Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Pinto da Costa: “Nunca comprei árbitros”

Jorge Nuno Pinto da Costa garantiu, em entrevista à TVI, que nunca comprou árbitros.

70 Comentários

  • Mantorras
    Posted Agosto 27, 2024 at 12:31 pm

    Nunca teve vergonha na cara e continua a falar aos tolinhos que lhe batiam palminhas e diziam que era tudo mal dizer. Antes tinha fina ironia, depois passou a fina idiotice quando deixou de “ganhar sempre” (sim, teve algo a ver com o titulo do post), agora ja e fina demencia. Entendo que gostem dele, nao sao os unicos adeptos a venderem-se por titulos, e pelo menos foram mesmo muitos e dos bons, mas ele representa tudo o que o desporto nao deve ser.

  • Sand0can
    Posted Agosto 27, 2024 at 10:57 am

    um ladrão, será sempre um ladrão!

  • General Westmoreland
    Posted Agosto 26, 2024 at 7:35 pm

    Se fosse cidadão dos EUA podia invocar a 5a emenda. Como é cidadão português optou por mentir.

  • Niall joaQuinn
    Posted Agosto 26, 2024 at 6:26 pm

    Em qualquer país do primeiro mundo, uma personagem destas tinha sido expulsa pelos próprios sócios no mesmo dia em que as escutas foram tornadas públicas.

    Em Portugal, os sócios do Porto entenderam que as regras processuais eram mais importantes do que a decência. O que era mesmo importante era a assinatura do juiz a autorizar as escutas. O que lá estava era indiferente.

    E só quando lhes deu jeito, porque o Clube estava a caminhar para a ruína, é que decidiram tirá-lo do poleiro.

    • Johny45
      Posted Agosto 27, 2024 at 1:37 pm

      Ora nem mais!!

      Mas parece que o pessoal se esquece desse “pequeno” pormenor!

    • Mantorras
      Posted Agosto 27, 2024 at 12:34 pm

      Repeti isto aqui muitas vezes.
      Subscrevo a 100%.

    • filipe19
      Posted Agosto 27, 2024 at 11:05 am

      O próprio chanceler alemão teve antes das eleições noção do maior fraude fiscal da história da Alemanha e mesmo assim foi eleito. Ao tribunal disse simplesmente que já não se lembrava de nada. Das escutas e das mentiras públicas do Trump que já por quatro vezes levou a sua empresa à falência nem falar.
      Não venho defender o PDC mas não é só por cá que existem corrupção e pessoas que elegem corruptos para cargos de grande poder.

    • Artur Trindade
      Posted Agosto 27, 2024 at 9:39 am

      Isto é o que eu sempre digo, parabéns pelo comentário.
      Não existe nenhum adepto do FCP que possa desmentir que foi escolhido o caminho de manter alguém que estava a ganhar, e foi atirado para debaixo do tapete, aquilo que é mais sagrado, a decência.
      Quando PdC diz que ninguém vai dizer que cometeu alguma ilegalidade, está a dizer que o conteúdo das escutas tornadas públicas é falso?
      É que nunca vi esta alegação, e era a única forma de lavar a face, terem sido utilizados atores na imitação das vozes, e então o presidente teria continuado a ser alguém com a presunção da decência.

  • Andre Filipe
    Posted Agosto 26, 2024 at 5:18 pm

    Não sei se é verdade ou mentira. Mas que raio ia ele dizer? “Sim comprei árbitros”.

  • Gato das Bolas
    Posted Agosto 26, 2024 at 4:56 pm

    Isso. Eu também nunca respirei

  • Bjorn
    Posted Agosto 26, 2024 at 4:28 pm

    O Pinto da Costa pode ter muitos defeitos mas ser idiota não é um deles. Se ele sentiu a necessidade de fazer isto, o que se acha que se andava a passar durante décadas a fio de onde surgiu a mítica da frase de passar uma determinada ponte e chegar a um estádio em Lisboa e já se estar a perder?

    A corrupção não foi inventada nos anos 80. A corrupção por norma vem combater mais corrupção e é um ciclo vicioso que raramente tem um fim. Mas há sempre alguém que acha que os tempos da ditadura eram limpos (irrisório) entre outras coisas.

    Uma coisa é óbvia. Este homem é um enorme presidente mas que sujou tudo e todos para atingir os fins e não, os meios não justificam os fins. Mas lá qualidade ele tinha e formou equipas inacreditáveis que venceriam sempre com mão ou sem mão dos árbitros e se no final pensarmos ano a ano se calhar iriamos ficar surpreendidos com a quantidade de títulos que não tiveram qualquer influência direta e objetiva de terceiros. Mas é moda dizer “os últimos 40 anos e tirem os títulos todos” porque não há capacidade de argumentação.

    De quaisquer das formas, não é para retirar o foco da notícia. Esta personagem simboliza muito do que esteve mal no futebol e felizmente virámos a página com uma derrota monumental nas eleições. Outros não podem dizer o mesmo.

    • Johny45
      Posted Agosto 27, 2024 at 9:17 am

      Ahahahahha mas que cena mais parva….

      Vá lá que o Artur soares dias não foi para a piscina com o Pintinho…

      Em Lisboa não vi o nível de corrupção que havia no Porto (talvez por haver 2 clubes grandes).

      Agora vir dizer que foi um grande presidente e tal porque corrompeu tudo e todos e meteu meninas e viagens pagas a tudo o que era ligado ao futebol para o favorecer é fazer dos outros parvos.

      Se o Benfica ou o Sporting tivessem um presidente com esse nível de corrupto também tinham ganho o mesmo ou mais.

      Entretanto mais um penalti e expulsão para o FCP com uma canelada do Paulinho no pescoço (diz me outro clube que tenha tido essas benesses).

    • Stromp1906
      Posted Agosto 26, 2024 at 8:12 pm

      O orgulho desse virar de página depois de anos e anos a pactuar com este tipo de “liderança “ é um pouco hipocrita não?
      E estou á vontade a dizer isto porque já assumi que no meu clube se BdC tivesse sido campeão provavelmente ainda seria presidente do clube.

    • VaideMota
      Posted Agosto 26, 2024 at 7:52 pm

      Muito bem. Gosto particularmente do último parágrafo que, como benfiquista, faz-me ter um pouco de inveja.

    • Jasomp
      Posted Agosto 26, 2024 at 4:45 pm

      Isto.

  • maZe
    Posted Agosto 26, 2024 at 3:02 pm

    Não comprei árbitros, jamais! Apenas subornei.

  • lipe
    Posted Agosto 26, 2024 at 2:53 pm

    Comprou, obviamente, algo que seria perfeitamente natural no futebol português do pós 25 de Abril ao início do século XXI. Se até ao nível de competições europeias acontecia, é extremamente ingénuo pensar que nas competições domésticas não seria ainda mais prevalecente.

    Pinto da Costa foi um presidente excecional, é inegável.
    Todos os presidentes do seu nível corrompiam, ou tentavam corromper. Diria que o que distingue PdC e o seu FC Porto é que durante muito tempo foram os mais eficazes nessa arte.

    Repito: é preciso ser MUITO inocente para achar que só os de azul e branco andavam nestas brincadeiras.

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 26, 2024 at 3:09 pm

      O tema nunca foi esse. Acredito que pouca gente acha que o Pinto da Costa era o único corrupto. Acha-se que era corrupto. Apenas isto.

      • Johny45
        Posted Agosto 26, 2024 at 4:09 pm

        A questão é que os outros não se fazem de parvos e enganam regiões inteiras.
        Foi um ditador que jogou muita lama e areia para os olhos e sempre se fez de inocente.
        Tinha policia e a justiça do norte do seu lado (até esses subornou).

        Em lado nenhum vi um guarda Abel e um arbitro a correr dos jogadores como dos do FCP, entre outros tesourinhos.

        Não sejamos parvos!

        • lipe
          Posted Agosto 26, 2024 at 4:46 pm

          Não se fazem de parvos? Fazem de quê então?
          O ÚNICO que teve coragem de admitir o que era corriqueiro foi o Jorge Gonçalves, antigo presidente do Sporting, que admitiu que chegou a pagar a árbitros para favorecerem o seu clube e que tal prática era normal na altura.
          Não me lembro de ver nenhum Vale e Azevedo, LF Vieira, João Rocha, Sousa Cintra, Valentim Loureiro, António Salvador ou Pimenta Machado admitir o mesmo.

          • Johny45
            Posted Agosto 27, 2024 at 9:23 am

            Porque o haveriam de admitir? O que tem uma coisa a ver com a outra?

            Lá porque um disse que o fizera…

            O que é certo é que nunca vi um jogador do Sporting ou do Benfica dar pontapés no da cintura para cima e cotoveladas constantemente e nunca ser expulso, ou os famosos penaltis quando estão apertados.

            Mas os outros é que corrompem….

            Agora vou meter o guarda Abel a proteger-me dos comentários enquanto estou no youtube a ver videos do golden whistle.

            • lipe
              Posted Agosto 27, 2024 at 1:14 pm

              Nunca viste jogadores de Sporting e Benfica a dar cotoveladas sem serem expulsos? E nunca viste esses clubes receber penaltis quando estão apertados?
              Deves ser muito selectivo no futebol que vês.

              Metam isto na cabeça: para adeptos de não grandes, os grandes são todos a mesma coisa.

              • Conquistador
                Posted Agosto 27, 2024 at 6:03 pm

                Claro que são todos iguais, todos eles foram sempre mais beneficiados que os “pequenos” sendo estes prejudicados. Claro que compraram árbitros obviamente, aliás o PDC na própria resposta que dá à jornalista diz que nunca o fez e mesmo que o tivesse feito já tinha prescrito, ou seja ele ao dar esta resposta está a pensar num espaço temporal e numa ação. Acho que não é preciso dizer mais nada.

              • Johny45
                Posted Agosto 27, 2024 at 1:37 pm

                Na quantidade e ao nível do FCP?
                Não nunca!!
                Não vou banalizar uma coisa mal feita constantemente só porque outros clubes também o tiveram (em bem menor proporção).

          • Neville Longbottom
            Posted Agosto 26, 2024 at 7:13 pm

            Há uma coisa que eu não entendo. O facto do crime ser normal em determinada altura iliba os culpados?
            .
            O Pinto da Costa era um corrupto e deve ser tratado e lembrado como tal. Independentemente de ser o único, 1 em 300 ou o que quer que seja. Isto na minha opinião.

          • Citizen_Erased
            Posted Agosto 26, 2024 at 6:02 pm

            O João Rocha acho mais dificil, diz-se que o Pedroto não foi para o Sporting precisamente por causa disso. Tal como o Sousa Cintra, que insinuou que a meia-final do Marselha contra o Benfica (Vata) foi comprada pelo Benfica.

      • lipe
        Posted Agosto 26, 2024 at 3:35 pm

        Lendo alguns comentários por aqui e pelas redes sociais fora não sei como consegues escrever isso com tanta certeza.
        Há IMENSA gente que acha que “são só os outros”.

        • Neville Longbottom
          Posted Agosto 26, 2024 at 4:43 pm

          Que tipo de comentários são esses? Só para perceber onde queres chegar. Quem é que acha que são só os outros? Por eu dizer que o Pinto era corrupto, o que é que isso diz sobre a minha casa ou o meu clube?

  • Nickles
    Posted Agosto 26, 2024 at 2:37 pm

    “Uma verdade ou um sismo em Sines”
    Pinto da Costa:

  • Fireball
    Posted Agosto 26, 2024 at 2:31 pm

    Ah, se ele o diz tudo bem, a gente acredita. Tudo esclarecido agora que o acusado diz que não fez aquilo de que é acusado.

  • v de vendetta
    Posted Agosto 26, 2024 at 2:30 pm

    Nunca apanhei uma bebedeira!

  • O Comendador
    Posted Agosto 26, 2024 at 2:24 pm

    Eu nunca comentei neste blogue.

  • Jeco Baleiro
    Posted Agosto 26, 2024 at 2:03 pm

    Não comprou. Mandou comprar.

  • Gndias
    Posted Agosto 26, 2024 at 1:55 pm

    É 1 de Abril?

  • SilvadasAguas
    Posted Agosto 26, 2024 at 1:54 pm

    Tem razão, comprou foi as prostitutas pra oferecer aos arbitros

  • CarlosBorges
    Posted Agosto 26, 2024 at 1:39 pm

    Ele sabe que existe Youtube certo??

  • ideologia
    Posted Agosto 26, 2024 at 1:38 pm

    Em que circunstâncias Pinto da Costa admitiria a compra de árbitros? No seu mandato foi um presidente que assumiu abertamente as falhas mais desconfortáveis? À luz destas perguntas, pode facilmente observar-se que seria impensável Pinto da Costa dizer a verdade em plena TVI.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Agosto 26, 2024 at 1:35 pm

    Comprar não, dar fruta para dormir é comprar?!

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 26, 2024 at 1:26 pm

    Se calhar até não disse mentira nenhuma. Esqueceu-se foi de dizer que montou um esquema tão eficiente durante décadas que nem precisava de ser ele a dar a ordem.
    .
    Pinto Sousa, Valentim Loureiro, Macaco, Reinaldo Ventura, etc faziam isso por ele, com todas as facilidades.
    .
    Para todos os que acreditam que o PAPA vive em Roma, quando na verdade sempre esteve no Porto.

  • Bamboo331
    Posted Agosto 26, 2024 at 1:18 pm

    A perguntas estúpidas, respostas estúpidas. O que é que ele ia responder? “Sim sim comprei. Comprei este, aquele, o outro etc” enfim. Não havia outra resposta que se esperasse dele, como é óbvio.

    P.S. naquela gargalhada que ele dá, “vê-se” que lhe está a passar uma série de árbitros pela cabeça

  • DNowitzki
    Posted Agosto 26, 2024 at 1:12 pm

    A Terra é plana, Vasco da Gama chegou ao Brasil e Pêro da Covilhã descobriu o caminho marítimo para a Índia.

  • VaideMota
    Posted Agosto 26, 2024 at 1:05 pm

    É uma questão de definição. Se calhar não comprou, mas ‘trocou serviços e comodidades’. Ou ‘ofertou benefícios de valor superior’, na verdade.. como disponibilizou carne e a fruta a quem precisava, se calhar apenas fez solidariedade.

    • Mushy
      Posted Agosto 26, 2024 at 4:21 pm

      Kit Eusébio dava 4 refeições entre outras coisas…
      Uns davam “fruta” outros davam refeições, para uns ninguém é corrompido por umas refeições, também deviam dizer que ninguém é corrompido por umas meninas (apesar de nos mail mostrar também ofertas de meninas).
      Mas ambos davam regalias no sub mundo do futebol e das suas influências no mundo das arbitragens e suas pontuações.
      *
      Portistas dizem que é mentira mas o benfica o fez, Benfiquistas dizem que é mentira (nos seus casos) mas o porto o fez..
      Mas no final de tudo passam todos pelos pingos da chuva e nada acontece porque são 2 instituições de relevo e com influência e abafa-se tudo.
      Um dia normal em Portugal.
      *
      Tudo lixo, mas com visões diferentes consoante a cor da camisola

      • MyOpinion
        Posted Agosto 29, 2024 at 11:46 am

        O engraçado neste comentário é que referes 2 instituições e no entanto conforme outro user indicou, e bem, acima o único presidente que admitiu que chegou a pagar a árbitros para favorecerem o seu clube foi o Jorge Gonçalves (e “pasme-se” foi o próprio a dizer isto pelo que nem se pode falar em suspeita) que foi presidente do … Sporting.Ou seja e nas tuas palavras: “Um dia normal em Portugal”.Mas numa coisa concordo: “Tudo lixo, mas com visões diferentes consoante a cor da camisola” e acrescento pois não pretendo ser hipócrita: Mesmo quando é cometido pelos dirigentes da cor da minha camisola.

      • VaideMota
        Posted Agosto 26, 2024 at 7:43 pm

        Mushy, a mim não me apanhas nessa. Para mim iam todos dentro. Com gosto. Ia-me custar pouco ver o Benfica a jogar na 2ª como castigo por corrupção. Por mim ganhava o campeonato, caso o mérito assim permitisse, uma equipa sempre diferente. Sou benfiquista mas não me revejo neste benfiquismo. Muitas vezes sou crítico do vieirismo, do costismo, dos benfiquistas no inVerno da luz, não tenho problemas em apontar o dedo às minhas cores. Neste post, não se falou nisso. Um conhecido e julgado corruptor activo afirma nunca ter feito o que há provas que fez. Só isso. Quando fizerem o post do Paulo Gonçalves ou do Veiga, lá estarei também.

    • Jasomp
      Posted Agosto 26, 2024 at 1:22 pm

      É um problema. Também se diz que o Benfica distribuiu solidariedade pelos jogadores do campeonato português.

      • VaideMota
        Posted Agosto 26, 2024 at 4:02 pm

        Jasomp podes fazer as acrobacias que quiseres. Podes falar do Benfica, do União de Tomar e do Riachense mas não consegues negar o que escrevi. E porque falas dos outros incluíndo um ‘também’, fica admitida o reconhecimento. Só te fica bem.

        • Jasomp
          Posted Agosto 26, 2024 at 4:24 pm

          É só porque adoro a forma como os benfiquistas vêm aqui falar de corrupção, cheios de superioridade moral, como se não tivessem telhados de vidro e algumas das acusações mais graves do futebol português. Se olhassem primeiro para a vossa casa, não falariam assim da casa dos outros.

          • VaideMota
            Posted Agosto 26, 2024 at 7:48 pm

            Falaria falaria. Falo das duas. Ao Paulo Gonçalves não confiava a previsão do tempo ou o tamanho do sapato mas.. não é esse o assunto do post, pois não?

          • Fireball
            Posted Agosto 26, 2024 at 4:54 pm

            Então qual é a tua solução? Nínguem pode criticar ninguém nem castigar ninguém porque ninguém é santo e todos temos telhados de vidro? Adoro essa vossa desculpa. O Benfica até podia ser o clube mais corrupto à face da Terra, que isso não faz da corrupção do Porto aceitável. Custa muito entender isso? Chama-se ‘whataboutism’ esse fenómeno, e é um argumento estúpido.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Agosto 26, 2024 at 12:59 pm

    A tentar limpar a imagem no pouco tempo que lhe resta. A lata do bicho não acaba.

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 26, 2024 at 12:53 pm

    1 de Abril?

    • DNowitzki
      Posted Agosto 26, 2024 at 1:13 pm

      1 de abril são brincadeiras, nada tem a ver com mentirosos compulsivos e corruptos comprovados.

  • Pringle
    Posted Agosto 26, 2024 at 12:53 pm

    Isto agora é stand-up

  • João
    Posted Agosto 26, 2024 at 12:45 pm

    Alguém que lhe faça o teste da verdade eheh

  • Lúcifer Morningstar
    Posted Agosto 26, 2024 at 12:45 pm

    Já estamos no dia das mentiras? Acho que as escutas do Apito Dourado são bem elucidativas de que este senhor comprou árbitros para beneficiar o FC Porto. Num país sério, o FC Porto seria despromovido á II Liga Portuguesa.

    *
    Ainda hei-de ver a CS portuguesa fazer passar a imagem de que PdC era um santo e que foi tudo uma cabala de Lisboa.

  • AndreChaves9
    Posted Agosto 26, 2024 at 12:41 pm

    Não vale insultos no VM certo?

    Ficamos pelo aldrabão. Dos grandes. Um corrupto do pior que devia ter sido expulso do futebol há 30 anos e que devia ter sido preso. Do pior que há

Deixa um comentário