Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal (com 8 jogadores do Benfica no 11) vence no 1º jogo do Europeu sub-17; Renato Sanches esteve em destaque

Portugal não deslumbrou mas fez o suficiente para bater a Escócia por 2-0 na estreia do Campeonato da Europa de sub-17 (com o empate entre a Alemanha e Suíça, a selecção nacional assumiu a liderança do grupo). Renato Sanches, o melhor em campo, com um remate fora da área apontou o primeiro golo da partida aos 18 minutos, enquanto que Luís Mata, já perto do fim, quase do meio campo depois de uma falha do guarda-redes escocês, ampliou o marcador. 
Destaques:
– Como tem sido habitual, o Benfica esteve fortemente representado no 11 com 8 elementos. O médio e capitão Rúben Neves (FC Porto) e os sportinguistas Pedro Silva (guarda-redes) e Alexandre Silva (avançado) foram as excepções.
Sanches além do golo, demonstrou (como se esperava) que está num nível superior neste escalão: muito forte no transporte de bola, tecnicamente e inclusive no processo defensivo (apesar de ter pecado no momento da decisão). O nº 10 foi o melhor em campo.
– Boa exibição dos centrais Francisco Ferreira e Rúben Dias, à excepção de um lance, dominaram por completo, mesmo no jogo aéreo (contrariam bem a única arma dos escoceses);
– Os nossos extremos (Buta e Diogo Gonçalves), pelo menos neste jogo, ofereceram pouca qualidade (foi o sector mais fraco). Pedro Delgado (que teve uma boa oportunidade para marcar) e Luís Mata, que entraram na 2ª parte, estiveram mais em jogo.

0 Comentários

  • Domingos Araújo
    Posted Maio 9, 2014 at 5:34 pm

    Uma boa exibição coroada com um vitória confortável…parabéns a selecção e a todos os jogadores que a representam da melhor forma.
    Mas gostava de lançar aqui um pequeno debate, eu apesar de não ser grande conhecedor dos escalões jovens num passado recente via o Sporting Clube de Portugal (clube do meu coração) com maior representação nestes escalões jovens agora vejo cada vez mais o Benfica superiorizar-se nesse aspecto. A minha questão para lanchar este debate será que o Benfica estará num futuro próximo a igualar ou ultrapassar a formação de jovens do Sporting?

  • Emanuel Lopes
    Posted Maio 9, 2014 at 5:32 pm

    Pena que o Benfica canalize a formação toda para actuar na Liga Cabovisão. Dali nunca sairá um William Carvalho, por exemplo. E contra mim falo porque sou portista e o FCPorto faz o mesmo.

    • stanpanan
      Posted Maio 9, 2014 at 5:38 pm

      Sorte do WC foi o Sporting ter caído em desgraça o ano passado e forçou a usar a juventude que tem.. Senão ainda andaria perdido na Bélgica, que até nem jogava por lá…
      O Benfica tem levado os jogadores que saem de juniores para a equipa B, até aqui tudo bem! O Problema não está ai, está em não darem continuidade a evolução e passarem para a A,,,

  • stanpanan
    Posted Maio 9, 2014 at 5:27 pm

    Deixo aqui alguns numeros do campeonato de Juniores B, onde estes jogadores jogam:

    Benfica terminou a fase regular com 18 jogos, 17 vitória e um empate 96 GM e 11 GS
    Sporting terminou a fase regular com 18 jogos 14 Vitorias 2 empates e 2 derrotas 69 GM 14 GS
    Porto terminou a fase regular com 16 Vitórias 2 Derrotas 52 GM 10 GS

    2 Fase:

    Benfica 10 Jogos 9 Vitorias 1 Empate 32 GM 6 GS
    Sporting 10 Jogos 6 Vitoria 2 Empates 2 Derrotas 21 GM 9 GS
    Porto 10 Jogos 9 Vitorias 1 Empate 25 GM 1 GS

    Fase final ainda agora começou, Benfica ganhou ao Guim 0-2 Sporting e Porto empataram 1-1

    Conclusão

    Benfica 29 Jogos 27 Vitorias 1 Empate 130 GM 17 GS
    Sporting 29 Jogos 20 Vitorias 5 empates e 4 Derrotas 92 GM 24 GS
    Porto 29 Jogos 25 Vitorias 2 Empates 2 Derrotas 78 GM 12 GS

    I REST MY CASE….

  • João Dias
    Posted Maio 9, 2014 at 5:15 pm

    A superioridade de Portugal é por demais evidente. Apesar de não ter sido um grande jogo, ficou evidente que a nossa seleção tem tudo para se sagrar campeã.
    Há talento de água à jarra.

  • stanpanan
    Posted Maio 9, 2014 at 4:51 pm

    Tristeza de Portugueses… Estão mais preocupados com quantos jogadores dos clubes do coração estão na Selecção que na própria Selecção…
    Acabem com as Selecções!!!!

  • Ricardo F.
    Posted Maio 9, 2014 at 4:40 pm

    Vitória merecida, porque não sofremos grandes percalços defensivos, mas o jogo foi fraquinho a nível ofensivo. Criámos poucas oportunidades claras de golo (lembro-me de duas, para além dos golos) perante um adversário que me parece frágil…pelo menos, pelo que vi hoje, é a equipa mais fraca do grupo, logo, vamos ter mais dificuldades com Alemanha e Suíça. Faltou, essencialmente, um médio descer para pegar na bola quanto esta está nos centrais, pois abusámos do passe longo.
    Aproveito para acrescentar que a Alemanha e a Suíça empataram a uma bola, sendo que o destaque principal do lado dos germânicos me pareceu o número 7 (forte no 1×1 e no transporte de bola), embora o capitão também fosse inteligente e o destaque do lado dos suíços vai para o número 10 (muito rápido e evoluído tecnicamente).
    Voltando ao nosso jogo, confesso que não conhecia nem um jogador, mas individualmente, à primeira vista, gostei de Ruben Neves, Ruben Dias, Delgado, Alexandre Silva e o óbvio Renato Sanches. O médio capitão pareceu-me o mais esclarecido da equipa (muito acerto no passe e a "placa giratória" da equipa); o central que jogou sobre o lado direito esteve impecável (já o outro, Ferreira, não gostei tanto, pois abusou do passe longo e, diga-se, com desacerto); o médio esquerdino que entrou na segunda parte também me pareceu bastante esclarecido e bom tecnicamente; o avançado não parece muito forte fisicamente ou no jogo aéreo, mas é rápido e tecnicamente evoluído; e, por fim, Sanches foi quem assumiu a partida do início ao fim e, embora tenha exagerado em algumas ações individuais, mostrou-se muito forte no 1×1, no transporte de bola e na intensidade defensiva. Para além disto tem uma dimensão física no seu jogo que faz a diferença nestes escalões (e até nos seniores…veja-se Hulk).
    Por fim, queria só deixar a minha opinião relativamente ao título do post. Percebo que é uma situação invulgar e motivo de destaque, mas o facto de haver muitos jogadores do Benfica já tinha sido esmiuçado no post da convocatória. Parece-me desnecessário voltar a fazer referência a essa situação, porque, como está visto na caixa de comentários, é um mote para discussões absurdas sobre quem aproveita e quem não aproveita a formação. Além disso quem jogou não foram jogadores do Benfica, do Sporting, do Porto ou do Internazionale…foi a Seleção Portuguesa de Futebol. Não entendam como uma crítica, mas sim uma sugestão.
    SL

  • Diogo Baptista
    Posted Maio 9, 2014 at 4:30 pm

    Atenção não é só o Renato Sanches. O Rúben Neves é o melhor 6 da formação do Porto, melhor do que aqueles que estão no sub 19. Juntamente com o André Silva e o Rafa é o melhor jogador da formação do Porto. Devia há muito estar nos sub 19. aliás ele no ano passado já era titular dos sub 17 coisa que nem o Renato Sanches conseguiu.

    • Renato
      Posted Maio 10, 2014 at 2:32 am

      Hugo, se nao conseguis-te compreender que o Diogo Baptista no seu comentario tenta desvalorizar o Renato Sanches em detrimento do Rubén Neves, dizendo que um ja jogava nos juvenis e o outro naom entao nao sou eu que te vou conseguir fazer entender isso.
      E apartir do momento em que o treinador de uma equipa duas idades acima do seu escalao esta interassado em que ele jogue nessa mesma equipa, o que nao aconteceu com o Ruben Neves, maior é a falacia que o Diogo Baptista tenta fazer passar.
      Mas enfim, ja sei que nao consegues perceber isso, é mais facil escrever sem conteudo e tenrtar deitar os outros abaixo.
      Va continua… abc

    • Hugo
      Posted Maio 9, 2014 at 5:21 pm

      E que tem uma coisa a ver com a outra ? Para quem apelida outro de ignorante nao diz nada de jeito

    • Renato
      Posted Maio 9, 2014 at 5:03 pm

      Se nao fosses ingnorante e nao mandasses postas de pescada para o ar, sabias que o ano passado o Norton de Matos queria o Renato Sanches (juvenil de primeiro ano) a treinar com a equipa B.

  • André Filipe A
    Posted Maio 9, 2014 at 4:24 pm

    Creio que os restantes são Transmitidos na Eurosport.

  • Anónimo
    Posted Maio 9, 2014 at 3:59 pm

    Alguém pode me dizer se o europeu tem transmissão nalgum canal?

    Cumprimentos,

    Francisco TM

  • RicardoSporting
    Posted Maio 9, 2014 at 3:56 pm

    Este Renato Sanches já devia jogar nos juniores do Benfica, como o Bruma fazia no Sporting. Mas o Benfica preocupa-se mais em titulos do que formar jogadores. Ele nos juvenis nao evolui nada, ele é bom de mais para o escalao.

    • ZePedro19
      Posted Maio 9, 2014 at 8:04 pm

      "O mito da super-formação"? Mas você. Sr. Formante está doente ou comeu alguma coisa que lhe fez mal? Se é verdade que neste momento a formação do Benfica é superior à do Sporting também não é mentira nenhuma que a do Sporting tem sido ao longo dos anos a melhor (basta ver a quantidade de jogadores lançados ao mais alto nível). Na minha opinião, uma boa formação é aquela que cumpre o seu objectivo principal: lançar jogadores na equipa principal. E em Portugal (mesmo que por força da situação financeira ou não) o Sporting é sem dúvida aquele que melhor o faz (a venda de Illori e Bruma por uns bons milhões – óbvio que poderiam ter valido ainda muito mais se tivessem ficado – mesmo que com poucos jogos na equipa principal mostra bem a qualidade e o "selo" da Academia). Já que gosta de referir os títulos que as camadas jovens ganham, vá ver quantos ganharam Cristiano Ronaldo ou Figo quando estavam no Sporting, pode ser que se surpreenda se acha que títulos de camadas jovens "fazem jogadores". Ainda assim, parabéns ao Benfica por estar a apostar na formação, espero (para o bem de tanto talento) que essa aposta não fique pela Liga Cabovisão.

    • Formante
      Posted Maio 9, 2014 at 5:27 pm

      Era isso tudo… O sporting é que não se preocupa nada com os titulos… nunca se viu um sportinguista falar de nenhum titulo ganho nas camadas jovens e nem são contabilizados para serem o imensas vezes referido como clube com mais titulos do mundo…
      E as tão propaladas bolas de ouro saídas de Alcochete não são titulos obviamente… oh wait.. de repente acordei q percebi que os titulos de camadas jovens deixaram de ser importantes qd certo clube deixou de os ganhar… o tal clube melhor de sempre na formaçao… porém quem diz isto acha que futebol começou a ter formação ha dez anos… Um bom exercicio seria irem ver as únicas duas vezes em que portugal foi campeão do mundo e verem qtos jogadores estava lá de cada clube… Tv aí termine o mito da super-formação.

    • stanpanan
      Posted Maio 9, 2014 at 4:50 pm

      Mais um comentário infeliz!! Mas quem és tu para dizer onde deve ou não jogar um jogador??? Sabes mais dos que os que lá estão???
      E o Bruma foi tão bem utilizado que depois até FUGIU á primeira oportunidade…

  • Flávio Trindade
    Posted Maio 9, 2014 at 3:44 pm

    Renato Sanches é claramente o melhor jogador da sua geração. Não foi nada surpreendente a sua exibição e penso que estará ainda mais em foco nos jogos mais dificeis.
    De resto concordo com o VM no que toca aos avançados, cuja exibição foi a roçar o muito fraquinho. Individualistas e com decisões muito abaixo do que podem e sabem. Quer o Alexandre, quer o Buta quer o Diogo jogam muito mais do que hoje mostraram. O Luis Mata entrou muito bem e mexeu na dinâmica ofensiva.
    Não concordo quanto aos centrais. Estiveram ambos complicativos e só a fraca valia da Escócia impediu que não tivessemos sofrido golos. Na defesa, quem esteve mais em foco foi o Yuri Ribeiro.
    Portugal tem equipa para vencer este Europeu, e o Seleccionador Emílio Peixe é também o melhor técnico da formação da Federação.
    Contra a Suiça, que tem outra capacidade, espera-se que os miúdos rendam o que sabem (que é bastante diga-se).

  • Anónimo
    Posted Maio 9, 2014 at 3:34 pm

    Não vi assim nada de especial neste escalão da formação já tivemos duas fornadas seguidas boas ….

    esta é fraquinha … não me parece que haja ali algum jogador especial
    espero estar enganado

    rpga

    • Ricardo Fernandes
      Posted Maio 9, 2014 at 7:53 pm

      Já vi o João Mário a fazer jogos ruinosos pelos sub-21!! E mesmo o Bernardo no Benfica B já teve jogos maus. Coisas normais!!

    • Anónimo
      Posted Maio 9, 2014 at 6:44 pm

      claro amigo
      mas que oportunidade é que eu tive para ve-los?

      não se pode tirar ilações por um jogo mas foi contra a inofensiva Escócia ! podia ter feito muito mais!

      ps: é verdade que avaliar por um jogo é falacioso MAS os grandes jogadores percebem-se independentemente do jogo !!! (Bernardo,Andre Silva, Joao mario,etc) pela classe pela forma como se movimentam pela inteligência pelas movikentações pelo passe visao posicionamento!! desculpe mas não achei que nenhum fosse extraordinário nem sequer muito bom

      rpga

    • stanpanan
      Posted Maio 9, 2014 at 4:29 pm

      Tirares essas conclusões a ver um só jogo não vais lá..

  • eduardo alves
    Posted Maio 9, 2014 at 3:33 pm

    Sem ofensa, mas no texto esquecerem-se do Rúben Neves, que fez uma boa exibição, o 2º melhor de hoje talvez é crime na minha opinião! Sanches é bom mas ainda é um bocado individualista, se melhorar pode ser estrela!

    Um aparte, mais valia o Peixe convocar o plantel do Benfica , o resto tá lá , mesmo sendo bons, secalhar só para não parecer mal ;)

  • Miguel Courela
    Posted Maio 9, 2014 at 3:31 pm

    Bom… 8 em 11. Devem ser mesmo craques!
    Aguardemos então para ver quantos bolas de ouro sairão do seixal nos próximos anos.

    • Hugo
      Posted Maio 9, 2014 at 5:25 pm

      Titulos nas camadas jovens nao e dificil . Basta colocar gigantes para aquele escalao etario e esta feito . Quando chegam a seniores e que a porca torce o rabo

    • Tiago Martins
      Posted Maio 9, 2014 at 4:55 pm

      Os principais objectivos do meu Clube são os títulos .

      Tu contestas te com outras coisas.

    • João Lains
      Posted Maio 9, 2014 at 3:48 pm

      Nós procuramos títulos e não bolas de ouro. Vocês é que se agarram a este tipo de argumento como se isso fosse algum troféu no vosso palmarés.

  • Jeremy
    Posted Maio 9, 2014 at 3:18 pm

    Vi a partir dos 20 minutos e não foi um grande jogo, algo normal para miúdos de 16 anos….

    Muitas decisões erradas, e muita falta de jogo coletivo. Acho que nestes escalões devia-se ensinar os miúdos a tentar sair a jogar com bola controlada, não chutos para a frente como na segunda parte…

    Gostei bastante dos centrais, pareceram-me bons tecnicamente quando era para sair a jogar e com bom sentido posicional.

    O Capitão de equipa, o Rúben Neves mostrou qualidade com bola, inteligência e bom sentido posicional, pareceu-me um jogador á imagem de André Gomes e Sérgio Oliveira, pela maneira como pensa o joga a médio defensivo.

    O Sanches confirmou porque de ser o melhor jogador, bons pés e capacidade física fantástica (tem cara de 'puto', logo é mesmo capaz de ser sub-17), mas o que me impressionou mais foi que apesar de ser muito superior não se perdia no 1 para 1, mostrou boa leitura de jogo e bom posicionamento, para além disso era o dos poucos em que a bola saía sempre redonda para um colega e o que tomava melhores decisões.

    Parece que temos jogador, nestas idades os melhores normalmente não passam a bola a ninguém, este pareceu um jogador quase feito.

    Os laterais pareceram-me muito maus, sobretudo o direito, só 'charutos' e más decisões…

    O Mata que entrou pareceu-me dos melhores tecnicamente, talvez deva ser titular… Digo eu que só vi estes jogadores hoje, logo posso estar enganado.

    Não gostei nada do Pedro Delgado que joga no Inter, posso ter apanhado o jogo errado, mas pareceu-me um pouco limitado tecnicamente.

    Quanto aos Escoceses, sinceramente eram uma vergonha, pareciam uma equipa do antigo futebol Inglês, só cruzamentos e boas pelo ar, alguém que os avise que já estamos no século 21 e o Kick and Rush já não serve em alto nível. Estes miúdos deviam ser ensinados a jogar á bola pelo chão, assim nunca vão melhorar a qualidade técnica e decisões. Talvez por causa desta política é que a seleção Escocesa não tem uma equipa de jeito á 30 anos…

  • Anónimo
    Posted Maio 9, 2014 at 3:17 pm

    Apesar de admitir que a Equipa do Benfica é mais forte que a do Porto e a do Sporting, a unica explicação por haver tantos jogadores do Benfica numa convocatória é só uma: Jorge Mendes. Todos os jogadores do Benfica desta idade têm contrato que o Sr. Jorge Mendes.

    Quanto ao jogo Renato Sanches foi sem duvida o melhor, exagerando às vezes nas acções individuais.

    Os centrais tiveram bem, Ruben Neves foi o equilíbrio da equipa, Luís Mata e Pedro Delgado entraram bem.

    João

    • Amilcar Robalo
      Posted Maio 9, 2014 at 8:35 pm

      O Emílio Peixe é benfiquista desde pequenino e deve ter colocado as suas simpatias clubísticas à frente dos interesses nacionais. E naturalmente os interesses do Jorge Mendes, o seu padrinho.

    • JM
      Posted Maio 9, 2014 at 5:33 pm

      E muito estranho o Benfica levar quase dois 11s. Ate os suplentes com metade do ritmo sao melhores que todos os titulares das outras equipas?.

    • Tiago Martins
      Posted Maio 9, 2014 at 4:52 pm

      Resposta errada João.

    • stanpanan
      Posted Maio 9, 2014 at 4:48 pm

      João já reparaste na classificação dos Juniores B (Sub-17)? E que eles andam a dar espetaculo desde o incio nao dando quase hipóteses a concorrência… A minha pergunta é simples? Foi o J.Mendes que os fez jogar tão bem???

    • Anónimo
      Posted Maio 9, 2014 at 4:44 pm

      João, o Fábio Novo não está na convocatória final. Já agora o ponta de lança que iria ao Europeu como alternativa ao Alexandre Silva seria o Hugo Neto, do SC Braga, mas como assinou pelo Benfica para a próxima época, foi afastado dos jogos e perdeu ritmo. Nem Fábio Novo, nem Rui Pedro. O Generoso é muito bom jogador, tal como é o Diogo Gonçalves. A diferença é que o Diogo Gonçalves tem características que mais nenhum jogador da sua idade e de 98 têm , é um extremo que flete muito para o meio, tendo uma grande capacidade de remate, sendo por isso o melhor marcador de Juvenis do Benfica. Não me parece justo que fosse preterido pelo Generoso, aliás nem ele, nem o Buta ou o Mata. O Pedro Delgado é médio ofensivo, não entra na disputa. mas mesmo esse é um dos destaques da sua equipa no Inter de Milão.
      Por fim o Moreto pelo Pedro Rodrigues. O Moreto é um craque. Mas agora pergunto-lhe: se o Rúben Neves se lesionasse quem o substituiría, se o Pedro Rodrigues não estivesse na convocatória? E voçê responderia o Izata ou mesmo um dos centrais, porque tanto o Rúben Dias como o Ferro jogam muito bem com os pés. E se no decorrer do jogo se lesionasse um dos centrais? Pois, não havia nenhum central no banco. O Pedro Rodrigues funciona como trinco e defesa central suplente e é titularíssimo no Benfica, sendo, se não me engano, capitão da equipa de Juvenis. Já foi inclusive capitão nesta equipa de Portugal. Esqueci-me, O Guga também poderia jogar a trinco, mas nesse caso já não tinhamos um jogador que o podesse substituir da mesma maneira, visto que o Renato, o Pedro Delgado, o João Carvalho e o Moreto são todos jogadores de grande propensão ofensiva ( o mais equilibrado ainda é o Renato). Concluindo, nenhuma dessas hipóteses que propõe seria um benefício para este grupo.

      Rodrigo Martins

    • Anónimo
      Posted Maio 9, 2014 at 4:34 pm

      Qual é a sua fonte em dizer que sao todos do Mendes? Ahaha agora todos tornaram-se em experts dos jogadores do Benfica! Fantastico Juan Mata

    • Anónimo
      Posted Maio 9, 2014 at 4:23 pm

      O Moretto e o Generoso estão ao serviço da selecção de sub 16. O único dessa lista que teria possibilidades de ir seria o Sambu que jogou na fase de qualificação.
      Saudações
      Crow

    • Anónimo
      Posted Maio 9, 2014 at 4:20 pm

      Rui Pedro (Padroense emprestado pelo FCporto) pelo Fábio Novo.
      Generoso pelo Diogo Gonçalves
      Moretto pelo Pedro Rodrigues.

      Já passaram de 12 para 9 e de 4 para 7 já viste?

      Já agora alguns jogadores do Benfica têm mérito de estar lá. O próprio Ruben Neves é do Jorge Mendes e não é por isso que não é bom jogador. Agora há outros que estão lá pela cunha? A mesma cunha que mete o cavaleiro na selecção A.

      João

    • Tiago Martins
      Posted Maio 9, 2014 at 4:10 pm

      São todos jogadores fantásticos, mas quem "passeia" no campeonato de juvenis é o Benfica. Se calhar a culpa é do Jorge Mendes….

    • Tiago Martins
      Posted Maio 9, 2014 at 3:53 pm

      Manda postas para o ar é fácil.

      Quero é saber quais as alterações que fazias. Algum dos não-convocados é melhor do que qualquer um dos jogadores do Benfica? Quem?

    • Anónimo
      Posted Maio 9, 2014 at 3:44 pm

      Primeiro todos os jogadores dos juvenis do Benfica são do Jorge Mendes. Isso podes ter a certeza.

      Segundo o Luís Mata, tanto neste jogo, como no campeonato Nacional já demonstrou imensa qualidade. Depois o Porto tem 3 jogadores que encaixavam nesta selecção, apesar de terem 16 anos (Moretto, Generoso e Sambu), o ultimo deles está lesionado.

      Mas já sabemos que o Jorge Mendes não tem influência nenhuma na selecção nao é?! Para a próxima informa – te melhor.

      João

    • Jeremy
      Posted Maio 9, 2014 at 3:36 pm

      Mandar papaias é fácil…

      Quem é que punhas no lugar dos do Benfica? Até aposto que não conheces os outros…

      Duvido muito que todos os miúdos do Benfica sejam do Jorge Mendes, acho que ele não tem muitos jogadores de 16 anos nos quadros.

  • Joel
    Posted Maio 9, 2014 at 3:16 pm

    Vi o jogo e parece-me que Portugal tem uma boa equipa. A equipa tuga sempre mostrou ser muito superior á Escócia, no entanto acho que foi um jogo razoavel, mas nada de especial. 2 grandes frangos deram a vitória a Portugal e essa a realidade, não obstante a superioridade portuguesa.

    Gostei da entrada de Pedro Delgado, parece-me ser um jogador maduro e de qualidade, Mata também agitou o jogo.

    Deixo também uma referencia ao relvado. O que é aquilo? Um campo de batatas? Organizam competições e apresentam campos daquela qualidade? Provavelmente foi por causa disso que não se viu mais de Portugal, condicionou claramente o jogo. Não interessa se são seleçoes A ou sub 12, quem organiza tem que apresentar condições para futebol de qualidade.

    • Bruno Conde
      Posted Maio 9, 2014 at 4:11 pm

      Concordo completamente. Aquele relvado estava muito fraco, parecia que já não era regado à umas semanas…

  • Tiago Martins
    Posted Maio 9, 2014 at 3:09 pm

    Jogo de pouca intensidade, com a selecção portuguesa a vencer com alguma naturalidade naturalidade (a diferença de qualidade em relação ao adversário é evidente) apesar ter corrido algum risco na forma como abordou uma parte substancial do jogo (muito relaxamento após o golo inaugural).

    Sem ter feito uma partida extraordinária, Renato Sanches foi a estrela maior da partida mostrando um pouco do seu imenso potencial (técnica, visão de jogo, recuperação de bola e capacidade tática notável para este nível). A dupla de centrais – Francisco Ferreira e Rúben Dias – esteve igualmente em evidência, Hugo Santos teve umas incursões interessantes (apesar de defensivamente ser o jogador mais débil do quarteto mais recuado) e Luís Mata entrou muito bem no jogo; por outro lado Gonçalo Rodrigues passou ao lado do jogo e o trio atacante composto por Diogo Gonçalves, Alexandre Silva e Buta foi muito pouco acutilante em vários aspectos do jogo – duelos individuais, pressão alta, compensações defensivas etc.

    Objectivo cumprido e liderança na fase de grupos. Ficam no entanto algumas dúvidas quanto ao onze a escalar por Emílio Peixe na próxima segunda-feira, já que do meio-campo para a frente só Renato Sanches exibiu qualidade acima da média (Luís Mata, João Carvalho e Pedro Delgado poderão ser opções iniciais).

    • Sebastiao America
      Posted Maio 9, 2014 at 11:48 pm

      O benfica pode estar mais 30 anos a ganhar campeonatos de juniores, que durante esses 30 anos o Sporting vai continuar a lançar jogadores como o William, o Nani, o CR7,etc. Para terem uma noção do ridiculo que é compararem as formações, o Adrien que é apenas mais um bom jogador que saiu de Alcochete, se tivesse saído da formação do SLB era o melhor jogador que saiu de lá desde o Rui Costa… A melhor formação não é a que ganhe mais campeonatos de juniores, é aquela que permite que a sua equipa principal se baseie nela ganhando qualidade, E apesar destas grandes fornadas do Seixal, para o ano no Sporting, teremos muita, mas mesmo qualidade no plantel formada em Alcochete, r.patricio, cedric, dier, william, adrien, j. mário, mané, e se a estes todos tirarmos o Dier, podemos sem qualquer tipo de clubismos dizer que são jogadores que muito facilmente poderão fazer parte do onze da seleção no Euro2016…

    • Joe Cocas
      Posted Maio 9, 2014 at 5:15 pm

      Que conversa da treta. O Benfica não deve tentar ganhar os campeonatos jovens, mas sim produzir jogadores à pressão? Um jogador tem idade de juvenil, mas como amigo acha que o Benfica está altamente necessitado de jogadores na equipa principal, deve ir já para lá? Portanto na sua óptica não importa nada ganhar titulos nas camadas jovens ne formar Homens. É pegar nos miudo e lança-los no mundo dos adultos… Como se fazia no tempo do trabalho infantil.
      No caso do Renato Sanches era coloca-lo já na equipa A com contrato de formação para chegar cá um City qq er o levar por tuta e meia…
      Enfim….

    • Anónimo
      Posted Maio 9, 2014 at 4:30 pm

      Renato Sanches nunca jogou um jogo oficial na B foi chamado a um amigável, mas nem saiu do banco, mas com a verdade alguns tem problemas! Tenta mais Rodrigo Martins Rui Lego

    • Anónimo
      Posted Maio 9, 2014 at 4:21 pm

      Tens razão Tiago, mas se o Benfica quer realmente apostar na formação, como pode o Guzzo estar a jogar nos juniores, ele que o ano passado já tinha jogado alguns jogos na equipa B? O próprio Rochinha devia ter feito alguns jogos pela equipa B, enquanto lá andam Carlos Martins ou João Amorim que não contribuem em nada para o futuro do Benfica. Este ano também vamos ganhar o título de Iniciados quando metade da equipa já nem devia estar a jogar nesse escalão. O José Gomes começou a época nos Juvenis A do Sacavenense ( saiu do Benfica devido a alguns problemas mas voltou) e agora anda a jogar nos Inciados A a bater em mortos, o João Filipe, que tem um talento descomunal para a sua idade, o ano passado já jogava neste escalão e humilhava os mais velhos, que faz ele ainda nos Iniciados A? É o que falta ao Benfica, formar jogadores para a equipa principal do Benfica, não jogadores vencedores no Benfica nas camadas jovens e que a nível sénior nunca vão passar de uma equipa de nível médio da 1ª liga. É verdade que tudo isto não se faz num dia, mas algumas decisões são de uma incompetência gritante, ainda para mais vindo de um clube que já manifestou que quer apostar nas suas camadas jovens.

      Rodrigo Martins

    • Bruno Conde
      Posted Maio 9, 2014 at 4:09 pm

      De referir também que o relvado não ajudou para que o ritmo fosse mais rápido (acabou por prejudicar o jogo de Portugal). Estava bastante seco e irregular o que travava muito a bola. Este tipo de relvado beneficia equipas mais físicas e com futebol mais directo como as adversárias de Portugal neste Grupo (Escócia, Alemanha e Suiça).

    • Tiago Martins
      Posted Maio 9, 2014 at 3:52 pm

      A questão do Renato é complicado, pois temos um meio campo fortíssimo nos juniores.

    • Anónimo
      Posted Maio 9, 2014 at 3:23 pm

      O Guga tem sempre de ser titular, é o equilibrador de toda a equipa, e embora hoje não tenha estado particularmente entusiasmante do ponto de vista ofensivo, quando saiu a equipa perdeu logo algum do controlo que tinha no jogo. Os extremos fizeram um jogo fraquinho mas têm muita qualidade ( ainda fizeram alguns pormenores de grande qualidade técnica) , mas é perfeitamente normal que o Mata seja escolha inicial no próximo jogo em detrimento do Buta ( não me acredito que saia o Diogo Gonçalves, tem características muito únicas para a posição onde joga, é um extremo com um grande faro para o golo).
      De resto só uma nota para o Renato: quem nunca tinha visto um jogo dele ficou obviamente impressionado pois vê-se que tem nível para ser top, mas a verdade é que este ano perdeu um ano na sua formação. Se o Benfica tivesse mais preocupado em formar jogadores e não em ganhar títulos, o Renato já estava a jogar, no mínimo, nos juniores e ía pontualmente à equipa B. Jogadores como estes não podem ter anos "mortos" se queremos que eles sejam o que realmente prometem. O Renato o ano passado já ía à equipa B jogar em jogos amigáveis, isto com 15 anos! É incompreensível o que lhe estão a fazer esta época, e o mesmo acontece com o Guga, o Yuri, o Rúben Dias e o Diogo Gonçalves, tudo jogadores com um potencial tremendo e que já deviam jogar nos juniores. A equipa A do Benfica agradecia e Portugal agradecia.

      Rodrigo Martins

  • porquinhodaindia
    Posted Maio 9, 2014 at 3:07 pm

    Penso que essa escolha era muito dificil de acontecer! Ele não tem idade nem mentalidade para ir ao Mundial.

  • Super Dragão
    Posted Maio 9, 2014 at 3:04 pm

    O jogador do Porto é alguma coisa de jeito? Alguém me pode caracterizá-lo? Para ser capitão, parece pelo menos forte a nível psicológico

    • miguel
      Posted Maio 10, 2014 at 10:27 am

      Onde viram o jogo?

    • Jeremy
      Posted Maio 9, 2014 at 3:22 pm

      O trinco (Rubén Neves) pareceu-me muito bom, era dos únicos que acertavam um passe e tomava noas decisões.

      E o Mata (como o outro também é esquerdino) pareceu um dos que tinha mais qualidade técnica, principalmente ao nível da finta e dos desiquilíbrios.

    • Anónimo
      Posted Maio 9, 2014 at 3:14 pm

      VM, só uma nota, o Delgado esteve mais em jogo, porque deu outra dinâmica à posição interior do meio campo. Ele entrou para o lugar do Guga, que esteve manifestamente abaixo do que pode fazer e jogou por dentro, não na linha.
      O Mata entrou muito bem, fez muito mais que o Buta, que para além de ter falhado um cabeceamento fácil na primeira parte, não deu nada ao jogo, apenas num lance em partiu os rins ao lateral direito num lance na 1ªparte. O Diogo também esteve muito inconsequente e não me admirava, que a equipa que terminou o jogou, seja aquela que jogue contra a Suíça na 2ª feira, entrando apenas o Guga para o meio campo, no lugar do João Carvalho, avançando o Sanches ou o Delgado para uma posição de falso ala, visto ser um jogo, teoricamente, mais de luta, onde a fibra do Guga dará jeito, se ele estiver em dia sim, o que não sucedeu hoje.
      Saudações,
      Crow

    • Tiago Martins
      Posted Maio 9, 2014 at 3:12 pm

      É um jogador cumpridor na ocupação de espaços e no passe e bastante maduro mentalmente para este nível, mas hoje não esteve propriamente feliz.

    • Miguel Guerreiro
      Posted Maio 9, 2014 at 3:09 pm

      Faz lembrar o Paredes, quando estava no Porto.

    • Anónimo
      Posted Maio 9, 2014 at 3:08 pm

      Funciona como pêndulo do meio-campo, é autoritário, bom no passe, aparece bem a finalizar, visto que sobe algumas vezes e tem um forte pontapé.
      Saudações
      Crow

  • Fernando
    Posted Maio 9, 2014 at 2:57 pm

    Será que era muito descabido o Paulo Bento convocar o Renato Sanches para o Mundial? O Erikson também levou o Walcott quando ele tinha 17 anos. É que não temos nenhum 10 como ele.

    • Mah Med
      Posted Maio 9, 2014 at 11:53 pm

      isto dos sub 19 tem muito que se diga, do que pareceram melhores sap os do sporting, honestaente nao acho que aja muitas diferenças

    • Tiago Fouto
      Posted Maio 9, 2014 at 8:32 pm

      Não há nenhum jogador sub-14 ou mesmo sub-13 que possa ser chamado pelo Paulo Bento? Acho que ia ter o elemento supresa, e os adversários iriam ficar tão atordoados que acabava por resultar…

    • miguel
      Posted Maio 9, 2014 at 7:58 pm

      es maluco fernando, so pode. para isso é bernardo silva na questão

    • Logen
      Posted Maio 9, 2014 at 6:12 pm

      A fornada de sub 19?MAH MED
      A fornada de sub 19 é de longe o benfica o melhor a prova é o 1 lugar na fase final do campeonato nacional de Juniores e a presença na final da Youth League!
      50% de todos os jogadores convocados desde os sub 16 a sub20 são do SLB !

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 9, 2014 at 5:49 pm

      Fico muito feliz de ver a seleção a ganhar e o Benfica a dominar os escalões de formação todos.

    • Filipe Pinheiro
      Posted Maio 9, 2014 at 3:36 pm

      Meu Deus. Ao que esta gente chega.

    • Gonçalo Mano
      Posted Maio 9, 2014 at 3:32 pm

      A ida do Walcott foi uma manobra de marketing da Premier League.

      Prova do declínio acentuado da formação Inglesa.

    • gonzab
      Posted Maio 9, 2014 at 3:27 pm

      Nem tenho palavras.

    • Mah Med
      Posted Maio 9, 2014 at 3:25 pm

      se levar o mane e o ivan já e discutível , quanto mais o sancheze podia te dizer 10 , 15 jovens mais prontos que este para iram ao mundial.
      este jovem e uma espécie de bruma ( estou a falar em qualidade ).
      Portugal nunca esteve tão bem em formação, antes era so Sporting , mas agora Porto e Benfica tambem as suas joias para lapidar , esta geraçao de sub-17 do benfica e de facto a melhor , a de sub -15 e de sub 19 do sporting tambem sao deste nivel ou ate melhores .

    • João Lains
      Posted Maio 9, 2014 at 3:20 pm

      O Walcott ainda não jogava na premier league, porque o Southampton estava no championship.

    • Joel
      Posted Maio 9, 2014 at 3:18 pm

      Esta deve ter sido piada decerteza.. com a nossa equipa de sub20 e sub21 ia levar um sub17.. Tem todos que comer muita sopinha e apresentar provas da sua qualidade a niveis bastante superiores.

    • Luís Suarez
      Posted Maio 9, 2014 at 3:14 pm

      Joel Ferreira o Walcott ainda não jogava na Premiership jogava no Championship, no Shouthampton. Tanto que na altura até foi o jogador mais jovem e o único jogador convocado que não actuava na Premiership.

    • Anónimo
      Posted Maio 9, 2014 at 3:14 pm

      caros, o walcott quando foi convocado estava na primeira equipa…..do southampton, na segunda divisao inglesa. ele so assinou pelo arsenal depois

      Andre

    • Gonçalo Mano
      Posted Maio 9, 2014 at 3:09 pm

      Completamente descabido.

    • Miguel Guerreiro
      Posted Maio 9, 2014 at 3:09 pm

      Antes desse ainda estavam Ronny Lopes, Bernardo Silva e Bruno Fernandes…

    • José Pereira
      Posted Maio 9, 2014 at 3:09 pm

      Muito FM nessa cabeça :D

    • Joel Ferreira
      Posted Maio 9, 2014 at 3:09 pm

      O Walcott já jogava na premiership quando foi a selecção, o Renato nem perto disso…

    • Joel Ferreira
      Posted Maio 9, 2014 at 3:08 pm

      O Walcott já jogava na premiership quando foi a selecção, o Renato nem perto disso…

    • Pedro
      Posted Maio 9, 2014 at 3:05 pm

      Minha Nossa Senhora

    • Renato Teixeira
      Posted Maio 9, 2014 at 3:01 pm

      O Renato Sanches está na equipa principal do Benfica? É que o Walcott estava :)

    • H Soares
      Posted Maio 9, 2014 at 3:00 pm

      É muito descabido, diga-se.

Deixa um comentário