fantantonio
O Futre é o único indiscutível naquele trio de ataque. De onde é que este comentário veio?
Valderrama
Totalmente de acordo. Muito mais rapidamente retirava o Hulk
Neville Longbottom
Excelente 11, por acaso até concordo com grande parte.
Vitor Baía
Branco
Ricardo Carvalho
Pepe
Aloísio
Joao Pinto
António Oliveira
Madjer
Deco
Futre
Jardel
Seria o meu
O Comendador
E há ali malta, que no seu auge aguentava os jogos de 120 a 130 minutos que hoje em dia, às vezes têm de jogar até marcar. Bem escolhido.
Alguém sabe se o VAR no Dragão já tem gerador de emergência com 5h de autonomia? Ou continua com um botão de ligar/deligar remoto a cadeira do patrão?
SL
Francisco Ramos
Caro Comendador,
Queira receber esta informação deste humilde membro da plebe. Ainda não existe aos dias de hoje, até ver, prolongamento nos jogos do campeonato português pelo que ainda não chegamos a ter jogos de 120 ou 130 minutos. Contudo, através dos descontos, e seguindo as diretrizes da FIFA, os descontos vão ter a tendência a aumentar, já visto no Porto-Arouca como no Boavista-Benfica de forma a não privilegiar o anti-jogo.
–
Mais informo que ao Dragão, nas primeiras 4 jornadas, os descontos aumentarem de 32 para 70 minutos e mesmo assim, o tempo útil baixou de 54,5% para 51%. Como explica tão ilustre pessoa este facto?
–
Como a memória não é curta e acredito que como pertence a uma minoria da sociedade, menos seletivo se torna, queira também relembrar-se que o VAR já avariou num Aves-Benfica, bem como foi ineficaz num Casa-Pia-Sporting, pelo que não é virgem o que vai acontecendo lá para o Norte, berço do país, pelo que espero que não seja através de Portugal que tenha conseguido a sua condecoração honorífica (militar ou religiosa).
Valentes Transmontanos
No Boavista-Benfica o anti-jogo foi premiado, uma vez que quem beneficiou do tempo de compensação foi o Boavista, que aos 90′ perdia 2-1.
Francisco Ramos
Eu só disse que os descontos têm a tendência a aumentar, não quem beneficia com isso. Uns dias uns, outros dias outros!
–
Até porque o máximo foi 25 minutos e já houve um Rio Ave-Chaves com 19, um Arouca-Estoril com 18, um Vizela-Arouca com 17 e por aí fora.
–
E por incrível, no Top 10 o Porto aparece tantas vezes como o Arouca. E esta hein?
For Dummies
Belo comentário construtivo.
Francisco Ramos
Tentei comentar justificando cada escolha mas isto crashou como tem sido recorrente (VM, podiam mesmo ver disto, pff), pelo que apenas vou deixar o 11 desde que me lembro dos finais de 90.
Baía, Danilo, Jorge Costa, Carvalho, Alex Sandro, Fernando, Deco, Lucho, Hulk, Jardel e Falcão (um 4-3-3 assimétrico).
Afonso
Helton
Branco, Pepe, Ricardo Carvalho, Danilo
Fernando
Lucho, Deco
Futre, Jardel, Hulk
Neville Longbottom
Vocês perdem tempo com isto?
Dormem melhor se o Porto for mais recente é?
Jeco Baleiro
São 117 anos, não são 130.
LespistoleroS7
Como assim? O FC Porto foi criado em 1893. 2023-1893=130
Marco
Em 1906. Essa de 1893 é uma invenção recente do pdc.
Nada que admire vindo do clube que é há 40 anos.
Xyeh
Essa de 1983 é porque existem provas que foi fundado por António Nicolau de Almeida um clube chamado Foot-ball Club do Porto em 1983, podem dar as voltas que quiserem, até o rei na altura deu aval.
Marco
Disseste bem, “um clube”.
Que acabou um ano depois e nao tem qq relacao com o actual fcp. Mas o pdc conhece bem a sua base de adeptos que engole tudo e gosta é disto
Bino Costa
É verdade, parece que é uma coisa menor, mas Pinto da Costa nunca aguentou não só que o FC Porto não fosse mais antigo que o Benfica, como nem sequer o clube mais antigo da cidade (Boavista 1903).
E portanto, pegou num clube criado em 1893, que durou um ano e desapareceu como pretexto de ser o ano de fundação para passar supostamente a ser o clube mais antigo de Portugal.
Jeco Baleiro
E como se pode ver, pelos vistos resultou
Johny45
Que eu saiba nos documentos de fundação do clube aparece 1906…
luis dionisio
Tenho um amigo portista que refere que Cubillas foi o melhor estrangeiro de sempre em Portugal. Não duvidando da sua qualidade, poderia o peruano entrar neste 11? Ou são só jogadores da era Pinto da Costa?
Ricardo10_
Velho tempos em que o Baia era tão bom que defendia com as mãos fora da área… =D
É sempre difícil escolher o melhor 11 e claro que cada um tem o seu.
Confesso que não vi o António Oliveira jogar, era assim tão bom? O Porto não teve melhor?
Pensei que o Falcao ou o Jardel fizessem parte deste 11. Mas o Fernando Gomes pelo número de golos que marcava na altura, também era máquina e de certa forma será uma homenagem à sua recente e triste partida.
Acho que o único indiscutível em qualquer 11 será o Deco.
Vermelhudo
Pois também não vi o António Oliveira jogando, mas maltinha mais velhinha sempre me disse que era um craque de todo o tamanho. Mega inteligente, muito técnico, um grande jogador.
Tive curiosidade e fui ver uma ou outra coisa e, de facto, o cara era mesmo muito bom.
Wazza_10
O Oliveira sempre pautou por alguma inconsistência mas em termos técnicos é um dos jogadores mais especiais que já surgiram neste país! De qualquer forma marcou quase 100 golos pelo Porto sendo instrumental no bicampeonato em 77/78 e 78/79 (a dupla que fez com cubillas foi sublime porém anterior a estas temporadas), posteriormente ainda teve duas grandes épocas no Sporting junto de Jordão e Manuel Fernandes.
LespistoleroS7
Helton
Bosingwa
Carvalho
Pepe
Alex Sandro
Fernando
Lucho
Deco
Hulk
Quaresma
Falcao
Menções honrosas: Baía, J. Costa, Danilo, Maniche, Moutinho, Jackson e Jardel. Acho que não me esqueci de ninguém
ozedobone
Futre, Cubillas, Madjer.
maZe
Se estão Danilo e Fernando, também tem que estar o Costinha
Valentes Transmontanos
Subvalorizado. Um craque. Só não o meti no meu 11 por causa da táctica. Ainda pensei metê-lo a central e tirar o Pepe (apesar de tudo, o Pepe no Porto nunca foi do nível do Real e da selecção, em nenhuma das passagens), mas quis manter as posições.
*
James Rodriguez foi outro que me encheu as medias quando jogou no Porto. Adorava-o.
LespistoleroS7
O Danilo a que me refiro é o DD. E, para mim, o Fernando foi superior ao Costinha, talvez também porque tinha já uma perspectiva diferente.
LespistoleroS7
Eu só comecei a ver futebol em 2000.
Bamboo331
Credo! Helton à frente do Baía!?!? Tudo bem que o Helton é um gajo porreiro e o Baía parece-me um anormal, mas para pôr o Arruda à frente é preciso memória curta!
DNowitzki
O Oliveira a 6 é uma delícia. Na baliza, Américo ou Barrigana. Pepe no lugar de Aloísio. Falcão no lugar de Gomes. Cubillas?
Pelos malabarismos, Duda como décimo segundo jogador.
Questionar Futre é exemplificativo do mundo contemporâneo: o pessoal só conhece e reconhece o presente.
Valentes Transmontanos
Vítor Baía (digam-me outro GR que defenda tão bem dentro da baliza e fora da grande área. Digam-me um!)~
Bosingwa
Pepe
Ricardo Carvalho
Alex Sandro~
Hulk
Lucho
Deco
Futre
Falcao
Jardel
DNowitzki
Barrigana.
Valentes Transmontanos
Também teve lances em que defendeu dentro da baliza e fora da área com as mãos?
Neville Longbottom
3 defesas, 1 central, Lucho e o resto avançados. Como não amar.
Valentes Transmontanos
Não percebi. Isso era mesmo uma resposta ao meu 11 ou enganaste-te?
4-4-2 claríssimo, não percebi essa dos 3 defesas.
Nelson Santos
Durante a maior parte da sua vida e até 1988, o FC Porto teve como data oficial de fundação o dia 2 de agosto de 1906. Foram as pesquisas de Rui Guedes, autor da Fotobiografia do FC Porto (obra de 1987) que conduziram à alteração oficial da referida data para setembro de 1893, com base num conjunto de artigos publicados na imprensa da época, dando conta das atividades desportivas (jogos de futebol) promovidas por um clube chamado FC Porto.
Esta primeira agremiação terá sido fundada por um comerciante de vinho do Porto, António Nicolau d’Almeida (aristocrata próximo da comunidade inglesa da cidade), responsável ainda pelo desafio a um clube de Lisboa (O Lisbonense) para um jogo de futebol, que seria patrocinado pelo Rei D. Carlos e que teve lugar a 2 de março de 1894, no Campo Alegre (Porto), com vitória dos lisboetas, sob o olhar atento de Sua Majestade.
Por razões desconhecidas (há quem diga que a noiva de Nicolau d’Almeida terá “obrigado” o futuro marido a prometer que deixaria a prática do futebol, por ser demasiado violento, após o casamento), este “primeiro” FC Porto desapareceu no segundo semestre de 1894.
Doze anos passados, José Monteiro da Costa, um jovem engenheiro hortícola, depois de uma viagem a Inglaterra, convenceu os seus companheiros do Grupo do Destino (um coletivo boémio de simpatias republicanas a que presidia) a enveredarem pela prática do futebol e, subsequentemente, a fundarem um clube desportivo, o FC Porto, a 2 de agosto de 1906. O que foi feito com o sucesso que a história comprova.
O que muitos questionam é a autenticidade da atual data oficial de fundação do clube, 28 de setembro de 1893, em detrimento de 2 de agosto de 1906. E as dúvidas centram-se no facto de não haver estatutos na primeira fundação, nem estar documentada a relação entre os dois “FC Porto”. E é aqui que a lenda e a realidade se confundem: serão verdadeiros os testemunhos que garantem que Nicolau d’Almeida pediu a Monteiro da Costa para recuperar o nome FC Porto para o novo clube? Será que existem mesmo ligações entre elementos das duas equipas de futebol, com o tal intervalo de 12 anos?
Nunca hei-de entender esta necessidade dos clubes querem ser mais velhos do que são quando até muito tarde tinham outra data de fundação. Não há estatutos, não há documentos, não há provas? E daí?
Neville Longbottom
Eu acho absolutamente irrelevante. Que diferença faz terem nascido em 1893 ou 1906? Muda a vida de quem? Deixem-nos ter orgulho nisso a vontade, a mim da-me igual.
Já com a cena dos títulos a mesma coisa, há gente que adora batalhar porque o Sporting devia ter 15 e não 18 ou 23 ou la o que é. Como se títulos ganhos há 80 anos interessassem a alguém hoje em dia. Tanta coisa inútil pela qual batalham.
Apessoa
Sendo portista, olho para este 11 com saudade, e incluía uma menção honrosa ao Jorge Costa, um dos símbolos do clube, Jardel o melhor Ponta que vi jogar em Portugal, o António André outro símbolo do clube e Domingos um jogador que me fez gostar de futebol. Olho para estes jogadores, e ver neste momento jogadores como Zaidu, Wendell é inacreditavel como chegamos a isto. Sem contar com os Manafas, Maregas, etc….
Hugorr
Concordo, apesar de haver nomes que lamento não ver incluidos, mas só podem “alinhar” 11.
Jorge Costa, Jardel, Quaresma, Falcão…
Fantásticos jogadores que já passaram no Porto.
Duarte Vader
Como alguns já disseram aqui, o Futre era uma coisa de loucos. No seu auge nunca vi nenhum português como ele, nem o Figo nem o Cristiano. Pena que tenha sido tão massacrado por lesões e tenha acabado para o futebol tão cedo. Pergunto-me quão mais longa teria sido a sua carreira aos dias de hoje. É que ele passava os jogos a levar cacetada da grossa.
Pena também que a sua qualidade enquanto jogador tenha sido inversamente proporcional à sua qualidade enquanto comentador desportivo.
Excelente 11 o de PdC. Pessoalmente mudava um par de nomes mas todos eles fazem sentido.
Kacal
Discutível e talvez polémico mas eu trocava Baía por Helton. Para mim o Helton foi melhor! Baía era bastante bom e tinha aquele carisma e elegância, o peso do seu nome. Mas para mim Helton foi um grandíssimo GR no prime. Digo mais, se jogasse hoje em dia estando a ter o prime agora, sairia de cá para um colosso por muitos, muitos milhões. O Helton era tremendo com os pés algo que na altura passava despercebido mas hoje em dia é muito valorizado e portanto hoje em dia ele estaria em foco nesse aspecto.
Depois tinha boa altura e dentro dos postes era bastante forte, um “gato” de grandes reflexos e elasticidade. Também fazia as suas grandes defesas. E depois tinha um aspecto que não vi muitos GR como ele. Por norma hoje em dia os GR mesmo na pequena area onde deviam ser donos e senhor da bola, demonstram insegurança e costumam socar a bola. O Helton simplesmente saltava e agarrava a bola com tremenda facilidade, ali era tudo dele, fosse importunado ou não ele poderia cair ao chão mas a bola ficava segura. Era um GR que a mim me dava enorme confiança e segurança dizendo também presente nos grandes jogos. Cometia erros? Claro. Dava frangos? Por vezes. Mas como todos os GR deram e dão. Mas no geral para mim foi um grandíssimo GR e ainda por cima com o bonus de ser um senhor dentro e fora do relvado. E tudo que conquistamos com ele com vários titulos, grande longevidade no clube também. Só faltou uma Champions! Seja como for o Baía é uma escolha perfeitamente válida claro, mas eu escolhia o Helton que era grande fã dele. O seu low-profile impediu que tivesse outra visibilidade a meu ver, mas hoje em dia no prime como disse valeria muitos, muitos milhões, na minha opinião.