Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal: Bento convoca Nélson Oliveira; Avançado, que esta época ainda não fez um jogo a titular na La Liga, ocupa o lugar do lesionado Hugo Almeida

Registo de Nélson Oliveira na La Liga em 2012-13: 0 jogos a titular, 16 como suplente utilizado. 
Mais uma alteração na lista de convocados para o amigável frente ao Equador, no próximo dia 6 de Fevereiro em Guimarães. Nélson Oliveira, cedido pelo Benfica ao Corunha, actual último classificado do campeonato espanhol, foi chamado para o lugar de Hugo Almeida, que esta sexta-feira se lesionou ao serviço do Besiktas durante um encontro do campeonato turco. VM – O nosso leque de opções é muito reduzido (praticamente em todas as posições, na frente de ataque principalmente), depois quando elementos como Licá (foi quase sempre o melhor em campo nos 16 jogos que disputou esta época na Liga) e Edinho (4º melhor marcador do campeonato), não contam para Paulo Bento (fogem aos critérios definidos por PB), esse cenário ainda mais se agrava. Mas, quando o seleccionador é obrigado a chamar um suplente do último classificado da La Liga, parece evidente que pouco podemos ambicionar no futuro (esperemos que as equipas B e estas novas fornadas ajudem a mudar esta situação). Não está em causa a qualidade do avançado, jogador que como os leitores do VM sabem apreciamos bastante, mas é inclusive desprestigiante para Portugal, actual 7º classificado do Ranking FIFA, ser obrigado a convocar um elemento que esta época (e já passamos a 1ª metade) ainda não fez um único jogo a titular. Boa opção? Ou era a única opção? É esta a nova realidade da selecção: 3/4 elementos acima da média, 3/4 muito bons, 3/4 bons, e o resto razoáveis, muitos a jogar em equipas inferiores, alguns até mais suplentes que titulares? Como podemos ambicionar a algo, com este leque de opções? A partir de 2016 quando Pepe, Nani, Ronaldo, entrarem nos “30”, o que será da nossa selecção?

28 Comentários

  • leugimM
    Posted Fevereiro 1, 2013 at 11:38 pm

    Outro disparate. A chamada de um elemento que nem é opção no modesto Corunha, com apenas dois golos marcados e 0 jogos a titular. E Licá, João Tomás, Edinho, Pizzi e Vaz Té (…)? Ridículo.

  • Ricardo ''Mendieta''
    Posted Fevereiro 1, 2013 at 11:44 pm

    Será que é ele que faz a convocatória?…

  • Miguel
    Posted Fevereiro 1, 2013 at 11:44 pm

    Não se percebe a presença dele, mas enfim, o seleccionador é que sabe, e enquanto estiver lá, por muito erradas que as decisões sejam, temos de aceitar.

  • Sérgio Franco
    Posted Fevereiro 1, 2013 at 11:48 pm

    Senhor Paulo Bento,

    Venho por este meio comunicar que, no seu país, Portugal, há jogadores que jogam com regularidade, jovens, portugueses, que merecem uma chamada à selecção AA. Sabe, eu sei que temos de fazer uma equipa na selecção que é de todos nós mas, sinceramente, o povo quer uma selecção dos melhores jogadores e dos que estão em melhor forma. Assim sendo, qual o motivo de convocar Gomes e Oliveira? Ambos têm muito talento sim mas, e forma? Parece-me que não. Vou-lhe citar dois jogadores, um bastante jovem mas, é titular num clube designado por Vitória de Guimarães que mete mais adeptos no estádio do que o Zenit. Falo de Ricardo, avançado (ai como precisamos de encontrar alguém para fazer dupla com Ronaldo nos próximos anos na frente, mudando a táctica para 4x4x2). No Estoril, também há um jogador que faz as três posições mais adiantadas no terreno de jogo e ele, está a fazer uma grande época e também merecia uma oportunidade. Chama-se Licá e até merecia mais a chamada do que Varela e Postiga. Por favor, cresci habituado a ver a selecção em todas as competições importantes, chorei por causa da França, sorri por causa da Inglaterra, não quero não ter sentimentos em 2014.

    Cumprimentos

    • João Lains
      Posted Fevereiro 2, 2013 at 12:30 am

      Por amor de deus, quer mudar a táctica da selecção para 4-4-2 e nem utilizar um avançado de raiz, devia sair um bom resultado. O que fez o Ricardo para justificar já uma chamada? Ainda está muito verdinho, tem 19 anos… Realmente pode-se queixar muito do rendimento do Postiga na selecção, enfim e quando diz que merecia mais a chamada tenho a certeza que não tem acompanhado a sua época, que já leva 11 golos na primeira liga espanhola. o Varela tem tido sempre bons desempenhos pela selecção… Além disso não vale a pena dramatizar porque os desempenhos da selecção têm sido muito bons de 2004 para a frente! às vezes esquecem-se que este senhor levou Portugal às meias finais quando ninguém acreditava e só foi eliminado pela Espanha nos penalties

    • Sérgio Franco
      Posted Fevereiro 2, 2013 at 12:44 am

      Não está em causa o Europeu passado, nem a qualidade do Postiga, até porque queria referir-me ao Almeida, lapso meu.

      O que tem jogar em 4x4x2 sem um ponta-de-lança? Se me dissesse jogar em 4x4x2 sem um trinco, ai até compreendia mas, tenha atenção a uma coisa, com o Ronaldo na frente de ataque a avançado, marcaríamos muitos mais golos e não andávamos sempre com o coração nas mãos.

      Depois, o Varela para mim, não é jogador, tudo bem que foi giro o que fez no Euro, e daí?

      Concluindo, o que fez o Ricardo? Jogou todos os jogos da primeiro liga até ao momento, tem apenas 19 anos mas, mostra uma regularidade muito boa e, até agora, é daqueles que não sabe jogar mal e podemos contar sempre o mesmo dele.

      Para mim, não há idade na selecção, tanto para os velhos, como para os novos.

    • Francisco
      Posted Fevereiro 2, 2013 at 3:32 am

      Caro João Lains, e o que tinha feito o Nélson Oliveira para ser convocado no Euro? Nem estamos a falar de um amigável com uma selecção qualquer de terceira… Não pondo o valor dos jogadores em causa, nota-se que há uma clara tendência para convocar sempre os mesmos, independentemente do momento que atravessam ser pior que outros. Se fosse a convocatória para uma grande competição seria diferente, agora num amigável destes não tem qualquer tipo de desculpa. Assim, para que é que se fala tanto de investir no jogador português? Já se viu que jogadores de clubes como o Paços de Ferreira, Académica ou Estoril que têm maiores percentagens de minutos de jogadores portugueses (e alguns de qualidade), não são convocados.

      Alguém ainda duvida que o que interessa é a cor da camisola que vestem ou os empresários que os representam?

      PS: Na sequência deste comentário, gostava de desafiar o VM a discutir quais os reais benefícios que os clubes têm por apostar nos portugueses. Isto porque me parece que, jogando na Liga Portuguesa, seria uma mais-valia se eventualmente isso facilitasse a sua chamada à selecção, valorizando os activos destes clubes. Temos bons exemplos como a Argentina e Brasil que se dão ao luxo de fazer convocatórias só com jogadores a actuar no próprio país, o que me parece muito boa prática.
      Uma vez que isso não acontece em Portugal, será que vale a pena continuar a apostar nestes jogadores (no caso dos clubes "pequenos") quando há mercados mais baratos? Fica a sugestão.

  • Torah Dear
    Posted Fevereiro 1, 2013 at 11:51 pm

    Penso que este será o único caso em que se compreende (até certo ponto) a teimosia do Paulo Bento. Começa a ser claro que ele quer fazer do Nélson Oliveira o futuro PL da Selecção, pelo que faz sentido (de certo modo, sob certas condicionantes) a sua chamada, pois terá nova oportunidade para moldá-lo.
    Porém, nasce a dúvida: por que não o convocou então logo à primeira? Porquê apenas como segunda opção? E por que é que nunca o põe a jogar?

    O problema do PB não é a sua constância e insistência, mas as suas contrariedades. Porque se teima em fazer algo, dá uma razão à qual as suas acções, dentro de uns tempos, se opõem completamente.

  • Rodrigo
    Posted Fevereiro 2, 2013 at 12:06 am

    Aqui acabo por concordar com o Paulo Bento. O Postiga e o actual titular da Selecçao Nacional e o Eder e o Nelson Oliveira sao os futuros pontas de lança da Selecçao Nacional, pelo que devem estar presentes regularmente na convocatoria.

    Alem disso, apesar de estar a jogar pouco e de nunca ter sido titular no Deportivo esta epoca (o Benfica deveria ter colocado o portugues noutro clube em Janeiro), a verdade e que nao existem grandes alternativas neste momento.
    Vaz Te tem jogado pouco e perdeu o fulgor da epoca passada devido a lesoes, Joao Tomas foi para a Angola e com 37 anos nao e agora que seria uma boa opçao, Liedson pelas mesmas razoes e outros como Balde sao demasiado "verdes".

    Parece-me, no entanto, que haviam dois nomes interessantes nesta fase:
    – Edinho: Ja e internacional A e tem feito um grande arranque de temporada na Academica, sendo que por ser parecido com o Eder pode nao ser opçao nesta fase;
    – Rui Pedro: Um jogador mais movel, um 9,5 que tem dado muito boa conta de si no Cluj, com boas exibiçoes na Champions.

  • Miguel Sabino
    Posted Fevereiro 2, 2013 at 12:25 am

    PB chama quem joga, e não quem é levado ao colo…

  • Rabensandratana
    Posted Fevereiro 2, 2013 at 12:36 am

    Nélson Oliveira jogador feito pela imprensa é muito fraquinho este avançado.

    Como é possível ter sido convocado.

    Este Paulo Bento não acerta uma.

  • Carlos_d
    Posted Fevereiro 2, 2013 at 12:54 am

    Há dedo óbvio do Jorge Mendes nas convocatórias. Muito triste o que se esta a passar. Já nem se disfarça.

  • D_scp
    Posted Fevereiro 2, 2013 at 1:08 am

    Paulo Bento quer criar um grupo e prepará-lo para as fases finais. Já o mostrou quando rompeu a ligação com alguns jogadores. Não anda a fazer favores a ninguém. Não anda a premiar exibições nos clubes nem tem que o fazer.

    Não tenho dúvidas que após o Mundial a nova "fornada" começará a ser integrada e alguns dos atuais jogadores serão largados.

    PB tem mostrado um trabalho incrível à frente de uma selecção que, segundo o VM, tem 2 ou 3 jogadores de top. Enquanto der resultado, ninguém o pode criticar.

  • Lourenço
    Posted Fevereiro 2, 2013 at 2:53 am

    Com esta convocatoria concordo!!

    1. É o pl com mais potencial e vem como 3 opção da convocatoria final. Dificilmente jogara, mas numa perspectiva de futuro, é bom ter o provável PL de selecção introsado no grupo.
    2. Lica e edinho nao sao jogadores que serão facilmente seleccionáveis a médio prazo. A sua convocatoria poderia ser um prémio merecido, mas pensar o futuro da selecção é neste momento mais importante. Enquanto Vitor, Paulo Machado, m Fernandes têm valor para um mundial (por isso discordo do andré Gomes), nao vejo outro PL português para ir ao Brasil
    3. NO esteve muito tempo lesionado e é suplente. Mas é suplente do riki. Já o viram jogar? Enquanto tem pernas é melhor que qql PL português. Marca livres, marca golos fora da área e tem grande peso no balneário. Rodrigo é suplente do Benfica. Se fosse português nao seria seleccionavel?? É preciso saber relativizar qd se diz que um jogador é suplente…

  • NN
    Posted Fevereiro 2, 2013 at 3:43 am

    No únco jogo que fez a titular pela seleção existiu uma dinámica no ataque que nunca ví com o Postiga ou o Almeida, curiosamente o Bento nunca mais lhe concedeu minutos depois disso talvez com medo de envergonhar os monos cativos no ataque da seleção! E tem-se visto o sucesso da seleção na fase de apuramento, brilhante mesmo!
    É engraçado que apenas depois do Nelson começar a ir á seleção é que muitos começaram a dizer que o Postiga era muita bom porque até sair do SCP todos diziam que era um cepo, muita azia e hipocrisia, é triste.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Fevereiro 2, 2013 at 9:13 am

    Havia Vaz Tê, Licá, Edinho e até mesmo Amido Baldé…ainda para mais num amigável fazia todo o sentido mostrar a estes jogadores que são opção e que se trabalharem bem são recompensados, aliás, isto mostraria não só a estes mas como a todos os outros. E atenção, com isto tal como o VM diz não se está a colocar em causa o valor do Nelson, simplesmente havia jogadores que mereciam mais neste momento.

    Quanto à pergunta do VM de como será a partir de 2016.. bem podemos não ter o melhor jogador do mundo (ou o 2º) mas vamos continuar a ter bons elementos como Pizzi, João Cancelo, Tobias Figueiredo, Pedro Mendes, André Martins, João Mário, André Gomes, Agostinho Cá, Esgaio, Bruma, Rony Lopes, etc. (meti mais jogadores do Sporting porque é os que conheço melhor, mas acredito que no Porto e principalmente Benfica hajam outros interessantes) a juntar a outros jogadores que já estão na selecção e que nessa altura (com 30 anos ou perto) serão eles os "comandantes" (Patrício, Coentrão, Veloso, Moutinho, Nani, etc)

    • Ricardo
      Posted Fevereiro 2, 2013 at 10:28 am

      Penso que com esses nomes a confirmar as expectativas poderemos ter uma selecção mais homogénea que a actual já que a qualidade seria garantida em quase todas as posições. A esses jogadores podíamos juntar André Almeida (Benfica), Tozé (Porto B), Tiago Ferreira (Porto B), Ricardo (Vitória Guimarães), Carlos Mané (Sporting B), Edgar Ié (Barcelona B), Luis Gustavo (Barcelona B), Nelson Oliveira (Benfica), Betinho (Sporting B). Já para não falar que mesmo com 30 anos Cristiano Ronaldo (a meu ver) vai jogar ao mais alto nível.

      Claro que tudo isto vai depender da aposta dos clubes. Pelo menos da parte do Sporting a aposta, tendo em conta a situação actual, estará assegurada, veremos é se o Benfica e o Porto cumprem o seu papel e se Agostinnho Cá, Edgar Ié, Luis Gustavo e Rony Lopes conseguem realmente um lugar de destaque ao mais alto nível. Quanto ao Nelson Oliveira não acredito que o Benfica vá apostar nele pelo que mudar de clube talvez fosse a melhor opção para ele e para a selecção.

      SL

  • Helder
    Posted Fevereiro 2, 2013 at 10:26 am

    Eu acho que o Nelson não tem ainda valor para representar a selecção e deixo uma pergunta não seria bom tentar por o Lima? E um avançado completo i caia que nem uma luva nesta selecção. Eu sei que era mais um naturalizado mas não tivemos lá o liedson? Patrício, Silvio, bruno Alves, neto, coentrao , custodio, Moutinho, Ronaldo, André Gomes, nani, Lima, 4-2-3-1 era perfeito.

  • luis bcn
    Posted Fevereiro 2, 2013 at 10:30 am

    O Nelson Oliveira nunca provou nada em nenhum sitio. No slb consegui marcar 0 golos no campeonato, no paços nao era titular, no mundial de sub-20 marcou quase todos os golos de penalti (e reconheço que fez um grande jogo com o Brasil) de resto nao fez nada de nada. É ridiculo esta chamada, mais ainda que a do Andre Gomes. E deixem-se de tretas porque se calhar o Nelson Oliviera nem titular da equipa b do slb é (o Kardec é superior).

  • AMOVM
    Posted Fevereiro 2, 2013 at 10:44 am

    O futuro de Portugal está assegurado, com jogadores como Bruma, Betinho, João Mario, Pedro Mendes, Esgaio(apesar de ser dos jogadores do Sporting o que me dá menos esperanças), Adrien, possivelmente Andre Martins, Ivan Cavaleiro (se JJ deixar),Andre Gomes (se JJ deixar), Rony Lopes, Agostinho Cá (acredito que se vai impor no Barça pela sua grande qualidade), Tiago Ferreira (do Porto), Ricardo (Guimarães), Baldé (apesar de achar que também não será um fora de serie), Eder (que já está na seleção), Pizzi (igual a Eder).
    VM, conhecendo os gostos dos leitores como conheço (nos quais eu me incluo) xD, acho que seria interessante um Post de qual será o 11 da selecção a partir de 2016.
    Deixo já aqui o meu:
    Rui Patricio. com Beto e algum outro gr que não consigo prever qual seja a suplentes.
    Miguel Lopes (se João Pereira for perdendo fulgor com a idade)
    Pepe (acredito que seja um central que vai durar muitos anos)
    Neto (tenho fé que se vai impor no Zenit) com Bruno Alves e Pedro Mendes a suplentes e Tiago Ferreira na cola se conseguir singrar no Porto.
    Fabio Coentrão. Joãozinho ou Ruben Ferreira como suplentes, dependendo da afirmação de ambos, sendo que estou mais inclinado para Joãozinho por ter agora chegado a um grande, continuando Ruben no Maritimo.
    Miguel Veloso
    João Moutinho
    Adrien Silva. Sendo os suplentes do meio campo, André Gomes (que por essa altura se JJ deixar já estará taco a taco com os restantes), João Mario, Ronny Lopes (que pode até por essa altura já ter roubado o lugar a um dos titulares), André Martins e Agostinho Cá (uma aposta pessoal).
    Nani
    Ronaldo. Estando no banco Pizzi (que pode também jogar no meio), Bruma, Ivan (se JJ deixar, reforço) e Varela. Ricardo poderá entrar neste leque dependendo de quando entrar num grande.
    Eder. Suplentes Nelson Oliveira, Betinho e possivelmente Baldé.

    • Alfemus
      Posted Fevereiro 2, 2013 at 4:53 pm

      Por acaso é uma equipa algo interessante. Como disseram outros em cima, há que apostar nos jogadores portugueses e recompensá-los com a honra da chamada à selecção.

      É preciso recompensar a sua forma, a sua titularidade nos clubes e o seu esforço em singrar. Continuando estas chamadas ao sabor do vento (ou da comunicação social) estamos tramados.

  • recaredo
    Posted Fevereiro 2, 2013 at 11:42 am

    realmente, deixei de entender como é que PB mantém, para alguns, a imagem de um homem íntegro…

  • David X
    Posted Fevereiro 2, 2013 at 12:22 pm

    Já li aqui algumas coisas interessantes, mas especular sobre a seleção 2016 não será muito produtivo para o Paulo Bento apesar de ser um bom exercicio de futebol. Avaliar qual será o resultado de jogador X ou Y é muito engraçado. Tambeém, como vi aqui escrito, o Brasil e a Argentina dão-se ao luxo de convocar jogadores a competir em campeonatos locais. É verdade e exequivel para esses dois países, para qualquer um dos outros, não. São países que produzem milhares de jogadores talentosos, é necessário separar o trigo do joio e para além disso, chamar de dois em dois meses os jogadores da Europa é desgastante físicamente para estes ultimos. Dái fazerem convocatórias locais.
    Outro aspeto, Paulo Bento faria um imenso favor ao futebol português ao convocar jogadores de equipas "menores" para a seleção. Se eles fazem o campeonato que fazem, suam pelas camisolas, trabalham imenso nos treinos e nos jogos para singrarem, tem carateristicas mentais mais interessantes do que outros, só haveria vantagens em os convocar. Porque, não me digam que alguém que entra todos os jogos com a mentalidade de marcar, complicar a vida ao adversário o mais possivel, como por exemplo Edinho, Licá ou outros, tem pior capacidade mental que um suplente do ultimo classificado da La liga, porque isso não é verdade. Outra coisa, os adeptos de futebol de clubes mais "pequenos" gostam de levar os filhos ao estadio. Imaginem os putos, daqui a uns 5, 10 15 anos, sei lá, a dizer que viu o jogador X, da sua cidade, a jogar no Clube Desportivo de sei lá onde, a jogar na seleção. Só traria beneficios em divulgar o futebol e a liga portuguesa, pelo menos é a minha opinião.

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Fevereiro 2, 2013 at 12:51 pm

    O João Tomás e o Edinho riem-se da chamada do Nélson Oliveira.

  • Nuno
    Posted Fevereiro 2, 2013 at 1:56 pm

    Novidades, só no Co*****te. São sempre os mesmos. Ponto final, nada a acrescentar.

    Não deixa de ser verdade que o leque de jogadores com qualidade para representar uma Selecção que se diz ser de top-10 mundial é curta, muito curta…

  • Carlos Gomes
    Posted Fevereiro 2, 2013 at 4:44 pm

    Não acho que se justifique pois ele quase nao jogou e tal como o andre gomes há jogadores com mais minutos e experiencia que mereciam uma chamada

Deixa um comentário