Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: «É sempre a mesma coisa. Pode ser que a FIFA e UEFA consigam que o ano passe a ter 400 dias. Os jogadores e treinadores pedem mais qualidade e o mundo do futebol só quer quantidade»

O novo formato da Liga dos Campeões vai ter ainda mais jogos o que mereceu um comentário peculiar de Pep Guardiola.

39 Comentários

  • Boris
    Posted Abril 23, 2021 at 2:04 pm

    Quantos mais jogos mais apostas a malta faz.
    Tirando as brincadeiras, tanto a UEFA como Super 12 é tudo a mesma laia só olham para os cofres, o resto que se lixe.

    • BrunoV
      Posted Abril 23, 2021 at 2:23 pm

      Olha que a brincar, tens razão!

      Recentemente, um dono de uma franchise nos U.S.A (não me lembro de qual, nem da modalidade) disse que não ia precisar do dinheiro dos direitos televisos, dado que o volume das apostas têm vindo a subir e ele tinha lucrado com isso (tem uma casa de apostas).

    • DiogoC
      Posted Abril 23, 2021 at 6:26 pm

      Mas os jogadores e os treinadores acham que o dinheiro pra os salários que exigem vem de onde. Será que aceitavam reduzir o número de jogos em um terço e ter igual corte nos salários? Aceito quando disserem queremos menos jogos e estamos dispostos a ganhar menos para que isso seja viável

  • Joga_Bonito
    Posted Abril 23, 2021 at 2:06 pm

    Então façam menos tours na Ásia, aí é que parece que as lesões e o desgaste nunca se colocam…

    • Abbas
      Posted Abril 23, 2021 at 2:57 pm

      O quê? Fico embasbacado. Ir uma semana em regime de pré-época a um país longínquo é comparável a isto? O Benfica nos anos 50 já fazia tours no verão a Angola ou Brasil. Faz inclusivamente bem ao espírito de grupo. Incrível como defendes acerrimamente o futebol à antiga, mas simultaneamente defendes a Uefa e a Fifa.

      • Estigarribia
        Posted Abril 23, 2021 at 3:24 pm

        Abbas,

        Em relação às pré-épocas na Ásia concordo com o Joga_Bonito. Essas digressões á Ásia é pura e simplesmente por amor ao dinheiro e não por paixão pelo jogo. O futebol como antigamente se via é muito mais bonito e há muito mais mística; nos dias de hoje, os jogadores, na sua esmagadora maioria, são usados como mercadoria que andam para cá e para lá.

        Saudações Leoninas

        • Abbas
          Posted Abril 23, 2021 at 5:18 pm

          Quando nos anos 50/60/70, as equipas europeias iam a África ou aos EUA, devia ser pelo amor ao futebol.

          • Estigarribia
            Posted Abril 23, 2021 at 5:39 pm

            Mas nessas alturas, os jogadores não ganhavam as fortunas desmesuradas que hoje em dia os jogadores, alguns com idade de 17 e 18 anos, ganham. Havia mais paixão pelo jogo jogado e os jogadores respeitavam os seus clubes.

            Saudações Leoninas

            • Abbas
              Posted Abril 23, 2021 at 7:04 pm

              Se os jogadores hoje ganham o que ganham, tbm se devem a essas digressões que ajudaram a internacionalizar o futebol e os campeonatos europeus.

        • BrunoAfonso 12
          Posted Abril 23, 2021 at 5:22 pm

          Aqui o problema não é a questão do dinheiro. É a questão do desgaste. O Benfica no tempo do Eusébio sempre teve esse tipo de digressões e o Eusébio tinha que jogar, mesmo lesionado, porque o caché que o Benfica recebia não seria o mesmo caso o Eusébio não jogasse.

          Agora dizerem que ir para a Ásia em Julho, em plena pré temporada, preparar as suas equipas lá desgastam os jogadores não faz sentido nenhum.

          A verdade é que os calendários são pesados para os jogadores e mal construídos, principalmente por causa dos jogos internacionais. Era passar os jogos internacionais para o mês de Junho, e deixar aquelas semanas em que não se compete por causa das competições internacionais, provavelmente o calendário não seria tão desgastante nos últimos meses do campeonato.

          Para além disto, há um ponto que é preciso dizer. O Guardiola ou o Kloop queixam-se de que os jogadores jogam demasiado, mas ao mesmo tempo eles ou não fazem as substituições, mesmo com os jogos resolvidos, ou fazem as substituições nos últimos minutos da partida.

      • Joga_Bonito
        Posted Abril 23, 2021 at 3:29 pm

        Quem defende a FIFA? Eu é que não sou de certeza. Apenas apontei a hipocrisia de se queixar de n de jogos mas depois fazem deslocações a países a milhares de quilómetros, onde todas as estrelas são mostrados. Ao que parece só se lesionam a jogar contra os Brightons ou Oviedos, se fossem jogar na sua supertreta fechada entre si, nem se queixavam. É total hipocrisia dele falar de aumento de calendário quando são estes clubes que puxam para jogos serem feitos na Ásia, com grandes deslocações e viagens exaustivas, mas aí em troca de um cheque chorudo o cansaço desaparece …

    • BrunoAfonso 12
      Posted Abril 23, 2021 at 5:13 pm

      Desgaste antes do início dos jogos oficiais e com treinos pesados? Faz algum sentido? Nesse caso, o Benfica não devia fazer a pré época em Inglaterra, Suíça ou mesmo Estados Unidos porque também desgasta os jogadores.

      • Joga_Bonito
        Posted Abril 23, 2021 at 5:43 pm

        Todos os jogos, amigáveis ou não têm desgaste e risco de lesões. Apenas se apontou aqui a hipocrisia de criticar isto mas terem exigido superligas onde os jogos seriam de nível máximo, com imenso desgaste, mas aí já não se queixa. Ou as tours na Ásia, em temperaturas difíceis apenas para receberem cheques. Guardiola está a ser hipócrita, se fosse para a SL já não havia cansaço…

        • BrunoAfonso 12
          Posted Abril 23, 2021 at 9:21 pm

          O Guardiola sempre foi contra a superliga, como é que ele estaria a ser hipócrita se fosse a superliga sendo ele contra a competição?

          • Joga_Bonito
            Posted Abril 23, 2021 at 10:16 pm

            Este discurso dele que “queremos qualidade não quantidade” é uma subtil defesa da SL, em que se vende a ideia que importa competir contra os melhores e não contra pequenos. Jogos em qualidade é um eufemismo para SL…

  • coach407
    Posted Abril 23, 2021 at 2:18 pm

    Completamente de acordo. Não gosto nada do novo formato da Champions. Em vez de melhorar só piorou.

    Qualquer dia Portugal tem de levar o Nacional à Champions em vez do Benfica por uma politica de coesão territorial ou uma teoria assim do género de proteger os desfavorecidos.

    Implora-se por mais qualidade na Champions e dá-se mais quantidade de sono.

  • Alex03
    Posted Abril 23, 2021 at 3:09 pm

    Curiosamente o City queria juntamente com os restantes clubes participar nas provas nacionais e na famosa Super Liga onde iria jogar num grupo de 10 equipas a 2 voltas que daria 18 jogos + playoffs. Isto é um numero de jogos acima dos que irá fazer na nova UCL, onde provavelmente irá encontrar adversários que permitam rotação.
    No entanto o seu discurso perante a Super Liga não foi centrado na quantidade de jogos, mas sim no que significado de competição.

    No entanto percebe-se…afinal não passa de um funcionário.

  • CarlosFCP
    Posted Abril 23, 2021 at 3:40 pm

    É sempre a mesma coisa porque já mete nojo

    Gajos que terminam o dia de trabalho de 2/3 horas à hora de almoço a queixarem se da quantidade de jogos

    Os jogadores que se deitem mais cedo e os treinadores que façam mais rotação do plantel

    Caso contrário podem experimentar 1 ano na vida real, mas esse cenário não é aconselhável, prevejo muitos suicídios

    • Joao Duarte
      Posted Abril 23, 2021 at 5:00 pm

      Claramente que não fazes a mínima ideia do que estás a dizer.

    • Kafka
      Posted Abril 23, 2021 at 5:08 pm

      True

    • Bamboo331
      Posted Abril 23, 2021 at 5:28 pm

      Os trabalhadores agrícola trabalham 8 horas por dia, em trabalhos de esforço físico continuo, a acordar às 5 da manhã, durante uma vida ou boa parte dela; chegam ao fim do dia recebem 30€ com sorte e ainda agradecem muito. Estes, são sempre uns pseudo explorados, por terem que dar um bocadinho mais. Não quero com isto defender a UEFA que contribui muito para o fedor que é o futebol. Só quero constatar a falta de noção do mundo que as pessoas do futebol têm, em constante queixume por tudo e por nada como se os “problemas” que têm fossem relevantes

      • Kafka
        Posted Abril 23, 2021 at 5:48 pm

        True

      • Francisco Parrinha Guerreiro
        Posted Abril 23, 2021 at 5:52 pm

        Provavelmente não tens noção da barbaridade que acabaste de escrever, porque nunca deves ter trabalhado no campo um minuto sequer da tua vida, mas eu já, várias vezes, além de trabalhar na área da construção civil, e posso-te adiantar que o “esforço físico contínuo” do trabalho do campo ou das obras não tem nada a ver com o esforço físico de alta competição.
        Posso também dizer-te, com conhecimento de causa, que “30€ com sorte e ainda agradecem muito” já não existe há, pelo menos, uns 20 anos. Mas se tu quiseres vir fazer a jorna para mim a 30€ eu contrato-te já.
        Faz-me confusão como vocês lêem um blog de desporto, com predominância de futebol, e comentam nesse mesmo blog, se são assim tanto contra tudo o que envolve o desporto e o futebol.

        • Bamboo331
          Posted Abril 23, 2021 at 6:48 pm

          Conheço quem faça jornas de trabalho agrícola a receber a 30€, infelizmente conheço.
          Obviamente o esforço de alta competição não tem nada a ver com o esforço destes para o bem e para o mal, são regimes diferentes; mas essa não é a questão central. O que eu digo é que à volta deste desporto faz-se muito alarido à custa de problemas menores como se fossem os maiores problemas e como se fossem grandes vítimas de alguma coisa. Sigo um blog desportivo como este porque sou apaixonado pelo desporto em geral, pela prática e por acompanhar muitos desportos; não sei em que é que isso confronta com não gostar de algumas atitudes dos intervenientes fora dos campos; tal como gostar muito de música e não concordar com coisas que os artistas fazem ou digam impede que eu aprecie a sua música.

          P.S. esse pequeno ataque pessoal era desnecessário e foi ligeiramente indecoroso. Conheço muito bem o trabalho no campo, tenho algumas horas dele em cima. Dias suficientes para saber que é dos trabalhos mais absurdamente duros que conheço física e psicologicamente. Felizmente, por sorte minha, tenho possibilidade neste momento poder fazer coisas que são laboralmente mais bem tratadas e não ter que me sujeitar a esse trabalho que por vezes roça o desumano

      • Abbas
        Posted Abril 23, 2021 at 10:08 pm

        Se eles têm falta de noção da realidade, tu também tens. Nem 8, nem 80.

    • ktc
      Posted Abril 23, 2021 at 5:35 pm

      Duvido que existe um único atleta que só “trabalhe” 2/3 horas por dia

    • RomeuPaulo
      Posted Abril 23, 2021 at 5:51 pm

      Com este comentário posso claramente que nunca tiveste de dirigir um treino ou sequer um microciclo/mesociclo.

      Se queres ter qualidade no futebol, é preciso reduzir o número de jogos, se continuar-se a priveligiar a quantidade de jogos, cada vez os jogos serão mais medíocres.

      • Bamboo331
        Posted Abril 23, 2021 at 10:40 pm

        Não queria com isto menosprezar o trabalho dos jogadores. Nem concordo com que trabalhem 2/3h por dia. Se é isso o que acontece com atletas amadores não é certamente o que acontece neste tipo de profissionais. Só queria salientar, que se queixam muito e têm voz a mais para o que realmente sofrem.

    • Abbas
      Posted Abril 23, 2021 at 10:10 pm

      Isso não é argumento. Há trabalhos mais duros, mas para haver qualidade não é mandá-los jogar 150 jogos/ano pq há gente que trabalha mais e ganha menos. Só irá piorar a qualidade e o produto final. Não dá para exigir a um realizador que faça x filmes/ano ou a um pintor x quadros/ano, não é assim que o processo criativo funciona. Se forçares, deixa de prestar.

  • hortalica
    Posted Abril 23, 2021 at 5:00 pm

    O Guardiola também se podia queixar directamente do City, ainda para mais quando queriam jogar a SuperLiga que iria aumentar o número de jogos numa época. Se nem o City tem interesse em reduzir o número de jogos (mais receita) porque é que a FIFA/UEFA haveriam de ter? Nem o próprio clube defende os jogadores e querem que sejam outros organismos que lucram com isto?

  • Mantorras
    Posted Abril 23, 2021 at 5:30 pm

    Uma coisa e certa, a coerencia no discurso existe: queixa-se sempre disto, ano apos ano.
    Outra coisa e certa, coerencia nas accoes nem tanto, ja que com 5 subs muitas vezes so faz uma…
    E por fim, acrescento a quem diz que falta tempo de treino, havera melhor treino que competicao? E escolher as prioridades, ter um plantel suficiente eles ja tem, rodar convenientemente, substituir convenientemente, gerir as competicoes de acordo com as expectativas e pronto.
    Concordo com o que diz o Kacal, que as competicoes de seleccoes deviam ter mesmo os apuramentos no final das epocas, e jogar os mesmos “seguidinhos”, ajudava a retirar a fadiga das viagens e a alteracao de contexto mais frequente…

    • v de vendetta
      Posted Abril 23, 2021 at 6:01 pm

      O Guardiola não gosta de substituir, e eu concordo com ele, a grande maioria dos jogadores que entram não conseguem encontrar rapidamente o ritmo competitivo do jogo.

      • Mantorras
        Posted Abril 23, 2021 at 6:38 pm

        Ha tantos casos de joogadores que nao entram no ritmo a meio do jogo, como de jogadores que entram e mudam a partida completamente. Nao me parece que haja uma maioria de qualquer um dos lados.

        O jogo esta a evoluir no sentido de mais substituicoes e este e o unico ponto onde Guardiola e mais conservador do que progressista. Errado nao esta, ate porque a sua equipa controla muito o jogo, por norma, e isso traz menos fadiga, porque tem a bola a maior parte do tempo e controlam o ritmo… mas a regra nao e jogar a City (pelo menos ainda).

        De qualquer forma, falo nisso do simples ponto de vista de gestao de esforco, porque e disso que se trata, e acho que e um ponto de incoerencia entre discurso e accao que ele demonostra, nada mais que isso.

    • DiogoC
      Posted Abril 23, 2021 at 6:23 pm

      Só diz isto quem não segue os jogos do City. Se há treinador que roda jogadores é o Guardiola. Quem joga o fantasy tem imensas dores de cabeça a tentar perceber quem do city vai jogar :)

      • Mantorras
        Posted Abril 23, 2021 at 6:35 pm

        Pois… realmente deve ser isso. Repara que, “so diz nao sei o que quem nao sei que mais” e capaz de ser… ligeiramente precipitado, quando aquilo que apontei em relacao ao Guardiola, como incoerencia nas accoes, foi em relacao as substituicoes, nao em relacao a rodar a equipa. Isso eu refiro como contra argumento a falta de tempo de treino, como quem diz que o paradigma e que tem que mudar, e treinar-se em competicao… e isso, o Guardiola vem fazendo bem, ou a equipa dele joga o futebol (unico) que joga por magia?

  • Estivela
    Posted Abril 23, 2021 at 5:46 pm

    Aumentem o plantel. Estes clubes têm dinheiro para isso.

  • Macaco
    Posted Abril 23, 2021 at 9:59 pm

    Reduzam ordenados para numeros reais e nao pornograficos e talvez ganhem o direito a trabalhar menos que o comum mortal que num ano tem 20 dias de férias.
    Enfim… com a vid que levam e tendo em conta a suposta “curta carreira” dar ao litro é mais que obrigação destas equipas de elite

Deixa um comentário