Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Pinto da Costa suspenso por um mês

É praticamente garantido que Bruno de Carvalho será o próximo; Recordamos que na semana passada Luís Filipe Vieira foi suspenso por dois meses devido às críticas à arbitragem após o Benfica-Belenenses (1-1), da sexta jornada e disputado em 28 de Setembro de 2013.

O Conselho de Disciplina da FPF suspendeu por um mês o presidente do FC Porto na sequência das declarações de Pinto da Costa sobre o árbitro Rui Silva depois do jogo entre os dragões e o Estoril. Com este castigo, o líder portista, que também vai pagar uma multa de 765 euros, não poderá constar na ficha técnica durante os próximo mês, estando também limitado no exercício das suas funções de representação, como não poder aparecer em zonas técnicas.

0 Comentários

  • Jomacamama
    Posted Abril 9, 2014 at 4:15 pm

    Já ouvi falar aqui tanto de respeito pelos árbitros … é verdade que sim, concordo, para bem do futebol. Mas e o respeito dos árbitros pelos clubes e pelos jogadores. Respeito pelo trabalho que é desenvolvido quase diariamente pelas equipas técnicas de modo a melhorarem o rendimento dos seus jogadores e deste modo da equipa. Isso não interessa ?? Porque é que um árbitro num jogo apita de uma maneira e noutro apita de maneira algo diferente ?!? Dou aqui um exemplo … Paulo Batista (Portalegre) no jogo Sporting-Académica mostrou o cartão amarelo a W. Carvalho no final do jogo que o afastou do jogo seguinte com o Benfica, na minha opinião foi válida a amostragem; na jornada seguinte, Porto-Gil Vicente, o jogador Quaresma(Porto) atingiu violentamente com uma "tesoura" por trás o jogador Luís Martins(Gil Vicente) quando a bola já nem se encontrava na posse deste último … Paulo Batista admoestou Quaresma com um cartão amarelo !!! Onde está a coerência na análise do lance ?!?! E depois ouço dizer que errar é humano …

  • Anónimo
    Posted Abril 8, 2014 at 7:39 pm

    "Só os burros é que falam de arbitragens" – Pinto da Costa

    É bom quando as piadas já estão feitas não é?

    Miguel Almeida

  • Jose Seabra
    Posted Abril 8, 2014 at 4:17 pm

    Caro Ricciardo, não sei se o teu comentário está repleto de ironia ou não, mas achei piada à parte final, criticas os adeptos do Porto e do Benfica por não saberem o que é ter postura, e logo a seguir apelidas-los de tótós… irónico no mínimo.

    • Jose Seabra
      Posted Abril 8, 2014 at 5:51 pm

      Eu não encontro adjectivos é para classificar pessoas que se recusam com todas as suas forças a ver o óbvio. Enfim…

    • Ricciardo
      Posted Abril 8, 2014 at 4:34 pm

      Em vez de chutar para canto com respostas ao lado, responde é ao desafio que lancei e transcreve frases que Bruno de Carvalho tenha feito na qual mereçam castigo…

      Usei a expressão «tótó» que não é mais do que chamar ingénuo a alguém… não é sequer uma expressão grave, caso contrário não teria sido aceite.

      É que não encontro de facto adjectivos para classificar pessoas quando as mesmas aparentam tanta ingenuidade ao achar que estes castigos ocorrem só porque sim… como se FPF não tivesse que explicar o motivo da suspensão…

  • Bruno Fonseca
    Posted Abril 8, 2014 at 4:14 pm

    Concordo com este castigo.Acho muito bem que também apliquem um ao Bruno de Carvalho.
    Os presidentes dos três grandes não têm nada que se queixar porque são os mais beneficiados.

  • Enak
    Posted Abril 8, 2014 at 4:13 pm

    Enquanto continuarem multas tão altas como esta, certamente que os bitaites vão continuar por parte dos clubes "mais prejudicados". Já o tinha dito no do LFV, digo-o agora quanto ao PdC, mesmo sendo portista!

    • Enak
      Posted Abril 8, 2014 at 8:55 pm

      Como em Portugal é quase tudo ridículo no que toca a multas e cargos de gestão/administração, penso que a Liga/Federação certamente querem acompanhar os restantes órgãos punitivos noutras áreas e serem ridículos na mesma dimensão.

      Por cada comentário a atacar árbitros, menos do que uns 20 mil euros de multa é um presente.

    • David Gomes
      Posted Abril 8, 2014 at 4:24 pm

      Essa é uma das coisas completamente ridículas que eu não percebo. O que é que são multas de 3 dígitos para os grandes. Se é para multar, então que se multe a sério como fazem os ingleses nestas matérias. Agora andar a passar multas destas só para poderem dizer que multaram mais valia estarem quietos

  • Ricciardo
    Posted Abril 8, 2014 at 4:09 pm

    Os castigos não são feitos em função de criticas, são feitos em função do conteúdo e da forma…

    Quem acha que Bruno de Carvalho tem que ser castigado, que faça o favor de colocar aqui em resposta a minha publicação as frases (bem transcritas) na qual ele merece ser punido e que explique porquê, porque uma coisa é ser-se mal educado e questionar a integridade de terceiros, outra coisa é ter uma opinião pessoal e criticar-se arbitragens

    volto a frisar, desafio a qualquer Benfiquista ou Portista a transcrever aqui afirmações que mereçam castigo.

    Quais serão?

    .o achar que o Sporting merecia estar a frente do campeonato?
    .declarações relacionadas com a reformulação do futebol em Portugal?
    . ter dito meio a brincar que a bandeira nacional devia ser toda verde?
    . ter ficado indignado com a decisão do conselho de disciplina relativamente a taça da liga?

    volto a dizer, não haverá uma frase polémica, ou uma qualquer palavra digna de castigo…
    uma coisa é criticar-se construtivamente e objectivamente, outra coisa é ser-se parolo e sair-se para os média com frases feitas do "Calabote nos anos 60", ou do "não volte apitar jogos do Benfica"…

    Claramente os adeptos de Benfica e Porto não sabem minimamente onde esta a diferença entre o ter-se compostura e o não ter, devem achar que os castigos saem consoante o falar muito ou pouco na imprensa

    cambada de tótós…

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2014 at 12:45 am

      Para o presidente leonino, o FC Porto carimbou o apuramento para as meias-finais à boleia de erros de arbitragem. "Não é peculiar, é o costume! As coincidências vão acontecendo e nós vamos continuando a fingir que não se vê nada."…"Isto faz com que as pessoas comentem que o futebol é algo que não é só jogado dentro das quatro linhas. – 26 de Janeiro de 2014

      "Vamos assistindo e verificando que, cada vez mais, as coisas não são claras, as regras não são transparentes, e o Sporting, a nível de campeonato, já se viu defraudado em sete pontos, que, por coincidência, dariam o primeiro lugar ao nosso clube" – 10 de Março de 2014

      "É tanta estupidez depois do jogo… Há necessidade de falar. Em primeiro lugar devo dar os parabéns aos presidente dos dois outros clubes que estão em primeiro lugar, conquistaram 2 pontos hoje aqui. E é isso que faz deles muito bons presidente e de mim muito mau" – 21 de Dezembro de 2013

      Estão aqui alguns exemplos mais concretos, como queria. Se pensa que BdC pode dizer tudo o que lhe apetecer simplesmente camuflando as palavras com ironia, estará provavelmente enganado. Isso diz respeito apenas à forma das críticas, o conteúdo está lá bem visível.

      Daniel Matias

    • Ricciardo
      Posted Abril 8, 2014 at 9:23 pm

      Incoerente ou não, também não será por essa declaração que o irão castigar…

      quando não há argumentos validos, começa-se a desconversar, chamando-o de incoerente.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Abril 8, 2014 at 6:32 pm

      claro que nao ricciardo, o BdC nunca fala de arbitragens, nao ha declaraçoes dele, e mesmo os adeptos leonino aqui presentes que mencionaram o BdC sao ,tambem ele, uns totos.

      alias, tem aqui a unica declaraçao do BdC sobre arbitragens… que exemplo

      "O que acho estranho é que os discursos vão mudando consoante as coisas vão acontecendo ao longo da época. Ainda não aprenderam que não vale a pena andar em guerras para ver qual é o melhor em termos de arbitragem. O futebol é para ser jogado nas quatro linhas, com duas equipas a defrontarem-se e uma equipa a passar despercebida e a fazer o seu melhor. Quando ouço comentários sobre arbitragem fico parvo"

      este BdC o rei da coerencia!

    • Ricciardo
      Posted Abril 8, 2014 at 4:41 pm

      Há muitas formas de levantar suspeitas…

      por exemplo, se eu aludir a casos de corrupção, como o Calabote nos anos 60, é uma forma directa de levantar suspeitas, agora o dizer que não é normal o errar para o mesmo lado, é o levantar suspeitas? o achar que não é normal?

      Ou o pedir para não apitar mais jogos de um certo clube, será que isso não é também directamente estar a tentar condicionar nomeações?

      la está, as pessoas acham muitas vezes que um tipo de frases são graves, mas o levantar suspeitas não é o estar a criticar o facto de um arbitro errar contra o Sporting, um arbitro pode errar contra o Sporting e eu posso ficar indgnado e reclamar, sem no entanto estar a dizer com de forma "obvia, e directa" ah e tal o arbitro é corrupto…

      Bruno de Carvalho já veio publicamente dizer "ah e tal os arbitros são corruptos?

      eu até admito que implicamente o que ele diz deixa muita gente incomodada e corroída no interior, no entanto a substância e conteúdo daquilo que ele diz, é muito difícil de castigar…

      esse tipo de frase do não ser normal errar para o mesmo lado, nunca deu castigos a ninguém, todos os treinadores ou praticamente todos já a usaram durante a carreira, e nunca ninguém foi punido.

      (se não arranjou outras frases, foi porque não as encontrou…)

    • Jose Seabra
      Posted Abril 8, 2014 at 4:24 pm

      "Vou falar sempre que houver jogo inclinado para um lado. Errar é humano, mas não é normal errar só para um lado. Se acham normal, eu não acho" – Bruno de Carvalho após o jogo com o Benfica para a Taça de Portugal

      "Eu não tenho que ver em casa, tenho que ver aqui. Os árbitros não aprendem, só veem em casa, por isso não aprendem" – Bruno de Carvalho após o jogo com o Benfica para a Taça de Portugal

      Por exemplo estas duas frases, parecem-me perfeitamente ofensivas para com a equipa de arbitragem, colocam em causa a integridade dos árbitros e levantam suspeitas.

      E fico por aqui, porque existiram muito mais criticas às arbitragens ao longo da época, com críticas na linha destas.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Abril 8, 2014 at 4:02 pm

    o benfica ja mostrou que nao a grandes problemas com isso.
    so uma coisa, o presidente estanto suspenso, pode na mesma ir para a tribuna presidencial, logo, nao muda grande coisa.
    de todos os presidentes, e como o luisrafael ja disse, o mais prejudicado sera o BdC que gosta de ir para o banco.

    so mais uma questao, caso o BdC seja castigado, podera fazer estas reunioes sistematicas com politicos? e que ja se falou que ja tem mais umas quantas agendadas.

  • David Gomes
    Posted Abril 8, 2014 at 3:37 pm

    Isto é tudo uma questão de mentalidades. Os dirigentes só têm declarações desta natureza porque sabem que tapam o sol com a peneira a 90 % dos adeptos. É impressionante como desculpar-mo-nos com a arbitragem resulta quase sempre e vira logo as atenções para todos os lados menos para o da performance da equipa. A culpa é sempre dos árbitros (por vezes também não são santos nenhuns, mas pronto), nunca é do avançado que tem 2 pés esquerdos e não acerta uma na baliza, nem do defesa que provocou 2 penaltis nem da equipa que andou a primeira parte a dormir.

  • Mah Med
    Posted Abril 8, 2014 at 3:36 pm

    estes castigos não servem para nada, multas ridículas, se Viera apanhou 2 meses por dizer que arbitro que era invisual , o sr António Salvador chamou literalmente gatuno ao arbitro deve apanhar no mínimo 6 meses.
    também estou a espera de um castigo para o Bruno de carvalho de 2,3 meses.
    Também fico a espera do castigo para o Sr Vítor Pereira pois se os dirigentes nao podem criticar a arbitragem, então os sr da arbitragem não podem falar do rendimento das equipas portanto fico a espera do castigo.

  • Ricardo Ricard
    Posted Abril 8, 2014 at 3:17 pm

    Mais uma medida que vai mudar o futebol Português. Dois já estão,só falta o terceiro estarola,mais um bocado e podiam ir os 3 juntos ver a Selecção no Brasil.

    • David Gomes
      Posted Abril 8, 2014 at 3:31 pm

      Calma lá. É certo que o Bruno é meio fala-barato mas eu olho mais ao que ele faz do que diz, portanto enquanto continuar a mandar bitaites mas o clube for bem gerido pode ficar cá o tempo que quiser.

  • Joao Pimenta
    Posted Abril 8, 2014 at 3:05 pm

    Há aqui uma questão que apenas o LuisRafaelSCP falou que é o caso do BdC que ao ser castigado(tudo indica que sim) que será o que mais vai "sentir" este castigo uma vez que é o unico presidente que se senta no banco de suplentes e suspenso nao o podera fazer.
    Eu não sou do Sporting mas sei ver que estes casos de suspensões a presidentes é para "acalmar" o BdC que vai ser o unico a sofrer com esta suspensao, uma vez que aos outros preisdentes a nivel pratico não interfere em nada esta suspensao
    Saudações Benfiquistas

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 8, 2014 at 2:50 pm

    Salvador e BdC são os próximos. Uma questão, o castigo poderá ser cumprido enquanto o campeonato está parado? É que é bom não esquecer que BdC se senta no banco de suplentes, e castigado não o poderá fazer.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 8, 2014 at 3:28 pm

      Óptimo, daqui a 1 mês pode ser castigado por 1 mês ou 2, por mim é perfeito. É que isto é uma palhaçada tão grande, que não muda nada, que seria uma pena o BdC nos primeiros jogos da próxima época não poder estar no banco.

    • Lino
      Posted Abril 8, 2014 at 3:03 pm

      depende. se o presidente estiver em funções quando o campeonato está parado, pode cumprir a suspensão. quando o próprio bdc diz que está no sporting 24 horas por dia, sete dias por semana não sei qual é a sua dúvida.

  • enfim ...
    Posted Abril 8, 2014 at 2:38 pm

    Quando chegar a vez do miudo Bruno de Carvalho vai estar castigado durante o ano já com as coisas que disse e "pressão" que fez com sucesso, mas esse castigo vem em maio quando acabar a época … vão ver.

  • Rodrigo
    Posted Abril 8, 2014 at 2:36 pm

    Se o Bruno de Carvalho foi castigado/suspenso teremos comunicados e conferências de imprensa todos os dias …
    Concordo com a liberdade de expressão, mas há maneira de fazer as criticas, e o sr. Bruno de Carvalho apenas chegou ao futebol a meia dúzia de dias, e já entra de pés juntos, calçando chuteiras com pitons de aço limados com vinagre … O SCP, tal como todos os clubes foram beneficiados e prejudicados. Gostava de ver alguém a reclamar por ter sido beneficiado …

    • João Souto
      Posted Abril 8, 2014 at 4:32 pm

      Sr. José Seabra continuou tudo igual porque ninguem sabia como o sorteio era feito nem por quem nem em que moldes, mas e não se passa o mesmo agora com as nomeações?! ninguem sabe quem escolhe nem porque, o que é que mudou afinal? Mas a pergunta é querem mesmo mudar? ou continuar a dizer mal e continuar a falar e falar e não se fazer nada? Eu já percebi que isto dos erros dos arbitros em Portugal vende e dá dinheiro, mas acho que deviamos começar a vender mais o futebol e menos os casos.

    • Jose Seabra
      Posted Abril 8, 2014 at 4:12 pm

      Sem dúvida Kafka I, ninguém se preocupa com os verdadeiros problemas do futebol português, enquanto isto continuar assim, vamos ver cada vez mais clubes com salários em atraso, cada vez mais clubes a desaparecer e a um ritmo bem alto, infelizmente.

    • Jose Seabra
      Posted Abril 8, 2014 at 4:11 pm

      Caro MDC, é muito fácil, os árbitros não são máquinas, não têm todos a mesma qualidade, o sorteio puro dos árbitros é uma total aberração, por muitas e variadas razões. Por exemplo, podem calhar os árbitros mais fracos nos clássicos, pode calhar sempre o mesmo árbitro em todos os clássicos, podem existir árbitros top a arbitrarem apenas na 2ª divisão, enfim. Uma coisa é defender o sorteio dos árbitros com condicionalismos, outra é defender o sorteio puro. Eu sou contra as duas. Prefiro o modelo actual, é o melhor na minha opinião, nomeação de árbitros pelo presidente da comissão de arbitragem.

      Já tivemos o sorteio de árbitros em Portugal e a conversa continuou igual, falava-se que os sorteios eram manipulados, etc, a lenga lenga era exactamente a mesma. O que tem que mudar é a mentalidade das pessoas, o respeito para com os árbitros tem que existir, não é uma equipa perder e no dia seguinte os adeptos vão destruir o talho, o carro ou a casa do árbitro.

    • Joao Souto
      Posted Abril 8, 2014 at 4:07 pm

      Jose seabra explique la como e que o sporting ia beneficiar com o sorteio dos arbitos, esta foi a melhor que ja ouvi. Mas antes de escrever aqui uma resposta va ver o significado da palavra sorteio sff. Ja agora sporting e benfica nao se pronunciaram sobre o alargamento porque de certeza nao estao de acordo. Baixar o iva e legalizar as apostas online para aumentar as receitas de TODOS os clubes se nao for para melhorar entao va ver tbm a palavra melhorar. Em portugal ha profissionais em dizer mal.

    • Anónimo
      Posted Abril 8, 2014 at 3:49 pm

      o Jose seabra há-de me explicar porque é que o sorteio dos árbitros é uma baboseira..

      MDC

    • Kafka I
      Posted Abril 8, 2014 at 3:47 pm

      José Seabra, completamente de acordo contigo, tanto no comentário das 16:11 como no das 16:15… um dos problemas de fundo do Futebol Português, é a os seus quadros competitivos e o excesso de clubes na primeira divisão, no entanto nem uma palavra sobre isso, preferem todos andar a discutir arbitragens do penalty ou fora de jogo e não sei que mais…

    • Jose Seabra
      Posted Abril 8, 2014 at 3:15 pm

      Miguel, mas isso faz algum sentido? O teu comentário faz-me lembrar as ligas da verdade que aparecem por este país. Explica-me lá, sabes se o Sporting iria marcar as grande penalidades que ficaram por marcar a seu favor? Olha, no jogo com a Olhanense e com o Belenenses por exemplo, o Sporting marcou um golo irregular em fora de jogo e outro de penalty inexistente nestes jogos, ambos deram o 1-0 nos dois jogos, se o Sporting não tivesse marcado estes golos e desbloqueado o jogo, sabes se teriam ganho? Enfim… fala-se da arbitragem de forma tão leviana que até mete dó…

    • Kafka I
      Posted Abril 8, 2014 at 3:13 pm

      Ah melhor ainda, é que apenas falas em 2 jogos que o Sporting foi beneficiado, o que demonstra ainda mais o quanto fantástica é a tua memória selectiva, porque foram em mais…se queres falar de arbitragens é contigo, mas aprende a ser coerente e fala de TODOS os jogos em que foste prejudicado mas também beneficiado, e não apenas do que te dá jeito…

    • Jose Seabra
      Posted Abril 8, 2014 at 3:11 pm

      Oh Fernando, as medidas que Bruno de Carvalho sugeriu para o futebol português não são para melhorá-lo, são para servir os interesses do Sporting, pura e simplesmente. Medidas para melhorar o futebol português não é pedir sorteios dos árbitros e essa baboseira toda. Importante é aparecer alguém no futebol português que sugira um novo modelo competitivo para a 1ª Liga, já todos vimos que 16 equipas é excessivo e não faz qualquer sentido, os clubes estão falidos e ainda vão aumentar para 18 clubes, ou seja, mais jogos para as equipas terem ainda mais prejuízo na organização dos respectivos jogos. O futebol português precisava de uma renovação era nos seus quadros competitivos, precisava de uma reformulação total do quadro competitivo da Taça da Liga, uma reformulação total nos seus estatutos e regulamentos que estão cheios de falhas das quais os clubes se aproveitam para passar impunes, etc… isso sim era de valor, alguém que apresentasse ideias de fundo, não andar com a lenga lenga das arbitragens. Cheio de populismo já está o futebol português.

    • Kafka I
      Posted Abril 8, 2014 at 3:10 pm

      Miguel a tua memória selectiva é simplesmente fabulosa…então agora só contas os jogos do Sporting, mas não contas os restantes, é fantástico, adora essa pseudo-coerência..

    • Anónimo
      Posted Abril 8, 2014 at 3:09 pm

      miguel o benfica n foi prejudicado contra o sporting? entao teria mais pontos e portanto não seriam apenas dois pontos, seriam mais dois para o benfica e menos 2..nem percebo bem as tuas contas…a verdade é que todos são beneficiados e todos são prejudicados….

      josé

    • Miguel
      Posted Abril 8, 2014 at 3:04 pm

      o Sporting foi beneficiado, com influência directa no resultado, contra o benfica e contra o porto

      o Sporting foi prejudicado, com influência directa no resultado, contra o rio ave, académica, nacional e setubal

      estamos com menos 5 pontos do que aqueles com que deveríamos estar…com esses 5 pontos estaríamos a 2 do benfica com toda a pressão que isso causaria ao benfica

      por isso deixem lá essa conversa de a balança ficar equilibrada no final porque isso é um grande mentira

    • Fernando
      Posted Abril 8, 2014 at 2:47 pm

      Assumir os jogos em que foi beneficiado já mostra crescimento e maturidade, algo que não vi até hoje nenhum outro presidente fazer, à excepção do Bruno de Carvalho. Posso não concordar com algumas atitudes dele, mas quer me parecer que o que ele esta a fazer/tenta fazer pelo futebol português tem de ir para a frente. E por vezes chega de ir com paninhos quentes porque isso não lava a mudança alguma…

  • Trust3r
    Posted Abril 8, 2014 at 2:33 pm

    Muito bem, chega de circo. Se os presidentes se querem queixar das arbitragens que o façam de maneira correcta, junto das instituições responsáveis e não com conferências, vários comunicados, piadas, bocas, etc, com o objectivo de virar as atenções das derrotas para as arbitragens e pressionar os árbitros. Não está tudo bem nas arbitragens, mas como tem sido até aqui, só ficava pior.

    Mas reafirmo, que para mim a suspensão de presidentes por curtos períodos de tempo não resulta em qualquer penalização na prática. Podem exercer a sua actividade na mesma de forma não oficial.

  • Mike-UK
    Posted Abril 8, 2014 at 2:32 pm

    Paga mais do dobro daquilo que o clube foi punido em primeira instancia no caso "Taca da Liga".
    Tudo no futebol portugues esta' errado. Honestamente nao acredito que adepto nenhum, seja de que clube for, esteja satisfeito com o estado do nosso futebol no que diz respeito a quem manda nele e quem o julga.
    10 anos de ouro na europa, tantas participacoes em finais, seja de seleccoes (principal e camadas jovens), seja de clubes, melhor jogador do mundo, uma aposta renovada no jogador portugues, bons espectaculos (a primeira liga este ano tem dado jogos de muita qualidade e muita competitividade) tantas coisas boas que os nossos treinadores e artistas fazem – 'as quais ainda acresce termos o melhor arbitro do mundo – e depois a administracao da nossa bola e' uma palhacada como nao se ve em mais lado nenhum.
    A qualidade do nosso futebol ultrapassou, em muito, a qualidade dos nossos dirigentes.
    Nos anos 80, enquanto tivemos dirigentes aceitaveis, os recursos eram banais, hoje com tao bons recursos o corpo dirigente e' uma verdadeira nodoa. E como Sportinguista tenho de aqui incluir o Bruno de Carvalho que apesar das boas ideias e bons projectos acaba por ter uma postura que e' a total negacao do discurso de seriedade que tanto atira da boca para fora.
    Tem todos de mudar, caso contrario, esta nova geracao de miudos que tem finalmente categoria para ganhar algo de significativo a nivel internacional, vai estar 'a merce do total e completo 'regabofe'

  • Fernando
    Posted Abril 8, 2014 at 2:30 pm

    O mais engraçado no meio disto tudo, e independentemente de clubismos, é que pelos vistos um dirigente/treinador não pode constatar a verdade (isto é o arbitro errou) que é imediatamente lhe instaurado um processo que visa a suspensão da sua função. Os árbitros erram grosseiramente, não vejo punição nenhuma (pelo contrario remetem-nos para jogos da 2ª Liga para mantarem os rankings na FIFA). Vejo agressões de jogadores, treinadores, comportamento incorreto por parte de adeptos e jogadores, vejo cartões amarelos indevidamente mostrados outros que ficaram por mostrar e os responsáveis na Liga e Federação Liga de Arbitragem olham para o chão… algo vai mesmo muito mal no futebol português.

    • Anónimo
      Posted Abril 8, 2014 at 3:13 pm

      a forma como criticam é que está errada, focam toda uma perda de pontos por culpa do árbitro, os adeptos vão atrás como autenticos atrasados, e depois aparece o talho do manuel mota vandalizado, o proença com dentes partidos, a segurança da família dos árbitros posta em causa…devem achar isto bonito.
      `
      josé

    • Jose Seabra
      Posted Abril 8, 2014 at 3:02 pm

      Oh Fernando isso é um disparate tremendo. Com que então o que os dirigentes fazem é constatar a verdade? O Vieira disse que o árbitro era cego, Pinto da Costa não me lembro do que disse sobre o Estoril mas pediu para Artur Soares Dias nunca mais apitar o Porto após o jogo com o Benfica, e já nem falo de Bruno de Carvalho que é uma constante numa época em que o Sporting já teve imensos jogos a ser beneficiado. O que me preocupa é que em Portugal a culpa é sempre dos árbitros, nunca é da nossa equipa que não jogou nada, nunca é culpa do adversário por ter sido melhor, é sempre os árbitros. Eu vejo erros muito mais grosseiros na Liga Espanhola, na Liga Inglesa, etc, e não se passa o que se passa em Portugal, os dirigentes infelizmente têm muito tempo de antena e estas suspensões e multas são absolutamente ridículas. Enquanto não começarem a aplicar multas e castigos pesados por declarações vergonhosas que os dirigentes fazem, o futebol português vai ser o que sempre foi.

    • Lino
      Posted Abril 8, 2014 at 3:01 pm

      é a forma como constatam. sendo o arbitro um ser humano, errar é natural e acaba sempre por acontecer. usar isso para justificar seja o que for ou acusar a dignidade da pessoa não pode ser aceite

    • Anónimo
      Posted Abril 8, 2014 at 2:49 pm

      então também deviam falar a verdade quando erram a favor deles, o que não acontece… ~

      José

  • Miguel
    Posted Abril 8, 2014 at 2:29 pm

    estes castigos ao vieira e ao pinto da costa servem apenas para branquear a vergonha que seria castigar só o Bruno de Carvalho..já os vimos a fazerem declarações piores e a passarem impunes…como seria se fosse só o Bruno de Carvalho a ser castigado??

    veremos de quantos meses será esse castigo..cheira-me que 6 meses ou mais..o presidente do Sporting CP é claramente o alvo a abater…veio mexer com muito do status quo instalado

  • Super Dragão
    Posted Abril 8, 2014 at 2:28 pm

    Suspensões da tanga … Mas quem é que quer saber que o presidente seja suspenso? Que influência tem isso nos clubes? Principalmente nos grandes que têm boas estruturas? Não percebo, sinceramente

  • gepeto
    Posted Abril 8, 2014 at 2:27 pm

    Como se a suspensao de um presidente ou de um treinador resulta-se em alguma coisa pratica

  • Anónimo
    Posted Abril 8, 2014 at 2:25 pm

    Luís Filipe Vieira, Pinto da Costa, a seguir Bruno de Carvalho certamente…
    E eu aqui a pensar que vivia num país onde a liberdade de expressão existia.
    Ditaduras camufladas em Democracias, eis a sociedade de hoje em dia.

    Cumprimentos,

    Francisco TM

    • Anónimo
      Posted Abril 8, 2014 at 4:09 pm

      José Seabra, defende que as criticas têm que ser feitas com substância, e portanto na sua critica "constrututiva" decide atacar a pessoa que expressou a sua opinião e difamou a sua educação e cultura, pois bem José Seabra a falta de educação talvez não seja minha. Estou sempre disponível para trocar impressões e opiniões, apenas poderia ter dito que não concorda com a minha opinião mas optou por outros meios. Não faz de si nem melhor nem pior = igual a todos nós.

      Francisco TM

    • MosqueteiroSLB
      Posted Abril 8, 2014 at 3:59 pm

      rui ferreira pressao nao traz melhores arbitragens, apenas erros a favor de quem fez a pressao…
      se e para serem castigados que sejam todos.

    • Anónimo
      Posted Abril 8, 2014 at 3:39 pm

      Renato, então nunca mais irás criticar uma arbitragem certo? O estado do país? O tempo? Certo? Onde é que se põe em causa a liberdade do arbitro? É livre de errar, daí não terem castigos quando errem, mas daí a não poder dar a sua opinião quando se é prejudicado!? Sinceramente, talvez o hipócrito aqui não seja eu. Agora em diante espero não ver nenhum comentário seu a criticar algo que seja então, fico à espera..

      Francisco TM

    • Renato
      Posted Abril 8, 2014 at 3:28 pm

      Problema é mesmo esse, é que mais de metade da comunidade adepta de de futebol em Portugal nao consegue ou nao quer perceber.

    • David Gomes
      Posted Abril 8, 2014 at 3:26 pm

      Essa frase de que a nossa liberdade acaba onde a dos outros começa é muito bonita, só é pena que não tenha nada a ver com o caso. Uma coisa é liberdade, outra é bom senso, e é exactamente esta última que falta à grande maioria dos dirigentes portugueses para que estivessem calados sobre a matéria das arbitragens.

    • Jose Seabra
      Posted Abril 8, 2014 at 3:21 pm

      Eu fico estupefacto com comentários destes em pleno século XXI, e muito provavelmente são jovens a fazê-lo. Com que então pode-se chamar cego a um árbitro como fez vieira, chamar os árbitros de desonestos, dizer que não podem arbitrar mais jogos, etc? Os árbitros podem e devem ser criticados, mas criticas com substância, não este populismo absurdo apregoado pelos nossos dirigentes, isto tem que ser severamente punido. Eu nunca vi um dirigente dizer que um jogador falhou um golo do propósito, mas estou constantemente a ouvir criticas neste sentido a árbitros. Infelizmente a cultura futebolística em Portugal é muito limitada. Mas isto é um problema muito mais fundo, não interessa aos nossos governos investir na educação e depois ouvem-se e lêem-se barbaridades como estas.

    • Rui Ferreira
      Posted Abril 8, 2014 at 3:06 pm

      Renato, não percebo como é que críticas aos arbitros põem em causa a liberdade de outros. E também não percebo qual é o problema de se fazer pressão para que se melhore o nivel das arbitragens em portugal.

    • Anónimo
      Posted Abril 8, 2014 at 2:56 pm

      ~Concordo com o Renato, independente da tua liberdade de expressão, ela acaba quando acaba a dos outros e portanto deves ter cuidado com o que dizes. Ainda para mais quando se trata de figuras importantes como são os presidentes do benfica, sportimg e porto.

      Trabalho vergonhoso? acho uma piada, não são capazes de falar assim quando são beneficiados, hipocritas. O montero está dois meses sem marcar um golo, ganha num mes aquilo que um arbitro ganha num ano, mas a culpa é dos arbitros por o sporting está em segundo…

      Um campeonato não se perde apenas por erros dos árbitros…

      pedro

    • Renato
      Posted Abril 8, 2014 at 2:34 pm

      A tua liberdade acaba no momento em que pões em causa a liberdade de outra pessoa.
      E o tipo de comentarios que levaram à suspensão destes dirigentes não são mais que uma forma de pressão sobre outrem que numa sociedade livre não pode nem deve ser tolerada.
      Por isso, deixa-te de hipocrisias.

    • francisco
      Posted Abril 8, 2014 at 2:29 pm

      Concordo a 100% com o seu comentário. Nunca percebi porque é que nunca "país livre" não se pode criticar o trabalho miserável feito pelos senhores do apito semana após semana…

  • Rúben
    Posted Abril 8, 2014 at 2:23 pm

    Vieira 2 meses, Pinto da Costa 1 mês. Prevejo que Bruno de Carvalho apanhará 1 ano de suspensão, isto se conseguir ficar calado mais uns dias.

    • João Pinto
      Posted Abril 8, 2014 at 11:11 pm

      Ricciardo, não sei se tens noçao que o Bruno de Carvalho é o presidente em Portugal que diz as coisas da pior forma possivel. é agressivo a falar e nao mede as palavras que usa. gostava que me informasses quando é que o pinto da costa e o vieira foram assim agressivos. ja agora, lembra-me só da frequencia com que o pinto da costa, vieira e o bruno de carvalho lançam comunicados a criticar arbitragens. só para terminar, como sportinguista que és, tens sorte em ainda poder ir ver jogos ao estádio. já ouve clubes em que as claques foram proibidas de ver jogos por menos do que o movimento basta faz. dito isto, despeço-me com um conselho. aprende a ver as coisas para todos os lados e nao só a favor do teu clube

    • Anónimo
      Posted Abril 8, 2014 at 7:44 pm

      Dizer que vai processar os árbitros que foram responsáveis pela posição do SCP no ano passado, segundo o que ouvi, e se a UEFA quiser pegar pode dar descida de divisão.

      Miguel Almeida

    • Ricciardo
      Posted Abril 8, 2014 at 3:53 pm

      Pinto da Costa não foi punido pelas criticas, foi punido pela forma das criticas e a escolha de palavras,

      se Bruno de Carvalho ainda não foi punido, é porque não encontraram palavras ou insinuações ditas de forma a que pudesse ser alvo de castigo…

      há muitas formas de comunicar, uns sabem dar chapadas de luva branca sem perder a compostura, outros não… daí que alguns quando perdem a compostura são castigados. foi o que aconteceu com Vieira e Pinto da Costa

      Aos que falam de Bruno de Carvalho desafio-os, a colocarem aqui as palavras ou frases na qual ele merece castigo (e o motivo…), garanto que não encontram frases ou palavras que sejam merecedoras de castigo…

    • Jose Seabra
      Posted Abril 8, 2014 at 3:17 pm

      Sérgio também me parece que ainda haverá outro castigo para Pinto da Costa, sou portista, mas para mim tudo o que sejam declarações deste género têm que acabar. Mas estas punições são demasiado leves.

    • Sérgio Freitas
      Posted Abril 8, 2014 at 2:53 pm

      antes ainda falta o castigo ao Pinto da Costa por ter "falado" do Artur Soares Dias ;)

  • Luke Psywalker
    Posted Abril 8, 2014 at 2:20 pm

    E o António Salvador? Foi arquivado, certo?

Deixa um comentário