Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Pogacar rebenta com a concorrência e já tem o Tour no bolso

Exibição monstruosa do fenómeno esloveno (mais uma), sendo que há muitos anos que não se via um cenário semelhante. Pogacar voltou a atacar de longe, mas desta vez ‘rebentou’ por completo a concorrência e, teoricamente, só uma queda poderá impedir novo triunfo no Tour (não tem a concorrência de Thomas e Roglic, que provavelmente até vão abandonar, e o único que o pode beliscar é Carapaz, que já está a mais de 5 minutos). 

Impressionante! Tadej Pogacar deu espetáculo na etapa 8 do Tour e chegou à liderança da prova, após rebentar toda a concorrência com um ataque a cerca de 30 km da meta. O esloveno deixou todos para trás e apenas não conseguiu alcançar o vencedor da etapa, Dylan Teuns, que ofereceu mais um triunfo à Bahrain (2.ª vitória seguida). Pogacar tem agora menos 1’48” que Van Aert e 4’38” que Lutsenko, que nem são puros trepadores e provavelmente vão perder tempo nos próximos dias. Já Urán é 4.º a 4’46” e Carapaz 6.º a 5’01”.

Imagem

36 Comentários

  • Joao Ferreira
    Posted Julho 4, 2021 at 12:01 am

    Grande show de Tadej Pogacar!
    No entanto, não concordo que tenha “arrumado” a questão da camisola amarela. Depende muito da postura de 3 equipas: Jumbo, Ineos e Movistar.
    A Jumbo perdeu Roglic (provavelmente o único capaz de fazer frente a Pogi na montanha e que se defende bem no ITT), mas continua com 2 corredores com grandes hipóteses de ficar em TOP10 (Vingegaard a TOP5 e Wout van Aert TOP10) e tem Kruijswijk, Sepp Kuss e Tony Martin para o comboio. A Ineos tem Castroviejo, Kwiatowski, Porte, Thomas e Geoghegan Hart que podem trabalhar para Carapaz. A Movistar tem que decidir se ataca a geral com Mas, Lopez e o veteraníssimo Valverde.
    Acredito que, se estas 3 equipas se unirem contra Pogacar, a UAE não tem equipa (apesar de ser um boa equipa, não é uma grande equipa) para acompanhar. E o esloveno corre o risco de ficar muitas vezes “sozinho contra o mundo” nas montanhas (Majka viu-se pouco até agora, Formolo hoje deve estar de rastos e o Rui Costa, depois de todo o trabalho de ontem e depois do que fez hoje, do alto dos seus 34 anos, deve estar um farrapo).
    E num Tour de France que, na primeira semana, teve mais surpresas que alguns Tours ao fim de 3 semanas…

  • Sporting1906
    Posted Julho 3, 2021 at 10:38 pm

    Que show de Pogacar! Destruiu completamente a concorrência, acho que foi a etapa mais avassaladora que já vi um ciclista fazer numa grande volta.

  • cards
    Posted Julho 3, 2021 at 5:34 pm

    Com ou sem queda na etapa 1 Pogacar venceria na mesma.
    Quando se escreve que João Almeida pode vencer um Tour em 2é perceber pouco de ciclismo. Dificilmente vence nos próximos 5 anos

    • Kafka
      Posted Julho 3, 2021 at 8:52 pm

      Cards

      Cuidado com esses prognóstico…. O Froome em 2008 tinha 23 anos, quem é que em 2008 dizia que ele podia vencer o Tour? Nem a mãe dele devia acreditar nisso… E olha já tem 4 ganhos

      Portanto cuidado com essas previsões sobre o João, pode não ganhar mas às vezes é tudo uma questão de ir parar à equipa certa …. Com 23 para já está melhor do que o Froome com os mesmo tempo 23 anos

      • AndreChaves9
        Posted Julho 3, 2021 at 10:05 pm

        O Froome não é nem nunca será ponto de comparação para qualquer ciclista.

        • Kafka
          Posted Julho 3, 2021 at 11:47 pm

          Não quis comparar, até porque tenho 99,999999%.de convicção que o Almeida não terá um palmarés sequer parecido ao Froome

          O meu ponto é no sentido de o ciclismo não é todo linear e atletas que aos 23 anos não se dá muito por eles, não significa que aos 33 não possam estar a lutar pelo Tour…. Dei o exemplo do Froome mas podia dar outros….

          Geraint Thomas em 2009 com 23 anos quem é que dizia que ele ganharia uma volta a França? Há vários casos

          Basta o Almeida ir parar a uma Ineos e ser “preparado” para tal e porque não em 2031 vencer o Tour?

          Os corredores da Sky que ganharam o Tour nesta última década, aos 23 anos ninguém se os apontava com vencedores, tirando o Bernal, os outros aos 23 anos eram apenas mais uns na multidão…

    • Richrad
      Posted Julho 3, 2021 at 7:48 pm

      Seria ótimo ver o João enquadrar os quadros da UAE que cada vez mais torna-se num projeto muito promissor e sustentável no WT ( a equipa que leva neste Tour é prova disso).

      Se o português poderá vir um dia a lutar pelo Tour? Porque não…
      Não terá que necessariamente estar a competir com Pogacar, por exemplo que poderá falhar a mítica prova por lesão, por opção técnica ou por outros afins.

      A questão principal do João não é se teremos um Português a lutar pelo Tour, mas sim o facto de estarmos perante o atleta que melhores resultados desportivos ( depois de Agostinho) poderá dar a Portugal e isto, se num pequeno rácio e comparação fizermos com outras potências na modalidade, só teremos que nos orgulhar se virmos o João conquistar top-10, top-5, etapas.

      Saudações Desportivas

      • ktc
        Posted Julho 3, 2021 at 9:29 pm

        Não esquecer que o Rui Costa foi campeão do mundo, o Rui tem uma carreira fenomenal

        • Sporting1906
          Posted Julho 3, 2021 at 10:37 pm

          O Rui Costa tem uma carreira fenomenal mas o João Almeida tem potencial para chegar a um patamar superior ao Rui Costa, ao José Azevedo e a qualquer português da história excepto talvez o Joaquim Agostinho.

          • ktc
            Posted Julho 4, 2021 at 1:03 am

            Ele talento tem, mas em Portugal exagera-se logo assim que se vê alguém jovem com talento. Nós temos tido grandes ciclistas, Rui Costa Campeão Mundial, Sérgio Paulinho Medalha de Prata em Jogos Olimpicos e um Gregário de luxo.. O João , apesar de jovem, já mostrou que tem qualidade para ser consistentemente um top 10 numa grande volta. Agora é dar tempo, ele pode at+e nao passar disto mas já será bom, nem todos os atletas atingem o pico na mesma altura, por isso não gosto de criar muitas expectativas

            • Sporting1906
              Posted Julho 4, 2021 at 6:41 pm

              Não considero que esteja a exagerar. O João tem potencial para lutar pela vitória nas grandes voltas e se o conseguir fazer com regularidade e lhe juntar alguns pódios já vai ser superior a qualquer português excepto o Agostinho.

            • AndreChaves9
              Posted Julho 4, 2021 at 9:26 am

              Sérgio Paulinho e o mito de ser um gregário de luxo… Quanto muito foi um amigo do Contador… Essa foi a sua maior carta.

  • BobbyRalboa
    Posted Julho 3, 2021 at 5:07 pm

    Alguém que perceba de ciclismo pode ele dizer se seria possível Pogacar ter uma preparação para ir às três grandes voltas e tentar ganhar as três no mesmo ano ? É que parece com 22 anos estar acima de todos mas com muita distância tirando para roglic mas já tem mais de 30
    Se alguém me poder responder

    • Fut765
      Posted Julho 3, 2021 at 6:13 pm

      Parece-me muito difícil, pelo menos para já. Apesar de apresentar condições físicas soberbas, acho que ainda é muito novo para tentar algo do género. Agora, tendo em conta o fenómeno que ele é, não deve ser impossível, mas há razões para nunca ninguém ter conseguido. De qualquer forma, para atingir isso vai precisar de uma maior robustez e maturidade física (que normalmente se atinge por volta dos 30 anos) e de uma grande equipa para o proteger.

    • ktc
      Posted Julho 3, 2021 at 5:57 pm

      Isso não é perceber de ciclismo é de fisiologia, dificilmente ele consegue estar nas 3 voltas na máxima força. Sendo que há ciclistas que fazem toda a preparação para estarem no pico de forma numa certa volta, é pouco provável que ele ganhe as 3 num ano. Para não falar que os colegas de equipa também teriam que estar bem, mas ai da para ir trocando de volta para volta

      • BobbyRalboa
        Posted Julho 3, 2021 at 7:10 pm

        Obrigado pela explicação
        É que mesmo em provas de um dia ele consegue acompanhar o poel alanphillipe etc ou seja como parece muito bom em tudo e eu coloquei a questão

        • ktc
          Posted Julho 3, 2021 at 7:19 pm

          Sim eu avho que não há dúvidas que Pogacar é o melhor voltista, e com larga margem, da atualidade. Mas as 3 no mesmo ano avho praticamente impossível, o que ele pode fazer é ganhar a Volta a Italia e a Espanha, porque ai tem tempo de recuperação

          • Richrad
            Posted Julho 3, 2021 at 7:44 pm

            Ver um ciclista fazer Giro e Tour, ok;
            Ver um ciclista fazer Tour e Vuelta, ok.

            Aliás, esta dupla de vitórias é conseguida ou quase ( casos recentes do Nibali, Froome e até mesmo do Roglic).
            No campo das três grandes voltas numa só temporada, considero impossível mesmo para um fenómeno chamado ” Pogacar”.

            Por mais que se prepare uma época, com ciclos muitos específicos de trabalho/recuperação, o ciclismo deve ser do desporto com mais variáveis que contribuem para o sucesso final de um ciclista ( um dia mau, uma queda, um furo e tantas outras coisas podem acontecer num só km).

            Acredito que o Pogacar, em condições normais, arrecadará o Tour e irá à Vuelta disputar a prova. Como também acredito que o esloveno vá num futuro próximo lutar por Giro e seguir para a defesa do Tour. Agora, as três provas num mesmo ano não consigo ver ninguém o fazer.

            Um facto curioso é que de certa forma tal situação “aconteceu”. O Froome conquistou no ano civil o Tour e a Vuelta e na época seguinte, o Giro.

            Saudações Desportivas

  • LuisM
    Posted Julho 3, 2021 at 4:40 pm

    Que limpeza.
    Sempre bom ter este tipo de ciclistas, como Wout Van Aert , Van der Poel, e o próprio Pogacar. Sem medo de atacar corridas, seja a 10, 20, 50 ou 150km da meta.
    Só é pena a queda de Roglic, que parecia o único com pernas para acompanhar este Pogacar.

  • DNowitzki
    Posted Julho 3, 2021 at 4:29 pm

    E, de súbito, voltámos ao ciclismo dos anos 80.

    Por hoje, acabaram os «sprints» a 1 km da meta de montanha, ou os intermédios para ganhar 6 segundos. Hoje, foi trepar por ali acima e quem tem pernas vai, quem não tem fica.

    Por outro lado, fantástico para o Teuns, que veio para o Tour alguns dias apenas após a morte do avô. Deve ter sido profundamente emotiva a vitória para ele.

    Venha amanhã e mais espetáculo!

  • Kafka
    Posted Julho 3, 2021 at 4:22 pm

    Se aos 22 anos consegue o 2o tour, o recorde de 5 vai começar realmente a ser equacionado… Sem lesões graves terá até ao tour 2034 para conseguir vencer “só” mais 3 tour….. Não é de todo improvável

    Podemos estar a assistir ao nascer da maior lenda de sempre da história da maior prova de ciclismo do Mundo

    • Fut765
      Posted Julho 3, 2021 at 6:17 pm

      Provavelmente estaremos até na presença de um futuro candidato a melhor de todos os tempos. Não me recordo de ninguém que reunisse tantas características distintas. É um ciclista que consegue trepar como os melhores trepadores, fazer TT ao nível dos melhores, sprintar de um forma impressionante, descer igualmente muito bem, talhado para Grandes Voltas, mas também para voltas de menor duração e até clássicas e monumentos. E depois é um ciclista de ataque, que dá espetáculo e isso faz qualquer fã ficar rendido.

      • MGF14
        Posted Julho 3, 2021 at 7:40 pm

        Pesquisa Eddy Merckx: tem todas essas características e ainda discutia sprints. “Só” começou a ganhar grandes voltas no ano em que fez 23 anos, mas já tinha no currículo várias clássicas, monumentos e um título de campeão mundial. O Pogacar tem imenso potencial, mas precisa de ter uma carreira excepcional para igualar o Canibal.

        • Sporting1906
          Posted Julho 4, 2021 at 6:39 pm

          Sugerir pesquisar Merckx a um fã de ciclismo é parecido com sugerir pesquisar Pelé ou Maradona a um fã de futebol. Nesta analogia, o Pogacar tem o potencial para ser um Messi ou Ronaldo, será que o Remco ou até o Bernal podem ser o outro dos dois ET’s desta geração?

          • MGF14
            Posted Julho 4, 2021 at 7:18 pm

            Serviu para (re)lembrar que já existia alguém com essas características.
            Quanto à questão, eu acho que sim. Bernal se não tiver problemas físicos e Remco quando mostrar resultados em provas de 3 semanas. Vai ser muito interessante acompanhar o trio a 100% daqui a uns anos

        • Fut765
          Posted Julho 3, 2021 at 8:01 pm

          Sim, tens razão. Claro que sei quem foi Eddy Merckx. Temos tendência a esquecer quem já competiu há tanto tempo. Obrigado pelo lembrete

      • Sporting1906
        Posted Julho 3, 2021 at 7:03 pm

        Eu concordo com tudo o que disse mas o Pogacar é muito impopular entre muitos fãs de ciclismo (nos quais eu não me incluo, gosto muito do rapaz) que têm medo que um fenómeno destes só seja possível com doping.

        • Fut765
          Posted Julho 3, 2021 at 7:33 pm

          Não me parece que essas pessoas sejam realmente fãs de ciclismo ou de desporto sequer. São puristas frustados, provavelmente. Primeiro, porque o doping já existiu, existe e continuará a existir, apenas com prevalências diferentes. Segundo, isso não interessa para um verdadeiro fã. Medo que seja só possível com doping? As pessoas querem é acreditar em super-homens e acreditar em contos de fadas. E a culpa é da falta de abertura com que se fala de doping. Faz-se passar a imagem que um atleta que seja apanhado não seria nada sem tomar essas substâncias. Aliás, deve haver muitos que acreditam que se tomassem doping fariam igual e ainda acrescentam “assim também eu”. As substâncias dopantes são a ponta do iceberg… A base é genética, talento, muito trabalho, nutrição, descanso, etc. O resto é um acessório para acabar de polir a pedra preciosa e que nunca transformará uma besta em algo bestial.

          • Sporting1906
            Posted Julho 3, 2021 at 10:35 pm

            Concordo com algumas coisas mas não com a ideia principal: saber se o Pogacar está a usar doping interessa aos fãs porque faz dos resultados dele, resultados “mentirosos”. Não deixa de ser um fenómeno mas tira-lhe valor se se vier a descobrir que está dopado. Dito isto, até prova em contrário, assumo que o Pogacar está inocente e é um dos meus ciclistas preferidos pelos espectáculos que tem dado.

          • DNowitzki
            Posted Julho 3, 2021 at 10:14 pm

            O Armstrong, que era um gregário que aparecia em fugas, era apenas isso, até o «doping» começar a entrar no sistema. Assim sendo, há que continuar a combater o flagelo.

            Experimenta subir o Mont Blanc só com a tua genética; depois gasta um par de anos a dopar-te e faz novamente a subida. Vais ver a diferença de minutos que ganharás.

            • Fut765
              Posted Julho 3, 2021 at 10:44 pm

              Isso é um pouco falacioso. Nunca saberia que percentagem teria sido devido ao doping ou ao treino. O Lance não era apenas isso, foi campeão do mundo e era muito bom ciclista em clássicas e provas de um dia. E não se sabe quando o Armstrong se começou a dopar… Provavelmente até terá sido antes de ter tido cancro. Portanto, o quer que tenha mudado entretanto, não terá sido apenas o doping. É o mesmo com Froome. Também dizem que não era mais que um gregario antes de começar a ganhar GV’s. Que mudou entretanto? Tens provas de alguma coisa?

              • DNowitzki
                Posted Julho 5, 2021 at 2:01 am

                Sabe, sim. Só tens de ver a entrevista à Oprah ou o documentário.

                Sempre disse ao grupo de conhecidos que era impossível o Lance ter-se transformado da forma como transformou sem ser de forma menos lícita. Sempre o disse, porque conhecia «bem» o ciclista e acompanhava a sua carreira quase desde as corridas locais.

                E, subitamente, após o cancro, que é sempre uma situação debilitante, ele estoirou daquela forma? Ná, era impossível tamanha transformação ser «natural». Depois surgiram as suspeitas francesas de que ele tinha acusado positivo em testes, mas os mesmos tinham sido escondidos pela UCI para «não arruinar» o desporto.

                Sobre o Froome, não me pronuncio com a mesma certeza, porque, após o caso Lance, me afastei um pouco do ciclismo. Acho-o, todavia, um ciclista-robô, o que , por si, nada tem de errado.

                Para finalizar: tomar certa medicação para asma, absolutamente comum e inócua, produz um aumento de produção em quem a toma, se for ciclista. Se é assim, imagine-se o que não fará um «produto» estudado e trabalhado durante anos em laboratório.

        • Miguel Caçote
          Posted Julho 3, 2021 at 7:31 pm

          Quando a fazer a gestão da equipa tens a famosa dupla Gianetti/Matxin não terão esses medos alguma razão de ser? Para quem não sabe, basta procurar pela Saunier Duval de 2008.

          Sobre o Pogacar em si, foi uma grande performance, mas a concorrência também não é nada por aí além… A principal concorrência seria Bernal que nem veio ao Tour, mas sim ao Giro e Roglic que teve a queda que teve. Geraint Thomas foi também afetado por quedas. Se olharmos ao top 10 não há ninguém que se possa dizer que é favorito à conquista de uma grande volta. Talvez o Carapaz… mas mesmo esse é fraco no contrarrelógio e o Giro que ganhou foi mais por ter liberdade (Nibali e Roglic ficavam a marcar-se) e não por ser o mais forte. No ano passado na Vuelta lutou até ao fim e perdeu para um Roglic já com o Tour nas pernas e distante da sua melhor forma. Se verificarem os tempos hoje do Pogacar nas duas subidas não são muito díspares dos que aconteceram em outras edições.

          Col de Romme:
          2009: 26:48 – Contador, Frank e Andy Schleck e Klöden sendo que nesse dia a etapa era mais longa e mais dura.
          2018: 28:56 – Pelotão
          2021: Pogacar – 26:29

          Col de la Colombiere:
          2007: 22:00 – Juan Maurício Soler
          2009: 22:48 – Contador, Andy e Frank Shleck
          2018: 21:53 – Daniel Martin, 21:56 – Adam, Yates, Bardet, Bernal, Dumoulin, Froome, Fuglsang, Geraint Thomas, Kruijswijk, Latour, Nibali, Quintana, Roglic, Valverde.
          2021: 22:00 Pogacar.

          • Sporting1906
            Posted Julho 3, 2021 at 10:32 pm

            Esses medos têm alguma razão de ser mas eu prefiro assumir que o Pogacar é inocente até prova em contrário. Quanto à concorrência, concordo que com as quedas do Roglic e do Thomas ficou mais fraca do que habitual no Tour mas também acho que está a desvalorizar demasiado o Carapaz.

  • Alex03
    Posted Julho 3, 2021 at 4:18 pm

    Dinamitou tudo a sua volta.

    Que monstro.

Deixa um comentário