Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Portugal termina temporada com uma vitória; Golo de Ronaldo derrotou a Croácia

Portugal 1-0 Croácia (Ronaldo 36´)

Portugal venceu a Croácia pela 3ª vez na sua história (em 3 jogos), numa partida amigável, disputada em Genebra, que marcou o final da época 2012-13. O único golo da partida surgiu perto do intervalo, após boa jogada colectiva, finalizada por Cristiano Ronaldo (39 golos pela selecção principal). Paulo Bento aproveitou a partida para promover as entradas de Eduardo, Ricardo Costa, Ruben Amorim, Sílvio, Custódio e Hugo Almeida no 11 inicial, e fez estrear Sereno (28 anos) e André Martins (23) na 2ª parte. Já a Croácia promoveu a estreia de Alen Halilovic, prodígio de apenas 16 anos. Com este resultado, a selecção portuguesa somou a 3ª vitória consecutiva (e sem sofrer golos), a 18ª da era Bento (em 32 jogos).


A selecção nacional ia entrando com o pé esquerdo, quando Sílvio fez um mau atraso e permitiu a Modric ficar em situação privilegiada (o craque croata não aproveitou), mas esse foi apenas o único lance de perigo da Croácia em 45 minutos. Portugal controlou os acontecimentos a meio campo e foi criando situações de perigo, antes de apareceram as verdadeiras oportunidades de golo. Ronaldo ficou perto do golo, num lance em que não costuma falhar e Hugo Almeida teve um cabeceamento perto da trave. Aos 36 minutos, Portugal chegou mesmo ao golo, numa boa jogada do ataque português. Após um cruzamento de Sílvio, Varela amortece para Ronaldo, que não perdoa já dentro da área (remate com o pé esquerdo). No minuto seguinte, foi Ruben Amorim a aparecer em zona de finalização e a falhar uma excelente oportunidade para marcar (remate para fora) e pouco tempo depois, foi Ronaldo a cabecear à trave (incrível a quantidade de lances em que o craque português acerta nos ferros). O jogo perdeu qualidade no 2º tempo, com muitas alterações e poucos lances de perigo. Vieirinha foi o mais irreverente nesta fase, com três lances de destaque. Primeiro cabeceou para boa defesa de Subasic, depois rematou cruzado (perto do poste) e ainda assistiu Hugo Almeida para um falhanço incrível do avançado português. Os croatas ainda ameaçaram chegar ao empate, principalmente através de remates de meia distância (Ilicevic e Halilovic) e de lances de bola parada.

Destaques:


Portugal – Paulo Bento rodou jogadores e estreou Sereno (cumpriu) e André Martins (jogou pouco tempo), mas podia ter aproveitado a partida para utilizar outros jogadores. Ainda assim, a selecção fez uma primeira parte bem conseguida e somou um triunfo perante uma selecção que até está na nossa frente no ranking da FIFA.

Croácia – As ausências na frente de ataque eram muitas, mas isso não desculpa a má exibição do conjunto balcânico. A derrota frente à Escócia e o facto de se tratar de um amigável poderão ter afectado a selecção treinada por Stimac, que criou poucas oportunidades de golo. Modric comandou a meio campo, contudo, teve pouca ajuda de Rakitic e Ilicevic, bem como dos dois laterais, que subiram pouco (Strinic e Srna). Milic (em estreia) e Olic também mostraram pouco, enquanto a dupla de centrais (Corluka e Vida) cometeu bastantes erros. Destaque para a 1ª internacionalização de Halilovic, jovem de apenas 16 anos!

Ronaldo – Jogou apenas 45 minutos, o suficiente para marcar o único golo da partida, falhar uma oportunidade soberana e cabecear à trave. Criou grandes desequilíbrios no ataque e foi sempre uma seta apontada à baliza croata.

Moutinho/Custódio – O ex-portista mostrou grande intensidade e capacidade de pressão no primeiro tempo, revelando-se ainda importante na manobra atacante da equipa. O bracarense esteve bastante sereno, bem a recuperar e a ocupar o espaço e com um papel relevante na circulação de bola da selecção nacional.

Ruben Amorim/Varela – O médio, nº10 da selecção, fez uma exibição regular, mas a cair de produção ao longo do tempo (tal como a dupla do meio campo, Amorim esteve bem na circulação de bola na 1ª parte), enquanto o extremo passou ao lado do jogo nos primeiros 30 minutos, mas depois assistiu Ronaldo para o 1-0 e Amorim para o “quase” 2-0.

Coentrão/Sílvio – Os laterais portugueses tiveram algumas dificuldades nos flancos (principalmente o esquerdino), com algumas distracções (Sílvio quase ofereceu um golo), mas não comprometeram de forma decisiva (até porque o jogo ficou em 1-0…). O lateral direito ainda realizou algumas investidas interessantes pelo ataque (no 1º tempo).

Hugo Almeida/Vieirinha – O ponta-de-lança esteve pouco participativo no jogo português e quando o fez, esteve simplesmente péssimo. Falhou uma oportunidade de golo incrível, não conseguiu fazer passes com qualidade, salvando-se apenas uma assistência para Ronaldo (cabeceamento à trave). Já o extremo português, entrou ao intervalo, sacou dois amarelos aos croatas e esteve em destaque nos três lances mais perigosos de Portugal no 2º tempo.

75 Comentários

  • TIAGONN
    Posted Junho 10, 2013 at 7:26 pm

    Destaque para o miúdo de 16 anos.

    Isto parece a selecção do Jorge Mendes….

    Enfim

    • Anónimo
      Posted Junho 10, 2013 at 7:38 pm

      Eh pa, as escolhas do S.Bento.

      E facil.arranjar um meio campo de nao convocados melhor que este (que acabou o jogo e tirando o Andre Martins) :
      Andre Leao
      Manuel Fernandes
      Josue

      Rafa

    • TIAGONN
      Posted Junho 10, 2013 at 7:50 pm

      Não é difícil, mas cada vez mais o futebol é um negocio.

      E sim um bom meio campo, com o andre leao se calhar melhor que o veloso, mas rapido nas decisoes e no ataque a bola. So perde no passe.

      Claro que o josue nao subtituiu o moutinho mas dava boa segunda opcao.

    • Anónimo
      Posted Junho 10, 2013 at 8:06 pm

      Sim, e no minimo estes eram convocados..

      Nao percebo p Manuel Fernandes

      Rafa

    • Paulo
      Posted Junho 11, 2013 at 1:32 am

      Porque o Manuel Fernandes e’ visto como um cancro para o grupo, através das suas açoes no passado.

  • Pedro
    Posted Junho 10, 2013 at 7:26 pm

    á tenho dito aqui algumas vezes: o Paulo Bento detesta o Sporting. Ficou lixado pela maneira como saiu e agora vai fazer de tudo para se vingar

    – Convocar o André Martins e só o meter 10 minutos é a gozar. Amorim com a camisola 10 o qué é isto?
    – O Adrien se fosse do Porto ia sempre à selecção, mesmo que fosse suplente. É muito melhor que o Ruben Amorim ou Micael
    – O Miguel Lopes é muito melhor que o Silvio
    – Já para não falar do Ilori e Bruma. Ele até convocou o André Gomes que não tinha lugar na equipa B do Sporting e estes 2 que são mt melhores nem os chama.

    Isto é mesmo a gozar, é vingança

    E ainda por cima tem consequências graves. O Sporting precisa de vender e se estes jogadores fossem à selecção e jogassem o valor de mercado aumentava significativamente. O Paulo Bento sabe disso e também por isso não os convoca

    • magicobraga
      Posted Junho 10, 2013 at 7:32 pm

      A serio? Voces ficaram em 7º, por alguma coisa foi mas da maneira que falam parece que ganharam a Champions e têm os melhores jogadores do mundo.

      O Andre mal jogou esta epoca, o Miguel Lopes é aquele que é criticado por todos os sportinguistas e agora ja o querem na selecçao, e Ilori e Bruma??? O Bruma tem 18 anos(!!!!) a frente dele há Pizzi, Gama, Agra etc e o Ilori 19(!!!!) ainda tem muito que suar, depois queixem se que há muitos Fabio Paim's por ai, nao saltem etapas.

    • Ângelo
      Posted Junho 10, 2013 at 7:32 pm

      1º O que é que o André Martins fez este ano para merecer uma chamada a selecção? fez 3 jogos de bom nível.
      2ºMiguel Lopes não esta bem fisicamente.
      3ºBruma ainda hoje jogou pela selecção sub-19 penso eu.

      Uma equipa que acaba a época em 7º quer ter muitos jogadores titulares? Tens jogadores do passos, do Braga que merecem bem mais a chamada a selecção do que os do Sporting.
      Sou Benfiquista e não concordo com a chamada de André Gomes mas também não era o André Martins a minha opção.
      Tenham mais humildade, tem jogadores bons mas ainda não provaram nada.

    • Koke
      Posted Junho 10, 2013 at 7:39 pm

      Tudo dito!

    • Lourenço
      Posted Junho 10, 2013 at 7:39 pm

      Começo a duvidar que o Sporting ficou em 7.

      Essa do André Gomes é para rir

      A este comentário chamo perseguição.

    • Anónimo
      Posted Junho 10, 2013 at 7:42 pm

      André Gomes não tinha lugar na equipa B do Sporting? Viste os (poucos) jogos que ele fez pelo o Benfica esta época? Apesar de concordar com o aspecto do Rúben Amorim e até do Rúben Micael que para mim não jogam muito. E acho que o Bruma não pode ser chamado porque vai estar em serviço dos sub-19, isto se não me estou a enganar. Podia chamar o Eliseu ou o Antunes que já mereciam fazer um jogo pela selecção (com especial destaque para Antunes). Mas se formos por esse ponto de vista em que o PB não chama ninguém do Sporting por vingança, é um bocado absurdo pelo facto de que também não chamou jogadores do Paços de Ferreira e do V. de Guimarães. Mas uma coisa eu admito, grande parte do futuro da selecção neste momento pertence ao Sporting.

      David Fernandes

    • Anónimo
      Posted Junho 10, 2013 at 7:51 pm

      Eh pa, isso e mesmo perseguicao..
      Se falasses do Pacos ai tinhas razao.

      O Miguel Lopes?? O Adrien (nem questiono a qualidade, mas sim o rendimento …

      Drulovic

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 10, 2013 at 7:56 pm

      Ia jurar que o Sporting ficou em 7º…mas deve ter sido um sonho e afinal é só craques.

    • Sá Pinto
      Posted Junho 10, 2013 at 8:08 pm

      Nos últimos 15 anos temos (SCP) mais títulos que vocês (SLB).. e "horas baixas" todos têm.. agora memória curta só quem lhe convém. Ficamos em 7º é verdade mas tirando o ir ás provas europeias vcs ganharam tanto como nós ou seja: ZERO !

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 10, 2013 at 8:18 pm

      E que é que uma coisa tem haver com outra?

      E já agora foste buscar esses 15 anos onde? Porque não nos últimos 5,ou nos últimos 10 ou nos últimos 20 anos? Tem de ser 15 porquê? Só porque te dá jeito? Não têm mesmo vergonha nenhuma…a historia e um palmarés de um clube existe desde o dia em que é fundado e não quando convém. E escusas de vir falar em ping-pong ou matraquilhos porque é sempre a mesmo conversa de quem não têm mais nada para dizer. Limitem-se a ser o 3º grande da historia do Futebol Português e o 4º grande da actualidade que já não é nada mau.

  • Ribeiro
    Posted Junho 10, 2013 at 7:26 pm

    Ruben Amorim a titular e com a camisola 10
    Ricardo Costa acaba o jogo como capitão

    Está tudo dito sobre a mediocridade de Portugal neste momento

    Se não fosse o Ronaldo éramos uma das selecções mais fracas da Europa.

    • Anónimo
      Posted Junho 10, 2013 at 7:35 pm

      Exacto ..Moutinho, Nani, Neto, Bruno Alves, Pepe, Coentrao, Meireles, Neto nem na selecao de Andorra eram titulares. E mesmo os jovens sao pessimos – Bruma, Cancelo e Toze nem na 3 divisao da Indonesia jogavam..

      Lol

      Pensa ben no que dizes..

      Rafa Martins

    • Anónimo
      Posted Junho 10, 2013 at 7:53 pm

      Ricardo Costa é titular e capitão no Valência, não vejo o mal.
      Ruben Amorim concordo, temos josué e adrien por exemplo que nem convocados foram..

      Ivo Martins

  • Rui Martins
    Posted Junho 10, 2013 at 7:30 pm

    Eu queria apenas que alguem me diga o seguinte:
    Equipe de topo?? com os seguintes jogadores a titulares/utilizados???
    Ricardo Costa?
    Ruben Amorim?
    Ruben Micael?
    Eduardo?????
    Silvio??

    Será possivel que este pseudo-treinador ande a gozar com tudo e com todos?

    Rui Martins

    • NFM monteiro
      Posted Junho 10, 2013 at 7:34 pm

      meu caro tens razao mas o futuro ainda sera pior… o leque de escolhas sera cada vez menor e de fraca qualidade…

      nos grandes quase nao ha portugueses e depois muitos nao sao titulares nas restantes equipas…

      sem uma base de um porto ou benfica é impossivel criar rotinas em uma semana de selecçao..

      temo que o futuro sera bem pior… ate para qualificar paras as fases finais

    • Anónimo
      Posted Junho 10, 2013 at 7:39 pm

      Mas quem é que diz que Portugal é equipa de topo? Paulo Bento ou os Rankings?
      Esses jogadores não são bons para si, mas será que existem melhores por aí?
      A verdade é que Portugal tem alguns excelentes jogadores e o resto é vulgar. Mas isto sempre foi assim, só que a abnegação e o empenho superaram as limitações que a equipa tinha, por isso é que contra os pesos pesados, Portugal dá luta e discute resultados; não tem de assumir o jogo, joga no contra ataque.
      Agora o Paulo Bento é que tem culpa? O homem pode ter muitos defeitos, mas se não é com estes, não é com jogadores do paços nem do estoril (com todo o respeito por estes clubes) que se vai lá.
      Tenham consciência antes de criticarem
      Será que existem melhores jogadores que esses supra mencionados?
      Saudações
      Crow

    • Anónimo
      Posted Junho 10, 2013 at 7:40 pm

      Continuo a achar que temos das equipas do Mundo..Agora, a convocatoria e que pronto…

      Rafa Silva

    • Senhor Patrao
      Posted Junho 10, 2013 at 8:04 pm

      Tenho esperança no futuro. Patricio, Ilori, Josué, Miguel Rosa, Luis Martins, André Almeida, André Gomes, Salvador Agra, Bruma, bla bla bla bla…

      Isto se não os deixarmos ganhar pó. Temos de começar a construir o futuro, se não daqui a 6,7 anos ainda estamos à procura de Ricardos Costas e Amorins para nos "safarmos".

    • Simão
      Posted Junho 10, 2013 at 9:15 pm

      Senhor (depreendo que este seja o seu primeiro nome),
      Tenho-me estado a divertir com alguns dos seus comentários, mas começa a ser deprimente. Então você entende que jogadores como o Postiga, Ricardo Costa, Hugo Almeida ou Varela, só para citar alguns, basicamente não servem para a seleção. Mas tem a alucinação de que Josué, Luís Martins, Rosa, Salvador Agra, etc, são jogadores que vão garantir o futuro da nossa seleção. Agora eu pergunto-lhe, com base em que? Na inspiração divina? No tarot? É que eu adorava saber o que é que estes jogadores fizeram (de preferência, algo que Varela, Postiga, etc, não tenham feito) para justificar tamanha prova de confiança.
      Uma coisa são os gostos pessoais ou aqueles jogadores que você gosta de escolher no FM, outra coisa é a competência que um jogador demonstra. Este reparo é para si mas poderia ser para 90% dos comentários, quando a nossa seleção se transformar num local que serve para experimentar coisas e todo e qualquer "Ruben Ferreira" (e este até foi mesmo chamado) que faça dois jogos em que consegue disfarçar a sua mediocridade num clube do meio da tabela, onde até é facil sobressair, seja chamado, aí sim, estaremos muito mal.
      É lamentável a forma como você e muitos põem em causa a competência de jogadores com um percurso de muito valor, com experiencia em alguns dos principais clubes da europa, onde lhes foi possível adquirir um traquejo que traz à nossa seleção muito mais do que qualquer gajo que faça 3 cruzamentos de jeito no marítimo (com todo o respeito) poderá alguma vez, sequer, almejar

  • NFM monteiro
    Posted Junho 10, 2013 at 7:31 pm

    bom jogo de portugal apesar das mudanças…

    mas ficou claro que fica dificil escolher um 11 competitivo quando fazemos muitas mudanças no 11 titular…

    se a federaçao nao implementar medidas drasticas daqui a 5 anos so teremos jogadores portugueses no chipre e segundas divisoes e nem ganhar marrocos (com o devido respeito) vamos conseguir

    • Anónimo
      Posted Junho 10, 2013 at 7:45 pm

      Concordo plemamemte..
      Mas penso que temos uns sub 20 e sub 19 tem muito talento..E as equipas b a medio prazo darao bons resultados..De realcar ainda que a crise prococa a aposta em jovens

      Rafa

    • NFM monteiro
      Posted Junho 10, 2013 at 7:52 pm

      é verdade que ha talento nos sub 19 mas se os grandes continuarem sem portugueses nos 11 e poucos nos planteis eles nunca serao aproveitados…

      a crise fez o vitoria apostar na formaçao e viu se que apareceram logo balde, ricardo, tiago r e paulo oliveira…

      o neto andava na segunda divisao… a federaçao tem que implementar um minimo de portugueses nos 11 titulares a cada jornada…

    • Anónimo
      Posted Junho 10, 2013 at 8:10 pm

      Concordo. Mas tem que ser "avisado " antes..Por exemplo o Benfica nao tem 1 jogador portugues titular…

      O Sportimg e Pacos tambem apostaram bem em portugueses…O Estoril tambem

      Rafa

  • Pedro
    Posted Junho 10, 2013 at 7:31 pm

    Como o Visão de Mercado disse na página de Facebook

    Um seleccionador que aproveitasse estes amigáveis para lançar jovens jogadores como fez a Croácia com o Alen Halilović é que era

    E nem venham com tangas que os miudos estavam nas selecções porque nos outros amigáveis foi igual. Bento não arrisca nada, não inova nada, nem sequer motiva os outros jogadores…sejam miudos ou de equipas que não o Braga, Benfica ou Porto.

  • Paulo Bento II
    Posted Junho 10, 2013 at 7:35 pm

    Se fosse eu, faria alinhar o seguinte 11 inicial:

    Beto
    Antunes
    Silvio
    Paulo Oliveira
    Steven Vitória
    André Leão
    Josué
    André Martins
    Tiago Rodrigues
    Licá
    Baldé

    • André Raio
      Posted Junho 10, 2013 at 7:44 pm

      Nem mais. Talvez incluisse aí o Tobias Figueiredo, Yazalde ou Caetano e sem dúvida o Hélder Lopes.

    • Paulo Bento II
      Posted Junho 10, 2013 at 7:48 pm

      E depois metia na 2ª Parte, o Salvador Agra, Pizzi, Bruno Gama, Edinho, Ilori, Manuel Fernandes, Diogo Figueiras, Tony, Vitor e Hugo Viana.

    • Anónimo
      Posted Junho 10, 2013 at 7:56 pm

      Oh Paulo Bento, as coisas nao sao assim ..Os jpgadores tem que ser integrados..

      Nao e lancar um onze "quase " novo as

      feras.

      Depois sujeitas te a gozos :)

      Manuel

  • Hugo Fernandes
    Posted Junho 10, 2013 at 7:36 pm

    Não percebo muito bem a ideia de colocar jovens a jogar, eles estiveram à pouco tempo a jogar pelas selecções jovens, há jogadores que precisam de ser testados que são habitualmente suplentes, para ver se dão garantias. Apesar disso não vejo grandes jogadores com menos de 21 anos a mereceram essa oportunidade

    • Hugo Fernandes
      Posted Junho 10, 2013 at 7:49 pm

      a merecer*

    • Senhor Patrao
      Posted Junho 10, 2013 at 7:58 pm

      Não seria para ganharem ritmo, nem para nos darem a vitória, mas sim para facilitar a sua entrada na selecção, em jogos de menor importância. A sua entrada deve ser gradual, e devem habituar-se às rotinas e aos colegas.

      Fora isso, é uma injecção de confiança nos mesmos jogadores, e um "abre olhos" para os que não têm jogado ao nível que deviam.

  • Nuno
    Posted Junho 10, 2013 at 7:45 pm

    A todos os que reclamam a mediocridade da selecção portuguesa e culpam o Paulo Bento têm de ter vergonha pois quem não deu oportunidade aos jovens nos seus clubes de certeza que não foi o Paulo Bento…e os Portugueses têm esse defeito, quando está por cima (Euro 2012) o nosso seleccionador é o melhor…quando está por baixo (difícil a qualificação para o Mundial 2014) não presta. Rídiculo, enfim.

    • Reitchie
      Posted Junho 10, 2013 at 8:33 pm

      Muito bem Nuno, os seus comentários só acrescentam qualidade e coerência a este blog, contínue :)

  • Anónimo
    Posted Junho 10, 2013 at 7:48 pm

    A meu ver, a ideia dos amigáveis é para fazer experiências, preparar os próximos jogos. Seria portanto, de esperar, tendo em conta os fortíssimos adversários que Portugal enfrentará até ao final da qualificação que Paulo Bento aproveitasse o jogo para melhor a parte ofensiva do jogo de Portugal que, diga-se, é muito fraco. Mas não. Como Portugal vai ter de defrontar equipas de topo que jogam sempre para sair com 3 ou mais golos que o adversário, Paulo Bento coloca Custódio e Rúben Amorim de ínicio… Deve ser para nos jogos com Israel e com Irlanda do Norte, quando estivermos a ganhar por 1-0 aos 60 minutos, começar a tirar o Postiga, para pôr o Custódio para ver se aguentamos o resultado para chegarmos ao tão ambicionado playoff…

    Francisco Sismeiro

  • NFM monteiro
    Posted Junho 10, 2013 at 7:48 pm

    andar a meter jogadores sem ritmo nenhum e que nada acrescentam nao vamos longe…

    paulo oliveira, lica. balde, andre leao, josue e tiago rodrigues fizeram um grande campeonato foram titulares em todos os jogos da segunda volta e nem chamados sao…

    depois da campanha do paços com tantos portugueses e nem um ser chamado chega a ser ridiculo..

  • magicobraga
    Posted Junho 10, 2013 at 7:49 pm

    Sinceramente gostava de ver as convocatorias que estas pessoas que tanto criticam fariam, deve ser cada uma pior que outra.

    • NFM monteiro
      Posted Junho 10, 2013 at 8:05 pm

      sendo um amigavel porque nao em vez de:

      r costa p oliveira
      j pereira diogo figueiras
      antunes
      andre leao (medio defensivo que fez a melhor temporada)
      ruben amorim tiago rodrigues
      r micael josue
      h almeida lica
      pizzi

      é preciso é coragem

    • Anónimo
      Posted Junho 10, 2013 at 8:25 pm

      Concordo Monteiro..

      O Lica joga mais nos flancos, logp ia para o lugar do Varela..

      Balde para o lugar do Almeida

      De resto boas opcoes e conscientes (por nao imcluires jogadores emcompeticao nos sub 20 e sub 19

      Hugo

  • Anónimo
    Posted Junho 10, 2013 at 7:52 pm

    Pior do que as escolhas do seleccionador ,so mesmo as pessoas que acham que agora o estoril e o pacos deviam ter a equipa.toda na seleccao .
    Fizeram um optimo campeonato mas quase na sua maioria devido ao colectivo . Porque em termos individuais nao ha ninguem que se destaque .

    Depois falam da seleccao do jorge mendes mas querem usar a seleccao pa dar premios de epoca …mentalidades .

    Tiago l.

    • Senhor Patrao
      Posted Junho 10, 2013 at 7:56 pm

      Claro que não deviam ter a equipa toda. Mas um elemento, ou dois, conseguiria ver a acontecer. Ou é preciso o Steven ir para o Benfica, o Josué e o Tiago para o Porto, para toda a gente concordar que têm classe para a selecção?

      E sendo um amigável, não seria a altura ideal para fazer experiências? Nem que fosse para recompensar o bom trabalho, e dando confiança a potenciais futuros seleccionados?

    • Anónimo
      Posted Junho 10, 2013 at 8:13 pm

      Uma resposta "a patrao," …Concordo plenamente

      LUIS

  • Senhor Patrao
    Posted Junho 10, 2013 at 7:53 pm

    Jogadores que não têm lugar nos 3 grandes, não deveriam ter lugar na selecção. Estamos a alinhar com uma selecção MEDÍOCRE na qual nos tem safado um jogador: Ronaldo. Mas até agora temos passado pelos pingos da chuva. E quando esse jogador não conseguir carregar a equipa? Se ele é suspenso, se ele é expulso ou se lesiona? Se, (que nunca aconteça pois ainda é apedrejado) faz um jogo mau?

    Sendo eu responsável pela mesma, dos actuais convocados, nunca teria convocado neste momento (e alguns não voltaria a convocar):
    -Eduardo
    -Ricardo Costa
    -Silvo
    -Ruben Amorim
    -Ruben Micael
    -Hugo Almeida
    -Helder Postiga
    -Varela
    -Nani (este apenas por falta de ritmo e má forma, consumada a sua transferências não duvido que volte a ser grande)

    São jogadores medianos ou fora de ritmo todos eles, e sendo um amigável, está na hora do sr. Paulo Bento conhecer: Steven Vitória, Josué, Tiago Rodrigues, Bruma, Licá, Miguel Lopes, Ilori. Tem de ser um homem com visão, e não alguém que repita o que seleccionadores anteriores fizeram, com jogadores que já caíram de forma.

    Sempre gostei do Paulo Bento como treinador, mas jogo a jogo e com o passar das convocatórias, vou perdendo a paciência para as suas decisões. Os adeptos deveriam levar tomates para o jogo para atirar a este senhor, já que o mesmo parece estar com falta deles.

    • NFM monteiro
      Posted Junho 10, 2013 at 7:57 pm

      o postiga fez a melhor temporada da carreira e nao merece???

      o homem farta se de marcar na selecçao e no clube…

      é o melhor marcador da fase de apuramento e do clube e esta em ma forma???

      devemos ter muito melhor do que ele devemos

    • Senhor Patrao
      Posted Junho 10, 2013 at 8:11 pm

      Tem de ter em conta que este joga no top5 mundial. Assim sendo, numa situação utópica deveríamos ter um ponta de lança que fosse top5 mundial também.

      Postiga lá vai marcando. Mas qual a sua percentagem de eficácia? E isto tendo em conta que a maioria dos jogos da seleção são contra Azerbeijões, Chipres e Macedónias. Com tanta bola no pé, com Postiga na área, não se exigiriam hat tricks? Quantos jogos acabamos a dizer "epa, o Postiga marcou o golo. E se não tivesse mandado aquele ao poste, e desperdiçado aquela que estava sozinho, e caido no outro lance, teríamos dado tareia.

      O que quero dizer com isto é que, contra equipas medianas, com TANTAS oportunidades e TANTOS minutos de jogo, o facto de ele marcar não o torna bom jogador ofensivamente. Ou pelo menos bom ao nível da selecção portuguesa.

    • NFM monteiro
      Posted Junho 10, 2013 at 8:41 pm

      percebo o que dizes mas nesse raciocinio o ronaldo devia ter uns 50 golos nesta fase de apuramento e o postiga ainda tem mais do que ele…

      e depois olhamos para o banco e vemos quem??? almeida e n oliveira nao me parece… so o eder faz frente ao postiga

    • Senhor Patrao
      Posted Junho 10, 2013 at 8:59 pm

      Mas o Cristiano é o jogador procurado constantemente no jogo com bolas rápidas para a frente. Corre imenso (em sprint), e é demasiado desgastado. Não joga em ponta de lança e frequentemente tem de participar nas transições defensivas, ou ir à entrada da área ou à ala para desbloquear o ultimo passe.

      Não está na área à espera de cruzamentos ou de últimos passes. E não está a ser servido pelo grande Cristiano Ronaldo eheh.

      Mas sim, Éder é a melhor alternativa a Postiga. E vendo que Postiga tem 30 anos, quase 31. Não me parece que com 32, no Mundial, seja melhor que o jogador mediano actual. Por isso não seria bom começar a habituar o Nélson Oliveira à seleção?

      Fora isso, Ronaldo a PL, Edinho, Vaz Te (tenho pena que o Hugo Vieira não tenha tido minutos no campeonato esta época, deveria estar no SCP) são algumas das soluções que vejo. E tenho a certeza que não poderiam fazer pior.

  • JFOC
    Posted Junho 10, 2013 at 7:59 pm

    Meu deus, por onde começar, cada vez acho mais que esta não é a selecção de todos nós mas sim de alguns (Jorge Mendes e outros), onde o mérito desportivo não é valorizado mas sim o nome do empresário ou do clube, é triste e digo mais Paulo Bento é aquilo que sempre demonstrou um treinador fraco a nivel tatico, algo problemático (por onde passa tem sempre problemas com os jogadores o factor comum é o mesmo Paulo Bento) mas agora vou fundamentar a minha opinião para os acérrimos defensores de Bento que sei que me vão atacar.
    1ª Paulo Bento teve mérito em levar Portugal ao Europeu.
    2ºO Europeu que muitos dizem foi excelente para mim foi normal, reparem bem perdemos com a Alemanha, normal, ganhamos à dinamarca sofrivelmente e com alguma sorte porque não fomos capazes de matar o jogo quando deviamos, normal a dinamarca é mais fraca do que nos, Ganhamos à holanda que não ganhou a ninguem no Europeu normal (historicamente), ganhamos à Rep Checa normal é inferior a Portugal e perdemos com a Espanha em penalties (abitual) sendo assim perdemos os jogos contra as melhores equipas e ganhamos as piores isto é foi uma prestação dentro do esperado ou não? Para ser excelente teriamos de ganhar a uma equipa melhor do que nos ou ganhar o torneio (tinhamos equipa para isso) o que não aconteceu.
    3º Apuramento para o mundial miseravel num grupo acessivel, onde o discurso do treinador não ajudou em nada (quem não se lembra de antes do jogo de israel Paulo bento dizer que não era um jogo decisivo como quem diz podemos empatar/perder que ainda chegamos ao segundo lugar e vamos ao playoff)
    4ºConvocatoria ridiculas que chegam a gozar com a inteligencia dos portugueses, vejamos o jogo de hoje, Ruben amorim 90 minutos e eu pergunto porque? É do Benfica? Acabou agora o emprestimo e tem de ser despachado e jogar na selecção valoriza? É polivalente? Fora de série?
    Reparem nisto Ruben Amorim por norma joga a 8, no braga não joga a 8 porque supresa tem um jogador nessa posição que tem feito boas épocas e esperem!!! É portugues mas este não é chamado a selecção quando encoste Ruben amorim no seu clube e obriga-o a jogar na faixa onde felizmente na selecção temos boas alternativas.
    5º Falei de Ruben Amorim, porque é o caso mais mediatico mas existem outros que foram chamados em outras alturas quando não jogavam ou não tinham ritmo falo de varela, nani o proprio bruno alves e outros.
    6º Portugal sofre muito em qualificações geralmente porque não podemos jogar em contra ataque como fazemos nas fases finais com um meio campo mais combativo e menos mágico (tambem devido as carecteristicas dos nossos jogadores) não seria bom treinar um sistema alternativo como o 4-4-2 ou inverter o triangulo do meio campo e passar a jogar com um 10 por forma a nesses jogos dispormos de outro poder ofensivo e para que servem estes jogos de treino se não para isso para testar um sistema alternativo ou novos jogadores (os jogos de treino da selecção servem é para valorizar alguns que precisam de ser transferidos) porque não foi feita uma nova convocatoria para este jogo a chamada de mais dois ou tres jogadores para serem observados (não sei se seria possivel) como antunes, jusue, paulo oliveira, manuel fernandes, pizzi, bruno gama entre outros.
    7ºPara aqueles que dizem que os seleccionados são curtos e que existe pouco talento, na minha opiniao Portugal continua a estar no top 10 das selecções e façam este exercicio vejam a Russia que está à nossa frente e que muitos dizem ser uma excelente equipa, façam o 11 portugues e o 11 russo e depois vejam qual é o melhor ate podem comparar os clubes dos jogadores, mas depois façam um 11 suplente aos titulares e comparem?
    Em conclusão acho que Paulo Bento já deveria ter sido despedido, agora como está deve fazer o mundial e sair é a minha opinião, quanto a alternativas penso que jesualdo ferreira aqui ás uns tempos atras era o homem certo para o lugar mas agora vamos esperar para ver o que dá

    • Anónimo
      Posted Junho 10, 2013 at 8:32 pm

      Suscrevo..

      Paulo Bento e medricas…

      Nao arrisca.
      Depois para quem diz que nao temos bons jogadores, enfim..Nem vale a pena ligar..ha pessoal que diz que somos das piores da Europa lol.

      E temos bons jovens

      Tiago

  • André Sousa
    Posted Junho 10, 2013 at 8:11 pm

    Os mesmos que criticam as convocatórias são os mesmos que depois quando lhes dizem que é uma vergonha não terem portugueses nos seus plantéis e onzes titulares ficam muito chateados e respondem que não há jogadores portugueses que caibam no seu clube e preferem ganhar do que andar a dar oportunidades a jovens valores portugueses.. Preso por ter cão e preso por não ter.

    Mas atenção, não estou a desculpabilizar o Paulo Bento. As suas convocatórias têm constantemente erros de casting, simplesmente não da maneira como vemos estas críticas todas aqui. Jogadores como o Sereno não têm a mínima qualidade para uma selecção. Para um 4º central, que raramente joga, mais valia ir integrando jovens que poderão ser peças importantes na equipa no futuro (neste caso, em vez do Sereno, chamar Paulo Oliveira ou Tiago Ilori, por exemplo).

  • Miguel Borges
    Posted Junho 10, 2013 at 8:23 pm

    Eu acho que há aqui gente que não percebe uma coisa. A convocatória foi feita para os 2 jogos, ele não podia andar a fazer 2 convocatórias. Como tal, não ia chamar "experiências" para um jogo decisivo contra Rússia. Estes jogadores que foram quase todos já têm vários jogos na selecção, é certo que noutros amigáveis podiam-se ter visto muito mais soluções e há jogadores como o Manuel Fernandes que poderiam ser convocados mas acho que desta vez nem teve culpa. A convocatória era única para os 2 jogos.

    • Senhor Patrao
      Posted Junho 10, 2013 at 8:28 pm

      Mesmo assim sendo, Hugo Almeida, Amorim, Ricardo Costa oferecem-lhe tranquilidade? Por ter um jogo importante, deve convocar os jogadores medianos porque já está habituado a estes?

    • luis bcn
      Posted Junho 10, 2013 at 11:23 pm

      E continuam com o Ricardo Costa. Eu sou um grande adepto do Valencia pois vivi na cidade e garanto que fez uma epoca bem superior ao Rami (que é titular na selecçao francesa). E mais, é um jogador que ja foi capitao do Porto, Wolfburgo e agora do valencia, campeao em Portugal e na Alemanha. Nao ha nenhum jogador que tenha o currículo dele em Portugal e continua a jogar e a titular numa equipa que apesar dos problemas financeiros em Portugal lutaria para ser campeao.

    • Senhor Patrao
      Posted Junho 11, 2013 at 3:02 pm

      Acredito, mas se o Varane (20) tira o lugar ao Pepe (30), não pensa que seria sensato, por exemplo, Ilori (20), render Ricardo Costa (32)?

      Eu penso que para um jogador atingir o seu potencial máximo deve ser frequentemente testado em novos desafios, e recompensado pelo bom trabalho. A ida à selecção do mesmo seria ambos, e teríamos uma opção bem mais viável para o mundial de 2014. De que interessa chegar lá, se quando lá chegarmos não estamos com uma equipa em condições?

  • Ângelo
    Posted Junho 10, 2013 at 8:25 pm

    Estes Sportinguistas esquecem-se que ficaram em 7º lugar. Quererem convocar Ilori, Miguel Lopes, Bruma, André Martins(este fez 3 jogos de bom nivel nada mais). Jogadores como André Leao, Josué, Pizzi merecem muito mais que esses supostos craques.

    È verdade que Benfica e Porto não apostam nos jovens mas quem é o Sporting para falar, que só está a apostar nos jovens da academia porque não tem dinheiro. Esquecem-se ainda este ano que tinham a titular um português o Rui Patrício. Sejam mais humildes.

    Uma coisa estamos todos de acordo esta selecção é do Jorge Mendes.

    SB

    • Anónimo
      Posted Junho 10, 2013 at 8:35 pm

      Os amigos do Jorge Mendes..

      Os sportinguistas devem querer 20 convocados lol..e certo que tem jogadores com potencial…Mas Carrico, M.Vitor etc.tambem tinhaam

      Yuri

    • Santos
      Posted Junho 10, 2013 at 8:42 pm

      Sim, porque na altura de Paulo Bento também não havia quer ver?
      Fez dos melhores resultados dos últimos anos do Sporting com a prata da casa e imensos portugueses. Há pois, falta de dinheiro…

      Ridículo é ver um jovem do Benfica a jogar bem e ser logo chamado, isso sim é ridículo.

    • Ângelo
      Posted Junho 10, 2013 at 9:25 pm

      Santos viu algum Benfiquista a lamentar-se por André Gomes não ter sido convocado?Secalhar é porque ainda não mereceu tal chamada á selecção.

    • Santos
      Posted Junho 10, 2013 at 9:35 pm

      Não foi um, foi o outro… se não fosse nenhum aí é que choravam.
      Contratem outra vez o Eduardo, pode ser que assim consigam lá mais um…

    • LuisRafaelSCP
      Posted Junho 11, 2013 at 3:10 am

      André Gomes também só fez "3 jogos de jeito e nada mais" e também já foi convocado antes de André Martins (que caso não saiba não apareceu esta época como o Gomes).
      E o Nelson Oliveira, será que já fez mais jogos de "jeito" do que o Bruma ou o Ilori? Hmm…

  • Anónimo
    Posted Junho 10, 2013 at 8:48 pm

    Quando temos o hugo almeida a titular diz tudo da qualidade de pontas de lança que temos. Eu ainda pensava que o postiga era mau…

    Gabriel esteves

  • Anónimo
    Posted Junho 10, 2013 at 8:51 pm

    Opiniao para proximas convocatorias :

    Patricio – Melhor portugues e ainda jovem
    Beto – equilibrado e experiente.
    M.Felgueiras – Bom, com margem de progressao (melhor que Eduardos)

    DD:J.Pereira -nao sou grande apreciador, mas de momento e o mais seguro e experiente
    Cedric :Tem bom potencial e comeca lo a integrar.Depende tambem da proxima epoca (D.Figueiras na calha e atencao a progressao de Cancelo)

    DE : Fabio Coentrao
    Antunes
    (Penso que as opcoes sao obvias e temos estes durante uns bons anos)

    DC : Bruno Alves e Pepe
    Neto : Grande jogador a morder os calcanhares aos titulres.para 4 central Illori.
    Podia em vez dele por o Steven ou o Paulo Oliveira (depende das epocas)

    MD :Veloso e Andre Leao (para mim suerior a custodio)

    MC :Moutinho (Indiscutivel) Manuel Fernandes e Meireles (esta a perder fulgor)

    MOC : Josue e Andre Martins :sao apostas de risco, mas prrcisamos de um 10

    Ronaldo Nani e Vieirinha (grandes jogos)
    Depois entre Lica, Pizzi e Gama (depende das epocas.Nani em baixo

    Eder :melhor avancado
    Postiga
    Balde (a integrar)

    Tiago Moreira

    • Senhor Patrao
      Posted Junho 10, 2013 at 9:04 pm

      Gostei das escolhas, acho que A. Almeida fez grandes prestações esta época a DD, algumas superiores a Maxi, e demonstra qualidade a trinco. Penso que seria outro bom jogador a ser integrado. E no momento actual, Miguel Lopes seria também melhor que Silvio.

  • Rui Martins
    Posted Junho 10, 2013 at 8:51 pm

    Desculpem-me lá outra vez mas não temos melhor que so que disse??
    Eliseu,miguel lopes ou fernandes? não sao melhores que silvio?
    Manuel Fernandes? não é melhor que qualquer dos rubens?
    Andre Martins? não jogou mais que ruben micael inclusive?
    pizzi,bruno gama??
    Illori, steven vitoria? mesmo que nono não é melhor que ricardo costa??? lolol

    Voçes dizem que o paulinho bento não tem por onde escolher???desculpem lá ele ter tem e muito até, muito melhor do que os vergonhosos jogadores que por lá andam e volto a nomear

    Eduardo
    Ruben micael
    ruben amorim
    silvio
    ricardo costa!

    Agora olhem para cima para os nomes que coloquei e digam que não são melhores e que o pbento não tem por onde escolher….estão alguns a o defender porque ganhamos á russia! é uma vergonha e verdadeiro gozo para com quem treina e joga e sabe ser bem melhor que alguns que por lá andam!
    E é verdade não coloquei ai algumas esperanças que faziam bem melhor que esses mesmo sendo eles juniores!!

    Rui Martins

  • macf
    Posted Junho 10, 2013 at 9:38 pm

    rubem amorim – coitado, peço por tudo para nao voltar ao benfica este gajo ta um ZERO, acho que sofreu algumas 3 ratas durante o jogo, sempre lento, fraquinho fraquinho, ruma ao estrangeiro! ;)

    vieirinha – excelente entrada e ja o tinha mostrado no jogo anterior. Temos um novo abre latas mas ainda é um mini abre latas, excelente substituto que arranjamos para ronaldo, tem muito força e garra…

  • Pedritxo
    Posted Junho 10, 2013 at 9:39 pm

    dizem que nao temos bons jogadores para a selecçao ,mas temos imensos jogadores medianos e que nao sao mau de todo se jogarem.

    O problema e que se convoca sempre os mesmos , porque que nao aproveitou,mandou os titulares todos embora e no particular contra a croacia, jogavam os que nao jogaram contra a russia, mais experimentos como josue,lica,steven,paulo oliveira,etc.

    Raul Meireles ja perde na minha opiniao para alguns, ja nao consegue apresentar mesma qualidade,infelizmente.

    Fala-se dos pontas em Portugal, mas a verdade e que em termos de golos nao tao assim tao maus na selecçao

  • LuisRafaelSCP
    Posted Junho 11, 2013 at 3:07 am

    Penso que podia ter dado mais minutos ao André Martins, de resto, é claro que não podia ter feito muito mais experiências visto que a convocatória era para duplo encontro e como tal teve que fazer a convocatória a pensar na Rússia e não no amigável.

Deixa um comentário